Adriana Almeida Sales de Melo

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  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração, professora-pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrados em educação acadêmico (Estudos Comparados em Educação) e profissional (Gestão do Ensino Superior). Estágio-sênior no /Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona-Lisboa (2018). Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (CNPq/UnB). Diretora da ANPAE-DF. Membro do Fórum Distrital de Educação pelo CEDES. Editora da Revista Com Censo (SEEDF). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003-PICDT/CAPES); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996-Mest/CNPq); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989-PIBIC/CNPq). Tem publicações na área de política, gestão educacional e política de educação comparada, bem como sobre a influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras. Projeto atual para o estágio sênior: Trajetórias da avaliação da pós-graduação em educação no Brasil, Portugal e Espanha: autonomia e diálogo em rede para o século XXI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Almeida Sales de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, A. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Reitoria, Faculdade de Educação.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072070
URL da Homepage: http://www.fe.unb.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A mundialização da educação. O projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Nilson Joseph Demange.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Política Educacional; Organismos Internacionais; América latina; Brasil; Venezuela.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação; Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.
1992 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Educação e Cidade. Qualidade de ensino na educação nos anos 90,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Lúcia Maria Wanderley Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Política Educacional; Educação - Planejamento; Educação Municipal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1984 - 1989
Graduação em Licenciatura Em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1984 - 1989
Graduação em Bacharelado Em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Pós-Graduação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional / Especialidade: Educação Comparada.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora/Pesquisadora da Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração. Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, mestrados em educação acadêmico e profissional

Atividades

09/2014 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Programadas (2015-...)
Estado e Políticas Públicas em Educação (2015-2016)
Poder, Estado e Educação (2017)
Tópicos Especiais em Estudos Comparados em Educação I: Política educacional internacional e comparada
06/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Extensão da FE (2016...).
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Interdepartamental de Aproveitamento de Estudos da FE (2015...).
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2012 - Atual
Ensino, Licenciaturas Diversas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional
Organização da Educação Brasileira
09/2014 - 09/2016
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil (2014-2016).

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora/Pesquisadora do Centro de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (2004-2012). A partir de 2012, professora colaboradora do PPGE-Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira

Atividades

03/2006 - 02/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Organização da Educação Básica no Brasil
Profissão Docente
Projetos Integradores do Curso de Pedagogia
08/2003 - 02/2012
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho docente
Educação Brasileira
Educação, Estado e Políticas Públicas
Educação Superior
03/2003 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista Educação CEDU/UFAL.
03/2006 - 03/2010
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
3/2006 - 03/2010
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Conselheira do Conselho Superior da Universidade Federal de Alagoas.
03/2006 - 03/2010
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Presidente do Conselho de Centro do Centro de Educação da UFAL.
3/2006 - 03/2010
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Conselheira da Câmara Acadêmica do Conselho Superior da Universidade Federal de Alagoas.
3/2005 - 3/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Assessora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, área Educação.
6/2005 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro de Educação/UFAL.
01/2007 - 08/2007
Ensino, Licenciatura em Física, modalidade a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
3/2003 - 5/2006
Extensão universitária , centro de educação, centro de educação.

Atividade de extensão realizada
Representante UFAL no Comitê Gestor do Plano Estadual de Educação de Alagoas.
3/2005 - 4/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Assessora-suplente do Comitê Assessor de Pesquisa da Propep/UFAL.
9/2003 - 03/2006
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Coordenadora de Núcleo de Pesquisa de Avaliação e Gestão Educacional.
9/2003 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Centro do CEDU/UFAL.
5/1997 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e funcionamento da educação básica
Fundamentos históricos-filosóficos da educação
Fundamentos sócio-antropológicos da educação
Introdução à pesquisa educacional
9/2003 - 1/2006
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado em Educação Brasileira.
6/2004 - 4/2005
Ensino, Formação de Professores de Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
6/2004 - 4/2005
Ensino, Metodologia do Ensino Para As Séries Iniciais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Científico
6/2004 - 4/2005
Ensino, Formação de Professores Em Geo História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão, planejamento e cidadania


Linhas de pesquisa


1.
Direito à Educação no Grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

Objetivo: O reconhecimento público da educação como um direito público e também subjetivo acompanhou a formação das democracias nacionais modernas, principalmente a partir da segunda metade do século XX. A busca pela justiça educacional, ampliando a garantia estatal dos anos de escolarização básica para a população de cada país também foi alvo de amplas e intensas campanhas internacionais A partir dos anos 90, vai se construindo no mundo inteiro uma agenda internacional em prol da defesa da educação como direito e de ampliação dos anos de escolarização, bem como uma atenção mais específica na construção da necessidade da melhoria da qualidade da educação básica. Tal agenda de direção de políticas educacionais públicas tanto age na condução e influência externa nos objetivos nacionais, quanto provoca localmente, a partir das dinâmicas históricas próprias de cada região e de cada país, novas determinações e diferentes resultados, além de apresentar diversos caminhos conceituais sobre a questão da justiça educacional. O objetivo principal da pesquisa que estamos realizando na Universidade de Brasília (PPGE/FE), volta-se à análise de como o direito à educação foi sendo conceituado, implantado e ampliado, como uma política pública fundamental para fortalecer a democracia e construção da cidadania, nos países do grupo BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional / Especialidade: Educação Comparada.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Política Educacional; Educação Comparada; BRICS.
2.
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: políticas, práticas e diálogo

