Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7212431473735809
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Graduado em Economia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás(1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, C. A. L. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Economia.
Av. dos Portugueses
Bacanga
65080-580 - Sao Luis, MA - Brasil
Telefone: (98) 33018429


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A reciclagem e sua dinâmica reprodutora de situação de lumpemproletariado, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: João Batista de Deus.
Palavras-chave: Lumpenproletariado; Marginalidade e pobreza; Precarização do Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: VALE DOS SONHOS: MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS E DISPUTA PELO ESPAÇO EM GOIÂNIA,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: JOÃO BATISTA DE DEUS.
1987 - 1992
Graduação em Economia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2012 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.

Cargo ou função
Coordenador.
03/2012 - Atual
Ensino, Desenvolvimento Socioeconômico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do Trabalho I
03/2010 - Atual
Ensino, ECONOMIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia Brasileira Contemporânea
Economia Marxista I
Técnica de Pesquisa em Economia
06/2009 - Atual
Ensino, ECONOMIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação e Desenvolvimento do Capitalismo
Técnica de Pesquisa em Economia
Economia Regional e Urbana
Economia do trabalho

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DE GOIANIA, SEPLAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

Atividades

01/2001 - 03/2004
Direção e administração, Assessoria de Planejamento, .

Cargo ou função
Acompanhamento de implementação do Orçamento Participativo em Goiânia e membro da equipe de revisão do Plano Diretor na área socio-econômica.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, UCG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

07/2001 - 07/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Economia
Formação Econômica do Brasil
Economia Brasileira
Hist´rioa do Pensamento Econômico

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40

Atividades

7/2005 - 06/2009
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia da Produção do Espaço Econômico
8/2004 - 06/2009
Outras atividades técnico-científicas , Unu Cseh, Unu Cseh.

Atividade realizada
Parecer técnico-científico em projetos de pesquisa.
3/2004 - 6/2009
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do Trabalho
Economia regional e urbana
História do Pensamento Econômico
História Econômica Geral
8/2005 - 8/2005
Outras atividades técnico-científicas , Unu Cseh, Unu Cseh.

Atividade realizada
Parecer técnico-científico em projeto de especialização.


