Ivan Maia de Mello

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  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Professor Adjunto II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos da Universidade Federal da Bahia. Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. Membro do Corpo Docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas, atuando na linha de pesquisa Epistemologia Transdisciplinar da Complexidade. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2012) como pesquisador da linha de pesquisa Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica. Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Lampejo.Membro do Comitê Editorial da Série Filosofia Brasileira da Editora Fi (Porto Alegre). Ex-professor da Escola Bahiana de Medicina nos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ex-professor da Faculdade Metropolitana de Camaçari nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, Ética, Filosofia da Educação, Filosofia Política e Epistemologia, em Teoria da Literatura e em Artes Cênicas, com ênfase em Direção e Interpretação Teatral. Ensinou em Colégios da rede privada no ensino médio. Publicou artigos em periódicos e capítulos de livros, além de poemas e ensaios em algumas coletâneas e jornais literários. Organizou eventos acadêmicos na área de filosofia e literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Maia de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, I. M.;MELLO, IVAN MAIA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Reitoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.
Rua Barão de Jeremoabo
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836786
Fax: (71) 32836796
URL da Homepage: http://www.ihac.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Autopoiesis do corpoema: a vida como obra de arte, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Dante Augusto Galeffi.
Palavras-chave: subjetivação; autocriação; estética da existência; corpo; Nietzsche; Foucault.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Mestrado em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A autocriação de Zaratustra, como caminho crítico de criação do pensamento de Nietzsche,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Rosa Maria Dias.
Palavras-chave: autocriação; Nietzsche; Zaratustra; crítica; vontade de potencia.
1988 interrompida
Mestrado interrompido em 1989 em Matemática.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A geometria da teoria da relatividade de Einstein,Orientador: Marcus Vinicius de Medeiros Wanderley.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Ano de interrupção: 1989
1987 - 1988
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1985 interrompida
Graduação interrompida em 1986 em Engenharia Aeronáutica.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Ano de interrupção: 1986




Formação Complementar


2010 - 2011
Educação Gaia. (Carga horária: 190h).
Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil, IRP, Brasil.
2000 - 2000
Interpretações Filosóficas das Tragédias Gregas. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
Seminários da Formação Holística de Base. (Carga horária: 24h).
Universidade Holística Internacional, UNIPAZ, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Teatro e a Rua. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1992 - 1992
Curso Básico à Formação do Ator. (Carga horária: 260h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como Professor Adjunto de 2012 a 2016 sendo então redistribuído para a UFBA, mas mantem vinculo com a Pós-graduação da UNILAB (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) até a atualidade.

Atividades

09/2015 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades
Tópicos Especiais em Filosofia Social e Política
Tópicos Especiais em Estudos Africanos II
02/2013 - 04/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Linhas de pesquisa
Estética da Existência
01/2013 - 04/2016
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Filosofia da Arte
Filosofia Clássica
Pensamento Filosófico Moderno e Contemporâneo
Filosofia I
Antropofagia
Estudos de Estética do Teatro
Estudos das Humanidades
07/2013 - 10/2014
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Teatro CORPOEMA.
03/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Criação do Mestrado Interdisciplinar.
07/2013 - 02/2014
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura, .

Cargo ou função
Coordenador de Arte e Cultura.
06/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação
06/2013 - 09/2013
Ensino, Engenharia de Energias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Interculturais nos Espaços Lusófonos
01/2013 - 04/2013
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, História e Cultura nos Espaços Lusófonos

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato de 20hs no primeiro ano, ampliado para 40hs no segundo, para atuação nos Bacharelados Interdisciplinares de Humanidades e de Artes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos. Lecionou as componentes curriculares: Arte e Estética; Estudos das Humanidades; Estudos sobre a Contemporaneidade I e II; Produção e Difusão do Conhecimento em Artes; Ação e Mediação Cultural através da Arte; Ação Artística.

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
AÇÃO ARTÍSTICA I
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I
ARTE E ESTÉTICA
AÇÃO ARTÍSTICA II
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE II
06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.

