Eliana Maria Bahia Bhering

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1062808939293626
  • Última atualização do currículo em 01/06/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), mestrado em Child Development With Early Childhood Education - University of London (1990), doutorado em Educação - University of London (2000) e Pós-doc pela UFF/RJ (2004). Atualmente é Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e Professora Adjunta II da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Psicologia, trabalhando com temas da Psicologia do Desenvolvimento e Educacional; e Pedagogia, se dedicando principalmente aos seguintes tópicos: fundamentos e novas abordagens da educação infantil, envolvimento de pais com a escola, interação adulto/criança, práticas educativas diárias da familia e da educação infantil; avaliação da qualidade na EI e ambientes para a educação de crianças pequenas. Tem ampla experiência com formação inicial (com estágios e prática pedagógica) e continuada de profissionais da Educação Infantil desenvolvendo em ações tanto em redes municipais quanto no setor privado. Atualmente, pertence a um dos grupos de pesquisa do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, intitulado "Educação e Infância: políticas e práticas" inserida na linha de pesquisa chamada "Programas e Práticas na Educação da Infância". Essa linha de pesquisa tem como objetivo principal avaliar a qualidade dos programas e práticas do cotidiano nas instituições de educação da infância na educação infantil e nos anos do ensino fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Maria Bahia Bhering
Nome em citações bibliográficas
BHERING, E.;BHERING, ELIANA

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisas Educacionais.
Avenida Professor Francisco Morato 1565
Jardim Guedala
05513900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37233000
URL da Homepage: www.fcc.or.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2004
Doutorado em Pós-Doutorado em Educação Infantil.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Educação Infantil, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Vera Vasconcelos.
Palavras-chave: educação infantil; Currículo; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1995 - 2000
Doutorado em Educação.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: AN EXAMINATION OF BRAZILIAM TEACHERS'ATTITUDES AND PARENTS'VIEWS ON PARENTAL INVOLVEMENT IN BRAZILIAN STATE PRE AND PRIMARY SCHOOLS, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: IRAM SIRAJ-BLATCHFORD.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ATITUDES DOS PROFESSORES; PERSPECTIVAS DOS PAIS; ENVOLVIMENTO DE PAIS; EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL; CLIMA DE ESCOLA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
1988 - 1990
Mestrado em Child Development With Early Childhood Education.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: A STUDY OF PARENTS', NURSERY AND INFANT TEACHERS'EXPECTATIONS TO NURSERY EDUCATION,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: AUDREY CURTIS.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: CURRICULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL; EXPECTATIVA DOS PAIS; EXPECTATIVA DOS PROFESSORES.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
1998 - 1998
Especialização em Early Childhood Development And Education. (Carga Horária: 360h).
Averroes Stichting, AVERROES, Holanda.
Título: Early Childhood Development And Education.
Bolsista do(a): Unesco, UNESCO, Holanda.
1980 - 1985
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2002 - 2003
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da disciplina Psicologia Escolar

Atividades

1983 - 1984
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar

Instituto Piaget, IP, Portugal.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

9/1992 - 9/1993
Ensino, Educação Infantil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão Metodologica do projeto de final de curso
Iniciação a Metodologia Científica
Psicologia do Desenvolvimento
8/1992 - 8/1993
Direção e administração, Educação, Lic Em Educação Especial Educação de Infância E Educação Fundamental.

Cargo ou função
Coordenadora da Area de Psicopedagogia.

Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1993 - 2/1994
Estágios , Cifop, Educação de Infância.

Estágio realizado
Prática Pedagógica IV.
8/1993 - 2/1994
Ensino, Educação de Infância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA PEDAGÓGICA

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do grupo de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de pesquisa "Desenvolvimento e Educação Infantil" que inclui alunos bolsistas de inciação científica, pós graduação Latu Sensu, e mestrandos do Mestrado em Educação UNIVALI. Conta com a participação de mais dois docentes do Mestrado, convidados de outras universidades e docentes da casa.

Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos cursos de Psicologia, Pós-Graduação em Psicologia da Infância e Mestrado em Educação.

Atividades

9/2000 - 8/2004
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia da Infância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Psicologia e processos educacionais
Psicologia Social e Infância
8/2000 - 8/2004
Direção e administração, Centro de Educação Superior de Ciências da Saúde, Psicologia.

Cargo ou função
Coordenadora do curso de especialização em Psicologia da Infância.
3/2000 - 8/2004
Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
Seminários Temáticos
Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento
2/2000 - 8/2004
Direção e administração, Cehcom, Mestrado Em Educação.

Cargo ou função
Coordenadora do grupo de pesquisa.
2/2000 - 8/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cehcom, Mestrado Em Educação.

Cargo ou função
Coordenadora do grupo de pesquisa.
8/1999 - 8/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Cehcom, Mestrado Em Educação.

8/1999 - 8/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cehcom, Mestrado Em Educação.

Cargo ou função
Pesquisadora.
8/1998 - 8/2004
Direção e administração, Centro de Educação Superior de Ciências da Saúde, Psicologia.

Cargo ou função
Responsável de área para estágio supervisionado em Psicologia Educacional.
2/1998 - 8/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Superivisionado em Psicologia Educacional II
Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional I
Métodos de Investigação Psicológica II
Psicologia Escolar II
Seminários Avançados
02/1998 - 8/2004
Estágios , Centro de Educação Superior de Ciências da Saúde, Psicologia.

Estágio realizado
Estágio curricular do curso de Psicologia.
7/2001 - 8/2002
Treinamentos ministrados , Forum Catarinense Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil, Forum Catarinense.

Treinamentos ministrados
Atendimento a família vítima de violência sexual
2/2002 - 2/2002
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, Departamento de Educação Infantil.

Treinamentos ministrados
Desenvolvimento infantil e Período de adaptação nos CEI: trabalhando nossas emoções e a perspectiva da criança
9/2001 - 9/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Blumenau, Departamento de Educação Infantil.

Treinamentos ministrados
Oficinas de formação continuada para educadores de infância
8/2001 - 8/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, Departamento de Educação Infantil.

Treinamentos ministrados
Palestra no Forum Municipal de Educação Infantil
7/2001 - 7/2001
Treinamentos ministrados , Colégio Fayal, Educação Infantil.

Treinamentos ministrados
High/Scope um modelo de Alta Abrangência
11/2000 - 11/2000
Treinamentos ministrados , Colegio Professora Maria Terezinha Garcia, Ensino Fundamental e Médio.

Treinamentos ministrados
Disciplina, autonomia e relação professor aluno
4/2000 - 4/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Superior de Ciências da Saúde, Centro de Educação Superior de Ciências da Saúde.

Atividade realizada
Workshop sobre o método de educação infantil High-Scope intitulado: "High-Scope: um curriculo de alta abrangência para Educação Infantil e Fundamental.".
2/2000 - 2/2000
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, Departamento de Educação Infantil.

