Roberto Lourenço Esteves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7047831261938005
  • Última atualização do currículo em 09/12/2017


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é Procientista do Depto de Biologia vegetal da UERJ e integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UERJ. É diretor do Herbarium Bradeanum desde julho de 2007. Desde 1998 é Pesquisador Associado do Museu Nacional/UFRJ aprovado pela Egrégia Congregação do Museu Nacional. Já orientou pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) dois alunos de doutorado e dois alunos de mestrado. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Compositae, palinologia, taxonomia, Vernonieae e Stilpnopappus, Eupatorieae, Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Lourenço Esteves
Nome em citações bibliográficas
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO

Endereço


Endereço Profissional
Departamento de Biologia Animal e Vegetal, Centro Biomédico, Departamento de Biologia Animal e Vegetal.
Rua São Francisco Xavier 524
Maracanã
20550-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 5877655
Ramal: 7655
Fax: (21) 5877655
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2001
Doutorado em Biologia Vegetal.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O gênero Eupatorium s.l. (Compositae-Eupatorieae) no Estado de São Paulo - Brasil, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Dra Graziela Maciel Barroso.
Palavras-chave: Taxonomia; Compositae; Eupatorium; Eupatorieae.
Grande área: Ciências Biológicas
1990 - 1993
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Contribuição ao conhecimento das espécies brasileiras do gênero Stilpnopappus Mart. ex DC. (Compositae-Vernonieae) Seção Stilpnopappus,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Dra Graziela Maciel Barroso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Taxonomia; Stilpnopappus; Compositae; Vernonieae.
Grande área: Ciências Biológicas
1971 - 1975
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado na Seleção para o Programa PROCIÊNCIA/2007, 2011 (COPAD-SR-2/FAPERJ), sendo contemplado com bolsa de produtividade científica.

Atividades

8/2002 - Atual
Ensino, Tópicos Especiais Em Botânica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos de Biologia (Botânica)
3/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Biomédico, Departamento de Biologia Animal e Vegetal.

3/1995 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organografia e taxonomia de vegetais vasculares
Biologia e evolução
Fundamentos de Biologia IV - Geologia
Botânica IV
3/1995 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Biomédico, Centro Biomédico.

Atividade realizada
Identificação de material botânico fanerogâmico e, particularmente, da família Compositae para pesquisadores de Instituições nacionais e internacionais..
11/2003 - 7/2004
Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Botânica.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/2000 - 3/2002
Direção e administração, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Biologia Animal e Vegetal.


Linhas de pesquisa


1.
Biologia e taxonomia de vegetais vasculares recentes


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Sistemática e Palinologia das Asteraceae ocorrentes no Brasil.
Descrição: A família Asteraceae, com cerca de 23.000 espécies estão subordinadas a 1535 gêneros e é considerada a segunda maior fmília do mundo vegetal, só perdendo em número de espécies para as Orchidaceae. Seu sucesso evolutivo deve-se à ocorrência de metabólitos secundários extremamente ativos, associados à presença de mecanismos de dispersão muito eficientes. Heliófilas por excelência, é grande a participação das Asteraceae na regeneração de áreas severamente degradadas, constituindo-se em parte significativa da vegetação pioneira dessas áreas. Pode-se mensurar a importância econômica das Asteraceae pelo grande número de espécies empregadas na apicultura, etc. Há que se destacar, ainda, sua importância negativa, haja vista o grande número de espécies que são invasoras de áreas de cultivo e pastagens. A importância das características polínicas aplicadas como subsídio à ordenação de grandes grupos vegetais pode ser avaliada nos muitos estudos onde os atributos polínicos corroboram ou não o posicionamento de grupos vegetais. O grão de pólen tem a vantagem de ter seus caracteres morfológicos bem estudados do ponto de vista evolutivo e documentados em registros fósseis com datação de ocorrência conhecida e isso permite a melhor compreensão dos estudos filogenéticos, além de contribuir em diversas aplicações (Melissopalinologia, Aeropalinologia, Paleopalinologia e Palinologia Forense) que utilizam o conhecimento básico dos atributos polínicos como forma de comparação para seus estudos. Na família Asteraceae, o emprego dos atributos polínicos na taxonomia tem demonstrado ser muito útil, principalmente, no posicionamento filogenético das subfamílias e tribos. No Brasil, a família está muito bem representada ocorrendo nos vários biomas. Apesar de ser considerada uma família tão importante, para a nossa flora, são poucos os estudos taxonômicos ou palinológicos compreensivos na família para o Brasil. Assim, pretende-se, com este projeto, caracterizar taxonomica e palinologicamente, as subfamílias e os gêneros brasileiros mais representativos de modo a contribuir com a taxonomia dos representantes da família de modo a que se possa contribuir para uma categorização sistemática da flora brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Lourenço Esteves - Coordenador / Vania Gonçalves Esteves - Integrante / Vanessa Holanda Riguetti de Abreu - Integrante / CLÁUDIA BARBIERI FERREIRA MENDONÇA - Integrante / Raquel Maria Batista Souza de Souza - Integrante / Jéssica da Conceição Santos - Integrante.
2011 - Atual
Estudo palinológico de plantas do sudeste com ênfase nas Asteraceae

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vania Goncalves Lourenço Esteves em 05/04/2013.
Descrição: A importância das características polínicas aplicadas como subsídio à ordenação de grandes grupos vegetais pode ser bem avaliada nos trabalhos (APG II 2003, III 2009). Segundo Melhem et al. (2003) o grão de pólen tem a vantagem de ter seus caracteres morfológicos bem estudados do ponto de vista evolutivo e documentados em registros fósseis com datação de ocorrência conhecida e isso permite a melhor compreensão dos estudos filogenéticos, além de contribuir em diversas aplicações (Melissopalinologia, Aeropalinologia, Paleopalinologia e Palinologia Forense) que utilizam o conhecimento básico dos atributos polínicos como forma de comparação para seus estudos. Na família Asteraceae, o emprego dos atributos polínicos na taxonomia tem demonstrado ser muito útil, principalmente, no posicionamento filogenético das subfamílias e tribos. No Brasil, a família está muito bem representada tendo, só no estado do Rio de Janeiro, cerca de 600 espécies. Assim, pretende-se, com este projeto, caracterizar palinologicamente, as subfamílias e os gêneros mais representativos da região sudeste do Brasil de modo a contribuir com a taxonomia dos representantes da família. Além de Asteraceae, a análise palinológica de outras famílias vegetais será objeto de interesse de modo a que se possa contribuir para uma categorização sistemática da flora polínica brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Lourenço Esteves - Integrante / Vania Gonçalves Esteves - Coordenador / Cláudia Barbieri Ferreira - Integrante / Vanessa Holanda Riguetti de Abreu - Integrante / Raquel Maria Batista Souza de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2006 - Atual
TAXONOMIA E PALINOLOGIA DE ESPÉCIES DE ASTERACEAE OCORRENTES NO SUDESTE DO BRASIL
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Lourenço Esteves - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 11
2005 - 2007
Estudos em Reprodução Vegetal - Infraestrutura para um salto de qualidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vania Goncalves Lourenço Esteves em 03/11/2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Taxonomia e Palinologia das Asteraceae do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: A família Asteraceae, com cerca de 23000 espécies abrigadas em 1535 gêneros, é a segunda maior família do mundo vegetal só perdendo em número de espécies para a Orchidaceae. Seu sucesso evolutivo (que se reflete no seu atual padrão de distribuição), deve-se à ocorrência de metabólitos secundários extremamente ativos, associados à presença de mecanismos de dispersão muito eficientes. Heliófilas por excelência, é grande a participação das Asteraceae na regeneração de áreas severamente degradadas, constituindo-se em parte significativa da vegetação pioneira dessas áreas. Pode-se mensurar a importância econômica das Asteraceae pelo grande número de suas espécies empregadas na apicultura, etc. Há que se destacar, ainda, sua importância negativa, haja vista, o grande número de espécies que são invasoras de áreas de cultivo e pastagens. Para o Estado do Rio de Janeiro registrou-se ca. 800 táxons e 91 gêneros, encontrados em todos os grandes ecossistemas. Apesar de sua importância e representatividade, inexistem, até o presente, estudos taxonômicos ou palinológicos compreensivos da família para o Estado. O projeto objetiva determinar taxonomica e palinologicamente as Asteraceae do RJ. Como resultados finais, entende-se que o desenvolvimento do projeto permitirá: 1) contribuir para o maior conhecimento da biodiversidade no estado; 2) enriquecer o acervo botânico dos herbários do Rio de Janeiro; 3) organizar os resultados palinológicos na forma de um catálogo; 4) oferecer subsídios a outras especialidades da Botânica; 5) incentivar e implementar a formação de recursos humanos; 6) organizar uma listagem referenciada dos táxons endêmicos e daqueles com potencial interesse econômico; 7) atualizar o inventário das espécies de Asteraceae ameaçadas de extinção no estado e propor medidas que permitam a conservação das mesmas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Roberto Lourenço Esteves - Coordenador / Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça - Integrante / Leonor Ribas de Andrade - Integrante / Marcelo Neto Galvão - Integrante / Max Dória Barbosa - Integrante / Anna Carolina Mendonça Pereira - Integrante / Cynara Pinheiro da Cunha - Integrante / José Eduardo de Carvalho Meireles - Integrante / Vania Gonçalves L. Esteves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 2
2003 - Atual
TAXONOMIA E PALINOLOGIA DE ASTERACEAE NA VILA DOIS RIOS E ARREDORES, ILHA GRANDE, RIO DE JANEIRO, BRASIL
Descrição: A família Asteraceae é a segunda maior família do mundo vegetal só perdendo em número de espécies para a Orchidaceae, possuindo ca. 23000 espécies abrigadas em 1535 gêneros, ocorrendo em todos os continentes, exceto o Antártico. Heliófilas por excelência, é grande a participação desta família na regeneração de áreas severamente degradadas, constituindo-se em parte significativa da vegetação pioneira dessas áreas. Pode-se mensurar importância econômica das Asteraceae pelo grande número de suas espécies empregadas na floricultura, em projetos de paisagismo, na alimentação humana e como plantas medicinais. Há que se destacar, ainda, sua importância negativa, haja vista o grande número de espécies que são invasoras de áreas de cultivo e pastagens. A Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, primitivamente, era totalmente coberta por Floresta Tropical Pluvial desde os pontos culminantes até praticamente as áreas sob influências do mar. Hoje, a vertente norte da ilha, voltada para o continente, está coberta, principalmente, por vegetação degradada, onde predominam espécies de Asteraceae. Os núcleos de florestas primárias, apesar da sensível diminuição da biodiversidade, principalmente, devido às perdas nas populações locais, representam o único potencial para conservação "in situ" das espécies autóctones e para recuperação de áreas vizinhas mais perturbadas. Em face da importância da flora dessa região, entendeu-se como pertinente a realização de um trabalho que possa, em primeira instância, melhor conhecê-la. Após um levantamento preliminar da área, pôde-se estabelecer como família melhor representada tanto em número de espécies quanto em número de indivíduos, as Asteraceae. Pretende-se, neste projeto, iniciar o estudo taxonômico e polínico desta família porque, apesar da grande representatividade nos ecossistemas do Rio de Janeiro, poucos trabalhos foram publicados tratando taxonomia e/ou palinologia da família, nos últimos 30 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Roberto Lourenço Esteves - Coordenador / Vania Gonçalves Esteves - Integrante / Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça - Integrante / Carla Patrícia Rodrigues Batista Franklim - Integrante / Leonor Ribas de Andrade - Integrante / Ítalo Lopes Borges - Integrante / Luana de Oliveira Barbosa - Integrante / Marcelo Neto Galvão - Integrante / Anna Carolina Mendonça Pereira - Integrante / Mariana Albuquerque de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - Atual
Revitralização do Laboratório de Ciências e Implantação do Clube de Ciências da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia
Descrição: Melhoria do Ensino em Escolas Públicas sediadas no Rio de Janeiro. Projeto contemplado pelo Edital Faperj 16/2011, Proc. E-26/110.103/2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2003 - Atual
Periódico: Bradea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal/Especialidade: Palinologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Procientista do Depto de Biologia Vegetal da UERJ, Faperj.
2007
Procientista do Depto de Biologia Vegetal da UERJ, Faperj.
2005
Professor homenageado pela turma Bio UERJ 2001/2, UERJ.
1998
Pesquisador Associado desde 1998 até os dias atuais, Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:16
Fator H:2
Esteves, Roberto L.  Data: 05/11/2017

