Cristiana Ferrari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1843316540336825
  • Última atualização do currículo em 28/03/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1986), com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora assistente doutor junto ao Departamento de Fonoaudiologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de estímulo condicional, exclusão, aprendizagem relacional, aprendizagem de habilidades acadêmicas elementares por indivíduos com deficiência intelectual e também com problemas de comunicação. Desenvolve também estudos aplicados ao campo da Fonoaudiologia, incluindo-se o emprego de tecnologias comportamentais para análise e avaliação de habilidades de percepção auditiva de sons de fala e também para análise funcional de déficits afásicos. É membro do Grupo de Pesquisa Avaliação da Linguagem e Fala, da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP -Câmpus de Marília (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiana Ferrari
Nome em citações bibliográficas
FERRARI, C.;Ferrari, C

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Câmpus Universitário
17525900 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 34021324
URL da Homepage: http://www.marilia.unesp.br


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1996
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aquisição de relações condicionais por exclusão e por tentativa-e-erro: efeitos da quantidade de experiência, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Julio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem relacional; relações condicionais arbitrárias; exclusão; tentativa-e-erro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1987 - 1989
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Aquisição de relações de emparelhamento e nomeação após treino de discriminação condicional sem erros: aprendizagem por exclusão,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Julio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Discriminação condicional; Emparelhamento por exclusão; Aprendizagem sem erro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1982 - 1986
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Estatística Aplicada para Iniciantes. (Carga horária: 100h).
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, DFONO, Brasil.
2013 - 2013
Preparação de artigo científico médico-biológico. (Carga horária: 16h).
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências, FFC, Brasil.
2013 - 2013
Geodesic EEG System 300: installation & management. (Carga horária: 20h).
Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico - UNESP, LEAD, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 27h).
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Percepção de fala: aspectos teóricos e experimenta. (Carga horária: 16h).
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências, FFC, Brasil.
2009 - 2009
Teoria Fonológica e Aquisição da Oralidade .... (Carga horária: 16h).
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências, FFC, Brasil.
2008 - 2008
Automonitoramento. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2002 - 2002
A perspec. biocomport. e suas contr. para a AC. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Curric. Func. Nat. na Ed. Indiv. Sev. Prejudicados. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1995 - 1995
Administração da qualidade de modelos de.... (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1995 - 1995
Os efeitos da aprendizagem por discriminação.... (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1992 - 1992
Análise de generalização ou transferência.. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1988 - 1988
Delineamento de pesquisa .... (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1988 - 1988
Como aumentar o número de defesas de.... (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1988 - 1988
Comportamento Verbal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1988 - 1988
Comportamento governado por regras. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Brasileira de Alfabetização, ABALF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro Associado, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Fiscal, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro associado, Enquadramento Funcional: Tesoureira, Carga horária: 1


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Assistente da PP do QDUNESP, referência MS2, criado pela Lei Complementar902/2001, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, exercendo a função de Professor Assistente Doutor.

Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Autárquico, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Assistente Doutor, sob o regime jurídico autárquico, instituído pelo Estatuto do Servidores Docentes do Ensino Superior e dos Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista - EDUNESP (Resolução UNESP 62/95, publicada em 01/09/1995 e Portaria UNESP 228/95).

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Autárquico, Enquadramento Funcional: Professor Assistente em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em Regime Jurídico Autárquico, instituído pelo Estatuto dos Servidores Docentes do Ensino Superior e dos Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - EDUNESP (Resolução UNESP 62/95, publicada em 01/09/1995 e Portaria UNESP 228/95).

Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Auxiliar de Ensino em caráter provisório.

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro titular do Conselho Departamental de Fonoaudiologia.
4/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Cargo ou função
Membro suplente do Comitê de Ética no Uso de Animais - Portaria Nº 58/2016.
10/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico.

Cargo ou função
Vice- Coordenador do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico - Portaria N° 144/2015.
03/2015 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Colaboração nas atividades desenvolvidas no "Programa de Avaliação e Diagnóstico da Comunicação Humana e seus Distúrbios" - Projeto de Extensão..
2/2017 - 12/2017
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem;
Inclusão da Pessoa com Necessidade Especial
Metodologia da Pesquisa Avançada: Observação e Registro do Comportamento
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia da Pesquisa Científica
3/2017 - 11/2017
Extensão universitária , Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Assessoria a estagiários do Curso de Fonoaudiologia no atendimento de pacientes com queixas de comunicação e/ou problemas de comportamento.
03/2016 - 04/2017
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inclusão da pessoa com Necessidade Especial - 60 horas
Metodologia da Pesquisa Avançada: Observação e Registro do Comportamento - 30 horas
Metodologia da Pesquisa Científica - 60 horas
Psicologia da Aprendizagem - 60 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 120 horas
8/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Treinamento para uso do aplicativo "Paradigm Player" (Perception Research Systems Inc.) e co-orientação para elaboração de projeto de monografia de conclusão de curso, da graduanda Tais Eloiza Ciscoto, do Curso de Fonoaudiologia.
12/2012 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho Diretor do CEES - Portaria N° 152/2012.
5/2016 - 5/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Emissão de Parecer.
09/2015 - 03/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - Turma A e B - 04 créditos
Trabalho de Conclusão de Curso I - Turma C e D - 04 créditos
09/2015 - 01/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica - 04 créditos
02/2015 - 12/2015
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 08 créditos
10/2013 - 10/2015
Direção e administração, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Vice-Corrdenadora do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (Portaria no. 133/2013).
04/2015 - 09/2015
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem - 4 créditos
Inclusão da Pessoa com Necessidade Especial - 4 créditos
04/2015 - 06/2015
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Avançada: Observação e Registro do Comportamento - 02 créditos
04/2015 - 04/2015
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conferência apresentada (4 h) objetivos e usos da Classificação Internacional sobre Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como parte do conteúdo programático da disciplina Doagnóstico Fonoaudiológico
11/2014 - 03/2015
Ensino, Fonoaudioologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - Turma A e B - 60 h
Trabalho de Conclusão de Curso I - Turma C e D - 60 h
Metodologia da Pesquisa Científica - 30 h
2/2014 - 12/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 120 h
3/2012 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

3/2014 - 11/2014
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Serviço realizado
Assessoria e orientação complementar a alunos estagiários no trabalho de planejamento terapêutico e atendimento a pacientes com distúrbio de fala, na área de leitura e escrita.
3/2014 - 7/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inclusão da Pessoa com Necessidade Especial - 60 h
Psicologia da Aprendizagem - 60 h
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - 60 h (Turma A e B)
8/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Atividade de extensão realizada
Atendimento complementar na área de leitura e escrita de pacientes atendidos no CEES, referente a atividades previstas no projeto de extensão universitária "Avaliação e Intervenção Assistida por Computador".
03/2013 - 12/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 120 h
04/2012 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Atividade realizada
Assessoria técnico-pedagógica a estagiários do Curso de Fonoaudiologia e treinamento no uso do software Progleit para elaboração de tarefas adaptadas de avaliação e terapia de pacientes com transtorno de linguagem falada.
3/2012 - 11/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Serviço realizado
Assessoria e orientação complementar a estagiários do Curso de Fonoaudiologia no planejamento e atendimento a pacientes com distúrbio de fala na área de leitura e escrita.
10/2011 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Congregação.