03/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre a Contemporaneidade II
Estudos sobre a Contemporaneidade I
Estudos das Humanidades
03/2010 - 12/2011
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Artística
Ação e Mediação Cultural através da Arte
Arte e Estética
Estudos das Humanidades
Estudos sobre a contemporaneidade I
Estudos sobre a Contemporaneidade II
Produção e Difusão do Conhecimento em Artes

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 34
Outras informações
Docente dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Membro do Conselho de Integração Curricular do Curso de Psicologia. Membro do Conselho de Ética em Pesquisa.

Atividades

04/2004 - 07/2009
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo, Cultura e Sociedade
Filosofia
04/2004 - 12/2008
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hábitos de Vida e Saúde
Antropologia
Filosofia
Sociologia
09/2007 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Integração Curricular do Curso de Psicologia.
02/2007 - 08/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Filosóficas da Psicologia
Seminários de Psicologia e Filosofia
05/2005 - 05/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Integração Curricular do Curso de Fisioterapia.

Faculdade Metropolitana de Camaçari, FAMEC/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 14
Outras informações
Professor de Filosofia dos cursos de Psicologia, Direito, Administração, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.

Atividades

05/2009 - 03/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
05/2009 - 03/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Ética
02/2009 - 03/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Paradigmas Epistemológicos
Introdução à Filosofia
02/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Ética

Colégio Anchieta (BA), CA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 22
Outras informações
Professor de Filosofia das 3 séries do ensino médio.

Atividades

02/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Filosofia das duas primeiras séries do Ensino Médio.

