Francisco Creso Junqueira Franco Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5091490020192774
  • Última atualização do currículo em 05/09/2006


possui graduação em em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Educação - University of Reading (1993). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: equidade, reforma educacional e avaliação da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Creso Junqueira Franco Junior
Nome em citações bibliográficas
FRANCO, C.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Educação.
Rua Marques de São Vicente 225
22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 31141818
Fax: (21) 31141817
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1993
Doutorado em Ph D Educação.
University of Reading, UR, Inglaterra.
Título: Individual and Historial Development in Science, Ano de obtenção: 1993.
Orientador: John K Gilbert.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1984 - 1988
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Contribuições da História da Física à Didática: o caso da lei de queda dos corpos,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Vera Maria Ferrão Candau.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1977 - 1984
Graduação em Licenciatura Em Física.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 44

Atividades

3/1994 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais
3/1994 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e História da Educação
2/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Educação.


Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2001
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40

Atividades

3/1994 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Ensino de Ciências


Linhas de pesquisa


1.
Sociologia da Educação
2.
Política Educacional
3.
Ensino de Ciências


Projetos de pesquisa


2003 - 2006
Eficácia e Equidade na Educação Brasileira
Descrição: Os objetivos do presente projeto de pesquisa envolvem: a identificação de características escolares promotoras de eficácia escolar e de promoção de eqüidade na escola; e o desenvolvimento de módulo de questionário voltado à mensuração de apoio social aos alunos gerados na escola. Esses objetivos desdobram-se nas seguintes questões de pesquisa: i. Que características escolares promovem o aumento da eficácia das escolas? ii. Que características escolares diminuem o impacto do nível socioeconômico nos resultados escolares dos alunos? iii. Que características escolares diminuem o impacto da cor declarada nos resultados escolares dos alunos? Como se caracterizam as escolas que minimizam este impacto? iv. Como condições escolares relevantes na promoção de eficácia e eqüidade se distribuem entre alunos de origem social e étnica distintas? Há regiões ou redes de escolas que apresentam situações de maior ou menor disparidade das condições de escolarização? .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Creso Junqueira Franco Junior - Coordenador.
2003 - Atual
Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005
Descrição: [Objetivos] O objetivo central é o de investigar quais práticas educativas e quais condições escolares contribuem para a promoção de eficácia escolar (isto é, aumento do desempenho médio dos alunos) e de eqüidade intraescolar (isto é, diminuição do impacto da origem social do aluno em seu desempenho escolar). Objetivos subsidiários incluem: desenvolvimento e validação de instrumentos adequados para surveys educacionais nas séries iniciais do Ensino Fundamental; identificação de características escolares que aumentam a probabilidade de desfechos educativos socialmente valorizados, tais como a promoção de séries ou ciclos aos longo dos anos, a minimização do absenteísmo, o aumento da motivação e da auto-estima. [Desenho da Pesquisa] Desenho longitudinal de painel, no qual a mesma amostra de escola e de alunos serão observados ao longo de quatro anos (três das cinco ondas de observação previstas no âmbito deste projeto Pronex). .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Creso Junqueira Franco Junior - Coordenador.
2001 - 2003
Avaliação e Política Educacional
Descrição: Sequência do projeto anterior. Com base nos dados do SAEB, invetiga-se o que faz diferença na educação brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Creso Junqueira Franco Junior - Coordenador.
1999 - 2001
Injvestigando o que faz diferença na educação brasileira
Descrição: O projeto representa uma inflexão em minha atividade de pesquisa, que passa a se orientar pelo entendimento dos fatores escolares que propiciam o aprendizado dos alunos e pela tentativa de compreender o processo de emergência da avaliação em larga escala no brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Creso Junqueira Franco Junior - Coordenador.
1997 - 1999
Cosntrução de Modelos Mentais e Educação
Descrição: Os objetivos de nosso projeto são desenvolver um modelo teórico sobre a dinâmica de construção dos modelos mentais e explorar suas implicações educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Creso Junqueira Franco Junior - Coordenador.
1995 - 1997
Os Desenvolvimentos Teóricos de Piaget durante a Década de 70 e suas Implicações Educacionais
Descrição: O presente projeto de pesquisa focalizará a obra de Piaget a partir de 1971, objetivando identificar o projeto intelectual de Piaget neste período, as potencialidades e limitações das inovações teóricas propostas por Piaget, e as implicações educacionais desta obra. O item seguinte deste projeto apresentará, ainda que de forma suscinta, as características da obra de Piaget no período considerado. Esta apresentação justificará a delimitação temporal efetuada neste projeto e trará elementos para o entendimento da hipótese de trabalho enunciada no item quatro deste documento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Creso Junqueira Franco Junior - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAZELLI, S.2006CAZELLI, S. ; FRANCO, C. . O perfil das escolas que promovem o acesso dos jovens a museus. Musas (IPHAN), v. 2, p. 20-30, 2006.

