Vilson Jose Leffa

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7239316228662609
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Vilson J. Leffa é atualmente Professor visitante da Universidade Federal de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas e foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das tecnologias digitais no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e o ensino a distância. Tem efetiva inserção internacional, incluindo não só a publicação de trabalhos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países, mas também o desenvolvimento de projetos com pesquisadores renomados da área, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos; de 2009 a 2010, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Irvine. Na área de formação de recursos humanos, supervisionou 3 pós-doutorados, orientou 16 teses de doutorado, 45 dissertações de mestrado e vários trabalhos de iniciação científica; contribuiu para a formação de líderes de pesquisas que atualmente atuam em outras universidades com projetos cadastrados nos grupos de pesquisas do CNPq e com quem mantém constante interlocução; coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de REAs; contribuiu para a divulgação do saber na área de atuação com a organização do CD-ROM Textos em Linguística Aplicada (TELA), em quatro edições impressas, disponível online desde 2015, com um acervo significativo de textos, anais de congressos, livros, dissertações e teses, constantemente atualizados. Na área de gestão científica e acadêmica, foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi duas vezes avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira; coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq; participou de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadores para concurso de professores e avaliações de cursos em vários estados do Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vilson Jose Leffa
Nome em citações bibliográficas
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica de Pelotas, Escola de Educação, Escola de Educação.
Rua Felix da Cunha 412 - Programa de Pós-Graduação em Letras
CENTRO
96010-000 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 21288242
Fax: (53) 32253105
URL da Homepage: http://www.leffa.pro.br/


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1984
Doutorado em Applied Linguistics.
University of Texas System, UT System, Estados Unidos.
Título: The role of comprehension monitoring skills and syntactic competence on reading comprehension in a foreign language., Ano de obtenção: 1984.
Orientador: Dianne Lemonier Schallert.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estrategias de Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior.
1977 - 1979
Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A STUDY ON THE TEACHING OF ENGLISH FOR READING PURPOSES IN THE SECONDARY SCHOOL,Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: HILARIO INACIO BOHN.
Palavras-chave: Língua Estrangeira; Leitura; Compreensão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1974 - 1976
Graduação em Licenciatura Português Inglês.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Pós-doutorado


1989 - 1990
Pós-Doutorado.
University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra.
Bolsista do(a): British Council, BC, Grã-Bretanha.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Capacitação Docente Em Ead. (Carga horária: 106h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



University of California System, UC System, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Researcher
Outras informações
Professor Visitante na Universidade da Califórnia em Irvine, desenvolvendo o projeto "Teaching in the cloud: teacher/student interaction in online courses"


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

3/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação, Escola de Educação.

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
3/1996 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Redacional
Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas
5/1995 - Atual
Ensino, Mestrado Em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Paradigmas de investigação em Linguistica Aplicada
Psicolinguistica da leitura
Ensino e Aprendizagem de lingua materna
Avaliação e produção de materiais de ensino

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1994
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1978 - 1994
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1984 - 04/1994
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Leitura
Seminário de Pesquisa
8/1978 - 4/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas.
8/1978 - 4/1994
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ingles Instrumental
Lingua Inglesa
Estilistica
Conteudos de Ensino de Lingua Inglesa
4/1987 - 3/1991
Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Design Responsivo para o Ensino de Línguas Online
Descrição: Este projeto insere-se na área do Letramento Digital que investiga a produção de Recursos Educacionais Abertos sob a perspectiva do Design Responsivo. Parte do conceito de design, visto como um projeto de modificação da realidade em busca de um mundo melhor, até chegar ao Design Responsivo, definindo-o como a capacidade de um recurso educacional em se adaptar automaticamente ao contexto em que se encontra, tanto de natureza física como social. O primeiro objetivo, em relação ao mundo físico, é definir um design responsivo ao suporte, capaz de se instanciar de modo diferente em diferentes dispositivos (smartphone, tablet ou notebook, por exemplo), adequando-se aos limites e potencialidades de cada um. O segundo objetivo, em relação ao mundo social, é investigar as alternativas possíveis para atender aos desejos do usuário, seja o professor seja o aluno. A metodologia a ser usada visa não apenas coletar e descrever os dados, mas também propor e testar mudanças, tentando harmonizar o desejo do professor com o desejo do aluno, de um lado, considerando o que se construiu historicamente sobre a aprendizagem de línguas, e do outro, considerando a memória de um determinado sujeito ao longo de um curso: onde acertou, onde teve dificuldade, que atividades preferiu, que estilos de aprendizagem adotou, entre outros aspectos. Os resultados esperados, em relação ao primeiro objetivo, incluem o aprimoramento de um sistema de autoria para a produção de recursos educacionais abertos responsivos ao suporte; em relação ao segundo, espera-se contribuir, pelo menos teoricamente, para a realização de um design que seja responsivo às necessidades e interesses do aluno e do professor de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Gabriela B. Duarte - Integrante / Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Christiane Heemann - Integrante / Rafael Vetromille-Castro - Integrante.
2014 - 2018
Recursos educacionais abertos para o ensino de línguas online
Descrição: O projeto insere-se na área do Letramento Digital, com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino de línguas online. Entende-se que os REAs apresentam dois problemas ainda não resolvidos: (1) como incorporar um conteúdo educacional a um artefato digital e (2) como adaptar o recurso educacional a um determinado contexto. Para isso, propõe-se elaborar um instrumento que permita ao professor não só transformar artefatos digitais em recursos educacionais, inserindo o conteúdo educacional, mas também adaptar os recursos educacionais já existentes para atender adequadamente às necessidades que emergem de seu contexto de ensino. A metodologia usada consta de uma meta-análise inicial dos artefatos digitais disponíveis aos professores, seguida de um levantamento dos procedimentos que podem ser usados para dotar esses recursos de conteúdo educacional e finalmente dos mecanismos que podem ser usados para garantir que um REA seja aberto nos dois sentidos mais relevantes da palavra: (1) aberto a todos que o desejarem usar, sem restrições de plataforma, e (2) aberto a mudanças no próprio recurso, viabilizando adaptações ao contexto de uso. Os resultados esperados incluem uma taxonomia dos REAs, a criação de repositórios de REAs para o ensino de línguas e a produção de recursos educacionais abertos e adaptativos com base no princípio da colaboração em massa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Rafael Vetromille Castro - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Integrante.
2010 - 2014
Aprendendo em Nuvem: Ensino de Línguas Online (ANELO)
Descrição: O pressuposto básico deste projeto é de que a introdução das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no ensino traz benefícios e desafios, tanto para o trabalho do professor como para a aprendizagem do aluno. O maior benefício é a possibilidade da colaboração em massa, que está acontecendo em escala planetária, pela primeira vez na história da humanidade; de outro lado, o maior desafio é a necessidade de dominar as novas ferramentas, principalmente por parte do professor, na medida em que envolve a aquisição de novas habilidades e, não raro, mudanças de atitude. O objetivo do projeto é investigar a teoria e prática da aprendizagem colaborativa sob a perspectiva da linguagem, considerando seu uso e aprendizagem em ambientes mediados pelas TICs. Teoricamente, busca-se uma revisão das idéias coletivistas, partindo de Vygotsky e Bakhtin, e complementando com os conceitos da gramática sistêmico-funcional de Halliday, pela contribuição que pode trazer com a proposta da metafunção interpessoal e da gramática visual de Kress e van Leeuwen, pelo que pode contribuir com os estudos da interação na multimodalidade. Na prática, pretende-se mostrar como essas idéias são implementadas na Web, através de práticas sociais coletivas, que têm produzido fenômenos como a Wikipedia, o software livre e as redes sociais. Busca-se finalmente analisar os desafios que as TICs trazem para o professor, em termos das novas competências que estão sendo exigidas, e de como o aluno recebe essas mudanças. Vê-se a introdução das novas tecnologias como um processo de mudança que faz a mediação entre o sujeito e o conhecimento a ser adquirido, produzindo uma nova maneira de ensinar e de aprender, baseado no que pode ser definido como aprendizagem em nuvem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Rafael Vetromille de Castro - Integrante / Valesca Brasil Irala - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2010
Produção de materiais didáticos para o ensino de línguas on-line
Descrição: A introdução das tecnologias interativas tem levantado questões teóricas e práticas sobre o ensino da língua materna e das línguas estrangeiras. Do lado teórico, sente-se a necessidade de uma teoria integradora, capaz de dar conta dos inúmeros desafios criados pela aprendizagem em rede; do lado prático está, entre outros, o problema da capacitação do professor. Este projeto tenta aproximar os dois lados, numa abordagem holística, usando para isso as teorias da complexidade, entendidas como as que melhor integram os diferentes aspectos da aprendizagem mediada pelas novas tecnologias. A hipótese principal é de que o novo meio exige do professor uma nova maneira de trabalhar e pensar, com ênfase na coletividade. A coleta dos dados será feita principalmente por meio de cursos de atualização para professores, presenciais e a distância. Os resultados esperados são, de ordem prática, a capacitação dos professores na produção de objetos de aprendizagem e, de ordem teórica, oferecer subsídios para a definição de uma nova teoria, se demonstrada a necessidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Christiane Heemann Faustini - Integrante / Valesca Brasil Irala - Integrante / Simone Carboni Garcia - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 5
2003 - 2006
Ensino de Línguas On-Line: Interação Simulada em Ambiente Virtual (ELO-ISAV)
Descrição: O projeto, na área do ensino mediado por computador, tem por objetivo principal investigar a interação professor-aluno em ambiente virtual. Considerando que o computador oferece a capacidade de simular diversos eventos, pretende-se construir diferentes simulações de uma aula de leitura, tanto em língua materna como em língua estrangeira, e verificar o efeito dessas simulações na construção do significado do texto. Na medida em que essas simulações serão construídas pelo professor, pretende-se também aperfeiçoar um sistema de autoria que facilite a elaboração de atividades interativas pelo próprio professor, tornando-o presente no ensino a distância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Vera Lúcia Dias Fernandes - Integrante / Christine Siqueira Nicolaides - Integrante / Luis Roberto Volz de Oliveira - Integrante / Maria Teresinha Py Elichirigoity - Integrante / Neemias de Oliveira Steinle - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2
2000 - 2002
Ensino de Línguas OnLine (ELO)
Descrição: O projeto, na área de Ensino a Distância (EAD), com ênfase na aprendizagem de línguas, tem por objetivo principal investigar o impacto de diferentes tipos de feedback na modificação do output do aluno. Teoricamente, parte-se da abordagem sócio-cultural de Vygotsky, na qual o desenvolvimento mental do indivíduo se realiza através de trocas cognitivas, que são facilitadas pela atividade social, e chega-se à idéia da cognição distribuída, onde a inteligência não é atributo individual mas está difundida entre pessoas e situações. Num ambiente de EAD, o impacto do feedback sobre a atividade do aluno, com o auxílio do computador, pode não apenas modificar quantitativamente a realização da tarefa, mas possivelmente também reestruturá-la qualitativamente, criando uma nova organização funcional. É o que prevêem as abordagens baseadas na cognição distribuída. A hipótese principal é de que há uma correlação positiva entre feedback individualizado/estratégico e aprendizagem. Em termos de metodologia, partindo da constatação de que os sistemas de autoria atualmente propostos oferecem pouca flexibilidade na análise da resposta fornecida pelo aluno, dificultando um feedback adequado, propõe-se inicialmente desenvolver um sistema mais flexível e fácil de usar. As principais etapas da metodologia incluem, além do desenvolvimento do sistema de autoria, preparação de professores, criação de um banco de atividades diversificadas e finalmente a testagem da hipótese com diferentes tipos de feedback. O resultado esperado, em termos das hipóteses testadas, é que exista uma correlação positiva entre o feedback individualizado/estratégico e aprendizagem. Em termos do desenvolvimento do sistema de autoria, espera-se poder instrumentalizar o professor para que ele passe de ausente a presente, no processo de Ensino a Distância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Vanessa Souza da Silva - Integrante / Rafael Vetromille Castro - Integrante / Christiane Heemann Faustini - Integrante / Martha Hirsch Gonçalves - Integrante / Vera Lúcia Dias Fernandes - Integrante.Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
1999 - 2000
Resolução da Anáfora no Processamento da Língua Natural
Descrição: O projeto, na área da lingüística computacional, investiga uma proposta de resolução da anáfora pronominal a partir da análise de um corpus lingüístico. Parte da hipótese de que a anáfora pode ser resolvida sem o domínio da área de conhecimento do texto, descreve as principais etapas da metodologia a ser adotada, incluindo o levantamento da bibliografia, a criação de um corpus textual, o levantamento das ocorrências de anáfora pronominal dentro do corpus, tentando chegar a elaboração de um procedimento de solução que possa ser implementado através de uma linguagem de programação usada em lingüística computacional. A implicações teóricas e aplicações práticas também são apresentadas. A vigência prevista é de 24 meses. Solicita duas bolsas de iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Vanessa Souza da Silva - Integrante / Isolda Tamura - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
1997 - 1998
Gerenciador de Verbetes (GEVER)
Descrição: Projeto na área de Processamento da Língua Natural (PLN) com aplicação na tradução automática de textos do inglês para o português. O objetivo do projeto, na Fase I, foi desenvolver um gerenciador automático de verbetes e regras gramaticais. Os resultados obtidos nessa fase, com a aplicação prática do gerenciador na tradução de textos do inglês para o português, ainda que com um léxico limitado, foram bastante encorajadores e demonstraram a viabilidade do projeto. O objetivo principal, na Fase II, é desenvolver sua aplicação prática, ampliando o léxico do sistema tanto em relação ao número de verbetes quanto ao número de regras gramaticais, produzindo um sistema que seja imediatamente útil ao usuário final que não tem acesso à língua estrangeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vilson Jose Leffa - Coordenador / Sandra B. Mendez Torres - Integrante / Angélica Lauz Morales - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Veredas (UFJF. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: educaonline
2012 - Atual
Periódico: ArReDia
2008 - Atual
Periódico: Educação e Realidade
2005 - Atual
Periódico: Informática na educação (1516-084X)
2004 - Atual
Periódico: Signum (1516-6295)
2001 - Atual
Periódico: Revista brasileira de lingüística aplicada (1676-0786)
2000 - Atual
Periódico: The Especialist (0102-7077)
2000 - Atual
Periódico: Linguagem em (Dis)curso
2000 - Atual
Periódico: Revista de Estudos da Linguagem (0104-0588)
2000 - Atual
Periódico: Intercâmbio (PUCSP)
2000 - Atual
Periódico: Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP)
1998 - Atual
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Novos estudos CEBRAP (Online)


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2017 - 2017
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Conahpa de Hipermídia pela Orientanda Simone Carboni Garcia., UFSC/UCPEL/UFPE.
2011
Prêmio Congresso de Iniciação Científica pelo aluno Lucas Dorneles Boemeke, UCPEL.
2010
Pesquisador em Pós-Graduação, pela orientanda Camila Gonçalves dos Santos, IX Mostra de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONTANA, MARCUS VINICIUS LIESSEM2018FONTANA, MARCUS VINICIUS LIESSEM ; LEFFA, VILSON JOSÉ . MOOCS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO EM CALL DESDE UMA PERSPECTIVA CONECTIVISTA. ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. IMPRESSO), v. 62, p. 75-89, 2018.

2.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2017LEFFA, V. J.; COSTA, ALAN RICARDO ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; FIALHO, Vanessa Ribas . Preferência dos estudantes na aprendizagem de línguas em três atividades do Moodle. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 17, p. 113-136, 2017.

3.
COSTA, R. A.2017COSTA, R. A. ; Leffa, Vilson J. . Produção Colaborativa de REA para o Ensino de Línguas: da Interação à Coautoria. EAD EM FOCO, v. 7, p. 37-49, 2017.

4.
BEVILÁQUA, A. F.2017BEVILÁQUA, A. F. ; Leffa, Vilson J. ; COSTA, R. A. ; FIALHO, Vanessa Ribas . Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos. Calidoscópio, v. 15, p. 190-200, 2017.

5.
CAIADO, R. V. R.2017CAIADO, R. V. R. ; Leffa, Vilson J. . A oralidade em tecnologia digital móvel: debate regrado via WhatsApp. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 16, p. 109-132, 2017.

6.
NUNES, G. M.2017NUNES, G. M. ; Leffa, Vilson J. ; LOPES, J. A. ; OLIVEIRA, V. O. . O USO DO FEEDBACK AUTOMÁTICO NO APLICATIVO EDUCACIONAL BUSUU E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. LINGUAGEM EM FOCO, v. 9, p. 25-37, 2017.

