José Antonio Ferrari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7259019020556162
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Geógrafo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Geociências (Geomorfologia) pela Universidade Federal da Bahia (1991), doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1997) e pós doutoramento no Laboratoire Souterrain do CNRS - França (1998). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Instituto Geológico do Estado de São Paulo e Professor Colaborador do IGc-USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia e hidrologia cárstica, evolução de cavernas, modelagem 3D de sistemas subterrâneos, paleoclimatologia, análise morfométrica de terrenos cársticos e aplicação de traçadores fluorescentes em sistemas cársticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Antonio Ferrari
Nome em citações bibliográficas
FERRARI, J. A.;Ferrari, José A.;FERRARI, JOSÉ ANTONIO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Geológico do Estado de São Paulo, Secretária Estadual do Meio Ambiente, Ig.
Av. Miguel Stefano 3900
Água Funda
04301-903 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55859994
Ramal: 2069
Fax: (11) 2075
URL da Homepage: http://www.igeologico.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1997
Doutorado em Geofísica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Deriva Continental e Sucessão Paleoclimática: Simulação da Evolução das Paisagens Lateríticas da América do Sul e da África, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Adolpho José Melfi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Paleoclimas simulação computacional lateritas baux; Simulação computacional em geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geomorfologia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.
1987 - 1991
Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Interpretação de Feições Carsticas na Região de Iraquara - BA,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Teresa Cardoso da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: carste geomorfologia cavernas sedimentação; Sedimentação espélica evolução geomorfologica; Chapada Diamantina Iraquara.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
1983 - 1986
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


1997 - 1998
Pós-Doutorado.
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geomorfologia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador Pontual, Carga horária: 0
Outras informações
Orientou um mestre com financiamento FAPESP. Ministrou a Disciplina de Pós Graduação - Geologia de Terrenos Cársticos em conjunto com outros docentes

Atividades

11/1999 - Atual
Ensino, Geociências (Geoquímica e Geotectônica), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
GEOLOGIA DE TERRENOS CÁRSTICOS

Instituto Geológico do Estado de São Paulo, IG, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico VI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretária Estadual do Meio Ambiente, .

Cargo ou função
MEMBRO SUPLENTE NA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE - SÃO PAULO.
01/2003 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos Geográficos da Paisagem, .

Cargo ou função
Diretor da Divisão de Estudos Geográficos da Paisagem.
11/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretária Estadual do Meio Ambiente, Ig.



Linhas de pesquisa


1.
Geomorfologia e hidrologia cárstica

Objetivo: Desenvolver e aplicacar técnicas de geomorfologia, hidrologia e geologia isotópica para compreender a dinâmica atual e passada de paisagens cársticas..
Palavras-chave: aquífero cárstico; visualização científica em geociências; traçadores; monitoramento hidrológico; relação impulso-resposta; análise de sistemas geoambientais.
2.
Geoprocessamento aplicado a pesquisa geomorfológica

Objetivo: Desenvolver e aplicar métodos estatísticos e simulação computacional para a análise e visualização de problemas geocientíficos.
Palavras-chave: opengl; GIS; Dimensão Fractal de modelos digitais do terreno; modelagem geométrica 3D.
3.
Paleoclimatologia

