Antonio Gautier Farias Falconieri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0028888312527219
  • Última atualização do currículo em 27/07/2017


Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1990) e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1994). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. com dedicação exclusiva, no curso de licenciatura em Química. Tem experiência na área de ensino em Química e é membro do grupo de Pesquisa de Currículo e atuando em ações como Coordenador de um grupo de teatro de divulgação cientifica e formação de professores na extensão e coordenando do PIBID de química.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Gautier Farias Falconieri
Nome em citações bibliográficas
FALCONIERI, A. G. F.;Falconieri.,A.G. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Quimica, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.
Av. prof. Antônio Campos, s/n br 110 , Km 46
CostA E sILVA
59610-210 - Mossoro, RN - Brasil
Telefone: (84) 3152241
Fax: (84) 33152235
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1994
Mestrado em Química Inorgânica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: QUÍMICA COMPARATIVAS ENTRE HÚMUS,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA MATOS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1983 - 1990
Graduação em Quimica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina Estágio I e II Instrumentação I e II

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aula na especialização Ensino de Ciencias

Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
- Orientação e Estágio em Ensino de Química II
Fundamentos de Pesquisa em Educação Químic
Fundamentos Teóricos para o Ensino de Química
História da Química
Instrumentação para o Ensino de Química I
Instrumentação Para o Ensino de Química II
Orientação e Estágio em Ensino de Química I
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Quimica, .

08/2002 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Quimica, .

Atividade de extensão realizada
Fanaticos da Química ( Grupo Teatral ).
09/2001 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ADUERN, .

Cargo ou função
Tesoureiro.
01/2005 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Curador, .

Cargo ou função
Vice Presidente do Conselho Curador.
09/1995 - 09/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Quimica, .

Cargo ou função
Conselheiro do CONSUNI.


