Irene Cristina de Mexia Heitor de Medeiros Portela

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  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Doutora (2017) em CIÊNCIA POLÍTICA, pelo PPGCP do ICHF da UFF. Mestre (1992) em ANTROPOLOGIA SOCIAL, pelo PPGAS do Museu Nacional da UFRJ. Por vários anos, foi professora universitária. Trabalha na Coordenação de Educação em Ciências do MAST/MCTIC. Casada com Eoin, mãe de Joaquim e Valentina. Emails para contato: eoinandirene@gmail.com / irenecristina@mast.br. Telefones para contato: (55 21) 98743-4446 / (55 21) 2527-4446. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irene Cristina de Mexia Heitor de Medeiros Portela
Nome em citações bibliográficas
PORTELA, Irene

Endereço


Endereço Profissional
Museu de Astronomia e Ciências Afins, Coordenação de Educação em Ciências.
Rua General Bruce 586
São Cristóvão
20921-030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35145242
Ramal: 5242
Fax: (21) 35145234


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Doutorado em Ciência Política.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A pretexto da Irlanda: (des)mundos, guerras, sujeitos, vozinhas, democracias, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Claudio de Farias Augusto.
Palavras-chave: Irlanda; Guerra civil; História política; Sociedade; aspecto histórico; Democracia; aporias da democracia.
Grande área: Ciências Humanas
1995 interrompida
Doutorado interrompido em 1999 em Ciência Política.
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.
Título: A Pretexto da Irlanda: história(s), democracia(s) e sujeitos nacionais,
Orientador: Renato de Andrade Lessa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 1999
Palavras-chave: apropriação da história e democracia; guerra civil e condições de democracia; modelos de configuração de sujeitos.
Grande área: Ciências Humanas
1981 - 1992
Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Dos Brasileiros, da Civilização e de África: Um Estudo Antropológico da Identidade Nacional Portuguesa na Segunda Metade do Século XIX,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Luiz Fernando Dias Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: construção social de trajetórias; literatura e desenhos de nacional; modelos de configuração de sujeitos; construções de identidade nacional.
Grande área: Ciências Humanas
1977 - 1980
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Atuação Profissional



Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Especializado V (Classe A), Carga horária: 40
Outras informações
Vinculada à Coordenação de Educação em Ciências.


Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0
Outras informações
Disciplinas ministradas: Ciências Sociais; Antropologia I; Ciências Humanas III: Antropologia; Relações Internacionais Contemporâneas; Nacionalismo e Democracia; Projeto Monográfico II

Atividades

03/2001 - 03/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia I; Nacionalismo e Democracia; Ciências Humans III: Antropologia; Relações Internacionais Contemporâneas; Projeto Monográfico II: Orientação Monográfica

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Junto com o Prof. Renato Lessa e Marcelo Maciel, formulou e ofereceu a disciplina "Hume, Durkheim, Weber: uma trilogia possível?"


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas (para curso de Direito): Ciência Política; Indrodução aos Métodos e Técnicas Científicos


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor por contrato administrativo
Outras informações
Professora contratada pelo Departamento de Ciências Sociais do IFCH. Deu aulas para os cursos de Ciências Sociais, História, Filosofia e Geografia. Disciplinas ministradas: Antropologia(s) Cultural(ais) III, IV e V; Teoria Antropológica II; Antropologia de Marcel Mauss; Sociologia IV (Émile Durkheim).


Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1995
Vínculo: FTI/CNPq - Bolsista RHAE, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Nesse contexto: - foi responsável pelo projeto "Ouro" (no âmbito do qual redigiu: "Cenário e tendências da mineração brasileira de ouro: uma abordagem das ciências sociais"; "Particulariedades do ouro e transformações recentes do setor mineral"; "Grandes grupos, pequenas empresas e garimpo: características e especificidade do ouro na mineração brasileira"; "Casos de mineradoras de ouro no país: CVRD"; "Mineração formal e informal de ouro no Brasil"); - foi membro da Comissão Editorial da Série Estudos e Documentos; - participou na elaboração do projeto "Avaliação do impacto ambiental na atmosfera causado por emissões de mercúrio da atividade garimpeira" - que tinha como objeto de estudo os garimpos de ouro de Alta Floresta; - foi coordenadora da área de Ciências Sociais do projeto Poconé (MT), programa Desenvolvimento de Tecnologia Ambiental, por cuja formulação e obtenção de recursos, inclusive junto ao Congresso Nacional, foi um dos principais responsáveis; (essencialmente ciências sociais aplicadas; visou conhecimento das práticas e relações de trabalho dos garimpos de ouro de Poconé, sobretudo no que se relacionam com a temática ambiental, bem como dos efeitos potenciais da inserção de novos processos e equipamentos de produção); - por diversos períodos de 1989 e 1990 realizou trabalho de campo em Poconé; participou de várias reuniões públicas e com órgãos oficiais sobre o projeto como um todo; em 1991, acompanhou missão alemã à área; - responsável pelos relatórios da área de ciências sociais e, junto com Marcello Veiga, pelo relatório consolidado do projeto; - elaborou projeto de continuidade de linhas de trabalho em Poconé com o NERU (Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos) da UFMT; - integrou missão do CETEM à Alemanha para discussão de itens de acordo de cooperação bilateral relacionados com garimpo e meio ambiente. (Em diversos períodos de 1988 e 1989 trabalhara como prestadora de serviços técnicos).



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Visita Escolar Programada, Encontro de Assessoria ao Professor e formação de mediadores - revisita e atualizações numa atividade central da Coordenação de Educação em Ciências do MAST
Descrição: A Visita Escolar Programada - VEP, que envolve o Encontro de Assessoria ao Professor EAP, pode ser encarada como eixo central da relação museu-escola estabelecida no MAST há mais de 15 anos. O objetivo central do projeto é revisitar e refletir sobre a proposta como um todo, para, a partir daí, dinamizar práticas existentes e implementar novas, no tocante a espaços de educação não formal. Os tópicos aflorados de modo mais evidente são: formação de professores (visa-se contribuir para repensar papéis atribuídos a professores e estudantes, bem como a 'ciência' e 'saberes'); potencial pedagógico de espaços museais; possíveis correlações entre visitas a museus (particularmente de ciência e de história da ciência, como o MAST) numa perspectiva 'aberta' e estímulo a uma perspectiva indagadora nos espaços escolares; vantagem de se trabalhar a partir de 'gosto', 'prazer estético', 'respeito', 'motivação intrínseca' para a 'aceitação' de conteúdos 'científicos' (então percebidos como formas coerentes e provisórias de explicação de mundo); potencial pedagógico da aplicação desse tipo de perspectiva em termos de educação cidadã. Um tema correlato, mas fundamental, do projeto é a capacitação de mediadores. Para além de sua inserção na perspectiva mais geral, cabe envolvê-los no desenvolvimento da reformulação ou desenho de trilhas educativas, do material que servirá de base para a mediação, das questões motivadoras, bem como na reflexão sobre os potenciais diversos que as trilhas oferecem de realização de visitas únicas com cada grupo escolar. Por fim, o projeto envolve o desenho de atividades e oficinas a serem trabalhadas tanto junto com os professores, nos EAPs, como as turmas, nas visitas escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Voz de crianças na ciência
Descrição: O objetivo central é "ouvir vozes" de crianças e jovens no tocante ao aprendizado de ciência e aos conceitos científicos que lhes são apresentados, tanto em espaços escolares como de educação não formal, trabalhando com público de escolas de zonas desprivilegiadas e de classe média. A exposição permanente do MAST é um catalizador importante. Há ênfase no 5o ano do Ensino Fundamental por o programa escolar de ciências para esse ano se deter em aspectos astronômicos e de formação da terra. É também dada atenção à leitura que fazem de história da ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Análise comparada entre os objetivos da nova exposição de longa duração do MAST e sua recepção por diferentees públicos
Descrição: Analisar os objetivos dos idealizadores da exposição do MAST inaugurada em dezembro de 2011 e confrontá-los com sua apreensão por parte dos diferentes públicos (espontâneo, de visita estimular e escolar, aqui distinguindo de ensino fundamental e médio)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1994
Cenário e tendências da mineração brasileira de ouro
Descrição: Avaliação dos diferentes atores presentes na mineração brasileira de ouro, com destaque para as grandes empresas e para o garimpo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1989 - 1994
Projeto Poconé-Desenvolvimento de Tecnologia Ambiental
Descrição: Tratou-se de um grande projeto - por cuja obtenção de recursos, inclusive junto ao Congresso Nacional, foi uma das principais responsáveis - de avaliação da atividade garimpeira de ouro sob diversas óticas e com ênfase na dimensão ambiental. Na parte de ciências sociais, de que foi coordenadora, o objetivo era mapear os diferentes atores e as relações de trabalho nos garimpos de ouro de Poconé, correlacionando com a temática ambiental, e avaliar efeitos potenciais de inserção de novos processos e equipamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORTELA, Irene2017PORTELA, Irene. Lugares de territorializações: reflexões a partir de uma construção museal. Anuario de Arqueología, v. 1, p. 234-255, 2017.

