Imara Pizzato Quadros

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  • Última atualização do currículo em 09/06/2018


Possui Graduação em Licenciada em Educação Artística (UPF/1986), Mestrado em Educação (UFMT/2006) e Doutorado em Educação (UFMT/2013). Com experiência há mais de 20 anos, na área Educacional, atuando em Escolas Públicas e Privadas do estado do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior nos Cursos de Educação Artística, Pedagogia e Indígena. Atualmente, Docente de Artes do IFMT - Campus Cuiabá e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Imara Pizzato Quadros
Nome em citações bibliográficas
QUADROS, I. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Mato Grosso.
Rua Professora Zulmira Canavarros, 93
CENTRO
78000000 - Cuiabá, MT - Brasil
Telefone: (65) 33181400
URL da Homepage: http://cba.ifmt.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Doutorado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, UFMT, Espanha.
Título: PALAVRAS CIENTÍFICAS SONHANTES EM UM TERRITÓRIO ÚMIDO FEITO À MÃO: A ARTE POPULAR DA CANOA PANTANEIRA, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Michèle Tomoko Sato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Tecendo Educação Ambiental para Escola com Alunos e Alunas de Limpo Grande (Várzea Grande),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Germano Guarim Neto.
Palavras-chave: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 interrompida
Mestrado interrompido em 2003 em MESTRADO EM EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ, UNIC, Brasil.
Título: A ARTE NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC E LÁBREA - AM.,Orientador: PROFª DRª MARIA DE LOURDES DELAMÔNICA FREIRE.
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE DE CUIABÁ, UNIC, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
Palavras-chave: Cultura; Educação,; Arte na Educação.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura de Educação Artística.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em HISTÓRIA DA ARTE. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2007 - 2007
ARTE E MITOLOGIA. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Artes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA, NEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: CONSULTORA, Enquadramento Funcional: PRODUÇÃO DE FASCÍCULO, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PRODUÇÃO DO FADCÍCULO DE ARTE PARA O CURSO DE PEDAGOGIA.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor especialista, Enquadramento Funcional: Professor formador dos orientadores academico, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA NA ÁREA DE LINGUAGEM ARTÍSTICA, Carga horária: 60


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO, SEDUC/SUEB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: REALIZAÇÃO DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO, Carga horária: 40
Outras informações
REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS DO CEFAPRO/SEDUC DA ALFABETIZAÇÃO, 3º CICLO E ENSINO MÉDIO.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: PRODUTOR DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE ARTE, Carga horária: 360


EDUCARE ASSESSORIA PEDAGÓGICA, EDUCARE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DOS CADERNOS DIDÁTICOS SOBRE ARTE PARA O SESI, Carga horária: 200


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (MT), SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: CONSULTORA, Enquadramento Funcional: PRODUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE ARTE, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PRODUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.


Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: PESQUISA, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA CONVIDADA, Carga horária: 20

Atividades

08/2002 - 03/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
arte e educação
arte no ensino fundamental
03/1991 - 03/2006
Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Expressào e Comunicação Humana
Fundamentos da Arte Educação
Arte Aplicada
Arte Integrada
Expressão Corporal
Teatro
Estágio Supervisionado
Desenho Anatômico

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: PESQUISADORA, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA CONVIDADA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEDIADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 120



