Marcia Maria Spyer Resende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8968492589615286
  • Última atualização do currículo em 30/11/2009


Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em Educação: Área Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona. Professora visitante da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na coordenação Pedagógica do eixo Conhecimento Socioambiental do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Faculdade de Educação UFMG. Ampla experiência: Geografia e Meio Ambiente. Experiência Ensino da Geografia junto às populações indígenas e tradicionais em Minas Gerais, na Amazônia e no restante do Brasil, Educação Escolar Indígena, Educação Ambiental e Gestão do Território. Experiência em elaboração, coordenação, análise e avaliação de projetos na área de Educação Indígena, Geografia Ambiental e Educação Ambiental. Experiência profissional em assessoria e consultoria em: Educação Indígena, Geografia e Meio Ambiente e Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Maria Spyer Resende
Nome em citações bibliográficas
RESENDE, M. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
AV. ANTONIO CARLOS, 6627
PAMPULHA
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34096371
URL da Homepage: www.fae.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1992
Doutorado em Geografia Humana.
Universidad de Barcelona, U.B., Espanha.
Título: El Saber ndigena El Saber Geografico y La Ensennaza De La Geografia, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Horacio Capel Saez.
Palavras-chave: Adultos; Ensino; Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Setores de atividade: Educação.
1979 - 1983
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Integração do Espaço Real com o Espaço Geográfico no Ensino de Geografia na Escola de 1º Grau,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Miguel Gonzáles Arroyo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Educacao; Geografia; Indigena.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1970 - 1974
Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: ASSESSOR, CONSULTOR, Enquadramento Funcional: ASSESSOR, CONSULTOR E PROFESSOR
Outras informações
Consultoria e Assessoria Curso de Formação de Professores do Mato Grosso do Sul Etnias: Guarani, Kaiowá e Ñandeva, Terena, Kadiweu Disciplinas ministradas Cartografia Indígena e não-indígena


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: LIVRE - ASSESSOR E CONSULTOR, Enquadramento Funcional: ASSESSOR E CONSULTOR
Outras informações
Curso de Formação de Professores Indígenas de Rondônia Projeto Açaí Etnias: Aikama, Amondawa, Arara, Cinta Larga, Jaboti, Gavião, Karipuna, Karitiana, Macurap, Nambikwara, Oro Win, Pankaa Nova, Surui, Tupari, Uru-Eu-Wau-Wau e Zoró. Disciplinas ministradas Geografia e Meio ambiente Território e Meio ambiente/Diagnóstico Etnoambiental Garimpos em Terras Indígenas de Rondônia Terras Indígenas no Estado de Rondônia Atlas Geográfico Gestão Ambiental Cartografia Tradicional Indígena Organização do Território Brasileiro


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DA BAHIA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: LIVRE - ASSESSOR E CONSULTOR, Enquadramento Funcional: ASSESSOR E CONSULTOR
Outras informações
Curso de Formação de Professores Indígenas da Bahia Etnias: Xucuru-Kariri, Tuxá, Pankararé, També, Kaimbé, Kantaruré e Pankararu Assessoria Pedagógica e Professora Disciplinas ministradas Geografia das Aldeias Cartografia Tradicional Indígena Território e Meio Ambiente Diagnóstico Etnomabiental Terras Indígenas do Brasil Educação ambiental em Terras indígenas da Bahia


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: LIVRE - ASSESSOR E CONSULTOR, Enquadramento Funcional: ASSESSOR E CONSULTOR
Outras informações
Consultoria e Assessoria Curso de Formação de Professores do Maranhão Etnias:Canela, Gavião, Krikati e Guajajara Assessoria Pedagógica e Professora Disciplinas ministradas Geografia das Aldeias Geografia do Maranhão Cartografia Tradicional Indígena Território e Meio Ambiente Geografia do Brasil Diagnóstico Etnoambiental


Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: LIVRE - CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR
Outras informações
COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - SECAD.


