Ana Carolina Roure Malta de Sa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9454520393216593
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Ana Carolina Roure Malta de Sá é doutoranda em Comunicação Social, na linha Imagem, Som e Escrita, pela Universidade de Brasília (UnB). Possui mestrado em Comunicação Social, na linha Imagem, Som e Escrita, pela Universidade de Brasília (2014), especialização em Filosofia da Arte, pelo Instituto de Filosofia e Teologia do Estado de Goiás (2008) e graduação em Letras (português/inglês), pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Atuou como tutora a distância nos cursos de Letras e Educação Física, oferecidos pela UAB/UnB e como professora da disciplina Comunicação, Expressão e Estudos Acadêmicos na UAB/UnB. Ministrou as disciplinas Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Didática I, no Instituto Maua de Pesquisa e Educação. Atualmente ministra as disciplinas História da Arte e do Cinema I, História da Arte e do Cinema II e Análise Fílmica no Instituto Maua de Pesquisa e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Roure Malta de Sa
Nome em citações bibliográficas
SÁ, A. C. R. M.;SÁ, Ana Carolina Roure Malta de


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Orientador: Susana Dobal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A linguagem poética de Walter Carvalho: um diálogo entre fotografia no cinema e artes plásticas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Sérgio Araújo de Sá.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Filosofia da Arte. (Carga Horária: 468h).
Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, IFITEG, Brasil.
Título: Cinematografia Criminal da Retomada: Diálogo com Noir em Contexto Brasileiro.
Orientador: Vera Lúcia Magalhães Bergerot.
2003 - 2007
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Formação Complementar


2010
Extensão universitária em Curso de Francês.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de Tutores: Módulo Introdutório 2012. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Formação de Tutores: Módulo Introdutório 2011. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Fundamentos Histórico Filosóficos da Educação Física - Curso de Verão - (de janeiro a março 2015). Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Informática Instrumental (de outubro a dezembro 2014). Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Comunicação, Expressão e Estudos Acadêmicos(de março a maio 2014). Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Lazer, Trabalho e Sociedade (de agosto a outubro de 2012). Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Comunicação, Expressão e Estudos Acadêmicos (de maio a julho de 2012) . Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Fundamentos Sociofilosóficos da Educação e da Educação Física (de fevereiro a abril de 2012). Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Jogo e Educação Física (de outubro a dezembro de 2011). Tutora a distância do curso de Educação Física, pela disciplina Comunicação, Expressão e Estudos Acadêmicos (de agosto a outubro de 2011). . Tutora a distância do curso de Letras, pela disciplina Fundamentos de Linguística (de maio a julho de 2011).


INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO, IMPE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Acadêmico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Acadêmico, Carga horária: 20

Atividades

02/2016 - 12/2016
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Fílmica
História da Arte e do cinema I
História da Arte e do cinema II
Teorias da Comunicação
08/2014 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Arte, psicanálise e educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância
Descrição: Para além de um gozo estético ou de signos a serem decifrados, a arte, uma experiência estética singular, pode funcionar como espaço de destituição/constituição subjetiva, possibilitando ao sujeito se re-situar face às representações prefixadas acerca de si e do outro. O que nos possibilita pensar um cinema, cuja estética produtora de estranhamento pode impedir e obstaculizar a presença de representações que compõe nosso imaginário social, e cuja potência é determinante na produção de um discurso pedagógico que se mantém aprisionado ao mundo das significações. A presente pesquisa procura refletir, a partir da psicanálise e da filosofia, as possíveis relações entre a arte, o cinema, a estética, a infância e a educação tendo como referência um conjunto de filmes de diferentes nacionalidades em que a infância se apresenta como tema privilegiado. Revela-se ainda como a tentativa de pensar a possibilidade de certa formalização estética a partir dos pares ausência/presença, visível/invisível, opacidade/transparência, imaginário/simbólico cujos efeitos de transmissão permite-nos colocar em suspensão a presença de representações idealizadas sobre a infância. Procedimento que implica reconhecer os modos de resistência do material estético presentificado em alguns filmes a procedimentos hermenêuticos de interpretação que tendem a situar a infância como tempo de liberdade e inocência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JORDAN, Susana Madeira Dobal2017 JORDAN, Susana Madeira Dobal ; SÁ, A. C. R. M. . Direção de fotografia, impressionismo e barroco em Lavoura Arcaica. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 83-96, 2017.

2.
ROURE, GLACY QUEIROS DE2015ROURE, GLACY QUEIROS DE ; SÁ, Ana Carolina Roure Malta de . A INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 10, p. 809-833, 2015.

3.
ROURE, G. Q.2014ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . O (IN)VISÍVEL E O (I)RREPRESENTÁVEL DA INFÂNCIA EM VINCENT, DE TIM BURTON. EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE), v. 17, p. 301-316, 2014.