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Justiça climática e Educação Ambiental
Descrição: formação de um coletivo educador e pesquisador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Imara Pizzato Quadros - Integrante / Michele Tomoko Sato - Coordenador.
2012 - Atual
Identidades e emancipação das mulheres do campo: políticas, saberes e educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Michèle Sato em 23/02/2015.
Descrição: O papel da mulher contemporânea a distingue de outros momentos históricos, cuja condição de submissão e falta de autonomia a acompanhavam, entretanto esta condição ainda perdura em alguns espaços. Neste contexto este projeto busca compreender como são construídas as identidades das mulheres do campo e suas emancipações, tanto políticas quanto econômicas, vislumbradas a partir do processo pedagógico escolar e não escolar aliado aos princípios da educação ambiental, trabalhos solidários e valorização dos saberes. A área de estudo escolhida para esta investigação são comunidades tradicionais dos municípios de Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio do Leverger que compõem o Pantanal no Estado de Mato Grosso. Este projeto se desenvolverá em duas frentes: a primeira ligada construção da identidade da mulher, as formas de expressões culturais, os conflitos vivenciados e os trabalhos solidários e/ou associativos, bem como, o acesso a políticas públicas e a segunda está ligada aos processos da educação escolar compreendendo o processo formativo e a construção da autonomia das mulheres pantaneiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
MAPEAMENTO SOCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL ? construindo uma plataforma virtual
Descrição: Alicerçada pelos princípios da educação popular de Paulo Freire e buscando dar visibilidade as pesquisas em andamento do mapa social, estamos construindo um instrumento pedagógico por meio de um website. Esta plataforma terá vários objetivos: (1) a divulgação científica do projeto; (2) será um instrumento metodológico, pois objetivamos construir espaços de consulta por meio de formulários (questionários) on line que possam ser preenchidos por diversas pessoas, pesquisadores, lideranças, movimentos sociais, etc. Estes dados ofertados pelos questionários serão validados por pesquisadores reconhecidos no Estado que possam atestar a veracidade das informações ofertadas; (3) como plataforma pedagógica, a plataforma servirá como um espaço de popularização das ciências, como aliado aos processos pedagógicos e, também, buscará fortalecer a visibilidade dos mapeamentos que buscam evidenciar realidades negadas e silenciadas por um longo processo histórico de constituição política do Brasil e de MT; (4) outra contribuição importante deste portal será disponibilizar informações das pesquisas do Mapa Social que são importantes para a elaboração de políticas públicas em diversos âmbitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Identidades Partilhadas em Territórios de comunidades Africanas e Brasileiras
Descrição: Com o projeto Identidades Partilhadas em Territórios de comunidades Africanas e Brasileiras desejamos evidenciar dois territórios que merecem atenção pela rica diversidade cultural e enfrentamento das injustiças ambientais, o Pantanal Mato-grossense, no Brasil, direcionado a comunidade Quilombola de Mata Cavalo e a comunidade da Cidade Velha em Cabo Verde no continente Africano. Por meio de visitas exploratórias, sob a reinvenção de uma participação observante, o prognóstico entre as duas localidades oferecerá um horizonte possível de se interpretar quais são as identidades construídas nos territórios. Um estudo mais investigativo buscará compreender quais são as principais características etnográficas das duas biorregiões e de como estas relações sociais se entrelaçam com campos ecológicos. Posto fenomenologicamente, o estudo interpretará as diversas faces de um polígono identitário (EU), que coletivamente estabelecem relações (OUTRO) e possivelmente com partilhas etnográficas e ecológicas para que a cintilação das luzes reflitam a percepção do MUNDO. Uma especial consideração nas relações de gênero consolida o objetivo geral do projeto. linha investigativa: JUSTIÇA AMBIENTAL e CONTROLE SOCIAL A proposta é iniciar um prognóstico dos principais impactos ambientais e sociais, evidenciando os atores envolvidos e os conflitos vividos pelas comunidades pesquisadas. Por meio da interpretação fenomenológica destes cenários iniciais, a meta investigativa será compreender as relações destas comunidades com o ambiente que os cerca, as vulnerabilidades socioambientais e os processos de injustiças ambientais existentes nos territórios. Aliado a estes dados, buscaremos compreender os processos de organizações participativas e as táticas encontradas por estas minorias para a participação nas políticas públicas e no controle social...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
PANTANAL MILLENNIUM
Descrição: Participante da rede internacional da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, aborda os 3 trabalhos ecossistêmicos de provisão, suporte e regulação, mas tem foco centralizado na cultura. Reverte o sentido de ?serviços? para trabalho, buscando compreender as diversas relações intrínsecas entre natureza e sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Territórios e Identidades no contexto da Educação Ambiental - Instituto Nacional de Áreas Úmidas (INAU): Laboratório de Educação Ambiental: CIÊNCIA E CULTURA NA REINVENÇÃO EDUCOMUNICATIVA
