Magda Becker Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8530550473275266
  • Última atualização do currículo em 03/09/2012


Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Doutora em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962). Atualmente é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, membro de comite assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consulta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e conselheira - Communitee Economique Europeen. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizacao, letramento,escrita, ensino, leitura e formacao de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magda Becker Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995333
Fax: (31) 34995330
URL da Homepage: http://www.fae.ufmg.br/ceale/


Formação acadêmica/titulação


1962
Livre-docência.
Universidade Federal de Minas Gerais.
Título: , Ano de obtenção: 1962.
interrompida
Pós-Doutorado.

Ano de interrupção:
1959 - 1962
Doutorado em Doutora em Didática.
Universidade Federal de Minas Gerais. Ano de obtenção: 1962.
Orientador: .
1950 - 1953
Graduação em Letras Neolatinas.
Universidade Federal de Minas Gerais.


Atuação Profissional



.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

03/1988 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
AREA DE LINGUISTICA APLICADA.

.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

06/1988 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
MEMBRO.

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED-RS, Brasil.
Atividades

04/1986 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Atividades

03/1987 - 12/1990
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
EDUACAO

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Atividades

03/1981 - 02/1984
Pesquisa e desenvolvimento .


Communitee Economique Europeen, CEE, Bélgica.
Atividades

04/1976 - 12/1983
Estágios .

Estágio realizado
MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCACAO - MG.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Atividades

- Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

- Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA LINGUA MATERNA, ALFABETIZACAO, PRATICA DE ENSINO DE PORTUGUES.
- Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LINGUAGEM, CLASSE SOCIAL E DEUCACAO, COMUNICAO E ENSINO, ALFABETIZACAO - PRINCIPIOS TEORICOS E METODOLOGICOS.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Atividades

1990 - 1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro.
1990 - 1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE/UFMG, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Departamental como representante dos professores titulares.
1990 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, .

Cargo ou função
Diretora.
1990 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Congregação da FAE/UFMG, .

Cargo ou função
Membro representante dos professores titulares.


Linhas de pesquisa


1.
EDUACAO
2.
PRESIDENTE DA COMISSAO DE CONSUTORES DA CAPES - EDUCACAO
3.
Educação e Linguagem; Ensino de Língua Materna; Alfabetização, Leitura e Escrita.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Medalha Reitor Mendes Pimentel, UFMG.
2005
Medalha Santos Dumont, Grau Ouro, Governo do Estado de Minas Gerais.
2000
Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Comendador, Presidência da República.
1998
Título de Professora Emérita, Faculdade de Educação da UFMG.
1989
Prêmio Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Universidade Federal de Minas Gerais.
1985
Medalha do Mérito na Assistência ao Estudante, Ministério da Educação e Cultura.
1981
Honra ao Mérito da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais, Associação de Professores Públicos de Minas Gerais.
1977
Medalha de Honra da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais.
1972
Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Cavaleiro, Presidência da República.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, M. B.2010SOARES, M. B. . Alfabetização e literatura. Guia da Alfabetização. Educação (São Paulo), v. 2, p. 12-29, 2010.

2.
SOARES, M. B.2010SOARES, M. B. . Simplifica sem falsificar. Guia da Alfabetização. Educação (São Paulo), v. 1, p. 6-11, 2010.

3.
SOARES, M. B.2009SOARES, M. B. . Alfabetização e letramento na Educação Infantil. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. VII, p. 6-9, 2009.

4.
SOARES, M. B.2008SOARES, M. B. . O que funciona na alfabetização?. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. VII, p. 16-18, 2008.

5.
SOARES, M. B.2005SOARES, M. B. . Alfabetização e letramento têm o mesmo significado?. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. XIX, p. 50-52, 2005.

6.
SOARES, M. B.2005SOARES, M. B. . Entre a pesquisa e a ação, o desafio pedagógico. Diário Oficial da União. Seção 3 (Online), v. 6, p. 23-24, 2005.

7.
SOARES, M. B.2004SOARES, M. B. . Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. 8, p. 18-22, 2004.

8.
SOARES, M. B.2004SOARES, M. B. . Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 51, p. 5-17, 2004.

9.
SOARES, M. B.2003SOARES, M. B. . A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagogica, v. 9, p. 15-21, 2003.

10.
SOARES, M. B.2002SOARES, M. B. . Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n.81, p. 143-160, 2002.

11.
SOARES, M. B.2002SOARES, M. B. . Livro didático: uma história mal contada. Jornal O Tempo, suplemento Engenho e Arte, Belo Horizonte, p. 5-5, 2002.