2.
FRANCO, C.2004FRANCO, C.. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n.25, p. 30-38, 2004.

3.
QUEIROS, G.2003QUEIROS, G. ; FRANCO, C. . Professores artistas-reflexivos en sistemas educativos complejos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n.extra, p. 89-101, 2003.

4.
ANDRADE, Márcia2003ANDRADE, Márcia ; FRANCO, C. ; CARVALHO, J. B. P. . Gênero e desempenho em MAtemática ao final do ensino médio: quais as relações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n.27, p. 77-95, 2003.

5.
FRANCO, C.2003FRANCO, C.; FERNANDES, C. ; SOARES, J. F. ; BELTRAO, K. ; BARBOSA, M.E. ; Gonzaga, M.T. . O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do SAEB 2001. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n.28, p. 39-71, 2003.

6.
SZTAJN, P.2002SZTAJN, P. ; FRANCO, C. ; BONAMINO, A. C. . Formação docente nos surveys avaliação educacional. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 118, n.118, p. 11-39, 2002.

7.
BONAMINO, A. C.2002BONAMINO, A. C. ; COSCARELI, C. V. ; FRANCO, C. . Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n.81, p. 91-114, 2002.

8.
FRANCO, C.2002FRANCO, C.; MANDARINO, M. ; ORTIGAO, M. I. . O Impacto de Plano Pedagógico de Escola nos Resultados Escolares. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 32, n.3, p. 477-497, 2002.

9.
ALBERNAZ, Angela2002ALBERNAZ, Angela ; FRANCO, C. ; FERREIRA, F.H.G. . Qualidade e Eqüidade no Ensino Fundamental Brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 32, n.3, p. 453-476, 2002.

10.
CAZELLI, S.2001CAZELLI, S. ; FRANCO, C. . Alfabetismo científico: novos desafios no contexto da globalização. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.2, p. 1-18, 2001.

11.
FRANCO, C.2001FRANCO, C.. O SAEB: potencialidades, problemas e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, p. 127-133, 2001.

12.
FRANCO, C.2001FRANCO, C.; MANDARINO, M. ; ORTIGAO, M. I. . Projeto pedagógico de escola promove eficácia e eqüidade em educação?. Revista Undime Rj, Rio de Janeiro, v. 7, p. 30-46, 2001.

13.
FRANCO, C.1999FRANCO, C.; BARROS, H. ; KRAPAS, S. ; QUEIROS, G. ; COLINVAUX, D. ; ALVES, F. . From scientists and inventors minds to some scientific and technological products: relantionships between theories, models, mental models and conceptions. International Journal of Science Education, Dordrecht, v. 21, n.3, p. 277-291, 1999.

14.
BONAMINO, A.1999 BONAMINO, A. ; FRANCO, C. . Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 108, p. 30-44, 1999.

15.
FRANCO, C.1999FRANCO, C.; BONAMINO, A. . O ENEM no Contexto das Políticas para o Ensino Médio. Química Nova na Escola, Rio de Janeiro, v. n. 10, p. 26-31, 1999.

16.
FRANCO, C.1999FRANCO, C.. Piaget e o construtivismo no Brasil contemporâneo. Vertentes (São João Del-Rei), São João del-Rei, v. n. 13, p. 55-60, 1999.

17.
KRAPAS, S.1997KRAPAS, S. ; QUEIRÓS, G. ; COLINVAUX, D. ; FRANCO, C. ; ALVES, F. . Modelos: terminologia e sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 2, n.3, p. 185-205, 1997.

18.
CAZELLI, S.1997CAZELLI, S. ; GOUVÊA, G. ; FRANCO, C. ; SOUZA, C. N. . Padrões de interação e aprendizagem compartilhada na exposição laboratório de astronomia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 189, p. 413-427, 1997.

19.
FRANCO, C.1996 FRANCO, C.; DOMINGUES, J. M. . Contrutivismo, epistemologia e educação: ampliando o debate. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n.2, p. 88-98, 1996.

