Lucia Martins Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7433646693518250
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Formação Acadêmica: Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Música formada pelo Conservatório de Música de Niterói. Possui os seguintes cursos de Extensão: Preparação de Professores e Autores para a EAD pela Universidade Virtual Brasileira, Estratégia e Tomada de Decisão para a EAD pela UNISULVIRTUAL, Design Instrucional, Web 2.0 e as Redes Sociais, e Tutoria em EAD, GAMES em Educação, ?Massive Open Online Courses? em Língua Portuguesa, Tutoria e Metodologia da Pesquisa. Possui o curso de Metodologias Ativas para a educação Presencial, a Distância, Revisão de Literatura para Trabalhos Acadêmicos, Sala de aula Invertida, entre outros. Experiência Profissional: Atuou como professora e diretora de escola da rede pública estadual, como Coordenadora da FAEP responsável pela capacitação de Diretores e Professores Orientadores do Projeto dos CIEPs. Exerceu os Cargos de Diretora da FAETEC/RJ, de Subsecretária de Planejamento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro-SECTEC e de Coordenadora da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação-CEE/RJ. Atuou como técnica na Superintendência de Desenvolvimento Científico na Secretaria de Estado de Educação. Exerceu o cargo de Centro de Ciências Humanas da Universidade Veiga de Almeida-UVA, foi Coordenadora do curso de Pedagogia e Coordenadora Pedagógica da Pró Reitoria Acadêmica-PRACAD/UVA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Mídias e Educação, Tecnologias da Educação, Alfabetização e Letramento, Planejamento, Currículo, Práticas Avaliativas, Educação Profissional, elaboração de PPI, PDI e PPC, Avaliação Institucional/CPA, Avaliação externa da IES, entre outros. É pesquisadora do CNPQ/ Eixo Temático: Educação Básica. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretora da ABT. Presta consultoria a diversas instituições de Ensino Superior no Brasil. É autora de vários artigos sobre Educação, além de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucia Martins Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Veiga de Almeida, Empresa Privada, Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes.
Rua Ibituruna nº 108
Maracanã
22421-020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25748800
Ramal: 228
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2002
Mestrado em Tecnologia.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Título: Educação a distância mediada por computador aplicada à Engenharia,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Tereza Fachada Levy Cardoso.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1990 - 1991
Especialização em Pós Graduação Lato Senso.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Administração Escolar:do burocrático ao político social.
Orientador: Magali Alonso.
1971 - 1975
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Atuação Profissional



Conselho Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro, CEE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Funcionária Pública, Enquadramento Funcional: Professor docente


Centro de Educação Tecnológica, CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 10


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora do Centro de Ciências Humanas, Carga horária: 20

Atividades

2/2000 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2000 - Atual
Direção e administração, Empresa, Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes.

Cargo ou função
Vice Diretora do Departamento de Ciências Letras e Artes.

Conselho Estadual de Educação, CEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Coordenadora da Câmara de Ensi, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40
Outras informações
Análise de processos ligados à Educaçào Superior


Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, SECTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Subsecretária de Estado de Ciê, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/1998 - 12/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.

Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Diretora de Programas Especiai, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela implentatação e acompanhamento dos Cursos Técnicos

Atividades

01/1997 - 12/1998
Direção e administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, .

Cargo ou função
Diretora de Programa Especiais.

Secretaria Extraordinária de Programas Especiais, SEEP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Professora Estadual, Enquadramento Funcional: Porfessor II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora de Treinamanto de Diretores e Orientadores Pedagógicos do CIEP

Atividades

03/1992 - 12/1995
Direção e administração, Diretoria Pedagógica, .

Cargo ou função
Diretora de treinamento.

Núcleo de Educaçào e Cultura, NEC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Implementadora do Ensino Supletivo

Atividades

1985 - 1987
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Implementadora da Educação de Jovens e Adultos.

Secretaria de Estado de Educação Rj, SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

1/2001 - Atual
Direção e administração, Subsecretaria de Estado de Educação Rj, .

Cargo ou função
assessora do subsecretário de educasção.
1992 - 1992
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Coordenadora da Assessoria de Treinamento.

