Gilcinei Teodoro Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4671054290421564
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi pesquiador visitante na University of Pennsylvania (2000-1) e realizou estágio de pós-doutoramento na University of California, Santa Barbara (2016-7). Atualmente, é Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Educação (DMTE), atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE, FaE/UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Sociolinguística, e na área da Educação, com ênfase nos temas ligados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita, além das questões que envolvem o ensino de língua portuguesa. Atualmente, ocupa a função de coordenação da área de linguagens do curso de Educação do Campo - Habilitação em Letras e Artes, na FaE-UFMG. Atua como coeditor pedagógico do Jornal Letra A, publicação trimestral do CEALE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilcinei Teodoro Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, G. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av Antonio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096344
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Cultura escrita e autoridade lingüística: As estratégias de monitoramento nos textos jornalísticos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira.
1990 - 1994
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O processo de segmentação da escrita,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2000 - 2001
Aperfeiçoamento em Linguistics.
Universidade da Pensilvânia, UP, Estados Unidos.
Título: Estágio. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Profa. Dra. Ellen Prince.
1984 - 1988
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Text Analysis. (Carga horária: 45h).
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2016 - 2016
Qualitative Methodologies in Education Research. (Carga horária: 45h).
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2016 - 2016
History of universities. (Carga horária: 45h).
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2016 - 2016
Cultural Studies in Education. (Carga horária: 45h).
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2016 - 2016
Writing Studies. (Carga horária: 45h).
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2007 - 2007
Pensamento linguístico e política linguística.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em A análise do discurso nas pesquisas em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Discourse Analysis II.
Universidade da Pensilvânia, UP, Estados Unidos.
2001 - 2001
Pragmatics II.
Universidade da Pensilvânia, UP, Estados Unidos.
2000 - 2001
Extensão universitária em Discourse Analysis I.
Universidade da Pensilvânia, UP, Estados Unidos.
2000 - 2001
Pragmatics I.
Universidade da Pensilvânia, UP, Estados Unidos.
1994 - 1994
O tratamento da oralidade no ensino das línguas.
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
1994 - 1994
Fonologia autossegmental.
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
1993 - 1993
A nova gramática: teoria e ensino.
Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, SMED, Brasil.
1991 - 1991
Introduction to phonological theory.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1991 - 1991
Tópicos em Fonética.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1991 - 1991
Topics in government phonology.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1989 - 1989
Teoria lexical do português.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1989 - 1989
O leitor nas primeiras séries.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1989 - 1989
Aquisição da representação escrita da linguagem.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1988 - 1988
Mitologia grega.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1985 - 1985
História Geral da Arte/História da Arte Portuguesa.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1988 - 2010
Vínculo: Professor/Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador

Atividades

08/2010 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Cargo ou função
Coordenador do Setor de Linguagens.
03/2010 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador da Área de Língua, Arte e Literatura do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
7/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Licenciatura em Educação do Campo
6/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro integrante do NECI (Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso), sediado na Escola de Belas Artes da UFMG.
6/1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE).
07/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Científico do II Encontro Mineiro de Educação do Campo.
4/2007 - 5/2008
Ensino, Docência na Educação Básica (Laseb), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conhecimento lingüístico e apropriação do sistema de escrita

Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, FIPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

9/1991 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa V
Linguística II
Linguística I
9/1991 - Atual
Ensino, Normal Superior/Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Fundamentos Lingüísticos para a Alfabetização
9/1991 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Redação e Argumentação Jurídica II
Português
9/1991 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Estágio
Comunicação e Argumentação III
Comunicação e Argumentação II
Comunicação e Argumentação I
Língua Portuguesa
9/2002 - 8/2006
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador eleito do Curso de Letras.
8/2005 - 9/2005
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador interino do Centro de Pesquisa e Extensão.
3/1999 - 6/2000
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de ensino de língua portuguesa: aquisição e desenvolvimento da escrita
8/1995 - 1/1999
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Letras.
3/1996 - 5/1997
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O processo pedagógico como processo discursivo

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2/1995 - 7/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática IX
Linguística II
Linguística I
2/1995 - 7/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e Interpretação de Texto
2/1995 - 7/2000
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa V
Língua Portuguesa II

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

3/2007 - 12/2007
Ensino, Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Variação Linguística
12/2005 - 12/2007
Ensino, Revisão de Textos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II: Aspectos ortográficos e morfológicos
7/1992 - 7/1999
Ensino, Curso de Especialização em Alfabetização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Reflexões sobre os Códigos Lingüísticos
7/1995 - 7/1995
Ensino, Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociolinguística e o Ensino de Português
7/1991 - 7/1991
Ensino, Curso de Especialização em Alfabetização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Reflexões sobre o Conceito de Alfabetização

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Temporário

Atividades

7/1999 - 1/2000
Ensino, Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia: ortografia e alfabetização
7/1997 - 7/1997
Ensino, Curso de Especialização do Pedagogo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Português

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

3/2007 - 12/2007
Ensino, Língua Portuguesa: Leitura e produção de textos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguística textual: aspectos semânticos e discursivos
3/2006 - 6/2006
Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aquisição e desenvolvimento da escrita