Atividades

02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia


Linhas de pesquisa


1.
Epistemologia Transdisciplinar da Complexidade
2.
Estética da Existência

Objetivo: Realizar estudos voltados para a compreensão dos processos de subjetivação por meio dos quais filósofos, poetas e escritores de literatura em geral buscaram elaborar uma perspectiva estética de autoconstituição de si mesmos como sujeitos, uma autocriação, através da qual procuram elaborar suas artes de viver, fazendo de suas vidas obras de arte..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética.
Palavras-chave: Estética; Existência; literatura; subjetividade; Artes de viver.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A experiência corporal na poesia brasileira contemporânea: uma investigação genealógica numa perspectiva antropofágica de apropriação seletiva para criação de performances corpoéticas.
Descrição: Nesta pesquisa é usada uma abordagem genealógica (ao modo realizado por Nietzsche, e reelaborado por Foucault) para uma investigação interpretativa da poesia brasileira contemporânea, na qual é adotada uma perspectiva antropofágica de apropriação seletiva dos poemas que expressam a singularidade da experiência corporal. O objetivo dessa pesquisa hermenêutica é produzir uma cartografia poética da experiência corporal por meio da análise do discurso poético, visando captar a subjetividade que se expressa nos poemas e seus processos de singularização subjetiva, frente aos dispositivos micropolíticos de disciplinarização e normalização social, assim como perante os dispositivos biopolíticos de governamentalização da vida. Em termos pragmáticos, a pesquisa servirá de embasamento para o processo corpoético de experimentação criativa voltado para a apresentação de performances artísticas e, de modo mais abrangente quanto ao estilo de vida, a constituição de uma estética da existência corpoética..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ivan Maia de Mello - Coordenador / Danielle Fernandes - Integrante / Joviano de Sousa Silva - Integrante / Jean Carlos Barbosa de Sousa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4
2013 - 2016
Vida e Arte no Pensamento de Nietzsche
Descrição: Pesquisa hermenêutica e genealógica da obra do filósofo Friedrich Nietzsche quanto à questão da relação entre vida e arte, desde O nascimento da tragédia, onde surge a teoria dos impulsos nietzschiana, até Ecce homo, onde ele descreve o estilo pelo qual tornou-se o que é: um filósofo trágico. Do impulso ao estilo, pretende-se investigar como ele pensou a transmutação de valor dos afetos do ?corpo criador?, expressão que aparece em Assim falou Zaratustra, no sentido de fazer da vida uma obra de arte. Ao longo da pesquisa, estudaremos as diferentes fases pelas quais passa o pensamento nietzschiano, desde a primeira fase sob grande influência do filósofo Arthur Shopenhauer e do músico Richard Wagner, na qual ele formulou a sua ?metafísica de artista?, passando pela fase intermediária na qual rompe com esses pensadores e passa a criticar o caráter metafísico e romântico, respectivamente, de suas idéias, e elabora a noção de ?espírito livre? no sentido da autonomia de pensamento, até a fase final, na qual desenvolve sua filosofia trágica baseada na teoria da vontade de potência como princípio de afirmação da vida enquanto fenômeno estético..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ivan Maia de Mello - Coordenador / Danielle Fernandes - Integrante / Wlisses de Freitas Freire - Integrante / Gerseley Ivanick Mandinga Lopandza - Integrante / Carlos Ronald Oliveira de Pinho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2013 - 2016
Processos de subjetivação na poesia afro-brasileira: micropolítica, singularização e estética da existência
Descrição: Este projeto de pesquisa visa problematizar a produção da subjetividade na poesia afro-brasileira, buscando analisar a produção poética de alguns poetas negros brasileiros quanto a questões micropolíticas que permeiam o processo por meio do qual eles se constituem a si mesmos como sujeitos no desempenho do que Michel Foucault chamou de função-autor. A proposta é pesquisar a produção poética afro-brasileira quanto aos processos de subjetivação experimentados pelos poetas negros para elaborar uma cartografia da subjetividade negra na poesia que aborda temas ligados à cultura afro-brasileira. Será levada adiante a interpretação genealógica, ao modo formulado por Friedrich Nietzsche e reformulado por Michel Foucault, visando à compreensão dos modos de singularização subjetiva experimentados na expressão poética dos poetas escolhidos. Com isso, pretende-se formular a estética da existência que pode ser pensada a partir dessa cartografia da subjetividade na poesia afro-brasileira. Ou seja, pretende-se compreender como esses poetas tornam-se poetas de suas próprias vidas, e especificamente, de sua negritude, fazendo, como propôs Nietzsche, da vida uma obra de arte.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ivan Maia de Mello - Coordenador / Joviano de Sousa Silva - Integrante / Antonio Micael Pontes da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2008 - 2012
Doutorado em Educação: Autopoiesis do corpoema - A vida como obra de arte. Pesquisa realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica, junto ao Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar.
Descrição: Projeto de Tese de Doutorado em Educação sobre a perspectiva transdisciplinar de auto-educação, a qual propõe que se faça da vida uma obra de arte, de acordo com o tema da filosofia de Nietzsche que teve ressonâncias no pensamento de Martin Heidegger, Oswald de Andrade, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Felix Guattari e Dante Galeffi..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Arqueologia, Genealogia, Biopolítica e Hermenêutica da Subjetividade em Foucault
Descrição: Pesquisa temática da obra do filósofo Michel Foucault com o objetivo de fundamentar discussões sobre saúde, corpo, cuidado de si, entre professores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Estudo de textos de várias fases do pensamento do filósofo e particularmente A Hermenêutica do Sujeito, enfocando a história do cuidado de si na Grécia clássica e helenística, assim como na Roma dos primeiros séculos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ivan Maia de Mello - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CORPOEMA - Performances Corpoéticas Antropofágicas
Descrição: Projeto de extensão vinculado ao projeto de pesquisa "A experiência corporal na poesia brasileira contemporânea: uma investigação genealógica numa perspectiva antropofágica de apropriação seletiva para criação de performances corpoéticas". Pretende-se realizar encontros de experimentação criativa voltados para a criação de performances corpoéticas antropofágicas, a partir da proposta corpoética de poetização da experiência corporal e incorporação interpretativa expressiva da poesia brasileira contemporânea. Para isso, será realizada a apropriação seletiva dessa poesia, própria da abordagem antropofágica, que propõe a "transformação do tabu em totem" como expressou Oswald de Andrade, o que significa a valorização estética das matrizes indígenas e africanas de nossa cultura e a construção de instalações totêmicas como obras de artes plásticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Curso de Teatro CORPOEMA
Descrição: O curso visa oferecer oportunidade de desenvolvimento da expressividade artística para a comunidade da UNILAB, Redenção e cidades próximas. Serão realizadas aulas de preparação corporal através da improvisação em dança (contato-improvisação), estudos de história do teatro, teorias de interpretação teatral, poesia. Serão preparadas performances de interpretação dramática de poemas e encenação de peça de teatro para serem apresentadas na UNILAB e nas cidades próximas, além de Fortaleza, em Escolas Públicas ou Espaços Culturais. O curso se baseará na proposta de educação filosófico-artísitca elaborada e apresentada na Tese de Doutorado em Educação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia em Fevereiro de 2012, intitulada A autopoiesis do corpoema ? a vida como obra de arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Ivan Maia de Mello - Coordenador.Financiador(es): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Lampejo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MELLO, Ivan Maia  Data: 10/02/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, I. M.;MELLO, IVAN MAIA DE2014MELLO, I. M.. Nomadismo corpoético. Revista Z Cultural (UFRJ), v. 2, p. 1, 2014.

