Samuel Mello Araujo Junior

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5159891739318203
  • Última atualização do currículo em 07/09/2014


Concluiu doutorado em Musicologia - University of Illinois (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com publicações em livros, periódicos e CDs no Brasil e no exterior, abordando, entre outros temas, música e política, etnomusicologia e pesquisa participativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samuel Mello Araujo Junior
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO JUNIOR, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Musicologia e educação Musical.
Rua do Passeio 98 - Sala 28
Centro
20021090 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25324649
Fax: (21) 25324649
URL da Homepage: www.musica.ufrj.br/etnomusicologia


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1992
Doutorado em Doutorado Em Musicologia.
University of Illinois - System, UILLINOIS, Estados Unidos.
Título: Acoustic labor in the timing of everyday life: A critical history of samba in Rio de Janeiro, 1917-1990., Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Bruno Nettl.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Samba; Etnomusicologia; Música e sociedade; Música popular brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação Superior.
1985 - 1987
Mestrado em Mestrado Em Musica.
University of Illinois - System, UILLINOIS, Estados Unidos.
Título: Brega: Music and Conflict in Urban Brazil,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Bruno Nettl.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Etnomusicologia; Múisca popular brasileira; Música e sociedade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação Superior.
1978 - 1981
Graduação em Licenciatura Em Educação Artística Música.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordena o Laboratório de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ.

Atividades

8/2002 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
8/2001 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia.

Cargo ou função
Coordenador.
8/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia.

9/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Congregação.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
8/1995 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Folclore Musical Nacional
Introdução à Pesquisa em Música
Música Brasileira
8/1995 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de musicologia
Etnomusicologia
Tópicos especiais
8/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Escola de Música, Pós Graduação.

Atividade de extensão realizada
Série Música em Debate.
10/2000 - 6/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Pós Graduação.

Cargo ou função
Membro de comissão.
7/2001 - 7/2001
Extensão universitária , Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.

Atividade de extensão realizada
XXXVI Congresso Mundial do International Council for traditional Music - ICTM.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música.


University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tinker Visiting Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Período de março a junho.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Consultor ad-hoc, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0


Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


International Council for Traditional Music, ICTM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Direção Executiva, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Direção Executiva, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 10


Associação Brasileira de Etnomusicologia, ABET, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Membro de diretoria, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 8
Outras informações
Cargo não remunerado em diretoria de associação profissional.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Gerente de Música, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação das ações da Secretaria Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro.


Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Memebro de diretoria, Enquadramento Funcional: Tesoureiro, Carga horária: 0


Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, CBAE - UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Membro de conselho consultivo, Enquadramento Funcional: Conselho consultivo, Carga horária: 0


Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, LE-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação de laboratório de pesquisas em etnomusicologia, incluindo a curadoria do Centro de Pesquisas Folclóricas, criado por Luiz Heitor Correa de Azevedo em 1943.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0
Outras informações
Consultor ad-hoc

Atividades

10/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro de comité assessor.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Consultor ad-hoc, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Consultor ad-hoc, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0



Linhas de pesquisa


1.
Etnografia das Práticas Musicais

Objetivo: Buscar a compreensão de processos musicais através do estudo etnográfico e examinar os processos sociais mais abrangentes a partir de enfoque nas práticas musicais que lhes são próprios..
Palavras-chave: Etnomusicologia; Etnografia Musical; Musicologia; Oralidade.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Skopeophonie - Participative and Dialogic Research of Musical Practices at Kova M neighbourhood

Descrição: Tomando por base as metodologias participativas de investigação musical desenvolvidas no Rio de Janeiro pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, uma equipe do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Música e Dança, unidade multiinstitucional portuguesa, realizará mapeamento e estudo das relações entre a música e os mais diveroso aspectos aspectos da vida social na KovaM (ou Cova da Moura), área residencial de Lisboa com grandes efeitos da desigualdade social, em colaboração com a Associação Cultural Moinhos da Juventude, ONG local, e o próprio Laboratório de Etnomusicologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Integrante / Grupo Musicultura - Integrante / Susana Bela Sardo - Coordenador / Ana Flavia Miguel - Integrante / Pedro Macedo de Mendonça - Integrante.
Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Música e memória na Maré: Imagens sonoras de uma etnografia participativa das práticas musicais na Maré, Rio de Janeiro.

Descrição: Pesquisa etnográfico-musical participativa envolvendo um grupo de alunos de graduação da UFRJ em diversas áreas de conhecimento e alunos de escolas públicas de ensino médio, em sua maioria moradores da comunidade em questão. voltada ao mapeamento das práticas musicais locais da maré, maior conjunto de favelas contíguas do Rio de Janeiro, através de pesquisa e registros audiovisuais de campo, e a continuação do processamento e organização das documentações já disponíveis em acervo no Museu da Maré..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / Grupo Musicultura - Integrante / DIOGO BEZERRA DO NASCIMENTO - Integrante / ELZA MARIA CRISTINA LAURENTINO DE CARVALHO - Integrante / ELIZABETH MOURA DE OLIVEIRA - Integrante / Aline Gonçalves - Integrante / Kleber Merlim Moreira - Integrante / Mariluci Correia do Nascimento - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2010 - 2014
MÚSICA E MEMÓRIA NA LUTA PELA CIDADANIA; UMA ETNOGRAFIA PARTICIPATIVA NA MARÉ, RIO DE JANEIRO.

Descrição: Projeto de pesquisa-ação participativa realizado pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ em parceria com uma organização não-governamental, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Desenvolve uma experiência de pesquisa etnográfico-musical participativa, envolvendo na equipe de pesquisa,a lém de pós-graduandos e estudantes de graduação da UFRJ, moradores da comunidade em questão. O projeto envolve desde atividades de formação em pesquisa qualitativa e quantitativa em música e ciências humanas, ao trabalho de campo e práticas de documentação e análise das paisagens sonoras locais, lcom o objetivo de levantar, organizar, arquivar e difundir publicamente, em um número significativo de simpósios e publicações acadêmicas e extra-acadêmicas no Brasil e no exterior, um conjunto de saberes e reflexões sobre as práticas musicais locais, bem como constituir um acervo local de fonogramas, imagens, depoimentos, vídeos etnográficos, clipes jornalísticos e textos acadêmicos, apoiado em inventário amplo da vida musical da comunidade. Pretende-se, nesta nova etapa, aprofundar esta experiência de pesquisa através da complementação do trabalho de campo voltado ao mapeamento das práticas musicais locais, com novas pesquisas etnográficas e documentações de campo, e a continuação do processamento e organização das documentações já disponíveis em acervo. Estas atividades seguirão as orientações teóricas da pesquisa-ação participativa, com particular ênfase na perspectiva de ação dialógica de construção do conhecimento avançada por Paulo Freire (1970; ver também Ellis 1994, Impey 2002, Newsome 2008), prevendo que os moradores envolvidos participem, como já observado na experiência anterior, em todas as etapas da pesquisa e na conformação final dos produtos da pesquisa. Isso implicará também que estes indivíduos participem diretamente das decisões sobre as formas de utilização e acesso a esta documentação. Desta maneira, planeja-se consolidar uma experiência de pesqui.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador.
2009 - 2012
Democratização cultural e políticas públicas: um debate interdisciplinar.

