Edson Pereira Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3184651096945519
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Doutorado em Educação Matemática na UNESP/Rio Claro (2012) e é professor efetivo, Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Didática da Matemática e Formação de Professores. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT) e coordenador de matemática do subprojeto PIBID "Interdisicplinar em Ciências Naturais e Matemática" do Campus de Sinop/UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, história da matemática, ensino de matemática e produção de significados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edson Pereira Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, E. P.;BARBOSA, EDSON PEREIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.
Avenida Alexandre Ferronato - de 992 ao fim - lado par
Setor Industrial
78557267 - Sinop, MT - Brasil
Telefone: (66) 35311663
Fax: (66) 35319796
URL da Homepage: http://www.ufmt.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: LEITURAS SOBRE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA POR ÁREA DO CONHECIMENTO, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: ROMULO CAMPOS LINS.
Palavras-chave: Formação de Professores; Currículo; Interdisciplinaridade; MATEMÁTICA; Ciências Naturais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Significados Produzidos sobre o conceito de função matemática em sala: Análise de uma trajetória da formação de professores de matemática ao ensino fundamental.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Prof Dr. MARTA MARIA PONTIN DARSIE.
Palavras-chave: Ensino de Funções; Educação Matemática; Produção de significados; Educação Algebrica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Didática da Matemática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Educação Algébrica.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento Em Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aplicação de Matrizes à Criptografia. Ano de finalização: 2005.
Orientador: Maria Zoraide M C. Soares.
1992 - 1997
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: As causas das dificuldades no ensino-aprendizagem da álgebra escolar.
Orientador: Maria Idanea Penã Gras.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Funções: uma experiência com o software Geogebra. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
LIBRAS BÁSICO I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
Introdução Á Álgebra Linear. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2006 - 2006
Introdução á Análise. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2005 - 2005
Inglês Nível 1b. (Carga horária: 60h).
Unemat Centro de Linguas, C.LINGUAS, Brasil.
1999 - 1999
Intermediate I. (Carga horária: 60h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
1999 - 1999
Basic II. (Carga horária: 60h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
1998 - 1998
Basic I. (Carga horária: 60h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
1998 - 1998
Introdução Ás Equações Diferenciais Ordinárias. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
1992 - 1992
Balanço E Prestação de Contas. (Carga horária: 30h).
Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, CODEMAT, Brasil.
1991 - 1991
Contabilidade Prática. (Carga horária: 25h).
Centro de Ensino Técnico Profissionalizante, CETEPS, Brasil.
1991 - 1991
Orçamento Anual A Nível Municipal. (Carga horária: 30h).
Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, CODEMAT, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, CEFAPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2006 - Atual
Ensino, Ciências Naturais e Matemática - Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Fundamentos de Matemática
Geometria Analítica e Álgebra Linear
História da Matemática
Instrumentalização para a Prática Pedagógica
Números Complexos, Polinômios e Equações Algébricas
Geometria Analítica e álgebra Linear
06/2006 - Atual
Ensino, Ciências Naturais e Matemática - Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Geometria
Tendências em Educação Matemática IV
Números e Funções
Números Complexos, Polinômios e Equações Algébricas
07/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado VI
Tendências em Educação Matemática IV (Modelagem Matemática)
Geometria
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado V
03/2007 - 12/2008
Extensão universitária , Instituto Universitário Norte Matogrossense, .

Atividade de extensão realizada
Utilizando Software Livre no Ensino de Matemática é um porjeto de Extensão com o objetivo de ministrar cursos sobre ensino de matemática utilizando softwares livres a professores da rede pública de Sinop e região..
11/2007 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Universitário Norte Matogrossense, .

01/2007 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, .

Cargo ou função
Membro da Congregação do Instituto Universitario Norte-Matogrossense.
08/2006 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de Curso.
07/2006 - 07/2008
Direção e administração, Instituto Universitário Norte Matogrossense, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 30

Atividades

9/2004 - 6/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Faciex Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.

Linhas de pesquisa
OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
8/2004 - 5/2007
Extensão universitária , Departamento de Matemática, Departamento de Matemática de Cáceres.

Atividade de extensão realizada
Olimpiadas Regionais de Matemática - UNEMAT.
2/2006 - 6/2006
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação Matemática
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
8/2004 - 5/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Matemática, Departamento de Matemática de Cáceres.

Linhas de pesquisa
Educação Matemática
2/2004 - 12/2005
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética e álgebra elementar
Tendencias em Educação Matemática
Filosofia da Educação Matemática
6/2005 - 8/2005
Ensino, Especialização Em Ensino da Matemática/Terra Nova, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O Ensino de Aritmética
2/2004 - 7/2005
Extensão universitária , Departamento de Matemática, Departamento de Matemática de Cáceres.

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Didática da Matemática para Aperfeiçoamento Profissional.
1/2000 - 2/2004
Direção e administração, Universidade do Estado de Mato Grosso, Dilipa Divisão de Licenciaturas Plenas Parceladas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/2003 - 12/2003
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética e Álgebra Elementar
2/2003 - 6/2003
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética e Álgebra Elementar
8/2002 - 12/2002
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética e Álgebra Elementar
2/2002 - 7/2002
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências em Educação Matemática
Seminário Temático I
9/2001 - 2/2002
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra I
1/2000 - 12/2001
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
Seminário de orientação de Pesquisa
3/2001 - 6/2001
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos III (Introdução à Geometria)
2/2000 - 6/2000
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
álgebra I
11/1998 - 12/1999
Extensão universitária , Universidade do Estado de Mato Grosso, Dilipa Divisão de Licenciaturas Plenas Parceladas.

Atividade de extensão realizada
Projeto CienciAtividade.
1/1998 - 12/1999
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino e Estágio supervisionado

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Outro (especifique) Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Eepsg Alexandre Q de Souza, EEPSG-SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Servidor público Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/1993 - 1/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação moral

ESCOLA ESTADUAL "SENADOR MÁRIO MOTA", EESMM-SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

1/2002 - 2/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdade Católica Rainha da Paz, FCARP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4

Atividades

8/2005 - 12/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta

Epg Agricultura Alternativa Boqueirão, EPG-SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: SERVIDOR TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

1/1995 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação moral
2/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO MORAL

Prefeitura Municipal de Vila Rica, PREF. MUNIC., Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor público Contratado, Enquadramento Funcional: Servidor Temporário, Carga horária: 40

Atividades

3/1995 - 12/1996
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Chefe da Seção de Supervisão Escolar.

