Reimar Carlesso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4740272927848914
  • Última atualização do currículo em 25/01/2019


Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Crop And Soil Science - Michigan State University, em 1993. É professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ciência do Solo, com onze Teses de Doutorado e trinta e sete Dissertações de Mestrado concluídas, além de orientações permanentes de alunos da Iniciação Científica. É líder do Grupo de Pesquisa "Manejo da água em sistemas agrícolas", que tem como objetivos principais a busca de estratégias que incrementem a eficiência de uso da água e energia em sistemas irrigados, através da investigação de uma série de variáveis ligadas à conservação da água em sistemas agrícolas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reimar Carlesso
Nome em citações bibliográficas
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Engenharia Rural.
Cidade Universitária
Camobi
97119900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208399
Ramal: 8399
URL da Homepage: http://www..sistemairriga.com.br


Formação acadêmica/titulação


1989 - 1993
Doutorado em Crop And Soil Science.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
Título: INFLUENCE OF SOIL WATER DEFICITS ON MAIZE GROWTH AND LEAF AREA ADJUSTMENTS, Ano de obtenção: 1993.
Orientador: JOE T. RITCHIE.
Palavras-chave: DÉFICIT HÍDRICO; ÁREA FOLIAR; Milho.
Grande área: Ciências Agrárias
1984 - 1987
Mestrado em Engenharia Agrícola.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-HÍDRICA DE SOLOS ORGÂNICOS VISANDO DRENAGEM E IRRIGAÇÃO,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: AFRÂNIO ALMIR RIGHES.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SOLOS ORGÂNICOS; DRENAGEM; Irrigação.
Grande área: Ciências Agrárias
1978 - 1982
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2005 - Atual
Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Irrigação por Aspersão
10/1993 - Atual
Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relação solo-água-planta
5/1988 - Atual
Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relação solo-água-planta
10/1985 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Engenharia Rural.

10/1985 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Irrigação e Drenagem
Hidráulica Agrícola A
10/1985 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Engenharia Rural.

Serviço realizado
Tecnologia de Irrigação e Drenagem.


