Mariza Felippe Assunção

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  • Última atualização do currículo em 01/06/2018


Doutora em Educação pelo do Programa de Pós graduação em Educação da UFPA, na linha de políticas públicas.Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1990), graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1995) e Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará no campus de Abaetetuba. Atuou como professora titular da Secretaria de Estado de Educação do Pará, da disciplina Sociologia e professora - SEMEC/pa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da educação, política educacional, Avaliações externas e Trabalho Docente, gestão educacional.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariza Felippe Assunção
Nome em citações bibliográficas
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Mito da virtuosidade da avaliação: trabalho docente e avaliações externas na educação básica, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Olgaíses Cabral Maués.
Bolsista do(a): SEDUC, SEDUC, Brasil.
2003 - 2005
Mestrado em Mestrado Em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A política municipal de educação na ilha de caratateua- Belém/pa.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Orlando Nobre Bezerra de Souza.
Palavras-chave: PESQUISA QUALITATIVA; AMAZÔNIA; democratização; inclusão social.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1992
Especialização em Especialização Em Educação E Problemas Regionais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Ciências Sociais Licenciatura.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Ciências Sociais Bacharelado.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMATICA INTEGRADO A. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
pacto nacional de alfabetização na idade certa. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor PARFOR, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora I - PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora Formadora pelo Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, no Curso de Pedagogia do Parfor/PA, carga horária de 60h/a, nos seguintes municípios: Goianésia, no período de 17 a 22 de janeiro de 2011, ministrando a disciplina Metodologia do Trabalho Científico; Jacundá no período de 15 a 21 de julho de 2011, ministrando a disciplina Sociologia da Educação; Dom Eliseu no período de 08 a 13 de agosto de 2011, ministrando a disciplina História da Educação do Brasil e da Amazônia; Uruará no período de 29 de julho a 04 de agosto de 2011, ministrando a disciplina Política Educacional;

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 0

Atividades

07/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
01/2011 - 08/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
Sociologia da educação
História da educação do Brasil e da Amazônia
Política educacional
11/1995 - 12/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROBLEMAS REGIONAIS E EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 70
Outras informações
MINISTRANTE DA DISCIPLINA GESTÃO EDUCACIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRA, NA CIDADE DE D. ELISEU

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora I - PARFOR, Carga horária: 60


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Pesquisadora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisa de campo, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora de campo na pesquisa nacional "Trabalho Docente na educação Básica no Brasil" de setembro a dezembro de 2009

Atividades

09/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Gestrado/UFMG, .


semec/pa, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 100
Outras informações
Professora de ensino fundamental

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica, Carga horária: 100

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino fundamental séries iniciais

Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100

Vínculo institucional

1988 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 100

Atividades

03/1992 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
sociologia

Faculdades Integradas Ipiranga, ADEPA/FIPI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

02/2012 - 02/2012
Ensino, Gestão da docência no ensino superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O trabalho docente no ensino superior
03/2011 - 03/2011
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão escolar na modernidade

Faculdade Ideal, FACI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou no Curso de pedagogia da Faculdade Ideal - FACI as disciplinas, ambas com carga horária de 40 h: Problemas Amazônicos; Sociologia da Educação; Política Educacional Brasileira; Temas Educacionais Emergentes I e II; Educação Popular; Sociedade, Educação e Trabalho; e TCC I.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

2005 - 2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Problemas Amazônicos
Sociologia da educação
Política educacional brasileira
Temas educacionais emergentes I e II
Educação popular
Sociedade, educação e trabalho
TCC I
1/2003 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política educacional brasileira
Sociologia da educação
Sociologia geral

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

11/2006 - 06/2007
Ensino, Gestão escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e modernidade
01/2007 - 01/2007
Ensino, Gestão escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa científica

FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS GAMALIEL, FATEFIG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30

Atividades

2005 - 08/2005
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
política educacional

ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARA, EGPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
MINISTRANTE DO CURSO GESTÃO NA ESCOLA: AS DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGOGICO



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho Docente na educação Básica no Brasil


