Franciele Bete Petry

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4256510457136696
  • Última atualização do currículo em 09/01/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com doutorado sanduíche CAPES-DAAD pela Johann Wolfgang Goethe Universität em Frankfurt am Main, Alemanha, e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Realizou Estágio Pós-Doutoral entre 2015 e 2016 na University College Dublin, Irlanda. É professora Adjunta do Departamento de Filosofia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia da UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Franciele Bete Petry
Nome em citações bibliográficas
PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação.
Campus Universitário Trindade
Trindade
88010-970 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37219336


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Goethe Universität Frankfurt am Main (Orientador: Rainer Forst).
Título: Além de uma crítica à razão instrumental, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Alessandro Pinzani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Filosofia como formação: seu ensino no pensamento de Theodor W. Adorno, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Indústria Cultural, subjetividade e formação danificadas na Dialética do Esclarecimento e nas Minima Moralia,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
2005 - 2007
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Sobre a possibilidade do cognitivismo moral nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Darlei Dall'agnol.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Letras - Alemão.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
2001 - 2004
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O Principialismo na Bioética.
Orientador: Darlei Dall'Agnol.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
School of Philosophy - University College Dublin, UCD, Irlanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2005 - 2006
Extensão universitária em Grupo de estudos em Filosofia do Direito. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2005
Extensão universitária em SAPE - Seminário de Aprofundamento de Pesquisas Ét. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Goethe Universität Frankfurt am Main, UNI-FRANKFURT, Alemanha.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estadia de pesquisa na J.W. Goethe Universität durante o período de 15.01.2014 a 28.02.2014 no âmbito de Programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração (CAPES-DAAD).

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Estadia para a realização de pesquisa de doutorado sanduíche.

Atividades

12/2008 - 06/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Institut für Sozialforschung, .


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2012 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Licenciatura em Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho para elaboração do projeto e implantação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
03/2011 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Licenciatura em Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Filosofia - UFFS.
02/2012 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Crítica Social
08/2011 - 12/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
08/2011 - 11/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Crítica Social
02/2011 - 07/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Crítica Social
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Crítica Social
03/2010 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Filosofia-Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.
09/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Licenciatura em Filosofia, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudos em Filosofia da Educação.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à prática científica
08/2010 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação

Deutscher Akademischer Austausch Dienst, DAAD, Alemanha.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria na Feira "EStudar na Alemanha 2008"


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq sob orientação do Professor Dr. Darlei Dall'Agnol.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsa de extensão, Enquadramento Funcional: Monitoria em Filosofia da Educação, Carga horária: 20

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Filosofia.
12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do PIBIC/CNPq e BIPI/UFSC.
09/2017 - Atual
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Filosofia.
09/2017 - Atual
Direção e administração, Curso de Graduação em Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Filosofia.
11/2017 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Corregedoria-Geral da UFSC, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Sindicância Investigativa Portaria n. 238/2017/CORG/GR, 03/11/2017.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Abi - Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação - Curso Graduação em Filosofia
08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Dissertação - Filosofia da Educação
08/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para a Seleção de Mestrado - PPGFIL UFSC - Ingresso 2018.
06/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de estudos de Teoria Crítica.
03/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudos sobre Gênero.
10/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Seleção de Bolsista de Pós-Doc na modalidade PNPD do PPGFIL.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Teorias da Educação no curso de Pedagogia.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Especial "Teoria crítica do presente: educação e sofrimento" no PPGE.
01/2017 - 07/2017
Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Estudos Especializados em Educação.
05/2016 - 05/2017
Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Estudos Especializados em Educação.
01/2017 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Bolsa Monitoria.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Dissertação - Linha de Pesquisa: Filosofia da Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação
04/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Departamento de Estudos Especializados em Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto.
04/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Seleção ao Curso de Doutorado em Educação - Turma 2017 - Edital n. 02/2016 e ao Curso de Mestrado em Educação - Turma 2016 Edital n. 01/2016.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
03/2016 - 07/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
03/2016 - 07/2016
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação e suas Dimensões Estéticas
04/2016 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Relações Internacionais - UFSC, .

Cargo ou função
Comissão de seleção dos candidatos ao Programa Escala de Estudiantes Grado da Asociación Grupo Montevideo (AUGM).
08/2014 - 12/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NADE - Os clássicos e a educação
03/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Departamento de Estudos Especializados em Educação, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudos em Arte.
09/2014 - 11/2014
Direção e administração, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Estudos Especializados em Educação no Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia.
03/2014 - 11/2014
Direção e administração, Centro de Desportos, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Estudos Especializados em Educação no Colegiado do Curso de Graduação em Educação Física.
10/2013 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso - Pedagogia.
07/2013 - 11/2014
Direção e administração, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Estudos Especializados em Educação na Câmara de Extensão do Centro de Ciências da Educação da UFSC.
11/2012 - 10/2014
Direção e administração, Colegiado do Curso de Graduação em Letras-Português - EAD, .

