Janete Jane Fernandes Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5381002328182755
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1994) e Pós-Doutorado pela UFBA. Atualmente é professora adjunto IV do Departamento de Química e Professora do quadro efetivo do Curso de Mestrado em Ciências Naturais/FANAT/UERN, trabalhando e orientando na área de Química Analítica/Química Ambiental/Instrumentação Analítica e Análise de Traços . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janete Jane Fernandes Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, J. J. F.;ALVES, JANETE JANE FERNANDES;ALVES, JANETE J. F.;ALVES, JANETE J.F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.
Rua Santa Cecília
Pintos
59625630 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33152241
Ramal: 2241
Fax: (84) 33152235
URL da Homepage: http://www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1994
Doutorado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Interações entre complexos mono e binucleares de rutênio (II) e (III) e ligantes nitrogenados, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Douglas Wagner Franco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Complexos binucleares de rutênio II; Reatividade de nitrilas coordenadas a rutênio II; Efeito e influência trans.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outros Setores.
1987 - 1990
Mestrado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Sobre a formação e propriedades do complexo obtido por reação de [Ru(NH3)5(H2O)] (PF6)2 e NCC2H5 em nitrometano,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Douglas Wagner Franco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Reatividade de organonitrilas; Efeito e influência trans; Hidrólise de nitrilas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outros Setores.
1983 - 1986
Graduação em Bacharelado Em Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


1995 - 1998
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica.


Atuação Profissional



Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora AD 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Faço parte do corpo docente permanente do programa de pós-graduação de ciências naturais (PPGCN0/Mestrado desde o início do seu funcionamento. Ministrando disciplinas e orientando na sub área de tecnologia ambiental.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Venho atuando no tratamento eletroquímico de efluentes de algumas matrizes ambientais, utilizando os processos oxidadtivos avançados entre outros, à nível de pós-graduação no programa de pós-graduação em Ciências Naturais- PPGCN desde março de 2011, bem como à nível de graduação (IC).

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, .

4/1999 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Química
Mineralogia
Química Ambiental
Química Analítica Qualitativa
Química Básica
Química Geral e Experimental I
Química Geral e Experimental II
Química Inorgânica Básica
Química Inorgânica de Coordenação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tratamento de Águas e Efluentes

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/1998 - 4/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, Departamento de Química Geral e Inorgânica.

10/1998 - 3/1999
Ensino, Bacharelado Em Química e Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Inorgânica Básica Experimental
Complementos de Química I
Química Geral I
Complementos de Química II


Linhas de pesquisa


1.
Efeito catalítico de alguns metais de transição no processo de oxidação do S(IV) a S(VI) em meio aquoso ( produção da chuva ácida)

Objetivo: Avaliar o efeito da presença de alguns metais de transição na produção da chuva ácida..
2.
Oxidação do S(IV) a S(VI) na prsença de O2, NO2 e O3