4.
ROURE, G. Q.2014ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Vincent e Frankenweenie: a infância no cinema ?expressionista? de Tim Burton. Polyphonía, v. 25, p. 535-556, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SÁ, A. C. R. M.; RODRIGUES, A. C. A. ; PORTO, Bruno . A sensibilidade poética na fotogra a de Walter Carvalho. In: Anna Cristina de Araújo Rodrigues [et al.]. (Org.). Perguntas ao objeto: inquietudes de pesquisadores em comunicação. 1ed.Brasília: FAC-UnB, 2016, v. 1, p. 30-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, A. C. R. M.. Cinematografia criminal brasileira: um dialogo com noir em contexto nacional. In: Avanca Cinema International Conference - 2015, 2015, AVANCA. Avanca Cinema 2015. AVANCA: Cine-clube de Avanca, 2015. p. 497-502.

2.
ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Vincent Malloy: a infância (in) visível de Tim Burton. In: Avanca Cinema International Conference 2015, 2015, Avanca. Avanca Cinema 2015. Avanca: Cine-clube de Avanca, 2015. p. 1046-1052.

3.
SÁ, Ana Carolina Roure Malta de. A linguagem poética de Walter Carvalho: uma relação entre fotografia cinematográfica e artes plásticas. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiânia. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memorias, afetos. Goiânia: UFG, 2015. p. 315-325.

4.
SÁ, A. C. R. M.. A Expressão Poética de Walter Carvalho: um diálogo entre pintura e fotografia no cinema. In: Avanca Cinema International Conference 2014, 2014, Avanca. Avanca Cinema 2014. Avanca: Cine-clube de Avanca, 2014. p. 5-1485.

5.
ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Em três tempos: educação, infancia e cinema. In: Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2013, Goiânia. Didática e Formação de Professores: a qualidade da educação em debate, 2013. p. 1-19.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, A. C. R. M.. Direção de fotografia: a luz expressionista em O veneno da madrugada. In: SOCINE, 2017, João pessoa. XXI SOCINE - O estado da crítica. João Pessoa: Ideia, 2017. p. 231-231.

2.
SÁ, A. C. R. M.; JORDAN, Susana Madeira Dobal . Direção de fotografia: Impressionismo e Barroco em Lavoura Arcaica. In: SOCINE, 2016, Curitiba. Convergências no/do cinema, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Em três tempos: educação, infancia e cinema. In: Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2013, Goiânia. Didática e Formação de Professores: a qualidade da educação em debate, 2013. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, A. C. R. M.. Direção de fotografia: a luz expressionista em O veneno da madrugada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SÁ, Ana Carolina Roure Malta de; JORDAN, Susana Madeira Dobal . Direção de fotografia: Impressionismo e Barroco em Lavoura Arcaica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SÁ, A. C. R. M.. A linguagem poética de Walter Carvalho: uma relação entre fotografia cinematográfica e artes plásticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SÁ, A. C. R. M.. A expressão poética de Walter Carvalho: um diálogo entre pintura e fotografia no cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Procedimentos estéticos no cinema e vicissitudes da infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Em três tempos: educação, infância e cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROURE, G. Q. ; RODRIGUES, S. M. ; SÁ, A. C. R. M. . Cinema, psicanálise e Educação: as vicissitudes da infância nos filmes 'Vincent' e 'Frankenweenie'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROURE, G. Q. ; RODRIGUES, S. M. ; SÁ, A. C. R. M. . Cinema, Psicanálise e Educação: As vicissitudes da infância no filme 'O balão vermelho'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROURE, G. Q. ; LEMOS, Santiago ; RIBEIRO, Pollyana Rosa ; CARVALHO, M. A. S. ; RODRIGUES, S. M. ; SÁ, A. C. R. M. ; MONTEIRO, Luiza ; LYRA, Sílvia . Ric. 2015. Animação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI SOCINE - O estado da crítica. Direção de fotografia: a luz expressionista em O veneno da madrugada. 2017. (Congresso).

2.
Seminário Culturas Visuais. 2016. (Seminário).

3.
XX SOCINE - Convergências do/no cinema. Direção de fotografia: impressionismo e barroco em Lavoura Arcaica. 2016. (Congresso).

4.
VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.A linguagem poética de Walter Carvalho: uma relação entre fotografia cinematográfica e artes plásticas. 2015. (Seminário).

5.
1º Colóquio de Fotografia da Universidade de Brasília - Fotografia Contemporânea: Fronteiras e Transgressões. 2013. (Outra).

6.
Seminário Cinema em Alto e Bom Som. 2013. (Seminário).

7.
Seminário Olhares Multiculturais: O cinema brasileiro no estrangeiro. 2013. (Seminário).

8.
XXI Simpósio de Estudos e Pesquisa da Faculdade de Eucação - UFG.Cinema, Psicanálise e Educação: As vicissitudes da infância no filme. 2013. (Simpósio).

9.
Seminário - Memórias afetivas: 50 anos de cinema na UnB. 2012. (Seminário).

10.
Seminário Paulo Emílio e a Crítica Cinematográfica. 2012. (Seminário).

11.
Seminário Tendências do Cinema Contemporâneo. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORDAN, Susana Madeira Dobal ; SÁ, A. C. R. M. ; GUIMARÃES, P.C. . Cinema e fotografia: autobiografia, autorretrato e arte da memória em Raymon Depardon, Agnès Varda, Chris Marker e Jean Eustache. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROURE, G. Q. ; SÁ, A. C. R. M. . Procedimentos estéticos no cinema e vicissitudes da infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 6:01:38