Katia Tarricone

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1638079463738335
  • Última atualização do currículo em 01/03/2017


Possui Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Pedagogia - Orientação Educacional e Supervisão pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). trabalhou como Diretora de Escola na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e como Assistente Técnica na Diretoria Regional de Educação - SME - SP. Atualmente é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: leciona em cursos de pós-graduação lato sensu e participa de um projeto (grupo) de pesquisa voltado à Neurociência, Psicologia e Educação na PUC/SP. É também professor de Ed. Infantil e Ens. Fundamental na Rede Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação. Enfoca, principalmente, os seguintes temas: Neurociência, Psicologia da Educação, Vygotsky / zona de desenvolvimento proximal / interação / mediação semiótica, proposta construtivista, Wallon, lúdico, afetividade, alfabetização e letramento, origami como recurso pedagógico e a influência da mídia e da publicidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katia Tarricone
Nome em citações bibliográficas
TARRICONE, Katia


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A literatura e a escola contemporânea: uma análise desta instituição sob a ótica de jovens leitores de Harry Potter.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Claudia Leme Ferreira Davis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Literatura Fantástica e Maravilhosa; Harry Potter e sua escola Hogwarts; O Ateneu (Raul Pompéia); Educação contemporânea; Escola Tradicional X Pedagogia Progressista.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia - Orientação Educacional e Supervisão.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1987 - 1987
Curso técnico/profissionalizante.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo, SENACSP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: conhecendo a deficiência intelectual. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação - SME - SP, SME - SP, Brasil.
2016 - 2016
Seminário e Mostra de TECNOLOGIA: Ação promovendo a Reflexão. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação - SME - SP, SME - SP, Brasil.
2016 - 2016
Neurociência Aplicada ao Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de COACHING I. (Carga horária: 4h).
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo, EMASP, Brasil.
2016 - 2016
II Mostra de Educação da DRE/JT. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação - SME - SP, SME - SP, Brasil.
2008 - 2008
Práticas p/ uso de impressoras nos órgãos centrais. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação - SME - SP, SME - SP, Brasil.
2003 - 2003
Francês Instrumental Mão na Massa Turma I.
Secretaria Municipal da Educação e Consulado Geral da França, SME/DOT/PROPIC, Brasil.
2003 - 2003
Grupo de Formação Para Professores de 4 Ano Ciclo. (Carga horária: 24h).
Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Psicanálise e Linguagem Revisitando Saussure. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1987 - 1987
Radialista - setor Locução. (Carga horária: 200h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, SIEEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Oficina ministrada na Regional de Ribeirão Preto em 19/03/2011: "Reflexões sobre Alfabetização: espaço de interação, de liderança e de criatividade". Carga horária: 08 horas

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Oficina ministrada na Regional de Ribeirão Preto em 29/05/2010: "O Origami em movimento na sala de aula: espaço para a criatividade, a expressão e a sensibilidade". Carga horária: 08 horas

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Oficina ministrada na Regional de Santos em 20/10/2010: "Alfabetização, liderança e trabalho coletivo: espaço de interação e de criatividade". Carga horária: 04 horas

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Oficina ministrada na Regional de Ribeirão Preto em 29/05/2010: "O Origami em movimento na sala de aula: espaço para a criatividade, a expressão e a sensibilidade". - carga horária 08 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Oficina ministrada na sede em São Paulo: "O Origami em movimento na sala de aula: espaço para a criatividade, a expressão e a sensibilidade". Datas: 1º/10/2009 e 29/06/2009.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Oficinas ministradas na sede em São Paulo: "Alfabetização, liderança e trabalho coletivo: espaço de interação e de criatividade". Carga horária: 04 horas Datas: 17/04/2007; 13/05/2009 e 27/11/2009


Faculdades Associadas de Cotia, FAAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina: "Dificuldades de Aprendizagem - Módulos I e II" do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Carga horária por módulo: 40 horas.


