Dayse Carla Genero Serra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9139810923619944
  • Última atualização do currículo em 22/01/2015


Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dayse Carla Genero Serra
Nome em citações bibliográficas
SERRA, Dayse Carla Genero

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis.
Av. dos Trabalhadores, km 156
Jacuecanga
23900-000 - Angra dos Reis, RJ - Brasil
Telefone: (24) 33651643
URL da Homepage: www.uff.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Entre a esperança e o limite: um estudo sobre a inclusão de alunos com autismo em classes regulares., Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Junia de Vilhena.
Palavras-chave: Autismo.
2001 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A inclusão de uma criança autista na escola regular: desafios e processos,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
1995 - 1997
Especialização em Psicopedagogia Diferencial. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1993 - 1993
Especialização em Orientação Educacional. (Carga Horária: 360h).
Faculdades de Humanidades Pedro II.
Título: A importância do desenvolvimento do hábito de ler em crianças do Ensino Fundamental.
Orientador: Marcelo saldanha da Gama.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Matemática de 1ª a 4ª série.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Matemática Básica.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Psicologia da Adolescência.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Psicologia da Infância.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Organização Desportiva para a Comunidade.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Recreação e Jogos.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Programação Basic.
Colégio Santa Mônica.
Título: não houve. Ano de finalização: 1985.
1983 - 1983
Aperfeiçoamento em Educação Pré- Escolar.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1983.
1983 - 1983
Aperfeiçoamento em Educação Artística na Pré-Escola.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1983.
1983 - 1983
Aperfeiçoamento em Laboratório de Redação.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1983.
1983 - 1983
Aperfeiçoamento em Dinamizando a Alfabetização.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1983.
1986 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1983 - 1985
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Santa Mônica.




Formação Complementar


2000 - 2000
Psicopedagogia Institucional.
Momento Atual.
1999 - 2000
Extensão universitária em Aconselhamneto Familiar. (Carga horária: 100h).
Núcleo de Pesquisas Barra.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora conferencista de Pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
cada módulo de pós-graduação tem a duração de 20h e ocorrem esporadicamente.


Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora conferecista de Pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Cada módulo tem a duração de 20h e ocorrem esporadicamente.


Faculdades Integradas do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora conferencista de Pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Os módulos de pós-graduação possuem a carga horária de 20h e ocorrem esporadicamente.


Faculdades Integradas Simonsen, FIS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora conferenciasta de pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
os módulos possuem a duração de 20 e ocorrem esporadicamente.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

3/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Tutoria Ensino a Distância CEDERJ, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

3/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Cederj.

Atividade realizada
Tutoria da disciplina Didática em cursos de licenciatura à distância - consórcio CEDERJ/UERJ.
1/2002 - 8/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Tópicos Especiais
Prática de Ensino

Prefeitura Municipal de Belford Roxo, PMBR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Implementadora do curso sobre autismo, Carga horária: 4


Faculdade de Filosofia de campos, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista de Pós-graduação, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, PMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor MG1, Carga horária: 16


Universidade da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutora de EAD, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora dos cursos de formação de professores

Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Disciplina, Carga horária: 20

Atividades

8/2001 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
Avaliação Institucional
Metodologia da Pesquisa
Prática de Ensino
Recursos Tecnológicos da Educação
Gestão Educacional II
Psicologia da Educação
1/2000 - 8/2000
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora das disciplinas Prática de Ensino e estágio do curso de Letras. Orientação aos professores de prática de ensino, elaboração e formulação de ementas e programas, elaboração e acompanhamento de projetos pedagógicos e orientação de projetos polí.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
A carga horária em instituições privadas é variável

Atividades

1/2000 - 12/2001
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Metodologia da Pesquisa
1/2000 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial
1/2000 - 12/2001
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética aplicada à Educação
Orientação de Monografia
3/2000 - 8/2000
Ensino, Audiologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Centro Educacional Souza Alves, CESA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40


Sistema Educacional Integrado, SEI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Niterói, SME/NITERÓI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 10

Atividades

2/1994 - 9/1994
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Orientadora Educacional.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, SME/DC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Especialista Classe H, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 16

Atividades

4/1992 - 9/1994
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Orientadora Educacional.

