Marcos Gustavo Richter

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1817640663872249
  • Última atualização do currículo em 14/12/2016


Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Reuniu experiência principalmente nas áreas de Semiótica e Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando nos seguintes temas: formação de professores, ensino de línguas e ensino do português. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Gustavo Richter
Nome em citações bibliográficas
RICHTER, M. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.
AVENIDA RORAIMA, 1000
CAMOBI
97119900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 2261616
Ramal: 8480
Fax: (55) 2262457


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1990
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A ORGANIZACAO DO SENTIDO DO INTER(VALO)TEXTO, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: FERNANDO SEGOLIN.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ANALISE TEXTUAL; TIPOLOGIA TEXTUAL; SEMIOTICA APLICADA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1985 - 1988
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: EM DIRECAO A UM MODELO INTEGRADO DA NARRATIVA,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: INGEDORE GRUNFELD VILLACA KOCH.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ANALISE TEXTUAL; TIPOLOGIA TEXTUAL; SEMIOTICA APLICADA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1978 - 1984
Graduação em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2009
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR- DOUTOR, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/1991 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras, .

Linhas de pesquisa
TEORIA DA ATIVIDADE
07/1991 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
SEMIOTICA PEIRCEANA
MODELAGEM DO DISCURSO
07/1991 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SINTAXE DO PORTUGUES
SEMANTICA DO PORTUGUES
ANALISE CRITICA DO ENSINO DO PORTUGUES
REDACAO E EXPRESSAO ORAL
07/1991 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ENSINO DE LINGUAS.


Linhas de pesquisa


1.
TEORIA DA ATIVIDADE


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Teoria Holística da Atividade e Profissionalização
Descrição: Desenvolvimento de um Modelo Heurístico Especial da Profissionalização, baseado na Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann e no Paradigma da Complexidade de Gregory Bateson. As investigações incidem sobre a arquitetura teórico-conceitual e as aplicações práticas do modelo. A metodologia nuclear é a Linguística de Corpus, eventualmente acompanhada de outros procedimentos cabíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Marcos Gustavo Richter - Coordenador.
2008 - 2010
Representações de Aquisição da Linguagem em Situações Extra-Estágio
Descrição: Investigação sobre a formação de conceitos profissionalizantes de ensino de línguas por acadêmicos que estejam cursando disciplinas outras exceto Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada é a Linguística de Corpus, e os softwares empregados, WordSmith Tools e o Mapeador Semântico de Richter e Berber Sardinha..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcos Gustavo Richter - Coordenador.


Membro de corpo editorial


1999 - Atual
Periódico: Linguagens & Cidadania


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Letras (Santa Maria)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RICHTER, M. G.2013RICHTER, M. G.. Lacan e a Teoria dos Quatro Discursos: por uma ética da diferença na educação. Linguagens & Cidadania, v. 14, p. 1-19, 2013.

2.
KADER, C. C. C.2013KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Representações do papel social docente em textos acadêmicos de professores em formação. Entretextos (UEL), v. 13, p. 36-52, 2013.

3.
KADER, C. C. C.2012KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . ANÁLISE SOCIODISCURSIVA NE NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE INGLÊS. Luminária (União da Vitória), v. 13, p. 121-130, 2012.

4.
RICHTER, M. G.2007RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia ; PINTO, Cândida Martins . Material didático, cognição e aquisição. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 117-126, 2007.

5.
RICHTER, M. G.2006RICHTER, M. G.. O MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA - RS, v. 14, n.1, p. 1-19, 2006.

6.
RICHTER, M. G.2006RICHTER, M. G.. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 84-95, 2006.

7.
RICHTER, M. G.2006RICHTER, M. G.; GARCIA, J. R. C. . A PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA UMA PRÁTICA RESPEITÁVEL. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 1-10, 2006.

8.
RICHTER, M. G.2006RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins . TEORIA DA ATIVIDADE E MODELOS DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS-L2. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 1-15, 2006.

9.
RICHTER, M. G.2005RICHTER, M. G.. Por um modelo holístico de formação docente. Linguagens & Cidadania, Santa Maria - RS, v. 13, n.1, p. 1-22, 2005.

10.
RICHTER, M. G.2005RICHTER, M. G.; FERREIRA, Ângela Luzia Flain . O lugar da avaliação na cultura de ensinar-aprender língua portuguesa. Expressão (Santa Maria), Santa Maria - RS, v. 1, n.1, p. 130-135, 2005.

11.
RICHTER, M. G.2005RICHTER, M. G.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EMANCIPAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 112-118, 2005.

12.
RICHTER, M. G.2004RICHTER, M. G.; PAZ, Dioni Maria dos Santos . Metacontexto Cultural e Diário Docente. Linguagens & cidadania, Santa Maria - RS, v. 1, n.1, p. 1-8, 2004.

13.
RICHTER, M. G.2004RICHTER, M. G.. RUMO A UMA CONCEPÇÃO HOLÍSTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Expressão (Santa Maria), Santa Maria- RS, v. 1, n.1, p. 120-124, 2004.

14.
RICHTER, M. G.2004RICHTER, M. G.; GARCIA, J. R. C. . A PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR NO CENÁRIO LEGISLATIVO EXISTENTE. Linguagens & Cidadania, Santa Maria-RS, v. 12, n.2, p. 1-9, 2004.

15.
RICHTER, M. G.2004RICHTER, M. G.; PAZ, Dioni Maria dos Santos . ENSINO DE LEITURA EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA - RS, v. 1, n.2, p. 114-118, 2004.

16.
RICHTER, M. G.2003RICHTER, M. G.. PEDAGOGIA DE PROJETO: DA GRAMÁTICA À COMUNICAÇÃO. Linguagem & Ensino (UCPel), PELOTAS-RS, v. 6, n.1, p. 129-179, 2003.

17.
RICHTER, M. G.2003RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria ; SOUZA, Rosangela Segala de . A LEITURA DE DIÁRIOS COMO PRÁTICA SOCIAL REFLEXIVA. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA-RS, v. 1, n.1, p. 161-167, 2003.

18.
RICHTER, M. G.2003RICHTER, M. G.; FERREIRA, Ângela Luzia Flain ; AGUIAR, Márcia Juliana Dias de . A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE GÊNERO, CULTURA E PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA - RS, v. 10, n.2, p. 1-10, 2003.

19.
RICHTER, M. G.2003RICHTER, M. G.; TEIXEIRA, J. S. . PRODUÇÃO TEXTUAL E ORTOGRAFIA: O PAPEL DE TAREFAS E PROJETOS. Linguagens & Cidadania, Santa Maria-RS, v. 09, p. 1-7, 2003.

20.
RICHTER, M. G.2003RICHTER, M. G.; AGUIAR, Márcia Juliana Dias de . Ensino de Língua Estrangeira e Cultura: Algumas Considerações. Expressão, Santa Maria - RS, v. 1, n.2, p. 84-89, 2003.

21.
RICHTER, M. G.2002RICHTER, M. G.; REIS, A. R. ; PESSOLANO, J. . RESQUISA-AÇÃO E PARADIGMA INDICIÁRIO:CONSTRUINDO APROXIMAÇÕES. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA, v. 7, p. 01-10, 2002.

22.
RICHTER, M. G.2002RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria ; SOUZA, Rosangela Segala de . DAS VOZES EM CONFLITO DOS PROFESSORES À MUDANÇA DA CULTURA DE ENSINAR E APRENDER. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA-RS, v. 1, n.2, p. 71-77, 2002.

23.
RICHTER, M. G.2002RICHTER, M. G.; BASSO, C. M. . A INTERNALIZAÇÃO DO MODELO DO GÊNERO DISSRTATIVO-EXPOSITIVO NAS ´SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA, v. 1, n.1, p. 200-207, 2002.

24.
RICHTER, M. G.2001RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . A PRÁTICA EDUCACIONAL DIALÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INVESTIGADORES. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 26, n.01, p. 85-98, 2001.

25.
RICHTER, M. G.2001RICHTER, M. G.. ESCOLARIZAÇÃO, LINGUAGENS E INTERNET, HOJE. Linguagens & Cidadania, Santa Maria, v. 05, p. 1-6, 2001.