2.
PORTELA, Irene2014PORTELA, Irene. Urdiduras... de olhares, saberes, lugares, falas, possibilidades, sujeitos: reflexões a partir de uma exposição. Museologia e Patrimônio, v. 7, p. 249-279, 2014.

3.
PORTELA, Irene2003PORTELA, Irene. Atemporalities and liberations, apart from those 'in the middle of the night': Kiberd's post-colonialism, Irish cultural nationalism, and O'Faolain's way Kiberd's post-colonialismo. Anglo-Saxónica. Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, v. 19, p. 207-222, 2003.

4.
O'NEILL, Eoin2000O'NEILL, Eoin ; PORTELA, Irene . Prince of Ulster or Arch-Traitor? The self fashioning of Hugh O'Neill. ABEI Journal (São Paulo), v. 2, p. 87-96, 2000.

5.
BARBOSA, Lívia N. H.1987BARBOSA, Lívia N. H. ; PORTELA, Irene . O colonizador do Brasil: imagens de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos de História do Brasil. Forum educacional, v. 11, p. 13-32, 1987.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERNANDES, Francisco R. C. ; PORTELA, Irene . Recursos minerais da Amazônia: alguns dados sobre situação e perspectivas. 1a. ed. Rio de Janeiro, 1991. v. 01. 44p .

2.
PORTELA, Irene. Repercussões ambientais em garimpo estável de ouro - um estudo de caso. 2a. ed. Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 1991. v. 01. 37p .

Capítulos de livros publicados
1.
PORTELA, Irene. Investimentos e trabalho no garimpo. In: Lins, Fernando F.. (Org.). Aspectos diversos da garimpagem de ouro. 1aed.Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 1992, v. 01, p. 89-97.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. ; RIBEIRO, A. ; AMORIM, A. ; RODRIGUES, I. ; MENDES HENZE, I. ; PORTELA, Irene . Encontro com professores no MAST: novas ações e desafios. In: 15o Congreso de la RedPOP 2017: conexiones, nuevas maneras de popularizar la ciencia, 2018, La Plata. 15o Congreso de la RedPOP 2017: conexiones, nuevas maneras de popularizar la ciencia - Libro de memorias. La Plata: Universidad Nacional de la Plata, 2018. v. 1. p. 858-863.

2.
PORTELA, Irene. Sujeitos de conhecimentos: lugar atribuído a crianças e jovens em projeto entre museu e escolas do seu entorno. In: XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2016, Montevideo. XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el Sur, Montevideo, Uruguay. Actas.... Montevideo: Udelar, 2016. v. 1. p. 1-12.

3.
PORTELA, Irene. Desenhos de migrantes: trajetórias de migração e configurações do nacional português. In: XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2016, Montevideo. XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el Sur, Montevideo, Uruguay. Actas..., 2016. v. 1. p. 1-18.

4.
PORTELA, Irene. Obrigações migratórias. In: XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2016, Montevideo. XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el Sur, Montevideo, Uruguay. Actas.... Montevideo: Udelar, 2015. v. 1. p. 1-16.

