Adonai Gimenez Calbo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2519319426823313
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1975), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1978) e doutorado em Plant Physiology pela University of California at Davis (1985). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.Trabalha com fisiologia vegetal, pós-colheita, instrumentação para relações hídricas e instrumentação para manejo de irrigação. É coautor de 4 livros, autor e coautor de vários trabalhos científicos, de diversos capítulos de livros e vem colaborado para o desenvolvimento de produtos industriais. Para solos desenvolveu e vem colaborando para o sucesso das tecnologias sensor Irrigas, sensor Igstat e sensor diédrico. Para plantas vem colaborando para a viabilização das tecnologias Wiltmeter um novo sensor de pressão de turgescência das folhas e Turgormeter uma novo sensor de pressão de turgescência para raízes tuberosas, frutos e caules. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adonai Gimenez Calbo
Nome em citações bibliográficas
CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária.
rua XV de Novembro 1452
Centro
13560970 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 741
Telefone: (16) 21072840
Fax: (16) 21072902
URL da Homepage: http://www.cnph.embrapa.br; http://www.cnpdia.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1985
Doutorado em Plant Physiology.
University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos.
Título: Gas exchange in fruits and vegetables and the use of oscillating pressure storage, Ano de obtenção: 1985.
Orientador: Noel F Sommer.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA / IIE, Brasil.
Palavras-chave: oscillating pressure; pós-colheita; maçã; instrumento; armazenamento.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal / Especialidade: Fisiologia de Pós Colheita.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1975 - 1978
Mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Efeito do alumínio sobre a absorção, o transporte e a distribuição de alguns elementos minerais em dois cultivares de Sorgo (Sorghum bicolor, L. Moench),Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: José Cambraia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ATPase; nutrição mineral; sorgo.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.
1972 - 1975
Graduação em Agronomia.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: co-orientador, Carga horária: 0


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Instrutor do curso FISIOLOGIA PÓS-COLHEITA

Atividades

3/1999 - 6/1999
Ensino, Botânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia pós-colheita
3/1997 - 6/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Brasília, .

Linhas de pesquisa
Fisiologia Pós-Colheita
8/1987 - 12/1987
Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Nutrição mineral de plantas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Áreas de atuação Fisiologia Vegetal e Fisiologia de Pós-Colheita

Atividades

10/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, .

6/1978 - 7/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, .

3/1989 - 4/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças.

Atividade realizada
Responsável pelo laboratório de pós-colheita.


Linhas de pesquisa


1.
Fisiologia Vegetal
2.
Fisiologia de pós-colheita
3.
manejo de irrigação

Objetivo: Desenvolvimento de sensores, instrumentos e métodos de manejo de irrigação baseados em respostas do solo e da planta.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal.
Palavras-chave: instrumento; Irrigas; turgescência; tensão de água; sonda de pressão; umidade.
4.
Fisiologia de pós-colheita
5.
Fisiologia vegetal
6.
relações hídricas
7.
trocas gasosas
8.
Fisiologia Pós-Colheita