Objetivo: Análise do sinal paleoclimático registrado em espeleotemas depositados em cavernas..
Palavras-chave: ANÁLISE ESPECTRAL; ondeletas; geologia isotópica; QUATERNARIO.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Levantamentos e estudos para a caracterização dos terrenos cársticos e a proteção de cavernas do PETAR
Descrição: A partir do mapeamento geomorfológico de superfície, modelagem 3D de cavernas e da estrutura geológica, monitoramentos hidrológicos e testes com traçadores, buscar a identificação de áreas de influência, cuja preservação é fundamental para a manutenção de aqüíferos cársticos e cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A dinâmica da drenagem subterrânea nos planaltos cársticos do Rio Betari, Vale do Ribeira - SP
Descrição: Os mecanismos de gênese e desenvolvimento de aqüíferos cársticos levam à formação de meios altamente descontínuos e heterogêneos. Nestes meios, a modelagem hidrológica baseada na noção de volume elementar representativo não pode ser utilizada. No entanto, a descarga destes aqüíferos costuma concentrar-se numa única ressurgência, característica que tem estimulado o uso da análise de sistemas para entender suas propriedades. O princípio da técnica é considerar o aqüífero como um filtro que transforma um sinal de entrada (precipitação) num sinal de saída (débito). Portanto, o grau de transformação do sinal de entrada fornece informações a respeito da natureza do fluxo no sistema. Nesta análise, variáveis relacionadas ao relevo da zona de recarga e ao arranjo espacial da drenagem subterrânea também devem ser consideradas. Nesta pesquisa pretende-se monitorar simultaneamente alguns aqüíferos cársticos do Vale do Ribeira, para compreender como os diferentes componentes do sistema interferem na hidrodinâmica e no fluxo de matéria registrados em nascentes. Para proceder a análise comparada serão realizados: (a) monitoramento dos débitos e do fluxo de matéria nas fontes cársticas; (b) monitoramento das precipitações nas zonas de recarga; (c) testes com traçadores para identificar a geometria e caracterizar o transporte nas rotas de fluxo; (d) análise geomorfológica das zonas de recarga. Um monitoramento para caracterizar a dinâmica da infiltração no epicarste da zona de recarga será realizado em um dos sistemas. Ferramentas para a análise espectral serão utilizadas para a caracterização hidrológica dos sistemas e para quantificar as diversas relações impulso-resposta. A estimativa de parâmetros hidráulicos nos testes com traçadores será obtida pelo método dos momentos. Esta pesquisa fornecerá parâmetros fundamentais para o desenvolvimento sustentado de aqüíferos cársticos e para o manejo de áreas de conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Caracterização dos terrenos cársticos das bacias dos rios Ribeira e Paranapanema e sua vulnerabilidade frente a processos erosivos e atividades minerárias
Descrição: Nas bordas do Planalto Atlântico e nas serras que fazem a transição deste planalto com a baixada litorânea, região do Vale do Ribeira, encontram-se os principais terrenos cársticos do Estado de São Paulo. Encontram-se aí, também, importantes áreas de conservação, destacando-se o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR e o Parque Estadual Intervales - PEI. As características dos terrenos cársticos nesta região ainda são pouco conhecidas e inexistem estudos regionais que sintetizem suas feições principais, conhecimento indispensável para a promoção do desenvolvimento sustentável em uma paisagem suscetível a problemas ambientais peculiares. O objetivo do estudo é caracterizar o meio físico relacionado aos terrenos cársticos, bem como sua vulnerabilidade frente a processos erosivos e a atividade minerária na região de entorno. A caracterização desses terrenos permitirá, em escala regional, a identificação das fragilidades do meio em relação às possíveis alterações de origem antrópica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Antonio Ferrari - Coordenador / SILVIO TAKASHI HIRUMA - Integrante / Rosângela do Amaral - Integrante / ANTONIO LUIS TEIXEIRA - Integrante / Francisco de Assis Negri - Integrante / Hélio Shimada - Integrante / Sérgio Ricardo Christofoletti - Integrante / Sônia Aparecida Abissi Nogueira - Integrante.Financiador(es): Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Remuneração / Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2000 - 2003
Interação relevo-drenagem subterrânea no corpo carbonático Lajeado-Bombas, Iporanga, SP
Descrição: Este projeto caracterizou a hidrodinâmica de sistemas cársticos localizados num planalto do Vale do Ribeira ? SP. A partir de testes com traçadores foram identificadas conexões hidrológicas entre sumidouros e ressurgências e sua relação com feições de recarga. Utilizando ferramentas para a análise de séries temporais, resultados do monitoramento hidrológico (vazões e precipitações) permitiram a caracterização dos sistemas quanto a sua natureza mais ou menos carstificada e a dinâmica da relação impulso-resposta. Os dados obtidos fornecem informações fundamentais para o manejo de áreas cársticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Antonio Ferrari - Coordenador / SILVIO TAKASHI HIRUMA - Integrante / CLAUDIO GENTHNER - Integrante / IVO KARMANN - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Remuneração / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
1999 - 2000
Software para o cálculo da dimensão fractal de informações geomorfológicas.
Descrição: O projeto teve por finalidade desenvolver um software para a obtenção da dimensão fractal (D) de modelos digitais do terreno (MDT). A partir de uma interface de múltiplos documentos, o usuário pode obter a D de todo o MDT, ou de setores e perfís selecionados sobre o mapa. A variabilidade espacial da D num MDT também pode ser obtida. Neste caso, uma célula de amostragem percorre todo o MDT e gera um arquivo com as coordenadas das áreas amostradas e sua respectiva D. Este arquivo pode ser processado em programas comerciais, para gerar mapas que exibem a variação espacial da D . A D é obtida pelo método do semivariograma e o usuário pode optar pela direção considerada no cálculo (Norte-Sul, Leste-Oeste ou ambas). O programa é utilizado para obter parâmetros para a compartimentação do relevo considerando seu grau de complexidade e identificar a correlação entre a D e a ocorrência de processos morfodinâmicos. A análise do variograma também pode exibir superfícies multifractais, permitindo a identificação de processos atuantes em diferentes escalas da paisagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Antonio Ferrari - Coordenador / ADHIM SANTIAGO JUNIOR - Integrante.Financiador(es): Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
1996 - 1998
Dinamica atual e registros paleoambientais em sistemas cársticos
Descrição: Investigação geológica, geoquímica e hidrológica de sistemas de cavernas e aqüíferos em rochas carbonáticas visando a elaboração de modelos evolutivos para o carste no Brasil e obter registros paleoclimáticos sobre oscilações do clima no Quaternário continental associado ao carste...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: José Antonio Ferrari - Integrante / RICARDO FRAGA PEREIRA - Integrante / FRANCISCO WILLIAN DA CRUZ JUNIOR - Integrante / IVO KARMANN - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
1993 - 1996
Mapeamento da suscetibilidade à erosão na Bacia do Rio Quilombo-SP.
Descrição: O projeto desenvolvido na Bacia do Rio Quilombo, na região de Campinas, teve como objetivo realizar um diagnóstico de perda potencial de solos a partir da aplicação parcial da "Equação Universal de Perdas dos Solos" (USLE), considerando os fatores relacionados ao clima, relevo e solos. Constituiu uma experiência piloto para o Instituto na área de geoprocessamento e cartografia digital, fornecendo novos subsídios à análise geomorfológica. O tratamento em "Sistema de Informação Geográfica" permitiu elaborar e cruzar mapas temáticos, bem como estabelecer índices de correlação entre os fatores da USLE e feições erosivas lineares. O diagnóstico permitiu reconhecer zonas com diferentes suscetibilidades à erosão, sendo importante para diminuir impactos e corrigir tendências na ocupação do espaço agrícola. O projeto foi realizado em parceria com a equipe do programa Tendências e variabilidades hidroclimatológias do Estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Antonio Ferrari - Coordenador / EUNICE ANTONIETTI - Integrante / SILVIO TAKASHI HIRUMA - Integrante / PAULO RICARDO BRUM PEREIRA - Integrante / RENATO TAVARES - Integrante.Financiador(es): Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Remuneração / Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2009 - 2010
Monitoramento da relação visitação-parâmetros climáticos nas cavernas Santana, Morro Preto,Diabo e Colorida
Descrição: O projeto objetiva monitorar a relação entre a visitação e os parâmetros climáticos em cavernas do PETAR, INTERVALES e Parque Caverna do Diabo. A partir da instalação de sensores de temperatura e umidade do ar no interior da caverna e em sua área de entorno, entender o comportamento da atmosfera cavernícola frente às variações externas e ao fluxo de visitantes. O projeto subsidia ações relacionadas ao Plano de Manejo Espeleológico coordenado pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