Descrição: O presente subprojeto em educação ambiental visa corroborar a meta maior do projeto sobre áreas úmidas, buscando construir um grupo pesquisador entre os participantes do projeto, na ousadia interdisciplinar, para que a audiência científica seja proposta por meio da educomunicação. Reconhecendo que a audiência científica não se basta em mera transmissão de informações, busca a arte e expressões culturais que promovam a transmissão, a recepção, a formação crítica e a apropriação das ciências entrelaçadas às identidades cotidianas em espiral de possibilidades coletivas. Por meio de um mapeamento social, propõe-se a conhecer os dilemas socioambientais, os conflitos e os campos do poder, bem como compreender as expressões etnográficas e identidárias dos grupos sociais moradores dos territórios das áreas úmidas. Por meio da fenomenologia sociopoética, a metodologia não se fecha desde que parte da premissa que quem constrói os significados pedagógicos é a própria comunidade envolvida, ainda que se mantenha um alvitre prévio. Abarcando propostas de educomunicação que transcenda os meros instrumentos tecnológicos, busca o processo participativo, envolvendo grupos sociais, escolas e comunidades para facilitar a audiência científica, por meio de criações ecoartísticas, de poéticas textuais, imagéticas, corporais, paisagísticas ou outros meios que ainda poderão ser repensados. Por fim, propõe a formação de uma rede internacional de diálogos, com forte ênfase nas relações de gênero...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
CIÊNCIA E CULTURA NA REINVENÇÃO EDUCOMUNICATIVA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Michèle Sato em 23/02/2015.
Descrição: iversos projetos de MT e MS se aliam na compreensão de áreas úmidas, sob as orientações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU). Especificamente no caso do GPEA, uma enorme equipe diversifica suas pesquisas sobre o jornalismo científico, educomunicação, educação científica, territórios, identidades, gênero, trabalho, economia ecológica, conflitos socioambientais, festividade, legislação ambiental do Pantanal, canoa, arte, literatura e mitologia pantaneira.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
GÊNERO E AMBIENTE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Territorialidade e Temporalidade da Comunidade Quilombola Mata Cavalo
Descrição: O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental (GPEA), neste projeto, busca conhecer a comunidade quilombola Mata Cavalo, registrando e valorizando seus modos de vida, suas expressões artístico-culturais, suas relações de gênero, sua espiritualidade, seus saberes e visões de mundo. Neste registro de inúmeras vozes e múltiplas possibilidades de vidas sustentáveis, desejamos diagnosticar os conflitos ambientais e construir indicadores de sustentabilidade pantaneira. Aliados a uma ciranda de educomunicação e formação, na ousadia em tecer a Educação Ambiental, numa aliança indissociável da natureza e da cultura...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
ProFEAP - Programa de Formação em Educação Ambiental no Pantanal
Descrição: No contexto da Bacia do Alto Paraguai (BAP), o ProFEAP se justifica ao desejo da transformação de cenários: i. O Pantanal de Mato Grosso é um sistema único, de elevado interesse de conservação no mundo; ii. O sistema vem sendo afetado, através dos tempos, pelos mais diversos impactos, que ocorrem tanto na área de planície alagável, quanto no seu entorno; iii. Os conhecimentos científicos foram produzidos em locais geograficamente dispersos e não resultaram, até hoje, em propostas efetivas de manejo e conservação do sistema como um todo; iv. A elaboração de propostas efetivas de uso e conservação só será possível se o entendimento do funcionamento ecológico do sistema for acompanhado do entendimento das relações sociais que determinam a cultura indissociada da natureza; v. A conservação efetiva só será possível se estiver associada à melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do cuidadoso exame dos problemas e da capacidade crítica de enfrentar os problemas à educação libertadora; vi. Os programas de EA devem ser propostos pelas pessoas que habitam o Pantanal, gestados, criados e cuidados no engajamento responsável do pertencimento à terra sem nunca despedir de seus sistemas políticos; vii. Para que estas gestações educativas sejam viáveis, um amplo processo formativo deve ser proporcionado, sem que engesse em disciplinas dos tradicionais saber científico, mas com opções (cardápios) que possibilitem que o próprio sujeito trace seus itinerários de aprendizagem; viii. A apropriação dos sistemas que já existem, potencializando os processos de comunicação, estruturas educadoras, pesquisas, materiais educativos, saberes locais e universais; ix. A capacidade de tocar e ser tocado, de transformar e ser transformado num processo dialético que não requeira uma síntese hegemônica, mas que viabilize projetos de diferenças biorregionais, de singularidades na complexidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Arte Educação/Especialidade: Arte Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL/Especialidade: Arte Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Manfrinate, Rosana.2016Manfrinate, Rosana. ; QUADROS, I. P. ; KAWAHARA, L. S. . CULTURARTE DA MULHER NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 1, p. 10-10, 2016.