5.
PORTELA, Irene. Lugares de territorializações: reflexões a partir de uma construção museal. In: XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2016, Montevideo. XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el Sur, Montevideo, Uruguay. Actas.... Montevideo: Udelar, 2015. v. 1. p. 1-19.

6.
PORTELA, Irene. Presenças de outros e construções de si: diálogos com uma exposição. In: XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2016, Montevideo. XI REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el Sur, Montevideo, Uruguay. Actas.... Montevideo: Udelar, 2015. v. 1. p. 1-18.

7.
PORTELA, Irene; MENDES HENZE, Isabel A. . Envolvidos no conhecer: professores, alunos de escolas do entorno e mediadores nas atividades de popularização científica oferecidas pelo MAST (PON-P-RM11). In: Congreso RedPop 2015: arte, tecnología y ciencia - nuevas maneras de conocer, 2015, Medellín. Libro de Memorias del Congreso RedPop2015: arte, tecnología y ciencia - nuevas maneras de conocer, 14, 2015. Medellín: Colciencias, 2015. p. 1462-1470.

8.
PORTELA, Irene; O'NEILL, Eoin . Teoria política, na crítica como na crise: possibilidades para pensar. In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Curitiba. Anais do V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014. v. 1.

9.
PORTELA, Irene. Espelhos de migrantes: trajetórias de migração e configurações do nacional português. In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Curitiba. Anais do V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014. v. 5.

10.
PORTELA, Irene. Tessituras de memórias de Brasil: a propósito da montagem de uma exposição. In: IV EICS - Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças, 2014, Pelotas. Anais do IV EICS - Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014. p. 1-18.

11.
PORTELA, Irene. Visões e territórios: uma leitura da nova exposição de longa duração do MAST. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011.

