Laura Rosane Quednau

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  • Última atualização do currículo em 29/06/2017


Sou professora de Latim no Instituto de Letras da UFRGS desde 1992. Atualmente desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão em língua, cultura e literatura latinas, com o auxílio de uma equipe formada por acadêmicos (bolsistas e outros alunos interessados). Nosso objetivo é não apenas dizer, mostrar ou ensinar, mas envolver, despertar o interesse pelo estudo do Latim. Seguem alguns detalhes importantes que explicam a minha trajetória acadêmica e científica. Durante o curso de graduação em Letras, fui bolsista de Iniciação Científica de um projeto de pesquisa sobre Variação Linguística (Fonologia). Concluí a graduação em Letras, habilitação Português e Latim, em 1988; o Mestrado em Língua Portuguesa, área de especialização Fonologia, em 1993, e o Doutorado, em Linguística Aplicada, área de especialização Fonologia relacionada ao Latim e ao Português arcaico, em 2000. Paralelamente às disciplinas de Latim na graduação, ministrei, de 2002 a 2009, disciplinas de Morfologia, Fonologia e Teoria Fonológica Moderna no PPG-Letras da UFRGS. A essa minha atuação na área de Fonologia e Variação, devo grande parte de minha produção científica, mas esta produção foi, pouco a pouco, enveredando para a minha área de atuação nas disciplinas da graduação, que é o ensino de Latim e as questões que essa prática envolve. Desde 2008, quando comecei a utilizar a série didática Lingua Latina per se illustrata (LLPSI), escolha resultante de um projeto de pesquisa sobre Ensino de Latim, estou me dedicando exclusivamente ao Latim, mas sem perder de vista suas conexões com Português, Línguas Estrangeiras Modernas e área de Tradução e Terminologia. De lá para cá, fiz um curso na Accademia Vivarium Novum, em Roma, voltado para o ensino de Latim. Além disso, venho organizando eventos, orientando bolsistas, desenvolvendo projetos de pesquisa e enriquecendo minhas aulas e atividades voltadas à comunidade com todos esses novos aprendizados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Rosane Quednau
Nome em citações bibliográficas
QUEDNAU, L. R.;QUEDNAU, Laura

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43221 - sala 115
Agronomia
91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15002
Telefone: (51) 33086695
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/letras


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O acento do latim ao português arcaico, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Leda Bisol.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: acento latim português arcaico fonologia troqueu.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1989 - 1993
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A lateral pós-vocálica no português gaúcho: análise variacionista e representação não-linear,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Leda Bisol.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: lateral variação fonologia não-linear.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1984 - 1988
Graduação em Licenciatura Em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Corsi Estivi di Latino. (Carga horária: 312h).
Accademia Vivarium Novum, AVN, Itália.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro - professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

6/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

6/2000 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Atividade de extensão realizada
Incursão ao Latim.
3/1992 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Latim I
Elementos de Latim II
Latim I
Latim II
Latim III
Latim IV
Latim: Literatura I
Latim: Literatura II
Latim: Literatura III
Latim: Literatura IV
2/2002 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia
Teoria Fonológica Moderna
3/2000 - 3/2000
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro de Banca de Avaliação de Seleção de Professor Substituto.
9/1998 - 9/1998
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Argüidora de prova de qualificação.
3/1997 - 3/1997
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro de Banca de Avaliação de Seleção de Professor Substituto.
9/1996 - 9/1996
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro de Comissão Julgadora de Salão de Iniciação Científica.
3/1995 - 4/1995
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Diretora pro tempore do Centro de Lingüística Aplicada.
5/1994 - 2/1995
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro de conselho de centro.
6/1993 - 12/1993
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.