26.
RICHTER, M. G.2001RICHTER, M. G.; BASSO, C. M. . O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR E A MEDIAÇÃO DA INTERNET. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA - RS, v. 5, n.1, p. 101-106, 2001.

27.
RICHTER, M. G.2001RICHTER, M. G.; BALBINOT, M. . A ABORDAGEM COMUNICATIVA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. Linguagens Cidadania, Santa Maria, v. 06, p. 1-3, 2001.

28.
RICHTER, M. G.2001RICHTER, M. G.; BASSO, C. M. . CONTEXTUALIZANDO O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA, v. 5, n.2, p. 99-102, 2001.

29.
RICHTER, M. G.2000 RICHTER, M. G.. COMO SE FAZ PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA, v. 3, p. 1-7, 2000.

30.
RICHTER, M. G.2000 RICHTER, M. G.. CONTRA A SÍNDROME DO 'QUANTO PIOR,MELHOR'. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA, v. 4, p. 1-8, 2000.

31.
RICHTER, M. G.2000RICHTER, M. G.. A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DE QUALIDADE: UMA QUESTÃO DE LEITURA PRÉVIA OU DE TÓPICO. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA, v. 4, n.1, p. 172-175, 2000.

32.
RICHTER, M. G.2000RICHTER, M. G.. OS ALICERCES DA PEDAGOGIA DE PROJETO: DE DEWEY A FREINET. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA, v. 4, n.2, p. 113-119, 2000.

33.
RICHTER, M. G.1999RICHTER, M. G.. SALVAI-OS PORQUE ELES SABEM O QUE FAZEM OU DA CONSCIENCIA CINICA A AUTONOMIA NO COTIDIANO ESCOLAR. Linguagem & Ensino (UCPel), PELOTAS, v. 2, n.1, p. 87-106, 1999.

34.
RICHTER, M. G.1999RICHTER, M. G.. SIGNO.SUJEITO.INTENCIONALIDADE. Expressão, SANTA MARIA, v. 3, n.1, p. 53-57, 1999.

35.
RICHTER, M. G.1999RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . MAS O QUE É ESSE ESTRANHO OBJETO-ENSINAR-QUE MEU DESEJO NÃO ENCONTRA?. Expressão (Santa Maria), SANTA MARIA, v. 3, n.2, p. 41-47, 1999.

36.
RICHTER, M. G.1999RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . AUTONOMIA E EDUCAÇÃO HOJE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA, v. 1, n.1, p. 01-05, 1999.

37.
RICHTER, M. G.1999RICHTER, M. G.; SOUZA, A. E. . OFICINA DE LEITURA NO TERCEIRO GRAU. Linguagens & Cidadania, SANTA MARIA, v. 1, n.2, p. 01-05, 1999.

38.
RICHTER, M. G.1998 RICHTER, M. G.. ROLE-PLAY E ENSINO INTERATIVO DE LINGUA MATERNA. Linguagem & Ensino (UCPel), PELOTAS, v. 1, n.2, p. 89-104, 1998.

39.
RICHTER, M. G.1998RICHTER, M. G.. INTERDISCIPLINARIDADE E LINGUAGENS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SEMIÓTICAS. Expressão, SANTA MARIA, v. 2, n.1, p. 83-86, 1998.

40.
RICHTER, M. G.1998RICHTER, M. G.. RUMO À PESQUISA-AÇÃO NA GRADUAÇÃO: UM DEPOIMENTO. Expressão, SANTA MARIA, v. 2, n.2, p. 91-94, 1998.

41.
RICHTER, M. G.1994 RICHTER, M. G.. A PUBLICIDADE E SEU FUNCIONAMENTO-ALGUMAS CONSIDERACOES. Letras, SANTA MARIA, v. 9, p. 92-112, 1994.

42.
RICHTER, M. G.1992RICHTER, M. G.. O PROBLEMA DA COMPLETUDE TEXTUAL EM SALA DE AULA. Letras, SANTA MARIA, v. 4, n.JUL-DEZ, p. 23-32, 1992.

43.
RICHTER, M. G.1992RICHTER, M. G.. SUJEITO E POS MODERNIDADE. Letras, SANTA MARIA, v. 3, n.JAN-JUN, p. 7-13, 1992.

44.
RICHTER, M. G.1991RICHTER, M. G.; KREUTZ, R. A. . TRANSLAÇÃO: UM CONCEITO DIDATICAMENTE PRODUTIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Letras, SANTA MARIA, v. 2, p. 71-82, 1991.

45.
RICHTER, M. G.1990RICHTER, M. G.. ASPECTOS SEMANTICOS DA COORDENACAO. REVISTA DO CENTRO DE ARTES E LETRAS, SANTA MARIA, v. 12, n.1-2, p. 7-14, 1990.

46.
RICHTER, M. G.1988RICHTER, M. G.. INTERSECCIONISMO PESSOANO - POETICO, LUDICO, MUNDOS POSSIVEIS. REVISTA FEC DO ABC, SÃO PAULO, v. 5, p. 41-51, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RICHTER, M. G.. AQUISIÇÃO, REPRESENTAÇÃO E ATIVIDADE. 1. ed. SANTA MARIA-RS: PPGL-UFSM EDITORES, 2008. v. 1. 39p .

2.
RICHTER, M. G.; CORREA, M.C. (Org.) ; NASCIMENTO, S. (Org.) . AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA: HETEROGENEIDADE DA PESQUISA. 36. ed. SANTA MARIA-RS: PPGL-UFSM, 2007. v. 1.

3.
RICHTER, M. G.; ROTH, D. M. (Org.) ; BARROS, N. C. A. (Org.) . LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE. 1. ed. Porto Alegre-RS: Editora e Gráfica Eficiência Ltda., 2005. v. 1. 201p .

4.
RICHTER, M. G.. ENSINO DO PORTUGUÊS E INTERATIVIDADE. 1. ed. SANTA MARIA: EDITORA DA UFSM, 2000. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
RICHTER, M. G.. AQUISIÇÃO, ATIVIDADE E FORMABILIDADE. In: RICHTER, M. G., CORREA, M.C., NASCIMENTO, S.. (Org.). AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA: HETEROGENEIDADE DA PESQUISA. 36ed.Santa Maria: PPGL-UFSM, 2007, v. 1, p. -.

2.
RICHTER, M. G.. LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E REFLEXIVIDADE NO CONTEXTO PÓS-MODERNO. In: MOTTA-ROTH, DESIRÉE; BARROS, NINA CÉLIA ALMEIDA; RICHTER, MARCOS GUSTAVO. (Org.). LINGUAGEM CULTURA E SOCIEDADE. 1ed.Porti Alegre-RS: Editora e Gráfica Eficiência Ltda., 2005, v. 1, p. 133-148.

3.
RICHTER, M. G.; PAZ, Dioni Maria dos Santos . HORIZONTALIZAÇÃO DE SUPERAÇÃO DAS HIERARQUIAS E DAS DIFERENÇAS EM UM DIÁRIO DE ACADÊMICA EM FORMAÇÃO. In: VERA LÚCIA LOPES CRISTÓVÃO; ELVIRA LOPES NASCIMENTO. (Org.). GÊNEROS TEXTUAIS: TEORIA E PRÁTICA II. 1ed.PALMAS; UNIÃO DA VITÓRIA - PR: KAYNGANGUE, 2005, v. , p. 189-199.

4.
RICHTER, M. G.. PREFÁCIO (APRESENTAÇÃO) A CARTAS DE MALA DIRETA: UMA PROPOSTA DE OFICINA DE LEITURA VIA PESQUISA-AÇÃO. In: ANTÔNIO ESCANDIEL DE SOUZA. (Org.). CARTAS DE MALA DIRETA: UMA PROPOSTA DE OFICINA DE LEITURA VIA PESQUISA-AÇÃO. 1ed.CRUZ ALTA: EDITORA UNICRUZ, 2002, v. , p. 07-12.

5.
RICHTER, M. G.. ASPECTOS COGNITIVOS DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL. In: REJANE AURORA MION; CARLOS HIROO SAITO. (Org.). INVESTIGAÇÃO-AÇÃO: MUDANDO O TRABALHO DE FORMAR PROFESSORES. 1ed.PONTA GROSSA-PR: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PONTA GROSSA, 2001, v. , p. 136-145.

