Celso Antonio Mojola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4264212879213540
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de São Paulo (1983), graduação em Bacharelado em Composição pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003). Professor Titular da Faculdade Cantareira. Experiência em Artes (Música), atuando nas seguintes áreas: composição musical, estética, análise, orquestração. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celso Antonio Mojola
Nome em citações bibliográficas
MOJOLA, C.

Endereço


Endereço Profissional
Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, Escola Superior de Música.
Rua Marcos Arruda 729
Belém
03020-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 27905900
URL da Homepage: http://www.cantareira.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Escalas e séries: princípios de organização musical, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Carole Gubernikoff.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: composição; serialismo; pós-tonalidade..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1990 - 1994
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Sinfonia - possibilidades criativas da forma extensa na música contemporânea,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: José Antonio Rezende de Almeida Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: composição; sinfonia; desenvolvimento..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1980 - 1988
Graduação em Bacharelado em Composição.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em Licenciatura em Educação Artística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário Campo Limpo Paulista, UNIFACCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20


Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, AJMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6


Faculdade de Ciências da FITO, FAC-FITO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8


Faculdade de Música Carlos Gomes, FMCG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1995 - 4/2010
Ensino, Bacharealdo em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise
Composição
Metodologia da Pesquisa Científica
Orquestração
2/1995 - 4/2010
Ensino, Música, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise
Composição
Metodologia da Pesquisa Científica
2/1995 - 4/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Música Carlos Gomes, .

Cargo ou função
Chefe Geral de Departamentos.

Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

2/1989 - 2/1991
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música Contemrporânea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Bolsa Vitae de Artes, Fundação Vitae.
1998
Menção Honrosa no Concurso de Composição Camargo Guarnieri, Orquestra Sinfônica da USP.
1997
Finalista no Concurso Professor Nota 10, SEMESP.
1995
2º Prêmio no Concurso de Composição, Festival de Música de Londrina.
1992
2º Prêmio no Concurso de Composição, Sociedade de Intérpretes, Compositores e Musicólogos (RJ).
1990
2º Prêmio no Concurso de Composição, Associação Madrigal Psychopharmacon de São Paulo.
1989
2º Premio no Concurso de Composição, Conservatório de Música de Las Palmas, Espanha.
1989
2º Prêmio no Concurso Nacional de Composição, Universidade Federal de Minas Gerais.
1983
Menção Honrosa no Concurso de Composição, Museu Lasar Segall de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOJOLA, C.2009MOJOLA, C.. A música contemporânea e suas fronteiras. Thesis (São Paulo. Online), v. 11, p. 1, 2009.

2.
MOJOLA, C.2001MOJOLA, C.. Etiam Per Me Brasilia Magna. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), Rio de Janeiro, v. 3, p. 144-152, 2001.

3.
MOJOLA, C.2000MOJOLA, C.. A interpretação da música contemporânea. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), Rio de Janeiro, v. 2, p. 32-35, 2000.

4.
MOJOLA, C.1993MOJOLA, C.. The process of music education. Bulletin Of Crme, Estados Unidos, v. 119, p. 37-40, 1993.

5.
MOJOLA, C.1992MOJOLA, C.. O Coral Pascal de Almeida Prado. Música, São Paulo, v. 3, p. 184-94, 1992.

6.
MOJOLA, C.1990MOJOLA, C.. O processo composicional e a notação na música contemporânea. Opus, Porto Alegre, v. 2, p. 29-38, 1990.

7.
MOJOLA, C.1989MOJOLA, C.. Composition, interpretation, improvisation.. Canadian Music Educator, Canadá, v. 30, p. 95-99, 1989.

8.
MOJOLA, C.1989MOJOLA, C.. Some ideas about composition and musical traditions. Bulletin Of International Composers Workshop, Holanda, v. 8, p. 11-11, 1989.

Capítulos de livros publicados
1.
MOJOLA, C.. A formação do docente de música. In: Sonia Albano de Lima. (Org.). Educadortes musicais de São Paulo. São Paulo: Companhia Editora Naciona, 1998, v. , p. 48-53.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOJOLA, C.. Erik Satie, revolucionário da música. O Esatdo de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 564, p. 5 - 5, 01 jun. 1991.

2.
MOJOLA, C.. O jazz como espetáculo. O Esatado de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 552, p. 10 - 10, 09 mar. 1991.

3.
MOJOLA, C.. Encontros sob música. O Estado de São Paulo - Cultura, São Paulo, p. 4 - 5, 02 mar. 1991.

4.
MOJOLA, C.. Homenagem de Messaieen ao anjo do apocalipse. O Estado de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 544, p. 8 - 8, 12 jan. 1991.

