Lucilene da Silva Paes

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  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2011). É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas atuando na graduação no ensino de botânica em Fundamentos de Biologia.Na pós graduação atua no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico na linha II a qual desenvolve recursos didáticos para o ensino tecnológico na região amazônica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucilene da Silva Paes
Nome em citações bibliográficas
Paes, L. S.;PAES, L.S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Agronomia Tropical.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: ASPECTOS ESTRUTURAIS DE Costus spicatus (Jacq.) Sw. (pobre-velho), Stachytarpheta cayennensis (Rich.) Vahl (gervão), Ayapana triplinervis (M.Vahl) R.M.King & H.Rob. (japana) NUMA PERSPECTIVA MICOLÓGICA E FITOQUÍMICA, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Sílvia de Mendonça.
Palavras-chave: anatomia.
Grande área: Ciências Agrárias
2002 - 2004
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: Aspectos anatômicos e etnofarmacológicos de Bonamia ferruginea (Choisy) Hallier f. (Convolvulaceae),Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Silvia de Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
1997 - 2001
Graduação em Lincenciatura Plena Em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
curso de Capacitação em Educação a Distância. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2016 Ministrou no curso de Ciências Biológicas as seguintes disciplinas Anatomia Vegetal 60h 2016.1 Sistemática de Criptogamas 40h 2016.1 Sistemática de Vegetais Superiores 60h2016.2 Fisiologia dos Vegetais 60h 2016.2


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia Vegetal
2014 - Atual
Ensino, Mestrado profissional em Ensino Tecnológico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Uso de Recursos Naturais Amazônicos no Ensino
06/2006 - 06/2009
Pesquisa e desenvolvimento , FAPEAM, .

06/2006 - 06/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientações de Monografia nos cusos de Ciências Biológicas
06/2005 - 06/2009
Estágios , IFAM, .

Estágio realizado
Orientações de Estagio Supervisonado nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas.
02/2005 - 06/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eatudo das Células
Biologia Aplicada
Microbiologia
Vegetais Inferiores e Intermediarios
Vegetais Superiores
Fisiologia Vegetal

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO AMAZONAS, CEFET-AM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40

Atividades

7/2004 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora de Vegetais Superiores e Inferiores; Fisiologia Vegetal ; Microbiologia
03/2006 - 12/2006
Direção e administração, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Ciências Biológicas.
6/2006 - 10/2006
Ensino, Microbiologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Micologia I e MIcologia II

Instituto nacional de pesquisa do amazonas, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: bolsista Mestrado, Carga horária: 8


Secretaria Estadual de Ensino do Amazonas, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: cotrato temporário, Enquadramento Funcional: contrato temporario, Carga horária: 20

Atividades

2/2001 - 2/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia ; Cências ; Química

Centro Social Nossa Senhora Consolata, CDNSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20

Atividades

2/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências e Matemática

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

03/2002 - 03/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Botânica, .



Linhas de pesquisa


1.
Plantas Medicinais

Objetivo: Identificar potencialidades por meio de estudo anatomico e fitoquimico das espécies medicinais.
2.
Anatomia de Vegetais

Objetivo: Visulização de estruturas celulares de esécies regionais.
3.
Microbiologia

Objetivo: Identificar fungos no interior dos vegetais.
4.
Anatomia Vegetal

Objetivo: Compreender estruturas internas das espécies regionais.
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: anatomia.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO E DOS VEGETAIS NUMA PESPECTIVA TECNOLÓGICA
Descrição: O projeto visa promover processos de ensino na área da botânica considerando osprincípios teórico-epistemológicos que caracterizam o processo investigativo do ensino e da aprendizagem em relação a estrutura, funcionamento e manutenção dos vegetais promovendo a relevância destes para as questões ambientais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Lucilene da Silva Paes - Coordenador / Jean Dalmo de Oliveira Marques - Integrante / Maria Matilde de Carvalho - Integrante / Andréa Pereira Mendonca - Integrante / PAULINO PINHEIRO GAIA - Integrante / LANA BARROS DE MATOS - Integrante / Lourian Almeida Tavares - Integrante / TAYNARA BARROS DE OLIVEIRA - Integrante / Aliny Bezerra de Almeida - Integrante / Jjanio Carlos Ramos Teixeira - Integrante / Silmar Antonio Buchner de Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
Novas perspectivas para o controle microbiano
Descrição: Descrição: Este projeto apresenta o escopo de quatro artigos: o primeiro é resultante do trabalho conjunto com pesquisadores alemães e representa o terceiro de uma série dedicada à ação antimicrobiana de produtos comerciais sobre bactérias causadoras de infecções endodônticas. O segundo apresenta resultados dos estudos anatômicos, histoquímicos e de caracterização de fungos endofíticos de algumas plantas medicinais utilizadas na Amazônia. Esse trabalho permite indicar em que estruturas vegetais são produzidos metabólitos secundários responsáveis por possíveis efeitos terapêuticos dessas espécies. Além disso, a caracterização de fungos endofíticos abre possibilidades de aplicações biotecnológicas e medicinais. O terceiro avalia a ação inibitória de Piper marginatum e Pedilanthus tithymaloides sobre cocos Gram positivos e leveduras. Essas duas espécies medicinais apresentam grande potencial para novas formulações fitoterápicas. O quarto artigo estuda alguns extratos obtidos da amêndoa de Astrocaryum sp. (tucumã). Essa parte do fruto se acumula no ambiente como resíduo da indústria alimentícia. Todos os artigos propostos já possuem resultados consolidados e estão em fase de elaboração. Para a produção desses resultados estão ou estiveram envolvidos diversos bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica PAIC/FAPEAM, orientados por pesquisadores do grupo de pesquisa Produtos Naturais e Antimicrobianos . Como colaboradores externos, convidamos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entendemos que esse trabalho conjunto contribui para a implantação de duas propostas de mestrado: um Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais e Sustentabilidade e um Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, ambos no Instituto Federal do Amazonas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucilene da Silva Paes - Integrante / juliana lucena - Coordenador.
2012 - Atual
Caracterização da atividade antimicrobiana e antibiofilme de extratos fúngicos
Descrição: Descrição: Diferentes extratos resultantes do cultivo de fungos serao submetidos a testes de inibição microbiana para determinar sua ação inibitória direta sobre formas planctônicas e indireta, sobre biofilmes. A atividade antibiofilme será avaliada quanto à capacidade de prevenir sua formação e de removê-lo após sua maturação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2012
Pro-docência :O ensino de botânico por meio de jogos de tabuleiro
Descrição: Projeto voltado para a formação de licenciados - CICLOS.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online)