Objetivo: Avalaiar processo de oxidação do S(IV) a S(IV) catalisada por alguns metais de transição na presença de O2,NO2 e NO2.
3.
Tratamento de Água e Efluentes utilizando diferentes materiais eletródicos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
APLICAÇÃO DE COAGULANTE DE ORIGEM VEGETAL NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE UMA UNIDADE INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE MOLHOS E CONDIMENTOS
Descrição: Os efluentes industriais são o resultado da utilização da água, pelas indústrias, em diversos processos, como lavagem de máquinas, tubulações, sistemas de resfriamento, ou diretamente no produto. A preocupação com o meio ambiente, em especial com a água, tem sido o foco de diversas ações ambientais, uma vez que este recurso é finito e inclusive já está se tornando escasso em algumas regiões. A indústria de fabricação de molhos, temperos e condimentos se apresenta como uma fonte geradora de efluentes bastante expressiva, uma vez que, além do alto volume de água demandado para uso em suas atividades, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) seu aproveitamento é de somente de 20% (ANA, 2017). Águas industriais poluídas por compostos orgânicos são tratadas, mais comumente, através de sistemas biológicos, amplamente utilizados para o tratamento de efluentes lançados nos sistemas fluviais e marinhos. Este método possui, entretanto, algumas desvantagens que levam à investigação de novas técnicas. Também bastante empregado em diversos segmentos da indústria, bem como em sistemas de tratamento de água bruta destinada a consumo humano, o processo de coagulação/floculação surge como uma alternativa bastante interessante diante da necessidade de uma técnica eficaz sobretudo na remoção de cor e turbidez. Tradicionalmente, os agentes coagulantes utilizados nesse processo são sais metálicos, como o sulfato de alumínio e o cloreto de ferro, que além de poderem apresentar toxicidade aos organismos, não são passíveis de serem destruídos biologicamente, podendo persistir na água tratada ou no lodo gerado pela estação . Coagulantes naturais como os taninos surgem então como uma forte alternativa, pois apresentam a vantagem de serem moléculas biodegradáveis, sendo destruídas no próprio tratamento . Assim sendo, este trabalho possui o objetivo de avaliar a aplicabilidade do coagulante de origem vegetal Tanfloc SG (nome comercial) como alternativa no tratamento de efluente produzido na indústria de temperos, molhos e condimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / DANNIEL TARGINO MARTINS - Integrante.
2017 - 2018
Degradação fotoquímica do corante Reactive Orange 7 em reator de fluxo contínuo
Descrição: Devido às implicações ambientais causadas pelos corantes usados nas indústrias têxteis, diferentes tecnologias têm sido buscadas visando a sua degradação, o que tem sido um problema devido aos grupos funcionais e às complexas estruturas aromáticas que os tornam muito difíceis para biodegradar. Nesse sentido, um dos métodos mais promissores é a degradação fotocatalítica, devido a sua alta eficiência de mineralização e compatibilidade ambiental. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de remoção do corante Reactive Orange 7 na presença de Ti/Ti0,7Ru0,3O2 e radiação ultravioleta (UV), usando um reator fotocatalítico de fluxo contínuo. Os estudos serão realizados variando-se a velocidade de fluxo do corante, a potência da lâmpada UV e o pH da solução; e a degradação fotoquímica será acompanhada pelo decréscimo da absorbância e do carbono orgânico total (COT). Durante o processo também serão monitorados o pH, a CE e a T. Espera-se desenvolver uma metodologia de degradação eficiente e de baixo custo para aplicação futura nas indústrias têxteis, contribuindo desta forma para a proteção do meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / Suely Souza Leal de Castro - Integrante / rossine Ferreira da Silva Junior - Integrante.
2016 - 2018
AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE NITROGÊNIO AMONIACAL E FÓSFORO TOTAL EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO TIPO LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO EM SÉRIE NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN
Descrição: O Nitrogênio e o Fósforo lançados em excesso em corpos hídricos são responsáveis por impactos como a eutrofização, onde o excesso desses nutrientes propicia a multiplicação das algas que habitam a superfície da água, formando uma camada densa e impedindo a penetração da luz solar, reduzindo assim, a taxa fotossintética nas camadas inferiores e ocasionando o déficit de oxigênio necessário para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios, que por consequência da baixa quantidade de suprimento não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica na massa líquida, o número de agentes decompositores que atuam na decomposição da matéria também se eleva, liberando toxinas que comprometem e agravam a situação do manancial, alterando a qualidade da água e em muitos casos o impróprio ao consumo humano. As Estações de Tratamento de Esgotos surgem como forma de mitigar os impactos ambientais causados por lançamento de efluentes domésticos sem tratamento nos corpos hídricos, uma vez que o esgoto doméstico bruto possui quantidades significativas desses nutrientes. As formas predominantes do nitrogênio nos esgotos domésticos são o nitrogênio orgânico e nitrogênio amoniacal, que constituem o nitrogênio total, no tocante ao fósforo total, este apresenta-se como fosfatos nas formas: inorgânica (polifosfatos e ortofosfatos) e orgânica, em um efluente orgânico bem-estabilizado submetido a tratamento secundário, o ortofosfato é a forma predominante do fósforo, dada a importância da redução desses nutrientes no processo de tratamento de efluentes domésticos. Este projeto visa avaliar a remoção de nitrogênio e fósforo em estações de tratamento de esgotos do tipo lagoas de estabilização, analisando os mecanismos de redução em cada etapa do tratamento e identificando quais parâmetros físico-químicos (pH, temperatura, DBO5, DQO, dentre outros) interferem nesse processo e para isto, a metodologia adotada está subdividida em quatro etapas: caracterização do objeto de estudo, coleta de amostra do efluente bruto, do efluente em tratamento e do efluente tratado em pontos estrategicamente definidos, análise físico-química das amostras com base na metodologia do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, e por fim, tratamento estatístico dos dados por meio de análise de dados multivariados. Espera-se com o resultado desta pesquisa identificar quais os parâmetros físico-químico interferem no processo de redução desses nutrientes em cada etapa do tratamento do efluente, entendendo os mecanismos químicos e biológicos envolvidos no processo, desta forma, esta pesquisa poderá servir de subsídio para área de engenharia sanitária no desenvolvimento de tecnologias de otimização para a remoção de Nitrogênio e Fósforo em esgotos domésticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / MARGARIDA MARTINS MOURA HENRIQUES - Integrante.
2015 - Atual
TRATAMENTO QUÍMICO-ELETROQUÍMICO DO CHORUME PRODUZIDO EM ATERROS SANITÁRIOS
Descrição: O crescimento das cidades traz consigo uma grande produção de resíduos sólidos de difícil manejo por parte das administrações municipais. A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que estes resíduos devem ser destinados a um aterro sanitário, mas alerta para os riscos que estes materiais podem ocasionar ao ambiente. Uma atenção especial tem sido dada ao ?chorume?, um líquido percolado oriundo dos processos de decomposição aos quais o lixo é submetido, com alto potencial poluidor no que se refere à carga orgânica e aos teores de metais pesados. Como alternativa de tratamento, as cascas e os mesocarpos de vegetais vêm sendo utilizados como suportes de adsorção em reatores para outros tipos de efluentes, mas necessita de etapas complementares por conta da alta concentração de matéria orgânica. Neste sentido, a eletrofloculação tem ganhado importante destaque pelo baixo custo, simplicidade e eficiência na remoção da matéria orgânica de matrizes ambientais complexas. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia alternativa para o tratamento do chorume produzido em aterros sanitários, utilizando um processo químico(adsorção)-eletroquímico(eletrofloculação) como modelo de estudo. A remoção dos metais pesados contidos nas amostras será assistida por espectroscopia de absorção atômica, enquanto que o decaimento do carbono orgânico total será acompanhado por titulação redox, utilizando dicromato como agente oxidante. Com o desenvolvimento do trabalho, espera-se obter um procedimento de tratamento eficiente que propicie um destino final adequado para estes efluentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira - Integrante / Wallas Douglas de Macêdo Souza - Integrante / Jefferson Bezerra de Medeiros - Integrante.
