Araceli Aparecida Seolatto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1495882445078650
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Tecnologia Ambiental, com ênfase em desenvolvimento de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de bioetanol por meio de biomassas, tratamentos de efluentes líquidos, adsorção de metais por algas marinhas e adsorventes do cerrado. É professora nível Associado 1 do Instituto de Química e Coordenadora de Programas e Projetos junto à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Araceli Aparecida Seolatto
Nome em citações bibliográficas
SEOLATTO, A. A.;Seolatto, Araceli A.;SEOLATTO, ARACELI A

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química.
Caixa Postal 131
Itatiaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211098
Ramal: 211
URL da Homepage: http://www.quimica.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Estudo da Dessorção de Metais pela Alga Marinha Sargassum filipendula, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Célia Regina Granhen Tavares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2005
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Biossorção de Cromo e Níquel por Biomassa da Alga Marinha Sargassum filipendula,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Eneida Sala Cossich.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Curso de Engenharia Química (09/2010-08/2014) Coordenadora de Programas e Projetos - PROGRAD/UFG (08/2014-Atual)

Atividades

10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFG.
03/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Engenharia Química
Conservação de Massa e Energia
Gerenciamento e Controle Ambiental
Operações Unitárias 1
09/2010 - 08/2014
Direção e administração, Instituto de Química, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Engenharia Química.

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral II
Química Geral
Transferência de Calor e Massa

