Waléria de Melo Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5037514767143263
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1985), Especialização em Língua Inglesa pela UFPB (1992), Mestrado em Letras pela UFPB (2005) e Doutorado em Linguística pela UFPB (2010). Professora Efetiva de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas e Professora Efetiva do Curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Inglesa, Linguística Aplicada ao ensino de línguas, Metodologia de Ensino e Aquisição da Linguagem. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa - NEPLAELI, na UNEAL, é Coordenadora do PIBID-UNEAL, Coordenadora do LIFE ? Campus Arapiraca e Subcoordenadora do Projeto de Formação Continuada de Professores de Inglês ? UFAL/UNEAL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Waléria de Melo Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Waléria de Melo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas, Uneal - Campus I - Arapiraca.
Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N
Alto do Cruzeiro
57312-000 - Arapiraca, AL - Brasil
Telefone: (82) 35213019
Fax: (82) 35398083
URL da Homepage: www.uneal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Evangelina Maria Brito de Faria.
Palavras-chave: Dialogismo; Interação; Cinésica; Proxêmica; Aquisição de segunda língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2004 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: os movimentos discursivos na aquisição da linguagem: do gestual ao verbal,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: evangelina maria brito de faria.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1987 - 1988
Especialização em Lingua Inglesa e Literatra Anglo-Americana.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
PDPI - DES. PROF. P/ PROFESSORES DE INGLÊS NOS EUA. (Carga horária: 190h).
MIAMI DADE COLLEGE (EUA), MDC, Estados Unidos.
1989 - 1989
Linguística. (Carga horária: 48h).
The University Of Connecticut, UCT, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Alagoas - Matriz, IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: Estatutário Civil, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

10/2005 - Atual
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e II
Inglês Instrumental
Lingüística aplicada ao ensino de línguas
Metodologia de ensino de língua inglesa II
Metodologia de ensino de língua inglesa I

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2001 - 03/2003
Ensino, LÍNGUA INGLESA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA APLICADA AO TURISMO I
LÍNGUA INGLESA 5 - CONVERSAÇÃO (CURSO DE EXTENSÃO)
LÍNGUA INGLESA 1 - CONVERSAÇÃO (CURSO DE EXTENSÃO)
LÍNGUA INGLESA 2 - CONVERSAÇÃO (CURSO DE EXTENSÃO)
LÍNGUA INGLESA 3 - CONVERSAÇÃO (CURSO DE EXTENSÃO)
INGLÊS INSTRUMENTAL BÁSICO

Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Médici, SEDUC/PB, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
professora de língua portuguesa ensino fundamental e médio professora de língua inglesa ensino fundamental e médio coordenação da área de comunicação e expressão

Atividades

7/1984 - 2/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
língua portuguesa
língua inglesa

Moto Honda da Amazônia Ltda, MOTO HONDA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1998
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: consultor de língua estrangeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1990 - 3/1998
Treinamentos ministrados , Administração de Recursos Humanos, Setor de Treinamento.

Treinamentos ministrados
curso de conversação em inglês para diretores e gerentes
curso de inglês instrumental - área de informática
curso de gerência de desempenho para a qualidade para gerentes e chefes de RH

Sem Fronteiras Idiomas, SEM FRONTEIRAS I, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

4/2000 - 4/2004
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
inglês avançado - conversação
inglês básico - conversação
inglês instrumental para proficiência de mestrado/doutorado
inglês intermediário - conversação
inglês para turismo e hotelaria