Cargo ou função
Membro de colegiado do Curso de Graduação em Letras - EAD.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação I
Teorias da Educação
03/2014 - 07/2014
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Pesquisa em Educação I
Teorias da Educação
03/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Departamento de Estudos Especializados em Educação, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudos em Arte.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação I
Teorias da Educação
09/2012 - 02/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação I
Teorias da Educação
08/2008 - 11/2008
Estágios , Departamento de Filosofia, .

Estágio realizado
Estágio de Docência. Disciplina ministrada: FIL 5612 - Ética II.
08/2005 - 04/2006
Estágios , Departamento de Filosofia, .

Estágio realizado
Estágio de docência. Disciplina ministrada: FIL 5306 - Filosofia da Linguagem..

School of Philosophy - University College Dublin, UCD, Irlanda.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES de Estágio Pós-Doutoral, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Internationale Studiengruppe zur Kritischen Theorie


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Bildung e Ensino Superior: repensando a Universidade contemporânea brasileira
Descrição: O problema a ser investigado consiste na atualidade da Bildung para se pensar a estrutura da universidade contemporânea, em especial, da universidade brasileira. A Bildung serviu como ideia central à criação da Universidade moderna. Entretanto, muitos críticos apontam para as dificuldades que tal conceito enfrenta atualmente, tanto no sentido de já não corresponder à instituição acadêmica como ideal regulador, quanto no sentido de ser um modelo ideológico não realizado ao longo da história. Assim, parte-se da necessidade de examinar o surgimento e as transformações pelas quais o conceito de Bildung passou para que seja possível determinar sua atualidade no que diz respeito à estrutura de funcionamento da Universidade contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Franciele Bete Petry - Coordenador / Paulo César Jacó - Integrante / Adecir Pozzer - Integrante.
2012 - 2016
Estética e filosofia: reflexões sobre a formação a partir do pensamento de Theodor W. Adorno
Descrição: A pesquisa tem como objetivo estabelecer, a partir do pensamento de Theodor W. Adorno, a relação entre filosofia e estética no que se refere a uma concepção de formação do sujeito voltada para a emancipação. Pretende-se, em primeiro lugar, caracterizar a natureza constituinte da atividade filosófica, assim como da experiência estética, a fim de se poder indicar uma eventual afinidade entre elas ou até mesmo sua complementaridade enquanto possibilidades formativas. Além disso, busca-se investigar de que modo a experiência intelectual e a estética se orientam para a formação de um sujeito autônomo tendo como referência as considerações de Adorno sobre a música, as quais sugerem uma espécie de ?pedagogia musical? que auxiliaria o indivíduo na formação de uma consciência não-reificada. Finalmente, busca-se identificar os desafios que se colocam à educação voltada para a construção da autonomia a partir das críticas de Adorno à cultura contemporânea, especialmente aquelas referentes à indústria cultural e ao fenômeno da semiformação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Seguir uma regra: as contribuições de Wittgenstein ao debate meta-ético entre cognitivistas e não-cognitivistas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Wittgenstein e a ética de virtudes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2011
Nefipo - Núcleo de Ética e Filosofia Política
Descrição: Desde a sua criação, o Nefipo vem atuando de forma significativa na produção e divulgação do conhecimento filosófico-prático principalmente na área da ética, mas também na filosofia política. A produção bibliográfica dos pesquisadores é muito expressiva como pode ser percebido pelos Curricula de alguns de seus membros. Além disso, o grupo criou uma revista eletrônica de filosofia da moral chamada "ethic@" (www.cfh.ufsc.br/ethic@), com grande repercussão e qualificada pelo QUALIS/CAPES como "Internacional B". Recentemente, a revista obteve editorial do CNPq. Além disso, o grupo coordena uma série de livros editada pela Edufsc chamada "Ethica" com contribuições de alguns membros do grupo, de outros pesquisadores-autores e de textos clássicos, tendo já sido publicados 4 volumes. Recentemente foi criada também uma Editora do NEFIPO, registrada com código ISBN. Além disso, o Nefipo organiza regularmente eventos como os colóquios "Guerra e Paz" e "Habermas" (últimas edições em 2005). Um dos aspectos significativos do grupo foi a oferta de um curso de Especialização em Ética que, em 2001, transformou-se numa área de concentração do Mestrado em Filosofia da UFSC. Desde então vários alunos de mestrado trabalhando com temas éticos e políticos além de alguns bolsistas de Iniciação Científica. O núcleo oferece também dois cursos de extensão, a saber, em Filosofia do Direito e o Seminário de Aprofundamento em Pesquisas Éticas. No ano de 2005 foi aberto doutorado em Filosofia/ UFSC, tendo como uma das áreas Ética e Filosofia Política. Na primeira seleção, foram aceitos três candidatos nesta área, que passaram a fazer parte do Néfipo. Atualmente o grupo dos estudantes integrantes do Néfipo comprende os doutorandos das áreas de Ética e Filosofia Política e alguns mestrandos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
O principialismo e o utilitarismo kantiano na bioética
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: PERI - Publicação eletrônica dos alunos da Pós-Graduação em Filosofia da UF
2011 - Atual
Periódico: Poiésis (Tubarão)
2010 - Atual
Periódico: Texto Digital


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Desempenho Acadêmico, UFSC.
2003
Desempenho Acadêmico, UFSC.
2002
Desempenho Acadêmico, UFSC.
2001
Desempenho Acadêmico, UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3PETRY, F. B.2017PETRY, F. B.; KLEIN, S. F. . Educação, política e transformação social: contribuições a partir da Teoria Crítica. Revista Dialectus, v. 10, p. 91-114, 2017.

