Ana Marli Hoernig

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1703613033017975
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2003), Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Linha de pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle de Canoas. Temas de pesquisa: ensino de ciências, ciências e educação ambiental e gestão educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Marli Hoernig
Nome em citações bibliográficas
HOERNIG, A. M.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2003
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: A abordagem do ensino de ciências através de atividades práticas possibilitando a efetivação da educação ambiental,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antônio Batista Pereira.
1989 - 1990
Graduação em Licenciatura em Biologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1983 - 1986
Graduação em Licenciatura em Ciências.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Inglês Básico - Nível I. (Carga horária: 54h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2018 - 2018
V Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publications Ethics. (Carga horária: 24h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
Encontro Internacional de Educação. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Gravataí, PMG, Brasil.
2005 - 2005
Fórum Permanente de Educação Ambiental. (Carga horária: 36h).
Secretaria Estadual de Educação, SEC, Brasil.
2005 - 2005
Encontro Internacional de Educação. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Gravataí, PMG, Brasil.
2004 - 2004
Congresso de Educação Ambiental. (Carga horária: 40h).
IES - Instituto de Pós Graduação, IES, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Biomonitoramento Ambiental. (Carga horária: 45h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Tópicos Multidisciplinares em Ciências. (Carga horária: 45h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Fontes Renováveis de Energia e Consequências da Utilização da energia. (Carga horária: 45h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Estatística Aplicada. (Carga horária: 45h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1994 - 1994
Melhoria da Qualidade de Ensino. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual de Educação, SEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade La Salle, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Acadêmico pesquisador externo, Enquadramento Funcional: Voluntário

Atividades

10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de pós-graduação em educação, .


Secretaria Estadual de Educação, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora concursada, Carga horária: 20
Outras informações
Aposentada em 22/06/2011.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenadora de Projeto de Educação Ambiental

Atividades

07/1989 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Prefeitura Municipal Gravataí, PREF MUN GRAV., Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora concursada, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de Projeto de Educação Ambiental - Educação de Jovens e Adultos de 2005 a 2012. Aposentada em 07/05/2012


Colégio Dom Feliciano, CDF, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Ciências e Aspectos Biológicos


Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/Cachoeirinha, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Vocacional São José, EVSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: Biologia


Cesuca - Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Disciplinas ministradas: Educação Ambiental e Meio Ambiente e Sociedade e Desenvolvimento Sustentável

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Biologia Aplicada à Educação, Biologia Aplicada à Matemática, Estatística Aplicada à Educação


CNEC - Escola Cenecista Santa Luzia, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


IES - Instituto de Pós Graduação, IES, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Disciplinas ministradas:Educação Ambiental e Uso do Livro Didático como Ferramenta da Educação Ambiental


Associação Gaditas Cachoeirinha, GADITAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Paróquia Evangélica de Cachoeirinha, PECACH, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Gestão, Educação e Políticas Públicas

Objetivo: Objetivo: Investiga a gestão de sistemas de ensino e/ou de instituições educativas, no contexto das políticas públicas sociais, considerando as diferentes concepções teóricas de estado e de cidadania. Focaliza os mecanismos de produção das desigualdades sociais e educacionais, confrontando-as com as políticas públicas sociais. Desenvolve pesquisas para subsidiar diagnósticos, análises, proposições, programas e projetos nas áreas das políticas públicas. Grande área: Ciências Humanas Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sociais. Palavras-chave: Gestão do Ensino Superior; Logoformação; Políticas Públicas; Balanced Scorecard; Logobiografia; Sustentabilidade..