12.
SOARES, M. B.2002SOARES, M. B. . Ler, verbo transitivo. site Leia Brasil, 2002.

13.
SOARES, M. B.2002 SOARES, M. B. . Dossiê Letramento - Apresentação. Educação & Sociedade (Impresso), v. 23, p. 15-20, 2002.

14.
SOARES, M. B.2001SOARES, M. B. . Que professores de português queremos formar?. Movimento; Revista da Faculdade de Educação da UFF; Boletim da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN); Imprensa Universitária/UFC p. 211-218., n.3, p. 149-155, 2001.

15.
SOARES, M. B.2001SOARES, M. B. . Alfabetização: acesso ao código ou acesso à leitura?. site Leia Brasil, 2001.

16.
SOARES, M. B.2000SOARES, M. B. . Transformações e movimentos da escola no mundo atual. Caderno Temático nº 3 do Ciclo de Conferências da Constituinte Escolar - SMEd-BH, Belo Horizonte, p. 6-11, 2000.

17.
SOARES, M. B.1998SOARES, M. B. . História e Linguagem: uma perspectiva discursiva. Eeducação em Revista, Belo Horizonte, n.27, p. 29-34, 1998.

18.
SOARES, M. B.1998SOARES, M. B. . Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método. Presença Pedagógica, BELO HORIZONTE, v. 4, n.21, p. 98-104, 1998.

19.
SOARES, M. B.1997SOARES, M. B. . Livro Didático: uma história mal contada. JORNAL O TEMPO - SUPLEMENTO ENGENHO E ARTE, BELO HORIZONTE 26/6/97, p. 5-5, 1997.

20.
SOARES, M. B.1997SOARES, M. B. . Um olhar acadêmico sobre o livro didático. Anais da 48ª Reunião Anual da SBPC - PUC/SP, v. 1, p. 282-283, 1997.

21.
SOARES, M. B.1997SOARES, M. B. . Produção e socialização do conhecimento. Anais da 48ª Reunião anual da SBPC - PUC/SP, São Paulo, v. 1, p. 282-283, 1997.

22.
SOARES, M. B.1997SOARES, M. B. . Diversidade lingüística e pensamento. Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: linguagem, cultura e cognição. UFMG/FAE - UNICAMP/FE, p. 25-32, 1997.

23.
SOARES, M. B.1996SOARES, M. B. . Letramanento/Alfabetismo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n.10, p. 83-89, 1996.

24.
SOARES, M. B.1996SOARES, M. B. . Português na escola: história de uma disciplina curricular. Revista de Educação da AEC, Belo Horizonte, v. 25, n.101, p. 9-26, 1996.

25.
SOARES, M. B.1996SOARES, M. B. . Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n.12, p. 53-63, 1996.

26.
SOARES, M. B.1995 SOARES, M. B. . Lingua Escrita, Sociedade e Cultura: Relações, Dimensões e Perpesctivas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 0, p. 5-16, 1995.

27.
SOARES, M. B.1995SOARES, M. B. . Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas. Revista da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd, São Paulo, p. 5-16, 1995.

28.
SOARES, M. B.1994SOARES, M. B. . Fracasso escolar: diferença ou deficiência?. Jornal da alfabetizadora, Porto Alegre, v. 1, n.30, p. 12-13, 1994.

29.
SOARES, M. B.1993SOARES, M. B. . As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. Cadernos ANPEd, v. 1, n.5, p. 103-118, 1993.

30.
SOARES, M. B.1991SOARES, M. B. . Alfabetização: em busca de um método?. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n.n. 20, p. 07-13, 1991.

31.
SOARES, M. B.1991SOARES, M. B. . Novas perspectivas no ensino da Língua Portuguesa. Idéias, São Paulo, n.11, p. 177-128, 1991.

32.
SOARES, M. B.1990SOARES, M. B. . A Pesquisa Sobre Alfabetizacao No Brasil. Revista de Educação AEC, v. 19, n.76, p. 12-21, 1990.

33.
SOARES, M. B.1990SOARES, M. B. . Alfabetizacao e Escola. Tempo e Presença, São Paulo, v. 12, n.251, p. 13-14, 1990.

34.
SOARES, M. B.1990SOARES, M. B. . Universidade, Cidadania e Alfabetização. Caminhos, Belo Horizonte, n.1, p. 37-41, 1990.