Objetivo: Com dinâmicas históricas diferentes, os países da América Latina e da Comunidade Europeia têm aprimorado seus sistemas de avaliação do ensino superior e de seus cursos e programas de pós-graduação, especificamente seus mestrados e doutorados. A pesquisa busca apresentar um panorama de como se realiza a avaliação da pós-graduação na área da educação em três países: no Brasil, onde existe uma agência pública única que determina regras e distribuição de recursos; em Portugal e na Espanha onde o Estado assina acordos coletivos e regulamenta nacionalmente o tema, se utilizando de resultados de agências privadas para tomar suas decisões. A indução das políticas de formação de profissionais pesquisadores pós-graduados nos países, vinculadas ou não à distribuição de recursos na área, se reflete nas práticas dos cursos e programas, exigindo cada vez mais que realizem práticas de internacionalização de seus grupos e pesquisas, no sentido de se criar maior diálogo na área..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Comparada; Política Educacional; Avaliação da pós-graduação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação da Pós-graduação em Educação no Brasil, Portugal e Espanha
Descrição: Com dinâmicas históricas diferentes, os países da América Latina e da Comunidade Europeia têm aprimorado seus sistemas de avaliação do ensino superior e de seus cursos e programas de pós-graduação, especificamente seus mestrados e doutorados. A pesquisa busca apresentar um panorama de como se realiza a avaliação da pós-graduação na área da educação em três países: no Brasil, onde existe uma agência pública única que determina regras e distribuição de recursos; em Portugal e na Espanha onde o Estado assina acordos coletivos e regulamenta nacionalmente o tema, se utilizando de resultados de agências privadas para tomar suas decisões. A indução das políticas de formação de profissionais pesquisadores pós-graduados nos países, vinculadas ou não à distribuição de recursos na área, se reflete nas práticas dos cursos e programas, exigindo cada vez mais que realizem práticas de internacionalização de seus grupos e pesquisas, no sentido de se criar maior diálogo na área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Direito à Educação no Grupo BRICS
Descrição: O reconhecimento público da educação como um direito público e também subjetivo acompanhou a formação das democracias nacionais modernas, principalmente a partir da segunda metade do século XX. A busca pela justiça educacional, ampliando a garantia estatal dos anos de escolarização básica para a população de cada país também foi alvo de amplas e intensas campanhas internacionais A partir dos anos 90, vai se construindo no mundo inteiro uma agenda internacional em prol da defesa da educação como direito e de ampliação dos anos de escolarização, bem como uma atenção mais específica na construção da necessidade da melhoria da qualidade da educação básica. Tal agenda de direção de políticas educacionais públicas tanto age na condução e influência externa nos objetivos nacionais, quanto provoca localmente, a partir das dinâmicas históricas próprias de cada região e de cada país, novas determinações e diferentes resultados, além de apresentar diversos caminhos conceituais sobre a questão da justiça educacional. O objetivo principal da pesquisa que estamos realizando na Universidade de Brasília (PPGE/FE), volta-se à análise de como o direito à educação foi sendo conceituado, implantado e ampliado, como uma política pública fundamental para fortalecer a democracia e construção da cidadania, nos países do grupo BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador.
2012 - 2016
O papel da educação numa economia de mercado. Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e a educação brasileira no século XXI
Descrição: Investigar as recomendações político-educacionais da OCDE para o Brasil, bem como até que ponto a construção de índices avaliativos das performances educacionais de outros países influem na regulação e na construção dos objetivos da educação brasileira hoje, no limiar da segunda década do século XXI. O projeto de pesquisa está também ligado ao grupo de pesquisa nacional Coletivo de Estudos em Políticas Educacionais (FIOCRUZ/CNPQ), do qual faço parte desde sua fundação em 2001, que desenvolve atualmente projeto de pesquisa intitulado: A formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo: da educação para todos para todos para a educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador.Número de orientações: 3
2010 - 2012
Diretrizes dos Organismos Internacionais e sua influência na condução das políticas educacionais brasileiras no século XXI
Descrição: Investigar a influência das recomendações político-educacionais da OCDE para o Brasil, bem como até que ponto a construção de índices avaliativos das performances educacionais de outros países influem na regulação e na construção dos objetivos da educação brasileira hoje, no limiar da segunda década do século XXI, a partir dos seus objetivos específicos, no sentido de contribuir para uma avaliação crítica das ações daquele organismo não-governamental internacional nas políticas educacionais brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e as mudanças atuais nos cursos de ensino superior tecnológico e médio integrado.
Descrição: Realizar estudo sobre a aceitação dos egressos dos cursos tecnológicos no mundo do trabalho, com o objetivo de verificar se esses profissionais atendem a dinâmica e as demandas impostas pelo modo de produção atual; bem como entender os principais motivos que justificam a ampliação na procura do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido pelo Instituto Federal de Pernambuco, validando o pressuposto de que tal procura foi desencadeada pelo crescimento industrial em Pernambuco com a criação do Complexo do Porto de Suape, pela diversificação dos tipos de empresas instaladas no estado com a chegada de indústrias de maior desenvolvimento tecnológico e pela grande visibilidade da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho. Serão realizados estudos de caso no Instituto Federal de Pernambuco, por ser essa Instituição de Ensino formadora de mão de obra qualificada para ocupação de funções técnicas nas empresas do estado de Pernambuco e por estar em constante contato com as discussões acadêmicas com outras instituições.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador.
2009 - 2016
Mudanças nas políticas de formação do professor no Brasil e sua relação com as mudanças no ensino superior.
Descrição: Nossa pesquisa se propõe a aprofundar uma questão relativa ao terceiro eixo do Programa de Educação para Todos, lançado pelo Banco Mundial em 1991 e que tem sido um dos eixos condutores das políticas educacionais brasileiras desde então, que é o eixo da valorização do trabalho e da formação docente, analisando as mudanças que ocorreram principalmente a partir dos anos de 1990 no projeto de sociabilidade hegemônico do ponto de vista do capital e que se aprofundou na passagem do século XX para o século XXI em todo o mundo; expresso pela reviravolta conservadora do projeto neoliberal para o projeto da nova social-democracia, a social democracia da terceira via. De forma específica, a linha de pesquisa se propõe a analisar as mudanças nos cursos de licenciatura ocorridas a partir da reforma curricular do ensino superior provocada tanto pela lei do SINAES quanto pela instituição das diretrizes Curriculares Nacionais na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e também na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a fim de investigar a inserção desse intelectual no projeto da nova social-democracia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador.Número de orientações: 3
2008 - 2009
Redescobrindo o saber do trabalhador docente
Descrição: A investigação das tarefas e atividades comuns, rotineiras do trabalho docente, pode revelar ao pesquisador um rol de funções docentes renovadas a partir das reformas político-educacionais ocorridas no Brasil desde os anos de 1980; no entanto, só o trabalhador docente pode revelar-se e questionar-se ?como? ele mesmo age e ?por que? imprime tais sentidos às suas ações e não outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Avaliação das funções docentes do docente do ensino superior. Investigando a regulamentação do trabalho do docente do ensino superior.
Descrição: Descrever e analisar as funções que os docentes universitários exercem hoje em suas diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e funções administrativas, bem como sua participação nos diversos espaços representativos, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e também na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a fim de definir, a partir de suas funções básicas, elementos variáveis recorrentes em suas ações. A avaliação do desempenho docente deve ser fundamentada nas ações reais dos docentes universitários e para isso a pesquisa lançará mão de entrevistas-piloto e entrevistas dirigidas com docentes de ambas as instituições..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A formação do professor de qualificação profissional do SENAC/AL.
Descrição: Analisar, a partir do estudo da reforma curricular do SENAC, expressa em suas Referências para as Diretrizes Curriculares, a questão da formação do professor e do gestor educacional do SENAC/AL, entre os anos de 2006-2007, a fim de identificar na sua formação a incorporação dos conceitos de homem, mundo, mundo do trabalho e educação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador / Ionara Duarte de Goes - Integrante / Lúcia de Mendonça Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2005
Implementação do sistema de planejamento, monitoramento e avaliação das ações de qualificação social e profissional do Plano Nacional de Qualificação/ PlanTeQ, Alagoas, 2003 e 2004
Descrição: Avaliação do Planejamento do Plano Territorial de Qualificação do Estado de Alagoas, 2004. Avaliação do Plano Territorial de Qualificação do Estado de Alagoas, 2003, 2004..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador / Laura Cristina Vieira Pizzi - Integrante / Cézar Nonato Bezerra Candeias - Integrante / Evelyne Wagna Lucena Candeias - Integrante.
2004 - 2005
Educação e desenvolvimento em Alagoas
Descrição: Acompanhamento e avaliação do Plano Territorial de Qualificaçãodo Estado de Alagoas, 2004. Acompanhamento e avaliação do processo de elaboração do Plano Estadual de Educação do Estado de Alagoas, 2005-2015).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil
Descrição: O Portal dos Fóruns de EJA abriga os portais de EJA de todos os Estados brasileiroe e também do DF; o projeto tem se caracterizado, na Faculdade de Educação/UnB, como uma oportunidade de pesquisa e estudo sobre o movimento social em prol da EJAT e a sua potencialidade no ambiente virtual.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Adriana Almeida Sales de Melo - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2018
Periódico: Revista Linhas Críticas
2014 - Atual
Periódico: Revista Com Censo
2013 - Atual
Periódico: Revista Interfaces: saúde, humanas e tecnologia
2004 - 2012
Periódico: Educação ((UFAL)


Revisor de periódico


2016 - 2018
Periódico: Revista Linhas Críticas (1981-0431)


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional/Especialidade: Educação Comparada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Pós-Graduação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organizações Internacionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
International Travel Award, The Comparative an International Educacion Society.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, A. A. S.2017 MELO, A. A. S.; SOUSA, F. B. . A agenda do mercado e a educação no governo Temer. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 25-36, 2017.

2.
MELO, A. A. S.2017MELO, A. A. S.. Planejamento Nacional e Regional da Internacionalização da Pesquisa em Educação. Anais do Fórum Universitário Mercosul - FOMERCO, v. 3, p. 1-16, 2017.

3.
MELO, A. A. S.2016 MELO, A. A. S.. National curriculum policy in Brazil: between social control and social and cultural diversity. Us-China Education Review, v. 6, p. 1-7, 2016.

4.
MELO, A. A. S.2016MELO, A. A. S.. Politica educacional e gestão do currículo da educação básica: desafios para a construção da Base Nacional Comum Brasileira. Cadernos ANPAE, v. 41, p. 1, 2016.