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Inovação em Instituições de Ensino Superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão
Descrição: A Temática deste projeto está na inovação em Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão. Tem por objetivo geral: Inovar a gestão das instituições de educação superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas acadêmico-administrativas. O estudo está inserido na linha de pesquisa ?Gestão, Educação e Políticas Públicas? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas ? RS ? Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Qual o impacto gerado pelo desenvolvimento e uso de ferramentas acadêmico-administrativas na inovação da gestão das Instituições de Educação Superior? A Metodologia contempla pesquisa tecnológica exploratória capaz de criar ferramentas de gestão a serem usadas e patenteadas no mercado educacional. Os instrumentos de coleta de dados são: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais; análise documental; questionário no Google Forms para gestores de IES e pessoal da Tecnologia da Informação (TI); desenvolvimento de softwares. Como resultado, visa-se ao desenvolvimento das seguintes ferramentas de gestão acadêmico-financeiras: (1) Simulador ENADE, (2) Sistema de Polivalência Docente, (3) Sistema de Avaliação Simulada para Cursos de Graduação, (4) Sistema de Gestão Visual de Evidências, (5) Sistema de Análise de Ocorrências, (6) Programa de Qualificação de Coordenadores de Curso [PQCC], (7) Sistema de Avaliação de Coordenadores, (8) Sistema para Oferta de Disciplinas e Plataforma de Projetos Institucionais para Site Institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias
Descrição: A Temática deste projeto é a Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. Tem por objetivo geral: Contextualizar a Gestão das Universidades Brasileiras em suas boas práticas de Inovação a partir de seus múltiplos cenários, oportunidades e estratégias. O estudo está inserido na linha de pesquisa ?Gestão, Educação e Políticas Públicas? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas ? RS ? Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Qual o impacto inovador fomentado pela gestão de boas práticas das universidades brasileiras, em seus múltiplos cenários, oportunidades e estratégias? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso múltiplo, ao considerar o estudo das universidades brasileiras. Os instrumentos de coleta de dados comportam dados primários e secundários. Os primários centram-se em: análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política de inovação, entrevista e questionário no Google Forms para os gestores das respectivas universidades. Já os dados secundários centram-se em: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais; estudo de cenários e pesquisas de mercado. Como resultado, visa-se: contribuição gerencial com a oferta de material qualificado para tomada de decisão, principalmente dos gestores das universidades brasileiras. Geração de conhecimento para formação de gestores educacionais e de outras instituições parceiras, em como de Stakeholders do setor educacional. Por fim, avanço no conhecimento científico da área por meio de publicações qualificadas e de socialização em eventos científicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Marli Hoernig - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Henrique Guths - Integrante / Breno Arno Hoernig Júnior - Integrante / Alcione Muller - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Luis Vicent Safont - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Simone van der Halen - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Jose Alberto Antunes de Miranda - Integrante / Eduardo Bugallo de Araujo - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Wendel Jeronimo de Albuquerque Freire - Integrante / Hildegard Susana Jung - Integrante / Jackso Luiz Nunes Bentes - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Joanah Dalmas dos Santos - Integrante / Catia Rsane da Rocha Wurth - Integrante / Alice Rodrigues Almeida - Integrante / Emanuele Barbosa - Integrante / Silvia Adriana da Silva soares - Integrante / Jefferson Marlon Monticelli - Integrante / Jose Lucas Marques Duarte - Integrante / Wendolín Suárez Amaya - Integrante / Mariana Pinkoski - Integrante.
2014 - 2017
2014 - Atual GESTÃO UNIVERSITÁRIA: da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas
Descrição: Pesquisa com apoio financeiro do CNPQ. Processo: 443818/2014-2. A temática focalizada nesta investigação é a Gestão Universitária: da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). A pesquisa tem por objetivo geral investigar como os diferentes modelos de Gestão Universitária, adotados pelas Instituições de Educação Superior Comunitárias (IESC) do COMUNG, respondem aos desafios atuais da Gestão Acadêmica e da Gestão da Sustentabilidade. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) de Canoas/RS - Brasil. A questão norteadora desta investigação é: como os diferentes modelos de Gestão Universitária, adotados pelas IESC do COMUNG, respondem aos desafios atuais da Gestão Acadêmica e da Gestão da Sustentabilidade? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais que orientam as IES; análise documental; análise das páginas web das IES; análise dos currículos lattes dos reitores, vice-reitores e pró-reitores das IES do COMUNG; além de questionário e entrevista semi estruturadas aplicadas aos reitores, vice-reitores e pró-reitores. Espera-se como resultado desta pesquisa: um estudo comparativo entre os diferentes modelos de gestão encontrados; mapeamento das Políticas de Gestão acadêmica das IESC do COMUNG; identificação das políticas de Gestão da Sustentabilidade e da contribuição das IESC do COMUNG na formação Universitária Gaúcha através de indicadores e resultados, conforme Instrumento de Avaliação das IES brasileiras pelo MEC/INEP; apresentação dos princípios norteadores para a Gestão Acadêmica e a Gestão da sustentabilidade das IES do COMUNG tendo em vista sua peculiaridade de IES Comunitária e o cenário atual da Educação Superior no Brasil e no Mundo; obtenção de avanço do conhecimento na área da Gestão Universitária, especialmente nos eixos Acadêmico e de Sustentabilidade e divulgação e publicação nos diversos meios científicos dos achados da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Ana Marli Hoernig - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Henrique Guths - Integrante / Breno Arno Hoernig Júnior - Integrante / Alcione Muller - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Luis Vicent Safont - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Samuel da Silva Alves - Integrante / Mateus Monteblanco Cavalcante - Integrante / Mariana Pazenhagen - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Jose Alberto Antunes de Miranda - Integrante / Ane Patricia Viana Jose de Mira - Integrante / Eduardo Bugallo de Araujo - Integrante / Clarissa Alves da Costa - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Wendel Jeronimo de Albuquerque Freire - Integrante / Patricia de Moraes Rosa - Integrante / Hildegard Susana Jung - Integrante / Jackso Luiz Nunes Bentes - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Oscar Armando Perez Sayago - Integrante / Daniel Quintana Sperb - Integrante / Joanah Dalmas dos Santos - Integrante / Amanda Romero Costa - Integrante / Catia Rsane da Rocha Wurth - Integrante / Mateus da Silva Lopes - Integrante / Edenilson Tatsch - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade La Salle - Canoas - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
LR Cardoso, MA Paraíso  Data: 01/07/2017