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TERRITORIAL: uma análise dos fluxos econômicos, indicadores sociais e potencialidades produtivas da Baixada Maranhense
Descrição: Objetivo Geral Aplicar o conceito de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) para analisar a dinâmica de desenvolvimento das microrregiões da Baixada Maranhense e Lençóis Maranhenses. Objetivos Específicos ? Compor e analisar o quadro dos fluxos econômicos dos municípios que compõem as respectivas microrregiões; ? Compor e analisar os indicadores sociais dos municípios que compõem as respectivas microrregiões; ? A partir dos quadros de fluxos econômicos e indicadores sociais, verificar as potencialidades produtivas, bem como os obstáculos que se impõe ao desenvolvimento econômico territorial das respectivas microrregiões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
ACOMPANHAMENTO DA DINÂMICA DOS NEGÓCIOS DE MICRO E PEQUENO PORTE NA ECONOMIA MARANHENSE
Descrição: Visando estimular e apoiar os negócios de micro e pequeno porte no Maranhão, o SEBRAE atua dentro de uma perspectiva sistêmica, em parceria com diversos atores representativos da sociedade maranhense. Neste sentido, o rol de parceiros do referido órgão envolve instituições como universidades, institutos de pesquisa, governo estadual, prefeituras, bancos de desenvolvimento, entidades empresariais e outras instituições representativas da sociedade civil. A atuação integrada desses atores vislumbra a garantia de sobrevivência e a sustentabilidade dos empreendimentos de porte menos avantajado, carentes de informação e de modernização de seus métodos e técnicas. Neste contexto, o SEBRAE atua por meio da chamada administração por resultados que visa retirar o foco das atividades-meio, direcionando-o para as atividades-fim. Uma das características dessa forma de gerenciar as organizações é a definição de objetivos que sejam comuns entre os agentes, de modo que as ações fiquem direcionadas para o alcance de um conjunto de resultados previamente estabelecidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas - Integrante / Ricardo Zimbrão Affonso de Paula - Integrante / joao gonsalo de moura - Coordenador.Financiador(es): sebrae - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Novas relações no trabalho, salário e reprodução social no século XXI: A universalidade do processo nas singularidades de São Luis (MA) e São José de Ribamar
Descrição: A proposta desta pesquisa parte de três questões fundamentais. Em que medida o desenvolvimento das forças produtivas no século XX, torna desnecessárias as profissões neste início do século XXI? E a depender da intensidade como ocorre este processo, qual a possibilidade/impossibilidade da relação salarial em se manter como elemento fundante da reprodução da força de trabalho? A procura pelas respostas a estas questões, pode auxiliar a entender como a reprodução social no século XXI garante ou não as condições necessárias para a acumulação de capital, ou seja, quais os ?novos? ou ?velhos? instrumentos que a burguesia se utiliza para se manter enquanto classe que não trabalha, se apropriando da produção do excedente dos trabalhadores. A não necessidade de profissionais específicos, mas sim de trabalhadores que ?apenas? supervisionem as forças produtivas pode indicar também que aparentemente os trabalhadores não se encontram mais diretamente submetidos ao controle do capital ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas - Coordenador / JOÃO CLAUDINO TAVARES - Integrante / ROMILDO DOS SANTOS SILVA - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO ?EXPRESSÃO? DA METAMORFOSE DAS PROFISSÕES NA CIDADE DE SÃO LUIS (MA)
Descrição: A compreensão empírica e teórica dos elementos da produção da existência social e humana, no contexto onde a Universidade se insere ou do qual ela é produto, se constitui num importante desafio, especialmente, nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. Na nossa pesquisa, procuraremos apreender sobre o processo de produção da existência social e humana em São Luís do Maranhão, no século XX, através do estudo das metamorfoses das profissões . Procuraremos desvelar os nexos, as mediações, as conexões do movimento da produção e reprodução das pessoas que as exercem e/ou as exerceram. Na primeira etapa da pesquisa, foi tomado como referência as profissões de alfaiates, sapateiros, relojoeiros e gráficos, localizados no Centro da cidade São Luís. Neste momento da pesquisa, investigaremos as novas ocupações que se manifestam no final do século XX e início do século XXI, como resultado das novas formas de produção da existência material, a exemplo de mototaxistas, cobradores e motoristas de transportes alternativos, bikelancheiros e ambulantes. Nesta segunda etapa está sendo incluído um novo elemento para reflexão, o ?aparecimento? dos catadores de materiais recicláveis. Estes sujeitos representam não só uma metamorfose de outras profissões, mas principalmente um processo degenerativo do sujeito social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas - Coordenador / Rosângela Batista Almeida - Integrante / Thagley Kenia Pinheiro de Carvalho - Integrante.
2005 - 2006
O Nordeste goiano na dinâmica do desenvolvimento regional em Goiás
Descrição: Um dos principais dilemas na s propostas de políticas de desenvolvimento regional dentro dos parâmetros de desenvolvimento capitalista é a ineficácia destas políticas em se estabelecer padrões de desenvolvimento que permitam amenizar as desigualdades regionais e consequentemente distribuir de forma mais eficaz o excedente acumulado, principalmente nas economias atrasadas. Diante disso, o projeto em questão se propõe a analisar as perspectivas de desenvolvimento regional em Goiás e como a Região Nordeste do estado vem se inserindo nesse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas - Coordenador / Carolina Amui Bittencourt de Oliveira - Integrante / Guillermo Hel Azanky Barrios Beserra - Integrante / Glauber Lopes Xavier - Integrante / Greyce Lara Pereira - Integrante / Ulisses Cabral de Moura - Integrante / Josenúbia Gomes Abreu - Integrante / Rafael de Freitas Cabral - Integrante.
2004 - 2005
Análise comparativa na formação dos Bairros Vale dos Sonhos e Aldeia do Vale
Descrição: A formação dos bairros em Goiânia ao longo de seu processo histórico, obedece uma lógica de heterogeinidade entre os espaços, levando em conta os aspectos, sociais, culturais e econômicos, originando assim um intenso processo de segregação espacial, materizalizada principalmente na formação da renda, na implantação de infraestrutura básica e o acesso aos serviços sociais básicos, como saúde e educação. A forma como a cidade vai se configurando gera assim uma série de problemas de ordem estrutural, dentre eles a exclusão social de uma parcela considerável da população refletida principalmente nas dificuldades do acesso ao solo urbano, um grave problema que afeta de forma significativa uma grande parte da população brasileira. O estudo se propõe a partir da análise teórica e empírica a uma comparação na organização social de dois parcelamentos urbanos distintos, separados fisicamente apenas por um trecho de rodovia, já que os dois se encontram às margesn da BR-153 na parte que atravessa o perímetro urbano de Goiânia, entretanto, existe uma distância muito maioor, de um lado o Aldeia do Vale, um condomínio fechado, ocupado pela elite econômica de Goiânia, com amplos espaços para moradia, cercado de todo uma estrutura, e de outro o Valle dos Sonhos, um loteamento ainda em processo de regularização, fruto da autogestão, população essa que tem suas demandas básicas atendidas de forma limitada pelo estado. Mais do que a distância física entretanto, o que verdadeiramente separa essas realidades é sua distância social, um conflito entre pobres e ricos na disputa pelo acesso ao espaço, disputa essa que é uma das faces mais cruéis da violência urbana, que se materializa na falta de moradias, no desemprego, e no aumento da exclusão social na formação das cidades brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas - Coordenador / Josenúbia Gomes Abreu - Integrante / Rafael de Freitas Cabral - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2018
ESTUDOS ESPECIALIZADOS E PLANOS ESTRATÉGICOS COMO FOCO NA CADEIA PRODUTIVA, COM SUPORTE NA CONFECÇÃO DE PROJETO TÉCNICO, ACOMPANHAMENTO À IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE EMPREENDIMENTOS AGROINDUSTRIAIS EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA LOCALIZADOS NOS
Descrição: A concepção do referido projeto de agroindustrialização da produção das áreas de reforma agrária deve ser compreendida como um processo, desta forma, composto por várias etapas. São elas: a) Procedimentos preliminares: Sensibilização dos agricultores através de reuniões, seminários, visitas; b) Levantamento e Estudo da Cadeia Produtiva; c) Elaboração da primeira versão dos projetos de agroindustrialização; d) Validação da primeira versão do projeto, junto às entidades cooperativadas dos assentados; e) Elaboração da versão final do projeto; f) Entrega do projeto à entidade cooperativada; g) Apresentação do Projeto, por parte da entidade cooperativada, ao agente financeiro. Durante o processo de elaboração, simultaneamente, outras atividades devem ser desenvolvidas, como, por exemplo, o estudo de mercado. É importante observar que não se trata de etapas separadas e rígidas. Ao contrário, muitas dessas etapas andam juntas e articuladas, onde não necessariamente se conclui uma etapa para depois iniciar a próxima. Outro aspecto a ser destacado é a participação dos agricultores na elaboração, montagem e condução do projeto. Parte-se do princípio de que a elaboração de um projeto de agroindústria, para agricultores familiares, deve representar muito mais do que a elaboração de um produto final (relatório), apenas com o objetivo de obtenção de empréstimo bancário. É importante fazer desse processo de concepção, também um espaço de formação/capacitação para os agricultores beneficiários. É necessário promover a participação dos agricultores em todas as etapas do processo de concepção do projeto, implementação e acompanhamento do empreendimento. Em uma metodologia participativa e capacitadora, muitas vezes exige-se um pouco mais de tempo para que os agricultores possam acompanhar compreender, discutir, sugerir e decidir sobre o seu projeto. Nesse processo os agricultores familiares assentados em áreas da reforma agrária, que são os sujeitos do processo, devem ter a compreensão do projeto e uma participação ativa e incisiva no seu rumo. Para que esse processo seja participativo e formador/capacitador, necessariamente, devem-se prever espaços de discussão entre os integrantes da equipe técnica, os agricultores e os devidos parceiros. Sobre as decisões finais, que cabem aos participantes dos projetos, os agricultores familiares, elas devem ser tomadas a partir do conhecimento das principais informações que se relacionam direta e indiretamente ao projeto e, também, às principais consequências, favoráveis ou desfavoráveis, geradas a partir dele. Compreende-se, enfim, que um projeto não se resume a elaboração de um relatório, ou dos cálculos de viabilidade econômica, mas de um conjunto de ações, em especial, aquelas de discussão com os agricultores. Tem-se, portanto, como princípio geral, que o processo de concepção do projeto deve ser participativo e formativo/capacitador. Isto é fundamental para a tomada de decisão sobre os rumos do projeto, para que haja coerência na implantação da agroindústria e para um bom gerenciamento e condução após a sua implantação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2006 - 2009
Periódico: Plurais (Anápolis)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista de Economia da UEG
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE POLITICAS PUBLICAS (UFMA)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA E HISTÓRIA ECONÔMICA