Eepsg Des Milton Armando Pompeu de Barros, EEPSG*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

4/2000 - 1/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Professora Maria Esther Peres, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

2/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Objetivo: Investigar e analisar interferências das Olimpíadas Regionais de Matemática da UNEMAT nas escolas de Cáceres e região..
3.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Surdos Édouard Houert

Objetivo: Pesquisar, elaborar e divulgar material didático para o Ensino de Matemática em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Educação Básica..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O uso de categorias do cotidiano para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Descrição: O principal objetivo desse projeto é investigar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em espaços formativos nos quais são problematizadas atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os espaços formativos nos quais desenvolveremos nossa pesquisa se constituirão como grupos de trabalho. Nestes, professores que ensinam matemática na Educação Básica, alunos da Licenciatura em Matemática e da Pedagogia, alunos de Pós-Graduação em Educação Matemática e Professores Universitários que atuam em Licenciaturas em Matemática, participarão dos encontros para conversar, discutir, aprender, problematizar atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os grupos de trabalho se caracterizam como espaços formativos nos quais profissionais (citados anteriormente) se encontram com objetivo de compartilhar entraves, potencialidades e realizações de suas práticas profissionais uns com os outros. Os grupos de trabalho serão oferecidos em duas edições ao longo do projeto (2015 e 2016), conforme descrito nas etapas, em cinco cidades do Brasil: Campo Grande (MS), São João del-Rei (MG), Diadema (SP), Sinop (MT) e Bagé (RS). A produção de dados para a realização de nossas pesquisas se dará por meio de gravações de áudio, filmagens de encontros, relatos dos encontros do grupo de trabalho e de entrevistas com participantes. Tomaremos o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) (LINS, 1999, 2001, 2006, 2008, 2012) como uma das fundamentações teórico-metodológica para produzir e analisar nossos dados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Integrante / Romulo Campos Lins - Integrante / Claudia Laus Angelo - Integrante / João Ricardo Viola dos Santos - Coordenador / Sérgio Carrazedo Dantas - Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira - Integrante / Patricia Rosana Linardi - Integrante / Elias Won Ancken da Silva - Integrante / Guilherme Francisco Ferreira - Integrante / João Pedro Antunes de Paulo - Integrante / Regina Ehlers Bathelt - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2014 - 2015
Feira de Ciências de Sinop 
Descrição: O projeto tem por objetivo promover atividades de iniciação científica nas instituições de Educação Básica do município de Sinop, incentivando alunos e professores a planejar e executar trabalhos científicos que possam ser apresentados à comunidade na Feira de Ciências de Sinop, possibilitando aos alunos a oportunidade de reelaborar seu conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada. Para a realização dessa proposta, a instituição proponente busca parceria com outras instituições formativas para desenvolverem a proposta, incentivando a comunidade escolar a repensar sobre a prática e assim proporcionar aos educandos a oportunidade de construir seu conhecimento e despertando novos talentos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Produtos Educacionais para a Prática Pedagógica Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador / Felício Guilardi Junior - Integrante / MAZÍLIO CORONEL MALAVAZI - Integrante / Patrícia Rosinke - Integrante / Rogerio Alessandro Faria Machado - Integrante / Roseli Adriana Blünke Feistel - Integrante / Leandro Denis Battirola - Integrante / Everton Botan - Integrante / Elizabeth Quirino de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 6
2012 - 2014
O Espaço e o Lugar na representação dos sujeitos que configuram a educação basica no municipio de Sinop-MT.
Descrição: Trata-se de um projeto voltado para levantamentos e discussões acerca do espaço escolar e a experimentação e a ludicidade, nas escolas da rede pública em Sinop-MT.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Integrante / Felício Guilardi Junior - Integrante / José Tarcísio Grunennvaldt - Integrante / Irene Carrilho Romero Beber - Integrante / Hernani Luiz Azevedo - Integrante / Sandra Mara Mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2012
LEITURAS SOBRE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE LICENCIATURA INTEGRADA
Descrição: Projeto de Doutorado em Educação Matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador / Romulo Campos Lins - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10


Projetos de extensão


2016 - 2016
Uma abordagem do Geogebra no contexto da Matemática
Descrição: Este projeto tem por objetivo instrumentalizar professores da Educação Básica e alunos de Licenciatura para o uso do software Geogebra como recurso de aprendizagem e ensino de conceitos e conteúdos matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Integrante / MAZÍLIO CORONEL MALAVAZI - Coordenador / GESSYCA NAYARA SANTOS SOUTO DA SILVA - Integrante.
2016 - 2016
Discussão e implementação de atividades baseadas em categorias do cotidiano
Descrição:  Organziação de um Grupo de Trabalho com professores de Matemática, nos encontros foram discutidos e avaliados problemas baseados em categorias em categorias do e problematizado o processo de contextualização em situação de educação matemática escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador.
2014 - 2014
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Descrição: Este projeto é parte das atividades do Grupo de Estudo em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT) e tem como objetivo promover no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop um espaço para apresentação, divulgação e discussão de temas e pesquisas relacionados à educação científica, formação de professores e educação em geral. Bem como propiciar aos alunos de graduação, principalmente dos cursos de licenciatura, a convivência num ambiente de estudo, debate de ideias e trocas de experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador / Roseli Adriana Blünke Feistel - Integrante.Financiador(es): COORDENADORIA DE EXTENSÃO - UFMT - Bolsa.
2013 - 2013
Software Livre no Ensino de Matemática
Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir, estudar e divulgar o uso de softwares livres no ensino de matemática, bem como oferecer cursos de formação continuada a professores que ensinam matemática em todos os níveis de educação formal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador / MAZÍLIO CORONEL MALAVAZI - Integrante / Sérgio Carrazedo Dantas - Integrante / Yuri Alexandrovish Barbosa - Integrante.Financiador(es): PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2013 - 2013
Laboratório de Aprendizagem Profissional Docente - LAPD
Descrição: 'O Laboratório de Aprendizagem Profissional Docente' é um projeto que tem como objetivo promover a experimentação e a contextualização como propostas didáticas para efetivação de um currículo interdisicplinar nas áreas de conhecimento escolar de Ciências da Natureza e Matemática. Este projeto tem como referência o PPC do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática e a utilização e otimização dos espaços e materiais da Oficina de Matemática, do Laboratório de Ensino de Informática, do Laboratório de Ensino de Física e do Laboratório de Solos do Campus de Sinop ? UFMT. O projeto tem como objetivo constituir esses espaços da universidade em ambientes de interação entre o público interno da universidade (professores e alunos de licenciatura) e o público externo (professores de matemática e ciências naturais da região de Sinop) em local para produção de experiências e reflexão sobre a experimentação, a contextualização e o lúdico no ensino de Ciências Naturais e Matemática. No ano de 2013 o projeto oferecerá nove cursos, que tatalizaram 330 horas, de formação continuada a 280 pessoas entre professores da educação básica e alunos de cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador / Rogerio Alessandro Faria Machado - Integrante / Lee Yun Sheng - Integrante / Simone Simionato dos Santos Laier - Integrante.Financiador(es): PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3