1997 - 1998
Sistema para Mapeamento e Gerenciamento de Informações em Sistemas Subterrâneos
Descrição: O projeto teve por objetivo desenvolver uma ferramenta computacional para o gerenciamento e análise de informações (geocientíficas) associadas ao meio subterrâneo e seu entorno. O sistema foi desenvolvido junto ao Laboratório Subterrâneo do CNRS - França. Os dados associados ao sistema subterrâneo são armazenados num banco de dados relacional, que pode ser manipulado pela linguagem SQL. Esta linguagem possibilita uma série de indagações a base de dados, que tem como resposta tabelas e mapas. Além dos dados topográficos associados a cada segmento mapeado, o usuário pode incluir outros. Os dados associados a um trecho do sistema podem variar de simples textos ou números até imagens digitalizadas. Este projeto não encerra o desenvolvimento do software, novos módulos serão incorporados em função das necessidades de análise encontradas em futuras aplicações..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Antonio Ferrari - Coordenador.Financiador(es): Instituto Geológico do Estado de São Paulo - Remuneração / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Outros Projetos


2010 - 2012
PLANO ANUAL DE APLICAÇÃO DA PARCELA INSTITUCIONAL DOS RECURSOS DA RESERVA TÉCNICA
Descrição: Coordenação de projeto para aquisição de equipamentos de pesquisa - Reserva Técnica Institucional FAPESP.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Revista do Instituto Geológico
2012 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Geociências
2012 - 2013
Periódico: Águas Subterrâneas (São Paulo)
2009 - 2009
Periódico: Revista do Instituto Geológico
2011 - 2011
Periódico: Revista do Instituto Geológico
2014 - 2014
Periódico: Journal of Hydrology (Amsterdam)
2014 - 2014
Periódico: Journal of Maps


Revisor de projeto de fomento


2000 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geomorfologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geocartografia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:11
Total de citações:463
Fator H:4
FERRARI, JOSE A  Data: 04/10/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:11
Total de citações:472
FERRARI, J. A.  Data: 04/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
HIRUMA, SILVIO TAKASHI2014HIRUMA, SILVIO TAKASHI ; FERRARI, JOSÉ ANTONIO . ANÁLISE COMPARATIVA DA EXTRAÇÃO AUTOMATIZADA DE DOLINAS A PARTIR DE MODELOS DIGITAIS DE TERRENO. Revista do Instituto Geológico, v. 35, p. 1-11, 2014.

2.
RICCOMINI, Claudio2011RICCOMINI, Claudio ; CRÓSTA, Alvaro P. ; PRADO, Renato L. ; LEDRU, Marie-Pierre ; TURCQ, Bruno J. ; SANT ANNA, Lucy G. ; Ferrari, José A. ; REIMOLD, W. Uwe . The Colônia structure, São Paulo, Brazil. METEORITICS & PLANETARY SCIENCE, v. 46, p. 1630-1639, 2011.

3.
FERRARI, J. A.2011FERRARI, J. A.; AMARAL, R. ; ARMANI, G. ; HIRUMA, S. T. . A erosividade das chuvas nos planaltos cársticos do Vale do Rio Betari, Iporanga (SP). Revista do Instituto Geológico, v. 32, p. 1-10, 2011.

4.
SALLUN FILHO, WILLIAM2010SALLUN FILHO, WILLIAM ; FERRARI, JOSÉ ANTONIO ; HIRUMA, SILVIO TAKASHI ; SALLUN, ALETHÉA ERNANDES MARTINS ; Karmann, Ivo . O carste no plano de manejo do Parque Estadual Intervales e zona de amortecimento, Estado de São Paulo, Brasil. REM. Revista Escola de Minas (Impresso), v. 63, p. 441-448, 2010.

5.
FERRARI, J. A.;Ferrari, José A.;FERRARI, JOSÉ ANTONIO2008 FERRARI, J. A.; KARMANN, I. . Comportamento hidrodinâmico de sistemas cársticos na bacia do rio Betari, Município de Iporanga - SP. Geologia USP. Série Científica, v. 8, p. 1-24, 2008.

6.
HIRUMA, S. T.2007FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. ; AMARAL, R. ; HONORIO, R. F. . Mapeamento e caracterização de feições cársticas de superfície na Faixa Itaiacoca nas regiões de Nova Campina e Bom Sucesso de Itararé, SP/PR. Revista do Instituto Geológico, v. 27-28, p. 1-12, 2007.

7.
Cruz Jr., Francisco W.2006 Cruz Jr., Francisco W. ; Burns, Stephen J. ; Karmann, Ivo ; Sharp, Warren D. ; Vuille, Mathias ; FERRARI, J. A. . A stalagmite record of changes in atmospheric circulation and soil processes in the Brazilian subtropics during the Late Pleistocene. Quaternary Science Reviews, v. 25, p. 2749-2761, 2006.

8.
Cruz, Francisco W.2005 Cruz, Francisco W. ; Burns, Stephen J. ; Karmann, Ivo ; Sharp, Warren D. ; Vuille, Mathias ; Cardoso, Andrea O. ; Ferrari, José A. ; Silva Dias, Pedro L. ; Viana, Oduvaldo . Insolation-driven changes in atmospheric circulation over the past 116,000 years in subtropical Brazil. Nature (London), INGLATERRA, v. 434, n.7029, p. 63-66, 2005.

9.
CRUZJR, F2005 CRUZJR, F ; KARMANN, I ; VIANAJR, O ; BURNS, S ; VUILLE, M ; SIAL, A ; MOREIRA, M ; FERRARI, J. A. . Stable isotope study of cave percolation waters in subtropical Brazil: Implications for paleoclimate inferences from speleothems. Chemical Geology, Holanda, v. 220, n.3-4, p. 245-262, 2005.