Linhas de pesquisa


1.
Teoria e Análise Lingüística
2.
Latim: língua, cultura, literatura e ensino

Objetivo: Estudar temas relacionados à língua latina, cultura romana, literatura latina e ensino de latim..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Latim: língua, cultura, literatura e ensino.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
ENSINO DE LÍNGUA LATINA: ADAPTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO MÉTODO LINGVA LATINA PER SE ILLVSTRATA
Descrição: Em projeto de pesquisa anterior, intitulado ABORDAGENS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA LATINA: AVALIAÇÃO E TESTAGEM, examinamos e avaliamos vários métodos de ensino de latim. Escolhemos um deles para testagem: Lingua Latina per se illustrata (LLPSI): Pars I - Familia Romana, pois acreditamos ser o mais apropriado para os nossos objetivos. Notamos, após os primeiros resultados, que precisamos fazer uma adaptação e otimização do método de ensino escolhido (LINGVA LATINA PER SE ILLVSTRATA - LLPSI), tendo em vista o ensino de latim em nossa universidade, tanto em cursos de graduação quanto em atividades de extensão, adequando-o aos objetivos de cada etapa e de cada modalidade. O que se tem notado até agora é que os alunos estão satisfeitos com o novo método e se mostram mais interessados nos estudos. Acreditamos, no entanto, que é necessário aliar ao método supracitado exercícios e observações suplementares e estamos verificando em que medida isso deve ser feito. Nesse sentido, é necessário pesquisar estratégias auxiliares para LLPSI, ou seja, estratégias que auxiliem na compreensão e assimilação do método em uso, e como estas serão recebidas pelos usuários. No decorrer da utilização do método, constatou-se a necessidade de tanto os alunos quanto os professores terem à disposição materiais que possam contribuir para um aprendizado mais eficaz do vocabulário, das estruturas e dos conteúdos gramaticais presentes nos capítulos estudados no livro principal (LLPSI - Familia Romana). Isso é relevante para o atendimento de turmas de alunos interessados em estudar latim pelo latim, mas diferenciadas com relação a nível de ensino (níveis iniciais e avançados) e interesses, já que LLPSI está sendo aplicado não só no curso de graduação em Letras, mas também em atividades de extensão para a comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Abordagens de ensino/aprendizagem da língua latina: avaliação e testagem
Descrição: Este projeto busca fazer um levantamento de abrodagens e estratégias que possam ser utilizadas em sala de aula nos semstres inicias das disciplinas del íngua latina, para criar o interesse pelo estudo do latim, e também nos semestres mais avançados, para aqueles que visam à habilitação em língua latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Reorganização do banco de dados do projeto VARSUL
Descrição: Este Projeto tem por objetivo reorganizar e reproduzir os dados coletados a partir de 1989 para a constituição do Banco de Dados, para a análise de regras variáveis da fala da região Sul do Brasil (VARSUL). Os dados coletados em fitas cassetes, que estão em processo de decomposição e desgaste, precisam, pois, ser digitalizados para que não se percam os dados obtidos em morosa coleta realizada há mais de 15 anos. Além dos dados sonoros, faz-se necessário também reorganizar o Banco que contém transcrições dos dados, bem como novas coletas de ampliação de amostras realizadas nos anos subseqüentes. Faz premente organizar e digitalizar também os bancos de dados herdados pelo VARSUL, como, por exemplo, os dados do projeto NURC, que abarca dados de 5 capitais brasileiras, coletados na década de 70. Há também incorporado ao VARSUL, novas amostras, coletadas no ano de 2000, que necessitam de recatalogação para enquadramento no Banco VARSUL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Realização Variável da lateral pós-vocálica no português do sul do Brasil e seu condicionamento prosódico
Descrição: A lateral pós-vocálica, no português brasileiro, pode, no que se refere à variação, ser realizada como [l], [l velar] ou [w]. Essa variação, conforme indicam dados sociolingüísticos, depende de fatores sociais e lingüísticos. O presente projeto pretende contribuir com a descrição da variação da lateral pós-vocálica em localidades não estudadas ainda, como Lages, Curitiba, Pato Branco, Irati e Londrina, no Paraná. Além disso, o projeto tem por objetivo trazer uma discussão teórica sobre o fenômeno à luz da Fonologia Não-Linear, principalmente no que diz respeito à Teoria da Sílaba, dando especial destaque à ressilabação, e a Fonologia Prosódica, dando especial destaque aos constituintes prosódicos frase fonológica, frase entonacional e enunciado. Enfim, o projeto apresenta duas linhas de trabalho: na linha da variação fonológica e na linha da análise do fenômeno sob a perspectiva de teorias recentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Integrante / Gisela Collischonn - Coordenador.
2006 - 2008
A variação da lateral pós-vocálica em Londrina e Curitiba (Paraná): análise variacionista e condicionamento prosódico.
Descrição: Subprojeto do projeto REALIZAÇÃO DA LATERAL PÓS-VOCÁLICA NO PORTUGUÊS DO SUL DO BRASIL E SEU CONDICIONAMENTO PROSÓDICO. A lateral pós-vocálica, no português brasileiro, pode, no que se refere à variação, ser realizada como [l], [l velar] ou [w]. Essa variação, conforme indicam dados sociolingüísticos, depende de fatores sociais e lingüísticos . O presente subprojeto pretende contribuir com a descrição da variação da lateral pós-vocálica nas localidades de Londrina e Curitiba. Além disso, o subprojeto tem por objetivo trazer uma discussão teórica sobre o fenômeno à luz da Fonologia Não-Linear. Enfim, trata-se de duas linhas de trabalho: na linha da variação fonológica e na linha da análise do fenômeno sob a perspectiva de teorias recentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Coordenador.
2005 - 2005
A mudança da vibrante na fala do sul do Brasil
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo maior buscar em fontes escritas de português antigo do RS variáveis fonológicas para estudos de aspectos relacionados à variação e mudança e à Teoria Fonológica Moderna. A linha mestra desta investigação segue o Princípio do Uniformitarismo (Labov, 1994, p. 21) de acordo com o qual forças que impulsionam as mudanças em curso são as mesmas que agiram no passado. O estudo da mudança lingüística em foco enquadra-se no constructo da lingüística histórica, que tem por tarefa explicar as diferenças entre o passado e o presente. Os pressupostos teóricos subjacentes a esta investigação seguem a linha variacionista laboviana (1966) Este projeto propõe formar corpus de textos escritos não-oficiais do Estado e levantar variáveis fonológicas para descrição do comportamento variável diacrônico em comparação com descrições sincrônicas já realizadas em Bisol & Brescancini (2002). A coleta de dados seguirá os pressupostos da Lingüística histórica e da Sociolingüística laboviana. A transcrição dos dados seguirá orientações do Projeto Para a história do Português Brasileiro de coordenação geral de Ataliba Castilhos (USP) e de otros estudos diacrônicos, como o de Maia (1986)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Integrante / Valéria Neto de Oliveira Monaretto - Coordenador.
2003 - 2005
O acento em combinação com a enclítica -que em latim: ampliação dos dados
Descrição: O acento em combinação com a enclítica -que em latim: ampliação dos dados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Coordenador / Amanda Duarte Blanco - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Portas Abertas
Descrição: Esse projeto é realizado num dia do mês de maio, normalmente. A universidade fica de "portas abertas" à visitação de futuros vestibulandos, que vêm conhecer os cursos e as instalações dos vários institutos e faculdades. Cada setor pode propor atividades interativas, para mostrar o funcionamento de cada curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Coordenador / Jane Tutikian - Integrante.
2011 - Atual
Ad scholam - O latim vai à escola
Descrição: Esse projeto abarca várias ações de extensão, que incluem exposições, cursos e oficinas em escolas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Coordenador.
2003 - Atual
NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão
Descrição: NELE (Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão) é um núcleo que reúne cursos de extensão de línguas modernas (inglês, alemão, espanhol, italiano, francês, japonês e russo) e clássicas (latim e grego). Esses cursos são ministrados para a comunidade em geral. Cada curso tem um coordenador. Sou coordenadora do curso de Latim desde 2003. A coordenadora geral atualmente é a Professora Mônica Nariño..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Laura Rosane Quednau - Coordenador / Mônica Nariño - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Cadernos de Tradução (Porto Alegre)
2014 - 2014
Periódico: Organon (UFRGS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Latim.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.
Latim
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUEDNAU, L. R.2014 QUEDNAU, L. R.. Padrões acentuais do latim ao português: simplicidade e complexidade. Organon (UFRGS), v. 29, p. 207-221, 2014.

