Raquel Maria de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1782035958597931
  • Última atualização do currículo em 26/02/2018


Possui graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília(1985), graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília(1984), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília(1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília(2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Brasília e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Comportamento conceitual, Modelagem de controle de estímulo. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Raquel Maria de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, Raquel Maria de;MELO, RAQUEL MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos.
Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC ala sul, bloco A, sala ASS 025a
Asa Norte
70910900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 3072625
Ramal: 514
Fax: (61) 2730203
URL da Homepage: http://www.unb.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Psicologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Comportamento Conceitual: Efeito da variação dos Estímulos Positivos e Negativos, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Elenice seixas Hanna.
Palavras-chave: Comportamento conceitual; Modelagem de controle de estímulo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1991
Mestrado em Psicologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Interações entre Polidipsia Induzida por Esquemas de Reforçamento e Ritmos Circadianos de Ingestão de Água,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Lincoln da Silva Gimenes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Polidipsia; Ritmos circadianos; Comportamento Induzido por Esquemas de Reforçament.
Grande área: Ciências Humanas
1981 - 1985
Graduação.
Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.
1981 - 1984
Graduação.
Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

9/1996 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
Aprendizagem no Ensino
Pesquisa em Análise do Comportamento I
4/1992 - 12/1994
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem I
Introdução à Psicologia
Fundamentos de desenvolvimento e Aprendizagem

Fundação de Serviço Social, FSS, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Intervenção terapêutica a nível de orientação e apoio, junto a crianças, adultos e principalmente adolescentes vinculados a Vara da Infância e da Juventude. Supervisão e orientação a todos os projetos desenvolvidos na Unidade.

Atividades

1/1995 - 6/1996
Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Social, Núcleo Bandeirante.

Cargo ou função
Assessor de Direção.
7/1989 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Centro de Desenvolvimento Social, Núcleo Bandeirante.

Serviço realizado
psicóloga.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Investigação de variáveis metodológicas que afetam o controle restrito de estímulos
Descrição: Investigação integrante do sub-projeto Atenção Seletiva e Observação em Tarefas Simbólicas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Estudos do Comportamento, Cognição e Ensino (INCT). Coordenadora Geral: Profa. Deisy das Graças de Souza (UFSCar) e Coodenadora Local: Profa. Elenice S. Hanna (UnB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2012
Implementação de Unidade de Ensino de Leitura
Descrição: Projeto integrante do componente de pesquisa básica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Estudos do Comportamento, Cognição e Ensino (INCT) que tem como meta a Transferência de Conhecimento e Tecnologia. A coordenadora geral è a profa. Deyse das Graças de Souza (UFCar) e a coordenadora local é a profa. Elenice S. Hanna (UnB)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2012 - 2013
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2010 - 2012
Periódico: Acta Comportamentalia
2009 - 2011
Periódico: Revista Psicologia IESB
2007 - 2008
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Acta Comportamentalia
2008 - 2009
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Alves, M. S.2017Alves, M. S. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. . Efeitos de estímulo redundante e da ordem dos testes. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), v. 33, p. 1-11, 2017.

2.
Laporte, F. F.2016Laporte, F. F. ; MELO, Raquel Maria de . Seguimento de instruções e repertório recombinativo: Efeito da formação de classes de equivalência e do tipo de composição de estímulos. Acta Comportamentalia, v. 24, p. 297-313-313, 2016.

3.
MELO, RAQUEL MARIA2014MELO, RAQUEL MARIA; CARMO, JOÃO DOS SANTOS ; HANNA, ELENICE S. . Ensino sem erro e aprendizagem de discriminação. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 22, p. 207-222, 2014.

4.
HANNA, E. S.2011HANNA, E. S. ; KOHLSDORF, Marina ; QUINTEIRO, R. S. ; MELO, Raquel Maria de ; SOUZA, D. G. ; de ROSE, J. C. C. ; McIlvane, W. J. . Recombinative reading derived from pseudoword instruction in a miniature linguistic system. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 95, p. 21-40, 2011.