Descrição: Um dos aspectos marcantes da agenda política recente no país tem sido a crescente visibilidade da bandeira da democratização da cultura como um dos alicerces da inclusão social. Essa tendência é igualmente observável em plano internacional, como demonstram os sucessivos fóruns, resoluções e ações da Unesco no que tange ao reconhecimento da cultura como dimensão dos direitos humanos tão crucial e inalienável quanto os políticos, sociais e econômicos. Assim este projeto se propõe a: 1 - analisar a fundamentação teórica e as perspectivas ideológicas que servem de justificação e norteiam as práticas de projetos de "inclusão social" e "promoção da cidadania" baseados em atividades culturais; 2 - avaliar a eficácia de alguns desses projetos a partir das propostas com que justificam sua existência e sua organização; 3- analisar as políticas públicas na área da cultura voltadas para as classes populares; 4- fornecer subsídios para a transformação de experiências atuais no âmbito dos chamados "movimentos sociais" e das políticas governamentais; 5- formar adolescentes e jovens para a atuação crítica no campo da cultura, através do elo entre a universidade e os trabalhos comunitários, sobretudo por meio de ações extensionistas; 6- mapear a produção cultural alternativa à grande mídia e à cultura patrocinada por instrumentos governamentais; e 7- analisar as relações entre a indústria cultural, suas interferências nos mecanismos de produção e divulgação, e as práticas e manifestações culturais influentes nas comunidades periféricas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / José Alberto Salgado e Silva - Integrante / Alexandre Dias da Silva - Integrante / Victor Hugo Adler pereira - Integrante / Adriana Facina Gurgel do Amaral - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Victor Neves de Souza - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
2008 - 2010
GERAÇÕES DO SAMBA NAS COMUNIDADES DA FORMIGA E SALGUEIRO, UMA PROPOSTA DE PESQUISA EM ETNOMUSICOLOGIA APLICADA.

Descrição: O projeto visa ao mapeamento de expressões passadas e presentes do samba gestadas entre as populações dos morros do Salgueiro e da Formiga, na Grande Tijuca, Rio de Janeiro, compreendendo colaboração entre o Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ e o Instituto Trabalho e Cidadania, ONG sediada no Morro da Formiga, para a formação em pesquisa de estudantes de nível médio de escolas públicas da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / Felipe Santos Lima Barros - Integrante / Sinesio Jefferson Andrade Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
2007 - 2010
Música, Memória e Sociabilidade na Maré; um estudo etnomusicológico colaborativo em uma comunidade do Rio de Janeiro

Descrição: Partindo de princípios da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, e da pesquisa-ação participativa, o projeto se propõe a mapear e refletir sobre as práticas musicais existentes na Maré, área urbana do Rio de Janeiro. Compreende a formação de uma equipe de pesquisa entre moradores locais que, em diálogo com o equipe do Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, define os focos e estratégias de pesquisa, bem como produz trabalhos acadêmicos em co-autoria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / Schneider Ferreira Reis de Souza - Integrante / Barbara Macedo de Mendonça - Integrante / Alberto Silva da Costa - Integrante / Alexandre Dias da Silva - Integrante / Geandra Nobre do Nascimento - Integrante / ana paula gonçalves chuengue - Integrante / Adriana Bezerra do Nascimento - Integrante / fabio monteiro de melo - Integrante / Jefferson Silva de Paulo - Integrante / Diogo Bezerra do Nascimento - Integrante.
Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 29 / Número de orientações: 3
2003 - 2005
Samba e coexistência; um estudo etnomusicológico do samba carioca.

Descrição: Um estudo abrangente da produção, circulação e apropriação do samba desde contextos comunitários à indústria do entretenimento, envolvendo pesquisa em acervos multimídia, observação participante e uma experiência de etnomusicologia aplicada visando a constituição de um acervo de memória musical em comunidade específica da cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / Vincenzo Cambria - Integrante / Luiz Fernando Nascimento de Lima - Integrante / Virgínia Barbosa - Integrante / Pedro de Moura Aragão - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 25
2001 - 2007
Entre palcos, ruas, salões e picadeiros; um estudo historico-etnográfico dos ranchos do Rio de Janeiro.

Descrição: Estudo historico-etnográfico dos ranchos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro, surgidos ao final do século XIX e atravessando transformações ao longo do século XX até sua aparente extinção nas duas últimas décadas desse mesmo século. lançando mão de fontes primárias como iconografia e notícias jornalísticas, fonogramas representativos e documentos pertinentes em arquivos públicos e privados, fontes bibliográficas provindas dos mais variados campos de conhecimento, além de histórias de vida e depoimentos orais de remanescentes dos ranchos, o projeto toma como eixo de sua análise o trânsito das formas musicais associadas ao rancho entre setores distintos da sociedade e por seus respectivos espaços de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / Olavo Vianna Peres - Integrante / Daniel Ângelo de Oliveira - Integrante / Anna Carolina Labre Viana - Integrante / Marcelo Rubião de andrade - Integrante / Hudson Cláudio Neres Lima - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 21
1997 - 2001
Guerra-Peixe, estudos de folclore musical e música popular urbana: uma edição crítica.

Descrição: Compilação e edição crítica de trabalhos publicados esparsamente em jornais diários e periódicos especializados pelo compositor e musicólogo Guerra-Peixe nos anos 1950 e 1960, como resultado de seus estudos de folclore musical e música popular urbana. Procura-se também refazer, na introdução ao trabalho, a formação inicial de Guerra-Peixe como pesquisador da música em tradição oral e adicionar aos trabalhos publicados em jornais transcrições musicais que não foram publicadas na versão original.. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador / Pedro de Moura Aragão - Integrante / Eduardo Antonio Duque - Integrante / José Carlos Teixeira - Integrante / Yahn Wagner Ferreira de Mello Pinto - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2003 - Atual
Periódico: Latin Ammerican Music Review
2009 - Atual
Periódico: Repertório Teatro & Dança
2006 - Atual
Periódico: Música & Cultura
2009 - Atual
Periódico: Ethnomusicology
2009 - 2013
Periódico: Ethnomusicology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


1978
1º Lugar Geral do II Concurso Nacional de Cordas, FUNARTE/ABRARTE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ARAUJO JUNIOR, S. M.2013 ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, Vincenzo . Sound praxis, poverty and social participation; perspectives from a collaborative study in Rio de Janeiro.. Yearbook for Traditional Music, v. 1, p. 28-42, 2013.

2.
2ARAUJO JUNIOR, S. M.2013 ARAUJO JUNIOR, S. M. . Entre muros, grades e blindados; trabalho acústico e práxis sonora na sociedade pós-industrial. El Oído Pensante, v. 1, p. 1-15, 2013.

3.
3ARAUJO JUNIOR, S. M.2012ARAUJO JUNIOR, S. M. . Etnomusicologia e debate público sobre a música no Brasil hoje: polifonia ou cacofonia?. Música & Cultura (Salvador. Online), v. 6, p. 1-10, 2012.

4.
5ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO2011ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SILVA, José Alberto Salgado e . Musical Knowledge, Transmission, and Worldviews: Ethnomusicological Perspectives from Rio de Janeiro, Brazil. The World of Music (Wilhelmshaven), v. 51, n.3, p. 75-90, 2011.