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
FORMACAO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS: CONTRIBUICOES DAS NOVAS ABORDAGENS PARA UMA EDUCACAO LINGUÍSTICA CRÍTICA
Descrição: Trata-se de um subprojeto do PIBID/UNEAL-2014, cujo principal objetivo e a ministração de aulas com implementação de sequências didáticas experimentais, por graduandos em Letras-Inglês, em escolas da rede pública de ensino básico do interior de Alagoas, com foco no desenvolvimento do letramento crítico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Waléria de Melo Ferreira - Coordenador / Rosângela Nunes de Lima - Integrante.Financiador(es): CAPES - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO DE PROFESSORES DE INGLÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO LETRAMENTO REAL AO LETRAMENTO IDEAL
Descrição: Esta pesquisa se insere na área de Linguística Aplicada que tem como foco investigativo a formação de professores e leitura/letramento. Trata-se de um estudo qualitativo, de base etnográfica e de natureza observacional/investigativa, desenvolvido através de pesquisa de campo, com aplicação de questionários semiestruturados e realização de entrevistas baseadas em roteiro previamente elaborado, além de observação e gravação de aulas em áudio (e, possivelmente, em vídeo), envolvendo professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Arapiraca-AL.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Waléria de Melo Ferreira - Coordenador / Jean Marcelo B. de Oliveira - Integrante / Delma Cristina Lins Cabral de Melo - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Alagoas - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Crenças de professores de língua portuguesa no seio do Programa Especial para Graduação de Professores
Descrição: No momento em que os professores do Curso de Letras da UNEAL se propõem a reavaliar o seu Projeto político Pedagógico, torna-se imprescindível fazer uma reflexão sobre as crenças desses professores, acerca do processo de ensino e aprendizagem de língua materna, uma vez que estas ?podem? conduzir suas ações em sala de aula e, consequentemente, influenciar a postura dos seus alunos, futuros professores. Apesar de haver muitos trabalhos a respeito das crenças de professores e alunos, poucos desses trabalhos abordam as crenças de formadores de professores, portanto, vimos no Programa Especial para Graduação de professores ? PGP, um campo propício para o desenvolvimento desta pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
O gesto na interação de crianças ouvintes e surdas
Descrição: Com base nas teorias, cuja abordagem lingüística é interacionista, e em alguns construtos teóricos sobre o gesto na aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre a aquisição de língua de sinais, nos propomos a investigar o desenvolvimento da linguagem gestual na interação entre crianças ouvintes e crianças surdas, no contexto de uma escola inclusiva, aqui percebido como um contexto bilíngüe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição de linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, Waléria de Melo. Os movimentos discursivos na aquisição da linguagem: do gestual ao verbal. Revista Cadernos do LAFE - Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita, João Pessoa-PB, p. 78 - 87, 01 jun. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Waléria de Melo; SILVA, Juliete Barbosa da . Mapeando a formação e as competências de professores de inglês do interior de Alagoas. In: I SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 2011, SÃO CRISTÓVÃO - SE. I SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LINGUA INGLESA, 2011. v. 01.

2.
FERREIRA, Waléria de Melo. A inclusão/integração de crianças surdas na escola regular: um espaço para novas experiências linguístico-comunicativas. In: XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCAIONAL DO NORTE E NORDESTE - EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADE, 2011, Manaus-AM. ANAIS DO XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES. Manaus-AM: Editora UFAM, 2011. v. 3.

3.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . Um estudo sobre as teorias implícitas e explícitas no processo de formação de professores de inglês como língua estrangeira. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2009, Campina Grande-PB. ANAIS DO VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA. Campina Grande-PB: Bagagem, 2009. v. 01.

4.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . Afetividade e ensino/aprendizagem de língua inglesa: considerações e propostas. In: V SEMINÁRIO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2007, Campina Grande-PB. Anais do V Seminário NAcional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. Campina Grande-PB: Editora Bagagem, 2007. v. 1.

5.
FERREIRA, Waléria de Melo. O papel do para-verbal e do não verbal para a construção do sentido nas interações da pré-escola. In: IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura, 2005, Campina Grande. SELIMEL - IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. Campina Grande/PB: Bagagem, 2005.

6.
FERREIRA, Waléria de Melo. Movimentos discursivos e linguagem infantil. In: VII CCHLA - Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. CCHLA em Debate, 2005.

7.
FERREIRA, Waléria de Melo. Encadeamento discursivo e constituição dos sujeitos na Pré-escola. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2004, Brasília. Anais da ABRALIN, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Waléria de Melo. A PPCC em discussão: alternativas para uma formação teórico-crítica mais eficaz. In: VII SELIMEL - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2011, Campina Grande-PB. ANAIS DO VII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA. Campina Grande-PB: Editora Bagagem, 2011. v. 1.

2.
FERREIRA, Waléria de Melo. A construção da competência teórico-aplicada do futuro professor de inglês através da PPCC. In: V ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011, Natal-RN. V ECLAE - ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. Natal-RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.

3.
SANTOS, Leane Mayara da Silva ; FERREIRA, Waléria de Melo . O texto literário em aulas de língua inglesa: por um ensino mais significativo. In: V ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011, Natal-RN. V ECLAE - ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.