Outras
Total de trabalhos:29
Total de citações:69
Esteves, R.L. , Esteves, Roberto Lourenço  Data: 15/07/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TELES, A.M.2017TELES, A.M. ; VIANNA, P. L. ; ESTEVES, R. L. . Taxonomic novelties in Praxelis (Asteraceae, Eupatoriae): a new species and a new combination'. Phytotaxa (Online), v. 278, p. 048-054, 2017.

2.
ABREU, VANESSA HOLANDA RIGHETTI DE2017ABREU, VANESSA HOLANDA RIGHETTI DE ; ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO . A new species of the Cerrado in Brazil. Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy, v. 303, p. 77-83, 2017.

3.
SOUZA, Mariana Albuquerque de2016SOUZA, Mariana Albuquerque de ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Pollen morphology of species of Graphistylis B. Nord. (Asteraceae) of Brazil. Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 30, p. 138-146, 2016.

4.
Manao, C.Y.G.2016Manao, C.Y.G. ; ESTEVES, R. L. ; Silva Neto, S.J. . Lectotypification and a new synonym in Palicourea (Rubiaceae). Anales del Jardín Botánico de Madrid (1979), v. 73, p. 1-4, 2016.

5.
CONSTANTINO, L. F. S.2016CONSTANTINO, L. F. S. ; NASCIMENTO, L. ; CASANOVA, L. M. ; MOREIRA, N. ; MENEZES, E. A. ; ESTEVES, R. L. ; COSTA, S. S. ; TAVARES, E. S. . Responses of Crepis japonica induced by supplemental blue light and UV-A radiation. Photochemical & Photobiological Sciences (Print), v. 16, p. 238-245, 2016.

6.
Souza, R.M.S.2015Souza, R.M.S. ; LOUEUILLE, B. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Pollen morphology of the genus Paralychnophora (Vernonieae Asteraceae). Palynology, v. 10, p. 10-15, 2015.

7.
Abreu, V.H.R2014Abreu, V.H.R ; SANTOS, J. C. ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Pollen morphology of Praxelis (Asteraceae, Eupatorieae, Praxelinae) in Brazil. Plant Systematics and Evolution, v. 300, p. 00606-014-10985, 2014.

8.
CARRIJO, Tatiana Tavares2013CARRIJO, Tatiana Tavares ; GARBIN, M. L. ; Leite, W.P. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Pollen morphology of Vernonieae (Asteraceae) related genera and its taxonomic significance. Plant Systematics and Evolution, v. 299, p. 1275-1283, 2013.

9.
MARQUES, A. M.2013MARQUES, A. M. ; LIMA, C. H. ; ALVIANO, D. S. ; ALVIANO, C. S. ; ESTEVES, R. L. ; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho . Tradicional use, chemical composition and antimicrobial activity of Pectis brevipedunculata essential oil: A correlated lemongrass species in Brazil. Emirates Journal of Food and Agriculture, v. 25, p. 798-808, 2013.

10.
Heiden, G.2012Heiden, G. ; Baumgratz, J.F.A ; ESTEVES, R. L. . Baccharis subg. Molina (Asteraceae; Astereae) no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rodriguésia (Impresso), v. 63, p. 649-687, 2012.

11.
MAGENTA, M. A. G.2011MAGENTA, M. A. G. ; SEMIR, J. ; Heiden, G. ; TELES, A. M. ; SOUZA-BUTURI, F. O. ; NAKAJIMA, J. N. ; PIRANI, J. R. ; MONGE, M. ; ROQUE, N. ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; BORGES, R. A..X. ; BIANCHINI, R. S. . Asteraceae. In: Wanderley, M.G.L. et al. Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil.. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 193-390, 2011.

12.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira2010MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; CARRIJO, Tatiana Tavares ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Lessingianthus H. Rob. (Vernonieae-Asteraceae): generic and infrageneric relationships based on pollen morphology. Nordic Journal of Botany, v. 28, p. 376-384, 2010.

13.
Heiden, G.2010Heiden, G. ; Baumgratz, J.F.A ; ESTEVES, R. L. . Lectotypifications and a validation in Baccharis (Asteraceae, Astereae) names from Brazil.. Novon (Saint Louis), v. 20, p. 41-42, 2010.

14.
Heiden, G.2010Heiden, G. ; Baumgratz, J.F.A ; ESTEVES, R. L. . Notas nomenclaturais em Baccharis (Asteraceae) do Brasil. Rodriguesia, v. 61, p. 547-550, 2010.

15.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça2010PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Notas nomenclaturais em Stifftia J.C.Mikan (Stifftieae-Asteraceae). Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 24, p. 877-881, 2010.

16.
Heiden, G.2009Heiden, G. ; Baumgratz, J.F.A ; ESTEVES, R. L. . New species of Baccharis L. (Asteraceae: Astereae) from Rio de Janeiro state, southeastern Brazil.. Botanical Research Institute of Texas. Journal, v. 3, p. 139-145, 2009.

17.
GALVÃO, Marcelo Neto2009GALVÃO, Marcelo Neto ; PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies de Asteraceae de utilidade medicinal para a comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ, Brasil. Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 23, p. 247-258, 2009.

18.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira2009MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. ; NUNES, Alessandra de Deus . Palynotaxonomy of Vernonanthura H. Rob. (Vernonieae, Compositae) species from Southeast, Brazil. Revista Brasileira de Botânica (Impresso), v. 32, p. 625-640, 2009.

19.
PEÇANHA, A. F.2008PEÇANHA, A. F. ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Palinotaxonomia de espécies de Albertinia brasiliensis Spreng., Eremanthus bicolor (DC.) Baker e Vanillosmopsis erythropappa (DC.) Sch. Bip. (Compositae -Vernonieae). Acta Botanica Brasilica, v. 22, p. 313-321, 2008.

20.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça2008PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Estudo polínico de espécies de Trixis (Mutisieae-Asteraceae) ocorrentes no estado do Rio de Janeiro.. Arquivos do Museu Nacional, v. 66, p. 477-484, 2008.

21.
Del-Vechio-Vieira, G.2008Del-Vechio-Vieira, G. ; BARBOSA, Max Dória ; Lopes, B.C. ; Sousa, O.V. ; FERNANDES, Lygia Dolores R S ; ESTEVES, R. L. ; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho . Caracterização morfoanatômica de Ageratum fastigiatum (Asteraceae). Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 18, p. 769-776, 2008.

22.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira2007MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Palinotaxonomia de espécies de Lepidaploa (Cass.) Cass. (Vernoniinae-Compositae) ocorrentes no Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 30, n.000, p. 69-86, 2007.

23.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira2007MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. ; SOUZA, Mariana Albuquerque de ; ESTEVES, R. L. . Estudio polínico de Albertinia brasiliensis Spreng., de especies de Cololobus H. Rob., y Dasyanthina serrata (Less.) H. Rob. (Vernoniinae-Compositae) que ocurren el sureste del Brasil. Polibotánica, v. 23, p. 77-92, 2007.

24.
GALVÃO, Marcelo Neto2007GALVÃO, Marcelo Neto ; ESTEVES, R. L. . Plantas Medicinais utilizadas pela Comunidade de Vila Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. Bradea (Rio de Janeiro), v. 12, p. 01-10, 2007.

25.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira2007MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; SOUZA, Mariana Albuquerque de ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Palinotaxonomia de espécies de Chrysolaena H. Rob., Echinocoryne H.Rob. e Stenocephalum Sch. Bip. (Vernonieae-Compositae) ocorrentes no sudeste do Brasil.. Acta Botanica Brasilica, v. 21, p. 627-639, 2007.

26.
CARRIJO, Tatiana Tavares2005CARRIJO, Tatiana Tavares ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Palinotaxonomia de espécies de Stilpnopappus Mart. ex DC. e Strophopappus DC. (Compositae). Hoehnea (São Paulo), São Paulo, v. 32, n.2, p. 259-268, 2005.

27.
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO2005ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira . Uma nova espécie de Vernonia (Asteraceae - Vernonieae) do Mato Grosso do Sul, Brasil.. Bradea (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 11, n.1, p. 17-28, 2005.