Centro Universitário de Formiga, FUOM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

1/2002 - 9/2005
Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicolinguística - Aprendizagem da Leitura e da Escrita
10/2004 - 12/2004
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de ensino da morfossintaxe do português: da estrutura da fala para a estrutura da escrita
8/2004 - 12/2004
Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicolinguística
10/2002 - 12/2004
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia no aprendizado da ortografia
7/2004 - 9/2004
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de ensino da morfossintaxe do português: da estrutura da fala para a estrutura da escrita
9/1998 - 8/1999
Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem da leitura e da escrita - Psicolinguística
11/1996 - 11/1998
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José, FFCLMGSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

7/1997 - 7/1997
Ensino, Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos sociolinguísticos aplicados ao ensino
7/1997 - 7/1997
Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aquisição da Escrita: fundamentos linguísticos
1/1995 - 1/1995
Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicolinguística - A aquisição da língua escrita

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

7/1998 - 7/1998
Ensino, Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O texto na sala de aula II: Oficina de produção de textos
5/1998 - 6/1998
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicolinguística

Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

6/2000 - 8/2000
Ensino, Teoria e Metodologia da Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Linguística

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2/2007 - 2/2008
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O ensino de produção de texto escrito

Escola Municipal Luiz Gatti de Belo Horizonte, EMLG, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal II
Outras informações
Professor de Ensino Fundamental e Médio. Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Letramento acadêmico e formação de professores. Práticas de escrita no curso de licenciatura em Educação do Campo
Descrição: Caracterização do perfil dos alunos que ingressam na licenciatura em Educação do Campo, dimensionando não só as especificidades que caracterizam as comunidades da qual fazem parte, mas também as necessidades de formação acadêmica projetadas para um curso de formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Letramento e cultura escrita em comunidades tradicionais e/ou rurais
Descrição: Análise das possíveis consequencias ou mudanças provocadas pelas demandas e possibilidades de uso da escrita em uma determinada cultura e em um determinado grupo social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Avaliação do texto escrito na escola. Análise do desempenho de alunos da 5ª série do ensino fundamental e da 2ª série do ensino médio
Descrição: Convênio com a Secretaria Estadual de Educação ? MG.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Concepções de ensino de língua materna nas séries iniciais do ensino fundamental
Descrição: Membro da equipe de pesquisadores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1995
Análise dos currículos de Língua Portuguesa dos estados brasileiros
Descrição: Convênio com a Fundação Carlos Chagas - SP e UNESCO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1988 - 1990
Alfabetização de Adultos
Descrição: Atividades desenvolvidas: a) regente de turma piloto - período: abril a dezembro de 1988. b) bolsista do CNPq ( Iniciação Científica - processo 801997788-7) sob a orientação do Prof. Dr. Milton do Nascimento - período: fevereiro de 1989 a fevereiro de 1990 Relatório final: Sobre algumas dificuldades em língua escrita.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1988 - 1989
Leitura de alunos do ensino fundamental. Análise da competência em leitura dos alunos em final do ensino fundamental
Descrição: Convênio com o INEP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


1988 - 1989
Oficina de Redação da Fale/UFMG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Habilitação Língua, Arte e Literatura, Faculdade de Educação da UFMG.
2012
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Habilitação Língua, Arte e Literatura, Faculdade de Educação da UFMG.
1999
Patrono dos graduandos do 2º semestre de 1999 do curso de Letras do Unicentro Newton Paiva, Unicentro Newton Paiva.
1999
Patrono do curso de Comunicação Social ? Relações Públicas do 1º semestre de 1999, Unicentro Newton Paiva.
1998
Paraninfo do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo.
1997
Professor homenageado do curso de Comunicação Social ? Relações Públicas do Unicentro Newton Paiva, 1º semestre de 1997, Unicentro Newton Paiva.
1997
Professor homenageado do curso de Comunicação Social ? Relações Públicas do Unicentro Newton Paiva, 2º semestre de 1997, Unicentro Newton Paiva.
1995
Paraninfo do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTANHEIRA, M. L.2015CASTANHEIRA, M. L. ; STREET, B. ; CARVALHO, G. T. . Navigating across academic contexts: Campo and Angolan Students in a Brazilian University. Pedagogies (Mahwah, N.J.), v. 10, p. 70-85, 2015.

2.
NOVAIS, C. A.2015NOVAIS, C. A. ; CARVALHO, G. T. ; MACHADO, M. Z. V. . Leituras de jovens de camadas populares: letramentos escolares e não escolares no campo. Revista FAEEBA, v. 24, p. 199-209, 2015.

3.
CARVALHO, G. T.2006CARVALHO, G. T.. O texto e suas condições de leitura. Littera (Pedro Leopoldo), v. 4(4), p. 50-63, 2006.

4.
CARVALHO, G. T.2000CARVALHO, G. T.. O ouvinte e a tarefa de segmentar as palavras. Littera (Pedro Leopoldo), v. 1(1), p. 20-30, 2000.