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
As políticas de formação e valorização do professor e os impactos sobre o trabalho docente
Descrição: As Políticas de Formação Docente têm ocupado um espaço significativo nos debates governamentais, bem com nas associações científicas e acadêmicas, sobretudo na primeira década deste século. Os motivos dessa atenção, relativa a essa temática, são vários, indo desde a necessidade do cumprimento dos acordos firmados pelo governo em cúpulas, congressos e afins, ao atendimento de recomendações oriundas de resultados de pesquisas internacionais, até aos resultados dos exames externos como o Pisa, a Prova Brasil e outros. Todos esses aspectos tem indicado a importância do docente para a educação, fazendo-se uma relação direta entre os resultados apresentados pelos alunos e a formação e o trabalho docente, havendo, em função disso, uma preocupação política de estabelecer marcos regulatórios que possam contribuir para uma maior e melhor formação dos professores. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 se acirra a preocupação do governo em relação à universalização da Educação Básica, compromisso assumido no início da década de 1990, na Conferência Mundial de Educação para Todos. Também a questão da formação, da carreira e do salário dos professores e da caracterização dos profissionais que devem atuar na educação formal passou a ser, de forma mais profunda, um questão para qual as políticas estabelecidas também passaram a se voltar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará
Descrição: Descrição: O Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará, é um derivante do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, constituindo um subprojeto, abrangendo uma única unidade federativa, investigando cinco municípios. O presente projeto parte do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, tendo-o como base, incluindo os aspectos metodológicos, ampliando seu escopo na medida em que busca investigar a relação da condição do trabalho docente, o que se obterá por meio de um survey, e as políticas de avaliação da educação básica, traduzidas pelos exames externos, tendo como referência o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A importância e necessidade de estudar o trabalho do docente na educação básica está vinculada às políticas educacionais que foram elaboradas pelos governos federal, estadual e municipal para esse nível de ensino e as repercussões que estas têm no trabalho dos profissionais que labutam nas escolas públicas. Neste projeto específico e dando continuidade aos estudos feitos anteriormente, o estudo focará a Educação Básica, mais especificamente a política de avaliação externa estabelecida pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde os anos de 1990, com a reforma do Estado, que uma série de políticas foi estabelecida para a educação básica; políticas que vão desde a formação de professores, passando pela gestão escolar, financiamento e a avaliação do processo ensino aprendizagem...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Trabalho docente na educação básica no Brasil
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas consequências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em sete estados brasileiros: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica- Ação Novas Fronteiras- PROCAD, Observatório de Trabalho Docente
Descrição: O projeto visa contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA mediante o desenvolvimento de ações conjuntas com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, com vistas ao fortalecimento das ações de ensino e pesquisa. Visa, para a concretização desse objetivo, criar um Observatório de Trabalho Docente, realizando estudos e pesquisas na área de formação, avaliação, gestão e financiamento e verificando as implicações dessas regulações sobre o trabalho do professor da Educação Básica e Superior. Pretende promover formas de articulação entre pesquisadores das universidades públicas dos estados do Pará e de Minas Gerais, visando o fortalecimento de intercâmbios científicos que consolidem grupos e redes interinstitucionais de produção acadêmica e de cooperação científica e tecnológica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Projeto Integrado de Grupos de Pesquisa- Observatório de Trabalho Docente
Descrição: O projeto conta com apoio da CAPES e visa contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará a partir das parcerias estabelecidas com grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa propõem-se a investigar o trabalho dos docentes da educação básica e superior a partir da análise da regulação das políticas que têm reorientado a formação, a gestão, a avaliação e o financiamento educacional. O que se busca conhecer é quais são as conseqüências da regulação das políticas de formação, gestão, avaliação e financiamento da educação sobre a natureza e organização do trabalho docente. Os estudos e pesquisas desenvolvidas pelas equipes parceiras contribuirá para dinamizar as ações e linhas de atuação que consituirão o Observatório de Trabalho Docente, o qual tem como foco de interesse: acompanhar as políticas educacionais implementadas pelos órgãos governamentais municipais, estadual e federal; coletar de documentos específicos à área da educação referentes às políticas de formação, avaliação gestão e financiamento e suas implicações no trabalho do professor da educação básica e superior; Avaliação das mudanças produzidas pelas políticas educacionais referente aos campos acima explicitados, nos sistemas de ensino municipais e estaduais e; As políticas oficiais de formação, avaliação, gestão e financiamento da Educação Básica e Superior verificando as implicações das regulações sobre o trabalho docente. Dito de outra forma, o que se quer identificar são as conseqüências da regulação das políticas de gestão, avaliação e financiamento da educação sobre a natureza, a organização do trabalho docente. O Projeto é resultante de um Edital do CNPq (Casadinho) e integra pesquisadores de Grupos de Pesquisa da UFPA (GESTRADO, LAGE, GEFIN) e da UFMG (GESTRADO), visando fortalecer o PPGED/UFPA por meio de ações conjuntas das duas instituições envolvidas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Saberes e práticas de narrativas dos moradores da Ilha de Urubuoca
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Políticas municipal de educação nos anos 1990: um estudo de caso da ilha de Caratateua em Belém - PA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Levantamento do custo-aluno ano em escolas em escolas da educação básica que oferecem condições de um ensino de qualidade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
INCENTIVO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM 2002, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe2012ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; veronica carneiro . O PAPEL DO ESTADO E AS POLITICAS PUBLICAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANALISE DAS AVALIAÇOES EXTERNASNO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, p. 550-745, 2012.

