Valeria Barbosa de Resende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2932287073361694
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG, na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFMG. Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFMG e Pesquisadora do CEALE- FaE/UFMG. Leciona as disciplinas Alfabetização e Letramento e Dificuldades de Ensino e Aprendizagem da leitura e da escrita. Coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), Pedagogia anos iniciais, Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC), integrante do Grupo de Pesquisa em alfabetização (GPA/CEALE/FAE-UFMG) e Diretora do Centro Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/FaE/UFMG - gestão 2016-2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valeria Barbosa de Resende
Nome em citações bibliográficas
RESENDE, Valéria B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34096227
Fax: (031) 34095311
URL da Homepage: www.fae.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da UFMG, FAE/UFMG, Brasil.
Título: Letramento escolar: Eventos e apropriações de gêneros textuais por adolescentes, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel.
Palavras-chave: adolescência; letramento escolar; gêneros textuais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A produção do fracasso e do sucesso escolar de crianças das camadas populares,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Magda Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alfabetização; fracasso escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1989 - 1991
Especialização em Alfabetização. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento II; Dificuldades de Ensino e Aprendizagem de Leitura e Escrita
06/2011 - 01/2017
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Chefe de setor Alfabetização e Letramento.
04/2013 - 04/2015
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Colegiado de Graduação de Pedagogia.
08/2011 - 02/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenaçao das atividades de alfabetização do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG - 1o Segmento - PROEF I.
03/2012 - 03/2013
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora do projeto de monitoria de graduação do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40

Atividades

05/2011 - 06/2011
Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professora da disciplina Educação e Inclusão no Ensino Superior
04/2008 - 06/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia envolvendo a organização e contratação de professores, atualização da matriz curricular do curso, estágios obrigatórios e não obrigatórios, Trabalho de Conclusão de Curso, Atividades Teórico-Práticas e organização e.
04/1997 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa, Educação Inclusiva, Estágio Supervisionado no conteúdo de Língua Portuguesa
10/2010 - 11/2010
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professora da disciplina Aspectos Sociopsicolinguísticos da Leitura e Escrita, a aprendizagem e suas dificuldades
02/2004 - 04/2008
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Estágio obrigatório do curso de Pedagogia.
04/2005 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão intitulado "Dificuldades de aprendizagem: Contribuições da Pedagogia e Psicologia". Planejamento de atividades com monitores dos cursos de Pedagogia e Psicologia para realizar intervenções em pequenos grupos de alu.
04/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão intitulado.
04/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
coordenadora do projeto de capacitação para atuar na formação inicial e continuada dos alfabetizadores do PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA - Munícipio Poço das Trincheiras - Alagoas..
03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora juntamente com Ana Senra e Tânia Ferreira do projeto de extensão intitulado "Atenção aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais". O projeto foi realizado em uma escola especial estadual que atendia crianças com deficiência múl.
02/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora das atividades de formação inicial e continuada dos alfabetizadores do PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA nos municípios de Cristianópolis, Santa Cruz de Goiás e Palmelo no Estado de Goiás..

Prefeitura de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Municipal, Carga horária: 22

Atividades

04/1995 - 05/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização de crianças - 2o ciclo
Alfabetização de Jovens e Adultos
Atuação na Secretaria Municipal de Educação na formação de professores alfabetizadores