5.
MOJOLA, C.. Curt Lange e a música americana. O Esatdo de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 540, p. 10 - 10, 15 dez. 1990.

6.
MOJOLA, C.. Edgard Varèse, pioneiro da música contemporânea. O Estado de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 537, p. 9 - 9, 24 nov. 1990.

7.
MOJOLA, C.. A música contemporânea mo Brasil. O Estado de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 531, p. 0 - 0, 06 out. 1990.

8.
MOJOLA, C.. Rock, nos passos da moda. O Esatdo de São Paulo - Cultura, São Paulo, , v. 502, p. 10 - 10, 10 mar. 1990.

9.
MOJOLA, C.. Quando vou escrever como Eduardo?. Informativo Carlos Gomes, São Paulo, , v. 7, p. 9 - 9.

10.
MOJOLA, C.. Quatro (ou cinco) personalidades da música brasileira no século XX. Informativo Carlos Gomes, São Paulo, p. 8 - 8.

11.
MOJOLA, C.. Relações entre música e sociedade: os que se recusam a morrer. Informativo Carlos Gomes, São Paulo, p. 5 - 5.

12.
MOJOLA, C.. A educação musical, a música contemporânea e uma experiência na América Latina. Informativo Carlos Gomes, São Paulo, p. 5 - 5.

13.
MOJOLA, C.. A formação do educador musical. Informativo Carlos Gomes, São Paulo, p. 7 - 7.

14.
MOJOLA, C.. O bacharealdo em música: uma visão policultural da arte na sociedade brasileira. Inofrmativo Carlos Gomes, São Paulo, p. 1 - 12.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOJOLA, C.. Considerações sobre a música contemporânea na América Latina. In: II Simpósio Latino-Americano de Musicologia, 1998, Curitiba. Anais do II Simpósio Latino-Americano de Musicologia, 1998. p. 225-230.

2.
MOJOLA, C.. Composição musical: técnicas introdutórias. In: IX Encontro Anual da ANPPOM, 1996, Rio de Janiero. Anais do IX Encontro Anual da ANPPOM, 1996. p. 141-143.

Apresentações de Trabalho
1.
MOJOLA, C.. Alegrias e vicissitudes do compositor contemporâneo brasileiro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOJOLA, C.. O bacharelado em música: uma visão policultural da arte na sociedade brasileira. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOJOLA, C.. Caminhos e descaminhos da música erudita no Brasil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOJOLA, C.. A composição como profissão. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOJOLA, C.. A música contemporânea brasileira. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOJOLA, C.. Composition, interpretation, improvisation: a proposal for integral study. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOJOLA, C.. Some ideas about composition and musical traditions. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MOJOLA, C.. Homenagens centenárias 2009 (Artigo publicado em site pessoal).

2.
MOJOLA, C.. Música para saxofone e piano 2008 (Artigo publicado em site pessoal).

3.
MOJOLA, C.. Tempos obscuros 2006 (Artigo publicado em site pessoal).

4.
MOJOLA, C.. Quando vou escrever como Eduardo? 2005 (Artigo publicado em site pessoal).

5.
MOJOLA, C.. A melodia do olhar - uma homenagem ao centenário do cinema 2005 (Artigo publicado em site pessoal).

6.
MOJOLA, C.. A gravação e a performance ao vivo 2004 (Artigo publicado em site pessoal).

7.
MOJOLA, C.. A interpretação da música contemporânea 2004 (Artigo publicado em site pessoal).

8.
MOJOLA, C.. Alegrias e vicissitudes do compositor brasileiro de música contemporânea 2004 (Artigo publicado em site pessoal).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOJOLA, C.. Tobias e seus convidados. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MOJOLA, C.. Sifonia cultura. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MOJOLA, C.. Memória digital. 1994. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MOJOLA, C.. Vitrine das artes. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MOJOLA, C.. Clássicos em revista. 1990. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MOJOLA, C.. Música contemporânea brasileira - a nova geração. 1989. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MOJOLA, C.. Ciclo das quintas. 1989. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
MOJOLA, C.. Ligue para um clássico. 1982. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOJOLA, C.. Música contemporânea. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOJOLA, C.. Composição musical. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MOJOLA, C.. Análise da música brasileira do século XX. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MOJOLA, C.. O processo de criação musical. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MOJOLA, C.. Estética da música do século XX. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOJOLA, C.. Música contemporânea. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOJOLA, C.. Música do século XX. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MOJOLA, C.. Homenagem a Villa-Lobos. 2010.