5.
CARVALHO, G. T.1996CARVALHO, G. T.; MARINHO, M. . A Língua Portuguesa nos currículos brasileiros. Presença Pedagógica, v. (2)7, p. 41-53, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, G. T.; FRADE, Isabel Cristina da Silva (Org.) . Caderno de Experiências em Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014. 200p .

2.
CARVALHO, G. T.; MARTINS, M.F.A. (Org.) . Livro didático e Educação do Campo. 1. ed. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Educação UFMG, 2014. v. 1. 252p .

3.
MARINHO, M. (Org.) ; CARVALHO, G. T. (Org.) . Cultura Escrita e Letramento. 1. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. v. 1. 533p .

4.
COSTA VAL, G. ; MARINHO, M. ; CARVALHO, G. T. ; MARTINS, A. ; LEAL, L. F. V. ; STARLING, M. H. A. . Avaliação do texto escolar: Professor-leitor/Aluno-autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 160p .

5.
EVANGELISTA, A. A. M. ; CARVALHO, G. T. ; LEAL, L. F. V. ; STARLING, M. H. A. ; MARINHO, M. . Professor-leitor, aluno-autor. Reflexões sobre o texto escolar. Belo Horizonte: Formato, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTANHEIRA, M. L. ; STREET, B. ; CARVALHO, G. T. . Navigating acroos academic contexts: Campo and Angolan students in a Brazilian university. In: GREEN, Judith L.; BAKER, Douglas. (Org.). Interdisciplinary and Intercultural Programmes in Higher Education. Exploring Challenges in Designing and Teaching. 1ed.New York: Routledge, 2017, v. , p. 70-85.

2.
NOVAIS, C. A. ; CARVALHO, G. T. ; SOUZA, J. F. ; GORETE NETO, M. . Processos de alfabetização e letramento. In: NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz; TOMAZ, Vanessa Sena. (Org.). Formação Continuada de Docentes da Educação Básica. Contribuições da Formação por Área de concentração. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 141-170.

3.
CARVALHO, G. T.. Práticas de letramento e formação continuada de professores. In: CASTRO, Elza Vidal. (Org.). Formação Continuada de Docentes da Educação Básica. Construindo e Reconstruindo Conhecimentos na Prática Pedagógica. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 145-152.

4.
CARVALHO, G. T.; ALCKIMIM, H. R. . O ensino de Língua Portuguesa e os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. In: CARVALHO, G.T.; MARTINS, M.F.A.. (Org.). Livro didático e Educação do Campo. 1ed.Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Educação UFMG, 2014, v. 1, p. 149-160.

5.
CARVALHO, G. T.; FRADE, Isabel Cristina da Silva . Reflexões sobre a formação continuada de professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). In: Gilcinei Teodoro Carvalho e Isabel Cristina Alves da Silva Frade. (Org.). Caderno de Experiências em Alfabetização. 1ed.Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014, v. , p. 11-15.

6.
CARVALHO, G. T.. Autor e autoria. In: Junia Sales Pereira; Cláudia Sapag Ricci. (Org.). Produção de materiais didáticos para a diversidade. Práticas de memória e patrimônio numa perspectiva interdisciplinar. 1ed.Belo Horizonte: FaE-UFMG, 2010, v. 1, p. 29-49.

7.
CARVALHO, G. T.. Confrontos linguisticos entre a oralidade e a escrita. In: Marildes Marinho; Gilcinei Teodoro Carvalho. (Org.). Cultura Escrita e Letramento. 1ed.Belo Horizonte: Ceale FaE-UFMG, 2010, v. 1, p. 221-237.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARVALHO, G. T.; PRADO, C. L. . Éramos 14, somos 167. Éramos 14, somos 167, Belo Horizonte, p. 4 - 5, 01 fev. 1994.

2.
CARVALHO, G. T.; PRADO, C. L. . Magda Soares: caminhos, falas...facetas.... Carpe Diem, Belo Horizonte, p. 2 - 3, 01 ago. 1993.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, G. T.; NOVAIS, C. A. ; MACHADO, M. Z. V. ; RODRIGUES, A. P. S. . Letramentos em contextos do campo: práticas escolares e não escolares de estudantes de duas Escolas Família Agrícola (EFA) de Minas Gerais. In: Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte MG. Anais do V Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. Belo Horizonte MG: Editora da FaE/UFMG, 2014. v. 1. p. 01-16.

2.
NOVAIS, C. A. ; CARVALHO, G. T. ; MACHADO, M. Z. V. . Percursos de leitura e de escrita de jovens em escolas do campo no Brasil. In: XII Congreso latinoamericano para el desarrallo de la lectura y la escritura, 2013, Puebla, Mexico. Actas XIII Congreso Latinoamericano para el desarrollo de la lectura y la escritura. Puebla México: BUAP, 2013. v. 1. p. 167-174.

3.
CARVALHO, G. T.. Os julgamentos gramaticais e a dinâmica da padronização. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, 2010.