Treinamentos ministrados
Envolvimento de pais: relação família e creche
11/1998 - 2/2000
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Superior de Ciências da Saúde, Psicologia.

Serviço realizado
Secretaria Municipal de Educação do Município de Itajaí e Caixa Econômica Federal.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisão pedagógica e Direção
Outras informações
Supervisão pedagógica e Direção da Escola de Educação Infantil

Atividades

03/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educacao, .

Cargo ou função
Comissão de Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação.
10/2005 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educacao, .

Atividade de extensão realizada
Programa Vila Residencial UFRJ.
10/2004 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educacao, .

Atividade de extensão realizada
Construção do projeto politico pedagógico da Creche UFRJ.
8/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educacao
11/2004 - 11/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educacao, .


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior, Carga horária: 30
Outras informações
Elaboração e coordenação de projetos de pesquisa na área de Educação Infantil.

Atividades

04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisas Educacionais, .


Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de consultoria para elaboração de documentos municipais para as unidades de EI; análise de livros infantis; palestras para professores e diretores; elaboração de projetos para ações de formação em especial no que se refere à qualidade da EI



Linhas de pesquisa


1.
Programas e Práticas na Educação da Infância

Objetivo: Estudar as políticas públicas de educação infantil, quanto ao acesso e à qualidade, no âmbito nacional e em perspectivas comparadas. Avaliar a qualidade dos programas e práticas do cotidiano nas instituições de educação da infância: educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Currículo; avaliação; formação de professores; crèche; pré-escola.
2.
Ética, desenvolvimento humano e aprendizagem

Objetivo: Nocaso particular dos meus interesses dentro desta linha de pesquisa, procura-se investigar processos educativos e psicológicos que ocorrem nas relacoes entre crianças, adultos (profissionais escolares) e familiares nas diversas situações em que as crianças entre 0 e 6 anos estão inseridas no seu dia-a-dia com o objetivo de explorar a preparação, no mundo contemporaneo, que adultos e sociedade fazem para as crianças viverem suas infâncias..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Educação Infantil.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educacao Infantil; Desenvolvimento Humano; Práticas diárias para a infância.
3.
Programas e Práticas na Educação da Infância

Objetivo: Estudar as políticas públicas de educação infantil, quanto ao acesso e à qualidade, no âmbito nacional e em perspectivas comparadas. Avaliar a qualidade dos programas e práticas do cotidiano nas instituições de educação da infância: educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Currículo; avaliação; formação de professores; CRECHE; pré-escola.
4.
Educação
5.
Educação infantil


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Políticas Públicas da Educação Infantil para crianças entre 0 e 3 anos em 12 países
Descrição: Análise de políticas públicas para a educaçõ infantil modalidade creche em 12 países: Argentina, Peru e Colombia; Canadá, província de Ontorario; Inglaterra, França e Espanha; Dinamarca e Suécia; Japão; Nova Zelândia e Austrália..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / Beatriz Abuchaim - Integrante.Financiador(es): Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Consultoria Avaliação da Qualidade da Educação Infantil na Rede Pública de Florianópolis e Desenho e Implantação do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil
Descrição: Este projeto tem como objetivo central avaliar e monitorar as políticas e práticas da educação infantil da rede municipal de Florianópolis. O projeto foi elaborado em parceria com a SME, BID e FCC e a implementação do mesmo é de responsabilidade conjunta entre a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e os pesquisadores da Fundação Carlos Chagas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA - Integrante.Financiador(es): Secretaria Municipal de Educação - Cooperação.
2014 - Atual
Modelo conceitual e Apoio para a Implantação de Sistema de Monitoramento da política de Educação Infantil mo município do Rio de Janeiro
Descrição: A partir de pesquisa realizada anteriormente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME-RJ, que buscou investigar as condições de atendimento de educação infantil na rede municipal do Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo desenvolver um modelo conceitual de um sistema de monitoramento das políticas e das ações da gestão municipal, com vistas a melhoria da qualidade da educação infantil. Também tem como meta o acompanhamento da implementação da versão informatizada de tal sistema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / Fabiana Fernandes - Integrante / Márcio da Costa - Integrante / BARTHOLO, Tiago - Integrante / Ana Paula Ferreira da Silva - Integrante / Beatriz de Oliveira Abuchaim - Integrante.Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Ambientes de Unidades Municipais de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro: uma proposta de formação e avaliação
Descrição: Estudo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID e com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro/SME-RJ, que tem como objetivo principal investigar a realidade do atendimento de EI na rede municipal do Rio de Janeiro de maneira a criar subsídios, por meio de sugestões de elementos e aspectos a observar, que poderão compor um sistema de monitoramento dessa etapa da Educação Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / Beatriz de Oliveira Abuchaim - Integrante / Maria Malta Machado Campos - Integrante / Yara Esposito - Integrante / Nelson Antonio Gimenes - Integrante / Marisa Ferreira - Integrante / Raquel da Cunha Valle - Integrante.Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
A Gestão da Educação Infantil no Brasil
Descrição: A pesquisa tem como objetivos: caracterizar as políticas de gestão da EI nas redes municipais de ensino; descrever o processo de seleção, designação e orientação dos gestores escolares da educação infantil e as características dessa função; identificar e descrever as iniciativas de formação voltada para a gestão da EI nos municípios e nas unidades; caracterizar o perfil dos gestores escolares da EI; identificar os modelos de gestão aplicados nas unidades; e propor recomendações baseadas nos resultados da pesquisa e na literatura nacional e internacional sobre modelos bem sucedidos de gestão escolar. A amostra é composta por 235 instituições de EI, públicas e conveniadas com o poder público, incluindo creches e pré-escolas, situadas nas zonas urbanas de sete capitais brasileiras, que representem a diversidade regional no país: Fortaleza (CE); Maceió (AL); Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Campo Grande (MS); Curitiba (PR) e Florianópolis (SC)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (8) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / Beatriz de Oliveira Abuchaim - Integrante / Raquel da Cunha Valle - Integrante / Maria Machado de Malta Campos - Integrante / Yara Lúcia Esposito - Integrante / Nelson Gimenes - Integrante / Bruna Ribeiro - Integrante / Fabiana da Silva Fernandes - Integrante.Financiador(es): Fundação Victor Civita - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Tradução e publicação das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition (ITERS-R) e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition (ECERS-R) e ECERS-E (Early childhood environment rating scales extension)
Descrição: As escalas a serem traduzidas são conhecidas e utilizadas internacionalmente, como instrumentos de avaliação da qualidade de instituições de educação infantil. As escalas foram desenvolvidas para serem utilizadas na observação e avaliação de ambientes e/ou programas voltados ao atendimento de crianças com idade entre 0 a 2 anos e meio (ITERS-R) e entre 2 anos e 7 meses e 5 anos (ECERS-R e ECERS-E) e com a presença do professor responsável. Estes instrumentos podem ser utilizados tanto para auto avaliação do professor, quanto para avaliação ou monitoramento por um observador externo. Estes instrumentos têm-se mostrado úteis como instrumentos de pesquisas, que buscam avaliar a qualidade dos processos educacionais. Após a publicação estas escalas podem auxiliar profissionais da área da EI a refletir sobre a qualidade dos processos educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa
Descrição: O Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Carlos Chagas (FCC), numa ação conjunta, desenvolveram um projeto de pesquisa cujo objetivo principal foi o de avaliar a qualidade da EI em seis capitais brasileiras, para, a seguir, relacionar a qualidade com o rendimento escolar de crianças no início do EF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Iniciativas compartilhadas para a infância: crescendo em familias e nas instituições de educação infantil
Descrição: Projeto que tem como objetivo principal investigar as ações, atitudes e relações que adultos responsáveis por crianças entre 0 e 2 anos desenvolvem e estabelecem entre si para a vivência da infância destas crianças. A preocupação da investigação é registrar as mudanças que ocorrem hoje ao prepararmos novos ambientes, assim como a escola, para crianças viverem suas infâncias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2005 - 2009
Envolvimento de pais em centros de educação infantil: um estudo sobre os encontros diários de pais e educadores
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal estudar as relações desenvolvidas entre pais e professores da educação infantil e em especial registrar a natureza de seus encontros diários na escola.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador.
2001 - 2004
Avaliação das condições de oferta da Educação Infantil
Descrição: Projeto de pesquisa longitudinal em andamento com 6 subprojetos que avaliam as condições de oferta no seguinte sentido: - avaliação do ambiente - avaliação das interações adulto/crianças - avaliação da interação educador/pais - avaliação do engajamento od adulto com as crianças - avaliação do nível de envolvimento da criança com as atividades propostas e do seu desenvolvimento; - avaliação das representações sociais dos educadores sobre o desempenho das crianças. Alunos de graduação bolsistas de iniciação científica; pós-graduação Latu Sensu e mestrandos do nosso programa. Este projeto conta com a colaboração de colegas de universidades nacionais e internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / Maria Helena Cordeiro - Integrante / Valéria Fereira Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3