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: fapes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia do Trabalho.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Trabalho.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, C. A. L. L.2018FREITAS, C. A. L. L.; BEZERRA, F. ; SILVA, J. R. S. . Modernização da agricultura e reforma agrária: fortalecer a agricultura familiar é o caminho?. Revista de Economia da UEG, v. 13, p. 1, 2018.

2.
FREITAS, C. A. L. L.2017FREITAS, C. A. L. L.; CARVALHO, L. M. . O desenvolvimento endogeno a partir da operacionalização do PAA e do PNAE : a experi~encia do territorio da cidadania do vale do itapecuru-Maranhão. Revista de Economia Política e História Econômica, v. 1, p. 1-20, 2017.

3.
FREITAS, C. A. L. L.2017FREITAS, C. A. L. L.; MOURA, J. G. ; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula . Pequena produção leiteira no sul do Maranhão: Instruções normativas oficiais e adequação dos produtores. REVISTA DE ECONOMIA DO CENTRO-OESTE, v. 3, p. 2-19, 2017.

4.
FREITAS, C. A. L. L.2017FREITAS, C. A. L. L.; XAVIER, Glauber Lopes ; MARQUES, R. L. . As misérias do capitalismo no século XXI e as necessidades histórias da revolução. REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA E HISTÓRIA ECONÔMICA, v. 39, p. 53-70, 2017.

5.
FREITAS, C. A. L. L.2017FREITAS, C. A. L. L.; MOURA, J. G. ; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula . Infraestrutura e desenvolvimento: Impactos econômicos decorrentes do asfaltamento de rrodovias maranhenses inseridas na Rota das Emoções. Revista de Economia da UEG, v. 13, p. 118-135, 2017.

6.
FREITAS, C. A. L. L.2016FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula ; MOURA, J. G. . Investimentos em Infraestrutura e crescimento econômico: Uma avaliação das unidades da federação - 1996-2013. Conjuntura Econômica Goiana, v. 1, p. 1-94, 2016.

7.
FREITAS, C. A. L. L.2016FREITAS, C. A. L. L.; BEZERRA, F. . Questão agraria no Brasil: recuperando a terra e o trabalhador como elementos centrais no debate contemporãneo. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais, v. 5, p. 127-147, 2016.

8.
FREITAS, C. A. L. L.2013FREITAS, C. A. L. L.; CARVALHO, Thagley Kenia Pinheiro de . A REPRODUÇÃO SOCIAL DA FORÇA DE TRABALHO ATRAVÉS DO TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Cadernos de Pesquisa, v. 20, p. 106, 2013.

9.
FREITAS, C. A. L. L.2013FREITAS, C. A. L. L.; SILVA, R. S. . DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E CAPITAL: A REPRODUÇÃO DEGENERATIVA DO TRABALHADOR NO SÉCULO XXI. Revista de Economia da UEG. Seção Eletrônica, v. 09, p. 24, 2013.

10.
FREITAS, C. A. L. L.2012FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES . EMANCIPAÇAO HUMANA E CONTROLE SOCIAL DA PRODUÇÃO: OS DILEMAS DAS CLASSES TRABALHADORAS NA PERSPECTIVA DE SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO. Plural (USP), v. 19, p. 99-117, 2012.

11.
FREITAS, C. A. L. L.2011 FREITAS, C. A. L. L.; BATISTA DE DEUS, JOÃO . DAS POLÍTICAS CONCILIATÓRIAS ÀS NOVAS ?ALTERNATIVAS? DE EMANCIPAÇÃO: A DINÂMICA DO TRABALHO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E AS NOVAS FORMAS DE ORDENAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA.. Espaço em Revista, v. 13, p. 39-53, 2011.

12.
FREITAS, C. A. L. L.2011 FREITAS, C. A. L. L.; CARVALHO, Thagley Kenia Pinheiro de ; ALMEIDA, Rossângela Batista . O trabalhador catador em situação de lumpemproletariado na moderna configuração do capital. Revista Pegada Eletrônica (Online), v. Especi, p. 03-19, 2011.

13.
FREITAS, C. A. L. L.2010 FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES ; BATISTA DE DEUS, JOÃO . A economia da reciclagem: instrumento para o desenvolvimento sustentável ou garantia de novos negócios baseados na miserabilidade do trabalhador catador?. Conjuntura Econômica Goiana, v. 01, p. 68-72, 2010.

14.
FREITAS, C. A. L. L.2008FREITAS, C. A. L. L.; Paixão, Alessandro Gonçalves . Desenvolvimento e distribuição de renda: novos elementos para o debate. Revista de Direito (Itatiba), v. 11, p. 215-230, 2008.

15.
FREITAS, C. A. L. L.2006FREITAS, C. A. L. L.. O processo de reestruturação produtiva no Brasil e as modificações na estrutura socioeconômica goiana a partir da década de 1980. Conjuntura Econômica Goiana, Goiânia, v. 1, p. 2-55, 2006.

16.
FREITAS, C. A. L. L.2006FREITAS, C. A. L. L.; XAVIER, Glauber Lopes ; SILVA, M. A. V. . Modernização capitalista e as contradições no processo de construção da democracia e cidadania. Plurais (Anápolis), v. 4, p. 179-182, 2006.