Cargo ou função
Representante docente, membro titular (Portaria No. 121 de 17/10/2011).
10/2011 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, do Conselho Departamental de Fonoaudiologia - Portaria 132 de 24-10-2011.
03/2013 - 08/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem - 60 h
03/2013 - 08/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Eticos, Político-Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais - 60h
5/2013 - 5/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conferência apresentada (4h) sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), como parte do conteúdo programático da disciplina Diagnóstico Fonoaudiológico, do Proporgrama de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
03/2012 - 12/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 120 h
02/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Avaliadora ad hoc da Revista de Iniciação Científica da UNESP, Câmpus de Marília.
8/2011 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Avaliação de pacientes atendidos no CEES, referente a atividades previstas no projeto de extensão universitária "Avaliação e Intervenção Assistida por Computador".
08/2012 - 11/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - Turma A e B - 60 h
08/2012 - 11/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - Turma C e D - 60 h
06/2012 - 08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Cargo ou função
Secretária da Comissão Eleitoral para Escolha do Diretor e Vice-Diretor da FFC (Portaria no. 082, de 29-06-2012 e Portaria no. 093, de 06-08-2012).
03/2012 - 7/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem - 60 h
03/2012 - 07/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Etico Político Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades especiais - 60 h
12/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Representante docente pelo Departamento de Fonoaudiologia no II Fórum das Grandes Áreas do Conhecimento: "Avaliação do Trabalho Docente na UNESP".
08/2011 - 12/2011
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I (Turma C e D) - 60 horas-aula
Trabalho de Conclusão de Curso I (Turma A e B) - 60 horas-aula
8/2011 - 11/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Serviço realizado
Atendimento de pacientes do CEES para avaliação complementar (N= 05).
03/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, do Conselho Departamental de Fonoaudiologia (Portaria No. 016 de 31/03/2011).
07/2010 - 10/2011
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico.

Cargo ou função
Vice-coordenadora do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico.
10/2009 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Câmpus de Marília (Portaria No. 147, de 19/10/2009.
09/2009 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão Permanente de Publicações (Portaria No. 138, de 25/09/2009).
03/2011 - 07/2011
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Éticos Políticos Educacionais, da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais - 04 créditos (60 horas-aula)
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos (60 horas-aula)
06/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Representante docente pelo Departamento de Fonoaudiologia no I Fórum das Grandes Áreas do Conhecimento: "Avaliação do Trabalho Docente na UNESP".
05/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Membro da Comissão Científica do VI Seminário de Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I (Turma C e D) - 60 horas-aula
Trabalho de Conclusão de Curso I (Turma A e B) - 60 horas-aula
3/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade realizada
Acessoria técnica interdisciplinar em atividades de estágio supervisionado de graduandos de Fonoaudiologia (disciplina Estágio Supervisionado de Distúrbios da Linguagem, Fala e Deglutição em Lesados Encefálicos, do 4o ano).
8/2007 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Membro titular da Subcomissão de Ética Experimental em Animais - Portaria No. 08/08/2007. Revogada pela Portaria No. 181/2010.
04/2010 - 11/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Serviço realizado
Atendimentos a pacientes do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (Número de atendimentos = 17)..
03/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Supervisão de atividades desenvolvidas na oficina de leitura e escrita referentes ao projeto de extensão universitária.
11/2008 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Cargo ou função
Representante docente, membro titular, no Conselho Diretor Do Centro de Estudos da Educação e da Saúde.
6/2010 - 8/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Serviço realizado
Atendimento e orientação a familiares de pacientes atendidos no Centro de Estudos da Educação e da Saúde. (Número de atendimentos = 4).
03/2010 - 07/2010
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Éticos Políticos Educacionais, da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais - 04 créditos (60 horas-aula)
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos (60 horas-aula)
3/2010 - 7/2010
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Co-orientação de bolsista de apoio técnico acadêmico e extensão (PROEX) junto ao projeto de extensão universitária.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - 60 horas-aula para a Turma A e B do 3o ano do Curso de Fonoaudiologia
Trabalho de Conclusão de Curso I - 60 horas-aula para as Turmas C e D do 3o. ano do Curso de Fonoaudiologia
8/2009 - 12/2009
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I (60 horas-aula - 3o ano) para Turma A e B (18 alunos) e Turma C e D (17 alunos) do Curso de Fonoaudiologia
08/2009 - 11/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Proposição e desenvolvimento de procedimentos e protocolo de avaliação de habilidades de discriminação de sons de fala.
03/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Supervisão de atividades desenvolvidas por alunos voluntários na oficina de leitura e escrita referente ao projeto de extensão universitária "Atuação Fonoaudiológica com Idosos Institucionalizados".
10/2007 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pesquisa, Comissão Permanente de Pesquisa.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente - Portaria No. 147 de 17/10/2007..
7/2009 - 7/2009
Ensino, Especialização em Linguagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diagnóstico Fonoaudiológico - como co-responsável em 04 horas-aula
03/2009 - 7/2009
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Ético Político Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais (60 horas-aula) para 35 alunos do 1o. ano do Curso de Fonoaudiologia
Psicologia da Aprendizagem - 60 horas-aula para 35 alunos do 1o. ano do Curso de Fonoaudiologia
03/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Colaboração na supervisão de atividades desenvolvidas nas oficinas de habilidades de comunicação e de leitura e escrita referentes ao projeto "Atuação Fonoaudiológica com Idosos Institucionalizados".
2/2008 - 12/2008
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Ético-Político- Educacinais da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais - 60 horas
Psicologia da Aprendizagem - 60 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I - 60 horas
10/2008 - 11/2008
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação das atividades da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso
10/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Coordenação das atividades relativas ao projeto de extensão universitária "Atuação Fonoaudiológica com Idosos Institucionalizados.
09/2006 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, do Conselho de Graduação de Fonoaudiologia (Portaria No. 092 de 26/09/2006)..
09/2007 - 05/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Emissão de pareceres consubstanciados junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, com a finalidade de avaliar pertinência e valor científico do estudo, adequação metodológica aos objetivos e atendimento dos requisitos das Resoluções do CNS sobre pesquisa c.
07/2007 - 05/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa, representante da área de biológicas - Portaria No. 93 de 06/07/2007..
3/2007 - 12/2007
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Ético-político-educacionais da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais - 60 horas
Psicologia da Aprendizagem - 60 horas
08/2007 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Serviço realizado
Atendimento a pacientes com distúrbios neurológicos no Centro de Estudos da Educação e da Saúde (N= 4).
03/2007 - 11/2007
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Colaboração na supervisão de atividades desenvolvidas nas oficinas de habilidades de comunicação e de leitura e escrita referentes ao projeto "Atuação Fonoaudiológica com Idosos Institucionalizados".
10/2005 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, no Conselho Departamental de Fonoaudiologia - Portaria No. 166 de 25/10/2005..
08/2007 - 09/2007
Treinamentos ministrados , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Treinamentos ministrados
Elaboração de planos de intervenção: definição operacional de objetivos de intervenção, protocolos de registro e análise de dados sobre o desempenho do paciente e forma de apresentação de relatórios
08/2007 - 08/2007
Treinamentos ministrados , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Treinamentos ministrados
Elaboração de planos diários de avaliação fonoaudiológica para graduandos de Fonoaudiologia em atividades de estágio da disciplina Estágio Supervisionado em Avaliação da Fala e da Linguagem" (04 horas)
04/2007 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Serviço realizado
Atendimento a pacientes com distúrbios neurológicos no Centro de Esrudos da Educação e da Saúde (N= 3).
3/2006 - 12/2006
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 60 horas
Aspectos Ético-político-educacionais da Normalização e Integração da Pessoa com Necessidades Especiais - 60 horas
Psicologia da Aprendizagem - 60 horas
Psicologia do Excepcional - 60 horas
03/2006 - 11/2006
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Colaboradora no projeto de extensão universitária intitulado "Atuação Fonoaudiológica com Idosos Institucionalizados".
10/2006 - 10/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
I Encontro de Avaliação do Curso de Fonoaudiologia.
05/2006 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Membro da Comissão Científica da VIII Jornada de Educação Especial..
3/2005 - 12/2005
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Excepcional - 04 créditos
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/2004 - 12/2004
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Excepcional - 04 créditos
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
11/2000 - 9/2004
Direção e administração, Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Centro de Estudos da Educação e da Saúde.