2014 - 2016
ELEMENTOS-TRAÇO NOS SEDIMENTOS DA BACIA HIDROGRÁFICA APODI- MOSSORÓ: VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL
Descrição: Desde a origem da vida na terra e da história da espécie humana, a água é sem dúvida um elemento essencial e garante a manutenção da vida no planeta. A utilização dos recursos hídricos pelo homem de maneira desordenada na busca de suprir suas necessidades tem afetado consideravelmente às condições naturais do planeta, comprometendo a qualidade ambiental e de vida. A compreensão dos ciclos que os elementos químicos essenciais à vida desempenham no meio ambiente é de grande importância para que se possam identificar os potenciais impactos ambientais, motivados pela introdução de substâncias potencialmente ameaçadoras aos diversos ecossistemas, como é o exemplo dos metais, que devem ser vistos com grande preocupação principalmente por serem elementos não degradáveis e seus níveis no meio ambiente virem aumentando nas últimas décadas. Os métodos para avaliar a qualidade ambiental estão muitas vezes baseados em análises físicas e químicas, porém o uso destes indicadores não é suficiente para retratar a realidade de um ambiente, necessitando de indicadores biológicos para serem mais eficientes do ecossistema fornecendo resultados das alterações existentes sejam por modificações naturais ou antrópicas. Será realizado um diagnóstico ambiental na região estuarina da bacia do rio Apodi-Mossoró, mais especificamente na área estuarina, trecho esse que vai desde a barragem de passagem de pedras até a sua foz, com ênfase na concentração de metais e sua distribuição nas águas, sedimentos de fundo e peixes, com vistas a avaliar a qualidade deste recurso hídrico e fornecer subsídios para a sua conservação e/ou recuperação. O levantamento dos resultados das análises fornecerá informações relevantes para verificar as concentrações e acúmulo de metais pesados e outros elementos químicos presentes na água que pode ou não causar danos à saúde humana e ao ambiente, dentre vários outros problemas ambientais, se tornando um subsídio para pensar em medidas mitigadoras para que venha minimizar os impactos ambientais negativos, no corpo aquático em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) - Integrante / Mardja Luma da Silva Sales - Integrante.
2013 - 2015
Tratamento Eletroquímico de um Efluente Lácteo Emulsionado
Descrição: O projeto visa desenvolver técnicas eletroquímicas para o tratamento de efluentes da indústria láctea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) - Integrante / CARLOS ALBERTO MARTINEZ-HUITLE - Integrante / CARMEM LUCIA DE PAIVA E SILVA ZANTA - Integrante / Patricia Mafra Bezerril - Integrante / Francisco Adriano Góis de Oliveira - Integrante / Jefferson B. de Medeiros - Integrante.
2012 - 2014
DEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA ÁGUA DA PISICULTURA UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS ELETROCATALÍTCOS UTILIZANDO ÂNODOS DIMENSIONALMENTE ESTÁVEIS (ADEs)
Descrição: Sabe-se que nas últimas décadas, o crescimento populacional e o consequente aumento industrial de diversas categorias, está contribuindo para o agravamento dos problemas ambientais, onde os principais recursos naturais mais afetados são as águas superficiais e aqüíferos. Isso acontece porque são geradas grandes quantidades de resíduos orgânicos, de origem doméstica ou industrial, os quais muitas vezes, são lançados nos corpos receptores sem tratamento prévio. É sabido que as águas superficiais são fontes vitais de água potável e, além disso, contribuem para o crescimento da cidade. No entanto, a qualidade da água tem recebido grande atenção no que se diz respeito nas legislações ambientais. Embora se tenha leis mais restritas, os tratamentos convencionais de água são muitas vezes pouco eficientes na remoção destes poluentes, levando cada vez mais à persistência do problema. A piscicultura como atividade econômica no Brasil vem crescendo a cada dia, com isso é importante identificar os fatores que influenciam na qualidade da água, uma vez que os efluentes desse processo são ricos em nutrientes que poluem se não tratado e acompanhado para se ter controle. Seja qual for o tipo de cultivo tanques-redes, gaiolas ou viveiros de criação de peixes. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de avaliar a eficiência de processos alternativos para a degradação de compostos orgânicos de relevância ambiental. Esse trabalho irá utilizar o processo eletroquímico como meio de tratamento de efluentes provenientes da aquicultura, visto que essa técnica se mostra limpa por não utilizar produtos químicos tóxicos no processo de purificação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) - Integrante / FRANCISCO RODRIGO SILVA - Integrante / Wicliton Wagner de Oliveira Lima - Integrante.Financiador(es): Universidade de Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Tratamento de efluentes orgânicos da carcinicultura utilizando ânados dimensionalmente estáveis
Descrição: A carcinicultura, como qualquer outra atividade econômica, busca alternativas para melhorar a produtividade. Ela utiliza rações e fertilizantes a fim de aumentar a produção, sendo que o cultivo extensivo do camarão resulta no acumulo de restos de rações e fezes no fundo dos tanques. Dessa forma, os efluentes gerados nas trocas de água e na despesca podem enriquecer os corpos receptores com nutrientes, matéria orgânica e mineral, solúvel e suspensa. Os resíduos gerados nesta atividade acarretam um desequilíbrio no meio ambiente. Assinale-se que efluentes da carcinicultura são apontados como causadores de grande impacto na qualidade da água e, em casos extremos, podem provocar a morte de várias espécies de plantas e animais aquáticos. Dessa forma, a utilização de métodos cada vez mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente no tratamento desses resíduos é de fundamental importância. Daí, a eletroquímica surge como uma ferramenta promissora, por ser esta uma técnica limpa e rápida, promovendo a degradação/mineralização de compostos orgânicos. Para o tratamento será utilizado como ânodo um ADE comercial. Será avaliada a influência da densidade de corrente na eficiência do processo de oxidação e serão realizadas análises físicas, químicas e biológicas. Para avaliar eficiência de processo eletroquímico no tratamento dos efluentes, será monitorada a DQO. A estabilidade do ADE utilizado nos estudos será avaliada através de voltamogramas cíclicos registrados em H2SO4 0,5 mol L-1 na ausência do efluente, antes e após a eletrólise.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) - Integrante / Ruilianne Patrícia Aquino dos Santos - Integrante / Francisco Leonardo Gomes de Menezes - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Inventário do passivo e ativo dos laboratórios de química de ensino, pesquisa e extensão do departamento de química da universidade do estado do rio grande do norte.
Descrição: Inventariar o passivo e ativo dos resíduos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa do Departamento de Química da UERN..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Coordenador / Carlos Henrique Catunda - Integrante / JOSÉ MARIA BARRETO JÚNIOR - Integrante.