20.
COLINVAUX, D.1996COLINVAUX, D. ; FRANCO, C. ; KRAPAS-TEIXEIRA, S. ; QUEIRÓS, G. . Abstração: entre a lógica proposicional e os modelos mentais. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 7, n.1, p. 76-83, 1996.

21.
FRANCO, C.1996FRANCO, C.; CAZELLI, S. ; SOUSA, G. ; SOUSA, C. . O que estudantes fazem em um museu de ciências? Avaliando a efetividade de uma exposição sobre astronomia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 75, p. 315-319, 1996.

22.
FRANCO, C.1992FRANCO, C.; COLINVAUX, D. . Genetic epistemology, history of science and science education. Science & Education (Dordrecht), Dordrecht, v. 1, p. 255-271, 1992.

23.
FRANCO, C.1992FRANCO, C.; VIANNA, D. M. . Ciência, história da ciência, e educação. Perspicillium, Rio de Janeiro, v. 6, p. 5-8, 1992.

24.
FRANCO, C.1988FRANCO, C.. Os livros ea gravidade: uma queda pouco didática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 70, p. 224-242, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRANCO, C.. Avaliação da educação básica : pesquisa e gestão. Rio de Janeiro: Loyola, 2004. 151p .

2.
FRANCO, C.. Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. 1ª. ed. São Paulo: ARTMED Editora, 2001. 172p .

3.
FRANCO, C.; KRAMER, S. . Pesquisa e Educação: História, Escola e Formação de Professores. 1. ed. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. 289p .

Capítulos de livros publicados
1.
FRANCO, C.. Avaliação em larga escala da Educação Básica: da relevância aos desafios. In: Maria Marcia Sigrist Malavazi; Regiane Helena Bertagna; Luiz Carlos de Freitas. (Org.). Avaliação: desafio dos novos tempos. Campinas: Komedi, 2006, v. , p. 43-65.

2.
FRANCO, C.; ORTIGAO, M. I. ; ALBERNAZ, Angela ; BONAMINO, A. C. ; AGUIAR, G. S. ; ALVES, Fátima ; SATYRO, N. . Eficacia Escolar en Brasil: Investigando Prácticas y Políticas Escolares Moderadoras de Desigualdades Educacionales. In: Santiago Cueto. (Org.). Educación y brechas de equidad en América Latina (no prelo). Santiago: Preal, 2006, v. , p. -.

3.
FRANCO, C.. O ENEM: da reforma do ensino médio ao Prouni. In: Carvalho, José Carmelo; Alvim Filho, Hélcio; Costa, Renato Ponte. (Org.). Cursos Pré-Vestibulares Comunitários: espaços de mediação pedagógica. Rio de Janeiro: Editora da PUC-Rio, 2005, v. , p. 258-262.

4.
FRANCO, C.. Quais as contribuições da avaliação para as políticas educacionais?. In: Alicia Maria Catalano Bonamino; Nícia Bessa; Creso Franco. (Org.). Avaliação da Educação Básica - Pesquisa e Gestão. Rio de Janeiro: Loyola, 2004, v. , p. 65-78.

5.
FRANCO, C.. Avaliação da Educação: novos desafios em contexto de municipalização. In: Donaldo Bello de Souza; Lia Ciomar Macedo de Faria. (Org.). Desafios da Educação Municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, v. , p. 11-480.

6.
QUEIRÓS, G. ; GOUVÊA, G. ; FRANCO, C. . Formação de professores e museus de ciências. In: Gouvêa, G.; Marandino, M.; Leal, M.C.. (Org.). Educação e museu: a construção do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: , 2003, v. , p. 207-220.

7.
FRANCO, C.. A investigação sobre eficácia escolar no Brasil. In: Murillo Torrecilla, Javier. (Org.). La investigación sobre eficacia escolar en Iberoamérica. Bgotá: Convenio Andrés Bello, 2003, v. , p. 191-208.

8.
FRANCO, C.; BONAMINO, A. . Iniciativas Recentes de avaliação da Qualidade da Educação no Brasil. In: Creso Franco. (Org.). Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. São Paulo: Artmed editora, 2001, v. , p. 15-28.

9.
FERNANDES, C. ; FRANCO, C. . Séries ou Ciclos: O que acontece quando os professores escolhem?. In: Creso Franco. (Org.). Avaliação, Ciclos e Prmoção na Educação. São Paulo: Artmed editora, 2001, v. , p. 55-68.

10.
FRANCO, C.; FERNANDES, C. ; BONAMINO, A. . Avaliação na Escola e Avaliação de Educação: possibilidades e desafios. In: Vera Candau. (Org.). Reinventando a Escola. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2000, v. 01, p. 168-194.