2.
QUEDNAU, L. R.2014QUEDNAU, L. R.. Resenha de Lingua Latina per se illustrata - Familia Romana. Revista ORGANON, v. 29, p. 335-337, 2014.

3.
QUEDNAU, L. R.2014QUEDNAU, L. R.. Tradução em Latim: uma experiência inicial. Cadernos de Tradução (Porto Alegre), v. 35, p. 7-14, 2014.

4.
QUEDNAU, L. R.2014 QUEDNAU, L. R.. Latim em AVAs: sugestões de atividades. Phaos (UNICAMP), v. 14, p. 113-121, 2014.

5.
Nedel, E.2013Nedel, E. ; QUEDNAU, L. R. . A lateral pós-vocálica em Lages/SC: análise variacionista. Letrônica, v. 06, p. 122-144, 2013.

6.
QUEDNAU, L. R.2011 QUEDNAU, L. R.. Ensino de latim: discussão e propostas. Cadernos do IL (UFRGS), v. 42, p. 320-338, 2011.

7.
QUEDNAU, L. R.2009QUEDNAU, L. R.; HAHN, Laura . Padrões silábicos em Latim e processos de reparo em Português. Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS), v. 4, p. 158-168, 2009.

8.
HAHN, Laura2007HAHN, Laura ; QUEDNAU, L. R. . A lateral pós-vocálica no português de Londrina: análise variacionista e estrutura silábica. Letras de Hoje, v. 42, p. 100-113, 2007.

9.
QUEDNAU, L. R.2005 QUEDNAU, L. R.. Os ditongos do latim ao português. Letras de Hoje (Impresso), Porto Alegre, v. 40, n.3, p. 89-99, 2005.

10.
QUEDNAU, L. R.2004QUEDNAU, L. R.. O acento na evolução do latim clássico para o latim vulgar.. Signum (São Paulo), Londrina, v. 17, n.1, p. 123-147, 2004.

11.
QUEDNAU, L. R.2004QUEDNAU, L. R.; BLANCO, Amanda Duarte . A importância da quantidade silábica em latim: poemas de Horácio e Marcial. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 18, n.36, p. 113-120, 2004.

12.
QUEDNAU, L. R.2002 QUEDNAU, L. R.. Atribuição de acento em latim clássico: em defesa do troqueu irregular. Letras de Hoje (Impresso), Porto Alegre, v. 37, n.1, p. 131-148, 2002.

13.
QUEDNAU, L. R.1999QUEDNAU, L. R.. O acento em combinações com partículas enclíticas. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 13, n.27, p. 181-199, 1999.

14.
QUEDNAU, L. R.1997QUEDNAU, L. R.. Um estudo variacionista da lateral pós-vocálica. Graphos - Revista da Pós Graduação em Letras/UFPB, João Pessoa, v. 2, n.1, p. 67-75, 1997.

15.
QUEDNAU, L. R.1994QUEDNAU, L. R.. A vocalização variável da lateral. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 29, n.4, p. 143-151, 1994.

16.
QUEDNAU, L. R.1989QUEDNAU, L. R.. A velarização e a vocalização da lateral pós-vocálica. Cadernos do IL (UFRGS), Porto Alegre, n.12, p. 41-43, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Azevedo, Katia Teonia Costa de ; QUEDNAU, Laura ; Costa, Matheus Knispel da . >Vocabulário Latim-Português. 1. ed. Rio de Janeiro: Katia Teonia Costa de Azevedo, 2016. v. 1. 24p .

2.
QUEDNAU, L. R.; MARTINEZ, L. Y. L. (Org.) . Ars Latina - Livro de resumos. 1. ed. Lexington: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2014. v. 1. 48p .