5.
MELO, Raquel Maria de;MELO, RAQUEL MARIA2009 MELO, Raquel Maria de; Jesus, P.S. . Equivalência de Estímulos e Estratégias de Intervenção para Crianças com Dificuldade de Aprendizagem. Interação em Psicologia (Impresso), v. 13, p. 103-112, 2009.

6.
MELO, Raquel Maria de;MELO, RAQUEL MARIA2005 MELO, Raquel Maria de; Jesus, P.S. ; HANNA, E. S. . Discriminação simples e comportamento conceitual de posição: Influência de diferentes tipos de treino. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, Brasil, v. 1, n.2, p. 231-252, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, RAQUEL MARIA; ALBUQUERQUE, A. R. . 'Invictus': Uma lição sobre análise de contingências. In: Michela Rodrigues Ribeiro; Ana Karina Curado Rangel de-Farias. (Org.). Skinner vai ao Cinema 2. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2014, v. 2, p. 111-133.

2.
ALBUQUERQUE, A. R. ; MELO, Raquel Maria de . 'Meu Pai, uma lição de vida': Análise de contingências durante a velhice. In: Michela Rodrigues Ribeiro; Ana Karina Curado Rangel de-Farias. (Org.). Skinner vai ao Cinema 2. 1ed.Brasília: Walden4, 2014, v. 2, p. 134-156.

3.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. . Aprendizagem discriminativa, formação de classes relacionais de estímulos e comportamento conceitual. In: Júlio César de Rose; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil; Deisy das Graças de Souza. (Org.). Comportamento simbólico: Bases conceituais e empíricas. 1ed.Marília: Oficina Universitária, 2014, v. 1, p. 193-228.

4.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. . Análise do comportamento no contexto escolar apresentado em filmes. In: Ana Karina Curado Rangel de Farias; Michela Ribeiro Rodrigues. (Org.). Skinner vai ao cinema 1. 2ed.Brasilia: Instituto Walden4, 2014, v. 1, p. 70-90.

5.
SANTOS, C. M. G. ; MELO, Raquel Maria de . Psicologia da Educação. In: Alcir Braga Sanches. (Org.). Educação Física à Distância. Brasília: Universidade de Brasília, 2008, v. 3, p. 101-232.

6.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. . Análise do comportamento no contexto escolar apresentado em filmes. In: Michela Rodrigues Ribeiro; Ana Karina Curado Rangel de-Farias. (Org.). Skinner vai ao cinema. 1ed.São Paulo: Esetec, 2007, v. , p. 70-88.

7.
ALBUQUERQUE, A. R. ; MELO, Raquel Maria de . Equivalência de estímulos: Conceito, implicações e possibilidades de aplicação. In: Josele Abreu-Rodrigues; Michela Rodrigues Ribeiro. (Org.). Análise do comportamento: Pesquisa, teoria e aplicação. Porto Alegre: ArtMed, 2005, v. 1, p. 245-264.

8.
HANNA, E. S. ; SOUZA, D. G. ; MELO, Raquel Maria de ; QUINTEIRO, R. ; de ROSE, J. C. C. . O ensino de leitura e escrita a escolares de risco: Ensino de cópia e desempenho em ditado. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida; Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. (Org.). Temas em educação especial: Avanços recentes. São Carlos: EduFSCar, 2004, v. , p. 263-277.

9.
HANNA, E. S. ; MELO, Raquel Maria de ; ALBUQUERQUE, A. R. . Desenvolvimento Infantil e Alfabetização. In: Maria das Graças T. da Paz; Alvaro Tamayo. (Org.). Escola, Saúde e Trabalho: Estudos Psicológicos. Brasília: Editora UNB, 1999, v. , p. 71-100.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Alves, M. S. ; MELO, Raquel Maria de . Avaliação da topografia de controle de estímulos com o procedimento de mancha redundante. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015. v. 1. p. 43-43.

