Sabrina Guimarães Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3422136002303159
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Possuo graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído no ano de 2000, concluí Mestrado e Doutorado no Departamento de Neuroimunologia da Universidade Federal Fluminense no ano de 2000 e 2007, respectivamente. Desde 2003 até o momento sou professora titular da Universidade Estácio de Sá dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, onde ministro as disciplinas de Psicomotricidade, Fisioterapia Neurofuncional, Imunologia Básica, Microbiologia Básica, Trabalho de Conclusão de Curso e Fisioterapia em Oncologia. Sou integrante do núcleo docente estruturante dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. Desde 2009 até o momento, sou docente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) dos cursos de Medicina, Biologia e Nutrição, ministrando as disciplinas de Imunologia e Microbiologia Médica e Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Na Fundação Oswaldo Aranha (FOA), sou presidente da Liga Acadêmica em Oncologia do curso de Medicina. Além disso, na instituição referida, sou integrante da comissão de TCM (trabalho de conclusão de módulo) do curso de Medicina, onde organizo a confecção de trabalhos científicos para publicação em revistas científicas. Faço parte da comissão editorial da revista Cadernos Unifoa. Trabalhei como fisioterapeuta no INCA ? Instituto Nacional do Câncer, no período de 2007 até 2011, realizando atendimentos a pacientes pós operatórios dos setores de cirurgias oncológicas abdominais e pélvicas e neurocirurgia. Além disso, no Inca realizei atendimentos a pacientes internados no INCA I (Cruz Vermelha) nos setores de tumores de tecidos moles e tumores em regiões de cabeça e pescoço. Sou especialista em Fisioterapia Neurológica pela ABRAFIN e especialista em Fisioterapia Oncológica pela ABFO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Guimarães Silva
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES-SILVA, S.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Neuroimunologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Influência do Intervalo entre a Pista e o Alvo sobre as Inibições do Tempo de Reação Manual Provocadas por Pista Simples e Múltiplas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Luiz de Gonzaga Gawryzewski.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: atenção; efeito intervalo; inibição de retorno; movimento ocular; tempo de reação.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Neurofisiologia.
2001 - 2003
Mestrado em Neuroimunologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Influência de pistas centrais e periféricas e do apagar do ponto de fixação sobre os tempos de reação oculares sacádicos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Luiz de Gonzaga Gawryszewski.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: atenção; inibição de retorno; movimento ocular; tempo de reação; efeito intervalo.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Neurofisiologia.
2015 - 2015
Especialização em ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA, ABFO, Brasil.
Título: NÃO HÁ MONOGRAFIA.
2012 - 2012
Especialização em ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL.
Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional, ABRAFIN, Brasil.
Título: NÃO HÁ MONOGRAFIA.
1997 - 2000
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Memória: aspectos clínicos farmacológicos. (Carga horária: 12h).
Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
2003 - 2003
Processos neuroquímicos envolvidos no aprendizado.
Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
2002 - 2002
Percepção e Ação: bases funcionais e estratégicas.
Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1999 - 1999
Desenvolvimento NeuroPsicomotor.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA EAD, Carga horária: 3
Outras informações
PROFESSORA DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA BÁSICA NO ENSINO À DISTÂNCIA.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Docente da Universidade Estácio de Sá desde 2002, ministrando as seguintes disciplinas para os seguintes cursos. No curso de Fisioterapia ministra as disciplinas: Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia em Oncologia, Imunologia Básica, Psicomotricidade, Trabalho de Conclusão de Curso. No curso de Enfermagem e Nutrição ministra as disciplinas de Microbiologia Básica e Imunologia.

Atividades

04/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

10/2003 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MONOGRAFIA
FISIOLOGIA HUMANA
COMPORTAMENTO MOTOR
ESTAGIO SUPERVISIONADO
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL
NEUROFISIOLOGIA

FUNDAÇÃO OSVALDO ARANHA, FOA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 10
Outras informações
Docente do curso de Medicina, ministrando as disciplinas Imunologia e Microbiologia. Docente do curso de Nutrição e Biologia, ministrando as disciplinas Imunologia e Anatomia e Fisiologia. Presidente da Liga Acadêmica em Oncologia do curso de Medicina. Além disso, na instituição referida, sou integrante da comissão de TCM (trabalho de conclusão de módulo) do curso de Medicina, onde organizo a confecção de trabalhos científicos para publicação em revistas científicas. Faço parte da comissão editorial da revista Cadernos Unifoa.


Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como fisioterapeuta no INCA ? Instituto Nacional do Câncer, no período de 2007 até 2011, realizando atendimentos a pacientes pós operatórios dos setores de cirurgias oncológicas abdominais e pélvicas e neurocirurgia. Além disso, no Inca realizei atendimentos a pacientes internados no INCA I (Cruz Vermelha) nos setores de tumores de tecidos moles e tumores em regiões de cabeça e pescoço.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estudo de Docência - Mestrado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas ministradas para o curso de Psicologia, disciplina de Neurobiologia, como estudo obrigatório para o curso de Mestrado.


Pionnier Home Aid- Home Care, PIONNIER, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 24



Linhas de pesquisa


1.
Reconhecimento háptico da Lateralidade de figuras da mão em sujeitos videntes e cegos

Objetivo: O reconhecimento da lateralidade de figuras da mão envolve a rotação mental. O mesmo ocorre quando se imagina um movimento ou se planeja fazê-lo. No presente estudo, utilizamos a exploração háptica de figuras bidimensionais de mãos para investigar a rotação mental da mão. Nosso objetivo é investigar se a rotação mental de estímulos táteis obedece às regras encontradas para a rotação mental de estímulos visuais representando partes do corpo (imagética motora). Realizamos o experimento com sujeitos videntes e iremos comparar os resultados com os obtidos com sujeitos cegos. Ao contrário do grupo de videntes, o grupo de cegos não possui o mecanismo de percepção visual, o que dificulta o processo de imagética. Dessa forma, postulamos haver uma diferença significativa nos resultados já obtidos com os sujeitos videntes, onde utilizamos estímulos de figuras de mãos na postura prono e na postura supino, e os resultados que iremos colher com sujeitos cegos congênitos..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.
Palavras-chave: postura da mão; tempo de reação manual; visão; imagética; percepção visual.