Lar dos Meninos- Colégio santa Mônica, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica- Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Além da função de Coordenadora Pedagógica atuava como Orientadora Educacional

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora do ensino fundamental, Carga horária: 25


Escola Ativa, EA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 22


Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

1/1988 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental

Fundação Bradesco, FB, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

2/1987 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Perspectivas Inclusivas da educação de alunos com autismo em classes regulares
Descrição: O projeto foi desenvolvido na Prefeitura de São João de Meriti e teve o financiamento da FAPERJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - Atual
Inclusão de crianças com necessidades especiais em classes regulares
Descrição: Professores que trabalham com portadores de necessidades educativas especiais deparam-se freqüentemente com alunos que apresentam distúrbios da fala e/ou da comunicação. Com efeito, cerca de uma em cada duzentas pessoas é incapaz de comunicar-se por meio da fala devido a fatores neurológicos, físicos, emocionais e cognitivos Nesta população estão incluídos indivíduos portadores de paralisia cerebral, autismo, deficiência mental e deficiências múltiplas. Esta constatação norteou um conjunto de investigações sobre os processos de desenvolvimento da linguagem e da comunicação deste indivíduos e os efeitos do emprego de recursos que favorecessem este desenvolvimento. Sistemas alternativos e ampliados de comunicação constituem parte destes recursos. Comunicação alternativa envolve o uso de gestos manuais, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos (bi-dimensionais como fotografias, gravuras, desenhos e a linguagem alfabética e tridimensionais como objetos reais e miniaturas), voz digitalizada ou sintetizada, dentre outros como meios de efetuar a comunicação face-a-face de indivíduos incapazes de usar a linguagem oral. Comunicação ampliada (augmentative communication) significa comunicação suplementar. A comunicação ampliada tem um duplo propósito: promover e suplementar a fala ou garantir uma forma alternativa se o indivíduo não se mostrar capaz de desenvolver a fala. Os objetivos do projeto são descrever e avaliar os : * Efeitos do Método Integral de Oñativia na aprendizagem de leitura e escrita por portadores de paralisia cerebral usuários de sistemas de comunicação alternativa. * Efeitos da introdução de sistemas de comunicação alternativa na linguagem e comunicação de portadores de autismo em diversos ambientes (casa, clínica e laboratório); * Efeitos da introdução da comunicação alternativa em duas salas de aula de uma escola especial junto a portadores de deficiência mental e deficiências múltiplas. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Dayse Carla Genero Serra - Integrante / Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Didática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Professora homenageada na formatura dos alunos do curso de Serviço Social, Universidade Estácio de Sá.
2004
Professora homenageada na formatura dos alunos do curso de Pedagogia, Centro Universitário da Cidade.
2003
Professora homenageada na formatura dos alunos do curso de Pedagogia, Universidade Estácio de Sá.
2002
Professora homenageada na formatura dos alunos do curso de Pedagogia, Universidade Estácio de Sá.
2001
Professora homenageada na formatura dos alunos do curso de Psicopedagogia, Universidade Estácio de Sá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SERRA, Dayse Carla Genero2008 SERRA, Dayse Carla Genero. A Educação dos Alunos Autistas: Entre os Discursos e as Práticas Inclusivas das Escolas Regulares. Revista Polêmica, v. 7:1, p. 40-49, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Teorias e Técnicas psicopedagógicas. 1. ed. Curitiba: IESDE, 2004. v. 1. 96p .

2.
SERRA, Dayse Carla Genero; LOPES, Sonia . Português- 3 série. 1. ed. Rio de Janeiro: SEI, 1997. v. 01. 247p .

3.
SERRA, Dayse Carla Genero; LOPES, Sonia . Português- 4ª série. 1. ed. Rio de Janeiro: SEI, 1997. v. 1. 250p .

4.
SERRA, Dayse Carla Genero; LOPES, Sonia . Português 1ª série. 1. ed. Rio de Janeiro: SEI, 1996. v. 1. 210p .

5.
SERRA, Dayse Carla Genero; LOPES, Sonia . Português-2ª série. 1. ed. Rio de Janeiro: SEI, 1996. v. 01. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Inclusão Educacional de Alunos com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. In: Aliny Lamoglia. (Org.). Temas em Inclusão: saberes e práticas- Projeto Incluir. 01ed.Rio de Janeiro: Sinergia, 2009, v. 01, p. 143-155.