2.
1PETRY, F. B.2017 PETRY, F. B.. Razão, filosofia e formação em Max Horkheimer. CADERNOS DE FILOSOFIA ALEMÃ, v. 22, p. 77-91, 2017.

3.
2PETRY, F. B.2017PETRY, F. B.; VAZ, A. F. . Docência, experiência intelectual, formação: Theodor W. Adorno como professor. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 33, p. 1-19, 2017.

4.
4PETRY, F. B.2015 PETRY, F. B.. Experiência e formação em Theodor W. Adorno. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO), v. 29, p. 455-488, 2015.

5.
5PETRY, F. B.2015PETRY, F. B.. Experiência estética em Theodor W. Adorno: diálogos com a Arte-educação. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 25, p. 7-17, 2015.

6.
9PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2014PETRY, F. B.; BASSANI, J. ; VAZ, A. F. . Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 109-130, 2014.

7.
7PETRY, FRANCIELE BETE2014 PETRY, FRANCIELE BETE. Theodor W. Adorno: imagens do feminino nas Minima Moralia. Ethic@ (UFSC), v. 13, p. 339-362, 2014.

8.
8PETRY, F. B.2014PETRY, F. B.. Belo natural e reconciliação: reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno. Artefilosofia (UFOP), v. 17, p. 145-156, 2014.

9.
6PETRY, F. B.2014PETRY, F. B.. A relação dialética entre arte e sociedade em Theodor W. Adorno. Revista Veritas, v. 59, p. 388-406, 2014.

10.
10PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2013PETRY, F. B.. O conceito de razão nos escritos de Max Horkheimer. Cadernos de Filosofia Alemã, v. 22, p. 31-48, 2013.

11.
12PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2009PETRY, F. B.. Undine parte: crítica da cultura, do poder e da linguagem. Contingentia (UFRGS), v. 4, p. 11-21, 2009.

12.
11PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2008PETRY, F. B.. Ondina: a eternidade e a efemeridade do amor. Mafuá (Florianópolis), v. 6, p. ---, 2008.

13.
13PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2007PETRY, F. B.. O papel da virtude na ética kantiana. Ethic@ (UFSC), v. 6, p. 57-73, 2007.

14.
14PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2006PETRY, F. B.. Sobre a diferença entre morte e suicídio em Schopenhauer. Controvérsia (UNISINOS), v. 2, p. 5, 2006.

15.
15PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2005PETRY, F. B.. Princípios ou Virtudes na Bioética?. Controvérsia (UNISINOS), São Leopoldo - RS - Brasil, v. 1, p. 1-10, 2005.

16.
16PETRY, F. B.;PETRY, FRANCIELE BETE2004PETRY, F. B.. Princípios de Ética Biomédica (Resenha).. Ethic@ (UFSC), Florianópolis, v. 3 n.1, p. 87-92, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
PETRY, F. B.; VAZ, A. F. . Experiência do pensamento: revisitando o tema da Educação em Theodor W. Adorno. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicológicos. 1ed.São Paulo: Nankin, 2015, v. , p. 129-143.

2.
PETRY, F. B.. A racionalidade estética em Adorno como possibilidade de superação da crítica à razão instrumental. In: Charles Feldhaus; Delamar José Volpato Dutra. (Org.). Habermas e Interlocuções. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana Ltda, 2012, v. , p. 83-101.

3.
PETRY, F. B.. As diferenças na formação do poder civil em J. Locke e em Jean-Jacques Rousseau. In: Oto João Petry; Ruth H. C. Almeida; José Alex S. Santos. (Org.). O Estado brasileiro contemporâneo e o reodenamento das políticas públicas. Macapá: Seama, 2006, v. , p. 27-36.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PETRY, F. B.. A emoção dos shows de talento infantis. Contemporânea: uma quase revista, http://pt.calameo.com/read/004, 30 set. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PETRY, FRANCIELE BETE. Indústria cultural, experiência estética e formação. In: IV Colóquio Nacional e I Encontro Interacional Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação, 2017, Fortaleza. IV Colóquio Nacional e I Encontro Interacional Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação. Tema: Democracia e formação humana em debate, 2016.

2.
PETRY, F. B.. A relação entre arte e filosofia na teoria estética de Theodor W. Adorno. In: II Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay, 2015, Montevideo. Actas del 2º Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay/ comps. Montevideo: Sociedad Filosófica del Uruguay (SFU), 2014. p. 1346-1358.

3.
PETRY, F. B.. Arendt e Adorno: reflexões sobre educação e autoridade. In: I Colóquio Internacional Hannah Arendt: a crise na educação revisitada, 2013, São Paulo. Anais do I Colóquio Internacional Hannah Arendt: a crise na educação revisitada. São Paulo, 2013.