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe2007ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Freitas, maria Natalina Mendes . Pesquisa narrativa: saberes dos moradores da região isnular de Belém. FACIentífica, v. 01, p. 38-45, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CARNEIRO, V. L. ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe ; BARROS, A. V. . Políticas de avaliação e autonomia do trabalho docente na educação básica no Pará. In: Olgaíses Maués; Arlete Camargo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). O trabalho docente na educação básica : o Pará em questão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 117-132.

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. A Política Municipal de Educação nos anos de 1990 na Ilha de Caratateua/Belém-Pa. In: Paulo Sérgio Almeida Corrêa. (Org.). Políticas Educacionais, Reformas Curriculares e Formação de Professores nas produções científicas dos Pós graduandos em Educação da UFPA.. 21ed.Belém: EDUFPA, 2006, v. , p. 59-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, P. H. S. ; SOUZA, Michele Borges de ; CARNEIRO, V. L. ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Expansão da Educação Superior Pós-LDB de 1996 e constituição de oligopólios transnacionais no estado do Pará. In: IV Seminário regional de Políticas e Administração da Educação da Região Norte e e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará, 2012, Santarém. Política e Gestão da Educação e da Escola no contexto Amazônico, 2012.

2.
SOUZA, Michele Borges de ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Reflexões acerca das políticas de financiamento e avaliação da educação: a questão da qualidade da educação. In: XXV Simposio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da ANPAE (1969-2011), 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. São Paulo: PUCSP/FACED/PPGE, 2011. p. 1-14.

3.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; veronica carneiro . O Estado desertor e o atual contexto das políticas públicas educacionais brasileiras: uma análise sobre a implementação das avaliações externas no ensino fundamental. In: I Congresso Ibero-Brasileiro, 2010, Elvas,Mérida e Cáceres - PT/ES. Espaço Público da Educação: Emergencia de políticas e práticas de gestão local, regional e nacinal, 2010.

4.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Diana Lemes Ferreira ; A Educação à Distância como estratégia para a política de formação docente brasileira. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambú. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009.

5.
Freitas, maria Natalina Mendes ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Saberes, narrativas e memórias: um diálogo sobre as práticas educativas dos moradores da Ilha de urubuoca - Belém/PA. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Política de Ciência e tecnologia e formação do pesquisador em educação. Maceio: Q gráfica, 2007. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. A Influência das Avaliações Externas na Formação dos Professores Brasileiros. In: XV Encontro Nacional da ANFOPE e I Colóquio Luso Brasileiro CIDInE, 2010, Caldas Novas. Políticas e Pesquisas de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação: análise e avaliação no contexto anos 2000, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Michele Borges de ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Reflexões acerca das políticas de financiamento e avaliação da educação: a questão da qualidade da educação. In: XXV Simpósio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da ANPAE (1961-2011), 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. São Paulo: PUCSP/FACED/PPGE, 2011. v. 1. p. 347-347.

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; veronica carneiro . O Estado desertor e o atual contexto das políticas públicas educacionais brasileiras: uma análise sobre a implementação das avaliações externas no ensino fundamental. In: I Congresso Ibero-Brasileiro, 2010, Elvas, Mérida e Cáceres. Espaço público da educação: Emergência de políticas e práticas de gestão local, regional e nacional, 2010.