Capítulos de livros publicados
1.
QUEDNAU, L. R.. Latim: língua e cultura em Familia Romana. In: SCHROEDER, Daniela Norci; RODRIGUEZ, Monica Nariño; GRAÇA, Rosa Maria de Oliveira. (Org.). Pesquisa-ação: cultura em sala de aula de línguas no NELE. 1aed.Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2016, v. 1, p. 127-135.

2.
QUEDNAU, L. R.. O latim no NELE: novos tempos, novos métodos. In: Karen Pupp Spinassé; Monica Nariño Rodriguez. (Org.). Ensino de língua estrangeira: reflexão e prática - Relatos de experiências de professores-pesquisadores no NELE. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2013, v. , p. 153-156.

3.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela . As laterais variáveis da Região Sul. In: Leda Bisol; Gisela Collischonn. (Org.). PORTUGUÊS DO SUL DO BRASIL - VARIAÇÃO FONOLÓGICA. 1aed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. , p. 128-146.

4.
QUEDNAU, L. R.; HORA, Dermeval da ; MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira . As consoantes do português. In: Leda Bisol. (Org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 5ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. , p. 202-235.

5.
QUEDNAU, L. R.. A lateral pós-vocálica no português gaúcho: um estudo comparativo. In: Carmem Lúcia Barreto Matzenauer. (Org.). Estudos da linguagem - VII Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 1ed.Pelotas: EDUCAT, 2008, v. , p. 133-144.

6.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela . Acentuação gráfica na redação dos vestibulandos. In: Avani de Oliveira; Lúcia Sá Rebello; Valdir do Nascimento Flores; Maria Cristina Meira. (Org.). A redação no contexto do vestibular 2006 - níveis de avaliação de textos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, v. , p. 207-225.

7.
QUEDNAU, L. R.. Redações de vestibular:o uso do pronome relativo. In: Valdir do Nascimento Flores; Jane da Costa Naujorks; Lúcia Sá Rebello; Deborah Scopel Silva. (Org.). A redação no contexto do Vestibular 2005: a avaliação em perspectiva. Porto Alegre: UFRGS, 2005, v. , p. 267-281.

8.
QUEDNAU, L. R.; MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira ; HORA, Dermeval da . As consoantes do português. In: Leda Bisol. (Org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 4ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, v. , p. 207-241.

9.
QUEDNAU, L. R.. A síncope e seus efeitos em latim e em português arcaico. In: Leda Bisol; Cláudia Brescancini. (Org.). Fonologia e variação: recortes do português brasileiro. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, v. 1, p. 79-98.

10.
QUEDNAU, L. R.; MONARETTO, V. N. O. ; HORA, Dermeval da . As consoantes do português. In: Leda Bisol. (Org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 3ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, v. 1, p. 195-228.

11.
QUEDNAU, L. R.; MONARETTO, V. N. O. ; HORA, Dermeval da . As consoantes do português. In: Leda Bisol. (Org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 2ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, v. 1, p. 195-228.

12.
QUEDNAU, L. R.; MONARETTO, V. N. O. ; HORA, Dermeval da . As consoantes do português. In: Leda Bisol. (Org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996, v. 1, p. 205-246.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINEZ, L. Y. L. ; QUEDNAU, L. R. . Conhecendo a literatura clássica por trás dos filmes de Hollywood. In: III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e II Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura, 2012, Porto Alegre. Anais 3. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2. Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.

2.
COLLISCHONN, Gisela ; QUEDNAU, L. R. . Variantes da lateral pós-vocálica na região sul: o papel das variáveis lingüísticas envolvidas. In: 8o Círculo de Estudos Língüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º encontro do CELSUL. Pelotas: EDUCAT, 2008.

3.
QUEDNAU, L. R.. O acento em palavras dissílabas em latim à luz da Fonologia Métrica. In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos / XII Reunião da SBEC, 2001, Ouro Preto, 2001.

4.
QUEDNAU, L. R.; AMARAL, M. P. . A monotongação do ditongo [ow]. In: II Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1997, Florianópolis. Anais do II Encontro do CELSUL. Porto Alegre, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUEDNAU, L. R.. O latim na universidade: currículo e estratégias. In: I Colóquio Ars Latina, 2014, Porto Alegre. Ars Latina: livro de resumos. Lexington: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2008. v. 1. p. 20-20.

2.
QUEDNAU, L. R.. O pronome relativo em latim e em português. In: II Colóquio Ars Latina, 2014, Porto Alegre. II Colóquio Ars Latina. Lexington: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2011. v. 1. p. 33-33.

3.
SOUZA, M. B. ; QUEDNAU, L. R. . A morfossintaxe dos verbos latinos: formação e uso. In: 32ª Semana de Estudos Clássicos - Antiguidade Clássica e Contemporaneidade: um diálogo permanente, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos 32 º Semana de Estudos Clássicos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. v. 1. p. 32-33.

4.
QUEDNAU, L. R.. Os ditongos do latim ao português. In: XI Semana de Letras: novos e velhos horizontes, 2004, Porto Alegre. Livro de programação e resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 56.

5.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela . Oficina Extensão/Graduação. In: XI Semana de Letras: novos e velhos horizontes, 2004, Porto Alegre. Livro de programação e resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 19.