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Igapó (CEFET-AM)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal/Especialidade: Citologia Vegetal.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal/Especialidade: Morfologia Externa.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, A. C.2017SOARES, A. C. ; MARQUES, J. D. O. ; Paes, L. S. ; AZEVEDO, R. M. . CONHECIMENTOS AGROECOLÓGICOS APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 12, p. 185-204, 2017.

2.
CASAS, L.L.2017CASAS, L.L. ; Paes, L. S. ; Ajuricaba, A. A. L. ; Silva, L.C. T. ; de LUCENA, Juliana Mesquita Vidal Martinez . Aspectos morfo-anatômicos, histoquímicos e micológicos de folhas de Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng.. REVISTA BRASILEIRA DE PLANTAS MEDICINAIS (IMPRESSO), v. 19, p. 42-49, 2017.

3.
Oliveira, A. N. S.2017Oliveira, A. N. S. ; MARQUES, J. D. O. ; Paes, L. S. . Percepção Ambiental sobre sustentabilidade do solo. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR, v. 17, p. 93-105, 2017.

4.
GAIA, P. P.2016GAIA, P. P. ; FIGUIEREDO, G. S. ; Azevedo,. R, O. M. ; Paes, L. S. . 'Saber Docente :O Baluarte do Ensino Tecnológico'. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR, v. 16, p. http://revistas, 2016.

5.
MATOS, L. B.2016MATOS, L. B. ; BARAT, A. C. C. ; GAIA, P. P. ; LIMA, R. S. A. ; ALMEIDA, A. B. ; OLIVEIRA, T. B. ; Chaves, E. V. ; OLIVEIRA, A. T. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Relato de Experiências de atividades didáticas como alternativa para dinimizar o ensino de botânIca. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR, v. 16, p. http://revistas, 2016.

6.
Vilas Boas, T.J.2016Vilas Boas, T.J. ; Paes, L. S. ; MARQUES, J. D. O. ; TAVARES, L. A. . Atividades de Ensino em Espaços não Formais Amazônicos: Um relato de Experiência integrando conhecimentos botânicos e ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 11, p. 174-183, 2016.

7.
OLIVEIRA, A. T.2015OLIVEIRA, A. T. ; Lima, E. C. ; PAES, L.S. . Relação entre as Populações Naturais de Arraias de Água Doce (Myliobatiformes: Potamotrygonidae) e Pescadores no Baixo Rio Juruá, Estado do Amazonas, Brasil. BIOTA AMAZÔNIA, v. 5, p. 108-111-11, 2015.

8.
1PAES, L.S.2014PAES, L.S.; Lucena, J. M.V. M ; BENTES, J. L. ; MARQUES, J. D. O. ; CASAS, L. L. ; Mendonça, M. S. . Endophytic Mycobiota of Three Amazonian Medicinal Herbs: Stachytarpheta cayennensis (Verbenaceae), Ayapana triplinervis (Asteraceae) andCostus spicatus (Costaceae). International Journal of Botany (Print), v. 10, p. 24-29, 2014.

9.
2PAES, L.S.2013PAES, L.S.; Mendonça, M. S. ; CASAS, L.L. . Aspectos Estruturais e Fitoquímicos de partes vegetativas de Costus spicatus (Jacq.) Sw. (Costaceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso), v. 15, p. 380-390, 2013.

10.
8CALADO, N. V.2012CALADO, N. V. ; COSTA, M. R. B. ; MELO, M. S. V. N. ; PAES, L.S. . JOGO DIDÁTICO COMO SUGESTÃO METODÓLOGI​CA PARA O ENSINO DE BRIÓFITAS NO ENSINO MÉDIO. Areté (Manaus), v. IV, p. 92-101, 2012.

11.
3Paes, L. S.;PAES, L.S.2010Paes, L. S.; Mendonça, M. S. ; CASAS, L. L. ; Neta, M. A. F. ; FERREIRA, M. V. . LEVANTAMENTO DA MICROBIOTA FÚNGICA ENDOFÍTICA de Phthirusa pyrifolia Kunth COM CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DOS TECIDOS COLONIZADOS. Igapó (CEFET-AM), v. 4, p. 80-83, 2010.

12.
4IZACKSON, R.2009IZACKSON, R. ; Paes, L. S. ; SOUZA, M. A. D. ; Lucena, J. M.V. M ; Neta, M. A. F. . CATALOGAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS DO IFAM. Igapó (CEFET-AM), v. 3, p. 81-84, 2009.

13.
5Oliveira2008Oliveira ; Paes, L. S. . A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO AO ENSINO DE BOTÂNICA ASSOCIADO A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Igapó (CEFET-AM), v. 2, p. 80-83, 2008.

14.
6Paes, L. S.;PAES, L.S.2008Paes, L. S.; Mendonça, M. S. . Aspectos morfoanatômicos de Bonamia ferruginea (Choisy) Hallier f. (Convolvulaceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso), v. 15, p. 76-82, 2008.

15.
7Paes, L. S.;PAES, L.S.2007Paes, L. S.; Silva ; FERNANDES, G. S. T. . IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS GÊNEROS FÚNGICOS NAS FARINHAS DE MANDIOCA COMERCIALIZADAS NOS PRINCIPAIS MERCADOS DE MANAUS. Igapó (CEFET-AM), v. 1, p. 70-74, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. ; Chaves, E. V. . Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p .