Colégio Estadual Hilário Ribeiro, CEHR, Brasil.
Vínculo institucional

1967 - 1991
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1967 - 12/1991
Direção e administração, Secretaria de Estado de Educação, .

Cargo ou função
Diretora.


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
O que os estudantes do ensino fundamental fazem com a internet
Descrição: O projeto visa investigar o comportamento dos estudantes do ensino fundamental quando estão conectados com a internet.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2007 - 2008
Avaliação Institucional: em busca da qualidade acadêmical
Descrição: Análise a importância da avaliação institucional para a melhoria da qualidade acadêmcia dos cursos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2003 - 2004
O apoio on-nline às aulas presenciais no curso de formação de professores: análise de um a experiência
Descrição: Apresentação de algumas reflexões sobre o apoio on-line na disciplina Informática Educativa do curso de pós-graduação lato sensu de formação de professores, utilizando como referencial a percepção do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2002 - 2003
A Representação Social de Professor sob o Ponto de vista do Aluno: um estudo introdutório
Descrição: Estudo das Novas tecnologias em Educação a partir de indagações sobre questõesapresentadas do percurso no magistério, como por exemplo, o comportamento do professor. Estudo do pensamento do aluno de licenciatura à luz da teoria das representações sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2002 - 2003
Educação a distância mediada por computador: novas tecnologias, novos desafios
Descrição: Estudo do papel fundamental da EAD e do novos ambientes de aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2001 - 2002
Estratégias para a introdução de disciplina on-line no curso de Engenharia
Descrição: Apresente uma experiência de educação a distância nos cursos de Engenharia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2001 - 2002
Educação a distãncia medicada por computador: uma proposta pedagógica de Inglês instrumental aplicada à Engenharia
Descrição: Demonstrar que a utilização de novas tecnologias permite ao aluno criar o seu próprio roteiro de aprendizagem, de acordo com as suas necessidades, interesse, possibilidades e limitações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2000 - 2001
Educação a distância mediada por computador aplicada à Engenharia
Descrição: O projeto visa demonstrar que a EAD é perfeitamente aplicável ao curso de Engenharia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.
2000 - 2001
A educação em ciência e tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero
Descrição: O presente projeto visa pesquisar a contrução de um novo olhar sobre o trabalho das mulheres. Na realidade a mulher está distante de ocupar o espaço que lhe é devido, face às questões ligadas ao desenvolvimento do processo histórico cultural do país e ao imaginário social em relação ao trabalho destinado às mulheres..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa em Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância/Especialidade: Educaçào a Distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliaçâo Institucional.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Medalha do Mérito ABT, Associação Brasileira de Tecnologia.
1998
Medalha Felisberto de Carvalho, Câmara Municipal de Niterói-RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA2015BARBOSA ; BARBOSA, L. M. . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO TUTOR. Tecnologia Educacional, v. 206, p. 60-68, 2015.

2.
BARBOSA, L. M.2013BARBOSA, L. M.; Denise Melo ; PORTES, L. . Disciplinas Virtuais uma experiência em construção. Tecnologia Educacional, v. 200, p. 63-68, 2013.

3.
BARBOSA, L. M.2013BARBOSA, L. M.; Miranda, Mônica . Os Novos desafios da sociedade contemporânea: utilização e prática de ferramentas tecnológicas na sala de aila. Tecnologia Educacional, v. 203, p. 31-37, 2013.

4.
BARBOSA, L. M.2003BARBOSA, L. M.. A representação social do professor sob o ponto de vista do aluno. Revista @prender virtual, Caderno ABMES, 2003.

5.
BARBOSA, L. M.2003 BARBOSA, L. M.. A Representação Social de Professor sob o Ponto de Vista do Aluno: Um estudo Introdutório. Tecnologia Educacional, Distrito Federal Brasilia, v. 159160, p. 107-117, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PORTES, L. ; BARBOSA, L. M. . Um Caleidoscópio do Ensino de Língua Portuguesa. 1ª. ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2013. v. 01. 157p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, L. M.; PORTES, L. . A Formação de Professores para o ensino de Língua Portuguesa na Contemporaneidade. In: Arnderson Namem. (Org.). Um Caleidoscópio do ensino de Língua Portuguesa. 1ªed.Porto Alegre: Armazém Digital, 2013, v. 01, p. 07-157.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, L. M.. Formação de Professores. O GLOBO, 22 out. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, L. M.. O APOIO ON-LINE EM DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA. In: III CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2004, Pará. Engenharia Mecânica, 2004.