7.
LOPES, J. A.2017LOPES, J. A. ; LEFFA, V. J. ; NUNES, G. M. ; OLIVEIRA, V. O. . Aprendizagem baseada em tarefas e o desenvolvimento da língua inglesa como segunda língua: Análises a partir da Perspectiva Ecológica.. ENTRETEXTOS (UEL), v. 17, p. 175-194, 2017.

8.
COSTA, R. A.2016COSTA, R. A. ; FIALHO, Vanessa Ribas ; BEVILÁQUA, A. F. ; Leffa, Vilson J. . Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil.. Veredas (UFJF. Online), v. 20, p. 1-20, 2016.

9.
Leffa, Vilson J.2016Leffa, Vilson J.. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 1-12, 2016.

10.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2016LEFFA, V. J.. UMA OUTRA APRENDIZAGEM É POSSÍVEL: COLABORAÇÃO EM MASSA, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, p. 353-378, 2016.

11.
DUARTE, Gabriela Bohlmann2016DUARTE, Gabriela Bohlmann ; ALDA, L. S. ; Leffa, Vilson J. . GAMIFICAÇÃO E O FEEDBACK CORRETIVO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PELO DUOLINGO. Raído (Online), v. 10, p. 114-128, 2016.

12.
THEISEN, J. M.2014THEISEN, J. M. ; Leffa, Vilson J. ; PINTO, C. M. . A LEITURA DE IMAGENS NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS VISUAIS. Ciências & Letras (FAPA. Impresso), v. 2014, p. 105-119, 2014.

13.
Leffa, Vilson J.2014Leffa, Vilson J.; PINTO, C. M. . APRENDIZAGEM COMO VÍCIO: O USO DE GAMES NA SALA DE AULA. (Con)textos Linguísticos, v. 8, p. 358-378, 2014.

14.
ALDA, L. S.2014ALDA, L. S. ; Leffa, Vilson J. . Entre a carência e a profusão: Aprendizagem de línguas mediada por telefone celular. Conexão (UCS), v. 13, p. 75-97, 2014.

15.
Marzari, Gabriela Q.2013Marzari, Gabriela Q. ; Maciel, Adriana ; Leffa, Vilson J. . Ensino de leitura em inglês como língua estrangeira: algumas reflexões. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 188-203, 2013.

16.
Marzari, Gabriela Q.2013Marzari, Gabriela Q. ; Leffa, Vilson J. . O LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 1-18, 2013.

17.
Marzari, G. Q.2012Marzari, G. Q. ; LEFFA, V. J. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE A INTERNET. Cadernos do IL (UFRGS), v. 2012, p. 225-238-238, 2012.

18.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2012LEFFA, V. J.; BOHN, H. I. ; DAMASCENO, V. D. ; Marzari, G. Q. . Quando jogar é aprender: o videogame na sala de aula. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, p. 209-230, 2012.

19.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2012LEFFA, V. J.; Marzari, Gabriela Q. . Design da página interativa na perspectiva da Semiótica Social. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 12, p. 495-516, 2012.

20.
Leffa, Vilson J.2012Leffa, Vilson J.. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, p. 389-411, 2012.

21.
GARCIA, S. C.2010GARCIA, S. C. ; LEFFA, V. J. . Percepção e uso da Informática pelos professores da área de Letras. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 10, p. 243-259, 2010.

22.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2009LEFFA, V. J.. Se mudo o mundo muda: Ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismo.. Calidoscópio (UNISINOS), v. 7, p. 24-29, 2009.

23.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2009LEFFA, V. J.. Não tem mais sesta: gestão do tempo em cursos a distância. Letras & Letras (UFU), v. 25, p. 145-162, 2009.

24.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2008LEFFA, V. J.. Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 8, p. 139-158, 2008.

25.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2008LEFFA, V. J.; CASTRO, Rafael Vetromille . Texto, hipertexto e interatividade. Revista de Estudos da Linguagem, v. 16, p. 165-192, 2008.

26.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2007LEFFA, V. J.. Pra que estudar inglês, profe?: Auto-exclusão em língua-estrangeira. Claritas (PUCSP), v. 13, p. 47-65, 2007.

27.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2006LEFFA, V. J.. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 6, p. 27-49, 2006.

28.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2006LEFFA, V. J.. Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que que faz. Letras de Hoje, v. 41, p. 189-214, 2006.

29.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2006LEFFA, V. J.. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia (UFMT), v. 12, p. 15-45, 2006.

30.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2006LEFFA, V. J.. O dicionário eletrônico na construção do sentido em língua estrangeira. Cadernos de Tradução (UFSC), v. 18, p. 319-340, 2006.

31.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2005LEFFA, V. J.. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio (UNISINOS), São Leopoldo, v. 3, n.1, p. 21-30, 2005.

32.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2005 LEFFA, V. J.. Defining a CALL activity. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 5, n.2, p. 337-355, 2005.

33.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2004LEFFA, V. J.. Amo a ama mas a ama ama o amo: brincatividades com trava-línguas. Investigações (Recife), Recife, v. 17, n.2, p. 243-253, 2004.

34.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2003LEFFA, V. J.. Anaphora resolution without world knowledge. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 19, n.1, p. 181-200, 2003.

35.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2003LEFFA, V. J.. Análise Automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n.2, p. 25-40, 2003.

36.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2002 LEFFA, V. J.. Teaching English as a multinational language. Journal of the Linguistic Society of Korea, Seul, Coréia, v. 10, n.1, p. 29-53, 2002.

37.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2002LEFFA, V. J.. Time and space in reading: the interplay between pleasure and comprehension in a reading task. Ilha do Desterro (UFSC), Florianópolis, n.43, p. 37-60, 2002.

38.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2001LEFFA, V. J.. O texto em suporte eletrônico. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 17, n.especial, p. 121-136, 2001.

39.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ2000LEFFA, V. J.. Como escrevem os que ensinam a escrever:Análise da produção textual de professores de língua portuguesa. Letras (Santa Maria), Santa Maria, RS, n.17, p. 67-92, 2000.

40.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1999LEFFA, V. J.. Writing For The Scientific Community: The Challenge Of Being Original Under Constraint. Anais do XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, Belo Horizonte, v. 14, n.14, p. 337-344, 1999.

41.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1999LEFFA, V. J.. O Ensino de Línguas Estrangeiras No Contexto Nacional. Contexturas, São Paulo, v. 4, n.4, p. 13-24, 1999.

42.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1998LEFFA, V. J.. Textual Constraints In L2 Lexical Disambiguation. System, Inglaterra, v. 26, n.2, p. 183-194, 1998.

43.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1996LEFFA, V. J.. Fatores da Compreensão Na Leitura. Cadernos do IL (UFRGS), Porto Alegre, v. 15, n.15, p. 143-159, 1996.

44.
VILSON, J. L.1996LEFFA, V. J.; VILSON, J. L. ; A Resolução da Ambigüidade Lexical Sem Apoio do Conhecimento de Mundo. Intercâmbio (PUCSP), São Paulo, v. 6, n.1, p. 869-889, 1996.

45.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1995LEFFA, V. J.. Getting Wired In The Cyber Revolution. Anais do XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, Rio de Janeiro, v. 13, n.01, p. 514-523, 1995.

46.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1995LEFFA, V. J.. Interdisciplinarity And Authentic Language In The Classroom. Anais do XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, Rio de Janeiro, v. 13, n.01, p. 349-357, 1995.

47.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1995LEFFA, V. J.. A Universidade e Sua Influência No Ensino de 1o e 2o Graus: A Experiência da Ufrgs. Cadernos do IL (UFRGS), Porto Alegre, v. 14, n.14, p. 29-39, 1995.

48.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1995LEFFA, V. J.. One Theme And Three Variations: Rewriting A Text In A Foreign Language. The Especialist, v. 16, n.2, p. 157-182, 1995.

49.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1994LEFFA, V. J.. Machine-Translated Text: Is It Comprehensible To Proficient Readers?. Cadernos do IL (UFRGS), v. 22, n.3, p. 391-399, 1994.

50.
VILSON, J. L.1994VILSON, J. L. ; LEFFA, V. J. . Making Ends Meet In The Classroom: The Attributes Of The Good Language Teacher. Cadernos do IL (UFRGS), n.12, p. 107-116, 1994.

51.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1994LEFFA, V. J.. O ensino de línguas para a comunicação. Organon (UFRGS), Porto Alegre (UFRGS), v. 8, n.22, p. 285-287, 1994.

52.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1993LEFFA, V. J.. Using An Electronic Dictionary To Understand Foreign Language Texts. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n.21, p. 19-29, 1993.

53.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1992LEFFA, V. J.. Texto Autentico e Interdisciplinaridade Em Lingua Instrumental: Utopia Ou Realidade?. Letras (Santa Maria), n.4, p. 33-40, 1992.

54.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1992LEFFA, V. J.. Reading With An Electronic Glossary. Computers & Education, v. 19, n.3, p. 285-290, 1992.

55.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1992LEFFA, V. J.. Making Foreign Languages Comprehensible For Beginners; An Experiment With An Electronic Glossary. Cadernos do IL (UFRGS), v. 20, n.1, p. 63-73, 1992.

56.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1992LEFFA, V. J.. Diretorios Automaticos. MICRO SISTEMAS, v. 11, n.120, p. 14-16, 1992.

57.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1992LEFFA, V. J.. Manipulacao de Diretorios Em C. MICRO SISTEMAS, v. 11, n.113, p. 16-18, 1992.

58.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1991LEFFA, V. J.. O Computador No Ensino de Linguas; Estado da Arte e Tendencias. Tecnologia Educacional, v. 20, n.102/103, p. 23-28, 1991.

59.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1991LEFFA, V. J.. A Look At Students' Concept Of Language Learning. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n.17, p. 57-75, 1991.

60.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1989LEFFA, V. J.. Estilística e literatura. Cadernos do IL (UFRGS), Porto Alegre (UFRGS), v. 1, p. 28-35, 1989.

61.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1989LEFFA, V. J.. A leitura da outra língua. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), Campinas, SP, v. 8, n.13, p. 15-24, 1989.

62.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1988LEFFA, V. J.. Compensation and interaction in the reading process of L2 students. Estudos Anglo-Americanos, São Paulo - PUCSP, v. 9, n.1/2, p. 85-95, 1988.

63.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1988LEFFA, V. J.. Metacognition and reading comprehension. Organon (UFRGS), ABRAPUI, v. 12, p. 6-12, 1988.

64.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1987LEFFA, V. J.. O uso do computador na produção de material didático. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 16, n.77, p. 20-26, 1987.

65.
LEFFA, V. J.;LEFFA, VILSON JOSÉ1986LEFFA, V. J.. Aspectos anag¢gicos em Grande Sertão: Veredas. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 15, n.15, p. 129-141, 1986.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Araújo, J. (Org.) ; Leffa, Vilson J. (Org.) . Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender?. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2016. v. 1. 198p .

2.
Leffa, Vilson J.. Língua estrangeira: ensino de aprendizagem. 1. ed. Pelotas: Educat, 2016. v. 1. 323p .

3.
HEEMAN, Christiane ; Leffa, Vilson J. . Educação a Distância: a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. 1. ed. Pelotas: EDUCAT, 2014. v. 1. 240p .

4.
PEREIRA, A. E. (Org.) ; Leffa, Vilson J. (Org.) ; SOBRAL, Adail (Org.) . Ensino e linguagem: novos desafios. 1. ed. Pelotas: Educat, 2014. v. 1. 222p .

5.
Leffa, Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil (Org.) . Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. 1. ed. Pelotas: Educat, 2014. v. 1. 279p .

6.
Leffa, Vilson J.; PEREIRA, Aracy e (Org.) . Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. 1. ed. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. 269p .

7.
LEFFA, V. J.. Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008. v. 1. 206p .

8.
LEFFA, V. J.. O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008. v. 1. 447p .

9.
LEFFA, V. J.. A interação na aprendizagem das línguas. 2. ed. Pelotas: Educat, 2006. v. 1. 254p .

10.
LEFFA, V. J.. Pesquisa em Lingüística Aplicada: Temas e métodos. 1. ed. Pelotas: Educat, 2006. v. 1. 226p .

11.
LEFFA, V. J.. A interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: Educat, 2003. v. 1. 254p .

12.
LEFFA, V. J.. O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. 1. ed. Pelotas: EDUCAT, 2001. v. 1. 426p .

13.
LEFFA, V. J.. As palavras e sua companhia; o léxico na aprendizagem.. 1. ed. Pelotas: Educat, 2000. v. 1. 232p .

14.
LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (Org.) . O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação. 1. ed. Pelotas: Educat, 1999. v. 1. 228p .

15.
LEFFA, V. J.. Aspectos da Leitura: Uma Perspectiva Psicolingüística. 1. ed. Porto Alegre: Sagra/Luzzatto, 1996. 105p .

16.
LEFFA, V. J.. Autonomy In Language Learning. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UNIVERSIDADE/UFRGS, 1994. 398p .

17.
LEFFA, V. J.; PAIVA, M. G. G. . O Processo de Aprendizagem da Lingua Estrangeira. PORTO ALEGRE: UFRGS/CONSELHO BRITANICO, 1993. 82p .

Capítulos de livros publicados
1.
Leffa, Vilson J.; NUNES, G. M. ; LOPES, J. A. ; OLIVEIRA, V. O. . Design responsivo na produção de materiais para o ensino de línguas. In: Gabriela MARQUES-SCHÄFER; Cibele Cecilio de Faria ROZENFELD. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v. 1, p. 112-131.

2.
LEFFA, V. J.. Quando mais é menos: a questão do produtivismo em pesquisa. In: Jonathas de Paula Chaguri; Jane Cristina Beltramini Berto. (Org.). Pesquisas em história da educação e linguística aplicada: novos olhares para o ensino de línguas no Brasil. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 447-467.

3.
FIALHO, Vanessa Ribas ; Leffa, Vilson J. ; COSTA, R. A. ; BEVILÁQUA, A. F. . Ambientes Pessoais de Aprendizagem e colaboração na formação de Professores de Línguas Estrangeiras. In: FAGUNDES, A.; ZIESMANN, C. I.. (Org.). Construindo a profissão: a formação de Professores de Línguas e Literaturas. 1ed.Santa Maria: Editora/Gráfica Caxias, 2017, v. 1, p. 237-255.

4.
Leffa, Vilson J.. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: Nara Hiroko Takaki; Walkyria Monte Mor. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 243-265.

5.
PEIXOTO, R. P. ; Leffa, Vilson J. . O uso do celular na aprendizagem de línguas. In: Diógenes Cândido de Lima. (Org.). Ensino de língua inglesa: conversas com professores da escola pública. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 165-177.

6.
PINTO, C. M. ; Leffa, Vilson J. ; THEISEN, J. M. . Por uma pedagogia do letramento visual no ensino de linguagens. In: LYRIO, A. L. L.. (Org.). Linguística Aplica: ensino, pesquisa e reflexões. 1ed.Vitória: EDUFES, 2017, v. 1, p. 265-284.

7.
Leffa, Vilson J.. Redes Sociais:ensinando línguas como antigamente. In: Júlio Araújo; Vilson Leffa. (Org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender?. 1ed.São Paulo: Parábola, 2016, v. 1, p. 137-153.

8.
Leffa, Vilson J.; DUARTE, G. B. ; ALDA, L. S. . A sala de aula invertida: o que é e como se faz. In: Jordão, Clarissa Menezes. (Org.). A linguística aplicada no brasil: rumos e passagens. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 365-386.

9.
PINTO, C. M. ; Leffa, Vilson J. . Investigação brasileira sobre letramento digital: metanálise qualitativa de resumos. In: Kleber Aparecido da Silva; Júlio Araújo. (Org.). Letramentos, discursos midiáticos e identidades: novas perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 349-377.

10.
Leffa, Vilson J.. Leitura, compreensão e metacognição.. Compreensão e Processamento da Leitura: uma visão psicolinguística. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2015, v. 1, p. 0-0.

11.
Leffa, Vilson J.; HEEMAN, Christiane . Decálogo do professor de EaD. In: TONELLI, Juliana Reichert Assunção; CHAGURI, Jonathas de Paula. (Org.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas. 1ed.Maringá: Eduem, 2014, v. , p. 19-37.