Outros Projetos


2014 - Atual
PIBID - INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Descrição: O subprojeto PIBID Interdisciplinar Ciências Naturais e Matemática é uma ação conjunta dos cursos de três cursos de licenciatura - Ciências Naturais e Matemática: Hab. em Física, Ciências Naturais e Matemática: Hab. em Matemática e Ciências Naturais e Matemática: Hab. em Química - do Campus Universitário de Sinop/UFMT e tem como objetivo de fomentar a formação do professor para as áreas de Ciências Naturais e Matemática como prescreve as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e demanda as redes estadual e municipal. A expectativa é que a articulação das ações do subprojeto PIBID do campus contribua para a formação profissionais que se reconheçam e identifiquem-se como professores de Ciências Naturais e Matemática, com uma especialidade para atuação no Ensino Médio (Física, Matemática ou Química) e com competência para integrar e interagir em equipes multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares em contextos educativos, tal como prescrito nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura do Campus de Sinop e dos projetos políticos pedagógicos das escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) .
Integrantes: Edson Pereira Barbosa - Coordenador / Patrícia Rosinke - Integrante / Roseli Adriana Blünke Feistel - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO)
2015 - 2015
Periódico: ALEXANDRIA (UFSC)
2016 - Atual
Periódico: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2017 - Atual
Periódico: Revista de Educação Pública


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Matemática/Especialidade: História da Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Didática da Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Educação Algébrica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, E. P.2018BARBOSA, E. P.. Contextualização e Tomada de Decisão: uma experiência pedagógica. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 93-114, 2018.

2.
BARBOSA, E. P.;BARBOSA, EDSON PEREIRA2017BARBOSA, E. P.; MALAVAZI, M. C. . UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS INACESSÍVEIS. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 8, p. 375-400, 2017.

3.
SILVA, MAGNO RODRIGO DA2017SILVA, MAGNO RODRIGO DA ; BARBOSA, EDSON PEREIRA . O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO NA CIDADE DE SINOP (MT).. REVISTA REAMEC, v. 5, p. 215-234, 2017.

4.
TIBOLA, M. P.2015TIBOLA, M. P. ; BARBOSA, E. P. . PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO 2001 E 2014: O QUE PERMANECE E O QUE MUDA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL?. Educação,Cultura e Sociedade, v. 5, p. 197-210, 2015.

5.
BARBOSA, E. P.;BARBOSA, EDSON PEREIRA2014BARBOSA, E. P.. Resenha: Educação estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 22, p. 159-166, 2014.

6.
GRUNENNVALDT, A. C. R.2010 GRUNENNVALDT, A. C. R. ; BARBOSA, E. P. ; GUILARDI JUNIOR, F. ; GRUNENNVALDT, J. T. ; MORAES, M. C. . Educação popular e formação de professores: uma experiência em construção. Educação (PUCRS. Impresso), v. 33, p. 128-136, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANGELO, C. L. (Org.) ; BARBOSA, E. P. (Org.) ; SANTOS, J. R. V. (Org.) ; DANTAS, S. C. (Org.) ; OLIVEIRA, V. C. A. (Org.) . MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: 20 ANOS DE HISTÓRIA. 1ª. ed. SÃO PAULO: MIDIOGRAF, 2012. v. ÚNICO. 280p .

2.
BARBOSA, E. P.; ISOBE, H. N. C. (Org.) ; ALBURGUERQUE, J. G. (Org.) ; BORGES, Marcos Francisco (Org.) ; BARROS, L. B. (Org.) ; SANTOS, E. C. (Org.) . Resumos do III Encontro de Jovens Pesquisadores. Cuiabá: Central de Texto, 1999. v. único. 89p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMORIM, R. ; BARBOSA, E. P. ; ANCKEN, O. S. W. ; ZAMBIASI, G. A. M ; BARRETO, D. K. B. C. . MONITORIA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES À SALA DE AULA E À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. In: Maria Cristina Theobaldo, Luzia Aparecida Palaro. (Org.). Reflexões teóricas e metodológicas sobre a docência. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2018, v. 1, p. 144-160.

2.
OLIVEIRA, C. B. B. ; PEREIRA, D. S. ; BARBOSA, E. P. ; BAGGENTOSSS, D. . PROJETO ?FEIRINHA?: EXEMPLO DE ATIVIDADE CIDADÃ E INTERDISCIPLINAR. In: DÉBORA E. PEDROTTI MANSILLA e SÉRGIO ANTONIO WIELEWSK. (Org.). COLEÇÃO SABERES & PRÁTICAS 4. 1ed.Cuiabá: EdUFMAT, 2018, v. 4, p. 103-118.

3.
BARBOSA, E. P.; GRUNENNVALDT, A. C. R. . Estágio supervisionado: da intenção de aproximação aos (des)encontros na relação universidade-escola. In: Irene Cristina de Mello, Luciane de Almeida Gomes, Edna Lopes Hardoim. (Org.). Estágio curricular supervisionado de cursos da UFMT. 1ed.Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2015, v. único, p. 11-22.

4.
ROSINKE, Patrícia ; BARBOSA, E. P. . Inserção, Gestão e Usos de Laboratórios de Informática e de Ciências em Escolas Públicas de Sinop e Sorriso (Mato Grosso). In: STRAUB, S. L. W; PHILIPPSEN, N. I.; OLIVEIRA, T. P; DIAS, M. P. L.. (Org.). Amazônia: visão caleidoscópica. 1ed.Recife (PE): Pipa Comunicações, 2015, v. 01, p. 349-370.

5.
BARBOSA, E. P.. Leituras Sobre Seminário como Prática de Ensino em uma Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. In: ANGELO, C. L; BARBOSA, E. P; SANTOS, J. R. V; DANTAS, S. C; OLIVEIRA, V. C. A.. (Org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 1ed.São Paulo: Midiograf, 2012, v. Único, p. 251-277.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. W. A. ; BARBOSA, E. P. . POTENCIALIDADES DE ATIVIDADES BASEADAS NAS CATEGORIAS DO COTIDIANO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: 25º Seminário de Educação: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes, 2017, Cuiabá. 25º Seminário de Educação: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes. Cuiabá: EdUFMT, 2017. v. Único. p. 1-15.

2.
ZENCI, E. ; BARBOSA, E. P. . A MATEMÁTICA DEMANDADA POR LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA AO ABORDAR O TEMA TERRA E UNIVERSO NO ENSINO MÉDIO. In: III COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática, 2017, Sinop (MT). III Colóquio de Ciências Naturais e Matemática: Aproximação universidade-escola destacando boas práticas na Educação Básica. Sinop: EdUFMT, 2017. v. ùnico. p. 1-12.

3.
BARRETO, D. K. B. C. ; BARBOSA, E. P. ; MORAIS, M. T. ; WATANABLE, F. . MATERIAL MANIPULÁVEL PARA ENSINO DE FRAÇÕES. In: III Colóquio de Ciências Naturais e Matemática, 2017, Sinop (MT). III Colóquio de Ciências Naturais e Matemática: Aproximação universidade-escola destacando boas práticas na Educação Básica. Sinop: EdUFMT, 2017. v. Único. p. 1-12.

4.
BARBOSA, E. P.; MALAVAZI, M. C. ; GUILARDI JUNIOR, F. . UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI!. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. v. ùnico. p. 1-12.