4.
CARVALHO, G. T.. Algumas expectativas sobre o letramento acadêmico. In: SIGET, 2009, Caxias do Sul. V Seminário Internacional sobre Gêneros Textuais. Caxias do Sul, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, G. T.. Academic literacy: how to write an investigating project. In: International Conference: University literacies: knowledge, writing, disciplines, 2010, Lille, França. University literacies: knowledge, writing, disciplines. Lille, França, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, G. T.. A construção de uma autoridade lingüística: o uso do ?sic? em textos escritos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, G. T.. Livros Didáticos PNLD 2004: entre a alfabetização e letramento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, G. T.. Avaliação do desempenho em leitura: alunos no final do ensino fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, G. T.. O monitoramento da interpretação anafórica em textos jornalísticos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARVALHO, G. T.. Linguística ? entre a alfabetização e o letramento na sessão coordenada intitulada Livro didático de português (alfabetização de 1ª a 4ª série): políticas, perfil e uso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CARVALHO, G. T.. Entre a alfabetização e o letramento na sessão coordenada intitulada Oralidade/Escrita em gêneros virtuais e midiáticos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARVALHO, G. T.. O monitoramento da interpretação anafórica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARVALHO, G. T.. A representação da oralidade na escrita. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, G. T.. Redação: interpretando a nota. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, G. T.. Alguns aspectos morfossintáticos da aquisição da escrita. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, G. T.. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014 (Verbete Grafema).

2.
CARVALHO, G. T.. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014 (Verbete Segmentação de palavras).

3.
CARVALHO, G. T.. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014 (Verbete Sistemas de escrita).

4.
CARVALHO, G. T.. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014 (Verbete Palavra Canônica).

5.
CARVALHO, G. T.. Cultura escrita e autoridade lingüística: As estratégias de monitoramento nos textos jornalísticos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2008 (Tese de Doutorado (Linguística)).

6.
CARVALHO, G. T.. O processo de segmentação da escrita. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1994 (Dissertação de Mestrado (Linguística)).

7.
CARVALHO, G. T.. Alfabetização: a escrita espontânea. Belo Horizonte: Educação em Revista, 1992 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARVALHO, G. T.. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. 2014.

2.
CARVALHO, G. T.; FRADE, Isabel Cristina da Silva . Jornal Letra A Publicação do Ceale FaE UFMG. 2012.

3.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2006.

4.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2005.

5.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2004.

6.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2003.

7.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2002.

8.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2001.

9.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Lácio. 2000.

10.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da revista Littera Linguística e Literatura. 2000.

11.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de revisão de itens para os Cadernos de Provas do SAEB/99. 1999.

12.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial da Revista Lácio. 1999.

13.
CARVALHO, G. T.. Membro da etapa II do Projeto Avaliação de livros didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997.

14.
CARVALHO, G. T.. Membro da etapa III do Projeto Avaliação de livros didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997.

15.
CARVALHO, G. T.. Consultor pedagógico - Escola de Collegium (1992-1995). 1995.

16.
GIUSTA, A. S. ; BREGUNCI, M. G. C. ; CARVALHO, G. T. . Consultor acadêmico - Pesquisa: A diferença de desempenho entre meninas e meninos no processo de alfabetização (UFMG / 15ª SRE de Itajubá-MG). 1995.

17.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão editorial do jornal Carpe diem. 1993.

Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, G. T.. Coordenador pedagógico do Programa Nacional do Livro Didático Educação do Campo. 2015.

2.
CARVALHO, G. T.; FRADE, Isabel Cristina da Silva . Membro da Equipe de Corrdenação Pedagógica do PNAIC Ceale UFMG. 2014.

3.
CARVALHO, G. T.. Membro da Comissão Coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático EJA Área de Alfabetização. 2013.

4.
CARVALHO, G. T.. Coordenador pedagógico do Programa Nacional do Livro Didático Educação do Campo. 2013.

5.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de Avaliação dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª séries do Programa Nacional de Livro Didático/2007 - MEC. 2007.

6.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de avaliação dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries do Programa Nacional de Livro Didático/2005 - MEC. 2005.

7.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de avaliação dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª séries do Programa Nacional de Livro Didático/2000 - MEC. 2000.

8.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de avaliação dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5a. a 8a. séries do Programa Nacional de Livro Didático/99 - MEC. 1999.

9.
CARVALHO, G. T.. Parecerista da área de Língua Portuguesa no Projeto de Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 4ª séries. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, G. T.. Curso de capacitação para profissionais do Ensino Fundamental. 2007. .

2.
CARVALHO, G. T.. A fala no papel: diálogos entre os procedimentos de transcrição e as estratégias de revisão. 2006. .

3.
CARVALHO, G. T.. Curso de Formação Continuada: Alfabetização e letramento. 2006. .

4.
CARVALHO, G. T.. Análise crítica de livro didático (ensino fundamental). 2005. .

5.
CARVALHO, G. T.. Análise crítica de livro didático (ensino médio). 2005. .

6.
CARVALHO, G. T.. Oficina: A revista em sala de aula. 2005. .

7.
CARVALHO, G. T.. Variação lingüística no português brasileiro. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Pedagógica).

8.
CARVALHO, G. T.. O português brasileiro atual e a norma padrão: uso de pronomes pessoais. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Pedagógica).

9.
CARVALHO, G. T.. A linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita). 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Pedagógica).