4.
PETRY, F. B.. A crítica adorniana às imagens do feminino nas Minima Moralia. In: VII Congresso de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises, 2010, Campinas. Anais do Congresso, 2010. p. 288-293.

5.
PETRY, F. B.. As Minima Moralia de Theodor W. Adorno: expressão como fidelidade ao pensamento. In: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo, SP. XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: Abralic, 2008. p. 1-7.

6.
PETRY, F. B.. Considerações sobre a tarefa da educação em Adorno. In: VI ANPED SUL, 2006, SANTA MARIA. VI ANPED SUL - Pós-Graduação em Educação: Novas questões, 2006.

7.
PETRY, F. B.. Sobre os esquemas da Indústria Cultural: declínio do sujeito e da experiência segundo as Minima Moralia. In: Congresso Internacional "A Indústria Cultural hoje", 2006, Piracicaba - SP. Congresso Internacional. Piracicaba: PPGE/UNIMEP-GEP Teoria Crítica e Educação, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PETRY, F. B.. Adorno e a possibilidade de superação da crítica à razão instrumental. In: VII Colóquio Habermas, 2011, Londrina. Colóquio Habermas : Habermas e Interlocuções. Londrina, 2011. p. 17-18.

2.
PETRY, F. B.. A Escola de Frankfurt e a crítica à razão instrumental. In: VII Colóquio Habermas, 2011, Londrina. Colóquio Habermas : Habermas e Interlocuções. Londrina, 2011. p. 36-37.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PETRY, F. B.. A relação entre arte e filosofia na teoria estética de Theodor W. Adorno. In: II Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay, 2014, Montevideo. Libro de Resúmenes del Segundo Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Montevideo: Sociedad Filosófica del Uruguay, 2014. p. 108-108.

2.
PETRY, F. B.. História natural e reconciliação: sobre a relação entre 'belo natural' e 'teor de verdade' na estética adorniana. In: XVII Congresso Interamericano de Filosofia, 2013, Salvador. Livro de Resumos do XVII Congresso Interamericano de Filosofia, 2013. p. 199-199.

3.
PETRY, F. B.. Arte e verdade na teoria estética adorniana. In: XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012, Curitiba. anais de Resumos do XV enConTRo naCionaL de FiLosoFia da anPoF, 2012.

4.
PETRY, F. B.. A Dialética do Esclarecimento na leitura de Ritsert e a possibilidade de revisão da critica habermasiana à razão instrumental. In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindóia. Livro de Atas do XIV Encontro Nacional da ANPOF. Campinas, 2010. p. 205-205.

5.
PETRY, F. B.. Wittgenstein e a ética de virtudes. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador: EDUFBA, 2006. v. 12. p. 205-206.

6.
PETRY, F. B.. Sobre os esquemas da Indústria Cultural: declínio do sujeito e da experiência segundo as Minima Moralia. In: Congresso Internacional A Indústria Cultural Hoje, 2006, Piracicaba, SP. Anais do Congresso Internacional A Indústria Cultural Hoje, 2006. p. 27-28.

7.
PETRY, F. B.; BITENCOURT, R. ; Nícia L D da Silveira . Estudo sobre a motivação no processo de ensino-aprendizagem segundo a percepção de professores da educação básica. In: 4.ª SEPEX, 2004, Florianópolis. 4.ª SEPEX, 2004.

8.
PETRY, F. B.. Wittgenstein e a ética de virtudes. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004, Florianópolis. XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004.

9.
PETRY, F. B.; DALL'AGNOL, D. ; Dóris Roncarelli . A bioética no ensino médio. In: 4.ª SEPEX, 2004, Florianópolis. 4.ª SEPEX, 2004.

10.
PETRY, F. B.. O principialismo e o utilitarismo kantiano na bioética. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003, Florianópolis. XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
PETRY, F. B.. Repensando o socialismo: Axel Honneth e a renovação da teoria democrática de Dewey. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PETRY, F. B.. É possível resistir? Considerações sobre a crítica da razão em Max Horkheimer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PETRY, F. B.. Razão, filosofia e formação em Max Horkheimer.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PETRY, F. B.. Sobre a relação entre experiência estética e formação em Adorno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PETRY, F. B.. A relação entre arte e filosofia na teoria estética de Theodor W. Adorno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PETRY, F. B.. Sobre a complementariedade entre arte e filosofia em Theodor W. Adorno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PETRY, F. B.. História natural e reconciliação: sobre a relação entre 'belo natural' e 'teor de verdade' na estética adorniana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PETRY, F. B.. Arendt e Adorno: reflexões sobre educação e autoridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PETRY, F. B.. Arte e verdade na teoria estética adorniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PETRY, F. B.. Corpo, Arte, Epistemologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PETRY, F. B.. Adorno e a possibilidade de superação da crítica à razão instrumental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PETRY, F. B.. A Dialética do Esclarecimento na leitura de Ritsert e a possibilidade de revisão da critica habermasiana à razão instrumental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PETRY, F. B.. A crítica adorniana às imagens do feminino nas Minima Moralia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PETRY, F. B.. Conhecimento, cultura e formação humana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PETRY, F. B.. Educação, razão e modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PETRY, F. B.. As Minima Moralia de Theodor W. Adorno: expressão como fidelidade ao pensamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PETRY, F. B.. Habermas contra Adorno: as aporias da crítica ao esclarecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PETRY, F. B.. Ulisses: a crítica de Adorno e Horkheimer à constituição do indivíduo burguês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PETRY, F. B.. Considerações sobre a tarefa da educação em Adorno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PETRY, F. B.. Wittgenstein e a ética de virtudes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PETRY, F. B.. Sobre os esquemas da Indústria Cultural: declínio do sujeito e da experiência segundo as Minima Moralia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PETRY, F. B.. A virtude na ética kantiana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PETRY, F. B.. O princípio da justiça na bioética. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PETRY, F. B.. A bioética no ensino médio: uma abordagem a partir de casos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PETRY, F. B.. Poster: A bioética no ensino médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
PETRY, F. B.. Poster: Wittgenstein e a ética de virtudes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
PETRY, F. B.. Poster> O principialismo e o utilitarismo kantiano na bioética.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PETRY, F. B.. Parecer sobre artigo científico. 2017.