5.
4ARAUJO JUNIOR, S. M.2011ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PAZ, G. L. . MÚSICA, LINGUAGEM E POLÍTICA; REPENSANDO O PAPEL DE UMA PRÁXIS SONORA. Terceira Margem, v. 25, p. 211-231, 2011.

6.
6ARAUJO JUNIOR, S. M.2010ARAUJO JUNIOR, S. M. . Movimentos musicais: Guerra-Peixe para ouvir, dançar e pensar. Revista USP, v. 87, p. 98-109, 2010.

7.
7ARAUJO JUNIOR, S. M.2009ARAUJO JUNIOR, S. M. . Diversidade e desigualdade entre pesquisadores e pesquisados. Considerações teórico-metodológicas a partir da etnomusicologia. Desigualdade & diversidade (PUCRJ), v. Nº 4, p. 173-191, 2009.

8.
8ARAUJO JUNIOR, S. M.2009ARAUJO JUNIOR, S. M. . Ethnomusicologists Researching Towns They Live in: Theoretical and Methodological Queries for a Renewed Discipline. Muzikologija (Srpska Akademija Nauka i Umetnosti), v. 9, p. 33-50, 2009.

9.
9ARAUJO JUNIOR, S. M.2008ARAUJO JUNIOR, S. M. . From neutrality to praxis; the shifting politics of applied ethnomusicology. Muzikoloski Zbornik / Musicological Annual, v. XLVI, p. 13-30, 2008.

10.
11ARAUJO JUNIOR, S. M.2006 ARAUJO JUNIOR, S. M. ; MUSICULTURA, Grupo . Conflict and Violence as Conceptual Tools in Present-Day Ethnomusicology; Notes from a Dialogical Experience in Rio de Janeiro.. Ethnomusicology, Estados Unidos, v. 50, n.2, p. 287-313, 2006.

11.
10ARAUJO JUNIOR, S. M.2006ARAUJO JUNIOR, S. M. ; MUSICULTURA, Grupo . A violência como conceito na pesquisa musical, reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré,. Trans (Barcelona), v. 10, p. 7, 2006.

12.
12ARAUJO JUNIOR, S. M.2006ARAUJO JUNIOR, S. M. ; LIMA, H. C. N. ; PERES, Olavo Vianna ; ANDRADE, M. R. ; VIANA, A. C. L. . Entre palcos, ruas e salões: processos de circularidade cultural na música dos ranchos carnavalescos do Rio de Janeiro (1890-1930). Em Pauta (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 73-94, 2006.

13.
14ARAUJO JUNIOR, S. M.2005ARAUJO JUNIOR, S. M. . Resenha de Voces of the Magi. Yearbook for Traditional Music, Los Angeles, California, p. 153-158, 2005.

14.
13ARAUJO JUNIOR, S. M.2005ARAUJO JUNIOR, S. M. . Relatório do GT Etnomusicologia e Políticas Públicas para a Área da Cultura.. Opus (Belo Horiz. Online), v. 11, p. 184-192, 2005.

15.
15ARAUJO JUNIOR, S. M.2004ARAUJO JUNIOR, S. M. . Resenha de Brazilian Popular Music and Globalization. Current Musicology, Nova York, v. 74, p. 207-211, 2004.

16.
16ARAUJO JUNIOR, S. M.2003ARAUJO JUNIOR, S. M. . Diálogos entre a acústica musical e a etnomusicologia; um estudo de caso de estilos vocais no samba carioca.. Per Musi (UFMG), Belo Horizonte, v. 7, p. 52-67, 2003.

17.
18ARAUJO JUNIOR, S. M.2003ARAUJO JUNIOR, S. M. . Resenha de Live Samba; analysis and interpretaion of the Brazilian pagode.. Latin American Music Review, Austin, TX, EUA, v. 24, n.2, p. 287-289, 2003.

18.
17ARAUJO JUNIOR, S. M.2003ARAUJO JUNIOR, S. M. . Primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Recife, novembro de 2002.. Per Musi (UFMG), Belo Horizonte, v. 7, p. 94-96, 2003.

19.
19ARAUJO JUNIOR, S. M.2000ARAUJO JUNIOR, S. M. . Identités brésiliennes s et représentations musicales. Diogène (Ed. Française), Paris, v. 191, p. 152-165, 2000.

20.
21ARAUJO JUNIOR, S. M.1999ARAUJO JUNIOR, S. M. . The Politics Of Passion: The Impact Of Bolero In Brazilian Popular Music. Yearbook for Traditional Music, NOVA YORK, v. 31, p. 42-56, 1999.

21.
20ARAUJO JUNIOR, S. M.1999ARAUJO JUNIOR, S. M. . Brega, samba, trabalho acústico; variações em torno de uma contribuição teórica à etnomusicologia.. Opus (Belo Horiz. Online), Belo Horizonte, v. 6, p. 1-16, 1999.

22.
22ARAUJO, S.1998ARAUJO, S. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música e Identidade Social: A Questão do Folclore. REVISTA PESQUISA E MÚSICA, RIO DE JANEIRO, v. 2, 1998.

23.
23ARAUJO, S.1996ARAUJO, S. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Louvor, Música Popular e Mídia Evangélica No Rio de Janeiro. TRANSCULTURAL MUSIC REVIEW, BARCELONA, v. 2, p. 1-10, 1996.

24.
24ARAUJO JUNIOR, S. M.1992 ARAUJO JUNIOR, S. M. . Descolonização e Discurso: Notas Sobre O Tempo, O Poder e A Noção de Música. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), RIO DE JANEIRO, v. 20, p. 7-15, 1992.

25.
25ARAUJO JUNIOR, S. M.1988ARAUJO JUNIOR, S. M. . Brega: Music And Conflict In Urban Brazil. Latin American Music Review, AUSTIN, v. 9, n.1, p. 50-89, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; NASCIMENTO, A. B. ; CHUENGUE, A. P. G. ; MENDONÇA, Bárbara M. ; PAULO, J. S. ; SOUZA, SCHNEIDER F.R. ; SILVA, S. J. A. ; SILVA, A. D. ; CAMBRIA, Vincenzo ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música/Musicologia y Colonialismo. 1. ed. Montevidéo: Centro Nacional de Documentacion Musical L. Ayestaran/Ministério de Educacion y Cultura de Uruguay, 2011. v. 1. 20p .

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. (Org.) ; PAZ, G. L. (Org.) ; CAMBRIA, Vincenzo (Org.) . Música em debate; perspectivas interdisciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. v. 1. 255p .

3.
GUERRA-PEIXE, C. (Org.) ; ARAUJO JUNIOR, S. M. (Org.) . Guerra-Peixe: Estudos de folclore e música popular urbana. 1. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007. v. 1. 277p .