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Monitoramento do ambiente atmosférico, térmico e mecânico no manuseio de frutas ? Ferramentas para rastreabilidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos David Ferreira em 29/08/2012.
Descrição: O Brasil é um grande produtor de hortaliças e frutas, sendo o quarto maior produtor mundial ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. No Brasil as frutas ocupam 3 milhões de hectares, que produzem 42,2 milhões de toneladas, no valor de R$ 16,6 bilhões (IBGE, 2009). Em 2007 o Brasil exportou 918,8 mil toneladas de frutas frescas (crescimento de 14% com relação ao ano anterior). Esta diferença entre o que produz e o que exporta, deve-se a vários fatores, entre eles ao grande mercado interno e a qualidade do produto demandado para exportação. As perdas pós-colheita ainda são altas, sendo que alguns estudos apontam números diferentes, mas sempre considerando valores entre 20-30%, podendo ser maiores para alguns produtos de maior perecibilidade e dependente do nível tecnológico aplicado. As causas desta baixa qualidade e elevadas perdas estão relacionadas ao manuseio intensivo, com excessivos impactos, a não presença ou interrupção da cadeia do frio e o não monitoramento do produto desde a colheita até o consumidor, sem, portanto a identificação dos pontos críticos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de tecnologia por meio de aplicação de equipamentos para monitoramento, identificação e controle da qualidade do produto pelo acompanhamento da incidência de impactos, variações de temperatura e perda de água de frutas, utilizando como modelo a maçã, desde a colheita, transporte e distribuição, tanto para o varejo, como no atacado. Desta forma, adicional a rastreabilidade do produto, serão geradas informações que forneçam subsídio sobre possíveis alterações na qualidade do produto. Para tanto o projeto será realizado em parceria Embrapa Instrumentação, São Carlos, SP; Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS e Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp, Campinas, SP. Os resultados esperados referem-se ao desenvolvimento de tecnologia e protocolo para rastreamento e monitoramento da qualidade da maçã comercializada, com a identificação de possív.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Melhoria da eficiência da irrigação e da fertirrigação para o cultivo de fruteiras no Semiárido brasileiro
Descrição: Apesar da existência de projetos de pesquisa com irrigação de fruteiras no nordeste brasileiro, a diversidade de espécies cultivadas e promissoras para os pólos de irrigação existentes na região ainda deixa dúvidas quanto ao manejo correto da irrigação e da fertirrigação. Neste contexto, a presente proposta tem como objetivo gerar e adaptar tecnologias de manejo de forma a tornar mais eficiente o uso da água na irrigação e do adubo na fertirrigação das fruteiras, visando maior sustentabilidade do seu cultivo irrigado no Semiárido brasileiro. Os objetivos específicos serão estabelecer a disposição mais adequada da irrigação localizada de forma a otimizar a produtividade, a eficiência do uso de água e a qualidade dos frutos; determinar manejos de irrigação que aumentem a eficiência do uso de água para fruteiras com elevados potenciais de cultivo na região nordeste; determinar manejos de fertirrigação em fruteiras, que proporcionem alta eficiência de uso de fertilizantes e promovam uma melhoria na qualidade dos produtos, sem ocorrência de contaminação ambiental e dentro de um contexto sustentável; avaliar modelos de sensores que proporcionem a racionalização e simplificação dos processos de tomada de decisão no controle da irrigação de fruteiras no Semiárido brasileiro; avaliar impactos econômicos e ambientais de tecnologias para uso de água e adubo aplicado; implantar ações de transferência de tecnologias para reduzir as perdas de água na irrigação e adubo na fertirrigação; e reunir e consolidar equipe qualificada de pesquisadores e técnicos visando o estabelecimento de rede permanente de P&D&I em irrigação e fertirrigação. Para tanto, o projeto será composto por sete planos de ação: 1) Gerencial; 2) Otimização do manejo dos sistemas de irrigação para proporcionar um uso racional de água pelas fruteiras; 3) Aprimoramento do manejo da irrigação no Semiárido brasileiro com auxilio de equipamentos que avaliam o estado da água no solo e na planta; 4) Incrementos tecnológi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Sensor diédrico para medir tensão e potencial de água: desenvolvimentos e aplicações para manejo de irrigação e fisiologia vegetal.
Descrição: O sistema de sensores diédricos envolve tecnologias conceitualmente simples com aplicabilidade em uma variedade de medições sobre o estado da água no solo, na atmosfera e em plantas. Este o sistema foi recentemente protegido por patente da Embrapa junto INPI (Instituto Nacional da Propriedade Insdustrial), acompanhado de extensão internacional junto ao PCT (Patent Cooperation Treat). Este projeto é voltado ao estudo do uso e aprimoramento do sistema de sensores diédricos para que venha a ser efetivamente licenciado e utilizado nas seguintes aplicações: a) como Tensiômetros Diédricos de solo acoplado a elemento poroso cilíndrico e com leitor visual e analógico externo (4 a 200kPa), para manejo de irrigação no campo; b) como tensiômetro diédrico de controle elétrico automação e leitura (0 a 64kPa), para manejo de irrigação no campo; c) como tensiômetro diédrico de automação e leitura (0 a 30kPa), para manejo de irrigação em substratos e em ambiente doméstico e; d) como higrômetro diédrico para medir atividade de água e umidade relativa (90 a 100%) com elevada precisão, para atender demandas de pós-colheita e tecnologia de alimentos; e) como tensiômetro diédrico de plantas (0 a -2 MPa), com leitura sob microscópio, para estudos de fisiologia vegetal e; f) como sensor de potencial de água (-0,5 a -10 MPa) com leitura sob microscópio, para estudos de fisiologia vegetal. As ações de pesquisa deste projeto envolvem atividades de aprimoramento, aferição, caracterização e pequenas aplicações práticas em manejo de irrigação, tecnologia de alimentos, pós-colheita e fisiologia vegetal que possam evidenciar as qualidades do sistema e estimular o uso experimental e comercialização de um ou mais sensores deste sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Equipamento para Classificação de Batata para Consumo
Descrição: A batata é uma cultura de importância econômica no Brasil, sendo aplicada de diversas formas na culinária nacional. A comercialização da batata, apesar da existência de normas e padrões apresenta vários problemas como baixa uniformidade dos lotes comercializados e presença de defeitos ocasionados por diferentes fontes (doenças, pragas e danos físicos). A classificação é realizada por meio de esteiras de grades vibratórias, que classificam por diâmetro e os defeitos são eliminados manualmente durante o beneficiamento. Não existem no mercado equipamentos automatizados que atendam esta demanda, pois estes são na grande maioria importados e direcionados a culturas de alto valor agregado, por exemplo, frutas para exportação. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de classificação nacional a ser aplicado para batata consumo, que classifique tubérculos, por formato, cor, tamanho, forma, volume e firmeza e com eliminação de defeitos diversos. Pretende-se assim uma melhoria na eficiência do sistema de comercialização, com maior agregação de valores ao produto vendido, maiores ganhos para os produtores e consumidores, e também com redução de perdas póscolheita. O projeto será desenvolvido na Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos, SP, a qual possui equipe multidisciplinar adequada ao desenvolvimento desta proposta e também conta com apoio institucional da Associação Brasileira da Batata, ABBA, sediada em Itapetininga, SP, e Centro de Qualidade de Hortaliças, CEAGESP, São Paulo, SP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Desenvolvimento de tecnologias para racionalização do uso da água na irrigação de fruteiras tropicais, hortaliças e culturas energéticas nas regiões do Semi-árido e do Cerrado brasileiro
Descrição: O desenvolvimento e uso adequado de sensores para racionalizar e simplificar os processos de tomada de decisão no controle de irrigação é o foco desta atividade, cujos desenvolvimentos serão efetuados nos laboratórios e oficinas da Embrapa Instrumentação e a seguir testados a campo. No laboratório os sensores individualmente e os sistemas de sensores sujeitos as ações em seus elementos individuais serão avaliados, utilizando-se de procedimentos que envolvem o uso de transdutores de pressão, tensiômetros e câmaras de Richards. Isto é fundamental para verificar se estes conjuntos de sensores, no campo, possibilitarão as amostragens necessárias da tensão da água no solo, que são necessária para o manejo de irrigação simples e confiável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Microtomógrafo de raios X para aplicações nas ciências agrárias e biológicas
Descrição: Minha participação no projeto restringe-se aos seguintes tipos de estudos com o microtomógrafo de raio X: - Dinâmica e estabilidade dos volumes gasosos intercelulares de frutas e hortaliças sujeitas a estresses de compressão. - Estudos de transientes e distribuição estacionária da água no interior de elementos porosos de sensores de tensão de água em plantas e solo. - Estudos volumétricos de tecidos radiculares e de caules sujeitos a pressurizações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Paulo Sérgio de Paula Herrmann Jr. - Integrante / Carlos Manoel Pedro Vaz - Coordenador / Alvaro Macedo da Silva - Integrante / João Mendonça Naime - Integrante / Ladislau Martin Neto - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
2005 - Atual
Desenvolvimentos de tensiometria a gás para aplicações em fisiologia vegetal
Descrição: Desenvolvimento de novos tipos de sensores porosos e de respectivos tensiometros a gás para medir a tensão da água no solo e em tecidos de plantas. O intuito é promover avanços tecnológicos no uso da tecnologia Irrigas desenvolvida na Embrapa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / José Dalton Cruz Pessoa - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2001 - 2005
Cultivo protegido de hortaliças de interesse econômico em substrato, com ênfase em fertirrigação e automação de sistemas
Descrição: Minha participação no subprojeto "Manejo da solução nutritiva, em tempo real, em hortaliças cultivadas em substratos com potencial de uso comercial" foi no sentido de desenvolver sensores para a medição automática do potencial matricial de substratos. Foram utilizados sensores Irrigas de 7 kPa pré-comerciais e feitos em laboratório. Os sensores Irrigas pré-comerciais de cerâmica porosa de 7 kPa funcionaram bem os outros tipos ainda desenvolvimentos para responderem com rapidez adequada ao manejo de irrigação de substrato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Osmar Alves Carrijo - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
1996 - 2002
Desenvolvimento de equipamentos e teorias para a avaliação biomecânica de células de plantas sob déficit hídrico e suas aplicações a substratos porosos
Descrição: Projeto no qual foram efetuados importantes desenvolvimentos da sonda termoelástica para medir pressão celular (turgor) e de pressão negativa (tensão da água) no apoplasma, isto é nas paredes celulares e nos vasos do xilema. Para estudo de tensão da água no solo desenvolveu-se o sistema gasoso de controle de irrigação que foi patenteado e atualmente é comercializado para manejo de Irrigação sob a marca Irrigas. Adicionalmente, para as medições de turgor e de tensão da água na planta e no solo foram testados e desenvolvidos vários tipos de sondas de pressão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Celso Luiz Moretti - Integrante / Milza Moreira Lana - Integrante / José Antônio Proença Vieira de Moraes - Integrante / Wilson Seluque - Integrante / João Batista Baugartner - Integrante / Ricardo Yassushi Inamazu - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 35
1996 - 2001
Hidratação em hortaliças: medida, perdas associadas e alternativas de controle
Descrição: Tentativa de desenvolvimento de um método rápido para medir o estado de hidratação das hortaliças durante o cultivo e, posteriormente, durante a comercialização. Para isto, o método de infiltração rápida de Czersky (1964 e 1968) foi melhorado, com intuito de torná-lo prático e mais exato. O método desenvolvido é uma forma rápida de determinação do teor relativo de água em órgãos vegetais, que elimina o erro de crescimento das amostras durante as medições. Um equipamento prático, que não requeresse infiltração de água com o uso de vácuo e que também não requeresse o uso de balança no campo seria ideal e tornaria esta tecnologia mais valiosa para o manejo de irrigação baseado na resposta da planta a falta de água no solo. São apresentados alguns resultados de hidratação em hortaliças, principalmente em pós-colheita, e algumas sugestões para evitar-se as perdas por desidratação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Celso Luiz Moretti - Integrante / Gilmar Paulo Henz - Integrante / Milza Moreira Lana - Integrante / João Batista Gomes - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 24
1995 - 2000
Desenvolvimentos conceituais e a cinética dos estresses de compressão e impacto em hortaliças
Descrição: Trabalho no qual se estudou a reversibilidade dos efeitos do estresse de compressão e impacto sobre as conexões dos volumes gasosos intercelulares com o uso de volumetria de órgão inteiro e medições da taxa de difusão de oxigênio. Apresentou-se um desenvolvimento teórico dos efeitos de compressão de órgãos vegetais, envolvendo turgor, volumes e interconexões gasosas de hortaliças como a batata e a batata-doce..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Celso Luiz Moretti - Integrante / Gilmar Paulo Henz - Integrante / Amauri Alves Nery - Integrante / Rita de Fátima Alves Luengo - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
1994 - 1997
Injúrias mecânicas de hortaliças, desenvolvimentos conceituais, constatações experimentais e decorrências aplicadas
Descrição: Pesquisa de aspectos básicos e aplicados sobre injúrias mecânicas de impacto, vibração e compressão em hortaliças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Celso Luiz Moretti - Integrante / Gilmar Paulo Henz - Integrante / Amauri Alves Nery - Integrante / Milza Moreira Lana - Integrante / João Batista Gomes - Integrante / Rita de Fátima Alves Luengo - Integrante / José Luiz Oliveira da Silva - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
1992 - 1994
Uso de selantes para o controle do amadurecimento do tomate
Descrição: Desenvolvimento de metodologia quantitativa para a aplicação de selante na inserção do pedúnculo de frutos de tomate para a finalidade de atrasar o amadurecimento e aumentar a vida de prateleira. A aplicação de selante a inserção do pedúnculo de frutos de tomate verdes pode atrasar o amadurecimento em 1 a 15 dias dependendo do selante e da quantidade aplicada. Neste projeto não se conseguiu desenvolver um protótipo adequado de aplicador de selante, quantitativo e confiável, que se preste a aplicações em casas de embalagem (packinhouse)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1991 - 1992
Variabilidade e a determinação de temperaturas ótimas para o armazenamento de algumas hortaliças
Descrição: Projeto no qual o controle da temperatura foi insuficientemente rigoroso e no qual não se consegui manter a umidade relativa suficientemente alta no produto armazenado. A falta de rigor no ajuste de temperatura causou perdas de amostras armazenadas em temperaturas próximas a zero, nas quais houve congelamento. E a falta de controle na perda de peso (umidade relativa) complicou a comparação dos tratamentos. Apesar destes problemas alguns genótipos apresentaram comportamento seguramente distinto. Assim, certos genótipos de batata-doce mantiveram-se viáveis após mais de três meses de armazenamento a 6 graus Célsius. Esta viabilidade foi constatada através da brotação das raízes, o que somente ocorreu depois que as mesmas foram retornadas para a temperatura ambiente, de 21 graus Célcius. O assunto variabilidade na temperatura ótima de armazenamento de frutas e hortaliças tropicais sensíveis à injúria de resfriamento sem dúvida merece novos estudos mais satisfatórios. A possibilidade de seleção de genótipos de produtos menos sensíveis à injúria de resfriamento, como ficou comprovado para a batata-doce, pode ser uma forma valiosa forma de aumentar o período de armazenamento, necessário para o transporte de produtos sensíveis a injúria de resfriamento como a batata-doce e o melão no mercado europeu e japonês. Produtos que tolerem uma temperatura de armazenamento 4 graus mais baixo poderiam chegar aos mercados de destino em muito melhor estado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1989 - 1990
Manuseio armazenamento e fisiologia da batata
Descrição: .Estudar benefícios e causas de perdas na lavação da batata (Solanum tuberosum).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2005 - Atual
Transferência das novas cultivares e do sistema de controle de uso da água de irrigação IRRIGAS, da Embrapa Hortaliças, para aumento da eficiência e competitividade das cadeias produtivas do agronegócio familiar de hortaliças
Descrição: Projeto para difusão de novas cultivares de hortaliças e para a difusão do sistema gasoso de controle de irrigação (Irrigas) junto a escolas agrotécnicas. O Irrigas é um novo sistema para o manejo de irrigação de hortaliças e outras espécies baseado na tensão da água no solo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / José Lindo Rico de Mendonça - Coordenador / Werito Fernandes de Melo - Integrante / Giovani Bernardo Amaro - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
1978 - 2005
Desenvolvimento de um modelo de produção integrada de tomate indústria (PITI) nos estados de Goiás e Minas Gerais
Descrição: Projeto com finalidade de balizar o futuro desenvolvimento da produção integrada do tomate indústria no Brasil. Nesta produção integrada sensores Irrigas poderão ser utilizados para manejo de irrigação. Como estes sensores a Irrigação é acionada, manualmente, ou automaticamente, sempre que a tensão da água no solo se tornar maior que certos valores definidos na pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Geni Letivin Vilas Boas - Coordenador / Henoque Ribeiro da Silva - Integrante / Waldir Aparecido Marouelli - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2014
Sensor diédrico para medir tensão e potencial de água: desenvolvimentos e aplicações para manejo de irrigação e fisiologia vegetal
Descrição: O sistema de sensores diédricos envolve tecnologias conceitualmente simples com aplicabilidade em uma variedade de medições sobre o estado da água no solo, na atmosfera e em plantas. Este o sistema foi recentemente protegido por patente da Embrapa junto INPI (Instituto Nacional da Propriedade Insdustrial), acompanhado de extensão internacional junto ao PCT (Patent Cooperation Treat). Este projeto é voltado ao estudo do uso e aprimoramento do sistema de sensores diédricos para que venha a ser efetivamente licenciado e utilizado nas seguintes aplicações: a) como Tensiômetros Diédricos de solo acoplado a elemento poroso cilíndrico e com leitor visual e analógico externo (4 a 200kPa), para manejo de irrigação no campo; b) como tensiômetro diédrico de controle elétrico automação e leitura (0 a 64kPa), para manejo de irrigação no campo; c) como tensiômetro diédrico de automação e leitura (0 a 30kPa), para manejo de irrigação em substratos e em ambiente doméstico e; d) como higrômetro diédrico para medir atividade de água e umidade relativa (90 a 100%) com elevada precisão, para atender demandas de pós-colheita e tecnologia de alimentos; e) como tensiômetro diédrico de plantas (0 a -2 MPa), com leitura sob microscópio, para estudos de fisiologia vegetal e; f) como sensor de potencial de água (-0,5 a -10 MPa) com leitura sob microscópio, para estudos de fisiologia vegetal. As ações de pesquisa deste projeto envolvem atividades de aprimoramento, aferição, caracterização e pequenas aplicações práticas em manejo de irrigação, tecnologia de alimentos, pós-colheita e fisiologia vegetal que possam evidenciar as qualidades do sistema e estimular o uso experimental e comercialização de um ou mais sensores deste sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - Atual
Uso de bagaço de cana-de-açúcar como matéria-prima de embalagens de hortaliças e frutas no Brasil
Descrição: Fibras vegetais podem ser usadas na fabricação de embalagens para hortaliças e frutas, com a vantagem de ser biodegradável e não poluir o meio ambiente em relação a materiais sintéticos, podendo inclusive retornar ao sistema produtivo na forma de matéria orgânica ou fonte energética. Devido à demanda elevada de embalagens para produtos hortícolas, é interessante usar fibra vegetal disponível em abundância. No Brasil, atualmente, existe disponibilidade em grandes volumes de bagaço de cana-de-açúcar. Existe um processo químico patenteado pelo IBAMA para produção de chapas rígidas a partir de bagaço de cana-de-açúcar. Este processo precisa ser testado e ou ajustado para a finalidade de produção de embalagens. A parceria Embrapa Ibama pode transformar conhecimento em produtos industrializáveis, gerando renda e emprego para o Brasil. O resultado esperado é pelo menos uma nova opção de matéria-prima para confecção de embalagens para hortaliças e frutas no Brasil, que seja biodegradável e, se possível, retorne ao sistema produtivo na forma de matéria orgânica ou como fonte energética. Além do apelo de "ambientalmente correto", que pode conquistar um mercado crescente de consumidores cada dia mais conscientes, existe um nicho de mercado já preparado para acolher esta tecnologia: produtos orgânicos. Uma das demandas dos produtores de produtos orgânicos é justamente uma embalagem que seja mais condizente com os conceitos de sustentabilidade do sistema de produção, porque apresentar um produto orgânico em uma embalagem de isopor "quebra" a filosofia de produção. Neste sentido, uma embalagem de fibra vegetal complementa a sequência de esforços para oferecer ao consumidor um produto sustentável..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Divino Eterno Teixeira - Coordenador / Rita de Fátima Alves Luengo - Integrante.Financiador(es): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2007 - Atual
Validação de embalagens para comercialização de hortaliças e frutas no Brasil e transportador de embalagens e acessórios para colheita de hortaliças e frutas
Descrição: Existe um grupo de caixas dimensionado para comercialização de hortaliças e frutas no Brasil, protegidos por patente da Embrapa (já concedida) e que precisam ser validados antes de buscar parceiros comerciais para sua disponibilidade à sociedade. São quatro modelos que protegem a carga principalmente contra danos mecânicos, atendem a legislação brasileira de embalagens para produtos hortícolas, primam pela otimização de carga e saúde do operador do ponto de vista ergonométrico. Por meio de uma análise econômica, foram avaliadas as vantagens da primeira embalagem desenvolvida pela Embrapa Hortaliças para comercialização de tomate para consumo in natura. Além de outras vantagens técnicas a nova embalagem, comparada com a caixa tipo "K", a mais usada, apresentou redução de perdas pós colheita de 17%, considerando a conservação e integridade dos frutos. A taxa de benefício/custo foi de 4,80 e 7,80 para a caixa tipo "K" e caixa Embrapa, respectivamente. Considerando preços correntes e custos totais, a caixa Embrapa apresentou-se técnica e economicamente viável. Em outro projeto de pesquisa foram desenvolvidas outras embalagens, visando embalar a maioria das espécies de hortícolas oferecidos à população do país. O objetivo deste projeto de pesquisa é validar este grupo de quatro embalagens para comercialização de hortaliças e frutas no Brasil.A metodologia consistirá na interação com usuários finais dos produtos, por meio de questionários e sugestões de no mínimo 12 produtores rurais, no mínimo 12 atacadistas e no mínimo 12 consumidores de hortaliças e frutas, considerando a utilidade das caixas. A quantidade de produto acondicionada em cada embalagem será realizada em 50 repetições de cada produto. Após a realização dos questionários e aproveitamento das sugestões recebidas dos usuários finais, o objetivo é obter protótipos de caixas para serem industrializados e negociar sua produção comercial com indústrias. No sistema tradicional a colheita é efetuada arrastando-s.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Romério José de Andrade - Integrante / Maria Isabel de O Penteado - Integrante / Natal Gomes da Silva - Integrante / Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida - Integrante / Gilberto Job Borges de Figueiredo - Integrante / Rita de Fátima Alves Luengo - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
Adequação do sistema de hidroconservação para uso comercial
Descrição: Recentemente desenvolveu-se o hidroconservador em uma parceria entre a Embrapa instrumentação Agropecuária e a Embrapa Hortaliças. Este sistema possibilita o ajuste seguro da temperatura muito próximo ao ponto de congelamento de frutas e de hortaliças. Com esta tecnologia armazenam-se os produtos hortícolas em temperaturas 1 a 5 graus mais baixa do que se pode fazer em refrigeradores comerciais comuns, a ar. O uso comercial da hidroconservação, no entanto só se tornará viável quando houver o desenvolvimento de hidroconservadores com praticidade de uso e razoabilidade de custo. Atender a estes dois quesitos é o objetivo principal deste projeto financiado pela Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (FINEP) em parceria com a iniciativa privada..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Paulo Renato Orlandi Lasso - Integrante / José Edmar Urano de Carvalho - Integrante / André Colson Schowb - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2005
Desenvolvimento de um aplicador para combate à Sigatoka-negra e uma tecnologia para medida de firmeza por método não destrutivo
Descrição: Neste projeto participei no desenvolvimento de instrumento para a medida de firmeza. Este instrumento, denominado provisoriamente de firmômetro é uma foram prática de medir a firmeza dependente da turgescência celular pelo método da aplanação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Paulo Renato Orlandi Lasso - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2002 - 2005
Estabelecimento do limite de pressão para algumas hortaliças visando o dimensionamento de embalagens
Descrição: Projeto para definir uma família com poucos modelos de embalagens para o acondicionamento das principais frutas e hortaliças comercializadas no Brasil. No seu desenvolvimento o trabalho envolveu a determinação da altura de pilhas não estressante de produtos e de alturas máximas aceitáveis das embalagens contendo cada um destes produtos. Inclusive a compressão adicional das caixas pelo fechamento, com tampa ou não, foi considerado. Ao final foram definidas apenas quatro dimensões de embalagens paletizáveis e meio paletizáveis nas quais todos estes produtos podem ser acondicionados diretamente ou no interior de embalagens secundárias, no caso de produtos muito frágeis como o morango. O trabalho realizado é de grande valor acadêmico e também possui aplicação direta para a indústria de embalagens de plástico e de madeira relacionadas ao transporte de frutas e de hortaliças..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Gilmar Paulo Henz - Integrante / Rita de Fátima Alves Luengo - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
1999 - 2003
Sondas de pressão para o estudo de relações hídricas de plantas sob estresses - Métodos complementares e aplicações
Descrição: Projeto voltado ao desenvolvimento de sondas de pressão para o estudo de relações hídricas de plantas. A maior ênfase foi dada ao desenvolvimento de procedimentos termoeláticos de medição. No entanto, foram desenvolvidos neste projeto uma série de novas sondas de pressão, dentre as quais o Irrigas (sistema gasoso de controle de irrigação), o porômetro de pós-colheita e um atmômetro de pós-colheita..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Augusto Cesar Franco - Integrante / João Batista Gomes - Integrante / Luiz Roberto Angelocci - Integrante / José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Odílio Benedito Garrido de Assis - Integrante / Paulo Estevão Cruvinel - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 36
1992 - 1993
Sistema para medir pressão celular em plantas
Descrição: Projeto para desenvolver uma sonda de pressão parecida com aquela que foi feita por Husken et al em 1978 e que vem sendo utilizada como o mais avançado método para o estudo de relações hídricas em alguns laboratórios internacionais. O resultado foi a construção de um protótipo de sonda de pressão celular adequado. Infelizmente este autor de projeto à época não soube empregar adequadamente o instrumento desenvolvido. Posteriormente desenvolvemos outros sistemas alternativos de medir pressão de turgescência celular que funcionaram bem e atualmente são alternativas interessantes para a sonda de pressão de Husken et al em 1978..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adonai Gimenez Calbo - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
1987 - 1991
Controle de irrigações com base no potencial de parede das células da planta
Descrição: Projeto no qual se desenvolveu um protótipo para avaliar a firmeza dependente do turgor celular em folhas. Em tese a irrigação pode ser aplicada quando a firmeza da folha torna-se menor que um valor crítico característico para cada espécie estudada. O projeto foi valioso e o protótipo construído com auxílio de ar comprimido para detectar o aplainamento da superfície da folha funcionou bem em folhas de alface. Este firmômetro de folhas poderá ser construído de maneira ainda mais prática no futuro de modo que possa atender demandas de estudos de fisiologia vegetal e mesmo para a aplicação prática ao manejo de irrigação e na aferição da qualidade de folhosas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Scientia Agraria (UFPR)
2003 - 2004
Periódico: Scientia Agricola
2004 - 2006
Periódico: Ciência e Agrotecnologia
2003 - Atual
Periódico: Ciência Rural
2007 - 2007
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira
2009 - Atual
Periódico: HortScience
1987 - Atual
Periódico: Journal of the American Society for Horticultural Science
2009 - Atual
Periódico: Horticultura Brasileira (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Tropical (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Fisiologia de Pós Colheita.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Em reconhecimento por sua inestimável contribuição à fisiologia vegetal do Brasil, Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal.
2010
Como pesquisador de destaque da Embrapa, Embrapa.
2009
Premiação por Excelência - Destaques de Unidades, Embrapa.
2003
Homenagem / pelo trabalho de consolidação e edição da Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal por vários anos, Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal / IX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal.
1999
Diploma de premiação do projeto, Embrapa.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:116
Total de citações:1033
calbo ag  Data: 16/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
AROCA, RAFAEL V.2018AROCA, RAFAEL V. ; HERNANDES, ANDRÉ C. ; MAGALHÃES, DANIEL V. ; BECKER, MARCELO ; VAZ, CARLOS MANOEL PEDRO ; CALBO, ADONAI G. . Calibration of Passive UHF RFID Tags Using Neural Networks to Measure Soil Moisture. Journal of Sensors, v. 2018, p. 1-12, 2018.