28.
BARROS, Roseli Farias Melo de2004BARROS, Roseli Farias Melo de ; ESTEVES, R. L. . Nova espécie de Stilpnopappus Mart. ex DC. (Asteraceae, Vernonieae) para o Piauí, Brasil. Boletim do Museu Nacional. Nova Série Botânica, Rio de Janeiro, v. 125, p. 01-06, 2004.

29.
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO2004ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Heterocondylus inesiae (Compositae-Eupatorieae) - Uma nova espécie do Estado de São Paulo, Brasil. Bradea (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 10, n.1, p. 71-76, 2004.

30.
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO2003ESTEVES, R. L.; CAPEL, Rodrigo de Oliveira . Mikania oliveirae R.L. Esteves & R. Capel (Eupatorieae - Compositae) nova espécie para o Brasil.. Bradea (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 9, n.6, p. 25-28, 2003.

31.
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO2003ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Redelimitação de Stilpnopappus Mart. ex DC. (Vernonieae-Asteraceae).. Bradea (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 9, n.14, p. 77-92, 2003.

32.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira2002MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . PALINOLOGIA DE ESPÉCIES DE ASTEROIDEAE (COMPOSITAE GISEKE) OCORRENTES NA RESTINGA DE CARAPEBUS, CARAPEBUS, RIO DE JANEIRO. Hoehnea (São Paulo), São Paulo, v. 29, n.3, p. 233-240, 2002.

33.
PEÇANHA, A. F.2001PEÇANHA, A. F. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. G. ; ESTEVES, R. L. . PALINOTAXONOMIA DE ESPÉCIES DE PIPTOCARPHA R.BR. (COMPOSITAE, VERNONIEAE) DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Boletim do Museu Nacional. Nova Série Botânica, Rio de Janeiro, v. 112, p. 01-14, 2001.

34.
NAKAJIMA, J. N.2001NAKAJIMA, J. N. ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; MAGENTA, M. A. G. ; BIANCHINI, R. S. ; PRUSKI, J. F. ; HIND, D. J. N. . Flora Fanerogâmica (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga): 159-Asteraceae. Hoehnea (São Paulo), São Paulo, v. 28, n.2, p. 111-181, 2001.

35.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania2000GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. ; MELHEM, T. S. . Contribuição ao conhecimento das espécies brasileiras de Hippocrateaceae Juss.. Publicações Avulsas do Museu Nacional, Rio de Janeiro, v. único, p. 01-22, 2000.

36.
MARTINS, V. L. C.2000MARTINS, V. L. C. ; ESTEVES, R. L. . Tipos das plantas vasculares do Herbário do Museu Nacional (R) - XIX: Compositae. Boletim do Museu Nacional. Nova Série Botânica, Rio de Janeiro, v. 111, p. 01-31, 2000.

37.
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO1994ESTEVES, R. L.. Restabelecimento do gênero Strophopappus Mart. ex DC. (Compositae - Vernonieae) - I. Bradea, Rio de Janeiro, v. 6, n.32, p. 274-279, 1994.

38.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania1992GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; MARTINS, V. L. C. ; ESTEVES, R. L. ; SILVA, S. L. M. . Estudos polínicos em plantas de Restinga do Estado do Rio de Janeiro - Acanthaceae Juss. e Amaranthaceae Juss.. Boletim do Museu Nacional. Nova Série Botânica, Rio de Janeiro, v. 89, p. 1-21, 1992.

39.
ESTEVES, R. L.;ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO1992 ESTEVES, R. L.. Stilpnopappus semirianus R. Esteves (Vernonieae-Compositae). Uma nova espécie para o Estado da Bahia.. Bradea, Rio de Janeiro, v. 6, n.13, p. 118-121, 1992.

40.
GONÇALVES-ESTEVES, V.1989GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Contribuição ao estudo polínico da tribo Heliantheae (Compositae) VI. BOLETIM DO MUSEU NACIONAL N.SER. BOT., v. 80, p. 01-11, 1989.

41.
GONÇALVES-ESTEVES, V.1989GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Contribuição ao estudo polínico da tribo Heliantheae (Compositae) VII. Boletim do Museu Nacional. Zoologia, v. 82, p. 01-11, 1989.

42.
GONÇALVES-ESTEVES, V.1988GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Contribuição ao estudo polínico da tribo Heliantheae (Compositae) V. BOLETIM DO MUSEU NACIONAL N. SER. BOT., v. 77, p. 01-11, 1988.

43.
GONÇALVES-ESTEVES, V.1986GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Contribuição ao estudo polínico da tribo Heliantheae (Compositae) IV. Boletim do Museu Nacional. Zoologia, v. 74, p. 01-14, 1986.

44.
GONÇALVES-ESTEVES, V.1986GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. ; OLIVEIRA, A. S. . Sebastiania Spreng. (Euphorbiaceae) - Estudo polínico das espécies ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro. Boletim do Museu Nacional. Zoologia, v. 73, p. 01-11, 1986.

45.
GONÇALVES-ESTEVES, V.1981GONÇALVES-ESTEVES, V. ; MOREIRA, A. X. ; LEITE, N. A. S. ; ESTEVES, R. L. . Estudos palinológicos de espécies da tribo Mutisieae (Compositae) I. Boletim do Museu Nacional. Zoologia, v. 64, p. 01-31, 1981.

Capítulos de livros publicados
1.
ESTEVES, ROBERTO LOURENÇO; LOUEUILLE, B. ; NAKAJIMA, J. N. ; MARQUES, D. ; SOARES, P. N. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; DEMATTEIS, M. . Tribo Vernonieae Cass.. In: Nádia Roque; Aristônio Magalhães Teles; Jimi Naoki Nakajima. (Org.). A família Asteraceae no Brasil - classificação e diversidade. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2017, v. 1, p. 101-118.

2.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. . Glossário Palinológico. In: Nádia Roque; Aristônio Magalhães Teles; Jimi Naoki Nakajima. (Org.). A família Asteraceae no Brasil - classificação e diversidade. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2017, v. 1, p. 231-236.

3.
NAKAJIMA, J. N. DEMATEIS, M. LOUEUILLE, B. TELES, A. M. HEIDEN, G. SCHNEIDER, A. RITTER, M. OLIVEIRA, C. T. HATTORI, E. K. O. ROQUE, Nádia FERREIRA, S. C. MAGENTA, M. A. G. BRINGEL JR., J. B. A. ESTEVES, R. L. ALMEIDA, G. S. SAAVEDRA, M. M. MONGE, M. SOARES, P. N. SANCHO, G. MONDIN, C. A. FERNANDES, A. C. PEREIRA, Anna Carolina Mendonça KUTSCHENKO, D. C. SANTOS FILHO, L. A. F. PRIETO, P. V. , et al.BORGES, R. A. X. PENEDO, T. S. A. MESSINA, T. MORAES, M. M. V. MORAES, M. A. COELHO, M. A. N. ; Asteraceae. In: Gustavo Martinelli ; Miguel Avila Moraes. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: CNC Flora, 2013, v. único, p. 203-286.

4.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Asteraceae. In: Andréa Ferreira Costa; Izabel Cristina Alves Dias. (Org.). Flora do Parque Nacional de Jurubatiba e arredores, Rio de Janeiro, Brasil: listagem, florística e fitogeografia. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001, v. 8, p. 1-200.

5.
ESTEVES, R. L.. Compositae. In: Fernando Régis Di Maio; Márcia Botelho R. Silva. (Org.). Espécies ameaçadas de extinção no Município do Rio de Janeiro. 1a.ed.Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 2000, v. , p. 23-24.

6.
ESTEVES, R. L.; BARROSO, G. M. . Compositae. In: Lima, M.P.A.; Guedes-Bruni, R.R.. (Org.). Reserva ecológica de Macaé de Cima: Nova Friburgo - RJ: aspectos florísticos das espécies vasculares. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 1996, v. 2, p. 189-245.

7.
ESTEVES, R. L.; MARTINS, V. L. C. . Compositae. In: Pereira, J.F.. (Org.). Tipos nomenclaturais do Herbarium Bradeanum. Rio de Janeiro: , 1996, v. único, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ESTEVES, R. L.. Por que ... O girassol gira com a luz do Sol?. Ciência Hoje das Crianças, p. 06 - 06, 10 abr. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Taxonomia e filogenia de Asteraceae sob o aspecto palinológico. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Diversidade Vegetal Brasileira: Conheciemnto, Conservação e Uso. Feira de Santaba: Sociedade Botânica do Brasil, 2010. v. único. p. 462-465.

2.
GONÇALVES-ESTEVES, V. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. . Estudos brasileiros sobre diversidade polínica e as relações filogenéticas. In: 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Botânica brasileira: futuro e compromissos. Salvador: EDUNEB, 2009. v. único. p. 623-625.

3.
GONÇALVES-ESTEVES, V. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. . Caracteres palinológicos como marcadores taxonômicos. In: 59° Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil. Natal: Imagem Gráfica LTDA, 2008. v. único. p. 77-78.

4.
GONÇALVES-ESTEVES, V. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. . A importância da palinologia na taxonomia das Asteraceae. In: 57° Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Os Avanços da Botânica no Início do século XXI. Porto Alegre: UFRS, 2006. v. único. p. 55-58.

5.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; CARRIJO, Tatiana Tavares ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Ultrastructure caracterization of the pollen grains of Lepidaploa R.M. King & H. Rob. (Vernonieae-Compositae).. In: XIX Congress of the Brazilian Society of Microscopy and Microanalysis, 2003, Caxambu. Resumos do XIX Congress of the Brazilian Society of Microscopy and Microanalysis, 2003. v. 1. p. 142-143.

6.
ESTEVES, R. L.; MARTINS, V. L. C. . Levantamento, caracterização e divulgação dos tipy do Herbário do Museu Nacional (R): Compositae Giseke - tribo Astereae Cass.. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996, Nova Friburgo. Resumos do XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996. v. único.