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Nível de Informação da População de Volta Redonda-RJ Sobre a Hepatite C e Sua Relação Socioeconômica
Descrição: A hepatite C é uma doença silenciosa e de sintomatologia inespecífica, sendo, consequentemente, subdiagnosticada. E por isso se faz necessário avaliar o conhecimento da população acerca deste tema. Este estudo visa pesquisar o nível de conhecimento da população de Volta Redonda-RJ sobre a infecção pelo vírus da hepatite C, abrangendo diversos aspectos, com o objetivo em descobrir se a população tem conhecimento sobre a hepatite C e se há relação com o nível socioeconômico. Será aplicado um questionário para a coleta dos dados sobre a hepatite C com perguntas objetivas em três bairros da cidade de Volta Redonda: Jardim Tiradentes, Jardim Belvedere e Jardim Normandia. Em relação a comparação entre as respostas da população de cada bairro foi visto que não há diferença significativa entre o conhecimento da população dos bairros, Jardim Normândia, Jardim Belvedere e Jardim Tiradentes de Volta Redonda-RJ sobre a hepatite C. Já comparando as questões em si, podemos concluir que a população apresenta um mínimo conhecimento sobre as características da doença, e que há diversos fatores que os levam a confundir algumas das mais importantes informações a respeito da doença. Apesar desse resultado, alguns pontos são conhecidos e relevantes para a história clínica de um paciente com HCV, ou seja, das poucas informações conhecidas, algumas são valiosas, mas ainda é importante frisar a necessidade de uma ação para a produção de produtos que possa, de forma simplificada e eficaz, informar para a população todas as principais e importantes características clínicas e epidemiológicas da hepatite C, a fim de reduzir o impacto dessa doença, principalmente a longo prazo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sabrina Guimarães Silva - Coordenador / JOÃO LUCAS AQUINO RANGEL - Integrante / Pedro Henrique Meazzini - Integrante.Financiador(es): FUNDAÇÃO OSVALDO ARANHA - Auxílio financeiro.
2016 - 2016
Virus Rábico em cães domésticos e sua transmissão para o ser humano
Descrição: A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. A transmissão da doença ocorre quando o vírus contido na saliva e secreções do animal infectado penetra no tecido do hospedeiro. A importância da conscientização da população sobre a profilaxia e transmissão da doença se deve pelo vírus levar a uma resposta imunológica precária e tardia, favorecendo sua replicação e disseminação. Esse trabalho tem como objetivo identificar dentro da população que possui o cão como animal doméstico as possíveis formas de transmissão do vírus da raiva, visto que a transmissão por cães foi responsável por 75% dos casos de raiva humano notificados no Brasil de 1991 a 2007. Para isso, foi realizada revisão de artigos científicos a respeito do vírus rábico, nas bases de dados SCIELO, Bireme e PubMed, e em seguida foi aplicado questionário para a supracitada população, verificando a consciência desta sobre a necessidade de vacinação profilática e as formas de transmissão da doença. Sendo assim, a tal população ficará mais bem informada sobre o assunto, tendo uma maior capacidade de se prevenir e detectar casos de raiva quando estas ocorrerem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sabrina Guimarães Silva - Coordenador / DENISE SANTOS ABELHA - Integrante / Aline Mendes Balieiro Diniz - Integrante / Márcio de Moraes Pereira Rosa - Integrante.Financiador(es): FUNDAÇÃO OSVALDO ARANHA - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
RECONHECIMENTO HÁPTICO DA LATERALIDADE DE FIGURAS DA MÃO EM SUJEITOS VIDENTES E CEGOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sabrina Guimarães Silva - Coordenador / Luiz G Gawryszewski - Integrante / Antônio Pereira Jr. - Integrante / Maria Luíza Rangel - Integrante.
2003 - 2007
A Influência de pistas não informativas sobre os tempos de reação manuais em sujeitos treinados e sujeitos não treinados
Descrição: Verificamos de que forma o aparecimento de uma pista não informativa sobre o local de aparecimento do estímulo alvo irá influenciar os tempos de respostas manuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: REVISTAS UNIFOA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Perceptuais e Motores.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTEIRO, A. C.2014MONTEIRO, A. C. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; TAIAR, R. ; MACHADO, C. B. . Metodologia de processamento de imagens para avaliação termográfica das mãos.. Anima (Fortaleza), v. 27, p. 59-65, 2014.

2.
Rangel, M.L.2010 Rangel, M.L. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; MARQUES, A. L. ; Lucia Riggio ; Pereira Júnior, A. ; Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. . Left-right judgment of haptic stimuli representing the human hand. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 3, p. 135-140, 2010.

3.
Lameira, AP2009 Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. ; Pereira Júnior, A. . Hand posture effects on handedness recognition as revealed by the Simon effect. Frontiers in Neuroscience (Print), v. 3, p. 59-66, 2009.

4.
Lameira, AP2008Lameira, AP ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; WERNECK, C. ; Pereira Júnior, A. ; GAWRYSZEWSKI, L. G. . Recognition of hand shape drawings on vertical and horizontal display. Psychology & Neuroscience (Online), v. 1, p. 35-40, 2008.

5.
Lameira, AP2008Lameira, AP ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM ; De Lima, L.V. ; Pereira Júnior, A. ; GAWRYSZEWSKI, L. G. . Hand posture and motor imagery: a body part recognition study. Revista Brasileira de Fisioterapia. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 12, p. 379-385, 2008.

6.
GAWRYSZEWSKI, L. G.2006GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; Ferreira, FM ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; CONDE, E. . A Compatibilidade Estímulo-Resposta como Modelo para o estudo do comportamento motor. Psicologia USP, v. 17, p. 123, 2006.

7.
GUIMARÃES-SILVA, S.2004GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. ; OLIVEIRA, L. K. . Inhibition of return, gap effect and saccadic reaction time to a visual target. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, p. 533-538, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES-SILVA, S.. NEUROANATOMIA E FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL. In: ALEXANDRE DO NASCIMENTO JUSTINIANO. (Org.). BIZU O X DA QUESTÃO. 1ed.RIO DE JANEIRO: RUBIO, 2015, v. , p. 121-188.