35.
SOARES, M. B.1990SOARES, M. B. . Alfabetização: em busca de um método?. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.12, p. 44-50, 1990.

36.
SOARES, M. B.1989SOARES, M. B. . A Alfabetizacao Na Pré-Escola: da discussão polêmica à análise do comportamento cultural da sociedade atual. AMAE EDUCANDO, v. 22, n.208, p. 18-22, 1989.

37.
ALVARENGA, D.1989ALVARENGA, D. ; NICOLAU, E. ; SOARES, M. B. ; OLIVEIRA, M. A. ; NASCIMENTO, M. . Da forma sonora da fala à forma gráfica da escrita: uma análise lingüística do processo de alfabetização. CADERNOS DE ESTUDOS LINGUISTICOS, n.16, p. 5-30, 1989.

38.
SOARES, M. B.1989SOARES, M. B. ; MARTINS, C. C. . A consciência fonológica de crianças das classes populares: o papel da escola. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGOGICOS, v. 70, n.164, p. 86-97, 1989.

39.
SOARES, M. B.1989SOARES, M. B. . Alfabetização: A (Des) Aprendizagem das Funções da Escrita. EDUCACAO EM REVISTA, n.8, p. 3-11, 1989.

40.
SOARES, M. B.1988SOARES, M. B. ; MB, S. . Faculdade de Educação: 20 Anos. EDUCACAO EM REVISTA, n.8, p. 70-72, 1988.

41.
SOARES, M. B.1987SOARES, M. B. . Levantamento e avaliação de estudos e pesquisas sobre alfabetização no Brasil. EDUCACAO EM REVISTA, n.5, p. 67-70, 1987.

42.
SOARES, M. B.1985SOARES, M. B. . As muitas facetas da alfabetização. CADERNOS DE PESQUISA, n.52, p. 19-24, 1985.

43.
SOARES, M. B.1985SOARES, M. B. . Didática: Uma disciplina em busca de sua identidade. ANDE - REVISTA DA ASSOCIACAO NACIONAL DE EDUCACAO, v. 5, n.9, p. 39-42, 1985.

44.
SOARES, M. B.1984SOARES, M. B. . Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGOGICOS, v. 65, n.150, p. 337-168, 1984.

45.
SOARES, M. B.1983SOARES, M. B. ; SOARS, M. B. . Aprendizagem de Língua Materna: problemas e perspectivas. EM ABERTO, v. 2, n.12, p. 1-15, 1983.

46.
SOARES, M. B.1978SOARES, M. B. . A Redação no Vestibular. CADERNOS DE PESQUISA, n.24, p. 53-56, 1978.

47.
SOARES, M. B.1978SOARES, M. B. . A metodologia de avaliação das redações dos exames supletivos. ENSINO SUPLETIVO, v. 5, n.12, p. 9-23, 1978.

48.
SOARES, M. B.1974SOARES, M. B. . Comunicação e Expressão: O ensino da Língua Portuguesa no 1º Grau. CARDENOS DA PUC, n.7, p. 11-38, 1974.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, M. B. . Cultura escrita e letramento. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 533p .

2.
SOARES, M. B. . Alfabetização e Letramento. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

3.
SOARES, M. B. . Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.

4.
SOARES, M. B. . Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.

5.
SOARES, M. B. . Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.

6.
SOARES, M. B. . Letramento: um tema em três gêneros. 1a.. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. v. 1. 190p .

7.
SOARES, M. B. . Literacy Assesment And Its Implications For Statistical Measurement. PARIS - TRADUÇÕES PARA O FRANC: UNESCO, 1992.

8.
SOARES, M. B. . Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

9.
SOARES, M. B. . Português através de textos. São Paulo: Moderna, 1990. v. 4.

10.
SOARES, M. B. . Alfabetizacao No Brasil: O Estado do Conhecimento. BRASILIA: INEP/REDUC, 1989. 00151p .

11.
SOARES, M. B. . Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social. SAO PAULO: ATICA, 1986. 00086p .

12.
SOARES, M. B. . Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social. SÃO PAULO: ATICA, 1986.

13.
SOARES, M. B. . Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia. BELO HORIZONTE: AMIGOS DO LIVRO, 1982. 00095p .

