Almir Côrtes Barreto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1795837384528701
  • Última atualização do currículo em 12/01/2019


Possui graduação em Instrumento (Violão Erudito) pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Música pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP na área de Performance Musical. Realizou estágio de um ano como pesquisador/artista visitante no Departamento de Jazz da Jacob's School of Music na Indiana University (2010/PDEE-CAPES), e seis meses na College of Creative Arts da San Francisco State University (2013/BEPE-FAPESP). É integrante da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas. Em 2005, Conquistou o prêmio de melhor música instrumental no III Festival de Música Educadora FM / Bahia, com a composição Freveando. Possui cinco CDs lançados e tem realizado concertos e oficinas no Brasil e no exterior, com especial destaque para sua participação nos eventos: Latin American Culture Celebration (2010), promovido pela Berklee School of Music e o Mandolin Symposium (2011, 2012) na Universidade de Santa Cruz, California - EUA. Entre 2015/2016 atuou como Professor de violão popular na Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA; Foi Professor Colaborador na Faculdade de Música da UNICAMP - onde realizou pesquisa de Pós-Doutorado (FAPESP) e é membro do grupo de pesquisa Música Popular: história, produção e linguagem do Instituto de Artes. Atua principalmente nos seguintes temas: música instrumental brasileira, música popular, choro, frevo, baião, improvisação, bandolim, cavaquinho, guitarra, viola caipira e violão. Atualmente é Professor de Análise da Música Popular, Arranjo e Prática de Conjunto do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Almir Côrtes Barreto
Nome em citações bibliográficas
CÔRTES, Almir

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Letras e Artes (CLA).
Avenida Pasteur - 436 (fundos)
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25423311
URL da Homepage: http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a ?música instrumental brasileira?., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Esdras Rodrigues Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Improvisação; Choro (Música); Frevo (Música); Baião (Música).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música.
2004 - 2006
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Esdras Rodrigues Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Bandolim, Jacob do; Choro (Música); Interpretação (Música).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.
1998 - 2002
Graduação em Instrumento.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.


Atuação Profissional



San Francisco State University, SFSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting artist/scholar

Atividades

08/2013 - 01/2014
Ensino, Jazz, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Master-classes e participações nas disciplinas Jazz Improvisation e Ethnomusicology.

Indiana University, IU Bloomington, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting scholar

Atividades

01/2010 - 01/2011
Estágios , Jazz Department, .

Estágio realizado
Estágio de Doutorado.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente realizado junto à disciplina MU-105 Estruturação Musical.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente realizado junto à disciplina MU 259 A ? História e Linguagem da Música Popular II: História do Jazz.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 2

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Improvisação em Música Popular Brasileira
03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.

08/2008 - 12/2008
Estágios , Departamento de Música, .

Estágio realizado
Estágio docente realizado junto à disciplina MU-259 A - História e Linguagem da Música Popular II: História do Jazz.
03/2008 - 07/2008
Estágios , Instituto de Artes, .

Estágio realizado
Estágio docente realizado junto à disciplina MU-105 - Estruturação Musical.
08/2007 - 12/2007
Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio docente realizado junto à disciplina MU-252 - Harmonia II.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 12/2003
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Estruturação Musical I
Percepção Musical II
8/2002 - 12/2002
Estágios , Escola de Música, Departamento de Música Aplicada.

Estágio realizado
Oficina de Violão.

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de violão popular e prática de conjunto.

Atividades

08/2015 - 07/2016
Ensino, Música - Violão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de execução instrumental-violão
Prática de conjunto III
Violão popular

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto de Análise da Música Popular, Arranjo e Prática de Conjunto do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.

Atividades

03/2018 - Atual
Extensão universitária , Centro de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto: UNIRIO de SONS: produção artística audiovisual no ciberespaço.
08/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes, Centro de Letras e Artes.

Atividade realizada
Coordenador do Estúdio Radamés Gnattali - ERG.
05/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Colaborador do projeto de extensão Prática de Orquestra Popular.
03/2017 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão popular
Prática de Orquestra Popular
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso de Música Popular Brasileira..
08/2016 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Música Popular
Arranjo e Técnicas Instrumentais
08/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes, Centro de Letras e Artes.

Atividade realizada
Professor responsável: Análise da Música Popular (AMP).