17.
FREITAS, C. A. L. L.2005FREITAS, C. A. L. L.. Goiás: quais os caminhos para o desenvolvimento?. Conjuntura Econômica Goiana, Goiânia, v. 01, p. 2-62, 2005.

18.
FREITAS, C. A. L. L.2004FREITAS, C. A. L. L.. Inserção e perspectivas do Nordeste goiano na Divisão Regional do Trabalho em Goiás. Conjuntura Econômica Goiana, Goiânia, v. 01, p. 03-48, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula (Org.) ; MOURA, J. G. (Org.) . Diagnóstico dos Municípios Maranhenses: Guia Metodológico. 1. ed. São Luis: EDUFMA, 2018. 174p .

2.
FREITAS, C. A. L. L.; MOURA, J. G. (Org.) ; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula (Org.) . Ensaios sobre Economia e Desenvolvimento Regional. 00. ed. São Luis: EDUFMA, 2016. v. 200. 181p .

3.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula (Org.) ; FREITAS, C. A. L. L. (Org.) ; MOURA, J. G. (Org.) . Desenvolvimento, território, trabalho e renda. 1. ed. Sao Luis: EDUFMA, 2015. v. 1. 302p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, A. V. ; FREITAS, C. A. L. L. ; MOURA, J. G. . Fixação de tarifas e reposta dos usuários do transporte coletivo na área do Itaqui-Bacanga em São Luis-MA. In: Cesar Augustus Labre lemos de Freitas; João Gonsalo de Moura; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula. (Org.). Ensaios sobre Economia e Desenvolvimento. 00ed.São Luis: EDUFMA, 2016, v. 01, p. 59-83.

2.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula . Desenvolvimento e reprodução social no capitalismo. In: Cesar Augustus Labre lemos de Freitas; João Gonsalo de Moura; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula. (Org.). Desenvolvimento, território, trabalho e renda. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2015, v. 1, p. 1-302.

3.
FREITAS, C. A. L. L.. Estruturação Urbana em Goiânia e movimentos sociais: a realidade construída no Vale dos Sonhos. In: Flávia Maria de Assis Paula e Lana de Souza Cavalcanti. (Org.). A cidade e seus lugares. 1ed.Goiânia: Editora Vieira, 2007, v. 1, p. 5-220.

4.
FREITAS, C. A. L. L.. Grupos locais, autonomia e democracia: a formação de novos grupos na disputa espacial das metrópoles. In: Aristides Moysés. (Org.). Cidade, segrgregação urbana e planejamento. Goiânia: Ed. da UCG, 2005, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, C. A. L. L.; BEZERRA, F. . Reforma agrária no Governo Lula: A construção do II PNRA. In: XXI Encontro Nacional de Economia Política, 2016, São Bernardo do Campo - SP. XXI Encontro Nacional de Economia Política, 2016.

2.
FREITAS, C. A. L. L.; CARDOSO, R. R. B. . Automação e precarização da força de trabalho: a experiência do Banco do Brasil a partir da década de 1990. In: XV Jornada do Trabalho. In: XV Jornada do Trabalho, 2014, Guarapuava. XV Jornada do Trabalho, 2014.

3.
FREITAS, C. A. L. L.; Filgueiras, Tassio Carlos R. . OS TRABALHADORES AUTÔNOMOS SUA CONDIÇÃO DIANTE A DINÂMICA DA REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI1. In: XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente. Anais da XIII Jornada do Trablho, 2012. v. 01. p. 01-10.

4.
Filgueiras, Tassio Carlos R. ; Ramalho, Raphaela B. ; FREITAS, C. A. L. L. . NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI. In: VI Forum e I Encontro Nacional Estado, Capital e Trabalho, 2011, São Cristovão-SE. VI Forum e I Encontro Nacional Estado, Capital e Trabalho, 2011. v. 01. p. 01-12.

5.
MIRANDA, A. A. B. ; Lima ; FREITAS, C. A. L. L. . MAPEAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS NOS ESTADOS DO MARANHÃO, CEARÁ, PIAUÍ E RIO GRANDE DO NORTE. In: V Jornada de Politicas Públicas, 2011, São Luis. Mesas Temáticas Coordenadas. São Luis: JR Gravadora, 2011. v. 01.

6.
FREITAS, C. A. L. L.; CARVALHO, Thagley Kenia Pinheiro de ; ALMEIDA, Rossângela Batista . Catadores de Materiais Recicláveis como 'expressão' da metamorfose das profissões em São Luis-MA. In: XII Jornada do Trabalho, 2011, Curitiba. Anais da XII Jornada do trabalho. Presidente Prudente: CEGET, 2011. v. 01.

7.
FREITAS, C. A. L. L.; BRAZ, M. A. A. . Marginal, excluido ou em situação de lumpemproletariado: Qual a situação do catador na moderna configuração capitalista?. In: XI Jornada do trabalho, 2010, João pessoa. Anais da XI Jornada do Trabalho. Presidente Prudente: CEGET, 2010. v. 01.