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. Inclusão e Ambiente Escolar. In: SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira. (Org.). Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas. 1ed.São Paulo: Cortez, 2006, v. 1, p. 31-44.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA ESCOLA REGULAR. In: 7ª Jornada de Educação Especial, 2004, MARÍLIA. RESUMO 7ª JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. MARILIA: FUNDEPE, 2004. v. 1. p. 91-92.

Apresentações de Trabalho
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Educação Especial- espaço privilegiado de educação.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. Os desafios do trabalho pedagógico com a juventude. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SERRA, Dayse Carla Genero. Os desafios do trabalho pedagógico com a juventude. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SERRA, Dayse Carla Genero. Autismo e Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SERRA, Dayse Carla Genero. Auto-estima, aprendizagem e qualidade de vida.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SERRA, Dayse Carla Genero; Silva, Edna Inácio Silva e . A Educação de alunos com autismo- Curso para professores que atuam em sala de recursos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SERRA, Dayse Carla Genero. Autismo: identificação precoce e educação.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SERRA, Dayse Carla Genero. A importância da participação dos pais no desenvolvimento dos filhos portadores de necessidades especiais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SERRA, Dayse Carla Genero. Inclusão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SERRA, Dayse Carla Genero. Condutas típicas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SERRA, Dayse Carla Genero. Psicopedagogia clínica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SERRA, Dayse Carla Genero. Orientação para elaboração de monografia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SERRA, Dayse Carla Genero. O fazer psicopedagógico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SERRA, Dayse Carla Genero. Indisciplina na escola. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SERRA, Dayse Carla Genero. Fundamentos Bio-psico-sociais da Psicopedagogia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SERRA, Dayse Carla Genero. Família e aprendizagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SERRA, Dayse Carla Genero. Aprendizagem e afetividade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SERRA, Dayse Carla Genero. Teoria e prática psicopedagógica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SERRA, Dayse Carla Genero. Introdução a Psicopedagogia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. PSICOPEDAGOGIA. CURITIBA: IESDE BRASIL, 2004 (VÍDEO).

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. CURITIBA: IESDE BRASIL, 2004 (VÍDEO).

3.
SERRA, Dayse Carla Genero. O PLANEJAMENTO E A PSICOPEDAGOGIA. CURITIBA: IESDE BRASIL, 2004 (VÍDEO).

4.
SERRA, Dayse Carla Genero. AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM. CURITIBA: IESDE BRASIL, 2004 (VIDEO).

5.
SERRA, Dayse Carla Genero. CURRÍCULO. CURITIBA: IESDE BRASIL, 2004 (VÍDEO).

6.
SERRA, Dayse Carla Genero. A AVALIAÇÃO. CURITIBA: IESDE, 2004 (VIDEO).

7.
SERRA, Dayse Carla Genero. PIAGET, VYGOTSKY E PICHON RIVIERE. CURITIBA: IESDE, 2004 (VIDEO).

8.
SERRA, Dayse Carla Genero. APRENDIZAGEM. CURITIBA: IESDE, 2004 (VIDEO).

9.
SERRA, Dayse Carla Genero. FAMILIA E APRENDIZAGEM. CURITIBA: IESDE, 2004 (VIDEO).

10.
SERRA, Dayse Carla Genero. PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO. CURITIBA: IESDE, 2004 (VIDEO).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Consultora técnica da Secretaria Municipal de Educação do Município de Angra dos Reis. 2004.

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias - Programa de Autismo. 1998.

3.
SERRA, Dayse Carla Genero. Assessora pedagógica de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental . 1995.

Produtos tecnológicos
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Configuração aplicada a prancha e cavalete. 2011.

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. Quadro de atividades.. 2011.