Linhas de pesquisa


1.
Estudos instrumentais e Performance musical


Projetos de extensão


2018 - Atual
UNIRIO de SONS: produção artística audiovisual no ciberespaço
Descrição: O projeto contempla a produção de vídeos curtos de projetos derivados da produção musical do Instituto Villa-Lobos - IVL. Os convidados gravarão uma breve entrevista sobre a sua atuação e/ou projetos em andamento e terão espaço para a execução de duas obras. Serão convidados professores, alunos, ex-alunos e músicos/professores visitantes da instituição. Os vídeos produzidos vão compor uma webserie que será publicada em sites de compartilhamento de conteúdo audiovisual e disseminada principalmente por meio de redes sociais. Dessa forma, a produção musical do IVL será difundida também no ambiente virtual, visando ampliar o seu alcance e maior democratização do conhecimento. O projeto está vinculado ao Programa de extensão ?Música Popular na UNIRIO: criatividade e cultura além das paredes? e ao Laboratório Estúdio Radamés Gnattali..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Almir Côrtes Barreto - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2017 - Atual
Prática de Orquestra Popular.
Descrição: O objetivo principal do projeto é fazer da Orquestra de Música Popular da UNIRO uma porta aberta à novas experiências na área musical e nas relações com a sociedade. Objetivos específicos: 1 Ensaiar um repertório e preparar espetáculos musicais; 2 Criar arranjos originais, transcrever e adaptar arranjos já existentes; 3 Executar composições e arranjos originais de alunos; 4 Proporcionar a alunos a possibilidade de dirigir ensaios e conduzir a orquestra, nos ensaios e apresentações públicas; 5 Propiciar aos participantes a oportunidade de desenvolvimento técnico como instrumentistas, intérpretes e a experiência da participação em uma orquestra;. 6 Proporcionar a interação dos integrantes da orquestra com músicos convidados, profissionais ligados à outras instituições e escolas de música; 7 Ampliar a interação com a sociedade, através de ações como concertos e eventos públicos; 8 Disponibilizar o arquivo de partituras e outros documentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Instrumentação Musical (bandolim, violão e guitarra).
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Improvisação (música).
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria, Harmonia e Análise Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arranjo (música).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2015
Edital do Programa de Ação Cultural ? ProAC: gravação e espetáculos de música popular instrumental, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
2013
Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior / BEPE - Pós-Doutorado, FAPESP.
2013
Edital do Programa de Ação Cultural ? ProAC: gravação e espetáculos de música popular instrumental, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
2012
Bolsa de Pós-doutorado, FAPESP.
2009
Bolsa do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior - PDEE., CAPES.
2008
Menção Honrosa - 7º Prêmio Nabor Pires Camargo, Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.
2008
Bolsa de Doutorado, FAPESP.
2005
Melhor Música Instrumental, IRDEB (Instituto de Rádiodifusão Educucativa da Bahia.
2004
Bolsa de Mestrado, FAPESP.
2002
Bolsa de Iniciação Científica, CNPQ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CÔRTES, Almir2015 CÔRTES, Almir; MODIRZADEH, H. . A Discourse on Brazilian Popular Music and U.S. Jazz Education. IASPM Journal (Journal of the International Association for the Study of Popular music), v. 5, p. 23-35, 2015.

2.
CÔRTES, Almir2014 CÔRTES, Almir. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga. Per Musi (UFMG), v. 29, p. 195-208, 2014.

3.
CÔRTES, Almir2007CÔRTES, Almir. Improvisação e interpretação no choro por Jacob do Bandolim. Cadernos de Pós-Graduação, v. 9, p. 37-40, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, G. S. S. L. ; CÔRTES, Almir . Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas.. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória-ES. Anais do XXV Congresso da ANPPOM, 2015.

2.
MACHADO, A. C. ; NICODEMO, T. L. ; GEROLAMO, I. O. ; CÔRTES, Almir . Um percurso do baião na música popular brasileira através de três estudos de caso. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM, 2013, Natal-RN. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM, 2013.

3.
CÔRTES, Almir. Considerações sobre o ensino da improvisação dentro da perspectiva da jazz theory. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa-PA. Anais do XXII Congresso da ANPPOM. João Pessoa: UFPB, 2012.

4.
CÔRTES, Almir. O uso do ?formato chorus? para fins de improvisação na prática atual do choro. In: II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música O contexto brasileiro e a pesquisa em música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM, 2012.

5.
CÔRTES, Almir. O Baião por Luiz Gonzaga e sua importância para a prática atual da Música Instrumental. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger.. Uberlândia: ANPPOM, 2011. p. 802-808.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CÔRTES, Almir; SILVA, E. R. . Jacob do Bandolim: um estilo interpretativo no choro. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de janeiro. XV congresso da ANPPOM, 2005. v. 1. p. 1-3.

2.
CÔRTES, Almir. Aplicação do Material Pedagógico da Oficina de Violão da UFBA. In: IV Seminário de pesquisa e Pós-GraduaçãoXXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003, Salvador. IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003. v. 1. p. 1-3.

Apresentações de Trabalho
1.
CÔRTES, Almir. Comunicação/oficina no I Fórum Brasileiro de Guitarra - UnB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SPIELMANN, D. ; ZAGURY, S. ; CÔRTES, Almir ; PRATA, S. ; LARGMAN, E. . ENTRE MIL, VOCÊ - Uma homenagem a Jacob do Bandolim. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CÔRTES, Almir. Oficina - Improvisando no Choro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CÔRTES, Almir. A prática da improvisação idiomática como estratégia pedagógica na música popular latino-americana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CÔRTES, Almir. Towards a Reflexive Musical Practice: Deepening the Dialogue between Jazz Methodology and Improvisation in Brazilian Popular Music. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CÔRTES, Almir. Perspectivas e abordagens de pesquisa para a área de performance em música popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CÔRTES, Almir. Development of a course related to the practice of improvisation in Brazilian popular music. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Oficina de Cordas Dedilhadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
REZENDE, G. S. S. L. ; CÔRTES, Almir . Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CÔRTES, Almir. Frevo de rua: entre orquestras e grupos de choro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CÔRTES, Almir; ZAGURY, S. ; ARAGAO, P. . O papel do Choro na formação do músico brasileiro no VII Encontro de Choro da Unicamp. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CÔRTES, Almir; REZENDE, G. S. S. L. ; BARSALINI, Leandro ; Santos, A.R.C . Nas fronteiras do choro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MACHADO, A. C. ; GEROLAMO, I. O. ; NICODEMO, T. L. ; CÔRTES, Almir . Um percurso do baião na música popular brasileira através de três estudos de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CÔRTES, Almir. Entre o samba ?tradicional? e o samba ?moderno? na segunda metade da década de 50 no Brasil: elementos musicais, propostas estéticas e tendências políticas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CÔRTES, Almir. Considerações sobre o ensino da improvisação dentro da perspectiva da jazz theory.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CÔRTES, Almir. O uso do ?formato chorus? para fins de improvisação na prática atual do choro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CÔRTES, Almir. A cristalização da ?época de ouro? como uma ?matriz estilística idealizada? para fins de improvisação na música popular contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CÔRTES, Almir. O baião por Luiz Gonzaga e sua importância para a prática atual da música instrumental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CÔRTES, Almir. Brazilian styles and jazz elements: Hybridization in the music of Hermeto Pascoal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CÔRTES, Almir. Algumas Sugestões para a Prática da Improvisação no Choro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CÔRTES, Almir; SILVA, E. R. . Jacob do Bandolim: Um Estilo Interpretativo no Choro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CÔRTES, Almir; Tourinho, A. C. G. . Aplicação do Material Pedagógico na Oficina de Violão da UFBA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Álbum Encontro das águas - Orquestra Filarmônica de Violas convida solistas 2017 (CD - Produção independente).

