Raquel Carneiro Dörr

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4277188083855842
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1988) . É Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1990) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É professora do ensino superior da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: aprendizagem do Cálculo e formação de professores que ensinam Matemática . Na Matemática Aplicada tem interesse em Otimização. É membro integrante do GIEM, Grupo de Investigação de Educação Matemática da Universidade de Brasília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Carneiro Dörr
Nome em citações bibliográficas
DORR, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Conselho Universitário.
Departamento de Matemática - ICC Ala Norte
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076457


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Análises de Aprendizagens em Cálculo Diferencial e Integral: um estudo de caso de desenvolvimento de conceitos e procedimentos algébricos em uma universidade pública brasileira, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Cristiano Alberto Muniz.
Palavras-chave: Aprendizagem; Cálculo Diferencial e Integral; Educação Matemática no Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
1988 - 1990
Mestrado em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Métodos de Região de Confiança para Problemas de Otimização Irrestrita,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Maria Helena Cautiero Jardim.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
1983 - 1988
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Um estudo sobre a construção do conhecimento matemático de professores do ensino básico
Descrição: A pesquisa relacionada à formação de professores de Matemática é tema relevante na comunidade científica de Educação Matemática e tem sido abordada em trabalhos como os de Ponte (1992), Fiorentini, D. (2008) e Nacarato, Oliveira & Fernandes (2017). Essas investigações têm se preocupado não só com as práticas pedagógica docentes, com o seu desenvolvimento profissional, suas concepções e percepções acerca do ensino e da aprendizagem, mas também com o conhecimento matemático desse professor (FERREIRA, 2003). Formadores de professores de Matemática vislumbram a necessidade de uma preparação de docentes que viabilize a constituição de um profissional habilitado para transmitir os conteúdos matemáticos, em todos os níveis educacionais, de modo que possam alcançar os melhores resultados de aprendizagem. Nesse contexto cotidiano de trabalho com formação de professores de Matemática, surgem algumas questões como as seguintes: por que tem se perpetuado há décadas uma lacuna no ensino da Geometria em todos os níveis educacionais? Por que esse e outras componentes curriculares de Matemática têm sido relegado ao segundo plano em sala de aula? A partir dessas questões foram estabelecidos os seguintes objetivos para essa investigação. Objetivo Geral: identificar conteúdos matemáticos que professores de matemática e professores que ensinam matemática em de todos os níveis educacionais gostariam de ter uma capacitação a fim de que possam melhorar sua prática em sala de aula. Objetivos específicos: Identificar e classificar os temas do Ensino Básico, Ensino Fundamental e do Ensino médio que professores de matemática têm necessidade de buscar aprofundamento em seus estudos. Especificar as justificativas dos professores sobre suas necessidades de aprofundamento nos conteúdos citados. Discutir e sugerir atividades para formação de professores que contemplem suas necessidades de aprofundamento específicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Raquel Carneiro Dörr - Coordenador.
2018 - Atual
Estratégias e metodologias de suporte em matemática para estudantes iniciantes da UnB
Descrição: Em pesquisa anterior, investigamos as dificuldades de aprendizagens de estudantes iniciantes em um primeiro curso de Cálculo Diferencial e Integral I, o Cálculo I (DÖRR, 2017; DÖRR & MUNIZ,2017) O Cálculo é uma continuação do estudo das Funções iniciado no Ensino Fundamental. Se esse tópico, juntamente com outros como Geometria Analítica, Trigonometria e alguns da Álgebra, como resolução de equações e inequações e as habilidades em manipulações algébricas, estiverem bem consolidados nas aprendizagens anteriores, em geral, podemos considerar que os estudantes terão desenvolvido uma preparação adequada para acompanharem os conteúdos e atividades do curso. Isso contribuirá para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa da disciplina. Caso contrário, dificuldades como a falta de familiaridade com a notação e a linguagem matemática e simbólica, dificuldades na construção de gráficos, no trabalho com operações algébricas e no reconhecimento das propriedades e características de funções estudadas no Ensino Médio poderão gerar obstáculos à aprendizagem do Cálculo e, portanto, levar à evasão e à reprovação. A busca por caminhos que apontem saídas para esses problemas e que sejam aplicáveis ao grande número de grupos de estudantes em todos os países e, ainda, que levem em conta os recursos e culturas distintas, não é simples (Rasmussen; Marrongelle & Borba, 2014; Bressoud, D., et al. 2016). As pesquisas apontam que entre os fatores responsáveis pelos fracassos dos estudantes está a falta de embasamento em conteúdos matemáticos relacionados ao ensino básico (Dörr; Muniz; Neves, 2016; Dörr, 2017). Nesse contexto, pretendemos estender a pesquisa que tem sido feita nesta universidade (UnB) e conhecer quais são as possibilidades que as unidades acadêmicas têm criado para auxiliarem seus estudantes a aprimorarem seus conhecimentos em tópicos matemáticos que são fundamentais para que tenham melhores resultados de aprendizagem no estudo do Cálculo. Nossa expectativa é que os resultados dessa investigação possam contribuir para a criação futura de cursos com os temas pilares da Matemática do ensino básico que possam estar disponíveis a todos os estudantes iniciantes que desejem buscar aprimoramento nesses conteúdos. A partir dessa problemática, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: Objetivo Geral: Conhecer os cursos e possibilidades que têm sido dados aos estudantes iniciantes da UnB para que superem suas dificuldades e lacunas de conhecimento em conteúdos matemáticos básicos. A partir desse objetivo, esperamos alcançar os seguintes objetivos específicos: Objetivos Específicos: Identificar na UnB os tipos de curso que têm sido ofertados com temas de pré-calculo. Descrever os cursos que têm sido ofertados na UnB com temas de pré-calculo. Discutir e sugerir alternativas pedagógicas que possam ser aplicadas a todos os estudantes que necessitem de aprimorar e desenvolver seus conhecimentos sobre os conteúdos básicos de Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Raquel Carneiro Dörr - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Gestar II - Matemática
Descrição: Formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Raquel Carneiro Dörr - Coordenador / Rui Seimetz - Integrante.
2010 - 2012
Gestar II
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Raquel Carneiro Dörr - Coordenador.
2008 - 2009
Gestar II
Descrição: Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Formação de Professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Raquel Carneiro Dörr - Coordenador / Jodette Amorim - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Teaching Mathematics and its Applications