Linhas de pesquisa


1.
Ambiental
2.
Pesquisa na àrea de Ensino


Projetos de pesquisa


2010 - 2010
As condições físicas e pedagógicas de escolas de Mossoró: um diagnóstico sobre a organização do trabalho desenvolvido em escolas do projeto ?Programa de Criança Petrobras
Descrição: Diagnosticar a organização do ensino em escolas de Mossoró que ministram o ensino fundamental e analisar as condições da estrutura física, dos materiais de apoios didáticos, dos mecanismos de assistência ao aluno e dos recursos humanos disponíveis nas escolas pesquisadas, fornecendo dados para a produção da pesquisa sobre a escola básica e em particular, sobre as que integram o Programa de Criança Petrobras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Integrante / Zacarias marinho - Integrante / Alexsandro Donato Carvalho - Coordenador / Gutemberg de Castro Praxedes - Integrante / Francisca M. Gomes Cabral Soares - Integrante / Maria Auxiliadora Alves Costa - Integrante / Meyre Ester Barbosa de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2014 - Atual
Palco sonoro
Descrição: Educação. Com as ações objetiva-se fazer a integração entre a Universidade, escola e os ouvintes da FM Universitária da cidade de Mossoró, buscando assim a inserção social da Universidade. A relevância acadêmica e social desta atividade extensionista é proporcionar aquisição de conhecimentos em educação científica, noções de saúde e o interesse pela arte, através de um processo educativo, cultural e científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Souza, L,D - Integrante / Anne Gabriella Dias - Integrante.Financiador(es): PROEXT - Programa de Apoio à Extensão Universitária - Bolsa.
2014 - Atual
Fanaticos da Quimica
Descrição: O propósito deste trabalho é de utilizar as ferramentas teatrais para repassar de forma lúdica os conteúdos básicos de química dos ensinos fundamental, médio a alunos e a comunidade em geral. Para isto, contextualiza-se esses conteúdos em textos teatrais adaptados como sátiras de filmes de sucesso. Registram-se as condições em que se ocorre o processo ensino/aprendizagem da química, através do lúdico, que pode ser reações químicas de transformações de cores e de tamanho ou de forma diferente.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Anne Gabriella Dias - Integrante / Luiz di Souza - Integrante.
2013 - Atual
Palco sonoro
Descrição: A interação de saberes popular, cultural e científico pode favorecer o ensino das ciências e resgatar o interesse do indivíduo para aprender de forma motivadora e transformadora. A necessidade de um contato com alunos do ensino médio de escolas públicas, que preparam-se para entrar na universidade, através de um canal educativo que proporcione aos indivíduos em sua rotina, um novo olhar acerca das ciências e processo saúde-doença, possibilita uma abordagem atual de temáticas científicas e do cotidiano. O Programa Palco Sonoro da Ciência comporá ações realizadas por alunos e professores de Química, Ciências Biológicas, Enfermagem, Comunicação Social e aqueles que fazem parte do Grupo de Teatro Universitário Mossoroense, que contempará um conjunto de atividades para a elaboração de textos artístico-culturais, dramatização e apresentação de encenações teatrais, recitais e uma série de peças radiofônicas referentes à Ciência, Saúde e Educação. Com as ações objetiva-se fazer a integração entre a Universidade, escola e os ouvintes da FM Universitária da cidade de Mossoró, buscando assim a inserção social da Universidade. A relevância acadêmica e social desta atividade extensionista é proporcionar aquisição de conhecimentos em educação científica, noções de saúde e o interesse pela arte, através de um processo educativo, cultural e científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Janailça Alves Pereira - Integrante / Marco Lunardi Escobar - Integrante.Financiador(es): PROEXT - Programa de Apoio à Extensão Universitária - Outra.
2013 - Atual
Fanaticos da Quimica
Descrição: O propósito deste trabalho é de utilizar as ferramentas teatrais para repassar de forma lúdica os conteúdos básicos de química dos ensinos fundamental, médio a alunos e a comunidade em geral. Para isto, contextualiza-se esses conteúdos em textos teatrais adaptados como sátiras de filmes de sucesso. Registram-se as condições em que se ocorre o processo ensino/aprendizagem da química, através do lúdico, que pode ser reações químicas de transformações de cores e de tamanho ou de forma diferente.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Anne Gabriella Dias - Integrante / Luiz di Souza - Integrante.
2010 - Atual
fanaticos da Química
Descrição: O objetivo desse grupo é o de desenvolver e apresentar um espetáculo de teatro cientifico que aborde a disciplina ?Química? de uma forma mais clara e interessante para alunos do ensino médio, fundamental e publico em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Souza, L,D - Integrante / Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes - Integrante / Francisco Adriano Góis de Oliveira - Integrante / Franciel Aureliano Bezerra - Integrante / Iolanda Cristiny Nascimento Duarte - Integrante / Kaio Cezar Alves Cruz - Integrante / Larissa Matilde da Silva - Integrante / Ravana Rany Marques Batalha - Integrante / Ronaldo Oliveira da Frota - Integrante / Roseana da Silva Bezerra - Integrante / Rosineide Irismar da Silva - Integrante / Tatiana Lucas de Oliveira - Integrante / Vanessa da Silva Bezerra - Integrante / Vasco de Lima Pinto - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2000 - Atual
Fanaticos da quimica
Descrição: Projeto onde alunos do curso de licenciatura em Química desenvolvem experimento de química que complementem as informações transmitidas em sala de aula pelo professor , através de peças teatrais. Este trabalho envolve os discentes do curso, lhes proporcionam uma interação efetiva entre os professores das escolas do ensino médio e a Universidade, de forma a dinamizar o ensino ? aprendizagem de Química.e nos permite desenvolver uma via de mão dupla universidade e ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Souza, L,D - Integrante / Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes - Integrante / Francisco Adriano Góis de Oliveira - Integrante / Iolanda Cristiny Nascimento Duarte - Integrante / Larissa Matilde da Silva - Integrante / Ronaldo Oliveira da Frota - Integrante / Rosineide Irismar da Silva - Integrante / Tatiana Lucas de Oliveira - Integrante / Vanessa da Silva Bezerra - Integrante / Vasco de Lima Pinto - Integrante / Santos, A, G, D ( Anne Gabriella Dias Santos ) - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5