2.
QUADROS, I. P.2012QUADROS, I. P.. Cartografia artística: mapeando a arte nas ruas de Rondonópolis ? MT ? Brasil. Vozes dos Vales, v. O2, p. 01, 2012.

3.
QUADROS, I. P.2011QUADROS, I. P.; SATO, Michèle ; KAWAHARA, L. S. . deslizando da margem à correnteza: a mobilidade da canoa na arte da educação ambiental. Ambientalmente Sustentable, v. 1, p. 55-74, 2011.

4.
SATO, M.2006SATO, M. ; Jaber, Michelle ; Regina Silva ; QUADROS, I. P. ; Lúcia Shiguemi Kawaahara ; Ronaldo Senra ; SIMONE, R. ; Mariléia Taiua Peruare ; Jorge Ramires-Jr ; Graciela Acco . Nossa palavra é sim. Revista de Educação Pública, v. 17, p. 159-173, 2006.

5.
QUADROS, I. P.2000QUADROS, I. P.; BANDEIRA . Educação e Cultura: a linguagem artística no programa alfabetização solidária- Lábra - AM. Cadernos de Educação, comunicação, v. 4, p. 248-253, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
QUADROS, I. P.; AZEVEDO, L. F. . Memórias da Educação de Jovens e Adultos do SESI//MT. 1. ed. cuiabá: sesi, 2014. v. 1. 104p .

2.
SATO, M. ; Jaber, Michelle ; Regina Silva ; ALVES, M. E. ; QUADROS, I. P. . Mapeando os territórios e identidades do estado de Mato Grosso, Brasil. 1. ed. CUIABÁ: EdUFMT, 2013.

3.
QUADROS, I. P.. Múltiplas Linguagens: Linguagens artísticas I. 2. ed. CUIABÁ: UAB, 2012.

4.
QUADROS, I. P.; SATO, M. ; Januário Gonçalves Correia Filho . No caminhos das águas, a feitura da canoa. Cuiabá: CPP-INAU e UFMT-GPEA, 2011.

5.
QUADROS, I. P.. MÚLTIPLAS LNGUAGENS: LINGUAGENS ARTÍSTICA 1. 1. ed. CUIABÁ: UAB/EdUFMT, 2010. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
SATO, M. ; QUADROS, I. P. . Texto e Imagem da Educação Ambiental. In: SATO, Michèle; GOMES, Giselly; SILVA, Regina. (Org.). Escola, comunidade e educação ambiental: reinventando sonhos, construindo esperanças. 1ed.CUIABÁ: SEDUC, 2013, v. 1, p. 43-57.

2.
SATO, M. ; OLIVEIRA, H. ; BELEM, I. ; QUADROS, I. P. . Arte-Educação-Ambiental. In: Michèle Sato, Giselly Gomes e Regina Silva. (Org.). Escola, Comunidade e Educação Ambiental. 1ed.cuiabá: print, 2013, v. 1, p. 58-72.

3.
Jaber, Michelle ; Regina Silva ; BELEM, I. ; AMORIN, D. ; ALVES, L. ; QUADROS, I. P. . Educação Quilombola: uma experiência em Mata Cavalo. In: Michéle Sato, Giselly Gomes e Regina Silva. (Org.). Escola, Comunidade e Educação Ambiental. 1ed.cuiaba: print, 2013, v. 1, p. 129-143.

4.
SATO, M. ; QUADROS, I. P. . Educação Ambiental e o Ensino de Artes na Educação Básica. In: José Pegado Abílio e Michéle Sato. (Org.). Educação Ambiental: do currículo da Educação Básica às experiências educativas no contexto do Semiárido Paraíbano. 1ed.JOÃO PESSOA: UFPB, 2012, v. 1, p. 239-262.

5.
QUADROS, I. P.. Arte popular: Trilheira para a arte educação ambiental. In: Michèle Sato. (Org.). Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo.. Saõ Carlos SP: RiMa Editora, 2011, v. , p. -.

6.
QUADROS, I. P.. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: APENAS UM OLHAR. In: MARIA CECÍLIA SANCHEZ TEIXEIRA; MARIA DOROSÁRIO SILVEIRA PORTO. (Org.). IMAGINÁRIO DO MEDO EA CULTURA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 1ªed.NITERÓI: INTERTEXTO, 2004, v. , p. 19-26.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
QUADROS, I. P.. A prática de produção de um jornal escolar. Hora Atividade, suplemento pedagógico- Sintep, 29 ago. 1992.