ORGANIZAÇÃO GERAL DOS PROFESSORES BILINGUES TICUNA, OGPTB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2006
Vínculo: LIVRE - CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR
Outras informações
Docente do Curso de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões, desenvolvido no Centro de Formação de Professores Torü Nguepataü. na aldeia Filadélfia, município de Benjamim Constant, estado do Amazonas. Consultora pedagógica da Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües para o curso de formação de professores em nível médio. Os projetos educacionais da OGPTB contaram com apoio de diversos órgãos governamentais como: MEC, Seduc/AM, FUNAI, Universidade Federal do Amazonas, Ministério da Saúde/Coordenação Nacional de DST/AIDS, Ministério do Meio Ambiente/IBAMA/Provárzea e outros como: Programa Regional de Apoio aos Povos Indígenas da Bacia do Amazonas/Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola-FIDA/Corporação Andina de Fomento-CAF, Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança - Programa Crer para Ver, Embaixada Britânica, Fundo para Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe/Banco Internamericano de Desenvolvimento-BID/Programa de Cooperação Técnica/Fundo Francês.


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1999
Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR

Vínculo institucional

1988 - 1999
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR


Comissão Pro-Índio do Acre, CPI-AC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: LIVRE - CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR
Outras informações
Curso de Formação de Professores Indígenas do Acre Etnias: Kaxinawá, Yawanawá, Katukina, Kampa, Ashaninka, Arara e Manchineri


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1996
Vínculo: Servidor Público - Aponsentado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Prática de Ensino de Geografia Metodologia de Ensino de Geografia

Atividades

03/2009 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
COORDENADORA PEDAGÓGICA DO EIXO CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL.
01/2008 - 12/2008
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
COORDENADORA DO EIXO SOCIOAMBIENTAL.
06/2007 - 08/2008
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
COORDENADORA GERAL DO CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1996
GESTACAO PUBLICA E CIDADANIA / PROGRAMA DE IMPLANTACAO ESCOLAS INDIGENAS - MG, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUTRA, M. V.2003DUTRA, M. V. ; REZENDE, Z. ; RESENDE, M. M. S. ; MATTOS, K. G. ; ALMEIDA, M. I. ; ÁLCARES, M. M. ; ROMANELLI, L. I. . Krenak, Maxakali, Pataxó e Xakriabá: a formação de professores indígenas em Minas Gerais. Em Aberto, v. 20, p. 74-78, 2003.

2.
RESENDE, M. M. S.1993RESENDE, M. M. S.. Um Mapa do Que Pode Ser A Geografia Nas Escolas Indigenas. EM ABERTO, 1993.

3.
RESENDE, M. M. S.1987RESENDE, M. M. S.. O Ensino de Geografia Na Escola Noturana. CADERNO ENCONTRO NACIONAL PROFESSORES DE GEOGRAFIA, v. 1, p. 16-20, 1987.

4.
RESENDE, M. M. S.1986RESENDE, M. M. S.. Dos Problemas Gerais Ao Problema Central do Ensino de Geografia. REVISTA TERRA LIVRE, v. 6, p. 33-40, 1986.

5.
RESENDE, M. M. S.1986RESENDE, M. M. S.. Uma Nova Interpretacao do Espaco Geografico. REVISTA DOIS PONTOS : TEORIA E PRATICA EM EDUCACAO, v. 1, n.6, p. 33-36, 1986.

6.
RESENDE, M. M. S.1985RESENDE, M. M. S.. O Saber do Aluno e O Ensino de Geografia. REVISTA PEDAGOGICA - BRASILIA, p. 188-206, 1985.

7.
RESENDE, M. M. S.1900RESENDE, M. M. S.. O Ensino de Geografia e A Realidade Social. JORNAL DE EDUCACAO - SUPLEMENTO PEDAGOGICO, p. 6-8, 1900.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RESENDE, M. M. S.. Garimpos nas terras Indígenas de Rondônia. Boa Vista: SEE/RO, 2002.

2.
RESENDE, M. M. S.. De olho vivo na terra Xacriabá. Brasília: MEC, 1998.

3.
RESENDE, M. M. S.. Geografia dos territórios Indígenas do Maranhão. São Luiz: SEE/MA, 1998.

4.
RESENDE, M. M. S.; et all (Org.) . O Tempo Passa e a História Fica: Índios Xacriabá. Belo Horizonte: MEC/SEF - SEE/MG, 1998.

5.
Santos, S. A. (Org.) ; BRAZ, S. S. (Kanatyo) (Org.) ; RESENDE, M. M. S. (Org.) ; SEE/MG (Org.) . Txopai e Itohã / historia contada por: Apinhaera. Belo Horizonte: SEE/MG, 1998.