Linhas de pesquisa


1.
Água no sistema solo-planta-atmosfera


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Resposta da cultura do sorgo granífero submetida a diferentes manejos de irrigação
Descrição: A água potável é um recurso natural cada vez mais escasso. Do uso total da água, a agricultura utiliza aproximadamente 70%, enquanto a indústria e o uso doméstico consomem os outros 30%, sendo que a sustentabilidade no uso da água busca uma gestão conservativa, uso ambientalmente amigável e assegurando viabilidade econômica do investimento. A cultura do sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, apresenta produção mais econômica em situação sob condições de stress ambientais, a produção pode ser destinada a alimentação humana ou animal. No Brasil a cultura é identificada como o substituto do milho na produção agrícola e formulação de ração. A água é o fator essencial para a produção agrícola, estando fortemente relacionada com as variações de produtividade. A irrigação representa a maneira mais eficiente para o aumento da produção de alimentos. Visando o melhor gerenciamento dos recursos hídricos, existe um grande interesse na pratica da irrigação deficitária, tolerando um nível leve de déficit hídrico na cultura, com mínimos reflexos sobre seu rendimento. Através da determinação da evapotranspiração da cultura pode-se obter a quantidade de água necessária para a reposição através da irrigação. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito das diferentes estratégias e manejo de irrigação sobre, as características morfológicas e fisiológicas das plantas de sorgo, rendimento de grãos e componentes de rendimento da cultura do sorgo. Identificando o manejo que possibilita obter maior produtividade da água e retorno econômico. O experimento será conduzido no interior de uma cobertura móvel (Rainout Shelter), os tratamentos serão: T1 - Manejo de irrigação com laminas de 30 mm, variando a quantidade de água facilmente disponível na zona radicular durante as fazes de desenvolvimento, sem déficit hídrico ao longo do ciclo, tendo como base o coeficiente p de 0,55 do total de água disponível (FAO, 2006) para o período inicial de desenvolvimento, de crescimento rápido.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / GENESIO MARIO DA ROSA - Integrante / Toshio Nishijima - Integrante / Vinícius Dubou - Integrante / Henrique Martins Fries - Integrante / Núbia Pentiado Aires - Integrante / JULIO CESAR GATTO - Integrante / Mirta Teresinha Petry - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Zanandra Boff de Oliveira - Integrante / Anderson Luiz Zwirtes - Integrante / Maria Gabriela Gonzalez Piñango - Integrante / Moacir Tuzzin Moraes - Integrante / Marta Rodrigues da Rocha - Integrante / CASSIANE JRAYJ DE MELO VICTORIA BARIANI - Integrante / Júnior Kunz - Integrante.
2012 - Atual
QUALIDADE FÍSICA DE UM SOLO SOB DIFERENTES TEMPOS DE ADOÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO E SUA RELAÇÃO COM A ROTAÇÃO DE CULTURAS
Descrição: Apesar de quase 40 anos de pesquisas e observações acumuladas sobre o SPD, alguns problemas ainda persistem e, portanto, merecem ser melhor estudados. Entre eles, destaca-se a existência, em quase todas as áreas sob sistema plantio direto (SPD), de uma camada de maior grau de compactação, geralmente posicionada a 0,1-0,2 m de profundidade. Objetivou-se determinar o potencial da rotação de culturas, em preservar e/ou melhorar a qualidade física do solo no SPD ao longo do tempo. Avaliando se a descompactação mecânica do solo é dispensável, pois aumenta os custos de produção e influência de forma negativa a qualidade estrutural do solo. O experimento será conduzido na Embrapa Soja (Londrina/PR) sob um Latossolo Vermelho Distroférrico em Parcelas com dimensão 10 x 50 m. O delineamento experimental a ser utilizado será o de blocos ao acaso, fatorial 5 x 2 (manejo do solo x modelo de produção), com quatro repetições. Os cinco níveis do fator manejo do solo será: (1) SPD contínuo, implantado em 1988 (SPDC24); (2) SPD contínuo, implantado em 2001 (SPDC11); (3) SPD com escarificação periódica a cada três anos (SPDE3); (4) SPD com escarificação periódica a cada ano (SPDE1) e; (5) Sistema convencional utilizando grade pesada antes de cada cultivo (SPC). Estes tratamentos são conduzidos sob dois modelos de produção: (A) sucessão trigo/soja e; (B) rotação tremoço ou nabo forrageiro/milho-aveia/soja-trigo/soja-trigo/soja. Serão avaliadas três camadas do solo (0,0-0,1; 0,1-0,2; 0,2-0,3 m). Serão medidos parâmetros para determinação da curva de retenção de água no solo (CRA), da curva de resistência do solo à penetração (CRSP), do intervalo hídrico ótimo (IHO) e atributos químicos do solo. A condutividade hidráulica saturada e a taxa de infiltração tridimensional de água no solo saturado serão determinadas a campo, na profundidade de 0,10 e 0,20 m. Serão avaliadas a produtividade de grãos da cultura da soja e do trigo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA T. PETRY - Integrante / Moacir Tuzzin Moraes - Integrante.
2011 - 2014
SIMULAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MOVIMENTO DA ÁGUA NO SOLO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE IRRIGAÇÃO
Descrição: ESTRATÉGIAS DE IRRIGAÇÃO Resumo Abbasi et al., (2003a) relatam a importância da compreensão dos processos que regem a distribuição de água na zona insaturada do solo, como a chave para melhorar o uso da água de irrigação e reduzir a lixiviação de nutrientes. Os modelos de simulação, ao contrário, permitem definir as dimensões dos elementos ou células que formam a direção do fluxo, proporcionando resultados do conteúdo de água em cada um deles, possibilitando modelar o efeito de várias taxas de fluxo e volumes na distribuição do conteúdo de água solo. Neste sentido, a equação de Richards pode modelar a distribuição de água no solo parcialmente saturado, fornecendo informações detalhadas sobre a distribuição de água, permitindo maior precisão na quantificação dos componentes do balanço hídrico do solo. A uniformidade e a distribuição da água dentro do perfil do solo irrigado estão entre os parâmetros técnicos que mais influenciam na disponibilidade de água utilizável pelas culturas. Estudando a dinâmica do fluxo de água no solo é possível determinar com precisão, o equilíbrio entre as demandas hídricas necessárias para o planejamento e programação adequados da irrigação, permitindo um aumentando da eficiência do uso da água da irrigação. Objetivo do trabalho é, estudar a dinâmica da água no solo utilizando os modelos Hydrus 2D e SimDualKc, de uma cultura conduzida com diferentes estratégias de irrigação, aumentando a eficiência do uso da água de irrigação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante.
2011 - 2014
DETREMINAÇÃO DAS NECESSIDADES HÍDRICAS DAS CULTURAS A PARTIR DE DADOS DIÁRIOS DA PREVISÃO METEOROLÓGICA
Descrição: A irrigação é utilizada para minimizar as perdas na produção de cultivos agrícolas por deficiência hídrica. Entretanto, para uma produção sustentável, a mesma deve ser manejada para evitar desperdícios de água e aumentar a eficiência deste recurso hídrico. O manejo de irrigação é um conjunto de técnicas que buscam determinar o momento correto da aplicação da lâmina de irrigação requerida pelas culturas. O conhecimento sobre o consumo hídrico das culturas, obtido com base na evapotranspiração, constitui uma informação importante no dimensionamento e manejo de sistemas irrigados. A evapotranspiração da cultura (ETc) considera a quantidade de água utilizada nos processos de evaporação e transpiração pela cultura durante determinado período. A ETc pode ser obtida pelo valor da ETo corrigida pelo coeficiente de cultura (Kc). Para a gestão da irrigação são necessárias ferramentas de apoio (que atuem em tempo real. Para determinar a necessidade da irrigação em tempo real, podem-se utilizar dados meteorológicos da previsão do tempo disponíveis na internet e, assim estimar a ETo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a precisão da estimativa das necessidades hídricas das culturas, em diferentes estratégias de irrigação, utilizando a previsão diária de dados meteorológicos. Para isso, o trabalho será realizado em três etapas, a primeira é da estimativa da ETo para sete dias e a validação desta metodologia para os estados do RS, GO, SP e BA. A segunda etapa consta da realização de quatro experimentos de campo, dois com a cultura do milho e dois com a cultura do feijão, onde será comparada as necessidades hídricas das culturas estimadas por duas metodologias de cálculo da ETc (modelos SIMDualKc e Cropwat), em diferentes estratégias de irrigação. Na terceira etapa será realizada a simulação das necessidades hídricas das culturas do milho e do feijão, em diferentes estratégias de irrigação, utilizando como dados de entrada nos modelos SIMDualKc e Cropwat os v.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / Toshio Nishijima - Integrante.
2010 - 2012
Precipitação pluvial efeitiva em diferentes níveis de cobertura do solo
Descrição: O presente trabalho permitirá o conhecimento de uma gama de fatores relacionados ao solo e das culturas de milho e feijão, amplamente cultivadas no Brasil em sistemas irrigados e no sistema de cultivo plantio direto com elevadas quantidades de palha na superfície do solo, na estimativa da precipitação pluvial efetiva, parte fundamental do balanço hídrico na determinação das necessidades hídricas desses cultivos. Dessa forma o presente trabalho contribuirá para o planejamento da irrigação e uso eficiente da água na produção agrícola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Juliano Dalcin Martins - Integrante / Zanandra Boff de Oliveira - Integrante / Vinícius Dubou - Integrante / Luìz Fernando Grasel - Integrante / Ticiana François - Integrante.
2010 - 2012
Necessidades hídricas das culturas do milho e do feijão na Depressão Central do Rio Grande do Sul utilizando ferramentas de simulação
Descrição: A irrigação é um recurso tecnológico de fundamental importância para prover a produção de alimentos e fibras em escala suficiente para uma população mundial que cresce continuamente (Howell, 2000; Pereira et al., 2002).A correta programação e condução da irrigação requerem a disponibilidade de ferramentas de cálculo exatos, fáceis e rápidos de utilizar. Para isso foram desenvolvidos modelos de estimativa da evaporação da água do solo e transpiração vegetal, como o SIMDualKc. Esse modelo foi desenvolvido tendo com base o cálculo da evapotranspiração da cultura (ETc) e calendarização da rega, utilizando a metodologia dos coeficientes duais de cultivo (Kcb + Ke) proposta por Allen et al. (1998, 2005). Essa ferramenta necessita calibração e validação principalmente para o sistema de manejo plantio direto, para diferentes quantidades de palha na superfície do solo, permitindo assim, a adoção dessa metodologia em diferentes regiões agrícolas brasileiras, no planejamento e manejo dos cultivos agrícolas irrigados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Juliano Dalcin Martins - Integrante / Zanandra Boff de Oliveira - Integrante / Vinícius Dubou - Integrante / Luìz Fernando Grasel - Integrante / Geraldo José Rodrigues - Integrante / Ticiana François - Integrante.
2009 - 2011
CONSTRUÇÃO, CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE LISÍMETROS DE PESAGEM.
Descrição: A utilização de lisímetros possibilita determinar o comportamento da cultura em diferentes tipos solos e sistemas de cultivo na determinação de balanço hídrico. Avaliando a variação simultânea de parâmetros ligados diretamente ou indiretamente ao sistema água-planta-atmosfera, com uso de diversas práticas de manejo, adubação.O presente projeto tem como objetivo a construção, calibração e operação de um conjunto de lisímetros de pesagem instalados sob uma cobertura móvel, utilizado na determinação do balanço hídrico do solo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Juliano Dalcin Martins - Integrante / Tiago Broetto - Integrante / Zanandra Boff de Oliveira - Integrante / Geraldo José Rodrigues - Integrante / Rodrigo Pivoto Mulazzani - Integrante / Fabrício Barboza - Integrante.
Número de orientações: 1
2008 - 2012
Resíduos vegetais na superfície do solo e o impacto na temperatura, umidade e crescimento de plantas de milho submetidas a déficit hídrico.
Descrição: A finalidade do trabalho será quantificar as variações no armazenamento e na disponibilidade de água no solo às plantas de milho cultivadas sob semeadura direta com diferentes quantidades de palha na superfície do solo; e relacionar características do dossel vegetativo, como área foliar, altura de plantas, expansão e senescência das folhas, com a extração de água pelas plantas de milho submetidas a défict hídrico. O presente trabalho irá auxiliar no manejo da água na agricultura, seja ela irrigada ou não. Pois a disponibilidade de água às plantas, é um dos fatores de produção que limita os rendimentos com mais frequência. Portanto, o correto manejo deste recurso é decesivo para a obtenção de altas produtividades e sucesso da atividade agrícola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador.
2008 - 2012
MORFO-FISIOLOGIA DE PLANTAS DE MILHO SUBMETIDAS A DÉFICIT HÍDRICO EM SOLO COM DIFERENTES QUANTIDADES DE PALHA EM SUPERFÍCIE
Descrição: A crescente demanda por recursos hídricos torna necessária a utilização mais eficiente da água. Dentre as tecnologias que visam à preservação da água e do solo destaca-se o sistema plantio direto, que entre seus efeitos pode-se destacar: à redução das perdas de água por escoamento superficial, aumento da infiltração e conseqüente aumento da disponibilidade hídrica para as culturas. O déficit hídrico (DH), normalmente, é o principal fator responsável por perdas na lavoura de milho, das principais regiões produtoras do Brasil. O estresse hídrico causa, a curto prazo, reduções na condutância estomática e no crescimento e expansão de folhas e, a longo prazo, reduções no crescimento afetando a produtividade. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de diferentes quantidades de resíduos vegetais na superfície do solo sobre características morfofisiológicas às plantas de milho cultivadas sob semeadura direta; e relacionar características do dossel vegetativo com a extração de água pelas plantas de milho submetidas a déficit hídrico. Será realizado um experimento milho no interior de uma cobertura móvel (rainfall shelter) na área experimental do Departamento de Engenharia Rural. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, bifatorial, com três repetições. O fator A será constituído de três manejos da água de irrigação: (i) irrigado, (ii) DH a partir de 15 dias após a emergência (DAE) e (iii) DH depois de 35 DAE. O déficit terá uma duração de 150 mm de ET0 acumulada. O fator B será constituído de três quantidades de palha sobre a superfície do solo: 0 (zero), 3 e 6 Mg ha-1 de palha de aveia preta (Avena strigosa Schreb). Serão determinadas as propriedades físicas do solo, assim como o monitoramento da umidade e temperatura e características morfofisiológicas da planta como: condutância estomática, fotossínteses, área foliar, expansão foliar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / Cleiton Dalla Santa - Integrante / Flavio Luís Foletto Eltz - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Juliano Dalcin Martins - Integrante / Tiago Broetto - Integrante / Cleudson José Michelon - Integrante / Zanandra Boff de Oliveira - Integrante / Vinícius Dubou - Integrante / Luìz Fernando Grasel - Integrante / Luíz Felipe Severo - Integrante / Nereu Augusto Streck - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2007 - 2011
Influência das características físicas do solo na retenção de água e pedofunções para solos do Brasil e Uruguai
Descrição: A conservação da água constitui um aspecto de grande relevância para uma produção mais sustentável. Assim, a busca de tecnologias e informações que contribuam para um adequado manejo do solo e o uso da água se faz cada vez mais necessária. Algumas características físico-hídricas do solo são de difícil determinação e seu custo normalmente é elevado, assim a sua estimativa, através de métodos indiretos (utilizando funções de pedotransferência), são uma alternativa para obtenção dessas variáveis, reduzindo os custos e o tempo de processamento das amostras de solo no laboratório. O presente trabalho visa analisar as informações de características físico-hídricas de áreas irrigadas existentes no banco de dados da UFSM (Sistema Irriga) e, através delas, gerar modelos matemáticos para solos com diferentes classes texturais, que possam ser úteis na estimativa de variáveis hídricas do solo, de complexa determinação à campo e de custo elevado. O objetivo do trabalho é estabelecer, testar e validar modelos matemáticos para estimar a retenção de água em diferentes classes de texturas do solo, a fim de gerar subsídios para que pesquisadores, técnicos e produtores possam obter mais facilmente e com menor custo, as informações necessárias para a elaboração da curva característica de água no solo, a partir de parâmetros de fácil obtenção e de custo mais baixo. O trabalho será realizado utilizando-se o banco de dados de análises físicas de áreas irrigadas do Sistema Irriga (www.sistemairriga.com.br). Esse banco de dados possui informações da caracterização física de áreas irrigadas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Uruguai. O banco de dados dispões das seguintes informações: textura dos solo (teores de areia, silte e argila), densidade do solo e de partícula, porosidade do solo (macro, micro e total) e os teores de água no solo nos pontos correspondentes as tensões de 0, 0,001, 0,006, 0,033, 0,1, 0,5 e 1,5 MPa. Serão realizadas análises.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / Renato Bepller Spohr - Integrante / Mirta Teresinha Petry - Integrante.
2007 - 2011
Influência das características físicas do solo na retenção de água e pedofunções para solos do Brasil e Uruguai
Descrição: A conservação da água constitui um aspecto de grande relevância para uma produção mais sustentável. Assim, a busca de tecnologias e informações que contribuam para um adequado manejo do solo e o uso da água se faz cada vez mais necessária. Algumas características físico-hídricas do solo são de difícil determinação e seu custo normalmente é elevado, assim a sua estimativa, através de métodos indiretos (utilizando funções de pedotransferência), são uma alternativa para obtenção dessas variáveis, reduzindo os custos e o tempo de processamento das amostras de solo no laboratório. O presente trabalho visa analisar as informações de características físico-hídricas de áreas irrigadas existentes no banco de dados da UFSM (Sistema Irriga) e, através delas, gerar modelos matemáticos para solos com diferentes classes texturais, que possam ser úteis na estimativa de variáveis hídricas do solo, de complexa determinação à campo e de custo elevado. O objetivo do trabalho é estabelecer, testar e validar modelos matemáticos para estimar a retenção de água em diferentes classes de texturas do solo, a fim de gerar subsídios para que pesquisadores, técnicos e produtores possam obter mais facilmente e com menor custo, as informações necessárias para a elaboração da curva característica de água no solo, a partir de parâmetros de fácil obtenção e de custo mais baixo. O trabalho será realizado utilizando-se o banco de dados de análises físicas de áreas irrigadas do Sistema Irriga (www.sistemairriga.com.br). Esse banco de dados possui informações da caracterização física de áreas irrigadas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Uruguai. O banco de dados dispões das seguintes informações: textura dos solo (teores de areia, silte e argila), densidade do solo e de partícula, porosidade do solo (macro, micro e total) e os teores de água no solo nos pontos correspondentes as tensões de 0, 0,001, 0,006, 0,033, 0,1, 0,5 e 1,5 MPa. Serão realizadas análises.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / Renato Bepller Spohr - Integrante / Cleiton Dalla Santa - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Carlos Henrique Grasel - Integrante / Mirta Teresinha Petry - Integrante / Gustavo De David - Integrante / Zanandra Boff de Oliveira - Integrante / Brantan Cezar Abbady Chagas - Integrante.
2007 - 2010
Dinâmica da evaporação da água e fluxo de calor em três classes de textura do solo, com diferentes níveis de cobertura vegetal e graus de decomposição
Descrição: A evaporação da água diretamente da superfície de solos úmidos representa até 30% das precipitações pluviais, sobretudo em regiões tropicais e semi-áridas. Em regiões subtropicais e temperadas, nos cultivos de primavera-verão, uma considerável proporção das precipitações pluviais que deveriam ser aproveitadas pelos cultivos são perdidos para a atmosfera por evaporação. Conseqüentemente, em áreas onde as precipitações pluviais são irregulares, as perdas de água por evaporação podem afetar negativamente o rendimento de grãos das culturas. A manutenção de resíduos vegetais na superfície do solo tem se mostrado a prática mais efetiva e econômica para controlar a erosão, aumentar a infiltração de água no solo, reduzir a evaporação e aumentar a disponibilidade de água às plantas em solos intensamente cultivados. Assim, o objetivo deste trabalho será o de investigar a influência dos resíduos vegetais (cobertura morta) na evaporação da água e temperatura do solo em três classes de textura do solo. Serão conduzidos três experimentos com diferentes graus de decomposição do resíduo vegetal. Cada experimento será conduzido no delineamento inteiramente casualizado, bifatorial, com duas repetições. O fator A será constituído de três classes de textura de solo: (i) Latossolo vermelho distroférrico típico, de textura muito argilosa; (ii) Argissolo vermelho-amarelo alumínico típico, de textura franco-argilo-siltosa e; (iii) Argissolo vermelho distroférrico arênico, de textura franco-arenosa. O fator B será constituído de dois níveis de cobertura do solo: 0 e 4 toneladas de palha por hectare. Serão determinados: temperatura do solo, evaporação da água diretamente da superfície do solo (Eo), intensidade da radiação solar e refletividade da cobertura morta e a evapotranspiração de referência (ETo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / Gisele Silva Schirmann - Integrante / Tiago Broetto - Integrante / Cleudson José Michelon - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2007 - 2009
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DE UM SOLO CULTIVADO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO COM DIFERENTES TIPOS E QUANTIDADES DE PALHA NA SUPERFÍCIE
Descrição: A água é um fator fundamental à produtividade das culturas, tendo papel importante nas flutuações da produção das culturas, principalmente em lavouras não irrigadas e, em regiões que apresentam períodos de déficit hídrico. A cobertura morta na superfície do solo, a temperatura do solo e a umidade do solo são fatores intimamente interligados e, quando manejados adequadamente, podem propiciar grandes benefícios à produção das culturas. Poucos estudos foram realizados para medir diretamente as perdas de água por evaporação, principalmente em culturas irrigadas cultivadas no sistema plantio direto. Na maioria das áreas irrigadas a estimativa da evapotranspiração das culturas é realizada sem levar em consideração a quantidade de resíduos vegetais depositados na superfície do solo. Essa palhada interfere positivamente na redução da evaporação da água do solo para a atmosfera nos estádios iniciais de desenvolvimento das plantas. Assim, o objetivo desse trabalho é quantificar as perdas de água no solo por evaporação, nas fases iniciais de desenvolvimento das plantas de milho, feijão e soja, cultivadas no sistema de plantio direto com diferentes tipos e quantidades de palha na superfície e; relacionar a evaporação da água do solo estimada a partir de dados da planta cultivada (espaçamento, população de plantas, espécie, altura, etc.), tipo e quantidade de palha na superfície com a estimativa da evapotranspiração de referência e a fração de solo exposta a radiação solar ou sombreada pelo dossel vegetativo das plantas. Serão conduzidos dois experimentos, o primeiro será com a cultura do milho seguido por feijão; o segundo será com a cultura do milho seguido por soja. Serão utiliadas cobertura de ervilhaca (Vicia villosa Roth) e aveia preta (Avena strigosa Schreb) em quatro níveis (0, 3 e 6 Mg ha-1). Todos os experimentos serão conduzidos no interior de uma cobertura móvel (rainshelter) na área experimental do Departamento de Engenharia Rural, para evitar a chuva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / JULIANO GOMES ANDRADE - Integrante / Cleiton Dalla Santa - Integrante / Gisele Silva Schirmann - Integrante / Juliano Dalcin Martins - Integrante / Giovani Linassi Alonso - Integrante / Mirta Teresinha Petry - Integrante / Juliano Uebel - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2007 - 2009
Determinação das perdas de água por escoamento superficial sob diferentes níveis de cobertura, densidades do solo e declividade do terreno.
Descrição: O manejo adequado da água e do solo nos sistemas agrícolas tem grande importância para aumentar a eficiência do uso da água e é de grande contribuição na preservação dos recursos naturais. Um dos elementos básicos a ser considerado na equação do balanço hídrico para determinar a necessidade de irrigação das culturas, ocupando um papel fundamental no planejamento da irrigação e no uso eficiente dos recursos hídricos é a chuva efetiva ou aproveitável. O objetivo deste trabalho é modelar a perdas de água por escoamento superficial sob diferentes níveis de cobertura do solo, declividade do terreno e características físicas do solo (densidade do solo, macroporosidade, capacidade de retenção de água no solo, capacidade de infiltração, etc.) a partir de diferentes intensidades de precipitação e duração de chuvas simuladas. A determinação da chuva efetiva é de grande relevância no estudo da chuva com fins de aplicação na agricultura, visto que esta parcela da chuva é realmente aquela que estará contribuindo com a água disponível do solo. Assim, a determinação das perdas de água por escoamento superficial pela chuva natural é essencial para o entendimento e quantificação de processos hidrológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / JULIANO GOMES ANDRADE - Integrante / Renato Bepller Spohr - Integrante / Cleiton Dalla Santa - Integrante / Gisele Silva Schirmann - Integrante / Cleudson José Michelon - Integrante / Gustavo De David - Integrante / Luíz Felipe Severo - Integrante / Juliano Uebel - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2007 - 2009
Manejo da água em sistemas agrícolas
Descrição: principal objetivo desse trabalho é caracterizar e quantificar os parâmetros que influenciam o manejo da água em sistemas agrícolas, com vistas a promover uma base de informações para orientar a tomada de decisões relativas ao manejo de áreas irrigadas e de áreas não irrigadas e, através disso, propiciar informações para um melhor manejo dos solos e da água da irrigação, visando evitar a degradação dos solos, aumentar o rendimento das culturas, reduzir custos e buscar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas irrigados. Uma série de trabalhos experimentais e levantamentos de campo serão conduzidos para a obtenção dos resultados objetivados nesse projeto e assim, desenvolver conhecimentos para melhorar, qualitativa e quantitativamente, os resultados da agricultura irrigada e de sequeiro...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA - Integrante / Juliano Gomes de Andrade - Integrante / Cleiton Dalla Santa - Integrante / Gisele Silva Schirmann - Integrante / Juliano Dalcin Martins - Integrante / Tiago Broetto - Integrante / Carlos Grasel - Integrante / Cleudson José Michelon - Integrante / Gustavo De David - Integrante / Maria Aparecida Possebon - Integrante / Nilton Irineu Bianchin Roso - Integrante.
2006 - 2008
Influência das características físicas de solos na capacidade de infiltração e pedonfunções para solos do Sul do Brasil
Descrição: A conservação da água constitui um aspecto de grande relevância para uma produção mais sustentável. Assim, a busca de tecnologias e informações que contribuam para um adequado manejo da irrigação e o uso da água se faz cada vez mais necessária. Wallace & Batchelor sugerem algumas formas para melhorar a agricultura irrigada e não irrigada, e entre elas pode-se salientar o melhor aproveitamento das precipitações pluviais e redução das perdas através de praticas conservacionistas como o plantio direto e a manutenção de resíduos vegetais na superfície do solo. Assim, o manejo adequado da água tem um papel fundamental no incremento da produção agrícola, além de melhorar a eficiência do seu uso, aumentando a disponibilidade para outras atividades. A entrada de água no solo depende, segundo Musgrave (1955), das condições da superfície e quantidade de proteção contra o impacto das gotas da chuva, características internas da massa do solo, incluindo tamanho dos poros, profundidade da porção permeável até o horizonte adensado, expansibilidade da argila e colóides, conteúdo da matéria orgânica, grau de agregação, conteúdo de umidade do solo, grau de saturação, duração da chuva ou aplicação da água, estação do ano e temperatura do solo e da água. Portanto, o conhecimento das características do solo em relação à irrigação é de grande utilidade, devido à influência que exerce na forma e na rapidez com que as raízes utilizam a água do solo. A dinâmica da água no solo constitui um processo de grande importância para o funcionamento das raízes das culturas e disponibilidade de nutrientes (Nichols & Christie, 1995; Gurovich, 1985). Para simulações são necessários dados quantitativos de variáveis de processos da superfície do solo, mas esses dados estão raramente disponíveis. Há vários estudos em regiões temperadas, mas as relações não são adequadas às condições dos solos do Brasil, já que a textura de muitos solos tropicais encontram-se fora do espaço de validação das funções de pedo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Integrante / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / Claudio Garcia Gallarreta - Integrante / Tatiana Tasquetto Fiorin - Coordenador / Flavio Luís Foletto Eltz - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Tiago Broetto - Integrante / Renato Beppler Spohr - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Morfologia da cultura da batata submetida a diferentes regimes hídricos
Descrição: Nos estudos das necessidades hídricas das culturas têm sido utilizados métodos do balanço hídrico do solo, métodos micrometeorológicos (Penman-Monteith) ou através de medidas diretas na planta. De acordo com Bergamaschi (1992), o método do balanço hídrico para a determinação das necessidades hídricas das culturas é a contabilização das entradas e saídas de água de um determinado volume do solo, durante um certo período de tempo. E, o uso dos lisímetros de drenagem serve como uma ferramenta padrão para a avaliação das necessidades hídricas das culturas, nos diferentes estádios fenológicos. A informação gerada pretende contribuir para o conhecimento da morfofisiologia da cultura de batata irrigada, identificando e quantificando as interações no sistema solo?planta?atmosfera para as condições de cultivo no Uruguai. Por outro lado, o manejo de irrigações deficitárias (estratégicas) vem sendo empregado com grande sucesso para várias culturas e em muitos locais, sendo uma alternativa promissória para essa cultura. Dessa forma, conhecer e quantificar a resposta fisiológica da cultura e os momentos de maior exigência de água pelas plantas, avaliando o desempenho produtivo de genótipos de batata, proporcionará ferramentas para indicar um pacote tecnológico que maximize os benefícios econômicos do setor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Integrante / Roberto Docampo - Integrante / Mário Garcia Petillo - Integrante / Sebastián Casanova Fernández - Coordenador.
2006 - Atual
Avaliação econômica de sistemas de produção de arroz irrigado por inundação e aspersão no Sul do Brasil
Descrição: O desenvolvimento ou a fenologia de uma planta é uma seqüência ordenada de eventos como, semeadura, emergência, diferenciação floral, antese, maturação fisiológica, etc. As variações que ocorrem entre as cultivares, variedades ou híbridos são mais evidentes na duração dos estádios vegetativo e reprodutivo do que na taxa de crescimento. Isso significa que os processos de crescimento e de desenvolvimento podem ser estimados através de modelos de simulação, permitindo, assim, a avaliação precisa do tempo de ocorrência de um certo evento fenológico em decorrência das condições ambientais como precipitação pluvial, temperaturas, radiação, fotoperíodo, etc. (Rosa, 2004). Os modelos de simulação servem como uma ferramenta indispensável nos estudos experimentais, pois possibilitam que os resultados desses sejam colocados em uma perspectiva dinâmica e quantitativa. Os modelos podem ser utilizados para extrapolar resultados experimentais, além das condições particulares onde o estudo é realizado. Se o entendimento dos processos biológicos e ambientais pode ser expresso em termos quantitativos (matematicamente, por exemplo), os processos de crescimento e desenvolvimento das plantas, suas interações e relações com o meio ambiente podem ser combinados em um programa de computador. Sistemas dessa ordem ou com essa finalidade são utilizados na agrometeorologia operacional, podendo ser utilizados como ferramenta auxiliar da pesquisa (Petry, 2004). O presente trabalho apresenta como objetivo principal avaliar a eficiência do uso da água de irrigação, pelo método de irrigação por superfície (inundação) e por aspersão (pivô central), para sistemas de produção de arroz no Sul do Brasil. Ênfase especial será dada na análise econômica dos dois métodos de irrigação, considerando o sistema de produção usualmente utilizado na região (arroz irrigado + pecuária extensiva) e método de irrigação por aspersão baseado em um sistema de rotação de culturas (arroz + culturas anuais de sequeiro)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Integrante / Celio Trois - Integrante / Renato Beppler Spohr - Integrante / Carlos Augusto Toecher - Coordenador.
2005 - Atual
Perdas de água por evaporação nos sistemas de cultivo convencional e direto
Descrição: Solos manejados sob sistema plantio direto adquirem condições físicas diferentes dos solos submetidos ao sistema convencional (Reinert et al., 1984). As principais alterações verificadas são a redução nas perdas de solo e água e maior infiltração de água no solo. Entretanto, o sistema plantio direto produz condições na rizosfera que podem se tornar menos favoráveis ao desenvolvimento radicular e crescimento das plantas, principalmente devido ao aumento na densidade do solo e à redução do volume de poros, responsáveis pelo armazenamento de água disponível às plantas (Albuquerque et al., 1995). O intensivo tráfego de máquinas, associado ao não revolvimento do solo, usualmente ocasiona a compactação da camada superficial do solo, alterando a magnitude do conteúdo de água (Tormena et al., 1998). Por conseguinte, o maior armazenamento de água no solo sob sistema plantio direto pode não representar maior disponibilidade de água às plantas, principalmente devido a ocorrência de limitações físicas ao crescimento das raízes e, consequentemente, da parte aérea das plantas. O preparo do solo modifica rugosidade superficial, com a incorporação de resíduos vegetais, ocasionando diminuição da infiltração e aumento na evaporação da água. Nesse sentido, a utilização de sistemas conservacionistas de preparo do solo pode afetar o armazenamento de água em relação ao sistema de preparo convencional, muitas vezes associado às menores perdas de água por evaporação. O objetivo desse trabalho é determinar a perda de água no solo por evaporação na fase inicial de crescimento das culturas deo milho e feijão, em diferentes sistemas de manejo do solo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / RENATO BEPLER SPOHR - Integrante / JULIANO GOMES ANDRADE - Integrante / Tatiana Tasquetto Fiorin - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2004 - 2007
Simulação da necessidade de irrigação no Estado do Rio Grande do Sul para compensar perdas por deficiência hídrica
Descrição: A variabilidade temporal e espacial na distribuição das precipitações pluviais é um dos maiores riscos à atividade agrícola e responsável pela oscilação no rendimento de grãos das culturas de primavera-verão no Estado do Rio Grande do Sul. Para minimizar as perdas na produção de grãos devido às deficiências hídricas, a adoção da irrigação tem sido apontada e recomendada pela pesquisa. Assim, os objetivos desse trabalho são: determinar a necessidade de irrigação para as culturas do milho, feijão e soja para a Depressão Central, Planalto Inferior, Planalto Médio, Missões e Baixo Vale do Uruguai; estimar a evapotranspiração de referência (ETo), lâmina de irrigação acumulada necessária por época de semeadura; estimar o custo de produção das culturas do milho, feijão e soja, considerando diferentes expectativas de rendimentos de grãos e preços de comercialização do produto; e, calcular a área mínima irrigada necessária para cobrir os custos de produção para os níveis de frustração de safra de 0, 20, 40, 60 e 80%. O trabalho será desenvolvido com base em uma série contínua de 13 anos de dados meteorológicos diários, provenientes das estações meteorológicas de Santa Maria, Cruz Alta, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga e São Borja. Será calculado o balanço hídrico diário e acumulado durante o ciclo de desenvolvimento das culturas. As datas de semeadura serão fixadas nos dias 01 e 15 de cada mês, dentro do período recomendado de semeadura. A lâmina de irrigação acumulada necessária por cultura, época de semeadura e região será calculada pelo método de Penman-Monteith. Serão determinados os custos de produção de áreas irrigadas e não-irrigadas. Sobre a receita bruta total em áreas não-irrigadas serão aplicadas frustrações de safra de 0, 20, 40, 60 e 80%. Da relação entre a receita líquida x área irrigada será calculada a área mínima irrigada necessária para compensar frustrações de safra em áreas não irrigadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
2003 - 2006
Recuperação de lisímetros de drenagem e da estrutura de cobertura contra precipitações pluvias
Descrição: A melhora na eficiência dos sistemas de produção é a principal contribuição das novas tecnologias e alternativas de produção incorporadas ao processo produtivo nos últimos anos, e o manejo da irrigação não é uma exceção. De acordo com Hillel (1980), as condições ideais são difíceis de serem alcançadas em qualquer programa de manejo da irrigação. Entretanto, aumentando-se a freqüência das irrigações e aplicando-se lâminas menores por irrigação, o suprimento de água às plantas aproxima-se da taxa exata por elas requerida, além de não se depender de uma grande capacidade de armazenamento de água no solo e evitar o escoamento superficial ou percolação profunda. Nesse contexto, os lisímetros de drenagem são ferramentas indispensáveis para determinar com precisão a lâmina de irrigação que proporciona o melhor custo-benefício do sistema, sem a degradação dos recursos solo e água. Para que os dados obtidos com experimentos em lisímetros sejam confiáveis, é necessário que a estrutura destes esteja intacta, permitindo a determinação exata das entradas e saídas de água no sistema solo-planta-atmosfera, o que será a justificativa do presente projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / GENESIO MARIO DA ROSA - Integrante / GIANE LAVARDA MELO - Integrante / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / JULIANO GOMES ANDRADE - Integrante / Gustavo de David - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Manejo da irrigação e racionalização no uso da água e energia na irrigação por aspersão
Descrição: Os objetivos desta linha de pesquisa são quantificar o aumento na disponibilidade de água no solo em locais de diferentes profundidades efetivas de solo em relação ao crescimento e desenvolvimento de plantas de milho cultivadas nos sistemas de cultivo plantio direto e convencional. Quantificar diferenças na capacidade de armazenamento de água disponível ao longo do ciclo de desenvolvimento de plantas de milho cultivadas nos sistemas de cultivo convencional e plantio direto e determinar a quantidade de água disponível às plantas em função da profundidade efetiva do solo; Relacionar profundidade efetiva do solo, sistema de cultivo, disponibilidade de água e crescimento de plantas de milho e identificar o intervalo de tempo adicional que o sistema plantio direto contribui para o manejo da água em áreas irrigadas em não irrigadas. Determinar a quantidade de água disponível no solo às plantas de soja e feijão cultivadas em solos de textura arenosa, argilosa e média. Identificar o limite crítico de disponibilidade de água no solo, em termos de lâmina de água, que cause alterações no crescimento e desenvolvimento das plantas dessas culturas e, analisar a sensibilidade do processo de crescimento e senescência das folhas de soja e feijão em relação a quantidade de água disponível às plantas. Aumentar a qualidade e a quantidade da silagem de milho e sorgo via manejo da água do solo e irrigação, através da aplicação de diferentes lâminas líquidas em áreas da Depressão Central do Rio Grande do Sul. Identificar o manejo da água de irrigação das culturas do milho e sorgo silagem através da utilização de diferentes lâminas líquidas de irrigação para atingir a máxima acumulação de massa seca, massa verde e qualidade da silagem IdentifQuantificar a proteína e fibra bruta, nutrientes digestíveis totais, digestibilidade da matéria seca e orgânica) da cultura do milho e sorgo para silagem submetidas a diferentes lâminas líquidas de irrigação durante o ciclo de desenvolvimento d.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / CARLOS FERNANDO TOESCHER - Integrante / GENESIO MARIO DA ROSA - Integrante / JOSÉ MIGUEL REICHERT - Integrante / RENATO BEPLER SPOHR - Integrante / MARCIO FURLAN MAGGI - Integrante / Raquel Bastos Rubin - Integrante / Tatiana Tasquetto Fiorin - Integrante / Claudio Garcia Gallarreta - Integrante / Armo Bernardo Heldwein - Integrante / Galileo Adeli Buriol - Integrante / Claiton Ruviaro - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 4
2002 - 2006
EFEITOS DO EXCESSO HÍDRICO NAS PERDAS DE NITRATO NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM DIFERENTES CLASSES DE TEXTURA DO SOLO
Descrição: A contaminação do solo é crescente no mundo, já existindo grande extensão de áreas contaminadas por agentes diversos, que freqüentemente ocorrem em faixas de concentração que representam perigo ambiental, com impactos na vegetação, nos organismos do solo e nas águas superficiais e subterrâneas. A relação entre as precipitações pluviais intensas e freqüentes e a produção agrícola pode auxiliar no processo de tomada de decisão, no sentido de minimizar os impactos do clima, especialmente na produção de grãos e proteção dos recursos hídricos. Poucos trabalhos têm sido conduzidos no Brasil para quantificar as perdas de N através da lixiviação de nitrato. Devido a rápida mobilidade do nitrato, torna-se difícil sua determinação a campo. Os métodos mais indicados e precisos são a utilização de N marcado e avaliação em lisímetros de drenagem. O conhecimento das perdas de nitrato é de extrema importância não só para fins econômicos, como também, na contaminação das águas superficiais e subterrâneas e, para auxiliar no manejo correto da adubação nitrogenada em sistema plantio direto. O objetivo principal desse trabalho será o de quantificar as perdas totais de nitrato com a água drenada e o grau de contaminação da água com nitrato em lisímetros de drenagem cultivados com a cultura do milho e submetidos a dois regimes pluviais, em três classes de textura de solo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / GENESIO MARIO DA ROSA - Integrante / GIANE LAVARDA MELO - Integrante / FABIANO DANIEL DE BONA - Integrante / JULIANO GOMES ANDRADE - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - Atual
Manejo racional da irrigação e uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada
Descrição: O principal objetivo desse trabalho é reduzir a lâmina de de água aplicada em áreas irrigadas por aspersão no Brasil e aumento na produtividade, através do manejo adequado da água de irrigação. A redução no consumo de energia elétrica com a utilização dessa tecnologia é de 30-35%. O trabalho visa manejar a aplicação da água de irrigação por aspersão, através da utilização de dados coletados por estações meteorológicas automáticas e de informações das características físico-hídricas do solo associados a um programa computacional (software), que defina o quanto e quando deve ser aplicado em cada irrigação. Para atender esse objetivo será dada ênfase aos seguintes aspectos: (i) monitoramento das condições meteorológicas do local e sua relação com a evapotranspiração máxima das culturas e o consumo da água armazenada no solo pelas plantas; (ii) avaliação econômica da utilização desse controle na produtividade agrícola irrigada, em nível nacional, através da redução no consumo de água e de energia e; (iii) estimar a redução no consumo de energia elétrica e de água de irrigação com a utilização dessa metodologia. Estimativas recentes indicam que há uma previsão de aumento da área irrigada de aproximadamente 150 mil hectares no ano de 2001, sendo que, 45% desse total deverá ser em pivô central e derivados. Entretanto, devido a recente redução na disponibilidade de energia elétrica em nível nacional, essa meta dificilmente será atingida, caso não sejam adotadas técnicas de manejo da água de irrigação que visem a redução no consumo de energia e de água. Para a necessária expansão da agricultura irrigada, em todas as regiões brasileiras, é imperativo a racionalização no uso de energia, como forma de aumentar a disponibilidade desse serviço. O custo de energia elétrica para a aplicação de 100 mm de água para um pivô de 100 hectares é de aproximadamente R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / GENESIO MARIO DA ROSA - Integrante / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / Tatiana Tasquetto Fiorin - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2002 - Atual
FENOLOGIA DE PLANTAS DE MILHO E SORGO VISANDO O MANEJO DAS CULTURAS E IRRIGAÇÃO
Descrição: A duração do período de crescimento para uma determinada cultivar é altamente dependente do ambiente térmico e do fotoperíodo. A taxa de crescimento pode ser modificada por diversos fatores, tais como o fotoperíodo, conteúdo de água no solo, radiação solar e fertilidade do solo, porém, é primariamente afetada pela temperatura. Segundo Ritchie & NeSmith (1991), um dos métodos utilizados para relacionar a temperatura ao desenvolvimento do milho e sorgo é o da soma de temperaturas, unidades térmicas ou graus-dia, definida como a soma de temperatura, acima de uma temperatura base, necessária para que a planta atinja uma determinada fase fenológica de seu desenvolvimento. Conseqüentemente, a fenologia de uma determinada cultura é um dos maiores determinantes do rendimento de grãos das culturas. Os estádios de desenvolvimento ou fenologia das plantas é uma ordenada seqüência de processos pontuados por eventos discretos, como semeadura, emergência, diferenciação floral, antese e maturação fisiológica. As variações que ocorrem entre as modernas cultivares anuais são mais evidentes na duração dos estádios vegetativo e reprodutivo, do que na taxa de crescimento. Isso significa que os processos de crescimento e desenvolvimento do milho e sorgo têm diferentes graus de sensibilidade aos fatores ambientais e de manejo. Em função disso, torna-se necessário avaliar quantitativa e qualitativamente a ocorrência dos estádios fenológicos de híbridos de milho e sorgo, para que se possa mensurar a influência dos fatores ambientais no rendimento de grãos das culturas. O principal objetivo desse trabalho será o de determinar a soma térmica e os estádios fenológicos de alguns híbridos de milho e sorgo. Para isso, será dada ênfase aos seguintes aspectos: determinação da mergência das plantas; determinação dos estádios fenológicos de cada cultura, em dias após a emergência (DAE); determinação da data de pendoamento, ponto de ensilagem, ponto de grão úmido, ponto de colheita e maturação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / GENESIO MARIO DA ROSA - Integrante / MÁRCIO ZAIOSC ALMEIDA - Integrante / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2001 - 2004
Cultivo duplo de arroz de sequeiro irrigado por aspersão e produção de silagem de milho e sorgo
Descrição: A Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul ao longo das últimas décadas vem enfrentando dificuldades econômicas e sociais devido à perda de dinamismo econômico, com reflexo no aumento das desigualdades regionais. Cultivares de arroz de terras altas altamente produtivas e adaptadas à irrigação por aspersão têm despertado o interesse de muitos produtores do RS e surge como uma alternativa rentável para diversificar a produção agrícola dessa região. O objetivo deste trabalho foi determinar a melhor época de semeadura para a produção de grãos de arroz de terras altas e para produção de silagem de milho e sorgo irrigados por aspersão. E, avaliar a quantidade e qualidade da silagem de milho e sorgo. Dois experimentos foram conduzidos a campo, em área experimental do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria - RS, no ano agrícola 2001/2002 e distribuídas no delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos do primeiro experimento foram constituídos de quatro épocas de semeadura do arroz de terras altas; (i) 18 de setembro (261 dias do ano - DDA); (ii) 04 de outubro (277 DDA); (iii) 19 de outubro (292 DDA) e; (iv) 05 de novembro (309 DDA). A semeadura foi realizada no sistema plantio direto, com espaçamento entre linhas de 0,17 m. No segundo experimento os tratamentos se constituíram de quatro datas de semeadura milho e do sorgo (semeados após a colheita do arroz de terras altas); (i) 28 de janeiro (28 DDA), (ii) 08 de fevereiro (39 DDA), (iii) 20 de fevereiro (51 DDA) e (iv) 05 de março (64 DDA), com espaçamento entre linhas de 0,50 m para o sorgo e 0,70 m para o milho. A irrigação por aspersão foi aplicada através de um sistema convencional fixo. Para o primeiro experimento os resultados demonstram aumento no índice de área foliar com o retardamento na data de semeadura do arroz de terras altas, exceto para semeadura realizada em 05 de novembro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / JEFERSON HORN HUNZ - Integrante / RENATO BEPLER SPOHR - Integrante / MARCIO FURLAN MAGGI - Integrante / Juliano Gomes de Andrade - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 3
2001 - 2003
Disponibilidade de água às plantas de feijão submetidas a déficit hídrico em dois sistemas de cultivo
Descrição: Quantificar diferenças na capacidade de armazenamento de água disponível ao longo do ciclo de desenvolvimento de plantas de feijão cultivadas nos sistemas de cultivo convencional e plantio direto. Monitoramento horário da umidade do solo em diferentes profundidades, para determinar quantidade de água disponível às plantas em função da profundidade efetiva do solo; Relacionar profundidade efetiva do solo, sistema de cultivo, disponibilidade de água e crescimento de plantas de feijão; Identificar o intervalo de tempo adicional que o sistema plantio direto contribui para o manejo da água em áreas irrigadas em não irrigadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / GIANE LAVARDA MELO - Integrante / FABIANO DANIEL DE BONA - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2000 - 2006
Produção de milho na metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul com o cultivo em camalhões e irrigação por sulcos.
Descrição: O principal sistema produtivo do setor primário da Metade Sul consiste na produção de arroz irrigado ?integrado? com a pecuária de corte nas áreas de pousio e coxilhas. Esse sistema representa 70% do PIB do setor primário dessa região. A Metade Sul apresenta área de várzea que permitem a expansão da lavoura de arroz. No entanto, o acréscimo de área cultivada está limitado, entre outros fatores, pelo reduzido mercado internacional do arroz produzido pelos países do Mercosul e, também, mais recentemente, pelo arroz do tipo agulhinha produzido no Brasil Central. O cultivo de outras espécies nas várzeas usualmente cultivadas com o arroz vem sendo investigado a décadas em várias regiões do mundo e também no Estado. A maior dificuldade para a introdução de espécies de sequeiro é a remoção do excesso de água do perfil do solo. O excesso de água no solo ocasiona na grande maioria das vezes perda total no rendimento de grãos, ocasionando um comportamento cíclico no sistema produtivo: a baixa expectativa de rendimento de grãos, devido ao risco do cultivo do milho nas várzeas, ocasiona uma reduzida aplicação de tecnologia de produção, resultando em baixo retorno econômico do investimento. Resultados de rendimento de grãos de milho observados em vários anos consecutivos, na região central do Estado, claramente demonstram que a utilização de várzeas sem uma adequada drenagem inviabilizam totalmente o sistema de produção. O excesso hídrico nas fases iniciais de desenvolvimento do milho ocasiona na maioria das vezes frustração total da cultura. O milho produzido na Metade Sul do Estado poderá ser utilizado com o objetivo de produção de grãos para comercialização direta e de silagem para a alimentação de bovinos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / MIRTA TERESINHA PETRY - Integrante / CLEUDSON JOSÉ MICHELON - Integrante / MARCIO FURLAN MAGGI - Integrante / Tatiana Tasquetto Fiorin - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2000 - 2003
Manejo da irrigação do milho baseado na evapotranspiração máxima da cultura
Descrição: Um aspecto importante das relações entre a absorção de água e o rendimento de grãos das culturas é o suprimento de água do solo às plantas para satisfazer a demanda evaporativa da atmosfera. O suprimento de água é determinado pela habilidade da cultura em utilizar a água armazenada no solo e, a demanda, por outro lado, é determinada pela combinação dos fatores meteorológicos interagindo com o dossel vegetativo das plantas (CARLESSO, 1995). O manejo da irrigação a partir dos valores da evapotranspiração máxima diária (ETmd) das culturas oferece vantagens por atender as necessidades das plantas em cada subperíodo, reduzindo a ocorrência de déficit hídrico e assegurando a obtenção de maiores rendimentos de grãos, minimizando os custos de produção e irrigação (BRAUNWORTH & MACK, 1987). A freqüência e a intensidade do déficit hídrico constituem os fatores que mais afetam o rendimento de grãos das culturas (FABEIRO et. al., 2001; AL-JAMAL et. al., 2001; CARLESSO & SANTOS, 1999; LAMM et. al., 1995). O objetivo desse experimento será avaliar modificação morfológicas e o rendimento de grãos de plantas de milho submetidas a diferentes manejos da água de irrigação. O manejo da irrigação utilizado será baseado na ETma da cultura, irrigações somente serão aplicadas quando a ETma acumularam valores de 14, 22, 30, 38 e 46 mm..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / JEFFERSON HORN KUNZ - Integrante / Tatiana Tasquetto Fiorin - Integrante / Claudio Garcia Gallarreta - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2007 - 2010
Assessoria e consultoria técnica em manejo da irrigação e uso racional da água em sistemas agrícolas e manejo do solo e culturas
Descrição: A escolha do momento certo de irrigar requer a consideração de vários fatores que fazem parte do processo produtivo, tais como: clima, espécie e estádio de desenvolvimento da cultura e capacidade de armazenamento de água do solo. Atualmente, existe um crescente interesse no controle da irrigação através do uso de dados meteorológicos, visto que estes são os principais responsáveis pelas oscilações nas safras agrícolas no Brasil e no mundo. O manejo da irrigação a partir de dados meteorológicos implica que estes sejam representativos de uma propriedade ou região e que sejam diariamente coletados. O presente projeto visa disponibilizar assessoria e consultoria técnica aos agricultores irrigantes, no Brasil (Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia) e no Uruguai, na tomada de decisão de quando irrigar e quanta água aplicar em cada irrigação, através do manejo racional da irrigação. O presente projeto de assessoria e consultoria técnica pretende atender irrigantes dessas regiões especificadas anteriormente, beneficiando aproximadamente 370 produtores, com área total superior a 35.000 ha irrigados, envolvendo as seguintes culturas no Brasil (Trigo, cevada, milho, feijão, soja, sorgo, algodão, tomate, batata, ervilha e café ) e no Uruguai (tomate, milho, cebola, batata, maçã, pêssego, pêra e videira)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Reimar Carlesso - Coordenador / JULIANO GOMES ANDRADE - Integrante / Alberto Eduardo Knies - Integrante / Cleudson José Michelon - Integrante / Gustavo De David - Integrante / Ceiton Dalla Santa - Integrante / Maria Aparecida Possebon - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Relação Solo Água Planta.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAREDES, PAULA2018PAREDES, PAULA ; RODRIGUES, GERALDO ; PETRY, MIRTA ; SEVERO, PAULA ; Carlesso, Reimar ; SANTOS PEREIRA, LUIS . Evapotranspiration Partition and Crop Coefficients of Tifton 85 Bermudagrass as Affected by the Frequency of Cuttings. Application of the FAO56 Dual Kc Model. Water, v. 10, p. 558-578, 2018.

