Karina de Melo Conte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8583369688511838
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação FE/USP (2013). Atua como docente no Claretiano Centro Universitário, coordena o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura nas modalidades presencial e Ead. Membro como pesquisadora do Grupo Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador-GEPEFE/FE/USP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo- GEPEFOR /FFCLRP/USP - CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica ao ensino superior, currículo e pedagogia universitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina de Melo Conte
Nome em citações bibliográficas
CONTE, K. M.;CONTE, KARINA DE MELO

Endereço


Endereço Profissional
Claretiano Centro Universitário, Centro Universitário Claretiano de Batatais.
Rua: Dom Bosco, 466
Castelo
14300-000 - Batatais, SP - Brasil
Telefone: (16) 36601777
URL da Homepage: www.claretiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Espaço formativo da docência no ensino superior: um estudo a partir do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof(a). Dr(a). Selma Garrido Pimenta.
Palavras-chave: Pedagogia universitária; Formação pedagógica do professor universitário; Estágio em docência; Identidade docente; Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
2003 - 2006
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Autopercepção, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Edna Maria Marturano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2000 - 2002
Especialização em Psicopedagogia para Pedagogos. (Carga Horária: 3250h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ..
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
1999 - 1999
Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: O senso moral no período pré-escolar como alicerce na construção da personalidade e aprendizagem infantil..
1996 - 1998
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.
Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Título: Desenvolvimento Moral no Período Pré Escolar.




Formação Complementar


2017
Metodologias ativas na docência da Educação Superior. (Carga horária: 60h).
Carta Consulta, CC, Brasil.
1996 - 1996
Treinamento na Área da Deficiência. (Carga horária: 150h).
Federação Estadual das APAE's, APAE, Brasil.


Atuação Profissional



Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 24
Outras informações
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
07/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Afabetização e Letramento II
07/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas
03/2009 - 12/2009
Estágios , Centro Universitário Claretiano de Batatais, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio (Projeto Bolsa Alfabetização).
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
07/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dídática Geral
07/2008 - 12/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicopedagógica na instituição Escolar
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas
02/2008 - 07/2008
Ensino, Educação Infantil e Alfabetização, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Diferentes Linguagens
07/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
07/2007 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
07/2007 - 12/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicopedagógica na Instituição Escolar
02/2007 - 07/2007
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
02/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicopedagógica na Instituição Escolar
Didática no Ensino Superior
07/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática II
07/2006 - 12/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
07/2006 - 12/2006
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ACTs (Admitidos em Caráter Temporário)
Outras informações
Professor de Educação Básica E.E.P.S.G. Maria Celina Walter de Assis

Atividades

02/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação de Serrana - SP, .

Serviço realizado
Atuação no Núcleo de Apoio à Comunidade Escolar (NACE).
01/2006 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor polivalente

Secretaria de Educação de Serrana, SES, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 25


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Acompanhamento do 2º Curso de Pedagogia Universitária do interior realizando a observação e registro do encontros. Organizado pelo GAP (Grupo de Apoio Pedagógico) do campus de Ribeirão Preto / USP e apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora colaboradora com carga horária semanal de 6 horas no desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina de Práticas de Supervisão Educacional, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, aos alunos do 4 ano de graduação do curso de Pedagogia, sob supervisão da Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Acompanhamento do 1º Curso de Pedagogia Universitária do interior realizando a observação e registro do encontros. Organizado pelo GAP (Grupo de Apoio Pedagógico) do campus de Ribeirão Preto / USP e apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de estágio de PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO com carga horária semanal de 6 horas no desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina de Didática I, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, aos alunos do 2 ano de graduação do curso de Pedagogia, sob supervisão da Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de estágio de PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO com carga horária semanal de 6 horas no desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina de Didática II, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, aos alunos do 2 ano de graduação do curso de Pedagogia, sob supervisão da Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de estágio de PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO com carga horária semanal de 6 horas no desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina de Didática I, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, aos alunos do 2 ano de graduação do curso de Pedagogia, sob supervisão da Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de estágio de PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO com carga horária semanal de 6 horas, com desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina de Didática II, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, aos alunos do 2 ano de graduação do curso de Pedagogia, sob supervisão da Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Treinamento Técnico, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em regime de dedicãção integral às atividades de treinamento e de apoio ao desenvolvimento do Projeto temático: Fatores de Risco e Proteção na Idade Escolar, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, sob a supervisão da Profa. Dra. Edna Maria Marturano.