3.
Diana Lemes Ferreira ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . A Educação à Distância como estratégia para a política de formação docente brasileira. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. p. 274-274.

4.
Diana Lemes Ferreira ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . A Educaçãoa Distância como estratégia para a política de formação docente. In: Reunião anual da associação de pos graduação em educação, 2009, caxambu. anais da 32 reunião anual da ANPED. rio de janeiro: anped, 2009.

5.
Freitas, maria Natalina Mendes ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Saberes, narrativas e memórias: um diálogo sobre as práticas educativas dos moradores da Ilha de urubuoca - Belém/PA. In: 18 EPPEN, 2007, Maceio. Politica de ciência e tecnologia e formação do pesquisador em educação. Maceió, 2007.

6.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. A política municipal de educação na década de 90 na região insular de Belém. In: II colóquio internacional de políticas e práticas curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). joão pessoa- PB: editora da universidade federal da paraíba, 2005.

7.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Políticas Públicas Educacionais na Ilha de Caratateua nos anos 90. In: 5º Congresso Nacional de Educação, 2004, Recife PE. 5° CONED - Educação pública, gratuita e de qualidade é direito de todos e dever do Estado. RECIFE: CONED, 2004. p. 25-25.

8.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Reflexões acerca do Estado capitalista e suas consequências para a educação. In: V Congresso Internacional de Educação, 2004, São Luis. Anais do V Congresso Internacional de Educação. João Pessoa: ediUFPB Editora Universitária, 2004. v. 1. p. 358-358.

9.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. A inserção da mulher camponesa no setor fabril: um estudo de caso do Projeto ALBRAS-ALUNORTE em Barcarena. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA, 1991, BELÉM. BELÉM: PROPESP, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Avaliações Sistêmicas no Contexto da Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVARES, P. H. S. ; SOUZA, Michele Borges de ; CARNEIRO, V. L. ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Expansão da educação superior pós-LDB de 1996 e constituição de oligopólios transnacionais no estado do Pará.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, Michele Borges de ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . Reflexões acerca das políticas de financiamento e avaliação da educação: a questão da qualidade da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARNEIRO, V. L. ; TAVARES, P. H. S. ; SOUZA, Michele Borges de ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe ; Duarte, E. M. . Crise do capital, políticas educacionais e trabalho docente: os efeitos das reformas na educação sobre a atividade docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Diana Lemes Ferreira ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe . A Educação à Distância como wstratégia para a política de formação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Freitas, maria Natalina Mendes . Saberes, narrativas e memórias: um diálogosobre as práticas educativas dos narradores da ilha de Urubuoca - Belém PA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. MINISTROU A OFICINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM NOSSAS VIDAS, NO IV ENCONTRO DE PAIS DA ESCOLA BOSQUE. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. MINISTROU A OFICINA AVALIAÇÃO E ESCOLA CABANA, NO III ENCONTRO DE PAIS DA ESCOLA BOSQUE. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Implantação e credenciamentodo curso de Pedagogia da Faculdade FAMA. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Membro do Conselho Superior (CONSUP)da Faculdade Ideal. 2003.

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. coordenadora de Educação do Ensino Fundamental da Escola Bosque. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Gênero e educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Proferiu a palestra: Belém e a questão ambiental. 2005. (palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSARIO, M. J. A.; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; GUTIERRES, D. V. G.. Participação em banca de Joelma Campos Dias. O Investimento em Educação Infantil no Município de São João da Ponta. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUTIERRES, D. V. G.; Diana Lemes Ferreira; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Participação em banca de DEBORA ATALIA GARCIA LEITE.A ELEIÇÃO DOS GESTORES PARA A DIREÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
José Ricardo Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; CASTRO, J. G.. Participação em banca de Eva S. M de Oliveira, Jane G.S. Bezerra e Rosiane Barros.A violencia escolar: perspectiva da vitima. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

3.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Freitas, maria Natalina Mendes; HAGE, Maria do socorro Castro. Participação em banca de Angela Maria Q de Oliveira e Elaine Verena Fares dos Santos.Educação de Jovens e adultos no Brasil: Breves. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