2.
AROCA, R. V.2016AROCA, R. V. ; CALBO, A.G. . An automatic and portable Wiltmeter leaf turgor measurement device. Computers and Electronics in Agriculture, v. 121, p. 222, 2016.

3.
LUENGO, R.F.A.2016LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . Survey of vegetable sorting solutions used by Brazilian Federal District growers. Acta Horticulturae, v. 1120, p. 329-336, 2016.

4.
LUENGO, R. F. A.2016LUENGO, R. F. A. ; CALBO, A.G. . Use of boxes as an accessory to harvest vegetables in the Brazilian Federal District. Acta Horticulturae, v. 40, p. 267-272, 2016.

5.
CARMELO, L.G.P.2015CARMELO, L.G.P. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. . Qualidade pós-colheita de frutos de tomate (cultiva Débora) após armazenamento em atmosfera controlada em baixas concentrações de oxigênio. Revista Iberoamericana de Tecnologia Postcosecha, v. 16, p. 265-272, 2015.

6.
SAMPAIO, A.H.R.2014SAMPAIO, A.H.R. ; COELHO, M.A. ; CALBO, A.G. ; SILVA, T.C. ; SANTOS, D.B> ; MACHADO, M.S. . Leaf and fruit turgor potential in passion fruit plantas using Wiltmeter and Turgormeter. Journal of Agricultural Physics, v. 14, p. 30-36, 2014.

7.
17VAZ, CARLOS MANOEL PEDRO2013VAZ, CARLOS MANOEL PEDRO ; CALBO, ADONAI GIMENEZ ; PORTO, LUIZ FERNANDO ; PORTO, LUIZ HENRIQUE . Principles and Applications of a New Class of Soil Water Matric Potential Sensors: The Dihedral Tensiometer. Procedia Environmental Sciences, v. 19, p. 484-493, 2013.

8.
49ASSIS, O.B.G.2013ASSIS, O.B.G. ; PESSOA, J.D.C. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Confecção de sensores de vidro poroso sinterizado para medida do potencial mátrico. Cerâmica (São Paulo. Impresso), v. 59, p. 65-70, 2013.

9.
FERREIRA, M.D.2013FERREIRA, M.D. ; PILON, L. ; SPRICIGO, P.C. ; BRITTO, D. ; ASSIS, O.B.G. ; CALBO, A.G. ; FERRAUDO, A. S. . Effects of antibrowning solution and chitosan-based edible coating on the quality of fresh-cut apple. International Journal of Postharvest Technology and Innovation, v. 3, p. 151-164, 2013.

10.
AROCA, RAFAEL2013AROCA, RAFAEL ; GOMES, RAFAEL ; DANTAS, RUMMENNIGUE ; CALBO, ADONAI ; GONÇALVES, LUIZ . AWearable Mobile Sensor Platform to Assist Fruit Grading. Sensors (Basel), v. 13, p. 6109-6140, 2013.

11.
39SPRICIGO, P.C.2012SPRICIGO, P.C. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. . Turgescência de crisântemos após a colheita utilizando o equipamento Wiltmeter. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 42, p. 255-260, 2012.

12.
29LUENGO, R.F.A.2012LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; MATSUURA, F.C.A.U. . Evaluation of four pallet compatible boxes developed for mechanical protection, mixed loads and for the display of fruits and vegetabels in Brazilian markets. Acta Horticulturae, v. 934, p. 97-104, 2012.

13.
26LUENGO, R.F.A.2012LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; MATSUURA, F.C.A.U. . Evaluation of a box transporter as a harvest aid for some fruits and vegetables in Braizil. Acta Horticulturae, v. 934, p. 105-110, 2012.

14.
35Paiva, A.S.de2012Paiva, A.S.de ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. ; ALBINO, A.L.S. . Effect of the dimension of mechanical injury on the respiration of tomatoes. Acta Horticulturae, v. 934, p. 1255-1260, 2012.

15.
41PAIVA A.S.2012PAIVA A.S. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. ; CARNEIRO, M.C.M. ; ALBINO A.L.S. . Effect of the dimension of mechanical injury on the respiration of tomatoes. Acta Horticulturae, v. 2, p. 1255-1260, 2012.

16.
48SPRICIGO, P.C.2012SPRICIGO, P.C. ; FERREIRA, M.D. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. . Turgescência de crisântemos após a colheita utilizando o equipamento Wiltmeter®. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 42, p. 255-260, 2012.

17.
25CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2011CALBO, A.G.; MAROUELLI, W.A. . Atmodripper system for precision plant irrigation. Acta Horticulturae, v. 889, p. 601-607, 2011.

18.
23CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2011CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. . Evaluation of hydration indexes in kale leaves. Brazilian Journal of Plant Physiology (Impresso), v. 23, p. 141-149, 2011.

19.
22LUENGO, R.F.A.2010LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; JACOMINO, Â.P. . Tomato (Lycopersicon esculentum P. Miller) compression due to "K" wood box closing. Ciência e Agrotecnologia (UFLA), v. 34, p. 746-750, 2010.

20.
3CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2010CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. ; PESSOA, J.D.C. . A leaf lamina Compression Method for Estimation of Turgor Pressure. HortScience, v. 45, p. 418-423, 2010.

21.
13SANTELLI, P.2009SANTELLI, P. ; CALBO, M.E.R. ; CALBO, A.G. . Fisiologia pós-colheita de frutos da palmeira Mauritia vinifera Mart. (Arecaceae). Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 23, p. 697-702, 2009.

22.
MORETTI, C. L.2009MORETTI, C. L. ; MATTOS, L.M. ; CALBO, A.G. ; SARGENT, S.A. . Climate changes and potential impacts on postharvest quality of fruit and vegetable crops: a review. Food Research International, v. 12, p. 1023-1033, 2009.

23.
36LUENGO, R.F.A.2008LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; JACOMINO, Â.P. . Vegetable crops deformation assays for package height definition: a new approach. Ciência e Agrotecnologia, v. 32, p. 180-185, 2008.

24.
27Liz, R.S.2008Liz, R.S. ; CALBO, A.G. ; CARRIJO, O.A. ; OLIVEIRA, C.A. . Mini sensor Irrigas® na determinação da curva de retenção de água em substratos para hortaliças. Horticultura Brasileira, v. 26, p. 504, 2008.

25.
1CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2006CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Gaseous irrigation control system: descriptions and phisical tests for performance assessment. Bragantia (São Paulo), Campinas, v. 65, n.3, p. 501-510, 2006.

26.
43SANTELLI, P.2006SANTELLI, P. ; CALBO, M.E.R. ; CALBO, A.G. . Fisiologia pós-colheita de frutos da palmeira Syagrus oleracea (Mart.) Becc. (Arecaceae). Acta Botanica Brasilica, v. 20, n.3, p. 523-528, 2006.

27.
46MAROUELLI, W.A.2005MAROUELLI, W.A. ; CALBO, A.G. ; CARRIJO, O.A. . Avaliação de sensores do tipo Irrigas® para o controle da irrigação em hortaliças cultivadas em substratos. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 10, n.1, p. 88-95, 2005.

28.
45SILVA, W.L.C.2005SILVA, W.L.C. ; CALBO, A.G. . Sistema Irrigas, uma realidade no manejo de irrigação no Brasil e no exterior. ITEM. Irrigação e Tecnologia Moderna, Belo Horizonte, v. 67, p. 90-93, 2005.

29.
34PESSOA, J.D.C.2004PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Pressure measurement using thermal properties of materials. Review of Scientific Instruments, v. 75, n.6, p. 2213-2215, 2004.

30.
33PESSOA, J.D.C.2004PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Apoplasm hydrostatic pressure on growth of cylindrical cells. Brazilian Journal of Plant Physiology, v. 16, n.1, p. 17-24, 2004.

31.
6LUENGO, R.F.A.2003LUENGO, R.F.A. ; JACOMINO, Â.P. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Avaliação da compressão em hortaliças e frutas e seu emprego na determinação do limite físico da altura da embalagem de comercialização. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n.4, p. 704-707, 2003.

32.
55CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2002CALBO, A.G.. A rapid method for measuring soil water content in the field with a areometer. Scientia Agricola, v. 59, p. 811, 2002.

33.
7CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2001CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Compression induced intercellular shaping for some geometric cellular lattices. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 44, n.1, p. 41-48, 2001.

34.
40PESSOA, J.D.C.2001PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Metodologia para medir a tensão da água em raízes de cenoura. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 21, n.3, p. 210-217, 2001.

35.
19CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2000CALBO, A.G.. Influência da desidratação na recuperação da firmeza e na brotação em cenoura. Bragantia (São Paulo), Campinas, v. 59, n.1, p. 7-10, 2000.

36.
31CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.2000CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Absorção e infiltração de água por raízes de batata-doce, através de ferimentos durante a lavagem. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 57, n.3, p. 547-551, 2000.

37.
12PEREIRA, A.V.2000PEREIRA, A.V. ; CALBO, A.G. . Elastic stresses and plastic deformations in 'Santa Clara' tomato fruits caused by package dependent compression. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 35, n.12, p. 2429-2436, 2000.

38.
42MORETTI, C. L.2000MORETTI, C. L. ; CALBO, A.G. ; HENZ, G.P. . Metabolismo respiratório na pós-colheita de frutas e hortaliças. Universa (UCB), Brasília, v. 8, n.1, p. 259-273, 2000.

39.
4CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1999CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Thermoelastic pressure probe to test the cohesion theory. Liquid expandability, compressibility and pressure measurements. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 11, n.3, p. 129-136, 1999.

40.
PESSOA, J D C1999PESSOA, J D C ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. ; MORAES, J. A. P. V. . Metodologia para caracterização térmica de alguns processos metabólicos.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, DF, v. 11, p. 152-153, 1999.

41.
38CALBO, M.E.R.1998CALBO, M.E.R. ; MORAES, J.A.P.V. ; CALBO, A.G. . Crescimento, condutância estomática, fotossíntese e porosidade do buriti sob inundação. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 10, n.1, p. 51-58, 1998.

42.
37MORETTI, C. L.1998MORETTI, C. L. ; SARGENT, S. A. ; HUBER, D.J. ; CALBO, A.G. ; PUSHMANN, R. . Chemical composition and physical properties of pericarp, locule, and placental tissues of tomatoes with internal bruising. Journal of the American Society for Horticultural Science, EUA, v. 123, n.4, p. 656-660, 1998.

43.
14CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1995CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Medida de firmeza em hortaliças pela técnica de aplanação. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 13, n.1, p. 14-18, 1995.

44.
8CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1995CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Methods for measurement of gas volume of fruits and vegetables. Journal of the American Society for Horticultural Science, EUA, v. 120, n.2, p. 217-221, 1995.

45.
91995CALBO, A.G. . Intercellular Deformation in Compressed Organs. Annals of Botany, Inglaterra, v. 76, p. 365-370, 1995.

46.
16CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1994CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Methods to measure gaseous volume in plants. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 6, n.2, p. 153-162, 1994.

47.
5CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1994 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . A plant growth re-analysis. An extension of Lockhart's equation to multicellular plants.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 6, n.2, p. 83-89, 1994.

48.
20NERY, A.A.1994NERY, A.A. ; CALBO, A.G. . Adapting constant-volume manometry for studying gas exchange by bulky plant organs. Journal of the American Society for Horticultural Science, EUA, v. 119, n.6, p. 1222-1226, 1994.

49.
44CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1992CALBO, A.G.; SILVA, J.L.O. . An apparatus to study compression stress in fruits and vegetables. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 27, n.5, p. 737-742, 1992.

50.
52SILVA, J.L.O.1991SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. ; HENZ, G.P. . Classificação e beneficiamento de hortaliças. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 15, n.159, p. 48-53, 1991.

51.
47CALBO, M.E.R.1990CALBO, M.E.R. ; LIMA, J N C ; CALBO, A.G. . Fisiologia de frutos de cagaita. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 2, n.1, p. 15-18, 1990.

52.
21CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1990CALBO, A.G.. Physiology of vacuum induced tomato fruit cracking. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 2, p. 55-61, 1990.

53.
10CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1989CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; TORRES, A.C. . Comparação de modelos e estratégias de análise de crescimento. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Londrina, v. 1, n.1, p. 1-8, 1989.

54.
24CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1989CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; TORRES, A.C. . Ajuste de funções não lineares de crescimento. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Londrina, v. 1, n.1, p. 9-18, 1989.

55.
28CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1989CALBO, A.G.. Adaptação de um fluxcentro para estudos de trocas gasosas e um método de aferição de capilares. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 24, n.6, p. 733-739, 1989.

56.
2CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1989CALBO, A.G.; CALBO, M.E.R. . Medição e importância do potencial de parede. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal (Impresso) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1677-0420 Brazilian Journal of Plant Physiology (Impresso)), Londrina, v. 1, n.1, p. 41-46, 1989.

