Breno Arno Hoernig Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4183435772241724
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Doutorando em Educação pela Universidade La Salle. Mestrado Engenharia na área de Energia pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Pós-graduação em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Graduação em Esquema I - Formação de Professor - Disciplinas: Produção Mecânica, Desenho Técnico e Mecânica, pela Universidade Luterana do Brasil (1994). Atualmente é professor das disciplinas de Desenho Técnico; Desenho Técnico Mecânico, Desenho Assistido por Computador, Geometria Descritiva e Fundamentos de Desenho Técnico, Geometria Descritiva e Desenho Geométrico Geometria Descritiva Avançada na Universidade La Salle. Pertence ao grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, ligado ao Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas da Universidade La Salle de Canoas. Tem experiência na área de Educação, onde atua na rede pública e privada desde 1981.Operador do Censo da Educação Básica em escola da rede pública estadual de ensino-Gravataí/28ª CRE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Breno Arno Hoernig Junior
Nome em citações bibliográficas
HOERNIG JR, B. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade La Salle - Canoas, Centro Universitário La Salle.
Avenida Victor Barreto
Centro
92010000 - Canoas, RS - Brasil
Telefone: (051) 34768500


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Orientador: Denise Macedo Ziliotto.
2002 - 2004
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Estudo de Geração do Biogás No Aterro Metropolitano de Santa Tecla - Gravataí/RS,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Ester Schmidt Rieder.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético / Especialidade: Uso Eficiente de Energia.
2003 - 2005
Especialização em Gerenciamento Ambiental. (Carga Horária: 420h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Poluição Sonora: Estudo de Caso na Aplicação da NBR 10.151.
Orientador: Isaac Zilbermann.
1992 - 1994
Graduação em Esquema I - Formação de Professor - Disc. Mec..
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Estatística Aplicada com o uso do Programa SPSS. (Carga horária: 16h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Capacitação Docente em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Secretários de Escolas Estaduais. (Carga horária: 44h).
Secretaria de Educação - CRE 28ª, SEC/RS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso Básico de Autocad 3D. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em AUTOCAD 3D COM REALIDADE VIRTUAL. (Carga horária: 24h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Metodologia da educação superior. (Carga horária: 20h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade LaSalle, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Assistente III, Carga horária: 24
Outras informações
Pesquisador no grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, ligado ao Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas.


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 16

Atividades

04/2015 - 05/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário La Salle, .


Colégio Dom Feliciano, DF, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

08/1985 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - Física - Estatística

Colégio Nossa Senhora dos Anjos - Gravataí, CNSA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/1989 - 03/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

E.E.E.M. Heitor Villa-Lobos, VILLA-LOBOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: secretaria, Carga horária: 20


Escola Estadual Adelaide P. Linck, POLIVALENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Gestão, Educação e Políticas Públicas

Objetivo: Investiga a gestão de sistemas de ensino e/ou de instituições educativas, no contexto das políticas públicas sociais, considerando as diferentes concepções teóricas de estado e de cidadania. Focaliza os mecanismos de produção das desigualdades sociais e educacionais, confrontando-as com as políticas públicas sociais. Desenvolve pesquisas para subsidiar diagnósticos, análises, proposições, programas e projetos nas áreas das políticas públicas. ..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sociais.
Palavras-chave: Gestão do Ensino Superior; Logoformação; Políticas Públicas; Balanced Scorecard; Logobiografia; Sustentabilidade.