4.
Vinagre, Maria Betania; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; HAGE, Maria do socorro Castro. Participação em banca de Adriana da C Gomes, Betania Nazaré S. Moraes e Nazaré Souza.A prática de leitura em uma Escola do Município de Belém. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

5.
Maria do Rocio Gonçalves Rodi; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; CASTRO, J. G.. Participação em banca de Marcia Helena T e Silva, Raimundo Almeida e Silvio Santos.Pedagogia Empresarial: o papel do pedagogo nas organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

6.
Maria do Rocio Gonçalves Rodi; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; José Ricardo Santos. Participação em banca de Cleide Martinez, Flavia Silva e Talita Balieiro.Orientação sexual: a quem cabe esse papel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

7.
Maria do Rocio Gonçalves Rodi; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Vinagre, Maria Betania. Participação em banca de Aurea Helena Santos Silveira e Renata Mirella F Correa.Dislexia não é preguiça. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

8.
HAGE, Maria do socorro Castro; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Vinagre, Maria Betania. Participação em banca de Cintia Machado, Delma Vale e Gislane Nunes.Gestão Democrática:desafios do cotidiano escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

9.
Freitas, maria Natalina Mendes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; HAGE, Maria do socorro Castro. Participação em banca de Penha Fabiany Everdosa, Rafaela Pantoja e Verena Souza.Educação de Jovens e Adultos um Estudo preliminar sobre o retorno escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

10.
HAGE, Maria do socorro Castro; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Maria do Rocio Gonçalves Rodi. Participação em banca de Ana Paula C Romano, Carmem Lucia Lima e Jocelina Albuquerque.Atividade profissional do pedagogo em hospitais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

11.
Lobato, Tania; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; HAGE, Maria do socorro Castro. Participação em banca de Elka Priscilla Olvieira, Everaldo Carlos C Deus e Nadja Fima.O papel do gestor no cotidiano escolar desafios enfrentados na busca da gestão democratica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

12.
Lobato, Tania; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; HAGE, Maria do socorro Castro. Participação em banca de janer Rebelo Costa e Roseni Souza.Gestão participativa da escola: uma possível construção. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.

13.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; Maria do Rocio Gonçalves Rodi; José Ricardo Santos. Participação em banca de Jacqueline de Fátima de A. Brito e Roberta de Sena Pinheiro.O inicio do Fracasso do ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; ONOFRE, I.; OLIVEIRA, I.. PROFESSOR EFETIVO IFPA EDITAL 04/2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Outras participações
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Concurso de Monitoria da disciplina Filosofia da Educação I. 2004. Faculdade Ideal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd. 2016. (Outra).

2.
Colóquio-As politicas de formação e valorização do professor e os impactos sobre o trabalho docente. 2016. (Outra).

3.
EDUCAÇÃO SEM LIMITES ? AMPLIANDO A VISÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO. 2016. (Outra).

4.
I COLÓQUIO - Linha de Pesquisa Fomação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas. 2016. (Outra).

5.
I Curso de Formação de Professores - Educação Especial,. 2016. (Outra).

6.
VII COLÓQUIO DA LINHA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. 2016. (Outra).

7.
VII EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2016. (Encontro).

8.
V SEMINÁRIO NORTE DA ANPAE VI ENCONTRO ESTADUAL DO PARÁ. 2016. (Seminário).

9.
XIII Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva.. 2016. (Seminário).

10.
XIII JORNADA PEDAGOGICA CORDOLINA FONTELLES.PLANEJAMENTO ESCOLAR IDENTIDADE, PRATICA EFETIVA, CURRICULO E FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Encontro).

11.
XXIII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br. 2015. (Seminário).

12.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Seminário).

13.
JORNADA PEDAGOGICA DA ESCOLAMAROJA NETO.PALESTRA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

14.
35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Outra).

15.
IV Seminário regional de Políticas e Administração da Educação da Região Norte e e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará.Expansão da Educação Superior Pós-LDB de 1996 e Constituição de oligopólios transnacionais no estado do Pará. 2012. (Seminário).

16.
Ciclo de debate e estudo sobre o PL 8.035/2010. 2011. (Outra).

17.
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Seminário).