6.
RICHTER, M. G.. FOCALIZANDO A GRAMÁTICA NA PEDAGOGIA DE PROJETO. In: DIONI MARIA DOS SANTOS PAZ; JAIME GINZBURG. (Org.). PORTUGUÊS: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. SANTA MARIA: UFSM/PROGRAD/CAL, 1999, v. , p. 81-87.

7.
RICHTER, M. G.. LER OS OBJETIVOS DO TEXTO. In: VOLNYR SANTOS - ORGANIZADOR. (Org.). PROJETO MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO - LINGUA PORTUGUESA. PORTO ALEGRE: SECRETARIA DA ,EDUCAÇÃC DO RIO GRANDE DO SUL, 1992, v. , p. 115-120.

8.
RICHTER, M. G.. LINGUA MATERNA E CONHECIMENTO NO PRIMEIRO GRAU. In: VOLNYR SANTOS - ORGANIZADOR. (Org.). PROJETO MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO - LINGUA PORTUGUESA. PORTO ALEGRE: SEC DO RIO GRANDE DO SUL, 1992, v. , p. 105-108.

9.
RICHTER, M. G.. REPENSANDO O CONCEITO DE LITERATURA. In: VOLNYR SANTOS -ORGANIZADOR. (Org.). PROJETO MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO- LINGUA PORTUGUESA. PORTO ALEGRE: SECRETARIA DA EDUCACAO E CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL, 1992, v. , p. 10-19.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RICHTER, M. G.; FREITAG, F. . Sensibilização e autoria literária: um modelo para o ensino de língua e literatura no Ensino Médio. In: II Colóquio Nacional: Diálogos Entre Linguagem e Educação, IX Encontro do NEL e II Seminário do PIBID de Letras da FURB, 2014, Blumenau-SC. Anais do II Colóquio Nacional: Diálogos Entre Linguagem e Educação, IX Encontro do NEL e II Seminário do PIBID de Letras da FURB. Blumenau-SC: FURB, 2014. v. 1. p. 22-36.

2.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . A teoria da comunicação e autorreferência dos sistemas sociais de Luhmann. In: XIII Seminário INternacional em Letras - Linguagens em interação, 2013, Santa Maria. InLetras XIII Seminário Internacional em Letras - Linguagens em Interação. Santa Maria-RS: Centro Universitário Franciscano, 2013. v. 13.

3.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . O papel social docente presente em textos acadêmicos de professores. In: XIII Seminário Internacional em Letras - Linguagens em interação, 2013, Santa Maria. InLetras XIII Seminário Internacional em Letras - Linguagens em Interação. Santa Maria-RS: Centro Universitário Franciscano, 2013. v. 13.

4.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Os eixos axiológico e deôntico nos textos de professores em formação inicial. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza-CE. Os gêneros textuais e discursivos nas múltiplas esferas da atividade humana. Fortaleza-CE: Universidade Federal do Ceará, 2013. v. 7.

5.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Representações acerca do dever-ser e fazer docente: um estudo à base de corpora. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia-MG. SILEL. Uberlândia-MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2013. v. 14.

6.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Profissionais de mercado: assimetria interna aos sistemas alopoiéticos na área de Letras. In: VII Seminário Nacional sobre linguagem e Ensino (SENALE), 2012, Pelotas-RS. Anais do VII Seminário Nacional sobre linguagem e Ensino (SENALE). Pelotas-RS: UCPEL, 2012.

7.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Profissionais de mercado versus profissionais da academia: assimetria interna aos sistemas alopoiéticos à luz da teoria Holística da Atividade. In: XII Seminário Internacional em Letras: língua e literatura na pós-modernidade, 2012, Santa Maria-RS. Anais do XII Seminário Internacional em Letras: língua e literatura na pós-modernidade. Santa Maria-RS: UNIFRA, 2012.

8.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Formação e identidade do professor de línguas: uma análise sociodiscursiva. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e XIII Simpósio Nacional de Letras, 2012, Uberlândia-MG. Anais do Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e XIII Simpósio Nacional de Letras Editora: Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia-MG: Editora: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2012.

9.
RICHTER, M. G.; BRAIDA, F. C. ; KADER, C. C. C. ; AMARAL, J. . Discurso e profissionalização docente: uma perspectiva sistêmico-holística. In: INLETRAS: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS, 2011, SANTA MARIA. ANAIS DO INLETRAS: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS. SANTA MARIA-RS: CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO, 2011. v. 1. p. 1-11.

10.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins . O livro didático de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade. In: VI Seminário Internacional em Letras ? UNIFRA ? Santa Maria/RS, 2006, Santa Maria/RS. VI Seminário Internacional em Letras ? UNIFRA ? Santa Maria/RS. Santa Maria: Ed UNIFRA, 2006. v. 1.

11.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabrícia . Rumo a uma Concepção Holística de Formação Docente. In: XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? FURG ? Rio Grande/RS., 2006, Rio Grande/RS.. Expressa Extensão. Rio Grande/RS.: Gráfica Universitária-FURG, 2006. v. 11.

12.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia . O tutorial em livros didáticos de português para estrangeiros. In: VI Seminário Internacional em Letras ?Margens e Imagens? - Centro Universitário Franciscan, 2006, Santa Maria/RS.. VI Seminário Internacional em Letras ?Margens e Imagens?. Santa Maria/RS: Ed. UNIFRA, 2006. v. 1.

13.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins . Ensino de Leitura para Hispanofalantes: Exemplificação de uma Aula. In: 2º Colóquio Leitura e Cognição - UNISC ? Santa Cruz/RS., 2005, Santa Cruz/RS.. 2º Colóquio Leitura e Cognição - UNISC ? Santa Cruz/RS.. Santa Cruz/RS: Ed. UNISC, 2006. v. 1.

14.
RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria ; SOUZA, Rosangela Segala de . O POTENCIAL MODIFICADOR DA PEDAGOGIA DE PROJETO NA CULTURA DE ENSINAR-APRENDER LÍNGUA INGLESA. In: 15 ANOS DO NAP-RS, 2003, PORTO ALEGRE. PORTO ALEGRE: NAP/UFRGS, 2003.

15.
RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria ; SOUZA, Rosangela Segala de . FORMAÇAO DE CONCEITOS SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS EM DIÁRIOS DE ACADÊMICOS. In: 9ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UNIFRA-CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO, 2003, SANTA MARIA-RS. SANTA MARIA: UNIFRA-CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RICHTER, M. G.; SOUZA, Rosangela Segala de . O ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa na concepção e futuros professores. In: 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP, 2004, São Paulo - SP. Cadenos de Resumos do 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP. São Paulo - SP: IP-PUCSP, 2004. v. 1. p. 41-41.

2.
RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria . Processos Cognitivos e Concepções de Ensino-Aprendizagem de leitura de Estagiários de Língua Materna. In: 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP, 2004, Saão Paulo-SP. Caderno de Resumos -10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP. São Paulo-SP: IP-PUCSP, 2004. v. 1. p. 42-42.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RICHTER, M. G.. A construção de conceitos de aquisição da linguagem: estudo baseado em linguística de corpus. In: 17° INPLA, 2009, SÃO PAULO. Caderno de Resumos 17° INPLA. São Paulo: Editora da PUCSP, 2009. v. 1. p. 220-220.

2.
RICHTER, M. G.. PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENDOGENIA NA LINGUAGEM SOBRE O TRABALHO. In: 16° INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo-SP. Caderno de Resumos do 16° INPLA. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. v. 1. p. 349-350.

3.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabrícia . PROCESSOS ASCENDENTES:AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. In: I FORUM INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA, 2007, PORTO ALEGRE-RS. I FORUM INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA: LIVRO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO COMENTADA. PORTO ALEGRE: INSTITUTO DE LETRAS-UFRGS, 2007. v. 1. p. 58-58.

4.
RICHTER, M. G.. ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA COMO ATIVIDADE. In: SENALE-SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, 2007, PELOTAS-RS. SENALE-SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO. PELOTAS-RS: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS-UCPEL, 2007. v. 1. p. 169-169.