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A mediação na escrita inventada de palavras compostas por sílabas CCV e CVC por crianças que apresentam hipóteses silábico-alfabética e alfabética.
Descrição: O projeto tem por objetivo identificar e analisar as estratégias usadas pelas crianças que se encontram nas hipóteses silábico-alfabética e alfabética para escreverem palavras com estruturas silábicas CVC e CCV, a partir da interação pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Valeria Barbosa de Resende - Coordenador.
2012 - Atual
O que e como leem e escrevem os adultos no PROEF1
Descrição: Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a leitura e análise dos planejamentos e relatórios dos monitores-professores, bem como a análise das atividades produzidas pelos alunos no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 1o segmento, no ano de 2011. Pretende-se, com a pesquisa, responder as seguintes questões: como a concepção de alfabetização e letramento é traduzida na prática pedagógica? Quais gêneros textuais foram lidos e produzidos pelos alunos e suas relações com as práticas sociais letradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Alfabetização de crianças, jovens e adultos: o que dizem as pesquisas (2000-2010)
Descrição: Trata-se de uma pesquisa denominada "estado do conhecimento", de caráter bibliográfico, de natureza descritiva. Os objetivos são: 1) mapear as teses e dissertações sobre alfabetização de crianças, jovens e adultos produzidas no período de 2000-2010; 2) analisar o corpus tendo como categorias os tema, pressupostos teóricos e tipos de pesquisa; 3) Apontar os novos aspectos da alfabetização anunciados nas pesquisas; 4) Delinear as lacunas na produção acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
A inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior
Descrição: A pesquisa teve por objetivo de investigar o processo de inclusão de alunos com deficiência na Universidade FUMEC. Foram realizadas entrevistas com 9 coordenadores de cursos e 2 professores (gravação em áudio) e seis alunos com deficiência participaram do grupo focal (os encontros foram gravados em vídeo). A pesquisa revelou que estavam matriculados, em 2008, 20 alunos com deficiência, desses, 9 eram surdos ou deficientes auditivos e quatro participaram do grupo focal. Evidenciou-se um sentimento contraditório de inclusão/exclusão, como também a pequena inserção dos alunos com deficiência na pesquisa, resultado de uma imagem negativa construída por eles..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Valeria Barbosa de Resende - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa ? PNLD 2016
Descrição: Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UFMG
Descrição: O objetivo do projeto é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; o programa concede bolsas para os estudantes de licenciatura e para o professor que atua na escola de Educação Básica parceira da UFMG. Coordeno o subprojeto Pedagogia Anos Iniciais no Instituto de Educação - IEMG. Participam do projeto uma professora supervisora que atua no 3o ano do Ensino Fundamental - alfabetização e 5 estudantes do curso de Pedagogia. U.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Valeria Barbosa de Resende - Coordenador / Charles Moreira Cunha - Integrante / Gladys Rocha - Integrante.
2012 - Atual
PRÓ ? LETRAMENTO ? Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale)
Descrição: Trata-se de um projeto integrado às ações do MEC/SEB relativas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, cujo objetivo é realizar a formação continuada de professores alfabetizadores em Minas Gerais. Deste modo, pretende-se garantir que os estudantes dos sistemas públicos de ensino básico estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental; A meta é beneficiar 250 professores orientadores de estudo e 7.731 professores alfabetizadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: Universidade Federal De Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Destaque Acadêmico da XXI Semana da Graduação, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2RESENDE, Valéria B.2016RESENDE, Valéria B.; TEIXEIRA, Tássia . O uso do gênero tirinhas no ciclo de alfabetização: construindo a competência leitora. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, p. 1095-1103, 2016.

2.
1RESENDE, Valéria B.2015 RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Letramento escolar: reflexões sobre a produção escrita de adolescentes. Educação em Revista (Online), v. 31, p. 157-178, 2015.

3.
3RESENDE, Valéria B.2013RESENDE, Valéria B.. Sequência didática para desenvolver a leitura e produção de gêneros textuais. Salto para o Futuro, v. 23, p. 19-27, 2013.

4.
4RESENDE, Valéria B.2012RESENDE, Valéria B.. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 2105, 2012.

5.
5RESENDE, Valéria B.2007RESENDE, Valéria B.; SCHFFER, C. . Superando Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Apropriação da Leitura e da Escrita. Língua Escrita (UFMG), v. 3, p. 1-11, 2007.

6.
6RESENDE, Valéria B.2004RESENDE, Valéria B.. Educação de Jovens e Adultos: A experiência da Fumec no programa alfabetização solidária. Paidéia (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. II, p. 137-152, 2004.

7.
7RESENDE, Valéria B.2002RESENDE, Valéria B.. Adolescência, letramento e escola. Paidéia (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. I, p. 96-104, 2002.