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DORR, R. C.2016 DORR, R. C.; ALVARENGA, K. B. ; Vanda Domingos Vieira . O ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: características e interseções no centro-oeste brasileiro. Revista Brasileira do Ensino Superior, v. 2, p. 46-57, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, R. S. P. ; DORR, R. C. ; Ana Maria Porto . Perfil de Ingressantes na Licenciatura em Matemática: indicativos para a formação inicial. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Memorias, 2015.

2.
DORR, R. C.; Rubens Viriato Junior . O Jogo da Lâmpadas e Sistemas Lineares. In: VI EBREM Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014, Brasília. Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014.

3.
DORR, R. C.; CUNHA, J. C. . Como um Matemático Embrulha Presentes?. In: VI EBREM Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014, Brasília. Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014.

4.
DORR, R. C.; NEVES, R. S. P. . O Perfil de Ingressantes na Licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública Federal do Distrito Federal. In: VI EBREM Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014, Brasília. Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014.

5.
DORR, R. C.. Análise de uma Experiência de Aprendizagem em Educação Matemática em Aulas de Cálculo Diferencial e Integral. In: XVIII EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. XVIIIEBRAPEM, 2014.

6.
DORR, R. C.. Uso de Grupos Colaborativos: Relato de Experiências e Perspectivas de Uso no Ensino Superior. In: VII CIBEM Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Anais do VII CIBEM, 2013.