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. (Org.) ; SEEGER, A. (Org.) ; ZANTEN, W. V. (Org.) ; MARANDOLA, N. F. (Org.) ; LUCAS, G. (Org.) ; RICE, T. (Org.) ; MEDEIROS, E. (Org.) ; SOON, L. T. (Org.) ; IMPEY, A. (Org.) ; GARCIA, M. A. (Org.) ; THRAM, D. (Org.) ; BARENDREGT, B. (Org.) . Yearbook for Traditional Music. 34. ed. Los Angeles: international Council for Traditional Music, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Dimensiones politicas del dialogo intercultural: patrimonios de conocimiento y luchas sociales. In: Margarita Chaves, Mauricio Montenegro e Marta Zambrano. (Org.). El valor del patrimonio: mercado, politicas culturales y agenciamientos sociales. 1ed.Bogotá: ICAHN, 2014, v. 1, p. 359-386.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; SELLES, J.M. ; MENDONÇA, Bárbara M. ; MOREIRA, K.M. ; NASCIMENTO, Diogo. ; SILVA, D.L. ; Carvalho, E.M.C.L. ; MELO, F.M. ; OLIVEIRA, E.M. ; SOUZA, SCHNEIDER F.R. . TENDÊNCIAS E CIRCUITOS DE CONSUMO DE MÚSICA NA MARÉ, RIO DE JANEIRO.. In: Micael Herschmann. (Org.). Nas bordas e fora do mainstream musical. Novas tendências da música independente no início do século XXI.. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2011, v. 1, p. 325-354.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; MUSICULTURA, Grupo . Sound Praxis: Music, Politics, and Violence in Brazil. In: John Morgan O'Connell; Salwa El-Shawan Castelo Branco. (Org.). Music and Conflict. 1ed.Urbana, IL,: , 2010, v. , p. 217-231.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Los paisajes sonoros de las favelas. In: Paolo Vignolo. (Org.). Ciudadanias en escena; performance y derechos culturales en Colombia.. 1ed.Bogotá: Universidad Nacional de Colombia/Facultad de Ciencias Humanas, 2009, v. , p. 232-237.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PAZ, G. L. ; CAMBRIA, Vincenzo . Introdução. In: Samuel Araujo;Gaspar Paz;Vincenzo Cambria. (Org.). Música em debate; perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. 1, p. 9-16.

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Para além do popular e do erudito; a escuta contemporânea de Guerra-Peixe. In: Samuel Araujo;Gaspar Paz;Vincenzo Cambria. (Org.). Música em debate; perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. 1, p. 157-170.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Relações musicais entre a África e as Américas no samba carioca. In: Samuel Araujo;Gaspar Paz;Vincenzo Cambria. (Org.). Música em debate; perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. 1, p. 181-185.

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Características e papéis dos acervos etnomusicológicos em perspectiva histórica.. In: Samuel Araujo, Vincenzo Cambria e Gaspar Leal Paz. (Org.). Música em debate;perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. , p. 33-42.

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Fruto do nosso amor. In: Arthur Nestrovski. (Org.). Lendo música; 10 ensaios sobre 10 canções. 1ed.São Paulo: Publifolha, 2007, v. 1, p. 163-178.

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Em busca da inocência perdida? Música, tradição e oralidade no novo milênio.. In: Rosangela Pereira de Tugny e Rubens Caixeta de queiroz. (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006, v. 1, p. 59-70.

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Samba e coexistência; repensando a agenda de pesquisa etnomusicológica.. In: Ana Maria Ochoa; Martha Tupinambá de Ulhoa. (Org.). Música popular na América Latina. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, v. 1, p. 194-213.

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Southeast Brazil. In: John Shepherd;David Horn;David Laing. (Org.). The Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. Londres: Blackwell, 2005, v. II, p. -.

13.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Rio de Janeiro. In: John Shepherd;David Horn;David Laing. (Org.). The Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. Londres: Blackwell, 2005, v. II, p. -.

14.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Notas sobre as políticas públicas para a música no governo Lula.. In: Angela Lühning. (Org.). Encontros. 1ed.Salvador: Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2005, v. 1, p. 67-74.

15.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Dona Ivone Lara. In: Arthur Nestrovski. (Org.). Música Popular Brasileira Hoje. São Paulo: PUBLIFOLHA, 2002, v. , p. 121-123.

16.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FUKS, L. . Práticas vocais no samba carioca: um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia. In: Cláudia Neiva de Mattos; Elizabeth Travassos; Fernanda Teixeira de Medeiros. (Org.). Ao encontro da palavra cantada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001, v. , p. 278-288.

17.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de . Samba cigano; um estudo histórico-etnográfico das práticas de música e dança dos ciganos calom do Rio de Janeiro.. In: Rodrigo Torres. (Org.). Música popular en América Latina. 1ed.Santiago do Chile: Fondart y Rama Latinoamericana IASPM, 1999, v. , p. 233-239.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Um furacão chamado Maysa. Bravo!, São Paulo, 01 dez. 2000.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O simulacro levado ao requinte. Bravo!, São Paulo, p. 127 - 127, 01 ago. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; VIANA, A. C. L. ; LIMA, H. C. N. ; ANDRADE, M. R. ; PERES, Olavo Vianna . Controlling entrudo? The urban ranchos, their music and the politics of Rio de Janeiro Carnival.. In: Portuguese World Music, 2006, New Haven, CN. Portuguese World Music, 2006.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PERES, Olavo Vianna ; ANDRADE, M. R. ; VIANA, A. C. L. ; LIMA, H. C. N. . Marchas-Rancho: uma análise etnomusicológica fonográfica.. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. XVI Congresso da ANPPOM - Anais. Brasília: UnB.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; MUSICULTURA, Grupo . Música e políticas públicas para a juventude: por uma nova concepção.. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. XVI Congresso da ANPPOM - Anais. Brasília: UnB.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Políticas públicas para a cultura no governo Lula; um breve comentário.. In: II Encontro Nacional de Etnomusicologia, 2005, Salvador. Etnomusicologia: Lugares e Caminhos; Fronteiras e Diálogos.. Salvador: ABET/CNPq/Contexto, 2004. p. 71-78.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O rancho e a rua; invenção da tradição e atualização dos ranchos carnavalescos no Rio de Janeiro.. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, 2003.

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, Vincenzo . Atravessando o samba no bom sentido; uma abordagem etnomusicológica do tempo no samba e na música afro-brasileira.. In: I Encontro Nacional da associação Brasileira de Etnomusicologia, 2002, Recife, 2002.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O trabalho acústico e a elaboração de sambas no Rio de Janeiro. In: Seminário Samba em Debate, 2002, Campinas, SP, 2002.

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O tempo da pancada: notas sobre uma contribuição teórica de Guerra-Peixe ao estudo analítico da música popular. In: 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2002. p. 82-88.

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, Vincenzo . Atravessando o samba no bom sentido; uma abordagem etnomusicológica do tempo no samba e na música afro-brasileira . In: 1º Encontro Nacional da ABET, 2002, Recife. Anais do I ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA. Recife: Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2002.

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FUKS, L. . Práticas vocais no samba carioca: um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia.. In: I Encontro da Palavra Cantada, 2000, Niterói. Ao encontro da palavra cantada, 2000.

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Music As A Sign Of Otherness And Transgression: The Case Of The Brazilian Samba (1917-1945). In: COLÓQUIO ALTERIDADE E TRANSGRESSÃO NA CULTURA DO SÉCULO XX - IN MEMORIAM FERNANDO LOPES GRAÇA, 1999. ACTAS. CASCAIS.

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; GUERREIRO, A. . O samba cigano: um estudo histórico-etnográfico das práticas de música e dança dos ciganos calom do Rio de Janeiro. In: II Congrso Latinoamericano de la International Association for the Study of Popular Music, 1999, Santiago, Chile. Musica Popular en America Latina: Actas del II Congreso Latinoamericano del IASPM. Santiago de Chile: FONDART, 1997. p. 233-239.