Projetos de extensão


2007 - Atual
Programa Água Azul - Rede de monitoramento de águas superficiais e subterrâneas do Estado do Rio Grande do Norte
Descrição: Esse projeto tem como objetivo avaliar a qualidade das águas dos principais corpos de águas interiores do Rio Grande do Norte, através do monitoramento sistemático, visando projetar situações futuras de uso e preservação dessas águas para o consumo humano, sendo a Bacia Hidrográfica Apodi-Mossoró a região de estudo dos docentes da UERN. Este projeto se justifica devido o controle da poluição estar diretamente relacionado com a proteção da saúde, a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e a melhoria da qualidade de vida, levando-se em conta os usos prioritários e classes de qualidade ambiental exigidos para um determinado corpo de água. Para tanto, têm-se, como base, as Resoluções 357/2005 e a 430/2011 do CONAMA que dispõem sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes; e a Resolução 396/2008 que estabelece a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento de águas subterrâneas. Durante o desenvolvimento do projeto será estimadas a qualidade ecológica das águas, através de índices bióticos; será avaliada a qualidade das águas por meio de análises físicas, químicas e biológicas; serão avaliados os sedimentos, para a caracterização das composições e propriedades mineralógicas, geotécnicas e químicas; e será avaliada a qualidade de alguns efluentes líquidos industriais ou sanitários que são lançados nos corpos hídricos. A partir dos resultados obtidos, espera-se contribuir para a identificação de fontes poluidoras naturais e antropogênicas, bem como para o desenvolvimento e a implementação de ações mitigadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janete Jane Fernandes Alves - Integrante / LUiz Di Souza - Integrante / CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) - Coordenador / Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira - Integrante / Anderson Felipe Fernandes Silva - Integrante / Mateus Costa Medeiros - Integrante / Danielle Peretti - Integrante / Ana Bernadete Lima Fragoso - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Holos (Natal. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Campos de Coordenação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, WALLAS D.M.2018SOUZA, WALLAS D.M. ; RODRIGUES, WALDILÉIA S. ; LIMA FILHO, MANOEL M.S. ; ALVES, JANETE J.F. ; OLIVEIRA, THIAGO M.B.F. . Heavy metals uptake on Malpighia emarginata D.C. seed fiber microparticles: Physicochemical characterization, modeling and application in landfill leachate. WASTE MANAGEMENT, v. 78, p. 356-365, 2018.

2.
TRIGUEIRO, LYLIANE F.2017TRIGUEIRO, LYLIANE F. ; SILVA, LARISSA M. ; ITTO, LUCIANA A. B. D. ; OLIVEIRA, T. M. B. F. ; MOTHEO, ARTUR J. ; MARTÍNEZ-HUITLE, CARLOS A. ; ALVES, JANETE J. F. ; CASTRO, SUELY S. L. . Inactivation, lysis and degradation by-products os Saccharomyces cerevisae by eletrooxidatin using DSA. ENVIRONMENTAL SCIENCE AND POLLUTION RESEARCH, v. 24, p. 6096, 2017.

3.
DE MENEZES, FRANCISCO LEONARDO GOMES2017DE MENEZES, FRANCISCO LEONARDO GOMES ; DA SILVA, ANDRÉ JAILSON CABRAL ; MARTÍNEZ-HUITLE, CARLOS ALBERTO ; ZANTA, CARMEM LÚCIA PAIVA SILVA ; ALVES, JANETE JANE FERNANDES ; CASTRO, SUELY SOUZA LEAL . Electrochemical treatment of shrimp farming effluent: role of electrocatalytic material. ENVIRONMENTAL SCIENCE AND POLLUTION RESEARCH, v. 24, p. 6061, 2017.

4.
SOUZA, W. D. M.2016SOUZA, W. D. M. ; MEDEIROS, J. B. ; OLIVEIRA, THIAGO M. B. F. ; ALVES, J. J. F. . BIOMATERIAIS ALTERNATIVOS PARA A REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM PERCOLADO DE ATERRO SANITÁRIO. N/NE COREQ, v. 1, p. 9-20, 2016.

5.
SOUZA, W. D. M.2015SOUZA, W. D. M. ; OLIVEIRA, T. M. B. F. ; OLIVEIRA, D. S. ; ALVES, J. J. F. . APLICAÇÃO DA CASCA DE LARANJA PARA A REMOÇÃO DE METAIS PESADOS:UMA REVISÃO. Química: ciência,tecnologia e sociedade, v. 4, p. 69-87, 2015.

6.
MARTINS, C. R.2008 MARTINS, C. R. ; ALVES, J. J. F. ; CARVALHO B.D, WANESSA ; CARDOSO S.C, Cristiane ; ANDRADE, J. B. . Influence of NO2 and metal ions on oxidation of aqueous-phase S(IV) in atmospheric concentrations. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 80, p. 279-290, 2008.

7.
ALVES, J. J. F.;ALVES, JANETE JANE FERNANDES;ALVES, JANETE J. F.;ALVES, JANETE J.F.1999 ALVES, J. J. F.; ANDRADE, J. B. ; MARTINS, C. R. ; AÇLVES, C. C. . Oxidation of sulfur (IV) by oxygen in aqueous solution: catalylic effects of some metal ions and the significance to atmosphere rate process. Journal Brazilian Chemistry Society, São Paulo, v. 10, p. 453-458, 1999.

8.
ALVES, J. J. F.;ALVES, JANETE JANE FERNANDES;ALVES, JANETE J. F.;ALVES, JANETE J.F.1996ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Acrylonitrile and cianoacetic acid complexes of Ru(II) and Ru (III) ammines: An analysis of sigma and pi component in the Ru(II)-NCR bond. Polyhedron, Inglaterra, v. 15, p. 3299, 1996.