8.
FREITAS, C. A. L. L.. Trabalho no lixo: existe relação entre precarização das condições exixtenciais daclasse trabalhadora e formação de um novo lumproletariado urbano?. In: IX Jornada do Trabalho, 2008, Catação. XI Jornada do Trabalho - Dinâmica territorial do trabalho no Século XXI: em busca dos sujeitos que podem emancipar a sociedade para além do capital, 2008. v. 01. p. 00-00.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, C. A. L. L.; Ramalho, Raphaela B. . A submissão da consciência as necessidades de reprodução: o não domínio de sua existência pelas classes trabalhadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Ramalho, Raphaela B. ; FREITAS, C. A. L. L. ; Filgueiras, Tassio Carlos R. . NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREITAS, C. A. L. L.; BRAZ, M. A. A. . Excluído, marginal ou em situação de lumpemproletariado: qual a situação do catador na moderna configuração capitalista?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES . Crítica da economia política da fome: um encontro entre Marx e Josué de Castro para entender a natureza da miséria na sociedade contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES . Trabalho e dinãmica urbana: os trabalhadores catadores de materiais recicláveis e sua situação de lumpemproletariado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FREITAS, C. A. L. L.. Trabalho no lixo: existe relação entre precarização das condições sociais de existência da classe trabalhadora e formação de um novo lumpenproletariado urbano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREITAS, C. A. L. L.. Subdesenvolvimento e trabalho no Brasil: Considerações sobre os anos noventa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREITAS, C. A. L. L.. A dinâmica do capitalismo contemporâneo e os processos de construção socioespacial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FREITAS, C. A. L. L.. A precarização do trabalho do catador de reciclável na dinâmica do capitalismo contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FREITAS, C. A. L. L.. Ciclo de debates a Questão do Trabalho no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FREITAS, C. A. L. L.; PEREIRA, Greyce Lara ; MOURA, Ulisses Cabral de ; BESERRA, Guillermo Hel Azanky Barrios ; XAVIER, Glauber Lopes . Reestruturação produtiva e território: as mudanças estruturais em Goiás e seu processo de urbanização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREITAS, C. A. L. L.; Mary Anne Vieira da Silva ; XAVIER, Glauber Lopes . Um pé de cá e o outro de lá: as cidades do agronegócio como mediação entre o urbano e o rural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
FREITAS, C. A. L. L.. O processo de valorização do solo urbano: formação e apropriação da mais-valia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FREITAS, C. A. L. L.. Movimentos sociais urbanos, Estado e Capital Imobiliário em Goiânia: o desequilíbrio entre produção e consumo do espaço. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FREITAS, C. A. L. L.. Goiânia: Lógica planejada e formação de espaços segregados na realidade metropolitana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula ; RABELO, A. ; PIRES, S. S. . Elaboração de diagnóstico da Estrutura produtiva dos municípios do Bioma Amazonico Maranhense como subsídio a elaboração do Zoneamento econômico ecológico da Região. 2018.

2.
FREITAS, C. A. L. L.; SILVA, A. N. . Elaboração de diagnóstico da Agricultura Familiar como subsídio para aelaboração do PDDIG da Região Metropolitana de São Luis. 2017.

3.
FREITAS, C. A. L. L.; MOURA, J. G. ; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula . Diagnóstico sobre os impactos de obra de infraestrutura no Maranhão: ponte sobre o rio pericumã, construção da 'estrada do Peixe' ligando o povoado de Itans ao muncípio de Matinha, asfaltamento da rodovia Pedro do Rosário-Cocalinho e Afasltamento das rodovias maranhenses inseridas nas rotas das emoções. 2016.

4.
FREITAS, C. A. L. L.. V Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES . Introdução ao Materialismo Dialético. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES . Crítica da economia política da fome: um encontro entre Josué de Castro e Marx para entender a natureza da miséria na sociedade contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FREITAS, C. A. L. L.. A dinâmica da economia goiana Século XXI: aspectos da formação geoeconômica da região Nordeste de Goiás. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURA, J. G.; FREITAS, C. A. L. L.; COSTA FILHO, S.. Participação em banca de Maria Juliana de Souza Alves. A atuação do programa Territórios da Cidadania no Estado do maranhão: uma análise da efetividade em promover o desenvolvimnento soioeconômico do Território do médio mearim, através da Gestão social no período de 2006 a 2012. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; FREITAS, C. A. L. L.; SILVA, J. A. R. E.. Participação em banca de Robereto santos matos. Gasto Público e Desenvolvimento:: uma análise do gasto público municipal na função educaçãopara os anos de 2007 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; FREITAS, C. A. L. L.; RAMOS, E. M. B.. Participação em banca de Catia da Silva Feitosa. A flexibilização das normas trabalhistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
FREITAS, C. A. L. L.; DINIZ, J. S.; MOURA, J. G.. Participação em banca de Gilson dos Santos Belfort. A dinâmica socioespacial recente do município de Açailândia. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
GALLO, M.; MENESES, M. A. R.; CANTALICE, L. B. O.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Raphaela Beserra Ramalho. O fetichismo do conhecimento como ideologia da supremacia tecnológica: incidências do pensamento pós-moderno sobre as políticas de educação no contexto da reestruturação produtiva brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
FARIAS, F. B.; SOARES, D. Q.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Peter Loeb Caldenhof. A mundialização e a autonomia relativa do direito na definição de modelos de desenvolvimento nacional: o caso da organização jurídico-institucional da navegação marítima brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; FREITAS, C. A. L. L.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Késsia Rosária de Souza. Economia Extrativa da Fibra de Buriti para o desenvolvimento sustentavel da microregião dos Lençóis Maranhenses na atualidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; FREITAS, C. A. L. L.; SILVA, R. A.. Participação em banca de André Luiz Lustosa de Oliveira. Regularização fundiária urbana em áreas dominiais da União no município de São luis: o caso dos bairros da Liberdade e Camboa (2008 a 2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
JOÃO CLAUDINO TAVARES; BURNETT, C. F. L.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Luiz Eduardo Neves dos Santos. Estartégias do capital na produção do espaço urbano de São luis: sobre verticalização e desigualdades socioespaciais. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
SILVA, I. G.; COUTINHO, J. A.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Jakeline Pereira Bógea. Política e economia no Maranhão: um estudo da gestão do governador João Castelo Ribeiro Gonçalves no período de 1970 a 1982. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Teses de doutorado
1.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; BRITO, A. S.; SOUSA, S. M. P. S.; SOUZA, N. A.. Participação em banca de Heric santos Hossoé. Programa de Dedsenvolvimento de Fornecedores do estado do maranhão (PDF-MA): uma estratéia de sucesso?. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
MALUF, R. S. J.; DELGADO, N. G.; FLEXOR, G. G.; CALDAS, E. L.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Alexsandro de sousa Brito. Consórcios Intermunicipais e produção de polítcas públicas: o Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento de São Luis - MA (Cinpra-MA) we pdropostya para análise de implementação de consórcios públicos.. 2017.