2.
MOJOLA, C.. Noneto. 2009.

3.
MOJOLA, C.. Moteto. 2007.

4.
MOJOLA, C.. Rondó. 2007.

5.
MOJOLA, C.. Austero e emocional. 2007.

6.
MOJOLA, C.. As quatro estações. 2006.

7.
MOJOLA, C.. Música para saxofone e piano. 2006.

8.
MOJOLA, C.. Serenata. 2006.

9.
MOJOLA, C.. As musas. 2005.

10.
MOJOLA, C.. Cenas infantis. 2005.

11.
MOJOLA, C.. Outubro, vinte anos depois. 2003.

12.
MOJOLA, C.. Duas Ruas. 2003.

13.
MOJOLA, C.. Os amores do poeta. 2002.

14.
MOJOLA, C.. Chacona. 2002.

15.
MOJOLA, C.. Norma Jean. 2001.

16.
MOJOLA, C.. Doze prelúdios. 2000.

17.
MOJOLA, C.. Etiam per me Brasilia magna. 2000.

18.
MOJOLA, C.. Folha d`album. 1999.

19.
MOJOLA, C.. Os oceanso. 1998.

20.
MOJOLA, C.. Rosebud. 1997.

21.
MOJOLA, C.. Das páginas de um diáriio. 1997.

22.
MOJOLA, C.. Holly does Hollywood. 1996.

23.
MOJOLA, C.. Música da indiferença. 1996.

24.
MOJOLA, C.. A melodia do olhar. 1996.

25.
MOJOLA, C.. Mr. Humphrey B.. 1995.

26.
MOJOLA, C.. Após uma leitura de Hamlet. 1995.

27.
MOJOLA, C.. Cesare, o sonâmbulo. 1995.

28.
MOJOLA, C.. Três movimentos. 1995.

29.
MOJOLA, C.. O trópico de capricórnio. 1994.

30.
MOJOLA, C.. Orefeu e os sortilégios. 1993.

31.
MOJOLA, C.. Sinfonia I. 1993.

32.
MOJOLA, C.. Sem título. 1991.

33.
MOJOLA, C.. Sai do sereno. 1990.

34.
MOJOLA, C.. Recitativo e Ária. 1990.

35.
MOJOLA, C.. Cinco intermezzos. 1990.

36.
MOJOLA, C.. Berceuse - para tempos pós modernos. 1989.

37.
MOJOLA, C.. Música para três jovens músicos. 1989.

38.
MOJOLA, C.. Canção sem palavras. 1989.

39.
MOJOLA, C.. Sinfonietta. 1989.

40.
MOJOLA, C.. Um pensamento sinfônico I. 1987.

41.
MOJOLA, C.. Variações/Música noturan. 1987.

42.
MOJOLA, C.. Três pequenas peças. 1985.

43.
MOJOLA, C.. Outubro. 1983.

44.
MOJOLA, C.. Dança diacromática. 1982.

45.
MOJOLA, C.. Ave Maria. 1982.

Demais trabalhos
1.
MOJOLA, C.; ALBINO, C. . Música para saxofone e piano. 2006 (Gravação de CD) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CONTIER, A. D.; AMBROGI, I. H.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Renato Alves de Oliveira. O projeto TIM de música e a educação não-formal. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
CONTIER, A. D.; AMBROGI, I. H.; MOJOLA, C.. Participação em banca de João Marcondes da Silva Neto. Fonograma: transformações histórico-culturais e tendências tecnológicas no mercado de música popular brasileira entre 1902 e 2007. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
LIMA, S. R. A.; MOLINA JUNIOR, S. J.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Césa Augusto Coelho Albino. A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérprete. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
CONTIER, A. D.; AMBROGI, I. H.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Ricardo Stefanelli. Aprendizagem cooperativa na educação musical popular. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
CONTIER, A. D.; FIAMENGHI JUNIOR, G.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Eduardo Henrique de Matos Lima. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto Som na Luz. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
CONTIER, A. D.; FIAMENGHI JUNIOR, G.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Maria Clarice Lima Rodrigues. A voz feminina na ópera romântica Aída de Giuseppe Verdi. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
BENTO, M.A.; OLIVEIRA, M.M.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Mário Checchetto neto. Jazz: suporte e improviso. A reinvenção da tradição oral na música ocidental.. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

Teses de doutorado
1.
SARDINHA, A. B.; MACHADO, A. R.; DUTRA, D. P.; BARBOSA, F. A.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Patrícia Bértoli Dutra. Linguagem da música popular anglo-americana de 1940 a 2009. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MOTTA, L. T.; SANTAELLA, L.; SALLES, P. T.; GAMA, R.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Liliana Bollos. Um exame da recepção da bossa nova pela crítica jornalística: renovação na música popular. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SARDINHA, A. B.; MACHADO, A. R.; DUTRA, D. P.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Patrícia Bértoli dutra. Dimensões de variação linguística na música popular anglo-americana. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MOTTA, L. T.; SANTAELLA, L.; MOJOLA, C.. Participação em banca de Liliana Bollos. A música no jornal:reflexões sobre a crítica brasileira a partir da visão universalista imposta pela Bossa Nova. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
JACCHIERI, H.; MOJOLA, C.. Processo seletivo de candidatos a professor de disciplinas teóricas. 2009. Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos.