12.
Leffa, Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil . O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Org.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. 1ed.Pelotas: Educat, 2014, v. 1, p. 21-48.

13.
IRALA, Valesca Brasil ; Leffa, Vilson J. . Passando a limpo o ensino de línguas: novas demandas, velhos problemas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Org.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. 1ed.Pelotas: Educat, 2014, v. 1, p. 261-279.

14.
Leffa, Vilson J.. Conversa com Vilson J. Leffa. In: Kleber Aparecido da Silva; Rodrigo Camargo Aragão. (Org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. 1ed.São Paulo: Pontes, 2013, v. 1, p. 375-385.

15.
Leffa, Vilson J.; FREIRE, M. M. . Educação sem distância. In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H.. (Org.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 13-38.

16.
FREIRE, M. M. ; Leffa, Vilson J. . A auto-heteroecoformação tecnológica. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. 1ed.São Paulo: Parábola, 2013, v. 1, p. 59-78.

17.
Leffa, Vilson J.. Distributed Agency in avatar-based learning. In: JUNQUEIRA, E. S.; BUZATO, E. K.. (Org.). New Literacies in the context of Brazilian historical social-economic inequality: past, present, and future trends. 1ed.New York: Peter Lang Publishing Inc, 2013, v. 1, p. 69-87.

18.
LEFFA, V. J.; BOTELHO, G. . Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. In: Diógenes Cândido de Lima. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa. 1ed.São Paulo: Parábola Editora, 2013, v. 1, p. 113-123.

19.
Leffa, Vilson J.. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. In: Vilson J. Leffa; Aracy Ernst. (Org.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. 1ed.Pelotas: Educat, 2012, v. 1, p. 253-269.

20.
Leffa, Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil . O vídeo e a construção da solidariedade na aprendizagem da LE. In: Denise Scheyerl; Sávio Siqueira. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposiçoes. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 83-108.

21.
Leffa, Vilson J.. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K.A.; DANIEL, F. G.; KANEKO MARQUES, S.M.; SALOMAO, A. C. B.. (Org.). A Formação de Professores de Línguas-Novos Olhares-Vol. 2. 1ed.São Paulo: Pontes, 2012, v. 1, p. 51-81.

22.
Leffa, Vilson J.. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: Junia Braga. (Org.). Integrando tecnologias no ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo: Edições SM, 2012, v. 1, p. 174-191.

23.
LEFFA, V. J.. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: Considerações sobre o fracasso da LE na escola pública.. In: Diógenes Cândido de Lima. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2011, v. 1, p. 15-32.

24.
LEFFA, V. J.; MIRANDA, F. V. B. ; SILVA, M. C. P. . Questões de lexicografia pedagógica. In: Cláudia Xatara; Cleci Regina Bevilacqua; Philippe René Marie Humblé. (Org.). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2011, v. 1, p. 123-132.

25.
LEFFA, V. J.. Interação, mediação e agência na aprendizagem de línguas. In: Ana Maria Ferreira Barcelos. (Org.). Linguística Aplicada: reflexões sobre ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, v. 1, p. 275-295.

26.
LEFFA, V. J.. O ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismo. In: Arabi Bezri Hermont; Rosana Silva do Espírito Santo; Sandra Maria Silva Cavalcante. (Org.). Linguagem e cognição: diferentes perspectivas, de cada lugar um outro olhar. 1ed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2010, v. 1, p. 279-290.

27.
IRALA, Valesca Brasil ; LEFFA, V. J. . Autoría de materiales didácticos digitales: creación y aplicación por alumnos universitarios. In: Rosane Cardoso; Eduardo Dutra. (Org.). Estudos hispânicos: história, língua e literatura. 1ed.Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2010, v. 1, p. 133-150.

28.
LEFFA, V. J.. Call as action. In: Rita de Cássia Veiga Marriott; Patricia Lupion Torres. (Org.). E-learning methodologies for language acquisitiion. 1ed.Hershey PA: IGI Global, 2009, v. 1, p. 39-52.

29.
LEFFA, V. J.. Authorship in Materials Design for Language Teaching. In: Gláucia Renate Gonçalves; Sandra Regina Goulart Almeida; Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva; Adail Sebastião Rodrigues-Júnior. (Org.). New challenges in language and literature. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009, v. 1, p. 149-165.

30.
LEFFA, V. J.. Vygotsky e o ciborgue. In: Rosemary H. Schettini; Maria Cristina Damianovic; Mona M. Hawi; Paula Tatianne C. Szundy. (Org.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. 1ed.São Paulo: Andross Editora, 2009, v. 1, p. 131-155.

31.
LEFFA, V. J.. Análise sintática; ensinando o que não se sabe para quem já sabe. In: Mailce Borges Mota FORTKAMP; Lêda Maria Braga TOMITCH. (Org.). Aspectos da lingüística Aplicada; estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio. 2ed.Florianópois: Insular, 2008, v. 1, p. 203-228.

32.
LEFFA, V. J.. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2ed.Pelotas: Educat, 2008, v. 1, p. 15-41.

33.
LEFFA, V. J.. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão.. 2ed.Pelotas: Educat, 2008, v. 1, p. 353-376.

34.
LEFFA, V. J.. Interação simulada: Um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual. In: Vilson J. Leffa. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. 2ed.Pelotas: EDUCAT, 2006, v. 1, p. 181-218.

35.
LEFFA, V. J.. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. 1ed.Pelotas: Educat, 2006, v. 1, p. 11-36.

36.
LEFFA, V. J.. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: Acir Mário Karwoski; Valéria de Fátima Carvalho Vaz Boni. (Org.). Tendências contemporâneas no ensino de línguas. 1ed.União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006, v. 1, p. 10-25.

37.
LEFFA, V. J.. O professor de línguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dócil. In: Maximina M. Freire; Maria Helena Vieira Abrahão; Ana Maria Ferreira Barcelos. (Org.). Lingüística Aplicada e contemporaneidade. 1ed.São Paulo: ALAB:Pontes, 2005, v. 1, p. 203-218.

38.
LEFFA, V. J.. Língua estrangeira: de consumidor a usuário. In: Isabella Mozzillo; Maristela Machado; Silvia Santos; Christine Nicolaides; Lia Pachalski; Márica Klee; Vera Fernandes. (Org.). O plurilingüismo no contexto educacional. 1ed.Pelotas: Editora Universitára/UFPEL, 2005, v. 1, p. 18-36.

39.
LEFFA, V. J.. O ensino do inglês no futuro: da dicotomia para a convergência. In: Cristina Maria Teixeira Stevens; Maria Jandyra Cavalcanti Cunha. (Org.). Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UNB, 2003, v. 1, p. 225-250.

40.
LEFFA, V. J.. Interação simulada: Um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual. In: LEFFA, Vilson José. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: Educat, 2003, v. 1, p. 175-218.

41.
LEFFA, V. J.. Quando menos é mais: a autonomia na aprendizagem de línguas. In: Christine Nicolaides; Isabella Mozzillo; Lia Pachalski; Maristela Machado; Vera Fernandes. (Org.). O desenvolvimento da autonomia no ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL, 2003, v. , p. 33-49.

42.
LEFFA, V. J.. A língua portuguesa no novo milênio: A pesquisa como fonte de conhecimento para o ensino.. In: Claudio Cezar Henriques; Maria Teresa Gonçalves Pereira. (Org.). Língua e transdisciplinaridade: Rumos, conexões, sentidos. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2002, v. 1, p. 25-42.

43.
LEFFA, V. J.. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. 1ed.Pelotas: EDUCAT, 2001, v. 1, p. 333-335.

44.
LEFFA, V. J.. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: Vilson J. Leffa. (Org.). As palavras e sua companhia; o léxico na aprendizagem. 1ed.Pelotas: Educat, 2000, v. 1, p. 15-44.

45.
LEFFA, V. J.. Compreensão e prazer na leitura. In: Vilson J. Leffa. (Org.). TELA (Textos em Lingüística Aplicada)[CD-ROM].. 1ed.Pelotas: Educat, 2000, v. 1, p. 1-25.

46.
LEFFA, V. J.. Globalização e formação de comunidades digitais. In: Vilson J. Leffa. (Org.). TELA (Textos em Lingüística Aplicada)[CD-ROM]. 1ed.Pelotas: Educat, 2000, v. 1, p. 1-13.

47.
LEFFA, V. J.. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: Vilson J. Leffa; Aracy E. Pereira. (Org.). O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação. 1ed.Pelotas: Educat, 1999, v. 1, p. 13-37.

48.
LEFFA, V. J.. Word Sense Disambiguation In Reading Comprehension. In: MEYER, Françoise; BOLÍVAR, Adriana; FEBR. (Org.). English for Specific Purposes (ESP) in Latin America. 1ed.Merida, Venezuela: Universidad de los Andes, 1997, v. , p. 168-173.

49.
LEFFA, V. J.. Students As Esp Teachers; An Investigation Of Successful Students' Assumptions On Reading And Methodology. In: Vilson J. Leffa. (Org.). AUTONOMY IN LANGUAGE LEARNING. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UFRGS, 1994, v. , p. 265-272.

50.
LEFFA, V. J.. Metodologia do ensino de línguas. In: Hilário Bohn; Paulino Vandresen. (Org.). Tópicos de lingüística aplicada;o ensino de línguas estrangeiras. 1ed.Florianópolis: UFSC, 1988, v. 1, p. 211-236.

51.
LEFFA, V. J.. Teaching concepts. In: Compute!. (Org.). ATARI Collection. 1ed.Greensboro, NC, EEUU: Compute Publications, 1985, v. 1, p. 157-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LEFFA, V. J.. Explorando o círculo. Micro Sistemas, Rio de Janeiro, , v. 47, p. 20 - 21, 01 ago. 1995.

2.
LEFFA, V. J.. Maçã ou maca?. Micro Sistemas, Rio de Janeiro, , v. 50, p. 34 - 36, 01 nov. 1985.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Leffa, Vilson J.. Redesigning Open Educational Resources to meet different learner contexts: an experiment in co-authorship. In: CALL in CONTEXT: XVIIth International CALL Research Conference, 2017, Berkeley. CALL in CONTEXT: Proceedings. Berkeley: University of California, 2017. v. 1. p. 439-445.

2.
Leffa, Vilson J.. PRODUCING OPEN EDUCATIONAL RESOURCES THROUGH MASSIVE COLLABORATION. In: International Conference on Information Communication Technologies in Education, 2015, Cós (Grécia). ICICTE 2015 Proceedings. Southampton, Inglaterra: Southampton Solent University, 2015. v. 1. p. 182-191.

3.
Leffa, Vilson J.. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: Congresso Ibero-Americano de Ciência, 2014, Buenos Aires. Congresso Ibero-Americano de Ciência. Buenos Aires: Organização dos Estados Ibero-Americanos, 2014. v. 1. p. 1-12.

4.
Leffa, Vilson J.. Creating activities from adaptive learning objects. In: WorldCALL 2013 Conference, 2013, Glasgow, Escócia. Conference Procedings. Glasgow: University of Ulster, 2013. v. 1. p. 175-177.

5.
LEFFA, V. J.. Não culpe o carpinteiro, culpe a ferramenta: O papel do professor no uso das tecnologias digitais. In: I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur, 2011, Pelotas. Diálogos en Mercosur. Pelotas: IF-SUL, 2011. v. 1. p. 1-11.

6.
LEFFA, V. J.. The role of exercises in computer-mediated language learning. In: XII Convención y Expo Internacional, 2007, Havana. Las tecnologias de la información y las comunicaciones y su contribución a un mundo mejor. Havana: Ministerio de la Informática y las Comunicaciones de la República de Cuba, 2007. v. 1. p. 1-10.

7.
LEFFA, V. J.. Práctica versus insumo en la enseñanza de lenguas extranjeras. In: V Congresso Nacional de Investigaciones Lingüistico-Filológica, 2007, Lima. Comunicaciones. Lima: Academia Peruana de la Lengua, 2007. v. 1. p. 1-8.

8.
LEFFA, V. J.. Repositórios de objetos de aprendizagem e avaliação por pares. In: XXI Encontro Nacional da ANPOLL, 2006, São Paulo. XXI Encontro Nacional da ANPOLL. São Paulo. v. 1. p. 1-1.

9.
LEFFA, V. J.. On becoming digitally literate: the production of computer-mediated materials by language teachers. In: CONVENÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO RIO GRANDE DO SUL, 2005, Porto Alegre. Teaching and Learning Processes. Porto Alegre: APIRS, 2005. v. 1. p. 1-9.

10.
LEFFA, V. J.. Interação virtual versus interação face a face. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, 2005. v. 1. p. 1-10.

11.
LEFFA, V. J.. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV Seminário de Línguas Estrangeiras, 2002, Goiânia. IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2001. v. 1. p. 95-108.

12.
LEFFA, V. J.. Clause Processing In Complex Sentences. In: First International Conference on Language Resources and Evaluation, 1998. Proceedings of the First International Conference on Language Resources and Evaluation. Granada, Espanha. v. 2. p. 937-943.

13.
LEFFA, V. J.. Uma Proposta Lingüística Para A Definição de Agentes de Desambigüização. In: II Workshop do Projeto NALAMAS, 1997. Anais do II Workshop do Projeto NALAMAS. Porto Alegre (PUCRS). p. 12-14.

14.
LEFFA, V. J.. Os Componentes Fundamentais Na Formacao do Professor de Linguas Estrangeiras. In: X JELI, 1994. CAMPINAS, SP. p. 0-0.

15.
LEFFA, V. J.. A Compreensao de Textos Gramaticalmente Incorretos; Implicacoes Para A Traducao Automatica. In: ENCONTRO DO GT DE LINGUISTICA APLICADA, 1993. FLORIANOPOLIS, SC. p. 0-0.

16.
LEFFA, V. J.. O Uso do Dicionario Eletronico Na Compreensao do Texto Em Lingua Estrangeira. In: ANAIS DO XI CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTACAO, 1991. SANTOS, SP. p. 0-0.

17.
LEFFA, V. J.. Exploring The Limits Of Language Teaching: A Look At Interdisciplinarity In Esp. In: ANAIS DO XI ENPULI, 1991. SAO PAULO. p. 0-0.

18.
LEFFA, V. J.. Building And Using On-Line Glossaries With Students In Computer Sciences. In: PROCEEDINGS OF THE II LATIN AMERICAN ESP COLLOQUIUM, 1990. SANTIAGO, CHILE. p. 0-0.

19.
LEFFA, V. J.. Reading Comprehension And Reading Skills. In: ANAIS DO X ENPULI, 1990. RIO DE JANEIRO, RJ. p. 0-0.

20.
LEFFA, V. J.. Developing Concepts In Reading Theory: From Ambiguity To Explicitness. In: ANAIS DO X ENPULI, 1990. RIO DE JANEIRO, RJ. p. 0-0.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Leffa, Vilson J.. O meu umbigo é melhor que o teu: os perigos de uma política de autocontemplação.. In: V Seminário dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística, 2015, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2015. v. 1. p. 20-24.

2.
LEFFA, V. J.. My teacher is an avatar. In: Seminário do GT da ANPOLL Linguagens e Tecnologias, 2012, Belo Horizonte. Agência, Letramentos e Novas Ferramentas em Contexto Formal. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. p. Online-Online.

3.
LEFFA, V. J.. Clica que eu gosto: preferências dos alunos em cursos de produção textual a distância. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1. p. 0-2.

4.
LEFFA, V. J.. O professor, o cientista e o livro didático. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizongte: ABRALIN, 2007. v. 1. p. 315-316.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Leffa, Vilson J.. Educação aberta e o princípio da colaboração em massa. In: I Seminário Internacional da ABRALITEC, 2018, Sapucaia do Sul. Caderno de Resumos. Sapucaia do Sul: ABRALITEC, 2018. v. 1. p. 19-19.

2.
LEFFA, V. J.. A GAMIFICAÇÃO COMO TERCEIRO ELEMENTO DE INTERESSE NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. In: XXXIII ENANPOLL, 2018, Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá: UFMT, 2018. v. 1. p. 1-1.

3.
LEFFA, VILSON JOSÉ. LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO AUTOMÁTICO DE LÍNGUAS. In: II CIELIN, 2018, Brasília. Caderno de resumos e programação. Brasília: UNB, 2018. v. 1. p. 50-50.

4.
LEFFA, V. J.. A busca de uma abordagem crítico/pacificadora para ensino de língua. In: XV CLAC, 2018, Rio de Janeiro. XV CLAC. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. v. 1. p. 26-26.

