Edivaldo Conceição Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9121614606129161
  • Última atualização do currículo em 19/03/2008


Possui graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia(1986), especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Severino Sombra(1994), especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Severino Sombra(1994) e especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Severino Sombra(1994). Atualmente é professor de língua portuguesa da Escola Municipal Georgina de Souza Simões. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas:imaginário, política, cotidiano, Resistência, negro e Jorge Amado. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Edivaldo Conceição Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia.
400000 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 4221139
URL da Homepage: http://www.uneb.gov.ba


Formação acadêmica/titulação


1997
Doutorado em andamento em Littérature et Psychanalyse.
Universitè de Limoges, U.LIMOGES, França.
Título: Le Doux Barbare: La Résistance noire chez Jorge Amado,
Orientador: Juliette VION-DURY.
Palavras-chave: imaginário; política; cotidiano; Resistência; negro; Jorge Amado.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Setores de atividade: Outros.
1993 - 1994
Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa.
Faculdades Integradas Severino Sombra, FISS*, Brasil.
Título: O ensino de Língua Portuguesa no ensino médio: problemas e soluções.
Orientador: Luiz Marques de Souza.
1993 - 1994
Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa.
Faculdades Integradas Severino Sombra, FISS*, Brasil.
1993 - 1994
Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa.
Faculdades Integradas Severino Sombra, FISS*, Brasil.
Título: A Língua Portuguesa no ensino médio: problemas e soluções.
Orientador: Luiz Marques de Souza.
1982 - 1986
Graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


1996 - 1996
Ofiicina de Leitura e Produção de Texto. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

05/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação do Campus II/UNEB, .

9/2001 - 12/2001
Estágios , Colegiado de Letras, Campus II Alagoinhas.

Estágio realizado
experimentação profissional.
11/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Departamento de Educação, Campus II Alagoinhas.

Atividade de extensão realizada
Leitura e produção de texto.
1/1999 - 4/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Letras, Campus II Alagoinhas.

Cargo ou função
Parecerista.
4/1999 - 5/1999
Ensino, Especialização em Estudos Literários, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino

Escola Municipal Georgina de Souza Simões, GESS, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de língua portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

3/1985 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira


Linhas de pesquisa


1.
Letramento, Identidades e Formação de Professores

Objetivo: Refletir sobre as políticas públicas para a formação de professores da Educação Básica.
Palavras-chave: identidade; Ensino; Resistencia.


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
História e cultura afro-brasileira e africana: capacitação de professores

Descrição: Trata-se de uma investigação sobre a História e cultura afro-brasileira e africana representada no livro didático e articulada na capacitação de professores da Educação Básica, em escolas do território Agreste de Alagoinhas e Litoral Norte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Edivaldo Conceição Santos - Coordenador / Gisliana de Jesus Santos - Integrante / Juliana Nascimento - Integrante / Aline Santos Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Metodologia do Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, E. C. . Educação e formação de professores em perspectiva anarquista. In: I Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-brasileiras, 2007, Campina Grande. I Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-brasileiras, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português.

2.
SANTOS, E. C. . Lei 10.639: tradição e ruptura no ensino de literatura brasileira. In: II Encontro de Leitura e Literatura da UNEB, 2007, Salvador. II Encontro de Leitura e Literatura da UNEB, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português.

3.
SANTOS, E. C. . O universo afro-religioso e o repórter Jorge Amado. In: I Seminário do Nutopia: "palavras, espaços, corpos e sons", 2007, Salvador. I Seminário do Nutopia: "palavras, espaços, corpos e sons", 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.
SANTOS, E. C. . A representação do negro na literatura afrobaiana: a obra de Jorge Amado. In: I Simpósio Interdisciplinar de Pesquisas sobre Corpo, Gênero e Sexualidade da UNEB, 2007, Alagoinhas. I Simpósio Interdisciplinar de Pesquisas sobre Corpo, Gênero e Sexualidade da UNEB, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.
SANTOS, E. C. . O doce bárbaro: resistência negra em Jorge Amado. In: I Seminário Interdepartamental de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005, Alagoinhas. I Seminário Interdepartamental de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português.