2.
SOUZA, THIAGO SANTOS DE2014SOUZA, THIAGO SANTOS DE ; SALDANHA, JORGE HENRIQUE SANTOS ; MELLO, IVAN MAIA DE . As relações de trabalho dos fisioterapeutas na cidade de Salvador, Bahia. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 23, p. 1301-1315, 2014.

3.
MELLO, I. M.;MELLO, IVAN MAIA DE2012MELLO, I. M.. O corpo criador, dançarino-poeta da própria existência. Trágica: Estudos sobre Nietzsche, v. 5, p. 73-86, 2012.

4.
MELLO, I. M.;MELLO, IVAN MAIA DE2007 MELLO, I. M.. A antropofagia oswaldiana como filosofia trágica. Cadernos Nietzsche, v. 23, p. 59-74, 2007.

5.
MELLO, I. M.;MELLO, IVAN MAIA DE2005 MELLO, I. M.. A sabedoria trágica dionisíaca. Morpheus, v. 06, p. 11, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, J. C. B. ; MELLO, IVAN MAIA DE . Reflexões sobre identidade e alteridade para uma praxis educacional intercultural. In: SILVA F., Antonio Vieira; BARBOZA, Edson Holanda Lima; GABARRA, Larissa Oliveira. (Org.). Ensaios interdisciplinares em humanidades II. 1ªed.Fortaleza: Editora da UECE, 2018, v. 2, p. 151-175.

2.
MELLO, IVAN MAIA DE. Corpo e Estética da Existência. In: Antônio Alex Pereira de Sousa; Cristiane Maria Marinho; Dorgival Gonçalves Fernandes; Elias Ferreira Veras; Roberta Liana Damasceno Costa. (Org.). Michel Foucault: Ressonâncias Contemporâneas. 1ªed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 155-168.

3.
FERNANDES, D. ; MELLO, IVAN MAIA DE . A reforma do ensino médio promovida por meio da medida provisória nº 746/2016 e o ensino da arte. In: Antônio Vieira da Silva Filho; Jeannette Filomeno Pouchain Ramos; Roberto Kennedy Gomes Franco. (Org.). Ensaios Interdisciplinares em Humanidades. 1ªed.Fortaleza: EDUECE, 2017, v. , p. 53-70.

4.
SILVA, J. S. ; MELLO, IVAN MAIA DE . Interculturalidade e relações étnico-raciais no ambiente escolar. In: Antonio Vieira da Silva Filho; Jeannette Filomeno Pouchain Ramos; Roberto Kennedy Gomes Franco. (Org.). Ensaios Interdisciplinares em Humanidades. 1ªed.Fortaleza: EDUECE, 2017, v. , p. 175-196.

5.
MELLO, I. M.. Oswald de Andrade e o instinto lúdico antropofágico: carnavalização e ócio. In: Ronie Alexsandro Teles da Silveira. (Org.). O carnaval e a filosofia. 1ªed.Porto Alegre: Editora Fi, 2016, v. 1, p. 125-153.