10.
GENTHNER, C.2003 FERRARI, J. A.; GENTHNER, C. ; KARMANN, I. . Identificação das áreas de recarga de fontes cársticas com o uso do traçador rodamina FWT (área carbonática Lajeado - Bombas, Iporanga-SP). Revista do Instituto Geológico, São Paulo, v. 24, n.12, p. 11-23, 2003.

11.
FERRARI, J. A.;Ferrari, José A.;FERRARI, JOSÉ ANTONIO1998FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. ; KARMANN, I. . Caracterização morfométrica de uma superfície cárstica do Vale do Ribeira, São Paulo (Núcleo Caboclos - Petar). Revista do Instituto Geológico, SÃO PAULO, v. 19, n.1, p. 9-17, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
GENTHNER, C. ; FERRARI, J. A. . Os primeiros estudos hidrogeológicos. In: Eleonora Trajano. (Org.). Sistema Areisas - 100 anos de estudos. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007, v. , p. 29-31.

2.
GENTHNER, C. ; FERRARI, J. A. . Geologia. In: Eleonora Trajano. (Org.). Sistema Areias - 100 anos de estudos. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007, v. , p. 37-44.

3.
RICCOMINI, C. ; TURCQ, B. J. ; LEDRU, M. P. ; SANTANNA, L. G. ; FERRARI, J. A. . Cratera de Colônia, SP Provável astroblema com registros do paleoclima quaternário na Grande São Paulo. In: Carlos Schobbenhaus; Célia Regina de Gouveia Souza; Diogenes de Almeida Campos; Emanuel Teixeira de Queiroz; Mylène Berbert-Born. (Org.). SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL - VOL 2 - NO PRELO. : DNPM, 2005, v. 2, p. 1-10.

4.
KARMANN, I. ; FERRARI, J. A. . Sítios Espeleológicos - Carste e Cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. In: Carlos Schobbenhaus; Diogenes de Almeida Campos; Emanuel Teixeira de Queiroz; Manfredo Winge; Mylene Luiza Cunha Bebert-Born. (Org.). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. 1ed.Brasília: DNPM, 2002, v. 1, p. 401-413.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, J. A.. Study of spring hydrographs of a karst plateau in Southeast Brazil. In: 8th conference on limestone hydrogeology, 2006, Neuchâtel, Suiça. Proceedings of the 8th conference on limestone hydrogeology. Besançon: Presses universitaires de Franche-Comté, Université de Franche-Comté, 2006. p. 113-116.

2.
FERRARI, J. A.; MANGIN, A. . Modelagem geométrica 3D e análise espacial de sistemas cársticos com o uso de OPENGL e SQL.. In: II Workshop Brasileiro de Geoinformática, 2000, São Paulo. Anais, 2000. p. 68-75.

3.
FERRARI, J. A.; MANGIN, A. . Visualização e análise espacial de sistemas cárticos. In: VII Simpósio de Quantificação em Geociências, 2000, Rio Claro. Boletim de resumos expandidos, 2000. p. 95-97.

4.
FERRARI, J. A.; FRACCAROLI, M. J. ; BAPTISTA FILHO, J. V. ; MARKER, A. ; CUNHA, R. C. A. ; GANDOLFO, O. C. B. . USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS. In: GIS BRASIL 1996, 1996, CURITIBA - PR. ANAIS DO GIS - BRASIL 96, 1996. p. 249-257.

5.
HIRUMA, S. T. ; FERRARI, J. A. ; ANTONIETTI, E. ; PEREIRA, P. R. B. ; TAVARES, R. . MAPEAMENTO DE RISCO A EROSÃO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS A PARTIR DE ANÁLISE FATORIAL, BACIA DO RIO QUILOMBO - SP. In: VI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA APLICADA, 1995, GOIÂNIA. VI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA APLICADA - GEOGRAFIA FÍSICA URBANA, GEOPROCESSAMENTO E ENSINO, 1995. v. II. p. 514-521.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, J. A.. O papel da recarga alóctone no planalto cárstico Lajeado - Bombas, Iporanga (SP). In: Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP, 2007, São Paulo. Carste 2007 II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - resumos expandidos e simples. SP: Redespeleo Brasil, 2007. v. 1. p. 12-15.

2.
HIRUMA, S. T. ; FERRARI, J. A. ; AMARAL, R. . Geomorfologia cárstica da faixa Itaiacoca nas regiões de Nova Campina e Bom Sucesso de Itararé. In: Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP, 2007, São Paulo. Carste 2007 -- II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - resumos expandidos e simples. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007. v. 1. p. 16-20.

3.
HIRUMA, S. T. ; FERRARI, J. A. ; AMARAL, R. . Caracterização morfométrica dos terrenos cársticos das bacias dos rios Ribeira de Iguape e Paranapanema. In: Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP, 2007, São Paulo. Carste 2007 II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - resumos expandidos e simples. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007. v. 1. p. 47-51.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, J. A.; CALUX, A. ; HIRUMA, S. T. ; ARMANI, G. ; KARMANN, I . PRELIMINARY CHARACTERIZATION OF BINARY KARST AQUIFERS WITH TRACER TESTS AND TIME SERIES ANALYSIS. In: Geological Society of America Annual Meeting, 2017, Seattle. Geological Society of America Abstracts with Programs., 2017. v. 49.

2.
HIRUMA, S. T. ; FERRARI, J. A. . Geração de modelo digital de terreno a partir de fotografias aéreas, planaltos cársticos do Rio Betari, Vale do Ribeira (SP). In: Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos. Resumos, 2012. v. 1.

3.
FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. ; ARMANI, G. . ESTIMATING STEADY AND UNSTEADY TRANSPORT IN THE KARST SYSTEMS USING QUANTITATIVE TRACER TESTS AND CORRELATION ANALYSIS. In: Geological Society of America - Annual Meeting & Exposition, 2011, Minneapolis. ARCHEAN TO ANTHROPOCENE: THE PAST IS THE KEY TO THE FUTURE. Boulder - CO: Geological Society of America, 2011. v. 43. p. 285-285.