7.
DORR, R. C.. Uso de Grupos Colaborativos: Relato de Experiências e Perspectivas de Uso no Ensino Superior. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

8.
Grebot, G. ; GASPAR, M. T. J. ; DORR, R. C. . Experiências Matemáticas e experiências com alunos na formação de professores : desdobramentos do programa PIBID/MAT da Universidade de Brasília. In: VII CIBEM Congresso IBeroamericano de Educação Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DORR, R. C.; MUNIZ, C. A. ; NEVES, R. S. P. . OPERAÇÕES ALGÉBRICAS E FUNÇÕES COMO OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM NO CÁLCULO. In: 1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito, MS. Anais do 1º LADIMA, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
DORR, R. C.; MUNIZ, C. A. . POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE EVASÃO E REPROVAÇÃO E OS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA ANTERIORES DE ESTUDANTES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DORR, R. C.; Viriato Jr, R. C. . Logaritmos: uma atividade prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DORR, R. C.; Lemos, Luciana J. . Ensino de Matemática para Alunos Surdos: Desafios de Educadores e Necessidades dos Educandos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DORR, R. C.; MUNIZ, C. A. . THE MATHEMATICAL KNOWLEDGE OF CALCULUS STUDENTS AND POSSIBLE RELATIONS WITH EVASION AND FAILURE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DORR, R. C.; Viriato Jr, R. C. . PIBID Program and its importance on teacher education in Brazil: an experience in Brasilia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DORR, R. C.; NEVES, R. S. P. ; FRANCA, J. A. . THE FUTURE OF MATHEMATICS TEACHING: ANALYSIS OF THE EXPECTATIONS OF UNDERGRADUATES IN THE FEDERAL DISTRICT , BRAZIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DORR, R. C.. Por que tornar-se professor de Matemática?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DORR, R. C.; MUNIZ, C. A. ; NEVES, R. S. P. . OPERAÇÕES ALGÉBRICAS E FUNÇÕES COMO OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM NO CÁLCULO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Lemos, Luciana J. ; DORR, R. C. . VI SIPEM Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
DORR, R. C.; NEVES, R. S. P. . O Perfil de Ingressantes na Licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública Federal do Distrito Federal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DORR, R. C.; NEVES, R. S. P. ; Ana Maria Porto . Perfil de Ingressantes na Licenciatura em Matemática: Diálógo com os Estudos sobre a Formação de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DORR, R. C.. XVIII EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós_graduação em Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DORR, R. C.; CUNHA, J. C. . Como um Matemático Embrulha Presentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
DORR, R. C.; Rubens Viriato Junior . O Jogo da Lâmpadas e Sistemas Lineares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
DORR, R. C.. Uso de Grupos Colaborativos: Relato de Experiências e Perspectivas de Uso no Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DORR, R. C.. Uso de Grupos Colaborativos: Relato de Experiências e Perspectivas de Uso no Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DORR, R. C.. Um Método de Região de Confiança para um Problema de Estimação de Parâmetros em Otimização Linear Restrita. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DORR, R. C.. Globalização em Otimização. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DORR, R. C.. Um Método de Região de Confiança para um Problema de Estimação de Parâmetros em Otimização Linear Restrita. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DORR, R. C.. Análise de Aprendizagens em Cálculo Diferencial e Integral:Um Estudo de Caso de Desenvolvimento de Conceitos e Procedimentos Algébricos em uma Universidade Pública Brasileira 2017 (Tese de Doutorado).

2.
DORR, R. C.. Métodos de Região de Confiança em Otimização Irrestrita. Brasília 1990 (Tese de mestrado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Grebot, G.; DORR, R. C.; RABELO, Mauro L.. Participação em banca de Rachel Saffir Araújo Alves Feijó. Di culdades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: Um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DORR, R. C.; SEIMETZ, R.. Participação em banca de Roberta Freitas Soares. Análise de uma experiência de realização de Curso de Formação como Etapa de Concurso Público na Modalidade de Educação a Distância. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília.

