Rosely Cabette Barbosa Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7913875200467700
  • Última atualização do currículo em 28/03/2017


Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1976 Título de especialista em Microbiologia em 2004 Faculdade Oswaldo Cruz, especialista em Biologia Molecular em 2005 Inst. Pesq. e ensino em saúde de São Paulo, Pesquisadora nível IV do Instituto Butantan trabalhou em produção e controle de Imunobiológicos (vacinas), Pesquisa com E. coli, vírus influenza, sistema antígeno/anticorpo, Estágios no Instituto Biológico em 2006 setor de bacteriologia doenças de bovinos, ovinos equinos, UNIFESP setor de doenças infecciosas com desenvolvimento de pesquisa, estágio no Hospital São Paulo no Laboratório Central em 2005. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosely Cabette Barbosa Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, R. C. B.;ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA;ALBES ROSELY, CABETTE BARBOSA;BARBOSA ALBES, ROSELY CABETTE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Butantan, Laboratório Especial de Virologia.
Avenida Doutor Vital Brasil - lado par
Butantã
05503000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 26279833
Ramal: 9833


Formação acadêmica/titulação


1972 - 1976
Graduação em Ciências Físicas e Biológicas.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2005
Extensão universitária em especialização em biologia molecular e citogenétic. (Carga horária: 360h).
Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo, IPESSP, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em especialização em microbiologia. (Carga horária: 360h).
Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Laboratório de bioquímica do Instituto Butantan orientador Dr. Prof. Durvanei Augusto Maria. , linha de pesquisa células tumorais de diferentes linhagens, utilizando a fosfoetalonamina sintética em comparação com o emprego de antagônicos quanto á citotoxicidade. Formulação lipossomal DODAC /Fos .Devido a sua capacidade de encapsular moléculas, e sendo rapiadamente removidos da circulação pelo macrófagos, é hoje uma fonte promissora no desenvolvimento de novas tecnologias contra o cancer. Atualmente estamos participando deste projetos, com futuras publicações e outras e ja em apreciação da revista.

Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Serviço Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ano de 2000 Início das atividades na Divisão de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan Laboratório Especial de Microbiologia , pesquisa com E. coli e prestação de serviço na identificação de contaminantes em soros e vacinas e das áreas Biolimpas de produção .Dr. Trabulsi Caracterização dos fatores de virulência da E. coli ,diarreiogenicas, probióticos, adjuvantes, vacinas. 2003 início das nossas atividades no Laboratório de Virologia da Divisão de Desenvolvimento Científico até a presente data. Projetos relacionados com o vírus influenza, epidemiologia, adjuvantes, antioxidantes, vacinas, Salientamos que fazemos trabalhos colaborativos. 2003 extensão universitário em capacitação á nível de especialização na área da Microbiologia carga horária de 360 hs Faculdade Oswaldo Cruz 2005 extensão universitária em capacitação á nível de especialização em Biologia Molecular e Citogenética Carga 360 hs instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo. Estágio de aprimoramento em Microbiologia UNIFESP Laboratório de Análise Central 2007 Desenvolvimento de projeto Virus influenza em pacientes renal crônicos UNIFESP com publicação de artigo científico. 2008 Estágio no Instituto biológico no departamento de microbiologia de doenças de bovinos. Participação em Reunião científica do Instituto Butantan. 2009 projeto de pesquisa com vírus Influenza e o adjuvante Vacxine realizado no Laboratório de Bacteriologia com a supervisão Dra. Marta Domingos, com publicação de artigo científico 2010 Participação na capacitação de alunos do programa FUNDAP no instituto Butantan setor de bacteriologia. 2011 á 2014 Colaboração de projetos no Laboratório de Virologia com apresentação na reunião anual do Instituto Butantan e com publicação do artigo. 2015 até estágio e colaboração em projetos no Laboratório de Bioquímica com a orientação do dr. prof Durvanei Augusto Maria linha de pesquisa com diferentes linhagens de células cancerígenas e fosfoetalonamina sintéti

Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste período fomos indicada como encarregada do setor de BCG liofilizado , dando continuidade aos projetos de otimização da vacina, através de aperfeiçoamento profissional com pesquisadores estrangeiros; Dra. Christensen do Serun Instituto de Copenhagen, Dr. Dário Pinto da organização Panamericana da Saúde e firam japonesa Dr. Kobahiashe. Desenvolvimento do Onco BCG destina á profilaxia do câncer de bexiga . 2000 pesquisa voltadas para a produção e controle de processo da Vacina contra a hepatite B, sob coordenação de pesquisadores Russos Dr. Nicolai, Dr. Iahov, para o processo fermentativo .

Vínculo institucional

1984 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ingresso na carreira de pesquisador com atuação no laboratório de produção e controle da Vacina BCG liofilizada, produto destinado á profilaxia da tuberculose pertencente ao calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Linha pesquisa teve foco na otimização do processo de produção e controle de qualidade, através de assessorias técnicas estrangeiras e OPAS

Vínculo institucional

1979 - 1984
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enquadramento Funcional Biologista, Carga horária: 40
Outras informações
Biologista no laboratório da Vacina BCG Liofilizada. responsável pela produção e controle do referido produto. Desenvolvimento de projetos de pesquisa para otimização da produção, atender ás exigências do Ministério da Saúde.

Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Remunerada da secretaria de Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista remunerada , do programa de aprimoramento profissional da Secretaria da Saúde. Estágio no Laboratório de produção da Vacina BCG Liofilizada de uso intradermédico. Vacina que passou á constar do programa de imunização de crianças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Projetos desenvolvimentos no setor tiveram o enfoque na implantação da produção e controle deste imunobiológico.

Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio voluntário no laboratório especial de microbiologia Pesquisa desenvolvida com o produto BCG líquido, para tratamento do Câncer Animais utilizados camundongos Os animais recebem por transplante o carcinoma de mama de rata, e posterior tratamento com BCG, através de diferentes vias de inoculação. Objetivo do projeto foi verificar a melhor via de administração no aspecto quanto ao número de pega, desenvolvimento do tumor e regressão.

Atividades

12/1984 - 02/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Saúde, Desenvolvimento Tecnológico e Produção.

1/1979 - 12/1984
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde, Microbiologia e Imunologia.

Serviço realizado
Produção e controle de vacina BCG.
3/1977 - 12/1978
Estágios , Secretaria de Saúde, Microbiologia e Imunologia.

Estágio realizado
Pesquisa sobre vacina BCG.


Linhas de pesquisa


1.
Produção e controle de imunobiológicos

Objetivo: Produção e controle vacina contra tuberculose, com o objetivo de otimizar o processo com foco de um melhor produto para a população, favorecendo uma melhor cobertura vacinal Vacina BCG intradermica liofilizada assessoria de controle Dra. Chrystian do Serun Institute de Copenhagen e assessoria técnica de produção Dr. Dario Pinto da organização Panamericana de Saúde OPAS. Teste com o BCG multipuntura para substituir o método intradermico sendo menos indolor ( idosos e militares). Implantação da produção do Onco BCG utilizado na profilaxia do câncer de bexiga, por via intra vesical. Produção e controle de procedimento da Vacina contra a Hepatite B atuação nos períodos de 1976 á 2000. 2000 ate presente data Laboratório de Bacteriologia estudo dos fatores de Virulência da Escherichia coli diarreiogenica, biofilme, adesão, probióticos, adjuvantes, vacinas 2003 Laboratório de Virologia vírus influenza, epidemiologia, vacinas, adjuvantes, antioxidantes. ..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Palavras-chave: onco BCG, produção e controle.