2.
BATISTA NETO, J. (Org.) ; PAES, L.S. (Org.) . A arte de educar: o PARFOR no IFAM. 1. ed. Manaus: EDUA, 2015. v. 1. 157p .

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, A. N. S. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . DESCOBRINDO OS ATRIBUTOS DO SOLO: o campo como estratégia de ensino. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.).. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1ed.CURITIBA: CRV, 2017, v. 1, p. 1-2018.

2.
MARQUES, J. D. O. ; Chaves, E. V. ; PAES, L.S. . Pratica de campo: avaliação de impacto ambiental na Cachoeira Alta do Tarumã. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 39-54.

3.
Lorenzoni, S. M. A. ; PAES, L.S. ; CASAS, L. L. ; CARVALHO, M. M. . Sequência didática para o estudo das plantas: uma aula de Ciências no Parque Senador Jefferson Péres. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 111-124.

4.
LIMA, D. C. F. ; PAES, L.S. ; CASAS, L. L. ; CARVALHO, M. M. . Classificação das Plantas: Atividades didáticas para o ensino de botânica no sétimo ano do Ensino Fundamental. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 125-138.

5.
SOARES, A. C. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Aplicação de Conhecimento Agroecológico no Ensino de Ciclos biogeoquímicos. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 'ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 139-162.

6.
TEIXEIRA, J. C. R. ; Paes, L. S. ; CASAS, L.L. . Relato de Experiência Sobre atividade de extensão voltada para o ensino de música. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 185-194.

7.
GAIA, P. P. ; Paes, L. S. . Educação Ambiental em Trilhas Ecológicas: uma perspectiva de saúde e bem estar. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 195-202.

8.
Solart, F. P. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Horta Escolar: Uma alternativa para a educação ambiental e alimentar. In: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes e Edson Valente Chaves. (Org.). (Org.). Atividades práticas na construção do conhecimento: da sala de aula ao campo.. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2017. v. 1. 208p. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 163-184.

9.
BARAT, A. C. C. ; MATOS, L. B. ; GAIA, P. P. ; Chaves, E. V. ; LIMA, R. S. A. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Do Concreto ao imaterial: Recurso didáticos para potencializar o ensino de botanica. In: Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello, Vania Ribas Ulbricht e Victor Aquino.. (Org.). Formação de professores e práticas educativas. 1ed.São Paulo: Pimenta cultural, 2016, v. 1, p. 1-589.

10.
PAES, L.S.; MARQUES, J. D. O. ; CARVALHO, M. M. . Abordagem sobre o ensino de botânica no IFAM. IN: GONZAGA, A.M. (Org). Formação de professores no ensino tecnológico: fundamentos e desafios. In: PAES,L.S; MARQUES, J.D.O.; CARVALHO, M.M.S.. (Org.). Abordagem sobre o ensino de botânica no IFAM. IN: GONZAGA, A.M. (Org). Formação de professores no ensino tecnológico: fundamentos e desafios. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 147-161.

11.
MARQUES, J. D. O. ; Paes, L. S. ; BONFIM, S. A. . Abordagem multidisciplinar do ensino de solo a partir da experiência docente. IN: GONZAGA, A.M. (Org). Formação de professores no ensino tecnológico: fundamentos e desafios. In: MARQUES, J.D.O; PAES,L.S; BONFIM, S. A.. (Org.). A. Abordagem multidisciplinar do ensino de solo a partir da experiência docente. IN: GONZAGA, A.M. (Org). Formação de professores no ensino tecnológico: fundamentos e desafios.. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 131-146.

12.
PAES, L.S.. Plantas medicinais usadas por comunidades ribeirinhas do médio Rio Negro. In: Maria Silvia de Mendonça. (Org.). Plantas medicinais usadas por comunidades ribeirinhas do médio Rio Negro. 1ed.Manaus: Edua, 2014, v. 1, p. 12-13.

13.
Praia, J. F. F. ; PAES, L.S. ; SILVA, J. R. N. . Estratégia s didáticas para o ensino de morfologia foliar nas modalidades de ensino técnico e tecnológico no campus do Instituto Federal do Amazonas -IFAM. In: Janari Rui Negreiros da Silva (Org.). (Org.). Ensino de Ciências: Mosaico de Experiencias Metodológicas no Ensino de Ciências Biológicas. 1ed.Manaus: IFAM, 2014, v. 1, p. 08-56.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAES, L.S.; LIMA, D. C. F. ; MARQUES, J. D. O. ; Azevedo,. R, O. M. ; Vilas Boas, T.J. . Atividades didáticas para o ensino da classificação das plantas no sétimo ano do ensino fundamental. In: 4o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2015, Aracaju. 4o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Atas Investigação Qualitativa na Educação. Aracaju: Ludomedia, 2015. v. 2. p. 123-128.

2.
SOARES, A. C. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. ; Azevedo,. R, O. M. ; Vilas Boas, T. J. . Conhecimentos agroecológicos como estratégia didática para o ensino do ciclo do carbono (C) e nitrogênio (N). In: 4o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa,, 2015, Aracaju. Investigação Qualitativa em Educação. Aracaju: Ludomedia, 2015. v. 2. p. 102-107.

3.
SOARES, A. C. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. ; Azevedo,. R, O. M. . Concepção ambiental a partir da utilização de conhecimentos agroecológicas. In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Recife. Diversidade Cidadania e Inovação. Brasília: Ministério da Educação, 2015. v. 1. p. 1-1.

4.
BONFIM, S. A. ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. ; Azevedo,. R, O. M. . Experimentos em laboratório: uma alternativa viável para o ensino de solo na educação profissional técnica, tecnológica e licenciatura.. In: SBPC, 2015, São Carlos. Anais da 67 Reunião Anual da SBPC: Luz Ciência e Ação, 2015. v. 1. p. 100-100.

5.
MARQUES, J. D. O. ; Freitas, M. S. de F. ; PAES, L.S. ; Vilas Boas, T. J. ; CARVALHO, M. M. . Espaços não formais e as mudanças climáticas globais. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. nais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-12.