Outras
Total de trabalhos:38
Total de citações:38
Ana Marli Hoernig  Data: 04/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
HOERNIG, A. M.2017 HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA E AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 7, p. 1-19, 2017.

2.
PEREIRA, A. B.2004 PEREIRA, A. B. ; HOERNIG, A. M. . As aulas de ciências iniciando por atividades práticas: o que pensam os alunos. associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre - RS, v. 4, n.3, p. 19-28, 2004.

3.
PEREIRA, A. B.2003PEREIRA, A. B. ; HOERNIG, A. M. . Fazendo aulas de ciências. ACTA SCIENTIAE, Canoas/RS, v. 5, n.2, p. 73-79, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HOERNIG, A. M.. Salmos: aprendendo a orar. 1ª. ed. Porto Alegre: , 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Finalidades da Educação Superior: Aproximações entre Educação Lassalista e LDB. Fenômenos sociais e Direito 3. 1ed.: , 2018, v. , p. 16-29.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HOERNIG, A. M.. O que significa ser professor. Diário de Cachoeirinha, Cachoeirinha, 12 out. 2017.

2.
HOERNIG, A. M.. Atuação do gestor educador católico na atualidade. Correio de Gravataí, 02 ago. 2017.

3.
HOERNIG, A. M.. A Educação Ambiental conquistando seu espaço. Correio de Gravataí, Gravataí, 13 jul. 2017.

4.
HOERNIG, A. M.. As muitas facetas do lixo. Correio de Gravataí, Gravataí-RS, 08 jun. 2017.

5.
HOERNIG, A. M.. Educação Ambiental: uma tarefa de todos. Jornal do Colégio Dom Feliciano, Gravataí, 01 jul. 2003.

6.
HOERNIG, A. M.. Menos lixo, mais qualidade de vida. Jornal do Colégio Dom Feliciano, Gravataí, 01 jul. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A efetivação da educação ambiental a partir da gestão educacional na perspectiva da pedagogia lassalista. In: VI Congresso Ibero-Americano de Investigação em Governança Universitária, 2018, Canoas. Memórias - VI Congresso Ibero-americano de Investigação em Governança Universitária, 2018.

2.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG, A. G. . Princípios da pedagogia lassalista promovem a inclusão na escola que queremos. In: VI Congresso Ibero-Americano de Investigação em Governança Universitária, 2018, Canoas. Memórias - VI Congresso Ibero-americano de Investigação em Governança Universitária, 2018.

3.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG, A. F. . A ética na escola que queremos: o aporte da pedagogia lassalista. In: VI Congresso Ibero-Americano de Investigação em Governança Universitária, 2018, Canoas. Memórias - VI Congresso Ibero-americano de Investigação em Governança Universitária, 2018.

4.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A educação superior lassalista em consonância com a LDB 9394/96. In: Sociology of Law 2017, 2017, Canoas. Sociology anais 2017, 2017. p. 189-200.

5.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Perfil do gestor educacional do século XXI. In: Sociology of Law 2017, 2017, Canoas. Sociology anais 2017, 2017. p. 261-272.

6.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Reflexões sobre as demandas do gestor educacional na pós-modernidade e a perspectiva da gestão lassalista. In: SEFIC 2017, 2017, Canoas. SEFIC 2017, 2017.

7.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A gestão educacional influenciada pelas inteligências pessoal e emocional. In: IV SIPASE - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: A Construção da Profissionalidade Docente: a pessoa em formação?, 2017, Porto Alegre. Anais do Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOERNIG, A. M.. A gincana promovendo a interdisciplinaridade. In: Encontro Internacional de Educação, 2007, Gravataí. Teoria e fazeres - caminhos da educação popular. Gravataí, 2007. v. único. p. 40.