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Estudo de adsorção do corante RBBR (Remazol brilliant blue R) em biomassa do bagaço da laranja, abacaxi, manga e maracujá
Descrição: O presente projeto consiste no estudo da capacidade adsorção do corante RBBR em biomassas originadas dos bagaços da laranja, abacaxi, manga e maracujá, resíduos de uma indústria de sucos e de uma indústria de polpas do estado de Goiás. Pretende-se realizar testes cinéticos para avaliar o tempo necessário para que o sistema atinja o equilíbrio de adsorção, um planejamento experimental, a fim de verificar alguns fatores que possam influenciar na adsorção e por fim, o ajuste por meio de Isotermas de Adsorção tradicionais com o objetivo de encontrar a capacidade máxima de adsorção do corante nas biomassas citadas. O estudo de novos materiais adsorventes no tratamento de efluentes contaminados é de fundamental importância, visto que cada dia mais tem se verificado um maior crescimento na indústria brasileira que geram efluentes contendo substâncias tóxicas e em contrapartida verifica-se também uma maior preocupação pelo uso irregular da água. Efluentes tratados podem ser reutilizados em alguns setores do processo industrial diminuindo o uso de água potável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Coordenador / Jéssika Fernandes Cardoso - Integrante / Rowander Alexandre Moura - Integrante.
2014 - Atual
Reaproveitamento de Rejeitos da Indústria do Suco para obtenção de bioetanol de 2a Geração e biossorvente para o tratamento de Efluentes Coloridos.
Descrição: O presente projeto consiste no estudo do reaproveitamento dos bagaços de laranja, abacaxi, manga e maracujá. Estes rejeitos serão avaliados quanto à capacidade adsorver o corante RBBR, muito utilizado em lavanderias industriais, e produzir bioetanol de segunda geração. Pretende-se realizar testes cinéticos para avaliar o tempo necessário para que o sistema atinja o equilíbrio de adsorção, um planejamento experimental, a fim de verificar alguns fatores que possam influenciar na adsorção e por fim, o ajuste por meio de isotermas de Adsorção tradicionais com o objetivo de encontrar a capacidade máxima de adsorção do corante nas biomassas citadas. O estudo de novos materiais adsorventes no tratamento de efluentes contaminados é de fundamental importância, visto que cada dia mais tem se verificado um maior crescimento na indústria brasileira que geram efluentes contendo substâncias tóxicas e em contrapartida verifica-se também uma maior preocupação pelo uso irregular da água. Efluentes tratados podem ser reutilizados em alguns setores do processo industrial diminuindo o uso de água potável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Coordenador / Thais Pontes Pereira Mendes - Integrante / Jéssika Fernandes Cardoso - Integrante / Mariana Bisinotto Pereira - Integrante / Rowander Alexandre Moura - Integrante / Lorena Costa Vasconcelos Macedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Produção de biocombustíveis a partir de resíduos da indústria de sucos
Descrição: Este projeto visa estudar a capacidade de se produzir bioetanol a partir do bagaço da laranja, do limão e da tangerina. Pretende-se submeter esses tipos de biomassa a diferentes pré-tratamentos para avaliar qual proporciona maior produtividade de etanol. Baseados em estudos já realizados, o projeto visa combinar diversos tempos e temperaturas para obter aquela em que cada pré-tratamento apresenta maior eficiência. A busca por novas fontes de energia sempre esteve presente na história da humanidade. Se antes, essa busca era pautada apenas por fatores econômicos, hoje, se tem a necessidade de conciliá-los com a preservação do meio ambiente. Por isso, os estudos cujo objetivo é encontrar fontes de energia renováveis são de fundamental importância. Em particular, aqueles que buscam novas matérias primas nos resíduos têm um papel ainda mais importante, pois, além de tentar solucionar o problema energético, também contribui para a solução do problema do lixo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Coordenador / Karoline Alves da Silva - Integrante / Pedro Henrique Machado de Godoy - Integrante / Thais Pontes Pereira Mendes - Integrante / Mariana Bisinotto Pereira - Integrante / Fernanda Ferreira Freitas - Integrante / Lorena Costa Vasconcelos Macedo - Integrante / Mariana Lopes Ferreira Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Estudo da adsorção de níquel e zinco por meio de carvão de osso de boi
Descrição: O presente projeto consiste no estudo da capacidade adsorção de níquel e zinco em carvão ativado obtido por meio do osso de boi. Pretende-se realizar testes cinéticos para avaliar o tempo necessário para que o sistema adsorvente-metal em configuração monocomponente atinja o equilíbrio de adsorção, um planejamento experimental, a fim de verificar alguns fatores que possam influenciar na adsorção dos metais no adsorvente, o ajuste por meio de isotermas de adsorção do sistema mono e bicomponente, e finalmente, a aplicação deste sistema no tratamento de efluentes reais de indústrias da região de Goiânia. O estudo de novos materiais adsorventes no tratamento de efluentes contaminados é de fundamental importância, visto que cada dia mais tem se verificado um maior crescimento na indústria brasileira que geram efluentes contendo substâncias tóxicas e em contrapartida verifica-se também uma maior preocupação pelo uso irregular da água. Efluentes tratados podem ser reutilizados em alguns setores do processo industrial diminuindo o uso de água potável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Coordenador / Indianara Conceição Ostroski - Integrante / Taísa Melo de Campos - Integrante / Uaitã Pires do Nascimento - Integrante / Daniel de Almeida Soares - Integrante / Daniela Dering da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
Desenvolvimento de sistemas de purificação de água pela adsorção de chumbo, cádmio e crômio em biomassa da casca de pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
Descrição: O presente projeto consiste no estudo da capacidade adsorção dos metais chumbo, cádmio e crômio na casca do pequi (Caryocar brasiliense Camb.), planta típica do cerrado brasileiro. Pretende-se realizar testes cinéticos para avaliar o tempo necessário para que o sistema atinja o equilíbrio de adsorção, um planejamento experimental, a fim de verificar alguns fatores que possam influenciar na adsorção, e finalmente, a aplicação em sistema de colunas de leito-fixo, das melhores condições encontradas em sistema batelada. O estudo de novos materiais adsorventes no tratamento de efluentes contaminados é de fundamental importância, visto que cada dia mais tem se verificado um maior crescimento na indústria brasileira que geram efluentes contendo substâncias tóxicas e em contrapartida verifica-se também uma maior preocupação pelo uso irregular da água. Efluentes tratados podem ser reutilizados em alguns setores do processo industrial diminuindo o uso de água potável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Coordenador / Diana Lara Freitas Mota - Integrante / Carlos José Silva Filho - Integrante / Vinicius Pereira de Mesquita - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Goiás - Outra.
2005 - 2007
Biossorção de Cromo(III) e Níquel(II) em um Sistema Contínuo com Coluna de Leito Fixo pela Biomassa de Alga Marinha Sargassum filipendula
Descrição: Este projeto objetiva o tratamento avançado de elfuentes líquidos, utilizando processos de biossorção dos metais cromo e níquel por biomassa da alga marinha Sargassum filipendula.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Integrante / Edson Antônio da Silva - Integrante / Eneida Sala Cossich - Integrante / Célia Regina Granhen Tavares - Coordenador / Marcelo Fernandes Vieira - Integrante / Alessandra Zacarias dos Santos - Integrante / José Maximiniano Candido Neto - Integrante / Cláudia Telles Benatti - Integrante / Pedro Augusto Arroyo - Integrante / Eduardo Falabella SousaAguiar - Integrante / Maria Angélica Simões Dornellas de Barros - Integrante / Márcia Regina Fagundes Klen - Integrante / Márcia Terezinha Veit - Integrante.Financiador(es): Governo do Estado do Paraná - Auxílio financeiro.
2002 - 2005
Avaliação da Toxicidade de metais em ambientes aquáticos naturais através de bioensaio utilizando Allium cepa
Descrição: O presente trabalho será realizado em estufa, utilizando a cebola comum (Allium cepa) como indicador da toxicidade dos metais Cd, Cu, Zn e Cr em amostras de água em um ponto do rio Toledo, localizado no oeste do Paraná. Serão utilizados copos plásticos de 200 ml, onde serão cultivadas as cebolas de tamanho padronizado entre 3,5 a 4,0 cm por cinco dias. Após serão feitas as medidas do comprimento médio das raízes para verificar o efeito da inibição do crescimento devido à presença dos metais. As coletas de água serão realizadas trimestralmente por um período de um ano. Serão montadas duas séries para cada metal, a primeira com 10 concentrações conhecidas ( 0 - 25 mg/L) dos referidos metais em 10 réplicas e a outra com 15 amostras de água: 5 delas diluídas, uma amostra controle (água do rio pura) e 10 enriquecidas nas concentrações entre 0 e 25 mg/L com os mesmos metais, também em 10 réplicas, perfazendo um total de 1000 amostras. A água de diluição e o controle serão água destilada com cloreto de sódio numa concentração de 175 mg/L para minimizar o efeito osmótico. Os resultados obtidos nas duas séries serão comparados para estabelecer uma relação entre o comprimento da raiz e a concentração dos metais. O bioteste será adaptado para aplicação de programas de educação ambiental para o ensino médio na rede educativa da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Integrante / Soraya Moreno Palácio - Integrante / Carlos Eduardo Zacarkim - Integrante / Evandro Kléber Lorenz - Integrante / Fernando Rodolfo Espinoza-Quiñones - Coordenador / Dilcemara Cristina Zenatti - Integrante / Fábio Leandro Rossi - Integrante / Raquel Manozzo Galante - Integrante / Nickeli Rossi - Integrante / Márcia de Almeida Rizzutto - Integrante / Manfredo Harri Tabaknicks - Integrante / Almabrouk Mansor Abogderah - Integrante / Iara Rocha Antunes Pereira - Integrante / Paola SEckler Ketzer - Integrante.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Cooperação.
2001 - 2004
Determinação de metais pesados em águas do rio Toledo usando a técnica XRF
Descrição: A pesquisa envolve o monitoramento da concentrações de elementos traço nas águas do rio Toledo. As amostras foram coletadas mensalmente em 7 pontos críticos ao longo do rio, que vai desde a nascente até a foz no rio São Francisco-PR. O Trabalho está sendo feito em colaboração entre os Grupos de Monitoramento e Controle da Poluição da UNIOESTE/Campus de Toledo e o Grupo de Física Aplica do IF-USP/SP. Parte das análises já foram feitas no projeto submetido ao LNLS (XRF 1055/01) pelo prof. Manfredo H. Tabacniks. Foram obtidos ressultados preliminares dos metais pesados contidos nas águas do rio Toledo. Os resultados mostraram que entre os meses de dezembro 2001 e maio de 2002, dependendo da estação, houve aumento acima dos valores permitidos pela legislação. A continuação das análise dos meses (junho a novembro 2002) subsequentes é pra fechar o ciclo hidrológico do rio. Os dados fornecidos pela técnica TXRF permitiram indicar as fontes poluidoras e o períodos de maior incidências desses focos e tentar reverter esta situação com aplicação de politícas de gestão da bacia...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Araceli Aparecida Seolatto - Integrante / Soraya Moreno Palácio - Integrante / Carlos Eduardo Zacarkim - Integrante / Evandro Kléber Lorenz - Integrante / Fernando Rodolfo Espinoza-Quiñones - Coordenador / Dilcemara Cristina Zenatti - Integrante / Manfredo Harri Tabaknicks - Integrante / Nemitala Added - Integrante.Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Cooperação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, ROWANDER A2018MOURA, ROWANDER A ; SEOLATTO, ARACELI A ; DE OLIVEIRA FERREIRA, MARIA E ; FREITAS, FERNANDA F . The adsorption study of Royal Blue Tiafix and Black Tiassolan dyes using bone char as adsorbent. ADSORPTION SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 1, p. 026361741875977-21, 2018.