9.
ALVES, J. J. F.;ALVES, JANETE JANE FERNANDES;ALVES, JANETE J. F.;ALVES, JANETE J.F.1995 ALVES, J. J. F.; LIMA NETO, B. S. ; FRANCO, D. W. . The competition for Ru(II) between P(III) and N(III) binding sites in 2- cyanoethildiphenilphosphine. Polyhedron, Inglaterra, v. 14, p. 1295, 1995.

10.
ALVES, J. J. F.;ALVES, JANETE JANE FERNANDES;ALVES, JANETE J. F.;ALVES, JANETE J.F.1993ALVES, J. J. F.; DAVANZO, C. U. ; FRANCO, D. W. ; G, A. M. . Synthesis, caracterization and reactivity of the propionitrile complexes of Ru(II) and Ru(III). Polyhedron, Inglaterra, v. 12, p. 2215, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, J. J. F.; BEZERRIL, P. M. ; MEDEIROS, J. B. ; OLIVEIRA, F. A. G. . Tratamento de Efluentes da Indústria Láctea utilizando Métodos Eletrolíticos. II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN; Anais do X Salão de Iniciação Cientítica. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2014, v. 1, p. 552-559.

2.
ALVES, J. J. F.; SILVA, F. R. ; LIMA, W. W. O. ; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) . Degradação de compostos orgânicos oriundos da pisicultura utilizando ADE (ânodos dimensionalmente estáveis). Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN; Anais do IX Salão de Iniciação Cientítica. 24ed.Mossoró: Edições UERN, 2013, v. 1, p. 17-17.

3.
ALVES, J. J. F.; dos Santos, Ruilianne Aquino ; MENEZES, F.L.G ; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) . Tratamento de efluentes orgânicos oriundos da carcinicultura utilizando ânodos dimensionalmente estáveis. VIII Salão de Iniciação Científica; I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação.. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 312-318.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, W. W. O. ; SILVA, F. R. ; ALVES, J. J. F. ; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) . Degradação de compostos orgânicos oriundos da piscicultura utilizando ADE (Ânodos Dimensionalmente Estáveis). In: Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN, 2013, Mossoró. Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN. Mossoró, 2013. v. Único. p. 17-24.

2.
dos Santos, Ruilianne Aquino ; MENEZES, F.L.G ; ALVES, J. J. F. ; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) . Tratamento de efluentes orgânicos oriundos da carcinicultura utilizando ânodos dimensionalmente estáveis (ADE). In: VIII Salão de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2012, Mossoró. VIII Salão de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2012. v. Único. p. 312-318.

3.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Síntese e caracterização do complexo: [Ru(NH3)5 (2-CEDF)] (PF6)2. In: 16 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1991, Caxambú, 1991.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, F.L.G ; ALVES, J. J. F. ; MARTINEZ-HUITLE,C.A ; ZANTA, C. L. P. E. S. ; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro) . XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica. In: XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica, 2012, Fortaleza. XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica, 2012.

2.
ALVES, J. J. F.; PAIVA, Francisco José Alencar . O cooperativismo e o desenvolvimento sustentável; o caso da Cooperama no município de Martins/RN. In: Cidades Sustentáveis do Rural ao Urbano- VIII Seminário Integrador II- IV encontro de Mestres, 2003, Mossoró, 2003.

3.
ALVES, J. J. F.; A, Dayse Fontenelle . O polo de desenvolvimento integrado Assu/Mossoro como instrumento propulsor de consiência ambiental em Assu/RN. In: Cidades Sustentáveis do Rural ao Urbano- VIII Seminário Integrador II- IV encontro de Mestres, 2003, Mossoró, 2003.

4.
ALVES, J. J. F.; ANDRADE, J. B. ; MARTINS, C. R. . Efeito do pH e dos íons de Fe(III), Mn(II), Cr(VI) e Cr(III) na oxidação do S(IV) em fase aquosa na presença de NO2. In: 23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas, 2000.

5.
ALVES, J. J. F.. oxidação do S(IV) em meio aquoso na presença de NO2: efeito catalítico de Fe(III) e Mn(II). In: 22 Reunião Anual da SBQ, 1999, Poços de Caldas. 22 Reunião Anual da SBQ, 1999.

6.
ALVES, J. J. F.; ANDRADE, J. B. ; MARTINS, C. R. ; ALVES, C. C. . Oxidation of sulfur (IV) by oxygen and ozone: catalytic effects of some metal ions. In: IX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 1998, Angra dos Reis, 1998.

7.
ALVES, J. J. F.; ANDRADE, J. B. ; MARTINS, C. R. ; ALVES, C. C. . Oxidação do S(IV) em meio aquoso por O3: efeito catalítico do Fe(III) e Mn(II). In: 21 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas, 1998.

8.
ALVES, J. J. F.; ANDRADE, J. B. ; MARTINS, C. R. ; ALVES, C. C. . Oxidação de S(IV) em meio aquoso por O2: efeito catalítico do Cr(VI). In: 20 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997, Poços de Caldas, 1997.

9.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Síntese e caracterização de [Ru(NH3)5 (NCCH2COOH)](PF6)2. In: 10 Encontro Regional de Química/ 2 Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 1992, Ribeirão Preto, 1992.

10.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Estudo da aquação do íon complexo: [Ru(NH3)5 (NCCHCH2)] (2+). In: 15 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1992, Caxambú, 1992.

11.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Reação entre trans -[Ru(NH3)4(NC2H5)(H20)](2+) e pirazina, efeito e influência trans. In: 9 Encontro Regional de Química, 1990, São Carlos, 1990.

12.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Síntese, caracterização e conversão da propanonitrila a propanoamida no complexo: [Ru(NH3)5 (NCC2H5)](PF6)2. In: 9 Encontro Regional de Química, 1990, São Carlos, 1990.

13.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Reatividade do íon: [Ru(NH)5(H2O)] (2+) em nitrometano. In: 13 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1990, Caxambú, 1990.