6.
FREITAS, M.S. de ; BARBOSA, T.de J.V.B ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Mudanças climáticas globais: uma discussão necessária no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFAM.. In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Brasilia. Diversidade Cidadania e Inovação. Brasilia: Ministério da Educação, 2015. v. 1. p. 1-1.

7.
BORGES C.KG.D, ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. ; FREITAS, J.C. . Estruturas celulares e associações de fungos endofíticos em raízes de espécie fitorremediadora. In: XXXIV Congresso Brasileira de Ciência do Solo,, 2013, Florianopolis. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013. p. 26-27.

Artigos aceitos para publicação
1.
CASAS, L.L. ; PAES, L.S. ; Ajuricaba, A. A. L. ; Santos , P. ; CARVALHO, M. M. ; Pereira, B. B. ; Silva, L.C. T. ; de LUCENA, Juliana Mesquita Vidal Martinez . Aspectos morfo-anatômicos, histoquímicos e micológicos de folhas de Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng. REVISTA BRASILEIRA DE PLANTAS MEDICINAIS (IMPRESSO), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Oliveira, A. N. S. ; MARQUES, J. D. O. ; Botelho, J. S. ; Paes, L. S. . Recuso audivisual e o ensino de solo na amazonia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Botelho, J. S. ; MARQUES, J. D. O. ; Oliveira, A. N. S. ; Paes, L. S. . A pratica de campo como mecanismo facilitador do processo de ensino aprendizagem sobre origem e formação do solo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Lopes, I. N. F. ; de LUCENA, Juliana Mesquita Vidal Martinez ; Pinheiro, H. K. A. ; Paes, L. S. . As contribuições da inter-relação entre teoria e pratica na abordagem do reino fungi no ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CASAS, L. L. ; FERREIRA, M. V. ; PRAIA, J.F.F ; PIUCO, R. ; Paes, L. S. . Caracterização da Microbiota Fungica Endofítica de três Plantas utilizadas na Medicina Popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Bentes, K. G. ; CASAS, L. L. ; ALENCAR, B.C.M ; FERREIRA, M. V. ; Paes, L. S. ; Lucena, J. M.V. M . Catalogação de Fungos de Plantas Medicinais da Amazonia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Neta, M. A. F. ; Marenco, R. A. ; Paes, L. S. . Longividade e Aspectos Morfo-fisiológicos da folha de Hymenaeae corurbaril e Cenostigma tocantium espécies floretais da Amazônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FERREIRA, M. V. ; Neta, M. A. F. ; PRAIA, J.F.F ; CASAS, L. L. ; PIUCO, R. ; Paes, L. S. ; LIMA, S. . ISOLAMENTO FÚNGICO EPIFÍTICO E ENDOFÍTICO DE FRUTOS DO TOMATEIRO,L LICOSPERSICON ESCULETON MILL, (SOLONACEAE).. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PRAIA, J.F.F ; Neta, M. A. F. ; FERREIRA, M. V. ; CASAS, L. L. ; PIUCO, R. ; Paes, L. S. ; LIMA, S. . MICROBIOTA FÚNGICA EPIFÍTICA DE FRUTOS DE NONI - MORINDA CITRIFOLIA, (RUBIACEAE)1.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Neta, M. A. F. ; CASAS, L. L. ; FERREIRA, M. V. ; Paes, L. S. ; Lucena, J. M.V. M . AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE UNCARIA TOMENTOSA (WILLD) D.C E PHTHIRUSA PYRIFOLIA (H.B.K) SOBRE ENTEROCOCCUS FAECALIS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
IZACKSON, R. ; Neta, M. A. F. ; FERREIRA, M. V. ; CASAS, L. L. ; FARIAS, M. ; Paes, L. S. . Analise Estrutural foliar de Uncaria tomentosa , Persea amaricana e Phthirusa pyrifolia numa perspectiva farmacognóstica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Jany Ferreira Praia ; Soraya Aquino ; Oliveira ; Paes, L. S. ; Neta, M. A. F. ; FERREIRA, M. V. . Estratégia Didáticas para o ensino de Morfologia vegetal para o ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Neta, M. A. F. ; Paes, L. S. ; CASAS, L. L. ; Castro, A. J. de M. ; ALENCAR, B.C.M ; Lucena, J. M.V. M . Estratégia Didática para o ensino de Botânica utilizando plantas da medicna popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ALENCAR, B.C.M ; Lucena, J. M.V. M ; Paes, L. S. ; Neta, M. A. F. ; HIDALGO, A.F . Atividade Inibitoria de folhas de Uncaria tomentosa (WILLD)D.C. (Rubiaceae) e Phthirusa pyrifolia (Lorhanthaceae) sobre Enterococcus faecalis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Neta, M. A. F. ; Paes, L. S. ; CASAS, L. L. ; ALENCAR, B.C.M ; Lucena, J. M.V. M . Estratégia didática para o Ensino de Morfologia Vegetal para o Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Paes, L. S.; CASAS, L. L. ; Neta, M. A. F. ; PIUCO, R. ; PRAIA, J.F.F . Caracterização anatômica e levantamento da microbiota fúngica endofítica de Uncaria tomentosa (Wild) DC.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Vilas Boas, T.J. ; PAES, L.S. ; MARQUES, J. D. O. . Ensino de Botânica e Meio Ambiente. 2016.

2.
FREITAS, M.S. de ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Mudanças Climáticas Globais: Ensino de conceitos correlacionados as MCGs em Ambientes Amazônicos. 2016.

3.
MATOS, L. B. ; Paes, L. S. . Experiências no Ensino de Botânica. 2016.

4.
GAIA, P. P. ; Paes, L. S. . Trilhas Bioedifísica- Integrando Biologia e Educação Física. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
Paes, L. S.. Portaria numero 2248- GR/IFAM - Comissão de Elaboração de Ações Afirmativas. 2016.