4.
FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. ; ARMANI, G. . CHARACTERIZING FLOW BEHAVIOUR IN KARST SYSTEMS USING TIME SERIES ANALYSES ? BETARI VALLEY - BRAZIL. In: Geological Society of America - Annual Meeting & Exposition, 2010, Denver - CO. Geological Society of America Abstracts with Programs. Boulder - CO: Geological Society of America, 2010. v. 42. p. 434.

5.
MARTINS SALLUN, A. E. ; SALLUN, W.F. ; FERRARI, J. A. ; KARMANN, I. ; FITIPALDI, C. F. . Projeto "Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo": ações do Instituto Geológico para preservação de cavidades naturais. In: Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP, 2007, São Paulo. Carste 2007 II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - resumos expandidos e simples. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007. v. 1. p. 37-37.

6.
CANAVER, S. C. ; FERRARI, J. A. . Método para visualização integrada de cavernas, relevo e elementos da estrutura geológica. In: Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP, 2007, São Paulo. Carste 2007 II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - resumos expandidos e simples. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007. v. 1.

7.
CRUZ JUNIOR, F. W. ; KARMANN, I. ; BURNS, Stephen J ; SHARP, W. D. ; VIANA JUNIOR, O. ; FERRARI, J. A. . Variações paleoclimáticas dos últimos 130 mil anos no sul e sudeste do Brasil com base em registros geoquímicos de espeleotemas. In: Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP, 2007, São Paulo. Carste 2007 II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - resumos expandidos e simples. São Paulo: Redespeleo Brasil, 2007. v. 1. p. 75-75.

8.
FERRARI, J. A.. CORRELAÇÃO E ANÁLISE ESPECTRAL NA CARACTERIZAÇÃO HIDROLÓGICA DE SISTEMAS CÁRSTICOS - O EXEMPLO DO PLANALTO LAJEADO-BOMBAS, SP. In: CARSTE 2004 - I ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO CARSTE, 2004, BELO HORIZONTE. CADERNO DE RESUMOS, 2004. p. 69-69.

9.
GENTHNER, C. ; FERRARI, J. A. ; KARMANN, I. . HYDROGEOLOGICAL INVESTIGATIONS OF THE LAJEADO-BOMBAS KARST SYSTEM (SOUTH SÃO PAULO STATE, BRAZIL) BASED ON RHODAMINE-WT TRACER TEST. In: 13 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPELEOLOGIA, 2001, BRASILIA. ANAIS DO 13 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPELEOLOGIA. BRASILIA: SOCIEADE BRASILEIRA DE ESPELEOLOGIA, 2001.

10.
HIRUMA, S. T. ; FERRARI, J. A. ; ANTONIETTI, E. ; KARMANN, I. . ANÁLISE MORFOMÉTRICA APLICADA À CARACTERIZAÇÃO DE TERRENOS CÁRSTICOS. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1998, BELO HORIZONTE. GEOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - ANAIS, 1998. p. 416-416.

11.
FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. ; ANTONIETTI, E. ; KARMANN, I. . GEOPROCESSAMENTO APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE TERRENOS CÁRSTICOS - NÚCLEO CABOCLOS (PETAR). In: VII SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS, 1997, RIO CLARO. VII SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS-BOLETIM DE RESUMOS EXPANDIDOS, 1997. p. 37-40.

12.
FERRARI, J. A.; MELFI, A. J. ; TARDI, Y. . SUCESSÃO PALEOCLIMÁTICA DESENCADEADA PELA DERIVA CONTINENTAL E AS BAUXITAS DA AMÉRICA DO SUL E DA ÁFRICA. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 1997, SALVADOR - BAHIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 1997. v. 2. p. 531-533.

13.
KARMANN, I. ; PEREIRA, R. F. ; FERRARI, J. A. . ÍNDICE DE RUGOSIDADE: PARÂMETRO MORFOMÉTRICO DA INTENSIDADE DE RELEVO. EXEMPLO DO CARSTE DA BACIA DO RIO UNA, BAHIA. In: 39 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1996, SALVADOR - BA, 1996. p. 575-578.

14.
FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. . UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE IDRISI NO MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE À EROSÃO. In: I SIMPÓSIO DE USUÁRIOS IDRISI, 1996, CAMPINAS SP. I SIMPÓSIO DE USUÁRIOS IDRISI- CADERNO DE RESUMOS, 1996. p. 67-68.

15.
FERRARI, J. A.; ANTONIETTI, E. ; HIRUMA, S. T. . GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DE FEIÇÕES LINEARES DE EROSÃO NA BACIA DO RIO QUILOMBO - SP. In: VI SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS, 1995, RIO CLARO. VI SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS-BOLETIM DE RESUMOS EXPANDIDOS, 1995. p. 67-69.

16.
DINIZ, H. N. ; DUARTE, U. ; FERRARI, J. A. . CORRELAÇÃO ENTRE VAZÕES DE POÇOS E ESTRUTURAS TECTÔNICAS NO GRABEM DO BAQUIRIVU-GUAÇU, MUNICÍPIO DE GUARULHOS. In: IV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE, 1995, ÁGUAS DE SÃO PEDRO. BOLETIM - IV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE, 1995. p. 97-97.

17.
FERRARI, J. A.. ROTDAT, PROGRAMA PARA RECONSTRUÇÕES PALEOCONTINENTAIS ENTRE AMÉRICA DO SUL E AFRICA. In: V SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS, 1994, RIO CLARO. V SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS BOLETIM DE RESUMOS EXPANDIDOS, 1994. p. 32-34.

18.
PEREIRA, P. R. B. ; FERRARI, J. A. . MAPA DE EROSIVIDADE DA BACIA DO RIO QUILOMBO. In: 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 1994, CURITIBA. PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA BRASILEIRA, 1994. p. 81-82.

19.
FERRARI, J. A.. CONVERSÃO E ADENSAMENTO DE ARQUIVOS EXEMPLO SURFER - IDRISI. In: 38 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1994, CAMBORIÚ - SC. 38 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA - BOLETIM DE RESUMOS EXPANDIDOS, 1994. v. 2. p. 338-340.