Atividades

02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação.

02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora da disciplina Práticas e Supervisão Educacional.
08/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação.

Atividade de extensão realizada
Coordenação Pedagógica do curso de Extensão Cultural: Metodologia de Ensino de disciplinas da Área de Ciências da Natureza, matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Parte Integrante do Programa de Formação Continuada Teia do Saber..
06/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação.

Atividade de extensão realizada
Educadora Pedagógica do curso de Extensão Cultural: metodologia de Esnino de Disciplinas da Área de Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Parte integrante do Programa de Formação Continuada Teia do Saber..
11/2002 - 10/2003
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica.

Serviço realizado
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em regime de dedicãção integral às atividades de treinamento e de apoio ao desenvolvimento do Projeto temático: Fatores de Risco e Proteção na Idade Escolar, pela Faculdade de.
01/2002 - 09/2002
Estágios , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica.

Estágio realizado
Estagiária em psicopedagogia, junto ao Departamento de neurologia, Psiquiatria e psicologia Médica, sob responsabilidade da Profa. Dra. Edna Maria Marturano..


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores e Formação para a Docência no Ensino Superior

Objetivo: Investigar a formação de professores para a Educação Superior, seja por meio dos Cursos de licenciatura, ou dos alunos pós-graduandos no que concerne aos saberes pedagógicos necessários para o exercício da docência..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Universitária.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A formação pedagógica de professores para o ensino superior nos Programas de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Noeli Prestes Padilha Rivas em 21/03/2016.
Descrição: Nessa pesquisa vamos refletir sobre a formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da USP, tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária na Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino? Quais os contributos desse Programa na constituição dos pós-graduandos como futuros professores face a sua formação como pesquisador nas diferentes áreas do saber? Espera-se, com este projeto, contribuir para a área da formação pedagógica do professor para a educação superior por meio da produção de conhecimentos que subsidiem estudos e pesquisas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação e Programas Institucionais de Pedagogia Universitária, tendo em vista que a formação do corpo docente constitui-se em um dos elementos estruturantes da qualidade do ensino. Objetivo: Investigar a formação pedagógica de professores para o ensino superior oferecida nos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, no contexto do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE). Metas ? Mapeamento das disciplinas referentes à etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino, oferecidas nos Programas de Pós-Gradução da USP. ? Constituição de um banco de dados sobre as disciplinas de formação pedagógica que são propiciadas aos pós-graduandos na USP. ? Análise das ementas, conteúdos curriculares e bibliografias das disciplinas de formação pedagógica oferecidas, procurando elucidar o tratamento destinado aos conhecimentos relacionados a formação pedagógica do professor do ensino superior. ? Investigação das percepções e das motivações politicas e institucionais dos coordenadores do Programa PAE nas diferentes Unidades de Ensino da USP, visando obter indicadores que contribuam para o aprimoramento do referido Programa. ? Aprimoramento das propostas curriculares dos Cursos de Pós-Graduação, de modo a redirecionar as perspectivas orientadoras das ações e percursos da formação de professores e consolidação do ?lugar? da formação pedagógica no interior da Universidade envolvidas neste Projeto. ? Criação e/ou reformulação de disciplinas no âmbito do Programa PAE, nos Cursos de Pós-graduação da Universidade, de modo a fortalecer os processos curriculares e a formação pedagógica de professores do ensino superior...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Karina de Melo Conte - Integrante / Noeli Prestes Padilha Rivas - Coordenador / Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Integrante / Gláucia M. da Silva - Integrante / Teobaldo Rivas - Integrante / Patricia Gimenes - Integrante / Giovanna Ofretório de Oliveira Martin - Integrante.
2009 - 2014
Formação de Professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Karina de Melo Conte - Integrante / Cristina Cinto Araujo Pedroso - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Guia do Estudante da Editora Abril


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formação de Professor.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Universitária.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação continuada.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2004
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
2003
Bolsa de Mestrado, CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior..
2002
Bolsa de Treinamento Técnico Especializado, FAPESP, fundaão de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo.
2000
Bolsa de Aprimoramento, Fundap, Fundo Desenvolvimento Administrativo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, GLAUCIA MARIA DA2015SILVA, GLAUCIA MARIA DA ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA ; MARQUES, MARIA AUXILIADORA DE RESENDE BRAGA ; CONTE, KARINA DE MELO . Graduate courses as the locus of Higher Education teacher training: dialogues between didactic and curriculum. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 49, p. 55-74, 2015.

