Andréia Borges Avelar

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  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Formais e Educação do Campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréia Borges Avelar
Nome em citações bibliográficas
AVELAR, A. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Campus da UnB
Área Universitária 1, Vila Nossa Senhora de Fátima - Planaltina
73345010 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078077


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em National Institute of Aerospace (Orientador: César A Muñoz).
Título: Formalização da Automação da Terminação Através de Grafos com Matrizes de Medida, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Mauricio Ayala Rincón.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Terminação; Digrafos com Peso; Linguagem Funcional de Primeira Ordem; Grafos de Contexto de Chamado; Formalização; PVS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2009
Mestrado em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Formalização da Prova do Teorema de Existência de Unificadores Mais Gerais em Teorias de Primeira-Ordem,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maurício Ayala Rincón.
2000 - 2005
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora temporária, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PROFMAT - Recursos Computacionais no Ensino da Matemática (2017/1)
PROFMAT - Introdução à Álgebra Linear (2017/2)
06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

Linhas de pesquisa
Métodos Formais
01/2018 - 12/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas 7 (2018/1)
Cálculo Integral e Vida no Campo (2018/1)
Aritmética 2(2018/1)
Práticas Pedagógicas 3 (2018/1)
Aritmética 1 (2018/2)
Introdução a Geometria Analítica (2018/2)
07/2017 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Comissão de Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo.
03/2018 - 03/2018
Extensão universitária , Campus Planaltina, .

Atividade de extensão realizada
Minicurso "PVS uma Introdução", com duração de 12 horas ministrado na Universidade Federal de Goiás..
07/2016 - 12/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Elementar (2017/2)
Cálculo Diferencial e Vida no Campo (2016/2, 2017/1)
Cálculo Integral e Vida no Campo (2017/1, 2017/2)
Estágio Curricular S. 2 - EJA (2017/2)
Introdução a Geometria Analítica (2016/1)
10/2017 - 10/2017
Extensão universitária , Campus Planaltina, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do minicurso "Números Inteiros" durante a Semana Universitária.

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora contratada


Centro Educacional Sigma, SIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário


Centro Educacional Champagnat, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário



Linhas de pesquisa


1.
Métodos Formais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Integrante do Projeto: Estruturas Formais para Computação e Dedução
Descrição: Projeto coordenada pelo Prof. Dr. Mauricio Ayala-Rincon O objetivo geral da pesquisa é a exploração da aplicabilidade da teoria de reescrita, dos cálculos de substituições explícitas, da sintaxe e lógica nominal, da teoria de tipos e da teoria de prova no desenvolvimento de sistemas computacionais e na implementação de soluções algorítmicas corretas e eficientes aplicadas em diversas áreas e em particular em mecanismos de dedução equacional (casamento, unificação e estreitamento) com aplicações de destaque como raciocínio de segurança e integridade de sistemas de comunicação e protocolos criptográficos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Coordenação do Projeto: Desenvolvimento de uma Teoria para Corpos e Anéis no Assistente de Prova PVS - sob análise FAPDF
Descrição: O objetivo central do projeto é o desenvolvimento de uma biblioteca contendo os principais resultados para a teoria de Anéis e alguns resultados sobre Corpos, principalmente os relacionados com ideais primos e maximais, domínios euclidianos e anéis de polinômios. As teorias de anéis e corpos têm um grande leque de aplicações nos mais variados campos do conhecimento, por exemplo: i) automação de segmentação de imagens; ii) análise de algoritmos; iii) criptografia algébrica e teoria de códigos, etc. Desta forma, formalizações de teorias em PVS sobre anéis e corpos, compõem o alicerce para verificações formais de aplicações robustas dessas teorias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andréia Borges Avelar - Coordenador / André Luiz Galdino - Integrante / Mauricio Ayala-Rincón - Integrante / Thaynara Arielly de Lima - Integrante / Ana Cristina Rocha Oliveira Valverde - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Matemática com Informática
Descrição: O objetivo do projeto é oferecer cursos e minicursos durante o ano, a fim de se ensinar à Comunidade da Região, com didática e tecnologias apropriadas, as noções básicas da Matemática da Educação Básica, com pinceladas no Ensino Superior, fazendo-se uso de softwares livres como apoio didático..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Andréia Borges Avelar - Coordenador / Antonio Luiz de Melo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Teoria da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AVELAR, A. B.2018AVELAR, A. B.; de Lima, T. A. ; GALDINO, A. L. . Formalizing Ring Theory in PVS. Lecture Notes in Computer Science, v. 10895, p. 40-47, 2018.

2.
AVELAR, A. B.2014AVELAR, A. B.; GALDINO, A. L. ; DE MOURA, F. L. C. ; AYALA-RINCON, M. . First-order unification in the PVS proof assistant. Logic Journal of the IGPL (Print), v. 22, p. 758-789, 2014.

3.
AVELAR, A. B.2014AVELAR, A. B.; GALDINO, A. L. ; de MOURA, F. L. C. ; AYALA-RINCON, M. . First-order unification in the PVS proof assistant. Logic Journal of the IGPL (Print), v. 22, p. 758-789, 2014.

4.
M. Ayala-Rincón2012AVELAR, A. B.; M. Ayala-Rincón ; GALDINO, ANDRÉ L ; DE MOURA, FLÁVIO LC . A Formalization of the Theorem of Existence of First-Order Most General Unifiers. Electronic Proceedings in Theoretical Computer Science, v. 81, p. 63-78, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AVELAR, A. B.; GALDINO, A. L. ; MOURA, F. L. C. ; AYALA-RINCON, . A Formalization of the Theorem of Existence of First-Order Most General Unifiers. In: Workshop on Logical and Semantic Frameworks, with Applications - LSFA, 2011, Belo Horizonte. Workshop on Logical and Semantic Frameworks, with Applications - LSFA 2011, 2011.

2.
AVELAR, A. B.; GALDINO, A. L. ; MOURA, F. L. C. ; AYALA-RINCON, . Verification of the Completeness of Unification Algorithms à la Robinson. In: 17th International Workshop on Logic, Language, Information and Computation, 2010, Brasília. Lecture Notes in Computer Science, 2010. v. 6188.

Apresentações de Trabalho
1.
AVELAR, A. B.; AYALA-RINCON, . Análise de Terminação via CCG: Especificação e Verificação Formal em PVS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AVELAR, A. B.; AYALA-RINCON, . Formalização do Princípio de Mudança de Tamanho para Verificação de Terminação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
AVELAR, A. B.; AYALA-RINCON, . Sobre o Princípio de Mudança de Tamanho: Implementação e Verificação Formal.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
AVELAR, A. B.; AYALA-RINCON, . Formalização de uma Teoria para Unificação de Primeira Ordem em PVS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leila Paulino Carlos. A Resolução de Problemas como Estratégia para o Ensino de Geometria com o Auxílio do Geoplano. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Joverci Vidal Pereira. Os Sistemas de Medidas e os Saberes Matemáticos Utilizados por Pessoas não Alfabetizadas da Comunidade Kalunga Vão do Moleque. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Marcio Antonio de Souza Ramos. Os Diferentes Saberes Matemáticos entre as Crianças do Sexto Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Dona Joaquina Pinheiro. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Luciene dos Santos Rosa. Aplicação de Um Jogo de Números Inteiros Ensino da Matemática para Estudantes do Campo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Maura de Sousa Ribeiro. O Ensino da Matemática por Meio de Jogos para Alunos da Escola do Campo do Colégio Estadual Calunga I. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).




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