2.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Ferreira, FM . ATENÇÃO!. In: J. Landeira-Fernandez, M. Teresa Araújo Silva. (Org.). Intersecções entre Psicologia e Neurociências. Rio de Janeiro: Medbook Editora Cientifica Ltda, 2007, v. 1, p. 83-101.

3.
Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Carvalho, A.A ; Soeiro-Santos, R. ; Ferreira, FM ; Pereira Júnior, A. ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. . A postura da mão influencia a compatibilidade estímulo-resposta numa tarefa de reconhecimento da lateralidade. In: Ademar Ferreira; Maria Eunice Quilici Gonzalez; Jonas Gonçalves Coelho. (Org.). Encontro com as ciências cognitivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004, v. 04, p. 153-165.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES-SILVA, S.; ALBUQUERQUE, G. ; DINIZ, A. ; MORAES, M. ; ABELHA, D. S. . VÍRUS RÁBICO EM CÃES DOMÉSTICOS E SUA TRANSMISSÃO PARA O SER HUMANO. In: VII Semana da Biologia do UniFOA ? 2016, 2016, Volta Redonda. Anais da VII Semana da Biologia do UniFOA ? 2016. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2016.

2.
GUIMARÃES-SILVA, S.; NETTO, C. ; ALBUQUERQUE, G. ; ARBEX, M. . AVALIAÇÃO DA RESPOSTA PATOLÓGICA COMPLETA COMO FATOR PROGNÓSTICO EM CÂNCER DE MAMA EM UNACON DA REGIÃO SUL FLUMINENSE. In: VII Semana da Biologia do UniFOA ? 2016, 2016, VOLTA REDONDA. Anais da VII Semana da Biologia do UniFOA ? 2016. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2016.

3.
CAROLINA R. NETTO ; LUCIANA F. NETTO ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; BEDOYA-PACHECO, S. J. . AVALIAÇÃO DA RESPOSTA PATOLÓGICA COMPLETA COMO FATOR PROGNÓSTICO EM CÂNCER DE MAMA EM UNACOM DA REGIÃO SUL FLUMINENSE. In: CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA, 2015, VOLTA REDONDA. ANAIS DO CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2015. p. 9-268.

4.
Antônio do Paço Baylão ; MARIANA CARNEIRO RAIO ; RAYANA UCHÔA DE ALMEIDA ; MARCIO ANTÔNIO ARBEX ; SANCHES, C. A. ; GUIMARÃES-SILVA, S. . RELATO DE CASO CLÍNICO: MENINGITE CRIPTOCÓCICA E IMUNODEFICIÊNCIA DE IL-12. In: CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA, 2015, VOLTA REDONDA. ANAIS DO CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2015. p. 34.

5.
ANA CLÁUDIA MONTEIRO ; MACHADO, C. B. ; TAIAR, R. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; SARA DA SILVA RODRIGUES . METODOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS PARA AVALIAÇÃO TERMOGRÁFICA DO DORSO E DEDOS DAS MÃOS. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DA ESTÁCIO E III JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESA, 2015, RIO DE JANEIRO. VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DA ESTÁCIO E III JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESA. RIO DE JANEIRO: http://portal.estacio.br/quem-somos/seminario-de-pesquisa/anais-edicoes-anteriores.aspx, 2015.

6.
BAYLAO, A. C. ; Ana Luiza Baylão ; Antônio do Paço Baylão ; SILVA, B. Q. ; NETTO, C. R. ; SANCHES, C. A. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; BEDOYA-PACHECO, S. J. ; WALTER TAVARES . ANÁLISE DO PERFIL VACINAL PARA HEPATITES VIRAIS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO FLUMINENSE. In: CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA 2014, 2014, VOLTA REDONDA. Congresso 2014 do Curso de Medicina do UniFOA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2014. p. 15.

7.
Antônio do Paço Baylão ; Ana Luiza Baylão ; BAYLAO, A. C. ; CAROLINA R. NETTO ; SANCHES, C. A. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; WALTER TAVARES . VIII Colóquio Técnico-Científico do UniFOA. In: VIII Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, 2014, VOLTA REDONDA. VIII Colóquio Técnico-Científico do UniFOA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2014. p. 630.