2.
BARBOSA, L. M.. O A poio On-line às Aulas Presenciais no Curso de Formação de Professores : análise de uma experência. In: I Congresso Internacional Educación, Lenguaje y la Sociedad., 2004, Argentina. Educación,Lenguaje y la Sociedad, 2004.

3.
BARBOSA, L. M.. Estratégias do apoio on-line nso curso de formação de professores. In: ENDIPE, 2004, Paraná. ENDIPE, 2004.

4.
BARBOSA, L. M.. Estratégias para a introdução de disciplinas on-line no curso de engenharia. In: X Encontro de Educação em Engenharia, 2004, Búzios. Anais do Encontro, 2004.

5.
BARBOSA, L. M.. Educação a Distância Mediada por Computador Aplicada à Engenharia. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2003, Rio de Janeiro. O Ensino da Graduação e suas Interfaces com a Pós-Graduação, a Pesquisa e a Extensão. Rio de Janeiro: Cobenge 2003, 2003. p. 137.

6.
BARBOSA, L. M.. THE IMPORTANCE OF ETHICS IN THE ENGINEERS ' EDUCATION. In: 17 INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING, 2003, São Paulo. 17 INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING. São Paulo, 2003. p. 156.

7.
BARBOSA, L. M.. VI Congresso de Informática na Educação da UERJ. In: VII COINFE, 2003, Rio de Janeiro. Congresso Estadual de Informática na Educação, 2003.

8.
BARBOSA, L. M.; CARDOSO, T. F. L. ; NUNES, G. S. Q. . Educação à Distância Mediada por Computador ( EDMC) : Uma Proposta Pedagógica de Inglês Instrumental Aplicada à Área de Engenharia. In: Cobenge, 2002, Piracicaba - São Paulo. Educação à Distância Mediada por Computador ( EDMC ): Uma Proposta Pedagógica de Inglês Instrumental Aplicada à Área de Engenharia. Piracicaba - São Paulo: Cobenge, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, L. M.; CARDOSO, T. F. L. ; NUNES, G. S. Q. . A Importância da Ética no curso de Engenharia. In: Encontro de Engenharia, 2006, Penedo. encontro de Engenharia, 2006.

2.
BARBOSA, L. M.. Educação a Distância: desafio das Tecnologias na Sociedade atual. In: Encontrode Coordenadores Regionais da secretaria de Estado de Educaçaõ/RJ, 2003, Rio de Janeiro. Educação a distância. Rio de Janeiro, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, L. M.. Congresso Internacional de Tecnologianda Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BARBOSA, L. M.. METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, L. M.; Mello, Denise ; PORTES, L. . A internet para estudantes do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARBOSA, L. M.. Projeto do curso de Design de Joias. 2011.

2.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do curso de Serviço Social. 2009.

3.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. 2009.

4.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do curso de Design Gráfico. 2009.

5.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do curso de Gestão Ambiental. 2009.

6.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do Curso de Adminstração. 2008.

7.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia. 2008.

8.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do curso de Odontologia. 2008.

9.
BARBOSA, L. M.. Curso Tecnológico de Design de Produtos -Jóias. 2007.

10.
BARBOSA, L. M.. Projeto pedagógico do curso de Processos Gerenciais de Petróleo e Gás. 2007.

11.
BARBOSA, L. M.. Curso Tecnológico de Gestão Imobiliária. 2007.

12.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2007.

13.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico de Enfermagem. 2007.

14.
BARBOSA, L. M.. Projeto Pedagógico do curso de Odontologia. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, L. M.. Projeto político Pedagógico dos cursos de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida. 2005.