Outras participações
1.
SALLES, P. T.; MOJOLA, C.. Comissão científica do Encontro de Compositores. 2005. Faculdade de Música Carlos Gomes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Estadual de Músicos de Bandas e Fanfarras.Compositor Residente. 2008. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lúcia Kurokawa. Os aspectos pedagógicos do Guia Prático para coro de Villa-Lobos. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

2.
Rodrigo Nascimento. O estilo de improvisação de Sonny Rollins. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

3.
Amadeu da Rosa Augusto. A ornamentação barroca no violão. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

4.
Tiago Tengan. A música dodecafônica de Arrigo Barnabé. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriel Mentzingen Santos. Breve estudo sobre os trabalhos de Elomar Figueira de Melo. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elizabete Aparecida Rezze Barthelson. A Suíte 1 para piano de Osvaldo Lacerda. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Interpretativas) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

2.
Ricardo Barbosa de Souza. O princípio da circularidade serial: a utilização do dodecafonismo em outros contextos harmônicos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

3.
Bruno Yukio Meireles Ishisaki. Simbioses: a conexão dos enunciados na forma livre. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

4.
Allan Christian Domingues Souza. As cores de Vênus: especulação hramônica e poética musical. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

5.
José Gilberto Pires Estebez. Pixinguinha e Edu Lobo: semelhanças e diferenças no processo composicional do gênenro choro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música Popular) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

6.
Nilo Ségio Sanchez. Suíte de prelúdios: ciclo pós-tonal para ensino de violão. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

7.
Pedro Nunes Viveiros Júnior. Da modinha à bossa nova: o surgimento dos gêneros da canção brasileira e suas transformações na mídia. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música Popular) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

8.
Dino Beghetto Júnior. Composição da obra "Quatro movimentos para sexteto" e análise sob a ótica das técnicas composicionais aplicadas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

9.
Luiz Ramos. A importância do movimento como manifestação social de improvisação, criatividade e espontaneidade. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

10.
Sérgio Luiz da Silva. Estudos para saxofones. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

11.
Nicholas Abdo. Concerto para piano e orquestra. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

12.
Marco Antonio Crispim Machado. Criação, metodologia e análise sob a ótica pós-serial: concerto duplo para oboé e viola. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Composição) - Faculdade de Música Carlos Gomes. Orientador: Celso Antonio Mojola.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro da Silva Lima. A contribuição do trompete de chaves para o desenvolvimento do repertório instrumental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

2.
Gizeli Moretti Melilo. O Opus 19 de Arnold Schoenberg segundo a visão de dois intérpretes: Glenn Gould e Claude Helffer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

3.
Diego Augusto do Amaral. Ernst Mahle:análise do concerto para trombone e orquestra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

4.
Tiago Pires da Silva. Aspectos estruturais da obra de Moacir Santos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

5.
Djalma Barbosa de Lima Filho. A superposição de harmonias no jazz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

6.
Daniel Duarte. Francisco Mignone: nacionalismo, neoclassicismo e sua obra para duo de violões. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

7.
José Luiz Martins de Souza. Keith Jarrett: the Koln Concert - sistematização do método utilizado para a criação da peça. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

8.
Abel Cruz Cardoso. Caraterísticas musicais que diferenciam o frevo tradicional do Maestro Duda do frevo moderno de Cacau Santos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

9.
Amarildo Coelho do Nascimento. A Pequena Suíte para trombeta e piano de Osvaldo Lacerda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

10.
Robson Silva Lima. A metodologia de ensino para trombone nas Igrejas Assembléia de Deus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.

Iniciação científica
1.
Dênis Porto. A evolução do trombone. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Celso Antonio Mojola.



Outras informações relevantes


Desde 2005 mantenho um site pessoal (www.celsomojola.mus.br) com informações permanentemente atualizadas, incluindo publicação de artigos, partituras e áudios. Integro, desde 2001, um duo instrumental (piano e sax) com o saxofonista César Albino, realizando recitais, palestras e workshops sobre temas relacionados à composição musical contemporânea. Em 2006 o Duo Mojola/Albino lançou o CD "Música para saxofone e piano". Leciono disciplinas de análise, composição e orquestração em meu escritório profissional para alunos particulares, com os quais venho desenvolvendo um Núcleo de Estudos de Composição.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 6:41:23