5.
LEFFA, V. J.. Entre ouvir, fazer e criar: a busca de uma aprendizagem ergódica no ensino de línguas. In: IX JELAV, 2018, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 2018. p. 14-14.

6.
Leffa, Vilson J.. Adaptação de Recursos Educacionais Abertos: transformando o todo pela parte. In: 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada (AILA 2017), 2017, Rio de Janeiro. World Congress 2017. Rio de Janeiro: ALAB, 2017. v. 1. p. 95-95.

7.
Leffa, Vilson J.. Da perspectiva monológica à perspectiva dialógica multimodal: desafios para o professor de línguas. In: I Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN 2017), 2017, Brasília. CIELIN 2017. Brasila: UNB, 2017. v. 1. p. 18-18.

8.
Leffa, Vilson J.. O ensino crítico da língua para futuros possíveis. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos. Rio Grande: IF-SUL, 2017. v. 1. p. 15-16.

9.
Leffa, Vilson J.. Feedback automático e gamificação. In: 7o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3o. Colóquio de Educação com Tecnologias, 2017, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Reciffe: NEHTE/UFPE, 2017. v. 1. p. 1-1.

10.
Leffa, Vilson J.. O caso do aplicativo Memrise: o domínio do saber espontâneo na aprendizagem aberta de línguas. In: XXXI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 2016, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: UNICAMP, 2016. v. 1. p. 1-1.

11.
Leffa, Vilson J.. Massive collaboration in digital materials design for teaching English. In: Unleashing the Power of ELT beyond the Classroom, 14th International Conference, 2016, Ixtapa, México. Unleashing the Power of ELT beyond the Classroom, 14th International Conference. Mexico City: COPEI/ANUPI, 2016. v. 1. p. 15-15.

12.
Leffa, Vilson J.. Se um REA numa noite de inverno: o diálogo na aprendizagem de línguas. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2016, Pelotas. Caderno de Programação e Resumos. Pelotas: UCPel, 2016. v. 1. p. 16-17.

13.
Leffa, Vilson J.. O professor transdisciplinar: quem é e o que pode fazer. In: II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e literaturas estrangeiras, 2015, Brasília. A formação do professor de línguas e literaturas na contemporaneidade: desafios e tendências. Brasília: UNB, 2015. v. 1. p. 10-10.

14.
Leffa, Vilson J.. Quando saber é ignorar: por uma teoria unificada no uso da tecnologia para o ensino de línguas. In: InPLA 2015 - 20o. Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: PUC-SP, 2015. v. 1. p. 31-32.

15.
Leffa, Vilson J.. O que os alunos querem em CALL. In: V JETAL, 2015, Santa Maria RS. Caderno de Resumos. Santa Maria RS: UFSM, 2015. v. 1. p. 27-28.

16.
Leffa, Vilson J.. O didático e o tecnológico na produção de materiais: um casamento feito no céu?. In: V JETAL, 2015, Santa Maria RS. Caderno de Resumos. Santa Maria RS: UFSM, 2015. v. 1. p. 33-34.

17.
Leffa, Vilson J.. Do mundo para a sala de aula: invertendo a direção da aprendizagem. In: VI Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015, Recife. Aprendizagem aberta e invertida. Recife: UFPe, 2015. v. 1. p. 24-24.

18.
Leffa, Vilson J.. Redes sociais para a aprendizagem: o fim do ensino de línguas?. In: XXIX ENANPOLL, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis: UFSC, 2014. v. 1. p. 1-1.

19.
Leffa, Vilson J.. O ensino de línguas como objeto ou recurso. In: IV JETAL, 2014, Pelotas. Caderno de Programação e Resumos. Pelotas: UFPEL, 2014. v. 1. p. 23-24.

20.
Leffa, Vilson J.. Letramento em games: uma proposta de implementação com base na agência distribuída. In: IV JETAL, 2014, Pelotas. Caderno de Programação e Resumos. Pelotas: UFPEL, 2014. v. 1. p. 16-16.

21.
Leffa, Vilson J.. Nenhum professor é uma ilha. In: I Seminário Conexión Españhol, 2014, Santa Maria, RS. Caderno de Resumos. Santa Maria, RS: UFSM, 2014. p. 5-5.

22.
Leffa, Vilson J.. An authoring system for designing interactive Open Educational Resources. In: WorldCALL 2013 Conference,, 2013, Glasgow, Escócia. Programme and Abstract Book. Glasgow: University of Ulster, 2013. v. 1. p. 155-155.

23.
Leffa, Vilson J.. O que é e como se pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil: um visão panorâmica de temas e métodos. In: Seminário de Estudos Linguísticos (V SELIN), 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: UNESP, 2013. v. 1. p. 8-8.

24.
Leffa, Vilson J.. Tirando coelho da cartola: reflexões sobre a magia da leitura. In: XXV Semana de Letras, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Programação e Resumos. São José do Rio Preto: UNESP, 2013. v. 1. p. 17-18.

25.
Leffa, Vilson J.. Abrindo a porta e a janela para a evolução dos recursos educacionais abertos (REAs). In: III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (III JETAL), 2013, Pelotas. Caderno de Programação e Resumos. Pelotas: UCPEL, 2013. v. 1. p. 13-13.

26.
Leffa, Vilson J.. Gamificação: as regras do jogo na produção de materiais. In: II Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (II CONEL), 2013, Vitória. Caderno de Programação e Resumos. Vitória: UFES, 2013. v. 1. p. 29-29.

27.
Leffa, Vilson J.. Reflexões sobre o emergentismo na aprendizagem de línguas. In: II Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (II CONEL), 2013, Vitória. Caderno de Programação e Resumos. Vitória: UFES, 2013. v. 1. p. 37-37.

28.
LEFFA, V. J.. Levantamento de dissertações e teses sobre ensino de línguas e tecnologia no Sul do Brasil. In: XXVII ENANPOLL, 2012, Niterói. XXVII ENANPOILL. Niterói: UFF, 2012. v. 1.

29.
LEFFA, V. J.. Professor a distância: the making of. In: XXVII ENANPOLL, 2012, Niterói. XXVII ENANPOILL. Niterói: UFF, 2012. v. 1.

30.
LEFFA, V. J.. Tirando a distância do ensino a distância. In: II Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras, 2012, Vitória. Caderno de Resumos. Vitória: UFES, 2012. v. 1. p. 4-4.

31.
Leffa, Vilson J.. Perspectivas no Ensino de Línguas Mediado pelas Tecnologias Digitais. In: VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE), 2012, Pelotas. VII SENALE. Pelotas: UCPEL, 2012. v. 1. p. 93-94.

32.
Leffa, Vilson J.. Do almoxarifado ao showroom: a montagem dos objetos de aprendizagem. In: VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE), 2012, Pelotas. VII SENALE. Pelotas: UCPEL, 2012. v. 1. p. 479-479.

33.
Leffa, Vilson J.. Da Educação a Distância ao Recurso Educacional Aberto. In: III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, 2012, São Paulo. JEALAV 2012: Caderno de Resumos. São Paulo: DLM-FFLCH-USP, 2012. v. 1. p. CD-CD.

34.
Leffa, Vilson J.. Image and video in classroom communication. In: XV EPI - Encontro de Professores de Inglês, 2012, Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá: APLIEMT, 2012. v. 1. p. 08-08.

35.
Leffa, Vilson J.. As palavras não significam o que eu quero que elas signifiquem:o caso do atrator e do fractal. In: II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2012, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos. Santa Maria: UFSM, 2012. v. 1. p. 28-29.

36.
LEFFA, V. J.. A construção da identidade digital em um curso a distância. In: Tecnologias de si: ensino, diversidade e identidade, 2011, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 14-14.

37.
LEFFA, V. J.. Aprendizagem em nuvem: o que é e como se faz. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 390-390.

38.
LEFFA, V. J.. Sistemas de Autoria como ferramentas de apoio ao professor. In: IX Congresso Brasileiro de Linguísticas Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 390-391.

39.
LEFFA, V. J.. Como ensinar o professor a ensinar a distância: competências fundamentais. In: IX Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Caderno de Resumos. Sorocaba: UNISO, 2011. v. 1. p. 72-72.

40.
LEFFA, V. J.. Uma espiadinha na sala de aula: o que acontece com o ensino de língua estrangeira no Brasil. In: Simpósio Internacional: Linguagens e Culturas, 2011, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: UFSC, 2011. v. 1. p. 63-63.

41.
LEFFA, V. J.. Sistemas de autoria: construindo e integrando diferentes objetos de aprendizagem em uma única atividade. In: I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL), 2011, Pelotas. JETAL: Caderno de resumos. Pelotas: UFPEL, 2011. v. 1. p. 26-26.

42.
LEFFA, V. J.. Ferramentas de Autoria para o Professor. In: Conecta: Tecnologias Educacionais, 2011, Rio de Janeiro. Conecta: Tecnologias Educacionais. Rio de Janeiro: Sistema Firjan, 2011. v. 1.

43.
LEFFA, V. J.. O ensino de inglês no Brasil: O que é e como se faz. In: I Semana de Letras Inglês, 2011, Caetité, Bahia. I Semana de Letras Inglês. Caetité, BA: UNIEB, 2011. v. 1.

44.
LEFFA, V. J.. Revisitando a interpretação de texto: uma proposta de ensino. In: I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem, 2011, Porto Alegre. Estudos em Aquisição da Linguagem: I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: PUCRS, 2011. v. 1. p. 21-22.

45.
LEFFA, V. J.. Agência e mediação. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (VI SENALE), 2010, Pelotas. Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: UCPEL, 2010. v. 1. p. 272-272.

46.
LEFFA, V. J.. Não tem tu, vai tu mesmo: interação e interatividade no ensino da produção textual a distância. In: IX Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça, SC. Caderno de Programação e Resumo. Palhoça, SC: Editora Unisul, 2010. v. 1. p. 281-281.

47.
LEFFA, V. J.. É tão bom ser diferente: a diversidade cultural como suporte para a construção da identidade pessoal. In: XI Seminário de Linguística Aplicada, 2010, Salvador. Programa e Caderno de Resumos. Salvador: UFBA, 2010. v. 1. p. 14-14.

48.
LEFFA, V. J.. Inserir sem excluir: o caso da língua estrangeira na escola. In: XI Seminário de Linguística Aplicada, 2010, Salvador. Caderno de Resumos. Salvador: UFBA, 2010. v. 1. p. 31-32.

49.
LEFFA, V. J.. YouTube e o ensino de língas. In: Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (INPLA), 2009, São Paulo. Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada. São Paulo: PUCSP, 2009. v. 1. p. 10-10.

50.
LEFFA, V. J.. Interação e interatividade. In: Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (INPLA), 2009, São Paulo. Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada. São Paulo: PUCSP, 2009. v. 1. p. 198-199.

51.
LEFFA, V. J.. O professor e as tecnologias digitais. In: II Congresso de Letras, Artes e Cultura, 2008, São João del Rei. Discurso, linguagem e memória. São João del Rei: UFSJ, 2008. v. 1. p. 18-18.

52.
LEFFA, V. J.. A teoria dos sistemas emergentes na aprendizagem das línguas. In: II Congresso de Letras, Artes e Cultura, 2008, São João del Rei. Discurso, Linguagem e Memória. São João del Rei: UFSJ, 2008. v. 1. p. 32-32.

53.
LEFFA, V. J.. A aprendizagem da língua como prática social. In: XXIII Econtro Nacional da ANPOLL, 2008. Produção do conhecimento em Letras e Lingüística: Identidade, Impacto e Visibilidade. Goiânia: ANPOLL UFG. v. 1.

54.
LEFFA, V. J.. Relações com instituições de fomento à pesquisa em Lingüística Aplicada na atualidade. In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008, Goiânia. XXIII Encontro Nacional da ANPOLL. Goiânica: ANPOLL - UFG, 2008.

55.
LEFFA, V. J.. Broadcasting yourself to acquiring a new language. In: ISCAR 2008, 2008, San Diego. Book of Abstracts. San Diego: ISCAR, 2008. v. 1. p. 236-237.

56.
LEFFA, V. J.. O ensino de línguas no mundo da Web 2.0. In: XVI EPLE, 2008, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do XVI EPLE. Londrina: Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná, 2008. v. 1. p. 9-9.

57.
LEFFA, V. J.. O ensino de línguas e a transdisciplinaridade. In: XVI EPLE, 2008, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do XVI EPLE. Londrina: Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná, 2008. v. 1. p. 9-10.

58.
LEFFA, V. J.. O professor no tubo: o uso de vídeos na aprendizagem de espanhol. In: V Taller Didáctico de Españhol, 2008, Pelotas. Lengua y Cultura frente a las Tecnologias de Información y Comunicación. Pelotas: UFPEL, 2008. v. 1. p. 3-3.

59.
LEFFA, V. J.. "Yo soy yo y mis circusntancias": Emergência, complexidade e ensino de línguas. In: Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul (CELSUL), 2008, Porto Alegre. Programação e Resumos. Pelotas: Educat, 2008. v. 1. p. 147-148.

60.
LEFFA, V. J.. O espaço de ação do professor com as novas tecnologias de aprendizagem: Possibilidade e desafios. In: I Forum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas, 2008, Fortaleza. I Forum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e V colóquio de professores de Metodologia de ensino de línguas e literatura. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008. v. 1. p. 20-20.

61.
LEFFA, V. J.. Criando novas comunidades para o ensino e aprendizagem de línguas: rupturas e deslocamentos. In: INPLA, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: PUC-SP, 2007. v. 1. p. 152-152.

62.
LEFFA, V. J.. Dispersion and aggregation on the Web: From Hot Potatoes to Webquests. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. 1. p. 29-29.

63.
LEFFA, V. J.. The road to cyborgization in language teaching and literature. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. 1. p. 51-51.

64.
LEFFA, V. J.. Ambientes multimidiáticos de aprendizagem: entre a sedução e a resistência. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Brasília: ALAB/UNB, 2007. v. 1. p. 239-239.

65.
LEFFA, V. J.. O professor multimodal: O impacto das tecnologias emergentes no ensino de línguas. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (V SENALE), 2007, Pelotas. V SENALE. Pelotas: EDUCAT, 2007. v. 1. p. 226-226.

66.
LEFFA, V. J.. O professor na sociedade do conhecimento:entre a informação produzida e a informação copiada. In: Semana Acadêmica: perspectivas de ensino no século XXI, 2007, Pelotas. Resumos. Pelotas: Letras UFPEL, 2007. v. 1. p. 8-8.

67.
LEFFA, V. J.. Complexity and emergence theories in L2 learning. In: 8th Internatinal Congress of ISAPL, 2007, Porto Alegre. ISAPL - Resumos/abstracts. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 177-177.

68.
LEFFA, V. J.. O objeto de aprendizagem como produção científica. In: VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul (CELSUL), 2006, Pelotas. VII Econtro do Celsul. Pelotas: Celsul, 2006. v. 1. p. 123-123.

69.
LEFFA, V. J.. Do texto à hipermídia e além. In: VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul (CELSUL), 2006, Pelotas. VII Encontro do CELSUL. Pelotas: Celsul, 2006. v. 1. p. 69-70.

70.
LEFFA, V. J.. Tecnologia e ensino de línguas: onde fica o professor?. In: I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte, 2006, Belém. Programação e Resumos. Belém: ALAB, 2006. v. 1. p. 42-42.

71.
LEFFA, V. J.. Letramento digital para professores: do texto plano à hipermídia. In: XVIII ENPULI, 2005, Fortaleza. Programa & Resumos do XVIII ENPULI. Fortaleza: ABRAPUI, 2005. v. 1. p. 99-99.

72.
LEFFA, V. J.. O professor pesquisador à luz das teorias da complexidade. In: III Fórum do Conhecimento, 2005, Erechim. III Fórum do Conhecimento - Religando Saberes - Anais. Erechim: URI, 2005. v. 1. p. 1-1.

73.
LEFFA, V. J.. Teaching English as a hegemonic language: seduction, alienation and political consciousness. In: XV Encontro da Apies, 2005, Vitória. Highlightening the Magic of ELT, 2005. v. 1. p. 3-3.

74.
LEFFA, V. J.. New technologies in the teaching of English. In: XV Encontro da Apies, 2005, Vitória. Highlightening the Magic of ELT, 2005. v. 1. p. 3-3.