13.
ARAUJO, S. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . A Questão da Identidade Na Pesquisa e Pós-Graduação Em Música No Brasil (Ppgm): Um Olhar Etnomusicológico. In: ENCONTRO DA ANPPOM, 10, 1997. ANAIS. GOIÂNIA. v. 10. p. 147-151.

14.
ARAUJO, S. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; GUERREIRO, A. . Samba Cigano: Uma Etnografia Musical dos Ciganos Calom do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9, 1996. ANAIS. RIO DE JANEIRO. v. 9. p. 131-135.

15.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; ARAUJO, S. . Acaso e Método No Estudo da Cultura Musical dos Ciganos Calom do Catumbi. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9, 1996. ANAIS. RIO DE JANEIRO. v. 9. p. 93-97.

16.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; ARAUJO, S. . Trabalho Acústico: Uma Proposta de Reconceituação do Objeto de Estudo Na Etnomusicologia. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPOM, 6, 1993. ANAIS. RIO DE JANEIRO. v. 6. p. 146-151.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Cold War politics and ethnomusicology in Brazil; reappraising composer Guerra-Peixe's empirical research on Northeastern traditional music.. In: The International Symposium on Traditional Music in the Contemporary Society, 2012, Xangai. The International Symposium on Traditional Music in the Contemporary Society, 2012. v. 1. p. 6-7.

2.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Music, Politics and Citizenship: The Scholar in the Public Sector. In: 41st World Conference of the ICTM, 2011, St. John's. ABSTRACTS ICTM 2011, 2011. v. 1. p. 9-9.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Music, dialogue and citizenship; new directions in ethnomusicological research. In: 39th World Congress of the International Council for Traditional Music, 2007, Viena. Abstracts of the 39th World Congress of the ICTM. Viena: International Council for Traditional Music, 2007. v. 1. p. 233-234.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Uma reflexão sobre a produção de conhecimento sobre a música a partir da etnomusicologia. In: I Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Anais - I Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. v. Único. p. 17-17.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O uso do vídeo em etnografia da música: uma abordagem a partir da pesquisa-ação participativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Dimensiones políticas del diálogo intercultural; patrimonios de conocimiento y luchas sociales. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Cold War politics and ethnomusicology in Brazil; reappraising composer Guerra-Peixe's empirical research on Northeastern traditional music. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Exclusão, cultura e políticas públicas. Experiências de trabalhos: universidade e poder público.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . The Politics and Methodology of Intercultural Dialogue in the Making of Participatory Ethnographies.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . las dimensiones politicas del dialogo cultural en los debates cerca el patrimonio inmaterial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Etnomusicologia e debate público sobre a música no Brasil; polifonia ou cacofonia?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Entre muros, rejillas y vehículos blindados; las políticas públicas y elpatrimonio sonoro en la ciudad.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música, política e sociedade em movimento; desafios e potenciais da crise global.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SILVA, J. A. S. E. . Approaches to ethnomusicology and musical knowledge at the university - exploring work perspectives from Rio de Janeiro, Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Es posible otro mundo? Investigación musical y acción social en el siglo XXI.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Es posible otro mundo? Investigación musical y acción social en el siglo XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música, Cidadania e Política. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Entre muros, grades e blindados; políticas públicas e patrimônio cultural no mundo pós-emprego.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Práxis sonora, poder e política.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O fruto do nosso amor; uma escuta etnomusicológica do brega.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Praxis sonora, encrucijadas politicas e derechos culturales; perspectivas desde un proyecto colaborativo en Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; GUERREIRO, A. . SOM E SILÊNCIO DOS MARGINALIZADOS NO BRASIL; CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO DA MÚSICA ENTRE OS CALOM DO CATUMBI, RIO DE JANEIRO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . SOUND PRAXIS, POLITICAL PUZZLES, AND CULTURAL RIGHTS; PERSPECTIVES FROM A COLLABORATIVE EFFORT IN RIO DE JANEIRO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Sound, violence and politics; critical perspectives from contemporary Rio de Janeiro.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . URBAN SOUNDS FOR SOCIAL CHANGE: MUSIC RESEARCH BY RESIDENTS OF MARÉ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . The politics and practice of applied ehnomusicology. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Music research by Maré residents; an experience in participatory research.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . The potentials of Paulo Freire's pedagogy for ethnomusicological research.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, Vincenzo ; MUSICULTURA, Grupo . Direito ao som e à imagem; perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Urban Sounds for Social Change; Music Research by Maré Residents. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Socioacoustics of violence in the inner city; issues and challenges to an anthropology of sound.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Samba, coexistência e academia.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Socioacoustics of violence in the inner city; issues and challenges to the anthropology of sound.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O rancho e a rua: questões sobre a atualização de uma forma cênico-musical carnavalesca. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Antropologia da Música/Antropologia musical. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. (Tradução/Artigo).

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Etnomusicologia/Antropologia da Música; disciplinas distintas?. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. (Tradução/Artigo).

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Relações musicais entre África e as Américas no blues dos Estados Unidos.. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. (Tradução/Artigo).

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Os sons do rosário. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002 (Prefácio).

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . O brinquedo e sua magia. João Pessoa: Conselho Estadual de cultura/Universidade federal da Paraíba, 2000 (Prefácio).

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . The social history of the Brazilian Samba. Autora: Lisa Shaw. IN Latin American Music Review Vol. 21 (2):75-79. Austin, TX: University of Texas Press, 2000 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Programa Petrobrás Cultural. 2004.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CHAVES, C. L. ; PEREIRA, S. G. . Avaliação continuada dos cursos de pós-graduação em Artes. 2002.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CHAVES, C. L. ; BIÂO, A. ; MUELLER, R. P. ; REY, S. ; TAVARES, A. M. . Avaliação continuada dos cursos de pós-graduação em Artes. 2001.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; MUELLER, R. P. ; BIAO, A. ; CHAVES, C. L. ; REY, S. . Avaliação continuada CAPES. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Concurso de Monografias José Maria Neves. 2005.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Tenure Track Evaluation. 2005.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Parecer sobre publicação de livro. 2005.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música e Sociedade. 2005.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Entre ruas, palcos, salões e picadeiros; um estudo histórico-etnográfico dos ranchos no Rio de Janeiro, séc. XIX-XX.. 2001.

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SEEGER, A. . XXXVI Congresso do International council for Traditional Music. 2001.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CHAVES, C. L. ; BIAO, A. ; MUELLER, R. P. . Análise de Cursos Novos. 2000.

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; BIAO, A. ; CHAVES, C. L. ; NOGUEIRA, I. ; MUELLER, R. P. . Julganento de Bolsas no Exterior. 2000.

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FUKS, L. . Práticas vocais na música tradicional brasileira; um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia.. 1999.

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura popular. 1999.

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Concurso Esther Scliar de Monografias em Educação Musical. 1999.

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Guerra Peixe, estudos de folclore e música popular urbana; uma edição crítica.. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; TRAVASSOS, ELIZABETH ; FREIRE, VANDA L. BELLARD ; SANTOS, Regina Márcia S. ; Fonterrada, M. ; Kleber, Magali O. . Salto para o Futuro - Música nas Escolas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Estudio Ciência Hoje. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Atitude.com. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Programa Gema Brasil. 2002. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . The Politics and Methodology of Intercultural Dialogue in the Making of Ethnographies.. 2012. (Palestra).