6.
QUEDNAU, L. R.. O acento do latim ao português: em direção à paroxitonia.. In: X Semana de Letras: Letras (re)contando suas histórias - Programa e resumo, 2003, Porto Alegre. X Semana de Letras: Letras (re)contando suas histórias - Programa e resumo, 2003. v. 1. p. 27.

7.
QUEDNAU, L. R.. O acento em combinação com a enclítica -que: sua ocorrência em odes de Horácio. In: XV Encontro da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2002, Gramado. Boletim Informativo No 31, 2002. v. 1. p. 126-127.

8.
QUEDNAU, L. R.. Atribuição de acento em latim clássico: em defesa do troqueu irregular. In: II Congresso Internacional da ABRALIN - Associação Brasileira de Lingüística, 2001, Fortaleza. II Congresso Internacional da ABRALIN - Programa e Resumos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará - Centro de Humanidades, 2001. p. 308-308.

9.
QUEDNAU, L. R.. A importância da quantidade silábica nas combinações com partículas enclíticas em latim. In: IV Encontro do CELSUL / XI Encontro do VARSUL / III ELLC, 2000, Curitiba. Livro de Resumos, 2000. p. 183.

10.
QUEDNAU, L. R.. O acento na evolução do latim clássico para o latim vulgar. In: XV Encontro da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2000, Niterói. XV Encontro da ANPOLL - Cartografias (Boletim informativo n. 30), 2000. p. 72-72.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEDNAU, L. R.. Explorando possibilidades em FAMILIA ROMANA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUEDNAU, L. R.; SOUZA, M. B. ; SOARES, A. ; FERREIRA, R. B. . Do latim ao português - exercícios interativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
QUEDNAU, L. R.. A domus romana e suas partes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
QUEDNAU, L. R.. Estudo do latim: objetivos e público-alvo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
QUEDNAU, L. R.. O pronome relativo em latim e em português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
QUEDNAU, L. R.. Reflexões acerca do método Lingua Latina per se Illustrata. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COLLISCHONN, Gisela ; QUEDNAU, L. R. . Variantes da lateral pós-vocálica na região sul: o papel das variáveis lingüísticas envolvidas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
QUEDNAU, L. R.. O latim na universidade: currículo e estratégias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HAHN, Laura ; QUEDNAU, L. R. . A LATERAL PÓS-VOCÁLICA NO PORTUGUÊS DE LONDRINA : ANÁLISE VARIACIONISTA E ESTRUTURA SILÁBICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
QUEDNAU, L. R.. Padrões silábicos em latim e processos de reparo em português. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
QUEDNAU, L. R.. Acentuação gráfica na redação dos vestibulandos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
QUEDNAU, L. R.. A lateral pós-vocálica no português gaúcho: um estudo comparativo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
QUEDNAU, L. R.. Redações de Vestibular: o uso do pronome relativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
QUEDNAU, L. R.. Os ditongos do latim ao português. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela . Oficina Extensão/ Graduação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
QUEDNAU, L. R.; COSTA, M. K. ; SILVA, F. A. N. . Organização e revisão de Entrevista com Luigi Miraglia. Porto Alegre: Editora do Instituto de Letras da UFRGS, 2014 (Organização e revisão de Entrevista).

2.
QUEDNAU, L. R.; REBELLO, L. S. ; Fagundes, Claudiberto . Cadernos de Tradução - Spicilegium Latinum. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2014 (Organização de periódico).

3.
QUEDNAU, L. R.; MARTINEZ, L. Y. L. . Ars Latina - Livro de resumos. Washington: Lexington Create Space Independent Publishing Platform, 2014 (Organização de livro de resumos).

4.
QUEDNAU, L. R.; REBELLO, L. S. ; Fagundes, Claudiberto . Organização do periódico Organon - Latim ontem e hoje (UFRGS). Porto Alegre: Editora do Instituto de Letras da UFRGS, 2014 (Organização de periódico).

5.
QUEDNAU, L. R.. Cadernos de Tradução - Spicilegium Latinum. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2014. (Tradução/Outra).

6.
QUEDNAU, L. R.. A lateral pós-vocálica no português gaúcho: análise variacionista e representação não-linear (dissertação de Mestrado). Pelotas: EDUCAT, 2000 (Banco de dissertações e teses - TELA - Textos de Lingüística Aplicada. Organizador: LEFFA, Vilson).

7.
QUEDNAU, L. R.. O acento do latim ao português arcaico (tese de Doutorado). Pelotas: EDUCAT, 2000 (Banco de dissertações e teses - TELA - Textos de Lingüística Aplicada. Organizador: LEFFA, Vilson).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
QUEDNAU, L. R.; COSTA, M. K. ; MARTINEZ, L. Y. L. . Ad scholam. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
QUEDNAU, L. R.; Fagundes, Claudiberto . NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
QUEDNAU, L. R.. Língua Latina: Tópicos de Tradução II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
QUEDNAU, L. R.. Língua Latina: Tópicos de Tradução. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
QUEDNAU, L. R.. NELE- Núcleo de Ensino de Línguas em Extrensão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
QUEDNAU, L. R.. Aemilia imperat. 2013. Teatral.

2.
QUEDNAU, L. R.; MIZUSHIMA, L. E. ; RAMIRES, G. ; ANONY, M. ; ALMEIDA, M. G. . Amicus probus et amicus improbus. 2013. Teatral.