Outros Projetos


2010 - Atual
PIBID-Programa Institucional de Bolsa de iniciação a docencia
Descrição: Projeto de formação de professores, que leva 18 alunos do curso de química para 03 escolas do estado do rio grande do norte do ensino médio para encentivar alunos do curso ao magistério.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Antonio Gautier Farias Falconieri - Coordenador / Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes - Integrante / Ravana Rany Marques Batalha - Integrante / Ronaldo Oliveira da Frota - Integrante / Roseana da Silva Bezerra - Integrante / Rosineide Irismar da Silva - Integrante / Tatiana Lucas de Oliveira - Integrante / Luan Duarte de Souza - Integrante / Marília Cleidiana da Silva Matias - Integrante / Francivan Lopes de Oliveira - Integrante / Tomaz Guilherme Pereira de Sena - Integrante / Janailça Alves Pereira - Integrante / Emidianeide Rodrigues Nunes - Integrante / Ronale Ferreira da Silva - Integrante / Sayonária Soares da Silva Dantas - Integrante / Fernanda Gabriely de Andrade - Integrante / Ivanilma Soares da Silva - Integrante / Angela Alinny da Silva - Integrante / Antonia Necineide Marques da Silva - Integrante / Amanda Aparecida de Lima Enéas - Integrante / Francisca Lucélia Freitas Oliveira - Integrante / Kryslânia Kataryna dos Santos Gama - Integrante / Yago Genner França da Silva - Integrante / Maria Zenália de Oliveira Lima Morais - Integrante / Vasco de Lima Pinto - Integrante / Lindeberg Ventura de Souza - Integrante / Altamira Taisa Soares Santos - Integrante / Paula Havanna Alves de Morais - Integrante / Roseana da Silva Bezerra - Integrante / Claucidário Neri de Morais - Integrante / Rayanne Taynara de Paula - Integrante / Romário Felipe da Fonseca - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino em Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FALCONIERI, A. G. F.2013FALCONIERI, A. G. F.; TARGINO, O. A. ; Sousa, Luan Duarte . PIBID/UERN ? UMA VISÃO AVALIATIVA DA GESTÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSIN. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA, v. 10, p. 19-55, 2013.

2.
Falconieri.,A.G. F.2012Falconieri.,A.G. F.; NUNES, E. R. ; ARAUJO, J. C. V. . CTSA e ENEM no PIBID: uma análise da importância deste enfoque em aulas práticas de química no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 7, p. 46, 2012.

3.
Evangelista, João Paulo da Costa2009Evangelista, João Paulo da Costa ; Souza. L,d ; FALCONIERI, A. G. F. ; CAMACHO, R. G. VALERA ; SOUZA. JR, F, SOUTO . EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: A BUSCA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL VIA RECICLAGEM. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Impresso), v. V.1, p. 34-40, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FALCONIERI, A. G. F.; Evangelista, João Paulo da Costa . A educação ambiental como alternativa para a problemática dos resíduos sólidos urbanos da cidade de mossoró. In: Congresso Brasileiro de Química, 2007, Natal. Recursos Não renovaveis, 2007. v. XLVII.

2.
FALCONIERI, A. G. F.; FIGUEREDO,KYTERIA SABINA LOPES DE . Projeto Pedagógico: Aprendendo a Escrever Química. In: Congresso Brasiliro de Química, 2007, Natal. Recursos não Renovaveis. São Paulo: ABQ, 2007. v. XLVII.

3.
FALCONIERI, A. G. F.. Quimicanic, a Quimíca que não afundou : o Uso do teatro como ferramenta de Ensino Aprendizagem. In: Encope, 2003, Mossoró. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. Mossoró: Uniersidade do Rio Grande do Norte, 2003. v. VI. p. 39-39.

4.
FALCONIERI, A. G. F.. FERVER LEITE SEM DERRAMAR : A QUÍMICA EXPLICANDO O SENSO COMUM COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, FORTALEZA. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA. FORTALEZA: ABQ, 2003.

5.
FALCONIERI, A. G. F.. Estágio Supervisionado em Química: Realidade da Escola Professor Abel Freire Coelho. In: Encope, 2003, Mossoró. V simposio UERN de Pesquisa e Extensão. Mossoró: UERN, 2003. v. V. p. 51-51.