8.
8RESENDE, Valéria B.1999RESENDE, Valéria B.. Construindo e sistematizando a escrita: a trajetória de um aluno. Escola e Escrita, Belo Horizonte, v. I, p. 43-47, 1999.

9.
9RESENDE, Valéria B.1999RESENDE, Valéria B.. Trajetórias escolares de fracasso e o papel da família: alguns pontos para reflexão. Oficina, Belo Horizonte, p. 35-39, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
RESENDE, Valéria B.. Fracasso e sucesso escolar: os dois lados da moeda. In: Maria de Fátima Cardoso Gomes; Maria das Graças de Castro Sena. (Org.). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, v. 1, p. 99-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, Valéria B.. Leitura e Produção do Gênero História em Quadrinhos. In: V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e V Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016, Braga. V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e V Fórum Ibero-Americano de Literacias. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação, 2016. v. 1. p. 464-478.

2.
RESENDE, Valéria B.; Marques, Daiane . Alfabetização e Letramento de Adultos: Blog na sala de aula. In: I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013. v. 1.

3.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Leitura e escrita de alfabetizandos adultos na sala de aula. In: IV Foro Iberoamericano de Literacidad e Aprendizaje, 2013, Puebla. Memorial de trabajos Del XII CLDLYE Y IV FILA. v. 1.

4.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Usos do letramento escolar na produção escrita de adolescentes. In: 35a Reunião Anual da ANPEd, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012.

5.
RESENDE, Valéria B.. Práticas de letramento na sala de aula: desenvolvendo habilidades de produção de textos em adolescentes. In: X Colóquio sobre questões curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012.

6.
RESENDE, Valéria B.. Adolescentes lendo as relações étnico-raciais. In: IX Jogo do Livro: Onde está a literatura? III Fórum Ibero-Americano de Letramentos e Aprendizagens, 2011, Belo Horizonte. IX Jogo do Livro: Onde está a Literatura? III Fórum Ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens, 2011.

7.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Letramento Escolar: a produção do gênero bilhete por adolescentes. In: III Jornadas Iberoamericanas sobre Prácticas de Lectura y Escritura, 2010, Madri. III Jornadas Iberoamericanas sobre Prácticas de Lectura Y Escritura. Madri, 2010.

8.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . O letramento escolar e a produção do gênero perfil: a apropriação de gêneros secundários na escola. In: 33a Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. 33a Reunião Anual da ANPED, 2010. p. 1-27.

9.
RESENDE, Valéria B.. A escrita na escola: transgressões e significados construídos pelos adolescentes. In: 1o Fórum Ibero-americano de Literacias, 2009, Braga. Programme and abstracts, 2009.

10.
RESENDE, Valéria B.. A produção escrita de adolescentes na escola. In: 32a Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu. 32a Reunião Anual da ANPED, 2009.

11.
RESENDE, Valéria B.; SCHFFER, C. . Dificuldades de aprendizagem: contribuições da psicologia e pedagogia. In: 4º Seminário de Extensão, 2007, Belo Horizonte. 4º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2007. p. 51-57.

12.
SCHFFER, C. ; RESENDE, Valéria B. . Dificuldades de aprendizagem: contribuições da Psicologia e da Pedagogia. In: 3º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2006, Belo Horizonte. Caderno de artigos 2005, 2006. v. III. p. 43-47.

13.
RESENDE, Valéria B.. Intervenção psicopedagógica na Escola Municipal Israel Pinheiro. In: 2º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2005, Belo Horizonte. 2º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2005. v. II. p. 44-49a.

14.
RESENDE, Valéria B.. Atenção aos portadores de necessidades especiais. In: 1º Seminário de extensão Universitária da Fumec, 2004, Belo Horizonte. 1º Seminário de Extensão Universitária da Fumec, 2004. v. I. p. 33-37.

15.
RESENDE, Valéria B.. Programa Alfabetização Solidária. In: 1º Seminário de Extensão Universitária da Fumec, 2004, Belo Horizonte. 1º Seminário de Extensão Universitária da Fumec, 2004. v. I. p. 48-52.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, Valéria B.. O gênero conto: intertextualidade, leitura e escrita no ciclo da alfabetização. In: XII Jogo do livro e II Seminário Internacional Latino Americano, 2017, Belo Horizonte. XII Jogo do livro e II Seminário Internacional Latino Americano, 2017.