2.
BARBOSA, L. M.. Projeto da Educaçào Profissional do Estado do Riode Janeiro. 1997.

3.
BARBOSA, L. M.. Projeto das Escolas Técnicas do Estado do Rio de Janeiro. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, L. M.. Tecnologia e Sustentabilidade em Debate. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARBOSA, L. M.. A Internet na formação da criança. 2008.

Demais trabalhos
1.
BARBOSA, L. M.. Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil. 2005 (Palestra) .

2.
BARBOSA, L. M.. Reflexões sobre Adminstração. 2005 (Palestra) .

3.
BARBOSA, L. M.. Refletindo a Nossa Prática. 2003 (Encontro de orientadores de Aprendizagem a distância da Secretaria de Estado de Educação) .

4.
BARBOSA, L. M.. Educação,Tecnologia e Trabalho. 1998 (Encontro) .

5.
BARBOSA, L. M.. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 1998 (Seminário) .

6.
BARBOSA, L. M.. Perspectivas atuais do Mundo do Trabalho. 1998 (Fórum de Educação) .

7.
BARBOSA, L. M.. Inclusão social. 1998 (Encontro Estadual de Assistentes Sociais do Rio de Janeiro) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LOPES, N. A.; BARBOSA; NUNES, G. S. Q.; BARBOSA, L. M.; BARBOSA, L. M.. Participação em banca de Nathália de Almeida Lopes. O ensino de Língua inglesa em turmas do projeto EMEJA; análise e questionamentoss. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Lato Sensu em Ensinode Língua Estra) - Centro de Educação Tecnológica.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, L. M.; BARBOSA, V.; PORTES, L.. Participação em banca de Juliana Moreira da Silva.Construindo a disciplina no cotidiano das sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
BARBOSA, L. M.. Participação em banca de Júlio Cézar Lobo Braga.Liderança nas oOganizações. 2005 - Universidade Veiga de Almeida.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARBOSA, L. M.. VI Semana de Iniciação Científica. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Jornada Educação a distância: o futuro da arte. VIII Jornada Educação a distância: o futuro da arte. 2018. (Congresso).

2.
6º concresso Internacional de Tecnologia Educacional. 6º concresso Internacional de Tecnologia Educacional. 2017. (Congresso).

3.
MetodologiasAtivas para a Educação Presencial e a Distância.Sala de aula Invertida. 2017. (Seminário).

4.
Educação, sustentabilidade e tecnologia.EVASÃO E RETENÇÃO NA APRENDIZAGEM ON-LINE E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES. 2016. (Seminário).

5.
I Seminário de Educação e Tecnologia de Niterói.Mediação Pedagógica do Tutor na EAD. 2016. (Seminário).

6.
VI Jornada de Educação a Distância: o futuro da arte. 2016. (Seminário).

7.
47º Seminário de Tecnologia Educacional da ABT.Material Didático para a EAD. 2015. (Seminário).

8.
8ª Jornada de EaD do CEP/FDC.Material Didático para a EAD. 2015. (Seminário).

9.
Conferência online de Informática Educacional. Conferência online de Informática Educacional. 2015. (Congresso).

10.
Conferência Online de Informática Educacional.Conferência Online de Informática Educacional. 2015. (Seminário).

11.
Conferência Online de Informática Educacional.Mudando Paradigmas- as Práticas TIC na Escola. 2015. (Outra).

12.
Congresso Internacional de Educação a Distância. A Interface da Educação e Comunicação. 2015. (Congresso).

13.
Educação a Distância: estratégias tecnológicas.Material didático. 2015. (Seminário).

14.
Semana Científica de Niterói. Utilização de Dispositivos móveis na Sala de Aula. 2015. (Congresso).

15.
Semana Científica de Niterói. A Formação de Professores de Língua Portuguesa na Contemporaneidade. 2015. (Congresso).

16.
A revolução das tecnologias digitais: reformulando ou reinventando a Educação.Desafios na formação dos professores para a EAD: utilização e prática de ferramentas. 2014. (Seminário).