2.
NADAI, A. C.2009 NADAI, A. C. ; CONTE, K. M. ; RIVAS, N. P. P. . A Formação Pedagógica do Professor Universitário: Dilemas e Perspectivas para a Reconfiguração dos Saberes Docentes. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 14, p. 00-00, 2009.

3.
CONTE, K. M.;CONTE, KARINA DE MELO2004CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Análise pós-intervenção de Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas. Revista Paulista de Pediatria, v. 22, p. 57-58, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NADAI, A. C. ; CONTE, K. M. ; RIVAS, N. P. P. . A reconfiguração dos espaços formativos na universidade: dilemas e perspectivas para a docência superior. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. É preciso transver o mundo, 2009.

2.
NADAI, A. C. ; CONTE, K. M. ; RIVAS, N. P. P. . A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e perspectivas para a reconfiguração dos saberes docentes. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

3.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. . A Formação Pedagógica do docente para a educação superior: Delineando Caminhos e aproximações. In: ANPED, 2008, Caxambu - MG. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008.

4.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. ; AGUILAR, G. M. . Novos Espaços foramtivos na Universidade: Desafios e Perspectivas para a Docência Superior. In: IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 2007, Águas de Lindóia -SP. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação, 2007. v. 1. p. 230-230.

5.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. ; LEAL, M. A. I. ; MARQUES, A. . A Formação pedagógica do docente para a educação superior: algumas aproximações. In: V Jornadas de Investigación en Educación, 2007, Cordoba. Educación y Perspectivas: contribuciones teóricas y metodológicas en debate, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NADAI, A. C. ; CONTE, K. M. ; RIVAS, N. P. P. . A formação pedagógica do professor para educação superior: aportes investigativos e desafios. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009.

2.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. ; NADAI, A. C. . A formação pedagógica do professor para educação superior: novos desafios para a reconfiguração dos saberes docentes. In: I Congreso de Docencia Universitaria, 2009, Vigo. Docencia e innovación educativa en el escenario de los nuevos planes de estudio universitarios, 2009.

3.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. . Formação de professores: Perspectivas curriculares e desafio na implantação do curso de Pedagogia. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, Recife - Pernambuco. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Recife - PE: Edições Bagaço, 2006. v. 1.

4.
CONTE, K. M.. Suporte parental e comportamentos externalizantes em crianças referidas para atendimento psicológico devido a queixas escolares.. In: XXX Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires - Argentina. XXX Congresso Interamericano de Psicologia, 2005.

5.
CONTE, K. M.. Auto-percepções, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais.. In: VIII Seminário de Pesquisa, Programa de Pós Graduação em Psicologia- FFCLRP, 2005, Ribeirão Preto - São Paulo. VIII Seminário de Pesquisa, Programa de Pós Graduação em Psicologia- FFCLRP, 2005.

6.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Desenvolvendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais para melhorar o comportamento e o desempenho escolar.. In: XXX Congresso Interamericano de Psicologia., 2005, Buenos Aires. Hacia una psicología sin fronteras, 2005.

7.
CONTE, K. M.. Recursos do ambiente familiar: um estudo descritivo das crianças referidas para atendimento psicológico devido a queixas escolares. In: XXXV Reunião Anual de Psicologia, 2005, Curitiba - Paraná. XXXV Reunião Anual de Psicologia, 2005.

8.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Desenvolvendo Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas.. In: Congresso Paulista da Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil, 2004, São José do Rio Preto - SP. Transtornos dda Cognição e do Desenvolvimento: Diagnóstico e Tratamento interdisciplinar, 2004.