6.
MELLO, I. M.. A experimentação da compreensão pelo educador em seu processo de subjetivação. In: Dante Augusto Galeffi; Maria Antonieta de Campos Tourinho; Maria Roseli Gomes Brito de Sá. (Org.). Educação e difusão do conhecimento: caminhos da formação. 1ªed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 33-68.

7.
MELLO, I. M.. A experiência psíquica dos afetos e paixões numa perspectiva nietzschiana. In: CARVALHO, Ruy; COSTA, Gustavo; MOTA, Thiago. (Org.). Nietzsche-Schopenhauer: ecologia cinza, natureza agônica. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2013, v. , p. 261-279.

8.
MELLO, I. M.. Um olhar filosófico para a poesia afro-brasileira. In: OLIVEIRA, Gledson Ribeiro; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain; OKOUDOWA, Bruno. (Org.). Cá e acolá: experiencias e debates multiculturais. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. , p. 295-309.

9.
MELLO, I. M.. A emergência da singularidade na formação dos objetos nas práticas discursivas. In: Dante Galeffi; Maria Aparecida Modesto; Cláudio Reynaldo Souza. (Org.). Epistemologia, construção e difusão do conhecimento - perspectivas em ação. 1ed.Salvador-BA: EDUNEB, 2011, v. , p. 459-472.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELLO, I. M.. A poética cência de Antonin Artaud. SOPA - Poesia e Afins, Salvador - BA, p. 19 - 20, 01 jul. 2006.

2.
MELLO, I. M.. Autonomia e autocriação. SOPA - Poesia e Afins, Salvador - BA, p. 12 - 13, 01 nov. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, I. M.. A estética da existência em Foucault como fundamento para uma arte de viver filosofante.. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Filosofar: aprender e ensinar, 2012.

2.
MELLO, I. M.. O lirismo da rosa trágica do povo. In: Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2011, Salvador. VII ENECULT. Salvador-BA: UFBA, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, I. M.. Dança e Estética da Existência. In: II Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche, 2009, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche, 2009.

2.
MELLO, I. M.. A autopoiesis em Felix Guattari como auto-educação. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. p. 134-135.

3.
MELLO, I. M.. Autonomia e práticas de liberdade. In: VI Congresso Nacional de Filosofia, 2008, Curitiba(PR). Caderno de Resumos. Curitiba (PR): Champanat, 2008. p. 116-117.

4.
MELLO, I. M.. A singularidade autopoiética do corpo criador. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador - BA. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Campinas - SP: ANPOF, 2004. v. 11. p. 207.