5.
LINARDI, P. R. ; SANTOS, J. R. V. ; BARBOSA, E. P. . UMA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2016, CUIABÁ-MT. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileiras : caderno de resumos. CUIABÁ-MT: Instituto de Educação UFMT, 2016. v. Único. p. 319-320.

6.
BARBOSA, E. P.. QUANDO PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTEM ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2016, CUIABÁ-MT. XVIII ENDIPE - Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. CUIABÁ-MT: EDUFMT, 2016. v. ÙNICO. p. 9158-9168.

7.
OLINI, R. M. ; BARBOSA, E. P. . Alunos Provenientes do Ensino Médio não Regular no Curso de Ciências Naturais e Matemática. In: Seminário Educação 2014, 2014, Cuiabá. Seminário Educação 2014 : Educação e seus Modos de Ler-Escrever em Meio à Vida. Cuiabá: EdUFMT, 2014. v. Único. p. 1678-1686.

8.
BARBOSA, E. P.. Uma Leitura Acerca da Inserção e Uso das TIC na Educação. In: V Seminário de Informática na Educação, 2013, Sinop. Seminário de Informática na Educação: convergência/divergências das inovações tecnológicas nos cenários da educação básica ao ensino superior. Cáceres: Unemat Editora, 2013. v. ùnico. p. 1-16.

9.
BARBOSA, E. P.; LINS, R. C . REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. BRASÍLIA - DF: SBEM, 2013. v. Único. p. 1-15.

10.
BARBOSA, E. P.; LINS, R. C . LEITURA SOBRE SIGNIFICADOS DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT/SINOP. In: 20º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2012, CUIABÁ. 20º Seminário Educação 2012: Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis ? entre a sujeição e as possibilidades criativas.. CUIABÁ: UFMT, 2012. v. Único. p. 1-12.

11.
BARBOSA, E. P.. Os Por Quês Matemáticos dos Alunos na Formação dos Professores. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife - PE. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife- PE: EDUMATEC-UFPE, 2011. v. 01 CD. p. 01-12.

12.
BARBOSA, E. P.; PIRES, R. C. . LIÇÕES DE ESTUDO: REFLEXÕES SOBRE UM CAMINHO INICIADO. In: X ENEM, 2010, SALVADOR. Anais do X Encontro NacionAl de Educação Matemática: Educação Matemática, cultura e diversidade. Ilhéus, BA: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010. v. 1. p. 1-10.

13.
BARBOSA, E. P.. Análise/Interpretação da Dinâmica da Implantação de um Curso de Licenciatura Diferenciado. In: XIV EBRAPEM, 2010, Campo Grande - MS. Educação Matemática: diversidades e particularidades. Campo Grande - MS: Editora UFMS, 2010. v. ùnico. p. 1-15.

14.
BARBOSA, E. P.. O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA - LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XX. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2008, Ijuí - RS. Anais do Congresso Nacional de Educação Matemática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2008. v. Único. p. 1-15.

15.
BARBOSA, E. P.; DARSIE, Marta Maria Pontin . Significados Produzidos sobre o Conceito de função matemática: análise de uma trajetória da formação de professores de matemática do ensino fundamental. In: VII ENEM, 2005. Anais do VII ENEM, 2001.

16.
BARBOSA, E. P.; BORGES, Marcos Francisco . A Trajetória Curricular do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas. In: VII ENEM, 2005, Rio de Janeiro-RJ, 2001.

17.
BARBOSA, E. P.; GENTIL, Heloisa Sales . Professores, Trabalho e Formação Profissional - O Estágio no Projeto Parceladas/UNEMAT. In: XIII ENDIPE, 2004, Curitiba - Paraná. 12º Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino, 2004. v. Único. p. 1144-1159.

18.
BARBOSA, E. P.; DARSIE, Marta Maria Pontin . Significados produzidos sobre o conceito de função matemática: análise de uma trajetória da formação de professores de matemática oa ensino fundamental. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2003, SANTOS-SP. Livro de resumos II SIPEM. São Paulo - SP: Sociedade brasileira de Educação Brasileira, 2003. v. único. p. 111-112.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZAMBIASI, G. A. M ; BARBOSA, E. P. ; GARCIA, R. A. . LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO RECONFIGURAÇÃO DO ENSINO DE GEOMETRIA E DA ATIVIDADE DOCENTE. In: Anais da III Semana Acadêmica de Sinop, 2016, Sinop. Scientific Electronic Archives: Especial Edition (2016) Anais da III Semana Acadêmica de Sinop. SINOP (MT): SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES, 2016. v. 9. p. 94-94.

2.
PEREIRA, D. S. ; OLIVEIRA, C. B. B. ; BARBOSA, E. P. . REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PIBID EM UM PROJETO ESCOLAR. In: III Semana Acadêmica de Sinop, 2016, Sinop (MT). Scientific Electronic Archives: Especial Edition (2016) Anais da III Semana Acadêmica de Sinop. Sinop: SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES, 2016. v. 9. p. 101-101.

3.
BARBOSA, E. P.; MALAVAZI, M. C. . CÔNICAS, GEOGEBRA E ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR. In: VI SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SUAS COMPLEXIDADES NAS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO, 2015, SINOP. VI SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SUAS COMPLEXIDADES NAS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO. Cáceres: Unemat Editora, 2015. v. Único. p. 31-32.

4.
BARBOSA, E. P.. Influência das Olimpiadas de Matemática nas escolas da Região de Cáceres-MT: Resultados preliminares e perspectivas. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIAO CENTRO-OESTE, 2006, CUIABÁ-MT. CADERNO DE RESUMOS DO 8º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE. CUIABÁ-MT: EDUFMT, 2006. v. UNICO. p. 11O-110.

5.
BARBOSA, E. P.. Ánálises Preliminares da Introdução das Olimpíadas de Matemática na Região de Cáceres. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2005: Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores, 2005, Cuiabá-MT. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2005: Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores. v. Único.

6.
BARBOSA, E. P.; DARSIE, Marta Maria Pontin . Significados Produzidos a respeito do conceito de função matemática em situação de sala de aula no ensino superior e ensino fundamental. In: Seminário de educação2003: Educação e trabalho, 2003, Cuiabá. Educação & Trabalho: trabalhar aprender saber. Cuiabá-MT: APST/UFMT, 2003. v. único. p. 100-102.

7.
BARBOSA, E. P.; DARSIE, Marta Maria Pontion . Significados Produzidos/Negociados a respeito de Função na Sala de 8º série do Ensino Fundamental. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2003, CAMPO GRANDE-MS. Caderno de Resumos do VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. CAMPO GRANDE-MS: Editora UCDB, 2003. v. Unico. p. 252-252.

8.
BARBOSA, E. P.; DARSIE, Marta Maria Pontin . Significados atribuídos ao conceito de função na trajetória formação inicial ao ensino fundamental. In: Seminário Educação 2002, 2002, Cuiabá-MT. Seminário Educação 2002 Relações raciais e Educação: cidadania e diversidade no século XXI. Cuiabá-MT: Editora da UFMT, 2002. v. único. p. 57-57.