7.
ESTEVES, R. L.; MARTINS, V. L. C. . Levantamento, caracterização e disvulgação dos tipy do Herbário do Museu Nacional (R): Piperaceae C. Agardh - Ottonia C. Spreng., Peperomia H. Ruiz & Pavon, Pothomorphe Miquel e Sacorhachis trelease. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996, Nova Friburgo. Resumos do XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Alessandra de Deus ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Morfologia polínica de seis espécies de Vernonanthura H. Robins. (Vernonieae-Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil.. In: XXI Jornada Fluminense de Botânica, LXII Reunião Científica da SBB/Seção-RJ., 2002, Seropédica. Resumos da XXI Jornada Fluminense de Botânica, LXII Reunião Científica da SBB/Seção-RJ.. v. 1. p. 29-29.

2.
CARRIJO, Tatiana Tavares ; BARCELOS, Priscila Maia ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Estudo polínico de Stilpnopappus Mart. ex DC. (Vernonieae-Compositae).. In: XXI Jornada Fluminense de Botânica, LXII Reunião Científica da SBB/Seção-RJ., 2002, Rio de Janeiro. Resumos da XXI Jornada Fluminense de Botânica, LXII Reunião Científica da SBB/Seção-RJ., 2002. v. 1. p. 31-31.

3.
RIBEIRO, C. V. C. ; ESTEVES, R. L. ; KUSTER, R. M. ; SILVA, A. J. R. . Pyrrolizidine Alkaloid from Senecio bradei Cabr.. In: 22nd IUPAC - International Symposium on the chemistry of natural products, 2000, São Carlos, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARTAXO-PINTO, S. ; Abreu, V.H.R ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; SANTOS, Francisco de Assis Ribeiro dos ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Palinologia de Baccharis do semiárido (Astereae-Asteraceae). In: XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia e 5º Encontro Latinoamericano de Fitólitos, 2013, Rio de Janeiro. Conservação do PatrimÔnio Palwobotânico e Palinológico Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia e 5º Encontro Latinoamericano de Fitólitos. Rio de Janeiro, 2013. v. único. p. 48-48.

2.
Souza, R.M.S. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Análise da ornamentação da sexina nos grãos de pólen de gêneros da subtribo Elephantopinae (Vernonieae-Asteraceae). In: XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia e 5o, Encontro Latinoamericano de Fitólitos, 2013, Rio de Janeiro. Conservação do Patrimônio Paleobotânico e Palinológico - Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia e 5o, Encontro Latinoamericano de Fitólitos. Rio de Janeiro, 2013. v. único. p. 178-178.

3.
Souza, R.M.S. ; SANTOS, J. C. ; TAVARES, G. D. B. ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; SANTOS, Francisco de Assis Ribeiro dos ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Estudo palinológico de espécies de Asteraceae do semiárido brasileiro. In: XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia e 5o, Encontro Latinoamericano de Fitólitos, 2013, Rio de Janeiro. Conservação do Patrimônio Paleobotânico e Palinológico - Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia e 5o, Encontro Latinoamericano de Fitólitos. Rio de Janeiro, 2013. v. único. p. 179-179.

4.
Silva, D.M. ; ESTEVES, R. L. . Levantamento e identificação das Asteraceae na Ilha Grande, RJ, Brasil. In: XXXI Jornada Fluminense de Botânica, 2012. Resumos da XXXI Jornada Fluminense de Botânica, 2012. v. 0.

5.
Heiden, G. ; Baumgratz, J.F.A ; ESTEVES, R. L. . Estudos taxonômicos de Baccharis L. (Asteraceae) no Estado do Rio de Janeiro. In: 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Botânica Brasileira: Futuro e compromissos. Salvador: EDUNEB, 2009. v. único. p. 244-246.

6.
Abreu, V.H.R ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Estudo polínico de espécies do gênero Ophryosporus Meyen (Eupatorieae - Asteraceae). In: 60o. Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Resumos do 60o. Congresso Nacional de Botânica. Feira de Santana, 2009. v. único.

7.
GALVÃO, Marcelo Neto ; ESTEVES, R. L. ; VALLE, Luci de Senna . Plantas medicinais usadas na comunidade da Vila Dois Rios, ILha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. In: 59o. Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Resumos do 59o. Congresso Nacional de Botânica. Natal, 2008. v. único.

8.
VALLE, Luci de Senna ; ESTEVES, R. L. ; Rocha, J. ; Brito, M.R. . Conhecimentos populares de Asteraceae do sudeste brasileiro - dados preliminares. In: 59o. Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Resumos do 59o. Congresso Nacional de Botânica. Natal, 2008. v. único.

9.
Abreu, V.H.R ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Estudo polínico de espécies de Solidago L. (Compositae, Astereae) ocorrentes no Brasil. In: XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007, São Mateus. Resumos do XXVII Encontro Regional de Botânicos. São Mateus: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. único.

10.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Palinotaxonomia de espécies de Chresta Vell. ex DC. (Asteraceae) ocorrentes no sudeste do Brasil. In: XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007, São Mateus. Resumos do XXVII Encontro Regional de Botânicos. São Mateus: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. único.

11.
Souza, P.C.T. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Palinotaxonomia de espécies brasileiras de Conyza Less. (Astereae-Asteraceae). In: XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007, São Mateus. Resumos do XXVII Encontro Regional de Botânicos. São Mateus: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. único.

12.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Estudo polínico de duas espécies de Stifftia Mikan (Compositae) ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro. In: 58o. Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Resumos do 58o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. único.

13.
SOUZA, Mariana Albuquerque de ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Palinotaxonomia de espécies de Graphistylis B. Nord. (Compositae Giseke) ocorrentes no Brasil. In: Resumos do 58o. Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Resumos do 58o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo, 2007. v. único.

14.
MARTINS, Luzia da Glória S ; SÁ, Ivone Manzali de ; VALLE, Luci de Senna ; ESTEVES, R. L. . Asteraceae medicinais de duas comunidades rurais brasileiras.. In: IX Congresso Latinoamericano de Botanica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resuménes do IX Congresso Latinoamericano de Botanica, 2006. v. único. p. 467-468.

15.
SOUZA, Mariana Albuquerque de ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. ; ESTEVES, R. L. . Palinotaxonomia de espécies da subtribo Vernonieae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil-gêneros Cyrtocymura H. Rob. & Cololobus H. Rob.. In: XXV Jornada Fluminense de Botânica, 2006, Cabo Frio. Resumos da XXV Jornada Fluminense de Botânica. Rio de Janeiro: Sociedade Botânica do Brasil, 2006. v. único.

16.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. ; SANTOS, Francisco de Assis Ribeiro dos ; ESTEVES, R. L. . Estudo polínico de espécies de Asteraceae ocorrentes nos inselbergs, Milagres, Bahia, Brasil. In: 57o. Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Resumos do 57o. Congresso Nacional de Botânica. Gramado: Sociedade Botânica do Brasil, 2006. v. único.

17.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Palinotaxonomia de espécies da subtribo Vernoniinae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil. In: 57o. Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Resumos do 57o. Congresso Nacional de Botânica. Gramado: Sociedade Botânica do Brasil, 2006. v. único.

18.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; SOUZA, Mariana Albuquerque de ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Palinotaxonomia de espécies de Stenocephalum Sch. Bip. (Vernonieae-Compositae) ocorrentes no sudeste do Brasil. In: 57o. Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Resumos do 57o. Congresso Nacional de Botânica. Gramado: Sociedade Botânica do Brasil, 2006. v. único.

19.
GALVÃO, Marcelo Neto ; PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies de Asteraceae medicinais utilizadas pela comunidade de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: LVII Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Resumos do 57o. Congresso Nacional de Botânica. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. v. único.

20.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; FERNANDES, Lygia Dolores R S ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Estudo anatômico e polínico de duas espécies de Stifftia (Mutisieae-Asteraceae) ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro.. In: 56º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2005, Curitiba. Resumos do 56º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. Curitiba, 2005. v. único.

21.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Estudo polínico de espécies de Trixis P. Browne (Compositae Giseke) ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: 56º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2005, Curitiba. Resumos do 56º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. Curitiba, 2005. v. único.

22.
SOUZA, Mariana Albuquerque de ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies da subtribo Vernonineae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil - gêneros Cyrtocymura H. Rob. e Cololobus H. Rob.. In: 56º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2005, Curitiba. Resumos do 56º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. Curitiba, 2005. v. único.

23.
PEREIRA, Anna Carolina Mendonça ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Estudo polínico de espécies de Compositae ocorrentes na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Anais do 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004. v. único. p. 000-000.

24.
CARRIJO, Tatiana Tavares ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies da subtribo Vernonieae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil - gênero Lessingianthus H. Rob.. In: 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Anais do 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004. v. único. p. 000-000.

25.
SOUZA, Mariana Albuquerque de ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies da subtribo Vernonineae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil - gêneros Chrysolaena Champ. e Echynocoryne. In: 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Anais do 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004. v. único. p. 000-000.

26.
Garcia, Alyne Thompson Coelho ; TRINDADE, Ana Paula Felix ; BRITTO, Tatiana Cristina Rodrigues de ; LIMA, Maria Cristina Pereira ; ARAÚJO FILHO, Hiram da Costa ; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho ; ESTEVES, R. L. . Estudo da fração volátil de Verbesina glabrata Hook & Arn. (Asteraceae). In: 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Anais do 55º Congresso Nacional de Botânica, 2004. v. único.

27.
BARBOSA, Max Dória ; Neves, L.J. ; ESTEVES, R. L. . Anatomia foliar de Piptocarpha macropoda (DC.) Baker e Piptocarpha leprosae (Less.) Baker (Vernonieae-Compositae). In: 55o. Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Resumos do 55o. Congresso Nacional de Botânica. Viçosa: Sociedade Botânica do Brasil, 2004. v. único.

28.
GALVÃO, Marcelo Neto ; ESTEVES, R. L. ; Schneider, S.M. ; ANDRADE, Leonor Ribas de . Levantamento preliminar das plantas medicinais de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. In: 55ª Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Resumos do 55º Congresso Nacional de Botânica. Viçosa: Sociedade Botânica do Brasil, 2004. v. único.

29.
CARRIJO, Tatiana Tavares ; ESTEVES, R. L. ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Palinotaxonomia de espécies de Stilpnopappus Mart. ex DC. e Strophopappus DC., Vernonieae-Compositae. In: 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. Resumos do 54º Congresso Nacional de Botânica. v. 1. p. 134-134.