5.
RICHTER, M. G.. PROCESSAMENTO BOTTOM-UP E APRENDIZAGEM DE LEITURA. In: 8° CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL, 2007, PORTO ALEGRE-RS. 8° CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL-RESUMOS. PORTO ALEGRE-RS: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2007. v. 1. p. 69-70.

6.
RICHTER, M. G.. Introdução à concepção holística de formação docente. In: 1° Congresso Latino-Americano sobre Formação de professores de línguas, 2006, Florianópolis. Congresso Latino-Americano sobre Formação de professores de línguas. Florianópolis: Ed. UFSC, 2006. v. 1.

7.
RICHTER, M. G.. Aquisição de Português-L2 e Princípios de Elaboração de Material Didático. In: 7° Encontro nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre/RS. 7° Encontro nacional sobre Aquisição de Linguagem. Porto Alegre/RS: Ed. PUCRS, 2006. v. 1. p. 83-83.

8.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia . O APOIO DO ENSINO DE PLE NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-HISPÂNICO DE LÍNGUA E LITERATURA ; II SEMINÁRIO DE ESTUDOS TEMÁTICOS, 2005, SANTA MARIA - RS. ANAIS DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-HISPÂNICO DE LÍNGUA E LITERATURA. SANTA MARIA - RS, 2005.

9.
RICHTER, M. G.; MORTARI, Catiane . O GÊNERO BLOG: A OPOSIÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA ESFERA INTERCULTURAL E O ENSINO DE LEITURA EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-HISPÂNICO DE LÍNGUA E LITERATURA; II SEMINÁRIO DE ESTUDOS TEMÁTICOS, 2005, SANTA MARIA - RS. ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-HISPÂNICO DE LÍNGUA E LITERATURA. SANTA MARIA - RS, 2005.

10.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins . A CONSTRUÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LEITURA EM PLE. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-HISPÂNICO DE LÍNGUA E LITERATURA; II SEMINA´RIO DE ESTUDOS TEMÁTICOS, 2005, SANTA MARIA - RS. ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-HISPÂNICO DE LÍNGUA E LITERATURA. SANTA MARIA - RS, 2005.

11.
RICHTER, M. G.. EM DIREÇÃO A UM MODELO HOLÍSTICO DE FORMAÇÃO DOCENTE. In: III SIGET - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2005, SANTA MARIA - RS. ANAIS DO III SIGET. SANTA MARIA, 2005.

12.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabrícia ; PAZ, Dioni Maria dos Santos . Um novo modelo de formação continuada de docentes. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (III SIGET), 2005, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos do III SIGET. Santa Maria - RS: UFSM-LINCS, 2005. v. 1. p. 33-34.

13.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia . Ensino de leitura em PLE e interculturalismo numa perspectiva holística. In: Seminário Anual da SIPLE - 2005, 2005, São Carlos - SP. Programa e Resumos dos Trabalhos - Seminário Anual da SIPLE-2005. São Carlos - SP: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2005. v. 1. p. 14-14.

14.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins . Ensino de Leitura para Hispanofalantes: exemplificação de uma aula. In: II Colóquio Leitura e Cognição - UNISC, 2005, Santa Cruz do Sul - RS. II Colóquio Leitura e Cognição UNISC. Santa Cruz do Sul - RS: Editora IPR, 2005. v. 1. p. 53-53.

15.
RICHTER, M. G.; FERREIRA, Ângela Luzia Flain . As crenças a respeito de avaliação de uma professora de inglês em um contexto de formação inicial. In: FILE III - Forum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas - RS. FILE III-P plurilinguismo no contexto educacional ´- Caderno de resumos. Pelotas - RS: UCPel - Universidade Católica de Pelotas, 2004. v. 1. p. 51-52.

16.
RICHTER, M. G.; MORTARI, Catiane ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabrícia ; PAZ, Dioni Maria dos Santos . Identidades e sujeitos numa perspectiva intercultural em portugues como língua estrangeira abordando o gênero canção. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria - RS. IV Seminário Internacional em Letras - Resumos. Santa Maria - RS: UNIFRA, 2004. v. 1. p. 1-1.

17.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabrícia ; PAZ, Dioni Maria dos Santos . O ensino intercultural em português como língua estrangeira em busca de identidades e de diferenças. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria - RS. IV Seminário Internacional em Letras - Resumos. Santa Maria - RS: UNIFRA, 2004. v. 1. p. 1-1.

18.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabrícia . O interculturalismo. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria - RS. IV Seminário Internacional em Letras - Resumos. Santa Maria - RS: UNIFRA, 2004. v. 1. p. 1-1.

19.
RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria ; SOUZA, Rosangela Segala de . Usos do Chat em formação continuada de professores de línguas. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria - RS. IV Seminário Internacional em Letras - Resumos. Santa Maria - RS: UNIFRA, 2004. v. 1. p. 1-1.

20.
RICHTER, M. G.; MOREIRA, Tânia Maria ; SOUZA, Rosangela Segala de . A relação língua-cultura e o habitus do professor de língua inglesa. In: FILE III - Forum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas - RS. FILE III - O plurilinguismo nos contextos educacionais - Caderno de Resumos. Pelotas - RS: UCPel - Universidade Católica de Pelotas, 2004. v. 1. p. 102-102.

21.
RICHTER, M. G.; BASSO, C. M. . A INTERNALIZAÇÃO DO MODELO DO GÊNERO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 50º SEMINÁRIO DO GEL-GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2002, SÃO PAULO. ANAIS DO 50º GEL. SÃO PAULO: GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2002. p. 304-304.

22.
RICHTER, M. G.; PESSOLANO, J. . ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE:ENFRENTANDO DESAFIOS. In: IV ANPED-SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2002, FLORIANÓPOLIS. PROGRAMA E RESUMOS DO IV ANPED-SUL. FLORIANÓPOLIS: UFSC/NUP/CED, 2002. v. 1. p. 117-118.

23.
RICHTER, M. G.; AZEVEDO, E. B. ; TREVISAN, M. C. . INGLÊS E INFORMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA: CONSTRUINDO A LEITURA DA PALAVRAMUNDO. In: 13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas - SP. Caderno de Resumos do 13º COLE. CAMPINAS - SP: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 2001. v. 1. p. 114-115.

24.
RICHTER, M. G.; BASSO, C. M. ; PESSOLANO, J. . A LEITURA E A INTERAÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELA INTERNET. In: 13º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2001, CAMPINAS - SP. CADERNO DE RESUMOS DO 13º COLE. CAMPINAS - SP: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 2001. v. 1. p. 216-216.

25.
RICHTER, M. G.; MORO, R. C. M. ; SOUZA, O. P. E. . PARÁFRASE E POLIFONIA NO ENSINO DE LEITURA. In: 13º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2001, CAMPINAS - SP. CADERNO DE RESUMOS DO 13º COLE. CAMPINAS - SP: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 2001. v. 1. p. 248-248.

26.
RICHTER, M. G.; REIS, A. R. ; CORTE, M. D. . PRAZER DO TEXTO E DES-PRAZER DA APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS MEANDROS DOS QUATRO DISCURSOS LACANIANOS. In: 13º COLE- CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2001, CAMPINAS - SP. CADERNODE RESUMOS DO 13º COLE. CAMPINAS -SP: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 2001. v. 1. p. 249-249.

27.
RICHTER, M. G.; BASSO, C. M. ; PESSOLANO, J. . A AQUISIÇÃO DO GÊNERO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO - SENALE, 2001, PELOTAS. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DOS TRABALHOS. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS, 2001. v. 1. p. 40-41.

28.
RICHTER, M. G.; TEIXEIRA, J. S. . EXPRESSÕES ESTEREOTIPADAS E PRODUÇÃO TEXTUAL. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E ENSINO - SENALE, 2001, PELOTAS. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DOS TRABALHOS. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPEL, 2001. v. 1. p. 108-109.

29.
RICHTER, M. G.; AZEVEDO, E. B. ; TREVISAN, M. C. B. . INGLÊS E INFORMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA - O CÓDIGO ESCRITO É POSSÍVEL?. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E ENSINO - SENALE, 2001, PELOTAS. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DOS TRABALHOS. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPEL, 2001. v. 1. p. 116-116.