Escola de Terapias Orientais de São Paulo, ETOSP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina: "Metodologia - Comunicação e apresentação de palestras em público", para os alunos do curso Técnico em Acupuntura

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Outras informações
Professora da disciplina: "Metodologia da Pesquisa Científica" para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Acupuntura (Reconhecido pelo MEC em convênio com a Faculdade Taboão da Serra) e curso Técnico em Acupuntura.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina "A psicopedagogia e as suas relações: liderança e trabalho coletivo" para gestores.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do curso: "Instrumentação da Língua Portuguesa" para o curso de Especialista em Acupuntura.

Atividades

7/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Terapias Orientais de São Paulo, Escola de Terapias Orientais de São Paulo.

Atividade realizada
Colaboração e Consultoria para a elaboração de Projeto Pedagógico para a regulamentação do curso de Especialista em Acupuntura, junto ao COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
9/2005 - 9/2005
Ensino, Curso de Especialista Em Acupuntura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Instrumentação da Língua Portuguesa
3/2005 - 4/2005
Ensino, Curso de Especialista Em Acupuntura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
2/2005 - 2/2005
Ensino, Curso de Técnico Em Acupuntura, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Outras informações
Professora da disciplina: "Modalidades em Leitura" para os alunos do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização.

Atividades

1/2004 - Atual
Ensino, Especialização em Alfabetização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Modalidades de Leitura
3/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pós Graduação Latu Sensu, Pós Graduação Latu Sensu.

Atividade realizada
Orientação de Monografia: "As contribuições dos Contos de Fadas no processo de Alfabetização". Orientandas: Sandra dos Santos; Priscila Mayara Lima Simões..

Associação de Ensino de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0


Faculdades Associadas Ipiranga, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

4/1999 - 4/1999
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Workshop: Criatividade, expressão e sensibilidade: o origami em movimento na sala de aula", ministrada na disciplina de Educação Infantil.

Town Editora Ltda, TOWNEDITORA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Jornalista Contratada, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

3/1995 - 7/1995
Serviços técnicos especializados , Town Editora Ltda, .

Serviço realizado
Redatora e Revisora de textos.

Rede Pública Estadual de São Paulo, REDEESTADUALSP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2003
Vínculo: Professora titular de Educação, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Professora de Educação Básica, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

3/1988 - 1/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora Polivalente - Multidisciplinar de 1 a 4 série: Língua Portuguesa; Matemática; História; Geografia; Ciências; Educação Artística; Educação Física.
3/1997 - 7/1997
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Estadual da Educação.

Atividade realizada
Colaboração para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola..
2/1988 - 12/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual da Educação, Eepsg Pe Manuel da Nóbrega.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Escola.
2/1984 - 12/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual da Educação, Eepsg Pe Manuel da Nóbrega.

Cargo ou função
Representante de Conselho de Escola.

Rede Municipal de São Paulo, REDEMUNICÍPIOSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Prof. de Educação Infantil e Ens.Fundamental, Carga horária: 35

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica Educacional na DRE/ SME SP
Outras informações
Cargo assumindo junto à Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé - SME - São Paulo

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Serviços Técnicos Educacionais na DRE/ SME SP
Outras informações
Cargo assumindo junto à Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé - SME - São Paulo

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola
Outras informações
Designada para o cargo de Diretora da EMEF "Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos", escola que, à época, possuía: Ciclo I e Ciclo II do Fundamental e EJA.

Atividades

4/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora Polivalente: Multidisciplinar: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ed. Artística. Ed. Física.
12/2007 - 07/2010
Serviços técnicos especializados , Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé - SME - SP, .

Serviço realizado
Trabalhos administrativos diversos; gestão, coordenação de grupos e desenvolvimento em informática.
3/2005 - 2/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal da Educação Coordenadoria Freguesia Brasilândia, Emef Tte Av Frederico Gustavo dos Santos.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Escola.
3/2005 - 2/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal da Educação Coordenadoria Freguesia Brasilândia, Emef Tte Av Frederico Gustavo dos Santos.

Cargo ou função
Vice-Presidente da Associação de Pais e Mestres.
3/2005 - 8/2005
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação Coordenadoria Freguesia Brasilândia, Emef Tte Av Frederico Gustavo dos Santos.