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Inovação em Instituições de Ensino Superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão.
Descrição: A Temática deste projeto está na inovação em Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão. Tem por objetivo geral: Inovar a gestão das instituições de educação superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas acadêmico-administrativas. O estudo está inserido na linha de pesquisa ?Gestão, Educação e Políticas Públicas? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas ? RS ? Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Qual o impacto gerado pelo desenvolvimento e uso de ferramentas acadêmico-administrativas na inovação da gestão das Instituições de Educação Superior? A Metodologia contempla pesquisa tecnológica exploratória capaz de criar ferramentas de gestão a serem usadas e patenteadas no mercado educacional. Os instrumentos de coleta de dados são: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais; análise documental; questionário no Google Forms para gestores de IES e pessoal da Tecnologia da Informação (TI); desenvolvimento de softwares. Como resultado, visa-se ao desenvolvimento das seguintes ferramentas de gestão acadêmico-financeiras: (1) Simulador ENADE, (2) Sistema de Polivalência Docente, (3) Sistema de Avaliação Simulada para Cursos de Graduação, (4) Sistema de Gestão Visual de Evidências, (5) Sistema de Análise de Ocorrências, (6) Programa de Qualificação de Coordenadores de Curso [PQCC], (7) Sistema de Avaliação de Coordenadores, (8) Sistema para Oferta de Disciplinas e Plataforma de Projetos Institucionais para Site Institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Breno Arno Hoernig Junior - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Alcione Muller - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Henrique Guths - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Lluis Vicent Safont - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Simone van der Halen - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Ana Marli Hoernig - Integrante / Joanah Dal Mas dos Santos - Integrante / Emanuele Barbosa - Integrante / Edenilson Tatsch - Integrante / Cátia Rosane Wurth - Integrante / Alice Rodrigues Almeida - Integrante / José Alberto Antunes de Miranda) - Integrante / Eduardo Bugallo de Araújo - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Hildegard Susana Jung - Integrante / Daniel Quintana Sperb - Integrante / Jackson Luiz Nunes Bentes - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire) - Integrante / Oscar Armando Pérez Sayago - Integrante.
2018 - Atual
Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias
Descrição: A Temática deste projeto é a Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. Tem por objetivo geral: Contextualizar a Gestão das Universidades Brasileiras em suas boas práticas de Inovação a partir de seus múltiplos cenários, oportunidades e estratégias. O estudo está inserido na linha de pesquisa ?Gestão, Educação e Políticas Públicas? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas ? RS ? Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Qual o impacto inovador fomentado pela gestão de boas práticas das universidades brasileiras, em seus múltiplos cenários, oportunidades e estratégias? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso múltiplo, ao considerar o estudo das universidades brasileiras. Os instrumentos de coleta de dados comportam dados primários e secundários. Os primários centram-se em: análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política de inovação, entrevista e questionário no Google Forms para os gestores das respectivas universidades. Já os dados secundários centram-se em: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais; estudo de cenários e pesquisas de mercado. Como resultado, visa-se: contribuição gerencial com a oferta de material qualificado para tomada de decisão, principalmente dos gestores das universidades brasileiras. Geração de conhecimento para formação de gestores educacionais e de outras instituições parceiras, em como de Stakeholders do setor educacional. Por fim, avanço no conhecimento científico da área por meio de publicações qualificadas e de socialização em eventos científicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Breno Arno Hoernig Junior - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Alcione Muller - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Mariana Panzenhagen - Integrante / Simone van der Halen - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Vera Lúcia Felicetti - Integrante / Emanuele Barbosa - Integrante / Edenilson Tatsch - Integrante / Cátia Rosane Wurth - Integrante / Alice Rodrigues Almeida - Integrante / Eduardo Bugallo de Araújo - Integrante / Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire) - Integrante / Oscar Armando Pérez Sayago - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2017
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas
Descrição: Pesquisa com apoio financeiro do CNPQ. Processo: 443818/2014-2. A temática focalizada nesta investigação é a Gestão Universitária: da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). A pesquisa tem por objetivo geral investigar como os diferentes modelos de Gestão Universitária, adotados pelas Instituições de Educação Superior Comunitárias (IESC) do COMUNG, respondem aos desafios atuais da Gestão Acadêmica e da Gestão da Sustentabilidade. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) de Canoas/RS - Brasil. A questão norteadora desta investigação é: como os diferentes modelos de Gestão Universitária, adotados pelas IESC do COMUNG, respondem aos desafios atuais da Gestão Acadêmica e da Gestão da Sustentabilidade? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais que orientam as IES; análise documental; análise das páginas web das IES; análise dos currículos lattes dos reitores, vice-reitores e pró-reitores das IES do COMUNG; além de questionário e entrevista semi estruturadas aplicadas aos reitores, vice-reitores e pró-reitores. Espera-se como resultado desta pesquisa: um estudo comparativo entre os diferentes modelos de gestão encontrados; mapeamento das Políticas de Gestão acadêmica das IESC do COMUNG; identificação das políticas de Gestão da Sustentabilidade e da contribuição das IESC do COMUNG na formação Universitária Gaúcha através de indicadores e resultados, conforme Instrumento de Avaliação das IES brasileiras pelo MEC/INEP; apresentação dos princípios norteadores para a Gestão Acadêmica e a Gestão da sustentabilidade das IES do COMUNG tendo em vista sua peculiaridade de IES Comunitária e o cenário atual da Educação Superior no Brasil e no Mundo; obtenção de avanço do conhecimento na área da Gestão Universitária, especialmente nos eixos Acadêmico e de Sustentabilidade e divulgação e publicação nos diversos meios científicos dos achados da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Breno Arno Hoernig Junior - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Alcione Muller - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Henrique Guths - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Lluis Vicent Safont - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Samuel da Silva Alves - Integrante / Mateus Monteblanco Cavalcante - Integrante / Mariana Panzenhagen - Integrante / Simone van der Halen - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado - Curso Design de Produto - 2017/1, Universidade La Salle.
2016
Professor Homenageado - Curso Design de Produto - 2016/1, UNILASALLE/Canoas.
2015
Professor Homenageado - Curso Design de Produto - 2015/1, UNILASALLE/Canoas.
2015
Professor Homenageado - Curso Design de Produto - 2015/2, UNILASALLE/Canoas.
2015
Mérito Lassalista, UNILASALLE/Canoas.
2013
Professor Homenageado - Curso Design de Produto - 2013/2, UNILASALLE/Canoas.
2011
Professor Homenageado - Curso Design de Produto - 2011/2, UNILASALLE/Canoas.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Fidelização dos alunos nos cursos de Engenharia. Fenômenos Sociais e Direito 3. 1ed.: , 2018, v. , p. 1-15.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HOERNIG JR, B. A.. Gerenciamento adequado do lixo. Jornal de Gravataí, Gravataí, 28 jul. 2017.