8.
Antônio do Paço Baylão ; BEDOYA-PACHECO, S. J. ; Ana Luiza Baylão ; BAYLAO, A. C. ; NETTO, C. R. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; PEREIRA, C. S. . Análise do perfil vacinal para Hepatites Virais de Acadêmicos do Curso de Medicina de um Centro Universitário da Região Sul-fluminense. In: CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA 2014, 2014, VOLTA REDONDA. CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA 2014 ?O desafio da Atenção Básica como escola?, 2014. p. 15-15.

9.
COTIA, André Luís Franco ; PROCACI, V. R. ; REIS, Bruno Cezário ; SANCHES, C. A. ; GUIMARÃES-SILVA, S. . AVALIAÇÃO DO TEMPO DE SOBREVIVÊNCIA DO ACINETOBACTER BAUMANNII EM SUBSTRATOS ENCONTRADOS EM HOSPITAIS. In: VII COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UNIFOA, 2013, VOLTA REDONDA. VII COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UNIFOA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2013. p. 94.

10.
Rangel, M.L. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; MARQUES, A. L. ; Lameira, AP ; Pereira Júnior, A. ; Lucia Riggio ; GAWRYSZEWSKI, L. G. . HANDEDNESS DISCRIMINATION USING HAPTIC STIMULI INVOLVES SOMATO-MOTOR REPRESENTATIONS AND IMPLICIT HAND MOVEMENTS. In: XXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2009, ÁGUAS DE LINDÓIA. XXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2009.

11.
Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM ; De Lima, L.V. . Influência da Postura da mão sobre o reconhecimento da lateralidade da mão.. In: VI Simpósio de Neuroimunologia, 2006, Niteroi. Simpósio de Neuroimunologia, 2006.

12.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; WERNECK, C. . O RECONHECIMENTO DA LATERALIDADE DA MÃO VISTA NOS PLANOS HORIZONTAL E VERTICAL. In: XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005, Águas de Lindóia. CD-Rom da XX FeSBE, 2005.

13.
Lameira, AP ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Ferreira, FM ; De Lima, L.V. ; Pereira Júnior, A. . Influência da Postura da mão sobre o reconhecimento da lateralidade da mão. In: XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia, 2005, Águas de Lindoia. FESBE, 2005.

14.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; Carvalho, A.A ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. . Hand Posture, S-R Spatial Compatibility and Crossed-Hand Effect:A Reaction Time Study. In: XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004, Águas de Lindóia - São Paulo. CD_ROM - XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004.

15.
Ferreira, FM ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; Carvalho, A.A ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Pereira Júnior, A. ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. . Hand Posture and Simon Effect: A Reaction Time Study. In: XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004, Águas de Lindóia - São Paulo. CD-ROM da XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004.

16.
Carvalho, A.A ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM . Effects of cue onset and offset on manual reaction time to a visual peripheral target. In: XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004, Águas de Lindóia - São Paulo. CD - ROM da XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004.

17.
Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Carvalho, A.A ; Ferreira, FM ; Pereira Júnior, A. ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. . Hand Posture and Handedness Recognition: A Reaction Time Study. In: XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004, Águas de Lindóia - São Paulo. CD - ROM da XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004.

18.
Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM ; Pereira Júnior, A. ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. ; Carvalho, A.A . Efects of the hand posture on the handedness recognition and Simon task. In: FMRI - Experience - AMBRO, 2004, Guarujá. FMRI - Experience - AMBRO, 2004.

19.
Ferreira, FM ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Carvalho, A.A ; Pereira Júnior, A. ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. . Hand posture and Simon effect: a reaction time study. In: Neuroscience Symposium: International Institute of Neuroscience of Natal, 2004, Natal. Neuroscience Symposium, 2004.

20.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Lameira, AP ; Carvalho, A.A ; Pereira Júnior, A. ; Vargas, C.D ; Umiltá,C. . Hand Posture, S-R Spatial Compatibility and Crossed-hand effect: a reaction time study. In: Neuroscience Symposium: International Institute of Neuroscience of Natal, 2004, Natal. Neuroscience Symposium, 2004.