9.
CONTE, K. M.. Auto-percepções, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais.. In: VII Seminário de Pesquisa - Programa de Pós Graduação em Psicologia - FFCLRP, 2004, Ribeirão Preto - São Paulo. VII Seminário de Pesquisa - Programa de Pós Graduação em Psicologia - FFCLRP, 2004.

10.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Análise pós-intervenção de Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas. In: X Congresso Brasileiro de Ensino, IV Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente., 2004, São Paulo. X Congresso Brasileiro de Ensino, IV Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente., 2004.

11.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Desempenho Acadêmico e Problemas de Comportamento - Efeitos de uma intervenção. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2004. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2004.

12.
CONTE, K. M.. Meninos com queixas escolares: Caracterização sócio-emocional através do CBCL. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte - MG. XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003.

13.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Crianças com dificuldades de aprendizagem e de comportamentos atendidas em um programa para desenvolvimento de habilidade de solução de problemas interpessoais. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental., 2003. Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental, 2003.

14.
BETTI, M. C. M. ; CONTE, K. M. ; MARTURANO, E. M. . Problemas emocionais e de comportamento em crianças com desempenho escolar pobre: diferença de gênero detectadas através do CBCL. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental., 2003. Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental., 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
CONTE, K. M.. Relação teoria e prática no ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. . A formação pedagógica do docente para a educação superior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. ; LEAL, M. A. I. ; MARQUES, A. . A Formação pedagógica do docente para a educação superior: algumas aproximações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. . Formação de professores: Perspectivas curriculares e desafio na implantação do curso de Pedagogia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Desenvolvendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais para melhorar o comportamento e o desempenho escolar.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BETTI, M. C. M. ; MARTURANO, E. M. ; CONTE, K. M. ; ELIAS, L. C. S. . Suporte parental e comportamentos externalizantes em crianças referidas para atendimento psicológico devido a queixas escolares.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BETTI, M. C. M. ; CONTE, K. M. ; MARTURANO, E. M. . Recursos do ambiente familiar: um estudo descritivo das crianças referidas para atendimento psicológico devido a queixas escolares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Auto-percepções, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Desempenho Acadêmico e Problemas de Comportamento - Efeitos de uma intervenção.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Análise pós-intervenção de Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Desenvolvendo Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Auto-percepções, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BETTI, M. C. M. ; CONTE, K. M. ; MARTURANO, E. M. ; ELIAS, L. C. S. . Problemas emocionais e de comportamento em crianças com desempenho escolar pobre: diferença de gênero detectadas através do CBCL. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Crianças com dificuldades de aprendizagem e de comportamentos atendidas em um programa para desenvolvimento de habilidade de solução de problemas interpessoais.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CONTE, K. M.; MARTURANO, E. M. . Crianças com dificuldades de aprendizagem e de comportamentos atendidas em um programa para desenvolvimento de habilidade de solução de problemas interpessoais.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CONTE, K. M.; ELIAS, L. C. S. ; MARTURANO, E. M. . Meninos com queixas escolares: Caracterização sócio-emocional através do CBCL. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CONTE, K. M.; RIVAS, N. P. P. . Didática do Ensino Superior. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para curso de Especialização).

2.
CONTE, K. M.. Didática, Planejamento e Avaliação II. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso de Graduação).

3.
CONTE, K. M.. Avaliação Psicopedagógica na Escola. 2008. (Editoração/Outra).

4.
HADDAD, C. C. ; CONTE, K. M. . Avaliação Psicopedagógica na Instituição Escolar. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para curso de Especialização).

5.
MATOS, M. S. ; KAWASAKI, C. S. ; MOTOKANE, M. T. ; RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. . Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Técnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
HADDAD, C. C. ; CONTE, K. M. . Avaliação Psicopedagógica na Instituição Escolar. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para curso de Especialização).

7.
MATOS, M. S. ; KAWASAKI, C. S. ; MOTOKANE, M. T. ; RIVAS, N. P. P. ; CONTE, K. M. . Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CONTE, K. M.; MARTINO, V. F.; LOPES, R. T. D.. Participação em banca de Filipe Pimenta Carota. A Gestão democrática da escola pública escolar: concepções e modelos da organização escolar. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
MARQUES, M. A. R. B.; DIAS, T. R. S.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Horácio Rosa Vieira. O Currículo de Filosofia na rede pública do Estado de São Paulo: uma análise sobre os conceitos filosóficos no caderno do aluno da 1ª série do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PICADO, J. R.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Carolina Santanna Martins. O papel do professor mediador na educação infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário.