Cargo ou função
Diretora de Escola Designada.
5/2002 - 5/2002
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação Nae3, Reunião Geral de Pólo Nae3.

Treinamentos ministrados
Workshop: Liderança e Trabalho Coletivo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso: Contribuições da Neurociências para o fazer docente - 1º e 2º Módulos - curso de pós-graduação: Extensão, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 32 horas

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "Psicologia Sociohistórica-Cultural: as contribuições de L.S. Vygotsky e de Henri Wallon" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização: Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 60 horas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "Psicologia Sociohistórica-Cultural: as contribuições de L.S. Vygotsky e de Henri Wallon" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização: Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 60 horas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "Psicologia Sociohistórica-Cultural: as contribuições de L.S. Vygotsky e de Henri Wallon" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização: Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 60 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "Psicologia Sociohistórica-Cultural: as contribuições de L.S. Vygotsky e de Henri Wallon" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização: Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 60 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "Psicologia Sociohistórica-Cultural: as contribuições de L.S. Vygotsky e de Henri Wallon" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização: Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 60 horas.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da Disciplina: "As contribuições de L. S. Vygotsky" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização - Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor / Palestrante
Outras informações
Apresentação da oficina: "Alfabetização, liderança e trabalho coletivo: espaço de interação e de criatividade" no PEC - Formação Universitária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "As contribuições de L.S. Vygotsky" no curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização: Fundamentos de uma Educação para o pensar, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP. Carga horária: 60 horas.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação: Professora da disciplina "Psicologia da Educação" no curso de Licenciatura do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação - Centro de Educação

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Videoconferencista
Outras informações
Apresentação da Videoconferência "A organização dos ciclos e a Progressão Continuada" para o PEC - Formação Universitária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Videoconferencista
Outras informações
Apresentação da Videoconferência "A História da Educação Infantil brasileira no século XX" para o PEC - Formação Universitária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP

Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Professora no curso de Extensão Universitária: "O papel do educador frente às diferentes linguagens: um estudo semiótico" - Níveis I e II, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / SP. Carga horária: 30 horas.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Videoconferencista
Outras informações
Apresentação de três Videoconferências sobre "A perspectiva sociohistórica da aprendizagem e do desenvolvimento: a psicologia elaborada por Lev Vygotsky" para o PEC - Formação Universitária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Videoconferencista
Outras informações
Apresentação de três Videoconferências sobre "A teoria Psicogenética de Henri Wallon" para o PEC - Formação Universitária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações
Oficina "Liderança e trabalho coletivo: espaço de interação e de criatividade" em duas apresentações na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações
Apresentação de oficinas nas Semanas da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e no IX e X Encontro: Conversando sobre Educação.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações
Monitoria nas Semanas da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de curso
Outras informações
Professora do curso "Comunicação: Análise, Interpretação e Produção de Textos", para alunos do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica De São Paulo - PUC / SP.

Atividades

7/2004 - 7/2005
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
"As contribuições de L. S. Vygotsky" no curso: Fundamentos de uma Educação para o Pensar (COGEAE)
3/2000 - 11/2003
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Atividade de extensão realizada
Professora do curso: "O papel do educador frente às diferentes linguagens" - Níveis I e II (COGEAE)..
7/2002 - 2/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

2/2002 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

2/2002 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

8/2001 - 4/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Workshop: "O origami no processo educacional: criatividade, movimento e sensibilidade". (COGEAE)
7/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

4/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

Cargo ou função
Comissão Organizadora da I Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação.
10/2001 - 11/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