14.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. ; REZENDE, J. M. . Some nuclear and binuclear complexes in: [Ru(NH3)4 L (H2O)] (2+)- pz systems (L= PPh3, AsPh3 and SbPh3). In: XXVI International on coordination Chemistry, 1988, Porto.

15.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. ; REZENDE, J. M. . Equilíbrio em sistemas binucleares trans- [L1A4Ru-pz-A4L2](4+), L1=AsPh3, SbPh3 e A= NH3. In: 41 Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo, 1989.

16.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. ; REZENDE, J. M. . Da formação de íons complexos binucleares trnas-[Ru(NH3)5-pz-Ru(NH3)4SbPh3](4+) e trans-[(Ru(NH3)4 SbPh3)2pz (4+). In: 40 Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo, 1988.

17.
ALVES, J. J. F.; NASCIMENTO FILHO, J. C. . Aquação do tetraamintrialquilfosfito(sulfito)rutênio (II). In: 39 Reunião Anual da SBPC, 1987, Brasília, 1987.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, J. B. ; ALVES, JANETE JANE FERNANDES . TRATAMENTO ELETROQUÍMICO DO CHORUME PRODUZIDO EM ATERROS SANITÁRIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BARRETO JUNIOR, J. M. ; ALVES, J. J. F. ; PINTO,C.H.C . Diagnóstico dos Resíduos Gerados no Laboratório de Ensino (LAB-01) do Departamento de Química da UERN- Campus Central- Mossoró-RN.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARRETO JUNIOR, J. M. ; ALVES, J. J. F. ; PINTO,C.H.C . Inventário do Passivo e Ativo dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, J. J. F.; FRANCO, D. W. . Advanced Inorganic Chemistry.. New York: John Willey & Sons inc, 1999 (Citação Bibliográfica).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, J. J. F.. Programa de Capacitação Continuada do Ensino Médio-Química- Professores da Capital. 2004. .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 BEZERRIL, P. M. ; CASTRO, S. S. L. . TRATAMENTO DE EFLUENTE LÁCTEO ASSOCIANDO OS MÉTODOS DE AERAÇÃO E ELETROQUÍMICO EMPREGANDO ADE E SURFACTANTE. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150098170, título: "TRATAMENTO DE EFLUENTE LÁCTEO ASSOCIANDO OS MÉTODOS DE AERAÇÃO E ELETROQUÍMICO EMPREGANDO ADE E SURFACTANTE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/04/2015; Concessão: 13/06/2017; Comercialização: 02/05/2018.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, S. S. L.; ALVES, J. J. F.; MORAIS, C. C. O.. Participação em banca de Alyson Santos de Medeiros. Eletroanálise do Estrogênio sintético Z,Z -Dienestrol em Tilápia-do-Nilo (Sharotherodon Niloticus) utilizando eletrodo de diamente dopado com boro. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
MATIAS, L. G. O.; ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Pâmela Rayssa Diógenes Fernandes. Preparação de Biodiesel a partir do óleo de Moringa via catálise homogênea e Heterogênea. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ALVES, J. J. F.; FERREIRA, A. K. C.; PINTO,C.H.C. Participação em banca de Margarida Martins Moura Henriqes. AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE NITROGÊNIO AMONIACAL E FÓSFORO TOTAL EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO TIPO LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO EM SÉRIE NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

4.
MATIAS, L. G. O.; ALVES, J. J. F.; SOLANO, A. M. S.. Participação em banca de PÂMELA RAYSSA DIÓGENES FERNANDES. Preparação do Biodiesil a partir do óleo de Moringa Via Catálise Homogênea e Heterogênea. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

5.
CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); ALVES, J. J. F.; CORREIA, A. N.. Participação em banca de Emília Oliveira Gomes. Degradação Eletroquímica de Corantes da Indústria Têxtil utilizando Diferentes Mteriais Eletródicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
ALVES, J. J. F.; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); OLIVEIRA, T. M. B. F.; WANDERLEY NETO, A. O.. Participação em banca de Patricia Mafra Bezerril. Tratamento Eletroquímico de um Efluente Lácteo Emulsionado. 2015. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

7.
MATIAS, L. G. O.; TEIXEIRA, D. I. A.; ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Rosineire Ferreira da Costa Rebouças. Estudo do Teor de Lipídios e Avaliação dos resíduos das Algas Marinhas: Gracilaria caudata, Gracilaria birdae, Gracilaria domingenis para preparação de biodiesel e biofertilizante.. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

8.
CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); ALVES, J. J. F.. Participação em banca de João Filho Nogueira de Andrade. A poluição do rio Banabuiú pelas águas residuárias da cidade de Morada Nova -CE. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
ALVES, J. J. F.; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro). Participação em banca de Sávio Ximenes Aragão. Uma análise da p´rodução de óxido de magnésio a partir das águas-mães descartadas das salinas no estado do Rio Grande do Norte. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Francisco José Alencar de Paiva. O cooperativismo e o desenvolvimento sustentável: o caso da COOPERAMA no município de Martins-RN. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
ALVES, J. J. F.; CAMACHO, R.G.V (Ramiro Gustavo Valera Camacho). Participação em banca de Dayse Fontenelle de Melo Antunes. O polo de desenvolvimento integrado Assú/Mossoró como instrumento sensibilizador para uma consciência sócio-ambiental em Assú-RN. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Gilcean Silva Alves. Saneamento Ambiental e Saúde Pública: uma análise do perímetro urbano no Município de Pombal-PB. 2002. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, S. S. L.; ALVES, J. J. F.; MORAIS, C. C. O.. Participação em banca de ALYSON SANTOS DE MEDEIROS. Eletroanálise do estrogênio sintético Z,Z-Dienestrol em Tilápia-do-Nilo ( Sharotherodon niloticus). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); ALVES, J. J. F.; SOLANO, A. M. S.. Participação em banca de Emília Oliveira Gomes. Degradação Eletroquímica de Corantes da Indústria Têxtil utilizando Diferentes Materiais Eletródicos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
YUSEF, S. M.; ALVES, J. J. F.; MARQUES, Y. F.. Participação em banca de Francisca Lucélia Freitas OLiveira.A influência da Razão Combustível/Oxidante para Obtenção de Materiais Ferromagnéticos Sintetizados por Combustão em Solução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LEITE, Y. F. M. M.; CARVALHO, R. G.; ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Raquel Bruna Chaves de Lima.Avaliação do Conhecimento de Alunos do Ensino Fundamental sobre Meio Ambiente e Lixo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
RODRIGUES, B. C.; ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Lázaro Tavares de Farias.Quantificação de parâmetros fisico-químicos destinados à qualidade das águas dos bebedouros consumidos pela comunidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