2.
PEREIRA, P. S.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Carina Becker R. Ribeiro e Juliana Moraes. O letramento e a alfabetização: discussões para a educação no Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário.

3.
PICADO, J. R.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Luciana Calvo Costa. O processo de avaliação da escola: da teoria à prática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário.

4.
CONTE, K. M.; PARREIRA, V. L. C.. Participação em banca de Maria Heloisa Lemes Barreto. Avaliação na Educação Infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário.

5.
BARDIVIA, J. L.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Leandra G. Margarita C. Mardones e Maria Fernanda Canavezi. Operações e cálculo mental na educação infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário.

6.
BACARJI, K. M. D. G.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Elen G Bastitel Puga e Maria Isabel Batistel B. Buosi. A intervenção escolar do psicopedagogo juntamente às crianças com dificuldades de aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário.

7.
PEREIRA, P. S.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Andrea Nahime de Medeiros. A educação infantil no Brasil: características e desafios. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário.

8.
PICADO, J. R.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Vilson José Scariotto. A importância da filosofia para a educação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário.

9.
SOMMERHALDER, A.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Marli Dias de Oliveira. A arte como facilitadora da inclusão de alunos com necessidades especiais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CONTE, K. M.; ELIAS, L. C. S.. Participação em banca de Mácia Viana Amaral.Caracterização comportamental e acadêmica de crianças após o treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo) - Universidade de São Paulo.

2.
PEDROSO, C. C. A.; CONTE, K. M.; ELIAS, L. C. S.. Participação em banca de Natália Costa de Felicio.Formação de Professores, práticas de ensino e educação inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - FFCLRP) - Universidade de São Paulo.

3.
CONTE, K. M.; BERTANHA, P.. Participação em banca de Ana Beatriz Fiori e Cyndy Gonçalves Dias.Processo de adaptação no ingresso da criança no ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

4.
SILVA, G. M.; CONTE, K. M.; ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Ellen Diniz Vilela.Apropriação de saberes da docência por pós-graduandos na etapa de preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química do Departamento de Química - FFCLRP) - Universidade de São Paulo.

5.
MARTURANO, E. M.; CIANFLONE, A. R. L.; CONTE, K. M.. Participação em banca de Andresa Aparecida Ferreira.Crianças com dificuldades de aprendizagem: Um estudo sobre autopercepções. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.

6.
CONTE, K. M.; BIDURIN, C. P.. Participação em banca de Roni Clayton Barnabé.A matemática na música através do violão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Claretiano Centro Universitário.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional sobre Formação de Professores da Área da Saúde no Contexto do SUS. 2015. (Congresso).

2.
IV Congresso Brasileiro e I Congresso Interamericano de Educadores Claretianos. Educação e humanização: Os desafios da escola no século XXI. 2015. (Congresso).

3.
XIII ENIC Encontro de Iniciação Científica.XIII ENIC Encontro de Iniciação Científica. 2014. (Encontro).

4.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. formação de Professores e estágio: possibilidades de uma parceria entre universidade e escola pública. 2011. (Congresso).

5.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011. (Congresso).

6.
XI ENIC Encontro de Iniciação Científica.XI ENIC Encontro de Iniciação Científica. 2010. (Encontro).

7.
11º Seminário de Pedagogia Universitária. 2009. (Seminário).

8.
1ª Conferência Municipal da Educação.Atendimento Especializado ao Escolar. 2009. (Outra).

9.
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduaçãoe Pesquisa em Educação. 2009. (Congresso).

10.
6º Seminário de Pedagogia Universitária. 2009. (Seminário).

11.
Conferência Intermunicipal de Educação - Polo Ribeirão Preto - SP. 2009. (Outra).

12.
Formação Continuada de Docentes e Coordenadores.A Interdisciplinariedade no Contexto do Ensino Universitário. 2009. (Oficina).