5.
MELO, A. A. S.2016MELO, A. A. S.. Brazilian Curricular Policy: Challenges For The Future. TURK ONLINE J EDUC T, v. 1, p. 392-397, 2016.

6.
MELO, A. A. S.2015 MELO, A. A. S.. Prospects for the Future of Education. Training Teachers to Think Beyond. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 174, p. 739-744, 2015.

7.
MELO, A. A. S.2015MELO, A. A. S.. Políticas para a educação básica no Brasil e as diretrizes da Organização apra a Cooperação e Desenvolvimento Econômico no século XXI. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-13, 2015.

8.
MELO, A. A. S.2012MELO, A. A. S.. Educação brasileira e estratégias de sobrevida do capitalismo. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 4, p. 20-30, 2012.

9.
MELO, A. A. S.2012MELO, A. A. S.. Avaliação educacional no cenário de avanço das privatizações. Cadernos ANPAE, v. 13, p. 1-9, 2012.

10.
MELO, A. A. S.2012MELO, A. A. S.. Formação e conformação de professores: educação para a qualidade e referências internacionais no Brasil e na Venezuela. Cadernos ANPAE, v. 15, p. 1-11, 2012.

11.
MELO, A. A. S.2009MELO, A. A. S.. A gestão democrática nas escolas como prática de consenso. Avanços e contradições na educação brasileira hoje, no século XXI. Cadernos ANPAE, v. 11, p. 1-13, 2009.

12.
MELO, A. A. S.2007MELO, A. A. S.. Avaliação do ensino superior como controle das políticas sociais nos países periféricos: aceleração do crescimento nos limites do capitalismo. Revista Ágora (Rio de Janeiro), v. 3, p. 1-18, 2007.

13.
MELO, A. A. S.2005MELO, A. A. S.. A mundialização da educação: neoliberalismo e social-democracia no Brasil e na Venezuela. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 397-408, 2005.

14.
MELO, A. A. S.2003MELO, A. A. S.. A educação fundamental como eixo da mundialização do capital. Educação ((UFAL), Maceió, v. 11, n.19, p. 105-116, 2003.

15.
MELO, A. A. S.2002MELO, A. A. S.. Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educaçào : a realização. Parte II. Educação Temática Digital, campinas, v. 3, n.2, p. 55-70, 2002.

16.
MELO, A. A. S.2001MELO, A. A. S.. Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (parte I). Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v. 3, n.1, p. 63-79, 2001.

17.
MELO, A. A. S.2000MELO, A. A. S.. Educação e hegemonia na América latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90. Brasil, Argentina, Chile e Venezuela. Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v. 2, n.1, p. 1-11, 2000.

18.
MELO, A. A. S.1999MELO, A. A. S.. Projetos de sociedade e de educação na América Latina de hoje. construindo categorias de análise.. Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v. 1, n.1, p. 1-5, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, R. V. N. (Org.) ; MELO, A. A. S. (Org.) . Políticas e gestão da educação municipal: práticas pedagógicas, formações e informações educacionais. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2016. v. 1. 211p .

2.
MELO, A. A. S.; PRADO, E. C. (Org.) . Educação, história, política e educação de jovens e adultos. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2012. v. 500. 267p .

3.
MELO, A. A. S.. A mundialização da educação. Consolidação do projeto neoliberal na América Latina: Brasil e Venezuela. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2004. v. 500. 304p .

4.
MELO, A. A. S.. Educação e Hegemonia no Brasil de hoje. 1. ed. maceió: EDUFAL, 1998. v. 500. 141p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, R. V. N. ; MELO, A. A. S. . Financiamento da educação municipal: análise da aplicação de recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais da educação básica em Miracema do Tocantins. In: LOPES, R. V. N.; MELO, A. A. S.. (Org.). Políticas e gestão da educação municipal. 1ed.Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2016, v. 1, p. 73-92.

2.
ROCHA, M. Z. B. ; PIMENTEL, N. M. ; MELO, A. A. S. . Aspectos da coexistência entre educação pública e privada no Brasil de hoje. In: PIMENTEL, Nara M; ROCHA, Maria Zélia B.. (Org.). Organização da Educação Brasileira: marcos contemporâneos. 1ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016, v. 1, p. 135-169.

3.
FALLEIROS, I. ; MARTINS, A. S. ; MELO, A. A. S. ; NEVES, L. M. W. ; SOUZA, C. A. . Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal de terceira via no Brasil. In: MARTINS,A.S.; NEVES,L.M.W.. (Org.). Educação básica: tragédia anunciada?. 1ed.São Paulo: Xamã, 2015, v. 1, p. 23-44.

4.
MELO, A. A. S.; MELO, M. P. ; SOUZA, C. A. . Determinantes externos da formação para o trabalho simples. In: MARTINS,A.S.;NEVES,L.M.W.. (Org.). Educação básica: tragédia anunciada?. 1ed.São Paulo: Xamã, 2015, v. 1, p. 45-74.

5.
MELO, A. A. S.. Questões sobre o financiamento da educação no Brasil: o PL n.8.035-2010. In: Andréia Ferreira da Silva; Melânia Mendonça Rodrigues. (Org.). Novo Plano Nacional de Educação: Debates e Tensões. 1ed.Campina Grande - PB: EDUFCG, 2013, v. 1, p. 126-145.

6.
MELO, A. A. S.. Memórias de professoras em formação: resultados do projeto "autobiografia escolar" no curso de pedagogia da UFAL. In: Laura Cristina Vieira Pizzi. (Org.). Trabalho e formação docente: saberes e práticas em diferentes contextos. 1ed.Maceió - AL: EDUFAL, 2012, v. 1, p. 133-144.

7.
OLIVEIRA, C. M. B. ; MELO, A. A. S. . A educação de Alagoas e as consequências do descompasso das parcerias entre os entes federativos. In: Adriana Almeida Sales de Melo; Edna Cristina do Prado. (Org.). Educação, história, política e educação de jovens e adultos. 1ed.Maceió - AL: EDUFAL, 2012, v. 1, p. 29-43.

8.
MELO, A. A. S.. Democracia e educação no Brasil: sugestões da OCDE para a educação brasileira. In: LIMA, Francisca das Chagas Silva; SOUSA, Jhonatan Uelson Pereira; CARDOZO, Maria José Pires Barros. (Org.). Democratização e educação pública: sendas e veredas. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2011, v. 1, p. 55-82.

9.
MELO, A. A. S.. Gestão da qualidade da educação no Brasil de hoje: projetos na mesa. In: Luiz de Sousa Junior; Magna França; Maria da Salete Barboza de Farias. (Org.). Políticas de gestão e práticas educativas: a qualidade do ensino. 1ed.Brasília: Liber, 2011, v. 1, p. 243-262.

10.
MELO, A. A. S.. Los organismos internacionales en la conducción de um nuevo bloque histórico. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). La nueva Pedagogia de la hegemonia. estrategias del capital para educar el consenso. 1ed.Madrid: Miño y Dávila, 2009, v. 1, p. 71-84.

11.
MELO, A. A. S.. O projeto neoliberal de sociedade e de educação: um aprofundamento do liberalismo. In: José Claudinei Lombardi; José Luís Sanfelice. (Org.). Liberalismo e educação em debate. 1ed.Campinas,SP: Autores Associados, Histedbr, 2007, v. 1, p. 185-204.

12.
MELO, A. A. S.. Avaliação institucional do ensino superior: controle e condução de política educacional, científica e tecnológica. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley; SIQUEIRA, Ângela C. de. (Org.). Educação superior: uma reforma em processo. 1ed.São Paulo: Xamã, 2006, v. 1, p. 125-145.

13.
MELO, A. A. S.. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. 1ed.São Paulo: Xamã, 2005, v. 1, p. 69-82.

14.
MELO, A. A. S.. Mudanças nas propostas educacionais do Estado Estrito Senso. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). Política educacional nos anos 90. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 1995, v. 1, p. 47-74.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, A. A. S.. Diretrizes da OCDE para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. In: VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, 2010, João Pessoa PB. Políticas de Gestão e práticas educativas: a qualidade do ensino em construção. João Pessoa, 2010. v. 1. p. 1-8.