10.
CARVALHO, G. T.. Processos de aquisição do sistema de escrita: perspectivas linguísticas. 2004. .

11.
CARVALHO, G. T.. Coordenação do mini-curso Produção de texto. Semana do Conhecimento de 2004:saberes e transformação social. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CARVALHO, G. T.. Oficina: Orientação metodológica para construção de trabalhos monográficos. 2003. .

13.
CARVALHO, G. T.. Aquisição e desenvolvimento da língua escrita. Curso de Especialização em Língua Portuguesa. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
CARVALHO, G. T.. Aquisição da escrita. 1998. .

15.
CARVALHO, G. T.. Como ensinar ortografia. 1997. .

16.
CARVALHO, G. T.. Pressupostos teóricos e metodológicos do currículo de Língua Portuguesa de MG. 1996. .

17.
CARVALHO, G. T.. Avaliação crítica das propostas curriculares de língua portuguesa. 1996. .

18.
CARVALHO, G. T.. Leitura e produção de textos. 1996. .

19.
CARVALHO, G. T.. Desenvolvimento da língua escrita. 1995. .

20.
CARVALHO, G. T.. Professor integrante da equipe de Língua Portuguesa do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação (CAPE), Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 1995. .

21.
CARVALHO, G. T.. Mini-curso: As condições de existência do texto escolar: uma relação processo/produto (10º COLE). 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
CARVALHO, G. T.. Curso de atualização em língua portuguesa para professores de 5a. a 8a. séries. 1994. .

23.
CARVALHO, G. T.. O ensino de leitura. 1994. .

24.
CARVALHO, G. T.. Fundamentos lingüísticos para a alfabetização. 1994. .

25.
CARVALHO, G. T.. O texto jornalístico. 1994. .

26.
CARVALHO, G. T.. Oficina: Linguística aplicada à alfabetização. 1994. .

27.
CARVALHO, G. T.. Fundamentos lingüísticos para a alfabetização. 1994. .

28.
CARVALHO, G. T.. Curso de atualização em língua portuguesa para professores da rede municipal de Contagem. 1993. .

29.
CARVALHO, G. T.. Curso de atualização em língua portuguesa. 1992. .

30.
CARVALHO, G. T.. O processo de aquisição da escrita. 1991. .

31.
CARVALHO, G. T.. Língua Portuguesa. 1991. .

32.
CARVALHO, G. T.. Fundamentos lingüísticos para a alfabetização. 1990. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, G. T.; RIOS, G.; RAMALHO, V. C. V. S.. Participação em banca de Gissele Alves da Silva. Práticas sociais e discursos do letramento: estágio de estudantes universitários - possibilidades e constrangimentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

2.
RIOS, G.; COROA, M. L. M. S.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Maria Felícia Romeiro Mota Silva. Letramento acadêmico e a construção da identidade profissional: análise do discurso institucional no Ensino Superior do Oeste Baiano. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

3.
MACHADO, M. Z. V.; FRADE, Isabel Cristina da Silva; LEAL, L. F. V.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Cláudia Starling Bosco. Prática de escrita de crianças do primeiro ciclo de alfabetização em situações reguladas pela professora e pelo grupo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
FRADE, Isabel Cristina da Silva; MORAIS, A. G.; MIRANDA, A. R. M.; SOARES, M. B.; MONTEIRO, S. M.; MARTINS, R. M. F.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro. Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de análise da sílaba na fase inicial de alfabetização. 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
EVANGELISTA, A. A. M.; BUNZEN JUNIOR, C. S.; SILVA, S. A.; CARVALHO, G. T.; MACHADO, M. Z. V.. Participação em banca de Mariana Queiroga Tabosa. Ideários de leitura e de leitorem livros didáticos de Português (1984-2007):escolhas textuais e valorações sociais. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Doutorado
1.
CASTANHEIRA, M. L.; FIAD, R.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Raquel Aparecida Soares Reis Franco. As práticas de escrita de professores em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de Especialização Linguagem e Tecnologia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
MACHADO, M. Z. V.; CORREA, J.; JORGE, G. M. S.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes. Materiais didáticos do Curso de Pedagogia em uso no contexto da EaD/UAB/Unimontes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

3.
FRADE, Isabel Cristina da Silva; MORAIS, A. G.; MACIEL, F. I. P.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Macilene Wilma Gonçalves. Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de correção e elaboração da prova de Língua Portuguesa do Vestibular UFMG/2009 dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Indígena. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de elaboração de itens dos Exames Supletivos da Secretaria de Educação de Minas Gerais (área de Língua Portuguesa ? Ensino Médio. 2009. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

3.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de elaboração de itens dos Exames Supletivos da Secretaria de Educação de Minas Gerais (área de Língua Portuguesa ? Ensino Médio. 2008. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

4.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de elaboração de itens dos Exames Supletivos da Secretaria de Educação de Minas Gerais (área de Língua Portuguesa ? Ensino Médio. 2007. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

5.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de elaboração de itens dos Exames Supletivos da Secretaria de Educação de Minas Gerais (área de Língua Portuguesa ? Ensino Médio. 2006. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