14.
SOARES, M. B. ; CAMPOS, E. N. . Técnica de Redação: as articulações lingüísticas como técnica de pensamento. RIO DE JANEIRO: AO LIVRO TECNICO, 1978. 00191p .

15.
SOARES, M. B. ; SOARS, M. B. ; RODRIGUES, A. . Comunicação em Língua Portuguesa (Coleção Didática - 4 Volumes). RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1975.

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, M. B. ; MACIEL, F. I. P. . Tecendo amanhãs. In: Martins, Aracy Alves;Machado, Maria Zélia Versiani; Paulino, Graça; Belmiro, Celia Abicalil. (Org.). Livros e telas. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, v. , p. 11-18.

2.
SOARES, M. B. . Livros para a educação infantil: a perspectiva editorial.. In: PAIVA, A.; SOARES, M.. (Org.). Literatura Infantil: políticas e concepções.. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. , p. 21-33.

3.
SOARES, M. B. . Alfabetização. In: PINSKY, Jaime. (Org.). O Brasil no contexto: 1987-2007. 1ed.São Paulo: Contexto, 2007, v. , p. 99-107.

4.
SOARES, M. B. . Ler, verbo intransitivo. In: PAULINO, G.; MARTINS, A. A.; PAIVA, A.; VERSIANI, Z.. (Org.). Leituras literárias: discursos transitivos.. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. , p. 29-34.

5.
SOARES, M. B. . Leitura e democracia cultural. In: PAULINO, Graça; MARTINS, Aracy Alves; PAIVA, Aparecida; VERSIANI, Zélia. (Org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas.. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. , p. 17-32.

6.
SOARES, M. B. . Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (Org.). Letramento no Brasil. 1ed.São Paulo: Global, 2003, v. , p. 89-113.

7.
SOARES, M. B. . Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). (Org.). Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, v. , p. 155-177.

8.
SOARES, M. B. . Analphabétisme. In: FOUCHÉ, Pascal; PÉCHOIN, Daniel; SCHUWER, Phillippe (Ed.). (Org.). Dictionnaire encyclopédique du livre. Paris: Éditions du Cercle de la Librairie, 2002, v. , p. 90-92.

9.
SOARES, M. B. . O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor-leitor. In: MARINHO, Marildes (org.). (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos de leitura. Campinas: Mercado de Letras - Associação de Leitura do Brasil ALB, 2001, v. , p. 31-76.

10.
SOARES, M. B. . Português na escola: história de uma disciplina escolar. In: RÖSSING, Tânia M. K.; BECKER, Paulo (orgs). (Org.). Ensaios. Passo Fundo: UPF, Edelbra, 2001, v. , p. 201-221.

11.
SOARES, M. B. . Para quem pesquisamos, para quem escrevemos. In: GARCIA, Regina Leite (org.). (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001, v. , p. 65-90.

12.
SOARES, M. B. . As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. In: ANDRÉ, Marli (org.). (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001, v. , p. 91-105.

13.
SOARES, M. B. . Diversidade lingüística e pensamento. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante (orgs.). (Org.). Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, v. , p. 51-62.

14.
SOARES, M. B. . 20 anos de Endipe: uma tentativa de compreensão do campo. In: Vera Maria Candau (org.). (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, v. , p. 177-186.

15.
SOARES, M. B. . A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Aracy Alves Martins Evangelista et alii. (Org.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, v. , p. 17-48.

16.
SOARES, M. B. . Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: Edwiges Zaccur (org.). (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 1999, v. , p. 49-73.

17.
SOARES, M. B. . Concepções de linguagem e o ensino da língua portuguesa. In: Neusa Barbosa Bastos (org.). (Org.). Língua Portuguesa: história, perspectivas, ensino. 1a.ed.São Paulo: EDUC, 1998, v. 1, p. 53-60.

18.
SOARES, M. B. . Sobre os PCN de Língua Portuguesa: algumas anotações. In: Elizabeth Marcuschi; Edla de Araújo Lira Soares (org). (Org.). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1997, v. , p. 113-121.

19.
SOARES, M. B. . O acesso ao livro no limiar de um novo milênio. In: Graça Paulino. (Org.). O Jogo do Livro Infantil. 1ed.Belo Horizonte: Dimensão, 1997, v. 1, p. -.

20.
SOARES, M. B. . Comunicação e Expressão: O Ensino da Leitura. In: ABREU, M. (org). (Org.). Leituras no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 1995, v. , p. 47-50.