2.
MELO, A. A. S.. A gestão democrática nas escolas como prática de consenso. Avanços e contradições na educação brasileira hoje.. In: I Congresso Ibero-Brasileiro/ANPAE; VI Congresso Luso-Brasileiro/ANPAE; IV Congresso do Fórum Português. Espaço Público da Educação, 2010, Elvas, Mérida,Cáceres-Portugal. CD-ROM do I Congresso Ibero-Brasileiro/ANPAE; VI Congresso Luso-Brasileiro/ANPAE; IV Congresso do Fórum Português. Espaço Público da Educação, 2010. v. 1. p. 1-13.

3.
MELO, A. A. S.. L'évaluation de l'enseignement supérieur comme contrôle des politiques sociales dans les pays périphériques. In: Coloque Les universiters au temps de la mondialisation - Université Paris 8, 2009, Paris. Coloque Les universiters au temps de la mondialisation - Université Paris 8. Paris, 2009.

4.
MELO, A. A. S.. Reforma universitária no Brasil e novos rumos da política neoliberal científica e tecnológica. In: Terceiro Congresso Latino-Americno de Ciência Política, 2006, Campinas. Anais do Terceiro Congresso Latino-americano de Ciência Política. Campinas: ALACIP/UNICAMP, 2006. v. 1. p. 1-1.

5.
MELO, A. A. S.. O processo de mundialização da educação . Políticas educacionais na social-democracia conservadora no Brasil e na Venezuela. In: II Jornada Internacional de Políticas Públicas. Mundialização e estados nacionais: a questão da emancipação e da soberania., 2005, São Luis. II Jornada Internacional de Políticas Públicas. Mundialização e estados nacionais: a questão da emancipação e da soberania.. São Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2005. v. 1. p. 1-7.

6.
MELO, A. A. S.. Políticas sociais em mudanças na América Latina: a mundialização da educação. In: II Colóquio Internacional da Cátedra UNESCO-UNISINOS Políticas Públicas e Trabalho: dimensões éticas, socioeconômicas e culturais., 2005, são Leopoldo. II Colóquio Internacional da Cátedra UNESCO-UNISINOS Políticas Públicas e Trabalho: dimensões éticas, socioeconômicas e culturais.. São Leopoldo: UNISINOS, 2005. v. 1.

7.
MELO, A. A. S.. Políticas sociais em mudanças na América Latina: a mundialização da educação. In: II Colóquio Internacional da Cátedra UNESCO-UNISINOS, 2005, São Leopoldo. II Colóquio Internacional da Cátedra UNESCO-UNISINOS-2005; V Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho. São Leopoldo: UNISINOS, 2005. v. 1. p. 1-1.

8.
MELO, A. A. S.. O processo de mundialização da educação. Políticas educacionais na social-democracia conservadora no Brasil e na Venezuela. In: II Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2005, São Luis. Anais da II Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luis: UFMA, 2005. v. 1. p. 1-1.

9.
MELO, A. A. S.. Estado e políticas públicas, capitalismo e democracia no Brasil. In: I encontro de ciências humanas, letras e artes, 1997, Maceió. Anais do I encontro de ciências Humanas Letras e artes da UFAL. Maceió: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFAL, 1997. v. 1. p. 7-7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELO, A. A. S.. Memórias de professoras em formação: resultados do projeto 'auto-biografia escolar' no curso de pedagogia da UFAL. In: IV Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2012, Uberlândia, MG. Anais do IV ENFORSUP. Uberlândia, MG: Editora UFU, 2012. v. 1. p. 54-55.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, A. A. S.. A educação fundamental como eixo da mundializaçào da educaçào. In: XVI encontro de pesquisa educacional do norte e nordeste, 2003, sergipe. anais epenn 2003. sergipe: editora UFS, 2003. v. 1. p. 381-381.

2.
MELO, A. A. S.. Educação e hegemonia. Avaliação de uma década do plano principal para a educação na América Latina e no Caribe da ONU: no Brasil e na Venezuela. In: I seminário de teses e dissertações em andamento e política e financiamento da Pós-Graduação, 2001, Campinas. Caderno de Resumos do I seminário de teses e dissertaçòes em andamento e política e financiamento da pós-graduação. Campinas: Gráfica da Faculdade de Educação, 2001. v. 1. p. 8-8.

3.
MELO, A. A. S.. Categorias de Antonio Gramsci para a análise da realidade brasileira. In: I encontro de ciências humanas, letras e artes da UFAL, 1997, Maceió. Anais do I encontro de ciências humanas, letras e artes. Maceió: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFAL, 1997. v. 1. p. 15-15.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, A. A. S.. Plano Nacional de Educação (2014-2024) e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Centro-Oeste em perspectiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELO, A. A. S.. Prospects for the future of education. Training teachers to think beyond.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELO, A. A. S.. Memórias de professoras em formação: resultados do projeto 'auto-biografia escolar' no curso de pedagogia da UFAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO, A. A. S.. Formação e conformação de professores: educação para a qualidade e referências internacionais no Brasil e na Venezuela. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MELO, A. A. S.. Avaliação educacional no cenário de avanço das privatizações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MELO, A. A. S.. Limites difusos entre o público e o privado no projeto de lei n.8.035 sobre o novo Plano Nacional de Educação do MEC, na perspectiva da mundialização da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MELO, A. A. S.. O Núcleo Estruturante da Graduação como processo alavancador para o desenvolvimento de políticas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, L. M. ; MELO, A. A. S. . O docente do ensino superior no processo de reformulação do curso de pedagogia da Universidade Federal de alagoas: perfil, trajetória e ações.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MELO, A. A. S.. Gestão (des)centralizada e qualidade do ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MELO, A. A. S.. A gestão democrática nas escolas como prática de consenso. Avanços e contradições na educação brasileira hoje, no século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MELO, A. A. S.; OLIVEIRA, C. M. B. ; SCALDAFERI, S. B. . Municipalização do Ensino Fundamental no Estado de Alagoas - Universalização ou Desqualificação do Ensino?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MELO, A. A. S.. Resgatando os Saberes Docentes: Significados, Representações e Identidades.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MELO, A. A. S.. Políticas para a formação de professores em EAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MELO, A. A. S.. As práticas de ensino e o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ARAUJO, M. J. B. ; MELO, A. A. S. . Memórias de professores ? resgate da primeira experiência docente do egresso do curso de pedagogia da UNEAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ARAUJO, M. J. B. ; MELO, A. A. S. . O fazer pedagógico do aluno-professor do programa especial para graduação: analisando o discurso dos sujeitos no limiar da graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MELO, A. A. S.. Relações entre o ensino superior e a educação básica: Ensino Médio Hoje. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MELO, A. A. S.. Avaliação das funções docentes do docente do ensino superior. Investigando a regulamentação do trabalho docente do ensino superior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MELO, A. A. S.. Educação e identidade profissional do professor universitário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FERREIRA, I. C. ; MELO, A. A. S. . A interdisciplinaridade no ensino da psicologia nas instituições de ensino superior de Alagoas: pressupostos e questões metodológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MELO, A. A. S.. Políticas propositivas para o ensino superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MELO, A. A. S.. Políticas educacionais no Brasil e no Norte-Nordeste. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA, M. S. P. ; PRONKO, M. ; BEAUSCHAMP, J. ; MELO, A. A. S. . Sessão Especial Educação Básica: políticas e avaliação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MELO, A. A. S.; RIBEIRO, L. M. ; GOES, I. D. . A formação do professor de qualificação profissional do SENAC/AL no século XXI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MOURA, Elienai Araújo ; MELO, A. A. S. . A construção da cidadania e as constituições brasileiras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LEANDRO NETO, T. ; MELO, A. A. S. . Duas décadas da ?gestão para a democratização?, primeiras manifestações em Alagoas, 1980-1999: o elemento participação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MELO, A. A. S.. Formação do professor e os desafios para uma educação inclusiva na perspectiva social - Coordenação de Simpósio - Internacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
MELO, A. A. S.. Quem traça os rumos dos Cursos de Graduação em Educação Física no Brasil? Uma leitura da legislação atual.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MELO, A. A. S.. Qualidade na Graduação: cenários, desafios e perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MELO, A. A. S.. Características da Mundialização da educação. Neoliberalismo e Social-Democracia no Brasil de hoje.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MELO, A. A. S.. Interdisciplinaridade e formação profissional. Palestra - Local. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MELO, A. A. S.. Estado e Política Educacional - XVII EPENN - Palestra - Nacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MELO, A. A. S.. Educação e Políticas Públicas. Palestra - Local. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
MELO, A. A. S.. A pólítica educacional brasileira: perspectivas diante do neoliberalismo. Palestra - Local. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVALCANTE, Y. A. ; MELO, A. A. S. . A política de formação continuada da rede estadual de educação de Alagoas. Maceió, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELO, A. A. S.; JI, J. ; JANG, H. ; LUO, Y. ; PAN, K. ; CUI, S. . Learning and effects of learning communities in East Asia (coordenação de mesa Special Interest Group). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, R. V. N. ; MELO, A. A. S. . Políticas e gestão da educação municipal. 2016. (Editoração/Livro).