2.
SEOLATTO, A. A.2014SEOLATTO, A. A.; MARTINS, T. D. ; BERGAMASCO, R. ; TAVARES, C. R. G. ; COSSICH, E. S. ; SILVA, E. A. DA . Biosorption study of Ni2+ and Cr3+ by Sargassum filipendula: kinetics and equilibrium. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 31, p. 211-227, 2014.

3.
SILVA, K. A.2013SILVA, K. A. ; GODOY, P. H. M. ; CARDOSO, J. F. ; MENDES, T. P. P. ; SEOLATTO, A. A. ; FREITAS, F. F. . Study of Orange Bagasse Digestibility by Chemical Pretreatments. Chemical Engineering Transactions, v. 35, p. 1045-1050, 2013.

4.
SOARES, DANIEL DE A.2013SOARES, DANIEL DE A. ; Seolatto, Araceli A. ; CAMPOS, TAÍSA DE M. ; DO NASCIMENTO, UAITÃ P. . Adsorption study of Ni(II) and Zn(II) by activated bone char residue. Water Science and Technology, v. 68, p. 1837-1843, 2013.

5.
SEOLATTO, A. A.2012SEOLATTO, A. A.; SILVA FILHO, C. J. ; M, D.L.F. . EVALUATION OF THE EFFICIENCY OF BIOSORPTION OF LEAD, CADMIUM AND CHROMIUM BY THE BIOMASS OF BARK PEQUI FRUIT (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB.). Chemical Engineering Transactions, v. 27, p. 73-78, 2012.

6.
Veit, Márcia Teresinha2009Veit, Márcia Teresinha; Silva, Edson Antonio ; Tavares, Célia Regina Granhen ; Fagundes-Klen, Márcia Regina ; Cunha Gonçalves, Gilberto ; Seolatto, Araceli Aparecida ; Lima Vaz, Luiz Gustavo . Biosorption of nickel(II) ions by using chemically pre-treated Sargassum filipendula biomass in a fixed bed column. World Journal of Microbiology & Biotechnology, v. 25, p. 1849-1856, 2009.

7.
Seolatto, Araceli Aparecida2009Seolatto, Araceli Aparecida; Tavares, Célia Regina ; Cossich, Eneida Sala ; Silva, Edson Antonio da ; Guedes, Terezinha Aparecida . Planejamento experimental estatístico para a otimização das condições em batelada de dessorção de níquel da alga marinha Sargassum filipendula. Acta Scientiarum. Technology (Online), v. 31, p. 207-214, 2009.

8.
Seolatto, Araceli Aparecida2009Seolatto, Araceli Aparecida; Câmara, Maurício Melo ; Tavares, Célia Regina ; Cossich, Eneida Sala ; Silva, Edson Antonio da . Remoção de níquel(II) de soluções aquosas pela biomassa <em>Sargassum filipendula</em> em múltiplos ciclos de sorção-dessorção. Acta Scientiarum. Technology (Online), v. 31, p. 57-64, 2009.

9.
Seolatto, Araceli A.2009Seolatto, Araceli A.; Câmara, Maurício M. ; Cossich, Eneida S. ; Tavares, Célia R. G. ; Silva, Edson A. . Zinc(II) desorption by Sargassum filipendula biomass in batch and in fixed-bed column for multiple sorption-regeneration cycles. Water Science and Technology, v. 60, p. 357-362, 2009.

10.
SEOLATTO, A. A.;Seolatto, Araceli A.;SEOLATTO, ARACELI A2007SEOLATTO, A. A.; VEIT, M. T. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. ; PONTEL, E. A. G. . Batch and column removal of nickel from aqueous solutions using the Sargassum filipendula brown marine macroalgae. Acta Scientiarum. Technology (Impresso), v. 2, p. 157-163, 2007.