2/2001 - 6/2001
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Estágio realizado
Estágio na disciplina de Habilitação em Educação Infantil do curso de Pedagogia: "Fundamentos Biopsicossociais da Educação infantil"..
5/2000 - 9/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Atelier: "Origami como recurso pedagógico: criatividade, movimento e sensibilidade". (COGEAE)
10/1999 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Monitoria - IX Semana da Educação: "Brasil: 500 anos de Analfabetismos"..
9/1999 - 10/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Comissão Organizadora e Monitoria - IX Semana da Educação: "Brasil: 500 anos de Analfabetismos".
5/1999 - 5/1999
Ensino, Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina: "Criatividade, expressão e sensibilidade: o origami em movimento na sala de aula".
2/1998 - 12/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Monitoria junto à disciplina: "Introdução à Pesquisa em Educação"..
9/1998 - 11/1998
Ensino, Pedagogia - Orientação Educacional e Supervisão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curso: "Comunicação: Análise, Interpretação e Produção de Textos".
9/1998 - 9/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Monitoria - VIII Semana da Educação: "Educação para a vida no mundo contemporâneo"..
8/1998 - 9/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Comissão Organizadora e Monitoria da VIII Semana de Educação: "Educação para a vida no mundo contemporâneo".
11/1997 - 11/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Monitoria - VII Semana da Educação: "Para onde caminha a Educação?"..
10/1997 - 11/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Comissão Organizadora e Monitoria da VII Semana da Educação: "Para onde caminha a Educação?".


Linhas de pesquisa


1.
Projeto de Pesquisa: "As Representações Sociais dos Adolescentes do Ensino Fundamental a respeito das Drogas".
2.
Projeto de Pesquisa: "Representações Sociais de Adolescentes do Ensino Fundamental sobre Violência".
3.
Representações Sociais e Educação
4.
Neurociência, Psicologia e Educação

Objetivo: Integra um grupo de estudos que tem por finalidade articular a Educação, a Psicologia e a Neurociência, de modo que a área de Educação possa se nutrir e se beneficiar dessas ciências para aprofundar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento e de aprendizagem..
5.
Projeto de Pesquisa: "Mapas Mentais da Escola"


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Neurociência, Psicologia e Educação
Descrição: Integra um grupo de estudos que objetiva articular a Educação, a Psicologia e a Neurociência, de modo que a área de Educação possa se nutrir e se beneficiar dessas ciências para aprofundar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento e de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
PEC - Municípios: Colóquios apresentados na semana cultural. Temas: "Alfabetização e Letramento"; O papel da TV/TV e criança/TV, valores e moralidade na Educação Infantil"; "Jogos e brincadeiras na Educação Infantil"; Jogos e brincadeiras no Ensino Fundam
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2004 - 2004
V Encontro de capacitadores do Gruhbas - Projetos Educacionais e Culturais. Workshop ministrado: "Alfabetização, liderança e coletividade"
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2003 - 2003
PEC - Formação Universitária: Apresentação de Videoconferência: "A teoria psicogenética de Henri Wallon".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2003 - 2003
PEC - Formação Universitária: Apresentação de Videoconferência: "A perspectiva sociohistórica da aprendizagem e do desenvolvimento: a Psicologia elaborada por L. S. Vygotsky".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2002 - 2003
Projeto de Pesquisa:
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2002 - 2002
PEC - Formação Universitária - Oficina: "Liderança e trabalho coletivo: espaço de interação e criatividade".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2002 - 2002
Projeto de pesquisa: "Representações Sociais de Adolescentes do Ensino Fundamental sobre Violência".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2002 - 2002
Representações Sociais e Educação
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2001 - 2001
Projeto de Pesquisa: "As representações Sociais dos Adolescentes do Ensino Fundamental a respeito das Drogas".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
2001 - 2001
Representações Sociais dos Adolescentes do Ensino Fundamental a respeito de drogas.
Descrição: Este projeto de pesquisa é derivado de um projeto similar por nós desenvolvido desde 1996, a partir do contato com o trabalho de Mme. Elizabeth Lage, da École des Hautes Études en Sicences Sociales, de Paris. O projeto anterior, com as adaptações necessárias à realidade brasileira, visava a identificar as representações sociais de alunos de escolas do Ensino Fundamental, públicas e particulares, da cidade de São Paulo, em relação ás suas expectativas de vida futura e levando em conta os problemas da sociedade atual, especificamente a AIDS. Neste projeto, serão analisadas questões concernentes às drogas, a partir de questionários aplicados a alunos de 11 a 15 anos. Os dados analisados serão ponto de partida para discussão e fundamentação da formação de professores, a fim de prepará-los para responder, de modo mais adequado, à complexidade das tarefas deles exigidas, atualmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Katia Tarricone - Integrante / Vera Maria Nigro de Souza Placco - Coordenador.
2001 - 2001
O professor e os problemas atuais dos adolescentes
Descrição: Projeto conjunto com nome E. Lage, da EHESS, França, sobre Representações Sociais de Jovens sobre Temáticas Atuais da Adolescência: AIDS, Drogas e Violência. A ênfase desta pesquisa foi a análise das representações sociais dos jovens sobre AIDS e a importância do conhecimento dessas representações para a formação e atuação dos professores. Linha de Pesquisa: Representações Sociais, Desenvolvimento da Consciência e Avaliação Educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2001
Representações Sociais de adolescentes sobre drogas
Descrição: Análise das representações sociais de jovens sobre a temática drogas e a importância do conhecimento dessas representações para a formação e atuação dos professores. Linha de pesquisa: Representações Sociais, Desenvolvimento da Consciência e Avaliação Educacional.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
X Encontro Conversando sobre Educação - Apresentação de workshop: Comunicação: análise, interpretação e produção de textos".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.
1998 - 1998
IX Encontro sobre Educação - Apresentação de oficina: "Criatividade, expressão e sensibilidade: o origami em movimento na sala de aula".
Descrição: Descrição do projeto anexa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Katia Tarricone - Coordenador.