30.
RICHTER, M. G.; CORTE, M. D. ; MORO, R. C. M. . MOTIVAÇÃO E ESCRITA-PROCESSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO - SENALE, 2001, PELOTAS. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DOS TRABALHOS. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPEL, 2001. v. 1. p. 136-136.

31.
RICHTER, M. G.; REIS, A. R. ; SOUZA, O. P. E. . MOTIVAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS QUATRO DISCURSOS DE LACAN. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO - SENALE, 2001, PELOTAS. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DOS TRABALHOS. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPEL, 2001. v. 1. p. 137-138.

32.
RICHTER, M. G.; BALBINOT, M. . EXPRESÕES ESTEREOTIPADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: XX SEMANA DE LETRAS, 2000, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS DA XX SEMANA DE LETRAS. SANTA MARIA: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS, 2000. v. 1. p. 8-9.

33.
RICHTER, M. G.; REIS, A. R. ; SOUZA, O. P. E. ; FELTRIN, S. N. ; TEIXEIRA, J. S. . ENSINO DE LÍNGUA/CULTURA NA ESCOLA:UM NOVO ENFOQUE. In: XX SEMANA DE LETRAS, 2000, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS DA XX SEMANA DE LETRAS. SANTA MARIA: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS, 2000. v. 1. p. 13-14.

34.
RICHTER, M. G.; REIS, A. R. . PROCESSAMENTO E COGNIÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE PRÉ-LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA. In: FILE - FORUM INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2000, PELOTAS. FILE - PROGRAMA E RESUMOS. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS, 2000. v. 1. p. 38-39.

35.
RICHTER, M. G.; TEIXEIRA, J. S. . O APRIMORAMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL. In: III SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO REGIÃO SUL, 2000, PORTO ALEGRE. ANAIS DO II SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO REGIÃO SUL. PORTO ALEGRE: ANPED, 2000. v. 1. p. 1-6.

36.
RICHTER, M. G.. O PAPEL DAS MARCAS POLIFÔNICAS NA AQUISIÇÃO DA MACROESTRUTURA TEXTUAL. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, 2000, PORTO ALEGRE. RESUMOS DO ENAL. PORTO ALEGRE: PUC-RS, 2000. v. 1. p. 80-81.

37.
RICHTER, M. G.. FREIRE E O ESPELHO: AS CONTRADIÇÕES DO ENCONTRO LIBERTADOR. In: II FORUM DE ESTUDOS LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2000, SANTA MARIA. ANAIS DO II FORUM DE ESTUDOS LEITURAS DE PAULO FREIRE. SANTA MARIA: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UFSM. v. 1.

38.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . A PRÁTICA EDUCACIONAL DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INVESTIGADORES. In: X SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1999, SANTA MARIA. ANAIS DA X SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. SANTA MARIA: PPGE/UFSM, 1999. v. 1. p. 13-13.

39.
RICHTER, M. G.; ROSA, E. G. ; LOPES, J. ; SANTOS, L. P. ; BARATTO, V. . REDIMENSIONANDO A MÁXIMA: QUEM LÊ MAIS ESCREVE MELHOR. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 66-66.

40.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . FORMANDO LEITORES POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 65-65.

41.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . A BUSCA DA AUTONOMIA VIA LEITURA DE MUNDO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 64-64.

42.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . PROTOCOLO AVALIATIVO: DINAMIZANDO TRABALHOS EM GRUPO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 60-60.

43.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . PEDAGOGIA DE PROJETO: METODOLOGIA AUXILIAR PARA O INCREMENTO DO GOSTO PELA LEITURA. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 53-53.

44.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . O PROCESSO DIALÓGICO FREIREANO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 52-52.

45.
RICHTER, M. G.; LIMA, A. R. ; SILVA, A. E. B. ; BERTOLDO, J. ; SCAPIN, V. . MOTIVAÇÃO.ENGAJAMENTO.RESPONSABILIDADE: DE FORA PARA DENTRO OU DE DENTRO PARA FORA?. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 51-51.

46.
RICHTER, M. G.; CHRISTO, B. C. ; CONDINI, C. L. ; CUNHA, R. E. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERATIVIDADE FLUTUANTE NA PEDAGOGIA DE PROJETO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 50-50.

47.
RICHTER, M. G.; GRANZOTTO, K. C. ; MARSCHNER, R. ; VARGAS, C. F. ; VELOSO, A. B. . REPENSANDO O PROBLEMA DA MOTIVAÇÃO NA PEDAGOGIA DE PROJETO PARA ADOLESCENTES. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 49-49.

48.
RICHTER, M. G.; COSTA, C. S. ; FURLAN, L. F. ; GIULIANI, P. S. ; REZER, C. M. . PEDAGOGIA DE PROJETO NO ENSINO MÉDIO: COMO GRUPOS DE TRABALHO SE TRANSFORMAM EM MICROCLASSES INFORMAIS. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 48-48.

49.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 47-47.

50.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO CONSTRUÇÃO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 44-44.

51.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . RESSIGNIFICANDO O ESTÁGIO: UMA ALTERNATIVA PARA A AUTO-REFLEXÃO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 42-42.

52.
RICHTER, M. G.; COPETTI, C. C. ; DRESCH, G. ; PESSOLANO, J. ; LIMA, S. A. . GROUP-WORK E PRODUÇÃO TEXTUAL NA PEDAGOGIA DE PROJETO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 39-39.

53.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . O ESTÁGIO EM LETRAS: DESAFIOS E CONQUISTAS. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 38-38.

54.
RICHTER, M. G.; VIVIAN, I. M. R. ; LEAL, V. S. ; SANTOS, E. P. M. ; BURMANN, L. . O PAPEL DOS MODELOS TEXTUAIS NA PEDAGOGIA DE PROJETO. In: 12º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1999, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1999. v. 1. p. 36-36.

55.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NUMA PERSPECTIVA SOCIOPSICOLINGUÍSTICA. In: VIII SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, CASCAVEL. CADERNO DE RESUMOS. CASCAVEL: UNIOESTE, 1999. v. 1. p. 293-293.

56.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . BIBLIOGRAFIA ACADÊMICA E LEGIBILIDADE: UM PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: 12º COLE, 1999, CAMPINAS. ANAIS DO 12º COLE. CAMPINAS: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 1999. v. 1. p. 185.

57.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . MUDANÇA DE PARADIGMAS: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. In: 12º COLE, 1999, CAMPINAS. ANAIS DO 12º COLE. CAMPINAS: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 1999. v. 1. p. 202-202.

58.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . O IMAGINÁRIO DA LEITURA E O RESGATE DO CIRCUITO EXTRA-ESCOLAR. In: 12º COLE, 1999, CAMPINAS. ANAIS DO 12º COLE. CAMPINAS: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL, 1999. v. 1. p. 55-55.

59.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . TRABALHANDO COM A PALAVRA-MUNDO E ESCUTANDO A PALAVRA-OUTRO. In: I FORUM LEITURAS DE PAULO FREIRE, 1999, SÃO LEOPOLDO. CADERNO DE RESUMOS. SÃO LEOPOLDO: UNISINOS, 1999. p. 59-59.

60.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . PRÁTICAS EDUCACIONAIS DIALÓGICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INVESTIGADORES. In: I FORUM LEITURAS DE PAULO FREIRE, 1999, SÃO LEOPOLDO. CADERNO DE RESUMOS. SÃO LEOPOLDO: UNISINOS, 1999. v. 1. p. 18-19.

61.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . MEIO-AMBIENTE: A VERDADEIRA SALA DE AULA. In: SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1999, SANTA MARIA. ANAIS. SANTA MARIA: PPGE-UFSM, 1999. v. 1. p. 24-24.

62.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . GRADUAÇÃO EM LETRAS E AUTONOMIA: PERSPECTIVAS. In: v CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 1998, PORTO ALEGRE. PROGRAMA E RESUMOS. PORTO ALEGRE: ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA APLICADA DO BRASIL - ALAB / UFRGS, 1998. v. 1. p. 201-202.

63.
RICHTER, M. G.; MONFARDINI, A. ; WENDISCH, G. . PESQUISA-AÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 40-40.