4.
RODRIGUES, B. C.; ALVES, J. J. F.. Participação em banca de Lázaro Tavares de Farias.Quantificação de parâmetros fisico-químicos destinados à qualidade das águas dos bebedouros consumidos pela comunidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte.

5.
ALVES, J. J. F.; MACIEL,O.S.. Participação em banca de JOSÉ MARIA BARRETO JÚNIOR.Inventário do Passivo e Ativo dos Laboratórios de Química de Ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); ALVES, J. J. F.; MACIEL,O.S.. Participação em banca de WYSLLEY DOUGLAS ALVES PAIVA.Eletrooxidação de nitrito sobre eletrodo modificado com hexacianoferrato de ferro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); SOUZA, Luiz Di; ALVES, J. J. F.. Participação em banca de ANDRÉ VICTOR FERNANDES SILVA.Avaliação da Qualidade das Águas da BAcia Hidrográfica Apodi/Mossoró em Relação aos ParÂmetros OD,DBQ,DQO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
VASCONCELOS, C.L; ALVES, J. J. F.; SOARES,J.M. Participação em banca de JÉSSICA SOUZA MARQUES.Preparação de Biomateriais à Base de Quitosana usando Iridóides como Agentes de Reticulaçao. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ALVES, J. J. F.. Professora titular da comissão de criação do curso de mestrado em educação. 2003. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Concurso público
1.
SILVA, G. P.; LUCENA, I. L.; ALVES, J. J. F.. Concurso Público Para Professor Efetivo de acordo com o Edital 007/2014. 2014. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
ALVES, J. J. F.; SILVA, M. L. P.; GOMES, K. K. P.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público Para Professor Efetivo da Universidade Federal do Semi-àrido de acordo com o Edital n 046/2012. 2012. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

3.
ALVES, J. J. F.; CASTRO, S.S.L (Suely Souza Leal de Castro); MARQUES, Y.F.M (Yáskara Fabíola M Marques). Presidente da Banca do Concurso Público para Professor Efetivo- Adjunto -Área Química Analítica. 2006. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

4.
ALVES, J. J. F.; CARDOSO, José Romero Araújo; ALBUQUERQUE NETO, Leovigildo Cavalcante de. Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes e Técnicos Especializados. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Avaliação de cursos
1.
ALVES, J. J. F.; MARTINS, Kelânia Freire. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
ALVES, J. J. F.; MARTINS, Kelânia Freire; FALCONIERI, Antônio Gautier Farias; CARLOS, Bruno Teixeira Leite; MORAIS, Nogushi Oliveira. Comissão Setorial de Avaliação - COSE. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
ALVES, J. J. F.; MENDES, B.V (Benedito Vasconcelos Mendes); MARACAJÁ, P.B (Patrício Borges Maracajá). Cooperativismo e Desenvolvimento Suistentável: o caso da cooperama no município de Martins-RN - Exame de Qualificação de mestrado. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
ALVES, J. J. F.; SOUZA, Luiz Di; YUSEF, Salah Mohamed. Comissão Avaliadora do Processo Seletivo de Monitoria de Química Geral. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ALVES, J. J. F.; SOUZA, Luiz Di; CATUNDA, Carlos Henrique; ALVES, Taniamá Vieira de S. Membro titular da Comissão de Seleção de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente- PRODEMA/R.N. 2002. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMANA DE ELETROQUÍMICA AMBIENTAL.TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA LÁCTEA UTILIZANDO MÉTODOS ELETROLÍTICOS. 2014. (Encontro).

2.
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN."Síntese, caracterização e comparação das propriedades dos biodiesel sintetizados com óleo de oiticica (Licania rigida Benth) bruto e com seu componente principal, o ácido licanico". 2013. (Outra).

3.
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN.Degradação de compostos orgânicos oriundos da piscicultura utilizando ADE (Ânodos Dimensionalmente Estáveis). 2013. (Outra).

4.
Semana de Ciência , Tecnologia e Inovação da UERN."Análise de benzeno, tolueno e xilenos (BTXs) em águas residuais de postos de lavagens de automóveis na região de Mossoró". 2013. (Outra).

5.
International Symposium on Electrocatalysis: New Concepts and Approaches s.Electrochemical treatment of water supply chanel of shrimp farm using Ti/Pt, Ti/Ru0,34TiO0,66O2 and BDD. 2012. (Simpósio).

6.
1 Encontro Regional de Química - Ciência,Tecnologia e Sociedade.Bicombustíveis e Química Ambiental. 2011. (Encontro).

7.
XVI ENCOPE.Diagnostico dos Resíduos Gerados no Laboratório de Ensino (Lab-01) do Departamento de Química da UERN- Campus Central- Mossoró - RN. 2010. (Encontro).