11.
GALANTE, Raquel Manozzo2005GALANTE, Raquel Manozzo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; ZENATTI, Dilcemara Cristina ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; ROSSI, Nickeli . Correlation between heavy metal ions (copper, zinc, lead) concentrations and root lenght of Allium Cepa L. in polluted river water. Arquivos de Biologia e Tecnologia, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SEOLATTO, A. A.; REIDEL, A. ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; FAGUNDES, M. R. S. ; KLAHOLD, A. . Qualidade da água de viveiros utilizados na região oeste do Paraná. In: J. Eurico P. Cyrino; Elisabeth Criscuolo Urbinati. (Org.). XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. : , 2003, v. 2, p. 39-45.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, F. F. ; SEOLATTO, A. A. ; MENDES, T. P. P. . HIDRÓLISE ÁCIDA DO BAGAÇO DE MARACUJÁ VISANDO A OBTENÇÃO DE AÇÚCARES FERMENTESCÍVEIS. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015, Fortaleza. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015.

2.
FREITAS, F. F. ; SEOLATTO, A. A. ; MACEDO, L. C. V. . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A HIDRÓLISE ÁCIDA E ENZIMÁTICA DO ABACAXI APÓS PRÉ-TRATAMENTO COM PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015, Fortaleza. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015.

3.
SEOLATTO, A. A.; FREITAS, F. F. ; MENDES, T. P. P. ; SILVA NETO, E. M. . Comparação no rendimento de pré-tratamentos na hidrólise do bagaço de abacaxi para produção de biocombustíveis. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

4.
CARDOSO, J. F. ; SILVA, K. A. ; GODOY, P. H. M. ; SEOLATTO, A. A. . Produção de bioetanol a partir do bagaço da laranja. In: X Congresso Brasileiro de Engenharia Química IC 2013, 2013, Vassouras-RJ. X Congresso Brasileiro de Engenharia Química IC 2013, 2013.

5.
CAMPOS, T. M. ; SOARES, D. A. ; SEOLATTO, A. A. . Estudo da Adsorção de Níquel e Zinco em Carvão de Osso de Boi através de Planejamento Estatístico Fatorial. In: IX Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFG, 2012, Goiânia. IX Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFG, 2012.

6.
SEOLATTO, A. A.; M, D.L.F. ; SILVA FILHO, C. J. . Remoção de Chumbo, Cádmio e Cromo de soluções Aquosas por meio da Casca de Pequi- Modelagem por meio de Isotermas de Adsorção. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Buzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

7.
NASCIMENTO, U. P. ; ROSA, C.A. ; CAMPOS, T. M. ; SOARES, D. A. ; SEOLATTO, A. A. . Estudo da Modelagem da Cinética de Adsorção de Zinco em Carvão de Osso de Boi. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Buzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

8.
SOARES, D. A. ; CAMPOS, T. M. ; NASCIMENTO, U. P. ; SEOLATTO, A. A. . Estudo da Adsorção de Níquel e Zinco por meio do Carvão de Osso de Boi. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Buzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

9.
CAMPOS, T. M. ; SOARES, D. A. ; NASCIMENTO, U. P. ; SEOLATTO, A. A. . Estudo da Adsorção de Níquel e Zinco por Meio do Carvão de Osso de Boi através de Planejamento Estatístico Fatorial 2³. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Buzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

10.
SILVA FILHO, C. J. ; M, D.L.F. ; SEOLATTO, A. A. . Avaliação da eficiência da adsorção de chumbo, cádmio e crômio pela biomassa da casca do pequi. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

11.
M, D.L.F. ; SILVA FILHO, C. J. ; SEOLATTO, A. A. . Determinação da capacidade máxima de adsorção de chumbo na casca do pequi por meio da confecção de isotermas de adsorção. In: VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex 2011, 2011, Goiânia. VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex 2011, 2011.

12.
SEOLATTO, A. A.; CÂMARA, M. M. ; OLIVEIRA, J. S. ; TAVARES, C. R. G. ; COSSICH, E. S. . Remoção Binária dos Metais Níquel e Zinco de efluentes sintéticos pela biomassa Sargassum Filipendula em múltiplos ciclos de sorção-dessorção. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. COBEQ, 2010.

13.
SILVA FILHO, C. J. ; MESQUITA, V.P. ; M, D.L.F. ; SEOLATTO, A. A. . Avaliação da Influência de pré-tratamentos em biomassas de cascas de frutas na adsorção de cobre. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. COBEQ 2010, 2010.

14.
MESQUITA, V.P. ; M, D.L.F. ; SILVA FILHO, C. J. ; SEOLATTO, A. A. . Avaliação da capacidade de adsorção de chumbo em cascas de frutas comuns do cerrado brasileiro. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. COBEQ 2010, 2010.

15.
CÂMARA, M. M. ; OLIVEIRA, J. S. ; SEOLATTO, A. A. ; TAVARES, C. R. G. . Utilização de biomassa no tratamento efluentes industriais contendo zinco em múltiplos ciclos de adsorção-dessorção. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2009, Uberlândia. Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2009.

16.
CÂMARA, M. M. ; OLIVEIRA, J. S. ; SEOLATTO, A. A. ; TAVARES, C. R. G. . Tratamento de efluentes industriais contendo níquel por meio de biomassa em múltiplos ciclos de adsorção-dessorção. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2009. Congresso Brasileiro de Engenharia Química.

17.
SEOLATTO, A. A.; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Removal and recovery of nickel using nonliving biomass of the Sargassum filipendula marine algae. In: 1st International Congress. on Green Process Engineering, 2007, Toulouse. Récents Progrès en Génie des Procédés. Paris: SFGP, 2007.