Cargo ou função
Vice-supervisora do Centro de Estudos da Educação e da Saúde - CEES (Portaria No. 153 de 22/11/2000).
8/2002 - 8/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, do Conselho de Curso de Fonoaudiologia (Portaria No. 073 de 05/08/2002).
3/2002 - 3/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro titular, junto ao Conselho Departamental de Fonoaudiologia (Portaria No. 032 de 03/04/2002).
3/2003 - 12/2003
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/2002 - 12/2002
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
6/2000 - 6/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, do Conselho de Curso de Fonoaudiologia (Portaria No. 034 de 28/06/2000).
2001 - 2002
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Parecerista ad hoc dos relatórios finais dos projetos do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UNESP.
3/2001 - 12/2001
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Familiar - 30 horas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
11/1999 - 11/2001
Direção e administração, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Vice-chefe do Departamento de Fonoaudiologia (Portaria No. 144 de 29/11/1999)..
10/1999 - 10/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, da Comissão Permanente de Pesquisa (Portaria No. 105 de 13/10/1999)..
2000 - 2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Parecerista ad hoc dos relatórios finais dos projetos de Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UNESP..
3/2000 - 12/2000
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Familiar - 30 horas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/1999 - 11/2000
Direção e administração, Clínica de Fonoaudiologia, Clínica de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da UNESP - Câmpus de Marília (Portaria No. 009 de 01/03/1999).
10/1999 - 10/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro titular, junto ao Conselho Departamental de Fonoaudiologia (Portaria No. 118 de 13/10/1999)..
06/1999 - 05/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente do Departamento de Fonoaudiologia junto ao Conselho Diretor do Centro de Orientação Educacional (Portaria No. 150 de 09/12/1999)..
11/1998 - 5/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Membro da Comissão para Estudo e Formalização de Proposta de Reestruturação do Centro de Orientação Educacional (Portaria No. 149 de 26/11/1998)..
3/1999 - 12/1999
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Fonoaudiologia - 04 créditos
03/1999 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Membro da comissão para seleção de bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante da UNESP, designada pela CEUAC..
03/1999 - 06/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro titular, junto ao Conselho Diretor do Centro de Orientação Educacional (Portaria No. 015 de 04/03/1999)..
3/1998 - 12/1998
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
03/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Membro da Comissão d Extensão e Assuntos Comunitários para seleção de bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante da UNESP..
3/1997 - 12/1997
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
12/1995 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, junto à Comissão de Extensão e Assuntos Comunitários (Portaria No. 164 de 22/12/1995)..
12/1995 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Representante docente, membro suplente, junto ao Conselho Departamental de Fonoaudiologia (Portaria No. 155 de 06/12/1995)..
5/1997 - 5/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Membro da Comissão Científica Local do IX Congresso de Iniciação Científica da UNESP.
04/1997 - 04/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Cargo ou função
Membro da comissão designada para proceder revisão do processo de seleção de Bolsa do Programa de Apoio ao Estudante da UNESP (Portaria No. 30 de 28/04/1997)..
3/1996 - 12/1996
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/1995 - 12/1995
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/1994 - 12/1994
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/1993 - 12/1993
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/1992 - 12/1992
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
3/1991 - 12/1991
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos
5/1990 - 12/1990
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento Aplicada à Fonoaudiologia - 04 créditos
Psicologia da Aprendizagem - 04 créditos
Introdução à Psicologia - 04 créditos

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1989 - 12/1989
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 1 - Aprendizagem

Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Membro Associado, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Curador, Carga horária: 1