6.
RESENDE, M. M. S.; et all . Referenciais curriculares Nacionais para Escolas Indígenas. Brasília: RCNEI-MEC, 1997.

7.
RESENDE, M. M. S.; GAVAZZI, R. . Geografia Manchineri. RIO BRANCO: CPI, 1996. 26p .

8.
RESENDE, M. M. S.; GAVAZZI, R. . Geografia Apurina. RIO BRANCO: CPI, 1996. 19p .

9.
RESENDE, M. M. S.; GAVAZZI, R. . Geografia Yawnawa. RIO BRANCO: CPI, 1996. 36p .

10.
RESENDE, M. M. S.. A Geografia do Aluno Trabalhador. SAO PAULO: LOYOLA, 1996. 181p .

11.
RESENDE, M. M. S.; GAVAZZI, R. . Geografia Kaxinawa. RIO BRANCO: CPI, 1995. 30p .

12.
RESENDE, M. M. S.; GAVAZZI, R. . Atlas Geografico Indigena. RIO BRANCO: CPI, 1995. 30p .

13.
RESENDE, M. M. S.. Geografia Indígena: Cartilha de Geografia elaborada com os professores indígenas do Acre e Sul do Amazonas. Rio Branco: CPI/Acre, 1993. v. 01. 93p .

14.
RESENDE, M. M. S.. Geografia Indigena. RIO BRANCO: CPI, 1992.

15.
RESENDE, M. M. S.; GAVAZZI, R. ; ACRE, P. I. . Geografia Katukina. RIO BRANCO: CPI - ACRE, 1990. 21p .

16.
RESENDE, M. M. S.. Geografia de Minas Gerais. BELO HORIZONTE: , 1989. 163p .

Capítulos de livros publicados
1.
RESENDE, M. M. S.. A Questao Etnica Na Sala de Aula. MULTIPLOS OLHARES SOBRE EDUCACAO E CULTURA. BELO HORIZONTE: UFMG, 1997, v. , p. -.

2.
RESENDE, M. M. S.. Somos Iguais e Diferentes. PERIFERIAS: EXERCICIOS NA FRONTEIRA DO ENSINO. BELO HORIZONTE: UFMG, 1994, v. , p. 76-83.

3.
LACOSTE, Y. ; GIBLIN, B. ; FOUCHER, C. M. ; CLAUDE, M. ; RETEILMAN, Maria ; VLACH, V. ; RESENDE, M. M. S. ; OLIVEIRA, C.D. ; PONTUSCHKA, N. N. ; VESENTINI, J. W. . O SABER DO ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: VESENTINI, José William. (Org.). GEOGRAFIA E ENSINO - TEXTOS CRÍTICOS. São Paulo: Papirus, 1989, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, M. M. S.. O Ensino de Goegrafia e A Questao Etnica. In: ENCONTRO PROFESSORES GEOGRAFIA - AGB, 1909. BELO HORIZONTE- MG. p. 0-0.

2.
RESENDE, M. M. S.. Educacao e Etinia: O Ensino de Geografia Com Os Povos da Floresta. In: SEMINARIO EDUCACAO ESCOLAR INDIGENA, 1908. SALVADOR - BAHIA. p. 0-0.

3.
RESENDE, M. M. S.. Educacao e Etnologia Indigena. In: SEMINARIO EDUCACAO E ETNOLOGIA INDIGENA AFRO - BRASILEIRA, 1908. SALVADOR - BAHIA. p. 0-0.

4.
RESENDE, M. M. S.. Entre A Paciencia e A Urgencia : Os Desafios Na Construcao Coletiva do Curriculo Magisterio Indigena. In: III SEMINARIO DE EDUCACAO ESCOLAR INDIGENA, 1906. BELO HORIZONTE. p. 0-0.

5.
RESENDE, M. M. S.. La Constuccion de Una Pedagogia Indigena: La Educacion Indigena En Acre, Amazonas e Mg. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION, 1905. CARACAS - VENEZUELA. p. 0-0.

6.
RESENDE, M. M. S.. Somos Iguais e Diferentes: O Ensino de Geografia Com Os Povos da Floresta. In: SEMINARIO DE EDUCACAO E CULTURA, 1903. BELO HORIZONTE - MG. p. 0-0.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 9:51:32