Dante Augusto Galeffi
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2133155712300731
- Última atualização do currículo em 23/12/2018
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA) É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética, (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n * Vale do Canela
Canela
40110-100 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32837287
Fax: (71) 32837200
URL da Homepage: http://www.faced.ufba.br/~pgedu
Formação acadêmica/titulação
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Uma compreensão poemático pedagógica para o fazer-aprender filosofia na escola média, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Miguel Angel García Bordas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia da Educação; ensino médio; semiótica; Linguagem; metodologia; Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Hermenêutica do Restauro- Uma leitura heideggeriana como restauração da questão esquecida: o restauro como cura",Ano de Obtenção: 1994.
Orientador:

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Hermenêutica; fenomenologia; Filosofia do Restauro; crítica do restauro; ontologia fundamental; filosofia transcendental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Teoria História e Crítica do Restauro.
Setores de atividade: Outros Setores; Educação.
Università degli Studi Roma Tre, UNIROMA, Itália.
Título: Il Convento del Desterro di Bahia.
Orientador: Gaetano Miarelli.
Bolsista do(a): Ministero Della Publica Istruzione, MPI, Itália.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Atuação Profissional
Práticas Sócio-Educativas e Diversidade Cultural na pedagogia das diferenças
Práticas sócio-educativas e diversidade cultural: bases didáticas e organizativas
EDCB05 - Natureza da Criatividade
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
EDC251 - Dimensão Estética da Educação
FCHB56 - Tutoria II
FCHB57 - Totoria III
fchc67 - mONOGRAFIA fINAL - lICENCIATURA
Membro do Conselho de Ética da Faculdade de Educação.
EDCA18-Didática e Práxis Pedagogica em Filosofia II
Representante do Departamento II no Colegiado de Filosofia.
Membro do Conselho Editorial da Revista Noesis.
Membro do conselho editorial da Revista ÁGERE.
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Metodologia de Análise de Processos Cognitivos - EDCA86
EDC251 - Dimensão Estética da Educação
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
Natureza da Criatividade
EDCA17- Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia I
EDC - Natureza da Criatividade
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
EDCA86- Metodologia de Análise dos Processos Cognitivos
EDCA - Natureza da Criatividade
EDCA17- Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia I
EDCA18 - Didática e Práxis pedagógica em Filosofia II
EDCA17 - Didática e Práxis pedagógica em Filosofia I
EDC Natureza da Criatividade
EDCA86 - Metodologia de Análise dos Processos Cognitivos
EDCB11 - Pesquisa Orientada
Relaçõpes Internacionais - Educação Global
Coordenador de Programa.
EDCA18 - Metodologia e Práxis Pedagógica em Filosofia II
EDCB86 - Metodologia de Análise de Processos Cognitivos
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia
EDCA18 - Did[ática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
EDCA86 - Metodologia de Análise dos Processos Cognitivos
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
Coordenador de Programa.
EDC720 - Epistemologia do Educar
EDCA18 - Didática e práxis pedagógica em Filosofia II
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filsioofia II
EDCA14 - Seminário de Tese
EDCA86 - Metodologia de Análise dos Processos Cognitivos
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
EDCA14 - Seminário de Tese
EDCA85 - Epistemologia e Construção do Conhecimento
EDC - Trabalho Individual Orientado
EDCA86 - Metodologia de Análise dos Processos Cognitivos
EDCB09 - Sociedade, Cultura, Estética e Conhecimento
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
Vice-Chefe do Departamento de Educação II.
EDCA18 - Didática e Práxis Pedagógica em Filosofia II
EDCA85 - Epistemologia e Construção do Conhecimento
EDC-A00- Metodologia de Análise de Processos Cognitivos
EDC-A00-Educação no Mundo
EDC-171-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC-172-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC172- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC-A85-Epistemologia e Construção do Conhecimento
EDC-A96-Lógica e Linguagem na Geração e Difusão do Conhecimento
Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender.
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia
EDC172 - Metodologoia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC29A - Epistemologia do Educar
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC596- Filosofia e Educação
I Encontro de Educação Transdisciplinar da UFBA.
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino II
EDC720 - Epistemologia do Educar
EDC7 - Educação no Mundo
EDC840 - Metodologia da Pesquisa Científica
EDC872 - Monografia
EDC876 - Educação Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano
EDC877 - Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender
EDC878 - Fundamentos Pedagógicos da Educação Transdisciplinar
EDC879 - Processos Pedagógicos da Vivência da Arte de Aprender
EDC880 - Seminário Transdisciplinar
Vice-coordendor do Curso de Especialização "Educação Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano: A Arte de Aprender.".