21.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. ; OLIVEIRA, L. K. . TEMPO DE REAÇÃO OCULAR SACÁDICO: EFEITO INTERVALO E INIBIÇÃO DE RETORNO EM SUJEITOS TREINADOS. In: FESBE (XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental), 2003, CURITIBA - PARANÁ. CD-Room com os resumos da XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2003.

22.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. ; OLIVEIRA, L. K. . TEMPO DE REAÇÃO OCULAR SACÁDICO: EFEITO INTERVALO E INIBIÇÃO DE RETORNO EM SUJEITOS NÃO TREINADOS. In: FESBE (XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental), 2003, CURITIBA - PARANÁ. CD-Room com os resumos da XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.

23.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; De Lima, L.V. . A LATÊNCIA DO OLHAR: EFEITOS DO APAGAR DO PONTO DE FIXAÇÃO E DA LOCALIZAÇÃO DO DISTRATOR SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO OCULAR. In: V SIMPÓSIO DE NEUROIMUNOLOGIA, 2003, Niterói. Livro de Resumos do V Simpósio de Neuroimunologia. p. 40-40.

24.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. . INIBIÇÕES DOS MOVIMENTOS OCULARES PROVOCADAS POR ESTÍMULOS VISUAIS CENTRAIS E PERIFÉRICOS. In: IV Simpósio de Neuroimunologia/Interface Neuroimune, 2002, Niterói. Resumos do IV Simpósio de Neuroimunologia, 2002. p. 38-38.

25.
Moraes, L. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Lima, L.V. ; Soeiro-Santos, R. ; Pereira D. C. ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; Bittencourt, E. . EFEITO DA REPETIÇÃO DO HEMICAMPO VISUAL ESTIMULADO SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO OCULAR SACÁDICO. In: IV Simpósio de Neuroimunologia, 2002, Niterói. Resumos do IV Simpósio de Neuroimunologia, 2002. p. 38-38.

26.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. ; OLIVEIRA, L. K. . EFEITOS DA ALTERAÇÃO DO PONTO DE FIXAÇÃO SOBRE AS INIBIÇÕES DE RETORNO. In: XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador-Bahia. CD-Room com os resumos da XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002.

27.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. ; OLIVEIRA, L. K. ; MORAES, C. H. A. ; BITTENCOURT, E. A. . EFEITOS DA ALTERAÇÃO DO PONTO DE FIXAÇÃO SOBRE A INIBIÇÃO DE RETORNO.. In: III SIMPÓSIO DE NEUROIMUNOLOGIA, 2001, Niterói. Resumos do III Simpósio de Neuroimunologia, 2001. p. 12-12.

Artigos aceitos para publicação
1.
Lameira, AP ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM ; De Lima, L.V. ; Pereira Júnior, A. ; GAWRYSZEWSKI, L. G. . Postura da mão e imágética motora: um estudo sobre reconhecimento de partes do corpo. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; PORTUGAL, T. S. ; OLIVEIRA, L. K. . EFEITOS DA ALTERAÇÃO DO PONTO DE FIXAÇÃO SOBRE AS INIBIÇÕES DE RETORNO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; OLIVEIRA, L. K. ; PORTUGAL, T. S. . INIBIÇÕES DOS MOVIMENTOS OCULARES PROVOCADAS POR ESTÍMULOS VISUAIS CENTRAIS E PERIFÉRICOS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Lameira, AP ; GAWRYSZEWSKI, L. G. ; GUIMARÃES-SILVA, S. ; Ferreira, FM ; Carvalho, A.A ; Vargas, C.D ; Pereira Júnior, A. ; Umiltá,C. . Hand Posture Effects on Handedness Recognition as Revealed by the Simon effect. Experimental Psychology 2008 (ARTIGO SUBMETIDO).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GUIMARÃES-SILVA, S.; PEREIRA, C. S. . ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS MODULO 5 CURSO DE MEDICINA. 2017.

2.
GUIMARÃES-SILVA, S.; PEREIRA, C. S. . ROTEIRO DE AULA PRÁTICA MODULO 4 MEDICINA. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUIMARÃES-SILVA, S.. FISIOTERAPIA EM GERIATRIA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Mancilha, Ismael Maciel de; Maria das Gracas de Almeida; Pereira, Carlos Alberto Sanches; Lima, Mauro Sérgio Cruz Souza; GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Priscila Filgueiras Duarte. Avaliação de cepas de microrganismos probióticos a base de Lactobacillus sobre o sistema imunológico de camundongos Swiss. 2012 - Universidade de São Paulo.