2.
RESENDE, Valéria B.. A criança de 8 anos e o processo de alfabetização e letramento. In: VI Fórum Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje, 2017, Madrid. VI Fórum Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje, 2017.

3.
RESENDE, Valéria B.. Leitura e Produção do Gênero História em Quadrinhos. In: V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e V Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016, Braga. V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e V Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016.

4.
RESENDE, Valéria B.. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. In: 18o Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: FE/UNICAMP, 2012. v. 1. p. 340-340.

5.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Letramento escolar e adolescência: a produção do gênero perfil. In: 10o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Pós-graduação em educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
RESENDE, Valéria B.; Montuani, Daniela . A medição pedagógica na escrita inventada de criança no processo de alfabetização: o uso de palavras com estrutura silábica CVC. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE, Valéria B.. ?Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?? Leitura e produção de gêneros textuais na alfabetização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RESENDE, Valéria B.. A criança de 8 anos e o processo de alfabetização e letramento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RESENDE, Valéria B.. Leitura e escrita no Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RESENDE, Valéria B.. Leitura e produção do gênero história em quadrinhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RESENDE, Valéria B.; MARQUES, D. . Alfabetização e Letramento de adultos: Blog na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Leitura e escrita de alfabetizandos adultos na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RESENDE, Valéria B.. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Usos do letramento escolar na produção escrita de adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RESENDE, Valéria B.. Adolescentes lendo as relações étnico-raciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Letramento escolar: A produção do gênero bilhete por adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RESENDE, Valéria B.. A escrita na escola: transgressões e significados construídos pelos adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RESENDE, Valéria B.. Alunos com deficiência na universidade: dificuldades, avanços e desafios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
RESENDE, Valéria B.. A produção escrita de adolescentes na escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva ; VAL, M. G. C. ; BREGUNCI, M. G. C. ; RESENDE, Valéria B. . Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, 2014 (Glossário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RESENDE, Valéria B.. Avaliadora e parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - Educação do Campo (PNLD Campo 2016). 2014.

2.
CARVALHO, G. T. ; RESENDE, Valéria B. . Guia de Livros Didáticos: PNLD Campo 2013. 2013.

3.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. R. G. ; RESENDE, Valéria B. . Acervos Complementares : Alfabetização e Letramento nas diferentes áreas do conhecimento. 2012.

4.
RESENDE, Valéria B.; VAL, M. G. C. . Avaliação pedagógica dos livros e dicionários da Língua Portuguesa, de 1a a 4a séries - PNLD 2004. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
RESENDE, Valéria B.. Da inclusão ao direito à educação das pessoas com deficiência. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

2.
RESENDE, Valéria B.. Uma concepção de alfabetização do presente. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

3.
RESENDE, Valéria B.. Uma concepção de alfabetização do passado. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

4.
RESENDE, Valéria B.. Consciência fonológica ee as dificuldades no processo de apropriação da escrita. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

5.
RESENDE, Valéria B.. A leitura e suas dificuldades. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

6.
RESENDE, Valéria B.. A escrita e suas dificuldades. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

7.
RESENDE, Valéria B.. A diversidade linguística e as interferências na modalidade escrita: aspectos textuais e dificuldades para ortografar palavras. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RESENDE, Valéria B.; ROCHA, Maria Isabel Antunes; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; CARIE, N. S.C. Participação em banca de Marlandes de Fátima Evaristo Rorigues Galvão. Os jogos como ferramenta de aprendizagem na alfabetização em uma escola do campo. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P.; MOURAO, S. M.. Participação em banca de Regilane Gava Lovato. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/2013) e os professores do município de Castelo-ES.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduacao em Educação: Conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
COSTA, José Wilson; RESENDE, Valéria B.; GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Participação em banca de Mariana Bethonico Muniz Guimarães. A apropriação das tecnologias digitais da informação e comunicação por uma escola construtivista. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P.; MOURAO, S. M.; VÓVIO, Cláudia; JORGE, Gláucia; BARBOSA, A. M. A.. Participação em banca de Silvana Oliveira Biondi. Programa Brasil Alfabetizado e encuentro: princípios teóricos metodológicos para alfabetização de jovens e adultos. 2018. Tese (Doutorado em Programa Pós-grad: Conhecimento e Inclusão Social) - FAculdade de Educação/UFMG.