2.
Laporte, F. F. ; MELO, Raquel Maria de . Instruction following and recombinative generalization: Effects of the formation of equivalence classes and the kind of training stimuli composition. In: ABAI's Eighth International Conference, 2015, Kyoto, Japan. Anais of ABAI's Eighth International Conference, 2015. v. 1. p. 1-1.

3.
MELO, Raquel Maria de; Jesus, P.S. ; ARAÚJO, Danielle Lossio de ; HANNA, E. S. ; ANDREOZZI, Thaís Cruz . Aprendizagem de comportamento conceitual: Efeito do tipo de modificação do S-. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Resumos de Comunicações Científicas, 2003. v. 1. p. 103-103.

4.
CARVALHO, Lílian Cherulli de ; HANNA, E. S. ; MELO, Raquel Maria de ; MOREIRA, M. ; KOHLSDORF, Marina ; TRANCOSO, Fernanda de Morais ; ANDREOZZI, Thaís Cruz ; LOURENÇO, Gabriela . Aquisição de discriminação e de conceito: Comparação de procedimentos de esvanecimento.. In: 9º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2003, Brasília. Anais do 9º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2003. v. 9. p. 20-20.

5.
ANDREOZZI, Thaís Cruz ; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. ; MELO, Raquel Maria de . Efeito da modificação do S+ e do S- em treinos discriminativos e em testes de comportamento conceitual. In: 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Pernambuco. Programa da 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003. v. 55. p. 97-97.

6.
MELO, Raquel Maria de; ANDREOZZI, Thaís Cruz ; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. ; ARAÚJO, Danielle Lossio de . Aprendizagem de comportamento conceitual: Efeito do tipo de modificação do S-. In: 9º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2003, Brasília. Anais do 9º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2003. v. 9. p. 20-20.

7.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. . Efeito da modificação do S+, do S- ou do S+ e do S- em treinos discriminativos e em testes de comprtamento conceitual.. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. Anais do XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002. v. 11. p. 236-236.

8.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. . Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade na aquisição de leitura e escrita. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. Anais do XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002. v. 11. p. 58-59.

9.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. . Efeito da modificação apenas do S+ ou apenas do S- em treinos discriminativos e em testes de comportamento conceitual.. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Anais da XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002. v. 32. p. 140-141.

10.
Jesus, P.S. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. . Aprendizagem de comportamento conceitual: Efeito da modificação apenas em S+ ou apenas em S-.. In: 8º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2002, Brasília. Anais do 8º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2002. v. 8. p. 600-600.

11.
Jesus, P.S. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. . Aprendizagem de discriminações e conceitos: influência do tipo de variação dos estímulos positivos e negativos. In: 54a. Reunião Annual da SBPC - 9a. Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2002, Goiânia. Resumos de Comunicações Científicas, 2002. v. 54.

12.
Jesus, P.S. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. . Aprendizagem de comportamento conceitual: Influência do tipo de variação de estímulos positivos e negativos.. In: 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2001, Brasília. Anais do 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Editora UnB, 2001. v. único. p. 456-456.

13.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. . Aprendizagem de comportamento conceitual: Influência do tipo de variação de estímulos positivos e negativos. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumo de comunicações científicas da XXXI Reunião Anual de Psicologia. Rio de Janeiro: Complexo Gráfico Villimpress, 2001. v. único. p. 121-121.

14.
NUNES, M. F. ; HANNA, E. S. ; MELO, Raquel Maria de ; PENA, A. H. ; MOREIRA, M. . Transferência da função de estímulos textuais para auditivos na escrita manuscrita e com anagramas: análise do desempenho em testes de ditado.. In: 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2001, Brasília. Anais do 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2001. p. 434-434.