17.
A revolução das tecnologias digitais: reformulando ou reinvetando a educaçãocaÇ.Desafios na formação dos professores para a EAD: utilização e prática de ferramentas nas salas de aula. 2014. (Seminário).

18.
As Tecnologias e sua aplicação na melhoria do desempenho dos alunos e professores.As Tecnologias e sua aplicação na melhoria do desempenho dos alunos e professores. 2014. (Seminário).

19.
Caminhos para a Consolidação da EAD. 2014. (Seminário).

20.
I JORNADA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O FUTURO DA ARTE. 2014. (Seminário).

21.
VI FEIRA DE UNICARIOCA DE CARREIRAS. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A SOCIEDADE DIGITAL. 2014. (Feira).

22.
A educação em uma era digital: a nova sala de aula virtual e presencial.Educando na interface cidade / ciberespaço: aprendizagem ubíqua. 2013. (Seminário).

23.
Educação a Distância.Novas Estratégias de ensino aprendizagema Web 2.0 e seu potencial pedagógico. 2013. (Seminário).

24.
III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. 2013. (Seminário).

25.
Mobile learning. Os novos desafios da Sociedade contemporânea. 2013. (Congresso).

26.
Seminário de Tecnologia Educacional do Sul de Minas.UTILIZAÇÃO E PRÁTICA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS SALAS DE AULA. 2013. (Seminário).

27.
44º Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional.Tecnologias e Humanidades: Educação para a sustentabilidade no Século XXI. 2012. (Seminário).

28.
4º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacionl. Trilhas de um Novo Percurso na Formação de Professores sob o Enfoque da Tecnologia Educacional: interconexão entre cultura e cidadania. 2012. (Congresso).

29.
4º Congresso de Tecnologia Educacional. Trilhas de um Novo Percurso na Formação de Professores sob o Enfoque da Tecnologia Educacional: interconexão entre cultura e cidadania. 2012. (Congresso).

30.
43ª Seminário de Tecnologia Educacional.As Redes Sociais como Estratégia Inovadora de Aprendizagem. 2011. (Seminário).

31.
Conversas com/sobre Pedagogos. 2011. (Encontro).

32.
Currículo na Educação Superior Contemporânea: sustentabilidade,tecnologia e inovação.Currículo na Educação Superior Contemporânea: sustentabilidade,tecnologia e inovação. 2011. (Seminário).

33.
Experiências Exitosas de Tecnologia educacional nas Sala de Aula, nas Américas. Relato de Experiências. 2011. (Congresso).

34.
III Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT. Experiências Exitosas de Tecnologia Educacional nas Salas de Aula, nas Américas. 2011. (Congresso).

35.
Sistema On-line de Gestão da Avaliação. 2011. (Congresso).

36.
V Fórum de Pedagogia.Desafios da Educação Contemporânea: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

37.
3ª Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2010. (Congresso).

38.
3º Congresso brasileiro de Tecnologia Educacional. 2010. (Congresso).

39.
3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2010. (Congresso).

40.
3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Tecnologias Educacionais: novas maneiras de aprender, novas maneiras de ensinar. 2010. (Congresso).

41.
3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Tecnologia Educacional: Inovação, Diersidade e Sustentabilidade. 2010. (Congresso).

42.
42º Seminário de Tecnologia Educacional.ecnologia Educacional: Inovação, Diversidade e Sustentabilidade. 2010. (Seminário).

43.
Articulação PDI/PPI/PPC/DCN: uma prática possível.Articulação PDI/PPI/PPC/DCN: uma prática possível. 2010. (Encontro).

44.
As Tendências da Tecnologia e os Novos Comportamnetos dos Profissionais da Educação.AS TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA E OS NOVOS COMPORTAMENTOS - PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. 2010. (Seminário).

45.
Encontro de Atualização Docente.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2010. (Encontro).

46.
Mídias e Educação.Mídias e Educação. 2010. (Encontro).

47.
Plano de Desenvolvimento Educacional e Projeto Pedagógico Institucional.Plano de Desenvolvimento Educacional e Projeto Pedagógico Institucional. 2010. (Encontro).

48.
Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2010. (Seminário).

49.
Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superi. 2010. (Encontro).