2.
WANDERER, G.; DORR, R. C.; KANASHIRO, A. A. L.. Participação em banca de Antônia Aldeci Lira Kanashiro. Ensinar e Aprender Matemática - o Papel da Afetividade nesse Processo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores do EMédio do GDF) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DORR, R. C.. Concurso Público para Professor. 2018. Universidade Federal do Oeste da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Inrernacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais. 2015. (Congresso).

2.
Circuito de Vivências SBEM DF Geometria Natalina.A Geometria de Cartões Natalinos. 2014. (Oficina).

3.
V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Outra).

4.
Circuito de Vivências SBEM- DF.Geometria Natalina. 2013. (Oficina).

5.
Circuito de Vivências SBEM- DF.Circuito de Vivências em Matemática Malba Tahan - O problema das notas falsas. 2013. (Oficina).

6.
VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Uso de Grupos Colaborativos: Relato de Experiências e Perspectivas de Uso no Ensino Superior. 2013. (Congresso).

7.
V Semana de Matemática da Universidade de Brasília. 2013. (Encontro).

8.
XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Uso de Grupos Colaborativos: Relato de Experiências e Perspectivas de Uso no Ensino Superior. 2013. (Encontro).

9.
I Semana da Matemática da Universidade de Brasília.Otimização Matemática. 2003. (Encontro).

10.
23º Colóquio Brasileiro de Matemática. Um Método de Região de Confiança para um Problema de Estimação de Parâmetros em Otimização não Linear Restrita. 2001. (Congresso).

11.
II Encontro de Matemática Aplicada e Computacional.Globalização em Otimização. 2001. (Encontro).

12.
XXIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Um Método de Região de Confiança para um Problema de Estimação de Parâmetros em Otimização não Linear Restrita. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DORR, R. C.. VII EBREM - Encontro Brasiliense de Educação Matemática. 2017. (Outro).

2.
DORR, R. C.. III Fórum Regional das Licenciaturas em Matemática do Distrito Federal. 2016. (Outro).

3.
DORR, R. C.. III Semináio Brasiliense de História e Educação Matemática Nilza Eigenheer Bertoni. 2015. (Congresso).

4.
DORR, R. C.. VI EBREM Encontro Brasiliense de Educação Matemática. 2014. (Outro).

5.
DORR, R. C.; RODRIGUES, L. M. D. A. ; MEDINO, A. ; MENEZES, J. E. ; ARAUJO NETO, L. . V Semana da Matemática. 2013. (Outro).

6.
DORR, R. C.. I Semana de Matemática da UnB. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mateus Rauber Coradin. ANÁLISE SOBRE TEORIA DOS JOGOS UTILIZANDO O MÉTODO SIMPLEX E O TEOREMA DE KARUSH-KUHN-TUCKER. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Métodos Matemáticos em) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.

2.
Natália Nogueira Lima Falcão. Análise Econômica e Programação Linear: Exemplos em Teoria da Firma. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Métodos Matemáticos em Economia) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.

3.
Ana Claúdia de Freitas Maia. Resolução de Problemas em Matemática e sua Relação com Deficiência na Leiitura. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Professores do E M) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.

4.
Tânia Alves Moreira. A Importância da Alfabetização e do Letramento na Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em organização do trabalho pedagógi) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.

5.
Úrsula Ireuda Orlando Eugênio. Dificuldades de Interpretação na Resolução de Problemas Matemáticos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores do EMédio do GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.

6.
Erika Mariana Gomides. Estudo da Função Linear e Afim a partir de uma Situação Concreta. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores do EMédio do GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.

7.
José Carlos da Cruz Silva. A Tradução Contemporânea de Expressões Matemáticas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores do EMédio do GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Raquel Carneiro Dörr.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DORR, R. C.. VII EBREM - Encontro Brasiliense de Educação Matemática. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 13:40:01