18.
SEOLATTO, A. A.; CÂMARA, M. M. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Utilização da alga Sargassum filipendula em múltiplos ciclos de sorção-dessorção em colunas de leito fixo. In: Uso e Reuso de Águas Residuárias e Salinas, 2007, Viçosa. Uso e Reuso de Águas Residuárias e Salinas, 2007.

19.
CÂMARA, M. M. ; SEOLATTO, A. A. ; TAVARES, C. R. G. . Remoção e Recuperação de Níquel e Zinco de Soluções Aquosas Binárias Utilizando a Alga Marinha Sargassum Filipendula em Múltiplos Ciclos de Adsorção-Dessorção. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007, Maringá. XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007.

20.
SEOLATTO, A. A.; CÂMARA, M. M. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. . Planejamento experimental estatístico para a otimização das condições em batelada de dessorção de níquel da alga marinha Sargassum filipendula. In: I Simpósio de Engenharia Química, 2007, Maringá. I Simpósio de Engenharia Química, 2007.

21.
SEOLATTO, A. A.; CÂMARA, M. M. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. . Reutilização da biomassa Sargassum filipendula em ciclos sequenciais de biossorção-dessorção em coluna de leito-fixo para a remoção de Zn(II) de Soluções Aquosas. In: I Simpósio de Engenharia Química, 2007, Maringá. I Simpósio de Engenharia Química, 2007.

22.
CÂMARA, M. M. ; SEOLATTO, A. A. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. . Remoção de níquel através da biossorção pela alga marinha Sargassum filipendula em dez ciclos consecutivos de biossorção-dessorção em colunas de leito-fixo. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2007, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2007.

23.
SEOLATTO, A. A.; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Tratamento de efluentes de galvanoplastia através da biossorção em batelada dos metais cromo (III) e níquel (II) utilizando a alga marinha Sargassum filipendula. In: 6º Encontro Brasileiro de Adsorção, 2006, Maringá. 6º Encontro Brasileiro de Adsorção, 2006.

24.
SEOLATTO, A. A.; VEIT, M. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Biosorption of nickel(II) by Sargassum sp. biomass. In: 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering, 2005, Rio de Janeiro. 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering, 2005.

25.
SEOLATTO, A. A.; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Chromium (III) Biosorption by Pre-treated Sargassum filipendula Biomass in Batch System. In: VIII Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2005, Maringá. VIII Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2005.

26.
VEIT, M. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. ; COSSICH, E. S. ; SEOLATTO, A. A. ; PONTEL, E. A. G. . Nickel (II) dynamics sorption by pre-treated Sargassum filipendula biomass in a fixed bed column. In: 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering, 2005, Costa Verde. 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering, 2005.

27.
GALANTE, Raquel Manozzo ; ROSSI, Nickeli ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; ZENATTI, Dilcemara Cristina . Correlação entre a concentração de metais dissolvidos e o comprimento das raízes de Allium Cepa cultivadas em água de Rio enriquecida com metais. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba-PR. XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003.

28.
ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; Rizzutto, M. A. ; Tabakniks, M. H. ; Added, N. ; Liguori Neto, R. ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; ZENATTI, Dilcemara Cristina . Elementos-Traço em Água do Rio Toledo Usando a Técnica PIXE. In: II Jornada Científica da Unioeste, 2003, Toledo. II Jornada Científica da Unioeste, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. B. ; MACEDO, L. C. V. ; SEOLATTO, A. A. . OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES TOTAIS (ART) A PARTIR DO BAGAÇO DE FRUTAS. In: 12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2015, Goiânia-Goiás. 12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PALÁCIO, Soraya Moreno ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; REIDEL, A. ; Welter, R. A. ; Rossi, F. L. ; Obregón, C. L. . Qualidade da água e peixes do lago municipal Diva Paim Barth no Município de Toledo. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis. VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004.

2.
LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; ZENATTI, Dilcemara Cristina ; Rossi, F. L. ; Welter, R. A. ; Menti, M. ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Redução da carga poluidora em dejetos de suínos a partir da inoculação de microorganismos. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu -PR. XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003.

3.
ZENATTI, Dilcemara Cristina ; GALANTE, Raquel Manozzo ; ROSSI, Nickeli ; SEOLATTO, A. A. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Monitoramento do pH, carbono orgânico total, fósforo total e nitrogênio total em sediemntos do Rio Toledo no período de dezembro de 2001 a novembro de 2002.. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu-PR. XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003.

4.
ZACARKIM, Carlos Eduardo ; LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; ZENATTI, Dilcemara Cristina ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Bioensaio de Allium Cepa para avaliação da toxidade em ambientes aquáticos enriquecidos com metais. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu-PR. XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003.

5.
ZENATTI, Dilcemara Cristina ; SEOLATTO, A. A. ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; LORENZ, Evandro Kléber ; Adams, V. . Tratamento dos Efluentes Contendo Metais Pesados Provenientes dos Laboratórios de Química da Unioeste - Campus de Toledo. In: I Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & V Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2003, Toledo. I Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & V Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2003.

6.
LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; REIDEL, A. ; Obregón, C. L. ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo . Avaliação da Contaminação por Metais em Peixes, Água e Sedimentos do Lago Municipal Diva Paim Barth no Município de Toledo - PR. In: VI Semana de Química, 2003, Toledo. VI Semana de Química, 2003.

7.
SEOLATTO, A. A.; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; LORENZ, Evandro Kléber ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Uso das Técnicas Espectrométricas PIXE e TXRF na Determinação de Metais Pesados a Níveis de Traços em Águas do Rio Toledo. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003.