21.
SOARES, M. B. . Natureza interdisciplinar da leitura e sua implicações na metodologia do ensino. Leituras no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 1995, v. , p. 87-98.

22.
SOARES, M. B. . Em busca da qualidade em alfabetização: em busca de quê?. In: SOARES, M. B. et alii. (Org.). Escola Básica. Campinas: Papirus, 1992, v. , p. 45-53.

23.
SOARES, M. B. . Metodologias não-convencionais em teses acadêmicas. In: FAZENDA, I. (org). (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. Cortez: São Paulo, 1992, v. , p. 119-128.

24.
SOARES, M. B. . As Condicoes Socieais da Leitura: Uma Reflexao Em Contraponto. LEITURA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES. SAO PAULO: ATICA, 1988, v. , p. 0018-0029.

25.
SOARES, M. B. . Avaliacao Educacional e A Clientela Escolar. INTRODUCAO A PSICOLOGIA ESCOLAR. SAO PAULO: CORTEZ, 1981, v. , p. 0047-0053.

26.
SOARES, M. B. . A Linguagem Didática. EDUCACAO E LINGUAGEM; PARA UM ESTUDO DO DISCURSO PEDAGOGICO. SAO PAULO: EDART, 1976, v. , p. 0145-0160.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, M. B. . Nada é mais gratificante do que alfabetizar - entrevista. Jornal Letra A, Belo Horizonte, p. 10 - 14, 25 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, M. B. . Um Olhar Academico Sobre O Livro Didatico. In: ANAIS DA 48ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1997. SÃO PAULO. v. 1. p. 143-145.

2.
SOARES, M. B. . Produção e Socialização do Conhecimento. In: ANAIS DA 48ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1997. SÃO PAULO. v. 1. p. 143-145.

3.
SOARES, M. B. . Diversidade Linguistica e Pensamento. In: ENCONTRO SOBRE TEORIA E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: LINGUAEM, CULTURAL E COGNIÇÃO, 1997. ANAIS DO ENCONTRO SOBRE TEORIA E PESQUISA EM ENSINO DE CIENCIAS: LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO. CAMPINAS. v. 1. p. 25-32.

4.
SOARES, M. B. . Universidade, Cidadania e Alfabetizacao. In: I REUNIAO PLENARIA DO CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERS. BRAS., 1990. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

5.
SOARES, M. B. . Linguagem e Escola. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE PORTUGUES - PREFEIURA DE CAMPINAS, 1990. CAMPINAS, SP. p. 0-0.

6.
SOARES, M. B. . Alfabetizacao No Brasil: O Estado do Conhecimento. In: XLII REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1990. PORTO ALEGRE, RS. p. 0-0.

7.
SOARES, M. B. . Alfabetizacao: Em Busca de Um Metodo?. In: XXII SEMINARIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 1990. RIO DE JANEIRO, RJ. p. 0-0.

8.
SOARES, M. B. . O Processo de Alfabetizacao: Ensino Ou Construcao do Conhecimento?. In: ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZACAO - SECR. EST. DE EDUC. MG, 1990. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

9.
SOARES, M. B. . O Estado da Pesquisa Em Alfabetizacao No Brasil - 1950-1986. In: XIII REUNIAO ANUAL DA ANPED, 1990. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

10.
SOARES, M. B. . O Ensino da Lingua Portuguesa No 1 Grau. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE PORTUGUS - FUNDACAO EDUCAIONAL DE BRASILIA, 1990. BRASILIA, DF. p. 0-0.

11.
SOARES, M. B. . O Ensino da Lingua Portuguesa: Realidade e Perspectivas. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, 1990. URUGUAIANA, RS. p. 0-0.

12.
SOARES, M. B. . Novas Perspectivas do Ensino da Lingua Portuguesa No I Grau. In: A DIDATICA E A ESCOLA DE I GRAU - FUNDACAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUC., 1990. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

13.
SOARES, M. B. . O Livro Didatico Em Questao. In: SEMINARIO "LEITURA E EDUCACAO" - CAMARA MINEIRA DO LIVRO, 1990. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

14.
SOARES, M. B. . Alfabetizacao e Escolarizacao. In: TELE-CONFERENCIA LATINO-AMERICANA SOBRE ALFABETIZACAO, 1989. RIO DE JANEIRO (FUNTEVE). p. 0-0.