2.
DE MORAES, MOACIR TUZZIN2017DE MORAES, MOACIR TUZZIN ; DEBIASI, HENRIQUE ; Carlesso, Reimar ; FRANCHINI, JULIO CEZAR ; DA SILVA, VANDERLEI RODRIGUES ; DA LUZ, FELIPE BONINI . Age-hardening phenomena in an oxisol from the subtropical region of Brazil. Soil & Tillage Research, v. 170, p. 27-37, 2017.

3.
ÁVILA, VIVIANE SCHONS DE2017ÁVILA, VIVIANE SCHONS DE ; PETRY, Mirta Teresinha ; Carlesso, Reimar ; Martins, Juliano Dalcin ; GONZÁLEZ, MARÍA GABRIELA ; Oliveira, Zanandra Boff de ; NUNES, JOSÉ NILTON VIEIRA ; MENEGAZ, SÔNIA THAIS . Simulation of soil water balance and partitioning of evapotranspiration of maize grown in two growing seasons in Southern Brazil. CIÊNCIA RURAL, v. 47, p. 1-7, 2017.

4.
TUZZIN DE MORAES, MOACIR2016TUZZIN DE MORAES, MOACIR ; DEBIASI, HENRIQUE ; Carlesso, Reimar ; CEZAR FRANCHINI, JULIO ; RODRIGUES DA SILVA, VANDERLEI ; BONINI DA LUZ, FELIPE . Soil physical quality on tillage and cropping systems after two decades in the subtropical region of Brazil. Soil & Tillage Research, v. 155, p. 351-362, 2016.

5.
SARTORI, GERSON MENEGHETTI SARZI2016SARTORI, GERSON MENEGHETTI SARZI ; MARCHESAN, ENIO ; DAVID, RICARDO DE ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; AIRES, NÚBIA PENTIADO ; GIACOMELI, ROBSON ; ARAMBURU, BRUNO BEHENCK ; SILVA, ANELISE LENCINA DA . Soybean Tillage Systems and Physical Changes in Surface Layers of Two Albaqualf Soils. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 40, p. 1-15, 2016.

6.
Martins, Juliano Dalcin2016Martins, Juliano Dalcin ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; RODRIGUES, GONÇALO CALEIA . VIABILIDADE ECONÔMICA DA IRRIGAÇÃO DEFICITÁRIA EM MILHO IRRIGADO POR GOTEJAMENTO. Irriga, v. 1, p. 150, 2016.

7.
MOREIRA, V. S.2015MOREIRA, V. S. ; ROBERTI, D. R. ; MINELLA, J. P. ; GONCALVES, L. G. G. ; CANDIDO, L. A. ; FIORIN, J. E. ; MORAES, O. L. ; TIMM, A. U. ; Carlesso, Reimar ; DEGRAZIA, G. A. . Seasonality of soil water exchange in the soybean growing season in Southern Brazil. Scientia Agricola (USP. Impresso), v. 72, p. 103, 2015.

8.
GONZÁLEZ, MARÍA G.2015GONZÁLEZ, MARÍA G. ; RAMOS, TIAGO B. ; Carlesso, Reimar ; PAREDES, PAULA ; PETRY, MIRTA T. ; MARTINS, JULIANO D. ; AIRES, NÚBIA P. ; PEREIRA, LUIS S. . Modelling soil water dynamics of full and deficit drip irrigated maize cultivated under a rain shelter. Biosystems Engineering, v. 132, p. 1-18, 2015.

9.
OLIVEIRA, Z. B.2015OLIVEIRA, Z. B. ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; MARTINS, J. D. . Influência de resíduos vegetais na superfície do solo e de diferentes espaçamentos entre linhas do feijoeiro na temperatura do solo. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 20, p. 33-45, 2015.

10.
ZWIRTES, A. L.2015ZWIRTES, A. L. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; KUNZ, J. ; REIMANN, G. K . Desempenho produtivo e retorno econômico da cultura do sorgo submetida à irrigação deficitária. Engenharia Agrícola (Online), v. 35, p. 666-688, 2015.

11.
SARTORI, G. M. S.2015SARTORI, G. M. S. ; MACHEZAN, Enio ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; DAVID, R. ; DONATO, G. ; SILVA, M. F. . Rendimento de grãos de soja em função de sistemas de plantio e irrigação por superfície em Planossolos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 50, p. 1139-1149, 2015.

12.
MORAES, M. T.2014MORAES, M. T. ; SILVA, V. R. ; ZWIRTES, A. L. ; Carlesso, Reimar . Use of penetrometers in agriculture: a review. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 34, p. 194, 2014.

13.
MORAES, M. T.2014MORAES, M. T. ; DEBIASI, H. ; Carlesso, Reimar ; FRANCHINI, J. C. ; SILVA, V. R. . Critical limits of soil penetration resistance in a Rhodic Eutrudox. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 38, p. 288-298, 2014.

14.
MORAES, M. T.2014MORAES, M. T. ; SILVA, V. R. ; CHERUBIN, M. R. ; Carlesso, Reimar ; DEBIASI, H. ; LEVIEN, Renato . Changes in a rhodic hapludox under no-tillage and urban waste compost in the northwest of rio grande do sul, Brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 38, p. 1327-1336, 2014.

15.
DE AVILA, LUIS ANTONIO2014DE AVILA, LUIS ANTONIO ; MARTINI, LUIZ FERNANDO D. ; MEZZOMO, RAFAEL F. ; REFATTI, JOÃO PAULO ; CAMPOS, ROGÉRIO ; CEZIMBRA, DIOGO M. ; MACHADO, SÉRGIO LUIS O. ; MASSEY, JOSEPH H. ; Carlesso, Reimar ; MARCHESAN, ENIO . Rice Water Use Efficiency and Yield under Continuous and Intermittent Irrigation. Agronomy Journal (Print), v. 107, p. 442-448, 2014.

16.
RODRIGUES, G. C.2013RODRIGUES, G. C. ; Martins, J.D ; CARLESSO, R. ; PEREIRA, L. S. ; SILVA, F.G. . Modelling economic impacts of deficit irrigated maize in Southern Brazil under different irrigation systems. Biosystems Engineering, v. 116, p. 97-110, 2013.

17.
OLIVEIRA, Z. B.2013OLIVEIRA, Z. B. ; Carlesso, Reimar ; Martins, J.D ; KNIES, A. E. ; SANTA, Cleiton Dalla . Perdas de água por escoamento superficial a partir de diferentes intensidades de chuvas simuladas. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 18, p. 415, 2013.

18.
MARTINS, JULIANO D.2013 MARTINS, JULIANO D. ; RODRIGUES, GONÇALO C. ; PAREDES, PAULA ; Carlesso, Reimar ; OLIVEIRA, ZANANDRA B. ; KNIES, ALBERTO E. ; PETRY, MIRTA T. ; PEREIRA, LUIS S. . Dual crop coefficients for maize in southern Brazil: Model testing for sprinkler and drip irrigation and mulched soil. Biosystems Engineering, v. 115, p. 291-310, 2013.

19.
CASAS, R. M.2013CASAS, R. M. ; Carlesso, Reimar ; CONDORI, M. A. H. ; RAMOS, P. O. M. ; BORDA, A. . Rendimiento y acumulación de nitrôgeno en la quinua (Chenopodium quinoa Willd) producida con estiércol y riego suplementário. Venesuelos, v. 20, p. 21, 2013.

20.
MARTINS, J. D.2012MARTINS, J. D. ; CARLESSO, R. ; PETRY, M. T. ; KNIES, A. E. ; OLIVEIRA, Z. B. ; BROETTO, T. . Estimativa do filocrono em milho para híbridos com diferentes ciclos de desenvolvimento vegetativo. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 42, p. 777-783, 2012.

21.
MARTINS, J. D.2012MARTINS, J. D. ; CARLESSO, R. ; AIRES, N. P. ; GATTO, J. C. ; Dubou, V ; FRIES, H. M. ; SCHEIBLER, R. B. . Irrigação deficitária para aumentar a produtividade da água na produção de silagem de milho. Irriga (UNESP Botucatu), v. especial, p. 192, 2012.

22.
CARLESSO, R.2011 CARLESSO, R.; SPOHR, R. B. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; Flores, C.H. . Runoff estimation in southern Brazil based on Smith's modified model and the Curve Number method. Agricultural Water Management (Print), v. 98, p. 1020-1026, 2011.