50.
2º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional. A internet para estudantes do ensino fundamental. 2009. (Congresso).

51.
41º Seminário de Tecnologia Educacioanal. 2009. (Seminário).

52.
A Pedagogia na Construção de Novos Caminhos.O DESAFIO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: IDENTIFICANDO NOVOS CAMINHOS. 2009. (Seminário).

53.
Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Congresso).

54.
Práticas Avaliativas e Técnicas de Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação Superior.PRÁTICAS AVALIATIVAS. 2009. (Seminário).

55.
Praticas Avaliativas na Educação Superior.Praticas Avaliativas na Educação Superior. 2009. (Encontro).

56.
Práticas Avaliativas na Educação Superior.Prátivas avaliativas no contexto da educação superior. 2009. (Encontro).

57.
Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2009. (Seminário).

58.
Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2009. (Seminário).

59.
2º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Impactos Sociais do Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Educação. 2008. (Congresso).

60.
A Construção do Projeto Pedagógico de Curso na Educação Superior.A Construção do Projeto Pedagógico de Curso na Educação Superior. 2008. (Encontro).

61.
A Construção do Trabalho Coletivo na Educação Superior.A Construção do Trabalho Coletivo na Educação Superior. 2008. (Encontro).

62.
Articulação do PDI PPI PPC: uma prática possível.Articulação do PDI PPI PPC: uma prática possível. 2008. (Encontro).

63.
Atualização de Coordenadores e Docentes.Perspectivas da Educação Superior para o Século XXI. 2008. (Seminário).

64.
Bases Paradigmáticas:concepção de conhecimento,ciência e educação.BASES PARADIGMÁTICAS: CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. 2008. (Encontro).

65.
Objetivos Educacionais no Ensino Superior: uma questão de análise.Objetivos Educacionais no Ensino Superior: uma questão de análise. 2008. (Encontro).

66.
O Coordenador como Gestor. 2008. (Seminário).

67.
Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2008. (Seminário).

68.
Reflexões sobre a Educação Superior para o Século XXI.Reflexões sobre a Educação Superior para o Século XXI. 2008. (Seminário).

69.
Seminário de Atualização Coordenadores e Docentes do Ensino Superior.Perspectivas da Educação Superior para o Século XXI. 2008. (Seminário).

70.
Tecnologia Educacional: políticas e estratégias. 2008. (Seminário).

71.
1º Congresso Internacional de Educação a Distância. 2007. (Congresso).

72.
6º Semana de Ciência e Tecnologia.O que os alunos do ensino fundamental fazem com a Internet. 2007. (Seminário).

73.
Indicadores para a educação do Século XXI.Indicadores para a educação do Século XXI: dilemas e desafios. 2007. (Seminário).

74.
Avaliação, tecnologia e ação: como mudar a educação.Avaliação, tecnologia e ação: como mudar a educação. 2006. (Seminário).

75.
I Seminário de Educação da Universidade Veiga de Almeida.I Seminário de Educação da Universidade Veiga de Almeida. 2006. (Seminário).

76.
A Educação do Futuro e o Futuro da Educação. 2005. (Seminário).

77.
As tecnologias e a formação do professor.As tecnologias e a formação do professor. 2005. (Seminário).

78.
As Tecnologias e a Formação do Professor. 33º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2005. (Congresso).

79.
Avaliação Institucional.Avaliação Institucional. 2005. (Seminário).

80.
Refletindo a Administração.Refletindo a Administração. 2005. (Seminário).

81.
Seminário sobre educação de jovens e adultos.O analfabetismo no Brasil. 2005. (Seminário).

82.
XI Encontro Educação em Engenharia Penedo - RJ. A Ética na Formação dos Engenheiros. 2005. (Congresso).

83.
A Reforma Universitária em Debate. 2004. (Seminário).

84.
Congresso Internacional Educação, Lenguage y Sociedad. O Apoio On-line às aulas presenciais no curso de formação de professores: análise de uma experiência. 2004. (Congresso).

85.
Educação a Distância aplicada a área de Engenharia.educação a Distância mediada por cpomputador(EDMC): uma proosta pedagógica de Inglês Instrumental aplicada a Área de Engenharia. 2004. (Outra).