2.
HOERNIG, A. M.. Proposta de abordagem do tema transversal meio ambiente através da educação ambiental. In: Encontro Internacional de Educação, 2007, Gravataí. Teoria e fazeres - caminhos da educação popular. Gravataí, 2007. v. único. p. 40.

3.
HOERNIG, A. M.; PEREIRA, A. B. . A educação ambiental na prática docente como forma de abordagem dos conteúdos. In: III FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA e VIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Canoas. III FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA e VIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
HOERNIG, A. M.. A gestão educacional respondendo aos apelos contemporâneos para efetivação da educação ambiental na perspectiva da pedagogia lassalista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A efetivação da educação ambiental a partir da gestão educacional na perspectiva da pedagogia lassalista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG, A. F. . A ética na escola que queremos: o aporte da pedagogia lassalista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HOERNIG, A. G. ; HOERNIG, A. M. . Princípios da pedagogia lassalista promovem a inclusão na escola que queremos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG JR, B. A. . Investigando competências de humanização para a gestão educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG JR, B. A. . Investigating humanization competencies for educacional management. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG JR, B. A. . The Lasallian ethics and the scientific research. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Perfil do gestor educacional do século XXI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A educação lassalista em consonância com a LDB 9394/96. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Competências de humanização no perfil do gestor educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . A gestão educacional influenciada pelas inteligências interpessoal e emocional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Reflexões sobre as demandas do gestor educacional na pós-modernidade e a perspectiva da gestão lassalista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HOERNIG, A. M.; HOERNIG, A. G. ; FOSSATI, Paulo . A gestão da escola que queremos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HOERNIG, A. M.; FOSSATI, Paulo . Reflexões sobre a atuação do gestor educacional católico na pós-modernidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HOERNIG, A. M.; SILVEIRA, U. G. . Atividades práticas efetivando o desenvolvimento sustentável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
HOERNIG, A. M.. Meio ambiente através da Educação Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
HOERNIG, A. M.. A gincana promovendo a interdisciplinaridade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
HOERNIG, A. M.; PEREIRA, A. B. . As aulas práticas no ensino de Ciências: o que pensam os alunos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
HOERNIG, A. M.; PEREIRA, A. B. . A Educação Ambiental na prática docente como forma de abordagem dos conteúdos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
HOERNIG, A. M.; PEREIRA, A. B. . A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS POSSIBILITANDO A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2003 (RESUMOS DAS 8 PRIMEIRAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sociology of Law. Investigando competências de humanização para a gestão educacional. 2018. (Congresso).

2.
VI Congresso Ibero-americano de Investigação em Governança Universitária. A efetivação da educação ambiental a partir da gestão educacional na perspectiva da pedagogia lassalista. 2018. (Congresso).

3.
XII Reunião Científica da Regional Sul da Anped Anped -Sul.A gestão educacional respondendo aos apelos contemporâneos para efetivação da educação ambiental na perspectiva da pedagogia lassalista. 2018. (Outra).

4.
I Encontro Regional de Educação de Qualidade.Reflexões sobre a atuação do gestor educacional católico na pós-modernidade. 2017. (Encontro).

5.
IV SIPASE - Seminário Pessoa Adulta Saúde e Educação.A gestão educacional influenciada pelas inteligências interpessoal e emocional. 2017. (Seminário).

6.
Sociology of Law. Perfil do gestor educacional do século XXI. 2017. (Congresso).

7.
XXI Fórum Internacional de Educação de Osório.Competências de humanização no perfil do gestor educacional. 2017. (Outra).

8.
Seminário de Tecnologia Social. 2012. (Seminário).

9.
Projeto Pedagógico Multidisciplinar. 2010. (Outra).

10.
3ª Mostra Científica do Cesuca.Atividades práticas efetivando o desenvolvimento sustentável. 2009. (Outra).

11.
Encontro: Facilitadores do processo de avaliação. 2009. (Encontro).

12.
Projeto Pedagógico Multidisciplinar.Projeto Educação Ambiental. 2009. (Outra).

13.
Etapa Regional de Formação da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. 2008. (Outra).

14.
Encontro Internacional de Educação.A gincana promovendo a interdisciplinaridade. 2007. (Encontro).

15.
Conferência Municipal de Meio Ambiente. 2006. (Outra).

16.
II Forum Permanente de Educação Ambiental. 2006. (Outra).

17.
Seminário Política Estadual de Educação Ambiental. 2005. (Seminário).

18.
4º Encontro nacional de pesquisa em ensino de Ciências.As aulas práticas no ensino de Ciências: o que pensam os alunos. 2003. (Encontro).