Outros Projetos


2001 - 2001
Monitoria na disciplina: Fundamentos Bio-Psico-Sociais da Educação Infantil
Descrição: Monitoria na disciplina: Fundamentos Bio-Psico-Sociais da Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP, sob a supervisão da Profª Drª Neide Barbosa Saisi..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
1998 - 1998
Monitoria na disciplina: Introdução à Pesquisa em Educação
Descrição: Monitoria na disciplina: Introdução à Pesquisa em Educação, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC / SP, sob a supervisão da Profª Maria Emília de Macedo Soares.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2006 - 2008
Periódico: Pensamento & Realidade


Revisor de periódico


1995 - 1995
Periódico: Jornallpac - Jornal dos colaboradores da Allpac Embalagens
1995 - 1995
Periódico: Amico Notícias - Informativo para os funcionários da Amico
1995 - 1995
Periódico: Blindex em Notícias - Publicação da Blindex Vidros de Segurança Ltda.
1995 - 1995
Periódico: B - D - News - public. interna para a Becton, Dickinson, Ind. Cirurgicas
1995 - 1995
Periódico: Gator Mania - Boletim da Divisão Gatorade Brasil
1995 - 1995
Periódico: Aché - News - Jornal dos func. do Aché Laboratórios Farmacêuticos
1995 - 1995
Periódico: Notícias Z Integração - Public. para func. das Emp. Zillo Lorenzetti


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Em Ciências Humanas e Sociais/Especialidade: Metodologia Científica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Concurso para professor substituto para o preenchimento de vaga na disciplina de Psicologia da Educação - PGL - turma LC, de acordo com o edital de 20/04/2006., Faculdade de Educação - centro de educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP.
2004
Concurso de Acesso para provimento efetivo de cargos vagos da Classe III - Diretor de Escola da Carreira do Magistério Municipal, Secretaria Municipal de Educação - SME - Prefeitura Municipal de São Paulo.
1999
Concurso Público de Ingresso para provimento de cargos vagos de Professor Titular de Ensino Fundamental, Secretaria Municipal de Educação - SME - Prefeitura Municipal de Educação.
1994
Concurso Público de Provas e Títulos para pessoal Técnico-Administrativo - Categoria: Revisor de Textos (Classificação - 2º lugar), Escola Técnica Federal de São Paulo.
1993
Prêmio de Liderança à Juventude, Rotary Club - São Paulo - Distrito 4610.
1990
Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargos de Professor I (Classificação: 6º lugar), Secretaria Estadual da Educação - Governo do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TARRICONE, Katia2005 TARRICONE, Katia. Viver para o coletivo: uma mudança necessária.. Jornal São Paulo é Uma Escola, Assessoria de Imprensa SME/ SP, p. 07-07, 2005.