2.
QUADROS, I. P.. INTERVENÇÃO ARTÍSTICA CULTURAL I. COMUNICANDO, Cuiabá - MT, p. 2 - 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lúcia Shiguemi Kawaahara ; QUADROS, I. P. ; SATO, M. . ARTE POPULAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE RESISTÊNCIA NO. In: VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto - SP. Anais do VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . CAMINHOS, ENCONTROS E ESCUTAS: FIOS DE UMA COSMONARRATIVA. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE: DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO, 2010, UBERLÂNDIA. X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO - CADERNOS DE RESUMO. UBERLÂNDIA: FACED, 2010. v. 01. p. 01-482.

2.
QUADROS, I. P.; Albernaz, Ruth . ÁGUA E GENTE: FRAGMENTOS DE UMA OFICINA DIALÓGICA. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2008, 2008, CUIABÁ. SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2008. CUIABÁ: UFMT, 2008.

3.
QUADROS, I. P.. UM FRGAMENTO INTERCULTURAL: CORPO, ARTE E EDUCAÇÃO. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2008, 2008, CUIABÁ. SEMINÁRIO EDUCAC'~AO 2008. CUIABÁ: UFMT, 2008.

4.
QUADROS, I. P.. REDES DE MATO GROSSO: UM SABER EXPRESSO EM TEIAS E CORES. In: VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2004, CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT. V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2004.

5.
QUADROS, I. P.. EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS DE PESQUISA NA COMUNIDADE DE LIMPO GRANDE. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2004, 2004, CUIABÁ. TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. CUIABÁ: UFMT, 2004.

6.
QUADROS, I. P.. CULTURA E IMAGINÁRIO DE ALUNOS: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA CULTURANALÍTICA. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÀO 2004, 2004, CUIABÁ. TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. CUIABÁ: UFMT, 2004.

7.
QUADROS, I. P.. cultura e Gestão escolar: Um estudo de uma escola pública de Cuiabá. In: VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro- Oeste, 2004, Goiania - GO. VII EPECO - ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO- OESTE. Goiania: ANPED Centro Oeste, 2004. p. 102-102.

8.
QUADROS, I. P.. Ambiência Escolar e a Multidimensionalidade nas Práticas Educativas. In: II Simpósio da ANPAE da Região Centro- Oeste, 2003, Goiânia. Anais do III Simpósio da ANPAE Região Centro- Oeste, 2003.

9.
QUADROS, I. P.. IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO CULTURANALÍTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2003, 2003, CUIABÁ. EDUCAÇÃO E TRABALHO. CUIABÁ: APST/UFMT, 2003. p. 169-171.

10.
QUADROS, I. P.. IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: UM OLHAR, OUTROS OLHARES. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2003, 2003, CUIABÁ. EDUCAÇÃO E TRABALHO. CUIABÁ: APST/UFMT, 2003. p. 180-180.

11.
QUADROS, I. P.. EDUCAÇÃO, CULTURA E IMAGINÁRIO: UM ESTUDO DE CASO. In: III ENCONTRO SOBRE IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO, 2003, SÀO PAULO. III ENCONTRO SOBRE IMAGINÁRIO CULTURA & EDUCAÇÃO. SÀO PAULO: ZOUK, 2003. p. 53-54.

12.
QUADROS, I. P.. A ESCOLA COMO ESPAÇO INSTITUÍDO E INSTITUINTE DA CULTURA: UM ESTUDO CULTURANALÍTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO- OESTE, 2003, CAMPO GRANDE - MS. CADERNO DE RESUMOS, 2003. p. 193-194.