13.
III Jornada das Licenciaturas da USP: Ressignificando a Formação de Professores. 2009. (Outra).

14.
III Jornada das Licenciaturas da USP: Ressignificando a Formação de Professores.Licenciaturas. 2009. (Outra).

15.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.A Formação pedagógica do professor universitário: dilemas e perspectivas para a reconfiguração dos saberes docentes. 2009. (Encontro).

16.
IV Encontro Iberoamericano de Educação. 2009. (Encontro).

17.
VIII ENIC - Encontro de Iniciação Científica.VIII ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2009. (Encontro).

18.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2008. (Congresso).. A formação Pedagógica do Docente para a Educação Superior: delineando caminhos e aproximações. 2008. (Congresso).

19.
3º Seminário de Pedagogia Universitária. 2008. (Seminário).

20.
A pesquisa-ação na formação do professor universitário. 2008. (Outra).

21.
I Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. Missão Claretiana e Projeto Pedagógico: Ensino Superior. 2008. (Congresso).

22.
I Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. 2008. (Congresso).

23.
I ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.Metodologia de Pesquisa em Educação. 2008. (Encontro).

24.
V Jornadas de Investigación en Educación.A formação pedagógica do docente para a educação superior: algumas aproximações. 2007. (Outra).

25.
III Fórum Nacional de Pedagogia. 2006. (Outra).

26.
I Programa de Formação Continuada. 2006. (Oficina).

27.
I Programa de Formação Continuada. 2006. (Encontro).

28.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2006. (Congresso).

29.
13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Área Biológicas. 2005. (Simpósio).

30.
Semana da Educação.A pesquisa na formação do pedagogo. 2005. (Outra).

31.
VIII Seminário de Pesquisa - Programa de Pós Graduação em Psicologia - FFCLRP.Auto-percepções, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais. 2005. (Seminário).

32.
VII Seminário de Pesquisa.VII Seminário de Pesquisa. 2005. (Seminário).

33.
XXX Congresso Interamericano de Psicologia.. Desenvolvendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais para melhorar o comportamento e o desempenho escolar.. 2005. (Congresso).

34.
2o. Seminário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-Estágio em Docência. 2004. (Seminário).

35.
Congresso Paulista da Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Desenvolvendo Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas. 2004. (Congresso).

36.
Desafios e Perspectivas da Pós-Graduação Brasileira. 2004. (Seminário).

37.
VI Seminário de Pesquisa.Auto-percepções, desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças atendidas no programa de habilidades de solução de problemas interpessoais.. 2004. (Seminário).

38.
X Congresso Brasileiro de Ensino, IV Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente.. Análise pós-intervenção de Habilidades Interpessoais em meninos com dificuldades comportamentais e acadêmicas. 2004. (Congresso).

39.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. Desempenho Acadêmico e Problemas de Comportamento - Efeitos de uma intervenção. 2004. (Congresso).

40.
1o. Seminário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-Estágio em Docência. 2003. (Seminário).

41.
Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental.. Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental.. 2003. (Congresso).

42.
XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2003. (Congresso).

43.
1a. Conferência Internacional de Educação - Multiculturalismo, Difereñças e Convivência: Por uma Educação de Ouro. 2002. (Outra).

44.
I Simpósio ?Desenvolvimento Biopsicossocial e de Psicopatologias na Infância. 2002. (Simpósio).

45.
IV Simpósio: A criança hiperativa. 2002. (Simpósio).

46.
XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2002. (Congresso).

47.
XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Congresso).

48.
Curso de Atualização: Psicologia Pediátrica. 2001. (Outra).

49.
Curso sobre Desenvolvimento Infantil. 2001. (Encontro).

50.
II Jornada: Desenvolvimento Infantil. 2001. (Outra).

51.
Jornada de Transtorno de Déficit de Atenção na Criança e no Adulto. 2001. (Outra).

52.
V Congresso de Educação SABER. 2001. (Congresso).

53.
XVI Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 2001. (Congresso).

54.
I Jornada de saúde Mental da Criança. 2000. (Outra).

55.
Psicopedagogia 2000. 2000. (Simpósio).

56.
Simpósio Transtorno de Ansiedade. 2000. (Simpósio).

57.
XVI Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. 1999. (Encontro).

58.
Seminário: Novos rumos na compreensão da queixa ecolar: Da perspectiva histórica à atuação profissional. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONTE, K. M.. XVI ENIC Encontro de Iniciação Científica. 2018. (Outro).