15.
PENA, A. H. ; HANNA, E. S. ; MELO, Raquel Maria de ; MOREIRA, M. ; NUNES, M. F. . Transferência de função de estímulos textuais para auditivos na escrita manuscrita e com anagramas: análise do desempenho durante o treino.. In: 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2001, Brasília. Anais do 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2001. p. 435-435.

16.
Jesus, P.S. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. ; SANTOS NETO, M. R. ; SANTOS, M. F. ; Quirino, A. M. . Avaliação de pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 5-8 anos: Análise correlacional entre dados da categoria síntese e avaliação de leitura e escrita.. In: 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2000, Brasília. Anais do 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Dupligráfica Editora Ltda, 2000. p. 347-347.

17.
SANTOS, M. F. ; HANNA, E. S. ; MELO, Raquel Maria de ; RIOS, J. R. ; Quirino, A. M. ; Jesus, P.S. ; SANTOS NETO, M. R. . Análises do desempenho em testes de ditado: Comparação dos efeitos do treino de cópia a partir de duas medidas de acurácia. In: 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2000, Brasilia. Anais do 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Dupligráfica Editora Ltda, 2000. p. 348-348.

18.
Quirino, A. M. ; HANNA, E. S. ; SOUZA, D. G. ; MELO, Raquel Maria de ; SANTOS, M. F. ; SANTOS NETO, M. R. ; RIOS, J. R. ; Jesus, P.S. . Desenvolvimento de controle de letras durante treino de cópia de palavras com modelo ausente.. In: 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2000, Brasília. Anais do 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Dupligráfica Editora Ltda, 2000. p. 360-360.

19.
MELO, Raquel Maria de; SANTOS NETO, M. R. ; HANNA, E. S. ; ALBUQUERQUE, A. R. ; QUIRINO, Adriana M ; RIOS, J. R. ; SANTOS, M. F. ; Jesus, P.S. . Avaliação dos pré-requisitos básicos de leitura e escrita em crianças com idade pré-escolar: aplicação do instrumental elaborado e análise correlacional da categoria de análise com a avaliação de leitura e escrita. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - 7ª Jornada nacional de Iniciação Científica, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000. v. 52. p. 115-115.

20.
RIOS, J. R. ; SANTOS NETO, M. R. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. ; ALBUQUERQUE, A. R. ; QUINTEIRO, R. S. ; CAMPOS, S. N. M. ; SANTOS, M. F. . Análise de instrumentais de desenvolvimento infantil para a identificação de pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 0-6 anos.. In: 5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 1999, Brasília. Anais do 5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Editora UNB, 1999. p. 440.

21.
SANTOS NETO, M. R. ; RIOS, J. R. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. ; ALBUQUERQUE, A. R. ; QUINTEIRO, R. S. ; CAMPOS, S. N. M. ; SANTOS, M. F. . Avaliação de pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 0-6 anos: Elaboração de tarefas e materiais de avaliação. In: 5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 1999, Brasília. Anais do 5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Editora UNB, 1999. p. 441.

22.
ALBUQUERQUE, A. R. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. . Avaliação de pré-requisitos básicos da leitura e escrita em criança de 0-6 anos. In: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 1998, Gramado. Anais do VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 1998. p. 50-51.

23.
MELO, Raquel Maria de; GIMENES, L. S. . Circadian behavioral patterns fo water consumption and schedule-induced polydipsia.. In: XIX Annual Metting of the Association for Behavior Analysis International, 1993, Chicago, 1993.

24.
MELO, Raquel Maria de; GIMENES, L. S. ; PEREIRA, A. B. ; COELHO, D. S. . Interações entre polidipsia induzida por esquema de reforçamento e ritmos circadianos de ingestão de água.. In: XXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1991, Ribeirão Preto. Anais da XXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1991.

25.
GIMENES, L. S. ; MELO, Raquel Maria de ; GONÇALVES, F. A. S. ; NALINI, L. E. G. . Efeitos histo-patológicos da defecação induzida por contingências de reforçamento.. In: XIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de psicologia de Ribeirão Preto, 1989, Ribeirão Preto. Anais da XIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de psicologia de Ribeirão Preto, 1989.