2.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. . Álbum 'Trançado'. Independente, 2016 (CD - Produção independente).

3.
CÔRTES, Almir. Gravação da faixa ?Folhas?(Jackson Ricarte) do álbum ?Estrada Afora? 2016 (Participação como bandolinista em gravação musical).

4.
CÔRTES, Almir. Gravação de bandolim na faixa ?Choro Novo?(Rafael Thomaz/Guilherme Lamas) do álbum ?Paisagens Interiores? 2015 (Gravação).

5.
CÔRTES, Almir. Gravação de guitarra semi-acústica na faixa ?Mulato Calado? (Marina Batista/ Benjamim Batista) do álbum ?Certos Tipos e Suas Canções? - Duo Balangulá 2015 (Gravação).

6.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Álbum 'Cordal'. Independente, 2014 (CD - Produção independente).

7.
CÔRTES, Almir. Álbum 'Limiar' 2013 (CD - Produção independente).

8.
João Paulo Amaral ; CÔRTES, Almir . Orquestra Filarmônica de Violas II 2012 (CD - Produção independente).

9.
CÔRTES, Almir. Cassava, 2010. (Partitura Musical/Outro).

10.
CÔRTES, Almir; ROSSI, T. . Gravação da faixa " Pagode chorado" no álbum "O vale das repetições" do grupo "Viola Arranjada". CAMPINAS: Independente, 2009 (Participação como bandolinista em gravação musical).

11.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Álbum "Choro da Voz" 2008 (CD - Produção independente).

12.
CÔRTES, Almir; Kleiner . Gravação da faixa "Caçando saci" no álbum "Pano pra manga" do grupo "Pano pra Manga". Independente, 2007 (Participação como bandolinista em gravação musical).

13.
CÔRTES, Almir. Morde o olho!, 2007. (Partitura Musical/Outro).

14.
CÔRTES, Almir. Indeciso, 2006. (Partitura Musical/Outro).

15.
CÔRTES, Almir. Álbum "Almir Côrtes". Idependente, 2005 (CD - Produção independente).

16.
CÔRTES, Almir. Freveando, 2004. (Partitura Musical/Outro).

17.
CÔRTES, Almir. Chorinho jazzistíco ll, 2004. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CÔRTES, Almir. Atuação como parecerista ad hoc da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB. 2018.

2.
CÔRTES, Almir. Atuação como parecerista ad hoc no XXVII Congresso da ANPPOM - subárea Música Popular.. 2018.

3.
CÔRTES, Almir. Atuação como parecerista ad hoc no XXVII Congresso da ANPPOM - subárea Música Popular. 2017.

4.
CÔRTES, Almir. Atuação como parecerista ad hoc da Revista Ideias - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. 2017.

5.
CÔRTES, Almir. Atuação como parecerista ad hoc da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937) no volume 5, número 3 (2017). 2017.

6.
CÔRTES, Almir; Tourinho, A. C. G. . Aplicação do Material Pedagógico na Oficina de Violão. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. . Programa Roda de Choro - Especial Almir Côrtes Trio - Álbum Trançado. 2017.

2.
CÔRTES, Almir; ALEM, J. . Mestres da MPB - Pesquisa, roteiro e apresentação de Jaime Alem. 2016.

3.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Instrumental Sesc Brasil. 2015.

4.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Gravação ao vivo para o programa Terra da Gente (EPTV - Globo). 2014.

5.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Entrevista com Heródoto Barbeiro no Jornal da Record News Talentos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
CÔRTES, Almir. Entrevista com Jonathan Morales para a University Communication SF State News. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CÔRTES, Almir. Programa Fala Doutor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
CÔRTES, Almir. Saturday's Child. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

9.
CÔRTES, Almir; WALSH, Tom . Local Live. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

10.
CÔRTES, Almir; WALSH, Tom . Just you & me. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
CÔRTES, Almir. Programa Outros Baianos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
CÔRTES, Almir. Estudio Educativa. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
CÔRTES, Almir. Especial da TVE - XIV Festival de Música Instrumental da Bahia. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).

14.
CÔRTES, Almir. Programa Especial das Seis. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
CÔRTES, Almir. Entrevista no programa TV Revista. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CÔRTES, Almir. Twitter. 2010. (Rede social).

2.
CÔRTES, Almir. Facebook. 2009. (Rede social).

3.
CÔRTES, Almir. Myspace. 2009. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
CÔRTES, Almir. Oficina sobre Brazilian Styles no California Jazz Conservatory. 2018. .

2.
CÔRTES, Almir. Workshop sobre choro na UC Davis. 2018. .

3.
CÔRTES, Almir; TRAJANO, T. G. . Sotaques da guitarra brasileira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CÔRTES, Almir. Oficina - Improvisando no Choro. 2015. .

5.
CÔRTES, Almir. PANORAMA HISTÓRICO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: APRECIAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO: Luiz Gonzaga e o baião.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Bate papo com as cordas. 2014. .