4.
FERREIRA, Waléria de Melo. O corpo na aquisição da linguagem: base teórica para a análise dos movimentos gestuais. In: 7º Encontro Nacional sobre aquisição de linguagem, 2006, Porto Alegre. 7º Encontro Nacional sobre aquisição de linguagem. Porto Alegre - RS: Evangraf, 2006.

5.
FERREIRA, Waléria de Melo. Os movimentos gestuais na aquisição da linguagem. In: V Encontro de língua falada e escrita, 2006, Maceió. V ELFE - Encontro de língua falada e escrita. Maceió - AL: Q Gráfica, 2006.

6.
FERREIRA, Waléria de Melo. PCN de línguas estrangeiras modernas: avanço ou ilusão pretendida?. In: XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2006, João Pessoa. XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. João Pessoa: Idéia Editora, 2006.

7.
FERREIRA, Waléria de Melo. Análise crítica do discurso dos PCN de línguas estrangeiras. In: I Semana de Letras da ESPI, 2006, Palmeira dos índios. Livro de resumos da I SEMANA DE LETRAS DA ESPI. Arapiraca - AL: Unigraf, 2006.

8.
FERREIRA, Waléria de Melo. O exercício da tutela na aquisição do gênero verbal no espaço institucional. In: III SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria. Caderno de Resumos do III SIGET, 2005.

9.
FERREIRA, Waléria de Melo. As multifaces do diálogo infantil nas interações em sala de aula. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

10.
FERREIRA, Waléria de Melo. Um olhar sobre a tutela nas interações da Pré-escola. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

11.
FERREIRA, Waléria de Melo. Aquisição de linguagem e construção do sentido: um olhar sobre os movimentos discursivos e gestuais. In: ENCONTRO NORDESTINO EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM - ENEAL, 2005, RECIFE / PE. CADERNO DE RESUMOS DO ENEAL, 2005.

12.
FERREIRA, Waléria de Melo. Desenvolvimento e aprendizagem: as diferentes formas de tutela na pré-escola. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Scanner Studio Gráfico. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Waléria de Melo. Leitura/letramento de professores de inglês em serviço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, Waléria de Melo; SILVA, Juliete Barbosa da . Mapeando a formação e as competências de professores de inglês do interior de Alagoas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, Waléria de Melo. A inclusão/integração de crianças surdas na escola regular: um espaço para novas experiências linguístico-comunicativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, Waléria de Melo. A PPCC em discussão: alternativas para uma formação teórico-prática mais eficaz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, Waléria de Melo. Mapping the profile and teaching context of English teachers. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, Waléria de Melo. A sala de aula do maternal como lucus de realização de diversas formas de tutela. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, Waléria de Melo. As possibilidades de um contexto bilíngue: crianças ouvintes e surdas em interação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERREIRA, Waléria de Melo. Teorias implícitas e explícitas no processo de formação do professor de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERREIRA, Waléria de Melo. As possibilidades de um contexto bilíngue: crianças ouvintes e crianças surdas em interação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERREIRA, Waléria de Melo; SANTOS, Rodolfo Rodrigues P. dos . A abordagem comunicativa no ensino de inglês nas escolas regulares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . Motivation in the English language learning in Brazilian High School. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . Por uma compreensão da prática pedagógica do professor do curso de Letras-Inglês da UNEAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERREIRA, Waléria de Melo. A influência da motivação no processo de ensino e aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . A (Des)motivação da sala de aula de inglês da escola pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . Por uma compreensão da prática pedagógica do professor do curso de Letras-Inglês da UNEAL: foco nas crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FERREIRA, Waléria de Melo. Ensino de Língua Estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FERREIRA, Waléria de Melo. PCN de línguas estrangeiras modernas: avanço ou ilusão pretendida?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERREIRA, Waléria de Melo. Os movimentos gestuais na aquisição da linguagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERREIRA, Waléria de Melo. O corpo na aquisição da linguagem: base teórica para a análise dos movimentos gestuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FERREIRA, Waléria de Melo. Análise crítica do discurso dos PCN de línguas estrangeiras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERREIRA, Waléria de Melo. Movimentos Discursivos e gestuais na aquisição de linguagem: uma análise da fala infantil no contexto pré-escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERREIRA, Waléria de Melo. Movimentos discursivos e linguagem infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERREIRA, Waléria de Melo; PASTOR, Wilma . Desenvolvimento e aprendizagem: as diferentes formas de tutela na pré-escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERREIRA, Waléria de Melo; ALMEIDA, M. F. . As multifaces do diálogo infantil nas interações em sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FERREIRA, Waléria de Melo. Aquisição de linguagem e construção do sentido: um olhar sobre os movimentos discursivos e gestuais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERREIRA, Waléria de Melo. O exercício da tutela na aquisição do gênero verbal no espaço institucional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERREIRA, Waléria de Melo. Encadeamento discursivo e constituição dos sujeitos na Pré-escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FERREIRA, Waléria de Melo. Um olhar sobre a tutela nas interações da pré-escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, Waléria de Melo. Desenvolvimento e aprendizagem na Pré-escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FERREIRA, Waléria de Melo. O papel do para-verbal e do não verbal para a construção do sentido nas interações da pré-escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FERREIRA, Waléria de Melo. Os movimentos discursivos na aquisição do verbal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Waléria de Melo; SOBRAL, J. S. F. ; SILVA, P. C. ; ALBUQUERQUE, N. K. P. ; FERREIRA, G. S. ; SILVA, J. R. ; SANTOS, L. M. S. . INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO DE PROFESSORES DE INGLÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO LETRAMENTO REAL AO LETRAMENTO IDEAL. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. ; LIMA, Rosângela Nunes de . Inglês Instrumental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kit pedagógico de Inglês Instrumental).