26.
GIMENES, L. S. ; MELO, Raquel Maria de ; NALINI, L. E. G. ; GONÇALVES, F. A. S. . Defecação induzida por contingências durante um longo período de exposição.. In: 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1989. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1989.

27.
VASCONCELOS, L. A. ; MELO, Raquel Maria de ; TODOROV, J. C. ; GIMENES, L. S. . Efeitos da combinação de níveis de privação e magnitude de reforço sobre o desempenho concorrente.. In: XVIII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1988, Ribeirão Preto. Anais da XVIII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1988.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRUZ, K. R. S. ; MELO, RAQUEL MARIA . Emparelhamento por identidade e TEA: Efeito de pares de estímulos idênticos como consequência de pareamentos corretos. Temas em Psicologia, 2018.

2.
CARDOSO, A. L. ; MELO, Raquel Maria de . Quantidade de treino e reorganização de classes de equivalência com crianças. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
AZEVEDO, G. N. ; MELO, Raquel Maria de . Formação e expansão de classes de equivalência: Efeito do reforço específico em treinos de pareamento arbitrário e de identidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Marcileyde Tizzo . Atendimento na Unidade de Ensino de Leitura e Escrita de Brasília (mesa redonda). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELO, Raquel Maria de; ALBUQUERQUE, A. R. ; HANNA, E. S. . Problemas e soluções na implantação de Unidade de Ensino de Leitura e Escrita de Brasília. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Cambraia, R. P.B. N. ; Macedo, N. F. ; MELO, Raquel Maria de ; HANNA, E. S. ; BENVENUTTI, Marcelo Frota ; Benvenuti, M. F. L. . Efeito da história pré-experimental de alunos de ciências exatas e humanas no controle restrito de estímulos sobrepostos e lado a lado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
NALINI, L. E. G. ; MELO, Raquel Maria de . Discriminação condicional vs emparelhamento com o modelo: Uma expansão do paradigma de teste. Brasília: Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2006. (Tradução/Artigo).

2.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. ; SANTOS NETO, M. R. . Avaliação dos pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 0-6 anos. 2000 (Projeto de Pesquisa).

3.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; Jesus, P.S. . Aprendizagem de comportamento conceitual: Influência do tipo de variação dos estímulos positivos e negativos. 2000 (Projeto de Pesquisa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. ; ALBUQUERQUE, A. R. . Avaliação dos pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 0-6 anos.. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
HANNA, E. S. ; MELO, Raquel Maria de . Desenvolvimento e Aprendizagem de Leitura e Escrita. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HANNA, E. S. ; SOUZA, Deise das Graças ; MELO, Raquel Maria de . Favorecendo a Aprendizagem de Leitores Iniciantes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TODOROV, J. C.; FORMIGA, L. P. V.; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Adriana de Souza Miranda. Controle por antecedentes em produção agregada. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

2.
HANNA, E. S.; de ROSE, J. C. C.; MELO, Raquel Maria de; Carlos Eduardo Cameschi. Participação em banca de Erick Roso Huber. Avaliação do ensino cumulativo de relações entre estímulos musicais sobre formação de classes de, o desempenho recombinativo e o tocar. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

3.
HANNA, E. S.; BENVENUTTI, Marcelo Frota; VASCONCELOS, L. A.; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Luciana Patrícia Silva Verneque. Superseletividade: Efeito do requisito de resposta e do tempo de exposição ao estímulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

4.
VASCONCELOS, L. A.; INGBERMAN, Yara Kuperstein; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Fernanda Pingarilho Mendizabal. Efeitos da exposição à filmes sobre práticas educativas de mães. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

5.
HANNA, E. S.; HÜBNER, Maria Martha da Costa; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Patrícia Serejo de Jesus. Aprendizagem de leitura e emergência de repertório recombinativo em crianças pré-escolares. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