13.
QUADROS, I. P.. A Escola como Espaço Instituído e Instituinte: estudo culturanalitico numa escola pública de Cuiaba. In: Seminário Educação 2002, 2002, Cuiabá/MT. Seminário de Educação 2002. Cuiabá/MT: EdUFMT, 2002. v. 1. p. 97-97.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
QUADROS, I. P.2000 QUADROS, I. P.; BANDEIRA . Educação e Cultura: duas práticas artísticas na capacitac'~ao de alfabetizadores de jovens e adultos. Caderno de Educação, resumos, p. 48, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . CAMINHOS, ENCONTROS E ESCUTAS: FIOS DE UMA COSMONARRATIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . URDINDO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ARTÍSTICOS CULTURAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . URDINDO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ARTÍSTICOS-CULTURAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Silveira, Ruth Albernaz ; QUADROS, I. P. . Águas Pantaneiras e conhecimento Tradicional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . IMAGE AND ART. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
QUADROS, I. P.; RONALDO ENRIQUE SANTANA . ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . INDICATIONS OF MATA CAVALO COMMUNITY CULTURE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
QUADROS, I. P.; Silveira, Ruth Albernaz . WATER ON US AND US IN THE WATER: A DIALOGICAL WORKSHOP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Albernaz, Ruth ; AMARANTE, ELIZABETH ARACY ; QUADROS, I. P. . ARTE/EDUCAÇÃO/UNIVERSO/MIKY. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
QUADROS, I. P.; Albernaz, Ruth . ÁGUA NA GENTE E GENTE NA ÁGUA: UMA OFICINA DIALÓGICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
QUADROS, I. P.; SATO, M. . CULTURA QUILOMBOLA MATO-GROSSENSE E A ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
QUADROS, I. P.. Violência simb´lica na escola: apenas um olhar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
QUADROS, I. P.; BANDEIRA . Educação e Cultura - Uma Prática Pedagógica Artística no Programa Alfabetização Solidária. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Albernaz, Ruth ; QUADROS, I. P. . NATUREZA SUBSTANTIVO FEMININO. CUIABÁ: ACÊNICA, 2016 (CATÁLOGO).

2.
QUADROS, I. P.. PATUÁ. CUIABÁ: SESC, 2016 (CATÁLOGO).

3.
QUADROS, I. P.; Albernaz, Ruth . A essencia de Lara Matana convida-nos a brindar a Arte Educação Ambiental. cuiabá: UFMT, 2009 (Prospecto).

4.
Garcia, Dolores. ; QUADROS, I. P. ; Lúcia Shiguemi Kawaahara ; Manfrinate, Rosana. . Fascículos de Educação Ambiental. Cuiabá: Juizado do Meio Ambiente - JUVAM, 2008 (Fascículo).

5.
QUADROS, I. P.. Expressão Cênica como Recurso Globalizador 1996 (Anais do Encontro Estadual de Currículo por Atividade- Globalizac'~ao do Ensino).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIGNATTI, M. ; CASTRO, S. ; QUADROS, I. P. ; Albernaz, Ruth . Ciclo das Águas em São Pedro de Joselândia - Calendário. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

2.
QUADROS, I. P.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO D EPROFESSORES. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
QUADROS, I. P.; Jaber, Michelle ; Ronaldo Senra ; Regina Silva ; SATO, M. ; Graciela Acco . AFRICANIDADES DE MATA CAVALO. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
QUADROS, I. P.. O QUE É ARTE EDUCAÇÃO?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
QUADROS, I. P.; SANTANA, R. . ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
QUADROS, I. P.; CASARES, C. . Arte e Arte/ Educação Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
QUADROS, I. P.. ALFABETIZAÇÃO E ARTE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
QUADROS, I. P.. ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE ARTE DO ESTADO DE MATO GROSSO. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE ARTE DO ESTADO DE MATO GROSSO).

9.
QUADROS, I. P.; Albernaz, Ruth . ÁGUA: SAÚDE E AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE PANTANEIRA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
QUADROS, I. P.; Albernaz, Ruth . ARTE/EDUCAÇÃO/AMBIENTAL (PAPEL E PET). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
QUADROS, I. P.. CORPO E EXPRESSÃO: AS LINGUAGENS QUE O CORPO FALA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO LINGUAGENS DO CORPOO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
QUADROS, I. P.; MARQUES, M. . Cerrado em flor. 2009. Pintura.

2.
QUADROS, I. P.. ARTE AMBIENTAL. 2004. Instalação.

3.
QUADROS, I. P.. Violência Simb´lica na Escola: Apenas um olhar. 2003. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GRANDO, Beleni Saléte ; QUADROS, I. P. . BRINCAR, JOGAR, VIVER. 2010 (desing gráfico).

Demais trabalhos
1.
QUADROS, I. P.; MARQUES, M. . Poesia a céu aberto no Cerrado. 2008 (Projeto Cultural) .