Projetos de extensão


2003 - Atual
PINTEI - Programa Integrado de educação Infantil
Descrição: Projeto de implementação de uma nova metodologia na Educação Infantil do Colégio de Aplicação UNIVALI - CAU com previsão de expansão dos serviços para a inclusão do atendimento de crianças de 0 a 3 anos. O projeto terá 4 etapas e neste momento estamos desenvolvendo a etapa que inclui o atendimento a crianças entre 2 e 3 anos. As etapas II, III e IV se referem a inclusão do atendimento de crianças a partir de 3 meses; a avaliação das condições de oferta da instituição e a implementação do atendimento à famílias com crianças entre 3 meses e 6 anos. O projeto prevê também o desenvolvimento de cursos e práticas dentro da formação continuada dos educadores da rede pública em parceria com Secretaria Municipal de educação e com a rede privada. A formação continuada pretende incluir cursos de pós-graduação latu sensu assim como workshops para tratar de asuntos da prática pedagógica, psicológica e social na educação infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador / Maria Helena Cordeiro - Integrante / Valéria Ferreira Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3


Outros Projetos


2001 - Atual
Tradução de instrumentos e materiais
Descrição: Este núcleo de interesse tem como objetivo principal traduzir material e instrumentos de pesquisa/diagnóstico dentro dos temas principais de meu interesses desenvolvimento e educação infantil, disponibilizando para alunos de graduação e pós-graduação. O material que vem sendo traduzido tem sido utilizado em projetos de extensão, pesquisa, estágio institucional e como elementos de diagnóstico..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliana Maria Bahia Bhering - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Outra.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2001 - 2005
Periódico: Contrapontos (UNIVALI)


Revisor de periódico


2005 - 2005
Periódico: Revista Interação em Psicologia
2006 - Atual
Periódico: Contrapontos (UNIVALI)
2017 - Atual
Periódico: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Infância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Educação Infantil.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BHERING, ELIANA2014BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA . Apresentação - Reflexões sobre avaliação e monitoramento na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 10, 2014.

2.
BHERING, ELIANA2014BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA . Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 74, 2014.

3.
BHERING, ELIANA2013BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ . Apresentação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 43, p. 16-21, 2013.

4.
CAMPOS, M. M. M.2012CAMPOS, M. M. M. ; ESPOSITO, Y. ; BHERING, E. ; ABUCHAIM, B. O. ; GIMENES, N. A. ; FERNANDES, F. ; RIBEIRO, B. . A gestão da Educação Infantil no Brasil. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 3, p. 29-102, 2012.

5.
CAMPOS, M. M. M.2011CAMPOS, M. M. M. ; BHERING, E. ; ABUCHAIM, B. O. ; ESPOSITO, Y. L. ; GIMENES, N. ; VALLE, R. C. ; UNBEHAUM, S. . A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 37, p. 15-33, 2011.

6.
CAMPOS, MARIA MALTA2011CAMPOS, MARIA MALTA ; ESPOSITO, YARA LÚCIA ; BHERING, ELIANA ; GIMENES, NELSON ; ABUCHAIM, BEATRIZ . A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 20-54, 2011.

7.
Lima A B R2006 Lima A B R ; BHERING, E. . Um estudo sobre creche como ambiente de desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 36, p. 573-596, 2006.

8.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2005BHERING, E.; NEZ, T. B. ; TUDGE, J. ; MACHADO, G. . Parental involvement in a day-care centre in Brazil: an observational study about everyday parents/children/teachers´ meetings. Infant And Child Development, Inglaterra, 2005.

9.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2005BHERING, E.; DIAS, Julice . A interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na Educação Infantil. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, Lisboa - Portugal, v. VI, n.1, p. 23-48, 2005.

10.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2005BHERING, E.. Educacao experiencial (EXE): uma proposta belga para educacao infantil. Pátio - Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 8, 2005.

11.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2004BHERING, E.. Educação Infantil: um produto da união de recursos e competências. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí - SC, v. 4, n.1, p. 11-21, 2004.

12.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2004BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . A escala de Interação professor/criança - The Teacher/Child interaction scale. Paideia (Ribeirao Preto), Ribeirao Preto/SP, v. 14, n.29, p. 381-386, 2004.

13.
DONADUZZI, A.2004DONADUZZI, A. ; CORDEIRO, Maria Helena ; BHERING, E. . A representação social do apoio famliar no processo educativo das crianças: a perspectiva de educadores da pré-escola. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 18, p. 1-15, 2004.

14.
DIAS, Julice2004DIAS, Julice ; BHERING, E. . A interacao adulto crianca: foco central do planejamento da educacao infantil. Contrapontos (UNIVALI), Itajai, v. 4, n.1, p. 91-104, 2004.