3.
SERRA, Dayse Carla Genero. Brinquedo: jogo de atenção conjunta. 2011.

4.
SERRA, Dayse Carla Genero. Quadro de atividades tipo relógio. 2011.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Vale a pena estudar nas férias?. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. Profissão de Pedagogo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Inclusão, uma reflexão necessária para adaptação curricular. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SERRA, Dayse Carla Genero. Autismo. 2002. .

3.
SERRA, Dayse Carla Genero. Desenvolvimento cognitivo da criança de 0 a 6 anos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SERRA, Dayse Carla Genero. Indisciplina na Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SERRA, Dayse Carla Genero; SANTOS, Ana Maria Marques; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Telma Carina Louzada Barbosa.Educação Especial: um desafio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

2.
SANTOS, E. J. S.; SERRA, Dayse Carla Genero; SANTOS, Ana Maria Marques. Participação em banca de Luciana Aparecida Rangel da Silva.Docentes da classe de progressão: inocente ou vilão?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

3.
SANTOS, E. J. S.; SERRA, Dayse Carla Genero; SANTOS, Ana Maria Marques. Participação em banca de Maria da Conceição Gualberto Moura.Fracasso Escolar: dificuldade de aprendizagem envolvendo a Psicomotricidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. Comissão Examinadora do Concurso Publico para provimento do cargo de Professor Adjunto, do departamento de Educação Inclusiva e Continuada(DEIC). 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III seminário da Baixada Fluminense sobre Autismo:práticas para a inclusão.Espectro Autista. 2014. (Seminário).

2.
I simpósio Internacional de Autismo - PROTEA - HCFMUPS. 2014. (Simpósio).

3.
Seminário Interno no CAEP.Paletrante. 2014. (Seminário).

4.
VII Congresso Carioca da ABENEPI. Alfabetização de Crianças com T.E.A e deficiência intelectual:Quais os caminhos desta aprendizagem?. 2014. (Congresso).

5.
VII Congresso Carioca da ABENEPI. Mesa Neurociência das comorbidades do TDAH. 2014. (Congresso).

6.
curso.Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2009. (Outra).

7.
7ª Jornada de Educação Especial.A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA ESCOLA REGULAR. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SERRA, Dayse Carla Genero. VII CONGRESSO CARIOCA DA ABNEPI. 2014. (Congresso).

2.
SERRA, Dayse Carla Genero; CASTRO, B. . Lecionar- Jornada de Educação. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria de Fátima Teixeira Barbosa. A Alfabetização do Deficiente Mental- um desafio a conquistar.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

2.
Nilce Araújo Silva Mesquita. O Lúdico na Aprendizagem da Criança com Síndrome de Down. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

3.
Eliane Pitanga Martins Fernandes. A Formação de Professores na Educação Inclusiva.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

4.
Lúcia Helena da Cunha Lima Maia. A Importância da Estimulação Precoce para Crianças com Deficiência Mental entre 2 e 6 anos.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

5.
Sérgio Gustavo Alves. A Prática do Professor de Educação Física frente a Inclusão de alunos com Deficiência Mental.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

6.
Luzmarina Alberice. A aprendizagem da criança com Deficiência Mental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

7.
Luana Pereira dos Santos. A importância da Arte no processo de apendizagem da criança com Deficiência Mental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

8.
Francys Neves Nelson. As adaptações curriculares e o aluno autista. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

9.
Rosa Maria dos Santos Feitoza. O papel da inclusão na construção educacional do indivíduo com síndrome de Down.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

10.
Alice Maria Figueira Reis da Costa. Inclusões. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

11.
Luciana Fernandes de carvalho dos Anjos.. A Psicopedagogia no resgate de valores.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

12.
Mariza Dias Tteixeira. Família- parceria na formação da aprendizagem.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

13.
Laurylene Marques da Silva Santos. Conscientização do Docente sobre a Importância da Compreensão Teoria-Prática no Ensino -Aprendizagem.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

14.
Anete Maria Leite. O lúdico como facilitador da aprendizagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

15.
Deise Cristina de Farias Silva. Por que utilizar jogos em sala de aula?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

16.
Ana lúcia Zannotto Signorini Silva. Indisciplina Escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

17.
Ana Paula Ferreira. Manifestações da agressividade na Educação Infantil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