20.
FERRARI, J. A.; FITIPALDI, C. F. . INTERPRETAÇÕES PALEOCLIMÁTICAS DE FEIÇÕES E PREENCHIMENTOS CÁRSTICOS NA REGIÃO CENTRO NORTE DA BAHIA. In: IV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, 1993, SÃO PAULO. PALEOCLIMAS E EVOLUÇÃO QUATERNÁRIA DA AMÉRICA DO SUL - RESUMOS, 1993. p. 9-10.

Apresentações de Trabalho
1.
FERRARI, J. A.. A ZONA DE INFLUÊNCIA DA CAVERNA NO CONTEXTO DO HIDROSSISTEMA CÁRSTICO - CONCEITOS E ESTUDOS DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERRARI, J. A.. INVESTIGAÇÃO HIDROLÓGICA NA DEFINIÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DE CAVERNAS - ESTUDO DE CASO DA GRUTA DO ÉDEN PAINS - MG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FERRARI, JOSÉ ANTONIO. HIDROGEOLOGIA CÁRSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERRARI, J. A.; KRESIC, N. ; FEITOSA, E. ; SILVA, A. B. . O CARSTE E A HIDROGEOLOGIA: DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERRARI, J. A.. IDENTIFICANDO A AREA DE INFLUÊNCIA DA CAVERNA A PARTIR DO CONHECIMENTO DO HIDROSSISTEMA CÁRSTICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERRARI, J. A.. O SISTEMA CÁRSTICO - CONCEITOS E PRÁTICAS PARA A PROSPECÇÃO ESPELEOLÓGICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERRARI, J. A.. UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA GRÁFICA OPENGL EMA APLICAÇÕES GEOCIENTÍFICAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERRARI, J. A.. TRATAMENTO DIGITAL DE MAPAS GEOESPELEOLÓGICOS: IMPORTÂNCIA NO ESTUDO GEOLÓGICO E GEOMORFOLÓGICO DE CAVERNAS E ÁREAS CÁRSTICAS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERRARI, J. A.. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM GEOGRAFIA: INSTRUMENTO DE ENSINO E PESQUISA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERRARI, J. A.. INTERPRETAÇÃO DE FEIÇÕES CÁRSTICAS NA REGIÃO DE IRAQUARA - BA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERRARI, J. A.; HIRUMA, S. T. ; ANTONIETTI, E. ; PEREIRA, P. R. B. ; TAVARES, R. . MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE À EROSÃO NA BACIA DO RIO QUILOMBO. SÃO PAULO: IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, 1996 (BOLETIM N 12 INSTITUTO GEOLÓGICO 56 p.).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FERRARI, J. A.. Dfractal. 2000.

2.

3.
FERRARI, J. A.. SIS - SISTEMA DE INFORMAÇÕES SUBTERRÂNEAS. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRARI, JOSÉ ANTONIO. PARQUES - SP - PETAR. 2014.

2.
KARMANN, I. ; FERRARI, J. A. . NASCIDAS DAS ÁGUAS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
FERRARI, J. A.. Um jeito novo de conhecer cavernas. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERRARI, J. A.. OpenGl Fácil. 2014; Tema: Divulgação de exemplos para uso da biblioteca OpenGL com a linguagem VB6. (Blog).

2.
FERRARI, J. A.. GEOQUANT. 2005; Tema: Ferramenta computacional e tutoriais para mapeamento de cavernas. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, R. ; HIRUMA, S. T. ; FERRARI, J. A. . Fundamentos de Geociências Programa Complementar - Disciplina:Fundamentos de Cartografia e Geografia Física. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Salgado, A. A. S.; MAGALHAES JUNIOR, A. P.; FERRARI, JOSÉ ANTONIO. Participação em banca de Allan Silas Calux. GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DE CAVIDADES NATURAIS SUBTERRÂNEAS EM FORMAÇÃO FERRÍFERA NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MINAS GERAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FERRARI, J. A.; LUCHIARI, A.; ROSS, J. L. S.. Participação em banca de ROSANGELA DO AMARAL. UNIDADES ECODINÂMICAS: ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL MORRO DO DIABO E ENTORNO, TEODORO SAMPAIO/SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

3.
FERRARI, J. A.; KARMANN, I.; AULER, A.. Participação em banca de CLAUDIO GENTHNER. APLICAÇÃO DO TRAÇADOR FLUORESCENTE RODAMINA - WT NO ESTUDO GEOHIDROLÓGICO DA ÁREA CARBONÁTICA LAJEADO-BOMBAS, VALE DO BETARI, SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

4.
FERRARI, J. A.; GIANININI, P. C.; KARMANN, I.. Participação em banca de FERNANDO VERASSANI LAUREANO. O REGISTRO SEDIMENTAR CLÁSTICO ASSOCIADO AOS SISTEMAS DE CAVERNAS LAPA DOCE E TORRINHA, MUNICÍPIO DE IRAQUARA, CHAPADA DIAMANTINA (BA).. 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
KARMANN, I.; Granger, D.; AULER, A. S.; CRUZ JUNIOR, F. W.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de Fernando Verassani Laureano. IDADES DE SOTERRAMENTO Al/Be EM GRÃOS DE QUARTZO E O ASSOREAMENTO DE SISTEMAS DE CAVERNAS NA REGIÃO DE IRAQUARA, (BA): 2 MILHÕES DE ANOS DE REGISTRO SEDIMENTAR NO QUATERNÁRIO. 2014. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - USP.

2.
PECEQUILO, B, R, S; PUGLIESI, R.; FERRARI, J. A.; SILVA, A. A. R.; KARMANN, I.. Participação em banca de SIMONE ALBERIGI. SOBRE A INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS NOS NÍVEIS DE RADÔNIO EM CAVERNAS DOS PARQUES ESTADUAIS DO VALE DO RIBEIRA, SP E AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO E DO FATOR DE EQUILÍBRIO ENTRE RADÔNIO E SEUS DESCENDENTES. 2011. Tese (Doutorado em PÓS GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA NUCLEAR) - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES.