7.
CÔRTES, Almir. Phrasing and Improvisation in Choro. 2013. .

8.
CÔRTES, Almir. Master class on Brazilian Instrumental Music. 2013. .

9.
CÔRTES, Almir. Discover Brazilian traditional instrumental music on Guitar and Mandolin - Choro and more. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CÔRTES, Almir. The music of Pixinguinha. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CÔRTES, Almir. Improvising in Choro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CÔRTES, Almir. The music of Jacob do Bandolim. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CÔRTES, Almir. Understanding Brazilian Rhythms. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CÔRTES, Almir; REZENDE, G. S. S. L. . Workshop sobre Interpretação e improvisação no Choro - Clube do Choro de Paris. 2012. .

15.
CÔRTES, Almir. II relatório anual de pesquisa - Doutorado. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
LIMA, Jack ; CÔRTES, Almir . Dicionário de ritmo. 2011. (Revisão de partitura).

17.
CÔRTES, Almir. The interpretative style of Jacob do Bandolim. 2010. .

18.
CÔRTES, Almir. Brazilian solo guitar. 2010. .

19.
Brandão, Fernando ; CÔRTES, Almir . Style, Phrasing, and Interpretation. 2010. .

20.
CÔRTES, Almir. Clinic about Brazilian Music styles. 2010. .

21.
CÔRTES, Almir. I relatório anual de pesquisa - Doutorado. 2009. (Relatório de pesquisa).

22.
João Paulo Amaral ; CÔRTES, Almir . Viola Caipira - Arranjos Instrumentais de músicas tradicionais. 2008. (Revisão Musical).

23.
CÔRTES, Almir. Oficina de Choro. 2007. .

24.
CÔRTES, Almir. Workshop I - Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim. 2007. .

25.
CÔRTES, Almir. Workshop Il - Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim. 2007. .

26.
CÔRTES, Almir. Workshop Ill - Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim. 2007. .

27.
CÔRTES, Almir. Workshop IV- Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim. 2007. .

28.
CÔRTES, Almir. Workshop V - Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim. 2007. .

29.
CÔRTES, Almir. Relatório semestral de Mestrado. 2006. (Relatório de pesquisa).

30.
CÔRTES, Almir. Relatório anual de Mestrado. 2005. (Relatório de pesquisa).

31.
Tourinho, A. C. G. ; BARRETO, R. ; CÔRTES, Almir . Oficina de Violão, V. 1. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino musical).


Produção artística/cultural
Música
1.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. ; RICE, Brian ; THOMPSON, S. . Turnê de lançamento do álbum Trançado nos Estados Unidos. 2018. Interpretação.

2.
CÔRTES, Almir; RICE, Brian ; DUARTE, N. . Choro Trio com Nando Duarte e Brian Rice. 2018. Interpretação.

3.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Apresentação na Oficina de Música de Curitiba - duo com João Paulo Amaral. 2018. Interpretação.

4.
CÔRTES, Almir; IMPROTA FRANCA, G. M. ; Brandão, Fernando . Almir Côrtes e Gabriel Improta convidam Fernando Brandão (EUA). 2018. Interpretação.

5.
SPIELMANN, D. ; CÔRTES, Almir ; ZAGURY, S. . Show de lançamento do CD Afinidades - Daniela Spielmann. 2018. Interpretação.

6.
CÔRTES, Almir; KORMAN, C. ; TULIO, M. ; TRAJANO, T. . Sarau dos Professores - Semana de Integração Acadêmica, 2018. 2018. Interpretação.

7.
CÔRTES, Almir; SPIELMANN, D. ; ZAGURY, S. . Show no Blue Note Rio com Daniela Spielmann. 2018. Interpretação.

8.
CÔRTES, Almir; Visconti, Eduardo ; CHAGAS, F. . Concerto de encerramento do I Fórum Brasileiro de Guitarras - UnB. 2018. Interpretação.

9.
CÔRTES, Almir. Apresentação na Casa do Choro com a Dedilhadas - UNIRIO. 2018. Arranjo.

10.
CÔRTES, Almir; MOREIRA, Nilton . Duo com Nilton Moreira (flauta) - III Encontro Carioca de Flautas. 2018. Interpretação.

11.
CÔRTES, Almir; KORMAN, C. ; FAOUR, P. . Apresentação musical - recepção unificada aos alunos ingressantes. 2017. Interpretação.

12.
CÔRTES, Almir. Shows de lançamento do album ?ENCONTRO DAS ÁGUAS? - Orquestra Filarmônica de Violas. 2017. Interpretação.

13.
CÔRTES, Almir; IMPROTA FRANCA, G. M. . Apresentação na Casa do Choro - Duo com Gabriel Improta. 2017. Interpretação.

14.
CÔRTES, Almir; ARAGAO, P. . Apresentação com a Orquestra Dedilhadas da Unirio. 2017. Interpretação.

15.
CÔRTES, Almir; REZENDE, G. S. S. L. ; SANTOS, B. . UNO EN TRÊS: MÚSICA POPULAR LATINO­AMERICANA. 2016. Interpretação.

16.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. ; SAGGIORATO, R. ; SANTANA, C. . Turnê de lançamento do álbum Trançado. 2016. Interpretação.

17.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Lançamento do álbum Cordal na PCA/ACA Conference. 2015. Interpretação.

18.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Apresentação com João Paulo Amaral e Harvey Wainapel. 2015. Outra.

19.
CÔRTES, Almir. Apresentação no Festival Música sem Fronteiras. 2015. Outra.

20.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral ; RICE, Brian . Apresentação com João Paulo Amaral e Brian Rice (EUA). 2015. Interpretação.

21.
CÔRTES, Almir. Concerto com o guitarrista Howard Alden no Emerald Tablet. 2014. Interpretação.

22.
CÔRTES, Almir. Show de lançamento do Álbum Limiar. 2014. Interpretação.

23.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Show de lançamento do Álbum Cordal. 2014. Interpretação.

24.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. . Almir Côrtes Trio convida Harvey Wainapel (EUA). 2014. Interpretação.