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
INFLUÊNCIA DA FORMULAÇÃO VAXCINE NA RESPOSTA IMUNE HUMORAL CONTRA O VIRUS INFLUENZA
Descrição: : O objetivo desse projeto é desenvolver uma vacina contra o virus influenza que utilize um número menor de partículas virais por dose mas que tenha o mesmo efeito protetor da vacina usada atualmente na clínica médica. Para isso utilizaremos adjuvantes, no caso Vaxcine, cujos componentes já estão aprovados para uso em humanos. A importância desse projeto se deve ao fato do curto tempo disponível anualmente (6 meses) para a produção da vacina contra influenza. A dimunição da carga viral por dose possibilitará que um número maior de doses seja disponível a população. Desde que atualmente a produção anual da vacina contra influenza não é suficiente para toda a população a que é destinada, um numéro maior de doses seria de extrema importância, especialmente em casos de epidemia...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Caracterização de Escherichia coli Uropatogênica Isoladas de crianças com Infecção Urinária
Descrição: Tem-se observado a crescente resistência das UPEC aos antibióticos devido ao seu uso indiscriminado. Para que haja uma adequação no tratamento é necessário uma caracterização prévia desse agente.(bioquímica, genética, filogenia), e resistência aos antibióticos. O objetido do projeto foi analisar todos os perfis das UPEC das amostras de urina do setor de pediatria do Hospital Darci Vargas SP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosely Cabette Barbosa Alves - Integrante / W D da Silva - Integrante / Marcia Regina Franzolin - Integrante / DOMINGOS M. O. - Coordenador / Roxane Piazza M F - Integrante / waldir pereira junior - Integrante.
2007 - Atual
Influência de Probióticos no Crescimento de Patógenos
Descrição: Tem sido demonstrado nos últimos anos que probióticos podem ser utilizados como agentes no combate de doenças infecciosas. Esse trabalho tem como objetivo verificar a influência dos seguintes probióticos: Kefir, Lactobacilus casei e Lactobacilus paracasei no crescimento de bactéria Gram positivas, Gram negativas, fungos e protozoários. A influência desses probióticos na resposta imune inata será avaliada utilizando-se macrófagos e células dendríticas como alvos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosely Cabette Barbosa Alves - Integrante / Marcia Regina Franzolin - Integrante / ANJOS M. T. - Integrante / ANDRADE G. R. - Integrante / DOMINGOS M. O. - Coordenador.
2007 - Atual
INFLUÊNCIA DO KEFIR NA PROLIFERAÇÃO, PRODUÇÃO DE TOXINAS E FORMAÇÃO DE BIOFILME DE PATÓGENOS RESPONSÁVEIS POR INFECÇÕES URINÁRIAS E DOENÇAS DIARREICAS
Descrição: Tem sido demonstrado nos últimos anos que produtos probióticos como o kefir podem ser utilizados como agentes no combate de doenças infecciosas. Esse trabalho tem como objetivo verificar a influência do Kefir, na profiferação, produção de toxinas, adesão a céulas epiteliais humanas e formação de biofilme em superfícies abióticas de patógenos responsáveis por doençasdiarreicas e infecção urinária. A influência de diferentes frações moleculares do kefir na resposta imune inata será avaliada utilizando-se macrófagos e células dendríticas como alvos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosely Cabette Barbosa Alves - Integrante / ANJOS M. T. - Integrante / ANDRADE G. R. - Integrante / DOMINGOS M. O. - Coordenador / SANT'ANNA, OSVALDO AUGUSTO BRASIL ESTEVES - Integrante.
2002 - 2002
Efeitos dos prébiótico (oligossacarídeo) em leite em pó modificado, na flora intestinal, em crianças.
Descrição: Efeitos dos prebióticos (oligossacarídeos) em leite em pó modificado, na flora intestinal: comparação com leite em pó modificado sem prebiótico em estudo duplo cego. este projeto foi realizado em parceria com a Nestle que resultou na produção dos produtos com probióticos como o leite ninho, iogurtes. úblico em estudo foram crianças da creche do hospital austein Efeitos dos prebióticos (oligossacarídeos) em leite em pó modificado, na flora intestinal: comparação com leite em pó modificado sem prebiótico em estudo duplo cego. Coordenadores: Fernando José de Nóbrega e Luiz Rachid Trabulsi em colaboração com a Nestle..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosely Cabette Barbosa Alves - Coordenador / Marcia Regina Franzolin - Integrante / Maurilio Fernandes - Integrante / Rogéria Keller - Integrante / Luiz Rachid Trabulsi - Integrante / fernando josé de Nóbrega - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada/Especialidade: Produção de Imunobiológicos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio Jovem Cientista da XII reunião Científica anual do Instituto Butantan, categoria aprimoramento profissional concedido á aluna Marina Tavares dos Anjos, Instituto Butantan.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Dalva2014Dalva ; Jorge ; Rita ; ALVES, R. C. B. . PRESENCE OF RESPIRATORY VIRUSES IN EQUINES IN BRAZIL. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso), v. 56, p. 191-195, 2014.