5.
MELLO, I. M.. Crítica e criação em Assim falou Zaratustra. In: III Simpósio Nacional de Filosofia da UFOP - Interpretações, 2002, Ouro Preto - MG. Caderno de Resumos. Ouro Preto - MG: UFOP, 2002. p. 20-21.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, I. M.. Oficina Corpoema. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. p. 52-53.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELLO, IVAN MAIA DE. A SINGULARIZAÇÃO SUBJETIVA COMO AUTOPOIESIS, SEGUNDO GUATTARI E DELEUZE. ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (IMPRESSO), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, IVAN MAIA DE. 1968: História, Filosofia e Poética das lutas libertárias, como inspiração para nosso tempo de retrocessos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELLO, IVAN MAIA DE. Antropofagia: impulso lúdico, carnavalização e ócio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MELLO, IVAN MAIA DE. O corpo utópico e a heterotopia corpoética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MELLO, I. M.. Filosofia e Educação: Intercessões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MELLO, IVAN MAIA DE. Devires minoritários e devir feminino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MELLO, IVAN MAIA DE. A singularização subjetiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MELLO, IVAN MAIA DE. Introdução à vida não-racista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MELLO, IVAN MAIA DE. CORPOEMA - Uma proposta de experimentação criativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MELLO, I. M.. Diagnosticando o presente de Foucault desde as ciências psi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MELLO, I. M.. Oficina CORPOEMA: Uma proposta de experimentação criativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MELLO, I. M.. Corpo e estética da existência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MELLO, IVAN MAIA DE. Produção de subjetividade na poesia afro-brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MELLO, IVAN MAIA DE. Pensamento filosófico africano e afro-diaspórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MELLO, IVAN MAIA DE. O devir-poesia da filosofia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MELLO, IVAN MAIA DE. A atualidade do pensamento de Nietzsche. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MELLO, I. M.. Uma perspectiva filosófica da subjetividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MELLO, I. M.. A estética da existência em Foucault como fundamento para uma arte de viver filosofante.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MELLO, I. M.. Transitando na fronteira entre poesia e filosofia: metáforas e conceitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MELLO, I. M.. A experiência psíquica dos afetos e paixões numa perspectiva nietzschiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MELLO, IVAN MAIA DE. A poética cênica ritualistica em Artaud e a performance antropofágica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MELLO, I. M.. O lirismo da rosa trágica do povo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MELLO, IVAN MAIA DE. Nietzsche e a poesia marginal pernambacante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
MELLO, I. M.. A aproximação entre arte e vida no pensamento de Nietzsche e Artaud. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MELLO, I. M.. Estética da existência, a dança e seus lugares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MELLO, I. M.. Dança e estética da existência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MELLO, I. M.. Antropofagia e Filosofia Trágica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
MELLO, I. M.. A autopoiesis em Felix Guattari como auto-educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MELLO, I. M.. A emergência da singularidade na formação dos objetos do discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MELLO, I. M.. O acontecimento apropriativo na criação poética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MELLO, I. M.. Compreensões filosóficas da morte e do morrer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MELLO, I. M.. Cultura e tragédia no pensamento de Nietzsche. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
MELLO, I. M.. Autonomia e Autocriação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MELLO, I. M.. A Singularidade autopoiética do corpo criador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MELLO, I. M.. A Sabedoria Trágica Dionisíaca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MELLO, I. M.. A autopoiesis de Zaratustra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MELLO, I. M.. Crítica e criação em Assim falou Zaratustra. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MELLO, I. M.. Crítica e afetividade em ASSIM FALOU ZARATUSTRA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MELLO, I. M.. A linguagem do poéter. Recife-PE, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GALEFFI, D. A. ; MELLO, I. M. . Café filosófico: Filosofia do acontecimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MELLO, I. M.. Câmara in Verso. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).

3.
MELLO, I. M.. Opinião Pernambuco. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MELLO, I. M.. Canal Saúde. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELLO, I. M.. Poesia e dança segundo o Zaratustra de Nietzsche. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MELLO, I. M.. Crítica e criação em Nietzsche. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MELLO, I. M.. Filosofia Marxista. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

4.
MELLO, I. M.. Filosofenix - Curso de Introdução à Filosofia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MELLO, IVAN MAIA DE. A partilha do sensível. 2018. Performática.

2.
MELLO, IVAN MAIA DE. Carnaval do Escracho. 2017. Performática.

3.
MELLO, IVAN MAIA DE. Loa cósmica do caos. 2017. Performática.

4.
MELLO, IVAN MAIA DE. A chama da libertação. 2016. Performática.

5.
MELLO, IVAN MAIA DE. Outubro ou nada. 2014. Performática.

6.
MELLO, IVAN MAIA DE. Ritual antropofágico de devoração da expressão poética do filosófo mascarado. 2013. Performática.

7.
MELLO, I. M.. Ritual antropofágico. 2010. Performática.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MAIA, I. ; MELLO, I. M. . Azulírico. 2009 (Livro de poemas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELLO, IVAN MAIA DE; SILVA FILHO, A. V.; MELO, S. F.. Participação em banca de Joviano de Sousa Silva. Instituição, implementação e revogação da lei 10.639/03: uma discussão genealógica.. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
MELLO, IVAN MAIA DE; MENEZES, F. R. S.; RAMOS, J. F. P.. Participação em banca de Danielle Gouveia Fernandes. CAPACITAÇÃO EM ARTESANATO: DA VISÃO CRÍTICA AO MODELO GERENCIALISTA À EXPERIÊNCIA EM CRIAÇÃO NO GRUPO DE BORDADOS NA LINHA DA SERRA, GUARAMIRANGA-CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Qualificações de Doutorado
1.
GALEFFI, D. A.; MELLO, IVAN MAIA DE; ARAPIRACA, M. A.; CHAGAS, E.; SANTOS, W.. Participação em banca de Ginaldo Gonçalves Farias. A intuição como faculdade: A relação entre inteligência e intuição no drama da linguagem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