2.
QUADROS, I. P.. 1º Ciclo de Palestras - Perspectivas Multidisciplinares na Formação do Educador - Tema: Criatividade e a formação do educador.. 2005 (Palestra) .

3.
QUADROS, I. P.. Trabalhando Arte na Pré-Escola. 2005 (Mini- Curso) .

4.
QUADROS, I. P.. Arte- Educação- Ambiental. 2005 (Oficina) .

5.
QUADROS, I. P.. IV Encontro de Educador@s Ambientais e Iº Fórum do Programa de Formação em Educação Ambiental no Pantanal - ProFEAP. 2005 (Membro da Comissão Organizadora) .

6.
QUADROS, I. P.. A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004 (Palestra) .

7.
QUADROS, I. P.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA REDE DE INTEGRAÇÀO. 2004 (Mini- Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SATO, Michèle; PAZOS, A. S.; QUADROS, I. P.. Participação em banca de giseli dalla nora. á agua e a cartografia educativa nos climas de três territórios geográficos. 2017.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
QUADROS, I. P.. Comissão de análise das atividades de Estudos Independentes dos Cursos de História, Matemática, Pedagogia e Educação Artística. 2005. UNIVERSIDADE DE CUIABÁ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25º SemiEdu 2017: Educação, Diversidades culturais, sujeitos e saberes.ARTE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE. 2017. (Seminário).

2.
Encontro Internacional de pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática - REAJA.Educação, arte e comunicação. 2017. (Encontro).

3.
ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE: DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO.CAMINHOS, ENCONTROS E ESCUTAS: FIOS DE UMA COSMO NARRATIVA. 2010. (Encontro).

4.
I SEMANA ACADEMICA / XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/ III MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO.URDINDO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ARTÍSTICOS-CULTURAIS NO CERRADO E NO PANTANAL MATO-GROSSENSE. 2010. (Outra).

5.
VI ENCONTRO DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.CIMISSÃO TEMÁTICA. 2010. (Encontro).

6.
VI ENCONTRO DA REMTEA.URDINDO SERVIÇOS ECOSSISTEMICOS ARTÍSTICOS-CULTURAIS. 2010. (Encontro).

7.
32 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Comunicação Oral. 2009. (Outra).

8.
Nono Seminário Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso.Águas Pantaneiras e conhecimento tradicional. 2009. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2009.PARTICIPAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO. 2009. (Seminário).

10.
8TH INTECOL - INTERNATIONAL WETLANDS CONFERENCE.INDICATIONS OF MATA CAVALO COMMUNITY CULTURE. 2008. (Outra).

11.
Programa de Formação em Educação Ambiental no Pantanal.Arte/Educação/Ambiental. 2008. (Outra).

12.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2008.ÁGUA E GENTE: FRAGMENTOS DE UMA OFICINA DIALÓGICA. 2008. (Seminário).

13.
SEMINÁRI TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. (Seminário).

14.
ARTE E MITOLOGIA:O ENTRELAÇAMENTO DO MUNDO ARTÍSTICO PELA VIA MÍTICA. 2007. (Oficina).

15.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2007. (Seminário).

16.
V ENCONTRO DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.ÁGUA NA GENTE E GENTE NA ÁGUA: UMA OFICINA DIALÓGICA. 2007. (Encontro).

17.
V ENCONTRO DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.CULTURA QUILOMBOLA MATO-GROSSENSE E A ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Encontro).

18.
V ENCONTRO DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUÇÃO AMBIENTAL.ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO UNIVCERSO MYKY. 2007. (Encontro).

19.
IV Encontro de Educado@s Ambientais e Iº Fórum do Programa de Formação em Educaçào Ambiental no Pantanal ProFEAP.IV Encontro de Educador@s Ambientais de Mato Grosso e Iº Fórum do Programa de Formação Ambiental no Pantanal ProFEAP. 2005. (Encontro).

20.
Seminário Temático: Educação Ambiental.Seminário Temático: Educação Ambiental. 2005. (Seminário).

21.
1º ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DA REGIÃO SUL DO MATO GROSSO.1º ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DA REGIÃO SUL DO MATO GROSSO. 2004. (Encontro).