3.
FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de ; OLIVEIRA, J. M. B. ; OLIVEIRA, Cristina Maria Bezerra de . Linguagem em uso: o contraste entre a linguagem informal e os saberes acadêmicos no seio do Programa Especial para Graduação de Professores. 2007. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
FERREIRA, Waléria de Melo. A influência da motivação no processo de ensino e aprendizagem. 2008 (PALESTRA) .

2.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . Centro de Ensino de Línguas da ESPI (CELE). 2006 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
IFA, S.; STELLA, P. R.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de CATALINE HOLANDA LEÃO OTÍLIO. Histórias de uma Professora de Inglês em Processo de Mudança. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
STELLA, P. R.; TAVARES, R. R.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de MARCO ANTONIO DE ARAÚJO DIAS. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
IFA, S.; TAVARES, R. R.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de WELMA JÚLIA SANTOS DE LIMA. Narrativa de uma viagem em alto-mar: navegando por entre relatos de alunos de inglês e espanhol sobre o uso da webquest no curso de letras da UFAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
Pinto, Anamelea de Campos; Cavalcanti, Maria Auxiliadora da Silva; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de JEAN MARCELO BARBOSA DE OLIVEIRA. O perfil e as crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-AL. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
FUMES, N. L. F.; VERCOSA, E. G.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de ELIZETE SANTOS BALBINO. A inclusão de uma aluna com deficiência visual na Universidade Estadual de Alagoas: um estudo de caso. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Teses de doutorado
1.
SILVEIRA, M. I. M.; LIMA, R. C. S. M. S.; LAMEIRA, M. S. T. B.; CORDIVIOLA, A. A.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de LUCIA KOZOW. NARRATIVAS PESSOAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM ESPANHOL. 2015. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Qualificações de Mestrado
1.
STELLA, P. R.; LIMA, R. C. S. M. S.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de Joyce Rodrigues da Silva Magalhães. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E LETRAMENTOS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TIC NA SALA DE AULA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
IFA, S.; STELLA, P. R.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de CATALINE HOLANDA LEÃO OTÍLIO. ENSINO DE INGLÊS E LETRAMENTO CRÍTICO NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, A. N.; FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de. Participação em banca de JOYCE RODRIGUES DA SILVA MAGALHÃES. O LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) - Instituto Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, J. M. B.; FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de. Participação em banca de JONATHA RODRIGUES DA SILVA.O Ensino da Oralidade no Ensino Médio: Um Experimento Didático no 3º Ano em uma Escola Pública na Cidade de Arapiraca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
OLIVEIRA, J. M. B.; FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de. Participação em banca de DANIELA ALBUQUERQUE DE HOLANDA.A desmotivação no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa dos alunos do 6º ano do ensino fundamental - uma análise comparativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
MELO, D. C. L. C.; LIMA, Rosângela Nunes de; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de Joyce Rodrigues da Silva.O ensino-aprendizagem da leitura em língua inglesa por adultos: possobilidades e limitações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; SILVA, V. C. C.. Participação em banca de ROSILENE OLIVEIRA TORRES.Relatos de uma professora em construção: uma experiência no centro de ensino de línguas estrangeiras - CELE/UNEAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
OLIVEIRA, J. M. B.; FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de. Participação em banca de Josefa Maria Barbosa da Silva Melo.A importância do ensino contextualizado no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
SILVA, Iraci Nobre; PAIVA E SILVA, Maria Margarete; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de Thiago Barros dos Anjos.Artigo de opinião no ensino médio: uma proposta possível para o desenvolvimento do discurso argumentativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
OLIVEIRA, J. M. B.; NEVES, M. V. T.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de Rita de Cássia Bezerra Alves.Crenças dobre aprendizagem de língua inglesa: percepção dos aprendizes de uma escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
OLIVEIRA, J. M. B.; FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de. Participação em banca de Viviana Soares da Silva.Palavras e expressões inglesas presentes no cotidiano brasileiro: bilinguismo nocivo ou não?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
SILVA, M. D. B.; FERREIRA, Waléria de Melo. Participação em banca de Maria Delma Belarmino da Silva.Reflexões sobre coesão e coerência no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