15.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2004BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena ; SCHLINDWEIN, S. ; OLIVEIRA, M. V. M. ; ZIPPERER, T. . Uma experiencia de formacao continuada na educacao infantil do CAU/UNIVALI. Contrapontos (UNIVALI), Itajai - SC, v. 4, n.1, p. 215-224, 2004.

16.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2004BHERING, E.; MACHADO, G. . Um estudo sobre os encontros diarios entre professores e pais em duas instituicoes de educacao infantil. CD-ROM ANPED, v. 1, p. 1-15, 2004.

17.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2003BHERING, E.. Percepções de pais e professores sobre o envolvimento de pais na educação infantil e ensino fundamental. Contrapontos (UNIVALI), UNIVALI, v. 3, n.3, p. 483-510, 2003.

18.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2002 BHERING, E.; NEZ, T. B. . Envolvimento de pais em creche: possibilidades e dificuldades de parceria. Psicologia. Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 18, n.1, p. 63-73, 2002.

19.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2002 BHERING, E.. Teachers´ and Parents´ Perceptions of Parent Involvement in Brazilian early years and primary education. International Journal Of Early Years Education, Inglaterra, v. 10, n.3, p. 221-235, 2002.

20.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2002 BHERING, E.; BARBOSA, T. M. ; DIAS, Julice . A rotina Diária num CEI público: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas. Educação em Revista (UFMG), Belo Horizonte/MG, v. 36, p. 75-105, 2002.

21.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2001BHERING, E.; GARCIA, S. E. K. . Um estudo sobre as expectativas dos pais para o trabalho desenvolvido por atendentes e crianças em uma creche de iniciativa voluntária. Alcance (UNIVALI), ITAJAÍ - SC, v. A.VIII, n.n.5, p. 15-38, 2001.

22.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2000BHERING, E.; OUDENHOVEN, N. V. ; WAZIR, R. . Acesso à Educação Infantil: uma estratégia para melhorar a integração social. Alcance (UNIVALI), ITAJAÍ - SC, v. 2, p. 11-18, 2000.

23.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA2000BHERING, E.; MICHELS, L. R. F. . PSICOLOGIA ESCOLAR: TENDÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI. Psicologia Escolar e Educacional, CAMPINAS - SP, v. 03, n.2, p. 133-138, 2000.

24.
BHERING, E.;BHERING, ELIANA1999BHERING, E.; SIRAJBLATCHFORD, I. . A RELAÇÃO ESCOLA-PAIS: UM MODELO DE TROCAS E COLABORAÇÃO. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), SÃO PAULO, v. 106, p. 191-216, 1999.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BHERING, E.. educação infantil no Brasil: expansão e a busca da qualidade. Educatrix, SÃO PAULO, p. 20 - 23, 01 maio 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BHERING, E.; MACHADO, G. . Um estudo sobre os encontros diarios entre professorase pais em duas instituicoes de educacao infantil. In: 27 Reuniao Anual da associacao Nacional de Pos-graduacao e Pesquisa em Educacao, 2004, Caxambu. ANPED. Caxambu: ANPED, 2004.

2.
BHERING, E.. Avaliação da qualidade na Educação Infantil: um estudo sobre a interação adulto/criança. In: Na Contracorrente da Universidade Operacional, 2002, Florianópolis. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BHERING, E.; MACHADO, G. . Envolvimento de pais na educacao infantil: analise dos encontros diarios entre pais e professores. In: Educacao e Trabalho, 2005, Aveiro. congresso internacional Educacao e Trabalho. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. p. 72-73.

2.
BHERING, E.; PRUNER, Renata . Avaliação da qualidade em educação infantil: um estudo sobre as condições de oferta do ambiente para crianças de 3 a 6 anos. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Contextos de desenvolvimento, educação e Cultura. João Pessoa: Editora Universitária João Pessoa, 2003. p. 89-90.

3.
BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . Avaliação de qualidade em educação infantil: um estudo sobre interação adulto/criança. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Contextos de Desenvolvimento, Educação e Cultura. João Pessoa: Editora Universitária João Pessoa, 2003. p. 88-89.

4.
BHERING, E.. As Interações entre Pais e Educadores no Contexto da Educação Infantil: um estudo observacional de suas práticas diárias. In: IV Congresso Brasilerio de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. IV congresso de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Editora Universitária João Pessoa, 2003. p. 107-108.

5.
BHERING, E.. A organização dp espaço físico da sala de aula na educação infantil (0 a 6 anos). In: IX Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação - Ética e Sustentabilidade, 2002, Joinville - SC. IX Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação - Ética e Sustentabilidade. Joinville, 2002. p. 33-34.

6.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . Avaliação da qualidade da Educação infantil: observando os encontros diários de pais e professores. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. p. 218-219.

7.
BHERING, E.. A Organização do Espaço e Tempos: Ambiente de Qualidade na educação Infantil. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 54-55.

8.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . Avaliação da qualidade da educação infantil: observando os encontros diários de pais e professores. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis - SC. Resumos de Comunicação científica. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 218-219.

9.
BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . Avaliação da qualidade na Educação Infantil: um estudo sobre a interação adulto/criança. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis - SC. Resumos de Comunicação Científica. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. p. 219-219.

10.
BHERING, E.; NEZ, T. B. ; MACHADO, G. . As Interação entre os pais e profesores no contexto da educação infantil: encontro e desencontros observados na prática diária. In: IX Encontro Regional Sul ABRAPSO - Psicologia Social: Ética e Paradigmas, 2002, Itajaí/SC. Anais - 2002. Itajaí/SC: UNIVALI, 2002. p. 50-50.

11.
BHERING, E.. As representações sociais de professores de pré-escolas e ensino fundamental sobre o envolvimento de pais na educação. In: II Jornada internacional sobre representações sociais: questões metodológicas, 2001, Florianópolis. Caderno de Resumos JIRS 2001, 2001.

12.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . Envolvimento de pais em creche: um estudo sobre as possibilidades e dificuldades de parceria. In: 1º CONIC - 1º Congresso Nacional de Iniciação científica, 2001, São Paulo. São Paulo, 2001. p. 308.

13.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . ENVOLVIMENTO COM PAIS EM CRECHES: UM ESTUDO SOBRE AS EXPECTATIVAS DOS PAIS. In: V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2000, ITAJAÍ. ANAIS DE RESUMO DO V CONPE - V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2000.

14.
BHERING, E.; NEZ, T. B. ; AMBONI, G. . HIGH-SCOPE - UM CURRÍCULO DE ALTA ABRANGÊNCIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMÁRIA. In: V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2000, ITAJAÍ. ANAIS De Resumo do V CONPE, 2000.

15.
BHERING, E.; GARCIA, S. E. K. . O ENVOLVIMENTO DE PAIS EM CRECHE DE PERIFERIA: UM ESTUDO SOBRE AS EXPECTATIVAS DOS PAIS E O TRABALHO DESENVOLVIDO EM CRECHE POR SUAS ATENDENTES, MONITORAS E CRIANÇAS. In: VIII SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, CASCAVEL. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999.