11.
CAZELLI, S. ; GOUVÊA, G. ; VALENTE, M. E. ; MARANDINO, M. ; FRANCO, C. . Museum-school relationship and the broadening of scientific culture. In: Colette Dufresne-Tassé. (Org.). Cultural diversity, distance and learning. 1ed.Montreal: ICOM/CECA, 2000, v. , p. 66-73.

12.
GILBERT, J. K. ; PIETROCOLA, M. ; ZYLBERZTEJN, A. ; FRANCO, C. . Science and Education: Notions of Reality, Theory and Model. In: J.K. Gilbert; C.J. Boulter. (Org.). Developing Models in Science Education. Dordrecht: Kluwer, 2000, v. , p. 19-40.

13.
FRANCO, C.; COLINVAUX, D. . Grasping mental models. In: John K. Gilbert; Carolyn J. Boulter. (Org.). Developing Models in Science Education. Dordrecht: Kluwer, 2000, v. , p. 93-118.

14.
FRANCO, C.; SZTAJN, P. . Educação em ciências e matemática: identidade e implicações para políticas de formação continuada de professores. In: A. F. B. Moreira. (Org.). Política e Currículo. São Paulo: Papirus, 1999, v. , p. -.

15.
VEIGA FILHO, A. ; FRANCO, C. ; FERNANDES, C. ; SZTAJN, P. ; BRANDÃO, Z. . O perfil da escola brasileira. In: INEP/MEC. (Org.). O perfil da escola brasileira: um estudo a partir dos dados do SAEB 97.. Brasília: INEP/MEC, 1999, v. , p. 07-29.

16.
VEIGA FILHO, A. ; FRANCO, C. ; FERNANDES, C. ; SZTAJN, P. ; BRANDÃO, Z. . O perfil do aluno brasileiro.. In: INEP/MEC. (Org.). O perfil do aluno brasileiro: um estudo a partir dos dados do SAEB 97.. Brasília: INEP/MEC, 1999, v. , p. 07-36.

17.
KRAPAS, S. ; QUEIRÓS, G. ; COLINVAUX, D. ; FRANCO, C. ; ALVES, F. . Modelos: terminologia e sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. In: D. Colinvaux. (Org.). Modelos e Educação em ciências. Rio de Janeiro: Ravil, 1998, v. , p. -.

18.
GOUVÊA, G. ; VALENTE, M. E. ; CAZELLI, S. ; MARANDINO, M. ; FALCÃO, D. ; FRANCO, C. . On evaluation research in science museums. In: C. Dufresne-Tassé. (Org.). Evaluation and Museums Education: New Trends. Montreal: Icom, 1998, v. , p. 169-178.

19.
FRANCO, C.. Os desenvolvimentos do método clínico e suas relações com as modificações na tradição de pesquisa piagetiana. In: L. Banks-Leite. (Org.). Percursos Piagetianos. 1ed.São Paulo: Cortez, 1997, v. , p. 77-96.

20.
FRANCO, C.; COLINVAUX, D. ; KRAPAS, S. ; QUEIRÓS, G. . A teoria piagetiana e os modelos mentais. In: L. Banks-Leite. (Org.). Percursos Piagetianos. 1ed.São Paulo: Cortez, 1997, v. , p. 187-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, C.. The color of educational inequalities. In: Global Conference on Education Research for Developing Countries, 2005, Praga. Trabalho disponível em www.preal.org/FIE, 2005.

2.
FRANCO, C.. Mathematics Teachers, Reform, and Equity: Results from the Brazilian National Assessment. In: Global Conference on Education Research for Developing Countries, 2005, Praga. Trabalho disponível em www.preal.org/FIE, 2005.

3.
FRANCO, C.. Eficácia e Eqüidade na Escola Fundamental Brasileira. In: Segundo Concurso de Propuestas de Investigaciones del Fondo de Investigaciones Educativas FIE/PREAL/GDN, 2004, Santiago do Chile. Trabalho disponível em http://www.preal.cl/FIE/propuestas2.php, 2004.

4.
FRANCO, C.. A escola importa? Determinantes da eficiência e da eqüidade no ensino fundamental brasileiro. In: Encontro sobre Determinantes do Sucesso Escolar, 2002, Rio de Janeiro. Atas do Encontro sobre Determinantes do Sucesso Escolar. Rio de Janeiro: IPEA, 2002.