6.
FALCONIERI, A. G. F.. 10 anos de licenciatura em química na universidade do estado do rio grande do norte. In: Abq, 2003, Ouro Preto. ASssociação brasileira de quimica. Ouro Preto: ABQ, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
Falconieri.,A.G. F.; NUNES, E. R. ; ARAUJO, J. C. V. . CTSA e ENEM no PIBID: uma análise da importância deste enfoque em aulas práticas de Química no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Química, 2013.

2.
Falconieri.,A.G. F.; TARGINO, O. A. . PIBID/UERN- UMA VISÃO AVALIATIVA DA GESTÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. Periódico Tchê Química (Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ENEAS, A. A. L. ; FALCONIERI, A. G. F. . PIBID/UERN A Extração de Óleo essencial com materiais alternativos como novas metodologia no Ensino de Quimica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Bezerra, Roseana da Silva ; Falconieri.,A.G. F. . A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA CURSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DE QUÍMICA UERN NA VISÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DANTAS, S. S. S. ; Falconieri.,A.G. F. . PIBID/QUÍMICA/UERN: PROJETO DE QUÍMICA RELACIONANDO A CASCA DO OVO COM O CÁLCIO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MAIA, T. S. P. ; FALCONIERI, A. G. F. . PIBID/UERN: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA LÚDICA NA ESCOLA ESTADUAL MOREIRA DIAS DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, R. F. ; FALCONIERI, A. G. F. . O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO CIENTÍFICO QUIMISTURA: UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA CEIPEV.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, F. L. F. ; Falconieri.,A.G. F. . A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Pinto, Vasco de lima ; FALCONIERI, A. G. F. . Estudo de Caso: contribuições do PIBID para a formação do professor supervisor de Químics. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Falconieri.,A.G. F.. Reflexões sobre o Programa PIBID navisão dos alunos bolsistas de quimica formANDOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Falconieri.,A.G. F.; Pinto, Vasco de lima . Analise da Abordagem da tematica alimentos nos livros didaticos de quimica da escola Estadual Professor Abel Coelho Freire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Falconieri.,A.G. F.; SOUSA, Lindeberg. V. . Interdisciplinaridade na sala de aula: visão dos discentes do CEIPEV. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Falconieri.,A.G. F.. PIBID UERN ; Utilização do Teatro como metodologia motivadora no ensino da quimica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Falconieri.,A.G. F.. PIBID Quimica-UERN: Oficinas de Química comometodologia de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Falconieri.,A.G. F.. Quimica na cozinha :; contextualizando conceitos de quimica para alunos do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Falconieri.,A.G. F.; Pinto, Vasco de lima . Estudo de caso:contribuições do PIBID para a formaçãodo supervisor dequímica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Batalha, Ravana Rany Marques ; FALCONIERI, A. G. F. ; Bezerra, Franciel aureliano ; Bezerra, Roseana da Silva ; Bezerra, Vanessa da Silva ; DIAS, A. G. ; Oliveira, TatianaLucas de Oliveira ; Oliveira,F. Adriano G ; Pinto, Vasco de lima ; Silva, Larissa matilde . O Cabaré Químico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FALCONIERI, A. G. F.; Batalha, Ravana Rany Marques ; Bezerra, Franciel aureliano ; Bezerra, Roseana da Silva ; Bezerra, Vanessa da Silva ; Cruz, Caio Cezar Cruz ; Fernandes, Clarissa G. B ; frota, Oliveira da Frota ; Souza. L,d . A máquina química do tempo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FALCONIERI, A. G. F.; GOMES, ANDERSON FERNANDES ; LIDIANE MARTINS MOURA . MÉTODO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FIGUEREDO,KYTERIA SABINA LOPES DE ; FALCONIERI, A. G. F. . KIT DIDÁTICO TRADUZINDO ATOMISTICA: DESENVOLVENDO A QUIMICA ATRAVÉS DO ENTRETENIMENTO. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FALCONIERI, A. G. F.. XI Semana Universitária do CAP. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Falconieri.,A.G. F.. Relatório 2012 PIBID. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
FALCONIERI, A. G. F.. ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO PARA AS OLIMPÍADAS DE QUÍMICA. 2003. .