16.
BHERING, E.; GARCIA, S. E. K. . PARENTAL INVOLVEMENT AND BRAZILIAN CRÉCHE IN DISADVANTAGED NEIGHBOURHOODS: A STUDY ABOUT PARENT'S EXPECTATION AND THE WORK DEVELOPED BY CRÉCHE WORKERS AND CHILDREN. In: 9 TH EUROPEAN CONFERENCE ON QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION - HOW DOES EARLY EDUCATION LEAD TO LIFE-LONG LEARNING?, 1999, HELSINKI. 9 TH EUROPEAN CONFERENCE ON QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION - HOW DOES EARLY EDUCATION LEAD TO LIFE-LONG LEARNING?, 1999.

17.
BHERING, E.; GARCIA, S. E. K. . O ENVOLVIMENTO DE PAIS EM CRECHE DE PERIFERIA: UM ESTUDO SOBRE AS EXPECTATIVAS DOS PAIS. In: V SEMINÁRIO INTEGRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, JOAÇABA - SC. ANAIS DE RESUMO DO V SEMINÁRIO INTEGRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999.

18.
BHERING, E.; BLATCHFORD, I. S. . A RELAÇÃO ESCOLA-PAIS: UM MODELO DE TROCAS E COLABORAÇÃO. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 1998, JOÃO PESSOA. ANAIS DO IV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 1998.

19.
BHERING, E.; SIRAJBLATCHFORD, I. . BRAZILIAM PRIMARY TEACHERS AND PARENTAL INVOLVEMENT: A STUDY ABOUT THEIR VIEWS. In: CHILDHOOD IN A CHANGING SOCIETY - EECERA, 1997, MUNIQUE. ANAIS DE RESUMO CHILDHOOD IN A CHANGING SOCIETY, 1997.

20.
BHERING, E.; SIRAJBLATCHFORD, I. . PARENT INVOLVEMENT IN PRÉ-SCHOOL AND PRIMARY EDUCATION IN BRASIL. LESSON FOR EUROPE. In: 6TH EUROPEAN CONFERENCE ON QUALITY OF EARLY CHIILDHOOD EDUCATION - DEVELOPING ADULTS, DEVELOPING CHILDREN, 1996, LISBOA. ANAIS DE RESUMO DO 6TH EUROPEAN CONFERENCE ON QUALITY OF EARLY CHIILDHOOD EDUCATION - DEVELOPING ADULTS, DEVELOPING CHILDREN, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
ABUCHAIM, B. ; Karina Stanich ; BHERING, ELIANA . Early Childhood Education olicies in four South American countries. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, B. O. . Early Childhood Education monitoring system in a Brazilian city. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BHERING, E.. Avaliação e Monitoramento da educação Infantil para o alcance das Metas do PNE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, B. O. ; FERNANDES, F. . Assessing ECE quality in public centres in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BHERING, E.; ABUCHAIM, B. O. ; SILVA, A. P. F. . Assessing quality in Early Childhood Education centers: a case study in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BHERING, E.; GLUER, M. ; MANTZICOPOULOS, P. Y. . Quality in Greek early childhood education classrooms. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BHERING, E.; Sarkis, A . Parents and teachers looking after young children; a (un)desirable partnership. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Lima A B R ; BHERING, E. . Creche como contexto de Desenvolvimento: um estudo sobre o ambiente de creches em um municipio de SC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BHERING, E.; MACHADO, G. . Envolvimento de pais na educação infantil: um estudo observacional sobre os encontros diários entre professores e pais na Educação Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BHERING, E.; MACHADO, G. . Envolvimento de pais na educação infantil: análise dos encontros diários entre pais e professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BHERING, E.; MACHADO, G. . Um estudo sobre os encontros diários entre professores e pais na Educação Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BHERING, E.. Uma proposta de metodologia de projetos para a educação infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BHERING, E.. Os Tempos e Espaços na Educação Infantil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . Avaliação da qualidade da Educação Infantil: observando os encontros diários de pais e professores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . Avaliaçãoda Qualidade na educação Infantil: um estudo sobre a interação adulto/criança. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BHERING, E.. A organização do Espaço e Tempos: Ambiente de Qualidade na Educação Infantil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . Avaliação da Qualidade na Educação Infantil: um estudo sobre a interação adulto/criança. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BHERING, E.; NEZ, T. B. ; MACHADO, G. . Interação pais e Educadores: um estudo sobre seus encontros diários. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . Parental Involvement in a day-care centre in Brazil: an observational study about everyday parents/children/teacher's interactions. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . O Envolvimento de Pais em Creche: um estudo sobre as possibilidades e dificuldades de parceria. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . As interações entre pais e professores no contexto de Educação Infantil: um estudo observacional da disponibilidade, iniciativa e atitude para os encontros diáriso entre pais e professores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BHERING, E.. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - NOVAS PERSPECTIVAS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BHERING, E.; PRUNER, Renata ; PINTO, Angela . Escala de avaliação de ambiente da educação infantil, 2006. (Tradução/Outra).

2.
BHERING, E.; CARVALHO, M. C. . Escala de avaliacao de ambientes coletivos para criancas de 0 a 30 meses, 2006. (Tradução/Outra).

3.
BHERING, E.. Escala de engajamento do adulto, 2003. (Tradução/Outra).

4.
BHERING, E.. Uma Casa Cheia de Emoções, 2003. (Tradução/Outra).

5.
BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . Escala de avaliação da interação adulto criança, 2002. (Tradução/Outra).

6.
BHERING, E.. An examination of Brazilian teachers' attitudes and parents' views on parental involvement in Brazilian state pre and primary schools 2000 (Tese de doutorado).

7.
BHERING, E.. A Study of Parents' and infant teachers' expectations to Nursery education 1990 (dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BHERING, E.. Consultoria na área de Educação Infantil. 2009.

2.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena ; MICHELS, L. ; OLIVEIRA, M. . A construção do projeto politico pedagogico institucional para Secretaria Municipal de educação de Itajaí/SC. 2005.

3.
BHERING, E.. Tempos e Espaços na Educação Infantil. 2003.

4.
BHERING, E.. O envolvimento de pais e a Educação Infantil. 2002.

5.
BHERING, E.. Re-significando os projetos sobre Pais e Centros de Educação Infantil nos Centros de Educação Infantil de Blumenau. 2002.