2.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; SOUZA, Denise Trento Rebello; PERES, Eliane Teresinha; BATISTA, Antônio Augusto Gomes; SILVA, Ceres Salete Ribas da; RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P.. Participação em banca de Alessandra Latalisa de Sá. Recepção e uso de material escrito para formação de professor alfabetizador: um estudo de caso da coleção Instrumentos de Alfabetização. 2010 - Universidade Federal De Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, Maria de Fátima Almeida; RESENDE, Valéria B.; ROCHA, Maria Isabel Antunes. Participação em banca de Marlandes de Fátima Evaristo Rorigues Galvão. PNAIC e formação continuada de professores: subsídios teóricos e práticos para a consolidação da alfabetização de crianças do 3o ano do Ensino Fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA) - Faculdade de Educação da UFMG.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRADE, Alana A. C.; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de Luciana de Oliveira Cardozo. Os déficits de aprendizagem causados pela dislexia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia EAD) - Universidade FUMEC.

2.
VEIGA, Márcia; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de Cristiane Fins, Denise Caillaux, June Ribeiro, Magda, Paula. Contribuições do diágnóstico psicopedagógico para a aquisição da leitura e escrita: um estudo de caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia EAD) - Universidade FUMEC.

3.
SCHFFER, C.; RESENDE, Valéria B.; GRACE, Simone. Participação em banca de Carolina Oliveira, Daniela Ribeiro, Denise Gomes, Margarida. Dificuldades escolares e suas interfaces: dilemas e desafios. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia EAD) - Universidade FUMEC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RESENDE, Valéria B.; MOURAO, S. M.. Participação em banca de Pâmella Nefer Maciel Queiroz.A princesa que escolhia: uma recriação do conto Rapunzel dos Irmãos Grimm. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de Bruna Aparecida de Oliveira.A formação de professores alfabetizadores na Faculdade de Educação da UFMG: Uma história da construção do currículo de Pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG.

3.
MOURAO, S. M.; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de Uélida Conceição Pereira Pacheco dos Santos.Estratégias Pedagógicas para alfabetização nos materiais do Projeto de Intervenção Pedagógica/SMED-Belo Horizonte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG.

4.
BARBOSA, Luiz Henrique; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de Fernanda de Paula, Lavínia Ávila, Sandra Albernaz.A contação de histórias na perspectiva da formação do leitor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

5.
RESENDE, Valéria B.; SCHFFER, C.; CHAVES, Daniela Afonso. Participação em banca de Carolina F. Bahia e Luiza Helena M. C. de Abreu.Narrativas sobre a inclusão de crianças com deficiência na escola comum. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

6.
RESENDE, Valéria B.; GRACE, Simone; COELI, Virginia. Participação em banca de Clarissa Medina,Cristiane Vasconcelos, Lisiane P. Luciene F..O lugar que a alfabetização e letramento ocupa na Educação Infantil: um estudo de caso de uma escola particular de Belo Horizonte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

7.
ESTEVANATO, Thais; GRACE, Simone; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de SILVA, Danielle; RODRIGUES, Jacqueline Meirelles.Inclusão e interação de alunos surdos da quinta série do ensino fundamental em uma escola pública regular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

8.
VEIGA, Márcia; RESENDE, Valéria B.. Participação em banca de Josaine e Siomara.As expectativas de pais e professores em relação ao desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Paralisia Cerebral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

9.
VEIGA, Márcia; RESENDE, Valéria B.; BARBOSA, Luiz Henrique. Participação em banca de Maria Raquel Nigro, Soraya Santos.A literatura infantil na formação do leitor iniciante. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