6.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de elaboração de itens dos Exames Supletivos da Secretaria de Educação de Minas Gerais (área de Língua Portuguesa ? Ensino Médio. 2005. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

7.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de elaboração e correção da prova de Língua Portuguesa dos Vestibulares da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 1998. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

8.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de elaboração e correção da prova de Língua Portuguesa dos Vestibulares da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 1997. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

9.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de elaboração e correção da prova de Língua Portuguesa dos Vestibulares da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 1996. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

10.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de elaboração e correção da prova de Língua Portuguesa dos Vestibulares da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 1995. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

11.
CARVALHO, G. T.. Membro da comissão de elaboração e correção da prova de Língua Portuguesa dos Vestibulares da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 1994. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

12.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de correção de provas (área de Língua Portuguesa) do vestibular da UFMG. 1993. Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
CARVALHO, G. T.. Membro da equipe de correção de provas (área de Língua Portuguesa) do vestibular da UFMG. 1992. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras Multidisciplinares: As Licenciaturas em ação - Unifor.A prática de leitura em diferentes áreas de conhecimento. 2007. (Seminário).

2.
Seminário Ceale/FaE-UFMG e Prefeitura de Montes Claros.Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. 2007. (Seminário).

3.
Seminário da Faculdade de Educação da UFMG.Práticas de estágio e análise de propostas curriculares de Língua Portuguesa. 2007. (Seminário).

4.
II Ciclo de Debates do Estágio das Faculdades Pedro Leopoldo.Métodos de alfabetização: definições e escolhas. 2006. (Seminário).

5.
II Ciclo de Debates do Estágio das Faculdades Pedro Leopoldo.Relatos de experiência. 2006. (Seminário).

6.
Seminário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Regional Pampulha.Alfabetização e Linguística. 2006. (Seminário).

7.
Seminário das Faculdades Integadas Pedro Leopoldo.Leitura: dos livros didáticos aos ambientes digitais. 2006. (Seminário).

8.
Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG.Análise e discussão de pesquisas sociolinguísticas. 2006. (Seminário).

9.
Seminário Um olhar multidisciplinar sobre Minas - Unifor.Variedades dialetais em Minas Gerais. 2006. (Seminário).

10.
Seminário da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim.Relação entre oralidade e escrita no processo de aquisição de língua escrita. 2005. (Seminário).

11.
I Encontro das Prefeituras participantes do SIMAVE/PROEB. 2003. (Encontro).

12.
Seminário da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo.Estratégias metodológicas para o uso do livro didático. 2003. (Seminário).

13.
Seminário 500 anos de Língua Portuguesa no Brasil do Unicentro Newton Paiva.500 anos de Língua Portuguesa no Brasil. 2000. (Seminário).

14.
Seminário do Núcleo de Estudos sobre a Cultura do Impresso ? EBA/UFMG.Os sistemas de escrita: uma abordagem linguística. 1999. (Seminário).

15.
III Seminário de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna.O papel da escrita e da leitura na sociedade informatizada. 1998. (Seminário).

16.
I Semana Integrada de Letras e Pedagogia / Unicentro Newton Paiva.A influência das novas tecnologias na leitura e produção de texto. 1998. (Seminário).

17.
Seminário da Fale/UFMG.Leitura numa sociedade informatizada. 1998. (Seminário).

18.
Seminário CEALE/UFMG.O que é História da escrita?. 1997. (Seminário).

19.
Seminário do Departamento de Letras - Faculdades Integradas Newton Paiva.O que significa estudar a gramática no texto. 1997. (Seminário).

20.
Seminário da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José.A construção da linguagem: uma análise na perspectiva da ética e da cidadania. 1996. (Seminário).

21.
Congresso COLE/ALB. Concepção de Língua e a formação do professor de Língua Portuguesa. 1995. (Congresso).

22.
Seminário CEALE ? Pró-Leitura.Oralidade e escrita. 1995. (Seminário).

23.
Seminário do Departamento de Letras Vernáculas da UFMG.O ensino de Língua Portuguesa no terceiro grau. 1995. (Seminário).

24.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). 1994. (Congresso).

25.
III Seminário de Educação do Curso de Pedagogia do ICMG.O processo de construção do conhecimento lingüístico na alfabetização. 1994. (Seminário).

26.
Seminário da Prefeitura Muncipal de Belo Horizonte/Regional Leste/E.M. Santos Dumont.Mesa Redonda: A centralidade da leitura na escola. 1994. (Seminário).

27.
Seminário do Departamento de Letras da Fafi-ES.Contribuições da Linguística para o ensino de língua materna. 1994. (Seminário).

28.
Seminário do Colegiado de Diretores da 2a DRE de Vespasiano.O ensino da gramática no primeiro grau. 1993. (Seminário).

29.
Seminário de Alfabetização. Promoção: Smed/PBH e CEALE/UFMG.Coordenador de grupo de discussão. 1991. (Seminário).

30.
Seminário do CAPE/Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.Língua Oral e Língua Escrita: alguns confrontos. 1991. (Seminário).