2.
Paes, L. S.. Portaria 1321- Comissão Organizadora da III Mostra Interdisciplinar IFAM. 2016.

3.
Paes, L. S.. Portaria 1644- Comissão de Avaliação e Desempenho de servidor (membro). 2016.

4.
OLIVEIRA, A. T. ; Azevedo,. R, O. M. ; Paes, L. S. . Portaria 2221 - Comitê de Ética e pesquisa com seres humanos. 2016.

5.
Paes, L. S.. Membro do Nucleo Docente Estruturante Ciências Biológicas IFAM. 2016.

6.
Paes, L. S.. comissão processo seletivo MPET 2016. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
Paes, L. S.; Dantas, L.D. . Ensino Aprendizagem: Apoio ao processo Educacional Escolar dos Acadêmcos Autistas inseridos no IFAM CMC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Paes, L. S.. Implementação de uma coleção botânica como auxilio didático para as aulas de biologia vegetal no instituto Federal do Amazonas. CMC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Paes, L. S.. Mmicrobiologia e parasitologia Pronatec - Mulheres mil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PAES, L.S.. Promoção à Saúde. Prnatec Mulheres Mil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Paes, L. S.. Plantas Medicinais do saber popular ao científico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PAES, L.S.. Classificação das Angiospermas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Paes, L. S.; Peixoto, E. A. ; Oliveira . Tecnicas aplicadas a anatomia vegetal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Paes, L. S.; Peixoto, E. A. ; FERNANDES, G. S. T. . Técnicas para o cultivo e identificação dos fungos Microscópicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Paes, L. S.. O mundo invisível dos microrganismos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Paes, L. S.. Técnicas aplicadas ao laboratório de microbiologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Paes, L. S.; Azevedo,. R, O. M.; BUHRNHEIM, C. M.. Participação em banca de Janio Carlos Ramos Teixeira. Musica Integrando Conhecimentos Botânicos e Ambientais. 2018. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em Ensino Tecnologico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

2.
Chaves, E. V.; Pacheco, A. S; Paes, L. S.. Participação em banca de Rafaela de Araújo Sampaio Lima. O uso de Espaços de Ensino de Desenho Técnico : Uma Proposta em espaço formal não convencional. 2017. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em Ensino Tecnologico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

3.
Oliveira, L.G. de Souza; Chaves, E. V.; Paes, L. S.. Participação em banca de Auxiliadora Cristina Cirrea Barata lopes. O uso de animações computacionais na formação inicial de professores : uma alternativa para melhoria de ensino de química. 2016. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em Ensino Tecnologico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

4.
Chaves, E. V.; Oliveira, L.G.S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Auxiliadora Ciristina Correa Barata Lopes. O usos de animações computacionais na formação incial de professores: Uma a alternativa para melhoria do enisno. 2016. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em Ensino Tecnologico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

Teses de doutorado
1.
Paes, L. S.. Participação em banca de Miriam Cartonilho Favacho. Utilização de polpa de açai (Euterpe precatória Mart.) para elaboração de mistura em pó para preparo de bebida láctea. 2013. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Favacho, M. C.; NORMANDO, M. N.; PAES, L.S.. Participação em banca de Tailah Oliveira Marins Azevedo. Análise Microbiológica do Açai (Euterpe precatória Mart.)refrigerado.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

2.
NORMANDO, M. N.; LIMA, S. M. M.; PAES, L.S.. Participação em banca de Denize Cardoso de Medeiros. Análise de uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Manaus.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

3.
NORMANDO, M. N.; LIMA, S. M. M.; PAES, L.S.. Participação em banca de Ana Fabiola Peres de Souza. Análise Microbiológica da água servida em bebedouro de duas escolas no bairro da compensa, Amazonas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

4.
NORMANDO, M. N.; LIMA, S.; PAES, L.S.. Participação em banca de Alcenir Seixas dos Santos. Avaliação das condições higiênico- sanitárias de frutas minimamante processadas em uma UInidade de alimenbtação de Nutrição. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

5.
NORMANDO, M. N.; LIMA, S. M. M.; PAES, L.S.. Participação em banca de Jorge Adriano Merlo Rossel. Análise de coliformes usando técnicas de NMP e filtração por membranas de água disponibilizada para população da cidade de Manaus. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Anic, C; SALAZAR, D. M.; Paes, L. S.. Participação em banca de Anny Larisse de Oliveira Nogueira.Tendencias de TCC entre formandos em ciências biológicas no IFAM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

2.
OLIVEIRA, A. T.; Ladislau, D.S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Nathalie Catao Ramos.percepção de discentes sobre as doenças transmitidas por pombos Columba livia aliado a Educação Ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

3.
Dantas, L.D.; Paes, L. S.; OLIVEIRA, A. T.; ENRICONI, A.. Participação em banca de José Lima Dantas.UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANTO A RESERVA FLORESTAL ADOLPHO DUCKE PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

4.
Silva, D. V.; PAES, L.S.; OLIVEIRA, A. T.; ENRICONI, A.. Participação em banca de DANIELLA DE VASCONCELOS DA SILVA.PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONENCIONAIS: UM OLHAR TRADICIONAL COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA PROCESSOS DE ENSINO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

5.
Azevedo,. R, O. M.; SILVA, F. R. A.; Paes, L. S.. Participação em banca de Ronan dos Santos Barbosa.Contribuições do Bosque 15 para o ensino de Ecologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

6.
MARQUES, J. D. O.; SILVA, F. R. A.; Paes, L. S.. Participação em banca de Franciane Praia Solart.Horta Escolar: Uma alternativa para Educação Ambiental e Alimentar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

7.
Azevedo,. R, O. M.; SILVA, F. R. A.; Paes, L. S.. Participação em banca de Adneuza Rozendo Ferreira.Ensino Médio Presencial mediado por tecnologia na visão de alunos da escola do Assentamento Paquequer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

8.
Silva, J. R. N. da; Paes, L. S.; Roversi, P. Participação em banca de Ingrid Cândido de Oliveira Barbosa.O uso de um portfólio de Ecologia no Processo de Ensino - Aprendizagem como subsídio para o ensino de Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