3.
QUEDNAU, L. R.; MARTINEZ, L.Y. L. ; COSTA, M. K. ; CASTRO, K. P. ; COSTA, L. S. . Dominus et Servi (em latim). 2011. Teatral.

Demais trabalhos
1.
QUEDNAU, L. R.. O acento do latim ao português: em direção à paroxitonia. 2003 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

2.
QUEDNAU, L. R.. O fenômeno da síncope: do latim ao português moderno. 2002 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

3.
QUEDNAU, L. R.. Atribuição de acento em latim clássico: em defesa do troqueu irregular. 2001 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

4.
QUEDNAU, L. R.. O acento em combinações com partículas enclíticas. 1999 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

5.
QUEDNAU, L. R.. O acento e a sílaba no latim. 1997 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

6.
QUEDNAU, L. R.. Um estudo variacionista da lateral pós-vocálica. 1996 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

7.
QUEDNAU, L. R.. A vocalização variável da lateral. 1995 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .

8.
QUEDNAU, L. R.. Produção de textos. 1994 (Apresentação de trabalhos em congressos e atividades congêneres) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUEDNAU, L. R.. Participação em banca de Raquel Gomes Chaves. A redução de proparoxítonos na fala do sul do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
REBELLO, L. S.; QUEDNAU, L. R.; SILVA, M. I. de Lima e; OLIVEIRA, R. P.. Participação em banca de Mariana Donner. A presença de Plauto em Molière e Suassuna. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
QUEDNAU, L. R.; AMARAL, M. P.; GOLDNADEL, Marcos; MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira. Participação em banca de Helton Bartholomeu da Silva Junior. A africada alveolar na fala de duas comunidades fronteiriças no extremo sul do Brasil: uma análise variacionista. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; GOLDNADEL, Marcos; BRESCANCINI, C. R.. Participação em banca de Paula Vianna. Sândi vocálico externo: o processo e a variação na cidade de Florianópolis - SC. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONM, Gisela; MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira; BRESCANCINI, C. R.. Participação em banca de Eduardo Luís Nedel. A lateral pós-vocálica em Lages/SC: análise variacionista. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
QUEDNAU, L. R.; SCHWINDT, Luiz Carlos; COLLISCHONN, Gisela; BRESCANCINI, C. R.. Participação em banca de Inaciane Teixeira da Silva. O uso do particípio em formações verbais no português do sul do Brasil.. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
MONARETTO, Valéria; QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; Menon, Odete. Participação em banca de Gabriela Donadel. Seqüências de obstruintes na língua portuguesa:das gramáticas antigas à Teoria da Otimidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; SCHWINDT, Luiz Carlos; BISOL, Leda. Participação em banca de Tatiana Keller. Um estudo experimental do acento secundário no português brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
QUEDNAU, L. R.; SILVA, Márcia Ivana de Lima; SOUZA, D. G.; SCHELL, D. G.. Participação em banca de Rodrigo Maciel Jacintho. Elementos da natureza em odes de Horácio e em líricos gregos. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
QUEDNAU, L. R.; REBELLO, L. S.; SILVA, E.. Participação em banca de Claudiberto Fagundes. De Musica, de Agostinho: introdução, tradução e notas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEDNAU, L. R.; OTHERO, G. A.. Participação em banca de Renata Blessmann Ferreira.Gramaticalização em perífrases verbais na língua portuguesa: uma análise de modelos da descrição gramatical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
QUEDNAU, L. R.; REBELLO, L. S.; Fagundes, Claudiberto. Participação em banca de Maria Regina Diniz.O ensino do latim no Brasil: objetivos, métodos e tradução. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
QUEDNAU, L. R.; BRIGMANN, Arcanjo Pedro. Participação em banca de Mathias Eidelwein.A próclise dos pronomes oblíquos átonos em posição inicial: uma perspectiva linguístico-histórica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
REBELLO, L. S.; QUEDNAU, L. R.. Participação em banca de Érika Cesário da Silva Pessoa.O acento em latim: uma metodologia de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; SCHWINDT, Luiz Carlos. Participação em banca de Simone Diefenbach Borges.Realização das regras prosódicas de Nespor e Vogel (1994) em versos de redondilha maior do Romanceiro da Inconfidência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
QUEDNAU, L. R.; MARTINS, Maria Cristina; SCHELL, Denis. Participação em banca de Viviane Falkembach Borges.Sêneca ante Eurípides: um estudo comparatista da figura de Andrômaca em AS TROIANAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
QUEDNAU, L. R.; MARTINS, Maria Cristina; SCHELL, Dênis. Participação em banca de Alexandre Gonzales Maluf.A Orestéia: concepções de arte dramática e de pensamento de Ésquilo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
QUEDNAU, L. R.; MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira; COLLISCHONN, Gisela. Participação em banca de Juliana Escalier Ludwig.Identificação por falantes nativos do português brasileiro da resolução de choque de acento em corpus poético. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira. Participação em banca de Gabriela Donadel.Grupos consonantais impróprios em textos gaúchos do século XIX. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; ABREU, Sabrina Pereira de. Participação em banca de Taíse Simioni.A variação entre ditongo crescente e hiato na realização de segmentos vocálicos contíguos.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
QUEDNAU, L. R.; BRIGGMANN, A. P.; GOETTEMS, M. B.. Participação em banca de Najla Rodrigues Diniz.Mortuis Morituri: inscrições tumulares em latim. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
QUEDNAU, L. R.; SCHAFF FILHO, Mathias; COLLISCHONN, Gisela. Participação em banca de Tatiana Keller.Epêntese e acento secundário: um estudo exploratório dessa inter-relação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
QUEDNAU, L. R.; MONARETTO, Valéria; LORENCI, Maria Lúcia Machado de. Participação em banca de Raquel Egres Belardo.Diferenças fonéticas na fala de alunos e professores de espanhol do curso de Letras da UFRGS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
QUEDNAU, L. R.; COLLISCHONN, Gisela; MONARETTO, Valéria. Participação em banca de Gabriel Raimundo Kinzel.O papel da sonoridade na epêntese do português do sul do Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
QUEDNAU, L. R.. Membro de comissão julgadora no Salão UFRGS 2015 - Sessão de Literaturas Estrangeiras Modernas. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
QUEDNAU, L. R.. Membro de comissão julgadora no Salão UFRGS 2015 - Sessão de Variação e Mudança Linguística. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
QUEDNAU, L. R.. XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
QUEDNAU, L. R.; SPINASSE, K. P.; POLONIA, E.. Membro da comissão julgadora da sessão Teoria e Análise Lingüística e Variação do XXI Salão de Iniciação Científica. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
QUEDNAU, L. R.; REBELLO, L. S.. Seleção de Monitoria Presencial. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
QUEDNAU, L. R.. Membro da comissão julgadora da sessão de Lingüística e Ensino do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
QUEDNAU, L. R.; ABREU, Sabrina Pereira de; BRIGMANN, Arcanjo Pedro. Membro da comissão julgadora da sessão de Lingüística e Ensino do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
QUEDNAU, L. R.; OLIVEIRA, Avani de; BRIGGMANN, A. P.. Avaliação de processo de progressão funcional de professor. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
QUEDNAU, L. R.; GOETTEMS, M. B.; NOGUEIRA, M. G. J.. Membro de Banca de Seleção de Professor Substituto - área de Língua e Literatura Latinas. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
QUEDNAU, L. R.; GOETTEMS, M. B.; NOGUEIRA, M. G. J.. Membro de Banca de Seleção de Professor Substituto - área de Língua e Literatura Gregas. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
QUEDNAU, L. R.; GOETTEMS, M. B.; REBELLO, L. S.. Membro de Banca de Seleção de Professor Substituto - área de língua e literatura latinas. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Portas Abertas.Introdução à peça teatral Amicus probus et amicus improbus. 2014. (Encontro).