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC595 - Filosofia e Educação
EDC171-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC720-Epistemologia do Educar - Transdisciplinaridade
Professor permanente do Mestrado em Filosofia.
Membro do Colegiado do PPGE.
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC595 - Filosofia e Educação
Curso de Extensão: Aprendizagem Significativa e Transposição Didática.
EDC515 - Trabalho Individual Orientado
Coordenador da Seleção 2005 do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-Mestrado e Doutorado-.
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC595- Filosofia e Educação
EDC720- TEE - Epistemologia do Educar - Seminários Avançados Transdisciplinares: A Razão Poética
2º Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste - Filosofra e Educar: perspecticas polilógicas e transdisciplinares.
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC596 - Filosofia e Educação
Representante no Colegiado dos Cursos de Psicologia.
EDC171 - Metodologia e Prática de ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC595 - Filosofia e Educação
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC- Projeto de Tese
Coordenador da Comissão de Seleção 2003, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).
Relatório de Pesquisa Bolsa PRODOC - Regimes epistemológicos nas pesquisas em Educação:sentidos, contextos, validades e possibilidades.
EDC171-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC596 - Filosofia e Educação
Coordenador do Curso de Especialização em Educação Estética, Semiótica e Cultura.
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC720 - T.E.E. Epistemologia do Educar
EDC169-Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia I
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC586 - Seminário de Pesquisa em Educação
EDC170-Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia II
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coordenador da Comissão de Seleção 2001, do PPGE (Mestrado e Doutorado).
EDC720 - T.E.E. Epistemologia do Educar
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
Trabalho individual Orientado
EDC169-Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia I
Crítica das Teorias Estéticas e Semióticas Contemporâneas I e II
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172-Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC 586 - Seminário de Pesquisa em Educação
EDC 171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC 172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC169-Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia I
EDC170-Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia II
Parecer sobre a solicitação da Prof.a Antonieta Maria Rizzo Araújo para integrar o "programa Especial de Participação dos Professores Aposentados nas atividades de Pesquisa e de Ensino de Pós-Graduação - PROPAP.
Membro da Comissão de Proposta de Outorgação do Título de "Notório Saber" ao Prof. Luiz Felippe Perret Serpa.
Membro da Comissão designada para elaborar Parecer sobre o Estágio Probatório da Professora Maria Inez da Silva de Souza Carvalho.
MED 566 - Didática Especial
EDC 708 - T.E.E - Semiótica, Hermenêutica e Filosofia da Linguagem
EDC 515 - Trabalho Individual Orientado
EDC 171 -Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC 172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
Presidente da Comissão de Avaliação Docente do pedido de Progressão Funcional de Roberto Sanches Rabello.
Presidente da Comissão de Avaliação Docente do Pedido de Progressão Funcional de Gustavo Roque de Almeida.
EDC171- Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC 172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC 169 - Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia I
EDC 170 - Metodologia e Prática de Ensino de Psicologia II
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
EDC172 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia II
EDC171 - Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia I
História da Arte III
Orientação Monográfica
Trabalho Monográfico
Metodologia Científica
Estética
Filosofia da Linguagem I
Filosofia da Linguagem II
Hermenêutica Filosófica
Metafísica
Pesquisa em Filosofia I
Pesquisa em Filosofia II
Seminário em Filosofia i
Seminário em Filosofia II
Monografia I
Monografia II
História da Arte I
Filosofia da Percepção
Vice-diretor.
Chefe de Departamento.
Curso de Extensão - Estética e Crítica de Arte.
Estética
Metodologia Científica
Linhas de pesquisa
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação / Especialidade: Formação de Professor.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: Ensino de filosofia; aprendizado filosófico; Atitude Filosófica; Metodologia de aprendizado filosófico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Transdisciplinaridade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Transdisciplinar.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: fenomenologia; Hermenêutica; Epistemologia do educar; Educação transdisciplinar; Filosofia do Educar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Transdisciplinar.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: Educação transdisciplinar; Epistemologia do educar; Filosofia do Educar; fenomenologia; Hermenêutica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Palavras-chave: Construção do Conhecimento; Cognição; linguagens; informação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Leitura.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: Filosofia da Educação; práxis pedagógica; Linguagem; formação de educador.
Projetos de pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (10) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Maria Inês Corrêa Marques - Integrante / Joaquim Viana Neto - Integrante / Ugo Saba - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (12) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Maria Inês Corrêa Marques - Integrante / Wilson Nascimento Santos - Integrante / Eduardo Chagas Oliveira - Integrante / Núbia Moura Ribeiro - Integrante / Alfredo Eurico Rodrigues Matta - Integrante / Joaquim Viana Neto - Integrante / Suely Messeder - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Javier Collado Ruano - Integrante.