8.
XII Encontro de Pesquisa e Extensão.XII ENCOPE. 2005. (Encontro).

9.
Primeira semana do Químico.Água : o ouro do terceiro milênio. 2004. (Seminário).

10.
VIII Semana Universitária.VIII Semana Universitária. 2003. (Seminário).

11.
VII Semana Universitária.VII Semana Universitária. 2002. (Seminário).

12.
XI ENCOPE.XI Encontro de Pesquisa e Extensão. 2002. (Seminário).

13.
XI ENCOPE.XI Encontro de pesquisa e Extensão. 2002. (Seminário).

14.
Gênero , Desenvolvimento e Meio Ambiente.Quarto Seminário Integrador. 2001. (Seminário).

15.
QUALIDADE DA ÁGUA NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS.QUALIDADE DA ÁGUA NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, J. J. F.; DANTAS, W. S. ; SILVA, A. M. P. ; SILVA, F. R. . 1 Encontro Nacional de Química/ 2 Encontral Regional de Química. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Danniel Targino Martins. APLICAÇÃO DE COAGULANTE DE ORIGEM VEGETAL NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE UMA UNIDADE INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE MOLHOS E CONDIMENTOS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Kaio Cezar Alves da Cruz. DEGRADAÇÃO FOTOELETROQUÍMICA DO CORANTE REACTIVE ORANGE 7 EM REATOR DE FLUXO CONTÍNUO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rossine Ferreira da Silva Júnior. DEGRADAÇÃO FOTOELETROQUÍMICA DO CORANTE REACTIVE ORANGE 7 EM REATOR DE FLUXO CONTÍNUO. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, Universidade de Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
MARGARIDA MARTINS MOURA HENRIQUES. AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE NITROGÊNIO AMONIACAL E FÓSFORO TOTAL EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO TIPO LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO EM SÉRIE NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

2.
Wallas Douglas de Macêdo Souza. Reaproveitamento de Resíduos Agroindustriais de Acerola e Laranja na Bissorção de Metais Pesados em Lixiviado de Aterro Sanitário. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

3.
MARDJA LUMA DA SILVA SALES. ELEMENTOS-TRAÇO NOS SEDIMENTOS DA BACIA HIDROGRÁFICA APODI-MOSSORÓ: VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

4.
Patricia Mafra Bezerril. Tratamento Eletroquímico de um Efluente Lácteo Emulsionado. 2015. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

5.
Wallas Douglas de Macêdo Souza. TRATAMENTO QUÍMICO-ELETROQUÍMICO DO CHORUME PRODUZIDO EM ATERROS SANITÁRIOS. 2015. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

6.
Francisco Rodrigo Silva. DEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA ÁGUA DA PISCICULTURA UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS ELETROCATALÍTICOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

7.
Francisco Leonardo Gomes de Menezes. Degradação Eletroquímica de Águas de Viveiro de Camarão. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - P) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

8.
Dayse Fontenelle de Melo Antune. O polo de desenvolvimento integrado Assú/Mossoró como instrumento sensibilizador para uma consciência sócio-ambiental em Assú-RN. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

9.
Francisco José Alencar de Paiva. Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável: o caso da Cooperama no município de Martisn-RN. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

Tese de doutorado
1.
Claudia Rocha Martins. Oxidação de S(IV) em meio aquoso por O2,O3 e NO2, Efeito catalítico de alguns Metais. 2000. 128 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Janete Jane Fernandes Alves.

Iniciação científica
1.
Rossine Ferreira da Silva Júnior. Degradação fotoquímica do corante Reactive Orange 7 em reator de fluxo contínuo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

2.
Jefferson Bezerra de Medeiros. Tratamento de efluentes da indústria láctea utilizando métodos eletrolíticos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

3.
Wicliton Wagner de Oliveira Lima. Degradação de compostos orgânicos oriundos da piscicultura utilizando ADE (Ânodos Dimensionalmente Estáveis). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

4.
Francisco Adriano Góis de Oliveira. Tratamento de efluentes da indústria láctea utilizando métodos eletrolíticos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

5.
Ruilianne Patrícia Aquino dos Santos. Tratamento de Efluentes Orgânicos Oriundos da Carcinicultura Utilizando ânados Dimensionalmente Estáveis. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, Universidade de Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

6.
José Maria Barreto Júnuior. Inventário do passivo e ativo dos laboratórios de química de ensino,pesquisa e extensão do departamento de química da universidade do estado do rio grande do norte. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, Universidade de Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

7.
Paulo Sérgio Fernandes das Chagas. Estudo Fitoquímico do Cróton Lobatus Muell. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

8.
Simone Alves Serafim. Estudo Fitoquímico do Croton Lobatus Muell. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.

9.
Guymmann Clay da Silva. Determinação de íons sulfito utilizando eletrodo de pasta de carbono quimicamente modificado com o sistema :[ Fe(CN)6] 3-/ [Ru(NH3)5(H2O)] 2+. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Desenvolvimento de Pesquisa. Orientador: Janete Jane Fernandes Alves.



Inovação



Patente
1.
 BEZERRIL, P. M. ; CASTRO, S. S. L. . TRATAMENTO DE EFLUENTE LÁCTEO ASSOCIANDO OS MÉTODOS DE AERAÇÃO E ELETROQUÍMICO EMPREGANDO ADE E SURFACTANTE. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150098170, título: "TRATAMENTO DE EFLUENTE LÁCTEO ASSOCIANDO OS MÉTODOS DE AERAÇÃO E ELETROQUÍMICO EMPREGANDO ADE E SURFACTANTE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/04/2015; Concessão: 13/06/2017; Comercialização: 02/05/2018.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, W. D. M.2015SOUZA, W. D. M. ; OLIVEIRA, T. M. B. F. ; OLIVEIRA, D. S. ; ALVES, J. J. F. . APLICAÇÃO DA CASCA DE LARANJA PARA A REMOÇÃO DE METAIS PESADOS:UMA REVISÃO. Química: ciência,tecnologia e sociedade, v. 4, p. 69-87, 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, J. J. F.; DANTAS, W. S. ; SILVA, A. M. P. ; SILVA, F. R. . 1 Encontro Nacional de Química/ 2 Encontral Regional de Química. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 9:37:53