25.
CÔRTES, Almir. Apresentação com o Berkeley Choro Ensemble no evento San Francisco Music Day (the Music of Latin America). 2013. Interpretação.

26.
CÔRTES, Almir. Recital na San Francisco State University na International Education Week, 2013. 2013. Interpretação.

27.
CÔRTES, Almir. Concerto com o Trio Lampejo na Musically Minded Academy. 2013. Interpretação.

28.
CÔRTES, Almir. Concerto no The Mandolin Symposium 2012. 2012. Interpretação.

29.
CÔRTES, Almir; REZENDE, G. S. S. L. . Apresentação no Club du Choro de Paris. 2012. Interpretação.

30.
MARSHALL, Mike ; CÔRTES, Almir . Apresentação com Mike Marshall no evento "The Mandolin Symposium". 2011. Interpretação.

31.
CÔRTES, Almir; MOREIRA, Nilton ; BARSALINI, Leandro . Brazilian Instrumental Music - Concert at the International Center. 2011. Interpretação.

32.
CÔRTES, Almir. Apresentação com o grupo "Choro Livre" no Clube do Choro de Brasília. 2011. Interpretação.

33.
CÔRTES, Almir. Lançamento do II CD da Orquestra Filarmônica de Violas. 2011. Interpretação.

34.
CÔRTES, Almir. Apresentação com o grupo Tangamente no no Zero Hour Tango Fest. 2010. Interpretação.

35.
SMITH, Andy ; CÔRTES, Almir . Participação no Recital de Doutorado de Andy Smith. 2010. Interpretação.

36.
CÔRTES, Almir; Brandão, Fernando . Apresentação com Fernando Brandão Quartet. 2010. Interpretação.

37.
WALSH, Tom ; CÔRTES, Almir . Apresentação em duo com Tom Walsh. 2010. Interpretação.

38.
CÔRTES, Almir. Apresentação com o grupo Tangamente - Summer Night of Lotus World Music & Arts Festival. 2010. Interpretação.

39.
CÔRTES, Almir; WALSH, Tom ; SPIRO, M. . Apresentação juntamente com Tom Walsh e Michael Spyro. 2010. Interpretação.

40.
WALSH, Tom ; CÔRTES, Almir . Tom Walsh/Almir Cortes Brazilian Jazz Quintet. 2010. Interpretação.

41.
CÔRTES, Almir; Brandão, Fernando . Concert at Berklee's Latin Music and Culture Celebration 2010. 2010. Interpretação.

42.
CÔRTES, Almir. Palestra concerto no Clube do Choro de Turin - Itália. 2009. Interpretação.

43.
CÔRTES, Almir. Palestra concerto no Espace Robespierre em Paris - França. 2009. Interpretação.

44.
CÔRTES, Almir. Concerto na Associação Amigos do Brasil em Barcelona - Espanha. 2009. Interpretação.

45.
CÔRTES, Almir. V Encontro Nacional de Choro da Unicamp - Apresentação com Jorge Cardoso. 2009. Interpretação.

46.
CÔRTES, Almir. V Encontro Nacional de Choro da Unicamp - Apresentação com Reco do Bandolim. 2009. Interpretação.

47.
CÔRTES, Almir; Armandinho . V Encontro Nacional de Choro da Unicamp - Apresentação com Armandinho Macedo. 2009. Interpretação.

48.
CÔRTES, Almir. Quarteto Almir Côrtes na Virada Cultural 2009. 2009. Interpretação.

49.
CÔRTES, Almir. Palestra Concerto no Conservatório Pernambucano de Música. 2009. Interpretação.

50.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Apresentação em Duo com a cantora Bel Dias em Sarau Literomusical - SESC São Carlos.. 2009. Interpretação.

51.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Apresentação em Duo com a cantora Bel Dias no Sarau Três Fontes.. 2009. Interpretação.

52.
CÔRTES, Almir; Visconti, Eduardo . Apresentação em Duo com Eduardo Visconti no 2º Workshop do Programa de Estágio Docente (PED). 2008. Interpretação.

53.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Apresentação em duo com Bel Dias no IV Encontro de Choro da Unicamp. 2008. Interpretação.

54.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Apresentação em duo com Bel Dias dentro da programação cultural da 60° reunião anual SBPC. 2008. Interpretação.

55.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Lançamento do Cd "Choro da voz". 2008. Interpretação.

56.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . Pocket show na Pérola Negra. 2008. Interpretação.

57.
CÔRTES, Almir. Apresentação com o grupo Choro Itinerante. 2008. Interpretação.

58.
CÔRTES, Almir. Choro pro Zé (Guinga/ Aldir Blanc). 2008. Arranjo.

59.
CÔRTES, Almir. To (Tom Zé / Elton Medeiros). 2008. Arranjo.

60.
CÔRTES, Almir. Falando de Amor (Tom Jobim). 2008. Arranjo.

61.
CÔRTES, Almir. Migalhas de Amor (Jacob do Bandolim). 2008. Arranjo.

62.
CÔRTES, Almir. Apanhei um Resfriado (Leonel Azevedo / José Sá Roris. 2008. Arranjo.

63.
CÔRTES, Almir. Apresentação no VI Prêmio Nabor Pires Camargo. 2007. Interpretação.

64.
CÔRTES, Almir. X Concertos Astra - Finemax Temporada 2007. 2007. Interpretação.

65.
CÔRTES, Almir. Apresentação solo no III Encontro de Choro da Unicamp. 2007. Interpretação.

66.
CÔRTES, Almir. Almir Côrtes Quarteto na Cia. Sarau. 2007. Interpretação.

67.
CÔRTES, Almir. Festival de Inverno de Jaguariuna. 2007. Interpretação.

68.
CÔRTES, Almir. Mostra de Música Instrumental - Almir Côrtes convida Izaías Bueno (Bandolim) e Israel Bueno (violão 7 cordas). 2007. Interpretação.