2.
PETRY, F. B.. Parecer sobre artigo científico. 2017.

3.
PETRY, F. B.. Parecer sobre artigo científico. 2017.

4.
PETRY, F. B.. Parecer para a Revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade. 2016.

5.
PETRY, F. B.. Parecer sobre processo interno do PPGE/UFSC. 2016.

6.
PETRY, F. B.. Parecer sobre projeto de pesquisa EED/CED/UFSC.. 2016.

7.
PETRY, F. B.. Parecer sobre projeto de pesquisa EED/CED/UFSC.. 2016.

8.
PETRY, F. B.. Avaliação de artigo científicopara a Revista ethic@ - Revista Internacional de Filosofia da Moral. 2016.

9.
PETRY, F. B.. Parecer ad hoc para a revista Idéias - Unicamp. 2016.

10.
PETRY, F. B.. Avaliação de artigo para a Revista Perspectiva - UFSC. 2016.

11.
PETRY, F. B.. Parecer sobre processo interno do PPGE/UFSC. 2016.

12.
PETRY, F. B.. Parecer de avaliação de artigo para a revista Ethic@. 2015.

13.
PETRY, F. B.. Parecer de avaliação de artigo para o periódico 'Impulso - Revista de Ciências Humanas e Sociais'. 2015.