15.
SOARES, M. B. . O Comite Assessor do Cnpq Para A Area da Educacao: Analise de Sua Constituicao e de Seu Funcionamento. In: XII REUNIAO ANUAL DA ANPED, 1989. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

16.
SOARES, M. B. . Educacao e Literatura Hoje - Uma Perspectiva Social. In: II SEMINARIO NACIONAL DE LITERATURA, EDUCACAO E POS-MODERNIDADE, 1989. PORTO ALEGRE, RS. p. 0-0.

17.
SOARES, M. B. . Eliminacao do Analfabetismo e A Universalizacao do Ensino. In: SEMINARIO SOBRE A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCACAO NACIONAL, 1989. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

Outras produções bibliográficas
1.
SOARES, M. B. . Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 (Apresentação).

2.
SOARES, M. B. . Os sentidos da alfabetização: São Paulo, 1876-1994. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000 (Apresentação).

3.
SOARES, M. B. . Aula de Português - discurso e saberes escolares. São Paulo, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
SOARES, M. B. . Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 (Apresentação à Edição Brasileira).

5.
SOARES, M. B. . A língua portuguesa no coração de uma nova escola. São Paulo, 1995. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
SOARES, M. B. . A escola em cena: revólver sob bombons - análise da escola sob a ótica do teatro. Belo Horizonte, 1995. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
SOARES, M. B. . Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. Rio de Janeiro, 1995. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
SOARES, M. B. . Letra viva: um método? uma cartilha?. Belo Horizonte, 1994. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
SOARES, M. B. . Fracasso escolar: diferença ou deficiência?. Porto Alegre, 1993. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOARES, M. B. . Coordenadora do Grupo de Especialistas de avaliação de cartilhas, MEC/SEF/FAE. 1997.

2.
SOARES, M. B. . Membro do Grupo "Experts on Education Indicators" designado pela UNESCO para avalição e revisão do World Education Report e para avaliação da versão preliminar do World Education Report. 1995.

3.
SOARES, M. B. . Membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministro de Estado da Educação para análise dos livros didáticos de 1º grau distribuidos pelo Programa Nacional do Livro Didático, FAE/MEC. 1995.

4.
SOARES, M. B. . Membro do Grupo de Trabalho "Alfabetização", da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd. 1994.

5.
SOARES, M. B. . Membro do World Congress Committee da International Reading Association. 1994.

6.
SOARES, M. B. . Membro do Grupo de Trabalho designado pela Presidência da Fundação de Assistêncoia ao Estudante - FAE/MEC, para definição e proposta do Programa Nacional de Biblioteca do Professor. 1994.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, M. B. . Todos pela educação Por uma alfabetização ate os oito anos de idade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SOARES, M. B. . A pesquisa como carro-chefe. Entrevista concedida a Juliana Afonso.. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOARES, M. B. . Nada é mais gratificante do que alfabetizar - entrevista. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
SOARES, M. B. . Alfabetização e Leitura: Relação Entre A Produção Científica Brasileira, Os Conhecimentos e As Práticas de Alunos de Professores e O Livro Didático. 1996 (PESQUISA DESENVOLVIDAS NO PERIODO) .

2.
SOARES, M. B. . Alfabetização No Brasil: O Estado do Conhecimento 1987-1995. 1995 (PESQUISA DESENVOLVIDAS) .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
MARCIA HELENA NUNES MONTEIRO. A natureza política do processo educativo na alfabetização de jovens e adultos: estudo exploratório de alfabetizadoras bem sucedidas. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

2.
GLAUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE. A sala de aula na educação de jovens e adultos:processos interativos. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

3.
GLADYS AGMAR SÁ ROCHA. A Apropriação do Texto Escrito Pela Criança: Construção de Sentidos e Condições de Produção. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

4.
ROSA MARIA DRUMOND COSTA. Fora da escola e dentro dela: a literatura na vida de seus leitores. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

5.
GLÁUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE. A Interaçao Verbal Na Sala de Aula. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Magda Becker Soares.