Demais trabalhos
1.
FALCONIERI, A. G. F.. Litibela e o Química Prisioneiro - Fanaticos da Química. 2007 (Grupo Teatral) .

2.
FALCONIERI, A. G. F.. Reciclando a Vida - Fanáticos da Química. 2006 (Grupo Teatral) .

3.
Djean Marcel de S. Simão ; FALCONIERI, A. G. F. . Fanaticos da Química. 2005 (Grupo Teatral) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FALCONIERI, A. G. F.; Praxedes , Gutemberg de Castro; MARINHO, Z.. Participação em banca de Luzitana Saraiva de Oliveira. O Olhar dos educadores sobre o Programa de Criança Petrobras. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
FALCONIERI, A. G. F.; OLIVEIRA, M. E. B.; BRAS, E. P.. Participação em banca de Mélody Harmonyt Bezerra da Costa. O nordeste e o Nordestino : Narrativas nos livros didáticos de história de Claudio Vicentino(2005 e 2010). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
FALCONIERI, A. G. F.; Josadaque Pereira da Cunha; Zacarias marinho. Participação em banca de Josadaque Pereira da Cunha. A LINGUA ESPANHOLA EM MOSSORÓ: Panora do Ensino e Proposta para o ensino médio em escolas públicas Estaduais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
Zacarias marinho; Praxedes , Gutemberg de Castro; FALCONIERI, A. G. F.. Participação em banca de Syham Kafra Vitorino de Oliveira. O novo Curriculo do Curso de Pedagogia da Uern: Desafios para a atuação do pedagogo em espaços não escolares. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
Praxedes , Gutemberg de Castro; Zacarias marinho; FALCONIERI, A. G. F.. Participação em banca de Fabrina Marques Maia. A Utilização do Museu do Petroleo como Recurso didático no ensino Fundamental , privado de Mossoró. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
FALCONIERI, A. G. F.. Participação em banca de Carlos Monteiro. Abordagem experimental para o ensino de Química no Proeja: algumas considerações metodológicas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de educação Ciencia e tecnologia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciência. O teatro na formação dos sujeitos do ensino médio: Relato de experiência do grupo quimistura. 2016. (Congresso).

2.
I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido.. Elaboração de manual para manejo de hortas verticais em espaçes escolares.. 2016. (Congresso).

3.
III Congresso Nacional de Educação.. A influência da experimentação na formação inicial do professor de química.. 2016. (Congresso).

4.
IV Semana de ciencia e tecnologia e inovação da Uern.Oficinas Teatrais: Uma nova metodologia para o ensino de química.. 2016. (Encontro).

5.
IV Encontro Nacional de Química.Ensino e meio ambiente: reciclando o óleo de cozinha na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho.. 2015. (Encontro).

6.
V Encontro Regional de Química,.Ensino e meio ambiente: reciclando o óleo de cozinha na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho.. 2015. (Encontro).

7.
Encontro Regional de Educação.Na construção de outro projeto de Educação para o Brasil. 2014. (Encontro).

8.
IV Seminário Nacional do PIBID.PIBID: A orientação por parte dos bolsistas e o auxilio na construção de conhecimento de alunos envolvidos em mostras cientificas.. 2014. (Seminário).

9.
Pedagogia em Movimento - A Luta continua.Critica ao Plano Nacional de Educação e a importancia do encontro Nacional de Educação. 2014. (Seminário).

10.
Simpequi.Avaliação da qualidade Fisico quimica e Microbiologica das águas provinientes dos bebedouros e das caixas d1água de escolas da cidade de Mossoro-RN assistidas pelo pibid/UERN/Química. 2014. (Simpósio).

11.
Simpequi.12 simpósio Brasileiro de Educação em Química. 2014. (Simpósio).

12.
Simpequi.Extração de óleo essencial usando materiasi alternativos: Uma forma metodólica de ensino apredizagem. 2014. (Simpósio).

13.
Simpequi.Vivencia do Estagio Supervisionado na Formação Docente na área de Química. 2014. (Simpósio).

14.
V Encontro Nacional das Licenciaturas. PIBID: A orientação por parte dos bolsistas e o auxilio na construção de conhecimento de alunos envolvidos em mostras cientificas.. 2014. (Congresso).