18.
III Seminário sobre Trabalho ocente, III Seminário Internacional sobre políticas educacinais e trabalho docente: Estado, Educação, Formação e Trabaho Docente. 2011. (Seminário).

19.
II Seminário Trabalho Docente. 2011. (Seminário).

20.
Trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. 2011. (Seminário).

21.
XXV Simposio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da ANPAE (1969-2011).Reflexões acerca das políticas de financiamento e avaliação da educação: a questão da qualidade da educação. 2011. (Simpósio).

22.
FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. 2010. (Outra).

23.
I Congresso Ibero-Brasileiro. O Estado Desertor e o Atual Contexto das Políticas Públicas Educacionais Brasileiras: uma análise sobre a implementação das avaliações externas no Ensino Fundamental. 2010. (Congresso).

24.
II Seminário Internacional - Políticas Educacionais e Trabalho Docente: avaliação e privatização do conhecimentp. 2010. (Seminário).

25.
Mini Curso: Trabalho Docente. 2010. (Outra).

26.
O PARFOR NO CONTEXTO DAS POLITICAS PÚBLICAS DA CAPES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2010. (Seminário).

27.
Seminário Internacional - Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

28.
SEMINARIO TRABALHO DOCENTE E ADOECIMENTO. 2010. (Seminário).

29.
XV ENCONTRO NACIONAL DA ANFOPE E I COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DO CIDINE.A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS. 2010. (Encontro).

30.
32ª Reunião Anual da ANPED.A Educação à distância como estratégia para a política de formação decente brasileira. 2009. (Outra).

31.
Forum Social Mundial. 2009. (Outra).

32.
I Colóquio A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Públicas Educacionais. 2009. (Outra).

33.
II Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2009. (Outra).

34.
III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. 2009. (Seminário).

35.
I Jornada Estadual de Trabalho e Educação. 2009. (Outra).

36.
I SEMINÁRIO DE TRABALHO DOCENTE E POLÍTICA EDUCACIONAL. 2009. (Seminário).

37.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Saberes, Narrativas e Memórias: Um diálogo sobre as práticas educativas dos Moradores da Ilha de Urubuoca- Belém-PA. 2007. (Encontro).

38.
Colóquio Internacional Gramsci: Setenta anos de pensamento vivo na Amazônia. 2007. (Outra).

39.
II Seminário da Linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores. 2006. (Seminário).

40.
IV Semana de Pedagogia da Faculdade Ideal.A Infância e a Juventude nos campos da Amazônia.. 2006. (Simpósio).

41.
II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares.A Política Educacional de Educação na década de 90 na região Insular de Belém-PA. 2005. (Outra).

42.
política, território e arte: Quilombolas no Brasil ePolítica, Território e Arte: Quilombolas no Brasil e na América Latina na América Latina. 2005. (Outra).

43.
XVII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE. 2005. (Encontro).

44.
5º CONED. 5º Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).

45.
I Ciclo de Debates Saúde, Educação e Meio Ambiente: desafios para o Brasil e a Amazônia no limiar do século XXI. 2004. (Outra).

46.
II Seminário Políticas Educacionais e Currículo. 2004. (Seminário).

47.
V Congresso Internacional de Educação. Reflexões acerca do Estado capitalista e suas consequências para a educação. 2004. (Congresso).

48.
TECENDO AS NOSSAS DIFERENÇAS: APRENDIZAGEM COM SUCESSO E AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2002. (Encontro).

49.
TÉCNICAS DEE PESQUISA QUALITATIVA, COM ÊNFASE NA ENTREVISTA, HISTÓRIA DE VIDA E HISTÓRIA ORAL: A ANÁLISE DOS RELATOS ORAIS. 2002. (Outra).

50.
MINICURSO DESENVOLVENDO A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. 2000. (Outra).

51.
O DIREITO AS DIFERENÇAS COMO MEIO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2000. (Encontro).

52.
SEMINÁRIO ALFABETIZAÇÃO: DILEMAS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA. 2000. (Seminário).

53.
RECONSTRUINDO O CURRÍCULO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA CABANA. 1999. (Outra).

54.
ESCOLA CABANA: DANDO FUTURO AS CRIANÇAS. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. II SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE. 2011. (Outro).