57.
53CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1989CALBO, A.G.. Técnicas para estudo de trocas gasosas em cultura de tecidos. Abctp Notícias, Brasília, v. 11, p. 2-4, 1989.

58.
56CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1989CALBO, A.G.. Fisiologia da ervilha. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 14, n.150, p. 20-21, 1989.

59.
11CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1988CALBO, A.G.; Sommer, N.F. . Oscillating pressure storage and gas exchange in apple fruit. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 23, n.2, p. 145-152, 1988.

60.
32CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1987CALBO, A.G.; Sommer, N.F. . Intercellular volume and resistance to air flow in fruits and vegetables. Journal of the American Society for Horticultural Science, EUA, v. 112, n.1, p. 131-134, 1987.

61.
54CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1983CALBO, A.G.; MENEZES SOBRINHO, J.A. ; MALUF, W.R. ; CORDEIRO, C.M.T. ; CHARCHAR, J.M. . Efeito do brometo de metila e da temperatura de armazenamento na desvitalização do alho cv Centernário. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 1, n.2, p. 26-30, 1983.

62.
15CAMBRAIA, J.1980CAMBRAIA, J. ; CALBO, A.G. . Efeito do alumínio sobre a absorção e sobre o transporte do fósforo em dois cultivares de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench). Revista Ceres, Viçosa, v. 27, n.154, p. 615-625, 1980.

63.
50ALVARENGA, A.A.1980ALVARENGA, A.A. ; CALBO, A.G. ; NEIVA, L.C.S. ; MILLER, M.W. . Efeito de fitoreguladores sobre a ação tóxica do alumínio em Stylosanthes humilis S.B.K.. Ciência e Prática, Lavras, v. 4, n.1, p. 31-37, 1980.

64.
18CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1980CALBO, A.G.; CAMBRAIA, J. . Efeito do alumínio sobre a composição mineral de dois cultivares de sorgo. (Sorghum bicolor L. Moench). Revista Ceres, Viçosa, v. 27, n.154, p. 368-378, 1980.

65.
51CALBO, A.G.;CALBO, ADONAI GIMENEZ;CALBO, ADONAI;CALBO, ADONAI G.1979CALBO, A.G.; MARTINS, E.S. . Técnica potenciométrica para medidas rápidas de CO2. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 14, n.4, p. 315-316, 1979.

66.
SILVA, J.L.O.1900CALBO, A.G.; SILVA, J.L.O. ; Apparentus To Study Corupression Stress In Fruts And Vegetables. DAVIS - CALIFORNIA, p. 0-0, 1900.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CALBO, ADONAI GIMENEZ; PUSINHOL, C.C. . Pré-Mk: Tecnologias, seus gêneros e seus triunfos. 1. ed. Embrapa Instrumentação, 2017. v. 1. 112p .

2.
CALBO, ADONAI GIMENEZ; PUSINHOL, C.C. . Pre-MK : technologies, their genres and their triumphs : approaches to nascent technologies, shelf technologies, technologies composed in the pre-MK and derivative technologies. 1. ed. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017. v. 1. 117p .

3.
MAROUELLI, W.A. ; FREITAS, V.M.T. de ; COSTA JUNIOR, A. D. ; CALBO, A.G. . Guia Prático para uso do Irrigas na produção de hortaliças. 2. ed. Brasília: Embrapa, 2015. v. 1. 34p .

4.
LUENGO, R.F.A. (Org.) ; CALBO, A.G. (Org.) . Embalagens para comercialização de hortaliças no Brasil. 1. ed. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2009. v. 1. 256p .

5.
LUENGO, R.F.A. ; HENZ, G.P. ; MORETTI, C. L. ; CALBO, A.G. . Pós-colheita de Hortaliças. 1. ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2007. v. 1. 100p .

6.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . SISTEMA IRRIGAS PARA MANEJO DE IRRIGAÇÃO: Fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1. ed. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005. v. 1. 174p .

7.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . ARMAZENAMENTO DE HORTALIÇAS. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2001. v. 1. 242p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARMELO, L.G.P. ; CALBO, A.G. . Fisiologia pós-colheita ? métodos macroscópicos e instrumentos. In: Marcos David Ferreira. (Org.). Instrumentação pós-colheita em frutas e hortaliças. 1ed.São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017, v. 1, p. 18-64.

2.
CALBO, A.G.; CORREA, D. S. ; HERRMANN JR., P. S. P. . Sensores para líquidos e gases. In: João de Mendonça Naime; Luiz Henrique Capparelli Mattoso; Wilson Tadeu Lopes da Silva; Paulo Estevão Cruvinel; Ladislau Martin-Neto; Silvio Crestana. (Org.). Conceitos e aplicações da instrumentação para o avanço da agricultura. 1ed.Brasíli: Embrapa, 2014, v. 1, p. 243-281.

3.
CALBO, A.G.. Sensores para medir firmeza e hidratação vegetal desenvolvidos na Embrapa. In: João de Mendonça Naime; Luiz Henrique Capparelli Mattoso; Paulo Estevão Cruvinel; Ladislau Martin-Neto; Silvio Crestana. (Org.). Conceitos e aplicações da instrumentação para o avanço da agricultura. 1ed.Brasilia: Embrapa, 2014, v. 1, p. 283-303.

4.
CALBO, A.G.. Fisiologia pós-colheita em hortaliças - Teórica e prática. In: Marcos David Ferreira. (Org.). Tecnologia pós-colheita em frutas e hortaliças. 1ed.São Carlos: Embra Instrumentação, 2011, v. 1, p. 69-92.

5.
CALBO, A.G.; Silva, H.R.da ; MAROUELLI, W.A. ; SILVA, W.L.C. . Manejo de irrigação com sensores de cápsula porosa permeados por ar - Irrigas. In: PEREIRA, L.S.; VICTORIA, F.B.; GARCÍA, M.; PALACIOS, E.; TORRECILLAS, A.. (Org.). Tecnologias pra o uso sustentável da água em regadio. 1ed.Lisboa: Colibri, 2010, v. 1, p. 70-72.

6.
CALBO, A.G.. Interações embalagem/umidade. In: Rita de Fátima Alves Luengo; Adonai Gimenez Calbo. (Org.). Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas no Brasil. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2009, v. 1, p. 159-187.

7.
CALBO, A.G.; AROCA, S.C. . Medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na produção de hortaliças. In: GUEDES, Í.M.R.. (Org.). Mudanças climáticas globais e a produção de hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2009, v. 1, p. 95-125.

8.
FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. . Avaliação para a incidência de danos mecânicos em frutas e hortaliças. In: Marcos David Ferreira. (Org.). Colheita e beneficiamento de frutas e hortaliças. 1ed.São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2008, v. 1, p. 117-128.

9.
CALBO, A.G.. Fisiologia dos danos mecânicos em frutas e hortaliças. In: Marcos David Ferreira. (Org.). Colheita e beneficiamento de futas e hortaliças. 1ed.São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2008, v. 1, p. 129-144.

10.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Aspectos Gerais. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). SISTEMA IRRIGAS PARA MANEJO DE IRRIGAÇAO: Fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 3-10.

11.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Fundamentos. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliãs, 2005, v. 1, p. 11-18.

12.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Origem e tipos. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 19-28.

13.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Perguntas freqüentes sobre o Irrigas. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 29-36.

14.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Tensiômetros a gás e aplicações. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimento. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 37-45.

15.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Regadores automáticos. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 57-65.

16.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Ativadores de irrigação. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 67-74.

17.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Automatização com ativadores. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 75-80.

18.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Controladores pontuais de irrigação. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. : , 2005, v. 1, p. 81-87.

19.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Sistemas selecionados de automatização. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 89-92.

20.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Estado da água no solo e na planta. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 95-102.

21.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Caracterização e testes. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 103-110.

22.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Irrigas bifacial. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 111-122.

23.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Aplicações instrumentais. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimento. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 123-130.

24.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Realidade no manejo de irrigação no Brasil e no exterior. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 133-140.

25.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Produtos irrigas comercializados. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 137-140.

26.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Glossário. In: Adonai Gimenez Claob; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 141-158.

27.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Sinalizadores de irrigação. In: Adonai Gimenez Calbo; Washington LC Silva. (Org.). Sistema Irrigas para manejo de irrigação: fundamentos, aplicações e desenvolvimentos. 1ed.Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005, v. 1, p. 47-54.

28.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Applications of thermoelastic techniques for studying. In: In: CRUVINEL, P. E.; MASCARENHAS, S.. (Org.). Advanced studies in agricultural instrumentation.. 1ed.São Carlos: Rima, 2002, v. 1, p. 143-166.

29.
CALBO, A.G.. Limites fisiológicos e genéticos para a conservação. In: Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. (Org.). Armazenamento de hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa, 2001, v. 1, p. 33-55.

30.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . Atmosferas controladas, modificadas e armazenamento hipobárico. In: Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. (Org.). Armazenamento de hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa, 2001, v. 1, p. 66-85.

31.
CALBO, A.G.. Irradiação, fundamentos e usos. In: Rita de Fátima Alves Luengo; Adonai Gimenez Calbo. (Org.). Armazenamento de hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa, 2001, v. 1, p. -.

32.
CALBO, A.G.. Soluções simples para armazenar hortaliças nos pontos de venda. In: Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. (Org.). Armazenamento de hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa, 2001, v. 1, p. 104-107.

33.
CALBO, A.G.. Pós-colheita de algumas hortaliças. In: Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. (Org.). Armazenamento de hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa, 2001, v. 1, p. 111-225.

34.
MORETTI, C. L. ; CALBO, A.G. ; HENZ, G.P. . Fisiologia e manejo pós-colheita. In: João Bosco Carvalho da Silva; Leonardo de Britto Giordano. (Org.). 1ed.Brasília: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 2000, v. 1, p. 136-143.

35.
CALBO, A.G.. Fisiologia pós-colheita de batata-semente. In: Reifschneider, F.J.B.. (Org.). Produção de batata. 1ed.Brasília: Linha Gráfica, 1987, v. 1, p. 184-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Sensor de umidade feito em casa. Globo Rural, p. 22 - 22, 01 dez. 2001.

2.
CALBO, A.G.. Água sob Controle. Panorama Rural, São Paulo, p. 43, 01 set. 2001.

3.
CALBO, A.G.. Hora certa de Irrigar. O popular e Jornal do Tocantins, Suplemento o Campo, Tocantins e Goias, p. 4 - 4, 11 ago. 2001.

4.
CALBO, A.G.. Embrapa desenvolve sistema caseiro de controle de irrigação. Folha de São Paulo, Folha de São Paulo, 17 jul. 2001.

5.
CALBO, A.G.. Umidade sob controle. Jornal de Brasília, 23 jun. 2001.

6.
CALBO, A.G.. Umidade de solo. Folha de São Paulo / Agrofolha, São Paulo, p. 62, 11 abr. 2000.

7.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Colheita sem aperto. Uma sacola de PVC fácil de fazer .. Globo Rural, , v. 90, p. 19 - 20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALBO, A.G.; AROCA, S.C. . Medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na produção de hortaliças. In: Efeito das Mudanças Climáticas na Produção de Hortaliças, 2009, Brasília. Efeito das Mudanças Climáticas na Produção de Hortaliças. Brasíla: Embrapa Hortaliças, 2009. v. 1. p. 1-32.

2.
CALBO, A.G.; Silva, H.R.da ; MAROUELLI, W.A. ; SILVA, W.L.C. . Manejo de irrigação com sensores de cápsula porosa permeados por ar - Irrigas. In: Workshop da Red de Riegos CYTED, 2008, Florianópolis. "Tecnologias de información y comunicación para la modernización de los sistemas de riego y valoración de riegos ancestrales", 2008.

3.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; PESSOA, J.D.C. . IRRIGAS MOISTURE SENSOR FOR WATER TENSION EVALUATION. In: 5th International Symposium on Humidity and Moisture, 2006, Rio de Janeiro. 5th International Symposium on Humidity and Moisture. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), 2006.

4.
LASSO, P.R.O. ; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . Evaluation of a hydro-conservation tank for produce storage. In: FRUIT, NUT AND VEGETABLE PRODUCTION ENGINEERING SYMPOSIUM, 2005, Montpellier. Information & technology for susteinable fruit & vegetable production. Montpellier: Cemagref, 2005.

5.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . IRRIGAS - Novo sistema para o controle da irrigação. In: XI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2001, Fortaleza. XI Congresso Nacional para o controle da Irrigação. Fortaleza: Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, 2001. v. 11. p. 177-182.

6.
CALBO, A.G.. Porômetro de pós-colheita, novo uso para a manometria ou volumetria. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus. Anais / VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001.

7.
PESSOA, J.D.C. ; LASSO, P.R.O. ; CALBO, A.G. . Avaliação do SPAD-502 no monitoramento da degradação de tecidos vegetais. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus. Anais / VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001.

8.
LUENGO, R.F.A. ; MAROUELLI, W.A. ; CALBO, A.G. . Metodologia para extração de sólidos solúveis totais de abóbora. In: 40 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2000, São Pedro. Horticultura Brasileira. Brasília: Horticultura Brasileira, 2000. v. 18. p. 334-335.

9.
BERTUCCI NETO, V. ; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . Control systems-based design of a plant intracellular pressure measurement instrument. In: WORLD MULTICONFERENCE ON: CIRCUITS, SYSTEMS, COMMUNICATIONS AND COMPUTERS (IEEE/WSES/IMACS), 1999, Athens. Proceedings. [S.I.]: World Scientific Engineering Society, 1999. v. 1. p. 6231-6236.

10.
SODRE FILHO, J. ; LANA, M.M. ; MOITA, A.W. ; CALBO, A.G. . Avaliacao da hidratacao de hortalicas durante a comercializacao. In: CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA DA UnB, 1998, Brasília. Anais. Brasília: UnB, 1998.

11.
CALBO, A.G.. Biofísica de volumes intercelulares para minimamente processados. In: Aplicações da fisiologia pós-colheita no manuseio de frutas e hortaliças minimamente processadas, 1998, Viçosa, MG. Anais. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998.

12.
CALBO, A.G.. Pós-colheita em olerícolas. In: XXIIX Congresso Brasileiro Brasileiro de Olericultura, 1998, Petrolina. Anais. Petrolina: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1998.

13.
PESSOA, J.D.C. ; FREIRE, L. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . kdl - kit de desenvolvimento laboratorial aplicado na avaliação do tempo de resposta de metodologias termoelásticas adaptadas ao estudo das relações água-planta. In: 2 Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária, 1998, São Carlos. Anais. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 1998.

14.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Caracterização do comportamento compressivo-expansivo de amostras fluidas com volume da ordem de microlitros.. In: XIX Encontro nacional de física da matéria condensada., 1996, Águas de Lindóia. Anais de Instrumentação do XIX Encontro nacional de física da matéria condensada, 1996. v. 1. p. 44-50.