15.
XI Seminário de Iniciação à Docencia (SID-UFRN).PIBID: A orientação por parte dos bolsistas e o auxilio na construção de conhecimento de alunos envolvidos em mostras cientificas.. 2014. (Seminário).

16.
AFIRSE Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação. PIBID INTERVENÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA: O TEATRO CIENTÍFICO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL OU NÃO ?, NO ENSINO DA QUÍMICA. 2013. (Congresso).

17.
Coime. 2013. (Outra).

18.
Conferencia Intermunicipal de Educaçãoido rio Grande do Norte rte.Conferencia intermunicipal. 2013. (Outra).

19.
II encontro do PIBID/UERN IV seminário de Avaliação do PIBID. 2013. (Encontro).

20.
II Encontro Norte Rio Grandense de Coordenadores do PIBID.Elaboração de Produtos didáticos Pedagógicos e Suas contribuições. 2013. (Encontro).

21.
VII Coloquio Nacional da AFRISE. 2013. (Outra).

22.
Seminário PIBID.Contribuição doPIBID para a formação de Docentes na àrea de Ciencia:Química. 2012. (Seminário).

23.
SENACEM. As contribuições do PIBID para os licenciandos de química da Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte. 2012. (Congresso).

24.
SENACEM. Uma Analise da imkportancia do enfoque CTSA em aulas Práticas de Química no Nível Médio. 2012. (Congresso).

25.
SENACEM. A contribuição do PIBID para o desempenho academico dos alunos do curso de química da UERN participande do programa. 2012. (Congresso).

26.
4° CONCRESSO NORTE - NORDESTE DE QUÍMICA. O Cabaré Químico. 2011. (Congresso).

27.
Ciência em Cena V. Ciência, arte e cultura: Troca de Experiências?. 2011. (Congresso).

28.
Ciência em Cena V. O Cabaré Químico. 2011. (Congresso).

29.
Encontra Nacional de Química. PIBID?UERN-Analisando o ambiente escolar e os discentres do 1o e 2o ano do Ensino médio no centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV). 2011. (Congresso).

30.
Encontro Regional de química. As expectativas dos professores da Escola Professor Abel coelho Mossoro-RN com relação da Formação continuada : uma Visão do PIBID. 2011. (Congresso).

31.
Encontro Regional de química. Uma visão por meio do PIBID sobre as doenças mentais que acarretam aos professores de químioca da Escola estadual professor Abel Coelho. 2011. (Congresso).

32.
Congresso Brasileiro de Química. A Educação Ambiental como Altrnativa para a problemática dos resíduos sólidos Urbanos da cidade de Mossoró. 2007. (Congresso).

33.
Congresso Brasiliro de Química. PROJETO PEDAGÓGICO: aprendendo a Escrever Química. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Santos, G,D,S. ; SOUZA, L. ; Falconieri.,A.G. F. . ERQ-Encontro Regional de química. 2013. (Congresso).

2.
FALCONIERI, A. G. F.. ciencias em cena III. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jozadaque Pereira da Cunha. ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM MOSSORÓ: DOS PCNs À PRÁTICA EM SALA DE AULA. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Matilde da Silva. FANATicos da > > Química: O teatro científico como ferramenta no ensino de química.. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ronale Ferreira da Silva. Revitalização do Laboratório Freitas Nobre. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Luan Duarte de Souza. PIBID. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Emidianeide Rodrigues Nunes. Revitalização do Laboratório Freitas Nobre. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Ronaldo Oliveira da Frota. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Emidianeide Rodrigues Nunes. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Ozaína Alves Targino. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Tatiana Lucas de Oliveira. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Altamira Taisa Soares Santos. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Clarissa Grazianne Babosa Fernandes. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Paula Havanna Alves de Morais. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Roseana da silva Bezerra. PIBID. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Djean Marcel de Sousa Simão. Apontamentos Para uma Filosofia e História da Química. Início: 2002. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