9.
BARBOSA, E. P.; SOUZA, J. . Educação matemática em mato Grosso: uma primeira visita à produçào das universidades públicas. In: Seminário de Educação 2001: a Educação e as Novas tecnologias, 2001, Cuiabá. Anais do Seminário de Educação 2001. Cuiabá-MT: Edufmt, 2001. v. ünico. p. 125-126.

10.
BARBOSA, E. P.. Significados atribuídos ao conceito de função na Matemática Elementar da reforma Francisco Campos aos PCNs. In: Seminário de Educação 2001: A Educação e as Novas tecnologias, 2001, Cuiaba. Anais do Seminário de Educação 2001. Cuiabá-MT: Edufmt, 2001. v. único. p. 126-126.

11.
KLEIN, B. B. ; BARBOSA, E. P. . as causas das dificuldades no ensino- aprendizagem da álgebra da sétima série no município de Tapurah. In: Seminário de Apresentações Monográficas - Programa de Plenificação, 2001, Cáceres. Resumos dos trabalhos do Seminátrio de apresentações monográficas do programa de plenificação. Cáceres: UNEMAT EDITORa, 2001. v. único. p. 74-74.

12.
BARBOSA, E. P.; BORGES, Marcos Francisco . Uma experiência na formação de professores de Matemática através da investigação. In: III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2000, Cuiabá. Programa e resumos do III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Cuiabá: Edufmt, 2000. v. único. p. 64-64.

13.
BARBOSA, E. P.. As Concepções de Educação algébrica no Ensino da Matemática. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1998, São Leopoldo. Anais do VI ENEM. SÃO LEOPOLDO: UNISINOS, 1998. v. 2. p. 231-232.

14.
BARBOSA, E. P.. As Causas das Dificuldades no Ensino-Aprendizagem da álgebra. In: I Encontro de Jovens Pesqyuisadores - Médio Araguaia, 1997, Luciara. Resumos: I Encontro de Jovens Pesquisadores - Médio Araguaia, 1997. v. ünico. p. 70-71.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, E. P.. material Manipulável no Ensino da matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, E. P.. Uma Leitura Acerca da Inserção e Uso das TIC na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BARBOSA, E. P.; LINS, R. C . REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, E. P.. LEITURAS SOBRE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA POR ÁREA DO CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARBOSA, E. P.; LINS, R. C . LEITURA SOBRE SIGNIFICADOS DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT/SINOP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, E. P.. Leituras sobre o Processo de Implantação de um Licenciatura Integrada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BARBOSA, E. P.; PIRES, R. C. . LIÇÕES DE ESTUDO: REFLEXÕES SOBRE UM CAMINHO INICIADO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBOSA, E. P.. Análise/Interpretação da Dinâmica da Implantação de Um Curso de Licenciatura Diferenciado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BARBOSA, E. P.. INFLUÊNCIA DAS OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DA REGIÃO DE CÁCERES-MT: RESULTADOS PRELIMINARES E PERSPECTIVAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARBOSA, E. P.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS INICIAIS NA IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BARBOSA, E. P.. Significados Produzidos a Respeito do conceito de Função Matemática em situação de sala de aula no Ensino Superior e no Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARBOSA, E. P.. PRÁTICA DE ENSINO NOS CURSOS DE MATEMÁTICA DO PROJETO PARCELADAS: UMA EXPERIÊNCIA RELACIONANDO TEORIA E PRÁTICA, eSCOLAS E uNIVERSIDADE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARBOSA, E. P.. Significados Produzidos a respeito do conceito de função em situações de sala de aula no Ensino Superior e Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARBOSA, E. P.; DARSIE, Marta Maria Pontion . SIGNIFICADOS PRODUZIDOS SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA EM SALA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINO SUPERIOR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARBOSA, E. P.. A FUNCIONALIDADE NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BARBOSA, E. P.. O Conceito de Função na Matemática Elementar no Brasil - da reforma Francisco Campos aos PCNs.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARBOSA, E. P.; BORGES, Marcos Francisco . A Trajetória Curricular do Curso de Matemática do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARBOSA, E. P.. Educação Algébrica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARBOSA, E. P.. I Congresso de Tecnologias, Engenharias e Ciências Exatas - I CONTECE. 2013.

Produtos tecnológicos
1.
BARBOSA, E. P.. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, E. P.; MALAVAZI, M. C. . VI SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PIBID E IV SEMINÁRIO DE TUTORIA DA UFMT. 2014.

2.
BARBOSA, E. P.; COSTA, R. V. . AVALIADOR DOS TABALHOS DA II FEIRA DE CIÊNCIAS DE SINOP. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, E. P.; LISBÔA, G. ; ASSIS, L. A. E. . Painel Interação Universidade x Escola: O Pibid e a Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, V. ; BARBOSA, EDSON PEREIRA . Gabarito Simplificado de Símbolos Diversos e Proporcionais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
BARBOSA, E. P.; MALAVAZI, M. C. . CÔNICAS, GEOGEBRA E ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BEBER, R. C. A ; BARBOSA, E. P. . Scientific ElectronicArchives. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
BARBOSA, E. P.. Geogebra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARBOSA, E. P.. Matemática em Ação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARBOSA, E. P.; CASTELHÃO, B. K. P ; MALVINO, J. B. . ALGEBRA COM AUXÍLIO DE MATERIAL MANIPULÁVEL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, F. B. ; BARBOSA, E. P. . Ensinar e Aprender Sistemas de Equações Lineares com Auxílio do Software Geogebra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BARBOSA, E. P.; SILVA, P. P. ; KOWBOL, A. C. H. . PERÍMETROS E ÁREA COM O GEOPLANO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BARBOSA, E. P.. Educação Contextualizada: Categorias Matemáticas X Categorias do Cotidiano. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BARBOSA, E. P.. Seminário de Educação em Ciências e Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BARBOSA, E. P.. Diagramação/Formatação do Bolema 42a. 2012. (Diagramação/Formatação Revista BOLEMA).

12.
BARBOSA, E. P.; OTERO-GARCIA, S. C. . DIGITAÇÃO DO FASCÍCULO: BOLEMA ESPECIAL 1. 2010. (Digitação dos fascículos do Boletim de Educação Matemática - BOLEMA).