3.
FREITAS, C. A. L. L.; FARIAS, F. B.; GOMES, I.; BANDEIRA, Z. M.; ABREU, M. M.. Participação em banca de Gentil Cutrim Sera Junior. A reestruturação produtiva e o fetichismo do Software livre na atualidade. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
FREITAS, C. A. L. L.; FARIAS, F. B.; LIMA, V. F. S. A.; BARBOSA, Z. M.; CARDOS, F. G.; SILVA, I. G.. Participação em banca de Danielle de Queiroz Soares. Inovação tecnologica e propriedade intelectual no capitalismo: o contraditorio caso do software livre. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA, J. G.; FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula. Participação em banca de Roseane Moura Sousa. Fontes do crescimento econômico nos Estados Nordestinos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
SILVA, I. G.; COUTINHO, J. A.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Jakeline Pereira Bógea. Bases políticas e econômicas do Govenador João Castelo Ribeiro Gonçalves no período de 1978 a 1982. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES; Aued, Idaleto Malvezzi. Participação em banca de Luiz Eduardo Neves dos Santos. A produção do Espaço Urbano de São Luis: Estratégias capitalistas de verticalização e segregação socioespacial (2000-2010). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; MOURA, J. G.. Participação em banca de Paulo Jose Amoury Tesch.Politicas Habitacionais e os resultados do Programa Minha Casa Minha Vida no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; MOURA, J. G.. Participação em banca de Pedro Inaldo Mondego Paixão Júnior.Uma análise do trabalhop informalç em são luis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; MOURA, J. G.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Daniel Roosevelt Oliveira Sá.Impacto do Crescimento Econômico do Setor Agrícola na Emigração Municipal no Maranhão entre 2000 e 2010.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
JOÃO CLAUDINO TAVARES; SILVA, J. R. S.; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Frednan Bezerra da Silva.Questão agrária no Maranhão: a singularidade da mediação do capital nos conflitos no campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
FARIAS FILHO, M. S.; Danielle de Queiroz Soares; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Maria Emannuelle Lucena Rodrigues.Os impactos da expansão da sojicultura de na microregião de Chapadinha no período de 1999/2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES. Participação em banca de Francisco Wagner Alves Rodrigues.Diagnóstico do setor de serviços se São Luis no período de 2000/2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; JOÃO CLAUDINO TAVARES; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Daniele Sousa Nascimento.Comercialização de energia elétrica nas concessionárias de distribuição - análise do antigo ao novo modelo - estudo de caso da CEMAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
Araujo, Eliseu Serra; FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES. Participação em banca de Leandro Maciel de Carvalho.Identificar na dinâmica do capital: as diversas formas de subtração do salário do trabalhador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
FREITAS, C. A. L. L.; SILVA, R. S.; Valéria Ferreira Santos de Almada Lima. Participação em banca de EDUARDO SILVA MERÇON.O fenômeno da feminização do mercado de trabalho brasileiro: tendências a partir do final do século XX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
FREITAS, C. A. L. L.; Welbson do Vale Madeira; JOÃO CLAUDINO TAVARES. Participação em banca de Renato Coimbra dos Santos.O capital ficitício no contexto do neoliberalismo e os limites do padrão de acumulação financeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
FREITAS, C. A. L. L.; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; Felipe Macedo de Holanda. Participação em banca de Eduardo Henrique Santos Pereira.Doença holandesa e a desindustrialização no Brasil: da abertura econômica ao boom dos preços das commodities até 2001. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

12.
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; Danielle de Queiroz Soares; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Edson Sá Silva Fortes.A din|âmica industrial no II PND. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

13.
Welbson do Vale Madeira; Valéria Ferreira Santos de Almada Lima; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Mikeline Frota do Vale.Pobreza e fome no Maranhão no início do Século XXI: aspectos econômicos e sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

14.
Felipe Macedo de Holanda; Valéria Ferreira Santos de Almada Lima; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Dionatan Silva Carvalho.Perfil estrutural do mercado de trabalho no Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

15.
Rosar, Orlando Oscar; Santos, Alan Vasconcelos; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Ernane Candeira Machado.Estabilização, restrição fiscal e evolução da dívida pública brasileira no período de 1994 a 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

16.
Welbson do Vale Madeira; Ricardo Zimbrão Affonso de Paula; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Jão Paulo Araujo Junior.Urbanização e análise dos fatores da criminalidade de 2000 a 2006. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão.

17.
FREITAS, C. A. L. L.; Mary Anne Vieira da Silva. Participação em banca de Rosilene Ribeiro de Souza.As novas territorialidades de prostituição de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

18.
FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de GUILLERMO HEL AZANKY BARRIOS BESERRA.A hegemonia do dólar no sistema financeiro internacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.

19.
Simone Pereira Silva Bastos; Marcelo José Moreira; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Douglas Lúcio Pereira dos Santos.A influência que a educação pode exercer no processo de desenvolvimento socioeconômico do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

20.
Francine Basile; FREITAS, C. A. L. L.; Adriana Pereira de Souza. Participação em banca de Christiane Waleska das Neves.Desemprego Juvenil em Anápolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

21.
Francine Basile; Eduardo Batista Borges; FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Luceiene Xavier Vidal.Política habitacional brasileira: do seu histórico à atualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

22.
FREITAS, C. A. L. L.; Flávia Maria de Assis Paula. Participação em banca de José Vandério Cirqueira Pinto.Reestruturação intra-urbana em Aparecida de Goiânia: o impacto da implantação do Buriti Shopping e a formação de uma nova centralidade na avenida Rio Verde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

23.
FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Eliane de O. Tizzo Marques.O papel das parcerias público privadas na retomada dos investimentos no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

24.
FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Vanessa Prudêncio de Carvalho.Trabalho informal e a atividade produtiva no Brasil de 1995 a 2003. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

25.
FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Andréia Monteiro Silva Pereira.Produção e exportação de Algodão em Goiás (1990-2004). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

26.
FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Vanildes Maria de Oliveira.Aparecida de Goiânia: o desenvolvimento através da indústria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Estadual de Goiás.