5.
FRANCO, C.. O impacto de projeto político pedagógico nos resultados escolares. In: Encontro sobre Determinantes do Sucesso Escolar, 2002, Rio de Janeiro. Atas do Encontro sobre Determinantes do Sucesso Escolar. Rio de Janeiro: IPEA, 2002.

6.
GOUVÊA, G. ; VALENTE, M. E. ; CAZELLI, S. ; MARANDINO, M. ; FALCÃO, D. ; FRANCO, C. . On evaluation research in science museums. In: Annual Meeting of ICOM, 1998, Rio de Janeiro. Proceedings of the Annual Meeting of the International Committee of Museums. Rio de Janeiro, 1998.

7.
FALCÃO, D. ; CAZELLI, S. ; MARANDINO, M. ; VALENTE, M. E. ; GOUVÊA, G. ; FRANCO, C. . Changes in expressed models of students who have visited an astronomy exhibition. In: Annual Meeting of the International Committe of Science Museums, 1998, Buenos Aires. Proceedings of the Annual Meeting of the International Committe of Science Museums. Buenos Aires, 1998.

8.
BONAMINO, A. ; FRANCO, C. . Como anda a educação brasileira? O processo de institucionalização e os resultados preliminares do SAEB. In: XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998, Caxambu. Atas do XXII Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, 1998.

9.
FRANCO, C.; SZTAJN, P. . Educação em ciências e matemática: identidade e implicações para as políticas de formação continuada de professores. In: VI Encontro dos Pesquisadores em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Atas do VI Encontro dos Pesquisadores em Ensino de Física. Florianópolis, 1998.

10.
CAZELLI, S. ; VALENTE, M. E. ; MARANDINO, M. ; GOUVÊA, G. ; FRANCO, C. . A relação museu-escola: avanços e desafios na (re)construção do conceito de museu. In: Reunião Anual da ANPEd, 1998, Caxambu. Anais da Reunião Anual da ANPEd (meio magnético). Caxambu, 1998.

11.
FRANCO, C.; COLINVAUX, D. ; KRAPAS, S. ; QUEIRÓS, G. ; BARROS, H. ; ALVES, F. . Da cabeça de cientistas e inventores aos produtos da ciência e tecnologia: sobre a relação entre modelos, teorias, modelos mentais e concepções. In: 1o Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Atas do 1o Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências. Aguas de Lindóia, 1997. v. 1. p. 161-174.

12.
FALCÃO, D. ; CAZELLI, S. ; MARANDINO, M. ; VALENTE, M. E. ; GOUVÊA, G. ; FRANCO, C. . Mudanças em modelos expressos de estudantes que visitaram uma exposição de ciências. In: 1o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Atas do 1o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Águas de Lindóia, 1997. v. 1. p. 201-208.

13.
KRAPAS, S. ; QUEIRÓS, G. ; COLINVAUX, D. ; FRANCO, C. . Modelos: terminologia e sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. In: Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: linguagem, cultura e cognição, 1997, Belo Horizonte. Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: linguagem, cultura e cognição. Belo Horizonte, 1997. v. 1. p. 299-311.

14.
CAZELLI, S. ; GOUVÊA, G. ; FRANCO, C. ; SOUSA, C. N. . Padrões de interação e aprendizagem compartilhada na exposição laboratório de astronomia. In: Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu. Anais da Reunião Anual da ANPEd (meio magnético). Caxambu, 1996.

15.
FRANCO, C.; DOMINGUES, J. M. . Construtivismo, epistemologia e educação. In: Reunião Anual da ANPEd, 1995, Caxambu. Anais da Reunião Anual da ANPEd (meio magnético). Caxambu, 1995.

16.
FRANCO, C.. O modelo piagetiano para a relação entre psicogênese e história da ciência funciona?. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995, Niterói. Atas do XI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Niterói.

17.
COLINVAUX, D. ; FRANCO, C. ; KRAPAS-TEIXEIRA, S. ; QUEIRÓS, G. . Notas sobre o conceito piagetiano de abstração. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995, Niterói. Atas do XI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Niterói, 1995.

18.
FRANCO, C.. History of Science and Psychogenesis: A Comparative Study on Galileo's Free Fall Law and the Idea of Speed in the Child. In: Second International Conference on the History and Philosophy of Science in Science Teaching, 1992, Kingston. History & Philosophy of Science in Science Education: Proceedings of the Second International Conference on the History and Philosophy of Science in Science Teaching. Kingston: S. Hills, 1992. v. 1. p. 323-330.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, C.. National Educational Policies and Their Consequences for Quality and Equity. In: 100th Meeting of the American Sociological Association, 2005, Filadélfia, 2005.