Linhas de pesquisa


1.
Controle de estímulo relacional

Objetivo: Com base na tecnologia comportamental derivada da pesquisa básica e aplicada em Análise Experimental do Comportamento, focaliza aspectos d o funcionamento simbólico, com ênfase na investigação de habilidades e processos comportamentais sob controle relacional de estímulos, bem como seus déficits, com vistas à identificação e desenvolvimento de 1) tarefas/procedimentos de avaliação dessas habilidades; 2) componentes instrucionais para uso em programas de remediação de déficits em habilidades fundamentais de compreensão/expressão da linguagem falada e escrita em indivíduos (crianças e adultos) com distúrbios de fala/linguagem..
Palavras-chave: controle relacional de estímulo; discriminação auditiva; comportamento textual; distúrbios de fala/linguagem.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Emprego de uma variante de de tarefa de múltipla escolha para investigação de déficits de compreensão de palavras isoladas em indivíduos com lesão hemisférica unilateral
Descrição: Pesquisas prévias sobre habilidades de compreensão auditiva de palavras, avaliadas no contexto de tarefa de múltipla escolha (e.g."matching to sample"), indicam que sujeitos com lesão hemisférica unilateral (direita ou esquerda) tendem a exibir erros de compreensão caracterizados por seleção de alternativas relacionadas semanticamente ao estímulo modelo, Neste projeto, investigaremos o fenômeno referido na literatura como ?erro semântico? em participantes com lesão hemisférica unilateral esquerda por meio de uma variante metodológica de tarefa de matching to sample que será adaptada para estudos sobre compreensão de palavras isoladas em pessoas com lesão encefálica. Uma vez que essa variante metodológica (chamada ?Blank Comparison Technique?) permite analisar separadamente respostas de seleção feitas por rejeição e por seleção de alternativas, nós conduziremos estudos com o propósito de verificar: 1) se esta variante de tarefa de múltipla escolha é sensível para documentar erros semânticos em indivíduos com lesão hemisférica unilateral; 2) sob quais condições tais erros seriam mais proeminentes ou mais prováveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiana Ferrari - Coordenador / Célia Maria Giacheti - Integrante / Milton Marchioli - Integrante.
2014 - Atual
Estudo eletrofisiológico de processos simbólicos em indivíduos com ou sem distúrbios da comunicação.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Célia Maria Giacheti em 28/03/2014.
Descrição: Este projeto pretende investigar correlatos eletrofisiológicos de processos simbólicos, seus componentes e precursores. Os participantes serão indivíduos com ou sem distúrbios da comunicação, de etiologia variável, de ambos os gêneros e com idades variáveis (a partir da idade pré-escolar). O trabalho envolverá técnicas de análise eletrofisiológica da cognição, enfatizando a extração de potenciais cerebrais relacionados a eventos (ERPs). Paradigmas experimentais que simulam o estabelecimento de relações simbólicas serão utilizados em combinação com técnicas de extração de ERPs. Propõe-se uma operação integrada de ferramentas conceituais e metodológicas comuns a pesquisadores da fonoaudiologia, da psicologia e da neurociência cognitiva. Espera-se que essa interdisciplinaridade possa servir não apenas para uma análise mais ampla da comunicação e cognição humana, mas que também beneficie a pesquisa de fonoaudiólogos, psicólogos e neurocientistas. Acredita-se que um diálogo entre essas correntes possa gerar contribuições relevantes para a compreensão do comportamento humano complexo e também para a produção de conhecimento que possa ser aproveitado no desenvolvimento de tecnologias úteis para indivíduos portadores de distúrbios da comunicação, bem como para a avaliação da eficácia de procedimentos terapêuticos remediativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Desenvolvimento de um procedimento de avaliação sistemática de habilidades de discriminação de sons de fala em pré-escolares
Descrição: O trabalho tem como propósito avaliar, em campo, a adequação de instrumento proposto para avaliação de habilidades de discriminação auditiva de sons de fala em crianças com desenvolvimento típico a partir de 4 anos de idade. O instrumento baseia-se em uma versão modificada da tarefa de julgamento igual/diferente proposta, particularmente no que tange à forma de apresentação de pares estímulos auditivos. e na exigência de resposta de atenção (não verbal) explícita para cada estímulo auditivo. Outro objetivo é determinar gradientes de discriminação auditiva e verificar eventuais diferenças no desempenho de crianças, em função da idade/escolaridade..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2016
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO APRENDIZAGEM RELACIONAL E FUNÇÃO SIMBÓLICA
Descrição: Projeto de criação de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia((Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conforme o Edital 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP). COORDENADORA: Deisy das Graças de Souza VICE-COORDENADOR: Olavo de Faria Galvão O Instituto Nacional de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INECCE), proposto no presente edital, é uma expansão do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino que vem, desde 1996, organizando os esforços de pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e University of Massachusetts Medical School (UMMS). Os projetos do Instituto focalizam ciência e tecnologia comportamental que trata do funcionamento simbólico e seus déficits funcionais, (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, deficiência mental, distúrbios adquiridos de linguagem, fracasso em alcançar competências acadêmicas elementares em leitura, escrita e matemática, etc.). O programa de pesquisa terá três componentes principais: Ciência Básica, Translacional e Aplicada. O PROGRAMA DE CIÊNCIA TRANSLACIONAL DO INECCE: Coordenador: Julio César de Rose. SUB PROJETO 6A: A Metodologia neuropsicológica derivada do laboratório Metas do Subprojeto: 1- Montar uma bateria abrangente e automatizada de testes neuropsicológicos de processos sensoriais, atenção, memória e funcionamento executivo, que seja apropriada para indivíduos com prejuízos graves da comunicação oral; 2- Avaliar esta bateria em campo, com várias populações que o novo programa do Instituto focaliza em seus estudos, incluindo crianças pequenas com desenvolvimento típico, crianças com transtornos de desenvolvimento neurológico, com síndromes genéticas, crianças mais velhas com deficiências severas desta natureza e adultos com distúrbios neurológicos adquiridos. Também serão investigadas extensões para primatas não humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Cristiana Ferrari - Integrante / Julio César Coelho de Rose - Integrante / William J McIlvane - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Integrante / Célia Maria Giacheti - Coordenador / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Ana Leda de Faria Brino - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2009 - 2011
Projeto de Pesquisa - Nomeação de figuras por confrontação: análise comparativa de eventuais diferenças no desempenho de indivíduos em função de variáveis demográficas
Descrição: Estudo 1: "Análise de concordância de respostas de nomeação e do grau de familiaridade de figuras por adultos normais".Nomear objetos (reais ou representados por figuras) é uma das habilidades básicas de linguagem e freqüentemente é objeto de avaliação em indivíduos com sinais de distúrbio adquirido de linguagem ou atraso no desenvolvimento de linguagem. Representações bidimensionais de objetos são bastante empregadas em provas formais e/ou informais para avaliação de domínios relacionados à linguagem e também de ?componentes? da linguagem oral e escrita. A construção de tarefas de teste, nas quais figuras de objetos são empregadas, requer a seleção criteriosa dos materiais, uma vez que variáveis sociodemográficas podem explicar diferenças no padrão e/ou na acurácia de respostas de nomeação e reconhecimento de figuras bi-dimensionais em populações com desenvolvimento típico ou normal. Como não há normas brasileiras disponíveis para figuras (fotos coloridas) com indivíduos de diferentes níveis de instrução e faixa etária, o estudo tem a finalidade de fornecer alguns parâmetros que possam subsidiar a seleção de materiais que serão posteriormente usados na elaboração de instrumentos de avaliações clínicas fonoaudiológicas e psicopedagógicas. São objetivos do estudo: 1) avaliar a concordância nome-objeto para cerca de 400 figuras previamente preparadas (fotos coloridas de diferentes categorias de objetos); 2) identificar eventuais padrões de resposta de nomeação, em função do gênero e escolaridade. O estudo faz parte do Programa de Ciência Translacional, do Instituto de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT ECCE), criado pelo Edital 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiana Ferrari - Coordenador / Célia Maria Giacheti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - 2011
Projeto de Pesquisa - Desenvolvimento de um procedimento de avaliação sistemática de habilidades de discriminação de sons de fala I: estudo piloto
Descrição: Habilidades de discriminação de sons de fala é um requisito crucial na aquisição de leitura e escrita. Crianças com transtornos de desenvolvimento da linguagem falada podem apresentar déficits em habilidades discriminativas de sons de fala. No presente projeto pretende-se propor e desenvolver procedimentos para descrição e avaliação de habilidades de discriminação relacional de sons de fala, baseado em tarefas de julgamento igual/diferente modificada para aplicação em sujeitos pré-escolares (a partir de quatro anos) que apresentam prejuízos no desenvolvimento da linguagem falada. O objetivo é propor e avaliar a exequibilidade de uma tarefa modificada de julgamento igual-diferente para avaliação de habilidades discriminativas auditivas de sons de fala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Estudo Piloto - ENSINANDO HABILIDADES BÁSICAS DE LEITURA E ESCRITA VIA MÉTODOS DE CONTROLE DE ESTÍMULOS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DEFICIENTES MENTAIS.
Descrição: O trabalho se constituiu em um estudo piloto, parcialmente desenvolvido com uma criança de 10 anos de idade, diagnosticada com agenesia de corpo caloso, com deficiência mental. O propósito do estudo foi analisar a aplicabilidade dos procedimentos de controle de estímulos usados para ensinar habilidades elementares de leitura e escrita em indivíduos com as características acima e identificar variáveis de procedimento que seriam mais adequadas e eficazes para ensinar tais repertórios. Os resultados da análise de desempenho foram usados para identificar, também, quais adaptações no software usado no estudo se faziam necessárias para melhorar a eficácia do programa de ensino proposto..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cristiana Ferrari - Coordenador.
2002 - 2003
Projeto de Pesquisa - EFEITOS DO TREINO DE HABILIDADES FONOLÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA
Descrição: Neste projeto replicou-se os procedimentos usados em estudos anteriores e realizou-se refinamentos metodológicos para melhor controle de variáveis de treino. O projeto foi desenvolvido em dois estudos, um com crianças com história de fracasso escolar e outro com crianças pré-escolares e desenvolvimento normal. O objetivo foi verificar efeitos de um pacote de treino que focalizou o ensino de habilidades de discriminação de seguimentos da palavra falada e escrita na emergência de leitura e escrita, sob ditado, de palavras de generalização. O projeto contou com apoio da FAPESP (Proc. nº01/09077-9) e auxílio financeiro da Comissão Pemanente de Pesquisa, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Câmpus de Marília..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cristiana Ferrari - Coordenador / Fabiana C Bovo - Integrante.Financiador(es): Pro-Reitoria de Extensão da UNESP - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
1999 - 2001
Projeto de Pesquisa - EFEITOS DO TREINO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA
Descrição: Estudos mostram que o comportamento textual sob controle de unidades mínimas pode emergir a medida que o repertório de comportamento textual sob controle de unidades mais amplas (palavra) se amplia. Sujeitos ensinados a emparelhar palavras faladas a palavras impressas correspondentes podem ser capazes de nomear e escrever, sob ditado, palavras novas compostas por sílabas de palavras que aprenderam a reconhecer globalmente. Por outro lado, outros estudos demonstram que a ocorrência de leitura generalizada é mais provável quando relações entre unidades mínimas (e.g. sílabas e fonemas) são explicitamente ensinadas. Uma série de estudos, conduzidos com crianças normais e com deficiência mental, replicou e estendeu análises prévias sobre a aquisição do comportamento textual e formação de classes de equivalência, baseadas em procedimentos de controle de estímulos. Além dos procedimentos empregados no estudo replicado, introduziram-se tarefas de treino de habilidades de manipulação silábica (oral e escrita). O objetivo foi verificar se o treino de habilidades de manipulação de seguimentos da linguagem oral e escrita teria efeito facilitador na emergência de leitura e escrita recombinativa generalizada. O projeto contou com apoio do CNPq (Bolsa PIBIC) e auxílio financeiro da Comissão Pemanente de Pesquisa, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Câmpus de Marília..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cristiana Ferrari - Integrante / Fabiana C Bovo - Integrante / Aline A Araújo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - Atual
Projeto de Extensão Universitária - Avaliação e intervenção assistida por computador
Descrição: A avaliação e a intervenção assistidas por computador, aqui consideradas, referem-se a processos, procedimentos e condições inerentes à avaliação, intervenção ou instrução, nos quais estão envolvidos recursos de informática (hardware e/ou software). O presente projeto focaliza a aplicação de tecnologias comportamentais de ensino, por meio de intervenção assistida por computador, como apoio para a avaliação e/ou intervenção na clínica fonoaudiológica. São objetivos do projeto: 1) desenvolver procedimentos de avaliação e intervenção fonoaudiológica, baseados em computador e derivados da pesquisa comportamental básica e aplicada ao ensino, incluindo-se, mas não se restringindo a, materiais e programas instrucionais, bateria de testes, etc.; 2) Avaliar a adequação e eficácia de tais procedimentos de avaliação/intervenção em campo; 3) contribuir para a disseminação de conhecimentos oriundos da pesquisa comportamental translacional e aplicada na prática clínica fonoaudiológica; 4) Promover o acesso, por parte de indivíduos com comprometimentos graves em habilidades de comunicação, a programas baseados em computador que venham a ser desenvolvidos como apoio para a avaliação e intervenção fonoaudiológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2003 - 2004
Periódico: Revista de Extensão e Pesquisa em Educação e Saúde