2.
VIANA NETO, J. A. R.; MELLO, I. M.; GALEFFI, D. A.; PELBART, P. P.; MARQUES, M. I. C.. Participação em banca de Maruzia de Almeida Dutra. Video-cartas (não) filosóficas: Percurso de aparição de um corpoimagem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALVIANO, J. O. S.; MELLO, IVAN MAIA DE. Participação em banca de Alexsandro Lima Miranda.Schopenhauer e a educação de si próprio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
MELLO, IVAN MAIA DE; MENEZES, F. R. S.; PEREIRA, F. V. M.. Participação em banca de Wlisses de Freitas Freire.A VONTADE DE PODER COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA EM NIETZSCHE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
MELLO, IVAN MAIA DE; PEREIRA, F. V. M.; MENEZES, F. R. S.. Participação em banca de Antonio Micael Pontes da Silva.TEATRO E APRENDIZAGEM: METAMORFOSE DO SUJEITO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
MELLO, IVAN MAIA DE; MENEZES, F. R. S.; RAMOS, J. F. P.. Participação em banca de Anísio da Cunha Távora.Arte na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

5.
MELLO, IVAN MAIA DE; PEREIRA, F. V. M.; LIMA JUNIOR, M. M.. Participação em banca de Ana Marcia da Silva Frederico.Arte: uma necessidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

6.
MELLO, IVAN MAIA DE; PEREIRA, F. V. M.; MALOMALO, B.. Participação em banca de Marcio Henrique dos Santos Lima.Redenção e libertação do sofrimento no Budismo, em Schopenhauer e em Nietzsche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

7.
LIMA JUNIOR, M. M.; MELLO, IVAN MAIA DE; SILVA FILHO, A. V.. Participação em banca de Carlos Ronald de Oliveira de Pinho.UMA HERMENÊUTICA EM BUELL QUAIN: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DOS CONCEITOS DE ANGÚSTIA, MORTE E SUICÍDIO EM MARTIN HEIDEGGER.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

8.
CASTELAR, M.; MELLO, I. M.; PEREIRA, M. M.. Participação em banca de Guimarães, Anderson Fontes Passos.O desafio histórico de "tornar-se um homem homossexual". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

9.
Andrade Filha, L. L.; MELLO, I. M.; Souza, C. L. L.. Participação em banca de Ana Beatriz F. de C. Mendonça e Bianca M. Amorim.A valorização da beleza na contemporaneidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

10.
Bacelar, K.; MELLO, I. M.. Participação em banca de Lúcia Regina do Sacramento.Sobre o conceito de autonomia em Nietzsche. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

11.
Bacelar, K.; MELLO, I. M.. Participação em banca de Natália Portella Povoas.Nietzsche e o apequenamento do homem na modernidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

12.
MELLO, I. M.; TIRONI, M. O. S.; BARBOSA, M.. Participação em banca de Sobrinho, José Bonifácio do Amparo.A construção da subjetividade através do trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

13.
MELLO, I. M.. Participação em banca de Januária Barros Moura.A visão dos graduandos do curso de fisioterapia da FBDC sobre o SUS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERRAZ, F. G.; MELLO, IVAN MAIA DE; NOVAES, C. C.. Concurso Público para Docente do Magistério Superior na Área de Conhecimento ?Temas contemporâneos em Humanidades: abordagem interdisciplinar?. 2015. Universidade Federal da Bahia.

2.
MELLO, I. M.; SILVA FILHO, A. V.; CARVALHO, J. M.. Concurso público para professor efetivo do setor de estudos Filosofia. 2013. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Outras participações
1.
MELLO, IVAN MAIA DE; SILVA FILHO, A. V.; PEREIRA, F. V. M.. Banca de seleção de candidatos ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades. 2015. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia.Sessão de comunicações. 2011. (Simpósio).

