Jorge Ricardo Santos Goncalves

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  • Última atualização do currículo em 06/10/2016


Possui graduação em sociologia (Ciências Sociais) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1992). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido Técnico Comunitário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1987/88), Professor Assistente da Faculdade de Humanidades Pedro II (1985/86), professor contratado da Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (1984/85) e Pesquisador Auxiliar da Fundação Getúlio Vargas - RJ (1982/83). Tem experiência na área de Educação desde 1974. Participou do planejamento e implementação da escola pública de horário integral no Estado do RJ (1985/89), tendo lecionado no ensino médio e fundamental público e particular. Leciona há vinte e sete anos nas licenciaturas da UFRJ, com ênfase em Sociologia da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Ricardo Santos Goncalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, J. R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Avenida Pasteur, 250, Fundos, Segundo andar.
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22953246
Fax: (21) 22953246
URL da Homepage: www.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1992
Mestrado em Educacao.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: "A relação homem-mundo em René Descartes e no Zen-budismo",Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Marcos Arruda.
Palavras-chave: Concepções ocidental e oriental de mundo; Epistemologia, sociologia do conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
- 1978
Graduação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Formação Complementar


1994 - 1999
Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

- Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Equipe dirigente dos Cieps


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1983
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR AUXILIAR, Carga horária: 40

Atividades

- Atual
Extensão universitária , Fundação Getúlio Vargas, .

Atividade de extensão realizada
PESQUISA PUBLICADA SOB O TITULO: 'EDUCACAO E FAUGLA'.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: TECNICO COMUNITARIO, Carga horária: 40

Atividades

- Atual
Extensão universitária , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, .

Atividade de extensão realizada
SUPERVISAO EM EDUCACAO PRE-ESCOLAR.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

- Atual
Extensão universitária , Universidade Estácio de Sá, .

Atividade de extensão realizada
PROFESSOR DE CURSO DE POS-GRADUACAO NA DISCIPLINA N DISCIPLINA EDUC.BRASILEIRA.

Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 20

Atividades

- Atual
Extensão universitária , Faculdade de Humanidades Pedro II, .

Atividade de extensão realizada
PROFESSOR DAS DISCIPLINAS DE DIDATICA E EST. E FUNCION..


Linhas de pesquisa


1.
POLITICA EDUCACIONAL E ESCOLA PUBLICA NO RIO DE JANEIRO.

Objetivo: Estudar comparativamente o processo de ensino-aprendizagem de uma escola pública regular de ensino básico da Baixada Fluminense, de horário parcial, e de uma escola pública de ensino fundamental e horário integral (CIEP), sendo a primeira, Escola Estadual Sargento Wolff, situada então no Município de Nova Iguaçu, e a segunda, o CIEP Cora Coralina, situada em Duque de Caxias..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: A possível maior eficácia do ensino integral.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Projeto de Pesquisa e Extensão: Equipe Interdisciplinar da Ufrj apoia o ensino público básico de seu entorno desenvolvendo atividades prático-esperimentais, interativas e lúdicas junto aos alunos e professores.
Descrição: Equipe de professores, alunos (graduação e pós) e funcionários técnico-administrativos de oito diferentes unidades da UFRJ busca aproximar alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas situadas no entorno da Cidade Universitária dos conteúdos científico-linguísticos escolares, através da utilização de novas metodologias interativas, lúdicas, participativas e prático-experimentais presentes em grande medida no próprio acervo científico, tecnológico e cultural da UFRJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Jorge Ricardo Santos Goncalves - Coordenador / Roberto Salgado Amado - Integrante / Adriano Ibiapina Bezerra - Integrante / David Matheus Costa dos Santos - Integrante / Damião Alfredo Costa dos Santos - Integrante / Taynã Martins da Silva - Integrante / Munique da Silva Manhães - Integrante / Leandro Sodré de Abreu - Integrante / Davi Melo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONÇALVES, J. R. S.. Educacão e Favela. O Periodo Autoritário de Remocões: Destruindo A Autoconstrucao - 1962-1973.. Petrópolis- RJ: VOZES, 1982.

2.
GONÇALVES, J. R. S.. O Livro Nos Cieps.. , 1900.



Inovação



Projetos de pesquisa



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