2.
MELO, A. A. S.; PRADO, E. C. . Educação, história, política e educação de jovens e adultos. 2012. (Editoração/Livro).

3.
MELO, A. A. S.. Docência na Educação Básica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).

4.
MELO, A. A. S.. Política e organização da educação básica no Brasil. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).

5.
MELO, A. A. S.. Profissão Docente. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).

6.
MELO, A. A. S.; CORREIA, I. O. . Educação e trabalho. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).

7.
MELO, A. A. S.. A mundialização da educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MELO, A. A. S.; PIZZI, Laura Cristina Vieira ; CANDEIAS, Cézar Nonato Bezerra ; CANDEIAS, Evelybne Wagna Lucena . Implementação do sistema de planejamento, monitoramento e avaliação das ações de qualificação social e profissional do Plano Nacional de Qualificação/ PlanTeQ, Alagoas, 2003 e 2004. 2005. (Relatório de pesquisa).

9.
MELO, A. A. S.; OLIVEIRA, M. A. A. . Pesquisa Educacional. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).

10.
MELO, A. A. S.; LIMA, Walter Matias . Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).

11.
MELO, A. A. S.. Fundamentos históricos filosóficos da educação II. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELO, A. A. S.; ROCHA, E. N.; SANTOS, C. A.; JESUS, G. R.. Participação em banca de Marleide Barbosa de Sousa Rios. Trabalho e Educação: Repercussões das políticas públicas de formação profissional para os trabalhadores rurais assalariados. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MELO, A. A. S.; ARAUJO, A. C.; BARROSO, E. R.; MACHADO, L. C.. Participação em banca de Waldek Batista dos Santos. Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF: 2011 a 2014.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MELO, A. A. S.; JESUS, G. R.; LAGARES, R.. Participação em banca de Robson Vila Nova Lopes. Qualidade da Educação Municipal: concepções e indicadores no Sistema de Educação de Miracema-TO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
RESENDE, V. M.; MELO, A. A. S.; SILVA, F. C. O.. Participação em banca de João Rodrigues Quaresma Neto. Desenvolvimento e políticas públicas: análise da 'formação cidadã' no âmbito do PNLD (2015- 2017). 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília.

5.
SOUSA, J. V.; MELO, A. A. S.; JESUS, W. F.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Luciana da Silva Castro. O programa Universidade para Todos. Uma análise sob a perspectiva da democratização do acesso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
SANTOS, F. A.; MELO, A. A. S.; SILVA, A. S.; NOZAKI, H. T.. Participação em banca de Edith Fany Jobbins. Reforma da educação brasileira e o Programa de Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Município de Corumbá-MS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
MARTINS, A. S.; MELO, A. A. S.; OLIVEIRA, D. M.. Participação em banca de Lúcia Aparecida Ávila. Análise da revista Nova Escola Gestão Escolar: o projeto educacional da Fundação Victor Civita. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
SOUSA, J. V.; MELO, A. A. S.; PINHO, D. L. M.. Participação em banca de Stephanie Pellucio Duarte. Autonomia dos multicampi nas novas universidades federais: do proclamado ao real. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

9.
SANTOS, M. A. C.; NEVES, L. M. W.; MELO, A. A. S.; REIS, J. R. F.. Participação em banca de Ana Maria de Oliveira Damasceno. Formação do Asistente Social como intelectual difusor da nova pedagogia da hegemonia. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

10.
MELO, A. A. S.; SANTOS, I. M.; FERREIRA, S. M. S.. Participação em banca de Jany Lídia Oliveira Costa de Araújo. A prática do trabalho docente do ensino superior. Realidades e perspectivas sobre a área de saúde: o curso de Nutrição do Centro Universitário CESMAC. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
SANTOS, I. M.; MELO, A. A. S.; CARDOZO, M. J. P. B.. Participação em banca de Jacy de Araújo Azevedo. Qualidade em educação: relação entre PDE-escola e a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas públicas de Maceió. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
MELO, A. A. S.; SANTOS, I. M.; MACHADO, M. M.. Participação em banca de Ivon José Guimarães da Costa. Reestruturação produtiva e reforma da educação profissional no Governo FHC (1994 -2002): o decreto n. 2.208/97 e o CEFET-PE. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
SANTOS, I. M.; MELO, A. A. S.; ARELARO, L. R. G.. Participação em banca de Idnelma Lima da Rocha. O ensino fundamental de nove anos no Estado de Alagoas: um estudo da efetivação da política de implantação a partir da experiência do Município de Delmiro Gouveia-AL. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
MARTINS, A. S.; RODRIGUES, R. L.; MELO, A. A. S.. Participação em banca de Luiziane Helena do Nascimento. O papel da ABMES na definição das políticas públicas para educação superior no Brasil Contemporâneo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

15.
LIMA, F. C. S.; MELO, A. A. S.; COUTINHO, A. F.. Participação em banca de Jhonatan Uelson Pereira Souza. Planejamento público e educacional no Brasil: uma análise das relações entre planejamento e educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

16.
FIREMAN, E. C.; ARAUJO, A. E. P.; MELO, A. A. S.. Participação em banca de Josefa Eleusa da Rocha. A expectativa escolar de estudantes dos cursos de Licenciatura em Física da UFAL no Campus de Arapiraca. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

17.
VERÇOSA, Élcio de Gusmão; NASCIMENTO, E. F. V. C.; MELO, A. A. S.. Participação em banca de Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa. A educação no Médio Sertão Alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema-AL e as implicações da formação docente na educação escolar local. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

18.
MELO, A. A. S.; OLIVEIRA, Ramon de; SANTOS, I. M.. Participação em banca de Eraldo Alves da Silva. Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: antecedentes e condicionantes de sua recente expansão. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

19.
MELO, A. A. S.; SANTOS, I. M.; MACHADO, M. M.. Participação em banca de Wilson Soares de Lima. A inserção dos egressos do curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco no mundo do trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

20.
MELO, A. A. S.; TAVARES, Maria das Graças Medeiro; SILVA, A. F.. Participação em banca de Sandra de Lourdes Gonçalves. A educação superior privada e as relações hegemônicas: estudo do curso de administração em maceió. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

21.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; KULLOK, M. B.. Participação em banca de Maria Luiza Braz. Diversos atores, várias práticas e vários contextos: a prática da avaliação do docente nos cursos de matemática da UNEAL.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

22.
MELO, A. A. S.; MONTENEGRO, E. L. L.. Participação em banca de Maria Elizabete de Andrade e Silva. O desporto nas escolas de ensino fundamental do município de Maceió e sua relação com as metodologias adotadas no curso de licenciatura em educação física da UFAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

23.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; KULLOK, M. B.. Participação em banca de Lúcia de Mendonça Ribeiro. O docente do ensino superior no processo de reformulação do curso de pedagogia da Universidade federal de alagoas: perfil, trajetória e ações.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

