Dom Orvandil

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Possui graduação em Filosifia pela Universidade de Passo Fundo (1979) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, transformação, solidariedade, mudança e luta. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dom Orvandil
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, O. M.;BARBOSA, Orvandil Moreira. É o Fim ou o Começo de Um Novo Mundo? Goiânia: Editora Kelps, 2016.


Formação acadêmica/titulação


1986 - 1988
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Diálogo da Libertação,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Pedrinho Guareschi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: pensamento; pressupostos; latino-americano; alternativa; poder; transformação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros.
1972 - 1979
Graduação em filosifia.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Filosofia latino-americana.
Orientador: Pedrinho Guareschi.




Formação Complementar


2002 - 2002
Massagem bioenergética. (Carga horária: 60h).
Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, FEPLAM, Brasil.
2002 - 2002
massoterapia. (Carga horária: 430h).
Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, FEPLAM, Brasil.
2001 - 2001
Wilhelm Reich na comtemporaneidade: perspectivas c. (Carga horária: 28h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1987 - 1999
Filosofia Clínica. (Carga horária: 292h).
Instituto Packter, IP, Brasil.
1988 - 1988
A justiça: conceito e realização.. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1983 - 1983
Formação de docentes do curso de Teologia. (Carga horária: 30h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
1982 - 1982
Realidade Palestina. (Carga horária: 50h).
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
1968 - 1971
Teologia. (Carga horária: 3200h).
Instituto João Wesley, IJW, Brasil.
1970 - 1970
Extensão universitária em parapsicologia. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Não atuo mais na instituição


Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Filosifia, Serviço Social, Básico. Disciplinas: Metodologia Ciêntifica, Antropologia, Filosofia, Ética, Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB), Cultura Teológica

Atividades

03/1999 - 12/2001
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Políticas
03/1989 - 12/1998
Ensino, Serviço social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
filosofia, antropologia, ética, metodologia científica, EPB, cultura teológica.

Faculdade Delta, FD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Faculdade Piracanjuba, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Faculdade ICG, FICG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, O. M. . Novo encontro. 1974. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
BARBOSA, O. M. . Por um mundo novo.. 1973. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, O. M. . Radio Trabalhador. 2018; Tema: Análise das notícias. (Rede social).

2.
Teólogo Leonardo Boff ; VIEIRA, P. E. ; Rubem, Mauro ; BARBOSA, O. M. . Cartas Proféticas. 2018; Tema: Análise e educação cidadã e política. (Site).

3.
BARBOSA, O. M. . Seminário de Luta Contra o Neoliberalismo. 2017; Tema: Educação de lideranças visando mudanças políticas. (Fórum).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de atualização teológica.Aconselhamento pastoral - fundamentos psicológicos.. 1989. (Seminário).

2.
Semana de atualização teológica.O espírito, o mundo e a missão.. 1989. (Seminário).

3.
Seminário Latino-americano de educação popular. 1985. (Seminário).

4.
VI Encontro Estadual dos cursos de licenciatura em Filosofia. 1984. (Encontro).

5.
Conferência sobre reforma agrária e desenvolvimento. 1982. (Encontro).

6.
Movimento de criatividade comunitária. 1974. (Seminário).

7.
Atualização teológica. 1969. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, O. M. . Radio Trabalhador. 2018; Tema: Análise das notícias. (Rede social).

2.
BARBOSA, O. M. . Seminário de Luta Contra o Neoliberalismo. 2017; Tema: Educação de lideranças visando mudanças políticas. (Fórum).

3.
Teólogo Leonardo Boff ; VIEIRA, P. E. ; Rubem, Mauro ; BARBOSA, O. M. . Cartas Proféticas. 2018; Tema: Análise e educação cidadã e política. (Site).




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