22.
EXTENSÃO E ATUALIZAÇÃO.O LUGAR DO BRINQUEDO E DO BRINCAR: UMA PROPOSTA DE PE'NO CHÃO. 2004. (Oficina).

23.
Iª SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA O CORREGO BARBADO.Iº SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA O CÓRREGO BARBADO. 2004. (Seminário).

24.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2004.TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2004. (Seminário).

25.
V FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.EDUCAÇÀO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. 2004. (Oficina).

26.
V FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.V FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL/ ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2004. (Outra).

27.
V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA. 2004. (Simpósio).

28.
V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.DIVERSIDADE DE SABERES E PRÁTICAS. 2004. (Simpósio).

29.
2ª JORNADA DE ANÁLISE PLURIDISCIPLINAR DE SITUAÇÕES DE TRABALHO.JORNADA DE ANÁLISE PLURIDISCIPLINAR DE SITTUAÇÕES DE TRABALHO. 2003. (Outra).

30.
CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS.CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS. 2003. (Outra).

31.
III ENCONTRO SOBRE IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO.III ENCONTRO SOBRE IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO/ SUB-ÁREA TEMÁTICA CULTURA, ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO. 2003. (Encontro).

32.
II SEMINÁRIO SOBRE CULTURA, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO.II SEMINÁRIO SOBRE CULTURA, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃOAO. 2003. (Seminário).

33.
I SEMINÁRIO DE PESQUISA - GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO.I SEMINÁRIO DE PESQUISA- GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO. 2003. (Seminário).

34.
MINI-CURSO: SOBRE O IMAGINÁRIO DE GILBERT DURAND E O AT- 9, DE YVES DURAND.SOBRE O IMAGINÁRIO DE GILBERT DURAND E O AT- 9, DE YVES DURAND. 2003. (Outra).

35.
MINI- CURSO: UMA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO: MANDALAS E RITUAL EDUCATIVO.UMA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO: MANDALAS E RITUAL EDUCATIVO. 2003. (Outra).

36.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2003.EDUCAÇÃO E TRABALHO: TRABALHAR, APRENDER, SABER. 2003. (Seminário).

37.
V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2003. (Encontro).

38.
A Qualificação do Mercado CulturaL.A Qualificação do Mercado Cultural. 2002. (Seminário).

39.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2002.RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SÉCULO XXI. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SATO, M. ; QUADROS, I. P. . VI ENCONTRO DA REMTEA. 2010. (Outro).

2.
SATO, M. ; Jaber, Michelle ; Regina Silva ; QUADROS, I. P. . II SEMINÁRIO DE MAPEAMENTO SOCIAL. 2010. (Outro).

3.
GRANDO, Beleni Saléte ; QUADROS, I. P. . III SIMPÓSIO DE CULTURA CORPORAL E POVOS INDÍGENAS "JOGOS INDÍGENAS: SAÚDE E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL" & SEMINÁRIO PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL". 2010. (Outro).

4.
QUADROS, I. P.; SATO, M. ; Jaber, Michelle ; Lúcia Shiguemi Kawaahara ; Regina Silva ; Albernaz, Ruth . V ENCONTRO DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ROSANA RORIZ GUIMARÃES. ENSINO E IDENTIDADE CULTURAL NO BALANÇO DA CADEIRA DE URUBAMBA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO) - Instituto Federal de Educação Mato Grosso. (Orientador).



Outras informações relevantes


PARTICIPAÇÕES: 
- COORDENAÇÃO DO PROJETO UNIMED RECICLA, COM JOVENS DE UM BAIRRO CARENTE DE CUIABÁ - MT, COM O OBJETIVO DE TRANSFORMAR LIXO EM PAPÉIS, PAPÉIS EM OBRAS DE ARTE E PESSOAS EM CIDADÃOS. (2º SEM/ DE 2003).
- MEMBRO DA REMTEA-REDE MATOFROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL(desde 2005). 
- PESQUISADORA CONVIDADA DO GEPEA- GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFMT.(desde 2006).
- Coordenação artística do Projeto Cultural "Arte e Vida no Cerrado I", pela Secretaria de Estado e Cultura de Mato Grosso (2006).
- Proponente do projeto cultural "Poesia a céu aberto no cerrado I" (2009), pela Secretaria de Estado e Cultura de Mato Grosso(2009).
- Artísta convidada para produzir o painel de pintura do Projeto "Arte e vida no Cerrado II" (2009).



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