14.
PETRY, F. B.. Parecer sobre projeto de pesquisa EED/CED/UFSC.. 2014.

15.
PETRY, F. B.. Parecer sobre projeto de pesquisa EED/CED/UFSC.. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
PETRY, F. B.. Corpo e educação: um olhar a partir da filosofia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PETRY, F. B.. Relatório Final de Pesquisa Pós-Doutoral. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
PETRY, F. B.. Relatório final de pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
PETRY, F. B.. A Escola de Frankfurt e a crítica à razão instrumental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DOZOL, M. S.; PAIVA, W. A.; ALMEIDA, N. E.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Luana Geronimo Aversa. A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PETRY, F. B.; HARDT, L. S.; MOURA, R. S.; WEBER, J. F.. Participação em banca de Laura Grasiela Oliveira. Ditirambos de criança - a potência e a tragédia das novas e mesmas formações. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
DALL'AGNOL, D.; SATTLER, J.; TONETTO, M. C.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Vinicius Arion Aliende Palongan de Oliveira. Linguagem, ética e relativismo em Wittgenstein. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PETRY, F. B.; DOZOL, M. S.; HARDT, L. S.; MOURA, R. S.; MATOS, J. C. M.. Participação em banca de Thaís Ferreira Ali. Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
STAUDT, L. A.; Pinzani, Alessandro; FELDHAUS, C.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Nadson da Silva dos Santos. Conceito de razão em Horkheimer. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
VAZ, A. F.; MWEWA, C. M.; BASSANI, J.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Vanessa Gonçalves. Sobre o professor, segundo Theodor W. Adorno. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
VAZ, A. F.; MWEWA, C. M.; BASSANI, J.; RICHTER, A. C.; PUCCI, B.; BLASCO, A. J. M.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Mara Salgado. Entrelaçamento do amor e do pensamento na infância em Theodor W. Adorno: um estudo sobre mimese, imaginação e memória. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
VAZ, A. F.; PETRY, F. B.; CALLE, N. B.; GALAK, E. L.; GONCALVES, M. C.; OTTO, C.. Participação em banca de Carmen Lúcia Nunes Vieira. Experiências (corporais) da infância em memórias de professoras. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
VAZ, A. F.; VALLE, I. R.; BASSANI, J.; DUTRA, D. J. V.; PETRY, F. B.; LOSSO, E. G. B.; GAMBAROTTA, E. M.. Participação em banca de Cleyton Murilo Ribas. Linguagem, formação e pré-juízo: estridências e filiações entre Theodor W. Adorno e Jacques Derrida. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
DALL'AGNOL, D.; VALLE, B.; FATTURI, A.; DUTRA, D. J. V.; DUTRA, L. H. A.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Leo Peruzzo. Cognitivismo moral pragmático e metaética nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CASTRO, E. J. M.; CESAR, M. R. A.; FERREIRA, V. M. R.; LOPES, M. C.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Ana Cristina Richter. Biopolítica e governamentalidade na infância: uma leitura das políticas educacionais contemporâneas. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
ASSMANN, S. J.; TESCAROLO, R.; CARMINATI, C. J.; PICH, S.; LAGO, M.; SANDRINI, P. R.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves. A violência escolar no contexto da relação entre biopolítica e educação. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
VAZ, A. F.; MWEWA, C. M.; ALMEIDA, F. Q.; PETRY, F. B.; BASSANI, J.; CAMPOS, R. F.. Participação em banca de Caroline Machado Momm. Infância e contemporaneidade: Walter Benjamin e Hannah Arendt. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
VALLE, I. R.; DAROS, M. D.; DUTRA, D. J. V.; CURY, C. R. J.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Marcos Rohling. O governo da educação e a justiça social. Uma análise da legislação educacional brasileira à luz da controvérsia liberal-comunitarista. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
OLIVEIRA, C. L.; WERLE, D. L.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Mayara Roberta Pablos. Um argumento a favor da textura aberta da linguagem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PETRY, F. B.; MOURA, R. S.; JAREK, M.; FALABRETTI, E. S.. Participação em banca de Mauricio Bueno da Rosa. Corpo-próprio e educação: um estudo a partir da experiência estética em Merleau-Ponty. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
VAZ, A. F.; VALLE, I. R.; DUTRA, D. J. V.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Cleyton Murilo Ribas. Linguagem, formação e pré-juízo: estridências e filiações entre Adorno e Derrida. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
VAZ, A. F.; BASSANI, J.; RICHTER, A. C.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Mara Salgado. Entrelaçamento do pensamento e do amor na infância em Theodor W. Adorno: um estudo sobre mimesis, imaginação e memória. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
WERLE, D. L.; Pinzani, Alessandro; PETRY, F. B.. Participação em banca de Edegar Fronza Junior. Tolerar é ofender? O conceito de tolerância no pensamento político de Rainer Forst. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PETRY, F. B.; FRANCIOTTI, M. A.; CONTE, J.. Participação em banca de Karine Gomes Wöhlke. A concepção do mental em Wittgenstein. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
HARDT, L. S.; MOURA, R. S.; WEBER, J. F.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Laura Grasiela Oliveira. Ditirambos de criança - a potência e a tragédia das novas e mesmas formações. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
VAZ, A. F.; BASSANI, J.; PETRY, FRANCIELE BETE. Participação em banca de Bruna Ávila da Silva. Para uma Teoria Crítica da sociedade hoje: a questão da experiência, um ensaio introdutório. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PETRY, F. B.; HARDT, L. S.; DOZOL, M. S.; GASPARI, S.; ALMEIDA, N. E.. Participação em banca de Ananda Maria Maciel. Da energia estética do canto e da poesia na Grécia Antiga: sobre a formação de jovens de nobre estirpe. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
VAZ, A. F.; ASSMANN, S. J.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Marcus Vinicius de Souza Nunes. O conceito de formação no jovem Hegel. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Pinzani, Alessandro; STAUDT, L. A.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Nadson da Silva dos Santos. Teoria e esclarecimentos: uma perspectiva crítica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
VAZ, A. F.; BASSANI, J.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Mara Salgado. Corporalidade da mulher artesã: elementos da formação cultural entre o anacronismo e o desejo de vida. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
BASSANI, J.; VAZ, A. F.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Priscilla Stuart da Silva. Educação estética: o corpo como produtor de sentido e memória em Walter Benjamin. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
VAZ, A. F.; BASSANI, J.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Vanessa Gonçalves. Theodor W. Adorno: entre a docência e a intervenção pública. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Pinzani, Alessandro; REICH, E.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Luís Antônio Novatzki.Reflexões na consciência de si na obra Fenomenologia do Espírito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PETRY, F. B.; SATTLER, J.; OROZCO, J. E.. Participação em banca de Monica Franco.Internalismo e externalismo na metaética: da pertinência filosófica do internalismo de julgamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PETRY, F. B.; RICHTER, A. C.; CAMPOS, R. F.. Participação em banca de Morgana Welter.Indústria Cultural: possibilidades de resistência na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MWEWA, C. M.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Sarita Brolese do Nascimento.Potencialidades educacionais presentes nos contos dos Irmãos Grimm a partir de Theodor W. Adorno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
PETRY, F. B.; MEKSENAS, P.; BASSANI, J.; VAZ, A. F.. Participação em banca de DANIELLE TORRI.Teoria Crítica do esporte: da inspiração frankfurtiana à recepção no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PETRY, F. B.; Arenhardt, L. O.; Corá, E. J.. Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e Estágio Supervisionado. 2012. Universidade Federal da Fronteira Sul.