75.
LEFFA, V. J.. Quando ler é fazer: texto, hipertexto e evento em ambiente virtual. In: Hipertexto 2005 UFPE, 2005, Reciffe. Hipertexto 2005 UFPE. Recife: UFPE, 2005. v. 1. p. 1-1.

76.
LEFFA, V. J.. O ensino a distância à luz da Teoria da Atividade. In: IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE), 2005, Pelotas. Oralidade e Ensino: Questões e Perspectivas. Pelotas: UCPEL, 2005. v. 1. p. 253-254.

77.
LEFFA, V. J.. As Teorias da Complexidade e suas contribuições para a Lingüística Aplicada como área transdisciplinar. In: II Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste, 2005, Brasília. II ELARCO. Brasília: Universidade de Brasília, 2005. v. 1. p. 1-1.

78.
LEFFA, V. J.. Explaining CALL through activity theory and vice-versa. In: UNTELE 2003, 2004, Compiègne, França. UNTELE 2004, 2004. v. 1. p. 19-19.

79.
LEFFA, V. J.. Usando a Teoria da Atividade para explicar a aprendizagem de línguas mediada por computador. In: XIV INPLA, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos do 14º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2004. v. 1.

80.
LEFFA, V. J.. Entre o sujeito e o objeto: em busca de uma unidade de investigação no ensino da língua estrangeira. In: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (XIX ENAPOLL), 2004, Maceió. Boletim Informativo no. 32 - XIX Encontro Nacional da Anpoll. Maceió: ANPOLL, 2004. v. 1. p. 288-288.

81.
LEFFA, V. J.. Língua estrangeira S/A. In: III Forum internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE III), 2004, Pelotas. III Forum internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. Pelotas, 2004. v. 1.

82.
LEFFA, V. J.. O percurso político da ALAB: uma tentativa de interpretação. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. VII CBLA - Programa e resumos, 2004. v. 1. p. 48-48.

83.
LEFFA, V. J.. A interação simulada no ensino da leitura em ambiente virtual. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro, 2003. v. 1.

84.
LEFFA, V. J.. O ensino do inglês no futuro. In: XVII ENPULI, 2003, Florianópolis. XVII ENPULI: A interculturalidade no ensino de inglês, 2003. v. 1. p. 22-22.

85.
LEFFA, V. J.. Ética de pesquisa em Lingüística Aplicada: O papel do editor científico. In: XVII ENPULI, 2003, Florianópolis. XVII ENPULI: A interculuralidade no ensino de inglês, 2003. v. 1. p. 25-26.

86.
LEFFA, V. J.. Interatividade e desempenho assitido mediado por computador. In: XIII INPLA, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2003. v. 1. p. 199-199.

87.
LEFFA, V. J.. Simulated Interaction in CALL. In: WorldCALL-2003, 2003, Banff, Canada. WorldCALL-2003, 2003. v. 1. p. 136-136.

88.
LEFFA, V. J.. Constructing meaning with an electronic dicionary. In: WorldCALL-2003, 2003, Banff, Canadá. WorldCALL-2003, 2003. v. 1. p. 137-137.

89.
LEFFA, V. J.. Presença do professor no ensino a distância. In: IV Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2003, Passo Fundo. Quatro SELES. Passo Fundo: UPF, 2003. v. 1. p. 6-6.

90.
LEFFA, V. J.. A formação do professor pesquisador. In: IV Ciclo de Estudos sobre a Formação do Professor, 2003, Frederico Westphalen, 2003.

91.
LEFFA, V. J.; CASTRO, R. V. . Autonomia e presença no ensino de línguas a distância. In: XII INPLA, 2002, São Paulo. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2002. v. 1. p. 264-264.

92.
LEFFA, V. J.; MESQUITA, Michel dos Santos . Atividades para o ensino de línguas a distância: Da motivação ao desempenho assistido.. In: II Forum internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE II), 2002, Pelotas. Caderno de Resumos, 2002. v. 1. p. 142-143.

93.
LEFFA, V. J.; SILVA, V. S. . O papel do dicionário eletrônico na construção do significado em língua estrangeira.. In: II Forum internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE II), 2002, Pelotas. Caderno de Resumos, 2002. v. 1. p. 175-176.

94.
LEFFA, V. J.; STEINLE, Neemias . O acervo eletrônico de textos na pesquisa em Lingüística Aplicada.. In: II Forum internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE II), 2002, Pelotas. Caderno de Resumos, 2002. v. 1. p. 175-175.

95.
LEFFA, V. J.. O fazer solitário e o dizer solidário: a autonomia na aprendizagem de línguas.. In: II Forum internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE II), 2002, Pelotas. Caderno de Resumos, 2002. v. 11. p. 9-9.

96.
LEFFA, V. J.. A relevância da pesquisa no processo de aprendizagem. In: Mostra de Pesquisa em Educação, 2002, Pelotas, 2002.

97.
LEFFA, V. J.. A edição de texto em suporte eletrônico. In: VIII Encontro Nacional de Editores Científicos, 2001, Atibaia, SP. VIII Encontro Nacional de Editores Científicos. Terezsópolis, RJ: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2001. v. 1. p. 68-69.

98.
LEFFA, V. J.. A língua portuguesa no novo milênio; a pesquisa como fonte de conhecimento para o ensino. In: VI Fórum de Estudos Lingüísticos, 2001, Rio de Janeiro. VI Fórum de Estudos Lingüísticos. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. v. 1. p. 73-78.

99.
LEFFA, V. J.; LOPES, L. P. M. ; CAVALANTI, M. C. . Lingüística Aplica hoje. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica, 2001, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica. Belo Horizonte: ALAB, 2001. v. 1. p. 33-33.

100.
LEFFA, V. J.. O uso de dicionários on-line na compreensão de textos em língua estrangeira. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica, 2001, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica1. Belo Horizonte: ALAB, 2001. v. 1. p. 39-30.

101.
LEFFA, V. J.; GONÇAVES, M. H. . O uso do feedback nas atividades de aprendizagem mediadas por computador. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica, 2001, Belo Horzonte. VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica.. Belo Horizonte: ALAB, 2001. v. 1. p. 208-208.

102.
LEFFA, V. J.; SILVA, V. S. . A interatividade na construção do significado de um texto em língua estrangeira. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica, 2001, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica. Belo Horizonte: ALAB, 2001. v. 1. p. 242-242.

103.
LEFFA, V. J.. O professor de língua materna: De consumidor a produtor de conhecimento. In: Dias acadêmicos, 2001, Ijuí, RS. Dias acadêmicos. Ijuí: Unijuí, 2001. v. 1. p. 28-32.

104.
LEFFA, V. J.. Teaching dominant languages from a critical perspective. In: XXe. Congrès de la Fédératrion Internationale des Professeurs de Langues Vivantes, 2000, Paris. XXe. Congrès de la Fédératrion Internationale des Professeurs de Langues Vivantes, 2000. v. 1. p. 45-45.

105.
LEFFA, V. J.. Anaphora resolution without world knowledge.. In: VI International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, 2000, Caen - França. VI International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, 2000. v. 1. p. 35-35.

106.
LEFFA, V. J.. A produção científica na área da Lingüística Aplicada. In: XXIX Seminário do GEL, 2000, Assis. XXIX Seminário do GEL, 2000. v. 1.

107.
LEFFA, V. J.. Como se faz um profissional de letras: Aspectos didáticos e políticos. In: XII Semana de Letras: Formação de Professores, 2000, São Jose do Rio Preto. XII Semana de Letras: Formação de Professores, 2000. v. 1.

108.
LEFFA, V. J.. Atoms, Bytes And The Teaching Of English In The Age Of Globalization. In: II Convenção de Professores de Inglês dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 1999. II Convenção de Professores de Inglês dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ( Programa). Londrina, Paraná. p. 7-7.

109.
LEFFA, V. J.. ELT in the age of globalization: from linguistic hegemony to cultural diversity.. In: Setting Challenges for the New Millennium, 1999, Porto Alegre, 1999.

110.
LEFFA, V. J.. Syntactic and semantic constraints in Anaphora Resolution. In: 12th World Congress of Applied Linguistics, 1999, Tóquio, 1999. v. 1. p. 158-158.

111.
LEFFA, V. J.. Different readings of the same text: readers'reactions to figures of speech in a newspaper article. In: 12th World Congress of Applied Linguistics, 1999, Tóquio. Program & Abstracts, 1999. v. 1. p. 142-142.

112.
LEFFA, V. J.. A Língua Estrangeira No Contexto Nacional. In: XIV Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 1998. Programa da XIV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. São José do Rio Preto.

113.
LEFFA, V. J.. O Ensino de Línguas No Rio Grande do Sul; Uma Vocação Para A Diversidade. In: V Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras (V EPLLE), 1998. Programa do V Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras (V EPLLE). Assis - São Paulo.

114.
LEFFA, V. J.. O Texto Na Sala de Aula. In: XII Encontro Nacional da ANPOLL, 1998. Programa do XII Encontro Nacional da ANPOLL. Campinas.

115.
LEFFA, V. J.. Concepts Of Reading And Social Classes. In: 31st Annual Meeting of the British Association of Applied Linguistics (BAAL), 1998. 31st Annual Meeting of the British Association of Applied Linguistics (BAAL) (Program). Manchester, Inglaterra. p. 24-24.

116.
LEFFA, V. J.. Aspectos de Forma, Conteúdo e Gênero Na Reescritura de Textos. In: XIX Congresso Mundial da Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes, 1997. Programa do XIX Congresso Mundial da Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes. Recife.

117.
LEFFA, V. J.. Solving Lexical Ambiguity Through Collocation. In: 31st Annual Convention and Exposition of TESOL, 1997. 31st Annual Convention and Exposition of TESOL (Program). Orlando, EEUU. p. 139-139.

118.
LEFFA, V. J.. O Processo de Auto-Revisão Na Produção do Texto Em Língua Estrangeira. In: XI Encontro Nacional da ANPOLL, 1996. Programa do XI Encontro Nacional da ANPOLL. João Pessoa. p. 390-390.

119.
LEFFA, V. J.. Hipertexto e Mapas Conceituais: A Interface Necessária. In: 48a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996. Programa da 48a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. São Paulo. p. 264-265.

120.
LEFFA, V. J.. Between The First Draft And The Final Version: An Investigation Of Students? Self-Editing Strategies. In: XI World Congress of the International Association of Applied Linguistics, 1996. XI World Congress of the International Association of Applied Linguistics (Program). Jyväskilä, Finlândia. p. 69-69.

121.
LEFFA, V. J.. Resolucao da Ambiguidade Lexical Na Traducao Automatica de Textos: Um Estudo Exploratorio. In: I ENCONTRO DO CELSUL, 1995. FLORIANOPOLIS. p. 0-0.

122.
LEFFA, V. J.. Classroom Research. In: XIII ENPULI, 1995. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

123.
LEFFA, V. J.. Bridging The Gap Between Reading And Writing In A Multimedia Environment. In: IV LATIN AMERICAN ESP COLLOQUIUM, 1994. NATAL, RN. p. 0-0.

124.
LEFFA, V. J.. Evolucao do Conceito de Leitura Em Alunos da Segunda A Oitava Serie. In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 1994. CAXAMBU, MG. p. 0-0.

125.
LEFFA, V. J.. Determinacao Sociolinguistica do Conceito de Leitura. In: 46A. REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1994. VITORIA, ES. p. 0-0.

126.
LEFFA, V. J.. O Computador e O Ensino de Linguas Estrangeiras. In: II SEMINARIO INTERNACIONAL DE LINGUA E LITERATURA, 1993. SANTA MARIA, RS. p. 0-0.

127.
LEFFA, V. J.. Producing Comprehensible Input For Beginning Foreign Language Students. In: X AILA, 1993. AMSTERDAM, HOLANDA. p. 0-0.

128.
LEFFA, V. J.. Teaching A Computer To Translate: Implications For Esp. In: V CONGRESSO LATINOAMERICANO DE LENGUA CON OBJETIVOS ESPECIFICOS, 1993. CIUDAD DE MEXICO, MEXICO. p. 0-0.

129.
LEFFA, V. J.. Glossario Eletronico: do Acesso Instantaneo A Busca Discriminada. In: IX CONGRESSO DE LINGUISTICA E FILOLOGIA DA AMERICA LATINA (ALFAL), 1990. CAMPINAS, SP. p. 0-0.

Apresentações de Trabalho
1.
Leffa, Vilson J.. Emergência do letramento crítico no ensino de línguas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Leffa, Vilson J.. O professor de inglês como autor e coautor de suas atividades de ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEFFA, V. J.. Ensino, aprendizagem e aquisição: horizontes de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEFFA, V. J.. Em busca do elo responsivo no ensino de línguas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LEFFA, V. J.. Teacher as author: the emergence of pleasure in designing CALL materials. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LEFFA, V. J.. O ensino de línguas em três dimensões: sistêmica, funcional e crítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Leffa, Vilson J.. O ensino das línguas na perspectiva do letramento crítico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Leffa, Vilson J.. Quem sou eu quando ensino: o professor e sua identidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Leffa, Vilson J.. Letramento Crítico: uma palavra significa o que eu quero que ela signifique. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Leffa, Vilson J.. Recursos Educacionais Abertos sob a perspectiva do Design Responsivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Leffa, Vilson J.. O texto e suas leituras: do autorizado ao espontâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Leffa, Vilson J.. O ensino das línguas em 3D: da dimensão operacional à dimensão crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Leffa, Vilson J.. Porque somos mais quando jogamos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Leffa, Vilson J.. Questões de identidade na aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Leffa, Vilson J.. Uso e produção de recursos educacionais abertos na aprendizagem de línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Leffa, Vilson J.. O princípio da colaboração em massa na produção de recursos educacionais abertos'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Leffa, Vilson J.. Do professor que fala ao professor que ouve: invertendo a sala de aula na aprendizagem de línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Leffa, Vilson J.. Quando ensinar é ouvir: uma proposta para a sala de aula invertida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Leffa, Vilson J.. Pesquisa, produtivismo e ética: desafios e uma proposta de diálogo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
Leffa, Vilson J.. A sala de aula invertida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Leffa, Vilson J.. O professor transmidiático: construindo sentido com palavras, imagens e videos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Leffa, Vilson J.. O professor no mundo virtual da colaboração em massa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
Leffa, Vilson J.. Jogos vorazes: 3 metáforas sobre a colaboração em massa no ensino de línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Leffa, Vilson J.. Universidade e pluralidade na construção do conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Leffa, Vilson J.. Meu professor é uma avatar!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Leffa, Vilson J.. O professor ideal de EaD: a busca de um perfil desejado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Leffa, Vilson J.. Diz-me com quem andas e te direi quem és: a identidade do professor de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Leffa, Vilson J.. Os caminhos do professor: do livro aos objetos digitais de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Leffa, Vilson J.. Produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
Leffa, Vilson J.. Quando o objeto se transforma em recurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Leffa, Vilson J.. O professor Interdisciplinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Leffa, Vilson J.. Recursos Educacionais Abertos: onde todos têm vez. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
Leffa, Vilson J.. ?E os alunos foram felizes para sempre?: a construção da identidade em EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
Leffa, Vilson J.. Quem sou eu quando aprendo a língua do outro: uma questão de identidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
Leffa, Vilson J.. A Torre de Babel e a nuvem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
Leffa, Vilson J.. Sapo ou Príncipe: quem sou eu quando aprendo a língua do outro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
Leffa, Vilson J.. O uso de games na sala de aula: buscando os princípios de uma nova aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
Leffa, Vilson J.. EaD no Brasil: Passado, presente e futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
LEFFA, V. J.. Produção de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
LEFFA, V. J.. Objetos colaborativos de aprendizagem como suporte para o ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
LEFFA, V. J.. Conhecimento em Rede. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
LEFFA, V. J.. Ensino de Línguas no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
Leffa, Vilson J.. English and Technologies: building contemporary pedagogies in the 21st century classroom. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
Leffa, Vilson J.. É na nuvem que a gente se entende: rumo a um novo modo de aprender?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