13.
BARBOSA, E. P.; Rubens Carnavarrlo Pazim . Ensino de Funções com Software Winplot. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
BARBOSA, E. P.. Caracterização de Funções a partir de Tabelas Numéricas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
BARBOSA, E. P.. Aplicações de Matrizes à Criptografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BARBOSA, E. P.; Rubens Carnavarrlo Pazim . Conhecendo e Realizando Procedimentos com software S-Logo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BARBOSA, E. P.. APLICAÇÕES DE MATRIZES À CRIPTOGRAFIA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
BARBOSA, E. P.. Espelhos, Caleidoscópio e Geometria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
BARBOSA, E. P.. Perímetros e Áreas com o Geoplano. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BARBOSA, E. P.. Uma Leitura sobre Álgebra Elementar nos PCNs à Luz do Modelo teórico dos Campos Semânticos. 2001. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KOCHHANN, M. E. R.; SILVA, A. A.; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Cícero Manoel da Silva. Por dentro do triângulo da formação de professores: propostas, expectativas e realidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
KOGA, M. T.; CAMARGO, V. L.; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Gracieli Aparecida Perdomo Fernandes. As Olimpíadas de Matemática da UNEMAT: possíveis olhares da proficiência em Matemática no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em matemática em Rede Nacional PROFMAT UNEMAT) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
KOCHHANN, M. E. R.; SILVA, A. A.; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Cícero Manoel da Silva. Por dentro do Triângulo: entre demandas, expectativas e realidade - Formação de Professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
PIMENTA, A. C.; CHAGAS, F. A. O.; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de VÂNIA HÖRNER DE ALMEIDA. A TRANSVERSALIDADE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Teses de doutorado
1.
BARBOSA, E. P.; WIELEWSKI, G. D.; ALVES, J. M.; BORGES, R. C. P.; SOUZA, J.. Participação em banca de IVO PEREIRA DA SILVA. SENTIDOS SUBJETIVOS DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE UMA TURMA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DE MT. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Doutorado
1.
FREITAS, J. L. M.; ALMOULOUD, S.; PEREIRA, D. J.; WIELEWSKI, G. D.; BARBOSA, E. P.; MORETTI, M. T.. Participação em banca de Eberson Paulo Trevisan. Validação no ensino de Geometria: um estudo sobre elementos para aprendizagem matemática com professores da rede pública. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
PIMENTA, A. C.; BARBOSA, E. P.; CHAGAS, F. A. O.. Participação em banca de VÂNIA HÖRNER DE ALMEIDA. AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESTUDADAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICANO PROJETO PARCELADAS NO PERÍODO 2003 A 2013. 2015.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, E. P.; CABRAL, Carlos Fonseca; SOARES, Maria Zoraide Martins Costa. Participação em banca de Ednei Pereira da Silva. A Divina Proporção. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
BARBOSA, E. P.; BARBOSA, Maria Zoraide Martins Costa. Participação em banca de Renato Mariano. Cálculo de áreas utilizando a Fórmula de Pick. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
BARBOSA, E. P.; CABRAL, Carlos Fonseca; SOARES, Maria Zoraide Martins Costa. Participação em banca de EDNEI PEREIRA DA SILVA. A DIVINA PROPORÇÃO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
BARBOSA, E. P.; CABRAL, Carlos Fonseca; BARBOSA, Maria Zoraide Martins Costa. Participação em banca de RENATO MARIANO. CÁLCULO DE ÁREAS UTILIZANDO A FÓRMULA DE PICK. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
BARBOSA, E. P.; PONTES, J. M.; KOGA, M. T.. Participação em banca de Adriana Cristina Romanzini Lima. O uso da história da matemática como um recurso didático: um estudo nas escolas estaduais da cidade de Cáceres-MT. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
BARBOSA, E. P.; KOGA, M. T.; PONTES, J. M.. Participação em banca de Edson Ricardo da Silva. Resolução de problemas no contexto Escolar. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
BARBOSA, E. P.; PONTES, J. M.; KOGA, M. T.. Participação em banca de Antônia Eliete Soares Beserra. Uma experiencia de utilização da resolução de problemas como metodfologia de ensino-aprendizagem da matemática. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
BARBOSA, E. P.; VICTORIANO, C. F. C.; KOGA, M. T.. Participação em banca de Silvia Mara Landim de Carvalho. Geometria X Aprendizagem: descobrindo e praticando a geometria. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
BARBOSA, E. P.; TOREZZAN, C.; CONTIM, R. C.. Participação em banca de Luiz Carlos Neponuceno. O ensino de função no 1º e 2º graus. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
BARBOSA, E. P.; BORGES, Marcos Francisco; CONTIN, R. C.. Participação em banca de Cleiber Tomas de Sene. A concepção dos professores em relação à história da matemática. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FEISTEL, R. A. B.; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Rosana Amorin.A interdisciplinaridade no ensino de Física no ensino médio em escolas públicas do município de Sinop/MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GUILARDI JUNIOR, F.; BARBOSA, E. P.; LIMA, M. P.. Participação em banca de Fábio Kawati.Imaginação Poética e Imaginaçao Científica em Escolas Literárias Brasileiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
ROSINKE, Patrícia; BARBOSA, E. P.; WOBETO, C.. Participação em banca de Dayanne Ferreira da Silva.A utilização do computador e uso de softwares educativos no ensino de Química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
LAIER, S. S. S.; TREVISAN, A. C.R.; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Carla Riegel.Uma sequência didática para explorar geometria com deficientes visuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
MALAVAZI, M. C.; BARBOSA, E. P.; PINHEIRO, J. R. Participação em banca de Erasmo Andrioli dos Santos.Números Primos e suas Aplicações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
GUILARDI JUNIOR, F.; BARBOSA, E. P.; CORNIEL, C.. Participação em banca de Josinaldo Gerônimo da Silva.A contribuição de Alexis Claude Clairaut para a Educação Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
MALAVAZI, M. C.; Rubens Carnavarrlo Pazim; BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Evandro Alves de Oliveira.Criptografia RSA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
PIRES, R. C.; BARBOSA, E. P.; GUILARDI JUNIOR, F.. Participação em banca de Renato Cézar Dallabrida.Estudo de Alguns Obstáculos na construção do Conhecimento Matemático em Sala de Aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
BARBOSA, E. P.; SANTOS, Francisco Lledo dos; SOARES, Maria Zoraide M Costa. Participação em banca de Leonilson Calixto de Souza.Proporcionalidade e Função Afim: uma experiência pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
BARBOSA, E. P.; GAZETTA, M.; ODDI, N. L. G.. Participação em banca de Aroldo Domingues de Oliveira.Identificação de conhecimentos sobre os números racionais nas séries de ensino fundamental, médio e superior. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
BARBOSA, E. P.; GAZETTA, M.; ODDI, N. L. G.. Participação em banca de Cássia lvira Alves Beloni.Resolução de problemas: uma análise do desempenho dos alunos da 2ª etapa do 2º ciclo da Escola Dr. Mário Correa da Costa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

12.
BARBOSA, E. P.; GAZETTA, M.; ODDI, N. L. G.. Participação em banca de Clary B. Konrad.Uma abordagem pedagógica sobre cubagem de madeira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

13.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Elaine de Fátima Ceolin.Ensino de Funções no ensino Médio: uma proposta envolvendo a resolução de problemas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

14.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Eliete Gomes de Oliveira.Odesenho e sua contribuição na formação de conceitos matemáticos: ressaltando as idéias que o desenho geométrico oferrece ao educando. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

15.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Joaquim Gomes da Silva.O analfabeto: suas maneiras de contar e calcular. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