6.
BHERING, E.. Membro do Conselho Editorial da Revista Educação e Ensino da Universidade. 2001.

7.
BHERING, E.. Membro do Conselho Editorial da Revista Contrapontos - UNIVALI. 2001.

8.
BHERING, E.. Projeto Meninos e Meninas. 2001.

9.
BHERING, E.. Membro da Presidência da ABRAPEE, como 2ª secretária. 2000.

10.
BHERING, E.. Psicologia Escolar e Educacional. 2000.

11.
BHERING, E.. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Psicologia Escolar e Educacional. 2000.

12.
BHERING, E.. Programa de apoio ao desenvolvimento comunitário. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
BHERING, E.. A criança e o trabalho da assistencia social: uma perspectiva desenvolvimental. 2002.

2.
BHERING, E.. Projeto Meninos e Meninas. 2002.

3.
BHERING, E.. Consultora Ad Hoc para a Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. 2002.

4.
BHERING, E.. Projeto para implantação do curso de Pós-graduação em Psicologia da Infância. 2000.

5.
BHERING, E.. Conselheira do Conselho Municipal do Idoso. 2000.

6.
BHERING, E.. Consultora Ad Hoc para Revista da SBP. 2000.

7.
BHERING, E.. Comissão de Seleção de Professores para o Curso de Psicologia. 1999.

8.
BHERING, E.. Comissão de Seleção dos Alunos do Mestrado em Educação. 1999.

9.
BHERING, E.. Conselheira editorial para edição da Revista Alcance dos anos de 1999 até 2001. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ . Produto 5 e 6 - Relatórios Técnicos. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA ; BHERING, ELIANA . Relatório Final - Experiências na Colombia. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA . Relatório Final - Experiências na Austrália. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA . Produtos 2, 3, 4 - Relatórios Técnicos. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA ; BHERING, ELIANA . Produto 1, 2, 3 e 4 - Relatórios Técnicos. 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
BHERING, ELIANA; ABUCHAIM, BEATRIZ DE OLIVEIRA . Produto 1 - Relatório Técnico. 2015. (Relatório de pesquisa).

7.
BHERING, E.. Ambientes de Unidades Municiapis de Educação no município do Rio de Janeiro. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
BHERING, E.. III Congresso Nacional de Reorientação Curricular. 2002. .

9.
BHERING, E.; SGANDERLA, Ana Paola . Avaliação de qualidade na educação infantil: um estudo sobre a interação adulto/criança. 2002. (Relatório de pesquisa).

10.
BHERING, E.. O envolvimento de pais en centros de educação infantil. 2002. (Palestras).

11.
BHERING, E.. Rotina, espaço e tempos na Infância. 2002. (Palestra).

12.
BHERING, E.. Um currículo de alta abrangência: high scope. 2001. .

13.
BHERING, E.. Relação Creche e Família : uma parceria que pode dar certo sempre. 2001. .

14.
BHERING, E.. Projeto Meninos e Meninas. 2001. .

15.
BHERING, E.; NEZ, T. B. ; TUDGE, J. . Parental Involvement in day-care centre in Brazil: an observation study about everyday parents/children/teacher's interactions. 2001. (Relatório de pesquisa).

16.
BHERING, E.; BARBOSA, T. M. ; DIAS, Julice . A rotina diária numa creche pública:a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas. 2001. (Relatório de pesquisa).

17.
BHERING, E.. Educação infantil: construção de vínculo e a aprendizagem. 2001. (Palestra).

18.
BHERING, E.; AMBONI, G. ; NEZ, T. B. . HIGH-SCOPE - UM CURRÍCULO DE ALTA ABRANGÊNCIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMÁRIA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
BHERING, E.; NEZ, T. B. . O envolvimento de pais em creche: um estudo sobre as possibilidades e dificuldades de parceria. 2000. (Relatório de pesquisa).

20.
BHERING, E.; GARCIA, S. E. K. . O ENVOLVIMENTO DE PAIS EM CRECHE DE PERIFERIA: UM ESTUDO SOBRE AS EXPECTATIVAS DOS PAIS E O TRABALHO DESENVOLVIDO EM CRECHE POR SUAS ATENDENTES, MONITORAS E CRIANÇAS. 1999. (Relatório de pesquisa).

21.
BHERING, E.. PSICOLOGIA: ACESSANDO A MÍDIA. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, M. C.; BHERING, E.. Participação em banca de Scheila Machado da Silveira. Avaliação da qualidade de ambientes de creche. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

2.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena; Cassia Ferri. Participação em banca de Christiane de Oliveira. A Organização do ambiente: um estudo com as professoras de educação infantil de Corupá. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena; Amândia Borba. Participação em banca de Saionara Costa. A Interação professor-criança na educação infantil: contribuições para o processo de auto-avaliação na formação docente. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
MORE, C. L. O. O.; CREPALDI, M. A.; BHERING, E.; VERDI, M.. Participação em banca de Veronica De Marchi. A busca da integralidade nas ações do profissional de Saúde mental: um desafio cotidiano. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BHERING, E.; SZYMANSKI, H.; CORDEIRO, Maria Helena. Participação em banca de Cristiane Silva Mendonça Couto. Envolvimento família/escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

6.
BHERING, E.; SOUSA, Maria de Fátima Guerra de; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; BORTONIRICARDO, Stella Maris. Participação em banca de Laura Cristina Peixoto Chaves. Educação Infantil: a relação complementar entre a familia e a escola como fator de qualidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena; Vera Vasconcellos. Participação em banca de Angela Simao Hoemke. Qualidade de ambiente na educacao infantil: elementos constitutivos de sala de criancas entre 3 e 6 anos. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

8.
CORDEIRO, Maria Helena; SOUZA, C. P.; BHERING, E.; FALCÃO, F.; MADEIRA, Margot. Participação em banca de Anelise Donaduzzi. Explico Uma Vez, Eles Fazem: a representação do bom aluno entre as professoras do início do ensino fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

9.
ZAMBERLAN, M. A. T.; MORI, N. R. N.; MARTINS, J. B.; BHERING, E.; OLIVEIRA, F. D.. Participação em banca de Marcia Cristina Martins Garcia. Interação mediada professor-criança e criança-criança na pré-escola. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
CORDEIRO, Maria Helena; MADEIRA, Margot C; BHERING, E.. Participação em banca de Marisa Zanoni Fernandes. Representação Social do Bom Professor da Educação Infantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

11.
CALDEIRA, Elisabeth; BHERING, E.; LAZARIS, Joana Sueli de; FERREIRA, Valéria Silva. Participação em banca de Tania Sueli Fantini. A Gestão Compartilhada como Elemento Fundante da Escola Comunitária. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

12.
BHERING, E.; CARVALHO, M. C.; SCHLINDWEIN, L.. Participação em banca de Julice Dias. A interação Adulto/criança na turma de idades mistas: um estudo sobvre os estilos interativos da professora com crianças de 2 a 5 anos e 11 meses. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

13.
CALDEIRA, Elisabeth; LARA, A. T.; FERREIRA, Valéria Silva; BHERING, E.. Participação em banca de Ana Paula Schipmann. O Processo de Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular: uma análise do discurso dos professores em formação no curso de pedagogia da UNIVALI. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

14.
SCHLINDWEIN, L.; BHERING, E.; SOUZA, O.; KEIM, E. J.. Participação em banca de Miriam Cestari Niebuhr. A Formação inicial e Educação Inclusiva: Um Estudo de Caso. 2002.