2.
ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA2011ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA; NEW, ROGER RANDAL CHARLES ; ANDRADE, GABRIELLE RIBEIRO ; MENDONÇA, RITA MARIA ZUCATELLI ; SANT'ANNA, OSVALDO AUGUSTO BRASIL ESTEVES ; MANCINI, DALVA ASSUNÇÃO PORTARI ; SILVA-JUNIOR, SILVIO MARCIANO DA ; DOMINGOS, MARTA DE OLIVEIRA . VaxcineTM: an oil-based adjuvant for influenza vaccines. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 106, p. 1052-1054, 2011.

3.
Marta2011Marta ; FRANZOLIN, M. R. ; ANJOS, M. T. ; Gabrielle ; ALVES, R. C. B. . The influence of environmental bacteria in freshwater stingray wound-healing. Toxicon (Oxford), v. 58, p. 147-153, 2011.

4.
ALVES, R. C. B.;ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA;ALBES ROSELY, CABETTE BARBOSA;BARBOSA ALBES, ROSELY CABETTE2001ALVES, R. C. B.; PETRICEVICH, V. L. . A single strain of Mycobacterium bovis bacillus Calmette-Guérin (BCG) grown in two different media evokes distinct humoral immune responses in mice. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 34, n.34, p. 81-92, 2001.

5.
ALVES, R. C. B.;ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA;ALBES ROSELY, CABETTE BARBOSA;BARBOSA ALBES, ROSELY CABETTE2000ALVES, R. C. B.; PETRICEVICH, V. L. . Role of cytokines and nitric oxide in the induction of tuberculostatic macrophage functions. Mediators of Inflammation (Print), v. 9, n.09, p. 261-269, 2000.

6.
ALVES, R. C. B.;ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA;ALBES ROSELY, CABETTE BARBOSA;BARBOSA ALBES, ROSELY CABETTE1995 ALVES, R. C. B.; MALUCELLI, M. I. C. ; NIERO, R. ; LUCCHIARI, P. H. ; SOUZA, M. D. C. ; BRUZZO, D. ; BACILA, O. M. . Evolution of the polarographic tecnique for assay of the viability of freeze - dried BCG vaccine: II viability of the vaccine assessed by polarography, Warburg respirometry and colony counting. Vaccine (Guildford), v. 13, n.3, p. 273, 1995.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOERENSEN, B. ; ALVES, R. C. B. ; LIBERMAN, C. ; DEZSA, M. ; BRUZZO, D. ; PEREIRA, M. M. M. ; SPINA, E. R. M. ; CAMPOS, V. A. F. P. . Conversão tuberculínica na vacinação BCG- multipuntura e seu relacionamento com a remoção acidental da vacina no ponto de vacinação. Vacinas e soros, Brasil, , v. 1, p. 13 - 16, 19 maio 2000.