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Análise Experimental do Comportamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:1
Total de citações:11
Ferrari, C  Data: 26/03/2012

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:12
ferrari, cristiana  Data: 26/03/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRARI, C.;Ferrari, C2009FERRARI, C.; DE ROSE, J. C. ; GIACHETI, C. M. . Procedimentos de emparelhamento com modelo e possíveis aplicações na avaliação de habilidades de linguagem. Revista Salusvita (USC. Impresso) (Cessou em 2005), v. 28, p. 85-100, 2009.

2.
FERRARI, C.;Ferrari, C2008 FERRARI, C.; DE ROSE, J. C. ; MCILVANE, W. J. . A comparison of exclusion and trial-and-error procedures: primary and secondary effects. Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin, v. 29, p. 9-16, 2008.

3.
GUIDA, H. L.2007GUIDA, H. L. ; FENIMAN, M. R. ; ZANCHETTA, S. ; FERRARI, C. ; GIACHETI, C. M. ; ZORZETTO, Neivo Luiz . Revisão anatômica e fisiológica do processamento auditivo. Acta ORL, v. 25, p. 173-254, 2007.

4.
FERRARI, C.;Ferrari, C1993 FERRARI, C.; DE ROSE, J. C. ; MCILVANE, W. J. . Exclusion vs. Selection Training of Auditory-Visual Conditional Relations. Journal of Experimental Child Psychology (Print), v. 56, p. 49-63, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
GIACHETI, Célia M ; FERRARI, C. . Roteiro descritivo da avaliação fonoaudiológica da criança. In: Célia Maria Giacheti. (Org.). Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares. 1ªed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. , p. 245-261.

2.
Ferrari, C. AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE PERCEPÇÃO DE SONS DE FALA: QUESTÕES METODOLÓGICAS. In: Célia Maria Giacheti; Sandra Regina Gimeniz-Paschoal. (Org.). Perspectivas multiciplinares em Fonoaudiologia: da avaliação à intervenção. 1ed.Marília: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2013, v. , p. 00-00.

3.
GIACHETI, C. M. ; FERRARI, C. ; GUIDA, H. L. . ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. In: Juliana Marcolino; Ana Paula Zaboroski; Jáima Pinheiro de Oliveira. (Org.). Perspectivas Atuais em Fonoaudiologia: Refletindo sobre Ações na Comunidade. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOVO, Fabiana C ; FERRARI, C. . Efeitos do componente de treino de habilidades fonológicas na aquisição de habilidades básicas de leitura e escrita. In: VIII JOrnada de Fonoaudiologia, 2002, Marília - SP. Coletânea de comunicações científicas. Marília: FUNDEPE, 2002. p. 91-108.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, C.. Aprendizagem de nomeação de estímulos visuais através de escolha de acordo com o modelo por exclusão e por seleção. In: XXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1992, Ribeirão Preto. Anais da XXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1991. v. 01. p. 138-139.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. R. ; ASSIS, M. F. ; SILVA, I. B. ; FERRARI, C. ; GIACHETI, C. M. . Sindrome de Guillain-barré: um relato de caso. In: XXIV Congresso Fonoaudiológico de Bauru, 2017, Bauru. Anais do XXIV Congresso Fonoaudiológico de Bauru. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2017. v. 0. p. 102-102.

2.
COSTA, T. M. G. ; FERRARI, C. . Análise de concordância e padrão de respostas de nomeação de fotografias por adultos normais. In: 19o. Congresso Brasileiro e 8o. Internacional de Fonoaudiologia, 2011, São Paulo - SP. Revista Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento 2011. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011. v. 16. p. 1550-1550.

3.
FERRARI, C.; CONRADO, T. L. B. C. . Avaliando habilidades de discriminação auditiva relacional de sons de fala em indivíduos com distúrbio de linguagem falada. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Resumos de Comunicação Científica., 2010.

4.
GIACHETI, C. M. ; MIURA, Regina K K ; FERRARI, C. . O Inventário Portage Operacionalizado como instrumento informativo na avaliação fonoaudiológica. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sulbrasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçú - PR. Revista Da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2004.