6.
COELHO, Domingos Sáio; CUNHA, Rachel Nunes da; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Maria Isabel Amora de Queiroz. Efeitos da privação de resposta sobre o desempenho instrumental lúdico e matemático no contexto escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

7.
CUNHA, Rachel Nunes da; COELHO, D. S.; TODOROV, João Claúdio; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Meg Gomes Martins. Controle verbal e ressurgência: Efeitos do controle social sobre comportamentos governados por regras. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
HANNA, E. S.; ALBUQUERQUE, A. R.; VASCONCELOS, L. A.; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Marcileyde Tizo. Avaliando tecnologia de ensino de leitura e escrita informatizada e adaptada para alunos de escola pública com dificuldade de aprendizagem. 2016. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

2.
de ROSE, J. C. C.; MELO, RAQUEL MARIA; BORTOLOTI, R.; ALMEIDA, J. H.; POSTALLI, L. M. M.. Participação em banca de Marcelo Vitor da Silveira. Consequências específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
de ROSE, J. C. C.; MELO, Raquel Maria de; ALMEIDA, J. H.. Participação em banca de Marcelo Vitor da Silveira. Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reformadores específicos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
HANNA, E. S.; ALBUQUERQUE, A. R.; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Marcileyde Tizo. Aplicação de programa de leitura informatizado a alunos com atraso no desenvolvimento dentro do contexto escolar. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

3.
GIMENES, L. S.; ANGERAMI, José Gualberto Tuga Martins; VASCONCELOS, L. A.; MELO, Raquel Maria de. Participação em banca de Alessandra de Moura Brandão. Variações circadianas e os efeitos da radiação ionizante sobre o comportamento. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
MOREIRA, M. B.; MELO, RAQUEL MARIA; MEDEIROS, C. A.. Participação em banca de Thaís Nunes Batista. Efeito do tipo de tarefa sobre a aprendizagem de relações condicionais arbitrárias e emergência de classes de equivalência de estímulos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARDOSO, A. L.; MELO, Raquel Maria de; DE-FARIAS, A. K. C. R.. Participação em banca de Diogo Vargas Desingrini. Adolescente em conflito com a lei na visão analítico -comportamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Comportamental Clínica) - Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Problemas e soluções na implantação de unidade de ensino de leitura e escrita de Brasília. 2010. (Simpósio).

2.
X Encontro de Psicologia Comportamental do Centro-Oeste.Efeito da história pré-experimental de alunos de ciências exatas e humanas no controle restrito de estímulos sobrepostos e lado a lado. 2010. (Encontro).

3.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Investigação de variaáveis metodológicas que afetam o controle restrito de estímulos em crianças. 2008. (Congresso).

4.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise de contingências envolvidas em jogos de vídeo game. 2008. (Congresso).

5.
IV Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro-Oeste.Análise Comportamental da Leitura: Pesquisa e Intervenção. 2004. (Encontro).

6.
I Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro-Oeste..Aprendizagem de comportamento conceitual. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Michelli Miguel de Freitas. Treinamento de professores para o ensino de respostas de diferentes topografias. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Karen Vargas de Araújo. Equivalência de Estímulos e operações de adição e subtração. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Camila Fernanda Soares Leal. Equivalência de estímulos em idosos: Efeito do tamanho do atraso em procedimentos de pareamento ao modelo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Ana Raquel Queiroz Amaral. Efeito de comportamentos precorrentes na aprendizagem de operações de adição e subtração. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Alessandra Pinto Rosendo. Transferência de função e reorganização de classes de equivalência relacionadas a gênero e profissões. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Nathalie Nunes Freire Alves de Medeiros. Variáveis que afetam o seguimento de instruções. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Ludmila Zatorre Dantas. Formação e reorganização de classes de equivalência em participantes com diagnóstico de depressão. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
André Lepesqueur Cardoso. Comparação do efeito de controle contextual, resposta e reforço específicos na reorganização de classes de equivalência. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Fábio Freire Laporte. Interações operante-respondente: Equivalência de estímulos e seguimento de instruções. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Kelvis Rodrigo Sampaio Cruz. Efeito do tipo de tarefa de ensino na aquisição de relações de identidade por pessoas com autismo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Maria de Melo.