23.
SEGUI, J. P.2011SEGUI, J. P. ; ANDRADE, Juliano Gomes ; CARLESSO, R. ; TROIS, C. . Pérdidas de agua por evaporación en maíz con siembra convencional y directa para diferentes niveles de cobertura muerta. II modelos y relaciones. Revista Ciencias Técnicas Agropecuarias, v. 20, p. 24-29, 2011.

24.
ANDRADE, Juliano Gomes2011ANDRADE, Juliano Gomes ; SEGUI, J. P. ; CARLESSO, R. ; TROIS, C. ; KNIES, Alberto Eduardo . Perdidas de agua por evaporación en maíz con siembra convencional y directa para diferentes niveles de cobertura muerta. I. resultados experimentale. Revista Ciencias Técnicas Agropecuarias, v. 20, p. 29-36, 2011.

25.
OLIVEIRA, Z.B2011OLIVEIRA, Z.B ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Martins, Juliano Dalcin ; FRANCOIS, T. ; PETRY, Mirta Teresinha . EXTRAÇÃO DE ÁGUA DO SOLO PELO FEIJOEIRO CULTIVADO COM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRELINHAS E QUANTIDADES DE RESÍDUOS VEGETAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 16, p. 403-412, 2011.

26.
Martins, Juliano Dalcin2011Martins, Juliano Dalcin ; STRECK, NEREU AUGUSTO ; KNIES, Alberto Eduardo ; Carlesso, Reimar ; RADONS, SIDINEI ZWICK . Plastocrono e número final de nós de cultivares de soja em função da época de semeadura. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 41, p. 954-959, 2011.

27.
Michelon, Cleudson Jose2010Michelon, Cleudson Jose ; CARLESSO, R. ; Oliveira, Zanandra Boff de ; KNIES, Alberto Eduardo ; PETRY, Mirta Teresinha ; Martins, Juliano Dalcin . Funções de pedotransferência para estimativa da retenção de água em alguns solos do Rio Grande do Sul. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 40, p. 848-853, 2010.

28.
Martins, Juliano Dalcin2010Martins, Juliano Dalcin ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; OLIVEIRA, Z.B ; BROETTO, T. ; RODRIGUES, G. J. . POTENCIAL HÍDRICO FOLIAR EM MILHO SUBMETIDO AO DÉFICIT HÍDRICO. Irriga (UNESP Botucatu), v. 15, p. 324-334, 2010.

29.
FRONZA, D.2010FRONZA, D. ; BRACKMAN, A. ; CARLESSO, R. ; ANESE, R. O. ; BOTH, V. ; PAVANALLO, E. P. ; HAMANN, J. . Produtividade e qualidade de fogos Roxo de Valinhos submetidos à fertirrigação e ao armazenamento refrigerado. Revista Ceres (Online), v. 57, p. 494-499, 2010.

30.
SPOHR, R. B.2009SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; GALLARRETA, C. G. ; PRECHAC, F. G. ; Petillo, M. G. . Modelagem do escoamento superficial a partir das características físicas de alguns solos do Uruguai. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 39, p. 74-81, 2009.

31.
WOLSCHICK, D.2009WOLSCHICK, D. ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; JADOSKI, S. O. . Adubação nitrogenada na cultura do milho em sistema plantio direto em ano com precipitação pluvial e com "El Niño". Pesquisa Aplicada & Agrotecnologia (Impresso), v. 1, p. 07-14, 2009.

32.
MICHELON, Cleudson José2009MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; MELO, G. L. ; SPOHR, R. B. ; ANDRADE, Juliano Gomes . Qualidade física dos solos irrigados de algumas regiões do Brasil Central. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 13, p. 39-45, 2009.

33.
FIORIN, T. T.2009FIORIN, T. T. ; SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; SANTA, C. D. ; DAVID, Gustavo de . Produção de silagem de milho sobre camalhões em solos de várzea.. Pesquisa Aplicada & Agrotecnologia (Impresso), v. 2, p. 1-7, 2009.

34.
REICHERT, J. M.2009REICHERT, J. M. ; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano ; Kaiser, D.R. ; REINERT, D. J. ; Urach, F.L. ; CARLESSO, R. . Estimation of water retention and availability in soils of Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 33, p. 1547-1560, 2009.

35.
MICHELON, Cleudson José2008MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; FIORIN, Tatiana Tasquetto ; GUBIANI, Paulo Ivonir . Qualidade física de solos irrigados por aspersão no Brasil. Ingeniería del Agua, v. 15, p. 95-105, 2008.

36.
PETRY, Mirta Teresinha2007PETRY, Mirta Teresinha ; ZIMMERMANN, F. L. ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; KUNZ, Jefferson Horn . Disponibilidade de água do solo ao milho cultivado sob sistemas de semeadura direta e preparo convencional. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 31, p. 531-539, 2007.

37.
MICHELON, Cleudson José2007MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; DAVID, Gustavo de ; SANTA, Cleiton Dalla . Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Rural, v. 37, p. 1308-1315, 2007.

38.
MICHELON, Cleudson José2007MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; DAVID, Gustavo de ; SANTA, C. D. . Qualidade física dos solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Rural, v. 37, p. 1308-1315, 2007.

39.
PETRY, M. T.2007PETRY, M. T. ; ZIMMERMANN, F. ; CARLESSO, R. ; MICHELON, C. J. ; KUNZ, J. H. . Disponibilidade de água do solo ao milho cultivado sob sistemas de semeadura direta e preparo convencional. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 3, p. 531-539, 2007.

40.
MACHADO, Sérgio Luiz de Oliveira2006MACHADO, Sérgio Luiz de Oliveira ; MACHEZAN, Enio ; RIGHES, Afrânio Almir ; CARLESSO, R. ; VILLA, Silvio Carlos Cazarrotto ; CAMARGO, Edinalvo Rabaiolli . Consumo de água e perdas de nutrientes e de sedimentos na água de drenagem inicial do arroz irrigado. Ciência Rural, Santa Maria, v. 36, n.01, p. 65-71, 2006.

41.
GALLARRETA, Claudio Garcia2005GALLARRETA, Claudio Garcia ; VILARÓ, Francisco ; CARLESSO, R. ; DOCAMPO, Roberto ; CASANOVA, Sebastian ; REINERI, Mario ; BURGOS, César . Cultivo de papa: manejo del riego en el sur del país. Revista INIA, Montevideo, v. 02, p. 26-29, 2005.

42.
SPOHR, Renato Bepler2005SPOHR, Renato Bepler ; MAGGI, Marcio Furlan ; CARLESSO, R. ; KUNZ, Jefferson Horn ; FIORIN, Tatiana Tasquetto . Irrigação na produção de silagem de milho e sorgo, em sucessão ao arroz de terras altas. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 9, n.4, p. 469-474, 2005.

43.
PETRY, Mirta Teresinha2004PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. ; ZIMMERMANN, Fabiano Luiz . Aproveitamento máximo. Cultivar Máquinas, Pelotas, v. 3, n.33, p. 30-34, 2004.

44.
WEBER, L.2003WEBER, L. ; MARCHEZAN, E. ; CARLESSO, R. ; MARZARI, V. . Cultivares de arroz irrigado e nutrientes na água de drenagem em diferentes sistemas de cultivo.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 33, n.02, p. 27-33, 2003.

45.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar2003CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. ; ALMEIDA, M. Z. . Controle total: o manejo da irrigação usando estações meteorológicas automáticas, computadores e comunicação via Internet garante precisão e menos despesas.. Cultivar Máquinas, Pelotas, v. 1, n.16, p. 20-23, 2003.

46.
WOLSCHICK, D.2003WOLSCHICK, D. ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; JADOSKI, S. O. . Adubação nitrogenada na cultura do milho no sistema plantio direto em ano com precipitação pluvial normal e com El-Niño.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 27, n.3, p. 461-468, 2003.

47.
MAGGI, Marcio Furlan2003MAGGI, Marcio Furlan ; SPOHR, Renato Bepler ; CARLESSO, R. ; ANDRADE, Juliano Gomes . Sequência de cultivos irrigados de verão: arroz de terras altas e milho ou sorgo.. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 8, n.3, p. 191-202, 2003.

48.
JADOSKI, S. O.2003JADOSKI, S. O. ; CARLESSO, R. ; MELO, G. L. ; RODRIGUES, M. ; FRIZZO, Z. . Manejo da irrigação para maximização do rendimento de grãos do feijoeiro.. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 8, n.1, p. 1-9, 2003.

49.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar2001CARLESSO, R.; BARTH, B. D. ; MARCHEZAN, Ê. ; FRIZZO, Z. . Espaçamento entre drenos superficiais em planossolo para cultivo de plantas anuais de sequeiro.. Revista Engenharia na Agricultura, Viçosa, v. 9, n.1, p. 1-15, 2001.

50.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar2001CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha . Na medida: eficiência do uso da água contribui para o aumento da produção. Cultivar Máquinas, Pelotas, v. 1, n.3, p. 14-16, 2001.

51.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar2001CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; KLAR, A. E. . Efeitos da irrigação e do espaçamento de plantas sobre a colheita mecanizada do feijoeiro.. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 6, n.02, p. 135-148, 2001.

52.
JADOSKI, S. O.2000JADOSKI, S. O. ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; FRIZZO, Z. . População de plantas e espaçamento entre linhas do feijoeiro irrigado. II: Rendimento de grãos e componentes do rendimento.. Ciência Rural (UFSM. Impresso), Santa Maria, v. 30, n.4, p. 567-673, 2000.

53.
JADOSKI, S. O.2000JADOSKI, S. O. ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; CERVO, L. . População de plantas e espaçamento entre linhas do feijoeiro irrigado. I: Comportamento morfofisiológico das plantas.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 30, n.4, p. 559-565, 2000.

54.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar2000CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; CHRISTOFARI, C. P. ; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha . Manejo da irrigação do milho a partir da evapotranspiração máxima da cultura.. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 20, n.1, p. 15-24, 2000.

55.
ROSA, G. M.2000ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. . Disponibilidade, eficiência e racionalidade na utilização de recursos hídricos.. Revista Ciência e Ambiente, Santa Maria, v. 1, n.21, p. 103-118, 2000.

56.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1999CARLESSO, R.; SANTOS, R. F. . Crescimento de plantas de milho submetidas a déficit hídrico em solos de diferentes texturas.. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), Viçosa, v. 23, n.01, p. 27-33, 1999.

57.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1999 CARLESSO, R.; SANTOS, R. F. . Disponibilidade de água às plantas de milho em solos de diferentes texturas.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 23, n.1, p. 17-25, 1999.

58.
SANTOS, R. F.1999SANTOS, R. F. ; CARLESSO, R. . Enrolamento e expansão das folhas de milho submetidas a déficit hídrico em diferentes solos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 3, n.1, p. 01-06, 1999.

59.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1999CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; CHAUDHRY, F. H. . Programação do manejo da irrigação de milho via modelo de simulação.. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 19, n.01, p. 53-63, 1999.

60.
SANTOS, R. F.1998SANTOS, R. F. ; CARLESSO, R. . Influência da textura e profundidade do solo na calibração de sonda de nêutrons.. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 3, n.1, p. 23-34, 1998.

61.
CAINELLI, V. H.1998CAINELLI, V. H. ; CARLESSO, R. ; ROBAINA, A. D. ; DOTTO, C. R. D. . Uniformidade de distribuição e eficiência de aplicação de água em um pivô central.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 27, n.3, p. 35-40, 1998.

62.
SANTOS, R. F.1998SANTOS, R. F. ; CARLESSO, R. . Déficit hídrico e os processos morfológicos e fisiológicos das plantas.. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 2, n.3, p. 287-294, 1998.

63.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1998CARLESSO, R.; HERNANDEZ, M. G. R. ; RIGHES, Afrânio Almir ; JADOSKI, S. O. . Índice de área foliar e altura de plantas de arroz submetidas a diferentes práticas de manejo.. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 2, n.3, p. 287-294, 1998.

64.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1997CARLESSO, R.; HERNANDEZ, M. G. R. ; ROBAINA, A. D. ; JADOSKI, S. O. ; DOTTO, C. R. D. . Consumo e eficiência do uso da água e componentes do rendimento do arroz irrigado.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 27, n.3, p. 413-418, 1997.

65.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1997CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. . Resposta do sorgo granífero a déficits hídricos aplicados durante o ciclo de desenvolvimento da cultura.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 27, n.2, p. 211-215, 1997.

66.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1997CARLESSO, R.. Enrolamento e orientação de folhas de milho causada por déficits hídricos.. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 5, n.2, p. 171-176, 1997.

67.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1997CARLESSO, R.; POZZOBON, É. J. ; KONIG, O. ; PESSOA, A. C. ; KELLING, C. R. S. . Acumulação de nutrientes no feijoeiro e exportação de nutrientes do solo via grãos e restos culturais.. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 3, n.2, p. 157-161, 1997.

68.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1997CARLESSO, R.; TOESCHER, C. F. ; RIGHES, Afrânio Almir . Volume de água aplicada e produtividade do arroz sob diferentes métodos de irrigação.. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia de Uruguaiana, Uruguaiana, v. 4, n.1, p. 75-79, 1997.

69.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1996CARLESSO, R.; POZZOBON, É. J. ; KELLING, C. R. S. ; PESSOA, A. C. ; KONIG, O. . Concentração de nitrogênio, fósforo e potássio na parte aérea do feijoeiro em resposta à irrigação, fertirrigação e micronutrientes.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 26, n.2, p. 191-196, 1996.

70.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1996CARLESSO, R.; PEITER, M. X. . Comportamento do sorgo granífero em função de diferentes frações de água disponível no solo.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 26, n.1, p. 51-55, 1996.

71.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1995 CARLESSO, R.. Absorção de água pelas plantas: Água disponível versus extraível e a produtividade das culturas.. Ciência Rural, Santa Maria, v. 25, n.1, p. 183-188, 1995.

72.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1992CARLESSO, R.; RIGHES, Afrânio Almir . Caracterização e classificação de solos orgânicos (histossolo).. Ciência Rural, Santa Maria, v. 19, n.1-2, p. 31-43, 1992.

73.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1992CARLESSO, R.; RIGHES, Afrânio Almir . Comportamento de solos orgânicos sob diferentes níveis freáticos.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 16, p. 120-125, 1992.

74.
CARLESSO, R.;Carlesso, Reimar1988CARLESSO, R.. Calha medidora de vazões. LAVOURA ARROZEIRA, Porto Alegre, v. 41, n.382, p. 24-26, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SEGUI, J. P. ; CARLESSO, R. ; ANDRADE, Juliano Gomes . Conservación y ahorro de agua en la agricultura. Académica Española, 2012. 55p .

2.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha (Org.) ; ROSA, G. M. (Org.) ; Heldwein, A. B. (Org.) . Usos e Benefícios da Coleta Automática de Dados Meteorológicos na Agricultura. 01. ed. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007. v. 500. 170p .

3.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha (Org.) ; ROSA, G. M. (Org.) ; CERETTA, C. A. (Org.) . Irrigação por Aspersão no Rio Grande do Sul. 1. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001. v. 1000. 165p .

4.
CARLESSO, R.; ZIMMERMANN, F. L. . Água no solo: parâmetros para dimensionamento de sistema de irrigação. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2000. v. 100. 65p .

5.
CARLESSO, R.. Irrigação por aspersão. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1997. 37p .

6.
CARLESSO, R.; ROBAINA, A. D. . Irrigação por sulcos e sistematização do solo. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1996. 34p .

7.
CARLESSO, R.. Drenagem e aeração do solo. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1995. 74p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASANOVA, Sebastian ; GALLARRETA, C. G. ; CARLESSO, R. . Morpho-Physiological And Yield Modifications In Two Potato Cultivars Under Different Irrigation Managements. In: N. Pereira Muñoz; S. Ortega-Farias; G. Selles. (Org.). Proceedings of the sixth international symposium on irrigation of horticultural crops. 889ed.: international society for horticultural science, 2011, v. , p. 445-451.

2.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; PETRY, Mirta Teresinha ; Dubou, V . Pedofunções para a estimativa da capacidade de campo de do ponto de murcha permanente em solos irrigados do Sul do Brasil. In: Luís Santos Pereira; Flávio Brea Victoria, Paula Paredes; Mario Garcia; Enrique Palacios, Arturo Torrencillas. (Org.). Tecnologias para o Uso Sustentável da Água em Regadió. : Colibri, 2010, v. , p. 175-177.

3.
ALMEIDA, R. E. ; CARLESSO, R. ; SCHIRMANN, Gisele Silva ; GRASEL, C. H. ; KNIES, Alberto Eduardo . Efeito da manutenção de resíduos vegetais na superfície do solo no armazenamento e evaporação da água de solos de diferentes texturas. In: Luís Santos Pereira; Flávio Brea Victoria, Paula Paredes; Mario Garcia; Enrique Palacios, Arturo Torrencillas. (Org.). Tecnologias para o Uso Sustentável da Água em Regadió. : Colibri, 2010, v. , p. 181-184.

4.
SANTA, C. D. ; CARLESSO, R. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; Juliano Martins ; GRASEL, L.F ; DAVID, Gustavo de . Determinação das perdas de água por escoamento superficial para diferentes declividades do terreno. In: Luís Santos Pereira; Flávio Brea Victoria, Paula Paredes; Mario Garcia; Enrique Palacios, Arturo Torrencillas. (Org.). Tecnologias para o Uso Sustentável da Água em Regadió. : Colibri, 2010, v. , p. 188-190.

5.
ANDRADE, Juliano Gomes ; CARLESSO, R. ; SEGUI, J. P. ; DAVID, Gustavo de ; SANTA, C. D. . Perdas de água por evaporação de um solo cultivado com milho em sistema de plantio direto e convencional. In: Luís Santos Pereira; Flávio Brea Victoria, Paula Paredes; Mario Garcia; Enrique Palacios, Arturo Torrencillas. (Org.). Tecnologias para o Uso Sustentável da Água em Regadió. : Colibri, 2010, v. , p. 185-187.

6.
SALDANHA, G.S ; CARLESSO, R. ; ALMEIDA, R. E. ; PETRY, Mirta Teresinha ; OLIVEIRA, Z.B . Extração de água de um solo franco-arenoso na fase inicial de desenvolvimento da cultura do milho. In: Luís Santos Pereira; Flávio Brea Victoria, Paula Paredes; Mario Garcia; Enrique Palacios, Arturo Torrencillas. (Org.). Tecnologias para o Uso Sustentável da Água em Regadió. : Colibri, 2010, v. , p. 191-194.

7.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; Juliano Martins ; GRASEL, L.F . Determinação da soma térmica em híbridos de milho para manejo da irrigação. In: Luís Santos Pereira; Flávio Brea Victoria, Paula Paredes; Mario Garcia; Enrique Palacios, Arturo Torrencillas. (Org.). Tecnologias para o Uso Sustentável da Água em Regadió. : Colibri, 2010, v. , p. 152-155.

8.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha . Variáveis meteorológicas e o desenvolvimento dos cultivos agrícolas. In: Carlesso, R.; Petry, Petry, M.T.; Rosa, G.M.; Heldwein, A.B.. (Org.). Usos e benefícios da coleta automática de dados meteorológicos na agricultura. 01ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007, v. 01, p. 15-38.

9.
PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. ; ROSA, G. M. . Variáveis medidas pela estação meteorológica automática. In: Carlesso, R.; Petry, M.T.; Rosa, G.M.; Heldwein, A.B.. (Org.). Usos e benefícios da coleta automática de dados meteorológicos na agricultura. 01ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007, v. 01, p. 39-76.

10.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; SPOHR, R. B. . Estimativa do consumo de água das plantas. In: Carlesso, R.; Petry, M.T.; Rosa, G.M.; Heldwein, A.B.. (Org.). Usos e benefícios da coleta automática de dados meteorológicos na agricultura. 01ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007, v. 01, p. 77-100.

11.
KONIG, O. ; MUTTI, Luiz Severo Mugica ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; CARLESSO, R. . Avaliações hidroagrícolas. In: Geraldo Lopes da Silveira; Jussara Cabral Cruz. (Org.). Seleção ambiental de barragens: análise de favorabilidades ambientais em escala de bacia hidrográfica.. 1ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2005, v. 1, p. 151-214.

12.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. . Manejo da irrigação por aspersão visando a redução de custos de produção e de energia. In: REIMAR CARLESSO; MIRTA TERESINHA PETRY; GENESIO MARIO DA ROSA; CARLOS ALBERTO CERETTA. (Org.). Irrigação por Aspersão no Rio Grande do Sul. 1ed.Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001, v. 1, p. 84-98.

13.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ZIMMERMANN, F. L. . Irrigação da cultura de milho visando a produção de grãos e silagem de qualidade. In: RESTLE, João.. (Org.). EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE. 1ªed.Santa Maria: Imprensa Universitária, 2000, v. , p. 147-184.

14.
CARLESSO, R.. Disponibilidade de água às plantas em solos arenosos. In: FRIES, Marcos Rubens.. (Org.). PLANTIO DIRETO EM SOLOS ARENOSOS: ALTERNATIVAS DE MANEJO PARA A SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA. Santa Maria: Pallotti, 1998, v. 01, p. 21-51.