64.
RICHTER, M. G.; MONFARDINI, A. ; WENDISCH, G. . A CONTRADIÇÃO DISCENTE: POR QUE O ALUNO PENSA UMA COISA E FAZ OUTRA?. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 41-41.

65.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . UMA ALTERNATIVA DE TRABALHO EM LÍNGUA PORTUGUESA: A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 36-36.

66.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . POR QUE A EDUCAÇÃO NECESSITA DE PROFESSORES INVESTIGADORES. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 35-36.

67.
RICHTER, M. G.. LEITURA INTERSEMIÓTICA E INVESTIGAÇÃO-AÇÃO. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 34-34.

68.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . O MELHOR TRABALHO EM CLASSE EXTRAPOLA A CLASSE. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 33-33.

69.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . DIAGNOSTICANDO E REPENSANDO A QUESTÃO DO SIGNIFICADO NO 1º E 2º GRAUS. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 33-33.

70.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . COPIAR OU COMPREENDER?. In: 11º SEMINÁRIO NOVAS PROPOSTAS, 1998, SANTA MARIA. CADERNO DE RESUMOS. SANTA MARIA: CAL-UFSM, 1998. v. 1. p. 32-32.

71.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1997, BELO HORIZONTE. PROGRAMAÇÃO.CONFERÊNCIAS.MESAS REDONDAS.TRABALHOS.COMUNICAÇÕES.. BELO HORIZONTE: ORGANIZAÇÃO DO II CONED, 1997. v. 1. p. 68-68.

72.
RICHTER, M. G.. FAZER CIÊNCIA PENSANDO A PRÁTICA. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1997, BELO HORIZONTE. PROGRAMAÇÃO.CONFERÊNCIAS.MESAS REDONDAS. TRABALHOS.COMUNICAÇÕES.. BELO HORIZONTE: ORGANIZAÇÃO DO II CONED, 1997. v. 1. p. 139-139.

73.
RICHTER, M. G.. ATOS DE FALA EM MALA DIRETA. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 1995, CAMPINAS. CADERNO DE RESUMOS. CAMPINAS: DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA APLICADA - IEL, 1995. v. 1. p. 128-128.

Artigos aceitos para publicação
1.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Linguística de Corpus: possibilidades e avanços. Instrumento (Juiz de Fora), 2013.

2.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabrícia . Integrando gramática, gênero e cultura no ensino de português para estrangeiros.. Expressão (Santa Maria), 2007.

3.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabrícia . FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS PROBLEMAS: POR QUE UMA VISÃO HOLÍSTICA. Expressão (Santa Maria), 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
RICHTER, M. G.; FREITAG, F. . DIÁLOGOS COM FELIPE FREITAG: ENTREVISTA COM O CRIADOR DA TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE, MARCOS GUSTAVO RICHTER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RICHTER, M. G.; FLAIN, A. L. G. . DOCÊNCIA EM LETRAS, CONFLITO E RESILIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RICHTER, M. G.; CAMILLO, L. B. . A ESCUTA SUPERVISIVA COMO PRÁTICA SOCIODISCURSIVA NA TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RICHTER, M. G.; KIST, L. B. . ASPECTOS COGNITIVOS INERENTES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE TRABALHA COM LINGUAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . O PAPEL SOCIAL DOCENTE PRESENTE EM TEXTOS ACADÊMICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREITAG, F. ; RICHTER, M. G. . JOGO DE TARÔ: PRODUÇÃO DE UM CURSO NO FORMATO STORYLINE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . Os eixos axiológico e deôntico nos textos de professores em formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KADER, C. C. C. ; RICHTER, M. G. . A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E AUTORREFERÊNCIA DOS SISTEMAS SOCIAIS DE LUHMANN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RICHTER, M. G.. FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS NA CONCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CORRESPONSÁVEL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RICHTER, M. G.. O TEOREMA DA DUPLA CONTINGÊNCIA E A TEORIA DOS QUATRO DISCURSOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RICHTER, M. G.. PRÁTICAS CONSTITUTIVAS, ARTICULATIVAS E EXERCITIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia ; KADER, C. C. C. ; AMARAL, J. . Discurso e Profissionalização Docente: uma Perspectiva Sistêmico-Holística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia ; CEREZER, A. ; LIMA, L. J. R. ; AMARAL, J. . Ensino de Línguas e Profissionalização: um modelo heurístico especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RICHTER, M. G.. O mapeador semântico como ferramenta para o estudo de mapas conceituais em corpora eletrônicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RICHTER, M. G.. Saberes didáticos: em favor do ensino ou da aprendizagem?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, Fabrícia ; CEREZER, A. ; LIMA, L. J. R. ; AMARAL, J. . Ensino de Línguas e Profissionalização: um modelo heurístico especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
RICHTER, M. G.. O mapeador semântico como ferramenta para o estudo de mapas conceituais em corpora eletrônicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RICHTER, M. G.. IX Encontro do CELSUL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
RICHTER, M. G.. Processos bottom-up e aquisição instrucional em um contexto de formação inicial docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RICHTER, M. G.. PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENDOGENIA NA LINGUAGEM SOBRE O TRABALHO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RICHTER, M. G.; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabrícia . PROCESSOS ASCENDENTES: AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RICHTER, M. G.. ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA COMO ATIVIDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RICHTER, M. G.. PROCESSAMENTO BOTTOM-UP E APRENDIZAGEM DA LEITURA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAG, F. ; RICHTER, M. G. . Formato de Curso Storyline e ensino linguoliterário no Ensino Médio. Santa Maria-RS: NTE/UFSM, 2016 (E-book).

2.
RICHTER, M. G.. AQUISIÇÃO, REPRESENTAÇÃO E ATIVIDADE. SANTA MARIA-RS, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
RICHTER, M. G.; PAZ, Dioni Maria dos Santos . A horizontalização de superação das hierarquias e das diferenças em um diário de uma acadêmica em formação 2004 (Painel).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
RICHTER, M. G.; BERBER SARDINHA, T. . Mapeador Semântico. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
RICHTER, M. G.. Aquisição da Linguagem e Ensino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
RICHTER, M. G.. TEORIA DA ATIVIDADE, ESPAÇO E CULTURA: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RICHTER, M. G.. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E ENSINO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
RICHTER, M. G.. DAS PRÁTICA INTERDISCIPLINARES AOS CONCEITOS. 2005 (PALESTRA) .

2.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . CANTAR, OUVIR E SENTIR: A AÇÃO DAS MÚLTIPLAS EMOÇÕES. 2000 (COMUNICAÇÃO) .

3.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . A AUTONOMIA COMO REVERSO DE INTENCIONALIDADES FORMATIVAS. 2000 (COMUNICAÇÃO) .

4.
RICHTER, M. G.. COLABORAR E TRANSGREDIR: DIALÉTICA DA PESQUISA-AÇÃO. 2000 (POSTER) .

5.
RICHTER, M. G.. RENUNCIAR À COMUNICAÇÃO OU BRINCAR: ESCOLHA!. 2000 (POSTER) .

6.
RICHTER, M. G.. PESQUISA-AÇÃO E ENSINO DO PORTUGUÊS NAS AÇÕES DO PEIES. 2000 (PALESTRA) .

7.
RICHTER, M. G.. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO. 2000 (PALESTRA) .

8.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . DO ALUNO LEITOR AO PROFESSOR DE LEITURA VIA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL. 1999 (COMUNICAÇÃO) .

9.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . A MUDANÇA DA QUALIDADE DA INTERAÇÃO EDUCADOR E EDUCANDO COMO INDICADORES DE ÊXITO EM CONTEXTOS CRÍTICO-EMANCIPATÓRIOS. 1999 (COMUNICAÇÃO) .

10.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . INCREMENTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETO. 1999 (COMUNICAÇÃO) .

11.
RICHTER, M. G.. POR QUE A REDAÇÃO COMO QUESTÃO DISCURSIVA?. 1999 (PALESTRA) .

12.
RICHTER, M. G.. PROGRAMA RADIOFÔNICO CLICK. 1999 (DEBATE RADIOFÔNICO) .

13.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . O PROJECT-WORK COMO METODOLOGIA AUXILIAR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR. 1999 (POSTER) .

14.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . A RELAÇÃO ENTRE LEITURA E PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO. 1999 (POSTER) .