10.
BARBOSA, Luiz Henrique; RESENDE, Valéria B.; VEIGA, Márcia. Participação em banca de Juliana Ribeiro, Raquel Rocha.O lúdico na formação do leitor e produtor de texto nas séries iniciais de uma escola particular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

11.
GONCALVES, I. A.; RESENDE, Valéria B.; SILVA, I. O. E.. Participação em banca de Fernanda Rebouças,Joyce Oliveira,Maria Iunes, Patrícia Mara.A Educação de Jovens e Adultos como uma dívida social não reparada: o caso da Escola Municipal "Caio Libano Soares". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

12.
SADI, Hérika de Mesquita; RESENDE, Valéria B.; GRACE, Simone. Participação em banca de Fabiola Nascimento,Grazielli Mara,Kamila Maia.O conhecimento dos profissionais do ensino fundamental acerca de TDAH. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

13.
VEIGA, Márcia; RESENDE, Valéria B.; SCHFFER, C.. Participação em banca de Alana Nunes,Laila Amaral,Lucimara Lara,Márcia Marques.Inclusão de alunos com síndrome de down no ensino regular: realidade ou utopia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

14.
ESTEVANATO, Thais; RESENDE, Valéria B.; GRACE, Simone. Participação em banca de Sônia Assis, Tânia Henrique, Tânia Araújo.A prática avaliativa do processo ensino-aprendizagem no primeiro ciclo do ensino fundamental em uma escola da rede particular de ensino em Belo Horizonte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

15.
SCHFFER, C.; RESENDE, Valéria B.; VEIGA, Márcia. Participação em banca de Cláudia Guimarães,Héricka Monteiro,Miriam Medeiros,Patrícia.A inclusão dos alunos com deficiência auditiva em uma escola do ensino regular de Belo Horizonte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

16.
RESENDE, Valéria B.; NOGUEIRA, V. L.; SILVA, I. O. E.. Participação em banca de Anna Cristina Rodrigues, Lilian Rezende; Maria Handan.O significado da volta à escola em turmas de EJA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

17.
RESENDE, Valéria B.; NOGUEIRA, V. L.; ESTEVES, M. P.. Participação em banca de Andreza Almeida; Anna Luisa Costa.A presença do idoso em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Mariana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

18.
BARBOSA, Luiz Henrique; RESENDE, Valéria B.; PEREIRA, Marina L.C. Participação em banca de Ana Paula Tomás,Débora Araújo,Juliana Ribeiro,Valéria Soares.A contribuição das atividades literárias na formação do leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MACIEL, F. I. P.; VAL, M. G. C.; RESENDE, Valéria B.. Concurso público na categoria Professor Adjunto A - Alfabetização e Letramento ? Educação a distância e presencial ? do departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação/UFMG.. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
RESENDE, Valéria B.. Concurso de provas e títulos para professor efetivo do Curso de Comunicação Social. 2002. Universidade FUMEC.

2.
RESENDE, Valéria B.; AMARAL, A. L.; MACIEL, F. I. P.; CASASANTA, T.; COSTA, V. L. P.. Prêmio Lúcia Casasanta. 2000. Secretaria de Estado da Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ceale Debate."Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" - Leitura e Produção de gêneros textuais na alfabetização. 2018. (Outra).

2.
Fórum Nacional de Avaliação do Pacto Nacional pela Alfbetização na Idade Certa. 2017. (Outra).

3.
I Fórum Nacional de Alfabetização - FONALF. 2017. (Outra).

4.
Seminário Leitura e Escrita no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.Leitura e escrita no Ensino Fundamental. 2017. (Seminário).

5.
VI Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita. 2017. (Congresso).

6.
VI Fórum ibero-americano sobre literacias e aprendizagem. A criança de 8 anos e o processo de alfabetização e letramento. 2017. (Congresso).

7.
XII JOGO DO LIVRO E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO: PALAVRAS EM DERIVA. O Gênero Conto: intertextualidade, leitura e escrita no ciclo da alfabetização. 2017. (Congresso).

8.
XXI SEMANA DA GRADUAÇÃO - UFMG.- A EXPERIÊNCIA DO PIBID/PEDAGOGIA ANOS INICIAIS: METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2017. (Encontro).