13.
Djean Marcel de Sousa Simão. Apontamentos Para uma Filosofia e História da Química. Início: 2002. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Kryslânia Kataryna dos Santos Gama. Revitalização da escola Aida Ramalho. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Maria Zenália de Oliveira Lima Morais. PIBID. Início: 2012. Orientação de outra natureza. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes. Fanaticos da quimica. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Tatiana Lucas de Oliveira. Fanáticos daquímica. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

5.
Antonio Rank-Sermilher de Sales Barbosa. Prática Pedagógica - CINÉTICA QUÍMICA NO COTIDIANO. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

6.
Larissa Matilde da Silva. Monitoria de Hisatória da Química. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

7.
Lidiane Alves de Morais. Monitoria de História da Química. Início: 2007. Orientação de outra natureza. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

8.
Jéssica Souza Marques. Monitoria de Fundamnto do ensino em Química. Início: 2006. Orientação de outra natureza. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

9.
Adriana Paula Batista dos Santos. Monitoria em Fundamentos do Ensino em Química. Início: 2006. Orientação de outra natureza. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Havanna Alves de Morais. A sindrome de Bornout em professores Universitários: estudo de caso com docentes do curso de química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

2.
Emidianeide Rodrigues Nunes. CTSA e ENEM no PIBID: uma análise da importância deste enfoque em aulas práticas de Química no nível médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

3.
Adeline Filgueira Rodrigues. estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

4.
Alexsandro de Araújo Alves. Estágio supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

5.
Antonio Vicente de Mendonça Júnior. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

6.
Antonio Carlos da Silva. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

7.
Edna Maria Silva Oliveira. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

8.
Edson de Almeida Tavares. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

9.
Jan Clay Valentim Araújo. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

10.
Joana D´Arc de Oliveira. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

11.
Moisés Rômulos Cesário. Estágio Supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

12.
Carlos Monteiro de Lima. Pratica de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

13.
Edson Fernandes Moreira. Prática de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

14.
Elivanuza Oliveira da Rocha. Prática de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

15.
Maria Valdete da Costa. Prática de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

16.
Maxwell da Silva. Prática de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

17.
Rigno da Silveira Almeida. Prática de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

18.
Daniella Bezerra. Pratica de ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

19.
Francisca Sadja S. Barbosa. Pratica de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

20.
Guymmann Clay da Silva. Prática de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

21.
João Batista Gurgel de Oliveira. Prática de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

22.
Maria Denize Justino Bezerra. Prática de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

23.
Maria Ezilene de Oliveira. Pratica de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

24.
Tomaz Guilherme Pereira. Prática de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

25.
Zilvam Melo Dos Santos. Prática de Ensino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

Iniciação científica
1.
João Paulo da Costa Evangelista. Reciclando Para Vida. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

2.
DJEAN MARCEL DE SOUSA SIMÃO. Apontamento Para Uma Filosofia e História da Química. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

3.
Zilvam Melo Dos Santos. FERVER LEITE SEM DERRAMAR : A QUÍMICA EXPLICANDO O SENSO COMUM COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.

Orientações de outra natureza
1.
Francisco Fernandes Vieira Júnior. Realização de Aula Prática em uma escola de Ensino Médio e Averiguação da percepção dos alunos quanto à abordagem teórico-prática. 2007. Orientação de outra natureza. (LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Antonio Gautier Farias Falconieri.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FALCONIERI, A. G. F.2013FALCONIERI, A. G. F.; TARGINO, O. A. ; Sousa, Luan Duarte . PIBID/UERN ? UMA VISÃO AVALIATIVA DA GESTÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSIN. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA, v. 10, p. 19-55, 2013.



Outras informações relevantes


Presidente do Conselho Curador da FUERN-2008
Vice-Presidente do Conselho Curador da FUERN
Conselheiro do Conselho Diretor da FUERN- 2010-2011
Tesoureiro da Associação Docentes da Universidade do Rio Grande do Norte- Diretoria2001/2003
Tesoureiro da Associação Docentes da Universidade do Rio Grande do Norte- Diretoria 2009/2011
Vice Presidente Da Associação docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- Diretoria- 2015/2017
Segundo Tesoureiro Regional II Andes/SN 2014/2016



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 21:12:14