24.
BORBA, S. C.; MACEDO, R. S. A.; MELO, A. A. S.. Participação em banca de José Acioli da Silva Filho. O teatro de animação - uma linguagem artística pedagógica numa abordagem complexa e multirreferencial. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

25.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; NASCIMENTO, E. F. V-B. C.. Participação em banca de Maria José Alves Costa. A inspeção escolar em Alagoas pós LDB n.9.394/96: uma instância de avaliação ou um instrumento de controle do estado?. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

26.
VERÇOSA, Élcio de Gusmão; MELO, A. A. S.; KULLOK, M. B.. Participação em banca de Ana Luiza Araújo Porto. O curso de História na Universidade federal de alagoas: dos Primórdios à sua Consolidação (1952-1979).. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

27.
PIZZI, Laura Cristina Vieira; HYPOLITO, A. M.; MELO, A. A. S.. Participação em banca de Ana Cristina Santos Limeira. Currículo integrado do PROEJA: um estudo dos (des)encontros de várias práticas e saberes.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

28.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; TAVARES, Maria das Graças Medeiro; CEA, G. S.. Participação em banca de Tiago Leandro da Cruz Neto. Planejamento educacional e participação democrática: um estudo sobre a rede pública estadual de ensino em Alagoas, 1999-2004. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

29.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; CEA, G. S.. Participação em banca de Copérnico Mota da Silva. Gestão estratégica da educação no Colégio da Polícia Militar da Bahia: realidades e perspectivas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

30.
PIZZI, Laura Cristina Vieira; BRANDÃO, Maísa Gomes; MELO, A. A. S.. Participação em banca de Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da Silva. A diversidade cultural do nordeste brasileiro nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

31.
MELO, A. A. S.; PIZZI, Laura Cristina Vieira; CORREIA, M. V. C.. Participação em banca de Elienai Araújo Moura. A educação permanente no hospital escolar Dr. José Carneiro e a qualidade na assistência ao usuário: focando o olhar na formação do enfermeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

32.
MELO, A. A. S.; KULLOK, M. B.; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Participação em banca de Maria José de Brito Araújo. Dilemas e desafios na formação docente e na prática pedagógica: análise do egresso do curso de pedagogia.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

33.
TAVARES, Maria das Graças Medeiro; MELO, A. A. S.; BRANDÃO, Maísa Gomes. Participação em banca de Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano. Gestão democrática da rede estadual de ensino de Alagoas: percepções e perspectivas de uma política pública. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

34.
MELO, A. A. S.; GOMES, A. M.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão. Participação em banca de Somaya Albuquerque de Souza. A complexidade do processo de democratização e participação na elaboração do plano estadual de educação em Alagoas, 2006-2015.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

35.
MOURA, T. M. M.; FREITAS, M. L. Q.; MELO, A. A. S.; GONÇALVES, L. G.. Participação em banca de Kátia Maria da Silva. Programa de forma;áo de preofessores alfabetizadores e a forma;áo do professor alfabetizador de jovens e adultos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

36.
MELO, A. A. S.; OLIVEIRA, Ramon de; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Participação em banca de Joana D'Arc Ferreira da Silva. A centralidade da noção de competência em educação: as interferências do mundo do trabalho modificando o perfil profissional do professor(a). Uma análise da política de formação continuada do professor(a) da rede municipal de educação de Maceió.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

37.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; LIMA, Walter Matias; BRANDÃO, Maísa Gomes. Participação em banca de Yara de Almeida Cavalcante. A política de formação continuada da Rede Estadual de Educação de Alagoas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

38.
MELO, A. A. S.; TAVARES, Maria das Graças Medeiro; AGUIAR, Márcia Ângela. Participação em banca de Gercinaldo de Moura Medeiros. Cursos intensivos de graduação de professores ou a mão neoliberal no ensino superior. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

39.
MELO, A. A. S.; PIZZI, Laura Cristina Vieira; CAVALCANTE, Zuleide. Participação em banca de Ana Cristina Nascimento Cavalcante Vieira. O currículo da educação profissional: texto e contexto. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Teses de doutorado
1.
CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.; BALESTRO, M. V.; MACHADO, L. R. S.; SANTOS, M. I. B. F.. Participação em banca de Reinaldo de Lima Reis Júnior. Educação profissional e tecnológica: dilemas ao planejamento de Estado desenvolvimentista. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.; CUNHA, C.; ROCHA, J. A. L.. Participação em banca de Márcia Helena Amâncio. As batalhas de Anísio Teixeira. Análise do contesto de influência do I Plano Nacional de Educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MELO, A. A. S.; CRUZ, S. P. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; COSTA, A. C. S.; LIMA, Walter Matias. Participação em banca de Copérnico Mota da Silva. Constituição da identidade dos professores e o significado da melhoria da qualidade da educação na escola diante das políticas educacionais contemporâneas. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
MELO, A. A. S.; COSTA, A. C. S.; CRUZ, S. P. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; LIMA, Walter Matias. Participação em banca de Lúcia de Mendonça Ribeiro. Saberes e metodologias da educação infantil: o curso de pedagogia - UFAL em questão. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Qualificações de Doutorado
1.
BORGES, L. F. F.; MELO, A. A. S.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Néri Emílio Soares Júnior. A reforma curricular da educação profissional de nível médio: limites, possibilidades e contradições. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MELO, A. A. S.; CRUZ, S. P. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; COSTA, A. C. S.; LIMA, Walter Matias. Participação em banca de Copérnico Mota da Silva. Constituição da identidade dos professores e o significado da melhoria da qualidade da educação na escola diante das políticas educacionais contemporâneas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.; BALESTRO, M. V.; GALVAO, A. C.. Participação em banca de Reinaldo de Lima Reis Júnior. Educação profissional e tecnológica: dilemas ao planejametno do Estado desenvolvimentista. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
SILVA, M. A.; MELO, A. A. S.; SILVA, K. A. C. P. C.; MENEZES, R. G.. Participação em banca de Rodrigo da Silva Pereira. As políticas da OCDE/PISA apra a educação básica brasileira. 2000-2012.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

5.
CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.; CUNHA, C.; ROCHA, J. A. L.. Participação em banca de Márcia Helena Amâncio. O pensamento político e pedagógico de Anísio Teixeira nos planos de educação: em defesa do direito à educação - do I Plano Nacional de Educaçãp (1963-1970) à agenda do Plano Nacional de Educação (2014-2024). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
MELO, A. A. S.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; LIMA, Walter Matias; COSTA, A. C. S.. Participação em banca de Lúcia de Mendonça Ribeiro. A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ? UFAL: ASPECTOS QUALITATIVOS DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Qualificações de Mestrado
1.
MELO, A. A. S.; MORAES, R. A.; BORGES, L. F. F.. Participação em banca de Paula Mara de Melo. As políticas educacionais do livro didático no Brasil: quando interesses hegemônicos interferem na educação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MELO, A. A. S.; ROCHA, E. N.; JESUS, G. R.; SANTOS, C. A.. Participação em banca de Marleide Barbosa de Souza Rios. Políticas de educação para o trabalho: repercussões na formação profissional para os trabalhadores rurais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MELO, A. A. S.; CASTIONI, R.; ARAUJO, A. C.. Participação em banca de Waldek Batista dos Santos. Percepção docente sobre a construção do "Currículo em Movimento" da educação básica do Distrito Federal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
RESENDE, V. M.; MELO, A. A. S.; SILVA, F. C. O.. Participação em banca de João Rodrigues Quaresma Neto. A formação cidadã em questão: representação discursiva de subalternidades em livros didáticos de História do Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília.