15.
CARLESSO, R.. Irrigação. In: BISOGNIN, Dílson Antônio.. (Org.). RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA O CULTIVO DA BATATA NO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1997, v. , p. 53-55.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA NETO, L. ; ROCHA, M. R. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; BAEZ, M. S. A. ; SPOLAOR, G. M. . Evaporação da água de um argissolo em condições de chuva natural. In: IV INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2017, Fortaleza. IV INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2017. p. 1-11.

2.
BARIANI, C.J.M.V. ; KERSTEN, D.S. ; VICTORIA, N.M. ; CARLESSO, R. ; PETRY, M.T. ; PERIPOLLI, M. . MONITORAMENTO DA FENOLOGIA DA SOJA IRRIGADA USANDO PERFIS DE SÉRIE TEMPORAL DE NDVI. In: III Inovagri International Meeting, 2015, Fortaleza. Anais do III Inovagri International Meeting - 2015, 2015. p. 1610-1618.

3.
BARIANE, C.J.M.V. ; VICTORIA, N.M. ; CARLESSO, R. ; PETRY, M.T. ; ANTONELLO, M.C. ; MENEGAZ, S.T. . USO DA DETECÇÃO REMOTA PARA O ESTUDO DA DINÂMICA DA VEGETAÇÃO EM ÁREAS IRRIGADAS POR PIVÔ CENTRAL NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA, RS. In: III Inovagri International Meeting, 2015, Fortaleza. Anais do III Inovagri International Meeting - 2015, 2015. p. 452-462.

4.
BOUFLEUER, R. ; FABRO NETO, A. ; AZEVEDO, B. R. ; LIMA, J. C. D. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; AUGUSTIN, I. ; HAUBERT, D. H. . Evaluation of a remote sensing architecture for precision irrigation using open hardware technologies. In: The 2015 International Conference on Wireless Networks, 2015, Las Vegas. Worldcomp 2015, 2015. p. 91-97.

5.
Martins, J.D ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; MENEGAZ, S. T ; AIRES, N. P. ; AITA, R. C . Viabilidade econômica da irrigação deficitária em milho irrigado por gotejamento. In: INOVAGRI Internacional Meeting, II Simpósio brasileiro de salinidade e II Reunião brasileira sobre engenharia da irrigação, 2014, Fortaleza. II Inovagri International Meeting, 2014. v. II. p. 3225-3233.

6.
KNIES, A. E. ; GINDRI, T. M ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; FRIES, H. M. ; REIMANN, G. K . Escoamento superficial em diferentes quantidades de palha e níveis de cobertura do solo durante o desenvolvimento da cultura do milho. In: INOVAGRI Internacional Meeting, II Simpósio brasileiro de salinidade e II Reunião brasileira sobre engenharia da irrigação, 2014, Fortaleza-CE. INOVAGRI International Meeting, 2014. p. 3219-3223.

7.
PINANGO, M. G. G. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; HENCKES, J. R. ; SILVA, L. R ; GATTO, J. C. . Simulação do balanço hídrico do solo para a cultura do milho submetida a diferentes estratégias de irrigação deficitária. In: INOVAGRI Internacional Meeting, II Simpósio brasileiro de salinidade e II Reunião brasileira sobre engenharia da irrigação, 2014, Fortaleza-CE. II Inovagri International Meeting. p. 3266-3273.

8.
REIMANN, G. K ; ZWIRTES, A. L. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; HENCKES, J. R. ; FRIES, H. M. . Produtividade da água irrigada da cultura do sorgo submetida à irrigação deficitária. In: INOVAGRI Internacional Meeting, II Simpósio brasileiro de salinidade e II Reunião brasileira sobre engenharia da irrigação, 2014, Fortaleza-CE. II Inovagri International Meeting, 2014. p. 3258-3264.

9.
AIRES, N. P. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; MICHELON, C. J. ; SILVA, L. R ; PERIPOLLI, M . Estimativa do conteúdo de água no solo em baixos potenciais utilizando pedofunções. In: INOVAGRI Internacional Meeting, II Simpósio brasileiro de salinidade e II Reunião brasileira sobre engenharia da irrigação, 2014, Fortaleza-CE. II Inovagri International Meeting, 2014. p. 3128-3133.

10.
KUNZ, J. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; GATTO, J. C. ; AITA, R. C ; ANTONELLO, M. C. . Simulação do efeito da temperatura e do fotoperíodo na fenologia da cultura da soja. In: INOVAGRI Internacional Meeting, II Simpósio brasileiro de salinidade e II Reunião brasileira sobre engenharia da irrigação, 2014, Fortaleza-CE. II Inovagri International Meeting, 2014. p. 3250-3256.

11.
OLIVEIRA, Z. B. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; PEREIRA, L. S. ; TEIXEIRA, M. S. . Estimating reference evapotranspiration using weather forecast data in Southern Brazil. In: 1st CIHR Inter-Regional Conference on Land and Water Challenges, 2013, Bari. Water, environment and agriculture: challenges for sustainable development, 2013. p. 1-15.

12.
PINANGO, M. G. G. ; RAMOS, T. B. ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; Martins, J.D ; PAREDES, P. ; PETRY, M. T. ; PEREIRA, L. S. . Calibration and validation of the Hydrus-1D model to simulate soil water balance of maize under full and deficit irrigation. In: 1st CIHR Inter-Regional Conference on Land and Water Challenges, 2013, Bari. Water, environment and agriculture: challenges for sustainable development, 2013. p. 1-15.

13.
MARTINS, J. D. ; RODRIGUES, G. C. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; PAREDES, P. ; ROSA, R. ; PEREIRA, L. S. . Dual Crop Coefficients for Irrigated Maize in Southern Brazil: Model Calibration and Validation.. In: International Conference Of Agricultural Engineering, 2012, 2012, Valencia, Espanha. Anais do CIGR-AgEng2012, 2012.

14.
RODRIGUES, G. C. ; MARTINS, J. D. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; PAREDES, P. ; ROSA, R. ; PEREIRA, L. S. . Economic Impacts Assessment of Deficit Irrigation and Commodity Prices. Application to Maize in Southern Brazil. In: International Conference Of Agricultural Engineering, 2012, Valencia, Espanha. Anais do CIGR-AgEng2012, 2012.

15.
CARLESSO, R.. Manejo del riego y asesoramiento al regante: riego suplementario y siembra directa. In: Potencial del riego extensivo en cultivos y pasturas 1er seminario internacional/Paysandú/Uruguay, 2010, Montevideo. Potencial del riego extensivo en cultivos y pasturas 1er seminario internacional/Paysandú/Uruguay, 2010. p. 103-114.

16.
MICHELON, Cleudson José ; OLIVEIRA, Z.B ; CARLESSO, R. ; Juliano Martins ; KNIES, Alberto Eduardo ; GRASEL, L.F . EQUAÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA PARA A ESTIMATIVA DA RETENÇÃO DE ÁGUA EM SOLOS IRRIGADOS DO RS. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O solo e a produção de bioenregia: perspectivas e desafios, 2009. p. 1-5.

17.
Juliano Martins ; CARLESSO, R. ; SANTA, C. D. ; RODRIGUES, G. J. ; ALMEIDA, R. E. ; OLIVEIRA, Z.B . Escoamento superficial em função de diferentes quantidades de resíduos vegetais em superfície e declividades do solo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O solo e a produção de bioenregia: perspectivas e desafios, 2009. p. 1-5.

18.
OLIVEIRA, Z.B ; MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Dubou, V ; Juliano Martins . Pedofunções para a estimativa da retenção de água em solos argilosos irrigados do Estado de São Paulo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo- O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009. p. 1-5.

19.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; SCHIRMANN, Gisele Silva ; PETRY, Mirta Teresinha ; ALMEIDA, R. E. ; BROETTO, T. . EVAPORAÇÃO DE ÁGUA DO SOLO SOB DIFERENTES TIPOS E QUANTIDADES DE COBERTURA MORTA NA FASE INICIAL DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SOJA. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo- O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009. p. 1-5.

20.
ALMEIDA, R. E. ; CARLESSO, R. ; MULAZZANI, R.P ; SANTA, Cleiton Dalla ; SCHIRMANN, Gisele Silva ; MICHELON, Cleudson José . Cobertura do solo com palha de aveia e seu efeito nas temperaturas extremas do solo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo- O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009. p. 1-5.

21.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; PETRY, Mirta Teresinha ; Dubou, V . PEDOFUNÇÕES PARA A ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CAMPO E PONTO DE MURCHA PERMANENTE EM SOLOS IRRIGADOS DO SUL DO BRASIL. In: TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008, Florianópolis - SC. TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. p. 1-7.

22.
ANDRADE, Juliano Gomes ; CARLESSO, R. ; SEGUI, J. P. ; DAVID, Gustavo de ; SANTA, Cleiton Dalla . PERDAS DE ÁGUA POR EVAPORAÇÃO DE UM SOLO CULTIVADO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL. In: TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008, Florianópolis - SC. TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. p. 1-9.

23.
ALMEIDA, R. E. ; CARLESSO, R. ; SCHIRMANN, Gisele Silva ; PETRY, Mirta Teresinha ; GRASEL, C. H. . EFEITO DA MANUTENÇÃO DE RESÍDUOS VEGETAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO NO ARMAZENAMENTO E EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DE SOLOS DE DIFERENTES TEXTURAS. In: TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008, Florianópolis - SC. TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. p. 1-8.

24.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; MICHELON, Cleudson José ; GRASEL, L.F ; SEVERO, F.L . FENOLOGIA DE PLANTAS DE MILHO VISANDO O MANEJO DA CULTURA E DE IRRIGAÇÃO. In: TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008, Florianópolis - SC. TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. p. 1-7.

25.
SANTA, Cleiton Dalla ; CARLESSO, R. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; Juliano Martins ; GRASEL, L.F ; DAVID, Gustavo de . DETERMINAÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA POR ESCOAMENTO SUPERFICIAL PARA DIFERENTES DECLIVIDADES DO TERRENO. In: TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008, Florianópolis - SC. TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. p. 1-4.

26.
SCHIRMANN, Gisele Silva ; CARLESSO, R. ; ALMEIDA, R. E. ; PETRY, Mirta Teresinha ; OLIVEIRA, Z.B . EXTRAÇÃO DE ÁGUA DE UM SOLO FRANCO-ARENOSO NA FASE INICIAL DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO MILHO. In: TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. TALLER INTERNACIONAL- RED RIEGOS CYTED, 2008. p. 1-7.

27.
SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; Petillo, M. G. ; GALLARRETA, C. G. ; DOCAMPO, Roberto ; Juliano Martins ; BROETTO, T. . Influencia de las características físicas del suelo em las perdidas de agua por escurrimento superficial em el sur de Brasil y en Uruguay. In: III Congresso Internacional de Riego y Drenaje, 2007, Habana. III Congresso Internacional de Riego y Drenaje, 2007. p. 1-13.

28.
CARLESSO, R.; MICHELON, Cleudson José ; PETRY, Mirta Teresinha ; SPOHR, R. B. ; SANTA, Cleiton Dalla ; DAVID, Gustavo de . Perdas de água por evaporação no sistema de cultivo plantio direto com diferentes níveis de palha. In: III Congresso Internacional de Riego y Drenaje, 2007. Cuba - Riego 2007. p. 1-8.

29.
ANDRADE, Juliano Gomes ; SEGUI, J. P. ; CARLESSO, R. ; TROIS, C. ; KNIES, Alberto Eduardo ; ALONSO, G. L. . Perdidas de agua por evaporación en maiz con siembra convencional y directa para diferentes niveles de cobertura muerta. In: III Congresso Internacional de Riego y Drenaje, 2007, Habana. Cuba-Riego 2007, 2007.

30.
CARLESSO, R.; SPOHR, Renato Bepler ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; KNIES, Alberto Eduardo ; FIORIN, Tatiana Tasquetto . Estimativa do escoamento no Sul do Brasil: modelo modificado de Smith e número da curva (USDA-SCS). In: Técnicas de Riego y Fertirriego: Herramientas Computacionales para Diseno y Manejo, 2007, Cuenca. CYTED - Ciencia y Tecnologia para el Desarrolo, 2007. p. 1-15.

31.
REICHERT, J. M. ; Kaiser, D.R. ; REINERT, D. J. ; Urach, F.L. ; CARLESSO, R. . Pedofunções para estimativa da retenção de água em solos do Rio Grande do Sul. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado - RS. Conquistas e desafios da Ciência do Solo Brasileiro, 2007. p. 01-06.

32.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; TROIS, C. . Rede de estações meteorológicas automáticas para prover a necessidade de irrigação das culturas. In: Modernización de riegos y uso de tecnologias de informacións, 2007, La Paz. CYTED - Ciencia u Tecnologia para el desarroll, 2007. p. 1-11.

33.
CARLESSO, R.. Poupança e conservação da água: técnicas de irrigação e modelos de simulação. In: Modernización de riegos y uso de tecnologias de informacións, 2007, La Paz. CYTED - Ciencia y Tecnologia para el desarrollo, 2007. p. 1-10.

34.
CARLESSO, R.; MICHELON, Cleudson José ; PETRY, Mirta Teresinha ; DAVID, Gustavo de . Physical Quality of Irrigated Soils of Rio Grande do Sul State - Brazil. In: ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2006, PORTLAND. 2006 ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2006.

35.
CARLESSO, R.; MICHELON, Cleudson José ; PETRY, Mirta Teresinha . Qualidade física de solos irrigados por aspersão no Brasil. In: IV Foro Mundial del Agua: ?Políticas y estrategias para el uso del agua en la agricultura en Iberoamérica, 2006, Cidade do México. Políticas y estrategias para el uso del agua en la agricultura en Iberoamérica, 2006. p. 1-15.

36.
PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José . Simulation of Supplementary Irrigation for Maize in the Rio Grande do Sul State ? Brazil to Avoid Yield Reduction due to Water Deficit. In: 2006 ASABE Annual International Meeting, 2006, Portland. 2006 ASABE Annual International Meeting, 2006. p. 1-7.

37.
CARLESSO, R.; MATSURA, E. ; PEIXOTO, H. . La irrigacion: aspectos tecnologicos, socio-economicos y ambientales. In: Congresso Internacional de Riego Y Drenaje, 2005, La Habana. Cubarriego 2005, 2005. p. 1-12.

38.
CARLESSO, R.; MATSURA, E. ; PEIXOTO, H. . La irrigacion: aspectos tecnologicos, socio-economicos y ambientales. In: Congresso Internacional de Riego Y Drenaje, 2005, La Habana. Cubarriego 2005, 2005. p. 1-12.

39.
ANDRADE, Juliano Gomes de ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; DAVID, Gustavo de ; SANTA, Cleiton Dalla ; GUBIANI, Paulo Ivonir . Soma Térmica de Diferentes Híbridos de Milho sob Irrigação. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004.

40.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; DAVID, Gustavo de ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; GUBIANI, Paulo Ivonir . Estabilidadde de Camalhões em Solos de Várzea Cultivado com Milho. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo E da Água, 2004, Santa Maria. XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo E da Água, 2004.

41.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; DAVID, Gustavo de ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; ANDRADE, Juliano Gomes de . Produção de silagen de milho com cultivo em camalhões e irrigação por sulco. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. : XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004.

42.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ALMEIDA, M. Z. . Weather station and computer network to provide evapotranspiration information in Southern Brazil through internet. In: 2003 Annual International Meeting, 2003, Las Vegas. 2003 Annual International Meeting, 2003.

43.
PETRY, Mirta Teresinha ; MELO, G. L. ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; ROSA, G. M. . Crop growth, development and grain yield of soybean submitted to different irrigation management. In: 2003 Annual International Meeting, 2003, Las Vegas. 2003 Annual International Meeting, 2003.

44.
MICHELON, Cleudson José ; FIORIN, Tatiana Tasquetto ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; MELO, G. L. ; SPOHR, Renato Bepler . Disponibilidade de água no solo e rendimento de grãos de milho semeado em duas épocas. In: XXIX Congresso Brasileiro de CIência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.

45.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; KUNZ, Jefferson Horn ; ANDRADE, Juliano Gomes de ; SPOHR, Renato Bepler . Profundidade do lenço freático em solos de várzea cultivado com milho em camalhões. In: xxix Congresso Brasileiro de CIência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.

46.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. ; ALMEIDA, M. Z. ; KUNZ, Jefferson Horn . Fenologia de plantas de milho visando o manejo da cultura e irrigação. In: XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003, Santa Maria. Situação Atual e Perspectivas da Agrometeorologia, 2003. v. 1. p. 551-552.

47.
KUNZ, Jefferson Horn ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; ANDRADE, Juliano Gomes ; MELO, G. L. ; DAVID, Gustavo de ; FIORIN, Tatiana Tasquetto . Produção de grãos e silagem de híbridos de milho cultivados em diferentes espaçamentos e densidades de plantio. In: XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003, Santa Maria. Situação Atual e Perspectivas da Agrometeorologia, 2003. v. 1. p. 553-554.

48.
MAGGI, Marcio Furlan ; SPOHR, Renato Bepler ; CARLESSO, R. ; ANDRADE, Juliano Gomes ; SANTA, Cleiton Dalla ; GUBIANI, Paulo Ivonir . Rendimento de grãos de milho e sorgo e qualidade de silagem em diferentes datas de semeadura.. In: XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003, Santa Maria. Situação Atual e Perspectivas da Agrometeorologia, 2003. v. 1. p. 525-526.

49.
SPOHR, Renato Bepler ; CARLESSO, R. ; MAGGI, Marcio Furlan ; KUNZ, Jefferson Horn ; MICHELON, Cleudson José . Características morfo-fisiológicas do arroz de sequeiro cultivado em diferentes épocas e irrigado por aspersão. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002.

50.
SPOHR, Renato Bepler ; CARLESSO, R. ; RUBIN, R. B. ; ANDRADE, Juliano Gomes . Rendimento de grãos do arroz de sequeiro irrigado por aspersão cultivado em diferentes épocas de semeadura. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002.

51.
ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. ; ALMEIDA, M. Z. . Manejo da irrigação a partir de dados coletados por estação meteorológica automática. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, SALVADOR. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002.

52.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. ; MICHELON, Cleudson José ; BONA, F. D. . Aspectos morfo-fisiológicos e armazenamento de água no solo da cultura do milho sob diferentes épocas de semeadura. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, SALVADOR. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002.

53.
GALLARRETA, Claudio Garcia ; CARLESSO, R. ; FIORIN, Tatiana Tasquetto ; BONA, F. D. ; MELO, G. L. . Modificações morfológicas das plantas de milho submetidas a diferentes manejos da água de irrigação. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, SALVADOR. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente., 2002.

54.
RUBIN, R. B. ; CARLESSO, R. ; BONA, F. D. ; MAGGI, Marcio Furlan ; KUNZ, Jefferson Horn . Disponibilidade de água no solo às plantas de feijão irrigado e cultivado nos sistemas de plantio direto e convencional. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, SALVADOR. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002.

55.
RUBIN, R. B. ; CARLESSO, R. ; MELO, G. L. ; CARDOSO, C. D. V. . Crescimento de plantas de feijão irrigado cultivado nos sistemas de plantio direto e convencional. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, CUIABA. Os (des) caminhos do uso da água na agricultura brasileira, 2002.

56.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. ; MICHELON, Cleudson José . Relações hídricas e índice de área foliar do milho cultivado em duas épocas de semeadura. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, CUIABA. Os (des) caminhos do uso da água na agricultura brasileira, 2002.

57.
MELO, G. L. ; PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. . Disponibilidade de água às plantas de milho, sorgo e soja submetidas a déficit hídrico em distintas classes de textura. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, CUIABA. Os (des) caminhos do uso da água na agricultura brasileira, 2002.

58.
PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. ; WOLSCHICK, D. ; MICHELON, Cleudson José ; MELO, G. L. . Soil texture classes and meteorological conditions affecting plant available water to sorghum and soybean.. In: 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002, Chicago. 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002.

59.
CARLESSO, R.; ZIMMERMANN, F. L. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. ; BONA, F. D. ; KUNZ, Jefferson Horn . Soil water storage and maize growth and development under two tillage systems in Southern of Brazil.. In: 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002, CHICAGO. 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002.

60.
GALLARRETA, Claudio Garcia ; CARLESSO, R. ; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; MELO, G. L. . Water deficit effects on maize yield in Southern Brazil.. In: 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002, Chicago. 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002.

61.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; KUNZ, Jefferson Horn ; BONA, F. D. ; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha . Adubação nitrogenada em cobertura e o crescimento de arroz de sequeiro irrigado por aspersão no RS.. In: 1º CONGRESSO DA CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ E VII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE ARROZ - RENAPA, 2002, Florianópolis. 1º CONGRESSO DA CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ E VII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE ARROZ - RENAPA, 2002. v. 01. p. 511-514.

62.
SPOHR, Renato Bepler ; MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; MAGGI, Marcio Furlan ; FIORIN, Tatiana Tasquetto . Produção de arroz de sequeiro irrigado por aspersão cultivado em diferentes datas de semeadura em Santa Maria, RS. In: 1º CONGRESSO DA CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ E VII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE ARROZ - RENAPA, 2002, Florianópolis. 1º CONGRESSO DA CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ E VII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE ARROZ - RENAPA, 2002. v. 01. p. 401-404.