Número de orientações: 1
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Roberto Leon Inacio Ponczek - Integrante / Wilson Nascimento Santos - Integrante / Américo Sommerman - Integrante / Luiz Roberto Szabo - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Américo Sommerman - Integrante / Javier Collado Ruano - Integrante / Ana Maria Casnati Guberna - Integrante / Adriana Pinheiro - Integrante / Luciana dos Santos da Cruz - Integrante / Alexandre Rebouças - Integrante / Raimundo Nonato - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 7
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Juliano Souza Matos - Integrante / Geraldo Reminão dos Reis - Integrante / Virgínia Lages Mota - Integrante / Maria Virgínia machado Dazzani - Integrante / Ane Carine Meurer - Integrante / Cleverson Suzart Silva - Integrante / Maurício Mogilka - Integrante / Tereza Cristina de Oliveira - Integrante / Kleber Lopes de Oliveira - Integrante / Rose Helena Reyes Guimarães Ferreira - Integrante / Maria Luiza do Patrocínio Cavalcante - Integrante / Roberto Leon Inacio Ponczek - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia - Outra.
Número de produções C, T & A: 54 / Número de orientações: 12
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Miguel Angel García Bordas - Integrante / Luiz Felippe Perret Serpa - Integrante / Cleverson Suzart - Integrante / Ana Carolina Reis - Integrante / Juliano Matos - Integrante / Virginia Dazzani - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Projetos de extensão
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Kleber Lopes de Oliveira - Integrante / Ivana Libertadoira - Integrante / Eduardo David de Oliveira - Integrante / Wilson Nascimento Santos - Integrante / Eduardo Chagas Oliveira - Integrante / Lisiane Weber de Oliveira - Integrante / Rita Célia Magalhães Torreão - Integrante / Sofia Souza - Integrante / Márcia Cordeiro - Integrante / Ivan Maia de Mello - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 11
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Márcia Cordeiro - Integrante / Bianca Daebs - Integrante.
Projetos de ensino
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Márcia Cordeiro - Integrante / Bianca Daebs - Integrante.
Temáticas: Projetos de curso, Aprendizagem por projetos, Avaliação, Ensino e aprendizagem.
Ações Inovadoras: Especialização, Ensino Médio(2o grau).
Cooperações: Instituição de Ensino.
Projetos de desenvolvimento
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (9) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Ivana Libertadoira - Integrante / Ivone Maia de Mello - Integrante.
Número de produções C, T & A: 45 / Número de orientações: 10
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Noemi Salgado Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 2
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 35
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (38) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Dante Augusto Galeffi - Coordenador / Noemi Salgado Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
Membro de corpo editorial
Áreas de atuação
Idiomas
Prêmios e títulos
Produções





Bancas
Eventos
Orientações

















Educação e Popularização de C & T



Outras informações relevantes
O conjunto de trabalhos e atividades reunidos no currículo Lattes delineia os principais campos e focos de minha pesquisa continuada. Há, entretanto, o mais importante e que não está ao alcance dos medidores de produção intelectual vigentes. O mais importante não é publicar em periódicos de circulação internacional e nacional A ou B. Muito mais importante do que o quantitativismo predominante é promover a qualificação/reconhecimento da totalidade-mundo em que cada um está incluído. Não há para este âmbito de reconhecimento nenhuma possibilidade de comparação hierárquica a partir da qual se fará a distribuição dos insumos e dos investimentos. O equívoco se revela na incapacidade de lidar com a temporalidade existencial do humano em sua diversidade natural (biológica, cosmológica, psicológica, sociológica). Qualquer critério comparativo a partir do qual são estabelecidas relações hierárquicas atende ao primado da exclusão e da desigualdade social. A constatação da desigualdade, entretanto, não pode ser o fundamento para se justificar passivamente o estado de coisas, considerando como natural aquilo que é causado pela ação humana, ação histórica. A desigualdade, sendo o dado que demarca as posições hierárquicas e as relações de poder instituídas, não pode ser o argumento para o estabelecimento de critérios de qualificação do que é a produção intelectual propriamente dita. Apenas por um artifício mercadológico se podem estabelecer diferenças hierárquicas entre, por exemplo, produtores de maçãs. Isto só faz sentido em uma organização econômica que atua no plano dialético do senhor-escravo. Em uma compreensão mais avançada e ampliada do humano não dá para estabelecer hierarquizações desse tipo, pois está em jogo outra complexidade e outra emergência. Muito mais do que distribuir hierarquicamente os bens disponíveis é preciso investir nas possibilidades do porvir.