69.
CÔRTES, Almir; Dias, Bel (Bel Dias) . O Choro da Voz. 2007. Interpretação.

70.
CÔRTES, Almir. Apresentação no SESC Sao Carlos. 2007. Interpretação.

71.
CÔRTES, Almir. Pocket Show na Fnac. 2007. Interpretação.

72.
CÔRTES, Almir. São Jorge (Hermeto Pascoal). 2007. Arranjo.

73.
CÔRTES, Almir. Recital de Doutorado. 2007. Interpretação.

74.
CÔRTES, Almir. Almir Côrtes e Grupo - Apresentação no XIV Festival de Música Instrumental da Bahia. 2006. Interpretação.

75.
CÔRTES, Almir. Almir Côrtes e Convidados - Apresentação no II Encontro de Choro da Unicamp. 2006. Interpretação.

76.
CÔRTES, Almir. Apresentação no III Encontro de Cordas da Mantiqueira. 2006. Interpretação.

77.
CÔRTES, Almir. Almir Côrtes Quarteto. 2005. Interpretação.

78.
CÔRTES, Almir. Almir Côrtes Quarteto - Espaço Cultural da CPFL. 2005. Interpretação.

79.
CÔRTES, Almir. Lançamento do Álbum "Almir Côrtes". 2005. Interpretação.

80.
CÔRTES, Almir. Apresentação com a Orquestra Filarmônica de Violas. 2005. Interpretação.

81.
CÔRTES, Almir. Show de Lançamento do CD "Orquestra Filarmônica de Violas". 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

82.
CÔRTES, Almir. Prelúdio da Partita BWV 1006 (J. S. Bach). 2005. Arranjo.

83.
CÔRTES, Almir. Concerto de Natal. 2005. Interpretação.

84.
CÔRTES, Almir. Recital de Mestrado. 2004. Interpretação.

85.
CÔRTES, Almir. Duo Almir Côrtes e Leo Saldanha. 2004. Interpretação.

86.
CÔRTES, Almir. Duo Almir Côrtes e Marcelo Falleiros. 2004. Interpretação.

87.
CÔRTES, Almir. Almir Côrtes Trio. 2004. Interpretação.

88.
CÔRTES, Almir. Duo Almir Côrtes e Eduardo Visconti. 2004. Interpretação.

89.
CÔRTES, Almir. Recital de Formatura. 2003. Interpretação.

90.
CÔRTES, Almir. Guitarra, violão e Chorinho. 2002. Interpretação.

91.
CÔRTES, Almir. Recital no XVII Seminários Internacionais de Música. 2002. Interpretação.

92.
CÔRTES, Almir. Recital de Violão. 2001. Interpretação.

Artes Visuais
1.
CÔRTES, Almir. UNIRIO DE SONS - EPISÓDIO 4 COM BELLIZA LUAR E MICHEL RAMOS. 2019. Vídeo.

2.
CÔRTES, Almir. UNIRIO DE SONS - EPISÓDIO 1 COM PEDRO ARAGÃO. 2018. Vídeo.

3.
CÔRTES, Almir. UNIRIO DE SONS - EPISÓDIO 3 COM CLIFF KORMAN. 2018. Vídeo.

4.
CÔRTES, Almir; SPIELMANN, D. ; ZAGURY, S. . UNIRIO DE SONS - EPISÓDIO 2 COM DANIELA SPIELMANN & SHEILA ZAGURY. 2018. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Escovado (Ernesto Nazareth) para a Orquestra de Cordas Dedilhadas da UNIRIO. 2018 (Arranjo).

2.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Último dia (Levino Ferreira) para a Orquestra de Cordas Dedilhadas da UNIRIO. 2018 (Arranjo).

3.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Freveando (Almir Côrtes) para a Orquestra de Cordas Dedilhadas da UNIRIO. 2017 (Arranjo).

4.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. ; SANTANA, C. ; SAGGIORATO, R. . Arranjo da música Meio de Campo (Gilberto Gil) para o ábum Trançado. 2016 (Arranjo).

5.
CÔRTES, Almir; WAINAPEL, H. ; SANTANA, C. ; SAGGIORATO, R. . Arranjo da música Two friends, true friends (Jovino Santos Neto) para o ábum Trançado. 2016 (Arranjo).

6.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Lamento Sertanejo (Gilberto Gil/Dominguinhos) para o álbum Encontro das Águas. 2015 (Arranjo).

7.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos) para o álbum Encontro das Águas. 2015 (Arranjo).

8.
CÔRTES, Almir; João Paulo Amaral . Arranjo da música Língua de Preto (Honorino Lopes) para o álbum Cordal. 2014 (Arranjo).

9.
João Paulo Amaral ; CÔRTES, Almir . Arranjo da música Comitiva Esperança (Almir Sater/Paulo Simões) para o álbum Cordal. 2014 (Arranjo).

10.
João Paulo Amaral ; CÔRTES, Almir . Arranjo da música Brincando com a viola (Bambico/Zé Bettio) para o álbum Cordal. 2014 (Arranjo).

11.
João Paulo Amaral ; CÔRTES, Almir . Arranjo da música Fazenda (Nelson Angelo) para o álbum Cordal. 2014 (Arranjo).

12.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Dança da solidão (Paulinho da Viola) para o álbum Limiar. 2013 (Arranjo).

13.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Espinha de bacalhau (Severino Araújo) para o álbum Limiar. 2013 (Arranjo).

14.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música Expresso 2222 (Gilberto Gil) para o álbum Limiar. 2013 (Arranjo).