16.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Jorge Aparecido Martinhão.A matemática do garimpo de balsa de mergulho: um estudo sobre o garimpo fluvial de ouro aluvião. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

17.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de José mendonça da Silva.Horta Escolar e o ensino de Geometria. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

18.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Leonita Clasen Krüguer.Trabalhando com estatística em sala de aula: o prazer de aprender - uma experiência desenvolvida com alunos da 5ª série do Ensino Fundaental da Escola Cecília Meireles - Carlinda -MT. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

19.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Márcio Hrycyk.Produção e Industrialização de pupunha no setor Ouro Verde Alta Floresta -MT. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

20.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Rosilda Cruz de Souza.Alguns fatores que diferenciam a aprendizagem matemática escolar e cotidiana. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

21.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Sebastião F. Pereira.Máquinas agrícolas manuais como ambiente de aprendizagem de matemática na zona rural. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

22.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Simone J. A. dos Santos.Um estudo sobre o ensino de números relativos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

23.
BARBOSA, E. P.. Participação em banca de Valmir Lelis.A matemática contextualizada: tendências e possibilidades para um ensino integrado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MALAVAZI, M. C.; Rubens Carnavarrlo Pazim; BARBOSA, E. P.. Seleção de Professor Substituto área de Matemática: Cálculo e Geometria Analítica. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
PALARO, L. C.; PEREIRA, D. J.; BARBOSA, E. P.. Matemática/Educação Matemática. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I FÓRUM DAS LICENCIATURAS E PIBID ? UFMT. 2011. (Outra).

2.
II ENCONTRO DAS LICENCIATURAS. 2011. (Encontro).

3.
X Encontro Paulista de Educação Matemática - X EPEM.Os (des)caminhos da educação Continuada de professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. 2010. (Encontro).

4.
X ENEM.LIÇÕES DE ESTUDO: REFLEXÕES SOBRE UM CAMINHO INICIADO. 2010. (Encontro).

5.
XIV EBRAPEM.Análise/Interpretação da Dinâmica da Implantação de um Curso de Licenciatura Diferenciado. 2010. (Encontro).

6.
FORMAÇÃO CONTINUADA.FORMAÇÃO CONTINUADA. 2003. (Outra).

7.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.II SIPEM. 2003. (Seminário).

8.
Seminário das Licenciaturas Plenas em Matemáticas.Seminário de Licenciaturas Plenas em matemática. 2003. (Seminário).

9.
Seminário Educação 2003 Educação e Trabalho: Trabalhar, aprender, Saber..Significados produzidos a respeito do conceito de função em situação de sala de aula no ensino ?superior e Ensino Fundamental. 2003. (Seminário).

10.
FÓRUM DE ENSINO DE GRADUAÇÃO.FÓRUM DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. 2002. (Outra).

11.
IV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES.IV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES. 2002. (Encontro).

12.
SEMANA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA.SEMANA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA. 2002. (Outra).

13.
SEMINÁRIO DE TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO PELA PESQUISA.SEMINÁRIO DE TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO PELA PESQUISA. 2002. (Seminário).

14.
Seminário Temático de Formação de professores.Epistemologia e História da Matemática: Contribuições para a Formação do Professor. 2002. (Seminário).

15.
Teoria dos Números: O Postulado de Dedekind para os Números Reais.Teoria dos Números: O Postulado de Dedekind para os Números Reais. 2002. (Seminário).

16.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

17.
EDUCAÇÃO, PODER E CIDADANIA.SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2000. 2000. (Seminário).

18.
I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena.I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena. 2000. (Outra).

19.
I SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA E PROCESSAMENTO DE DADOS.I SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA E PROCESSAMENTO DE DADOS. 2000. (Seminário).

20.
I Fórum de Extensão da Unemat. I fórum de extensão da Unemat. 1999. (Congresso).

21.
III ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMATICA.III ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMATICA. 1999. (Seminário).

22.
A Avaliação do e no Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas: Limites e Possibilidades.II FÓRUM DAS PARCELADAS. 1998. (Outra).

23.
OFICINA DE FISICA.OFICINA DE FÍSICA. 1990. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TREVISAN, E. P. ; TREVISAN, A. C.R. ; PINHEIRO, J. R ; BARBOSA, E. P. ; FAGUNDES, F. N. ; R. PAZIN ; MALAVAZI, M. C. ; DRESCH, M. A. ; RIBEIRO, K.D. F. ; LAIER, S. S. S. ; GUILARDI JUNIOR, F. . III COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática. 2017. (Congresso).

2.
LAIER, S. S. S. ; TREVISAN, A. C.R. ; BARBOSA, E. P. ; ROSINKE, Patrícia ; WOBETO, C. ; BARBOSA, Y. A. ; SHENG, L. Y . II COCIN - COLÓQUIO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA. 2015. (Congresso).

3.
BARBOSA, E. P.. VI Seminário Integrador PIBID e IV Seminário de Tutoria da UFMT. 2014. (Congresso).

4.
ANGELO, C. L. ; BARBOSA, E. P. ; SANTOS, J. R. V. ; LINS, R. C ; DANTAS, S. C. ; OLIVEIRA, V. C. A. . Seminário Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 2012. (Congresso).

5.
BARBOSA, E. P.. I Encontro Estadual de Ensino de Matemática: a matemática na sala de aula. 2005. (Congresso).

6.
BARBOSA, E. P.. I ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A MATEMÁTICA NA SALA DE AULA. 2005. (Outro).

7.
BARBOSA, E. P.. III SEMANA DA MATEMÁTICA. 2005. (Outro).

8.
BARBOSA, E. P.; BARROS, L. B. ; SANTOS, E. C. ; SCALON, C. . III Encontro de Jovens Pesquisadores. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gislaine Aparecida Maria Zambiasi. Ensinar e Aprender Matemática com e para quem não vê. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

2.
GESSYCA NAYARA SANTOS SOUTO DA SILVA. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA A CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS POLIEDRAIS E NÃO POLIEDRAIS. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

3.
DEISE CRISTINA NORONHA DORNELLES. INSTRUMENTOS ANTIGOS DE NAVEGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RAFAEL MEDICI OLINI. ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PROVENIENTES DO ENSINO MÉDIO NÃO REGULAR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

2.
Adriano Ferreira de Oliveira. UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA, DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT/SINOP. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

3.
FRANCIELE BROIANO DOS SANTOS. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: Uma Proposta Didática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

4.
SERGIO HEMING DOS SANTOS. cONSTRUINDO CURVAS E SUPERFÍCIES POR PONTOS ESPECIFICADOS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Senso em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

5.
Enir Aparecida de Arruda. Geometria e otimização em um Favo de Mel. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Senso em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

6.
Antônia Eliete Soares Beserra. Uma experiencia de utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem da matemática. 2003. 62 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

7.
Luiz Carlos Neponuceno. O ensino de funções no 1º e 2º graus.. 2003. 43 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

8.
Paulo Neves Melegari. Funções Trgonométricas e as Principais Aplicações no Ensino Médio. 2002. 58 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