30.
BARROS, Roseli F M ; ESTEVES, R. L. . Stilpnopappus laiseae R.Barros & R. Esteves (Asteraceae- Vernonieae): Uma nova espécie para o bioma cerrado. Barros, R.F.M.. In: 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. Resumos do 54º Congresso Nacional de Botânica. v. 1. p. 1045-1045.

31.
NUNES, Alessandra de Deus ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Palinologia de espécies da subtribo Vernonineae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil - gênero Vernonanthura H. Robins.. In: 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. Resumos do 54º Congresso Nacional de Botânica. v. 1. p. 136-136.

32.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; FARIA, Elisângela Aquino de ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Palinologia de espécies da subtribo Vernonineae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil - gênero Lepidaploa R. King & H. Rob.. In: 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. Resumos do 54º Congresso Nacional de Botânica. v. 1. p. 137-137.

33.
CARRIJO, Tatiana Tavares ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; ESTEVES, R. L. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. L. . Estudo polínico preliminar de espécies de Lessingianthus Robinson (Vernonieae-Compositae). In: XXII Jornada Fluminense de Botânica, 2003, Cabo Frio. Resumos da XXII Jornada Fluminense de Botânica. Rio de Janeiro: Sociedade Botânica do Brasil, 2003. v. único.

34.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; CARRIJO, Tatiana Tavares ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Estudo polínico de espécies de três gêneros de Vernonieae (Compositae) da região sudeste.. In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife. Resumos do 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002. v. 1. p. 193-193.

35.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Microcaracterísticas importantes usadas na taxonomia de algumas espécies da tribo Eupatorieae (Compositae).. In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife. Resumos do 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002. v. 1. p. 201-201.

36.
CARRIJO, Tatiana Tavares ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies de três gêneros de Vernonieae (Compositae) da região sudeste, Brasil.. In: XXIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Resumos da XXIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRJ. v. 1. p. 354-354.

37.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Palinologia de espécies da subfamília Asteroideae (Compositae Giseke) ocorrentes na Restinga de Carapebus, Carapebus, Rio de Janeiro. In: 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001. v. único. p. 139-139.

38.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Revisão de Austrocritonia R. King & H. Robins. (Eupatorieae-Asteraceae). In: 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001. v. único. p. 138-138.

39.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Revisão de Campuloclinium DC. (Eupatorieae - Compositae). In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo. Resumos do XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. São Paulo: Suprema, 2000. v. único. p. 208-208.

40.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; FERREIRA, C. B. ; PEÇANHA, A. F. ; ESTEVES, R. L. . Palinotaxonomia de espécies de Piptocarpha R.Br. (Compositae-Vernonieae) do Município do Rio de Janeiro. In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo. Resumos do XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. São Paulo: Suprema, 2000. v. único. p. 43-43.

41.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania . Flora fanerogâmica da Restinga de Carapebus - Compositae Giseke. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996, Nova Friburgo. Resumos dos XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996. v. único. p. 122-122.

42.
ESTEVES, R. L.; MARTINS, V. L. C. . Levantamento, categorização e divulgação dos tipy do Herbário do Museu Nacional (R) - Compositae Giseke. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996, Nova Friburgo. Resumos do XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996. v. único.

43.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; FERREIRA, C. B. . Palinotaxonomia das Compositae das Restingas do Estado do Rio de Janeiro I - Vernonieae Less.. In: XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994, São Leopoldo. Resumos XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994. v. único. p. 350-350.

44.
ESTEVES, R. L.. Restabelecimento do gênero Strophopappus DC.. In: XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994, São Leopoldo. Resumos do XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994. v. único.

45.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. ; MARTINS, V. L. C. . Estudo polínico em plantas de Restinga do Estado do Rio de Janeiro - Apocynaceae Muell. Arg.. In: XIV Encontro Regional de Botânicos - ERBOT, 1992, Carangola. Resumos XIV Encontro Regional de Botânicos, 1992. v. único. p. 49.

46.
ESTEVES, R. L.. O gênero Stilpnopappus Mart. ex DC. (Compositae-Vernonieae) espécies ocorrentes em Minas Gerais. In: XIV Encontro Regional de Botânicos - ERBOT, 1992, Carangola. Resumos do XIV Encontro Regional de Botânicos, 1992. v. único.

47.
ESTEVES, R. L.. Estrutura do campo nativo Paraju, Reserva Florestal de Linhares, ES.. In: XLIII Congresso Nacional de Botânica, 1992, Aracaju. Resumos do XLIII Congresso Nacional de Botânica, 1992.

48.
ESTEVES, R. L.. Stilpnopappus procumbens Gardn. e Stilpnopappus trichospiroides Mart. ex DC. (Compositae-Vernonieae). Duas espécies afins.. In: XLIII Congresso Nacional de Botânica, 1992, Aracaju. Resumos do XLIII Congresso Nacional de Botânica, 1992.

49.
ESTEVES, R. L.. Estudo taxonômico de Stilpnopappus scaposus DC. e Stilpnopappus tomentosus Mart. ex DC. (Compositae-Vernonieae). In: XLIII Congresso Nacional de Botânica, 1992, Aracaju. Resumos do XLIII Congresso Nacional de Botânica, 1992.

50.
MARTINS, V. L. C. ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . Estudo polínico de Quararibea Aubl. (Bombacaceae). In: XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991, Goiania. Resumos do XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991. v. único. p. 480-480.

51.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. ; MARTINS, V. L. C. . Estudos polínicos em plantas de restinga do Estado do Rio de Janeiro - VI - Malpighiaceae Juss., Molluginaceae Hutch., Melastomataceae Juss. e Myrtaceae Pers.. In: XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991, Goiania. Resumos do XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991. v. único. p. 525-525.

52.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; MARTINS, V. L. C. . Estudos polínicos em plantas das restingas do Estado do Rio de Janeiro - VII - Malvaceae Adans., Marcgraviaceae Juss. e Moraceae Lindl.. In: XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991, Goiania. Resums do XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991. v. único. p. 524-524.

53.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; OLIVEIRA, A. S. ; MARTINS, V. L. C. . Estudos polínicos em plantas das restingas do Estado do Rio de Janeiro III - Euphorbiaceae Juss. II. In: XLI Congresso Nacional de Botânica, 1990, Fortaleza. Resumos do XLI Congresso Nacional de Botânica, 1990. v. único. p. 138-138.

54.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. ; OLIVEIRA, A. S. ; MARTINS, V. L. C. . Estudo polínico em plantas de restingas do Estado do Rio de Janeiro - II - Euphorbiaceae I. In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Mato Grosso. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. v. único. p. 623-623.

55.
ESTEVES, R. L.; MARTINS, V. L. C. . Tipos nomenclaturais do Herbarium Bradeanum (HB) - Dicotiledôneas. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1966, Nova Friburgo. Resumos do XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1966. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
ESTEVES, R. L.. Macro e Microcaracterísticas Diagnósticas utilizadas na Taxonomia de Eupatorium s.l. (Eupatorieae-Compositae). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ESTEVES, R. L.; DEMATEIS, M. ; TELES, A.M. ; HEIDEN, G. ; RITTER, M. ; ROQUE, N. ; MAGENTA, M. A. G. ; SAAVEDRA, M. M. ; MONGE, M. ; MONDIN, C. A. ; Souza, R.M.S. ; Abreu, V.H.R ; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira ; GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; Deble, L. . Catálogo da Flora do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2014 (Capítulo de Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ESTEVES, R. L.. Ecologia, Florística e Conservação de comunidades vegetais em quatro pães-de-açucar do Estado do Rio de Janeiro. 2013.

2.
ESTEVES, R. L.. Seleção para Professor Visitante. 2012.

3.
ESTEVES, R. L.. Avaliação de projeto de mestrado. 2012.

4.
ESTEVES, R. L.. Consultor ad hoc do projeto Levantamento, identificação, organização e informatização da coleção micológica do herbário HUEG. 2010.

5.
ESTEVES, R. L.. Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. 2006.

6.
ESTEVES, R. L.. Consultoria em artigos a serem publicados na revista Rodriguésia. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
ESTEVES, R. L.. Membro de Comitê de Avaliação PIBIC -UERJ. 2010.

2.
ESTEVES, R. L.. Parecerista ad hoc da seleção de bolsista Professor Visitante. 2010.

3.
ESTEVES, R. L.. Parecer em trabalho cientifico para publicação em periódico (Journal os Medicinal Plants Research). 2010.

4.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado em periódico científico (Journal of Palynology). 2010.

5.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Rodriguésia. 2009.

6.
ESTEVES, R. L.. Avaliação de projeto. 2009.

7.
ESTEVES, R. L.. Avaliação de monografia "família Asteraceae" a ser publicada no livro Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso. 2008.

8.
ESTEVES, R. L.. Parecerista ad hoc para bolsa de IC Universidade Estadual da Bahia. 2007.

9.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Brasileira de Botânica. 2007.

10.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Hoehnea. 2006.

11.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Bradea. 2006.

12.
ESTEVES, R. L.. Parecer em projeto de aluno de pós-graduação (mestrado) em Biodiversidade Vegetal do Insituto de Botânica de São Paulo. 2005.

13.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Hoehnea. 2005.

14.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado na Acta Botanica Brasilica. 2005.

15.
ESTEVES, R. L.. Avaliar manuscrito a ser publicado na Acta Botanica Brasilica. 2005.

16.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado na série Livros do Museu Nacional. 2004.

17.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado nos Arquivos do Museu Nacional. 2004.

18.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado no Boletim do Museu Nacional. 2004.

19.
ESTEVES, R. L.. Parecerista em artigo científico Boletim do Museu Nacional. 2003.

20.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Bradea. 2003.

21.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado na série Livros do Museu Nacional. 2003.

22.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado nos Arquivos do Museu Nacional. 2003.

23.
ESTEVES, R. L.. Presidente nas Mesas Coletoras de Votos das Eleições para provimento dos cargos de Reitor e Vice-Reitor. 2003.

24.
ESTEVES, R. L.. Avaliação de artigo científico com fins de publicação Arquivos do Museu Nacional. 2002.

25.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado na série Livros do Museu Nacional. 2002.

26.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado no Boletim do Museu Nacional. 2002.

27.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado nos Arquivos do Museu Nacional. 2001.

28.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado no Boletim do Museu Nacional. 2001.