27.
FREITAS, C. A. L. L.. Participação em banca de Lauciene de Souza Leite.Estratégias empregadas pelas micro e pequenas empresas para sobrevivência na economia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, R. S.; FREITAS, C. A. L. L.; Aued, Idaleto Malvezzi. Concurso público para provimento de cargo da careira do Magistério Superior do Depto de Economia: Teoria Econômica. 2010. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV EPMARX.Os movimentos sociais e a estratégia revovlucionária. 2013. (Encontro).

2.
III EPMARX.A submissão da consciência as necessidades de reprodução: o não domínio de sua existência pelas classses trabalhadoras. 2011. (Encontro).

3.
II Seminário de Economia do trabalho.Forças produtivas e os dilemas da reprodução social no Século XXI. 2011. (Seminário).

4.
V Jornada de Politicas Públicas.Mapeamento dos empreendimentos econômico-solidários nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. 2011. (Outra).

5.
XI Encontro Humanístico.Forças produtivas, transiçãom social e emancipação humana. 2011. (Encontro).

6.
I Jornada do CCSO.As reordenações do trabalho no século XXI e os dilemas para os trabalhadores. 2010. (Outra).

7.
Seminario das Metropoles.Trabalho e dinãmica urbanaq: os trabalhadores catadores de materiais recicláveis e sua situação de lumpemproletariado. 2010. (Seminário).

8.
XI Jornada do Trabalho.Marginal, excluído ou em situação de lumpemproletariaso: qual a situação do catador na moderna configuração capitalista?. 2010. (Outra).

9.
Ciclo de Debates: A questão do Trabalho no Brasil.Poliitica econômica, trabalho e emprego no Brasil recentel. 2008. (Simpósio).

10.
I SEMINÁRIO REGIONAL DE PESQUISA DE PROGRAMAS E PÓS-GRADUAÇÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA.A precariazação do trabalho do catador de reciclável na dinâmica do capitalismo contemporâneo. 2008. (Outra).

11.
IX Jornada do trabalho.Trabalho no lixo: existe uma relação entre precarização das condições sociais de existência da classe trabalhadora e formação de um novo lumpenproletariado urbano?. 2008. (Outra).

12.
VII Semana de história da Unidade Universitária de Ciencias Socioeconômicas da UEG.A dinâmica do capitalismo contemporâneo e os processos de construção socioespacial. 2008. (Encontro).

13.
VII Seminário de Ciências Econômicas.Subdesenvolvimento e trabalho no Brasil: considerações sobre os anos noventa. 2008. (Seminário).

14.
VI Seminário de Ciências Econômicas - Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas. 2007. (Seminário).

15.
XII Enanpur.Reestruturação produtiva e território: as mudanças estruturais em Goiás e seu processo de urbanização. 2007. (Encontro).

16.
X Simpósio Regional de Geografia.Um pé de cá e o outro lá: as cidades do agronegócio como mediação entre o urbano e o rural. 2007. (Simpósio).

17.
V Jornada de Geografia.As conjunturas políticas territoriais latino-americanas no início do Século XXI. 2006. (Outra).

18.
V Seminário de Ciências Econômicas - Reestruturação Produtiva, Neoliberalismo e Desenvolvimento Econômico. 2006. (Seminário).

19.
4º Colóquio Marx e Engels.O processo de valorização do solo urbano: formação e apropriação da mais-valia. 2005. (Outra).

20.
II Seminário: Problemas do Estado democrático contemporâneo: o futuro da democracia. 2005. (Seminário).

21.
Marxismo depois do Marxismo. 2005. (Outra).

22.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Movimentos sociais urbanos, Estado e Capital imobiliário em Goiânia: o desequilíbrio entre produção e consumo do espaço. 2005. (Congresso).

23.
III Jornada de Geografia: O regional e o local: novas leituras no ensino de Geografia. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAWAYA, R. ; FREITAS, C. A. L. L. ; JOÃO CLAUDINO TAVARES . XVII Congresso da ANGE - Assoicação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia. 2012. (Congresso).

2.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES ; SILVA, R. S. . III Seminário de Economia do Trabalho: A Classe Trabalhadora e sua Dinâmica de Reprodução no Século XXI-Encontro Cátedra IPEA/CAPES. 2012. (Congresso).

3.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES ; SILVA, R. S. . II Seminario de Economia do Trabalho. 2011. (Outro).

4.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES ; SILVA, R. S. . 140 Anos da Comuna de Paris. 2011. (Outro).

5.
FREITAS, C. A. L. L.; JOÃO CLAUDINO TAVARES ; Welbson do Vale Madeira ; PAULO NAKATANI . XV ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA. 2010. (Outro).

6.
FREITAS, C. A. L. L.. I Diálogos Econômicos de 2009: Capitalismo, Trabalho e Movimentos Sociais. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
joao batista dos santo sobreira. Agricultura familiar e desenvolvimento: O caso de São João do Piaui. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Symon Syrano aquino de Oliveira. A INDUSTRIA DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DO GRANITO: análise e impactos arranjo produtivo de brita na Microrregião de Rosário de 2007 a 2017.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

2.
Elizabete de Abreu Athayde. O PROCESSO DE (DES)INDUSTRIALIZAÇÃO NO MARANHÃO: uma análise entre o período de 2000 a 2017. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

3.
Flavio Borba. A indústria de Gás Natural no município de Santo Antônio dos Lopes Impactos recentes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Frednan Bezerra dos Santos. Reforma Agrária no Brasil: Uma análise do PNRA como politica de enfrentamento a questão agrária. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

2.
Roangela Batista de Almeida. A reciclagem na dinãmica do desenvolvimento capitalista. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

3.
Gilson dos Santos Belfort. A dinâmica socioespacial recente do município de Açailândia. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

4.
CLAUDIO URBANO BITTENCOURT PINHEIRO FILHO. A REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: subjetividade coletiva e condições de trabalho nas Instituições Federais de Ensino Superior de 2003 a 2010. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

5.
ROOSEVELTH RAMOS BARROS CARVALHO. AUTOMAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DOS BANCÁRIOS: A EXPERIÊNCIA DO BANCO DO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