2.
HOERNIG JR, B. A.. A disputa pela água já começou. Jornal interdisciplinar do Colégio Dom Feliciano, 01 jul. 2005.

3.
HOERNIG JR, B. A.. Colégio comprometido com a causa ambiental. Jornal do Colégio Dom Feliciano, Gravataí, 01 jul. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Evasão, permanência e fatores de persistência. In: VI Congresso Ibero-Americano de Investigação em Governança Universitária, 2018, Canoas. Investigação em Governança Universitária: Memórias, 2018. v. 1. p. 566-580.

2.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Razões e condições para permanecer na Engenharia. In: Sociology of Law 2017, 2017, Canoas. Sociology anais 2017: Perspectivas das relações entre direito e sociedade em um sistema Social Global, 2017. p. 108-121.

3.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Expectativas para o mercado de trabalho dos alunos do curso tecnológico de Design Gráfico. In: SEFIC 2017, 2017, Canoas. SEFIC @017, 2017.

4.
HOERNIG JR, B. A.; FELICETTI, V. L. . Educação superior e a escolhado curso de Engenharia. In: XII Semana Científica UNILASALLE - SEFIC, 2016, Canoas/RS. XII Semana Científica Unilasalle - SEFIC 2016, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOERNIG JR, B. A.; ALVES, S. S. ; FELICETTI, V. L. . Abandono e a transferência de curso no ensino superior. In: SEFIC 2015, 2015, Canoas. XI Semana científica do Unilasalle, 2015.

2.
HOERNIG JR, B. A.. Estudo energético do Biogás no Aterro Metropolitano de Santa Tecla - Gravataí. In: IX Salão de Iniciação Científica - IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. IV Forum de Pesquisa Científica, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
HOERNIG JR, B. A.; FELICETTI, V. L. ; BITENCOURT, A. L. . A Matemática da confecção de roupas. Da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), 2019.