15.
RICHTER, M. G.; SILVA, L. M. S. . A RESPONSABILIDADE PELO PROCESSO EDUCATIVO EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 1999 (POSTER) .

16.
RICHTER, M. G.; CHELOTTI, A. L. . INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR E DO PROFESSOR DE LEITURA. 1999 (COMUNICAÇÃO) .

17.
RICHTER, M. G.; MUTTI, R. . A PEDAGOGIA DE PROJETOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 1998 (COORDENADOR DE PALESTRA) .

18.
RICHTER, M. G.. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA A PARTIR DO ICÔNICO DAS TIRAS DE JORNAIS. 1998 (COMUNICAÇÃO) .

19.
RICHTER, M. G.. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA. 1998 (COMUNICAÇÃO) .

20.
RICHTER, M. G.; SCARAMUCCI, M. V. R. . AVALIAR NÃO É DAR NOTA. 1997 (DEBATEDOR DE MESA REDONDA) .

21.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . LÍNGUA MATERNA: OBJETIVOS E AVALIAÇÃO. 1997 (OFICINA) .

22.
RICHTER, M. G.. ENSINO INTERATIVO DE LÍNGUA MATERNA :RESPONDENDO A DESAFIOS. 1997 (COMUNICAÇÃO) .

23.
RICHTER, M. G.. O CAMINHO DO APELO PUBLICITÁRIO NAS REVISTAS PARA ADOLESCENTES. 1997 (COMUNICAÇÃO) .

24.
RICHTER, M. G.; CECHIN, M. R. . A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1997 (COMUNICAÇÃO) .

25.
RICHTER, M. G.. PROJECT WORK E MODELAGEM DO CONHECIMENTO NO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA. 1997 (COMUNICAÇÃO) .

26.
RICHTER, M. G.. PROJECT WORK COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA. 1996 (MINICURSO) .

27.
RICHTER, M. G.. ENSINO DO PORTUGUÊS: POR UM DISCURSO SEDUTOR. 1996 (PALESTRA) .

28.
RICHTER, M. G.. PERFIL RETÓRICO DA MALA DIRETA. 1996 (RELATÓRIO CIENTÍFICO) .

29.
RICHTER, M. G.. PERFIL RETÓRICO DA MALA DIRETA. 1996 (COMUNICAÇÃO) .

30.
RICHTER, M. G.. INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA DE PROJETO. 1996 (OFICINA) .

31.
RICHTER, M. G.. SEDUÇÃO E DISCURSO PEDAGÓGICO. 1996 (COMUNICAÇÃO) .

32.
RICHTER, M. G.. A ORQUESTRAÇÃO DO SENTIDO NO INTERVALO E NO INTERTEXTO NO CONTO O JARDIM DE CAMINHOS QUE SE BIFURCAM. 1996 (COMUNICAÇÃO) .

33.
RICHTER, M. G.. RENOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 1995 (PALESTRA) .

34.
RICHTER, M. G.. BAKHTIN EM QUADRINHOS. 1995 (COMUNICAÇÃO) .

35.
RICHTER, M. G.. ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA EM 1º E 2º GRAUS. 1995 (OFICINA) .

36.
RICHTER, M. G.. SEMIÓTICA DA IMAGEM PUBLICITÁRIA. 1995 (MINICURSO) .

37.
RICHTER, M. G.. ENSINO DE GRAMÁTICA EM FUNÇÃO DO TEXTO. 1995 (MINICURSO) .

38.
RICHTER, M. G.. LINGUAGEM DOS QUADRINHOS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA. 1994 (OFICINA) .

39.
RICHTER, M. G.. SISTEMAS INTERSEMIÓTICOS EM SALA DE AULA. 1993 (COMUNICAÇÃO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RICHTER, M. G.; MEA, C. H. P. D.; MOTTA, V. R. A.. Participação em banca de Joseane Amaral. RETRATOS DA DOCÊNCIA EM TEXTOS DE REVISTA: EXPECTATIVAS, PAPEL SOCIAL E EMANCIPAÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LETRAS E ARTES. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CORREA, M.C.; SARTORI, A. T.; RICHTER, M. G.. Participação em banca de Raquel da Silva Goularte. OS GÊNEROS TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM BUSCA DO SEGREDO DA ESFINGE. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
RICHTER, M. G.. Participação em banca de CARLA CALLEGARO CORREA KADER. I DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO DE SUA SANTIDADE O DALAI LAMA. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
RICHTER, M. G.; ROTH, D. M.; PAIVA, M. G. G.. Participação em banca de Angela Luzia Flain Ferreira. Crenças sobre o conceito e o papel da avaliação no ensino de língua estrangeira em um contexto de formação inicial: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
RICHTER, M. G.; BARROS, N. C. A.; ROTH, D. M.. Participação em banca de Marcis Juliana Dias de Aguiar. Ensino de Cultura e Gêneros Textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
RICHTER, M. G.; CAVICHIOLI, F.; CABRAL, S. R. S.; BORTOLUZZI, V. J.; MOTTA, V. R. A.. Participação em banca de Carla Callegaro Corrêa Kader. Um estudo dos Fatores de Atribuição em textos acadêmicos de Letras e Psicologia à luz da Teoria Holística da Atividade e da Linguística de Corpus.. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
RICHTER, M. G.; GABRIEL, R.; OLIVEIRA, F. M.; BORTOLUZZI, V. I.; CORREA, M. C.. Participação em banca de FABRÍCIA CAVICHIOLI. INTERFERÊNCIA DO ENQUADRAMENTO DE TRABALHO NAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA NO CONTEXTO DE FOTRMAÇÃO INICIAL DOCENTE SOB ENTENDIMENTO DA TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
RICHTER, M. G.; LEFFA, V. J.; CORREA, M.C.; STRURZA, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de VAIMA REGINA ALVES MOTTA. NOTICING E CONSCIOUSNESS RAISING NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
BARBISAN, L. B.; BARROS, N. C. A.; MEURER, J. L.; DALPIAN, L.; RICHTER, M. G.. Participação em banca de Valéria Iensen Bortoluzzi. QUE JUSTIÇA É ESSA ? ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA JUSTIÇA EM ACÓRDÃOS DE HABEAS CORPUS E CARTAS DO LEITOR. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
ROTH, D. M.; LIBERALI, F. C.; HEBERLE, H.; RICHTER, M. G.; PIRES, V. L.. Participação em banca de LUCIANE KIRCHOFF TICKS. RECONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADES POR PROFESSORAS DE INGLÊS PRÉ E EM SERVIÇO. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
RICHTER, M. G.; BARROS, N. C. A.; PEREIRA, V. W.; VIAN JUNIOR, O.; PIRES, V. L.. Participação em banca de SARA REGINA SCOTTA CABRAL. A MÍDIA E O PRESIDENTE: UM JULGAMENTO COM BASE NA TEORIA DA VALORAÇÃO. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
RICHTER, M. G.; TOMITCH, L. M. B.; PAIVA, M. G. G.; BARROS, N. C. A.; FERNANDES, V. L. D.. Participação em banca de DIONI MARIA DOS SANTOS PAZ. FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ENSINO DE LEITURA EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
RICHTER, M. G.. Participação em banca de Maria sayonara Spreckelsen da Cunha Cruz. A toga e a mídia: estratégias discursivas em notícias on line. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
RICHTER, M. G.; TOMITCH, L. M. B.; PAIVA, M. G. G.. Participação em banca de Dioni Maria dos Santos Paz. Formação de conceitos de ensino de leitura de português como segunda língua. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RICHTER, M. G.. Ingresso no PPGL-UFSM. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
RICHTER, M. G.; NASCIMENTO, S. H. L.; ALBUQUERQUE, M. E. T.; BEVILAQUA, C. H. Z.. Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Adjunto em Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
RICHTER, M. G.; CASANOVA, E.; KNACKFUSS, C.. Seleção Pública para Progressão de Professor Associado. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
RICHTER, M. G.; ALBUQUERQUE, M. E. T.; NASCIMENTO, S. H. L.. Seleção para Professor Substituto em Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
RICHTER, M. G.; CASANOVA, E.; KNACKFUSS, C.. Seleção ública para Progressão de Professor Associado. 2008.