2.
Portas Abertas.Introdução à peça teatral Aemilia imperat. 2013. (Encontro).

3.
Salão UFRGS. Exposição OMNIA - Cultura Latina. 2013. (Exposição).

4.
III Encontro de Professores de Latim. 2012. (Encontro).

5.
Salão UFRGS. Exposição Res Romanae - Coisas romanas. 2012. (Exposição).

6.
Minicurso Grafites nas paredes de Pompeia: cultura popular e diversidade / XXX Semana de Estudos Clássicos. 2011. (Oficina).

7.
Portas Abertas 2011.Introdução a encenação Dominus et Servi. 2011. (Encontro).

8.
Salão UFRGS. Exposição - Língua, cultura e literatura latinas. 2011. (Exposição).

9.
XIV SEMANA DE LETRAS - LETRAS EM PERSPECTIVA UFRG.Oficina O latim Vai ao Cinema. 2011. (Oficina).

10.
XXX Semana de Estudos Clássicos/ I Simpósio Internacional de Estudos Clássicos. 2011. (Congresso).

11.
XXX Semana de Estudos Clássicos/ I Simpósio Internacional de Estudos Clássicos.Estudo do latim: objetivos e público-alvo. 2011. (Simpósio).

12.
Extensão Universitária - modalidade Curso Presencial.Língua latina: tópicos de tradução. 2010. (Outra).

13.
Métodos para Aprendizagem de Latim - XXI Semana de Estudos Clássicos. 2010. (Oficina).

14.
XIV SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS UFJF. Lingua Latina per se Illustrata: experiências de ensino/aprendizagem. 2010. (Congresso).

15.
XXI Semana de Estudos Clássicos. 2010. (Outra).

16.
VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. 2008. (Encontro).

17.
III Seminário de Redação de Vestibular da UFRGS.Participação no III Seminário de Redação de Vestibular da UFRGS. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEDNAU, L. R.. IV Colóquio ARS LATINA: língua, cultura e literatura e I Simpósio Nacional de Ensino de Latim. 2015. (Congresso).

2.
QUEDNAU, L. R.; MARTINEZ, L.Y. L. ; SOUZA, M. B. . III Colóquio ARS LATINA: manifestações em torno da língua, cultura e literatura latinas. 2013. (Congresso).

3.
QUEDNAU, L. R.; SOUZA, M. B. ; MIZUSHIMA, L. E. ; RAMIRES, G. . Ad scholam - O latim vai à escola. 2013. (Exposição).

4.
QUEDNAU, L. R.; MARTINEZ, L. Y. L. ; SOUZA, M. B. ; ENGELSING, E. M. . ENSINO DE LATIM: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E DISCENTES. 2012. (Congresso).