9.
SALAZAR, D. M.; PAES, L.S.. Participação em banca de Eduardo Freitas de Farias.Ensino de Botânica : Uma sequência didática para o ensino de botânica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

10.
PACHECO, M. L. T.; PAES, L.S.; BENTES, S. P. C.. Participação em banca de Paulicéa Alves dos Santos.A utilização do pertifólio de ciências como alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

11.
Lucena, J. M.V. M; Paes, L. S.; SALAZAR, D. M.. Participação em banca de Raquel de Souza Chaves.Relato de experiência didática sobre o tema reino fungi no ensino médio em uma escola pública de Manaus- AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

12.
PACHECO, M. L. T.; Paes, L. S.. Participação em banca de Paulicéia Alves dos Santos.Orientação de portifólio no ensino de ciências com alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola de rede pública de Manaus.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

13.
LUCENA, J.; Paes, L. S.; SALAZAR, D. M.. Participação em banca de Raquel Souza Chaves.Relato de experiencia didática sobre o tema reino fungino ensino médio em uma escola pública de Manaus- Am. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

14.
Saraiva, L. B.; LIMA, S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Paula Cristina Lima Monteiro.Avaliação da degradação de fenóis pelo fungo Aspergillus niger em reator de leito submerso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

15.
Saraiva, L. B.; LIMA, S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Almiro dos Santos Albuquerque Junior.Avaliação da Bioegradação dos compostos aromáticos derivados do petroléo com fungo em reator de lieto submerso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

16.
Lucena, J. M.V. M; PAES, L.S.; SALAZAR, D. M.. Participação em banca de Érika da Silva Matsui.A botânica como instrumento motivacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

17.
LUCENA, J.; SALAZAR, D. M.; PAES, L.S.. Participação em banca de Érika da Silva Matsui.A Botânica como instrumento motivacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

18.
SALAZAR, D. M.; Paes, L. S.. Participação em banca de Eduardo Freitas de Farias.Ensino de Botânica: Uma sequencia didática para o enisino de morfologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

19.
Silva, J. N.S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Rayane Silva Siqueira.Oficina de Apreveitamento Integral de alimentos como estratefia de ensino de Ciências no ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

20.
Silva, J. N.S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Gisele Palmeira Neves.Escola e Educação Ambiental: análise e diagnóstico de atividades de reciclagem em uma escola pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

21.
Silva, J. N.S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Márcia Lima de Queiroz.Percepção Ambiental sobre os quelônios da Amazônia pelos alunos do Ciclo básico da escola estadual professor Reinaldo Thompson. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

22.
Paes, L. S.; COSTA, K. G.. Participação em banca de Kedma Gaspar da Cruz.inovações metodológicas no ensino de quimica para pessoas com deficiencia auditiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

23.
Silva, C. C.; Paes, L. S.. Participação em banca de Jessé Tavernard dos Santos.Análise das Concepções Evolutivas de Estudantes do 3 ano do Ensino Médio e Tecnico Integrado ao ensino médio do IFAM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

24.
Cinara Calvi Anic; Paula, U.M.de; Paes, L. S.. Participação em banca de Epifânio Alberto de Souza Pinheiro.Gravidez na adolescência |: conhecimento de alunos do ensino médio e proposta de atividade s para abordagem do tema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

25.
Albuquerque, D. C.; Silva, J. R. N. da; Paes, L. S.; Paula, U.M.de. Participação em banca de Diego Cunha de Albuquerque.Escola e arborização : uma prática de Educação Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

26.
Silva, G. C. A. da; Lucena, J. M.V. M; Paes, L. S.; Paula, U.M.de; FERNANDES, G. S. T.. Participação em banca de Gisele Cristina Andrade da Silva.Os efeitos fisiológicos de Canabis sativa e sua influência no rendimento escolar de estudantes do ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

27.
Souza, W. M. P. de; Silva, J. N.S.; Paes, L. S.. Participação em banca de Wilgria Mércia Palheta de Sousa.Educação Ambiental na Escola e coleta seletiva de resíduos sólidos: Uma opção necessária. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

28.
Dias, J. L.; FERNANDES, G. S. T.; Paes, L. S.; Peixoto, E. A.. Participação em banca de Jean Leal Dias.O laboratório doméstico de Ciências para o ensino fundamental: uma estratégia didática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

29.
BRITO, J. C.; FERNANDES, G. S. T.; Paes, L. S.; Paula, U.M.de. Participação em banca de Jackeline da COsta Brito.Orientação sexual : a problemática da gravidez na dolescência no ambito escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

30.
Souza, W. M. P. de; Silva, J. R. N. da; Paula, U.M.de; Paes, L. S.. Participação em banca de Rosenilce Santos de Souza.Parasitas Intestinais: Estudo de caso de uma escola estadual de Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

31.
Magalhães, A.A.S.; Menezes, A. F. M.; Paes, L. S.; Albuquerque A. S. F. Participação em banca de Andrá Felipe Monteiro Menezes.A importancia da aula prática no ensino da dengue para alunos do ensino médio de escolas publicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

32.
PESSOA, F. B.; Lucena, J. M.V. M; Paes, L. S.; Albuquerque A. S. F. Participação em banca de Felipe Barbosa pessoa.Microbiologia para o ensino Fundamental : uma estratégia Pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

33.
Silva, C. P.; Magalhães, A.A.S.; Peixoto, E. A.; Paes, L. S.. Participação em banca de Perla Campelo da Silva.A importancia do estudo das parasitoses no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

34.
Silva, N.M.; Magalhães, A.A.S.; Paes, L. S.; Ribeiro, M.P. S. N.. Participação em banca de Natália Martins da Silva.A importancia dos Principais mecanismos Cerebrais Relacionados a melhoria de aprendizado e suas aplicações no ensio de biologia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