5.
GARCIA, Roberta ; PINTO, Silvia Patrícia Souza ; FERRARI, C. ; GIACHETI, C. M. . Perfil de habilidades de comunicação de dois irmãos com a Síndrome Alcoólica Fetal. In: X Jornada de Fonoaudiologia, 2004, Marília. Resumos da X Jornada de Fonoaudiologia. Marilia - SP: UNESP, 2004. p. 21-22.

6.
FERRARI, C.; BOVO, Fabiana C ; GIACHETI, C. M. . O emprego de tarefas de matching-to-sample na avaliação de habilidades de linguagem. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçu - PR. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2004.

7.
BOVO, Fabiana C ; FERRARI, C. ; ROSE, Julio C de . Aprendizagem de relações entre unidades mínimas da palavra falada e escrita e emergência de leitura generalizada. In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina. Anais do XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, Londrina: Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. CD ROM. Londrina: Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003. p. 240-240.

8.
BOVO, Fabiana C ; FERRARI, C. . Efeitos do treino de habilidades fonológicas na aquisição de habilidades de leitura e escrita.. In: VIII JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA DA UNESP, 2002, Marília. Resumos da VIII Jornada de Fonoaudiologia da UNESP de Marília. Marília, 2002. p. 49-50.

9.
ARAÚJO, Aline A ; BOVO, Fabiana C ; FERRARI, C. . Treino de habilidades fonológicas e aprendizagem de habilidades básicas de leitura e escrita. In: VII Jornada de Fonoaudiologia da UNESP, 2001, Marília. Resumos da VII Jornada de Fonoaudiologia da Unesp. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, 2001. p. 9-9.

10.
SANTOS, I. R. ; FERRARI, C. ; GIACHETI, C. M. . Intervenção fonoaudiológica com idosas institucionalizadas - Estabelecendo oportunidades para manutenção de habilidades comunicativas. In: VII Jornada de Fonoaudiologia da UNESP, 2001, Marília. Resumos da VII Jornada de Fonoaudiologia da Unesp. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, 2001. p. 45-45.

11.
FERRARI, C.. Aprendizagem relacional II: efeitos da experiência prévia com o procedimento de exclusão no desempenho em tarefas de matching-to-sample por seleção. In: VIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2000, Serra Negra - SP. Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico. Anais.. Campinas - SP: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação., 2000. v. 8. p. 148-149.

12.
ARAÚJO, Aline A ; BOVO, Fabiana C ; FERRARI, C. . Treino de habilidades fonológicas e aprendizagem de relações condicionais entre palavras faladas e escritas e leitura recombinativa generalizada. In: VI Jornada de Fonoaudiologia da Unesp, 2000, Marília. VI Jornada de Fonoaudiologia da Unesp de Marília "Dra. Célia Maria Giacheti". Anais. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, 2000. p. 29-29.

13.
PRADO, Paulo Sérgio Teixeira Do ; CARRARA, K. ; FERRARI, C. ; UEMURA, J. L. Y. . Controle de estímulos da percepção de contornos ilusórios. In: III Simpósio em Filosofia e Ciência Educação, Universidade e Pesquisa: Paradigmas do Conhecimento no Final do Milênio, 1999, Marília. Marília: Unesp Marília Publicações, 1999. p. 107-107.

14.
CARRARA, K. ; BRAGA, T. M. S. ; HORIGUELA, M. L. M. ; PRADO, Paulo Sérgio Teixeira Do ; MIURA, R. K. K. ; FERRARI, C. ; PIMENTEL, A. B. . Dificuldades escolares nas EMEFs: análise de relatos de professores das séries iniciais. In: III Simpósio em Filosofia e Ciência Educação, Universidade e Pesquisa: Paradigmas do Conhecimento no Final do Milênio, 1999, Marília. Marília: Unesp Marília Publicações, 1999. p. 107-108.

15.
FERRARI, C.. Exclusão Vs. Seleção: Aprendizagem de Relações Arbitrárias Entre Estímulos, Nomeação e Formação de Learning Set. In: Sessão Coordenada APRENDIZAGEM E EQUIVALÊNCIA - XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas da XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999. p. 83.

16.
FERRARI, C.. Aprendizagem relacional: comparação de procedimentos de exclusão e seleção e possível formação de learning set. In: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 1998, Gramado. Anais do VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. Gramado, 1998. p. 50.

17.
PRADO, Paulo Sérgio Teixeira Do ; CARRARA, K. ; FERRARI, C. ; UEMURA, J. L. Y. . O controle por estímulos sobre ilusões figura-fundo. In: XXVIII Reunìão Anual de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto - SP. Resumos de comunicações científicas da XXVIII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto - SP: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998. p. 91-91.

18.
SILVA, M. C. ; ROSE, T. M. ; FERRARI, C. ; ROSSITO, A. L. ; REIS, M. J. D. ; ROSE, J. C. C. . A Psicologia da Aprendizagem na formação de professores: implantação e avaliação de um curso programado individualizado de Psicologia da Aprendizagem. In: XXII Reunião Anual de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Programa e Resumos da XXII Reunião Anual de Psicologia, 1992. p. 213.

19.
FERRARI, C.; DE ROSE, J. C. . Acquisition of naming after matching-to-sample by exclusion or selection. In: 17th Annual Convention of Association for Behavior Analysis, 1991, Boston, 1991.

20.
ROSSITO, A. L. ; FERRARI, C. ; REIS, M. J. D. ; JULIANI, J. ; RIBEIRO, I. G. ; KATO, R. K. ; ROSE, J. C. C. . São os operantes verbais funcionalmente independentes?II - aquisição por crianças deficientes mentais. In: XX Reunião Anual de Psicologia, 1990, Ribeirão Preto. Programa e Resumos da XX Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade de sicologia de Ribeirão Preto, 1990. p. 97-97.

21.
FERRARI, C.; ROSE, J. C. C. . Estudo da eficácia do procedimento de exclusão no ensino de leitura. In: XIX Reunião Anual de Psicologia, 1989, Ribeirão Preto. Programa e Resumos da XIX Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto - SP: Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1989. p. 220-220.

22.
DIAS, T. R. S. ; GOYOS, A. C. N. ; FERRARI, C. ; DALLALBA, L. . Caracterização da produção científica do Programa de Mestrado em Educação Especial. In: IV Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental, 1987, São Carlos, 1987.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA-VERDU, A. C. ; NEVES, A. J. ; SUZIGAN, A. H. ; LUCCHESI, F. M. ; LINDAU, T. A. ; ROSSI, N. F. ; FERRARI, C. ; GIACHETI, C. M. . Priming semântico e decisão lexical antes e após equivalência de estímulos em adultos típicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MIURA, R. K. K. ; TEZZA, L. M. ; FERRARI, C. ; GIACHETI, C. M. . Ensino de habilidades de manejo de comportamento para graduandos de Pedagogia e de Fonoaudiologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERRARI, C.; CONRADO, T. L. B. C. . Avaliando Habilidades de discriminação auditiva relacional de sons de fala em indivíduos com distúrbio de linguagem falada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERRARI, C.; CONRADO, T. L. B. C. ; GIACHETI, C. M. . Desempenho de crianças com transtorno da linguagem falada em tarefas de discriminação auditiva de sons de fala. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERRARI, C.; BEAZIM, M. M. ; GIACHETI, C. M. . Um sistema para avaliação e classificação funcional de déficits afásicos baseado em redes relacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERRARI, C.; MARANHE, E. A. ; DE FREITAS, M. C. ; DE ROSE, J. C. . Mesa Redonda: Aprendizagem relacional e aquisição de habilidades de leitura e escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARANHE, E. A. ; FERRARI, C. ; DE ROSE, J. C. . Ensino de leitura e escrita para portadores de deficiência mental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FERRARI, C.. Um estudo exploratório para ensinar habilidades generalizadas de emparelhamento por identidade com resposta construída. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Ferrari, C. Avaliador ad hoc da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2015.