15.
BHERING, E.; STRAY, M.; GUARESCHI, E.. Participação em banca de Marise Aparecida Ramos. Projeto Profissional da Mulher: um estudo motivacional. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

16.
BHERING, E.; SARRIERA, J.; MARQUES, J.. Participação em banca de Lísia Regina Ferreira Michels. A Inclusão/Exclusão da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais no Contexto Universitário. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
Zilma de Oliveira; Isabel Pedrosa; Angela Barreto; CARVALHO, M. C.; BHERING, E.. Participação em banca de Tatiana Noronha de Sousa. Qualidade na Educação Infantil: uma perspectiva ecológica na análise de indicadores em documentos brasileiros e estrangeiros. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos, M P; BHERING, E.. Participação em banca de Carla Michel.A importância da utilização de diferenciados gêneros textuais e a criação do ambiente alfabetizador-letrador na alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena; SILVA, Valéria Ferreira. Participação em banca de Greice Machado.O Envolvimento de pais: um estudo observacional dos encontros diarios entre professores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
CORDEIRO, Maria Helena; BHERING, E.; MENEZES, M.. Participação em banca de Sabrina Maria Schlindwein.De crianca a aluno: a avaliacao de competencia das criancas na pre-escola na perspectiva da teoria ecologica do desenvolvimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena; SILVA, Josiani Silva Delvan da. Participação em banca de Renata Pruner.Tradução da ECERS/R - Early childhood environment rating scale. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
SILVA, Josiani Silva Delvan da; BHERING, E.; MENEZES, M.. Participação em banca de Tatiana Zipperer.A interação entre mãe e criança enferma durante o brincar no hospital. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

6.
BHERING, E.; CORDEIRO, Maria Helena; SILVA, Valéria Ferreira. Participação em banca de Raquel Braga da Silva.Um estudo exploratório sobre os elementos que constituem o ambiete de qualidade para a educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

7.
SILVAN, J. S. D.; BHERING, E.; CELINA, M.. Participação em banca de Priscila dos Santos Moyses.A percepção das crianças hospitalizadas sobre a importância do brincar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

8.
SILVA, Josiani Silva Delvan da; BHERING, E.; MENEZES, M.. Participação em banca de Priscila Beneduzzi.Crianças que estão para adoção: um estudo exploratório sobre a rotina de atendimento em um abrigo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BHERING, E.; MICHELS, L. R. F.; SARAIVA, L.. Comportamento Organizacional. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.

2.
BHERING, E.; MICHELS, L. F.; BASTOS, M. C. J.. Comportamento organizacional. 2000. Universidade do Vale do Itajaí.

3.
BHERING, E.; SARAIVA, L.; MICHELS, L. R. F.. Psicomotricidade. 1998. Universidade do Vale do Itajaí.

4.
BHERING, E.. Psicologia Social. 1998. Universidade do Vale do Itajaí.

5.
BHERING, E.; MICHELS, L.; SARAIVA, L.. Psicologia da Personalidade. 1998. Universidade do Vale do Itajaí.

Avaliação de cursos
1.
BHERING, E.. Mestrado em Psicopedagogia. 2002. Universidade do Sul de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso ABAVE. Participação na mesa-redonda sobre Educação Infantil. 2017. (Congresso).

2.
NAEYC'S/National Association for the Education of Young Children - 2016 Annual Conference. Early Childhood Education in Brazil: policies, approaches and issues. 2016. (Congresso).

3.
II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Infantil: Tendências e Perspectivas.Avaliação e Monitoramento da qualidade da avaliação da educação infantil no Brasil. 2013. (Seminário).

4.
VII Reunião da ABAVE - Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Reflexões sobre a Avaliação de Ambientes de Educação Infantil. 2013. (Congresso).

5.
EECERA 26th Conference of european Early Childhood Education Research Association. Assessing ECE quality in public centers in Brazil. 2009. (Congresso).

6.
28oa Jornada Giulio Massarani de Iniciação científica, Artística e Cultural da UFRJ.Escola boas, escolas ruins: o que os pais pensam sobre elas. 2006. (Outra).

7.
29a reunião anual ANPEd. Creche como contexto de desenvolvimento:um estudo sobre o ambiente de creches em um municipio de SC. 2006. (Congresso).

8.
Democracy and culture in early childhood education. Parents and teachers looking after young children: a (un)desirable partnership. 2006. (Congresso).

9.
Educacao e Trabalho. Envolvimento de pais na educação infantil: análise de seus encontros diários. 2005. (Congresso).

10.
Hacia una psicologia sin fronteras. Um estudo sobre os encontros diários entre professores e pais. 2005. (Congresso).

11.
Hacia una Psicologia sin fronteras. Envolvimento de pais na Educacao iInfantil: um estudo observacional. 2005. (Congresso).

12.
Uniao Latino Americana de Entidades de Psicologia. A promoção da autonomia como parâmetro de qualidade da educação infantil. 2005. (Congresso).

13.
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Uma proposta de metodologia de projetos para a educação infantil. 2005. (Congresso).

14.
Improving the quality of early childhood. Working on basic skills and competences in teacher education for pre and primary education. 2004. (Congresso).

15.
Infancia e Perspectiva.I Colóquio de Pesquisa - Infância em Perspectiva.. 2003. (Encontro).

16.
ciência e Profissão. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).

17.
CINDEDI_FFCLRP.VII Encontro Científico - CINDEDI-FFCLRP-USP. 2002. (Encontro).

18.
Na Contracorrente da Universidade Operacional.IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2002. (Seminário).

19.
Sustentação Científica da Prática em Psicologia.XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Outra).

20.
Improving Quality od Education from early childhood to teacher training: the process-oriented approach. International Conference. 2001. (Congresso).

21.
III Congressos Brasileiro de Psicologia do desenvolvimento. III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2000. (Congresso).

22.
VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BHERING, E.. V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2000. (Congresso).