2.
I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia.A perspectiva transdisciplinar como eixo para a construção curricular da filosofia na educação básica. 2011. (Oficina).

3.
IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação.Oficina Corpoema. 2008. (Oficina).

4.
Aprendizagem Baseada em Problemas. 2006. (Oficina).

5.
A Centralidade da Ética no Século XXI. 2001. (Seminário).

6.
IV Simpósio Internacional de Filosofia ASSIM FALOU NIETZSCHE. 2001. (Simpósio).

7.
O teatro e a rua. 1997. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, IVAN MAIA DE. SEMINÁRIO: 90 ANOS DA ANTROPOFAGIA. 2018. (Outro).

2.
MELLO, I. M.. I Seminário de Arte e Cultura da UNILAB. 2013. (Outro).

3.
MELLO, I. M.. I Seminário Internacional de Arte, Ciência e Diversidade. 2013. (Outro).

4.
NATALIA, L. ; MELLO, I. M. . I (Seminário) Agenciamento Coletivo. 2011. (Outro).

5.
MACHADO, Roberto ; MELLO, I. M. . Deleuze, a Filosofia e a Arte. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jean Carlos Barbosa de Sousa. ANÁLISE DO PROJETO "RAÍZES DO BRASIL: A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO" ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DONA CREUSA DO CARMO ROCHA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Joviano de Sousa Silva. Instituição, implementação e revogação da lei 10.639/03: uma discussão genealógica.. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, . Orientador: Ivan Maia de Mello.

2.
Danielle Gouveia Fernandes. Capacitação em artesanato: da visão crítica ao modelo gerencialista à experiência em criação no grupo de bordados na Linha da Serra, Guaramiranga-CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, . Orientador: Ivan Maia de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wlisses de Freitas Freire. A VONTADE DE PODER COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA EM NIETZSCHE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.

2.
Antonio Micael Pontes da Silva. TEATRO E APRENDIZAGEM: METAMORFOSE DO SUJEITO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.

3.
Ana Marcia da Silva Frederico. Arte: uma necessidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.

4.
Marcio Henrique dos Santos Lima. Redenção e libertação do sofrimento no Budismo, em Schopenhauer e em Nietzsche.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.

5.
Anisio da Cunha Távora. Arte na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.

6.
Thiago Santos de Souza. As relações de trabalho dos fisioterapeutas que trabalham em clínicas na cidade de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Orientador: Ivan Maia de Mello.

Iniciação científica
1.
Antonio Micael Pontes da Silva. Processos de subjetivação na poesia afro-brasileira: micropolítica, singularização e estética da existência.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ivan Maia de Mello.

2.
Carlos Ronald Oliveira de Pinho. Fenomenologia da imagem em Zaratustra: uma análise hermenêutica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.

3.
Wlisses de Freitas Freire. Vida e arte no pensamento de Nietzsche. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ivan Maia de Mello.

Orientações de outra natureza
1.
Brenna Gessica. Introdução ao pensamento de Nietzsche. 2013. Orientação de outra natureza. (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ivan Maia de Mello.

2.
Patrícia de Holanda Magalhães. Curso de Teatro CORPOEMA. 2013. Orientação de outra natureza. (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Ivan Maia de Mello.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Tem um perfil curricular transdisciplinar tendo passado por áreas filosóficas (Doutorado em Filosofia da Educação concluído e Mestrado em Filosofia concluído), artísticas (Poesia e Artes Cênicas) e áreas científicas (Engenharia Aeronáutica não concluído, Bacharelado em Matemática concluído, Mestrado em Matemática não concluído), tendo atuado no ensino superior e ensino médio.
Foi aprovado e classificado em 1º lugar no concurso para professor substituto do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos em Fevereiro de 2010.
Foi aprovado e classificado em 1º lugar no concurso público para professor de Filosofia da UNILAB, em Redenção, Ceará.



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