45.
LEFFA, V. J.. O professor e a produçãop de objetos digitais de aprendizagem na modernidade líquida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
LEFFA, V. J.. A linguística aplicada e o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
LEFFA, V. J.. Ensino de Línguas Online. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
LEFFA, V. J.. O papel das tecnologias digitais/virtuais na aprendizagem de línguas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
LEFFA, V. J.. O uso das novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
LEFFA, V. J.. Video literacy from a social semiotic perspective. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
LEFFA, V. J.. Compreender é preciso: interpretar não é preciso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
LEFFA, V. J.. Interpretação de vídeo: uma leitura com base na gramática visual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
LEFFA, V. J.. A reconstrução da identidade na aquisição da língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
LEFFA, V. J.. Letramento digital na perspectiva sistêmico-funcional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
LEFFA, V. J.. Agência e mediação entre humanos máquinas: quando os papeis se invertem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
LEFFA, V. J.. Navegando para ensinar e surfando para aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
LEFFA, V. J.. El camino se hace al navegar: trajetórias de professores de línguas na virtualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
LEFFA, V. J.. O ensino de línguas na Web 2.0. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
LEFFA, V. J.. Mude o mundo o mundo muda você: aprendizagem de línguas e emergentismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
LEFFA, V. J.. Hipertexto e interatividade no ensino de línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
LEFFA, V. J.. O professor e a rede: novas tecnologias e novas maneiras de ensinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
LEFFA, V. J.. Mostrando a cara em Lingüística Aplicada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
LEFFA, V. J.. Os espaços do professor diante das novas tecnologias: do institucionalizado ao não-institucionalizado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

64.
LEFFA, V. J.. O que que a Católica tem?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
LEFFA, V. J.. O papel do professor de línguas na aprendizagem mediada por computador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
LEFFA, V. J.. Tecnologias interativas no ensino de linguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
LEFFA, V. J.. Transculturalismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
LEFFA, V. J.. A Internet e a formação do professor de línguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
LEFFA, V. J.. Objetos de aprendizagem e objetos de desejo: o uso de novas tecnologias no ensino de linguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
LEFFA, V. J.. A visibilidade do professor na aprendizagem de L2 a distância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

71.
LEFFA, V. J.. O papel político do professor de línguas no mundo globalizado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
LEFFA, V. J.. A interação em ambiente virtual: tornando o professor presente no ensino a distância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
LEFFA, V. J.. O uso de novas tecnologias no ensino de línguas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
LEFFA, V. J.. Ensino e aprendizagem em ambiente virtual: Tornando o professor presente no ensino a distância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
LEFFA, V. J.. Pesquisas Lingüísicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
LEFFA, V. J.. Alienação e militância do professor de línguas estrangeiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
LEFFA, V. J.. A formação do professor pesquisador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
LEFFA, V. J.. O aspecto político na formação do professor de letras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Araújo, J. ; Leffa, Vilson J. . Conectando os autores na rede. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
Leffa, Vilson J.. Prefácio do livro Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos de Goytacazes, RJ, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
Leffa, Vilson J.. Prefácio para o livro A Formação de Professores de Línguas. Campinas, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
Leffa, Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil . Apresentação do livro: Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
Leffa, Vilson J.. Apresentação O que os pares de Teletandem (não) negociam. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
Leffa, Vilson J.. Prefácio do livro Línguas na EaD: Construção Coletiva. Santa Cruz do Sul, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
Leffa, Vilson J.. Prefácio do livro Política e Políticas Linguísticas. Campinas, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
Leffa, Vilson J.. Contracapa do livro Multiação: pensando o ensino de Língua Portuguesa. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012 (Apresentação).

9.
LEFFA, V. J.. Apresentação: Language and its cultural substrate: perspectives for a globalized world. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
Leffa, Vilson J.; PEREIRA, Aracy e . Apresentação do livro Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

11.
Leffa, Vilson J.. Apresentação A relação teoria-prática na formação continuada do Professor de Línguas. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

12.
LEFFA, V. J.. Apresentação do livro Aprendendo Palavras através da Leitura. Santa Cruz do Sul, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
LEFFA, V. J.. Apresentação da segunda edição: produção de materiais de ensino. Pelotas, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
LEFFA, V. J.. Apresentação da segunda edição: o professor de línguas estrangeiras. Pelotas, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

15.
LEFFA, V. J.. Prefácio do Livro Língua portuguesa, educação e mudança. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

16.
LEFFA, V. J.. Apresentação da segunda edição: a interação na aprendizagem de línguas. Pelotas, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

17.
LEFFA, V. J.. Introdução: Pesquisa em Lingüística Aplicada. Pelotas, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
LEFFA, V. J.. Apresentação: a interação na aprendizagem de línguas. Peltotas, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

19.
LEFFA, V. J.. Apresentação: o professor de línguas estrangeiras. Pelotas, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

20.
LEFFA, V. J.. Prefácio: as palavras e sua companhia. Pelotas, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

21.
LEFFA, V. J.. Apresentação: As palavras e sua companhia. Pelotas, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

22.
LEFFA, V. J.; PEREIRA, Aracy e . Introdução: o ensino da leitura e produção textual. Pelotas, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LEFFA, V. J.. Ensino de Línguas Online (ELO). 2013.

2.
Leffa, Vilson J.. Ensino de Línguas Online (ELO). 2013.

3.
LEFFA, V. J.. Gerenciador Automátio de Verbetes e Regras Gramaticais. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
LEFFA, V. J.. Textos em Lingüística Aplicada II. 2002.

2.
LEFFA, V. J.. Ensino de Línguas Online: Interação Simulada. 2002.

3.
LEFFA, V. J.. A resolução da anáfora no processamento da língua natural. 2000.

4.
LEFFA, V. J.. Textos em Lingüística Aplicada. 2000.

5.
LEFFA, V. J.. Ensino de Línguas Online (ELO). 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Leffa, Vilson J.; Recuero, R . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SEUS ENIGMAS: UMA ENTREVISTA COM VILSON LEFFA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Leffa, Vilson J.. Textos em Linguística Aplicada (TELA). 2016; Tema: Acervo de textos em Linguística Aplicada. (Site).

2.
Leffa, Vilson J.. Ensino de Línguas Online (ELO). 2013; Tema: REAs para o ensino de línguas. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEFFA, VILSON JOSÉ. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: TEORIA E PRÁTICA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Leffa, Vilson J.. Gamificação: teoria e prática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, R. A. ; Leffa, Vilson J. . (Re)produção de materiais didáticos digitais para o ensino de línguas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Leffa, Vilson J.. How to produce open educational resources (OERs) for the humanistic areas: a hands-on experience. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Leffa, Vilson J.. Uso e produção de Recursos Educacionais Abertos para o ensino de línguas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Leffa, Vilson J.. Produção de Recursos Educacionais Abertos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Leffa, Vilson J.. Objeto Educacional Digital: o que é e como se faz. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Leffa, Vilson J.. Compreensão Oral de Inglês. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Compreensão Oral).

9.
Leffa, Vilson J.. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa).

10.
Leffa, Vilson J.. Combatendo a Fome no Mundo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem de Línguas).

11.
LEFFA, V. J.. Aprofundamento da discussão sobre o uso de objetos colaborativos de aprendizagem como suporte para o ensino de línguas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LEFFA, V. J.. Construção de Objetos Colaborativos de Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
Leffa, Vilson J.. Digital learning objects in the English classroom. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Leffa, Vilson J.. Metodologia para o ensino de línguas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem de Línguas).

15.
Leffa, Vilson J.. Guia da Nova Ortografia para Dummies. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem da Língua Materna).

16.
LEFFA, V. J.. Produção de objetos digitais de aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
Leffa, Vilson J.. TELA 4 (Textos em Linguística Aplicada - 4a. Edição). 2009. (Editoração/Coletânea).

18.
LEFFA, V. J.. Didática para o Ensino de Línguas Online - Oitava Edição (DELO 8). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
LEFFA, V. J.. Introdução ao ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
LEFFA, V. J.; CASTRO, R. V. . Didática para o Ensino de Línguas Online - Sexta Edição (DELO 6). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
LEFFA, V. J.. Didática para o Ensino de Línguas Online - Sétima Edição (DELO 7). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
LEFFA, V. J.. TELA 3 (Textos em Lingüística Aplicada - 3a. edição). 2006. (Editoração/Coletânea).

23.
LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. . IV SENALE (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (CD-ROM). 2006. (Editoração/Anais).

24.
LEFFA, V. J.. Pesquisa na graduação em Letras. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
LEFFA, V. J.; CASTRO, Rafael Vetromille . Didática para o Ensino de Línguas Online - Quarta Edição (DELO 4). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
LEFFA, V. J.; CASTRO, Rafael Vetromille . Didática para o Ensino de Línguas Online - Quinta Edição (DELO 5). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
LEFFA, V. J.; STEILE, Neemias ; OLIVEIRA, Luis Roberto de . Ensino a distância, professor presente. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
LEFFA, V. J.; STEINLE, Neemias ; OLIVEIRA, Luis Roberto Volz de . Interação e interatividade em ambiente virtual. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
LEFFA, V. J.. Lingua Inglesa e Tecnologia Educacional. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

30.
LEFFA, V. J.. Didática para o Ensino de Línguas Online - Segunda Edição (DELO 2). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
LEFFA, V. J.. Didática para o Ensino de Línguas Online - Primeira Edição (DELO 1). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
LEFFA, V. J.. Linguagem & Ensino. 2003. (Editoração/Periódico).

33.
LEFFA, V. J.. TELA 2 (Textos em Lingüística Aplicada - segunda edição)[CD-ROM].. 2003. (Editoração/Coletânea).

34.
LEFFA, V. J.; CASTRO, Rafael Vetromille . A Internet como recurso pedagógico para o ensino de línguas estrangeiras.. 2002. .

35.
LEFFA, V. J.; HEEMAN, Christiane . Preparação de atividades para o ensino de línguas através do computador.. 2002. .

36.
LEFFA, V. J.. Linguagem & Ensino. 2002. (Editoração/Periódico).

37.
LEFFA, V. J.. Linguagem & Ensino. 2001. (Editoração/Periódico).

38.
LEFFA, V. J.. Produção de Materiais para Ensino de Línguas a Distância. 2000. .

39.
LEFFA, V. J.. TELA (Textos em Lingüística Aplicada)[CD-ROM].. 2000. (Editoração/Coletânea).

40.
LEFFA, V. J.. Linguagem & Ensino. 2000. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Maria Eduarda Motta dos Santos. Para além dos bons jogos: os princípios da competência comunicativa em atividades gamificadas para a aprendizagem de línguas. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Marita Valente Balreira. Produção e uso de Recursos Educacionais Abertos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como LE em contexto escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de BIANCA LEGRAMANTE MARTINS. Me manda um whats?! A Aprendizagem de Inglês como Língua Adicional por WhatsApp. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Raquel Souza de Oliveira. CURRÍCULO ECOLÓGICO DE LÍNGUA E LITERATURA: O USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA UMA ABORDAGEM COLABORATIV. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Anderson Silva Matos. Os ambientes virtuais como campos para a promoção da autonomia na ensinagem de língua adicional. 2017. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Cristiane Rissetti Toffanello. O uso das tecnologias móveis sob a perspectiva do professor de língua inglesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

7.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Letícia Berneira Cardozo. O IMPACTO DO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO PELO PROFESSOR NA MOTIVAÇÃO DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Muriel da Silva Tadeu. Crenças acerca da formação profissional: implicações no fazer pedagógico do professor de língua inglesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Amanda Pinheiro Damasseno. A perspectiva do letramento crítico no ensino de espanhol instrumental: discutindo caminhos para a criação de materiais de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

10.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Leandro Marcos Lassen. Oralidade e tecnologias na escola pública: uma proposta para promover o engajamento estudantil nas aulas de língua inglesa no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

11.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Noemi Lopes da Silva. O ensino de língua inglesa em uma escola pública de Alegrete/RS: do olhar para o ENEM a uma proposta didática voltada ao letramento crítico. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

12.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de ALINE PRISCILLA BRANCALHAO ZÜGE. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM EAD: DIRECIONAMENTOS PARA A RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Débora Ache Borsatti. Leitura, identidade e crenças no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo entre estudantes brasileiros e portugueses. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

14.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Michele Macedo dos Santos. Portais de iniciativa REA: contribuições para o ensino e aprendizagem de inglês na contemporaneidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

15.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Gisele Daiana Pereira. The development and implementation of tasks to elderly learners of English as a foreign language: taking a bigger picture into consideration. 2015. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Vinícius Oliveira de Oliveira. O GAME THE GRAND THEFT AUTO V COMO REDE DE LETRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

17.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Juarez Aloizo Lopes Jr.. Aprendizagem da língua inglesa como segunda língua baseada em tarefas: uma proposta de trabalho como ciclo complexo. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

18.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Gabriela Bohlmann Duarte. Professores em formação de inglês: complexidade, escola comum de valores e identidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

19.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Célia Cristina Gautier Maria Xavier. A utilização de objetos de aprendizagem para ensinar espanhol na EJA: voltando à escola para aprender através de uma tecno-pedagogia. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

20.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Gisele Medina Nunes. A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de língua estrangeira por meio das TIC. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

21.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Patrícia Mussi Escobar. A escala comum de valores em grupos de aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) como sistemas adaptativos complexos. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

22.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Marion Rodrigues Dariz. Vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da Teoria Histórico-Cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

23.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ygor Correa. O agir linguageiro na perspectiva dos sistemas adaptativos complexos em ambiente virtual de aprendizagem em EaD. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

24.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Trícia Tamara Boeira do Amaral. A abordagem de imagens em atividades de leituras de um livro didático do primeiro ano do ensino fundamental: perspectivas de letramento para além do escrito. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

25.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Marchiori Quadrado de Quevedo. Do gesto de reparar a(à) gestão dos sentidos: um exercício de análise da imagem com base na análise do discurso. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

26.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Eren Melo Moraes Pasquali. O papel da instrução explícita e da memória de trabalho na leitura em L2. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

27.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Lucilene Bender de Sousa. Aquisição lexical através da leitura. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

28.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de José Carlos Patta Alves. O tipo de instrução focada na forma escolhida por duas professoras de inglês (LE): conhecimento técnico e/ou conhecimento teórico?. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

29.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ana Carolina Simões Cardoso. Feedback aluno-aluno em um curso de extensão universitária on-line. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Frederico Gomes e Silva Moreira. Compreensão leitora em dependentes químicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

31.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Rafael Leal Vitola. Awareness pragmático: o caso de chineses falantes de português como L2. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

32.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Jaudete Jardim Meireles Bonow. O livro didático de Lingua Portuguesa e o trabalho do professor no Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

33.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Adriane Marchese Chiodi. Compreensão em leitura: escolha e preparação de materiais. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

34.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Lilian Zimmer Chagas. A interação entre o conhecimento implícito e explícito na aprendizagem da segunda língua. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

35.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Silvana Arend. A integração de atividades de leitura na L2 com o chat on line como interação de aprendizagem explícita e implícita na ASL. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

36.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Desirée Reinehr Mirapalhete. Professora de língua portuguesa em grupo de discussão: uma abordagem dialógica do saber discente. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

37.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Andréa Nóbrega Juliano. Sujeito e escritura: uma perspectiva discursiva sobre erro. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

38.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Andréa Maria Escobar. Sentidos construídos em uma experiência de ensino e aprendizagem de língua inglesa a partir de um ambiente virtual de aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

39.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Lucina Specht. Autoria de alunos-escritores de língua estrangeira: Possibilidade ou utopia. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

40.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Mariane Frigo Denardin. O encontro de crianças com uma língua estrangeira: Se eu fosse mágico queria passar tudo de novo.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

41.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Renata Costa de Sá Bonotto. Internet na sala de aula de língua estrangeira:formação de professores a distância. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

42.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Nielsen de Lima e Silva Pereira. Música e texto: um estudo comparativo da aquisição de vocabulário em língua estrangeira. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

43.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Liliane da Silva Prestes. A influência da estrutura interna do SN-sujeito no processamento de orações relativas ambíguas do português brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

44.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Claudia Pureza Duarte Boéssio. Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

45.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Gisvaldo Araújo Silva. Estratégias de aprendizagem na aula de língua estrangeira: um estudo com formandos de letras. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

46.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Margarete Trigueiro de Lima Albuquerque. Super poderes para quê? Uma análise de representações femininas na mídia infantil em Mulher Maravilha e Meninas Superpoderosas. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

47.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Cláudia Pureza Duarte Boéssio. Estratégias de leitura e ensino produtivo de língua estrangeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

48.
LEFFA, V. J.; POLÔNIA, Eunice; CAMPOS, June; ALONSO, Loar Chein. Participação em banca de Maria Cristina Munaretti. A realização de pedidos em inglês como L2 em Linguagem de hotelaria: um estudo contrastivo. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