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Connecting sonic memories in post-industrial society; A Case Study From Rio de Janeiro.. 2012. (Palestra).

3.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Pesquisa-Ação Musical em Contextos Escolares e Extra-escolares: Novas Possibilidades de Atuação Para Professores de Música. 2011. .

4.
ARAUJO JUNIOR, SAMUEL MELLO ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . ACERVOS DE MÚSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E PERFORMANCE NO RIO DE JANEIRO. 2011. (Co-orientação de dissertação de mestrado de autoria de Priscilla Paraíso Pessoa).

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Entre muros, rejillas y vehículos blindados; las políticas públicas y el patrimonio sonoro en la ciudad.. 2011. (Palestra).

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Etnomusicologia e debate público sobre a música no Brasil; polifonia ou cacofonia?. 2011. (Palestra).

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . ETHNOMUSICOLOGY AND THE POLITICAL DIMENSIONS OF SOUND PRAXIS. THEORETICAL AND PRACTICAL ISSUES OF AN ONGOING PARTICIPATORY RESEARCH PROJECT IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL. 2008. (Coordenação de sessão coordenada de comunicações).

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Etnomusicologia e Pontos de Cultura. 2008. (Oficina).

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Etnomusicologia Participativa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CAMBRIA, Vincenzo ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; BARBOSA, V. ; DUQUE, Eduardo Antonio . Estratégias participativas e produção de conhecimento musical: uma experiência com a pedagogia de Paulo Freire.. 2004. .

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . A Diversidade Musical Brasileira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Relatório Resumido - CNPq. 2003. (Relatório de pesquisa).

13.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Interfaces entre música e concerto e música popular.. 2003. (Palestra).

14.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música:entre ciência e arte.. 2003. (Palestra).

15.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . A música na formação social brasileira.. 2003. (Palestra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Ponteado. 2006. Outra.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Alma de Gato. 2006. Outra.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FARIA JUNIOR, A. E. G. ; PROTASIO, C. ; TROCADO, F. ; BARBOSA, Virgínia . Homenagem aos 90 anos de Guerra-Peixe. 2004. Outra.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Flor do sereno. 2002. Coreográfica.

Música
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; TROCADO, F. ; FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de ; PROTASIO, C. . Tira o Dedo do Pudim. 2012. Interpretação.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Pedra Lispe. 2012. Registro Fonográfico.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Estúdio Ciência Hoje. 2008. Interpretação.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de ; PROTASIO, C. ; TROCADO, F. . Homenagem a Radamés Gnatalli. 2006. Interpretação.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Portuguese World Music. 2006. Interpretação.

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; GUERREIRO, A. ; MAURITY, F.T. ; PROTASIO, C. . Concerto. 2006. Interpretação.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Recital do grupo Tira o Dedo do Pudim. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Festival Música Nova. 2003. Interpretação.

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de ; PROTASIO, C. ; OLIVEIRA, S. DE . Recital do grupo Tira o Dedo do Pudim. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PROTASIO, C. ; MAURITY, F.T. ; Meirelles, P. ; FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de . Festival Música Nova. 2003. Interpretação.

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Flor do sereno. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Flor do sereno. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . A música popular de Guerra Peixe. 2002. Interpretação.

14.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Orquestra Flor do Sereno. 2002. Interpretação.

15.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música de Cláudio Santoro, Joaquim Antonio da Silva Callado, Antonio Guerreiro e Guerra Peixe.. 2002. Interpretação.

16.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; OLIVEIRA, S. DE . A música popular de Guerra Peixe. 2002. Interpretação.

17.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; ARAGAO, P.M. . Orquestra Flor do Sereno. 2002. Interpretação.

18.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; OLIVEIRA, S. DE . Música de Cláudio Santoro, Joaquim Antonio da Silva Callado, Antonio Guerreiro e Guerra Peixe.. 2002. Interpretação.

19.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . a música popular de Guerra-Peixe. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . A música popular de Guerra-Peixe. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . a música popular de Guerra-Peixe. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . A música popular de Guerra-Peixe. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Orquestra de Salão "Tira o Dedo do Pudim". 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Notite de Junho. 2000. Arranjo.

25.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Sertaneja no 1 de Ascendino Theodor Nogueira. 2000. Arranjo.

26.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Orquestra de Salão "Tira o Dedo do Pudim". 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Notite de Junho. 2000. Arranjo.

28.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Sertaneja no 1 de Ascendino Theodor Nogueira. 2000. Arranjo.

29.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Apresentações com o grupo musical Vôo Livre. 1999. Interpretação.

30.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Apresentações com o grupo musical Vôo Livre. 1999. Interpretação.

31.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . RECITAL COM O TRIO RIO. 1998. Interpretação.

32.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . RECITAL COM O TRIO RIO. 1998. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Leite de Pedra. 2002.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Leite de Pedra. 2002.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Guerra Peixe: Música Popular. 1999 (CD).

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; MAMMI, L. ; DUPRAT, R. . Rio de Janeiro 1842-1920; Uma Trilha Musical. 1999 (CD).

5.
ARAUJO, S. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Cavalo Marinho da Paraíba. 1998 (CD).

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . FRAGMENTOS PRAIEIROS. 1998.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . FRAGMENTOS PRAIEIROS. 1998.

Demais trabalhos
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Música, memória e sociabilidade na Maré.. 2004 (Projeto de Pesquisa) .

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Samba e coexistência; um estudo etnomusicológico do samba carioca.. 2003 (Projeto de Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; SEEGER, A.; COEHEN, Sara. Participação em banca de Felipe dos Santos Lima de Barros. Construindo um acervo etnográfico musical Um estudo etnográfico sobre o arquivo de Luiz Heitor Correa de Azevedo, seu método de campo e documentação produzida durante suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas Gerais (1944).. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LUCAS, G.; SILVA, J. A. S. E.. Participação em banca de Sinesio Jefferson Andrade Silva. Memória dos sons e os sons da memória: uma etnografia musical da Maré,. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; IAZETTA, F.; CAESAR, R.. Participação em banca de Débora Peixoto Baldelli. Acertando o pitch; uma etnografia da cena eletrônica do Rio de Janeiro.. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; FUKS, L.; LUHNING, A.. Participação em banca de Fernanda Chefferino. A musa e o divino. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; Naves, Santuza C.; Araujo, Ricardo Benzaquen de. Participação em banca de Frederico Machado de Barros. Cantiga de longe; o movimento armorial e a proposta de uma música de concerto brasileira.. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LINS, Elizabeth Travassos; FUKS, L.. Participação em banca de Pedro de Moura Aragão. Luiz Heitor Correa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil.. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; FUKS, L.; PINTO, T. O.. Participação em banca de Virginia Barbosa. A EXPERIÊNCIA MUSICAL NO MARACATU NAÇÃO ESTRELA BRILHANTE (RECIFE): MUDANÇA E CONTINUIDADE / DIFERENÇA E REPETIÇÃO CONSTRUINDO O (RE)CONHECIMENTO.. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; FUKS, L.; LESBAUPIN, Y.. Participação em banca de José Carlos Teixeira Junior. Umbanda: música e identidade.. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; Padilla, Alfonso; PEKILLA, E.. Participação em banca de Luiz Fernando Nascimento de Lima. Live samba: analysis and interpretation of the Brazilian pagode. 2002. Dissertação (Mestrado em Doutorado em musicologia) - Universidade de Helsinqui.