10.
FERREIRA, Waléria de Melo; SILVA, L. R.; OLIVEIRA, J. M. B.. Participação em banca de Regineide Edileuza da Silva.Nos batidores da opinião: os limites da modalização avaliativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

11.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; MELO, P.. Participação em banca de Elaine Patrícia.O fracasso na produção de textos de alunos da segunda fase do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

12.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; MELO, P.. Participação em banca de Joseane Alves de Souza.A importância da escola na formação de futuros leitores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

13.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; SILVA, L. R.. Participação em banca de Rosineide Maria Rocha.Saberes que fazem a diferença: uma abordagem sobre a tradução de textos em língua estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

14.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; NEVES, M. V. T.. Participação em banca de Carlos Ramos da Silva.Uma abordagem lúdica e dinâmica no ensino de língua estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

15.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; NEVES, M. V. T.. Participação em banca de Jefferson de Azevedo Silva.A importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

16.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; NEVES, M. V. T.. Participação em banca de José da Silva.As competências necessárias ao professor de língua inglesa: caminhos para uma reflexão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, Waléria de Melo; LIMA, Rosângela Nunes de; MELO, Pedro Antônio Gomes. Seleção Pública Simplificada de Provas e Títulos e Didática para Formação de cadastro para PROFESSOR SUBSTITUTO. 2010. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.; LIMA, Rosângela Nunes de. Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de Cadastro de Reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO. 2010. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B.. Processo Seletivo para Formação de Professores Indígenas. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
FERREIRA, Waléria de Melo; PAIVA E SILVA, Maria Margarete; MELO, Pedro Antônio Gomes. Banca Examinadora da seleção pública de provas e títulos para Professor Substituto da Universidade Estadual de Alagoas. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEFELI.AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS. 2018. (Encontro).

2.
I Workshop de Iniciação à Pesquisa e Inovação.Normas da ABNT. 2017. (Oficina).

3.
II Seminário de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual. 2016. (Seminário).

4.
III Encontro de Professores de Linguagens e Códigos do IFAL.A formação do aluno-leitor-cidadão e o livro didático de língua inglesa. 2015. (Encontro).

5.
II Seminário Institucional do PIBID/UNEAL.Letramento crítico no Ensino Médio. 2015. (Oficina).

6.
II Seminário Institucional do PIBID/UNEAL: Múltiplos Olhares na Formação Docente.Abordagem de letramento crítico numa perspectiva sociocultural: consumismo X necessidade. 2015. (Seminário).

7.
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS, INGLÊS, ESPANHOL E LITERATURA.A Inserção da Língua Inglesa no 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental: uma reflexão. 2015. (Encontro).

8.
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS, INGLÊS, ESPANHOL E LITERATURA.OS NOVOS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE LÍNGUAS NO SÉCULO XXI. 2015. (Encontro).

9.
I SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.Mapeando a formação e as competências de professores de inglês do interior de Alagoas. 2011. (Seminário).