2.
ALVES, R. C. B.. Cuidados especiais com produtos que necessitam refrigeração. Novo Pensar, Brasil, , v. 3, p. 11 - 12, 01 out. 1996.

3.
ALVES, R. C. B.; GUMÃO, W. A. ; FEIJÓ, I. C. ; HISS, H. ; SOUZA, M. D. C. ; SILVIA, C. Z. F. . Vacina BCG líquiea: influência do tempo de congelamento à - 20C sobre a viabilidade. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Brasil, , v. 34, p. 555 - 559, 23 set. 1991.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, R. C. B.; Roger ; Dalva ; Gabrielle ; Rita ; Marina ; Marta . Influência da formulação Vaxcine sobre a resposta imune humoral contra o vírus da gripe. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Influência da formulação Vaxcine sobre a resposta imune humoral contra o vírus da gripe, 2009.

2.
ALVES, R. C. B.; Roger ; Dalva ; Gabrielle ; Rita ; Marta . Influence of Vaxcine formulation on humoral immune response against influenza virus. In: XI Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2009, São Paulo. Influence of Vaxcine formulation on humoral immune response against influenza virus, 2009.

3.
Marina ; Gabrielle ; Ana Paula ; ALVES, R. C. B. ; Marta . Influence of Probiotic Culture Supernatants on the growth of Pathogenic Gram Positive and Gram Negative Bacteria. In: X Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2008, São Paulo. Influence of Probiotic Culture Supernatants on the growth of Pathogenic Gram Positive and Gram Negative Bacteria, 2008.

4.
Marina ; Gabrielle ; Ana Paula ; ALVES, R. C. B. ; Marta . Influence of Culture Supernatants on the Growth of Pathogenic Gram Positive and Gram Negative Bacteria. In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2008, Ribeirão Preto. Influence of Culture Supernatants on the Growth of Pathogenic Gram Positive and Gram Negative Bacteria, 2008.

5.
Dalva ; ALVES, R. C. B. ; Rita ; Nanci ; Edson ; antonia ; Ricardo ; Jorge . Investigation of influenza Virus and proteolytic Bacteria co-infection of the Respiratory tract in kidney-Transplanted Patients.. In: XVI Encontro Nacional de Virologia e do III Simpósio internacional de oncovirologia, 2005, Salvador. Investigation of influenza Virus and proteolytic Bacteria co-infection of the Respiratory tract in kidney-Transplanted Patients, 2005.

6.
ALVES, R. C. B.; FRANZOLIN, M. R. ; FERNANDES, M. ; TRABULSI, L. R. ; KELLER, R. . Prevalencia de amostras de Escherichia coli portadoras do gene eae, isoladas de crianças com diarréia em Salvador-Bahia. In: Reunião Cientifica do Instituto Butantan, 2002, São Paulo. Resumos da Reunião científica anual do Instituto Butantan, 2002. p. 54.

7.
PETRICEVICH, V. L. ; ALVES, R. C. B. . Role of interleukines and nitric oxide in the induction of tuberculostatic macrophages functions. In: 1 Congreso Nacional Cholula Puebla Universidad de Las Americas Puebla, 1999, México. Anais 1 Congreso Nacional Cholula Puebla, 1999.

8.
PETRICEVICH, V. L. ; ALVES, R. C. B. . Role of interleukines and nitric oxide in the induction of tuberculostatic macrophages functions. In: VII Congreso Nacional de Biotecnologia y Bioingenieria IV Congreso Latinoamericano de Biotecnologia y Bioingenaria, 1999, Huatulco. Memorias VII Congreso Nacional de Biotecnologia y Bioingenaria IV Congreso latinoamericano de Biotecnologia y Bioingenaria, 1999. p. 574-574.