Outras participações
1.
STAUDT, L. A.; COELHO, C. D.; PETRY, F. B.. Comissão Examinadora de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BARBOSA, H. H. J.; PICH, S.; PETRY, F. B.. Banca do Concurso Público Simplificado na Área de Teorias da Educação. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PETRY, F. B.; PINTO, M. D. S.; CHAGAS, L. M. M.. Banca Examinadora de Avaliação de Desempenho Acadêmico para fins de Progressão Funcional. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Jornadas de Investigación; VI Jornadas de Extensión y V Encuentro de Egresados y Estudiantes de Posgrado. 2017. (Outra).

2.
Colóquio Internacional Max Horkheimer e a Teoria Crítica.Razão, filosofia e formação em Max Horkheimer. 2016. (Outra).

3.
Encontro Internacional Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação.Indústria cultural, experiência estética e formação: repensando o tema da cultura nos hábitos dos brasileiros. 2016. (Encontro).

4.
VII SEMINÁRIO EDUCAÇÃO DOS CORPOS, CULTURAS, HISTÓRIA (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL A TEORIA CRÍTICA HOJE).É possível resistir? Considerações sobre a crítica da razão em Max Horkheimer. 2016. (Seminário).

5.
IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações. Sobre a relação entre experiência estética e formação em Adorno. 2014. (Congresso).

6.
Segundo Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay. A relação entre arte e filosofia na teoria estética de Theodor W. Adorno. 2014. (Congresso).

7.
XVI Encontro da Anpof.Sobre a complementariedade entre arte e filosofia em Theodor W. Adorno. 2014. (Encontro).

8.
VI Simpósio Internacional sobre Justiça. 2013. (Simpósio).

9.
XVII Congresso Interamericano de Filosofia. História natural e reconciliação: sobre a relação entre "belo natural" e "teor de verdade" na estética adorniana. 2013. (Congresso).

10.
I Seminário de Apresentação dos Relatórios de Pesquisa dos Bolsistas de Ensino Médio - NEPESC.Modernização e tradição: a Festa do Divino Espírito Santo nas crônicas de Franklin Cascaes. 2012. (Seminário).

11.
XV Encontro Nacional da ANPOF. 2012. (Encontro).

12.
I Colóquio de Ética e Filosofia Política da UFFS. 2011. (Outra).

13.
II Seminário Educação dos Corpos, Culturas, História.Corpo, Arte, Epistemologia. 2011. (Seminário).

14.
I Seminário do Núcleo de Estudos em Docência: formação docente em perspectiva. 2011. (Seminário).

15.
Palestra: O ?modelo? de expansão no ensino superior: problemas de regulação e função da universidade. 2011. (Outra).

16.
VII Colóquio Habermas.Adorno e a possibilidade de superação da crítica à razão instrumental. 2011. (Encontro).

17.
I COEPE - Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão.Conhecimento, cultura e formação humana. 2010. (Outra).

18.
I Jornada Pedagógica: olhares sobre a docência.Educação, razão e modernidade. 2010. (Outra).

19.
Minicurso Marx e a Crítica da Economia Política. 2010. (Oficina).

20.
Seminário Educação do Corpo. 2010. (Seminário).

21.
VII Congresso Internacional de Teoria Crítica. A crítica adorniana às imagens do feminino nas Minima Moralia. 2010. (Congresso).

22.
XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia.A Dialética do Esclarecimento na leitura de Ritsert e a possibilidade de revisão da critica habermasiana à razão instrumental. 2010. (Encontro).

23.
V Colóquio Habermas ? A teoria de Habermas em uma visão interdisciplinar.Habermas contra Adorno: as aporias da crítica ao esclarecimento. 2008. (Outra).

24.
XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Tessituras, Interações, Convergências. As Minima Moralia de Theodor W. Adorno: expressão como fidelidade ao pensamento. 2008. (Congresso).

25.
Semana de Cultura Alemã.Ulisses: a crítica de Adorno e Horkheimer à constituição do indivíduo burguês. 2007. (Outra).

26.
COLÓQUIO VERDADE E RESPEITO: HOMENAGEM AOS 75 ANOS DE ERNST TUGENDHAT. 2006. (Outra).

27.
Congresso Internacional "A Indústria Cultural Hoje". Sobre os esquemas da Indústria Cultural: declínio do sujeito e da experiência segundo as Minima Moralia. 2006. (Congresso).

28.
VI ANPED SUL.Considerações sobre a tarefa da educação em Adorno. 2006. (Seminário).

29.
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Wittgenstein e a ética de virtudes. 2006. (Encontro).

30.
COLÓQUIO GUERRA E PAZ III. 2005. (Outra).

31.
COLÓQUIO HABERMAS. 2005. (Outra).

32.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL PRINCIPIA. 2005. (Simpósio).

33.
V Encontro Catarinense de Filosofia.A virtude na ética kantiana. 2005. (Encontro).

34.
4.ª SEPEX.Estudo sobre a motivação no processo de ensino-aprendizagem segundo a percepção de professores da educação básica. 2004. (Outra).

35.
4.ª SEPEX.A bioética no ensino médio. 2004. (Outra).