9.
V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e V Fórum Ibero-Americano de Literacias.Leitura e Produção do Gênero História em Quadrinhos. 2016. (Simpósio).

10.
SEMANA DO CONHECIMENTO.Leitura e Produção do Gênero História em Quadrinhos no ciclo da alfabetização. 2015. (Encontro).

11.
Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).

12.
2º Seminário do PNAIC/Contagem ? 2014.Os desafios da Educação Inclusiva: a diferença como condição para o trabalho pedagógico. 2014. (Seminário).

13.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - CEALE.Uso do jogo no processo de inclusão da criança na perspectiva do pacto. 2014. (Seminário).

14.
Semana do conhecimento - UFMG.Avaliação de projetos de graduação. 2014. (Encontro).

15.
V Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. Formação de professores: políticas públicas e práticas de letramento. 2014. (Congresso).

16.
I ConBAlf ? Congresso Brasileiro de Alfabetização. Alfabetização e Letramento de Adultos: Blog na sala de aula. 2013. (Congresso).

17.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Alfabetização e Inclusão: as dificuldades das crianças que não aprendem na ?idade certa?.. 2013. (Seminário).

18.
Pró-Letramento: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Alfabetização e inclusão: as dificuldades das crianças que não aprendem na idade certa. 2013. (Encontro).

19.
Racismo e discurso político. 2013. (Encontro).

20.
XII Congresso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura Y IV Foro Iberoamericano de Literacida y Aprendizaje. Leitura e Escrita de alfabetizandos adultos na sala de aula. 2013. (Congresso).

21.
18o Congresso de Leitura do Brasil. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. 2012. (Congresso).

22.
35a Reunião Anual da ANPEd. Usos do letramento escolar na produção escrita de adolescentes. 2012. (Congresso).

23.
4o Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Congresso).

24.
X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. Práticas de Letramento na sala de aula: desenvolvendo habilidades de producao de textos em adolescente. 2012. (Congresso).

25.
XVI Semana da Graduação.PMG 046 - Monitoria do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Programa de Monitoria de Graduação.. 2012. (Outra).

26.
10o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Letramento escolar e adolescência: a produção do gênero perfil. 2011. (Congresso).

27.
IX Jogo do Livro: Onde está a Literatura? / III Fórum Ibero-Americano de Letramentos e Aprendizagens. Adolescentes lendo as relações étnico-raciais. 2011. (Congresso).

28.
III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura escrita. 2010. (Congresso).

29.
III Jornadas Iberoamericanas sobre Prácticas de Lectura y Escritura e II Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje. Letramento escolar: a produção do gênero bilhete por adolescentes. 2010. (Congresso).

30.
1o Fórum Ibero americano de Literacias. A escrita na escola: transgressões e significados construídos pelos adolescentes. 2009. (Congresso).

31.
32a Reunião Anual da ANPED. 2009. (Congresso).

32.
32a Reunião Anual da ANPED. A produção escrita de adolescentes na escola. 2009. (Congresso).

33.
III Encontro das Instituições de Ensino Superior.Alunos com deficiência na universidade: dificuldades, avanços e desafios. 2009. (Encontro).

34.
Avaliação dos Cursos de Pedagogia: Auto-avaliação, Avaliação Externa (MEC) e ENADE. 2008. (Outra).

35.
II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2008. (Congresso).

36.
16o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A apropriação da leitura e da escrita por pré-adolescentes com trajetórias escolares marcadas por dificuldades de aprendizagem. 2007. (Congresso).

37.
4o Seminário de Extensão da Universidade FUMEC.Dificuldades de aprendizagem: contribuições da Pedagogia e Psicologia. 2007. (Seminário).

38.
Primeiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Outra).

39.
3o Seminário de Extensão da Universidade FUMEC.Dificuldades de Aprendizagem: Contribuições da Pedagogia e Psicologia. 2006. (Seminário).

40.
2º Seminário de Extensão da Universidade FUMEC.Intervenção psicopedagógica na Escola Municipal Israel Pinheiro. 2005. (Seminário).