2.
TARRICONE, Katia2005 TARRICONE, Katia. Escolher brinquedos: uma experiência compartilhada. Folha de S. Paulo, Guia do Brinquedo 30/09/2005, p. 01-07, 2005.

3.
TARRICONE, Katia2004 TARRICONE, Katia. Alfabetização e Letramento: caminhos para a superação do analfabetismo funcional.. Bolando Aula Publicação Mensal do Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, São Paulo, v. Ano 08, n.n. 66, p. 05-05, 2004.

4.
TARRICONE, Katia2004TARRICONE, Katia. Alfabetização e Letramento: caminhos para a superação do analfabetismo funcional.. Boletim Informativo da Coordenadoria da Educação Sé Sp, v. Ano 2, n.3. edição, p. 04-04, 2004.

5.
TARRICONE, Katia2002 TARRICONE, Katia. Imagem e Mídia: Sofistas da Modernidade. Thésis Pós Graduação Strictu Sensu Em Comunicação Social, Fac. Cásper Líbero - SP, v. 06, p. 22-25, 2002.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TARRICONE, Katia. Escolher brinquedos: uma experiência compartilhada - Grupo 5/6 anos. Folha de S. Paulo, Suplem. Esp. Guia do Brinquedo, 30 set. 2005.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Brasileiro sobre Bullying. 2011. (Simpósio).

2.
Colóquio: Jogos e brincadeiras no Ensino Fuindamental / Origami.Colóquio: Jogos e brincadeiras no Ensino Fuindamental / Origami. 2004. (Encontro).

3.
Colóquio sobre Alfabetização e Letramento.Alfabetização e Letramento. 2004. (Encontro).

4.
Colóquio sobre Jogos e brincadeiras na Educação Infantil.Colóquio sobre Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2004. (Encontro).

5.
Colóquio sobre o papel da TV/TV e criança/TV Moralidade infantil.Colóquio sobre o papel da TV/TV e criança/TV Moralidade infantil. 2004. (Encontro).

6.
Fórum Mundial de Educação - São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

7.
Entrevista cedida ao Grupo de Escolas sobre curso oferecido pelo COGEAE - PUC - SP: Origami como recurso pedagógico.Entrevista cedida ao Grupo de escolas - Associação de Escolar Particulares. 2002. (Outra).

8.
I Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação."O imaginário de escola: uma possível leitura da obra de Harry Potter e a Pedra Filosofal!. 2001. (Encontro).

9.
Imagem e Violência - as raízes da violência- Seminário Internacional. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TARRICONE, Katia. I Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliza Mendes Martins Moura. Produção textual no Ensino Médio: desafios e possibilidades para uma educação no século XXI. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

2.
Denise Rodrigues Zuleta. Emoções e afetividade na adolescência: influências no processo de aprendizagem. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

3.
Ronaldo Santos Torres Silva. Mediação informacional em bibliotecas: contribuições de Vygotsky. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suelen ribeiro Borde. A Educação ambiental no Ensino Fundamental II: As intervenções pedagógicas e do meio sociocultural na formação do aluno. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Katia Tarricone.

2.
Sandra dos Santos e Priscila Mayara Simões. As contribuições dos contos de Fadas no processo de alfabetização. 2005. 130 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Katia Tarricone.



Outras informações relevantes


Participação ativa em atividades sociais, trabalhos voluntários, auxílio à comunidade, projetos de liderança, projetos na área de profissionais, intercâmbio de experiências em nível nacional, participação em congressos, conferências e palestras, quando integrante do Rotaract Club Mackenzie - distrito 4610 - Patrocinado pelo Rotary Club de São Paulo.
Cargos assumidos: Presidente, Vice-presidente, Comunidades, Profissionais, Internacionais, Internos, Secretaria.
Período: 07/1992 a 07/1999.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:25:19