15.
HENZ, G.P. ; CALBO, A.G. . The postharvest research program of the national center for vegetable crop research (CNPH/EMBRAPA). In: IV Simpósio Internacional de Manejo, Calidad y Fisiologia Postcosecha de Frutas, 1995. Publicaciones Misceláneas, 1995. v. 42. p. 191-195.

16.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Desenvolvimento de uma micro-sonda para avaliação de turgor em órgãos vegetais. In: V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1995, Lavras. Anais do V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Lavras: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1995. v. 1. p. 352-352.

17.
CALBO, A.G.. Senescência em folhas e migração de solutos. In: II Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1989, Piracicaba. Anais da II Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal. Piracicaba, 1989. v. 1. p. 123-134.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CALBO, A.G.; VAZ, C.M.P. ; RABELLO, L.M. . Controle Atmomagnético de irrigação com sensores IG. In: III SIAGRO (Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária), 2014, São Carlos. III SIAGRO. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2014. v. 1. p. 337-340.

2.
CALBO, A.G.; VAZ, C.M.P. . Atmogotejamento com sensores IG: irrigação localizada. In: IIIII SIAGRO (III Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária), 2014, São Carlos. III SIAGRO. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2014. v. 1. p. 333-336.

3.
BORBA, K. B. ; CALBO, A.G. ; FERREIRA, M.D. . Medida do poder evaporativo no ambiente de armazenamento de hortaliças utilizando atmômetro de pós-colheita. In: III SIAGRO (III Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária), 2014, São Carlos. III SIAGRO. São Carlso: Embrapa Instrumentação, 2014. v. 1. p. 261-264.

4.
M.P. EDUARDO ; CALBO, A.G. . Potencial de mercado e viabilidade econômica: estudos fundamentais no processo de transferência de tecnologias. In: III SIAGRO (Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária), 2014, São Carlos, SP. III SIAGRO. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2014. v. 1. p. 691-694.

5.
VAZ, C.M.P. ; CALBO, A.G. ; PORTO, L. F. . Sensor de água no solo por reflexão de luz empartículas de vidro com granulometria controlada. In: III SIAGRI, 2014, São Carlos, SP. III SIAGRO. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2014. v. 1. p. 329-332.

6.
FAVORETTO, L.B. ; CALBO, A.G. ; Borsato, A.V. ; MARTIN-NETO, L. . Sistema de gotejamento a gás para irrigação de plantas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009. v. 1. p. 400.

7.
BERTINI, V.A. ; SPRICIGO, P.C. ; CALBO, A.G. ; FERREIRA, M.D. ; TAVARES, M. . Avaliação da perda de turgescência de alface crespa na pós-colheita utilizando Wiltmeter. In: 49 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Aguas de Lindóia. 49 Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 2009. v. 27.

8.
SPRICIGO, P.C. ; BERTINI, V.A. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. ; TAVARES, M. . Avaliação da pós-colheita de alface hidropônica, em função da quantidade de raízes, utilizando o equipamento Wiltmeter. In: 49 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Aguas de Lindóia. 49 Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Associação Brasileira de Horticultura, 2009. v. 27.

9.
SPRICIGO, P.C. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. ; GUTIERREZ, A.deS.D. ; FERRARI, P.R. . Aplicação do equipamento Wiltmeter na mensuração da qualidade pós-colheita de folhosas durante a comercialização. In: 49 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Aguas de Lindoia. 49 Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Associação Brasileira de Horticultura, 2009. v. 27.

10.
STEFANINI, T.F. ; REIS, A.R. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Avaliação da vida útil da couve-manteiga em hidroconservador de aspersão. In: 48 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá. 48 Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Associação Brasileira de Horticultura, 2008.

11.
CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. ; PESSOA, J.D.C. . Medida de firmeza de folhas com Wiltmeter - fundamento e método. In: 48 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringa. 48 Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Associação Brasileira de Horticultura, 2008.

12.
FERREIRA, V.C. ; CALBO, A.G. . Leitura de firmeza de folhas em Wiltmeter é rapida e substitui medida de turgescência celular em sonda de pressão - alface e couve. In: 48 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringa. 48 Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Associação Brasileira de Olericultura, 2008.

13.
LUENGO, R.F.A. ; JACOMINO, Â.P. ; CALBO, A.G. . COMPRESSÃO: MÉTODO PARA DEFINIR ALTURA DA EMBALAGEM DE COUVE. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. 47 Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Associação Brasileira de Olericultura, 2007.

14.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; JACOMINO, Â.P. . DENSIDADE APARENTE DE HORTALIÇAS E FRUTAS EM SUAS PRINCIPAIS EMBALAGENS DE COMERCIALIZAÇÃO NO BRASIL. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. 47 Congresso Brasileiro de Olericultura. campinas: Associação Brasileira de Horticultura, 2007.

15.
LUENGO, R.F.A. ; JACOMINO, Â.P. ; CALBO, A.G. . QUANTIFICAÇÃO DA PERDA DE TOMATE DEVIDO AO EXCESSO DE FRUTOS NA CAIXA DE MADEIRA TIPO K. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. 47 Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Associação Brasileira de Horticultura, 2007.

16.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Novo tensiômetro a gás diferencial para leitura direta da tensão da água com sensores Irrigas. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza. 45 Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Associação Brasileira de Horticultura, 2005.

17.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Evidência científica da permeabilidade ao ar da cápsula porosa do Irrigas, em tensões de água maiores que sua pressão de borbulhamento. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza. 45 Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Associação Brasileira de Horticultura, 2005.

18.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Comportamento da troca de água entre a cápsula porosa do Irrigas e o meio em que a mesma se encontra. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza. 45 Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Associação Brasileira de Horticultura, 2005.

19.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Mecanismo ativador de irrigação sem fonte externa de energia. In: 55ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. 55ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003.

20.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Novo tensiômetro - rápido, contínuo e opera em tensões superiores a 100kPa. In: XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2003.

21.
CALBO, A.G.; LUENGO, R.F.A. . Determinação da compressão em hortaliças e frutas enquanto limite físico da altura da embalagem de comercialização. In: 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003, Recife. 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003.

22.
CALBO, A.G.; MAROUELLI, W.A. ; CARRIJO, O.A. . Viabilidade do uso de sensores do tipo Irrigas para o manejo da irrigação em hortaliças cultivadas em substratos. In: 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003, Recife. Horticultura Brasileira. Recife: Sociedade Brasileira de Olericultura, 2003. v. 21. p. 286.

23.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Irrigas ? novos desenvolvimentos e aplicações. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGACAO E DRENAGEM, 2003, Juazeiro - BA. CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGACAO E DRENAGEM. Brasília: ABID, 2003.

24.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Controle da irrigação facilitado - sinalizador de irrigação para o uso com o Irrigas. In: 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003, Recife. Horticultura Brasileira. Botucatu: Sociedade Brasileira de Olericultura, 2003. v. 21. p. 346.

25.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Nova alternativa para o controle da irrigação do tomateiro em solo e em substrato.. In: WORKSHOP [DE] TOMATE NA UNICAMP, 2003, Campinas. WORKSHOP [DE] TOMATE NA UNICAMP. Campinas: UNICAMP, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARMELO, L.G.P. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. . Fluxcentro para estudos de trocas gasosas e atmosfera controlada em frutos e hortaliças. In: Jornada Científica Embrapa - São Carlos, 2009, São Carlos. Jornada Científica Embrapa - São Carlos. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2009. v. 1. p. 121.

2.
SPRICIGO, P.C. ; Oliveira, S.L.de ; CALBO, A.G. ; FERREIRA, M.D. . Avaliação da pressão de turgescência na pós-colheita de crisântemos utilizando o Wiltmeter e aspectos de sua qualidade apontados pelos atacadistas do CEASA-Campinas. In: XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, 2009, Aracaju. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais. Campinas: Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais, 2009.

3.
SPRICIGO, P.C. ; FERREIRA, M.D. ; CALBO, A.G. ; TAVARES, M. . Comparação do equipamento Wiltmeter com dois métodos convencionais na determinação da turgescência de hastes de crisântemos. In: XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, 2009, Aracaju. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais. Campinas: Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais, 2009.

4.
MANIERI, J. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . DETERMINAÇÃO DA TURGESCÊNCIA EM FOLHAS DE CITROS COM SINTOMAS DE CVC, MEDIDA COM A SONDA TERMOELÁSTICA®. In: Congresso Luso Espanhol de Fisiologia Vegetal, 2005, Évora / Portugal, 2005.

5.
MANIERI, J. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Determinação da turgescência em folhas de citros com sintomas de CVC, medida com sonda termoelástica.. In: CONGRESSO LUSO ESPANHOL DE FISIOLOGIA VEGETAL, 2005, Evora. 9. REUNIÓN NACIONAL DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE FISIOLOGÍA VEGETAL. Évora: Universidade de Évora. p. 199.

6.
SANTELLI, P. ; CALBO, M.E.R. ; CALBO, A.G. . Fisiologia pós-colheita de frutos da palmeira Syagrus oleraeae (Mart.) Becc.. In: 55ª Congresso Brasileiro de Botãnica, 2004, Viçosa, MG. 55ª Congresso Brasileiro de Botãnica, 2004.

7.
CALBO, A.G.; DINIZ, M.J.M. ; RODRIGUES, E.F. . Utilização da volumetria à pressão constante para medidas da taxa respiratória de frutas e hortaliças. In: IX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2003, Atibaia. Brazilian Journal of Plant Physiology. Londrina: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2003. v. 15. p. 268.

8.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Avaliação do método isotérmico para medida da tensão da água em vasos do xilema. In: IX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2003, Atibaia. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. Londrina: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2003. v. 15. p. 439.

9.
PESSOA, J.D.C. ; MANIERI, J. ; CALBO, A.G. . Determinação da turgescência celular em folhas com sintoma de CVC. In: IX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2003, Atibaia. Brazilian Journal of Plant Physiology. Londrina: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2003. v. 15. p. 439.

10.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Irrigas ? a novel system for irrigation control. In: 4th International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 2003, Davis, CA, USA. 4th International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 2003.

11.
BERTUCCI NETO, V. ; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . Instrumento para medida de pressão intracelular em vegetais. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001, Ilhéus. Anais / VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001.

12.
CALBO, A.G.. DESIDRATAÇÃO DE CAPSULAS POROSAS PERMITE ENTRADA DE AR E SERVE PARA DETERMINAR O MOMENTO DE IRRIGAR. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais. Brasília: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

13.
LUENGO, R.F.A. ; MAROUELLI, W.A. ; CALBO, A.G. . Metodologia para extração de sólidos solúveis totais em abóbora. In: 40. Congresso Brasileiro de Olericultura, 2000, São Pedro. Horticultura Brasileira. v. 18. p. 134-135.

14.
CALBO, A.G.; NERY, A.A. ; PEREIRA, L.A.R. . Latices celulares moldadas pela compressão. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA, 1999, Brasília. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1999. v. 11.

15.
PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. ; MORAES, J.A.P.V. . Metodologia para caracterização térmica de alguns processos metabólicos. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 1999, Brasília. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. Brasília: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1999. v. 11.

16.
CALBO, A.G.. Aplanação. In: Aplicações da fisiologia pós-colheita no manuseio de frutas e hortaliças minimamente processadas, 1998, Viçosa. Anais. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998.

17.
CALBO, A.G.. Volumetria de pressão constante. In: Aplicações da fisiologia pós-colheita no manuseio de frutas e hortaliças minimamente processadas, 1998, Viçosa. Anais. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998.

18.
CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Estabilidade dos volumes intercelulares de raízes de batata-doce e cenoura.Horticultura Brasileira. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1997. Horticultura Brasileira, 1997. v. 15.

19.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Considerações sobre o papel do potencial de parede no crescimento celular vegetal. In: VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1997, Belém. Anais do VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1997. v. 1. p. 391-391.

20.
CALBO, A.G.. Microsonda para turgescência celular com manômetro de Hg. In: VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1997, Belém. Anais do VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Belém: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1997. v. 1. p. 406.

21.
CALBO, A.G.. Aparato para esticar e quebrar capilares empregados em amostragens e em avaliações de pressão e volume. In: VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1997, Belém. Anais do VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Brasília: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1997. v. 1. p. 405.

22.
CALBO, A.G.. Faccili uma adaptação eudimétrica para medição de componentes gasosos de microamostras da atmosfera interna de tecidos vegetais. In: VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1997, Belém. Anais do VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Belém: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1997. v. 1. p. 179.

23.
PEREIRA, A.V. ; CALBO, A.G. . Volumes gasosos e deformação de frutos de tomate (Lycopersicon esculentum Mill) sob compressão. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1996. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1996. v. 14. p. 107-107.

24.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. ; LANA, M.M. . Estimativa da perda hidrica em alface e batata doce pela tecnica de Czersky. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1996. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1996. v. 14. p. 76.

25.
CALBO, A.G.; NERY, A.A. ; SILVA, J.L.O. ; LANA, M.M. . Redução das trocas gasosas internas e externas de frutos de tomate armazenados em caixa K. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1995. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1995. v. 13. p. 73.

26.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. . Diminuição da retenção de solutos no simplasma do tomate durante o amadurecimento. In: V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1995, Lavras. Anais do V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Lavras: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1995. v. 1. p. 414-414.

27.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Cálculo da difusidade da polpa e condutância da casca em batata e maçã. In: V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1995, Lavras. Anais do V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Lavras: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1995. v. 1. p. 397.

28.
HENZ, G.P. ; NERY, A.A. ; CALBO, A.G. . Controle do amadurecimento de frutos de tomate visando exportação. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1994. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1994. v. 12. p. 82-82.

29.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. ; MARTON, L. . Susceptibilidade de cultivares de batata ao escurecimento por impacto. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1993. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1993. v. 11. p. 99-99.

30.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Efeito de danos mecânicos de impacto na colheita sobre a respiração da batata. In: IV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1993, Fortaleza. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. São Carlos: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal. v. 5. p. 116-117.

31.
NERY, A.A. ; CALBO, A.G. . Adaptation of constant volume manometry for the study of gas exchange by bulky organs. In: IV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1993, Fortaleza. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. São Carlos: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1993. v. 5. p. 77-77.

32.
CALBO, A.G.; NERY, A.A. ; HERRMANN JR., P. S. P. . Intercellular air volume and water relations of compressed organs. In: IV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1993, Fortaleza. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. São Carlos: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1993. v. 5. p. 59-59.

33.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Comparação entre métodos de colheita de tomate. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1992. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1992. v. 9. p. 58-58.

34.
CALBO, A.G.. Fisiologia de pós-colheita. In: III Ciclo de Palestras em Fisiologia Vegetal na Pesquisa Agropecuária, 1992. Campinas: Instituto Agronômico.