63.
KUNZ, Jefferson Horn ; CARLESSO, R. ; ROSA, G. M. ; GALLARRETA, Claudio Garcia ; PETRY, Mirta Teresinha ; MELO, G. L. . Adubação nitrogênio do arroz de sequeiro irrigado por aspersão no RS. In: XXV REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 2002, RIO DE JANEIRO. Agricultura: bases ecológicas para o desenvolvimento social e econômico sustentado., 2002.

64.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; FIORIN, Tatiana Tasquetto ; BONA, F. D. ; MELO, G. L. ; KUNZ, Jefferson Horn . Influência da adubação nitrogenada no rendimento e componentes do rendimento de arroz de sequeiro irrigado por aspersão no RS. In: XXV REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 2002, Rio de Janeiro. Agricultura: bases ecológicas para o desenvovimento sosial e econômico sustentado, 2002.

65.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha . Irrigation needs for maize, soybeans and drybeans during crop growing season in southern Brazil. In: 2001 ASAE Annual International Meeting, 2001, Sacramento, USA. 2001 ASAE Annual International Meeting, 2001. v. 1.

66.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; ROSA, G. M. . Water excess effects on nitrogen losses by percolation during mayze growing season. In: 2001 ASAE Annual International Meeting, 2001, Sacramento, USA. 2001 ASAE Annual International Meeting, 2001.

67.
PETRY, Mirta Teresinha ; ZIMMERMANN, F. L. ; CARLESSO, R. ; MELO, G. L. ; ROSA, G. M. . Evapotranspiração real de plantas de soja submetidas a déficit hídrico e cultivadas em solos de texturas distintas. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, FORTALEZA. Água e Agrometeorologia no Novo Milênio, 2001. v. 02. p. 489-490.

68.
ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; CARLESSO, R. ; MELO, G. L. ; KUNZ, Jefferson Horn . Manejo da irrigação com a utilização de estação meteorológica compacta associada à software para a determinação do balanço hídrico. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, FORTALEZA. Água e Agrometeorologia no Novo Milênio, 2001. v. 02. p. 373-374.

69.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; BONA, F. D. ; MICHELON, Cleudson José . Variação do armazenamento de água em solos de diferentes texturas para a cultura do feijoeiro irrigado e submetido a déficit hídrico. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, FORTALEZA. Água e Agrometeorologia no Novo Milênio, 2001. v. 2. p. 523-524.

70.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; ZIMMERMANN, F. L. ; MELO, G. L. ; MICHELON, Cleudson José . Avaliação do armazenamento de água no solo em função do limite superior de disponibilidade de água e da capacidade de campo. In: XIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2000, Ilhéus, BA.. 500 Anos de Uso do Solo no Brasil, 2000.

71.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; ZIMMERMANN, F. L. ; ROSA, G. M. . Crescimento e produção de grãos de plantas de milho submetidas a diferentes manejos da adubação nitrogenada em anos com precipitações normais e com el ni o. In: FERTBIO 2000, 2000, Santa Maria. Biodinâmica do Solo, 2000. v. 01. p. 83-83.

72.
CARLESSO, R.; ZIMMERMANN, F. L. ; PETRY, Mirta Teresinha ; RODRIGUES, M. ; BONA, F. D. . Extração de água do solo e crescimento de plantas de milho submetidas a déficit hídrico em dois sistemas de cultivo. In: XIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2000, Ilhéus, BA. 500 Anos de Uso do Solo no Brasil, 2000.

73.
CARLESSO, R.; RODRIGUES, M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ZIMMERMANN, F. L. ; HUNZ, J. H. ; MELO, G. L. . Limite inferior de disponibilidade de água e crescimento de plantas de milho. In: XIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2000, Ilhéus, BA. 500 Anos de Uso do Solo no Brasil, 2000. v. 1. p. 1-1.

74.
CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha . Maize and drybeans irrigation schedulling based on crop evapotranspiration. In: 4TH DECENNIAL NATIONAL IRRIGATION SYMPOSIUM, 2000, Phoenix, Arizona, 2000.

75.
CARLESSO, R.; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha ; CERETTA, C. A. ; AMADO, T. J. C. . Nitrogen losses by percolation during crop growing season of maize plants submitted to water excess. In: XITH INTERNATIONAL SOIL CONSERVATION ORGANIZATION, 2000, Buenos Aires. Land Conservation And Food Production In The Third Millenium, 2000.

76.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; ZIMMERMANN, F. L. ; ROSA, G. M. . Perdas de nitrogênio por lixiviação durante o ciclo de desenvolvimento da cultura do milho em anos com precipitações normais e com el ni o. In: FERTBIO 2000, 2000, Santa Maria. Biodinâmica do Solo, 2000. p. 124.

77.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; ALMEIDA, M. Z. . Consumo de água e rendimento de grãos do sorgo granífero cultivado em diferentes classes de solo. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1999, Pelotas, 1999.

78.
CARLESSO, R.; WEBER, L. ; MARCHEZAN, Ê. ; SEGABINAZZI, T. . Desempenho de cultivares de arroz irrigado em diferentes sistemas de cultivo. In: REUNIÃO ANUAL DO ARROZ IRRIGADO E CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO, 1999, Pelotas, 1999.

79.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; JADOSKI, S. O. . Efeito de diferentes períodos de sombreamento no desenvolvimento de plantas de trigo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 1999, Florianópolis, 1999.

80.
CARLESSO, R.. Índices de estresse por excesso hídrico para a cultura do milho em solo de várzea. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1999, Pelotas, 1999.

81.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. . Interação solo planta e o crescimento da cultura do sorgo. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1999, Pucón, 1999.

82.
CARLESSO, R.; CERVO, L. ; JADOSKI, S. O. ; FRIZZO, Z. ; RODRIGUES, M. . População de plantas de milho irrigado por aspersão em sistema de plantio direto. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 1999, Florianópolis, 1999.

83.
CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha ; MELO, G. L. . Rendimento de grãos do feijoeiro em relação a diferentes manejos da água da irrigação. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1999, Pelotas, 1999.

84.
CARLESSO, R.. Soil water availability to maize plants cultivated in soils with different textures. In: 16 WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 1998, Montpellier, 1998.

85.
CARLESSO, R.; ALMEIDA, R. E. ; MARCHEZAN, Ê. ; FRIZZO, Z. . Adubação nitrogenada e espaçamento dos drenos superficiais para milho cultivado em várzea com sistema de drenagem superficial. In: II REUNIÃO SUB-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1998, Santa Maria, 1998. p. 127-130.

86.
CARLESSO, R.; FRONZA, D. ; MELO, G. L. ; DAMKE, C. J. . Análise econômica do cultivo da alface sob diferentes níveis de adubação e irrigação. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS E AGRÍCOLAS FEDERAIS DA REGIÃO SUL, 1998, Pelotas, 1998. p. 28-35.

87.
CARLESSO, R.; ZOTTI, A. ; PETRY, Mirta Teresinha . Disponibilidade de água às plantas cultivadas em solos de textura argilosa, franca e arenosa. In: XII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 1998, Fortaleza, 1998. p. 69-70.

88.
CARLESSO, R.; BARTH, B. D. . Drenagem superficial e rotação de culturas em sorgo de várzea. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS E AGRÍCOLAS FEDERAIS DA REGIÃO SUL, 1998, Pelotas, 1998. p. 9-18.

89.
CARLESSO, R.; FRONZA, D. ; DAMKE, C. J. ; BASTIAN, V. ; SOUZA, J. G. ; TRENTIN, M. . Efeito de níveis de adubação no rendimento da cultura da cebola irrigada. In: ENCONTRO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS E AGRÍCOLAS FEDERAIS DA REGIÃO SUL, 1998, Pelotas, 1998. p. 36-42.

90.
CARLESSO, R.; SANTOS, R. F. . Efeito do déficit hídrico em folhas de milho em diferentes solos. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INGENIERIA RURAL, 1998, La Plata, 1998. p. 373-377.

91.
CARLESSO, R.; FRONZA, D. ; MELO, G. L. ; BERGER, C. J. ; ALMEIDA, M. Z. . Irrigação por gotejamento e adubação na cultura da alface. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1998, Poços de Caldas. p. 163-165.

92.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; JADOSKI, S. O. ; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. . Manejo da irrigação da cultura do milho através de diferentes lâminas críticas. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INGENIERIA RURAL, 1998, La Plata, 1998.

93.
CARLESSO, R.; BARTH, B. D. ; MARCHEZAN, Ê. ; FRIZZO, Z. . Rotação de culturas de verão em solos de várzea com drenagem superficial. In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1998, Santa Maria, 1998. p. 243-247.

94.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; CHAUDHRY, F. H. . Viabilidade econômica para sorgo granífero submetido a diferentes níveis de manejo de irrigação. In: XXVII CONGRESSO BRASILERO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1998, Poços de Caldas, 1998. p. 145-148.

95.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; RIGHES, Afrânio Almir . Consumo de água do sorgo granífero submetido a diferentes níveis de manejo da irrigação. In: II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1996, Bauru, 1996. p. 90.

96.
CARLESSO, R.; HERNANDEZ, M. G. R. ; ROBAINA, A. D. ; JADOSKI, S. O. . Influência do manejo do solo, época de irrigação e herbicidas no crescimento do arroz irrigado. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1995, Viçosa, 1995.

97.
CARLESSO, R.. Produtividade do arroz sob diferentes métodos de irrigação. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1992, Santa Maria, 1992.

98.
CARLESSO, R.. Consumo de água e produtividade da cultura do arroz sob três sistemas de irrigação. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1991, Piracicaba, 1991.

99.
CARLESSO, R.. Difusão do vapor de água em folhas de milho (Zea mays l.) submetidas a diferentes tensões de água no solo. In: XXXIV REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO MILHO, 1989, Porto Alegre, 1989.

100.
CARLESSO, R.. Atenuação da densidade de fluxo da radiação solar em comunidades de plantas de milho (Zea Mays L.) submetidas a diferentes tensões de água no solo. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1989, Recife, 1989.

101.
CARLESSO, R.. Interceptação da radiação solar global em comunidades de plantas de milho submetidas a diferentes déficits hídricos. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1988, Sorocaba, 1988.

102.
CARLESSO, R.. Cobertura móvel para proteção contra chuva, utilizada em estudos de influência da água no solo nas culturas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1988, Sorocaba, 1988.

103.
CARLESSO, R.. Interceptação da radiação solar em comunidades de milho submetidas a diferentes déficits hídricos. In: XXXIII REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO MILHO, 1988, Porto Alegre, 1988.

104.
CARLESSO, R.. Adaptação morfológica e anatômica das folhas de plantas de milho submetidas a diferentes níveis de déficit hídrico. In: XXXIII REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO MILHO, 1988, Porto Alegre, 1988.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SARMENTO, L. F. V. ; BASSO, L. J. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; BAEZ, M. S. A. . Produtividade da água e componentes do rendimento da cultura da soja submetida a diferentes estratégias de irrigação no Sul do Brasil. In: XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2017, Maceió. A importância da engenharia agrícola para a segurança alimentar, 2017. p. 1-4.

2.
ROSARIO, C. R. ; ÁVILA, VIVIANE SCHONS DE ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; GOMES, H. S. . Modelagem da variação da umidade do solo cultivado com feijão no sul do Brasil, utilizando o modelo SIMDualKc. In: XLV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2016, Florianópolis. Novas Tecnologias e Inovações na Engenharia Agrícola., 2017. p. 1-4.

3.
SARTORI, G. M. S. ; MACHEZAN, Enio ; DAVID, R. ; Carlesso, Reimar ; PETRY, Mirta Teresinha ; FARENZENA, J. A. P. . Sistemas de implantação e irrigação afetam o rendimento de soja em rotação com o arroz irrigado. In: IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2015, Pelotas. Ciência e Tecnologia para a otimização da orizicultura, 2015. p. 1-4.

4.
MARTINS, J. D. ; CARLESSO, R. ; AIRES, N. P. ; GATTO, J. C. ; Dubou, V ; FRIES, H. M. . IRRIGAÇÃO DEFICITÁRIA PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DE USO DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE SILAGEM DE MILHO. In: INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012, Fortaleza - CE. INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012.

5.
ZWIRTES, A. L. ; CARLESSO, R. ; PETRY, M. T. ; OLIVEIRA, Z.B ; PINANGO, M. G. G. ; GATTO, J. C. . AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA DE PLANTAS DE MILHO SUBMETIDO A IRRIGAÇÃO DEFICITÁRIA.. In: INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012, Fortaleza - CE. INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012.

6.
OLIVEIRA, Z. B. ; CARLESSO, R. ; GATTO, J. C. ; AIRES, N. P. ; Dubou, V ; HENCKES, J. R. . VARIAÇÃO NO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO DURANTE O CICLO DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO. In: INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012, Fortaleza - CE. INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012.

7.
OLIVEIRA, Z. B. ; CARLESSO, R. ; PETRY, M. T. ; KNIES, A. E. ; FRANCOIS, T. ; PINANGO, M. G. G. . SIMULAÇÃO DA NECESSIDADE DE IRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DO FEIJÃO UTILIZANDO O MODELO CROPWAT-FAO.. In: INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012, Fortaleza - CE. INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012.

8.
KNIES, A. E. ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z. B. ; MARTINS, J. D. ; FRIES, H. M. ; HENCKES, J. R. . PERDAS DE ÁGUA POR ESCOAMENTO SUPERFICIAL DO SOLO DURANTE O CICLO DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO FEIJÃO.. In: INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012, Fortaleza - CE. INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012.

9.
KNIES, A. E. ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z. B. ; FRANCOIS, T. ; FRIES, H. M. ; Dubou, V . ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM DIFERENTES DECLIVIDADES DO TERRENO E NÍVEIS DE COBERTURA DA SUPERFÍCIE DO SOLO.. In: INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012, Fortaleza - CE. INOVAGRI InternationaL Meeting & IV WINOTEC Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2012.

10.
MORAES, M. T. ; DEBIASI, H. ; FRANCHINI, J. C. ; SILVA, V. R. ; CARLESSO, R. ; LUZ, F. B. . Curva de retenção de água de um Latossolo sob estados de compactação. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages - SC. XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012.

11.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; OLIVEIRA, Z.B ; Dubou, V ; GRASEL, L.F . CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO TABACO. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

12.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; Martins, Juliano Dalcin ; Dubou, V ; MICHELON, Cleudson José . ESTIMATIVA DO FILOCRONO DA CULTURA DO TABACO. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

13.
OLIVEIRA, Z.B ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Martins, Juliano Dalcin ; FRANCOIS, T. ; MICHELON, Cleudson José . PERDAS DE ÁGUA NA FASE INICIAL DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO CULTIVADO COM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS E QUANTIDADES DE RESÍDUOS VEGETAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

14.
OLIVEIRA, Z.B ; Dubou, V ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; KNIES, Alberto Eduardo ; FRIES, H. M. . TEMPERATURA DE UM SOLO CULTIVADO COM DIFERENTES QUANTIDADES DE RESÍDUOS VEGETAIS NA SUPERFÍCIE E ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS DO FEIJOEIRO. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

15.
FRANCOIS, T. ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; AIRES, N. P. ; Dubou, V ; FRIES, H. M. . VARIAÇÃO DA TAXA FOTOSSINTÉTICA, ÁREA FOLIAR E ALTURA DE PLANTAS DE FEIJÃO CULTIVADAS EM DIFERENTES MANEJOS DA ÁGUA NO SOLO. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

16.
FRIES, H. M. ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Juliano Martins ; GATTO, J. C. ; Dubou, V . Estimativa da soma térmica necessária para a ocorrência da floração e a maturação fisiológica em diferentes híbridos de milho. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26º Salão de Iniciação Científica ? Ciências Agrárias, 2011.

17.
OLIVEIRA, Z.B ; CARLESSO, R. ; SANTA, Cleiton Dalla ; KNIES, Alberto Eduardo ; FRANCOIS, T. . Perdas de água por escoamento superficial em um solo cultivado com aveia. In: XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2010, Teresina-PI. XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA-Novos Caminhos para Agricultura Conservacionista no Brasil, 2010. p. 1-4.

18.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; Martins, Juliano Dalcin ; GRASEL, L.F ; Dubou, V ; RODRIGUES, G. J. . Perdas de água de um solo franco arenoso cultivado com milho sob diferentes quantidades de resíduo vegetal na superfície. In: XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2010, Teresina-PI. XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA-Novos Caminhos para Agricultura Conservacionista no Brasil, 2010. p. 1-4.

19.
CARLESSO, R.; KNIES, Alberto Eduardo ; OLIVEIRA, Z.B ; Juliano Martins ; MULAZZANI, R.P ; RODRIGUES, G. J. ; GRASEL, L.F . Perdas de água do solo sob diferentes quantidades de resíduo vegetal na superfície durante o desenvolvimento inicial da cultura do milho. In: PRIMER CONGRESO BOLIVIANO DE RIEGO Y DRENAJE-Reunión Anual Red Iberoamericana de Riego-Reunión Anual Plataforma de Riego, 2010, La Paz Bolivia. PRIMER CONGRESO BOLIVIANO DE RIEGO Y DRENAJE-Reunión Anual Red Iberoamericana de Riego-Reunión Anual Plataforma de Riego-PROCISUR, 2010. p. 1-3.

20.
CARLESSO, R.; OLIVEIRA, Z.B ; SANTA, C. D. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Martins, Juliano Dalcin ; RODRIGUES, G. J. . Escoamento superficial de um solo com diferentes quantidades de resíduos vegetais na superfície. In: PRIMER CONGRESO BOLIVIANO DE RIEGO Y DRENAJE-Reunión Anual Red Iberoamericana de Riego-Reunión Anual Plataforma de Riego, 2010, La Paz Bolivia. PRIMER CONGRESO BOLIVIANO DE RIEGO Y DRENAJE-Reunión Anual Red Iberoamericana de Riego-Reunión Anual Plataforma de Riego-PROCISUR, 2010. p. 1-3.

21.
BARBOZA, F. ; CARLESSO, R. ; VIVAN, G. A. ; Dubou, V . Determinação de parâmetros construtivos de equipamentos lisimétricos de pesagem. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória, ES. XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola IX Congresso Latinoamericano e do Caribe de Engenharia Agrícola/A Engenharia Agrícola e o Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais, 2010. p. 1-4.

22.
CHABAT, M. M. ; CARLESSO, R. ; GALLARRETA, C. G. . INFLUENCIA QUE TIENEN LOS RESIDUOS VEGETALES EN LA SUPERFICIE DEL SUELO EN LA EVAPORACIÓN DE AGUA DEL SUELO. In: PRIMER CONGRESO BOLIVIANO DE RIEGO Y DRENAJE-Reunión Anual Red Iberoamericana de Riego-Reunión Anual Plataforma de Riego, 2010, La Paz Bolivia. PRIMER CONGRESO BOLIVIANO DE RIEGO Y DRENAJE-Reunión Anual Red Iberoamericana de Riego-Reunión Anual Plataforma de Riego-PROCISUR, 2010.

23.
SCHIBLER, R. B. ; NORNBERG, J. L ; LISENKO, K. G. ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; MARX, F. R. . Produção e composição química de silagens de milho cultivadas sob irrigação em diferentes estádios de maturação. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá, PR. Anais da Revista Brasileira de Zootecnia, 2009.

24.
MICHELON, Cleudson José ; OLIVEIRA, Z.B ; CARLESSO, R. ; SANTA, Cleiton Dalla ; Dubou, V ; BROETTO, T. . PEDOFUNÇÕES PARA ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CAMPO EM SOLOS ARGILOSOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008. p. 1-5.

25.
ALMEIDA, R. E. ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; OLIVEIRA, Z.B ; SPOHR, R. B. ; Dubou, V . Temperaturas mínimas, máximas e médias do solo de diferentes classes de textura com e sem resíduos de aveia em superfície. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008. p. 1-6.

26.
SANTA, C. D. ; CARLESSO, R. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; KNIES, Alberto Eduardo ; UEBEL, J ; ANDRADE, Juliano Gomes . Estimativa da chuva efetiva para solo com diferentes quantidades de resíduos vegetais na superfície. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008. p. 1-4.

27.
ANDRADE, Juliano Gomes ; CARLESSO, R. ; SANTA, C. D. ; DAVID, Gustavo de ; MICHELON, Cleudson José ; PETRY, Mirta Teresinha . Perda de água por evaporação nos estádios iniciais de desenvolvimento da cultura do milho. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008. p. 1-6.

28.
BROETTO, T. ; MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; Grasel, Carlos ; Juliano Martins . NÍVEL DE COMPACTAÇÃO EM SOLOS IRRIGADOS EM DIFERENTES CLASSES TEXTURAIS NO RIO GRANDE DO SUL. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008. p. 1-5.

29.
SCHIRMANN, Gisele Silva ; CARLESSO, R. ; SPOHR, R. B. ; PETRY, Mirta Teresinha ; SEVERO, F.L ; GRASEL, L.F . Extração acumulada de água do solo na fase inicial de crescimento da cultura do milho com diferentes tipos e quantidades de palha. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008. p. 1-5.