2.
FERRARI, C.. Parecerista ad hoc do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica - FOB/USP. 2013.

3.
FERRARI, C.. Parecerista ad hoc do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - FOB/USP. 2013.

4.
Ferrari, C. Parecerista ad hoc da Revista de Iniciação Científica da UNESP - Câmpus de Marília. 2012.

5.
FERRARI, C.. Parecerista ad hoc na área de Fonoaudiologia, do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia de Bauru ? USP. 2011.

6.
FERRARI, C.. Parecerista ad hoc na área de Fonoaudiologia, do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
Ferrari, C. Análise de contingência de três termos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
MIURA, R. K. K. ; FERRARI, C. . Diretrizes para manejo de comportamento disruptivo e desobediência. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Instrucional).

3.
FERRARI, C.. Diretrizes para organização e registro de informações em prontuário. 2008. (Assessoria).

Demais trabalhos
1.
FERRARI, C.; MIURA, R. K. K. . Ensino de habilidades acadêmicas e sociais a pessoas com necessidades especiais. 2005 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERRARI, C.; GALVÃO, Olavo de Faria; GAROTTI, Marilice Fernandes. Participação em banca de Luciane Ramos. Equivalência de estímulos e Generalização em Crianças de Primeira Série com Dificuldades de Aquisição de Leitura. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

2.
LAVOIE, C.; FERRARI, C.; SOUZA, D. G.; ROSE, J. C.. Participação em banca de Cybelli Lavoie. Tranferência de Funções Discriminativas em Classes de Equivalência de Estímulos. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
GALVÃO, Olavo de Faria; FERRARI, C.; GIACHETI, C. M.; DARWICH, R. A.; KATO, O. M.; GAROTTI, Marilice Fernandes. Participação em banca de Tony Nelson. Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: material e procedimentos. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
GAROTTI, Marilice Fernandes; FERRARI, C.. Participação em banca de Marilice Fernandes Garotti. Reorganização de classes de estímulos: estudos sobre freqüência de reforçamento, supertreino e controle de estímulos. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

2.
DUARTE, G. M.; FERRARI, C.; SOUZA, D. G.; ROSE, J. C.. Participação em banca de Gladys Mabel Duarte. Formação de Classes de Estímulos Equivalentes em Crianças Indicadas como Portadoras de DéficitAtencional/Hiperatividade e Co-ocorrência de Dificuldades de Aprendizagem. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AGOSTINI, M. F.; FERRARI, C.; LOPES JÚNIOR, J.. Participação em banca de Morgana de Fátima Agostini. Aquisição de emergência de relações ordinais por crianças da segunda série de ensino fundamental. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia do Desenvolvimento:Prevenção ...) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERRARI, C.; MAIA, G. A. A.; HORIGUELA, M. L. M.. Concurso Público para Contratação de Professor Substituto para as disciplinas "Princípios e Métodos de Orientação Educacional" e "Medidas Educacionais". 2008. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

2.
RAPHAEL, H. S.; FERRARI, C.; Higa, M. M.. Concurso público para contratação de professor substituto nas disciplinas "Princípios e Métodos de Orientação Educacional" e "Medidas Educacionais". 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
RAPHAEL, H. S.; FERRARI, C.; CHACON, M. C. M.. Concurso público para contratação de um profesor substituto nas disciplinas "Princípios e Métodos de Orientação Educacional", "Estágio de Princípios e Métodos de Orientação Educacional" e "Medidas Educacionais. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
FERRARI, C.; BOSELLI, Luiz Roberto Vasconcellos; SADE, Rossana Maria Seabra. Concurso público para contratação de professor substituto, em 12 horas semanais, para as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento II e Desenvolvimento Humano II, Junto ao Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
FERRARI, C.; BOSELLI, Luiz Roberto Vasconcellos; MONTOYA, Adrian O D. Comissão examinadora para seleção de professor substituto, em 12 horas semanais, sob regime de CLT e legislação complementar para o conjunto de disciplinas Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano I, do Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
FERRARI, C.; MONTOYA, Adrian O D; BOSELLI, Luiz Roberto Vasconcellos. Membro da Comissão Examinadora de concurso público para contratação de professor substituto para o conjunto de disciplinas Princípios e Métodos de Orientação Educacional e Medidas Educacionais. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
FERRARI, C.; OLIVEIRA, Fátima Inês Wolf de; PRADO, Paulo Sérgio Teixeira Do. Comissão Examinadora para seleção de candidato a uma função de professor substituto para as disciplinas Psicologia Geral e Psicologia da Educação. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
FERRARI, C.; MONTOYA, Adrian O D; FERRAZ, Maria da Graça Chamma Ferraz e. Comissão Examinadora para seleção de candidato para a função de Professor Substituto para o conjunto de disciplinas Psicologia da Educação: Desenvolvimento - Adolescência e Orientação Vocacional. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
FERRARI, C.; GIACHETI, Célia M; ZORZETTO, Neivo Luiz. Comissão Examinadora para seleção de candidato a uma função de Professor Substituto para as disciplinas Programas de Treinamento em Reabilitação e Estágio Supervisionado de Terapia Fonoaudiológica: Distúrbios Neurológicos. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Outras participações
1.
FERRARI, C.. Consultor Ad-Hoc do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro de Pesquisadores em Educação Especial. 2008. Programade Pós-Graduação em Educação Especial.

2.
FERRARI, C.. Comissão Científica da VII Jornada de Educação Especial, promovida pelo Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
FERRARI, C.. Comissão Científica da IX Jornada de Fonoaudiologia da UNESP de Marília. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
FERRARI, C.; GIACHETI, Célia M; FERRAZ, Maria da Graça Chamma Ferraz e. Comissão Científica da VIII Jornada de Fonoaudiologia da UNESP - Câmpus de Marília. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desafios na melhoria dos resultados de alfabetização de crianças com e sem risco de transtornos de de linguagem - - Promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia e Comissão de Relações Internacionais, da Faculdade de Odontologia - USP. 2015. (Outra).

2.
7a. Reunião de Equipe e Planejamento do INCT - ECCE. 2012. (Outra).

3.
II Encontro dos Docentes do Departamento de Fonoaudiologia. 2012. (Encontro).

4.
II Forum Geral de Estágios: o Estágio e a Formação Acadêmica-- Profissionalof. 2012. (Outra).

5.
IV Encontro dos Docentes do Departamento de Fonoaudiologia. 2012. (Encontro).

6.
6° Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Ensino de habilidades de manejo de comportamento para graduandos de Pedagogia e de Fonoaudiologia. 2011. (Congresso).

7.
II Simpósio INCT - ECCE.Resposta de Observação e o estabelecimento de relações entre estímulos. 2011. (Simpósio).

8.
I Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa.Coordenador da Conferência Avaliação da memória de trabalho em crianças com desvio fonológico e distúrbio de aprendizagem. 2011. (Simpósio).