35.
CALBO, A.G.. Desenvolvimento de um equipamento para medir turgor em folhas e outros órgãos (Turgômetro).. In: III Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1991, Viçosa. Anais do III Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Viçosa: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1991. v. 1. p. 13.

36.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Estudo de estresse de compressão de tomate na embalagem. In: III Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 1991, Viçosa. 3. Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Viçosa: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal. v. 1. p. 95-95.

37.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Comparação entre métodos de colheita. In: 31. Congresso Brasileiro de Olericultura, 1991. 31. Congresso Brasileiro de Olericultura, 1991. v. 9. p. 58-58.

38.
CALBO, A.G.. Respiração, transpiração e Hormônios. In: XXX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1990, Campo Grande. Anais. Campo Grande: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1990.

39.
SILVA, J.L.O. ; Nascimento Júnior, N.A. ; CALBO, A.G. . Efeitos das quedas dos frutos sobre a deterioração do tomate simulada em laboratório. In: 30. Congresso Brasileiro de Olericultura, 1990. Horticultura Brasileira, 1990. v. 8. p. 67-67.

40.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Caracterização da atmosfera interna do repolho. In: II Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1989, Piracicaba. Anais da II Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1989. v. 1. p. 232-232.

41.
LIMA, J N C ; CALBO, M.E.R. ; CALBO, A.G. . Fisiologia pós-colheita de frutos de cagaita. In: II Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1989, Piracicaba. Anais da II Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1989. v. 1. p. 165-165.

42.
CALBO, A.G.; PEREIRA, A.S. ; HORINO, Y. . Selante para controle do amadurecimento do tomate. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1988. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1988. v. 6. p. 48.

43.
CALBO, A.G.. Fisiologia da rachadura do tomate. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1988. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1988. v. 6. p. 48-48.

44.
CALBO, A.G.. Plastivácuo. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1988. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1988. v. 6. p. 48-48.

45.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; TORRES, A.C. . Comparação de modelos e estratégias para análise de crescimento. In: I Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1987, Londrina. I Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal. Londrina: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1987. v. 1.

46.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; TORRES, A.C. . Ajuste de funções não lineares de crescimento. In: I Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1987. Anais. Londrina: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal. v. 1.

47.
CALBO, A.G.; MENEZES SOBRINHO, J.A. . Fosfina não induz brotação precoce do alho. In: Fosfina não induz brotação precoce do alho, 1987. Horticultura Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1987. v. 5. p. 50-50.

48.
CALBO, A.G.; CALBO, M.E.R. . Medição e importância do potencial de parede. In: I Reunião Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1987, Londrina. Anais. Londrina: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1987. v. 1.

49.
CALBO, A.G.. Considerações sobre trocas gasosas e atmosfera interna em frutos e hortaliças.. In: I Reunião Técnica de Fisiologistas do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária, 1986, Cruz das Almas. Anais. Cruz das Almas: Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura, 1986.

50.
CALBO, A.G.; Sommer, N.F. . Intercellular volume and resistance to mass air flow in fruits and vegetables. In: 82nd Annual Meeting American Society for Horticultural Science, 1985, Blacksburg. Hortscience, 1985. v. 20. p. 556-556.

51.
CALBO, A.G.; Sommer, N.F. . Oscillating pressure storage and gas exchange in apple. In: 82nd Annual Meeting American Society for Horticultural Science, 1985, Blacksburg. HortScience, 1985. v. 20. p. 578-578.

52.
CALBO, A.G.; MENEZES SOBRINHO, J.A. ; MALUF, W.R. ; CORDEIRO, C.M.T. ; CHARCHAR, J.M. . Efeito do brometo de metila e da temperatura de armazenamento na desvitalização e escurecimento do alho cultivar Centenário. In: XXIX Congresso Anual da Sociedade Americana de Ciências Hortícolas Região Tropical, 1981, Campinas. Anais. Campinas: Sociedade Americana de Ciências Hortícolas Região Tropical, 1981.

53.
CALBO, A.G.; MARTINS, E.S. ; HORINO, Y. . O efeito da temperatura na maturação e respiração do tomate cultivar Yokota. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980, Brasília. Anais. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1980. v. 1.

54.
MARTINS, E.S. ; CALBO, A.G. ; HORINO, Y. . Efeito da temperatura sobre a conservação do pimentão cultivar Agronômico 10G. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980, Brasília. Anais do XX Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1980.

55.
MARTINS, E.S. ; CALBO, A.G. ; HORINO, Y. . Conservação do pimentão cultivar Agronômico 10G armazenado em baixa pressão. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980, Brasília. Anais. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1980.

56.
CALBO, A.G.; COUTO, F.D. . Nescessidade de frio para o florescimento e produção de sementes de hortaliça. In: I Encontro Técnico sobre Frigoconservação, 1980, Brasília. Anais. Brasília: Ministério da Agricultura, 1980. v. 1. p. 76-87.

57.
CALBO, A.G.; CALBO, M.E.R. ; MARTINS, E.S. ; VIEIRA, J.V. . Temperatura e fotoperíodo nescessário à floração da cenoura cv Tropical, sem utilização de vernalização. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980. Anais do XX Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal.

58.
CALBO, A.G.; MARTINS, E.S. ; HORINO, Y. . Comportamento fisiológico do tomate 'Yokota` armazenado em baixa pressão. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980, Brasília. Anais. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1980.

59.
CALBO, A.G.; HORINO, Y. ; CALBO, M.E.R. ; MARTINS, E.S. . Comportamento fisiológico do tomate cultivar Yokota em baixo nível de O2 e em alto nível de CO2. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980, Brasília. Anais do XX Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1980.

60.
CALBO, A.G.; HORINO, Y. ; CALBO, M.E.R. ; MARTINS, E.S. . Ação do etileno e do ethrel sobre o desenvolvimento do climatério e o amadurecimento do tomate cultivar Yokota. In: XX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1980, Brasílias. Anais do XX Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1980.

61.
CALBO, A.G.; SOUZA, A.F. . Correlação entre produção de cultivares de batata doce (Ipomea batatas) e fotossíntese. In: XIX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1979, Florianópolis. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Olericultura. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1979.

62.
CALBO, A.G.; CORDEIRO, C.M.T. ; GUALBERTO, A.G. . Efeito do acondicionamento sobre o comportamento fisiológico de duas cultivares de cebola (Allium cepa L.) no Vale do São Francisco. In: XIX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1979, Florianópolis. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Olericultura. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1979.

63.
CALBO, A.G.; TORRES, A.C. . Ação do frio, benzilaminopurina e benomil sobre a senescência do brócolo Brassica oleracea L. var itálica. In: XIX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1979, Florianópolis. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Olericultura. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1979.

Apresentações de Trabalho
1.
CALBO, A.G.; VAZ, C.M.P. ; PORTO, L. F. . Evaluation of a portable dihedral tensiometer designed to measure water tension in substrates. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CALBO, A.G.; VAZ, C.M.P. ; PORTO, L. E. . Measuring soil water tension with a stationary dihedral tensiometer: principles and applications. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. ; PESSOA, J.D.C. . Wiltmeter um sistema portátil para medir pressão de turgescência de folhas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CALBO, A.G.. Dihedral sensor to measure water tension and activity of soil and plant samples. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . Transportador de embalagens Embrapa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; FREITAS, V.M.T. de ; MATSUURA, F.C.A.U. . Evaluation of a box transporter system developed to be a harvest aid in some specific fruit and vegetable production areas of Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; FREITAS, V.M.T. de ; MATSUURA, F.C.A.U. . Evaluation of four pallet compatible boxes developed for mechanical protection, mixed loads and for the display of fruits and vegetables in Brazilian markets. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Paiva, A.S.de ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. ; CARNEIRO, M.C.M. ; ALBINO, A.L.S. . Mechanical injury size as a determinant of the tomato fruit respiration. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Paiva, A.S.de ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. ; CARNEIRO, M.C.M. ; ALBINO, A.L.S. . Effect of the mechanical injury size on tomato firmness. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CARMELO, L.G.P. ; BECARO, A.A. ; CALBO, A.G. ; FERREIRA, M.D. . A portable flowboard adaptation to stydy controlled atmosphere in frutis and vegetables. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BECARO, A.A. ; CARMELO, L.G.P. ; HUBINGER, S.Z. ; CALBO, A.G. ; FERREIRA, M.D. . Avaliação da hermeticidade de embalagens plásticas para estudos em atmosfera controlada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. . Índices de hidratação: propostas e avaliações iniciais em folhas de couve. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CALBO, A.G.; MAROUELLI, W.A. . Atmodripper System for Precision Plant Irrigation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CERQUEIRA, T.S. ; CUNHA JÚNIOR, L.C. ; CALBO, A.G. ; JACOMINO, Â.P. . Flowboard for postharvest gas misxtures applications to fruits and vegetables without waste of gas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CALBO, A.G.; Silva, H.R.da ; MAROUELLI, W.A. ; SILVA, W.L.C. . Manejo de Irrigação com sensores de cápsula porosa permeados por ar - Irrigas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CALBO, A.G.. Métodos e técnicas de estudo das relações água-planta-atmosfera. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CALBO, A.G.. Extração e medição de volumes gasosos intercelulares. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CALBO, A.G.. Injúria mecânica em produtos hortifrutícolas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CALBO, A.G.. Uma reanalise do crescimento das plantas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
CALBO, A.G.. Biotecnologia Aplicada à Olericultura. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CALBO, A.G.; SPRICIGO, P.C. ; FERREIRA, M.D. . Diluições em cilindros pressurizados para aplicações biológicas: CO2 e etileno. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2010 (Comunicado Técnico).

2.
MAROUELLI, W.A. ; CALBO, A.G. . Manejo de Irrigação em Hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2009 (Circular Técnica).

3.
CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. ; PESSOA, J.D.C. . Wiltmeter para a medida da firmeza das folhas. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2008 (Circular Técnica).

4.
HENZ, G.P. ; CALBO, A.G. ; Maldonade, I.R. . Manuseio pós-colheita de alface. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2008 (Circular Técnica).

5.
CALBO, A.G.; HENZ, G.P. . Métodos para medir a respiração de frutas e hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2007 (Comunicado técnico 47).

6.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. ; HENZ, G.P. . Respiração de frutas e hortaliças. Brasíla: Embrapa Hortaliças, 2007 (Comunicado Técnico).

7.
Liz, R.S. ; CALBO, A.G. ; CARRIJO, O.A. . Uso do sensor Irrigas para determinar a curva de retenção de água em substratos hortícolas. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2007 (Comunicado Técnico).

8.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. ; HENZ, G.P. . Métodos de amostragem da atmosfera interna de frutas e hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2007 (Comunicado Técnico).

9.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. ; HENZ, G.P. . Uso do porômetro de pós-colheita de frutas e hortaliças 2007 (Comunicado Técnic).

10.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. ; HENZ, G.P. . Uso do equipamento 'Facili' para medição da atmosfera interna de frutas e hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2007 (Comunicado Técnico).

11.
CALBO, A.G.; LUENGO, R.F.A. . Soluções simples para armazenar hortaliças nos pontos de venda. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2006 (Comunicado Técnico).

12.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . Embalagens para comercialização de Hortaliças e Frutas. Brasília: Ebrapa Hortaliças, 2006 (Circular Técnica).

13.
BERTUCCI NETO, V. ; PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. ; CRUVINEL, P. E. . Modelagem e automação de uma sonda termoelástica para medidas de parâmetros relativos a fisiologia vegetal. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2006 (Boletim de Pesquisa).

14.
CALBO, A.G.. Grades, monitoramento de água e estações de controle de irrigação com sensores Irrigas. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2006 (Comunicado Técnico).

15.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . Classificação de hortaliças e frutas. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2006 (Circular Técnica).

16.
CALBO, A.G.; LUENGO, R.F.A. ; HENZ, G.P. ; PESSOA, J.D.C. . Dimensionamento e avaliação de embalagens de diferentes materiais para hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005 (Boletim de Pesquisa).

17.
HENZ, G.P. ; CARDOSO, F.B. ; CALBO, A.G. . Crescimento de fungos na superfície de madeira de caixas do tipo ?K? usadas para hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2004 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

18.
CALBO, A.G.. Aproveite os sais e vitaminas hidrosolúveis das hortaliças economizando gás. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2000 (Url).

19.
CALBO, A.G.. Soluções simples aplicadas à conservação das hortaliças - Verdurão eficiente. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2000 (Url).

20.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . A Sonda Termoelástica para pesquisa em fisiologia vegetal. São Carlos: Embrapa CNPDIA, 2000 (Folheto).

21.
CALBO, A.G.. Facili: Uma adaptação eudimética para medir CO2 e O2 de microamostras de atmosferas modificadas e controladas. Brasília: Embrapa CNPH, 2000 (Url).

22.
CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Latices celulares moldadas por compressão. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2000 (Pesquisa em andamento número 29).

23.
CALBO, A.G.. Porômetro de fluxo viscoso e abertura estomática. Brasília: Embrapa-CNPH, 2000 (Url).

24.
CALBO, A.G.. Penetrômetro a gás para avaliação da firmeza de frutos. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2000 (Url).

25.
CALBO, A.G.. OS DENDRÔMETROS SERIAM FITOTENSIÔMETROS OU FITOTURGÔMETROS?. Lavras: Brazilian Journal of Plant Physiology, 2000 (Carta ao Editor).

26.
CALBO, A.G.. Abóbora e moranga. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

27.
CALBO, A.G.. Alface. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

28.
CALBO, A.G.. Alho. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

29.
CALBO, A.G.. Aspargo. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

30.
CALBO, A.G.. Batata. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

31.
CALBO, A.G.. Batata-doce. Brasília: Embrapa Hortaliça, 1999 (Url).

32.
CALBO, A.G.. Berinjela. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

33.
CALBO, A.G.. Brócolos. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

34.
CALBO, A.G.. Cebola. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

35.
CALBO, A.G.. Cenoura. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

36.
CALBO, A.G.. Chuchu. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

37.
CALBO, A.G.. Couve. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

38.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. . Couve-flor. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

39.
CALBO, A.G.. Ervilha. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

40.
CALBO, A.G.. Feijão-de-vagem. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

41.
CALBO, A.G.. Inhame. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

42.
CALBO, A.G.. Jiló. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

43.
CALBO, A.G.. Mandioca de mesa. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

44.
CALBO, A.G.. Mandioquinha-salsa. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

45.
CALBO, A.G.. Melão amarelo. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

46.
CALBO, A.G.. Milho verde. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

47.
CALBO, A.G.. Morango. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

48.
CALBO, A.G.. Pepino. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

49.
CALBO, A.G.. Rabanete. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

50.
CALBO, A.G.. Repolho. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

51.
CALBO, A.G.. Tomate. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Url).

52.
CALBO, A.G.. Editorial. Brasília: Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1999 (Editorial).

53.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; LANA, M.M. ; MORETTI, C. L. ; HENZ, G.P. . Classificação de Hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1999 (Documento).