19.
Seminário PPGECIM.A abordagem da educação ambiental no ensino de Ciências através de aulas que iniciam por atividades práticas. 2003. (Outra).

20.
III Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica e VIII Salão de Iniciação Científica.A educação ambiental na prática docente como forma de abordagem dos conteúdos. 2002. (Outra).

21.
III Seminário Regional Reconstrução Curricular: o conhecimento construído a partir da prática. 2002. (Seminário).

22.
Atividade de Extensão Universitária: No caminho da escola que queremos. 2001. (Outra).

23.
Seminário Nacional sobre materiais recicláveis: resíduos sólidos - lixo em luxo. 2001. (Seminário).

24.
Melhoria da Qualidade de Ensino. 1994. (Outra).

25.
Criatividade na pré-escola e na escola de 1º e 2º graus. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FOSSATI, Paulo ; CONTRERAS, F.A.G. ; GUTHS, H. ; JUNG, H.S. ; KERBES, A. ; HOERNIG JR, B. A. ; WURTH, C.R.R ; ARAUJO, E.B. ; BARBOSA, E. ; ANDRADE, F. I. A. ; MARTINS, G. B. ; CARDOSO, D. S. ; SANTOS, J.D. ; MIRANDA, J.A.N. ; SILVA, J. C. ; SILVA, L.Q. ; HALEN, S.V.D. ; SOUZA, R. V. ; SOARES, S. A. S. ; MULLER, A. ; HOERNIG, A. M. . VI Congresso Ibero-americano de governança Universitária. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvio Luiz da Silva Camara. O crescimento da minhocultura. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

2.
Stella Maris de Antoni. Desmatamento na Amazônia: Exploração da madeira e queimadas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

3.
Vera Alice Porto Alegre Pires. Águas doces no Brasil: Região sul, Gravataí e Vale dos Sinos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

4.
Carla Echevarria Ruschel. Educação Ambiental: atitude de compromisso. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

5.
Tatiane Leites Santos Machado. Plantas Medicinais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

6.
Andréia Silva Nunes. Plantas Medicinais: a erva-de-são-joão e suas propriedades antidepressivas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

7.
Maria Eloni Medeiros Gomes. Sustentabilidade - um olhar humanista. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

8.
Jaqueline Lenz da Silva. Energia eólica e desenvolvimento sustentável. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

9.
Marcia de Souza Duarte. A educação ambiental através do componente curricular de educação física na escola estadual de ensino médio Morada do Vale II. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

10.
Sandra Maria Ramos. Estudo do perfil das pessoas da cooperativa habitacional Ecoovila III. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

11.
Valdir Teixeira. Resíduos líquidos e decapagem. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

12.
Maurício Pires de Oliveira. Reciclagem artesanal de papel como meio de conscietização e educação ambiental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

13.
Soraia Teresinha Molin. Gestão em educação ambiental sobre a geração de energia com gás do aterro metropolitano de Santa Tecla. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

14.
Doroti Borges Reck Cechinel. Reaproveitamento de alimentos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

15.
Cenir Dutra de Déos. Esgoto residencial no bairro Imperial na cidade de Gravataí: estudo de caso. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

16.
Maria Marisete Machado de Oliveira. As implicações do uso do plástico ao homem e ao meio ambiente: uma experiência em educação ambiental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

17.
Solange da Silva. Gerenciamento de lâmpadas fluorescentes. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

18.
Telma Elisa Carvalho. Gestão de resíduos sólidos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

19.
Angela Maria Orestes Alves. Educação Ambiental - práticas e concepções. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

20.
Teresinha de Deos Vieira. Estudo de caso de uma gestora ambiental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

21.
Nelita Nonemacher. A educação ambiental nos diferentes componentes curriculares do ensino médio na escola estadual de ensino médio Morada do Vale II. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Ana Marli Hoernig.

Iniciação científica
1.
Iolanda Silva Duarte. Reeducação Postural. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática, Licenciatura) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

2.
Carina Mendes Alves. Reeducação Postural. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática, Licenciatura) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

3.
Néia Fischer Lüdke. Biomecânica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática, Licenciatura) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.

4.
Ananda Sonali Grala Barbosa. A construção do conhecimento por meio de atividades práticas e teóricas. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Licenciatura) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Ana Marli Hoernig.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 12:54:01