6.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Seleção Pública para Progressão de Professor Associado. 2008.

Outras participações
1.
RICHTER, M. G.; HENDGES, G. R.; PETERMANN, J.; GABRIEL, R.; CABRAL, S. R. S.. mICROCRÔNICA VERBO-VISUAL: UM GÊNERO EM PROCESSO DE ESTABILIZAÇÃO. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
RICHTER, M. G.. Representações do trabalho docente para um professor de língua portuguesa em formação. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
RICHTER, M. G.. Vestibular 2013/EAD UFSM. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
RICHTER, M. G.. O impacto da escolah do bom professor no processo de reflexão docente: uma análise de crenças. 2013.

5.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CUNHA, J. L.. PROFESSOR ASSOCIADO. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
RICHTER, M. G.; CASANOVA, E.; KNACKFUSS, C.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

8.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

10.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

11.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

12.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

13.
RICHTER, M. G.; KNACKFUSS, C.; CASANOVA, E.. Professor Associado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

14.
RICHTER, M. G.. Propósitos educacionais no meio online: o caso dos cursos de inglês gratuitos. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III FORUM DE ESTUDOS INTERACIONISTAS E II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO. 2012. (Seminário).

2.
I Forum de Estudos Interacionistas.Teoria Holística da Atividade: Percurso Histórico. 2011. (Encontro).

3.
Semana Acadêmica de Letras da UFSM.O que é Educação?. 2011. (Seminário).

4.
XI Seminário Internacional em Letras.Discurso e Profissionalização Docente: uma Perspectiva Sistêmico-Holística. 2011. (Seminário).

5.
IX Encontro de Linguística de Corpus.O mapeador semântico como ferramenta para o estudo de mapas conceituais em corpora eletrônicos. 2010. (Encontro).

6.
IX Encontro do CELSUL.Saberes didáticos: em favor do ensino ou da aprendizagem. 2010. (Encontro).

7.
X Seminário Internacional em Letras.Ensino de Línguas e Profissionalização: um modelo heurístico especial. 2010. (Seminário).

8.
EAD-UFSM-Capacitação de Professores. 2009. (Oficina).

9.
IX Seminário Internacional em Letras.Formação Inicial Docente na Perspectiva da Teoria Holística da Atividade. 2009. (Seminário).

10.
16° INPLA-INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA. PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENDOGENIA NA LINGUAGEM SOBRE O TRABALHO. 2007. (Congresso).

11.
8° CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL. PROCESSAMENTO BOTTOM-UP E APRENDIZAGEM DE LEITURA. 2007. (Congresso).

12.
I FORUM INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA. PROCESSOS ASCENDENTES: AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. 2007. (Congresso).

13.
V SENALE-SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO.ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA COMO ATIVIDADE. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
ANGELA LUZIA GARAY FLAIN. O PROFESSOR GRADUADO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E O ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL NO ENSINO PRESENCIAL, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO. Início: 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Leila Bom Camillo. As marcas discursivas da internalização e da resistência na construção do papel do educador linguístico em contexto de estágio. Início: 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
Liane Batistela Kist. Relações entre o discurso de egressos do curso de Licenciatura em Letras e suas práticas gnoseológicas e praxeológicas. Início: 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Felipe Freitag. Alunos autores no ensino médio: sensibilização literária na teoria Holística da Atividade. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

2.
Joseane Amaral. Retratos da docência em textos de revista: expectativas, papel social e emancipação. Um estudo comparativo entre Letras e Educação Física. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

3.
Andressa Cerezer. A Aquisição da Conectividade Sintática em Espanhol/LE segundo a Teoria Holística da Atividade. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

4.
Liara Josiane Rodrigues de Lima. Aquisição do lexico em espanhol como língua estrangeira segundo a teoria holística da atividade. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

5.
Cãndida Martins Pinto. Análise das estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

6.
Fabrícia Cavichioli. Perguntas como estratégias de tutoramento no ensino de leitura em português para estrangeiros. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

7.
MÁRCIA JULIANA DIAS DE AGUIAR. ENSINO DE CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS: AS CRENÇAS DE UMA ALUNA-PROFESSORA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

8.
Angela Luzia Flain Ferreira. CRENÇAS SOBRE O CONCEITO E O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO DE CASO. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

9.
AYRTON RODRIGUES REIS. O SUJEITO ESTAGIÁRIO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: RETRATO DE UMA AMBIGÜIDADE. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

10.
JULIANA PESSOLANO. PEDAGOGIA DE PROJETO E CULTURA DE ENSINAR-APRENDER LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

11.
JAMIR SORIANO TEIXEIRA. AQUISIÇÃO DE EXPRESSÕES MODALIZADORAS E ENSINO CENTRADO EM TAREFAS: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

12.
Rosangela Segala de Souza. O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. 2003. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

13.
Tânia Maria Moreira. ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MENTAIS E COGNITIVOS DE LEITURA POR ESTAGIÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO. 2003. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

14.
MÁRCIO BALBINOT. AQUISIÇÃO DE EXPRESSÕES ESTEREOTIPADAS NO DISCURSO ESCRITO. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

15.
ELISABETE BOHRER DE AZEVEDO. INGLÊS, LÍNGUA MATERNA E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESFORÇO PELA DIDÁTICA INTERISCIPLINAR. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

16.
VAIMA REGINA ALVES LEMOS. A PEDAGOGIA DE PROJETO COMO POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

17.
ROGÉRIO ALENCAR FERRAZ DE ANDRADE. O RESGATE DA MOTIVAÇÃO DO ALUNO: DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

18.
CÍNTIA MARIA BASSO. A INTERNET E A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PÓS-ALFABETIZAÇÃO. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

19.
SILNEI SCHARTEN SOARES. A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS E O DISCURSO INTERIOR EM EISENSTEIN E VYGOTSKY: MONTAGEM TEÓRICA. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

20.
MARIZETE RIGHI CECHIN. A PRÁTICA EDUCACIONAL DIALÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INVESTIGADORES. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

21.
LEISA MARIA SANGOI DA SILVA. EM DIREÇÃO À FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE CRÍTICA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

22.
ANA LÚCIA CHELOTTI. CONTRIBUINDO PARA FORMAR O ALUNO-LEITOR NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETO E DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

23.
ANTONIO ESCANDIEL DE SOUZA. CARTAS DE MALA-DIRETA:UMA PROPOSTA DE OFICINA DE LEITURA VIA PESQUISA-AÇÃO. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

24.
ISABEL CRISTINA FERREIRA TEIXEIRA. TRADUZINDO APRESENTACOES - POR UMA INTERPRETACAO SEMIOTICA DE CATALOGOS DE OBRAS DE ARTE. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

25.
CELIA HELENA DE PELEGRINI DELLA MEA. ATOS DE FALA EM CARTAS DE MALA DIRETA. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

26.
DELCIO BARROS DA SILVA. BRIGADA MILITAR VERSUS AGRICULTORES SEM TERRA? UMA ANALISE DISCURSIVA E IDEOLOGICA DA NOTICIA DE JORNAL. 1993. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

Tese de doutorado
1.
Angela Luzia Garay Flain. O enquadramento profissional do educador linguístico no ensino presencial e a distância sob a perspectiva da Teoria Holística da Atividade. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

2.
Carla Callegaro Corrêa Kader. Um estudo dos Fatores de Atribuição em textos acadêmicos de Letras e Psicologia à luz da Teoria Holística da Atividade e da Linguística de Corpus.. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

3.
Fabrícia Cavichioli Braida. A influência das perguntas nas representações de aquisição da leitura segundo a Teoria Holística da Atividade. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

4.
DIONI MARIA DOS SANTOS PAZ. FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ENSINO DE LEITURA EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcos Gustavo Richter.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
luciana daniela duarte. OS ELEMENTOS CULTURAIS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E ESPANHOL PARA ESTRANGEIROS. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

2.
DANIELA TREVISAN. DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MULTIMÍDIA PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO PROTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcos Gustavo Richter.

3.
LUCIANA MENEZES CARVALHO. A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO INTERVALO E NO INTERTEXTO NO GÊNERO FANTÁSTICO DA LITERATURA. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcos Gustavo Richter.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 16:53:46