5.
SOUSA, J. V.; MELO, A. A. S.; PINHO, D. L. M.. Participação em banca de Stephanie Pellucio Duarte. Autonomia dos multicampi nas novas universidades federais: do proclamado ao real. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
TELES, L. F.; REIS, R. H.; MELO, A. A. S.; RESES, E. S.. Participação em banca de Germano Augusto Caracol Costa. O processo identitário nas produções PROEJA Transiarte. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
NOZAKI, H. T.; MELO, A. A. S.; SILVA, A. S.. Participação em banca de Edith Fany Jobbins. Reforma da educação brasileira e o Programa de Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Município de Corumbá-MS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, R. A.; BAREICHA, P. S.; MELO, A. A. S.. Participação em banca de Fernando Pereira Ribeiro.Educação integral na visão de Anísio Teixeira: um estudo de caso na Escola Classe 215 de Santa Maria, Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

2.
ROCHA, M. Z. B.; MELO, A. A. S.; SOUZA, C. A. L.; CERQUEIRA, T. C. S.. Participação em banca de Ellen Silva de Deus.As representações sociais da juventude sobre o ensino religioso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREZ, J. R. R.; BOTLER, A. M. H.; MELO, A. A. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Público Superior da Universidade do Estado de Amazonas. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
MELO, A. A. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

3.
MELO, A. A. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Administração Escolar e Planejamento Educacional.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

4.
MELO, A. A. S.; GOMES, A. M.; OLIVEIRA, M. A. A.. Concurso Público de Provas e Titulos para Professor Efetivo Adjunto da Universidade Federal de Alagoas- Gestão Educacional e Prática Pedagógica. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

5.
MELO, A. A. S.; VIEIRA, Jarbas; NÓBREGA, Conceiçso Gislane Sales. Concurso público para professor efetivo da UFAL. Setor Profissão Docente.. 2006. Universidade Federal de Alagoas.

6.
MELO, A. A. S.. Concurso Público para professor auxiliar. 2003. Fundação Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
CARVALHO, C. H. A.; MELO, A. A. S.; JESUS, G. R.. Seleção Simplificada para professor substituto. 2013. Universidade de Brasília.

2.
PIMENTEL, Nara M.; MELO, A. A. S.; MOREIRA, A. M. A.. Seleção Simplificada para professor substituto. 2012. Universidade de Brasília.

3.
MELO, A. A. S.; LIMA, Walter Matias; SAMPAIO, W. C.. Concurso público para professor substituto de prática de ensino em filosofia. 2004. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o. Congresso Ibero-Americano de Educação Comparada, 7o. Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Mini Curso Avaliação e desenvolvimento da pós-graduação: o ranqueamento comparativo como ponto de partida para rediscutir rumos e caminhadas. 2017. (Congresso).

2.
61st Annual Conference Comparative and International Education Society. Educational justice and education as public policy: a comparative analisys between Brazil and China from the 90´s. 2017. (Congresso).

3.
XVI Congresso do Fórum Universitário Mercosul. Planejamento Nacional e Regional da Internacionalização da Pesquisa em Educação. 2017. (Congresso).

4.
IX Seminário de Política e Administração da Educação.Política Nacional de Currículo: Base Nacional Comum Curricular e a qualidade da educação básica. 2016. (Seminário).

5.
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Ad. A assistência técnica e financeira da União aos Estados e Municípios através do Plano de Ações Articuladas e seu desdobramento no Plano Nacional de Educação (2014-2024). 2016. (Congresso).

6.
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Ad. Plano Nacional de Educação (2014-2024) e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a Região Centro-Oeste em perspectiva. 2016. (Congresso).

7.
XVI World Congress of Comparative Education Societies: Dialectics of Education Comparative perspectives. National Curriculum policy in Brazil: between social control and social and cultural diversity. 2016. (Congresso).

8.
XXVII Simpósio Brasileiro de Politica e Administração da Educação - ANPAE.Políticas para a educação básica no Brasil e as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico no século XXI. 2015. (Simpósio).

9.
International Conference on New Horizons in Education. Prospects for the future of education. Training teachers to think beyond. 2014. (Congresso).

10.
IV Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior.Memórias de professoras em formação: resultados do projeto "auto-biografia escolar" no curso de pedagogia da UFAL. 2012. (Encontro).

11.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A gestão da educação no Brasil do Século XXI e a influência dos organismos internacionais. 2011. (Encontro).

12.
XXV Simpósio Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Gestão de mudanças para a formação do pedagogo do século XXI. 2011. (Congresso).

13.
Conferência Nacional de Educação. Participação como delegada nacional de entidade científica ? ANPAE. 2010. (Congresso).

14.
VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste.Gestão da qualidade da educação no Brasil de hoje: projetos na mesa. 2010. (Seminário).

15.
19º. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). FORPRED-NNE.Municipalização do Ensino Fundamental no Estado de Alagoas - Universalização ou Desqualificação do Ensino?. 2009. (Encontro).

16.
7º. Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI). Associação Brasileira de Química (ABQ)..Crise Mundial e Reflexos na Educação Brasileira. 2009. (Simpósio).

17.
II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para a Educação Brasileira e os Processos de Regulação. Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).O FORUMDIR no Brasil de hoje. 2009. (Seminário).

18.
XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação.Reunião com entidades científicas. 2009. (Simpósio).

19.
XXVIII Reunião do Fórum Nacional dos Diretores das Faculdades/Centros/Departamentos de educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR),. Discussão sobre políticas de formação de professores. 2009. (Congresso).

20.
Conferência Estadual da Educação Básica de Alagoas. Construção do sistema Nacional Articulado de Educação. Ensino médio integrado à educação profissional. 2008. (Congresso).

21.
Conferência Nacional da Educação Básica como Delegada Nacional de Entidade Científica ? FORUMDIR,. Delegada pelo FORUMDIR. 2008. (Congresso).

22.
II Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e III Encontro Estadual da ANFOPE, Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco.As práticas de ensino e o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores. 2008. (Encontro).

23.
IV Seminário Nacional do REUNI: ?Licenciaturas presenciais diurna, noturnas e com educação a distância: respostas às demandas de formação de professores.Discussões sobre licenciaturas no REUNI. 2008. (Seminário).

24.
IV Seminário Nacional do REUNI: ?Licenciaturas presenciais diurna, noturnas e com educação a distância: respostas às demandas de formação de professores.Discussões sobre licenciaturas no REUNI. 2008. (Seminário).

25.
Seminário Nacional sobre Formação, Profissionalização e Carreira dos Trabalhadores da Educação, Confederação nacional dos Trabalhadores.Formação, Profissionalização e Carreira dos Trabalhadores da Educação. 2008. (Seminário).

26.
18º. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. FORPRED-N-NE.Sessão Especial Educação Básica: políticas e avaliação. 2007. (Encontro).

27.
18º. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. FORPRED-N-NE.Sessão Especial Educação Básica: políticas e avaliação. 2007. (Encontro).

28.
6º. Encontro Pernambucano/NE de Escolas de comunicação. Faculdade Marista.Universalização do ensino superior e os cursos de comunicação social.. 2007. (Encontro).

29.
II Encontro Extraordinário do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR).Discussões sobre política de formação de proessores no Brasil. 2007. (Encontro).

30.
III Seminário Internacional de Educação: a pesquisa em educação: abordagens e a questão da inclusão social, NPGED.Novas tecnologias e a formação do trabalhador. 2007. (Seminário).

31.
XXIII Reunião do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR).Discussões sobre a política de formação de professores no Brasil. 2007. (Encontro).

32.
Seminário Coordenador de curso: gestão do corpo docente, avaliação e planejamento e acompanhamento do ensino.Partipante de oficina. 2006. (Oficina).

33.
Seminário sobre o SINAES - Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.Participante de Seminário. 2006. (Seminário).

34.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Formação do professor e os desafios para uma educação inclusiva na perspectiva social. 2006. (Congresso).

35.
28a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 28a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

36.
II Colóquio Internacional da Cátedra UNESCO-UNISINOS. II Colóquio Internacional da Cátedra UNESCO-UNISINOS. Políticas Públicas e trabalho: dimensões éticas, socioeconômicas e culturais.. 2005. (Congresso).

37.
II Jornada Internacional em Políticas Públicas. II Jornada Internacional em Políticas Públicas. 2005. (Congresso).

38.
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste. XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, realizado pelo Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte-Nordeste. 2005. (Congresso).

39.
II Congresso Estadual Constituinte Escolar de Alagoas. Organização de oficinas e plenária sobre o Plano Estadual de Educação de Alagoas 2005-2015. 2004. (Congresso).