31.
I Seminário Estadual de Língua Portuguesa. 1990. (Seminário).

32.
IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina. 1990. (Congresso).

33.
Seminário da 13ª DRE / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Muriaé.O processo de aquisição de língua escrita: sobre algumas fontes de erros. 1990. (Seminário).

34.
IV Encontro Nacional da ANPOLL. 1989. (Encontro).

35.
IX Encontro Nacional de Estudantes de Letras. Promoção: UERJ, UFRJ e UFF. 1988. (Encontro).

36.
I Encontro Nacional de Culturas de Países de Língua Portuguesa do Centro de Estudos Portugueses - UFMG. 1987. (Encontro).

37.
V Semana de Estudos Germânicos do Depto. de Letras Germânicas - UFMG. 1987. (Seminário).

38.
Litterae et etc... Semana Lítero-Cultural I Diretório Acadêmico - Fale/UFMG. 1986. (Seminário).

39.
I Simpósio de Literatura Comparada do Curso de Pós-Graduação em Letras ? Fale/UFMG. 1985. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, G. T.; CASTANHEIRA, M. L. ; MATOS, A. ; CIRINO, S. ; SANTOS, M. J. . I International Colloquium on Academic Literacies: writing and reading in educational contexts. 2015. (Congresso).

2.
CASTANHEIRA, M. L. ; CARVALHO, G. T. . Membro da Comissão Organizadora do V Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2014. (Congresso).

3.
CASTANHEIRA, M. L. ; CARVALHO, G. T. . Membro da Comissão Organizadora do IV Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Congresso).

4.
CASTANHEIRA, M. L. ; CARVALHO, G. T. . Membro da Comissão Organizadora do III Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2010. (Congresso).

5.
CARVALHO, G. T.. Membro da Comissão Organizadora do II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2008. (Congresso).

6.
CARVALHO, G. T.. Membro da Comissão Organizadora do Primeiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Congresso).

7.
CARVALHO, G. T.. Membro da Comissão Organizadora da Semana Integrada: A formação docente dos Cursos de Licenciatura das Faculdades Pedro Leopoldo. 2004. (Congresso).

8.
CARVALHO, G. T.. Membro da Comissão Científica Editorial da Semana do Conhecimento: saberes e transformação social. 2004. (Congresso).

9.
CARVALHO, G. T.. Coordenador da programação do curso de Letras na Semana do Conhecimento das Faculdades Pedro Leopoldo. 2004. (Congresso).

10.
CARVALHO, G. T.. Membro da Comissão Organizadora do Encontro Internacional 500 Anos de Língua Portuguesa no Brasil do Unicentro Newton Paiva/ Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa/Centro da Comunidade Luso-brasileira. 2000. (Congresso).

11.
CARVALHO, G. T.. Coordenador da I Semana de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo/Escola Estadual Imaculada Conceição. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cintia Maria Camargo de Oliveira. Práticas de multiletramento no ensino de lingua portuguesa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Viviane Quintin. letramento e práticas de produção de textos no primeiro ciclo da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Silvestre Felipo Gomes. Ensino de lingua portugesa em contextos multilingues: políticas linguisticas em Angola. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Luciana Mariz. Letramenos acadêmicos na formação inicial de professores. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvestre Filipe Gomes. Relações entre língua oficial e línguas locais na escola: como as crianças de aldeias de Cabinda/Angola aprendem o português e em português. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Coorientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

2.
Juliana Ndulo Cumba Josefa. Formação pedagógica e ação docente: o processo de colocação dos professores na escola do primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

3.
Ana Paula da Silva Rodrigues. Escrita acadêmica em contexto de formação de professores do campo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

Tese de doutorado
1.
Maria de Lourdes Santos Ferreira. Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do Ensino Superior no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessadra Cristina Polazzi de Moura. As fronterias entre leitura e escrita na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

2.
Catia Ramiro Bomtempo Colen. A articulação entre a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

3.
Creusa Aparecida Ferreira Teodoro. A brincadeira no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

4.
Edneia Alves de Oliveira. Aquisição da escrita pela criaça na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

5.
Fabiana Alexandre do Carmo Almeida. Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NITCS) para o processo de alfabetização e multiletramentos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

6.
Flavia da Silva Rezende Paixão Vertelo. Recuperação paralela em uma turma de segundo ano da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: possibilidades e limites. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

7.
Marcia Maria dos Santos. Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo de alfabetização. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

8.
Maria Cristina Ferreira Alves. Organizando o espaço e o tempo para a chegada de crianças aos seis anos no Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

9.
Soraia Cristina de Oliveira Santos. A relação entre práticas de letramento escolar e não escolar no processo de alfabetização. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

10.
Tanilia Rafaela de Lima. Letramento e alfabeização na Educação Infantil: um debate sobre a apropriação do sistema de escrita. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

11.
Elci Romualda de Melo Paula. O processo de alfabetização e letramento. Estudo de caso com alunos do 5º ano, da Escola Municipal ?Odorico Martinho da Silva? de Congonhas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

12.
Marilane Anunciação Honorato Monteiro. A alfabetização e a consciência fonológica no processo de desenvolvimento da escrita. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