30.
BROETTO, T. ; FIORIN, T. T. ; KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; DAVID, Gustavo de ; SANTA, C. D. . DETERMINAÇÃO DE GRAUS-DIA ACUMULADOS PARA O APARECIMENTO DE UM NÓ EM CULTIVARES DE FEIJÃO. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO (IX CONAFE), 2008, Campinas - SP. CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO (IX CONAFE), 2008. p. 1-4.

31.
BROETTO, T. ; FIORIN, T. T. ; ANDRADE, Juliano Gomes ; CARLESSO, R. ; Juliano Martins ; MICHELON, Cleudson José . SOMA TÉRMICA E OS ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DE FLORAÇÃO E MATURAÇÃO FISIOLÓGICA DE ONZE CULTIVARES DE FEIJÃO. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO (IX CONAFE), 2008, Campinas - SP. CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO (IX CONAFE), 2008. p. 1-3.

32.
ALMEIDA, R. E. ; CARLESSO, R. ; SCHIRMANN, Gisele Silva ; SANTA, C. D. ; Juliano Martins ; GRASEL, C. H. . Palha de aveia na superfície do solo e seu efeito na evaporação da água em diferentes classes de solo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro - RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008. p. 1-5.

33.
SCHIRMANN, Gisele Silva ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; BROETTO, T. ; Juliano Martins ; KNIES, Alberto Eduardo . Evaporação da água de um solo na fase inicial de crescimento da cultura do milho com diferentes tipos e quantidades de cobertura. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro - RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008. p. 1-4.

34.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; ALMEIDA, R. E. ; PETRY, Mirta Teresinha ; SANTA, Cleiton Dalla ; GRASEL, L.F . Variação da temperatura do solo desnudo e com cobertura morta em três classes de textura do solo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro - RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008. p. 1-4.

35.
Juliano Martins ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; KNIES, Alberto Eduardo ; GRASEL, L.F ; BROETTO, T. ; UEBEL, J ; SEVERO, F.L . Estádios De Desenvolvimento Em Relação A Soma Térmica De Alguns Híbridos Comerciais De Milho. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2008, Londrina, PR. XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2008. p. 1-5.

36.
Juliano Martins ; CARLESSO, R. ; GRASEL, C. H. ; GRASEL, L.F ; UEBEL, J ; SEVERO, F.L ; BROETTO, T. ; KNIES, Alberto Eduardo . Índice De Área Foliar De Alguns Híbridos De Milho Cultivados Na Região Centro-Sul. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2008, Londrina, PR. XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2008. p. 1-5.

37.
SCHIRMANN, Gisele Silva ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; UEBEL, J ; Juliano Martins ; KNIES, Alberto Eduardo . Área Foliar das Plantas e Extração de Água do Solo na Fase Inicial de Crescimento da Cultura do Milho. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2008, Londrina, PR. XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2008. p. 1-5.

38.
SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; BROETTO, T. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Flores, C.H. . Escoamento superficial e infiltração de água no solo sob chuva simulada no Rio Grande do Sul. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Conquistas & Desafios da Ciência do Solo Brasileira, 2007. p. 1-6.

39.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; SANTA, Cleiton Dalla ; DAVID, Gustavo de ; SPOHR, Renato Bepler . Evaporação de água do solo no sistema de cultivo plantio direto com diferentes níveis de palha de azevém.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Conquistas & Desafios da Ciência do Solo Brasileira, 2007. p. 1-5.

40.
ANDRADE, Juliano Gomes de ; CARLESSO, R. ; SEGUI, J. P. ; Juliano Martins ; BROETTO, T. . Perdas de água por evaporação em milho com semeadura convencional e direta para diferenes níveis de cobertura morta. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Conquistas & Desafios da Ciência do Solo Brasileira, 2007. p. 1-4.

41.
GALLARRETA, Claudio Garcia ; CARLESSO, R. ; DOCAMPO, Roberto ; CASANOVA, Sebastian . Manejo del riego en Pero William´s en el sur de Uruguay. In: III Congreso Internacional de Riego y Drenaje, 2007, La Habana. III Congreso Internacional de Riego y Drenaje, 2007.

42.
KNIES, Alberto Eduardo ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; BROETTO, T. ; GRASEL, C. H. ; Juliano Martins . Soma térmica para diferentes estádios de desenvolvimento de algumas cultivares de tabaco. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura, 2007. p. 1-5.

43.
GRASEL, C. H. ; CARLESSO, R. ; BROETTO, T. ; KNIES, Alberto Eduardo ; ALONSO, G. L. ; Juliano Martins . Acúmulo térmico para diferentes estádios de desenvolvimento de algumas cultivares de girassol. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura, 2007. p. 1-4.

44.
ALONSO, G. L. ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; BROETTO, T. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Juliano Martins . Acúmulo térmico para diferentes estádios de desenvolvimento de híbridos de milho. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura, 2007. p. 1-5.

45.
Juliano Martins ; CARLESSO, R. ; ANDRADE, Juliano Gomes de ; BROETTO, T. ; GRASEL, C. H. ; ALONSO, G. L. . Fenologia de cultivares de soja sob irrigação na Região Central do Rio Grande do Sul. In: Xv COngresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura, 2007. p. 1-4.

46.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; SPOHR, R. B. ; MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo . Influência da densidade do solo e da macroporosidade na capacidade de infiltração. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju. Novos desafios do carbono no manejo conservacionista, 2006. p. 1-4.

47.
MICHELON, Cleudson José ; CARLESSO, R. ; PETRY, Mirta Teresinha ; DAVID, Gustavo de ; ANDRADE, Juliano Gomes de . Qualidade física de solos irrigados no RS. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju. Novos desafios do carbono no manejo conservacionista, 2006. p. 4.

48.
SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; ALONSO, G. L. ; LOEBLEIN, F. R. ; MADALOZZO, R.P. . Escoamento superficial sob chuva simulada no sul do Brasil. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação so Solo e da Água, 2006, Aracaju. Novos desafios do carbono no manejo conservacionista, 2006. p. 1-4.

49.
GUBIANI, Paulo Ivonir ; CARLESSO, R. ; SANTA, Cleiton Dalla ; DAVID, Gustavo de ; ANDRADE, Juliano Gomes ; SCHIRMANN, Gisele Silva . Densidade do Solo como Parâmetro Indicador da Compactação de Solos Irrigados por Aspersão. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo E da Água, 2004, Santa Maria. Manejo do solo: integrando a Ciência do Solo na produção de alimentos, 2004. p. 1-4.

50.
DAVID, Gustavo de ; CARLESSO, R. ; GUBIANI, Paulo Ivonir ; SPOHR, Renato Bepler ; ANDRADE, Juliano Gomes ; SANTA, Cleiton Dalla . Soma Térmica de Plantas de Sorgo Visando o Manejo da Cultura e da Irrigação. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004.

51.
Silveira, F.M. ; SANTI, G. R. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; CARLESSO, R. ; GUBIANI, Paulo Ivonir ; COLLARES, G. L. . Estimativa da retenção de água através de pedofunções para alguns solos brasileiros. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria. Manejo do solo: integrando a Ciência do Solo na produção de alimentos, 2004. p. 1-5.

52.
FIORIN, T. T. ; ANDRADE, Juliano Gomes de ; CARLESSO, R. ; SPOHR, R. B. ; SANTA, Cleiton Dalla . Silagem de milho em solos de várzea cultivado em camalhões. In: XVIReunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria. Manejo do solo: integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARMENTO, L. F. V. ; PETRY, M. T. ; BAEZ, M. S. A. ; ROSARIO, C. R. ; PEDRON, V. F. ; LONDERO, D. D. ; CARLESSO, R. . Alterações morfológicas e componentes do rendimento da cultura da soja submetida a diferentes estratégias de irrigação no Sul do Brasil. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2017. p. 1-1.

2.
PEDRON, V. F. ; GIACOMELI, ROBSON ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; TRINDADE, B. P. ; LONDERO, D. D. ; SARMENTO, L. F. V. . Manejo de solo para o cultivo de soja em terras baixas. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2017. p. 1-1.

3.
Dubou, V ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; FRANCOIS, T. ; FRIES, H. M. ; RODRIGUES, M. ; RODRIGUES, G. J. . Influência dos resíduos vegetais na superfície do solo e de espaçamentos entrelinhas do feijoeiro na temperatura máxima de um Argissolo Vermelho. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26º Salão de Iniciação Científica ? Ciências Agrárias, 2011.

4.
OLIVEIRA, Z.B ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; FRANCOIS, T. ; AIRES, N. P. ; GRASEL, L.F . Rendimento do feijoeiro irrigado cultivado com diferentes espaçamentos entrelinhas e quantidades de resíduos vegetais na superfície do solo. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 2º Salão de Pós-Graduação ? Ciências Agrárias, 2011.

5.
FRANCOIS, T. ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; Martins, Juliano Dalcin . Variação na taxa fotossintética e morfologia de plantas de feijão submetidas à irrigação deficitária. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 2º Salão de Pós-Graduação ? Ciências Agrárias, 2011.

6.
GATTO, J. C. ; CARLESSO, R. ; FRIES, H. M. ; Dubou, V ; AIRES, N. P. ; RODRIGUES, G. J. . Produtividade de híbridos de milho sob irrigação na região central do Rio Grande do Sul. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26º Salão de Iniciação Científica ? Ciências Agrárias, 2011.

7.
RODRIGUES, G. J. ; CARLESSO, R. ; KNIES, Alberto Eduardo ; Juliano Martins ; BROETTO, T. . Perdas de água por escoamento superficial para diferentes declividades do terreno e níveis de cobertura do solo. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS. 24 JAI, 2009.

8.
MULAZZANI, R.P ; CARLESSO, R. ; ALMEIDA, R. E. ; GRASEL, L.F ; Dubou, V . Diferença de graus-dia acumulados entre híbridos de milho. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS. 24 JAI, 2009.

9.
Dubou, V ; CARLESSO, R. ; OLIVEIRA, Z.B ; RODRIGUES, G. J. . Determinação das perdas de água por escoamento superficial sob diferentes níveis de cobertura do solo e intensidade pluviométrica. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS. 24 JAI, 2009.

10.
GRASEL, L.F ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; BROETTO, T. ; OLIVEIRA, Z.B . nfluência das características físico-hídricas do solo na retenção de água e pedofunções para solos do Brasil. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS. 24 JAI, 2009.

11.
CARLESSO, R.; SCHIRMANN, Gisele Silva ; ALMEIDA, R. E. ; PETRY, Mirta Teresinha ; KNIES, Alberto Eduardo ; Juliano Martins . Soil evaporation losses during maize growth cultivated in different types and amount of crop residue on soil surface. In: EUROSOIL 2008, 2008, Vienna, Austria. EUROSOIL 2008 SOIL - SOCIETY - ENVIRONMENT, 2008. p. 1-1.

12.
CARLESSO, R.; ALMEIDA, R. E. ; SCHIRMANN, Gisele Silva ; SPOHR, R. B. ; BROETTO, T. ; MICHELON, Cleudson José . Reduction in soil evaporation losses due to crop residue on soil surface in three soil texture classes. In: EUROSOIL 2008, 2008, Vienna, Austria. EUROSOIL 2008 SOIL - SOCIETY - ENVIRONMENT, 2008. p. 1-1.

13.
BROETTO, T. ; CARLESSO, R. ; GRASEL, C. H. ; ALMEIDA, R. E. ; Dubou, V ; OLIVEIRA, Z.B . REDUÇÃO DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DO SOLO COM O USO DE PALHA DE AVEIA NA SUPERFÍCIE DO SOLO. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria, RS. 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008. p. 1-1.

14.
FRONZA, D. ; CARLESSO, R. ; BRACKMAN, A. ; POERSKE, P. ; CHAVES, B. ; CAMPAIOLO, L. ; SPERANCA, A. . Efeito de níveis de nutrientes na cultura da figueira (Ficus carica L) fornecido via fertiirrigação. In: 5º Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Uva e Vinho e 1º Encontro de Pós-Graduados da Embrapa Uva e Vinho, 2007, Bento Gonçalves. 4 Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Uva e Vinho. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2007. p. 22-22.

15.
FRONZA, D. ; CARLESSO, R. ; BRACKMAN, A. ; POERSKE, P. ; CAGLIAN, D. ; FELIN, D. ; CANEPPELLE, L. ; SPERANCA, A. . Efeito de níveis de nitrogênio e potássio no rendimento da goiabeira Paluma cultivada sob fertiirrigação. In: 5º Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Uva e Vinho e 1º Encontro de Pós-Graduados da Embrapa Uva e Vinho, 2007, Bento Gonçalves. 4 Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Uva e Vinho. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2007. p. 23-23.

16.
GALLARRETA, Claudio Garcia ; CARLESSO, R. ; DOCAMPO, Roberto ; CASANOVA, Sebastian . MANEJO DEL RIEGO EN MANZANA ROYAL GALA EN EL SUR DE URUGUAY. In: X Congreso Nacional de Hortifruticultura, 2005, Montevideo. X Congreso Nacional de Hortifruticultura, 2005.

17.
GALLARRETA, Claudio Garcia ; CARLESSO, R. ; VILARÓ, Francisco ; DOCAMPO, Roberto ; CASANOVA, Sebastian . MANEJO DE RIEGO DE PAPA EN URUGUAY. In: X Congreso Nacional de Hortifruticultura, 2005, Montevideo. X Congreso Nacional de Hortifruticultura, 2005.

18.
ZIMMERMANN, F. L. ; CARLESSO, R. ; MICHELON, Cleudson José ; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. . Extração de água do solo por plantas de milho submetidas a déficit hídrico terminal em um argissolo vermelho.. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, LONDRINA. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. v. 1. p. 259.

19.
CARLESSO, R.; MICHELON, Cleudson José ; ZIMMERMANN, F. L. ; PETRY, Mirta Teresinha ; BONA, F. D. ; KUNZ, Jefferson Horn . Área foliar e comprimento de entrenós de plantas de milho irrigadas e submetidas a déficit hídrico terminal. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, LONDRINA. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. v. 1. p. 266.

20.
CARLESSO, R.. Indication of soil water deficits for maize and sorghum plants. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON AGRICULTURAL ENGINEERING, 1999, Madrid. p. 601-602.

21.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. . Soil plant interaction and plant available water to maize and sorghum crops. In: 17th INTERNATIONAL SOIL CONSERVATION ORGANIZATION CONFERENCE, 1999, West Lafayette, 1999. p. 43.

22.
CARLESSO, R.; RIGHES, Afrânio Almir . Avaliação econômica da irrigação na cultura do milho. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INGENIERIA RURAL, 1998, La Plata, 1998.

23.
CARLESSO, R.; SANTOS, R. F. . Calibração simplificada da sonda de nêutrons. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INGENIERIA RURAL, 1998, La Plata, 1998.

24.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. . Ferramentas gerenciais: uma necessidade do setor agrícola para enfrentar a competitividade da era da globalização e do mercosul. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DE PRODUÇÃO E CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA INDUSTRIAL, 1998, Niterói, 1998.

25.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; GODOY, L. P. . Produção agrícola: uma breve análise da situação do setor agrícola. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DE PRODUÇÃO E CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA INDUSTRIAL, 1998, Niterói, 1998. p. 32.

26.
CARLESSO, R.; CHRISTOFARI, C. P. ; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha ; JADOSKI, S. O. . Manejo da água de irrigação para a cultura do milho através da utilização da fração de água disponível às plantas. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 611.

27.
CARLESSO, R.; FRIZZO, Z. ; MARCOLAN, A. M. ; JADOSKI, S. O. ; ALMEIDA, M. Z. . Rendimento de grãos do milho irrigado em relação a população de plantas. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 673.

28.
CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; WOLSCHICK, D. ; FRIZZO, Z. ; BERGER, C. J. . Espaçamento entre linhas da cultura do milho irrigado por aspersão. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 707.

29.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; JADOSKI, S. O. ; BERGER, C. J. . Efeito de diferentes doses de adubação na produtividade do milho irrigado por aspersão. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 780.

30.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; BARTH, B. D. ; ROCKENBACH, F. ; GALVAGNI, G. A. ; ZOTTI, A. . Aveia e azevém em rotação com arroz em várzeas com drenagem superficial. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 876.

31.
CARLESSO, R.; ZOTTI, A. ; WOLSCHICK, D. ; SANTOS, R. F. . Disponibilidade de água às plantas de milho cultivadas em solos de textura argilosa, franca e arenosa. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 877.

32.
CARLESSO, R.; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha ; JADOSKI, S. O. ; FRONZA, D. ; CERVO, L. . Parcelamento da aplicação do nitrogênio na cultura do milho irrigado. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 866.

33.
CARLESSO, R.; BARTH, B. D. ; ROCKENBACH, F. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ALMEIDA, M. Z. . Rendimento de grãos e componentes do rendimento da cultura do feijoeiro cultivado em várzeas com sistema de drenagem superficial. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 566.

34.
CARLESSO, R.; SANTOS, R. F. . Limite crítico de disponibilidade de água no solo às plantas de milho cultivadas em solos de diferentes texturas. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1997, Rio de Janeiro, 1997. p. 393.

35.
CARLESSO, R.; GALVAGNI, G. A. ; MARCOLAN, A. M. ; ROCKENBACH, F. ; PETRY, Mirta Teresinha ; ALMEIDA, M. Z. . Efeito do déficit hídrico aplicado em diferentes estádios de desenvolvimento da cultura nos processos morfo-fisiológicos do milho. In: IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1997, Santa Maria, 1997. p. 675.

36.
CARLESSO, R.. Indication of soil water deficits for maize and sorghum crops. In: AGENG CONFERENCE ON AGRICULTURAL ENGINEERING, 1996, Madrid, 1996.

37.
CARLESSO, R.; SANTOS, R. F. ; MARCOLAN, A. M. ; PETRY, Mirta Teresinha . Influência do conteúdo de água no solo no índice de área foliar do milho. In: III JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1996, Santa Maria, 1996. p. 755.

38.
CARLESSO, R.; HERNANDEZ, M. G. R. ; DOTTO, C. R. D. ; ROBAINA, A. D. . Efeito de diferentes níveis de manejo da água, cultivos e herbicidas na produção de matéria seca de plantas invasoras e de arroz irrigado. In: III JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1996, Santa Maria, 1996.

39.
CARLESSO, R.; WOLSCHICK, D. ; CHRISTOFARI, C. P. ; JADOSKI, S. O. . Produtividade da cultura do milho quando submetida a diferentes disponibilidades de água no solo. In: III JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1996, Santa Maria, 1996. p. 828.

40.
CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; SANTOS, R. F. ; MARCOLAN, A. M. ; ROBAINA, A. D. . Crescimento de plantas de milho em função de diferentes quantidades de água dispovível no solo. In: III JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1996, Santa Maria, 1996. p. 643.

41.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; MARCOLAN, A. M. ; SANTOS, R. F. . Produtividade do milho submetido a déficit hídrico terminal em solos de diferentes texturas. In: III JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1996, Santa Maria, 1996. p. 711.

42.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; JADOSKI, S. O. ; MARCOLAN, A. M. . Resposta do milho irrigado submetido a diferentes frações de água disponível no solo. In: XXI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 1996, Londrina, 1996. p. 196.

43.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; ROCKENBACH, F. ; SANTOS, R. F. . Comportamento do milho submetido a déficit hídrico em solos de diferentes texturas. In: VIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, Porto Alegre, 1996. p. 94.

44.
CARLESSO, R.; MARCOLAN, A. M. ; PETRY, Mirta Teresinha ; JADOSKI, S. O. ; SANTOS, R. F. . Produção de massa seca de plantas de milho cultivadas em diferentes solos. In: VIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, Porto Alegre, 1996. p. 92.

45.
CARLESSO, R.; WOLSCHICK, D. ; CHRISTOFARI, C. P. ; JADOSKI, S. O. . Influência de diferentes manejos da água de irrigação na cultura do milho. In: VIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, Porto Alegre, 1996. p. 94.

46.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. . Comportamento da cultura do milho quando submetido a diferentes frações de água disponível no solo. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1995, Viçosa, 1995.

47.
CARLESSO, R.; RIGHES, Afrânio Almir ; ROBAINA, A. D. . Responses of maize and sorghum plants to a terminal water deficit imposed during vegetative growth stage. In: ASA, CSSA, SSSA ANNUAL MEETING, 1995, St. Louis, 1995. p. 123.

48.
CARLESSO, R.; RITCHIE, J. T. . Effects of pre-anthesis soil water deficit on maize leaf area adjustments and radiation interception. In: ASA, CSSA, SSSA ANNUAL MEETING, 1995, St. Louis, 1995. p. 128.

49.
CARLESSO, R.; CAINELLI, V. H. ; ROBAINA, A. D. . Análise da distribuição da água aplicada por sistema de irrigação pivô central. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 384.

50.
CARLESSO, R.; HERNANDEZ, M. G. R. ; DOTTO, C. R. D. ; JADOSKI, S. O. . Influência do manejo do solo, época de irrigação e herbicidas na fenologia do arroz irrigado. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 458.

51.
CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; RIGHES, Afrânio Almir . Nível freático e o limite crítico do fluxo de ar em solo de várzea para a cultura do milho. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 460.