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; VERZONI, M.; GOLDMAN, M.. Participação em banca de Vincenzo Cambria. Música e identidade negra; o caso de um bloco afro carnavalesco de Ilhéus. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LIMA, L. F. N.; LINS, Elizabeth Travassos. Participação em banca de Francisca Helena Marques. O samba de roda em Cachoeira; uma abordagem etnomusicológica. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; ULHOA, M.; LINS, Elizabeth Travassos. Participação em banca de Rodolfo Cardoso de Oliveira. O Império do samba: uma etnografia da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
ARAUJO JUNIOR, S. M.. Participação em banca de Alexandre Magno Guimarães Moreira. A marujada navegando pelas ruas de Rio Preto; etnografia de uma festa religiosa.. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário.

14.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; Branda-Lacerda, Marcos; MAMMI, L.. Participação em banca de Glaura Lucas. Os sons do rosário; um estudo etnomusicológico do congado mineiro (Arturos e Jatobá).. 1999. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

15.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; GOLDMAN, M.; Viveiros de castro, E. B.. Participação em banca de Ana Paula Ratto de Lima. Entre o caos e a territorialidade; uma análise da rítmica sonoro-espacial da música ameríndia.. 1998. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; Freire, V. B.. Participação em banca de Nilton Lewenthal. Práticas musicais e ideologias de transição entre o Segundo Reinado e os primeiros anos da República; uma análise a partir dos periódicos da época.. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; Conde, Cecília. Participação em banca de Ana Cristina Ribeiro da Silva. Teoria musical em seu tom original.. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário.

18.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LUCAS, M. E.; GARCIA, R. M. R.. Participação em banca de Luciana Prass. Uma etnografia musical entre os Bambas da Orgia.. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; BASTOS, R. J. M.; SEEGER, A.; SAEZ, O. C.. Participação em banca de Luis Fernando Hering Coelho. Os Músicos Transeuntes: De Palavras e Coisas em Torno de uns Batutas.. 2009. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; VELLO, Gilberto; ULHOA, Martha Tupinanmbá de; LINS, Elizabeth Travassos; PINHEIRO, Paulo José Moraes. Participação em banca de José Alberto Salgado e Silva. Construindo a profissão musical uma etnografia entre estudantes universitários de Música. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LINS, Elizabeth Travassos; LUHNING, A.; ULHOA, Martha Tupinanmbá de. Participação em banca de Glaura Lucas. Música e tempo em rituais do congado mineiro dos Arturos e do Jatobá.. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LINS, Elizabeth Travassos; LUHNING, A.; ULHOA, Martha Tupinanmbá de. Participação em banca de Glaura Lucas. Música e tempo em rituais do congado mineiro dos Arturos e do Jatobá.. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; MARTINEZ, J. L.; FERREIRA, J. P.; NESTROVSKI, A.. Participação em banca de Marcus Straubel Wolff. Música, Comunicação e Identidade Cultural em Rabindranath Tagore, Mário de Andrade e M. Camargo Guarnieri. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; CHARRY, E.; SLOBIN, M.. Participação em banca de Eric A. Galm. Beyond the Roda: The Berimbau de Barriga in Brazilian Music and Culture. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado (Ph.D.) em Etnomusicologia) - Wesleyan University.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; CONTIER, A. D.; CARVALHO, J. M.; LINS, Elizabeth Travassos; SANTOS, A. C. M.. Participação em banca de Silvio Mehry. Bossa Nova. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LIMA, PAULO DA COSTA; MENCARELLI, FERNANDO. Concurso para professor adjunto do Instituto Milton Santos da UFBA. 2008. Universidade Federal da Bahia.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; Fonterrada, M.; LUCAS, M. E.; JARDIM, A.; SANTOS, R. M. S.. Concurso para professor adjunto de metodologia de ensino da música. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; LINS, Elizabeth Travassos; SOUZA, J.. Concurso para professor adjunto de etnomusicologia. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; ULHOA, M.; GARCIA, R. M. R.. Concurso para professor adjunto de musicologia. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encuentro de Antropologia Audiovisual.O uso do vídeo em etnografia da música: uma abordagem a partir da pesquisa-ação participativa. 2013. (Encontro).

2.
Reunião de Antropologia do Mercosul. Música, cidadania e política. 2009. (Congresso).

3.
Colóquio Internacional Música/Musicologia y Colonialismo.Es posible otro mundo? Investigación musical y acción social en el siglo XXI.. 2009. (Seminário).

4.
VI Seminário Nacional do Centro de Memória.Entre muros, grades e blindados; políticas públicas e patrimônio cultural no mundo pós-industrial.. 2009. (Seminário).

5.
Encuentro del Instituto Hemisferico de Performance y Politica.Sonido, praxis y ciudadanía. 2009. (Oficina).

6.
VII Encuentro del Instituto Hemisferico de Performance y Politico.Sonido, praxis y ciudadanía. 2009. (Oficina).

7.
39th World Congress of the International Council for Traditional Music. Music, dialogue and citizenship; new directions in ethnomusicological research.. 2007. (Congresso).

8.
XXIII European Seminar in Ethnomusicology. MUSICULTURA: RESEARCHING AND ARCHIVING SOUND AND IMAGE FROM A SOCIALLY INTERESTED POINT OF VIEW.. 2007. (Congresso).

9.
Políticas públicas para a música. XVI Congresso Da ANPPOM. 2006. (Congresso).

10.
Música e diferença; uma crítca à escuta.Ensaio Aberto Gerd Bornheim. 2006. (Simpósio).

11.
Festa e Conflito no Cotidiano Sonoro Urbano.Encontro de Musicologia Histórica e Etnomusicologia de Ouro Preto. 2006. (Encontro).

12.
5oth Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology. 50th Anniversary Meeting of the Society for Ethnomusicology. 2005. (Congresso).

13.
GT Etnomusicologia e Políticas Públicas. XV Congresso da ANPPOM. 2005. (Congresso).

14.
O trabalho acústico na elaboração de sambas no Rio de Janeiro.Samba em Debate. 2002. (Seminário).

15.
Acervos de música em tradição oral; novos conceitos, formatos e propósitos..Simpósio Música em Debate. 2002. (Simpósio).

16.
Atravessando no bom sentido: uma abordagem etnomusicológico do tempo no samba e na música afro-brasileira.I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; DANTAS, P. ; PINTO, Yahn Wagner Ferreira de Mello ; SOUZA, V. N. ; VELOSO, R. C. ; CARON, Jean-Pierre ; QUARANTA, D. ; RESENDE, M. ; BARANCOSKI, I. ; CAMENIETZKI, E. . Série Campos Sonoros. 2009. (Outro).

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAJAZEIRA, Regina . IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2008. (Congresso).

3.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . Série Contrastes Sonoros. 2008. (Festival).

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; OLIVEIRA< ADILSON DE . Olhar Sl-Americano Sobre o Brasil. 2008. (Congresso).