35.
Castro, A. J. de M.; Magalhães, A.A.S.; Paes, L. S.; Albuquerque A. S. F. Participação em banca de Arthur Juniode Moraes Castro.Aulas práticas em sala de aula :Uma estratégia lúdica de ensinode genética em uma escola estadual do ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Paes, L. S.; MARQUES, J. D. O.; ENRICONI, A.. Plantas medicinais Estratégias de Enisnio e pesquisa numa abordagem anatômica , micológica e etnobotânica. 2016.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, A. T.; Silva, A. R.; PAES, L.S.. Propriedades fisiológicas da arraia Potamotrygon schroereri (Chondrichrhyes: Potamotrrygonidae) no arquipelogo de Mariua, médio Rio Negro, Amazonas. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

2.
OLIVEIRA, A. T.; Ladislau, D.S.; Paes, L. S.. Parasitas Sanguíneos de duas espécies de quelônios do médio Rio Negro, Amazonas Brasil. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

3.
OLIVEIRA, A. T.; Ladislau, D.S.; PAES, L.S.. Parametros Hematológico do Matrixâ Brycon Amazonicus oriundos de psiculturas da região metropolitana de Manaus. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

4.
PAES, L.S.; MARQUES, J. D. O.; LUCENA, J.. PLANTAS MEDICINAIS UMA PROPOSTA DIDÁTICA SIGNIFICADO O ENSINO DE BOTÂNICA. 2017.

5.
MARQUES, J. D. O.; AZEVEDO, R. M.; PAES, L.S.. USO E OCUPAÇÃO DO sOLO: DESVENDANDO AS PAISAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2017.

6.
Chaves, E. V.; Paes, L. S.; Anic, C. UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA : UMA ABORGAGEM PARA FORNECER ENSINO APRENDIZAGEM. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

7.
Chaves, E. V.; Pacheco, A. S.; Paes, L. S.. Influência do Espaço Não Formal Convencional como pratica Metodológica no Ensino de Desenho Técnico. 2016.

8.
Paes, L. S.; ENRICONI, A.; Chaves, E. V.. Plantas medicinais : Estudo Estrutural (anatômico e micológico) numa perspectiva de construção de recursos didáticos. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas.

9.
PAES, L.S.. I congresso de Ciência Educação e Pesquisa Tecnológica. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

10.
Paes, L. S.. Avaliação da atividade antimicrobianan e antibiofilme de alguns extratos vegetais. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

11.
Paes, L. S.. Elaboração de um átlas histológico fotográfico. 2014.

12.
Paes, L. S.. Evolução dos cursos de licenciatura de ciências biológicas e química do IFAM. 2014.

13.
Paes, L. S.. Avaliação das a tividades antibiofilme de Piper sp. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

14.
Paes, L. S.. Avaliação da Atividade antibiofilmem de Astrocaryum sp. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

15.
Paes, L. S.. Microbiota fungica endofítica em folhas de plantas medicinais. 2014.

16.
Paes, L. S.. Estruturas secretoras com fins didáticos e científicos em plantas medicinais. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

17.
Paes, L. S.. Construção de um manual de anatomia vegetal com fins didático s para o ensino de ciências e biologia. 2014.

18.
Paes, L. S.. Relato de Experiência didática do reino fungino ensino médio em uma escolo pública de Manaus. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

19.
MARQUES, J. D. O.; Paes, L. S.. Estágio em Tecnologia em Processos Químicas. 2014.

20.
Paes, L. S.. Contribuições do PIBID para o ensino de ciências: Ação - Reflexão em uma escola publica de Manaus. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

21.
Paes, L. S.. Analise da concepção do s alunos so ensino fundamental da rede de ensino municipal de Manaus. 2013.

22.
Paes, L. S.. Atlas Fotográfico Histológico. 2013.

23.
Paes, L. S.. O estágio supervisionado como instrumento de apendizado para os futuros professores. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

24.
Paes, L. S.. O enfoque dados as questões ambientais aos alunos do ensino fundamental de 5 ao 9 ano. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

25.
Paes, L. S.. Evolução das ciências no num contexto de ensino fundamental. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

26.
Paes, L. S.. Estratégia s didáticas para o conhecimento sobre plantas medicinais no ensino fundamental. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

27.
Paes, L. S.. Ensino de Botânica: proposta de atividade prática para o enisno fundamental II. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

28.
Paes, L. S.. Uma proposta lúdica para o ensino de ciência s relacionado com o tema da alimentação. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

29.
Paes, L. S.. A Botânica como instrumento motivacional. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos. Estudos Histoquimicos e Centesimal da flor de Hibiscus Tiliaceus L.. 2018. (Congresso).

2.
Concept. Música Integrando Conhecimentos Botânicos e Ambientais. 2017. (Congresso).

3.
IV Simposio Lasera Manaus.ORAL. 2017. (Simpósio).

4.
28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Creation of software for storage of fungi settlers plants of the amazon. 2015. (Congresso).

5.
4o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2015,. Conhecimentos agroecológicos como estratégia didática para o ensino do ciclo do carbono (C) e nitrogênio (N). 2015. (Congresso).

6.
I Congresso de Ciências , Educação e Pesquisa tecnológica- I. Recursos Didáticos para o ensino de solos na Amazônia. 2015. (Congresso).

7.
I Congresso de Ciências , Educação e Pesquisa Tecnológica- I. Tratamento de água o que é?. 2015. (Congresso).

8.
I Congresso de Ciências , Educação e Pesquisa Tecnológica- I. Plantas Medicinais. 2015. (Congresso).

9.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Photomorphe peltada: Estudo Anatômico com fins didático e de pesquisa. 2015. (Congresso).

10.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. A utilização de aulas práticas para o ensino do reino plantae no ensino fundamental.. 2015. (Congresso).

11.
Seminário Nacionalsobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).

12.
SETA 2016 Segundo Simpósio em Ensino Tectonológico no Amazonoas. 2015. (Simpósio).

13.
xxxv Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Utilização de Materiais didático-pedagógicos de solo como estratégia de Ensino -Aprendizagem na Educação profissional Técnica, Tecnológica e LIcenciatura. 2015. (Congresso).