8.
SEOLATTO, A. A.; REIDEL, A. ; FAGUNDES, M. R. S. ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Estudo das Variações Abióticas em Viveiros Utilizados na Aqüicultura na Região Oeste do Paraná. In: XII Simósio Brasileiro de Aqüicultura, 2002, Goiânia. XII Simósio Brasileiro de Aqüicultura, 2002.

9.
SEOLATTO, A. A.; PALÁCIO, Soraya Moreno ; CARDOSO, K. C. ; RICHTER, L.M. . Diagnóstico dos Níveis de Metais em Água no Córrego Guavirá. In: XI Encontro Anual de Iniciação Cientíica, 2002, Maringá. XI Encontro Anual de Iniciação Cientíica, 2002.

10.
SEOLATTO, A. A.; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; LORENZ, Evandro Kléber ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SILVA, E.A. ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; MARTINS, C.V.B. . Técnica Pixe na Detecção de Elementos Traços em Sedimentos do Rio Toledo. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro de Iniciação Científica, 2002.

11.
SEOLATTO, A. A.; PALÁCIO, Soraya Moreno ; RICHTER, L.M. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo . Determinação do Índice de Qualidade da Água (IQA) para o córrego Guavirá. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro de Iniciação Científica, 2002.

12.
LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SILVA, E.A. ; MARTINS, C.V.B. . Detecção de Metais Pesados a Níveis de Traço em Águas do Rio Toledo Usando a Técnica TXRF. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro de Iniciação Científica, 2002.

13.
ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; MARTINS, C.V.B. ; SILVA, E.A. . Comparação entre as Técnicas ED-XRF, TXRF e PIXE na Análise de Metais em Amostras Ambientais. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro de Iniciação Científica, 2002.

14.
SEOLATTO, A. A.; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; LORENZ, Evandro Kléber ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; SILVA, E.A. ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; MARTINS, C.V.B. . Trace Elements in Sediments and Water of the Toledo River Using PIXE and TXRF Techniques. In: XXV Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil, 2002, São Pedro-SP. XXV Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil, 2002. p. 60-60.

15.
SEOLATTO, A. A.; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; LORENZ, Evandro Kléber ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; SILVA, E.A. ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; MARTINS, C.V.B. . TXRF Studies in Water of Toledo River. In: I Encontro Sul-Americano de Colisões Inelásticas da Matéria, 2002, Gramado. I Encontro Sul-Americano de Colisões Inelásticas da Matéria, 2002. p. 33-33.

16.
SEOLATTO, A. A.; REIDEL, A. ; FAGUNDES, M. R. S. . Acompanhamento de variáveis físico-químicas em tanques de piscicultura em uma propriedade do Oeste do Paraná. In: I ENCONTRO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, 2001, Toledo. I ENCONTRO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, 2001.

17.
SEOLATTO, A. A.; CARDOSO, K. C. ; TAVARES, C. R. ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; FAGUNDES, M. R. S. . Aspectos Limnológicos da qualidade das áreas críticas - Rio Toledo, determinados através de parâmetros físico-químicos da água. In: I WORKSHOP EM GESTÃO AMBIENTAL, 2000, Toledo. I WORKSHOP EM GESTÃO AMBIENTAL. Cascavel: Pró-reitoria de extensão da Unioeste, 2000. p. 45-45.