29.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado na série Livros do Museu Nacional. 2001.

30.
ESTEVES, R. L.. Revisão científica em artigo a ser publicado Série Livros do Museu Nacional. 2000.

31.
ESTEVES, R. L.. Assessoria em artigo a ser publicado na revista Brittonia. 2000.

32.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado nos Arquivos do Museu Nacional. 2000.

33.
ESTEVES, R. L.. Revisão de artigo a ser publicado no Boletim do Museu Nacional. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania ; ESTEVES, R. L. . O pólen: morfologia e suas diversas aplicações na Biologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ESTEVES, R. L.. Palestra A fam'ilia Asteraceae. 2007. (Aula para alunos de pós-graduação).

3.
ESTEVES, R. L.. Morfologia e taxonomia de Asteraceae. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ESTEVES, R. L.. Palestra Sistemática de Asteraceae. 2005. (Aula para alunos de pós-graduação).

5.
ESTEVES, R. L.. Palestra A Ordem Asterales. 2004. (Aula para alunos de pós-graduação).

6.
ESTEVES, R. L.. Ministrar disciplina Tópicos em Biologia (Botânica) no Curso de Especialização em Ensino de Ciências. 2004. (Aula para alunos de Curso de Especialização).

7.
ESTEVES, R. L.. Palestra Sistemática de Asteraceae. 2003. (Aula para alunos de pós-graduação).

8.
ESTEVES, R. L.. Tópicos de Ciências (Botânica). 2002. (Aula para alunos de pós-graduação).

9.
ESTEVES, R. L.. Morfologia, Sistemática e Importância Econômica da família Asteraceae. 2000. (Aula para alunos de graduação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROQUE, Nádia; ESTEVES, R. L.; MELO, E.. Participação em banca de Lídia Campos Nascimento. Asteraceae de Morro do Chapéu, Bahia - Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; ESTEVES, R. L.; SANTOS, Francisco de Assis Ribeiro dos; CARVALHO, Heloísa Alves de Lima; SA-HAIAD, B.. Participação em banca de Ana Carolina Mezzonato Pires. Palinotaxonomia de Passiflora L. subgênero Astrophea (DC.)Masters (Passifloraceae). 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ESTEVES, R. L.; FREITAS, A. F. N.; LEAL, L. R. Z. C.. Participação em banca de Luana Paula Mauad. Comunidades vegetais em quatro Pães-de-Açúcar no Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ESTEVES, R. L.; OLIVEIRA, R. R.; RODRIGUES, P. J. F. P.; CALLADO, C. H.. Participação em banca de Lilian Prado Gomes da Rosa. Florística e fitossociologia da Floresta Atlântica montana no Parque Estadual da Ilha Grande, RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SIMAO, D. G.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Danilo Marques. Heliantheae s.l. e Vernonieae (Asteraceae) no Parque Estadual do Biribiri, Diamantina, MG. 2013. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA VEGETAL) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
ROQUE, Nádia; Bautista, H.P.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Aline Silva Quaresma. A tribo Eupatorieae (Asteraceae) no Planalto de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
ESTEVES, R. L.; FREITAS, A. F. N.; RODRIGUES, P. J. F. P.. Participação em banca de Alessandro Henrique Nunes Branth Fontes. Invasão Biológica de Casuarina equisetifolia na Restinga da Massambaba: EStrutura, Riqueza e Regeneração. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Renata Gabrielle Pinheiro dos Santos. Estudo taxonômico das Asclepiadaceae e Marsdenieae (Asclepiadoideae-Apocynaceae) no Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; LOPES, Rosana Conrado; SA-HAIAD, B.. Participação em banca de Ivana de Oliveira Mandoju. Palinologia de espécies de Convolvulaceae Juss. ocorrentes na região Sudeste, Brasil - tribos Merremieae e Cuscuteae. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; LOPES, Rosana Conrado; SA-HAIAD, B.. Participação em banca de Simone Cartaxo Pinto. Palinotaxonomia de espécies de Cissus L. (Vitaceae Juss.) ocorrentes no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
ESTEVES, R. L.; GUERRA, M. S.. Participação em banca de Carla Y' Gabáu Manão. Composição florística e estrutura da comunidade arbustivo-arbórea de um trecho de floresta submontana da vertente sudeste do Parque Estadual da Ilha Grande, Angra dos Reis/RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
FERNANDES, Lygia Dolores R S; Barros, M.A.V.; ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; Vieira, A.C.. Participação em banca de Vanessa Holanda Righetti de Abreu. Palinotaxonomia de espécies de Malvaceae s.l. ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Forza, R.; ESTEVES, R. L.; NAKAJIMA, J. N.. Participação em banca de Rafael Augusto Xavier Borges. Asteraceae do Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais, Brasil: checlist e taxonomia de Astereae. 2009. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

14.
ESTEVES, R. L.; Barros, M.A.V.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Participação em banca de Fabiana Carvalho de Souza. Palinotaxonomia de espécies brasileiras de Poecilanthe (Leg. Caes.) e gêneros afins. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
FERNANDES, Lygia Dolores R S; PONZO, Andréa Pereira Luizi; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; ESTEVES, R. L.; LOPES, Rosana Conrado. Participação em banca de Giovani Román Morales Milla. Palinotaxonomia em Wissadula Medik. e gêneros afins (Malvaceae: Malveae) no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
BIANCHINI, R. S.; Rossi, L.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Fátima Otavina de Souza. Asteraceae no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéa, SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

17.
VALLE, Luci de Senna; ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; MORGADO, L. N.; LOPES, Rosana Conrado. Participação em banca de Marcelo Neto Galvão. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a Comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Marcus Felipe Oliveira da SIlva. Melastomataceae e Memecylaceae no Parque Estadual da Pedra Branca. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
FERNANDES, Lygia Dolores R S; SYLVESTRE, Lana da Silva; PONZO, Andréa Pereira Luizi; COSTA, D. P.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Lucas Matheus da Rocha. Palinotaxonomia de Polytrichaceae Schwägr. (Bryophyta) ocorrentes no Estado de Minas Gerais (Brasil). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
WENDT, Tania; ESTEVES, R. L.; ANDREATA, Regina Helena Posth; COSTA, Andréa Ferreira. Participação em banca de Henrique do Nascimento Braga. Levantamento das espécies fanerôgamicas da Praia Virgem, Município de Rio das Ostras, RJ. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
EMMERICH, Margarete; ESTEVES, R. L.; ARAUJO, Dorothy Sue Dun de; PEREIRA, Jorge Fontella. Participação em banca de Luiz José Soares Pinto. Euphorbiaceae Juss. no Parque Estadual da Serra da Tiririca e arredores, município de Niterói e Maricá, Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
ESTEVES, R. L.; KINOSHITA, Luiza Sumiko; CARVALHO, Heloísa Alves de Lima; FREIRA, Genise Vieira. Participação em banca de Fábio de França Moreira. Estudos taxonômicos e palinológicos das espécies de Mandevilla Lindley (Apocynaceae) ocorrentes na restinga de Carapebus, RJ, Brasil.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
EMMERICH, Margarete; ESTEVES, R. L.; SILVA, Suzene Izídio da; PEREIRA, Jorge Fontella. Participação em banca de Débora Medeiros Mascarenhas. Euphorbiaceae da Serra de São José, Tiradentes, Minas gerais, Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BRAGA, J. M.; ESTEVES, R. L.; RODRIGUES, P. J. F. P.; GUERRA, M.; FREITAS, A. F. N.. Participação em banca de Antonio Janilson Castelo Sousa. Variações espaço-temporais e características funcionais da vegetação de dunas costeiras no Sudeste do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; ESTEVES, R. L.; Baumgratz, J.F.A; BERNACCI, L. C.. Participação em banca de Ana Carolina Mezzonato Pires. Passiflora subgênero Astrophea (Passifloraceae): morfologia, palinologia e taxonomia. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Silva Neto, S.J.; ESTEVES, R. L.; BOVINI, M. G.; FREITAS, A. F. N.; COELHO, M. A. N.. Participação em banca de Lilian Prado Gomes da Rosa. Melastomataceae da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil: diversidade, taxonomia e correlações com variáveis edáficas. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BATISTA, J. A. N.; STEHMANN, J. R.; ASSIS, L. C. S.; ESTEVES, R. L.; MARZINECK, J.; SALINO, A.; FERREIRA, S. C.. Participação em banca de ERIC KOITI OKIYAMA HATTORI. FILOGENIA MOLECULAR DA SUBTRIBO DISYNAPHIINAE (EUPATORIEAE: ASTERACEAE), TRATAMENTO TAXONÔMICO E SINOPSE DE SYMPHYOPAPPUS E ANATOMIA FLORAL DO CLADO GRAZIELIA/SYMPHYOPAPPUS. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Forza, R.; ESTEVES, R. L.; NAKAJIMA, J. N.; LIMA, Haroldo Cavalcante de. Participação em banca de Mariana Machado Saavedra. Sistemática de Dasyphyllum (Asteraceae). 2011. Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

6.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; BASTOS, C. J. P.; SYLVESTRE, Lana da Silva; ESTEVES, L. M.; FERREIRA, C. B.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Lucas Matheus da Rocha. Palinotaxonomia de Bryaceae Schwägr. (Bryophyta) do Brasil. 2011.