9.
I Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa "Avaliação da Fala e da Linguagem": Perspectivas Interdisciplinares em Fonoaudiologia. 2011. (Simpósio).

10.
I Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa "Avaliação da Fala e da Linguagem": Perspectivas Interdisciplinares em Fonoaudiologia.Coordenador da Mesa Redonda "Alterações de linguagem em adultos: enfoque neurológico e psicológico". 2011. (Simpósio).

11.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Desempenho de crianças com transtorno da linguagem falada em tarefas de discriminação auditiva de sons de fala. 2010. (Simpósio).

12.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Um sistema para avaliação e classificação funcional de déficits afásicos baseado em redes relacionais. 2010. (Simpósio).

13.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Avaliando habilidades de discriminação auditiva relacional de sons de fala em indivíduos com distúrbio de linguagem falada. 2010. (Congresso).

14.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial/ IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Ensino de leitura e escrita para portadores d deficiência mental. 2008. (Congresso).

15.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial/ IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Avaliadora da Sessão de Pôsteres Científicos e Institucionais. 2008. (Congresso).

16.
XII Jornada de Fonoaudiologia.Coordenador de Mesa de Comunicação Oral da XII Jornada de Fonoaudiologia. 2008. (Outra).

17.
XVII Encontro Brasileiro de psicoterapia e Medicina Comportamental.Aprendizagem relacional e aquisição de habilidades de leitura e escrita para portadores de deficiência mental. 2008. (Encontro).

18.
XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia. O emprego de tarefas de matching-to-sample na avaliação de habilidades de linguagem. 2004. (Congresso).

19.
XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Aprendizagem de relações entre unidades mínimas da palavra falada e escrita e emergência de leitura generalizada. 2003. (Encontro).

20.
I Seminário Temático em Educação e Saúde: Orientação Familiar em Fonoaudiologia e Educação Especial. 2002. (Seminário).

21.
VIII Jornada de Fonoaudiologia.Efeitos do componente de treino de habilidades fonológicas na aquisição de habilidades básicas de leitura e escrita. 2002. (Outra).

22.
Universidade e Produção do Conhecimento.... 2001. (Simpósio).

23.
VII Jornada de Fonoaudiologia da UNESP.Intervenção fonoaudiológica com idosas institucionalizadas: estabelecendo oportunidades para manutenção de habilidades comunicativas. 2001. (Outra).

24.
VIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.Aprendizagem relacional II: efeietos da experiência prévia com o procediment de exclusão no desempenho em tarefas de matching-to-sample por seleção. 2000. (Simpósio).

25.
VI Jornada de Fonoaudiologia da Unesp.Treino de habilidades fonológicas e aprendizagem de relações condicionais entre palavras faladas e escritas e leitura recombinativa generalizada. 2000. (Outra).

26.
III Simpósio em Filosofia e Ciência: Educação, Universidade e Pesquisa - Paradigmas do Conhecimento no Final do Milênio.Dificuldades escolares nas EMEFs. 1999. (Simpósio).

27.
XXIX Reunião Anual de Psicologia. Aprendizagem e Equivalência. 1999. (Congresso).

28.
I Encontro de Grupos de Pesquisas. 1998. (Encontro).

29.
VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.Aprendizagem relacional. 1998. (Simpósio).

30.
XXVIII Reunìão Anual de Psicologia. O controle por estímulos sobre ilusões figura-fundo. 1998. (Congresso).

31.
II Simpósio Científico do Câmpus de Marília. 1997. (Simpósio).

32.
VIII Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental. 1995. (Outra).

33.
17th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis. Acquisition of naming after matching to sample by exclusion or selection. 1991. (Congresso).

34.
XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia de Ribeirão Preto. Pesquisa Atual sobre Controle de Estímulos: aplicações à alfabetização. 1991. (Congresso).

35.
XX Reunião Anual de Psicologia. São os operantes verbais funcionalmente independentes? II - Aquisição por crianças deficientes mentais. 1990. (Congresso).

36.
Simpósio Internacional de Análise do Comportamento. 1989. (Simpósio).

37.
XIX Reunião Anual de Psicologia. Estudo da eficácia do procedimento de exclusão no ensino de leitura. 1989. (Congresso).

38.
V Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental.Estudos sobre a aprendizagem de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem. 1988. (Simpósio).

39.
IV Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental.Caracterização da produção científica do Programa de Mestrado em Educação Especial: Disertaçào de Mestrado. 1987. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Taís Eloiza Ciscoto. ANÁLISE DE CONJUNTO DE CONSOANTES OCLUSIVAS COMO ESTÍMULOS DE FALA NATURAIS EM FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Tony Nelson. Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: materiale procedimentos. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Cristiana Ferrari.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Talita Laura Braz Capano Conrado. Desempenho de crianças com transtorno da linguagem falada em tarefas de discriminação auditiva relacional de sons de fala. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagem) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. Orientador: Cristiana Ferrari.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Shayene Gabrielle França Pereira. Blank Comparison Technique: uma variante de tarefa de múltipla escolha para investigação de déficits de compreensão de palavras isoladas em indivíduos com lesão hemisférica unilateral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Cristiana Ferrari.

Iniciação científica
1.
Tharsila Moreira Gomes da Costa. Análise de concordância de respostas de nomeação e do grau de familiaridade de figuras por adultos normais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudioologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristiana Ferrari.

2.
Camila Paiva Santos. Perfil funcional da comunicação em idosos institucionalizados: classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde - Processo No.: 2008/05817-7. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudioologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cristiana Ferrari.

3.
Fabiana Cristina Bovo. Efeitos de treino de habilidades fonológicas na aquisição de habilidades de leitura e escrita. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cristiana Ferrari.

4.
Aline Andréa de Araújo. Treino de habilidades fonológicas e aprendizagem de habilidades básicas de leitura e escrita. 2001. 48 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristiana Ferrari.

5.
Marcelo C Silva. Avaliação do C.P.I. pelo aluno e manifestação do mesmo sobre a possibilidade de vir a utilizá-lo. 1992. 18 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Cristiana Ferrari.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Carla Ansuino. Comparação de dois procedimentos para avaliação da frequência das disfluências. 2015. Orientação de outra natureza. (Fonaudiologia) - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cristiana Ferrari.

2.
Ana Carolina dos Santos Magalhães. Ensinando habilidades de leitura e escrita para crianças com necessidades especiais. 2014. Orientação de outra natureza. (Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Extensão - Unesp. Orientador: Cristiana Ferrari.

3.
Elen Cristina da Silvahttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_o. Orientação de bolsista de apoio acadêmico e extensão do Programa BAAE I. 2012. Orientação de outra natureza. (Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP. Orientador: Cristiana Ferrari.

4.
Mariane Carolina Martinezzi Beazim. Um sistema de avaliação e classificação funcional de déficits afásicos baseado em redes relacionais.. 2010. Orientação de outra natureza - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristiana Ferrari.

5.
Aparecido José Couto Soares. Perfil funcional da comunicação em pacientes com alterações neurológicas - Classificação Internacional da Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF). 2007. Orientação de outra natureza. (Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cristiana Ferrari.

6.
Cristiane Braga Paiva. Perfil funcional de idosos institucionalizados residentes no Lar São Vicente de Paulo, no município de Marília. 2007. Orientação de outra natureza. (Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Orientador: Cristiana Ferrari.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:32:30