Apresentações de Trabalho
1.
CÂMARA, M. M. ; SEOLATTO, A. A. ; TAVARES, C. R. G. . Remoção e Recuperação de Níquel e Zinco de Soluções Aquosas Binárias Utilizando a Alga Marinha Sargassum filipendula em Múltiplos Ciclos de Biossorção-Dessorção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CÂMARA, M. M. ; SEOLATTO, A. A. ; TAVARES, C. R. G. ; COSSICH, E. S. . Utilização da Alga Marinha Sargassum filipendula na Remoção de Níquel em Múltiplos Ciclos de Sorção-Dessorção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SEOLATTO, A. A.; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Removal and Recovery of Nickel Using Nonliving Biomass of the Sargassum filipendula Marine Algae. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SEOLATTO, A. A.; CÂMARA, M. M. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Utilização da Alga Sargassum filipendula em múltiplos ciclos de sorção-dessorção em colunas de leito fixo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SEOLATTO, A. A.; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Tratamento de efluentes de galvanoplastia através da biossorção em batelada dos metais cromo(III) e níquel(II) utilizando a alga marinha Sargassum filipendula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SEOLATTO, A. A.; VEIT, M. ; COSSICH, E. S. ; TAVARES, C. R. G. ; SILVA, E.A. . Biosorption of Nicke(II) by Sargassum sp. Biomass. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GALANTE, Raquel Manozzo ; ROSSI, Nickeli ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; ZENATTI, Dilcemara Cristina . Correlação entre a Concentração de Metais Dissolvidos e o Comprimento das Raízes de Allium Cepa L. Cultivadas em Água Enriquecida com Metais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PALÁCIO, Soraya Moreno ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; Welter, R. A. ; Rossi, F. L. ; REIDEL, A. ; Obregón, C. L. . Qualidade da Água e Peixes do Lago Municipal Diva Pain Barth no Município de Toledo-PR. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SEOLATTO, A. A.; LORENZ, Evandro Kléber ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Uso das técnicas espectofotométicas Pixe e TXRF na determinação de metais pesados a níveis de traços em águas do Rio Toledo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SEOLATTO, A. A.; PALÁCIO, Soraya Moreno ; LORENZ, Evandro Kléber ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo . Redução da carga poluidora em dejetos de suínos a partir da inoculação de microrganismos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SEOLATTO, A. A.; PALÁCIO, Soraya Moreno ; RICHTER, L.M. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo . Determinação do índice de qualidade de água para o Córrego Guavirá. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ZACARKIM, Carlos Eduardo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; ZENATTI, Dilcemara Cristina ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo . Bioensaio de Raízes de Allium Cepa para a Avaliação da Toxicidade em Ambientes Aquáticos Enriquecidos com Metais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ZENATTI, Dilcemara Cristina ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; SEOLATTO, A. A. . Monitoramento do pH, Carbono Orgânico Total, Fósforo Total e Nitrogênio Total em Sedimentos do Rio Toledo no Período de Dezembro de 2001 à Novembro de 2002. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ZENATTI, Dilcemara Cristina ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; Adams, V. ; LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. . Tratamento de Efluentes Contendo Metais Pesados Provenientes dos Laboratórios de Química da Unioeste Campus de Toledo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SEOLATTO, A. A.; REIDEL, A. ; FAGUNDES, M. R. S. ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Estudo das variações abióticas em viveiros utilizados na aqüicultura na região oeste do Paraná. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SEOLATTO, A. A.; LORENZ, Evandro Kléber ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SILVA, E.A. ; MARTINS, C.V.B. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Técnica Pixe na detecção de elementos traços em sedimento do Rio Toledo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SEOLATTO, A. A.; CARDOSO, K. C. ; RICHTER, L.M. ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Diagnóstico dos níveis de metais em água no Córrego Guavirá. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SEOLATTO, A. A.; RICHTER, L.M. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Determinação do Índice de Qualidade de Água (IQA) para o Córrego Guavirá. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; UCCI, P.A. ; SILVA, E.A. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Comparação Entre as Técnicas ED-XRF, TXRF e PIXE na Análise de Metais em Amostras Ambientais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LORENZ, Evandro Kléber ; SEOLATTO, A. A. ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; MARTINS, C.V.B. ; SILVA, E.A. ; ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno . Detecção de Metais Pesados a Níveis de Traço em Águas do Rio Toledo Usando a Técnica TXRF. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; SILVA, E.A. ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SEOLATTO, A. A. ; LORENZ, Evandro Kléber ; MARTINS, C.V.B. ; Rizzutto, M. A. ; Tabakniks, M. H. ; Added, N. ; LIGUORI NETO, R. ; POLI, V.S. ; BARBOSA, M. D. L. . Trace Elements in Sediments and Water of the Toledo River Using PIXE and TXRF Techniques. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ESPINOZA-QUIÑONES, Fernando Rodolfo ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; SILVA, E.A. ; ZACARKIM, Carlos Eduardo ; SEOLATTO, A. A. ; UCCI, P.A. . TXRF Studies in Water of Toledo River. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SEOLATTO, A. A.; REIDEL, A. ; FAGUNDES, M. R. S. . Acompanhamento de variáveis físico-químicas em tanques de piscicultura em uma propriedade do oeste do Paraná. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SEOLATTO, A. A.; CARDOSO, K. C. ; TAVARES, C. R. G. ; PALÁCIO, Soraya Moreno ; FAGUNDES, M. R. S. . Aspectos limnológicos da qualidade das áreas críticas - Rio Toledo, determinados através de parâmetros físico-químicos da água. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SEOLATTO, A. A.; OSTROSKI, I.C.; OLIVEIRA, S. B.. Participação em banca de Daniel de Almeida Soares. Estudo da Adsorção de Níquel e Zinco por meio do Carvão Ativado de Osso de Boi. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ANTONIOSI Fº, N.R.; CASTRO NETO, P.; SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Julião Pereira. Remoção de Pesticidas em água utilizando adsorventes a base de bora de café. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FRANCO, P.E.; VEIT, M. T.; SILVA, E.A.; SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Pietro Escobar Franco. Remoção de Metais pesados utilizando resina Amberlite IR 120 em sistema batelada. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
SEOLATTO, A. A.; ROSA, C.A.; OSTROSKI, I.C.. Participação em banca de Daniel de Almeida Soares. Estudo da Adsorção de Ni e Zn por meio do Carvão de Osso de Boi. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ANTONIOSI Fº, N.R.; LELES, M. I. G.; SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Julião Pereira. Renoval of organochlorine pesticides in water through sorption in coffee grounds. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Ariene Jamile Queiroz de Souza.Tratamento anaeróbio de vinhaça em reator plugflow preenchido com pedras de calcário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Eliane Travaglia Mendes.Extração de óleo para produção de Biodiesel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Andressa Lozano de Oliveira.Avaliação das alterações de macronutrientes no perfil de um solo arenoso cultivado com guandu com aplicação de vinhaça in natura e tratada anaerobiamente com pedras de calcário dolomítico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SEOLATTO, A. A.; ABREU, C.R.A.; REIS, M.H.M.. Concurso para professor adjunto. 2010. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd International Conference Industrial Biotechnology. Evaluation of the Efficiency of Biosorption of Lead, Cadmium and Chromium by the Biomass of Pequi Fruit Skin (Caryocar brasiliense Camb.). 2012. (Congresso).

2.
VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2012. (Congresso).

3.
XIV Encontro Brasileiro sobre o Ensino em Engenharia Química.Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Goiás. 2012. (Encontro).

4.
XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Remoção de Chumbo, Cádmio e Cromo de soluções Aquosas por meio da Casca de Pequi- Modelagem por meio de Isotermas de Adsorção. 2012. (Congresso).

5.
IX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Iniciação Científica. 2011. (Congresso).

6.
Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Remoção binária dos metais níquel e zinco de efluentes sintéticos pela biomassa Sargassum Filipendula em múltiplos ciclos de sorção-dessorção. 2010. (Congresso).