40.
Mini-Curso I Ciclo de Estudos Gramscianos.Mini-Curso, I ciclo de Estudos Gramscianos, ministrado Pelo Prof. Dr. Edmundo Dias, na Universidade Federal de Alagoas. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, A. E. S. ; MELO, A. A. S. . 2o. Congresso Ibero-Americano de Educação Comparada, 7o. Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, M. A. ; SILVA, K. A. C. P. C. ; MOREIRA, A. M. A. ; SOUSA, J. V. ; SOUZA, C. A. L. ; MELO, A. A. S. . XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da ANPED. 2017. (Congresso).

3.
FARIAS, M. S. B. ; MELO, A. A. S. . IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste ANPAENE. 2010. (Congresso).

4.
ARANHA, A. V. ; MELO, A. A. S. . XXVI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). 2008. (Outro).

5.
ARANHA, A. V. ; MELO, A. A. S. . III Reunião dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). 2008. (Outro).

6.
MELO, A. A. S.. XX Encontro Regional/Nacional do Fórum de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras-FORUMDIR. 2005. (Congresso).

7.
MELO, A. A. S.. II Congresso Constituinte Escolar do Estado de Alagoas. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Karine Rocha Lemes Silva. Estudos comparados Brasil e Cuba: concepções de educação. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Manoel Mendes Amorim. Década das Américas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência (OEA): Implicações nas políticas de Inclusão no Ensino Superior - Brasil e Uruguai.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Cecília Cândida Frasão Vieira. A Gestão eficaz dos Institutos Federais por meio do alinhamento estratégico entre Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e Planejamento Estratégico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paula Mara de Melo. As políticas educacionais do livro didático no Brasil: quando interesses econômicos interferem na Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

2.
Marleide Barbosa de Sousa Rios. Trabalho e Educação: Repercussões das políticas públicas de formação profissional para os trabalhadores rurais assalariados. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

3.
Waldek Batista dos Santos. Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF: 2011 a 2014.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

4.
Robson Vila Nova Lopes. Qualidade da Educação Municipal: concepções e indicadores no Sistema de Educação de Miracema-TO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

5.
Sandra de Lourdes Gonçalves. Precarização do trabalho docente no ensino superior privado de Maceió:um olhar gramsciano.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

6.
Jany Lídia Oliveira Costa de Araújo. A prática do trabalho docente diante das evoluções tecnológicas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

7.
Ivon José Guimarães da Costa. A acumulação flexível e a reforma educacional (a precarização da escola pública) O Centro Federal Tecnológico de Pernambuco no contexto das reformas durante o governo de FHC.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

8.
Wilson Soares de Lima. Os egressos do curso tecnológico em sistemas de gestão ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e sua inserção no mundo do Trabalho.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

9.
Eraldo Alves da Silva. Ensino do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no IFPE ? antecedentes e condicionantes de sua recente expansão. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

10.
Lúcia de Mendonça Ribeiro. O docente do ensino superior no processo de reformulação do curso de pedagogia da Universidade federal de alagoas: perfil, trajetória e ações.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

11.
Ivancildo Costa Ferreira. A interdisciplinaridade no ensino da psicologia na Universidade Federal de Alagoas: pressupostos metodológicos e implicações com a formação discente.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

12.
Cristina Maria Bezerra da Silva. Universalização do ensino fundamental em Alagoas Pós-LDBEN (Lei n. 9.394/96): rastreando modos e meios para sua efetivação através de um caso exemplar.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

13.
Maria Luiza Braz. Diversos atores, várias práticas e vários contextos: a prática da avaliação do docente nos cursos de matemática da UNEAL.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

14.
Maria Elizabete de Andrade e Silva. O desporto nas escolas de ensino fundamental do município de Maceió e sua relação com as metodologias adotadas no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal de Alagoas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

15.
Maria José Alves Costa. Planejamento estratégico e planejamento participativo: eixos pragmáticos na função do inspetor educacional do sistema estadual de ensino numa perspectiva de gestão democrática participativa.. 2009. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

16.
Elienai Araújo Moura. Políticas de formação dos trabalhadores d enível superior do hospital escola Dr. José Carneiro. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

17.
Tiago Leandro da Cruz Neto. Gestão Democrática em Alagoas (1999-2004). Planejamento e participação da comunidade escolar. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

18.
Maria José de Brito Araújo. Perfil dos egressos do Programa de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

19.
Copérnico Mota da Silva. Gestão estratégica da Educação no Colégio da Polícia Militar da Bahia. Realidades e perspectivas.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

20.
Joana D'Arc Ferreira da Silva. A centralidade da noção de competência em educação: as interferências do mundo do trabalho modificando o perfil profissional do professor(a). Uma análise da política de formação continuada do professor(a) da rede municipal de educação de Maceió.. 2006. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

21.
Yara de Almeida Cavalcante. A política de formação continuada da rede estadual de Alagoas. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

22.
Somaya de Albuquerque Souza. A complexidade dos mecanismos de elaboração e implementação do Plano Estadual de Educação. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

Tese de doutorado
1.
Copérnico Mota da Silva. Representações sociais dos professores sobre a melhoria da qualidade do ensino na escola. O caso do Colégio da Polícia Militar, Campus Dendezeiros. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

2.
Lúcia de Mendonça Ribeiro. O docente do ensino superior no processo de consolidação do projeto político-pedagógico 2006-2010 do curso de pedagogia da UFAL. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Cynthia do Nascimento Lopes. A avaliação no ensino superior: o componente de um sistema de ação e os aspectos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

2.
Maria Helena Mendes Lessa. O bibliotecário como docente na Universidade Federal de Alagoas: um estudo de caso. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

3.
José Milson de Melo Lopes. O ensino superior em Alagoas no contexto da expansão e interiorização com a criação da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

4.
Henrique José Lima da Silva. O uso do mapa conceitual no ensino médio de história. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Em Geo História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

5.
Marcus Swell Brandão. Projeto de intervenção na escola: um resgate da história dos alunos-moradores.. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Em Geo História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

6.
Clênio S Gomes. Projeto de intervenção na escola. Um resgate da história dos alunos-moradores. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Em Geo História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

7.
Gilberto Geraldo Ferreira. Presença da música na religiosidade dos Kalancó. Um projeto para o ensino de história e geografia para o ensino médio. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Em Geo História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

8.
José Assis de Oliveira. Presença da música na religiosidade dos Kalancó. Um projeto para o ensino de história e geografia no ensino médio. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Em Geo História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

9.
Glória de Melo Tonácio. Formação do Educador para a Educação Infantil. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

10.
Maria Rita Honorato da Silva. Educação e trabalho infantil. Uma conciliação possível?. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Méd) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

11.
Margareth Nunes da Silva. Ensino técnico e mercado de trabalho em Alagoas. Um estudo de caso na ETFAL (1995-1996). 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Méd) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ionara Duarte de Goes. A formação do professor de qualificação profissional do SENAC/AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

2.
Lúcia de Mendonça Ribeiro. A formação do professor de qualificação profissional do SENAC/AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

3.
Benuzia Amancio do Nascimento. O trabalho infantil. Relação criança, família e educação no PETI/AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

4.
Patrícia Maria Barbosa dos Santos. O trabalo infantil. Relação criança, família e educação no PETI/AL.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

Iniciação científica
1.
Magno da Guarda Almeida. Avaliação das funções docentes do docente do ensino superior. Investigando a regulamentação do trabalho docente do ensino superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

2.
Kátia Maria da Silva. O caso dos trabalhadores em educação quanto à formação do professor de ensino fundamental no Município de União dos Palmares. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.

3.
Ana Lúcia dos Santos Lopes. A formação do novo trabalhador disnte das novas necessidades do mundo do trabalho. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Almeida Sales de Melo.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MELO, A. A. S.. Plano Nacional de Educação (2014-2024) e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Centro-Oeste em perspectiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELO, A. A. S.; JI, J. ; JANG, H. ; LUO, Y. ; PAN, K. ; CUI, S. . Learning and effects of learning communities in East Asia (coordenação de mesa Special Interest Group). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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