6.
Lenardo Maciel de Carvalho. O desenvolvimento endogeno a partir da operacionalização do PAA e do PNAE : a experi~encia do territorio da cidadania do vale do itapecuru-Maranhão. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

7.
Tassio Carlos Rodrigues Filgueiras. Economia solidária e transição social: o desafio da produção material da existência humana. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

8.
Milena Pereira da Silva Oliveira. O espaço urbano enquanto expressão da luta de classe: o caso de Palmas-To. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jose Aderaldo nascimento neto. A Economia criativa em são Luis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

2.
Igor Pereira Martins. Mobilidade Urbana em São Luis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

3.
Hugo Pacheco Araujo. Crescimento econômico e sustentabilidade ambiental: as influ~encias e perspectivas da visão ambiental sob a ótica agroecológica na economia brasileira contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

4.
Pedro Inaldo Mondego Paixão Júnior. Uma análise do trabalho informal em são luis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

5.
Thagley Kennya Pinheiro Carvalho. ALTERNATIVAS DE COMBATE À SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SÃO LUIS/MA: UMA ANÁLISE DO PROJETO VIRA-VIDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

6.
Círia Gusmão. Estudo do processo de implantação do programa Bolsa Família e suas implicações na dinâmica socioeconômica de Parauapebas-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

7.
ROSÂNGELA BATISTA ALMEIDA. O SIGNIFICADO DA INFORMALIDADE NO CAPITALISMO: O SETOR DA RECICLAGEM EM SÃO LUIS-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

8.
Rosângela Batista Almeida. O significado da informalidade no capitalismo: o setor da rciclagem em São Luis-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

9.
TASSIO CARLOS RODRIGUES FILGUEIRAS. Os nexos da Economia Solidária com o Capital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

10.
Antônio Carlos Garcês Júnior. A produção do atraso a partir das formas como se reproduz o capital em São Luis do Maranão a partir da década de 1980. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

11.
Cláudio Urbano Pinheiro. Salário e reprodução: O retrato da força de trabalho em São Luis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

12.
Hilton Alves Filho. Modernização econômica pós-1994 e mutações no mundo do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

13.
Lenardo Maciel de Carvalho. Estado e seguridade Social no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

14.
Teo Machado de Oliveira. Projeto Rio Anil - São Luis (MA): O dreito à cidade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

15.
Ulisses Cabral de Moura. Reestruturação produtiva e acúmulação flexível: Ensaio sobre o mercado de trabalho goianiense pós década de 1990. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

16.
Greyce lara Pereira. Caminho para o centro: a criação de novas centralidades e os impactos na formação da renda urbana em Goiânia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

17.
Wesley da Silva Belizário. Produção e reprodução do espaço urbano no capitalismo: uma análise das áreas verdes enquanto mercadoria na cidade de Goiânia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

18.
Thálita Teles Nascimento Silva. A influência do capital industrial na dinâmica territorial de Aparecida de Goiânia - Go a partir de 1980. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

19.
Adalton Lopes Torres da Silva. Produção e reprodução do espaço na lógica do capital. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

20.
Anacassia Batista Costa. A expansão do ensino superior em Anápolis: Um estudo sobre a relação entre educação, mercado de trabalho e práticas capitalistas na produção espacial e desenvolvimento da cidade.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

21.
Glauber Lopes Xavier. Assim provém a mais-valia: A exploração do trabalhador canavieiro no Vale do São Patrício, Goiás. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

22.
Simone Silva Dias. O processo de modernização em Anápolis - Goiás de 1976 a 2006: uma análise do desenvolvimento econômico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

23.
Rafael de Freitas Cabral. Empreendimentos solidários como alternativa às consequências da política neoliberal.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

24.
Josenúbia Gomes de Abreu. Formação socioeconômica da região metropolitana de Goiânia e o papel dos fluxos migratórios de 1970-2000. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

25.
Núbia da Cunha Simão. A reestruturação/modernização da economia goiana no final do século XX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

26.
João Luis Berardo. Reestruturação produtiva: impactos no desenvolvimento industrial de Anápolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

27.
Emmerson de Oliveira Lopes. A flexibilização do mercado de trabalho. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

28.
Enilvane Rodrigues Filgueira. Aspectos da formação socioeconômica da Região Norte de Goiânia. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - universidade estadual de goiás. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

29.
Carlos dos Reis Moreira. Anápolis: o papel da indústria farmacêutica no processo de desenvolvimento regional. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

30.
Rejane Beatriz Costa. Impactos econômicos do turismo em Corumbá de Goiás. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

Iniciação científica
1.
Érica Chagas. NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI: A UNIVERSALIDADE DO PROCESSO NAS SINGULARIDADES DE SÃO LUIS (MA) E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

2.
Ana Carolina Pereira de Lemos. NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI: A UNIVERSALIDADE DO PROCESSO NAS SINGULARIDADES DE SÃO LUIS (MA) E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

3.
Gerlane Santos Silva. NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI: A UNIVERSALIDADE DO PROCESSO NAS SINGULARIDADES DE SÃO LUIS (MA) E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

4.
Thagley Kennya Pinheiro Carvalho. NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI: A UNIVERSALIDADE DO PROCESSO NAS SINGULARIDADES DE SÃO LUIS (MA) E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

5.
Rosângela Batista de Almeida. NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI: A UNIVERSALIDADE DO PROCESSO NAS SINGULARIDADES DE SÃO LUIS (MA) E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

6.
Rosângela Batista de Almeida. CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO ?EXPRESSÃO? DA METAMORFOSE DAS PROFISSÕES NA CIDADE DE SÃO LUIS (MA). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em ECONOMIA) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

7.
Thagley Kenia Pinheiro de Carvalho. CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO ?EXPRESSÃO? DA METAMORFOSE DAS PROFISSÕES NA CIDADE DE SÃO LUIS (MA). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.

8.
GREYCE LARA PEREIRA. O Nordeste goiano na dinâmica do desenvolvimento regional em Goiás. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Orientador: Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas.



Outras informações relevantes


ORIENTADOR DE MESTRADO



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:07:17