15.
CÔRTES, Almir. Arranjo da música São Jorge (Hermeto Pascoal) para a Orquestra Filarmônica de Violas. 2011 (Arranjo).

16.
CÔRTES, Almir; Brandão, Fernando . As patroas estão chamando. 2010.

17.
CÔRTES, Almir. Chora Brasil. 2008.

18.
CÔRTES, Almir. Na Pegada. 2004.

19.
CÔRTES, Almir. Chorinho jazzístico II. 2004.

20.
CÔRTES, Almir. Freveando. 2004.

21.
CÔRTES, Almir. Pensando em Ir. 2003.

22.
CÔRTES, Almir. Chorinho jazzístico. 2003.

23.
CÔRTES, Almir. Li. 2002.

24.
CÔRTES, Almir. Nosso Som. 2001.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHROEDER, Jorge; CÔRTES, Almir; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Guilherme Augusto Lamas de Oliveira. O Violão de Sete Cordas, dos irmãos Valter Silva e Valdir Silva.. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CARVALHO, J. A. L. L.; CÔRTES, Almir; TINE, P. J. S.. Participação em banca de Ramón Del Pino. Tocando junto: um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
NASCIMENTO, Hermilson; CÔRTES, Almir; ZAN, J. R.. Participação em banca de Luiz Galdino Medeiros Santos Lima. De Bom de Tocar a Choro Bacana A guitarra e o violão de Ricardo Silveira. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
TINE, P. J. S.; CÔRTES, Almir; NASCIMENTO, Hermilson. Participação em banca de Samuel Ibarra Conde. 12 obras Inéditas de Alvaro Romero - arranjo e interpretação para trio típico colombiano. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
ROMANELLI, G. G. B.; CÔRTES, Almir; RAMOS, D.. Participação em banca de João Egashira. Clube do choro de Curitiba e suas composições. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

6.
VASQUEZ, E. R. P.; Santos, A.R.C; CÔRTES, Almir. Participação em banca de George de Almeida Pessoa. Estudo dos elementos musicais e extra-musicais no processo de improvisação da música popular brasileira para quatro versões de WAVE (1967). 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
ZAN, J. R.; Santos, A.R.C; WAIZBORT, L. G. P.; FREITAS, S.; CÔRTES, Almir. Participação em banca de Gabriel Lima Rezende. O problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim: comentários à história oficial do choro. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CÔRTES, Almir; ARAGAO, P.; GUERREIRO, A.. Participação em banca de Vicente Costa Nucci.Composições: o processo criativo em relação à teoria musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CARNEIRO, J. M. G.; CÔRTES, Almir; TRAJANO, T. G.. Participação em banca de Glauber Seixas.Versão Original: arranjos para gravações de canções inéditas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CARNEIRO, J. M. G.; CÔRTES, Almir; TRAJANO, T. G.. Participação em banca de Rani Rosa Galvão.Poemas musicados de Casimiro de Abreu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ROMERO, A.; CÔRTES, Almir; TRAJANO, T. G.. Participação em banca de Marco Gérard.Calabar ? O elogio da traição, em uma perspectiva brechtiana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
KORMAN, C.; CÔRTES, Almir; CARNEIRO, J. M. G.. Participação em banca de Magno Silva De Souza.Os Sons do Pensamento: Reflexão e Prática Musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ARAGAO, P.; CARNEIRO, J. M. G.; CÔRTES, Almir. Participação em banca de ALBERTO AMERICANO FAIRBAIRN.A CANÇÃO AUTORAL CARIOCA AO MEU ENTORNO: MINHA RELAÇÃO COM ELA, AMOSTRAS E DEBATE SOBRE SEU POSICIONAMENTO ARTÍSTICO E SUA RELAÇÃO COM O PÚBLICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
FAOUR, P.; GUERREIRO, A.; CÔRTES, Almir. Participação em banca de André Rente Machado Silva.JORGE BEN JOR ? REINTERPRETAÇÕES A PARTIR DA ESTÉTICA DO DISCO ?ÁFRICA BRASIL?.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARVALHO, J. A. L. L.; CÔRTES, Almir; FALLEIROS, M. S.. Titular da banca de Qualificação de Mestrado de Rámon Del Pino. 2017.

2.
SCHROEDER, Jorge; CÔRTES, Almir; TINE, P. J. S.. Titular de banca de Qualificação de Mestrado de Guilherme Augusto Lamas de Oliveira. 2017.

3.
BRAGA, L. O.; CÔRTES, Almir. Teste de Habilidade Específica ? banca de execução musical. 2016.

4.
BORGES, C.; CÔRTES, Almir. Teste de Habilidade Específica ? banca de solfejo. 2016.

5.
VASQUEZ, E. R. P.; IKEDA, A. T.; CÔRTES, Almir. Titular de banca de Qualificação de Mestrado de João Egashira. 2015. Universidade Federal do Paraná.

6.
VASQUEZ, E. R. P.; COSTA, R.; CÔRTES, Almir. Titular de banca de Qualificação de Mestrado de George Pessoa. 2015. Universidade Federal do Paraná.

7.
Santos, A.R.C; NASCIMENTO, Hermilson; CÔRTES, Almir. Titular de banca de Monografia de Doutorado: A relação de complementaridade entre piano e violão na peça Curumim, de Cesar Camargo Mariano. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

8.
SCHROEDER, Jorge; NASCIMENTO, Hermilson; CÔRTES, Almir. Titular da Banca de Recital de Mestrado. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

9.
CÔRTES, Almir; SCHROEDER, L.; ZAN, J. R.. Titular da Banca de Qualificação de Mestrado. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

10.
CÔRTES, Almir. Banca examinadora do vestibular. 2004. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival Conexões Musicais UFF / UNIRIO.Oficina - Improvisando no Choro. 2017. (Outra).

2.
XII Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, Rama Latinoamericana Visiones de América, Sonoridades de América. A prática da improvisação idiomática como estratégia pedagógica na música popular latino-americana. 2016. (Congresso).