2.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia. REVISTA COMUNICAÇÕES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
HOERNIG JR, B. A.; ZILIOTTO, D. . Educação por competência e formação de Engenheiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HOERNIG, A. M. ; HOERNIG JR, B. A. . The Lasallian ethics and the scientific research. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
HOERNIG, A. M. ; HOERNIG JR, B. A. . Investigating humanization competences for educational management. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
HOERNIG, A. M. ; HOERNIG JR, B. A. . Investigando competências de humanização para a gestão educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Evasão, permanência e fatores de persistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Expectativas profissionais dos alunos do curso de Design Gráfico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Expectativas, motivações e envolvimentos dos alunos dos cursos de Engenharia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Expectativas para o mercado de trabalho dos alunos do curso Tecnológico de Design Gráfico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HOERNIG JR, B. A.; FOSSATTI, P. . Razões e condições para permanecer na Engenharia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HOERNIG JR, B. A.; FELICETTI, V. L. . Educação e a Escolha do curso de Engenharia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HOERNIG JR, B. A.; ALVES, S. S. ; FELICETTI, V. L. . Abandono e a transferência de curso no ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
HOERNIG JR, B. A.. Poluição Sonora - estudo de caso na aplicação da NBR 10.151 2004 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
HOERNIG JR, B. A.. AutoCAD 2D. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HOERNIG JR, B. A.. Introdução ao WORKCAD. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HOERNIG JR, B. A.. Introdução ao WORKCAD. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HOERNIG JR, B. A.. Introdução ao WORKCAD. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
HOERNIG JR, B. A.. Introdução ao WORKCAD. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
HOERNIG JR, B. A.. Introdução ao WORKCAD. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HOERNIG JR, B. A.. O uso de jogos como recurso didático no ensino de Matemática. 2018. Universidade La Salle - Canoas.

2.
HOERNIG JR, B. A.. O direito à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais: um recorte no transtorno do espectro autista. 2018. Universidade La Salle.

3.
HOERNIG JR, B. A.. Educação química para cegos: A utilização de modelos atõmicos no ensino de reações químicas. 2018. Universidade La Salle - Canoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sociology of Law.Investigando competências de humanização para a gestão educacional. 2018. (Seminário).

2.
VI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO EM GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA. EVASÃO, PERMANÊNCIA E FATORES DE PERSISTÊNCIA. 2018. (Congresso).

3.
I Encontro Regional de Educação de Qualidade.Expectativas, motivações e envolvimentos dos alunos dos cursos de Engenharia. 2017. (Encontro).

4.
I Encontro Regional de Educação de Qualidade. 2017. (Encontro).

5.
Sociology of Law. 2017. (Congresso).

6.
XXI Forum Internacional de Educação de Osório.Expectativas profissionais dos alunos do curso de Design Gráfico. 2017. (Outra).

7.
Curso Lassalianismo - Modalidade EAD - duração 20h. 2016. (Oficina).

8.
XII Semana Científica Unilasalle. Educação Superior e a escolha do curso de Engenharia. 2016. (Exposição).

9.
3º CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA. 2015. (Congresso).

10.
XI SEMANA CIENTÍFICA DO UNILASALLE. o ABANDONO E A TRANSFERÊNCIA DE CURSSO NO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Exposição).

11.
Capacitação Docente em Educação a Distância - UNILASALLE. 2013. (Oficina).

12.
Formação de Secretário - Escolas Estaduais - 28ª CRE. 2012. (Encontro).

13.
Seminário de Tecnologia Social: Experiências e saberes para o enfrentamento da pobreza. 2012. (Seminário).

14.
Programa de formação continuada. 2011. (Encontro).

15.
Curso de Extensão de Capacitação Docente - Estudos Lassalianos. 2006. (Oficina).

16.
Curso de extensão - Metodologia da Educação Superior. 2006. (Oficina).

17.
IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica.Estudo Energético do Biogás No aterro Metropolitano Sta Tecla - Gravataí/RS. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FOSSATTI, P. ; JUNG, H. S. ; SOUZA, R. V. ; GUTHS, H. ; HOERNIG, A. M. ; HOERNIG JR, B. A. ; BUGALLO, Eduardo ; SILVA, L. Q. ; MIRANDA, J. A. A. ; HALEN, S. V. D. . VI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO EM GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA. 2018. (Congresso).

2.
HOERNIG JR, B. A.. 3º CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Agner Lopes Bitencourt. A matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao bem vestir-se. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Breno Arno Hoernig Junior.

Orientações de outra natureza
1.
Juliana Chapper Brito. Introdução Gráfica dos termos de Posição de Plano em Geometria Descritiva. 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Design Gráfico) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Breno Arno Hoernig Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FOSSATTI, P. ; JUNG, H. S. ; SOUZA, R. V. ; GUTHS, H. ; HOERNIG, A. M. ; HOERNIG JR, B. A. ; BUGALLO, Eduardo ; SILVA, L. Q. ; MIRANDA, J. A. A. ; HALEN, S. V. D. . VI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO EM GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA. 2018. (Congresso).

2.
HOERNIG JR, B. A.. 3º CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:01:33