54.
PESSOA, J.D.C. ; FREIRE, L. ; FERREIRA, V.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . Kit para automação laboratoria. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 1998 (Pesquisa em andamento).

55.
BERTUCCI NETO, V. ; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . Abordagem de sistemas de controle para desenvolvimento de instrumento de medida de pressão intracelular. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 1998 (Pesquisa em andamento).

56.
CALBO, A.G.. Fração de água infiltrada durante a lavação de segmentos de raízes de batata-doce e considerações sobre seus perigos. Brasília: Embrapa Hortaliças, 1997 (Pesquisa em andamento).

57.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Estendendo o modelo de Lockhart de crescimento vegetal levando em conta a sucção da parede celular. São Carlos: Embrapa - CNPDIA, 1996 (Boletim de Pesquisa).

58.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Reformulação das deduções de Lockhart levando em conta a turgescência e a sucção como fatores de crescimento. São Carlos: Embrapa CNPDIA, 1996 (Pesquisa em andamento).

59.
CALBO, A.G.. Editoria. São Carlos: Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1994 (Editorial).

60.
CALBO, A.G.. Editorial. São Carlos: Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1993 (Editorial).

61.
CALBO, A.G.. Editorial. São Carlos: Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1992 (Editorial).

62.
ISHII, G. ; CALBO, A.G. ; SILVA, J.L.O. . Effect of mechanical injury on ripeness and quality of mature green-tomatoes. Nivot: Annual Report of Department of Applied Physiology, 1990 (Relatório Anual).

63.
CALBO, A.G.. Influence of wasabi powder and l-ascorbic acid on browning of lettuce and cassava. Nivot / Japão: Annual Report of Department of Applied Physiology, 1990 (Relatório Anual).

64.
CALBO, A.G.. Effect of air temperature and plastic film bag packing on couve cv Manteiga, quality during storage. Nivot / Japão: Annual Report of Department of Applied Physiology, 1990 (Relatório Anual).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CALBO, A.G.. Preparo de fluxcentro para uso em atmosfera controlada. 2000.

2.
CALBO, A.G.. Membro do Conselho Técnico Interno. 1997.

3.
CALBO, A.G.. Membro do comitê local de seleção de candidatos para curso de pós-graduação. 1989.

4.
CALBO, A.G.. Membro do comitê de seleção local de candidatos a curso de pós-graduação. 1987.

Programas de computador sem registro
1.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; TORRES, A.C. . Arquivos de análise de crescimento de ajuste de funções não-lineares. 1989.

Produtos tecnológicos
1.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; MAROUELLI, W.A. ; FERREIRA, M.D. . Sistema para medir pressão de turgescência celular e para automatizar a irrigação. 2011.

2.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. . Carriola com plataforma regulável. 2010.

3.
CALBO, A.G.. Sensor diédrico para avaliar tensão, potencial e atividade de líquidos. 2010.

4.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments. 2010.

5.
CALBO, A.G.; FERREIRA, M.D. . ATMÔMETRO DE PÓS-COLHEITA: SENSOR DE MONITORAMENTO COM LEITURA PROPORCIONAL À TRANSPIRAÇÃO DAS FRUTAS E HORTALIÇAS ARMAZENADAS. 2010.

6.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and sof organs flat face segments. 2009.

7.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; FREITAS, V.M.T. de ; MATSUURA, F.C.A.U. . Grupo de caixas Embrapa. 2009.

8.
CALBO, A.G.. Sistema de gotejamento para irrigação e arejamento com vazão ajustada por fluxo de ar. 2008.

9.
CALBO, A.G.. Gas irrigation control system based on soil moisture determination through porous capsules. 2007.

10.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios. 2007.

11.
BERTUCCI NETO, V. ; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; CALBO, A.G. . Modelo validado de sonda de pressão para medida de relações de água em plantas. 2005.

12.
CALBO, A.G.. Gas irrigation control system based on soil moisture determination through porous capsules. 2004.

13.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; LASSO, P.R.O. ; CRUVINEL, P. E. . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecìveis utilizando o mesmo. 2004.

14.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Dispositivo de irrigação com escoamento á prova de sucção de ar e instrumento sinalizador do momento da irrigação. 2003.

15.
CALBO, A.G.. Aplanador de pedestal para medir a firmeza dependente da turgescência em hortaliças. 2001.

16.
CALBO, A.G.. Atmômetro de Pós-Colheita. 2001.

17.
CALBO, A.G.. Gas irrigation control system base on soil moisture determination trhough porous capsules. 2001.

18.
CALBO, A.G.. Porômetro de pós-colheita para observar transpiração e calcular resistência difusiva. 2001.

19.
CALBO, A.G.. Areômetro de solo, um aparelho para medir umidade do solo. 2000.

20.
CALBO, A.G.. Determinação do momento da irrigação com o emprego de cápsulas porosas. 2000.

21.
CALBO, A.G.. Penetrômetro a gás para avaliação da firmeza de frutos. 2000.

22.
CALBO, A.G.. Porômetro de fluxo viscoso e abertura estomática. 2000.

23.
CALBO, A.G.. Bóia para o controle de irrigação. 2000.

24.
CALBO, A.G.. Sistema de controle gasoso de irrigação baseado nadeterminação da umidade do solo por meio de capsulas pororsas. 2000.

25.
PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais. 1999.

26.
CALBO, A.G.. Faccili um aparelho para medir CO2 e O2 em micro-amostras. 1997.

27.
CALBO, A.G.. Aparato para esticar e quebrar capilares. 1997.

28.
CALBO, A.G.. Microsonda convencional para medir turgescência celular. 1997.

29.
CALBO, A.G.; NERY, A.A. . Aplanador para medição de firmeza de frutas e hortaliças. 1995.

30.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . Sacola de colheita. 1992.

31.
SILVA, J.L.O. ; CALBO, A.G. . An apparatus to study compression stress in fruits and vegetables. 1992.

32.
CALBO, A.G.. Turgômetro. 1991.

33.
CALBO, A.G.. Adaptação de um fluxcentro para estudos de trocas gasosas. 1989.

34.
CALBO, A.G.; SANTOS, F.F. . Sistema para remover o ar e mantê-lo fora de embalagens plásticas PI 8803444.. 1988.

35.
CALBO, A.G.. Sistema de armazenamento de produtos alimentíceos. PI 8702880. 1987.

Processos ou técnicas
1.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; LASSO, P.R.O. . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo. 2002.

2.
NERY, A.A. ; CALBO, A.G. . Adapting constant-volume manometry for studying gas exchange by bulky plant organs. 1994.

3.
CALBO, A.G.; PEREIRA, A.S. ; HORINO, Y. . Selante para controle do amadurecimento do tomate. 1988.

Trabalhos técnicos
1.
CALBO, A.G.. Introdução à fisiologia do desenvolvimento vegetal. 2000.

2.
CALBO, A.G.. Prioridade de pesquisa em fisiologia pós-colheita. 1991.

3.
CALBO, A.G.. Membro de Banca Examinadora do Concurso Público realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças. 1989.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, W.L.C. ; CALBO, A.G. . Canal Rural Notícias. 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
CALBO, A.G.. Vitrine tecnológica da Embrapa / Irrigas. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CALBO, A.G.. NBR Noite. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Tecnologia. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CALBO, A.G.. Métodos de anále em pós-colheita / na disciplina de pós-graduação LCB 5732 - Fisiologia pós-colheita. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CALBO, A.G.. Fisiologia pós-colheita em hortaliças. 2011. .

3.
CALBO, A.G.; MAROUELLI, W.A. ; GOUVÊA, S.P. . Sistema de gotejamento a gás para irrigação de plantas. 2009. (Folheto).

4.
LUENGO, R.F.A. ; CALBO, A.G. ; FREITAS, V.M.T. de ; MATSUURA, F.C.A.U. . Grupo de caixas Embrapa: embalagem para transporte de alimentos. 2009. (Folheto).

5.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, V.C. . Wiltmeter: instrumento utilizado para medir a pressão das folhas. 2009. (Folheto).

6.
CALBO, A.G.; LUENGO, R.F.A. ; HENZ, G.P. ; PESSOA, J.D.C. ; MORETTI, C. L. ; GOMES, J.B. ; SILVA, J.C.R. . Dimensionamento e avaliação de embalagens de diferentes materiais para hortaliças. 2005. (Relatório de pesquisa).

7.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Manejo de irrigação de fruteiras e hortaliças com o uso de cápsulas porosas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CALBO, A.G.; FRANCO, A.C. ; PRADO, C.H.B.A. ; MORETTI, C. L. ; PESSOA, J.D.C. ; RABELLO, L.M. ; ANGELOCCI, L.R. ; ASSIS, O.B.G. ; SILVA, W.L.C. ; GOMES, J.B. ; SILVA, J.C.R. ; CRUVINEL, P. E. . Sondas de Pressão para o Estudo de Relações Hídricas de Plantas sob Estresses - Métodos Complementares e Aplicações. 2003. (Relatório de pesquisa).

9.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; FERREIRA, C.N. ; CARVALHO, A.M. . Irrigas: sensor para Irrigação. 2003. (Folheto).

10.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; FERREIRA, C.N. ; CARVALHO, A.M. . Irrigas: irrigation sensor. 2003. (Folheto).

11.
CALBO, A.G.; MORETTI, C. L. ; LANA, M.M. ; SILVA, W.L.C. ; CARRIJO, O.A. ; PESSOA, J.D.C. ; GOMES, J.B. . Hidratação em hortaliças: medida, perdas associadas e alternativas de controle. 2001. (Relatório de pesquisa).

12.
CALBO, A.G.. Mini-Curso - Atmosfera interna e trocas gasosas de plantas - Procedimentos Alternativos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
CALBO, A.G.. Pratica de pós-colheita. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v11 n1. 1999. (Editoração/Periódico).

15.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v11 n2. 1999. (Editoração/Periódico).

16.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v11 n3. 1999. (Editoração/Periódico).

17.
CALBO, A.G.. Aula prática: Pós-colheita de hortaliças. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v10 n1. 1998. (Editoração/Periódico).

19.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v10 n2. 1998. (Editoração/Periódico).

20.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v10 n3. 1998. (Editoração/Periódico).

21.
CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; MORAES, J.A.P.V. ; CRUVINEL, P. E. ; MORETTI, C. L. . Desenvolvimento de equipamentos e teorias para a avaliação biomecânica de células em plantas sob déficit hídrico e suas aplicações em substratos porosos. 1998. (Relatório de pesquisa).

22.
CALBO, A.G.. Prática de fisiologia de pós-colheita. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v9 n3. 1997. (Editoração/Periódico).

24.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v9 n1. 1997. (Editoração/Periódico).

25.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v9 n2. 1997. (Editoração/Periódico).

26.
CALBO, A.G.. Desenvolvimentos conceituais e a cinética dos estresses de compressão e impacto em hortaliças. 1997. (Relatório de pesquisa).

27.
CALBO, A.G.. Aula prática sobre pós-colheita. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v8 n1. 1996. (Editoração/Periódico).

29.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v8 n2. 1996. (Editoração/Periódico).

30.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v8 n3. 1996. (Editoração/Periódico).

31.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v7 n1. 1995. (Editoração/Periódico).

32.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v7 n2. 1995. (Editoração/Periódico).

33.
CALBO, A.G.. Estudos sobre a natureza e a estabilidade dos volumes gasosos intercelulares. 1995. (Relatório de pesquisa).

34.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v6 n1. 1994. (Editoração/Periódico).

35.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Veggetal v6 n2. 1994. (Editoração/Periódico).

36.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v5 n1. 1993. (Editoração/Periódico).

37.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v5 n2. 1993. (Editoração/Periódico).

38.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v4 n1. 1992. (Editoração/Periódico).

39.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v4 n2. 1992. (Editoração/Periódico).

40.
CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. ; OLIVEIRA, C.A. . Controle de irrigações com base no potencial de parede das células vegetais. 1992. (Relatório de pesquisa).

41.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v3 n1. 1991. (Editoração/Periódico).

42.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v3n2. 1991. (Editoração/Periódico).

43.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v2 n1. 1990. (Editoração/Periódico).

44.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v2n2. 1990. (Editoração/Periódico).

45.
CALBO, A.G.. Etileno. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

46.
CALBO, A.G.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal v1 n2. 1989. (Editoração/Periódico).

47.
CALBO, A.G.. Fisiologia de pós-colheita.. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CALBO, A.G.. Sistema de armazenamento de produtos alimentíceos. PI 8702880. 1987, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: B65B 55/00, título: "Sistema de armazenamento de produtos alimentíceos. PI 8702880" . Depósito: 05/06/1987; Concessão: 30/04/1991. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

2.
 CALBO, A.G.; SANTOS, F.F. . Sistema para remover o ar e mantê-lo fora de embalagens plásticas PI 8803444.. 1988, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 8803444, título: "Sistema para remover o ar e mantê-lo fora de embalagens plásticas PI 8803444." . Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

3.
 PESSOA, J.D.C. ; CALBO, A.G. . Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais. 1999, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI9906212-7, título: "Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais" . Depósito: 15/12/1999Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

4.
 CALBO, A.G.. Determinação do momento da irrigação com o emprego de cápsulas porosas. 2000, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0004264-1 B1, título: "Determinação do momento da irrigação com o emprego de cápsulas porosas" . Depósito: 30/08/2000; Concessão: 02/06/2009. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

5.
 CALBO, A.G.. Bóia para o controle de irrigação. 2000, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: 001139, título: "Bóia para o controle de irrigação" . Depósito: 04/09/2000Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

6.
 CALBO, A.G.. Sistema de controle gasoso de irrigação baseado nadeterminação da umidade do solo por meio de capsulas pororsas. 2000, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR PI 0004264-1, título: "Sistema de controle gasoso de irrigação baseado nadeterminação da umidade do solo por meio de capsulas pororsas" . Depósito: 30/08/2000Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

7.
 CALBO, A.G.. Atmômetro de Pós-Colheita. 2000, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU80031250, título: "Atmômetro de Pós-Colheita" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 29/11/2000; Concessão: 10/01/2012. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa, CNPq.

8.
 CALBO, A.G.. Porômetro de pós-colheita para observar transpiração e calcular resistência difusiva. 2001, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI01044753, título: "Porômetro de pós-colheita para observar transpiração e calcular resistência difusiva" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/08/2001; Concessão: 23/06/2015. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

9.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; CRUVINEL, P. E. ; LASSO, P.R.O. . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo. 2002, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0202734-8, título: "Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo" . Depósito: 11/07/2002Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

10.
 CALBO, A.G.; SILVA, W.L.C. . Dispositivo de irrigação com escoamento á prova de sucção de ar e instrumento sinalizador do momento da irrigação. 2003, Brasil.
Patente: Outro. Número do registro: C10004264-1, título: "Dispositivo de irrigação com escoamento á prova de sucção de ar e instrumento sinalizador do momento da irrigação" . Depósito: 26/04/2003Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

11.
 CALBO, A.G.. Gas irrigation control system based on soil moisture determination through porous capsules. 2004, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: EP 1 183 944 B1, título: "Gas irrigation control system based on soil moisture determination through porous capsules" . Depósito: 10/08/2001; Concessão: 25/04/2007. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

12.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; LASSO, P.R.O. ; CRUVINEL, P. E. . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecìveis utilizando o mesmo. 2004, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR0202734, título: "Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecìveis utilizando o mesmo" . Depósito: 11/07/2002Instituição(ões) financiadora(s): Embrpa.