2.
CONTE, K. M.; TASSINARI, A. M. ; SERRAZES, K. E. ; BERTANHA, P. . XIV ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2015. (Outro).

3.
CONTE, K. M.; TASSINARI, A. M. ; SERRAZES, K. E. ; BERTANHA, P. . XIII ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2014. (Outro).

4.
CONTE, K. M.; TASSINARI, A. M. ; SERRAZES, K. E. ; BERTANHA, P. . XII ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2013. (Outro).

5.
CONTE, K. M.. Dia da Responsabilidade Social. 2011. (Outro).

6.
CONTE, K. M.. X ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Olivia dos Santos. Pró-Letramento: Facilitador para a ação docente?. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandra Helena Nunes de Oliveira e Wilma Augusta V. A. Filha. Fracasso escolar nas séries iniciais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

2.
Lilian Nunes de Oliveira. Dificuldades de leitura nas séries iniciais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

3.
Cilena Vicente dos Santos. A leitura no processo de ensino-aprendizagem: uma análise dos planejamentos e de avaliações escritas de componentes curriculares de 8a. série do Ensino Fundamental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

4.
Cristina aparecida da Silva Sortero e Silvia Eni F. Calefe. Avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

5.
Cassia Regina Alves de Souza e Flavia Luisa de Souza Comachi. Considerações sobre a construção da escrita. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

6.
Nubia aparecida da S. Correa. Aprender a ler com a alfabetização reflexiva. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

7.
Taize da S. M. dos Santos e Graciele K. Massoneto. Dificuldades de aprendizagem: fatores desencadeadores e o papel do professor e do especialista. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

8.
Maria G. Dias Fossa e Raquel da Silva meira Fortes. Formação continuada de professores de Educação Infantil centrada na escola: contribuições práticas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

9.
Anahy Lima Bonatti e Lidiane Kelly de Oliveira. A gestão escolar como pilar para a formação continuada de professores da Educação Infantil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

10.
Flavia Luisa de S. Camachio e Claudia Bonissi F. Veiga. Considerações sobre o erro na alfabetização. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e Alfabetização) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

11.
Silmara soares Liceras e Viviane Nunes. Construtivismo: Os processos de aquisição da escrita. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Soliaine rodrigues de Queiroz. O uso das apostilas na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

2.
Maiara Cristina Dalpogeto. Relação entre gestão e as instituições de Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

3.
Olivia dos Santos. Pró-Letramento: Facilitador para a ação docente?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Karina de Melo Conte.

4.
Fabiana dos Santos Pereira. O processor e o processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Karina de Melo Conte.

5.
Aline Batiston e Erika Santos. Alfabetização e letramento: A realidade do Estado de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Karina de Melo Conte.

6.
Giseli Aparecida Barbeti e Isa Mara Carvalho. Ensino Fundamental de Nove Anos: Desafios e Perspectivas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Karina de Melo Conte.

7.
Daniel Atásio de Souza e Deise Mara dos Santos Fonseca. Alfabetização: Trajetória sócio-histórica e contribuições construtivistas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Karina de Melo Conte.

Iniciação científica
1.
CARLA MANTOVANI e FERNANDA MARIA MARTINS. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

2.
BRUNA BERLOCHER DO NASCIMENTO. A percepção dos professores sobre a aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: Um estudo de caso no município de Orlândia. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.

3.
Inaiê Cordeiro. Representação social e probelmatização da violência contra crianças com necessidades especiais menores de cinco anos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Karina de Melo Conte.



Outras informações relevantes


Atividades de Pesquisa:
Professor Orientador do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. 
Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, este projeto tem o objetivo auxiliar o aluno do ensino superior a compreender, analisar e articular sua experiência no 2º ano do Ensino Fundamental, com os conceitos e teorias sobre didática e processo de aprendizagem.

Grupo de Pesquisa:
Participação do "GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores" - FE/USP.

Participação no GEPEFERP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores)" - FFCLRP/USP, composto por alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:20:58