9.
ALVES, R. C. B.; PETRICEVICH, V. L. . Comparative study of Lymphototoxicity and delayed hypersensitivity reaction by BCG immunixation in mice. In: VIII Congreso Nacional de Biotecnología y Bioingeniería, 1999, México. 1 congreso Nacional Cholula Puebla, 1999.

10.
ALVES, R. C. B.; PETRICEVICH, V. L. . Comparative study of Lymphototoxicity and delayed hypersensitivity reaction by BCG immunixation in mice. In: VIII Congreso Nacional de Biotecnología y Bioingeniería, 1999, México. Anais 1 congreso Nacional Cholula Puebla, 1999.

11.
UEDA, C. M. P. M. ; OLIVEIRA, D. ; PETRICEVICH, V. L. ; ALVES, R. C. B. ; SILVA, M. A. ; SILVA, W. D. ; RAW, I. . Secreted proteins by BCG cultivated in different media. In: XXVI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 1995, Caxambu, 1995.

12.
SAKAI, M. C. ; LEAL, M. B. B. ; RAMOS, J. B. ; PEIXOTO, A. ; HISS, H. ; ALVES, R. C. B. . Cultivo em Profundidade do BCG - Influência do instante de adição do tween 80 na cinética de crescimento do Mycobacterium bovis. In: 1 Seminário Internacional de farmacêuticos, 4 Congresso Brasileiro de Produtos Farmacêuticos Cosméticos e afins, 9 Congresso Paulista de Farmacêuticos, 1995, São Paulo, 1995.