10.
V ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO.A construção da competência teórico-aplicada do futuro professor de inglês através da PPCC. 2011. (Encontro).

11.
VII SELIMEL - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA.A PPCC em discussão: alternativas para uma formação teórico-crítica mais eficaz. 2011. (Seminário).

12.
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCAIONAL DO NORTE E NORDESTE - EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADE.A inclusão/integração de crianças surdas na escola regular: um espaço para novas experiências linguístico-comunicativas. 2011. (Encontro).

13.
12th BRAZ-TESOL NATIONAL CONVENTION. Mapping the Profile and Teaching Context os English Teachers. 2010. (Congresso).

14.
12TH BRAZ-TESOL NATIONAL CONVENTION. Mapping the profile and teaching context of English teachers. 2010. (Congresso).

15.
1º Encontro Regional de Pedagogia.A Sala de Aula do Maternal como Lócus de Realização de Diversas Formas de Tutela. 2009. (Encontro).

16.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. As possibilidades de um contexto bilíngue: crianças ouvintes e crianças surdas em interação. 2009. (Congresso).

17.
VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA.Um estudo Sobre as Teorias Implícitas e Explícitas no Processo de Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira. 2009. (Seminário).

18.
11TH BRAZ-TESOL National Convention. Motivation in the English language learning in Brazilian High School. 2008. (Congresso).

19.
II CLAPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. A (Des)motivação da sala de aula de inglês da escola pública. 2008. (Congresso).

20.
X SEMINÁRIO DE LINGUÍSTICA APLICADA.Por uma compreensão da prática pedagógica do professor do curso de Letras-Inglês da UNEAL: foco nas crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2008. (Seminário).

21.
XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. A abordagem comunicativa no ensino de inglês nas escolas regulares. 2008. (Congresso).

22.
V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (SELIMEL). 2007. (Oficina).

23.
V Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (SELIMEL). 2007. (Oficina).

24.
7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem. 2006. (Congresso).

25.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

26.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

27.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

28.
Dialogismo Bakhtiniano: interlocuções com a Lingüística, a psicologia e a educação. 2005. (Seminário).

29.
Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem.ENEAL - 1º Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem. 2005. (Encontro).

30.
II Colóquio Internacional - Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. Desenvolvimento e aprendizagem: as diferentes formas de tutela na pré-escola. 2005. (Congresso).

31.
III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2005. (Simpósio).

32.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. IV Congresso internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).

33.
IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura.O papel do para-verbal e do não verbal para a construção do sentido nas interações da pré-escola. 2005. (Seminário).

34.
VII CCHLA - Conhecimento em Debate.Movimentos discursivos e linguagem infantil. 2005. (Encontro).

35.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Os movimentos discursivos na aquisição do verbal. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. ; SILVA, R. M. ; BORGES, H. C. B. ; DIAS JUNIOR, M. V. ; LOPES, J. J. ; CARVALHO, J. A. ; FERREIRA, P. A. . III ENCONTRO DE PROFESSORES DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DO IFAL. 2015. (Congresso).

2.
FERREIRA, Waléria de Melo; ALMEIDA, Cláudia Cristina Rego ; LIMA, Rosângela Nunes de . I JORNADA DOCENTE PARA DISCUSSÃO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O TCC. 2010. (Outro).

3.
SANTOS ; FERREIRA, Waléria de Melo ; ALMEIDA, Cláudia Cristina Rego . A Função da Escola no Fortalecimento e Ampliação do Letramento. 2010. (Congresso).

4.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. ; PAIVA E SILVA, Maria Margarete ; SILVA, Iraci Nobre ; NEVES, M. V. T. ; LIMA, Rosângela Nunes de ; ACCIOLY, Júlia Sara . III SEMANA DE LETRAS - UNEAL/Campus III: A pesquisa em Letras: teoria e prática do saber científico. 2009. (Congresso).

5.
FERREIRA, Waléria de Melo; SANTOS ; ALMEIDA, Cláudia Cristina Rego . I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PGP. 2009. (Outro).

6.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. ; LIMA, Rosângela Nunes de . II SEMANA DE LETRAS-CAMPUS III - SEMINÁRIO DE LETRAMENTO E ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Congresso).