3.
FERRARI, J. A.; KARMANN, I.; RICCOMINI, C.; AULER, A.; PILÓ, L. B.. Participação em banca de WILLIAM SALLUN FILHO. GEOMORFOLOGIA E GEOESPELEOLOGIA DO CARSTE DA SERRA DA BODOQUENA, MS. 2005. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

4.
FERRARI, J. A.; KARMANN, I.; SÍGOLO, J. B.; SILVA JÚNIOR, G. C.; BERTOLOTO, R. A.. Participação em banca de AFONSO LIGÓRIO PIRES DE CARVALHO. HIDROGEOLOGIA E PROCESSOS CÁRSTICOS NAS FORMAÇÕES MURIBECA, RIACHUELO E CONTINGUIBA NA BACIA SE/AL EM SERGIPE. 2005. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

5.
DINIZ, H. N.; SANTORO, J.; TARGA, M. S.; SIMOES, S. J. C.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de Adilson Peloggia. Concepção e desenvolvimento de equipamentos automatizados para medidas de campo de recarga de aquiferos e determinação de parâmetros geológicos/geotécnicos. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade de Taubaté.

6.
KARMANN, I.; SÍGOLO, J. B.; AULER, A.; FERRARI, J. A.; PELLIZARI, V. H.. Participação em banca de MURILO ANDRADE VALE. HIDROGEOQUÍMICA DO GRUPO UNA (BACIAS DE IRECÊ E SALITRE): UM EXEMPLO DA AÇÃO DO ÁCIDO SULFÚRICO NO SISTEMA CÁRSTICO. 2004. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Karmann, Ivo; almeida, r. p; FERRARI, J. A.. Participação em banca de Fernando Verassani Laureano. SEDIMENTAÇÃO EM CAVERNAS NA PORÇÃO MERIDIONAL DA BACIA DE IRECÊ:IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS E PALEOCLIMÁTICAS. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Geoquímica e Geotectônica) - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - USP.

2.
PECEQUILO, B, R, S; CALDAS, L; Ferrari, José A.. Participação em banca de Simone Alberigi. Sobre a influência de fatores ambientais nos níveis de radônio nas cavernas do PETAR e avaliação do fator de equilíbrio entre radônio e seus descendentes em cavernas brasileiras. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA NUCLEAR) - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES.

3.
RICCOMINI, C.; FERRARI, J. A.; almeida, r. p. Participação em banca de Delano Menecucci Ibanez. Análise do relevo na Amazônia Central com o emprego de modelos digitais de elevação e geometria fractal. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

4.
FERRARI, J. A.; KARMANN, I.; DUARTE, U.. Participação em banca de AFONSO L. P. CARVALHO JÚNIOR. HIDROGEOLOGIA E PROCESSOS CÁRSTICOS EM TAQUARI VASSOURAS E ÁREAS ADJACENTES, BACIA SE/AL. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

5.
FERRARI, J. A.; RICCOMINI, C.; CAMPANHA, G. A. C.. Participação em banca de SILVIO TAKASHI HIRUMA. MORFOTECTÔNICA E EVOLUÇÃO CENOZÓICA DO PLANALTO DA BOCAINA. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

6.
FERRARI, J. A.; KARMANN, I.; SÍGOLO, J. B.. Participação em banca de MURILO ANDRADE VALLE. HIDROGEOQUÍMICA DO SISTEMA CÁRSTICO DO GRUPO UNA, ESTADO DA BAHIA. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, C. H. G.; HOLLANDA, M. H. B. M.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de GABRIEL ZACHARIAS SUGIURA.MODELAGEM 3D DO SETOR TURÍSTICO DA CAVERNA DO DIABO COM USO DE LASES SCANNER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOLOGIA) - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - USP.

2.
YAMAMOTO, J. K.; ROCHA, M. M.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de Luiz Henrique Faria de Carvalho.REPRESENTAÇÃO GRÁFICA TRIDIMENSIONAL DAS CARACTERÍSTICAS GEOTÉCNICAS DO MACIÇO DE ITAIPU: IMPLEMENTAÇÃO DA RENDERIZAÇÃO NO GEOVISUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOLOGIA) - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - USP.

3.
GIANININI, P. C.; ROCHA, M. M.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de PAULO MIGUEL HADDAD MARTIN.CARACTERIZAÇÃO DOS DEPÓSITOS CLÁSTICOS FOSSILÍFEROS DA GRUTA CUVIERI, MATOZINHOS - MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

4.
KARMANN, I.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de Itamar Brancalhão Junior.Classificação de risco geológico em áreas carbonáticas, utilizando SIG: Estudo de caso do fenômeno de abatimento de terreno no centro urbano de Cajamar (SP). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Instituto de Geociencias - Univ. de São Paulo.

5.
LUCHIARI, A.; SILVA, M. E. S.; FERRARI, J. A.. Participação em banca de ADHIM SANTIAGO JÚNIOR.AS PROPRIEDADES FRACTAIS DA TOPOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

6.
FERRARI, J. A.; MACHADO, R.; CANUTO, J. R.. Participação em banca de SAMAR DOS SANTOS STEINER.CARTOGRAFIA E MODELAMENTO DIGITAL DA REGIÃO DE LAGES, SC.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OFICINA:ÁREA DE INFLUÊNCIA DE CAVIDADES NATURAIS SUBTERRÂNEAS.IDENTIFICANDO A ÁREA DE INFLUÊNCIA DA CAVERNA A PARTIR DO CONHECIMENTO DO HIDROSSISTEMA CÁRSTICO. 2013. (Oficina).

2.
Geological Society of America - Annual Meeting & Exposition.ESTIMATING STEADY AND UNSTEADY TRANSPORT IN THE KARST SYSTEMS USING QUANTITATIVE TRACER TESTS AND CORRELATION ANALYSIS. 2011. (Encontro).