41.
Mostra FUMEC.Inclusão social do Portador de Necessidades Especiais. 2005. (Seminário).

42.
I Seminário de Extensão Universitária da FUMEC.Projeto de atenção aos portadores de necessidades especiais. 2004. (Seminário).

43.
I Seminário de Extensão Universitária da FUMEC.A política de alfabetização de jovens e adultos. 2004. (Seminário).

44.
III Semana de Pedagogia.Epistemologia da Pedagogia. 2000. (Seminário).

45.
17º reunião anual da anped. A produção do fracasso e do sucesso escolar. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RESENDE, Valéria B.; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva ; Montuani, Daniela . I Fórum Mineiro de Alfabetização - FMA. 2018. (Outro).

2.
RESENDE, Valéria B.; CARVALHO, Gilcinei ; CASTANHEIRA, M.L. . VI Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Melo de Andrade Pinto. Processo de alfabetização da criança de seis anos. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Flávia Mello, Jéssica Costa, Luciana Silva, Maria Aparecida. Contribuições da Psicopedagogia para análise das dificuldades de leitura e escrita de uma adolescente. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia EAD) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafaela Apolinário Teodoro. Estudo de Pesquisas sobre a Avaliação Provinha Brasil (2008-2013): Uma análise preliminar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

2.
Viviane Ferreira da Costa. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de crianças do 3o ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

3.
Carolina F. Bahia Oliveira e Luiza Helena M. C. de Abreu. Narrativas sobre a inclusão de crianças com deficiência na escola comum. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

4.
Eleonora Pentagna, Juciara Marques de Oliveira. Os desafios da inclusão do aluno surdo e com deficiência auditiva na escola comum. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

5.
Zânia Navarro. Consciência fonológica e alfabetização: estudo de caso de uma criança com dislexia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

6.
Michelle Rodrigues da Silva. Acessibilidade de alunos com deficiência física no ambiente escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

7.
BARDUINO, Eliane Maria. As dificuldades escolares no final do 1o ciclo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

8.
BARBOSA, Isabel; GUIMARÃES, Luciana; COSTA, Mônica; SANTOS,S. Intervenção pedagógica no 1o. ciclo: efeitos no processo de alfabetização de crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

9.
GODINHO, Camila; EVANGELISTA, Christiane; PINTO, Dulcilene. A implantação do projeto de inclusão de crianças com deficiência em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

10.
AGUIAR, Deborah Lott Murta; ANTONOFF, Jordânia Flávia Simão. Acompanhamento escolar: estratégia para o êxito escolar dos filhos provenientes de famílias socialmente favorecidaas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

11.
DIAS,Aline; SANTOS,Ana Paula;RODRIGUES,Michele;GODINHO, Wane. A formação de professores e a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

12.
MATSUMURA, Karen de Carvalho; BOTINHA, Marcela M. Albernaz. A criança surda na escola de ensino regular: limites e possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

13.
Gleice Santos,Mary Ferreira,Rezenvaldo Santos,Roberta Santos. Práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva de letramento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

14.
Anisia de Moura; Patrícia Lisboa. Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita no 1º ciclo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

15.
Adelaide Santos; Elza Martins; Jacqueline Teixeira. Hiperatividade: desafios da inclusão escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

16.
Maria Roselith Alves; Meire Leine Santos. As dificuldades na aquisição da leitura e da escria na Educação de Jovens e Adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.

17.
Cristiane Tostes, Flávia Lisboa, Flávia Bernucci. Alfabetização de crianças: limites e possibilidades das práticas tradicionais e construtivistas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Valeria Barbosa de Resende.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1RESENDE, Valéria B.2015 RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Letramento escolar: reflexões sobre a produção escrita de adolescentes. Educação em Revista (Online), v. 31, p. 157-178, 2015.

2.
4RESENDE, Valéria B.2012RESENDE, Valéria B.. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 2105, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE, Valéria B.; MARQUES, D. . Alfabetização e Letramento de adultos: Blog na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RESENDE, Valéria B.; MACIEL, F. I. P. . Leitura e escrita de alfabetizandos adultos na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:59:57