86.
X Encontro Educação em Engenharia.X Encontro Educação em Engenharia. 2004. (Encontro).

87.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2003. (Outra).

88.
COINFE. Educação a Distância mediada por computador: novas tecnologias, novos desafios. 2003. (Congresso).

89.
Educação a distância.Estratégia e Tomada de Decisão para a educação a distância. 2003. (Seminário).

90.
Educação a Distância. 2003. (Outra).

91.
Educação a Distância; há limites?. 2003. (Congresso).

92.
Educação Corporativa. 2003. (Outra).

93.
Seminário Brasileiro de Educação a Distância. 2003. (Seminário).

94.
Educação a Distância. 2002. (Outra).

95.
Novas regulamentaçõespara a Formação de Professores da Educação Básica. 2002. (Seminário).

96.
Encontro sobre Legislação e Procedimentos Junto à SESU/MEC. 2001. (Encontro).

97.
1º Seminário de Estudos Aplicados do Conselho Estadual do Estado Rio de Janeiro - CEE - RJ. 1999. (Seminário).

98.
Seminário: Tecnologia, Interatividadee Educação. 1998. (Congresso).

99.
Seminário: América Latina: alternativas pedagógicas para o 3º Milênio. 1991. (Congresso).

100.
Encontro - Avaliação Educacional em Questão. 1990. (Congresso).

101.
Encontro Estadual de Profissionais de Educação Básica, Pré-Escolar e Alfabetização. 1990. (Congresso).

102.
Atualização em Formação do Educador e o Ensino de Alunos com Distorção Idade/Série. 1989. (Congresso).

103.
Seminário:. 1989. (Congresso).

104.
I Encontro entre Mestrado e Educação e escola Básica. I Encontro entre Mestrado e Educação e Escola Básica. 1988. (Congresso).

105.
Atualização em Organização Gestão e o Trabalho na escola Pública. 1987. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, L. M.. Metodologias ativas. 2017. (Congresso).

2.
BARBOSA, L. M.. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE. 2016. (Congresso).

3.
BARBOSA, L. M.. Experiências Exitosas de Tecnologia Educacional na sala de aula. 2011. (Congresso).

4.
BARBOSA, L. M.. Práticas Avaliativas na Educação Superior. 2008. (Outro).

5.
BARBOSA, L. M.. Perspectivas da Avaliação para o Século XXI. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Ardions Lopez. Mídia, Violência e Imaginário: Prática e Observação Pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.

2.
Paulo Cesar Chavão. Análise da Proposta de Aumento de Escolaridade e de Incentivo a Leitura e sua Contribuição para a Formação da Cidadania dos Trabalhadores da Indústria Metalurgicas X.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.

3.
Liliana Oliveto Reiff. A avaliação de desempenho na questão da sustentabilidade da qualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.

4.
Luciana Chagas. Avliação Institucional: em busca da qualidade acadêmica no ensino superior. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.

5.
Marlene Araújo da Silva. Gestão Escolar e a interface com a avaliação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundament) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.

6.
Daniel Oscar Racero. Universidade corporativa: uma experiência em FURNAS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.

7.
Luís Otávio. Universidade Corporativa: a experiência desenvolvida na VARIG. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Lucia Martins Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARBOSA, L. M.2013BARBOSA, L. M.; Denise Melo ; PORTES, L. . Disciplinas Virtuais uma experiência em construção. Tecnologia Educacional, v. 200, p. 63-68, 2013.


Livros e capítulos
1.
BARBOSA, L. M.; PORTES, L. . A Formação de Professores para o ensino de Língua Portuguesa na Contemporaneidade. In: Arnderson Namem. (Org.). Um Caleidoscópio do ensino de Língua Portuguesa. 1ªed.Porto Alegre: Armazém Digital, 2013, v. 01, p. 07-157.


Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, L. M.. METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, L. M.. Tecnologia e Sustentabilidade em Debate. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Integrante da Comissão Própria de Avaliação-CPA da Universidade Veiga de Almeida



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 22:58:04