36.
COLÓQUIO DE FILOSOFIA - QUESTÕES ATUAIS EM METAFÍSICA. 2004. (Outra).

37.
III SIMPÓSIO NACIONAL DE FILOSOFIA - A NATUREZA DO CONHECIMENTO. 2004. (Simpósio).

38.
IV Encontro Catarinense de Filosofia.O princípio da justiça na bioética. 2004. (Encontro).

39.
IV SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA - FILOSOFIA E ENSINO: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR.IV SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA - FILOSOFIA E ENSINO: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR. 2004. (Simpósio).

40.
KANT - LIBERDADE E NATUREZA. 2004. (Seminário).

41.
VI ENCONTRO DE CURSOS DE FILOSOFIA DO SUL DO BRASIL. 2004. (Encontro).

42.
XIV Seminário de Iniciação Científica.Wittgenstein e a ética de virtudes. 2004. (Seminário).

43.
COLÓQUIO MOORE E WITTGENSTEIN. 2003. (Outra).

44.
III SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA. 2003. (Simpósio).

45.
SIMPÓSIO DE BIOÉTICA - CAMINHOS E TENDÊNCIAS DA BIOÉTICA. 2003. (Simpósio).

46.
V ENCOTRO DE CURSOS DE FILOSOFIA DO SUL DO BRASIL - FILOSOFIA E ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2003. (Encontro).

47.
XIII Seminário de Iniciação Científica.O principialismo e o utilitarismo kantiano na bioética. 2003. (Seminário).

48.
II ENCONTRO CATARINENSE DE FILOSOFIA. 2002. (Encontro).

49.
III ENCONTRO DOS CURSOS DE FILOSOFIA DO SUL DO BRASIL. 2001. (Encontro).

50.
II SIMPOSIO INTERNACIONAL PRINCIPIA. 2001. (Simpósio).

51.
Primeiro Encontro Catarinense de Filosofia. 2001. (Encontro).

52.
Primeiro Simpósio Sul-Brasileiro sobre Ensino de Filosofia. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETRY, F. B.. I Encontro do GT de Teoria Crítica ? Teoria Crítica: desafios e perspectivas. 2017. (Outro).

2.
PETRY, F. B.; BRONDANI, C. . I Colóquio de Ética e Filosofia Política da UFFS. 2011. (Outro).

3.
BRUNETTA, A. A. ; CARMINATI, F. ; MARTUSCELLI, D. E. ; LEITÃO, L. R. S. ; NUNES, P. M. ; PATO, C. G. ; PETRY, F. B. ; RIBEIRO, V. N. S ; RODRIGUES, M. M. ; RUSSCZYJ, J. ; SOARES, C. G. . 140 Anos da Comuna de Paris. 2011. (Congresso).

4.
DUTRA, D. J. V. ; Pinzani, Alessandro ; LOIS, C. C. ; LIMA, C. M. ; PETRY, F. B. . V Colóquio Habermas. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Morgana Welter. Jogos, brinquedos e restos: sobre a experiência infantil a partir dos escritos de Walter Benjamin. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Luciana Gerent. Tensões entre o ensino de Filosofia e o projeto ?Escola sem Partido? à luz da Teoria. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Bruna Avila da Silva. Utopia, juventude e política: práticas sociais no interior de práticas políticas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

2.
Adecir Pozzer. Colonialidade do Saber e Filosofia da Educação na América Latina: o reconhecimento como desafio ao pensar/fazer intercultural. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Priscilla Stuart da Silva. Educação estética: corpo, experiência e memória em Walter Benjamin. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Franciele Bete Petry.

Tese de doutorado
1.
Cecilia Seré. PROPIEDAD DEL CUERPO: SUJETO, DERECHO Y TRABAJO. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Franciele Bete Petry.

2.
Carmen Lúcia Nunes Vieira. Experiências (corporais) da infância em memórias de professoras. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Franciele Bete Petry.

3.
Beatriz Staimbach Albino. Corpo, Mimese, Experiência na Arte do Palhaço. 2014. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Franciele Bete Petry.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Morgana Welter. INDÚSTRIA CULTURAL: POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Franciele Bete Petry.

Iniciação científica
1.
Neyha Guedes Dariva. Formação e autonomia: a crítica dialética ao esclarecimento e suas implicações na educação. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Franciele Bete Petry.

2.
Neyha Guedes Dariva. Teoria Crítica e Educação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Franciele Bete Petry.

3.
Marta Beatriz Schmitz. Teoria Crítica e Educação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Franciele Bete Petry.

Orientações de outra natureza
1.
Neyha Guedes Dariva. A teoria estética adorniana e suas implicações para a arte contemporânea. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Franciele Bete Petry.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1.º lugar no Concurso Publico para a Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal da Fronteira Sul na vaga de Filosofia da Educação, Campus de Chapecó, SC.

Aprovada em 3.º lugar no Concurso Publico para a Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina na vaga de Metodologia de Ensino e Estágio Supervisionado de Filosofia.

Aprovada em 2.º lugar no Concurso Publico para a Carreira de Magistério Superior do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina na vaga de Filosofia da Educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 9:18:23