9.
Blantina Bremm Klein. As causas das dificuldades no ensino-aprendizagem da álgebra da sétima série no município de Tapurah.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Plenificação Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DAIANE MARIA LERMEN. COMPARTILHAMENTO DE SIGNIFICADOS SOBRE IRRACIONALIDADE EM UM GRUPO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

2.
Valdemar Rodrigues. Modelagem Matemática e Cartografia Temática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

3.
Valdemar Rodrigues. Matemática e Cartografia: uma proposta didática interdisciplinar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

4.
Magno Rodrigo da Silva. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ESTADO DE MATO GROSSO: DO PAPEL À SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

5.
Cleonice Salete Heimem. Didática da Matemática (Malba Tahan) X PCNs do Ensino Médio: uma análise comparativa. 2005. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Comodor) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

6.
Iraci Kazumi Nagahiro de Sousa. Alfabetização Matemática. 2005. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Pedagogia Comodoro) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

7.
Vanderley Gomes Polli. Produção doméstica de Hortaliças: a arte de transformar problemas da realidade em atividades matemáticas. 2005. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Comodor) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

8.
Márcio Jorge Bonifácio. Um estudo sobre a irracionalidade do número Pi. 2005. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Comodor) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

9.
Marlene dos Santos Vicente. Análise de Estratégias em Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Fundamental e Médio. 2005. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Comodor) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

10.
José Milton Tigre Figueredo. Breve rerospecxtiva histórica sobre o número PI. 2005. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Araputa) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

11.
Leonilson Calixto de Souza. Proporcionalidade e Função Afim: uma experiência pedagógica. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

12.
Eduardo de Jesus Madalena. História dos Números Complexos e Aplicações. 2004. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

13.
Francine P. P. Cristovam. A arquitetura da Equação de 2º grau em livros didáticos do Ensino Fundamental. 2003. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

14.
Ivonete Rodrigues de Oliveira. Álgebra História da solução de equações do 2º grau. 2002. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

15.
Elaine de Fátima Ceolin. Ensino de Funções no ensino Médio: uma proposta envolvendo a Resolução de Problemas. 2002. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

16.
Aroldo Domingues de Oliveira. Identificação de conhecimentos sobre os Números Racionais por alunos do Ensino fundamental, Médio e Superior. 2002. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

17.
Maria Sirleide Gonçalves da Silva. Atividades algébricas propostas no ensino fundamental. 2002. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

18.
Sebastião Faustino Pereira. Máquinas agricolas manuais como ambiente de aprendizagem de matemática na zona rural. 2002. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

19.
Veronice Carginin. Um estudo sobre Evasão Escolar no Município de Nova Canaã do Norte-MT. 2002. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada Em Matemática Alta Fl) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

Iniciação científica
1.
Douglas Cordeiro da Silva. Matemática Terra e Universo: Cálculo de distancias inacessíveis. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais e Matemática - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

2.
Eduardo Zenci. ANÁLISE DE TEXTOS DIDÁTICOS DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES EM LIVROS DE FÍSICA E GEOGRAFIA DOENSINO MÉDIO RELACIONADOS AO TEMA TERRA E UNIVERSO. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais e Matemática - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

3.
Isac Rosa Rodrigues. AVALIAÇÃODE OBJETOS EDUCACIONAIS DE MATEMÁTICA RELACIONADOS AO TEMATERRA E UNIVERSO NO BIOE. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais e Matemática - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

Orientações de outra natureza
1.
Magno Rodrigo da Silva. Monitoria em Números e Funções. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, PROGRAMA DE MONITORIA - PROEG/UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

2.
Juliane Mundel. Monitoria em Geometria. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Naturais e Matemática - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, PRO-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

3.
FRANCIELE BROIANO DOS SANTOS. Monitoria em Números e Funções. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática) - PROGRAMA DE MONITORIA - PROEG/UFMT, Programa de Monitoria na Graduação da UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

4.
Douglas Cordeiro da Silva. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

5.
Jamille Braga Malvino. Uso é Exploração do Espaço do Laboratórios de Ensino de Matemática por Professores de Escolas públicas de Sinop. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Naturais e Matemática - Química) - Universidade Federal de Mato Grosso, COORDENADORIA DE EXTENSÃO - UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

6.
Bárbara Kamilla Plens Castelhão. Uso e Exploração da Sala de Apoio em Escolas Públicas de Sinop. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Naturais e Matemática - Química) - Universidade Federal de Mato Grosso, COORDENADORIA DE EXTENSÃO - UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

7.
ANA CLARISSA HENRIQUE KOLBOW. Monitoria em Números e Funções. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

8.
ANA CLARISSA HENRIQUE KOLBOW. Softwares Livre no Ensino de Ciências e Matemática. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso, COORDENADORIA DE EXTENSÃO - UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

9.
POLIANA PAULA DA SILVA. Laboratório de Aprendizagem Docente. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, COORDENADORIA DE EXTENSÃO - UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

10.
Tatiane Trindade da Rocha. Monitoria: Introdução às Ciências Naturais e Matemática. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

11.
Aline Santana Ribeiro. Monitoria: Introdução às Ciências Naturais e Matemática. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

12.
Eliseu Rodrigues de Carvalho. Programando e aprendendo matemática com o software S-Logo. 2007. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturias e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Edson Pereira Barbosa.

13.
Veridiana Kelen Appelt. Aplicação do Software Winplot no Ensino de Funções. 2007. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemáti) - Universidade Federal de Mato Grosso, COORDENADORIA DE EXTENSÃO - UFMT. Orientador: Edson Pereira Barbosa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, E. P.. material Manipulável no Ensino da matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARBOSA, E. P.. Geogebra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA, E. P.. Matemática em Ação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARBOSA, E. P.; CASTELHÃO, B. K. P ; MALVINO, J. B. . ALGEBRA COM AUXÍLIO DE MATERIAL MANIPULÁVEL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, F. B. ; BARBOSA, E. P. . Ensinar e Aprender Sistemas de Equações Lineares com Auxílio do Software Geogebra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARBOSA, E. P.; SILVA, P. P. ; KOWBOL, A. C. H. . PERÍMETROS E ÁREA COM O GEOPLANO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARBOSA, E. P.. Educação Contextualizada: Categorias Matemáticas X Categorias do Cotidiano. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARBOSA, E. P.. Seminário de Educação em Ciências e Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BARBOSA, E. P.; MALAVAZI, M. C. . CÔNICAS, GEOGEBRA E ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
RODRIGUES, V. ; BARBOSA, EDSON PEREIRA . Gabarito Simplificado de Símbolos Diversos e Proporcionais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, E. P.; LISBÔA, G. ; ASSIS, L. A. E. . Painel Interação Universidade x Escola: O Pibid e a Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANGELO, C. L. ; BARBOSA, E. P. ; SANTOS, J. R. V. ; LINS, R. C ; DANTAS, S. C. ; OLIVEIRA, V. C. A. . Seminário Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 15:11:41