2.
FRANCO, C.. Ciclos e letramento nas etapas iniciais do ensino fundamental. In: 26a Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas, 2003.

3.
FRANCO, C.; COLINVAUX, D. . Grasping Mental Models. In: Scientific Discovery Conference, 1998, Pavia. Model-Based Reasoning in Scientific Discovery Conference. Pavia, 1998. p. 17-19.

4.
COLINVAUX, D. ; FRANCO, C. . Seriation and theory integration. In: 2nd Conference of the International Society for Theoretical Psychology, 1997, Berlin. 2nd ISTP Conference: Program. Berlin, 1997. v. 1. p. 76.

5.
FRANCO, C.; BARROS, H. L. ; COLINVAUX, D. ; KRAPAS, S. ; QUEIRÓS, G. . Towards a model of mental models. In: 1st European Science Education Research Assocation, 1997. 1st ESERA Conference - Abstracts Book. Roma, 1997. v. 1. p. 222.

6.
FRANCO, C.; OLIVIERI, C. . Mudança conceitual e mudança em esquemas de ação. In: V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1996, Águas de Lindóia. V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Águas de Lindóia, 1996.

7.
FRANCO, C.; DOMINGUES, J. M. . Piaget e o construtivismo no Brasil contemporâneo. In: XX Encontro Anual da ANPOCS, 1996, Caxambu. XX Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, 1996.

8.
FRANCO, C.; CAZELLI, S. ; SOUSA, C. ; SOUSA, G. . O que os estudantes fazem em um museu de ciências?. In: Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu. Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 1995.

9.
FRANCO, C.; DOMINGUES, J. M. . A influência de Piaget na teoria de evolução social de Habermas. In: Reunião Anual da ANPEd, 1994, Caxambu. ANPEd 1994 - Livro de Resumos. Caxambu, 1994.

Artigos aceitos para publicação
1.
LEE, V. E. ; FRANCO, C. ; ALBERNAZ, Angela . Quality and equality in Brazilian secondary. International Review of Comparative Sociology, 2007.

2.
ALVES, F. ; ORTIGAO, M. I. ; FRANCO, C. . Origem social e risco de repetência escolar: Um estudo sobre a interação entre raça e capital econômico.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), 2007.

3.
FRANCO, C.; SZTAJN, P. ; ORTIGAO, M. I. . Mathematics Teachers, Reform, and Equity: Results from the Brazilian National Assessment.. Journal for Research in Mathematics Education, 2007.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRANCO, C.; BONAMINO, A. . A avaliação no Brasil. Relatório técnico preparado para o INEP/MEC. 1999.

2.
FRANCO, C.; SZTAJN, P. . Sobre os instrumentos contextuais do SAEB. Relatório técnico preparado para o INEP/MEC. 1999.

3.
VEIGA FILHO, A. ; FRANCO, C. ; FERNANDES, C. ; SZTAJN, P. ; BRANDÃO, Z. . O Perfil do Estudante Brasileiro: um estudo a partir dos dados do SAEB 97. Relatório técnico preparado para o INEP/MEC. 1998.

4.
VEIGA FILHO, A. ; FRANCO, C. ; FERNANDES, C. ; SZTAJN, P. ; BRANDÃO, Z. . O Perfil da Escola Brasileira: um estudo a partir dos dados do SAEB 97. Relatório técnico preparado para o INEP/MEC. 1998.

5.
FRANCO, C.; FERNANDES, C. . Directions for revising the framework and the context questionnaires of the Program for International Student Assessment. 1998.

Trabalhos técnicos
Demais trabalhos
1.
FRANCO, C.. Pareceres enviados aos editores dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Educação, Cadernos de Pesquisa, Investigação em Ensino de Ciências, Ensaio, Ciência e Educação, no período 1997-2000.. 2000 (Pareceres para periódicos científicos) .

2.
FRANCO, C.; KONDER, L. ; TARDIF, M. . Professores em Aporia: as representações da falta, falhas e imites do saber docente. 2000 (Banca examinadora da Dissertação de Mestrado) .

3.
FRANCO, C.. Diversos pareceres em processos da Faperj no período 1996-2000. 1998 (Pareceres relacionados com o Julgamento por Pares de Propostas Acadêmicas) .

4.
FRANCO, C.. Co-autoria de diversos pareceres e relatórios referentes à avaliação da pós-graduação em educação. 1998 (Pareceres relacionados com o Julgamento por Pares de Propostas Acadêmicas) .