49.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Vera Lúcia Caballero Frantz. Os universais tipológicos e a aquisição das orações relativas em inglês como L2. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

50.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Priscilla Teixeira. O uso do dicionário bilíngüe português/espanhol no ensino fundamental do Colégio Dom Jaime Câmara. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

51.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Liane Dal Molin Wissmann. Propósitos educacionais no meio on-line: o caso dos cursos de inglês gratuitos. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

52.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ida Maria Morales Marins. O contexto social na motivação de crianças aprendizes de uma língua estrangeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

53.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Adriamar Bez Batti Conteratto. O eu e o outro - partícipes da interação nas práticas de escritura/reescritura em aulas de língua portuguesa. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

54.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Lauren Tonietto. Metáfora e analogia no processo de formação de conceitos: um estudo sobre aproximações semânticas verbais em crianças pré-escolares. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

55.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Cristiane Malinoski Pianaro Angelo. O leitor e o mundo: leituras de alunos de séries finais de ciclo. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

56.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ricardo Madureira Rodrigues. O ensino de gramática em língua estrangeira: concepções de uma professora e implicações em sua prática. 2005. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

57.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Jeize de Fátima Batista Grzechota. Atividade de leitura: uma análise discursiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Jeize de Fátima Batista. O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Raquel Gamero. COMPLEXIDADES CONSTITUINTES DO TRABALHO E DA IDENTIDADE DE PROFESSOR-PESQUISADOR. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Erica de Cássia Modesto Coutrim. Fundamentos, expectativas e desafios do uso da internet em aulas de língua estrangeira para crianças e adolescentes: um estudo de caso. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Gustavo Buchweitz Giusti. UMA ANÁLISE DE EFEITOS DA MODULAÇÃO PEDAGÓGICA COM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

5.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Marice Fiuza Geletkanicz. Danças do ventre: uma perspectiva dialógica. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

6.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Flávia Danielle Sordi Silva Miranda. Letramentos (en)formados por relações dialógicas na universidade: ressignificações e refrações com tecnologias digitais. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Marly Aparecida Fernandes. Objetos Digitais de Aprendizagem para Ensino de Literatura em Repositórios Públicos Brasileiros. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Luciana Specht. Ingresso na língua estrangeira: vínculos linguístico-culturais e identitários de professores de língua inglesa. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

9.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Carolina Campos Rodeghiero. APRENDIZAGEM CONECTADA EM MODOS DE PARTICIPAÇÃO NO SCRATCH: proposta de tipologia. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

10.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Luciana Specht. O ingresso na língua estrangeira: vínculos linguístico-culturais e identitários de professores de língua inglesa. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

11.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Catarina Maitê Macedo Machado Barboza. INVADINDO AS MASMORRAS ? APROPRIAÇÕES CRIATIVAS, AUTOINSERÇÃO (FAN)FICCIONAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA (INTER)SUBJETIVIDADE ENUNCIATIVA: UMA ETNOGRAFIA DO GRUPO SNAPETES À LUZ DO PENSAMENTO BAKHTINIANO. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

12.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Claudia Beatriz Monte Jorge Martins. A integração da tecnologia nos cursos de licenciatura em letras do estado do Paraná a partir da perspectiva dos professores: um estudo de métodos mistos. 2015. Tese (Doutorado em doutorado em tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Adriana Riess Karnal. Estratégias de leitura com e sem o uso do Google Tradutor. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

14.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Ana Carolina Simões Cardoso. Formação inicial de professores de inglês para o uso das tecnologias digitais: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. 2015. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Ana Carolina Simões Cardoso. Formação inicial de professores de inglês para o uso das tecnologias digitais: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Cíntia Regina Lacerda Rabello. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO SUPERIOR: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Evanir Teresinha Piccolo Carvalho. Os letramentos e as identidades nos discursos dos sujeitos da educação de jovens e adultos (PROEJA). 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

18.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Silvania Faccin Colaço. A travessia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no PIBID. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

19.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Marcus Vinícius Liessem Fontana. Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Camila Lawson Scheifer. Espaço-temporalidade, ressemiotização e letramentos: Um estudo sobre os movimentos de significação no Terceiro Espaço. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Vanessa Doumid Damasceno. O olhar de alunos sobre as TIC no processo de ensino e de aprendizagem: a tecnologia é uma ferramenta, quem tem que trabalhar é o cérebro do professor e do aluno. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

22.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Luciano Alves Lima. Estudo de implementação de um robô de conversação em curso de língua estrangeira em ambiente virtual: um caso de estabilização do Sistema Adaptativo Complexo. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Adriana de Oliveira Pitarrello. O computador nas aulas de língua estrangeira: o recurso F.A.R.E. em atividades de correção automática. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana)) - Universidade de São Paulo.

24.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Nelza Mara Pallú. Que inglês utilizamos e ensinamos? Reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

25.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de José Paulo de Araújo. O Robô Ed é meu amigo: apropriação de tecnologia à luz da Teoria da Atividade. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Nara Rejane Silva Wedholzer. Gênero em Carta Capital e Veja: Proposta para a teorização do paragênero textual. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

27.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Ida Maria Morales Marins. Processos de identificação com a docência: um olhar a partir da trajetória de formação de alunas em um curso de licenciatura em Letras. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

28.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Kátia Zanvettor Ferreira. Quando o professor é notícia? Imagens de professor e imagens do jornalismo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

29.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Virginia Susana Orlando Colombo. Estamos en Japonés!: dimensão ativo-dialógica da compreensão e gêneros discursivos em cursos de leitura em línguas estrangeiras próximas. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

30.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Emeli Borges Pereira Luz. Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da Teoria da Atividade. 2012. Tese (Doutorado em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

31.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Sidnéa Nunes Ferreira. Semiotic Change in Modern and Postmodern TIME Advertisements: An Investigation Based on Systemic Functional Semiotics and Social Theory. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

32.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Matilde Contreras. El valor axiológico del pronome oblíquo en el portugués brasileño, relacionado al género discursivo y el translado a la producción en lengua española como lengua extranjera. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

33.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Daniela Nogueira de Moraes Garcia. Teletandem: acordos e negociações entre os pares. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

34.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Cristina Pureza Duarte Boéssio. Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

35.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Flávia Medianeira de Oliveira. O ensino e a aprendizagem de línguas no contexto digital: a análise de propostas pedagógicas em portais educacionais para docentes de língua inglesa. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

36.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Vaima Regina Alves Motta. Noticing e consciousness-raising na aquisição da escrita em língua materna. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

37.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Elaine Ferreira do Vale Borges. Uma reflexão filosófica sobre abordagens e paradigmas na constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na Linguística Aplicada. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

38.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Maria Helena Menegotto Pozenato. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira:Uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

39.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ingrid Fontanini. An investigation of L2 reading comprehension of linear texts and hypertexts and working memory capacity. 2007. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

40.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Rafael Vetromille de Castro. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

41.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Nóris Eunice Pureza Duarte. A abordagem do texto nas aulas de língua materna em duas realidades distintas - brasileira e uruguaia. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

42.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Vicente Aguimar Parreiras. A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

43.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Adriana Angelim Rossa. Análise semântica latente: uma nova visão sobre o processamento da informação visual. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

44.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Andreza da Costa Lema. A compreensão do significado das expressões idiomáticas da língua inglesa e o papel das emoções dentro da sala de aula: uma abordagem com o paradigma conexionista. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

45.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Sandra Regina Buttros Gattolin. O vocabulário na sala de aula de lingua estrangeira: contribuições para a elaboração de uma teoria de ensino-aprendizagem. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de LUCÍA SILVEIRA ALDA. METODOLOGIAS (CRI)ATIVAS NA ESCOLA: AS MÚLTIPLAS VANTAGENS DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA BASEADA EM PROJETOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Arice Cardoso Tavares. NARRATIVAS TRANSMÍDIA E AUTORIA ON-LINE: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA CULTURA DIGITAL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Christiane Moises. Desdobramentos das ações e práticas advindas dos preceitos da convergência e da disrupção midiática sob a ótica da teoria ator-rede. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de GABRIELA BOHLMANN DUARTE. GAMIFICAÇÃO, LETRAMENTOS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

5.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Ana Carolina Simões Cardoso. Formação inicial de professores de inglês para o uso das tecnologias digitais: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Viviane Cristina Garcia de Stefani. Formação continuada de professores de língua estrangeira mediada pelo cinema: contribuições da teoria da atividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Evanir Piccolo Carvalho. Os letramentos e as identidades nos dicursos dos sujeitos da Educação de Jovens Adultos (PROEJA). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

8.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Raquel Gamero. Complexidades constituintes do trabalho e da identidade de professor-pesquisador. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Camila Lawson Scheifer. Espaço-temporalidade, ressemiotização e letramentos: Um estudo sobre os movimentos de significação no Terceiro Espaço. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Vanessa Doumid Damasceno. O olhar dos alunos sobre as TIC no processo de ensino e aprendizagem: A tecnologia é uma ferramenta, quem tem que trabalhar é o cérebro do professor e do aluno.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

11.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Adriana Riess Karnal. As estratégias de leitura com e sem o uso do Google Tradutor. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Jossemar de Matos Theisen. O letramento digital e a leitura online no contexto universitário. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

13.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Cândida Martins Pinto. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

14.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Carolina Campos Rodeghiero. Redes sociais na promoção da aprendizagem: Um modelo para o programa idiomas sem fronteiras. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

15.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Catarina Maitê Macedo Machado Barboza. Produção de escrita coletiva na cultura on-line de fandoms: uma etnografia do grupo snapetes à luz do pensamento bakhtiniano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

16.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Luciano Alves Lima. Promovendo a autonomia de aprendizagem em ambientes virtuais via robôs de conversação: um exemplo de co-adaptação na perspectiva da complexidade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Cláudia Beatriz Monte Jorge Martins. A integração de CALL (Computer Assisted Language Learning) nos cursos de licenciatura em letras do estado do Paraná. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

18.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Christiane Moisés. Perspectivas do Projeto Teletandem na Promoção do Português Como Língua Estrangeira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Mariana Volpi Bonfim. O Princípio Autonomia Na Modalidade Teletandem Institucional Integrado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

20.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Janara Barbosa Baptista. PROFESSORES EM FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Andrea Ad Reginatto. Atividade docente na modalidade ead: um olhar a partir do enfoque dialógico e da abordagem ergológica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

22.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Nelson José Fontoura de Melo. Leitura grafêmico-fonológica para automatização da pronúnca do inglês. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Luciano Alves Lima. Promovendo a autonomia de aprendizagem em ambientes virtuais via robôs de conversação: um exemplo de co-adaptação na perspectiva da complexidade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Susana Cristina dos Reis. Do discurso à prática:textualização de pesquisas sobre ensino de inglês mediado por computador. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

25.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Cristina Pureza Duarte Boéssio. A formação do professor de letras/espanhol para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma região de fronteira Brasil/Uruguai. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

26.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Rafael Vetromille de Castro. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Mariana de Mello Pereira. Para além da competência comunicativa: desenvolvendo competência simbólica em aulas de Língua Inglesa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Vanessa Lauermann. Multimodalidade aplicada à leitura, compreensão textual e escrita em Língua Inglesa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Feevale.

3.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ana Paula Roesler Legg. RELAÇÕES DE PODER NORTE-SUL: O PAPEL DA COMPETÊNCIA SIMBÓLICA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Maria Eduarda Motta dos Santos. Para além dos bons jogos: os princípios da competência comunicativa em atividades gamificadas para a aprendizagem de línguas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Bianca Legramante Martins. Me manda um Whats?! A aprendizagem de Inglês como Língua Adicional por WhatsApp. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Raquel Souza de Oliveira. Aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais móveis em aulas de língua portuguesa: uma abordagem ecológica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Muriel da Silva Tadeu. Crenças acerca da formação profissional: implicações no fazer pedagógico do professor de língua estrangeira moderna. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Letícia Berneira Cardozo. O impacto do material didático elaborado pelo professor na motivação de aprendizes de língua inglesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Cristiane Rissetti Toffanello. O impacto das tecnologias móveis (tablets e smartphones) sobre a cognição do aprendiz de língua inglesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

10.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Marion Rodrigues Dariz. Aprendizagem da ambiguidade lexical mediada pelo vídeo educativo-interativo à luz da perspectiva histórico-social. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Gisele Medina Nunes. A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de língua estrangeira por meio das TIC. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
Leffa, Vilson J.. Participação em banca de Patrícia Mussi Escobar. A escala comum de valores em grupos de aprendizagem de E/LE como sistemas adaptativos complexos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LEFFA, V. J.. Participação em banca de Joice da Silva Viera. A influência das novas tecnologias no ensino/aprendizagem de língua espanhola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Leffa, Vilson J.. Memorial de Atividades Acadêmicas. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Leffa, Vilson J.. Defesa de Memorial de Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
Leffa, Vilson J.. Defesa de Memorial de Renato Caixeta da Silva. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
LEFFA, V. J.. Mobilidade Funcional para Professor Doutor - Nivel MS-3.2 (UNICAMP-IEL). 2011.

Concurso público
1.
LEFFA, V. J.. Ensino de Língua Inglesa Suportado por Ambiente Virtual. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
LEFFA, V. J.. Professor Assistente de Língua Inglesa. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LEFFA, V. J.. Professor Adjunto em Língua Inglesa. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
Leffa, Vilson J.. Avaliação bolsas IC. 2018. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
Leffa, Vilson J.. Iniciação Científica. 2018. Universidade Estadual de Goiás.

3.
Leffa, Vilson J.. Avaliação de projetos de pesquisa como consultor externo. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
LEFFA, V. J.. Avaliador de debates - X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP Araraquara. 2018. UNESP Campus de Araraquara.

5.
Leffa, Vilson J.. Congresso de Iniciação Científca. 2017. Universidade Católica de Pelotas.

6.
Leffa, Vilson J.. Processo Seletivo para Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Letras. 2016. Universidade Católica de Pelotas.

7.
Leffa, Vilson J.. Avaliação dos trabalhos para o Congresso da AILA Rio 2017. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Leffa, Vilson J.. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz - 2016. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

9.
Leffa, Vilson J.. Salão Universitário. 2016. Universidade Católica de Pelotas.

10.
Leffa, Vilson J.. Comissão de Avaliação de Promoção na UNICAMP-IEL. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

11.
Leffa, Vilson J.. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz - 2015. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

12.
Leffa, Vilson J.. Avaliação de trabalhos para o Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica. 2015. Universidade de Brasília.

13.
Leffa, Vilson J.. PDSE. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

14.
Leffa, Vilson J.. Prêmio CAPES de Tese Edição 2013. 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

15.
Leffa, Vilson J.. Congresso de iniciação cientifica. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

16.
LEFFA, V. J.. O terceiro espaço enquanto locus transcultural para o ensino-aprendizagem de LE para crianças - um estudo sobre a construção do sentido entre o self e o outro em práticas de transletramentos. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

17.
LEFFA, V. J.. Guia de Livros Didáticos - PNLD 2012 - Língua Estrangeira Moderna. 2010. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.A Torre de Babel e a nuvem. 2013. (Encontro).

2.
II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL).As palavras não significam o que eu quero que elas signifiquem:o caso do atrator e do fractal. 2012. (Seminário).

3.
II Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras.Tirando a distância do ensino a distância. 2012. (Simpósio).

4.
XXVII ENANPOLL.Levantamento de dissertações e teses sobre ensino de línguas e tecnologia no Sul do Brasil. 2012. (Encontro).

5.
Conecta: Tecnologias Educacionais. Ferramentas de autoria para o professor. 2011. (Congresso).

6.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur.Não culpe o carpinteiro, culpe a ferramenta:. 2011. (Encontro).

7.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL).Sistemas de Autoria: Construindo e Integrando diferentes objetos de aprendizagem em uma única atividade. 2011. (Oficina).

8.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Investigações em linguagem e tecnologia. 2011. (Congresso).

9.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Sistemas de autoria como ferramentas de apoio ao trabalho do professo. 2011. (Congresso).

10.
Primeira Semana de Letras Inglês.Aprendizagem de Língua Inglesa e o Uso de Novas Tecnologias. 2011. (Seminário).

11.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. A linguística aplicada e o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. 2011. (Congresso).

12.
II Seminário Nacional sobre linguística e Ensino de Língua Portuguesa.Letramento digital na perspectiva sistêmico-funcional. 2010. (Seminário).