3.
Geological Society of America - Annual Meeting & Exposition.CHARACTERIZING FLOW BEHAVIOUR IN KARST SYSTEMS USING TIME SERIES ANALYSES ? BETARI VALLEY - BRAZIL. 2010. (Encontro).

4.
Carste 2009 - III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste.A abordagem hidrológica na proteção do carste. 2009. (Encontro).

5.
Carste 2009 - III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste.Mesa Redonda - Estabelecimento de áreas prioritárias para a conservação do patrimônio espeleológico brasileiro. 2009. (Encontro).

6.
Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste - IGc USP.O papel da recarga alóctone no planalto cárstico Lajeado-Bombas, Iporanga (SP). 2007. (Encontro).

7.
8th conference on limestone hydrogeology. STUDY OF SPRING HYDROGRAPHS OF A KARST PLATEAU IN SOUTHEAST BRAZIL USING TIME SERIES ANALYSIS. 2006. (Congresso).

8.
XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA.PARTICIPAÇÃO NA MESA REDONDA - A TROPICALIDADE E A DINÂMICA DAS PAISAGENS. 2005. (Simpósio).

9.
CARSTE 2004 - I ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO CARSTE.Correlação e análise espectral na caracterização hidrológica de sistemas cársticos ? o exemplo do planalto Lajeado-Bombas, SP. 2004. (Encontro).

10.
13 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPELEOLOGIA. Hydrogeological investigations of the Lajeado-Bombas karst system (south São Paulo state / Brazil) based on rhodamine-wt tracer test. 2001. (Congresso).

11.
II Workshop Brasileiro de Geoinformática.Modelagem geométrica 3D e análise espacial de sistemas cársticos com o uso de OPENGL e SQL. 2000. (Simpósio).

12.
VII Simpósio de Quantificação em Geociências.Visualização e análise espacial de sistemas cársticos.. 2000. (Simpósio).

13.
I SIMPÓSIO DE USUÁRIOS IDRISI.Utilização do softwre IDRISI no mapeamento da suscetibilidade à erosão. 1996. (Simpósio).

14.
VI SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS.Geoprocessamento aplicado na identificação dos fatores responsáveis pela formação de feições lineares de erosão na bacia do Rio Quilombo -SP. 1995. (Simpósio).

15.
38 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. Conversão e adensamento de arquivos exemplo SURFER-IDRISI. 1994. (Congresso).

16.
V SIMPÓSIO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS."ROTDAT", um programa para reconstruções paleocontinentais entre América do Sul e África. 1994. (Simpósio).

17.
IV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO. INTERPRETAÇÕES PALEOCLIMÁTICAS DE FEIÇÕES E PREENCHIMENTOS CÁRSTICOS NA REGIÃO CENTRO NORTE DA BAHIA. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BICHUETTE, M. E. ; FERRARI, J. A. ; CRUZ JUNIOR, F. W. ; SALLUN, W.F. ; PEREIRA, R. F. ; VALLE, M. ; e outros . Comissão Científica do Carste 2009 - III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste. 2009. (Congresso).

2.
BICHUETTE, M. E. ; ARAUJO, A. G. M. ; AULER, A. ; FERRARI, J. A. ; PILÓ, L. B. ; SANCHEZ, L. E. ; BASTOS, L. R. ; BAFFA, O. ; ANDRADE, R. ; SALLUN, W.F. . Comissão Científica do Carste 2007 - II Encontro Brasileiro de Estudos do Carste. 2007. (Congresso).

3.
POUCLET, A. ; SAADI, A. ; SESSEGOLO, G. ; KARMANN, I. ; RODET, J. ; FERRARI, J. A. ; WILLEMS, L. ; KIPNIS, R. ; HOENEN, S. . Comissão Científica do Carste 2004 - I Encontro Brasileiro de Estudos do Carste. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
CLAUDIO GENTHNER. APLICAÇÃO DO TRAÇADOR FLUORESCENTE RHODAMINA-WT NO ESTUDO GEOHIDROLÓGICO DA ÁREA CARBONÁTICA LAJEADO-BOMBAS, VALE DO BETARI, SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Antonio Ferrari.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ADHIM SANTIAGO JUNIOR. AS PROPRIEDADES FRACTAIS DA TOPOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2005. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: José Antonio Ferrari.

Iniciação científica
1.
ADHIM SANTIAGO JUNIOR. AS PROPRIEDADES FRACTAIS DA TOPOGRAFIA DAS PRINCIPAIS SUBZONAS DO RELEVO PAULISTA E SUAS RELAÇÕES COM FATORES AMBIENTAIS E OUTROS PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS. 2003. 9 f. Iniciação Científica. (Graduando em Seção de Geomorfologia) - Instituto Geológico Secretaria do Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Antonio Ferrari.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERRARI, J. A.. O SISTEMA CÁRSTICO - CONCEITOS E PRÁTICAS PARA A PROSPECÇÃO ESPELEOLÓGICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRARI, J. A.. Um jeito novo de conhecer cavernas. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
KARMANN, I. ; FERRARI, J. A. . NASCIDAS DAS ÁGUAS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
FERRARI, JOSÉ ANTONIO. PARQUES - SP - PETAR. 2014.


Redes sociais, websites e blogs
1.
FERRARI, J. A.. GEOQUANT. 2005; Tema: Ferramenta computacional e tutoriais para mapeamento de cavernas. (Site).

2.
FERRARI, J. A.. OpenGl Fácil. 2014; Tema: Divulgação de exemplos para uso da biblioteca OpenGL com a linguagem VB6. (Blog).



Outras informações relevantes


Responsável pelo Programa FAPLIVROS 2000-2002 que adquiriu livros nacionais e importados para o acervo do IG-SMA
Responsável pelo Programa FAPLIVROS 2006-2007 que adquiriu livros nacionais e importados para o acervo do 
IG-SMA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 14:01:33