2.
CONDE, E.; GAWRYSZEWSKI, L. G.; GUIMARÃES-SILVA, S.; GAWRYSZEWSKI, D. L. G.. Participação em banca de ERICK FRANCISCO QUINTAS CONDE. INFLUENCIAS DA AFETIVIDADE HUMANA NOS TESTES DE COMPATIBILIDADE ESTIMULO-RESPOSTA. 2011. Tese (Doutorado em Neuroimunologia) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALEXANDRE ANTÔNIO LOPES; Luiz Henrique da Silva Ferreira; Virgínia Alemán Moraes; GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Alexandre Antônio Lopes.Análise perceptiva da atividade funcional realizada em grupo sob o olhar do idoso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

2.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Bruna Tedoldi Massena.Abordagem fisioterapêutica na espasticidade do paciente hemiplégico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

3.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Marco Aurelio Zambelli.Bases anatomo-funcionais para identificação e reabilitação das lesões medulares traumáticas - uma visão da fisioterapia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

4.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Maria Fernanda Salles Vianna.Estudo das sincinesias na paralisia facial frígore. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

5.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Letízia Aurelio Matos.O tratamento fisioterapêutico com base no conceito neuroevolutivo Bobath na alteração do movimento voluntário em crianças com lesão no lobo frontal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

6.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Alessandra Gama de Almeida.Tocotraumatismo e lesão de plexo braquial no neonato. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

7.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Luanda Cassemiro Rodrigues.Estudo do desenvolvimento motor e das alterações motoras da criança encefalopata diplégica e espástica e abordagem fisioterapêutica: uma revisão bibliográfica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.

8.
GUIMARÃES-SILVA, S.. Participação em banca de Marcia Cristina Torres Borges.Abordagem fisioterapêutica no treinamento da marcha do paciente portador da doença de Parkinson idiopática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Simpósio de Neuroimunologia.Influência da Postura da mão sobre o reconhecimento da lateralidade da mão. 2006. (Simpósio).

2.
XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. O RECONHECIMENTO DA LATERALIDADE DA MÃO VISTA NOS PLANOS HORIZONTAL E VERTICAL. 2005. (Congresso).

3.
II IBRO SCHOOL OF NEUROSCIENCE IN BRAZIL.II IBRO SCHOOL OF NEUROSCIENCE IN BRAZIL. 2004. (Outra).

4.
II IBRO School of Neuroscience in Brazil (ISBRA). II Escola de Neurociências da IBRO no Brasil (ISBRA). 2004. (Congresso).

5.
I Simpósio Internacional de Neurociências. Hand Posture, S-R Spatial Compatibility and Crossed-hand effect: a reaction time study. 2004. (Congresso).

6.
I Simpósio Internacional de Neurociências.Hand Posture and handedness recognition: a reaction time study. 2004. (Simpósio).

7.
I Simpósio Internacional de Neurociências.Hand posture and Simon effect: a reaction time study. 2004. (Simpósio).

8.
XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Effects of cue onset and offset on manual reaction time to a visual peripheral target. 2004. (Congresso).

9.
XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Hand Posture and Handedness Recognition: A Reaction Time Study. 2004. (Congresso).

10.
XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental: A Reaction Time Study. Hand Posture, S-R Spatial Compatibility and Crossed-Hand Effect. 2004. (Congresso).

11.
FESBE (XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental). TEMPO DE REAÇÃO OCTEMPO DE REAÇÃO OCULAR SACÁDICO: EFEITO INTERVALO E INIBIÇÃO DE RETORNO EM SUJEITOS TREINADOS. 2003. (Congresso).

12.
FESBE (XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental). TETEMPO DE REAÇÃO OCULAR SACÁDICO: EFEITO INTERVALO E INIBIÇÃO DE RETORNO EM SUJEITOS NÃO TREINADOS. 2003. (Congresso).