6.
SANTUZA AMORIM DA SILVA. Práticas e possibilidades de leitura na escola. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

7.
MONICA CORREIA BAPTISTA. A (De) Formação da Professora Alfabetizadora. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

8.
CLENICE GRIFFO. Dificuldades de Aprendizagem Na Alfabetização: Perspectivas de Aprendizagem. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

9.
MARY FRANCISCA GUIMARÃES. Preconceito Racial Em Questão: A Leitura dos Alunos. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

10.
CERIS SALETE RIBAS DA SILVA. Condições de Construção de Um Saber Pedagógico No Contexto Escolar. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

11.
JANE QUINTILIANO GUIMARÃES. Tipologias Textuais e Produção de Texto Na Escola. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

12.
MAURILANE DE SOUZA BICCAS. Creches Comunitárias Como Se Constroem e Se Institucionalizam. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Magda Becker Soares.

13.
MARTHA LOURENÇO VEIEIRA. Construtivismo: A Prática de Uma Metafora - Forma/Conteudo do Construtivismo. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

14.
CANCIONILA JANZKOVSKI CARDOSO. Da Oralidade À Escrita: A Produção do Texto Narrativo No Contexto Escolar. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

15.
CERIS LEITE PRADO. Linguas Estrangeiras No Mercado de Bens Simbólicos: Um Estudo Nos Centro de Linguas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

16.
Maria Manuela Alves Garcia. Tempos pioneiros:a constituição do campo da didática no ensino superior. 1994. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

17.
Valeria Barbosa de Resende. A produção do fracasso e do sucesso na alfabetização de crianças das camadas populares. 1994. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

18.
FRANCISCA IZABEL PEREIRA MACIEL. O analfabeto: vida e lida sem escrita. 1994. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

19.
ARACY ALVES MARTINS EVANGELISTA. Condições de construção de leitores alfabetizandos: um estudo na escola e na família em camadas populres. 1993. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

20.
ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA FRADE. Mudança de resistência à mudança na escola pública: uma análise de uma experiência de alfabetização "construtivista". 1993. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

21.
DILMA ALVES RODRIGUES. O significado da escola rural revelado na trilha do trabalho. 1993. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

22.
Maria Lúcia Castanheira. Entrada na escola, saída da escrita.. 1991. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

23.
Marildes Marinho Miranda. Os usos sociais da escrita no cotidiano das camadas sociais.. 1991. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

24.
Carlos Henrique de Souza Gerken. Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de Ibirité.. 1991. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

25.
Heliana Maria Brina Brandão. Nem sapo, nem príncipe: uma leitura das leituras produzidas por camadas sociais diferentes.. 1991. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

26.
Leiva de Figueiredo Viana Leal. A escrita aprisionada uma análise da produção de texto na escola.. 1991. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

27.
ANTONIO AUGUSTO BATISTA. Aula de Portugues: Discurso, Conhecimento e Escola. 1990. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

28.
EDITE IONE DOS SANTOS FRIGOTTO. Concepcoes de Linguagem e O Ensino da Lingua Materna: do Formalismo Ensinado Ao Real Ignorado. 1990. Dissertação (Mestrado em Pos Graduaçao em Educacao) - Departamento de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

29.
MARIA HELENA DE ALMEIDA RIBEIRO STRALING INTERF. Interferencias da Lingua Oral No Processo de Estruturacao da Escrita Escolar. 1990. Dissertação - Faculdade de Letras, . Orientador: Magda Becker Soares.

30.
MARIA TEREZINHA BARUDE FERNANDES. Professores Alfabetizados da Regiao Sul de Minas Gerais: Caracterizacao. 1989. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

31.
REGINA LUCIA PERET DEL'ISOLA. Leitura: Inferencias e Contexto Sociocultural. 1988. Dissertação - Faculdade de Letras, . Orientador: Magda Becker Soares.

32.
AVANI AVELAR XAVIER LANZA. Fracasso Escolar e Alfabetizacao: Uma Critica Ao Periodo Preparatorio. 1988. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

33.
MARIA THEREZINHA SAAD BEDRAN. A Leitura Na Escola de 1 Grau: Gerando O Desprazer do Texto?. 1988. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

34.
MARIA LETICIA FONSECA BARRETO. Velhice, Fantasia e Realidade Social. 1988. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

35.
ALIZABETE CAETANO DA SILVA. A Constituicao de Turmas de Alfabetizacao: Mecanismos de Marginalizacao e Exclusao Na Escola. 1988. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

36.
ROSA MARIA FERREIRA GUEDES. Testes de Leitura: O Discurso do Professor Em Questao. 1988. Dissertação - Faculdade de Letras, . Orientador: Magda Becker Soares.