2.
Fábio Freire Laporte. Seguimento de instruções e repertório recombinativo: Efeito da formação de classes de equivalência e do tipo de composição de estímulos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, . Orientador: Raquel Maria de Melo.

3.
Paulo Henrique Alves Lira. Classes de equivalência e repertório recombinativo: Efeito do tipo de representação de estímulos musicais táteis com crianças sem e com deficiência visual. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Maria de Melo.

4.
Marília Santana Alves. Avaliação da topografia de controle de estímulos com o procedimento de mancha redundante: Efeito da ordem dos testes de formação de classes. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, . Orientador: Raquel Maria de Melo.

5.
Larissa Cristina da Silva Portela. Transferência de função e reorganização de classes de equivalência relacionadas com diferentes biotipos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Maria de Melo.

6.
Flávia de Azevedo Lacerda. Leitura e repertório recombinativo: Efeito da tarefa de resposta construída com atraso e da possibilidade de consulta a dicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Maria de Melo.

7.
André Lepesqueur Cardoso. Efeito da quantidade de treino na reorganização das classes de equivalência em crianças. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Maria de Melo.

8.
Gleiton Nunes de Azevedo. Formação e expansão de classes de equivalência: Efeito do reforço específico em treinos de pareamento arbitrário e de identidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Maria de Melo.

Iniciação científica
1.
Marcelo Alves Paiva. Aquisição de discriminação de posição e formação de classes de estímulo: Efeito do tipo de modificação em treinos discriminnativos.. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

2.
Thais Cruz Andreozzi. Aqisição de dscrimação de posição e formação de classes de estímulo:Efeito do tipo de modificação em treinos discriminativos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

3.
Thaís Cruz Andreozzi. Aprendizagem de comportmaento conceitual: Efeito do tipo de modificação do S-. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

4.
Patrícia Serejo de Jesus. Aprendizagem de comportamento conceitual: Efeito do tipo de modificação do S-.. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

5.
Patrícia Serejo de Jesus. Aprendizagem de comportamento conceitual: Influência de variáveis relacionadas aos estímulos corretos e incorretos.. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

6.
Patrícia Serejo de Jesus. Aprendizagem de comportamento conceitual: Influência do tipo de variação dos estímulo positivos e negativos. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

7.
Manoel Rodrigues dos Santos Neto. Avaliação dos pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 6-7 anos: Elaboração de tarefas e materiais de avaliação.. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

8.
Juliana Rodrigues Rios. Avaliação de comportamentos pré-requisitos para a leitura e escrita em crianças de 6-7 anos.. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.

9.
Renata Moreira Silveira. Avaliação de pré-requisitos básicos na leitura e escrita em crianças de 0-6 anos.. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Maria de Melo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Laporte, F. F.2016Laporte, F. F. ; MELO, Raquel Maria de . Seguimento de instruções e repertório recombinativo: Efeito da formação de classes de equivalência e do tipo de composição de estímulos. Acta Comportamentalia, v. 24, p. 297-313-313, 2016.


Livros e capítulos
1.
MELO, Raquel Maria de; HANNA, E. S. . Análise do comportamento no contexto escolar apresentado em filmes. In: Ana Karina Curado Rangel de Farias; Michela Ribeiro Rodrigues. (Org.). Skinner vai ao cinema 1. 2ed.Brasilia: Instituto Walden4, 2014, v. 1, p. 70-90.



Outras informações relevantes


Participação do GT da ANPEPP Análise Comportamental de Processos Simbólicos
Coordenadora da Unidade de Ensino de Leitura de Brasília desde 2009; atividade vinculada ao INCT/ECCE (Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 7:16:33