13.
V SIMPÓSIO DE NEUROIMUNOLOGIA.A LATÊNCIA DO OLHAR: EFEITOS DO APAGAR DO PONTO DE FIXAÇÃO E DA LOCALIZAÇÃO DO DISTRATOR SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO OCULAR. 2003. (Simpósio).

14.
IV Simpósio de Neuroimunologia.INIBIÇÕES DOS MOVIMENTOS OCULARES PROVOCADAS POR ESTÍMULOS VISUAIS CENTRAIS E PERIFÉRICOS. 2002. (Simpósio).

15.
XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. EFEITO DA REPETIÇÃO DO HEMICAMPO VISUAL ESTIMULADO SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO OCULAR SACÁDICO. 2002. (Congresso).

16.
XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. EFEITOS DA ALTERAÇÃO DO PONTO DE FIXAÇÃO SOBRE AS INIBIÇÕES DE RETORNO. 2002. (Congresso).

17.
III SIMPÓSIO DE NEUROIMUNOLOGIA.EFEITOS DA ALTERAÇÃO DO PONTO DE FIXAÇÃO SOBRE A INIBIÇÃO DE RETORNO.. 2001. (Simpósio).

18.
I Simpósio de Fisioterapia Neurológica. 1999. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Felismino. Análise dos resultados do tratamento de dor lombar crônica utilizando o método de estabilização segmentar. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

2.
Marcelo Carli Silva. Comparação entre a incidência de Osteoporose no sexo feminino e no sexo masculino. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

3.
Aline Melo Prata. Fatores extrínsecos ambientais relacionados à quedas de idosos, tendo como principal consequência a fratura de fêmur, e as possiveis intervenções preventivas. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

4.
Paula Salvador. TIPOS E INCIDÊNCIAS DE AMPUTAÇÕES E REAMPUTAÇÕES DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DIABETE MELITO: ANÁLISE DE PRONTUÁRIO. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lilian Coelho Fragata, Ana Paula Mattos, Rosana Pereira. Relação entre a família e o idoso - perspectiva do próprio idoso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

2.
Marcelo Duarte. Respostas Hemodinâmicas em Pacientes Submetidos à Estabilização Segmentar Lombar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

3.
Danielle Torres, Luana Vitorina, Priscila Tayar. A Preferência dos Usuários de Fisioterapia pelo Atendimento no Sistema Privado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

4.
Alessandro Klippel, Danielle Macedo, Tainá dos Santos Amaral. Abordagem Humanística dos profissionais fisioterapeutas com pacientes comatosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

5.
MARIA LUIZA SALES RANGEL. A Influência da Imagética Motora no Controle Motor:Análise Comparativa entre Treino Físico e Mental.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

6.
Maria Paula Santiago. Drenagem linfática em membro superior em mulheres submetidas a mastectomia simples de mama. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

7.
Adriana Moretti. Resposta neurofisiológica através da técnica Bobath em pacientes portadores de encefalopatia crônica da infância por hipoxemia durante o parto em padrão espástico hemiplégico entre 7 e 10 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

8.
Roberta Fernandes. Exercícios terapêuticos na reabilitação do membro superior em mulheres após mastecomia radical. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

9.
Amanda Farias Alves. Cinesioterapia na reabilitação do complexo do ombro pós-mastectomia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

10.
Sileide Pereira. Atuação da Fisioterapia através da linfoterapia no linfedema de membro superior em mulheres após mastectomia unilateral com linfadenectomia axilar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

11.
Danielle Salvador Alves. A atuação da cinesioterapia respiratória no tratamento de crianças com Encefalopatia Crônica da Infância entre 5 e 10 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

12.
Carolina Ferreira da Silva. A Atuação Fisioterapêutica na Profilaxia da Trombose Venosa Profunda em Pacientes Restritos ao Leito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

13.
Patrícia Balbino Nogueira. Efeitos da Hidrocinesioterapia para o Tratamento da Artrite Reumatóide da Articulação do Joelho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.

14.
Cristiane da Conceição Farias. A Intervenção da Fisioterapia no Aumento da Capacidade Vital de Pacientes Idosos Sedentários. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Sabrina Guimarães Silva.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUIMARÃES-SILVA, S.. FISIOTERAPIA EM GERIATRIA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:00:52