5.
QUEDNAU, L. R.. II Colóquio Ars Latina: manifestações em torno da língua, cultura e literatura latinas. 2011. (Outro).

6.
QUEDNAU, L. R.. Língua Latina: Tópicos de tradução II. 2010. (Outro).

7.
QUEDNAU, L. R.. Língua Latina: Tópicos de Tradução II. 2010. (Concurso).

8.
QUEDNAU, L. R.. Colóquio Ars Latina: manifestações em torno da língua, cultura e literatura latinas. 2008. (Outro).

9.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2008. (Outro).

10.
QUEDNAU, L. R.; HAAS, V. . O latim nos dias atuais: presença na literatura contemporânea. 2006. (Outro).

11.
QUEDNAU, L. R.; MARINE, A. C. . Tróia: comparação do filme de Wolfang Petersen com a Ilíada, de Homero. 2004. (Outro).

12.
QUEDNAU, L. R.. NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mateus Bottaro de Souza. Aspectos históricos, sociais e econômicos em FAMILIA ROMANA - LLPSI. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Matheus Knispel da Costa. Novas práticas de ensino para FAMILIA ROMANA - LLPSI. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Fábio Bonfiglio Pereira. Atendimento a alunos e auxílio em elaboração de material para aula. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eduardo Luís Nedel. A lateral pós-vocálica em Lages/SC: análise variacionista. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Laura Rosane Quednau.

2.
Paula Vianna. Sândi vocálico externo: o processo e a variação na cidade de Florianópolis - SC. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Laura Rosane Quednau.

3.
Evellyne P. F. de Sousa Costa. Características prosódicas das preposições e dos prefixos em latim clássico. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Laura Rosane Quednau.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Érika Cesário da Silva Pessoa. O acento em latim: uma metodologia de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

2.
Laura Helena Hahn. O /l/ pós-vocálico do latim ao português. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

3.
Adriana Grumann. O problema no ensino do latim:uma questão de método ou de objetivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

4.
Evellyne Patricia Figueiredo de Souza Costa. As preposições inseridas na mudança do tipo morfológico latino para o tipo sintático das línguas românicas. 2002. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

Iniciação científica
1.
Mateus Bottaro de Souza. O épico como oráculo: as implicações políticas, históricas e nacionalistas em A ENEIDA, de Virgílio, frente a'OS LUSÍADAS, de Camões. 2015. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

2.
Liliam Ery Mizushima. DISCENDO LATINE: um software educativo para o ensino de latim. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Rosane Quednau.

3.
Mateus Bottaro de Souza. Adjetivo: uma análise morfológica, etimológica e sintática do adjetivo latino e português. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

4.
Liliam Ery Mizushima. Latim e EAD: atividades interativas a distância. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Rosane Quednau.

5.
Raul Barth. Desenvolvimento do software didático DISCENDO LATINE. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

6.
Mateus Bottaro de Souza. Aspectos morfossintáticos do latim ao português. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

7.
Liliam Ery Mizushima. Elaboração do software didático ACTIVVS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Japonês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

8.
Guillherme Ramires de Freitas. LLPSI COMO BASE PARA ENTENDIMENTO DE OUTROS TEXTOS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Rosane Quednau.

9.
Veríssimo Iglesias Anagnostopoulos. LATIM COMO MATERIAL DE APOIO PARA O BACHARELADO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Rosane Quednau.

10.
Mateus Bottaro de Souza. Estratégias de apoio para LLPSI. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

11.
Lis Yana de Lima Martinez. Complementação bibliográfica - Abordagens de ensino/aprendizagem da Língua Latina. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

12.
Matheus Knispel da Costa. Abordagens de ensino/aprendizagem de língua latina: avaliação e testagem. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Rosane Quednau.

13.
Caroline Scheuer Neves. Abordagens de ensino/aprendizagem da língua latina: avaliação e testagem. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

14.
Laura Helena Hahn. A realização variável da lateral pós-vocálica no português de Curitiba. 2007. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

15.
Laura Helena Hahn. (Laura Hahn) A variação da lateral pós-vocálica em Londrina (Paraná): análise variacionista e condicionamento prosódico. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

16.
Paulo Henrique Pappen. A variação da lateral pós-vocálica em São José do Norte (RS) e Chapecó (SC): análise variacionista e condicionamento prosódico. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

17.
Laura Helena Hahn. A mudança da vibrante na fala do sul do Brasil. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

18.
Amanda Duarte Blanco. O acento em combinação com a enclítica -que em latim: ampliação dos dados. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

Orientações de outra natureza
1.
Pedro de Oliveira Paulo. Atendimento a alunos e auxílio em elaboração de material para aula. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

2.
Murilo da Silva Anony. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade presencial. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

3.
Alice Soares. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade EAD. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Laura Rosane Quednau.

4.
Guillherme Ramires de Freitas. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade EAD. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

5.
Ismael Moreira Jardim. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade EAD. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

6.
Matheus Knispel da Costa. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade presencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

7.
Gabriel Rios Borges. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade presencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

8.
Loiva Costa. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade presencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.

9.
Loiva Costa. Atendimento a alunos e elaboração de material - modalidade presencial. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Orientador: Laura Rosane Quednau.




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