18.
Maria Lucas S.M.Carvalho. A importância do jogo na Educação Infantil.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

19.
Adenair assunção Ribeiro Malta. O brincar na Educação Infantil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

20.
Maria José do Nascimento Evangelista. A abordagem sócio-histórica de Lev Vygotsky.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

21.
Janete de Fátima Trevisan Brito. O desenvolvimento da linguagem oral.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

22.
Adriana de Jesus Cocoleti Silveira. O prazer da leitura através da literatura.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

23.
Carla Caldeira Guedes Alcoforado.. Interações e contraposições no processo de ensino.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

24.
Deyse Passos Leôncio. A educação do futuro.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

25.
Fabiana dos Santos Gonçalves. Nos caminhos da literatura infantil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

26.
Edith Gonçalves Setti.. A importância da utilização dos recursos artísticos na redução do fracasso escolar.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

27.
Aline Barbosa dos Santos Betim. A Matemática como parte do nosso cotidiano.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

28.
Léa Alves Milanin.. Construindo a Matemática na Educação Infantil.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

29.
Helen Barbosa Siqueira Emiliano.. Psicomotricidade na Educação Infantil- Espaço de Intervenção Psicopedagógica.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

30.
Elaine Regina Esquezaro.. A importância da lateralidade para a formação e desencvolvimento da criança.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

31.
Luzinete Mancio. O processo de avaliação no Ensino Fundamental.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

32.
Edilaine Vivan Pereira. Intervenção psicopedagógica na aprendizagem da leitura e escrita.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

33.
Juliana Avelina de Souza. As dificuldades do processo de inclusão do aluno PNEE.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

34.
Rosimeiri Luqueti. Indisciplina na Escola.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

35.
Maria da Conceição Mariano de Oliveira. A escola em busca da inclusão em séries iniciais.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

36.
Marlene de Souza Santana. A Arte aliada a educação no fracasso escolar.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

37.
Cláudio Laércio. Gestão Participativa- teorias e práticas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

38.
Jonelice Cardoso de Souza. Afetividade e aprendizagem.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

39.
Maria Sueli Vieira dos Reis.. A prática da leitura. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

40.
Roseli Plaizar da Paz Silva. O atendimento às diferenças individuais na escola.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

41.
Tatiana Moura Mesquita. A crítica à educação.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

42.
Silvana Piroli. A avaliação no processo ensino-aprendizagem: justa ou excludente?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

43.
Marli Oliveira Lopes. A contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

44.
Denise Fichter Zakari. Letramento e Movimento na Alfabetização. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

45.
Glória Maria Silva. Contribuição de Jogos na Educação Inclusiva. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

46.
Adriana Maria Martins Alves dos Santos.. Afetividade e aprendizagem.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

47.
Dolores Aparecida Lopes Paulela.. Diversidade Textual. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

48.
Marcia Novaes de Souza Alves.. Construindo Novos Paradigmas na Educaçãi Inclusiva. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

49.
Regina Sardinha. Intervenção Psicopedagógica na Escola. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de campos. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cecília Maria Alves de Almeida. Deficiência Mental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

2.
Cristiane Souza Campos. A importância da Informática no auxílio da alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

3.
Taís sarmento Couto. A força do lúdico para a Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

4.
Shirlei Pereira dos Santos. EJA- Educação de Jovens e Adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

5.
Maria de Lourdes Castro de Sá. Educação Especial- Escola para todos: Educação Inclusiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

6.
Ida Jurema Pereira Coelho. Inclusão do aluno portador de necessidades especiais no sistema regular de ensino.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

7.
Regina da Graça Ribeiro Barbosa Cardoso. Importância do material didático na Educação Especial do aluno cego.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

8.
Andréa Rosa Maciel de Matos. Fracasso Escolar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

9.
Daniela Soares Reis. Transtornos do distúrbio de atenção com hiperatividade-mito ourealidade?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.

Orientações de outra natureza
1.
Analú Moraes de Carvalho. Exclusão dentro da inclusão no Ensino Fundamental. 2003. Orientação de outra natureza. (Psicopedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Dayse Carla Genero Serra.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:59:05