5.
FRANCO, C.. Diversos Parceres em Processos do CNPq no período de 1996-2000. 1996 (Pareceres em Processo de Julgamento por Pares de Propostas Acadêmicas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRANCO, C.. Participação em banca de Daniela Papelbaum. Internet como espaço de aprendizagem: um perfil de estudantes de cursos on-line e suas práticas de navegação. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FRANCO, C.. Participação em banca de Jorge Cássio Reis da Silva Mello. Ingresso e evasão na expansão recente do ensino superior. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
FRANCO, C.. Participação em banca de Flora Prata Machado. Aluno do PEJ: quem é você, por onde você andou?. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
FRANCO, C.. Participação em banca de Renata Penna Monte Razo. O impacto da municipalização no ensino fundamental brasileiro : uma aplicação da técnica de avaliação de impacto de matching por diferenças em diferenças. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
FRANCO, C.. Participação em banca de Walter Falchi Honorato. Fundação Fé e Alegria: uma experiência no ensino regular público no estado do Tocantins. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
FRANCO, C.. Participação em banca de Andrea Rangel Farias. Culturas e ciclos escolares. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
FRANCO, C.. Participação em banca de Luciana Arruda de Oliveira Freire. Desvendando desigualdades de oportunidades em matemática relacionadas ao gênero do aluno modelagem multinível aplicada aos dados do SAEB. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
FRANCO, C.. Participação em banca de Angela Umbelino de Souza Albernaz. Determinantes do desempenho educacional no ensino fundamental brasileiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
FRANCO, C.. Participação em banca de Márcia Santos Andrade. Diferença e eqüidade de gênero em matemática no contexto do ensino médio. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
FRANCO, C.. Participação em banca de Janaína Reis Xavier Senna. Retornos educacionais por posição na ocupação : uma investigação utilizando a PNAD nos anos de 1992 e 1999. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
FRANCO, C.. Participação em banca de Cleonice Puggian. Engenheiro e Professor: Análise da experiência da Licenciatura para portadores de diploma de Engenharia da PUC-Rio. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
FRANCO, C.. Participação em banca de Glauco da Silva Aguiar. Quem ensina Matemática no Brasil? Um estudo dos perfis dos professores a partir dos dados do SAEB de 1997 e 1999. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
FRANCO, C.. Participação em banca de Luciene Sampaio de Andrade. MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM FORMADORES DE OPINIÃO. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
FRANCO, C.. Participação em banca de Luiza Helena Lamego Felipe. Informática e Educação: encontros e desencontros no ensino fundamental público. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
FRANCO, C.. Participação em banca de Rosemary Freitas dos Reis. Práticas de leitura e produção de textos nas séries iniciais: Saber docente em processo de construção. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
FRANCO, C.. Participação em banca de Marcel de Toledo Vieira. Um estudo comparativo das metodologias de modelagem de dados amostrais complexos : uma aplicação ao SAEB 99. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

17.
FRANCO, C.. Participação em banca de JÚLIO EDUARDO DE CASTRO. Professores em Aporia:as representações da falta, falhas e limites do saber docente.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
FRANCO, C.. Participação em banca de Maria Isabel Ramalho Ortigão. Vozes Presentes no currículo: um estudo a partir da matriz curricular de Matemática para o SAEB97. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

19.
FRANCO, C.. Participação em banca de Rita de Cássa de Almeida Costa. A Construção Social de uma Química Escolar. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
FRANCO, C.. Participação em banca de Clarisse Olivieri de Lima. O Papel da Ação Mediada pelo Computador no Processo de Mudança Conceitual. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
FRANCO, C.. Participação em banca de Claudia de Oliveira Fernanes. A construção na escola pública: a interação de propostas curriculares oficiais com projeto educativo de uma unidade escolar. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

22.
FRANCO, C.. Participação em banca de LETICIA NOGUEIRA. A Criança e o Computador: Instantâneo da Modernidade Através das Lentes Infantis. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

23.
FRANCO, C.. Participação em banca de MARIA DO ROSÁRIO DA COSTA DIAS. Educação Matemática e construtivismo na pré-escola. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