7.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; PONZO, Andréa Pereira Luizi; SA-HAIAD, B.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; ESTEVES, R. L.; Mansano, Vidal de Freitas. Participação em banca de Fábio de França Moreira. Palinotaxonomia de espécies brasileiras arbóreas-arbustivas de Bauhinia (Leg. Caes.).. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MARCHIORI, J.N.C.; ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, V. L.; Deiro, A.M.G.; Durlo, M.A.. Participação em banca de Anabela Silveira de Oliveira-Deble. Classificação infragenérica e atualização nomenclatural das espécies brasileiras de Baccharis L. (Asteraceae-Astereae). 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
VALLE, Luci de Senna; ESTEVES, R. L.; EMMERICH, Margarete; SECCO, R. S.; LIMA, Haroldo Cavalcante de. Participação em banca de Débora Medeiros. Croton Seção Medea (Kl.) Baill. do Sudeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
ESTEVES, R. L.; VALLE, Luci de Senna; Vieira, A.C.; Durães, M.H.; LOPES, Rosana Conrado; FERREIRA, C. B.; Valente, M.C.. Participação em banca de Máx Valério Dória Barbosa. Taxonomia e anatomia foliar das espécies de Piptocarpha R.Br. (Asteraceae, Vernonieae) no Estado do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
MARCHIORI, J.N.C.; ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, V.; Deiro, A.M.G.; Canto-Dorow, T.. Participação em banca de Leonardo Paz Deble. O gênero Achyrocline (Less.)DC. (Asteraceae: Gnaphalieae) no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania; ESTEVES, R. L.; VALLE, Luci de Senna; PONZO, Andréa Pereira Luizi; SANTOS, Francisco de Assis Ribeiro dos; FERNANDES, Lygia Dolores R S; LOPES, Rosana Conrado. Participação em banca de Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça. Palinotaxonomia de espécies da subtribo Vernoniinae Less. (Vernonieae-Compositae Giseke) ocorrentes na região sudeste do Brasil.. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ESTEVES, R. L.; BARROSO, G. M.; LIMA, Haroldo Cavalcante de; TOZZI, Ana; PEREIRA, Jorge Fontella; PEIXOTO, Ariane Luna; EMMERICH, Margarete. Participação em banca de Marli Pires Morim. Leguminosae arbustivas e arbóreas do Parque Nacional do Itatiaia: abordagem florístico-taxonômica.. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ESTEVES, R. L.; FREITAS, A. F. N.. Participação em banca de Lilan Prado Gomes da Rosa. Melastomataceae da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil: diversidade, taxonomia e correlações com variáveis edáficas. 2015.

2.
GUERRA, M. S.; FREITAS, A. F. N.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Antonio Janilson Castelo Souza. Variações espaço-temporais e características funcionais da vegetação halófila-psamófila em dunas litorâneas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Carla Y' Gabáu Manão. Florística, estrutura e chave de identificação das espécies arbustivo-arbóreas de duas fitfisionomias em Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, RJ. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SYLVESTRE, Lana da Silva; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Lucas Matheus da Rocha. Palinologia de Briófitas no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Marcelo da Costa Souza. Caracteres morfológicos relevantes na evolução e na taxonomia de Myrtaceae. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

6.
ESTEVES, R. L.; GONÇALVES-ESTEVES, Vania; EMMERICH, Margarete; CARVALHO, Heloísa Alves de Lima. Participação em banca de Bárbara de Sá Haiad. A importância do estudo polínico na taxonomia de Euphorbiaceae. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S; VALLE, Luci de Senna. Participação em banca de Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça. Exame de qualificação de Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça, aluna do curso de doutorado. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; Silva Neto, S.J.; SA-HAIAD, B.. Participação em banca de Gabrielle Reboredo Menezes Vieira. Palinotaxonomia de representantes das tribos Coussareeae Benth. & Hook.f. e Psychotrieae Cham. & Schltdl. (Rubiaceae Juss.) ocorrentes na Mata Atlântica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Antonio Janilson Castelo Souza. Diversidade e padrões estruturais da vegetação halófila-psamófila das restingas do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ESTEVES, R. L.; PEREIRA, Jorge Fontella. Participação em banca de Carla Y` Gubáu Manão. Palicourea Aubl. (Rubiaceae) da mata Atlântica brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Adriana Carvalho de Sá Cavalcanti. Florística e estrutura da vegetação associadas à Formicivora littoralis (Aves, Thamnphilidae). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Alexxandro Henrique Nunes Branth Fontes. Invasão biológica de Causarina equisetifolia na restinga de Massambaba, RJ: Estrutura, Riqueza e Regeneração. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ESTEVES, R. L.; FERREIRA, C. B.. Participação em banca de Simone Cartaxo Pinto. Palinotaxonomia de espécies de Cissus L. (Vitaceae) ocorrentes no Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira. Participação em banca de Ivana de Oliveira Mandoju. Palinologia de espécies de Convolvulaceae Juss. ocorrentes na região sudeste, Brasil - tribos Merremiaeae e Cuscutae. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Margarete Alvarenga Viana Mota Trindade. Da farinha de mesa à carteira escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Gloria Caroline Carvalho de Souza.Caracterização polínica de espécies de Mikania Willd. (Eupatorieae-Asteraceae) ocorrentes nas restingas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

2.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira. Participação em banca de Gabrielle Reboredo Menezes Vieira.Estudo polínico da subfamília Rubioideae Verdec. (Rubiaceae Jussieu) ocorrentes nas restingas do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

3.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira. Participação em banca de Raquel Maria Batista Souza de Souza.Palinotaxonomia de Eremanthus Less. (Asteraceae) subgêneros Eremanthus e Vanillosmopsis e Paralychnophora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

4.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Thiago de Azevedo Amorim.Asteraceae na Marambaia: Tribo Eupatorieae. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
ESTEVES, R. L.; PANTOJA, Sonia; GONÇALVES-ESTEVES, Vania. Participação em banca de Anna Carolina Mendonça Pereira.Estudo polínico de espécies de trixis (Mutisieae-Asteraceae) ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

6.
ESTEVES, R. L.; PANTOJA, Sonia; GONÇALVES-ESTEVES, Vania. Participação em banca de Ana Carolina da Silva Fourny.Estudo polínico de espécies da família Gesneriaceae ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

7.
ESTEVES, R. L.. Participação em banca de Poliana Silva Brasileiro.Algas marinhas bentônicas da formação recifal da Barra da Penha, Ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Bahia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
ESTEVES, R. L.; MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; PANTOJA, Sonia. Participação em banca de Daniele Barbosa Pereira.Palinotaxonomia de espécies de Compositae de uso medicinal. 2002 - Universidade Castelo Branco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania; ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Avaliação de estágio probatório de Prof. Adjunto Cláudia Petean Bove do Depto. de Botânica do Museu Nacional/UFRJ.. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
ESTEVES, R. L.; BRAGA, J. M.; Peixoto, P.H.P.. Concurso para Professor Adjunto na área de Botânica - Taxonomia de Fanerógamos. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
ESTEVES, R. L.; Sampaio, L.H.; Soares, M.C.S.. Presidente de Professor Adjunto em Botânica. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ESTEVES, R. L.; Baumgratz, J.F.A; Guedes-Bruni, Rejan. Concurso público para provimento de professor adjunto. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ESTEVES, R. L.. Professor Visistante. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ESTEVES, R. L.. Membro efetivo da banca de concurso público para professor adjunto do Departamento de Botânica, área Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ESTEVES, R. L.. Membro efetivo da banca de concurso público para professor adjunto do Departamento de Botânica, Setor de Criptógamos. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; VALLE, Luci de Senna; ESTEVES, R. L.. Banca de Estágio Probatório da Profa. Bárbara de Sá Haiad. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Huszar, Vera Lúcia de Moraes; ESTEVES, R. L.; BARROS, C. F.. Banca de Progressão funcional horizontal de Associado IIII para IV de Luci de Senna Valle. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COSTA, Andréa Ferreira; VALLE, Luci de Senna; BARROS, C. F.; ESTEVES, R. L.. Banca de Progressão funcional horizontal de Adjunto I para II de Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
COSTA, Andréa Ferreira; VALLE, Luci de Senna; BARROS, C. F.; ESTEVES, R. L.. Banca de Estágio Probatório de Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CARAMASCHI, U.; ESTEVES, R. L.; BARROS, C. F.; COSTA, J. M.; Baumgratz, J.F.A. Comissão de Avaliação Funcional - Progressão Funcional da categoria de Prof. Associado II para III - Luci de Senna Valle. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania; BOVE, C. P.; BARROS, C. F.; VALLE, Luci de Senna; ESTEVES, R. L.. Comissão de Avaliação Funcional - Progressão Funcional da categoria de Prof. Adjunto II para III - Cristiana Koschnitzke alle. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
GONÇALVES-ESTEVES, V. G.; ESTEVES, R. L.; VALLE, Luci de Senna. Progressão Funcional Horizontal de Andréa Ferreira Costa de Professor Adjunto III para IV. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
GONÇALVES-ESTEVES, V. G.; ESTEVES, R. L.; VALLE, Luci de Senna. Progressão Funcional Horizontal de Heloísa Alves de Lima de Professor Adjunto III para IV. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Huszar, Vera Lúcia de Moraes; GONÇALVES-ESTEVES, Vania; ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Banca de estágio probatório de Lúcia Helena da Silva, Profa. Adjunta - Museu Nacional. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Professor Associado Ipara II de Lygia Dolores Ribeiro de Santiago Fernandes. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Progressão Funcional Horizontal de Heloísa Alves de Lima de Professor Adjunto II para III. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
GONÇALVES-ESTEVES, V.; ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Progressão Funcional Horizontal de Heloísa Alves de Lima de Professor Adjunto I para II. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Vertical de Professor Adjunto IV para Professor Associado I de Luci de Senna Valle. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Vertical de Professor Adjunto IV para Professor Associado I de Lygia Dolores Ribeiro de Santiago Fernandes. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Vertical de Professor Adjunto IV para Professor Associado I de Mariângela Menezes. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Vertical de Professor Adjunto IV para Professor Associado I de Ruy José Válka Alves. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Vertical de Professor Adjunto IV para Professor Associado I de Vera Lúcia de Moraes Huszar. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
ESTEVES, R. L.. Progressão Funcional Vertical de Professor Adjunto III para Professor Associado IV de Cláudia Petean Bove. 2006.

19.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania; ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Avaliação de estágio probatório de Prof. Adjunto Cristiana Koschitze do Depto. de Botânica do Museu Nacional/UFRJ.. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
GONÇALVES-ESTEVES, Vania; ESTEVES, R. L.; FERNANDES, Lygia Dolores R S. Membro da Banca de Avaliação de Progressão Funcional de Adjunto III para IV de Luci de Senna Valle. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
ESTEVES, R. L.. Membro da Comissão Especial para Acompanhamento e Avaliação de Desempenho Docente. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotänica e Palinologia e 5o. Encontro o Latinoamericano de Fitólitos.Estudo palinológico de espécies de Asteraceae do semiárido brasileiro. 2013. (Simpósio).

2.
57o. Congresso Nacional de Botânica. A importância da palinologia na taxonomia de Asteraceae. 2006. (Congresso).

3.
69a Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil-Sec. RJ. 2006. (Encontro).