7.
FERREIRA, Waléria de Melo; OLIVEIRA, J. M. B. . I SEMANA DE LETRAS DA ESPI. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nibbya Karlla Pereira de Albuquerque. A importância dos aspectos culturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

2.
Girley Ferreira do Nascimento. A formação no Curso de Letras da Uneal: avaliando as competências dos futuros professores de inglês. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

3.
Daniel Araújo Silva. O ensino-aprendizagem da língua inglesa através de jogos eletrônicos: o professor como mediador. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

4.
Elane Silva da Costa. A importância da autonomia no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

5.
Simone Maria Lopes Cordeiro. Ensino de gramática e aula comunicativa de língua inglesa: perspectivas para uma nova abordagem. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CLEDIVÂNIA MARIA DA SILVA. UM OLHAR SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA: CONFRONTANDO TEORIA E PRÁTICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) - Instituto Federal de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

2.
NÍVIA VIEIRA COUTINHO SOARES. COMPETÊNCIA LEITORA NO SÉCULO XXI E A SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) - Instituto Federal de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

3.
MARILENE DOS SANTOS. O DESAFIO DE SER PROFESSOR NA ERA DIGITAL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) - Instituto Federal de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

4.
GIRLEY FERREIRA DO NASCIMENTO. A PROFICIÊNCIA ORAL DE CONCLUINTES DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS-INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

5.
ROSILENE OLIVEIRA TORRES. EXPERIÊNCIAS INICIAIS DE FORMAÇÃO REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA-ALUNA DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - CEAP-CENTRO DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALAGOAS. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

6.
ELÂINE FERNANDES DOS SANTOS. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E O COTIDIANO DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - CEAP-CENTRO DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALAGOAS. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

7.
LAISSE MONTEIRO DA SILVA. ASPECTOS DA ORALIDADE NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PELA CRIANÇA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - CEAP-CENTRO DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALAGOAS. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOSEFA GISELMA CUSTÓDIO DOS SANTOS. REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

2.
ELÂINE FERNANDES DOS SANTOS. LEITURA E LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA: EM BUSCA DE NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

3.
PATRÍCIA CARLA DA SILVA. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA EM AULAS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM ALAGOAS ? É POSSÍVEL?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

4.
NIBBYA KARLLA PEREIRA DE ALBUQUERQUE. LETRAMENTO CRÍTICO E LIVRO DIDÁTICO: UM CASAMENTO POSSÍVEL?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

5.
ROSILENE OLIVEIRA TORRES. Relatos de uma professora em construção: uma experiência no centro de ensino de línguas estrangeiras - CELE/UNEAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

6.
VALDENICE BERNARDO DA SILVA. A GRAMÁTICA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA REVISÃO TEÓRICO-CRÍTICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

7.
JOSENI RICARDO GOMES. A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

8.
Itainara Demésio Ramalho. A função da aprendizagem de língua inglesa no Ensino Básico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

9.
Uirlane Silva das Neves. Desenvolvimento da linguagem na pré-escola: uma reflexão sobre práticas pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

10.
Monique Tatianne Gomes de Oliveira. Ensino-aprendizagem da língua inglesa: um estudo sobre sua importância na rede pública de ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

11.
Elaine Crhistina Lopes Gomes. Os movimentos discursivos em portadores de síndrome de down. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

12.
Jane Kelly da Silva Vieira. Investigação sobre o uso de estratégias individuais de aprendizagem por professores de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

13.
Benício Rosendo da Silva. Uma reflexão sobre o perfil do professor de língua inglesa do município de Estrela de Alagoas-AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

14.
ELANE SILVA DA COSTA. A AUTONOMIA COMO ESTRATÉGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

15.
Ariane dos Santos Silva. A (Des)motivação em salas de aula de inglês em escolas públicas de Alagoas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

16.
Juliana Ferreira da Silva. Reading - uma reflexão sobre a prática de leitura nas aulas de língua inglesa no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

17.
Theresa Maria Pierre Guedes de Oliveira. A motivação como chave para o sucesso no processo ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

18.
Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos. A Abordagem Comunciativa no Ensino de Inglês na Escola Regular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

19.
Maria Delma Belarmino da Silva. Reflexão sobre coesão e coerência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

20.
José da Silva. As competências necessárias ao professor de língua inglesa: caminhos para uma reflexão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

21.
Jefferson de Azevedo Silva. A importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.

22.
Michelle Fonsêca Leite. Falta de motivação para aprender língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Waléria de Melo Ferreira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:12:37