7.
Cobeq - IC. 2009. (Congresso).

8.
Semana da Química. 2009. (Outra).

9.
IV Workshop sobre Gestão e Reuso de Água na Indústria.Estudo da adsorção-dessorção em batelada e em colunas de leito-fixo para a remoção de zinco de efluentes sintéticos. 2008. (Outra).

10.
Workshop de Uso e Reuso de Águas Residuárias e Salinas.Utilização da alga Sargassum filipendula em múltiplos ciclos de sorção-dessorção em colunas de leito fixo. 2007. (Outra).

11.
6º Encontro Brasileiro de Adsorção.Tratamento de Efluentes de Galvanoplastia através da biossorção em batelada dos metais cromo(III) e níquel(II) utilizando a alga marinha Sargassum filipendula. 2006. (Encontro).

12.
XXXII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. 2006. (Congresso).

13.
I Semana do Meio Ambiente.I Semana do Meio Ambiente. 2003. (Simpósio).

14.
XII Encontro Anual de Iniciação Científica.XII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).

15.
XI Encontro Anual de Iniciação Científica.XI Encontro Anual de Iniciação Científica. 2002. (Encontro).

16.
XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura.XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. 2002. (Simpósio).

17.
Cursos de Informática para os Acadêmicos do Curso de Engenharia Química.Cursos de Informática para os Acadêmicos do Curso de Engenharia Química. 2001. (Outra).

18.
I Encontro em Ciência , Tecnologia e Educação da Região Oeste do Paraná (VII Semana de Engenharia Química e IV Semana de Quimica Licenciatura),.I Encontro em Ciência , Tecnologia e Educação da Região Oeste do Paraná (VII Semana de Engenharia Química e IV Semana de Quimica Licenciatura). 2001. (Encontro).

19.
O Sistema APPCC/HACCP e a Indústria de Alimentos,.O Sistema APPCC/HACCP e a Indústria de Alimentos. 2001. (Seminário).

20.
I Seminário Regional em Ciência e Tecnologia de Alimentos e VI Semana de Engenharia Química.I Seminário Regional em Ciência e Tecnologia de Alimentos e VI Semana Acadêmica de Engenharia. 2000. (Seminário).

21.
I Workshop em Gestão Ambiental.I Workshop em Gestão Ambiental. 2000. (Simpósio).

22.
Seminário para o Desenvolvimento Regional - Cadeias Produtivas - Agropolo Oeste,.Seminário para o Desenvolvimento Regional - Cadeias Produtivas - Agropolo Oeste. 2000. (Seminário).

23.
Curso Básico de Instalações Elétricas.Curso Básico de Instalações Elétricas. 1999. (Outra).

24.
V Semana de Engenharia Química e II Semana de Engenharia de Pesca. V Semana de Engenharia Química e II Semana de Engenharia de Pesca. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Thiago Ruiz Zimmer. ADSORÇÃO E BIOFILTRAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS CONTENDO OS PESTICIDAS METOMIL E IMIDACLOPRIDO EM BIOMASSA LIGNOCELULÓSICA. Início: 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thais Pontes Pereira Mendes. ESTUDO DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES TOTAIS (ART) A PARTIR DO BAGAÇO DE FRUTAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

2.
Lorena Costa Vasconcelos. Reaproveitamento de Rejeitos da Indústria do Suco para obtenção de bioetanol de 2a Geração. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

3.
Rowander Alexandre Moura. Reaproveitamento de Rejeitos da Indústria do Suco para o tratamento de Efluentes Coloridos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

4.
Daniel de Almeida Soares. Estudo da Adsorção de Ni e Zn por meio do Carvão Ativado de Osso de Boi. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

Tese de doutorado
1.
Thais Pontes Pereira Mendes. Produção de biocombustíveis a partir de resíduos da indústria do suco. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Guimarães Silva. Adsorção do corante azul royal pelo carvão ativado Bonechar: uma análise das condições de adsorção.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

Iniciação científica
1.
Mariana Bisinotto Pereira. Produção de bioetanol a partir do bagaço da laranja, maracujá, manga e abacaxi.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

2.
Jessika Fernandes Cardoso. Estudo de adsorção do corante RBBR (Remazol brilliant blue R) em biomassa do bagaço da laranja. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

3.
Pedro Henrique Machado Godoy. Produção de bioetanol a partir do bagaço da laranja. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

4.
Daniela Dering de Lima Silva. Estudo e modelagem da cinética de adsorção de níquel por meio de carvão de osso de boi. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

5.
Karoline Alves da Silva. Produção de bioetanol a partir do bagaço da laranja. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

6.
Taísa de Melo Campos. Estudo e modelagem da cinética de adsorção de zinco por meio de carvão de osso de boi. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

7.
Taísa de Melo Campos. Estudo da Adsorção de Níquel e Zinco em Carvão de Osso de Boi através de Planejamento Estatístico Fatorial. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

8.
Uaitã Pires do Nascimento. Avaliação da capacidade de adsorção de níquel e zinco em carvão de osso de boi por meio de isotermas de adsorção. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

9.
Jessika Fernandes Cardoso. Produção de combustíveis a partir de resíduos da indústria do suco. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

10.
Mariana Bisinotto Pereira. Produção de combustíveis a partir de resíduos da indústria do suco. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

11.
Carlos José da Silva Filho. Avaliação da eficiência da adsorção de chumbo pela biomassa da casca do pequi. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

12.
Diana Lara Freitas Mota. Determinação da capacidade máxima de adsorção de chumbo, crômio e cádmio na casca do pequi por meio da confecção de isotermas de adsorção. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.

Orientações de outra natureza
1.
Eliseu Macedo Silva Neto. Produção de bioetanol a partir do bagaço da laranja (Citrus Sinensis). 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Araceli Aparecida Seolatto.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 21:43:38