37.
DORIS FREIRE COSTA. Diferenca Nao e Deficiencia: Em Questao A Patologicacao do Fracasso Escolar. 1987. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

38.
MARILENE VALERIA DINIZ. Metodos de Alfabetizacao: Pressupostos Linguisticos. 1987. Dissertação - Faculdade de Letras, . Orientador: Magda Becker Soares.

39.
ALZIRINA MIRANDA DOS SANTOS. A Formacao do Professor Alfabetizador: A Faceta Linguistica. 1986. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

40.
LEDA BARBOSA MENDES OLIVEIRA. Encontros e Desencontros: A Entrada No Palco Escolar. 1986. Dissertação - Faculdade de Educação, . Orientador: Magda Becker Soares.

41.
Alaide Inah González. A trama da escola: um revólver sob bombons: uma análise da função da escola pela ótica do teatro.. 1986. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

42.
Maria Antonieta Antunes Cunha. Literatura infantil: a procura do leitor.. 1986. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

43.
Ana Lúcia Amaral. A pseudo-democratização da escola normal: um estudo no Instituto de Educação de Minas Gerais.. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

44.
Heliane Gramiscelli Ferreira de Mello. A diferente distribuição do saber escolar: um estudo da discriminação social através dos programas de ensino.. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

45.
Marisilda Sacani Sancevero. A didática e a prática. 1984. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

46.
Guido de Almeida. O professor que não ensina: uma leitura do discurso do profissional do magistério.. 1983. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

47.
Ceres Maria Pinheiro Ribeiro. Estudo da mudança curricular no ensino médico da Universidade Federal de Minas Gerais.. 1983. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

48.
Maria Rita Neto Sales Oliveira. O conteúdo atual da Didática: um discurso da neutralidade. 1980. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

49.
Maria Luiza de Almeida Cunha Ferreira. Alunos de suplência de 1º Grau em periferia urbana: estudo exploratório. 1980. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

50.
Maria Ribeiro dos Santos. A avaliação das redações escolares: alguns pressupostos ideológicos.. 1979. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

51.
Maria Inês Mattos Coelho. A expressão linguística escrita de estudantes da 4ª série da escola de 1º Grau: fatores diferenciais, implicações para a realização escolar e relações com a prática pedagógica.. 1979. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

52.
Maria Cecília da Costa de Araujo Mendes. A validade dos conteúdos das provas de língua portuguesa e literatura brasileira dos vestibulares da UFPI no período de 1973-1975. 1978. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

53.
Maria Cecília da Costa de Araújo Mendes. A validade dos conteúdos das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira dos vestibulares da Universidade Federal do Piauí no período de 1973-1975.. 1978. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

54.
Maria Aparecida de Mattos Garcia. Construção de Módulos de treinamento para qualificação profissional.. 1978. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

Tese de doutorado
1.
GLADYS AGMAR SA ROCHA. Concepção de alfabetização e analfabetismo em campanhas de alfabetização. 2004. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

2.
ARACY ALVES MARTINS EVANGELISTA. A escolarização da literatura entre ensinamentos e mediação cultural: formação e atuação de quatro professores. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

3.
FRANCISCA IZABEL PEREIRA MACIEL. Lucia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição a história da alfabetização em Minas Gerais. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Magda Becker Soares.

4.
CANCIONILA J. CARDOSO. O Processo de Alfabetização e A Construçao de Sentidos. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Becker Soares.

5.
ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA FRADE. Imprensa pedagógica: um estudo de tres revistas mineiras destinadas a professores. 2000. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

6.
CANCIONILA JANZKOVSKI CARDOSO. A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

7.
NEUSA SALIM MIRANDA. A configuração das arenas comunicativas no discurso institucional: professores versus professores. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

8.
LEIVA DE FIGUEIREDO VIANA LEAL. Trajetória escolar, texto escrito e classe social - um estudo lingitudinal. 1999. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

9.
MARIA DA GRACA FERREIRA DA COSTA VAL. Entre A Oralidade e A Escrita: O Desenvolvimento da Representação de Discurso Narrativo Escrito Em Crianças Em Fase de Alfabetização. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Magda Becker Soares.

10.
ANTONIO AUGUSTO GOMES BATISTA. Sobre O Ensino de Portugues e Sua Investigação: Quatro Estudos Explorátorios. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Magda Becker Soares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/07/2014 às 2:21:18