6.
SANTOS, E. C. . La ville de Bahia comme source et voix litteraire: le cas de Jorge Amado. In: L´écrivain auteur de sa ville, 2000, Limoges. L´écrivain auteur de sa ville, 2000.
Palavras-chave: cidade; Cultura; identidade; geo-política.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, E. C. . O ensino de Literatura para professores do ensino médio. 1998. (Apresentação de obra artística/Literária).
Palavras-chave: Leitura; Cultura; identidade; cidade; subalternidade; ficção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação média de formação geral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Ativ. dos autores: Criação; Exposição: Jubiabá; Autor da obra de referência: Jorge Amado; Ano da obra de referência: 1935; Tipo de evento: Outro; Duração do evento: 40; Local do evento: Campus II; Inst. promotora: Uneb-Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, E. C. . Oficina de Leitura e Produção de Texto . 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: cotidiano; Leitura; Produção; Análise; treinamento; reflexão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação média de formação geral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: Horas; Duração do evento: 40; Local: Campus II -Alagoinhas-Ba; Cidade: Alagoinhas-Ba; Inst. promotora/financiadora: Universidade do Estado da Bahia.
Curso de Formação Profissional para professores do ensino médio e fundamental.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, M. J. DE; SANTOS, E. C.. Participação em banca de Maria José de Oliveira. O negro na obra de Jorge Amado. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado da Bahia.
Palavras-chave: Cultura; identidade; subalternidade; Resistencia; Pos-modernidade; negro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação superior.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SANTOS, E. C.; ROCHA, M. G.; LUZIA, I. G. S.. Metodologia do Ensino de lìngua Portuguesa. 1996. Universidade do Estado da Bahia.
Palavras-chave: Ensino; metodologia; parâmetros; português; propostas; emergência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação média de formação técnica ou profissional; Educação superior.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
L`écrivain auteur de sa ville. L`´écrivain auteur de sa ville. 2000. (Congresso).
Palavras-chave: cidade; identidade; geo-política; representação; Jorge Amado; Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação superior; Outros.
Referências adicionais: França/Português.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Santos Silva. O desafio da educação em lidar com as diferenças: pressupostos conceituais. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).
Palavras-chave: identidade; Ensino; metodologia.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
Juliana Nascimento. Cadernos negros: o que pode essa literatura no contexto afro-brasileiro. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).
Palavras-chave: identidade; Cultura; subalternidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
Gisliana de Jesus Santos. Religião de Matriz Africana no contexto baiano. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).
Palavras-chave: identidade; Cultura; Ensino.
Referências adicionais: Brasil/Português.


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vera Lúcia de Jesus. Um diálogo entre Gregório de Matos e Luiz Gama. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: identidade; Cultura; subalternidade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Kátia Cilene Souza Alcântara. Mulher, negra, bunda grande, e daí?. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: identidade; Cultura; subalternidade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

3.
Maria Raimunda dos Santos. Manifesto e resistência negra em Alzira Rufino. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: identidade; Cultura; subalternidade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

4.
Cleide Ramos de Melo. O perfil do negro em Monteiro Lobato. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: identidade; Cultura; Leitura; Ensino.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

5.
Maria da Gloria Rocha. O ensino da literatura infantil. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: Literatura; Proposta; emergência; Paradgmas; Pós modernidade; Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação média de formação geral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
O nome da aluna orientanda é Juliete Esmeral de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Édina Batista Cerqueira. As linguagens artísticas e o ensino de língua portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROESP - Programa Especial para Professores) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: Cultura; subalternidade; Ensino.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Andréa Souza Lima. Ensino-aprendizagem: a inclusão social do negro nas músicas contemporâneas de autores baianos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROESP - Programa Especial para Professores) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edivaldo Conceição Santos.
Palavras-chave: Cultura; subalternidade; Ensino.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 03/09/2014 às 1:39:18