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PETTAN, S. . The politics of apllied ethnomusicology; new perspectives.. 2007. (Outro).

6.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SILVA, J. A. S. E. ; COEHEN, Sara ; Bitencourt, M. C. F. ; WOLFF, M. S. . Música em Debate VI. 2007. (Outro).

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; NETTL, Bruno ; MCCULLOH, Judith . 50th Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology. 2005. (Congresso).

8.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PIRES, H.P.D. ; BARBOSA, V. . Série Música em Debate III. 2004. (Outro).

9.
ARAUJO JUNIOR, S. M. . A Música em Políticas Culturais na Colômbia pós-1990.. 2004. (Outro).

10.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SANDRONI, C. ; LINS, Elizabeth Travassos ; ULHOA, M. . I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET. 2002. (Congresso).

11.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, Vincenzo ; PAZ, G. L. . Série Música em Debate. 2002. (Outro).

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SEEGER, A. . XXXVI Congresso Mundial do International Council for Traditional Music. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alexandre Dias da Silva. A música em projetos sociais na Maré; uma abordagem etnomusicológica.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Laryane Carvalho Lourenço da Silva. Um olhar etnomusicológico sobre a música em processos terapêuticos de saúde mental.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Aline Gonçalves Lopes Dias. MÚSICA E MEMÓRIA NA LUTA PELA CIDADANIA. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Schneider Ferreira Reis de Souza. Música, memória e sociabilidade na Maré, uma etnografia participativa. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marta Estrella. Música e saúde mental; perspectivas etnomusicológicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

2.
Alexandre Dias da Silva. A MARÉ NO RITMO DAS ONGS: Uma análise sobre o papel das oficinas musicais de Organizações Não- Governamentais no bairro Maré/Rio de Janeiro.. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

3.
Laryane Car valho Lou renço da Silva. A prá tica da Mu si co te rapia: uma re flexão a partir de um es tudo et no grá fico-mu sical.. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

4.
Felipe dos Santos Lima de Barros. Construindo um acervo etnográfico musical Um estudo etnográfico sobre o arquivo de Luiz Heitor Correa de Azevedo, seu método de campo e documentação produzida durante suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas Gerais (1944). 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

5.
Sinesio Jefferson Andrade Silva. Memória dos sons e os sons da memória: uma etnografia musical da Maré,. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

6.
Eduardo Antonio Duque. O pulo do Gato; reflexões de um pesquisador nativo sobre uma escola de samba carioca.. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

7.
Thiago B. H. Martins Pinheiro. Pré/Pós Frasear em João Gilberto; um modelo de análise para as músicas urbanas contemporãneas brasileiras.. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

8.
Fernanda Cheferrino. A musa e o Divino; uma abordagem etnomusicológica de uma tradição musical maranhense.. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

9.
Virgínia Barbosa. A continuidade da mudança no maracatu de baque virado Estrela Brilhante. 2005. 350 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

10.
Débora Peixoto Baldelli. Acertando o pitch! Uma análise etnomusicológica da cena eletrônica do Rio de Janeiro.. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

11.
Pedro de Moura Aragão. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música (1932-1947),. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

12.
José Carlos Teixeira Junior. Compondo um consesnso; unidade e distinção no universo sonoro da umbanda carioca.. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

13.
Samuel de Oliveira. Heterogeneidades do choro. 2003. 250 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

14.
Gaspar Leal Paz. Linguagem e recepção da poética musical de Lupicínio Rodrigues.. 2003. 130 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

15.
João Miguel Bellard Freire. Os pianistas e a obra de Cláudio Santoro; um estudo etnomusicológico. 2003. 350 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

16.
Vincenzo Cambria. Música e identidade negra; o caso de um bloco afro carnavalesco de Ilhéus. 2002. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

17.
Francisca Helena Marques. O samba de roda em Cachoeira; uma abordagem etnomusicológica. 2002. 231 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

18.
Dauelsberg, Claudio P.. Importância da improvisação na formação musical do intérprete. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

19.
Caiado, Nelson F.. Samba, música instrumental e o violão de Baden Powell. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

20.
Marcos Vinícius Lopes Albricker. A Big Band Brasileira; a contribução de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

21.
Eliane Salek. A flexibilidade rítmico-melódica na interpretação do choro.. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

22.
Ledice Fernandes. Radamés gnatalli e garoto; um estudo de relações entre campos de produção na música brasileira.. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

23.
ANA CRISTINA PERAZZO DA NÓBREGA. O Uso da Rabeca No Cavalo Marinho de Bayeux, Paraíba. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

24.
ANTONIO EMANUEL GUERREIRO DE FARIA JUNIOR. A Evolução Estilística de Guerra Peixe À Luz das Teses Andradinas. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

25.
ANNA CLÁUDIA LIMA BOTELHO. A Identidade Na Canção Popular; Um Estudo de Caso. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

26.
Giovanni Figueiredo Padula. Nacionalismo e modernismo na música brasileira: estudos para uma abordagem da crítica musical.. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

27.
Sigridur Hulda Geirlaugsdottir. Francisco Mignone e as sonatas para piano nº1 e nº4 pela ótica da modernidade.. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

28.
ROBERTO MAURÍCIO R. PIMENTEL BARBOSA. Música: Linguagem No Movimento do Espaço-Tempo. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

29.
Marcelo Verzoni. Os Tangos de Ernesto Nazareth. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

30.
LUIS FERNANDO LIMA. Intepretação Musical Sob Uma Perspectiva Semiológica. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

31.
ELIONE MEDEIROS. As Valsas Para Fagote Solo de Francisco Mignone: Uma Abordagem Interpretativa. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

32.
SÍLVIO MEHRY. Oscilação de Centro Tonal Em 16 Choros de Garoto. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

33.
FLÁVIO TERRIGNO BARBEITAS. Circularidade Cultural e Nacionalismo Nas Doze Valsas Para Violão de Francisco Mignone. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

34.
LUCIANO LINHARES PIRES. Dilermando Reis: O Violonista Brasileiro e Suas Composições. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

Tese de doutorado
1.
Laize Soares Guazina. PRÁTICAS MUSICAIS EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: UMA ETNOGRAFIA SOBRE A (RE)INVENÇÃO DA VIDA. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Co-Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

Iniciação científica
1.
Aline Gonçalves Lopes Dias. O video etnográfico na pesquisa etnomusicológica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

2.
Aline Gonçalves Lopes Dias. MÚSICA E MEMÓRIA NA LUTA PELA CIDADANIA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

3.
Bruno de Carvalho Reis. Música, Memória e Sociabilidade na Maré, uma etnografia musical.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

4.
Olavo Vianna Peres. Os ranchos carnalescos na imprensa diária e no teatro de revista do Rio de Janeiro de 1892-1930: Levantamento e análise comparativa de fontes primárias.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

5.
Marcelo Rubião de Andrade. Os ranchos carnalescos na imprensa diária do Rio de Janeiro de 1892-1930: Levantamento e análise comparativa de fontes primárias.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

6.
Hudson Cláudio Neres de Lima. O Som dos Ranchos Carnavalescos do Rio de Janeiro: Uma Análise Etnomusicológica de Registros Fonográficos Representativos.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.

7.
Anna Carolina Labre Viana. Uma Análise Estilística de Registros Fonográficos Representativos dos Ranchos Cariocas.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/09/2014 às 16:53:01