13.
 CALBO, A.G.. Gas irrigation control system based on soil moisture determination through porous capsules. 2007, Brasil.
Patente: Patente no Exterior. Número do registro: EP1183944B1, título: "Gas irrigation control system based on soil moisture determination through porous capsules" . Depósito: 10/08/2001; Concessão: 25/04/2007. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

14.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios. 2007, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0705830-6 A2, título: "Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios" . Depósito: 16/07/2007Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

15.
 CALBO, A.G.. Sistema de gotejamento para irrigação e arejamento com vazão ajustada por fluxo de ar. 2008, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI08033226, título: "Sistema de gotejamento para irrigação e arejamento com vazão ajustada por fluxo de ar" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 11/09/2008; Concessão: 05/09/2017. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

16.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and sof organs flat face segments. 2009, Brasil.
Patente: Patente no Exterior. Número do registro: WO2009/009850A1, título: "Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and sof organs flat face segments" . Depósito: 16/07/2007; Pedido do Exame: 16/07/2008. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

17.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments. 2010, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US 20100311100A1, título: "Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 09/12/2010Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

18.
 CALBO, A.G.; LUENGO, R.F.A. . CARRIOLA COM PLATAFORMA REGULÁVEL. 2010, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU9002093, título: "CARRIOLA COM PLATAFORMA REGULÁVEL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 20/08/2010; Concessão: 03/10/2017.

19.
 CALBO, A.G.. Sensor diédrico para avaliar tensão, potencial e atividade de líquidos. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI10000607, título: "Sensor diédrico para avaliar tensão, potencial e atividade de líquidos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 04/01/2011; Concessão: 03/10/2017. Instituição(ões) financiadora(s): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

20.
 CALBO, A.G.. DIHEDRAL SENSOR FOR DETERMINING TENSION, POTENTIAL AND ACTIVITY OF LIQUIDS. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: AU2011203425, título: "DIHEDRAL SENSOR FOR DETERMINING TENSION, POTENTIAL AND ACTIVITY OF LIQUIDS" , Instituição de registro: AU - Australia. Depósito: 23/10/2012

21.
 CALBO, A.G.; VAZ, C.M.P. ; MAROUELLI, W.A. ; PORTO, L. F. . Sensor de tensão de água, sistema para caracterização e medições contínuas de água no solo, sistema de indicação de tensão crítica no solo e haste de irrigação.. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130097721, título: "Sensor de tensão de água, sistema para caracterização e medições contínuas de água no solo, sistema de indicação de tensão crítica no solo e haste de irrigação." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 22/04/2013Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa e Tecnicer.

22.
 CALBO, A.G.; MAROUELLI, W.A. ; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, M.D. . Dispositivo de medição de pressão e controle de vazão. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI00058, título: "Dispositivo de medição de pressão e controle de vazão" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 27/12/2013; Concessão: 22/08/2017.

23.
 CALBO, A.G.. Dihedral sensor for evaluating tension, potential and activity of liquids. 2013, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US2013145829, título: "Dihedral sensor for evaluating tension, potential and activity of liquids" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 13/06/2013; Concessão: 07/03/2017.

24.
 CALBO, A.G.. Dihedral sensor for determining tension, potential and activity of liquids. 2015, China.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: CN102905515, título: "Dihedral sensor for determining tension, potential and activity of liquids" , Instituição de registro: CN - China. Depósito: 30/09/2015; Concessão: 30/09/2015.

25.
 CALBO, A.G.. DEVICE FOR MEASURING PRESSURE AND CONTROLLING A FLOW. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: CN104270938, título: "DEVICE FOR MEASURING PRESSURE AND CONTROLLING A FLOW" , Instituição de registro: CN - China. Depósito: 07/01/2015; Concessão: 14/09/2016.

26.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, M.D. ; MAROUELLI, W.A. ; MARCONCINE, J. M. . Device for measuring pressure and controlling flow. 2015, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 0059866, título: "Device for measuring pressure and controlling flow" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 05/03/2015; Concessão: 12/09/2017.

27.
 CALBO, A.G.; PUSINHOL, C.C. ; MARCONCINE, J. M. ; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, M.D. ; MAROUELLI, W.A. ; POZZANI, E.R. . DISPOSITIVOS SENSORES DE PRESSÃO DE TURGESCÊNCIA CELULAR DE PLANTAS E SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE IRRIGAÇÃO. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201702055, título: "DISPOSITIVOS SENSORES DE PRESSÃO DE TURGESCÊNCIA CELULAR DE PLANTAS E SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE IRRIGAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 26/09/2017Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.


Desenho industrial
1.
 CALBO, A.G.. Gas irrigation control system base on soil moisture determination trhough porous capsules. 2001, Alemanha.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: US 6,705,542, data de registro: 30/08/2001, título: "Gas irrigation control system base on soil moisture determination trhough porous capsules" . Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.


Marca registrada
1.
 CALBO, A.G.. Irrigas. 2001, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 823888231, título: "Irrigas" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Wiltmeter. 2010, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 829665706, título: "Wiltmeter" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
 CALBO, A.G.. Igstat. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 830382356, título: "Igstat" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CALBO, M.E.R.; MACHADO, C.M.M.; CALBO, A.G.. Participação em banca de Paulo Santelli. Fisiolgoia pós-colheita de frutos das palmeiras Syagrus oleracea (Mart.) Becc. e Mauritia vinifera Mart. 2005. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade de Brasília.

2.
CALBO, A.G.; CALDAS, L.S.; PEREIRA, W.. Participação em banca de Adriana Vargas Pereira. Deformações em frutos de tomateiro sob compressão. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade de Brasília.

3.
Haridasan, M.; CALBO, A.G.. Participação em banca de Dora Maria Villela. Resposta do estrato rasteiro de um cerrado a irrigação e calagem. 1990. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
CAPPELLI, N. L.; CALBO, A.G.; BRANQUINHO, O. C.; FERRAZ, A. C. O.; UMEZU, C. K.. Participação em banca de Eduardo Fernandes Nunes. Sensores sem fio para gerenciamento de qualidade pós-colheita de tomate cereja. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FRUETT, F.; ROESLER, H.; CALBO, A.G.; TATSCH, P J; MANERA, L T. Participação em banca de Yull Hellordt Henao Roa. Instrumentos dedicados à analise de impacto aplicados à agricultura e ao esporte. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
JACOMINO, Â.P.; BENEDETTI, B.C.; KLUGE, R.A.; LIMA, G. P. P.; CALBO, A.G.. Participação em banca de Thales Sandoval Cerqueira. Fisiologia, bioquímica e conservação de bananas e goiabas sob altas concentrações de O2 combinadas com CO2 e N2O. 2012 - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

4.
CALBO, A.G.; MOURÃO FILHO, F.A.A.; JACOMINO, Â.P.; KLUGE, R.A.; MORETTI, C. L.. Participação em banca de Rita de Fátima Alves Luengo. Dimensionamento de embalagens para comercialização de hortaliças e frutas no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo.

5.
CALBO, A.G.; Haridasan, M.. Participação em banca de Christopher William Fagg. Inflência da fertilidade de solo e níveis de sombreamento no desenvolvimento inicial de espécies nativas de Acácia e sua distribuição no Cerrado. 2001. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

6.
CALDAS, L.S.; CALBO, A.G.. Participação em banca de Mirian Therezinha Souza Eira. Estudos biofísicos de tolerância à desidratação e baixa temperatura em sementes de Coffea spp. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

7.
MORAES, J.A.P.V.; PEREZ, S.C.J.A.; PRADO, C.H.B.A.; CALBO, A.G.; COLNAGO, L.A.. Participação em banca de José Dalton Cruz Pessoa. Instrumentações para estudo das relações água-planta. 1999. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
MALUF, W.R.; MENDES, A.N.G.; FERREIRA, D.F.; LEAL, N.R.; CALBO, A.G.. Participação em banca de Maria Luiza de Araujo. Inteirações intra-loco e inter-locos alcobaça, crimson e high pigment sobre características de qualidade e de produção de frutos do tomateiro. 1997. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FRANCO, A.C.; BUSTAMANTE, M.M.C.; CALBO, A.G.. Professor Assistente. 1995. Universidade de Brasília.

2.
CALDAS, L.S.; CALBO, A.G.. Professor Adjunto. 1988. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Blue-green light photoreceptors in guard cells. 2011. (Congresso).

2.
XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Wiltmeter um sistema portátil para medir pressão de turgescência de folhas. 2011. (Congresso).

3.
Workshop de Gestão da Ética na Embrpa. 2010. (Oficina).

4.
XI Encontro dos Integrantes da Rede de Ética do Poder Executivo Federal. 2010. (Seminário).

5.
IIX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Índices de hidratação: propostas e avaliações iniciais em folhas de couve. 2009. (Congresso).

6.
Red de Riegos del programa CYTED.MANEJO DE IRRIGAÇÃO COM SENSORES DE CÁPSULA POROSA PERMEADOS POR AR ? IRRIGAS®. 2008. (Simpósio).

7.
VII Encontro Nacional de Águas Urbanas.Novas questões nas águas periurbanas. 2007. (Encontro).

8.
Workshop sobre produtividade da água.Irrigas - Irrigation control system: description and performance assessment. 2005. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALBO, A.G.. Membro da comissão organizadora do II Simpósio Nacional de Cultura de Tecidos Vegetais. 1987. (Congresso).

2.
CALBO, A.G.. Membro da comissão organizadora do I Simpósio Nacional de Cultura de Tecidos Vegetais. 1985. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Santelli. Fisiologia pós-colheita das palmeiras Syagrus olerace (Mart.) Becc. e Maurítia vinifera Marte (co -orientador). 2005. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Adonai Gimenez Calbo.

2.
Adriana Vargas Pereira. Deformações em frutos de tomateiro sob compressão. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adonai Gimenez Calbo.

Tese de doutorado
1.
José Dalton Cruz Pessoa. Instrumentações para estudo das relações água-planta. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, . Coorientador: Adonai Gimenez Calbo.



Inovação



Patente
1.
 CALBO, A.G.. Atmômetro de Pós-Colheita. 2000, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU80031250, título: "Atmômetro de Pós-Colheita" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 29/11/2000; Concessão: 10/01/2012. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa, CNPq.

2.
 CALBO, A.G.. Porômetro de pós-colheita para observar transpiração e calcular resistência difusiva. 2001, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI01044753, título: "Porômetro de pós-colheita para observar transpiração e calcular resistência difusiva" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/08/2001; Concessão: 23/06/2015. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

3.
 CALBO, A.G.. Sistema de gotejamento para irrigação e arejamento com vazão ajustada por fluxo de ar. 2008, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI08033226, título: "Sistema de gotejamento para irrigação e arejamento com vazão ajustada por fluxo de ar" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 11/09/2008; Concessão: 05/09/2017. Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

4.
 CALBO, A.G.. Sensor diédrico para avaliar tensão, potencial e atividade de líquidos. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI10000607, título: "Sensor diédrico para avaliar tensão, potencial e atividade de líquidos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 04/01/2011; Concessão: 03/10/2017. Instituição(ões) financiadora(s): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

5.
 CALBO, A.G.; VAZ, C.M.P. ; MAROUELLI, W.A. ; PORTO, L. F. . Sensor de tensão de água, sistema para caracterização e medições contínuas de água no solo, sistema de indicação de tensão crítica no solo e haste de irrigação.. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130097721, título: "Sensor de tensão de água, sistema para caracterização e medições contínuas de água no solo, sistema de indicação de tensão crítica no solo e haste de irrigação." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 22/04/2013Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa e Tecnicer.

6.
 CALBO, A.G.; MAROUELLI, W.A. ; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, M.D. . Dispositivo de medição de pressão e controle de vazão. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI00058, título: "Dispositivo de medição de pressão e controle de vazão" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 27/12/2013; Concessão: 22/08/2017.

7.
 CALBO, A.G.. Dihedral sensor for determining tension, potential and activity of liquids. 2015, China.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: CN102905515, título: "Dihedral sensor for determining tension, potential and activity of liquids" , Instituição de registro: CN - China. Depósito: 30/09/2015; Concessão: 30/09/2015.

8.
 CALBO, A.G.. DIHEDRAL SENSOR FOR DETERMINING TENSION, POTENTIAL AND ACTIVITY OF LIQUIDS. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: AU2011203425, título: "DIHEDRAL SENSOR FOR DETERMINING TENSION, POTENTIAL AND ACTIVITY OF LIQUIDS" , Instituição de registro: AU - Australia. Depósito: 23/10/2012

9.
 CALBO, A.G.; PUSINHOL, C.C. ; MARCONCINE, J. M. ; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, M.D. ; MAROUELLI, W.A. ; POZZANI, E.R. . DISPOSITIVOS SENSORES DE PRESSÃO DE TURGESCÊNCIA CELULAR DE PLANTAS E SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE IRRIGAÇÃO. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201702055, título: "DISPOSITIVOS SENSORES DE PRESSÃO DE TURGESCÊNCIA CELULAR DE PLANTAS E SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE IRRIGAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 26/09/2017Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

10.
 CALBO, A.G.. Dihedral sensor for evaluating tension, potential and activity of liquids. 2013, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US2013145829, título: "Dihedral sensor for evaluating tension, potential and activity of liquids" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 13/06/2013; Concessão: 07/03/2017.

11.
 CALBO, A.G.. DEVICE FOR MEASURING PRESSURE AND CONTROLLING A FLOW. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: CN104270938, título: "DEVICE FOR MEASURING PRESSURE AND CONTROLLING A FLOW" , Instituição de registro: CN - China. Depósito: 07/01/2015; Concessão: 14/09/2016.

12.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. ; FERREIRA, M.D. ; MAROUELLI, W.A. ; MARCONCINE, J. M. . Device for measuring pressure and controlling flow. 2015, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 0059866, título: "Device for measuring pressure and controlling flow" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 05/03/2015; Concessão: 12/09/2017.


Marca registrada
1.
 CALBO, A.G.; PESSOA, J.D.C. . Wiltmeter. 2010, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 829665706, título: "Wiltmeter" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
 CALBO, A.G.. Irrigas. 2001, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 823888231, título: "Irrigas" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
 CALBO, A.G.. Igstat. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 830382356, título: "Igstat" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 21:56:20