3.
XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM. UNO EN TRÊS: MÚSICA POPULAR LATINO­AMERICANA. 2016. (Congresso).

4.
De volta pro futuro / Back to the Future: Música popular e tempo XVIII Congresso Bienal da IASPM. Development of a course related to the practice of improvisation in Brazilian popular music. 2015. (Congresso).

5.
XI Congresso da IASPM-AL. Frevo de rua: entre orquestras e grupos de choro. 2014. (Congresso).

6.
PERFORMA ? Encontros de Investigação em Performance.Nas fronteiras do choro. 2013. (Encontro).

7.
Mandolin Symposium 2012.Aulas e apresentações relacionadas à música brasileira e improvisação. 2012. (Simpósio).

8.
Segundo Encontro Nacional de Investigação em Música ? ENIM II.A ?época de ouro? como uma ?matriz estilística idealizada? para fins de improvisação na música popular brasileira contemporânea. 2012. (Encontro).

9.
Segundo Simpósio Brasileiro de Pós- graduandos em Música ? SIMPOM.O uso do ?formato chorus? para fins de improvisação na prática atual do choro. 2012. (Simpósio).

10.
XXII Congresso da ANPPOM. Considerações sobre o ensino da improvisação dentro da perspectiva da jazz theory. 2012. (Congresso).

11.
CULTURAL COUNTERPOINTS: Examining the Musical Interactions between the U.S. and Latin America. Brazilian styles and jazz elements: Hybridization in the music of Hermeto Pascoal. 2011. (Congresso).

12.
The Mandolin Symposium 2011.Improvising in Choro Brazilian music. 2011. (Simpósio).

13.
XXI Congresso da ANPPOM. O Baião por Luiz Gonzaga e sua importância para a prática atual da Música Instrumental. 2011. (Congresso).

14.
V Encontro Nacional de Choro da Unicamp.A obra e trajetória de Canhoto da Paraíba. 2009. (Encontro).

15.
60° Reunião Anual da SBPC.Poster. 2008. (Outra).

16.
IV Encontro de Choro da Unicamp.A linguagem do choro e sua presença na música brasileira. 2008. (Encontro).

17.
II Encontro de Choro da Unicamp. O estilo interpretativo de Jacob do Bandolim. 2006. (Congresso).

18.
Décimo Quinto Conggresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). Décimo Quinto Conggresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2005. (Congresso).

19.
II Encontro Regional da ABEM Nordeste.II Encontro Regional da ABEM Nordeste. 2003. (Encontro).

20.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa. 2003. (Seminário).

21.
Harmonia Prática e Criatividade.Harmonia Prática e Criatividade realizada pelo Projeto Acordes com o ministrante Toninho Horta. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CÔRTES, Almir. Oficina com o violonista Tabajara Belo (UFOP). 2018. (Outro).

2.
CÔRTES, Almir. Bate-papo musical com a flautista Hadar Noiberg (Israel/USA). 2018. (Outro).

3.
CÔRTES, Almir. Oficina com o arranjador Jaques Morelenbaum. 2018. (Outro).

4.
CÔRTES, Almir. V Encontro Nacional de Choro da Unicamp: Sotaques do Choro. 2009. (Festival).

5.
CÔRTES, Almir. lll Encontro de Choro da Unicamp: Homenagem a Dino 7 Cordas. 2007. (Festival).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CÔRTES, Almir. Perspectivas e abordagens de pesquisa para a área de performance em música popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CÔRTES, Almir. Oficina - Improvisando no Choro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Musica
1.
CÔRTES, Almir; IMPROTA FRANCA, G. M. . Apresentação na Casa do Choro - Duo com Gabriel Improta. 2017. Interpretação.



Outras informações relevantes


Almir Côrtes atua como músico de cordas dedilhadas (bandolim, violão, guitarra e viola caipira), compositor e pesquisador. Desde 2010 vem apresentando-se regularmente nos Estados Unidos, com especial destaque para sua apresentação como representante do Brasil no Latin Music and Culture Celebration (evento promovido pela Berklee College of Music) e sua atuação como instrutor em 2011 e 2012 no Mandolin Symposium. Natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, é Graduado em violão pela UFBA, Mestre (dissertação sobre o estilo de Jacob do Bandolim) e Doutor (tese sobre improvisão idiomática em música brasileira) na área de Performance Musical pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Realizou estágio como pesquisador/artista visitante no Departamento de Jazz da Jacob's School of Music na Indiana University (2010/PDEECAPES), e na College of Creative Arts da San Francisco State University (2013/BEPEFAPESP). Além de seu trabalho solo, é integrante da Orquestra Filarmônica de Violas. Em 2005, conquistou o prêmio de melhor música instrumental no III Festival de Música Educadora FM / Bahia com a composição Freveando. Possui 5 CDs lançados. Apresentou-se nas principais capitais brasileiras, nos Estados Unidos, Cuba, Argentina, Paraguai e na Europa (Itália, França e Espanha). Entre suas apresentações de maior destaque estão o Sesc Brasil Instrumental, XIV Festival de Música Instrumental da Bahia, Clube do Choro de Brasília, Lotus World Music & Arts festival, Clube do Choro de Paris e a Virada Cultural Paulista. Ao longo de sua trajetória dividiu o palco com artistas como Nailor Proveta, Armandinho Macêdo, Silvério Pontes, David Grisman, Mike Marshall, Izaías Bueno, Howard Alden, Luiz Guelo, Harvey Wainapel, Alexandre Ribeiro, Ivan Vilela, Daniela Spielmann, Ronaldo Saggiorato e Fernando Brandão. Atualmente é Professor Adjunto de Análise da Música Popular, Arranjo e Prática de Conjunto do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:14:40