13.
Miriam Cardoso Oliveira e Souza. Ortografia na sala de aula: análise das dificuldades e intervenção pedagógica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

14.
Jeanne Mendonça Ribeiro. A oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental, na EM João Olyntho Ferraz, no município de Congonhas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

15.
Ângela Nóbrega Nunes. Alfabetização e letramento: considerações sobre o processo de construção da escrita na escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

16.
Regina Lúcia Alves da Silva. Educação inclusiva: possibilidades de alfabetização na realidade de uma sala de aula. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

17.
Eliane Pereira Lima. O lugar da Geografia na alfabetização/1º e 2º anos do 1º ciclo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

18.
Saionara Walkíria Heringer. Na sala de casa e na sala de aula: uma proposta de incentivo à leitura. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

19.
Margarete Miranda Silva. Programa de Intervenção Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte na Escola Municipal Elisa Buzelin: reflexões sobre uma prática. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

20.
Vanessa de Salvo Castro Alves. Processo de alfabetização: trajetórias distintas. O tempo do ciclo de alfabetização na compreensão da natureza do sistema de escrita. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

21.
Érica Fernanda Nunes Oliveira Lopes. A correção de produções textuais escritas: uma proposta de intervenção. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

22.
Verônica Maria Corrêa Gonçalves. Práticas significativas de leitura. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

23.
Nara Lúcia Ferreira. O valor pedagógico dos quadrinhos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

24.
Cristiane Aparecida Salvio. O conto que eu conto: uma proposta de produção de texto na primeira pessoa para crianças de 1º ano do 1º ciclo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

25.
Sirlene Maciel de Andrade. Desenvolvimento e percepção de normas ortográficas em produções escritas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

26.
Cristiane Aparecida da Silva. Habilidades de leitura: o processamento de informações implícitas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

27.
Geralda Lêda Pereira Silva. Alfabetização e letramento para alunos com deficiência intelectual: uma realidade possível. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

28.
Adenilton Amaral Corrêa. Ortografia: implicações morfossintáticas. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

29.
Alcione França Jacques. Influência da oralidade na produção escrita de alunos de quinta série do ensino fundamental. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

30.
Ana Paula Roza Moriera. O problema da concordância verbal nos textos elaborados pelas crianças. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

31.
Cirlene Soares Coelho. O jogo lingüístico através do texto: brincando com os signos. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

32.
Climeni Araújo Rodrigues. Advérbio e locuções adverbiais: termos acessórios?. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

33.
Davi Schettino Mineti. A relação oral/escrito em crianças de origem estrangeira: o registro gráfico. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

34.
Giovanna Carrozzino Werneck. Repetição e língua falada. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

35.
Isabel Cristina Evangelista das Virgens. Estudo comparativo do desempenho ortográfico de alunos de quinta e oitava séries do ensino fundamental. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

36.
Jaqueline P. Guélter Ribeiro. A relação oral / escrito em crianças com origem familiar estrangeira: a marcação do gênero. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

37.
Jurlene Maria Barcelos Pinto. As marcas de oralidade em textos escritos por alunos de quinta série do ensino fundamental. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

38.
Luiz Cláudio Zóboli da Cunha. O ensino de Língua Portuguesa: da teoria à realidade. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

39.
Roselene Larrieu de Mello Zóboli. Fala versus escrita: um desafio no ensino de língua portuguesa. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

40.
Taís Ventorin. Concepções de aprendizagem da escrita. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção de Textos) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

41.
Ruth de Souza Dornellas. Avaliação do desempenho em leitura. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção de Textos) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

42.
Helda Maria Schwan Monteiro Mendes. Alfabetização: um camiho na construção do conhecimento. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

43.
Paula Daroz de Azevedo. O processo de aquisição da escrita nas séries iniciais. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

44.
Rachel Darós Agrizzi. A Psicopedagogia no auxílio às dificuldades da linguagem oral e escrita. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

45.
Tânia Maria Teixeira Rocha. A concepção de erro numa teoria construtivista. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karine da Glória Nunes. A função da escrita nos instrumentos pedagógicos adotados na pedagogia da alternância na Escola Agroecológica de Araçuaí MG: descrição do Caderno de Realidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

2.
Angélica de Cássia Nunes Coutinho Guimarãres. Educação do Campo em uma abordagem intedisciplinar: articulação entre os saberes escolares no ensino de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

3.
Isabele Aparecida Andrade Teófilo. O uso do livro didático de Português em escolas nucleadas no Leste de MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

4.
Madalena Maria dos Santos. A variação linguistica no ensino da língua portuguesa nas escolas do campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

5.
Beatriz Pereira Carlos. Questões sobre o preconceito lingüístico: análise das interações em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

6.
Maria de Lourdes Soares de Sá. Variação linguística na educação de jovens e adultos (EJA) no campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

7.
Anderson Luiz Carvalho Inocêncio. A formação integral na EFA de Diogo Vasconcelos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

Iniciação científica
1.
Erenilton Peixoto de Araújo. Aula de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: alguns confrontos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.

2.
Patrícia Dayse Santos Neri. Concepções de língua materna nas séries iniciais do ensino fundamental. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 19:18:36