52.
CARLESSO, R.; MARCOLAN, A. M. ; BARTH, B. D. ; ROBAINA, A. D. . Avaliação de diferentes métodos de aplicação da adubação nitrogenada na cultura do milho irrigado. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 493.

53.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. . Comportamento da cultura do milho em relação a diferentes frações de água disponível. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 526.

54.
CARLESSO, R.; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha . Comparação de duas cultivares de milho (Zea mays l.) submetidas a diferentes frações de água disponível. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 613.

55.
CARLESSO, R.; ZOTTI, A. ; MARCOLAN, A. M. ; ROBAINA, A. D. . Caracterização de cultivares de milho híbrido braskalb sob condições de elevada fertilidade e irrigação. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1995, Santa Maria, 1995. p. 616.

56.
CARLESSO, R.; JADOSKI, S. O. ; LUFT, E. ; ÁVILA, L. A. ; RIGHES, Afrânio Almir . Efeito de diferentes práticas de manejo no comportamento morfológico de plantas de arroz irrigado. In: JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTESÃO E ENSINO DA UFSM, 1994, Santa Maria, 1994. p. 397.

57.
CARLESSO, R.; LUFT, E. ; ÁVILA, L. A. ; RIGHES, Afrânio Almir . Influência do manejo do solo, consumo de água e controle de invasoras no desenvolvimento do arroz irrigado. In: JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1994, Santa Maria, 1994. p. 416.

58.
CARLESSO, R.; MARCOLAN, A. M. ; LOCATELLI, J. ; PEITER, M. X. ; RIGHES, Afrânio Almir . Efeito de diferentes manejos da irrigação no desenvolvimento e produção do sorgo granífero. In: JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1994, Santa Maria, 1994. p. 422.

59.
CARLESSO, R.. Desempenho da cultura do sorgo granífero quando submetido a diferentes manejos da irrigação. In: JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSAO E ENSINO DA UFSM, 1994, Santa Maria, 1994.

60.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; WOLSCHICK, D. ; PEITER, M. X. . Comportamento do sorgo granífero submetido a déficit hídrico durante o período da floração. In: JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DA UFSM, 1994, Santa Maria, 1994. p. 465.

61.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; RIGHES, Afrânio Almir ; MARCOLAN, A. M. . Comportamento de diferentes níveis de controle da irrigação na produtividade do sorgo granífero. In: XX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 1994, Goiânia, 1994. p. 176.

62.
CARLESSO, R.; PEITER, M. X. ; WOLSCHICK, D. ; PETRY, Mirta Teresinha . Resposta do sorgo (Sorghum bicolor) a déficit hídrico terminal aplicado durante o desenvolvimento vegetativo. In: XX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 1994, Goiânia, 1994. p. 175.

63.
CARLESSO, R.; ÁVILA, L. A. ; MACHADO, S. L. O. ; RIGHES, Afrânio Almir ; JADOSKI, S. O. . Manejo do solo e da irrigação no controle de capim-arroz pelo herbicida propanil na cultura do arroz irrigado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1994, Viçosa, 1994. p. 175.

64.
CARLESSO, R.; ÁVILA, L. A. ; LUFT, E. ; MACHADO, S. L. O. ; ROBAINA, A. D. . Manejo do solo e da irrigação no controle do capim-arroz pelo herbicida quinclorac na cultura do arroz irrigado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1994, Viçosa, 1994. p. 173.

65.
CARLESSO, R.; LUFT, E. ; DOTTO, C. R. D. ; RIGHES, Afrânio Almir . Influência de diferentes manejos do solo, da água e de herbicidas nos fatores de produção do arroz irrigado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1994, Viçosa, 1994. p. 06.

66.
CARLESSO, R.; LUFT, E. ; JADOSKI, S. O. ; RIGHES, Afrânio Almir . Influência do manejo do solo, consumo de água e controle de invasoras no desenvolvimento do arroz irrigado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1994, Viçosa, 1994. p. 416.

67.
CARLESSO, R.. Effect of vegetative stage water deficit on maize light interception. In: ASA, CSSA, SSSA ANNUAL MEETING, 1993, Minneapolis, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
CARLESSO, R.; MICHELON, Cleudson José ; PETRY, Mirta Teresinha ; SPOHR, Renato Bepler ; SANTA, Cleiton Dalla ; DAVID, Gustavo de . III Congreso Internacional de Riego Y Drenaje. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; ELTZ, Flavio Luís Foletto ; Petillo, M. G. ; GALLARRETA, C. G. ; DOCAMPO, Roberto ; Juliano Martins ; BROETTO, T. . III Congresso Internacional de Riego Y Drenaje. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARLESSO, R.. Qualidade Física de solos irrigados por aspersão no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARLESSO, R.. Monitoramento e manejo de irrigação no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
CARLESSO, R.. CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. . Manejo de irrigação e avaliação de pivô central na Fazenda Pamplona - SLC Agrícola Ltda.. 2003.

2.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; MICHELON, Cleudson José ; ROSA, G. M. . Rendimento de grãos e produção de silagem de dois híbridos de milho cultivados em diferentes espaçamentos e densidades de plantio. 2002.

3.
CARLESSO, R.; PETRY, Mirta Teresinha ; ROSA, G. M. . Manejo da irrigação e avaliação de pivô central na Fazenda Ana Paula Ltda.. 2002.

4.
CARLESSO, R.; ROSA, G. M. ; PETRY, Mirta Teresinha . Manejo da irrigação e avaliação de pivô central. 2002.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
Carlesso, Reimar. CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 0000270805491914, título: "CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ELTZ, Flavio Luís Foletto; CARLESSO, R.; NISHIJIMA, T.; KONIG, O.; RUVIARO, Claiton. Participação em banca de Vanessa Schwanke Fontana. Retenção de água da chuva na palha, solo e dossel vegetativo de milho e feijão. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
REICHERT, Jose Miguel; REINERT, D. J.; CARLESSO, R.; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano; KLEIN, Vilson Antônio. Participação em banca de Vanderlei Rodrigues da Silva. Propriedades físicas e hídricas em solos sob diferentes estados de compactação. 2003. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
REINERT, D. J.; PEREIRA, Joaquim Odilon; REICHERT, J. M.; CARLESSO, R.; LEVIEN, Renato. Participação em banca de Deonir Secco. Estados de compactação de dois Latossolos sob plantio direto e suas implicações no comportamento mecânico e na produtividade de culturas. 2003. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
CERETTA, C. A.; CARLESSO, R.; SILVA, Leandro Souza da; SELBACH, Pedro Alberto; WIETHÖLTER, Sírio. Participação em banca de Claudir José Basso. Perdas de nitrogênio e fósforo com aplicação no solo de dejetos líquidos de suínos. 2003. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CARLESSO, R.; PETRY, M. T.; MICHELON, C. J.; WEBER, L.; MARTINS, J. D.. ESTIMATIVA DA DEMAND HÍDRICA DA CULTURA DO MILHO IRRIGADO NO SUL DO BRASIL UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS E KC DUAL. 2018.

2.
CARLESSO, R.; PETRY, M. T.; MICHELON, Cleudson José. PADRÃO DE UMIDECIMENTO E MOVIMENTO DA ÁGUA NO SOLO SOB UMA FONTE PONTUAL DE IRRIGAÇÃO NO GOTEJAMENTO. 2018.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORNADA ACAD^MICA INTEGRADA.MODELO PREDITIVO BASEADO EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS PARA A DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO DA SOJA NO SUL DO BRASIL. 2018. (Outra).

2.
JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.MODIFICAÇÕES DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SOLOS IRRIGADOS NO CERRADO BRASILEIRO. 2018. (Outra).

3.
JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.SIMULAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO DA SOJA NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL: AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ÁGUA EM NÍVEL DE PRODUTOR. 2018. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARLESSO, R.; CERETTA, C. A. ; FIORIN, J. E. ; SALET, R. L. . Seminário Estadual de Irrigação 2001-Irrigação por Aspersão no Rio Grande do Sul. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ticiana François Magalhães. Programação da irrigação baseada no monitoramento do conteúdo de água no solo visando incrementar a produtividade da cultura e da água em culturas de primavera verão no RS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Bruno Campos Mantovanelli. Desenvolvimento de diagramas ternários para a estimativa da retenção de água e qualidade estrutural de solos irrigados no Brasil. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Robson Giacomeli. Sistemas de irrigação e manejos do solo para rotação de culturas em terras baixas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

4.
Max Kléber Laurentino Dantas. Dinâmica da água e influência dos resíduos culturais nos componentes do balanço hídrico do solo. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Lethicia Rosa Neto. Influência dos resíduos culturais e estádios de composição na interceptação e armazenamento de água em sistemas irrigados. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Alberto Melo de Almeida. Padrão de umedecimento e movimento da água no solo sob uma fonte pontual de irrigação no gotejamento subsuperficial. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

2.
Viviane Schons de Ávila. Balanço hídrico do solo e partição da evapotranspiração de soja, milho e feijão submetidos à irrigação deficitária no Sul do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

3.
José Nilton Vieira Nunes. Avaliação da qualidade física de solos irrigados do Rio Grande do Sul e de funções de pedotransferência para a estimatva da retenção de água. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

4.
Anderson Luiz Zwirttes. Características morfofisiológicas e produtividade de plantas de sorgo submetidas à irrigação deficitária. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

5.
Moacir Tuzzin de Moraes. QUALIDADE FÍSICA DE UM SOLO SOB DIFERENTES TEMPOS DE ADOÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO E SUA RELAÇÃO COM A ROTAÇÃO DE CULTURAS. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

6.
Ticiana François. Relações hídricas e trocas gasosas em plantas de feijão submetidas à irrigação deficitária. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

7.
Zanandra Boff de Oliveira. PERDAS DE ÁGUA E VARIAÇÕES NA TEMPERATURA DE UM ARGISSOLO VERMELHO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES QUANTIDADES DE RESÍDUOS VEGETAIS NA SUPERFÍCIE E ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS DO FEIJOEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

8.
Fabrício da Silva Barboza. Pedofunções para solos do Uruguai. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

9.
Cleiton Dalla Santa. Perdas de água por escoamento superficial de um solo com diferentes níveis de resíduos vegetais e declividades do terreno. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

10.
Manuel Camilo Moura Chabat. Influência dos resíduos vegetais na superfície do solo na dinâmica da evaporação da água e temperatura do solo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

11.
Juliano Dalcin Martins. MODIFICAÇÕES MORFOFISIOLÓGICAS EM PLANTAS DE MILHO SUBMETIDAS A DÉFICIT HÍDRICO. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

12.
Alberto Eduardo Knies. Temperatura e umidade de um solo franco arenoso cultivado com milho. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

13.
Fabrício Barboza. Pedofunções pra solos do Sul do Uruguai. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

14.
Gisele Schirmann Saldanha. Evaporação de água no solo na fase inicial de desenvolvimento das culturas de milho e soja. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

15.
Sebastián Casanova Fernández. Morfofisiologia da cultura de batata submetida a diferentes regimes hídricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

16.
Juliano Gomes de Andrade. Perdas de água por evaporação em sistemas de cultivo direto e convencional. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

17.
Marcio Zaiosc Almeida. Simulação gráfica do crescimento de plantas de milho. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

18.
GIANE LAVARDA MELO. Levantamento de sistemas de cultivo em áreas irrigadas por aspersão no Rio Grande do Sul. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

19.
CLEUDSON JOSÉ MICHELON. Qualidade física de solos irrigados do Rio Grande do Sul e do Brasil Central. 2005. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

20.
Vanessa Schwanke Fontana. Caracterização dos jardins da cidade de Santa Maria.. 2004. 67 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

21.
Tatiana Tasquetto Fiorin. Produção de milho na Metade Sul do Estado do RIo GRande do Sul com o cultivo em camalhões e irrigado por sulcos. 2004. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

22.
MARCIO FURLAN MAGGI. Irrigação na produção de grãos e silagem de milho e sorgo, em sucessão ao arroz de sequeiro.. 2003. 56 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Departamento de Engenharia Rural, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

23.
RENATO BEPLER SPOHR. Sequência de cultivos irrigados de verão com arroz de terras altas e milho ou sorgo silagem. 2003. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

24.
Raquel Bastos Rubin. Produtividade do feijoeiro irrigado influenciada pelo armazenamento de água no solo e métodos de preparo do solo. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

25.
Claudio Garcia Gallarreta. Manejo da irrigação do milho baseado na evapotranspiração máxima da cultura. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

26.
FERNANDO LUIZ ZIMMERMANN. Crescimento de plantas de milho e armazenamento de água no solo em dois sistemas de cultivo. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

27.
MARINICE RODRIGUES. Manejo da irrigação da soja a partir da evapotranspiração máxima da cultura. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

28.
MIRTA TERESINHA PETRY. Interação solo-planta e disponibilidade de água no solo às plantas de sorgo e soja. 2000. 127 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

29.
GENÉSIO MÁRIO DA ROSA. Análise econômica da implantação de sistemas de irrigação na produção de grãos na região do plananto do Rio Grande do Sul. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

30.
DOLORES WOLSCHICK. Perdas de nitrogênio por lixiviação durante o ciclo de desenvolvimento da cultura do milho em condições de excesso hídrico. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

31.
SIDNEI OSMAR JADOSKI. POPULAÇÃO, ESPAÇAMENTO DE PLANTAS E MANEJO DA IRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DO FEIJOEIRO. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

32.
RODRIGO ELESBÃO ALMEIDA. Espaçamento entre drenos de superfície e doses de nitrogênio em milho e sorgo granífero cultivados em solo de várzea. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

33.
BENHUR DAYLOR BARTH. ESPAÇAMENTO DE DRENOS SUPERFICIAIS E COMPORTAMENTO DE CULTIVOS DE VERÃO. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

34.
GILNEI ANTÔNIO GALVAGNI. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE MILHO SIBMETIDAS A DÉFICITS HÍDRICOS TERMINAL APLICADOS EM DIFERENTES FASES DA CULTURA. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

35.
AMARILDO ZOTTI. ARMAZENAMENTO E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO SOLO ÀS PLANTAS DE MILHO CULTIVADAS EM SOLO DE TEXTURA ARENOSA, ARGILOSA E FRANCA. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

36.
CIRCIRENE DE PIETRO CHRISTOFARI. EFEITOS DE DIFERENTES MANEJOS DA IRRIGAÇÃO NOS PROCESSOS MORFO-FISIOLÓGICOS DA CULTURA DO MILHO. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

37.
REGINALDO FERREIRA DOS SANTOS. DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO SOLO ÀS PLANTAS DE MILHO CULTIVADAS EM SOLOS DE DIFERENTES TEXTURAS. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

38.
MARCOS GREGÓRIO RAMOS HERNANDEZ. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MANEJOS DA ÁGUA, PREPARO DO SOLO E HERBICIDAS NA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

39.
ÉDER JOÃO POZZOBON. RESPOSTA DO FEIJÃO A IRRIGAÇÃO, FERTIRRIGAÇÃO E USO DE MICRONUTRIENTES. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

40.
BERNARDO LEONARDO MULLER. RENDIMENTO DO MILHO EM FUNÇÃO DA TENSÃO DA ÁGUA NO SOLO. 1989. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

Tese de doutorado
1.
Diogo SIlveira Kersten. Estimativa da demanda hídrica da cultura do milho irrigado no Sul do Brasil usando imagens orbitais e Kc dual. 2018. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

2.
Geraldo José Rodrigues. Produtividade do Tifton 85 submetido a diferentes manejos de desfolha e de irrigação complementar. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

3.
Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani. Combinação de modelos de balanço hídrico do solo e sensoriamento remoto para o monitoramento de áreas irrigadas. 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

4.
Marta Rodrigues da Rocha. Retenção e armazenamento da água da chuva nas camadas evaporativas do solo com e sem resíduos vegetais. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

5.
Zanandra Boff de Oliveira. Estimativa da evapotranspiração a partir de dados diários de previsão meteorológica. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

6.
Alberto Eduardo Knies. Estimativa do escoamento superficial da água em diferentes declividades do terreno e cobertura do solo pelo dossel da cultura. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

7.
Juliano Dalcin Martins. Modelagem técnica e econômica da irrigação deficitária para diferentes métodos de aplicação de água na cultura do milho. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

8.
Roberto Miranda Casas. Doses, formas de adubação e diferentes lâminas de irrigação para o cultivo da Quinoa (Chenopodium quinoa) no altiplano da Bolivia. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

9.
Marta Rodrigues da Rocha. Efeito de resíduos culturais no balanço hídrico do solo. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

10.
Cleudson José Michelon. Pedofunções para a retenção de água de solos do Rio Grande do Sul irrigados por aspersão. 2010. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

11.
Tatiana Tasquetto Fiorin. Estimativa da infiltração de água no solo através de modelos e pedofunções. 2008. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

12.
Rodrigo Elesbão de Almeida. Evaporação da água e fluxo de calor do solo em diferentes classes de textura, tipos e grau de decomposição da palhada. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

13.
RENATO BEPPLER SPOHR. Influência das características físicas do solo nas perdas de água por escoamento superficial no Sul do Brasil e Uruguai. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

14.
Claudio Garcia Gallarreta. Manejo de irrigação das culturas da batata, pêra e maça no Urugaui. 2006. 70 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

15.
MIRTA TERESINHA PETRY. Simulação da necessidade de irrigação no Estado do Rio Grande do Sul para compensar perdas por deficiência hídrica de milho, soja e feijão. 2004. 176 f. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

16.
GENESIO MARIO DA ROSA. Simulação econômica de rotação de culturas irrigadas na Região Central do Rio Grande do Sul. 2004. 102 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reimar Carlesso.

17.
CLAITON RUVIARO. Manejo da irrigação e viabilidade econômica para o produção de silagem de milho e sorgo. 2003. 117 f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Reimar Carlesso.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Renato Beppler Spohr. 2008. Universidade Federal de Santa Maria, . Reimar Carlesso.

2.
Juan Pacheco Seguí. 2007. Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Reimar Carlesso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Maia Spolaor. Características operacionais de sensores de umidade do solo e sua utilização no monitoramento da irrigação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Reimar Carlesso.

Iniciação científica
1.
Luís Fernando Grasel. RESÍDUOS VEGETAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO E O IMPACTO NA TEMPERATURA, UMIDADE E CRESCIMENTO DE PLANTAS DE MILHO SUBMETIDAS A DÉFICIT HÍDRICO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

2.
Geraldo José Rodrigues. Morfo-fisiologia de plantas de milho submetidas a déficit hídrico em solo com diferentes quantidades de palha em superfície.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Reimar Carlesso.

3.
Luís Fernando Grasel. Influência das características físico-hídricas do solo na retenção de água e pedofunções para solos do Brasil e Uruguai. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

4.
Carlos Henrique Grasel. Dinâmica da água de evaporação e fluxo de calor em três classes de textura do solo, com diferentes de cobertura vegetal e graus de decomposição do resíduo vegetal. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

5.
Tiago Broetto. Dinâmica da evaporação da água e fluxo de calor em três classes de textura do solo, com diferentes níveis de cobertura vegetal e graus de decomposição do resíduo vegetal. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

6.
Vinicius Dubou. Dinâmica da evaporação da água e fluxo de calor em três classes de textura do solo, com diferentes tipos de cobertura vegetal e graus de decomposição da palha de cobertura. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

7.
Tiago Broetto. Influência das características físicas do solo na capacidade de infiltração e pedofunções para solos do Sul do Brasil. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

8.
Giovani Linassi Alonso. Influência das características físicas do solo na precipitação diária efetiva no Sul do Brasil.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Reimar Carlesso.

9.
Alberto Eduardo Knies. Simulação da necessidade de irrigação no Estado do Rio Grande do Sul para compensar perdas por deficiência hídrica de milho, soja e feijão. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

10.
Juliano Gomes de Andrade. Caracterização físico-hídrica dos solos de algumas regiões do brasil. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

11.
Juliano Gomes de Andrade. Fenologia de plantas de milho e sorgo visando o manejo da cultura e irrigação. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

12.
Gustavo de David. Manejo da irrigação e racionalização no uso da água e energia na irrigação por aspersão. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

13.
Rodrigo Comasseto da Silva. Efeitos do excesso hídrico nas perdas de nitrato na cultura do milho cultivado em diferentes classes de textura do solo. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Reimar Carlesso.

14.
CLEUDSON JOSÉ MICHELON. Manejo da irrigação e racionalização no uso da água e energia na irrigação por aspersão. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

15.
FABIANO DANIEL DE BONA. Produção de milho na metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul com o cultivo em camalhões e irrigação por sulcos. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reimar Carlesso.

16.
CLEUDSON JOSÉ MICHELON. Disponibilidade de água no solo às plantas de milho e sorgo e manejo da água de irrigação. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Reimar Carlesso.

17.
JEFFERSON HORN KUNZ. Produção de milho na metade Sul do Estado do RS com o cultivo em camalhões e irrigação por sulcos. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Reimar Carlesso.

18.
JEFFERSON HORN KUNZ. Sistema de produção de milho para a metade sul do Estado: cultivo em camalhões e irrigação por sulcos. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Reimar Carlesso.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
Carlesso, Reimar. CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 0000270805491914, título: "CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
Carlesso, Reimar. CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 0000270805491914, título: "CIGIR - Sistema Informatizado de Gerenciamento de Irrigação" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 19:36:47