24.
FRANCO, C.. Participação em banca de Martha Marandino. O Ensino de Ciências e a Perspectiva da Didática Crítica. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FRANCO, C.. Participação em banca de Célia Maria Fernandes Nunes. O saber da experiência de professores de séries iniciais: condições de produção e formas de manifestação. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FRANCO, C.. Participação em banca de Cynthia Paes de Carvalho. Entre as Promessas da Escola e os Desafios da Reprodução Social: Famílias de Camadas Médias do Ensino Fundamental à Universidade. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
FRANCO, C.. Participação em banca de José Angelo Gariglio. A cultura docente de professores de Educação Física de uma Escola profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
FRANCO, C.. Participação em banca de Carmem Teresa Gabriel Anhorn. Um objeto de ensino chamado história: a disciplina História nas tramas da Didatização. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
FRANCO, C.. Participação em banca de Claudia de Oliveira Fernandes. A Escolaridade em Ciclos: práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica - a transição para a escola do século XXI. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
FRANCO, C.. Participação em banca de Patrícia Corsino. Infância, linguagem e letramento: Educação Infantil na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
FRANCO, C.. Participação em banca de Ana Maria Fereira da Costa Monteiro. Ensino de História: entre saberes e práticas. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
FRANCO, C.. Participação em banca de Cecília Maria Ferreira Borges. O Professor da Educação Básica de 5ª à 8ª série e seus saberes profissionais. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
FRANCO, C.. Participação em banca de Vera Lúcia Alves Breglia. A Formação na Graduação: Contribuições, Impactos e Repercussões do PIBIC. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
FRANCO, C.. Participação em banca de Alicia Maria Catalano de Bonamino. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): Referências, Agentes e Arranjos Institucionais e Instrumentais. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
FRANCO, C.. Participação em banca de GLÓRIA REGINA PESSÔA CAMPELLO QUEIROZ. Professores Artistas-Reflexivos de Física no ensino médio. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
FRANCO, C.. Participação em banca de MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA. Internet e Educação: Uma análise das novas mediações nos processos de interação e construção de conhecimentos. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
FRANCO, C.. Participação em banca de FLÁVIA REZENDE DOS SANTOS. A Hipermídia no Ensino de Física Facilitando a Construção de Conceito de Mecânica Básica. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
FRANCO, C.. Naércio Menezes. Banca de Livre Docência (Economia). Tese: A Educação no Brasil.. 2003. Universidade de São Paulo.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Lina Kátia Oliveira. O funcionamento diferencial de item em estudos longitu-dinais como estratégia de investigação da relação entre ênfase curricular e equidade no ensino de matemática.. Início: 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Glauco da Silva Aguiar. O estudo do funcionamento diferencial de itens em surveys internacionais como estratégia de aproximação de ênfases curriculares em matemática em diferentes países. Início: 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Fátima Alves. Eficácia e equidade no ensino fundamental de capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. Início: 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jorge Cássio Reis da Silva Mello. Ingresso e evasão na expansão recente do ensino superior. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

2.
Angela Albernaz. Determinantes do desempenho educacional no ensino fundamental brasileiro. 2002. 81 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

3.
Márcia Andrade. Diferença e eqüidade de gênero em matemática no contexto do ensino médio. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

4.
Luciana Freire. Desvendando desigualdades de oportunidades em matemática relacionadas ao gênero do aluno modelagem multinível aplicada aos dados do SAEB. 2002. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

5.
Glauco da Silva Aguiar. Quem ensina matemática no Berasil? Um estudo dos perfis dos professores a partir dos dados do SAEB de 1997 e 1999. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

6.
Lucienne Andrade. Meio ambiente e educação : o que pensam formadores de opinião. 2001. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

7.
Rosemary Freitas dos Reis. Práticas de leitura e produção de textos nas séries iniciais : saber docente em processo de construção. 2001. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

8.
Júlio Eduardo de Castro. Professores em Aporia: as representações da falta, falhas e limites do saber docente. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

9.
CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES. A construção do Currículo na Escola Pública: a interação do projeto educacional de uma unidade escolar com propostas curriculares oficiais. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

10.
Clarisse Olivieri Lima. O papel da ação e da ação mediada por computadores no processo de mudança conceitual. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

11.
MARIA DO ROSÁRIO CARDOSO DIAS. Construtivismo e Educação Matemática na Pré-Escola. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

Tese de doutorado
1.
CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES. A escolaridade em ciclos [recurso eletrônico] : práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica: a transição para a escola do século XXI. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

2.
Ana Maria Monteiro. Ensino de história : entre saberes e práticas. 2002. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

3.
Alícia Catalano Bonamino. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: referências, agentes e arranjos institucionais e instrumentais. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.

4.
G. QUEIRÓS. Professores Artistas-Reflexivos de Física no Ensino Médio. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 17:56:21