12.
PORTELA, Irene. Environmental repercussions at a steady gold garimpo: a case study. In: First International Symposium on Environmental Studies on Tropical Rain Forests, 1992, Manaus. Annals of the First International Symposium on Environmental Studies on Tropical Rain Forests. Rio de Janeiro: Biosfera, 1990.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTELA, Irene. Cine Ciência: a propósito de Kirikou 2 - os animais selvagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PORTELA, Irene. Ciência e Artes: diálogos para uma formação integrada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PORTELA, Irene. A ciência é para todos?: uma reflexão sobre popularização científica para além do coro dos contentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, A. ; SOUZA, A. ; AMORIM, A. ; PORTELA, Irene ; MENDES HENZE, Isabel A. . Encontros de Assessoria ao Professor: a perspectiva da educação cidadã na relação museu-escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, A. ; RIBEIRO, A. ; AMORIM, A. ; RODRIGUES, I. ; PORTELA, Irene ; MENDES HENZE, Isabel A. . Encontro com professores no MAST: novas ações e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PORTELA, Irene. Vídeo-debate - Território do Brincar: Diversidade na formação do mediador ou Crianças e mediadores, sujeitos de si. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MENDES HENZE, Isabel A. ; AMORIM, A. ; RIBEIRO, A. ; RODRIGUES, I. ; PORTELA, I. ; MIRANDA, A. ; PORTELA, Irene . Pôster: Relação museu-escola: aspectos recentes da experiência no MAST. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PORTELA, Irene; MENDES HENZE, Isabel A. . Envolvidos no conhecer: professores, alunos de escolas do entorno e mediadores nas atividades de popularização científica oferecidas pelo MAST. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PORTELA, Irene. Lugares de territorializações: reflexões a partir de uma construção museal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PORTELA, Irene. Sujeitos de conhecimentos: lugar atribuído a crianças e jovens em projeto entre museu e escolas do seu entorno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PORTELA, Irene. Desenhos de migrantes: trajetórias de migração e configurações do nacional português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PORTELA, Irene. Obrigações migratórias: desenhos de migrantes e configurações do nacional português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PORTELA, Irene. Presenças de otros e construções de si: diálogos com uma exposição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PORTELA, Irene; O'NEILL, Eoin . Teoria política, na crítica como na crise: possibilidades para pensar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PORTELA, Irene. Espelhos de migrantes: trajetórias de migração e configurações do nacional português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PORTELA, Irene. Criações, de incertezas: desenvolvimentos da democracia irlandesa no início do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PORTELA, Irene. Tessituras de memórias de Brasil: a propósito da montagem de uma exposição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PORTELA, Irene. Visões e territórios: uma leitura da nova exposição de longa duração do MAST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PORTELA, Irene. Brasil e a economia internacional contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PORTELA, Irene. O nacionalismo na Irlanda. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PORTELA, Irene. Atemporalities and liberations, apart from those 'in the middle of the night': Kyberd's post-colonialism, Irish cultural nationalism, and O'Faoláin's 'way'. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PORTELA, Irene. Unidade, autoria e sujeito nacional: reflexões a partir de Montesquieu, Rousseau e Burke. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PORTELA, Irene. Some considerations on unity and political science in the thought of Montesquieu, Rousseau, and Burke. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PORTELA, Irene. Das 'ciências naturais' aos outros múltiplos da antropologia: reflexões sobre caminhos comuns com os da psicologia médica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
PORTELA, Irene. Production of gold / consumption of mercury: main aspects and conditions for inducing changes in mercury consumption of Brazilian gold garimpos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PORTELA, Irene. Condições de vida e trabalho no garimpo: uma visão crítica. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PORTELA, Irene. Repercussões ambientais em garimpo estável de ouro - um estudo de caso. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PORTELA, Irene. Un Brésil à travers des immages brésiliennes du Portugal. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PORTELA, Irene. O espelho do migrante: o 'brasileiro' na literatura portuguesa do século XIX. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PORTELA, Irene. O português do Brasil: um estudo de representações. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PORTELA, Irene. Migrantes portugueses no Brasil: o paradoxo do retorno. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PORTELA, Irene. Portugal - quem somos. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PORTELA, Irene. Cidades-empresa numa cadeia produtiva transnacional: dimensões sociais e ambientais da produção de alumínio em Porto Trombetas, Brasil, e Årdal, Noruega. Florianópolis: GT "Mundos do Trabalho" - ANPUH / PPGHIS - UFSC, 2014. (Tradução/Artigo).

2.
PORTELA, Irene. 'Sejamos brasileiros no dia da nossa nacionalidade': comemorações da Independência no Rio de Janeiro, 1840-1864. Rio de Janeiro: UFRJ/ 7Letras, 2007. (Tradução/Artigo).

3.
PORTELA, Irene. Condições de vida e trabalho no garimpo. Belém: Buntstift/FASE/Katalyse, 1993 (Volume com trabalhos e discussões de seminário).

4.
PORTELA, Irene. Migrantes Portugueses no Brasil: o paradoxo do retorno. Lisboa: Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas / Centro de Estudos, 1987 (Publicações avulsas).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VALENTE, M. E. A. ; PORTELA, Irene ; GESTEIRA, H. M. ; VERGARA, M. R. . Exposição 'Olhar o Céu, Medir a Terra'. 2011.

Trabalhos técnicos


Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, M. E. A. ; PORTELA, Irene ; VERGARA, M. R. ; GESTEIRA, H. M. ; LIMA, V. B. C. . Exposição. 2011. (Exposição).

2.
PORTELA, Irene; DAMARAL, M. T. ; FLORES, L. F. B. N. . Colóquio "A crise da ciência". 1989. (Congresso).

3.
PORTELA, Irene; DAMARAL, M. T. ; FLORES, L. F. B. N. . Colóquio "Transdisciplinaridade e política científica". 1988. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PORTELA, Irene; MENDES HENZE, Isabel A. . Envolvidos no conhecer: professores, alunos de escolas do entorno e mediadores nas atividades de popularização científica oferecidas pelo MAST. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, M. E. A. ; PORTELA, Irene ; VERGARA, M. R. ; GESTEIRA, H. M. ; LIMA, V. B. C. . Exposição. 2011. (Exposição).




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