13.
HISS, H. ; SAKAI, M. C. ; GUMÃO, W. A. ; ALVES, R. C. B. . Comparação entre os rendimentos celulares nos cultivos estático e agitdo do Mycobacterium bovis. In: XVI Congresso Brasileiro de microbiologia, IX Simpósio Nacional de Fermentações, 1991, Santos. Revista de Microbiologia, 1991. v. 22. p. 252-252.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, R. C. B.; RABELO, D. C. ; LUNA, A. C. L. ; Maria A. D. . Pontential modulator of cytotoxic function and lipid peroxidation production in J774 macrophage line induced by synthetic phosphoethanolamine. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Dalva ; PEREIRA, A. P. ; CIANCIARULLO, A. M. ; BATARQUINI, R. T. ; Zampieri RA ; Ricardo ; ORICO, L. D. ; ALVES, ROSELY CABETTE BARBOSA . Analysis and detection serological for influenza virus in anseriformes from Parks Municipality São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COELHO, C. ; Ramos Filho D. ; ALVES, R. C. B. ; Ricardo ; Rita ; Dalva . Stardartization and Evaluation of Equine Influenza Vaccine. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CAPONI, T. C. B. ; LIMA, R. C. ; ALVES, R. C. B. ; FRANZOLIN, M. R. ; DOMINGOS, M. O. . Influence of kefir on bacteria biofilm formation. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, R. C. ; FRANZOLIN, M. R. ; DOMINGOS, M. O. ; ALVES, R. C. B. . Phenotypic characterization os atypic EPEC isolated from cats, dogs and humans. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA JUNIOR, S. M. ; BRORING, T. A. M. ; ALVES, R. C. B. ; DOMINGOS, M. O. . Verification of the ability of the O26-BSA conjute to induce antibodies able to recognize EPEC and EPEC belonging to the serogroup O26.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES, R. C. B.; FRANZOLIN, M. R. ; NASCIMENTO, T. ; DOMINGOS, M. O. ; Piazza, R M F ; HORTON, D. S. P. Q. . The influence of Kefir on biofilm production. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DOMINGOS, M. O. ; NASCIMENTO, T. ; FRANZOLIN, M. R. ; Piazza, R M F ; LIMA, R. C. ; Marina ; ALVES, R. C. B. ; HORTON, D. S. P. Q. ; LIMA, R. C. . The influence of Kefir on toxin release by pathogenic bacteria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIMA, R. C. ; ALVES, R. C. B. ; NASCIMENTO, T. ; Piazza, R M F ; DOMINGOS, M. O. ; HORTON, D. S. P. Q. . Influença do kefir na produção de biofilme. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
NASCIMENTO, T. ; ALVES, R. C. B. ; FRANZOLIN, M. R. ; LIMA, R. C. ; Piazza, R M F ; HORTON, D. S. P. Q. ; ANJOS, M. T. ; DOMINGOS, M. O. . Influência do Kefir na liberação de toxinas produzidas por bactérias patogênicas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ANJOS, M. T. ; Gabrielle ; Piazza, R M F ; HORTON, D. S. P. Q. ; ALVES, R. C. B. ; OLIVEIRA, D. . Kefir a natural candidate for use as a food presevation and an antimicrobial agent against infectious diseases. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALVES, R. C. B.; Roger ; Dalva ; Gabrielle ; Rita ; Marina ; DOMINGOS, M. O. . Influência da Formulação Vaxcine sobre a Resposta Imune Humoral, contra o Vírus da Gripe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ALVES, R. C. B.; Roger ; Dalva ; Gabrielle ; Rita ; DOMINGOS, M. O. . Influence of Vaxcine formulation on humoral immune response against influenza virus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Marina ; Gabrielle ; Ana Paula ; ALVES, R. C. B. ; DOMINGOS, M. O. . Influence of Probiotic Culture Supernatants on the growth of Pathogenic Gram Positive and Gram Negative Bacteria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Marina ; Gabrielle ; Ana Paula ; ALVES, R. C. B. ; DOMINGOS, M. O. . Influence of Culture Supernatants on the Growth of Pathogenic Gram Positive and Gram Negative Bacteria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Dalva ; ALVES, R. C. B. ; Rita ; Nanci ; Edson ; antonia ; Ricardo ; Jorge . Investigation of influenza Virus and proteolytic Bacteria co-infection of the Respiratory tract in kidney-Transplanted Patients. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
ALVES, R. C. B.. The emergence of atypical EPEC strains isoated from infants with diarrhe in Salvador Brazil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALVES, R. C. B.; FRANZOLIN, M. R. . The emergence of atypical EPEC strains isolated from infants with diarrhea in Salvador Brazil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ALVES, R. C. B.; FRANZOLIN, M. R. . Prevalência de amostras de Escherichia coli portadoras do gene eae, isoladas de crianças com diarréia em Salvador Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, R. C. B.; ARRUDA, L. D. B. B. S. ; OLIVEIRA, M. E. C. M. ; NARCISO, M. I. ; PAES, E. M. ; MIRANDA, D. P. . Elaboração das normas de produção e controle de qualidade da Vacina BCG intradérmica. 1997.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26º Congresso brasileiro de Microbiologia. Influencia do Kefir na Produção de biofilme. 2011. (Congresso).

2.
XIII Reunião Científica Anual do Instituto Butantan.Influence of kefir on biofilm production. 2011. (Outra).

3.
XII Reunião Científica Anual do Instituto Butantan.Influenza do kefir na liberação de toxinas produzidas por bactérias patogenicas. 2010. (Outra).

4.
25º congresso Internacional de Microbiologia. Influencia da Formulçaõ Vaxcine sobre a resposta imune humoral contra o vírus influenza. 2009. (Congresso).

5.
IX Reunião Científica Anual do Instituto Butantan.Influence of Vaxcine Formulation on humoral immune response against influenza virus. 2009. (Outra).

6.
16º Simpósio Internacional de Iniciação científica USP.sobrenadanates de probióticos no crescimento de bactérias Gram positivas e Gram negativas.. 2008. (Simpósio).

7.
X Reunião Científica Anula do Instituto Butantan.influence of porbiotic culture supernatants on the growth of pathogenic Gram positive and Gram negative bacteriun. 2008. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 17:00:24