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Ciclo de debate e estudo sobre o PL 8.035/2010. 2011. (Outro).

3.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE:AVALIAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2010. (Outro).

4.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Seminário Internacional - Políticas Educacionais e Tabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA ANTONETHE GOMES CORDEIRO. BULLYING: UMA AGRESSÃO SILENCIOSA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

2.
LUCIANE GABRIELE MATSUDA. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DOS DIREITOS HUMANOS NA SUPERAÇÃO DA POBREZA DE ADOLESCENTES QUE COMETERAM ATO INFRACIONAL. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

3.
NILCILENE COSTA NOGUEIRA. PRÁTICA DOCENTE E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NA ILHA DE MARACAPUCU NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA- PA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

4.
MARIA DE NAZARÉ DE SOUSA PEREIRA. S CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO ? SOME, NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA-RIO SIRITUBA EM ABAETETUBA ? PARÁ. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

5.
AMANDA DE CASSIA RODRIGUES E RODRIGUES. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA OS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA LARISSA CRUZ SOUZA/ REGINA CHAEM GOMES. PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DIGITAL ATRAVÉS DE MULTIMÍDIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

2.
KEILA DA SILVA NASCIMENTO/ MITALIANE ROSSI PEREIRA DA SILVA. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA JARBAS PASSARINHO EM TOMÉ-AÇU-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

3.
Elizamee Brasil Brito e Paula Franssinetti de Abreu Caetano. Escola do presente, escola para o futuro: os descaminhos da Educação na Iha do Marajó. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

4.
João Martins de Araújo. Apontamento sobre a Educação Ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Faculdade Ideal. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

5.
Enielson da Costa Ferreira e Erica Johnston Melo. Educação e Redução de Pena: um caminho possíve?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Faculdade Ideal. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

6.
Natalia Habib Dantas de Santana. A realidade educacional em uma escola ribeirinha. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Faculdade Ideal. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

7.
jane Grace Freitas de Almeida e Silvana Greice Silva Aranha. Pedagogia da Alternancia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

8.
Denise Natalia Tavares Bandeira e Wanda Lúcia Borges da Cost. O pedagogo nas organizações empresarias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ideal. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

9.
MARIA JÚLIA GONSALVES. ESCOLA E TRABALHO: A LUTA PELA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ESTUDANTE TRABALHADOR. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

10.
SHEILA SIMONE ALMEIDA. UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE AS LIÇÕES DE EDUCÇÃO EM EMILE DURKHEIM. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Mariza Felippe Assunção.

Iniciação científica
1.
MARIA EUDIVANE MELO ALMEIDA. AVALIAÇÃO DO SOFTWARE HQ EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Mariza Felippe Assunção.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe2012ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; veronica carneiro . O PAPEL DO ESTADO E AS POLITICAS PUBLICAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANALISE DAS AVALIAÇOES EXTERNASNO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, p. 550-745, 2012.


Livros e capítulos
1.
CARNEIRO, V. L. ; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe ; BARROS, A. V. . Políticas de avaliação e autonomia do trabalho docente na educação básica no Pará. In: Olgaíses Maués; Arlete Camargo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). O trabalho docente na educação básica : o Pará em questão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 117-132.

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. A Política Municipal de Educação nos anos de 1990 na Ilha de Caratateua/Belém-Pa. In: Paulo Sérgio Almeida Corrêa. (Org.). Políticas Educacionais, Reformas Curriculares e Formação de Professores nas produções científicas dos Pós graduandos em Educação da UFPA.. 21ed.Belém: EDUFPA, 2006, v. , p. 59-96.


Apresentações de Trabalho
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Avaliações Sistêmicas no Contexto da Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE:AVALIAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2010. (Outro).

2.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. II SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE. 2011. (Outro).

3.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Ciclo de debate e estudo sobre o PL 8.035/2010. 2011. (Outro).

4.
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. Seminário Internacional - Políticas Educacionais e Tabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação em concursos públicos:
1-Professora de Ensino Fundamental SEDUC.
2-Professora de Ensino Médio SEDUC- Disciplina : Sociologia.
3-Professora de Educação e Problemas Regionais-UFPA.
4-Professora de Sociologia da Educação-UPA/ campus Castanhal.5-
Professora de Ensino Fundamental SEMEC.



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