2.
BHERING, E.. V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2000. (Congresso).

3.
BHERING, E.. X SEMANA DA PSICOLOGIA. 1999. (Outro).

4.
BHERING, E.. IX SEMANA DE PSICOLOGIA. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Omelczuk. A perspectiva da criança: observando as ações dos adultos na Educação Infantil. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Alesandra Sarkis de Melo. Inserção de bebes e crianças pequenas na Educação Infantil. Início: 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Mussallam. Metodologia de projeto na educação infantil. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Beatriz Faleiro. Bem estar e envolvimento das crianças na educação infantil. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Tatiana Barradas. Aprendizagem significativa: a contribuição de Ausubel. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Omelczuk Walter. Conversando com crianças na educação infantil: suas percepções sobre as situações vividas no espaço escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

2.
Alessandra Sarkis de Melo. A relação de pais e professores de bebês:uma análise de seusencontros diários. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

3.
Ana Beatriz Rocha Lima. Creche como contexto de desenvolvimento humano: um estudo sobre as possibilidades de atendimento no municipio de Pomerode/SC. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

4.
Cristiane Silva Mendonça Couto. O Posicionamento dos professores em relação ao envolvimento de pais. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

5.
Angela Maria Simao Hoemke. Ambiente de Qualidade na educacao infantil: elementos constitutivos da sala de criancas de 3 a 5 anos na perspectiva dos professores infantis. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

6.
Julice Dias. Classe de idades mistas em um CEI municipal: um estudo sobre a interação adulto/criança. 2003. 118 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

7.
Claudete Bonfanti. Educação Infantil: uma análise das concepções das educadoras de crianças entre 3 e 6 anos sobre a sua prática pedagógica e os elementos metodológicos que a constituem. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

8.
Cristiane Couto Mendonça. O envolvimento de pais no ensino fundamental: um estudo exploratório da rede pública do município de Itajaí. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Sarkis de Melo. A Inserção de crianças na educação infantil na perspectiva dos pais: um estudo na creche UFRJ. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Terapia de Familia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

2.
Edla Janice Perini Nones. Brincar: uma reflexão sobre esta oportunidade irrestrita na educação infantil. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Infância) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

3.
Janete Izabel Alves Coutinho de Azevedo. Uma reflexão sobre a ação pedagógica com as crianças de 0 a 3 anos. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Infância) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

4.
Angela Del Giudice da Rocha Pinto. Avaliação do ambiente da Educação infantil: tradução de um instrumento americano. 2003. 87 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Infância) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

5.
Saionara Costa. Avaliação de ambientes para crianças entre 0 e 3 anos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Infância) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

6.
Silvia Santánna Braga dos Santos. Estratégias de envolvimento de pais na educação fundamental: formas de comunicação. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Infância) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

7.
Claudete Bonfante. Um estudo sobre a rotina diária em pre-escola estadual. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Metodologia e Administração Escol) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suany Tauil. A contribuição de Froebel para a educação infantil atual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

2.
Tatiane Borges Ferreira. Um estudo sobre as dificuldades enfrentadas por pais jovens: a contribuição da Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

3.
Greice Machado. Envolvimento de pais em centros de educação infantil: um estudo sobre os encontros diários entre pais e educadores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

4.
Gisele Matheus Andrade. A importancia da psicomotricidade na Educacao Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

5.
Renata Pruner de Castro. A tradução de um instrumento para avaliação de ambiente da Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

6.
Raquel Braga da Silva. Um estudo exploratório sobre os elementos que constituem o ambiente de qualidade para Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

7.
Marisa Lopes de Oliveira Ribeiro. Um estudo exploratório sobre uma criança portadora de necessidades especiais na educação infantil. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

Iniciação científica
1.
Ana Paola Sganderla. Avaliação da qualidade na Educação Infantil: um estudo sobre o engajamento do adulto nas atividades das crianças. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

2.
Ana Paola Sganderla. Avaliação da qualidade em Educação Infantil:um estudo sobre a interação adulto/criança. 2002. 37 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

3.
TATIANE BOMBARDELLI DE NEZ. Um estudo observacional dos encontros diários entre pais e educadores em Centros de Educaççao infantil municipais. 2002. 68 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

4.
Renata Pruner de Castro. Uma avaliação dos ambientes da educação infantil de rede pública e privada de Itajaí. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Governo do Estado de Sc. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

5.
Rogério Aurich Bomvechio e Greice Machado. Um estudo observacional das práticas diárias de envolvimento de pais na Educação infantil. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

6.
TATIANE BOMBARDELLI DE NEZ. As interações entre pais e professores no contexto da educação infantil: um estudo observacional da disponibilidade, atitude e iniciativa para os encontros diáriso entre pais e professores.. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Pesquisa. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

7.
Tatiane Muniz Barbosa. A rotina diária numa creche pública: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

8.
TATIANE BOMBARDELLI DE NEZ. O envolvimento de pais em creche: um estudo sobre as possibilidades e dificuldades da parceria. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.

9.
SILVIA ELISABETE KOSSE GARCIA. O ENVOLVIMENTO DE PAIS EM CRECHE DE PERIFERIA: UM ESTUDO SOBRE AS EXPECTATIVAS DOS PAIS E O TRABALHO DESENVOLVIDO EM CRECHE POR SUAS ATENDENTES, MONITORAS E CRIANÇAS. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliana Maria Bahia Bhering.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BHERING, E.. educação infantil no Brasil: expansão e a busca da qualidade. Educatrix, SÃO PAULO, p. 20 - 23, 01 maio 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
BHERING, E.; ABUCHAIM, B. O. ; SILVA, A. P. F. . Assessing quality in Early Childhood Education centers: a case study in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BHERING, E.; GLUER, M. ; MANTZICOPOULOS, P. Y. . Quality in Greek early childhood education classrooms. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Jan/fev 1998. Two-Month Training Course in Early Child Development and Education. Curso de 360 horas em Amsterdam, org: UNESCO e Averroes Stichting e Ministério da Educação da Holanda. Financiada pelo Ministério de Educação Holandes e UNESCO. Artigo produzido como avaliação final do curso disponível na Biblioteca da Averroes Stichting.

Realiza, palestras, seminários e cursos de formação continuada para creches e escolas municipais e estaduais; para assistentes sociais em Forum, Projetos Sentinela, CAPS.

Coordenadora e docente de Pós-Graduação em Psicologia da Infância - UNIVALI - 2001/2003; 2002/2004.

Realizou palestras: UNB, University of North Caroline at Greensboro, Escola Superior de Educação Lisboa, Forum de Indaial,Tradução de palestras do Prof . Jonathan Tudge na UFSC e UNIVALI.

Projeto aprovado FUNCITEC/SC - (R$10.000,00) - 2002/03.

Participação em matéria para a Folha de São Paulo sobre Educação Infantil no Brasil; o Diário Catarinense e entrevista concedida ao Bom Dia Santa Catarina RBS TV.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Educação Infantil - Mestrado em Educação UNIVALI desde 2000.

Desenvolve projetos de pesquisa com colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais (UFF/RJ; USP-Ribeirão Preto, UFPE, Leuven, UNCG, ESE Lisboa).

Projeto de tradução de material - Box full of feelings (University of Leuven - Bélgica) para crianças de 3 a 8 anos para utilização em sala de aula e consultório psicológico e outros atendimentos infantis.
 
Projeto de pesquisa intitulado "Iniciativas compartilhadas para a infância:crescendo na família e nas instituiçòes de educação infantil"; aprovado pelo edital 009/2003 - Jovem Pesquisador - num convênio entre CNPq e FUNCITEC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 3:46:07