13.
I Jornada de Estudos de Linguagem: Teorias, Métodos e Práticas.A reconstrução da identidade na aquisição da língua estrangeira. 2010. (Oficina).

14.
I Seminário de Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras-UFF: Confluências.Interpretação de vídeo: uma leitura com base na gramática visual. 2010. (Seminário).

15.
Monday Seminar Series.Video literacy from a social semiotic perspective. 2010. (Seminário).

16.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Compreender é preciso: interpretar não é preciso. 2010. (Seminário).

17.
XI Seminário de Linguística Aplicada.Inserir sem Excluir: o caso da língua estrangeira na escola. 2010. (Seminário).

18.
XI Seminário de Linguística Aplicada.É tão bom ser diferente: a diversidade cultural como suporte para a construção da identidade pessoal. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Leffa, Vilson J.. A Natureza Grupal da Aprendizagem de Línguas. 2017. (Outro).

2.
Leffa, Vilson J.. VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2017. (Congresso).

3.
Leffa, Vilson J.. VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2016. (Congresso).

4.
PEREIRA, Aracy e ; SOBRAL, Adail ; Leffa, Vilson J. . VIII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 2016. (Congresso).

5.
Leffa, Vilson J.. V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2015. (Congresso).

6.
CASTRO, R. V. ; FIALHO, Vanessa Ribas ; Leffa, Vilson J. . IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2014. (Congresso).

7.
Leffa, Vilson J.. III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (III JETAL). 2013. (Congresso).

8.
PEREIRA, Aracy e ; SOBRAL, Adail ; Leffa, Vilson J. . VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 2012. (Congresso).

9.
PEREIRA, A. E. ; Leffa, Vilson J. . VI Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 2010. (Congresso).

10.
PEREIRA, A. E. ; Leffa, Vilson J. . V Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 2007. (Congresso).

11.
PEREIRA, A. E. ; Leffa, Vilson J. . IV Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 2005. (Congresso).

12.
LEFFA, V. J.; MOZZILLO, Isabella . II Forum Internacional de Línguas Estrangeiras. 2002. (Congresso).

13.
PEREIRA, Aracy e ; Leffa, Vilson J. . III Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 2001. (Congresso).

14.
LEFFA, V. J.. II Encontro Nacional sobre Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2000. (Congresso).

15.
Leffa, Vilson J.. IV Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IV CBLA). 1998. (Congresso).

16.
PEREIRA, Aracy e ; Leffa, Vilson J. . II Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 1998. (Congresso).

17.
PEREIRA, Aracy e ; Leffa, Vilson J. . I Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE). 1997. (Congresso).

18.
Leffa, Vilson J.. XII Encontro Nacional de Professores Universitários de Lingua Inglesa - XII ENPULI. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nicole Prestes de Oliveira. Language MOOCs: uma análise comparativa sobre o ensino de língua inglesa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Márcia Silva Vargas. Recursos Educacionais Abertos: aspectos jurídicos da produção, disponibilização e utilização de materiais de ensino de língua estrangeira no Brasil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Tainara Lemos Pacheco. Busuu e o ensino de línguas estrangeiras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Sabrina Hax Duro Rosa. O aluno cotista negro e seu empoderamento por meio da língua inglesa a partir do desenvolvimento da competência simbólica. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

2.
Célia Cristina Gautier Maria Xavier. Regimes de Interação em Mídias Digitais: Análise de Portais Educacionais no Ensino e Aprendizagem de Espanhol na Educação de Jovens e Adultos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

3.
Tanier Botelho dos Santos. O uso das mídias digitais nas aulas de língua inglesa: abordagem a luz da semiótica discursiva. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

4.
Marion Rodrigues Dariz. Incentivando a leitura e a escrita por meio de Atividade Organizadora de Ensino: uma estratégia de aprendizagem analisada à luz dos pressupostos da Semiótica Discursiva. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

5.
Vinícius Oliveira de Oliveira. Os Games como Textos no Programa PIBID: Um Possível Caminho para o Letramento Crítico. Início: 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Juarez Aloizo Lopes Junior. Práticas Sociais Construindo o Ensino de Inglês: um diálogo de saberes entre Tecnologia, Complexidade e Transdisciplinaridade. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

7.
Gisele Medina Nunes. Aprendendo Inglês na era do video Game: a influência do feedback de um aplicativo gamificado para o ensino de línguas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Firpo Beviláqua. Linguagens e tecnologias a serviço de uma ética maior: a produção de recursos educacionais abertos na perspectiva dos letramentos crídticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

2.
Helena dos Santos Kieling. Blended Learning no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo de caso com professores em formação. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

3.
ALAN RICARDO COSTA. PROFESSORES DE LÍNGUAS ?NA? E ?EM? REDE? FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA PRÁTICAS ABERTAS DE (RE)PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

4.
Luísa Klug Guedes. O uso de games como input para aprendizagem de línguas. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

5.
Nairana Hoffmann Sedrez. Reusabilidade e redirecionamento de objetos de aprendizagem de línguas para alunos surdos e ouvintes. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

6.
Martina Camacho Blaas. Leitura digital: um contexto diferente, uma postura diferente.. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

7.
Daiane Winter. O uso do vídeo na aprendizagem de línguas estrangeiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

8.
Daniele Soares Lima. Atenção, gravando!: produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

9.
Lucía Silveira Alda. O TELEFONE CELULAR E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA META-ANÁLISE QUALITATIVA DE ESTUDOS PUBLICADOS ENTRE 2008 E 2012 NOS ANAIS DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM APRENDIZAGEM MÓVEL. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

10.
Camila Gonçalves dos Santos. Webquest no ensino e aprendizagem de inglês. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

11.
Laline Brombila Blumentritt. O Skype como ferramenta de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na modalidade a distância. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

12.
Sylvia Furtado Félix. A interação em fórum de ambiente virtual de aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

13.
Gerson Bruno Forgiarini de Quadros. Comunidades Virtuais de Aprendizagem.com/Livemocha: um jeito social de aprender idiomas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

14.
Lucía Silveira Alda. Tecnologias de telefonia móvel: o uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

15.
Luiz Henrique Touguinha de Almeida. Letramento digital e perfil discente: existe uma relação?. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

16.
Marcus Vinícius Liessem Fontana. A língua que não se vê: o processo de ensino-aprendizagem de espanhol mediado por computador para deficientes visuais. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

17.
Inessa Carrasco Pereyra. Tu eres responsable por aquello que cautivas: uma análise da multimodalidade em produções de alunos de 8a. série em espanhol como língua estrangeira.. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

18.
Cristiane Braga Passos. Do giz ao pen drive: o professor e suas comunidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

19.
Ana Cláudia Pereira de Almeida. FORMAR E TRANSFORMAR:OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA AULAS DE PORTUGUÊS. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

20.
Camila Lawson Scheifer. Ensino de língua estrangeira para crianças: entre o ?todo? e a ?parte?: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

21.
Daniele Corbetta Piletti. Avaliação em espanhol como língua estrangeira no ensino superior. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

22.
Marloá Eggres Krebs. Um olhar para a interfferência dos heterossemânticos na aprendizagem do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

23.
Alessandra Herlin de Bona. O papel do feedback corretivo na reversão da fossilização em aprendizes adultos. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

24.
Arice Cardoso Tavares. O papel dos objetos de aprendizagem no ensino de línguas: Uma análise em cursos on-line de espanhol como língua estrangeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

25.
Alessandra de Souza Avila Kabke. A presença do professor no ensino a distância. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

26.
Elisa Clasen Lorenzet. O processo de ensino/aprendizagem de leitura para surdos mediado por computador. 2005. 85 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

27.
Vanessa Ribas Fialho. A diferença na semelhança: uma proposta baseada na Teoria da Atividade para o ensino de línguas próximas. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

28.
Valesca Brasil Irala. Práticas discursivas sobre o espanhol através da comunicação mediada por computador - la lengua mía, la lengua tuya, la lengua nuestra. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

29.
Rafael Vetromille Castro. O papel da usabilidade no ensino de inglês para leitura mediado por computador. 2003. 114 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

30.
Marinês Ulbriki. A construção do sentido em leitura: o papel do conhecimento prévio. 2003. 99 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

31.
Sabrina Hax Duro Rosa. O Feedback oral do professor de Língua Inglesa na produção oral do aluno. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

32.
Sandra Beatriz Méndez Torres. Língua Estrangeira em Comércio Exterior: Aspectos pragmático-cognitivos do processo da compreensão discursiva. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

33.
Neusa Maria Rossi Ernst-Martins. O uso do dicionário on-line na compreensão de textos em língua estrangeira. 2003. 97 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

34.
Cristina Pureza Duarte Boéssio. A transferência indevida do infinitivo flexionado no ensino de espanhol para brasileiros. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

35.
Dulce Cassol Tagliani. O TRATAMENTO DO ERRO NA PRODUÇÃO TEXTUAL: PRIMAZIA DA FORMA OU DO CONTEÚDO. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

36.
Elenice Maria Jacques Larroza. LEITURA: EMOÇÃO, PRAZER. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

37.
Susana da Mata Ramos. PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O CONHECIMNETO PRÉVIO, O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR E A PRESENÇA DE OUTROS TEXTOS. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

38.
Christiane Heemann Faustini. Educação a Distância: Um curso de leitura em lingua inglesa para informática via Internet. 2001. 120 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

39.
Wesley Mayer Vergara. Discurso oral e discurso escrito: Diferenças e semelhanças. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

40.
Déborah Ilieff Porto. Leitura e construção do sentido em resumos de texto presente e de texto ausente. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

41.
Rosana Massanaro Carneiro Monteiro. INFERÊNCIA E INTERFERÊNCIA NA LEITURA DE ALUNOS DE 1º E 2º GRAUS. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

42.
José Gilberto de Campos. A REPETIÇÃO LEXICAL EM REDAÇÃO DE VESTIBULAR. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

43.
Ricarda Lucy Temple Nakasu. Fatores da compreensão na leitura de textos em inglês por estudantes secundaristas brasileiros. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

44.
Fernanda Pizzaro de Magalhães. O papel dos mecanismos coesivos n processo de compreensão textual. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vilson Jose Leffa.

45.
Ana Maria Cardoso Lucena. REVISÃO COLABORATIVA DE TEXTOS NO 2º GRAU. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

46.
RITA DE CASSIA CAMPOS LOPES. Evolucao do Conceito de Leitura: Um Estudo Com Alunos do Primeiro Grau. 1995. Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

47.
LIANE TUBINO EL ASMAR. Niveis de Escrita do Adulto Analfabeto. 1990. Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

Tese de doutorado
1.
Lucía Silveira Alda. METODOLOGIAS (CRI)ATIVAS NA ESCOLA: A MULTIPLICIDADE DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA BASEADA EM PROJETOS. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

2.
Gabriela Bohlmann Duarte. Eventos complexos de letramento na aprendizagem de inglês: relações entre práticas de letrramentos, gamificação e motivação. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

3.
Daniel Espírito Santo Garcia. Letramento em Design de Games: Jogando, criando e compartilhando textos videolúdicos. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

4.
GERSON BRUNO FORGIARINI DE QUADROS. A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS ONLINE. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vilson Jose Leffa.

5.
Ana Cláudia Pereira de Almeida. De Brás Cubas à Curva de Koch: produção textual com base nas teorias da complexidade. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

6.
Candida Martins Pinto. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

7.
Jossemar de Matos Theisen. A LETRAMENTO DIGITAL E A LEITURA ONLINE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

8.
Edgar Antônio Costa Mattarredona. A usabilidade linguística da Web: um estudo de caso em portal de governo eletrônico. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

9.
Gabriela Quatrin Marzari. "QUEM ME ENSINOU O INGLÊS QUE EU ENSINO?" A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUAS DO SÉCULO XXI. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

10.
Camila Gonçalves dos Santos. O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinada ao ensino de línguas. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vilson Jose Leffa.

11.
Fernanda Pizarrro de Magalhães. Gêneros discursivos da esfera empresarial no ensino da educação profissional: reflexões, análises e possibilidades. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

12.
Vanessa Ribas Fialho. Comunidades virtuais na formação de professores de E/LE a distância na perspectiva da complexidade. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

13.
Simone Carboni Garcia. Objetos de aprendizagem como artefatos mediadores da construção do conhecimento: um estudo com base na Epistemologia Histórico-Cultural. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

14.
Christiane Heemann. Formação de comunidades virtuais sob o olhar da teoria da atividade. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

15.
Dulce Cassol Tagliani. O livro didático de língua portuguesa no contexto escolar: perspectiva de interação. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Vilson Jose Leffa.

16.
Valesca Brasil Irala. A reinstitucionalização como prática: entre o jogo de rir com e o jogo de rir do professor. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vilson Jose Leffa.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marcus Vinicius Liessem Fontana. 2017. Universidade Católica de Pelotas, . Vilson Jose Leffa.

2.
Vanessa Ribas Fialho. 2016. Universidade Católica de Pelotas, . Vilson Jose Leffa.

3.
Roberta Varginha Ramos Caiado. 2016. Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Vilson Jose Leffa.

4.
Ana Paula de Araujo Cunha. 2015. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Vilson Jose Leffa.

Iniciação científica
1.
Leandro Miritz Soares. O uso do videogame na sala de aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

2.
Teresa Cristina da Silva Marins. Como os games podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da segunda língua. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

3.
Thais Andrade De Souza Pena. Aspectos motivacionais dos objetos interativos de aprendizagem. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

4.
Jordane Duarte de Souza. O tratamento dos verbos regulares e irregulares em um dicionário eletrônico de Português como Língua Estrangeira. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vilson Jose Leffa.

5.
Vanessa da Rocha. Um vocabulário definidor para o dicionário de aprendizes de português como língua estrangeira. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vilson Jose Leffa.

6.
André de Pinho Gamio. O dicionário em ambiente virtual. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

7.
Darci Chagas Neto. Uma proposta de dicionário pedagógico para a leitura de textos em língua estrangeira. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

8.
Frederico Reiser. YouTube e objetos de aprendizagem para o ensino de línguas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

9.
Luana Pinheiro Amaral. Dicionário de aprendizes no ensino do português como língua estrangeira: proposta de critérios. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

10.
Luciana Arrieta Volpato. O vocabulário definidor na elaboração de dicionários de aprendizes. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vilson Jose Leffa.

11.
Tatiane Vaz. O processo de lematização em dicionários eletrônicos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

12.
Antonela da Costa Guidotti. O mapa do Mário: uma viagem ao mundo encantado de Quintana. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vilson Jose Leffa.

13.
Denise Mendes Ramos. A estrutura do verbete num dicionário pedagógico para alunos de PLE. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

14.
Eduardo Silveira da Costa. Quando o meio é o fim: a aprendizagem do instrumento no ensino a distância. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

15.
Roberta Borges Canez. Português como língua estrangeira: proposta de um dicionário. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

16.
Igor da Silva Alves. O feedback automático na aprendizagem de línguas mediada por computador. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vilson Jose Leffa.

17.
Luis Roberto Volz de Oliveira. O dicionário na leitura do texto em língua estrangeira: ajudando dos bastidores. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

18.
Neemias de Oliveira Steinle. Leitura mediada por computador com a utilização de um dicionário pictórico em língua inglesa. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Vilson Jose Leffa.

19.
Michel dos Santos Mesquita. Ensino de Leitura Online à Luz da Teoria da Atividade. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vilson Jose Leffa.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Leffa, Vilson J.. Ensino de Línguas Online (ELO). 2013.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LEFFA, V. J.. Objetos colaborativos de aprendizagem como suporte para o ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
Leffa, Vilson J.. Ensino de Línguas Online (ELO). 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
LEFFA, V. J.. Aprofundamento da discussão sobre o uso de objetos colaborativos de aprendizagem como suporte para o ensino de línguas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Leffa, Vilson J.. Digital learning objects in the English classroom. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Leffa, Vilson J.. Compreensão Oral de Inglês. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Compreensão Oral).

2.
Leffa, Vilson J.. Metodologia para o ensino de línguas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem de Línguas).

3.
Leffa, Vilson J.. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa).

4.
Leffa, Vilson J.. Combatendo a Fome no Mundo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem de Línguas).

5.
Leffa, Vilson J.. Guia da Nova Ortografia para Dummies. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem da Língua Materna).



Outras informações relevantes


Conselheiro da Editora da Universidade Católica de Pelotas (EDUCAT)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 21:41:32