4.
XXV Jornada Fluminense de Botânica.Asteraceae no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

5.
56o. Congresso Nacional de Botânica. Palinotaxonomia de espécies da subtribo Vernonieae (Compositae) ocorrentes na região sudeste do Brasil-gêneros Cyrtocymura H. Rob. & Cololobus H. Rob.. 2005. (Congresso).

6.
Jornada Fluminense de Botânica.Palestra intitulada Diversidade taxonômica de grupos representativos da flora do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Encontro).

7.
XXIV Jornada Fluminense de Botânica.Coordenador de mesa redonda Diversidade taxonômica de grupos representativos da flora do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Encontro).

8.
55ª Congresso Nacional de Botânica. Coordenador de Mesa Redonda A verdadeira face das Compositae: florística ou taxonomia. 2004. (Congresso).

9.
55ª Congresso Nacional de Botânica. Palestra: Micro e macrocaracterísticas diagnósticas empregadas na tribo Eupatorieae. 2004. (Congresso).

10.
XXII Jornada Fluminense de Botânica.Estudo polínico preliminar de espécies de Lessingianthus Robinson (Vernonieae-Compositae). 2003. (Encontro).

11.
59ª Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil-Seccional RJ.Palestra: Micro e Macrocaracterísticas utilizadas no estudo de Eupatorium s.l. (Compositae-Eupatorieae). 2002. (Encontro).

12.
XXI Jornada Fluminense de Botânica e LXII Reunião Científica da SBB/Seção RJ.Palestra: Ensino de Botânica com ênfase em morfologia e taxonomia vegetal. 2002. (Encontro).

13.
V semana de Biologia.Palestra intitulada Taxonomia de Compostas. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESTEVES, R. L.. 65a. Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil, Secc. Rio de Janeiro. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Raquel Maria Batista Souza de Souza. ?Asteraceae no Parque Nacional de Itatiaia. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dirce Terezinha Fabiano do Rosário. Análise dos Fatores que Influenciam a Participação dos Docentes na Arborização Escolar. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Caroline de Farias Silva. A abordagem da agroecologia no Ensino Fundamental. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Glória Caroline Carvalho de Souza. Estudo taxonômico e palinológico de espécies de Eupatorieae (Asteraceae) no Estado do Rio de Janeiro. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Adalberto Augusto Lima Santos. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Debora Ester Silva Almeida. Organização da coleção do Herbarium Bradeanum. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Herbarium Bradeanum. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

3.
Paula Evelin SIlva Almeida. Organização da coleção do Herbarium Bradeanum. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Herbarium Bradeanum. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

4.
Cátia Moura Militão. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

5.
Carlos Fellipe Motta Monteiro. Organização da coleção do Herbarium Bradeanum. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Herbarium Bradeanum. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

6.
Jullyanne Ewellyn Ribeiro Goes. Organização da coleção do Herbarium Bradeanum. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Herbarium Bradeanum. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

7.
Amanda Cristina Bezerra Lasariny. Monitoria. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raquel Maria Batista Souza de Souza. Palinologia e taxonomia dos generos Elephantopus, Orthopappus e Psedelephantopus (subtribo Elephantopineae, Vernonieae - Asteraceae) ocorrentes no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

2.
Ana Paula Garcia Costa. A TRIBO EUPATORIEAE (ASTERACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

3.
Dilma Melo da Silva. Riqueza, distribuição e conservação das Asteraceae na Ilha Grande, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

4.
Marcelo Fraga Castilhori. Legumonisae do Parque Nacional da restinga de Jurubatiba: taxonomia e observações ecológicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

5.
Anna Carolina Mendonça Pereira. Palinologia e taxonomia de espécies brasileiras de Stifttia Mikan (Mutisieae s.l. - Asteraceae). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Roberto Lourenço Esteves.

6.
Mariana Albuquerque de Souza. Graphistylis B. Nord (Asteraceae-Senecioneae): caracteres polínicos e foliares como subsídio à taxonomia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

7.
Gustavo Heiden. Estudos taxonômicos e conservação em Baccharis L. (Asteraceae: Astereae) no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Roberto Lourenço Esteves.

8.
Marcelo Neto Galvão. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a Comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

Tese de doutorado
1.
Vanessa Holanda Righetti de Abreu. PALINOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPÉCIES DE PRAXELIS (SUBTRIBO PRAXELINAE, EUPATORIEAE-ASTERACEAE) OCORRENTES NO BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

2.
Lúcia de Fátima Pangaio Seda. Dos cerrados aos campos rupestres: florística, fisionomia e padrões de distribuição geográfica na Chapada Buenópolis, Serra do Cabral, MG.. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

3.
Max Valério Dória Barbosa. Taxonomia e anatomia foliar das espécies de Piptocarpha R.Br. (Asteraceae, Vernonieae) no Estado do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

4.
Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça. Palinotaxonomia de espécies da subtribo Vernoniinae Less. (Vernonieae-Compositae Giseke) ocorrentes na região sudeste do Brasil. 2006. 138 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Roberto Lourenço Esteves.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARGARETE ALVARENGA VIANA MOTA TRINDADE. DA FARINHA DE MESA À CARTEIRA ESCOLAR. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Timóteo de Almeida. Taxonomia e Palinologia das Asteraceae no Estado do Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

2.
Daniele Barbosa Pereira. Palinotaxonomia de espécies de Compositae de uso medicinal. 2002. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

Iniciação científica
1.
Gloria Caroline Carvalho de Souza. Estudo taxonômico e palinológico de espécies de Eupatorieae (Asteraceae) no Estado do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

2.
Dilma Melo da Silva. Taxonomia e palinologia das Asteraceae do Estado do Rio de Janeiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biologicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

3.
Larissa Timóteo de Almeida. Taxonomia e Palinologia das Asteraceae no Estado do Rio de Janeiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

Orientações de outra natureza
1.
Cátia Moura Militão. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

2.
Amanda Cristina Lasariny. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

3.
Ana Paula Garcia Costa. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

4.
Paula Evelin Silva Almeida. Organização do Herbarium Bradeanum. 2010. Orientação de outra natureza - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

5.
Débora Ester Silva Almeida. Organização do Herbarium Bradeanum. 2010. Orientação de outra natureza - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

6.
Jullyanne Evellyn Ribeiro Gomes. Organização do Herbarium Bradeanum. 2010. Orientação de outra natureza - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

7.
Carlos Felipe Motta Monteiro. Organização do Herbarium Bradeanum. 2010. Orientação de outra natureza - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

8.
Adalberto Augusto Lima Santos. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

9.
Kelly Cristina Moreira dos Santos. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

10.
Sâmara Cristina de Jesus. Organização do Herbarium Bradeanum. 2009. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

11.
Amanda Cristina Lasariny. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

12.
Ana Paula Garcia Costa. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

13.
Kelly Cristina Moreira dos Santos. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2008. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

14.
Gleiciane Silva dos Santos. Organização do Herbarium Bradeanum. 2008. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

15.
Daiana Albuquerque Lima. Organização do Herbarium Bradeanum. 2008. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

16.
Gabriella Conceição Klein Albino. Organização do Herbarium Bradeanum. 2008. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

17.
Sâmara Cristina de Jesus. Organização do Herbarium Bradeanum. 2008. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

18.
Ana Paula Garcia Costa. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2008. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

19.
Dilma Melo da Silva. Monitoria da disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2007. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

20.
Dilma Melo da Silva. Monitoria da disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2007. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

21.
Clayton Portela de Souza. Monitoria da disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2007. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

22.
David Silva Amaral. Atualização do Herbarium Bradeanum. 2007. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

23.
Daiana Albuquerque Lima. Organização do Herbarium Bradeanum. 2007. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

24.
Gabriella Conceição Klein Albino. Organização do Herbarium Bradeanum. 2007. Orientação de outra natureza. (Iniciação Científica Júnior) - Herbarium Bradeanum, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

25.
Valéria Pequeno Pedrosa Neves. Monitoria da disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2006. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

26.
Bruno Linhares Lemos. Monitoria da disciplina Organografia e Taxonomia de Vegetais Vasculares. 2005. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

27.
Cynara Pinheiro da Cunha. Programa PROINICIAR. 2005. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

28.
Kleyton Magno C. Severiano. Programa PROINICIAR. 2005. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

29.
Larissa Timóteo de Oliveira. Programa PROINICIAR. 2005. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

30.
Bruno Linhares Lemos. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2005. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

31.
Mônica de Almeida Rezende. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2005. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

32.
Bárbara Tonic Neves. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2004. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

33.
Mônica de Almeida Rezende. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2004. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

34.
André Sobral. Programa de Monitoria na Disciplina Taxonomia e Organografia de Vegetais Vasculares. 2003. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

35.
Luana de O. Barbosa. Programa Estágio Interno Complementar - Estudos taxonômicos e florísiticos no Parque Estadual da Ilha Grande - RJ. 2003. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

36.
José Eduardo de Carvalho Meireles. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2002. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.

37.
José Eduardo de Carvalho Meireles. Monitoria na disciplina Organografia e Taxonomia Vegetal. 2001. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Lourenço Esteves.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NAKAJIMA, J. N. DEMATEIS, M. LOUEUILLE, B. TELES, A. M. HEIDEN, G. SCHNEIDER, A. RITTER, M. OLIVEIRA, C. T. HATTORI, E. K. O. ROQUE, Nádia FERREIRA, S. C. MAGENTA, M. A. G. BRINGEL JR., J. B. A. ESTEVES, R. L. ALMEIDA, G. S. SAAVEDRA, M. M. MONGE, M. SOARES, P. N. SANCHO, G. MONDIN, C. A. FERNANDES, A. C. PEREIRA, Anna Carolina Mendonça KUTSCHENKO, D. C. SANTOS FILHO, L. A. F. PRIETO, P. V. , et al.BORGES, R. A. X. PENEDO, T. S. A. MESSINA, T. MORAES, M. M. V. MORAES, M. A. COELHO, M. A. N. ; Asteraceae. In: Gustavo Martinelli ; Miguel Avila Moraes. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: CNC Flora, 2013, v. único, p. 203-286.



Outras informações relevantes


É Procientista da Faperj/UERJ desde 2007 e diretor do Herbarium Bradeanum desde julho de 2007



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 15:15:25