14.
Congresso de Educação da Semed. Formação continuada e pesquisa: Reflexões sobre a prática pedagógica. 2014. (Congresso).

15.
Seminário de Planejamento Pedagógico.Organização do Trabalho Pedagógico. 2014. (Seminário).

16.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Estruturas Celulares e Associações de Fungos Endofíticos de espécie Fitorremediadora. 2013. (Congresso).

17.
4° CONGRESSO SOBRE DIVERSIDADE MICROBIANA DA AMAZÔNIA. VALIAÇÃO DA MICROBIOTA DE POLPA DE FRUTOS REGIONAIS CASTANHA-DO-BRASIL (BERTHOLLETIA EXCELSA BONPL.), E TUCUMÃ (ASTROCARYUM ACULEATUM BARB. RODR.) COMERCIALIZADAS EM MANAUS-AM. 2012. (Congresso).

18.
4° CONGRESSO SOBRE DIVERSIDADE MICROBIANA DA AMAZÔNIA. FUNGOS ENDOFÍTICOS FILAMENTOSOS ISOLADOS DE FOLHAS DE PSYCHOTRIA VIRIDISSIMA KURZ (RUBIACAE). 2012. (Congresso).

19.
4° CONGRESSO SOBRE DIVERSIDADE MICROBIANA DA AMAZÔNIA. ISOLAMENTO DE FUNGOS FILAMENTOSOS DE PÁGINAS DE LIVROS DE ACERVOS DE BIBLIOTECA. 2012. (Congresso).

20.
4° CONGRESSO SOBRE DIVERSIDADE MICROBIANA DA AMAZÔNIA. FUNGOS ENDOFÍTICOS EM FOLHAS DE ARRABIDAEA CHICA (BONPL.) B. VERL.. 2012. (Congresso).

21.
4º congresso de diversidade microbiana da amazônia. MICROBIOTA FUGINCA ENDOFÍTICA DE RAÍZES DE UMA PLANTA FITORREMEDIADORA. 2012. (Congresso).

22.
3° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia. ISOLAMENTO FÚNGICO EPIFÍTICO E ENDOFÍTICO DE FRUTOS DO TOMATEIRO, LICOPERSICON ESCULETON MILL, (SOLONACEAE). 2010. (Congresso).

23.
3° CONGRESSO SOBRE DIVERSIDADE SOBRE DIVERSIDADE MICROBIANA DA AMAZÔNIA. AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE UNCARIA TOMENTOSA (WILLD) D.C E PHTHIRUSA PYRIFOLIA (H.B.K) SOBRE ENTEROCOCCUS FAECALIS.. 2010. (Congresso).

24.
62ª Reunião Anual da SBPC. Analise Estrutural foliar de Uncaria tomentosa , Persea amaricana e Phthirusa pyrifolia numa perspectiva farmacognóstica. 2010. (Congresso).

25.
Concresso Nacional de Botânica. Observação de Aspectos fonológicos de Calophyllum brasilienese Camb.(Clusiaceae) espécie arbórea de várzea da Amazônia Central. 2010. (Congresso).

26.
Congresso Nacional de Botânica. Observação de Aspectos fonológicos de Calophyllum brasilienese Camb.(Clusiaceae) espécie arbórea de várzea da Amazônia Central. 2010. (Congresso).

27.
Congresso Nacional de Botânica. ASPECTOS ANATÔMICOS FOLIARES DE Eupatorium ayapana Vent (ASTERACEAE), Costus spicatus (Jacq.) SW. (COSTACEAE) e Stachytarpheta cayennensis (Rich.)Vahl (VERBENACEAE) ASSOCIADO AO LEVANTAMENTO DA MICROBIOTA ENDOFÍTICA. 2010. (Congresso).

28.
Connepi. Estratégia Didática para o ensino de Morfologia Vegetal para o Eensino Médio. 2010. (Congresso).

29.
SINALIF - Seminario Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais.Estrategias para Ensino de Botanica com jogos de tabuleiro. 2010. (Seminário).

30.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. Caracterização e quantificação da microbiota fúngica endofítica de Costus sp (Cana do brejo). 2010. (Congresso).

31.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. Caracterização anatômica e levantamento da microbiota fúngica endofítica de Uncaria tomentosa (Wild) DC.. 2010. (Congresso).

32.
61º reunião anual da SBPC. Aspectos Fenologicos de Himatanthus sucuuba na varzea. 2009. (Congresso).

33.
Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica. ESTUDO ESTRUTURAL DAS FOLHAS DE Costus spicatus SW. ASSOCIADO A PROSPECÇÃO QUÍMICA DO EXTRATO AQUOSO.. 2009. (Congresso).

34.
III Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação. INTERAÇÕES DA MICROBIOTA FUNGICA EM PLANTAS MEDICINAIS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. 2008. (Congresso).

35.
XII Congresso Brasileiro de Urbanização Urbana.Concepção dos alunos do ensino Fundamental sobre a arborização Urbana de Manaus. 2008. (Seminário).

36.
2º Congresso Internacional sobre Formação de professores e Práticas Pedagógicas. 2006. (Congresso).

37.
Palestra "Inteligência que gera Resultado". 2006. (Encontro).

38.
I Jornada Amazonense de Plantas Medicinais.Mini-Curso de Farmacobotânica. 2005. (Simpósio).

39.
55 Congresso Nacional de Botânica. Aspectos Anatômicos e etnofarmacológicos de Bonamia ferruginea (Choisy) Hallieer F.. 2004. (Congresso).

40.
54 º Congresso Nacional de Botânica. Aspectos da Biologia Reprodutiva Bonamia ferruginea (Choisy) Hallier. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pereira, A. M. ; Neto Cabral, J. S. ; Paes, L. S. . Seta 2017. Formação de Prrofessores. Tendencias e evolução tecnológica. 2017. (Congresso).

2.
PAES, L. S. ; Paes, L. S. . II SImpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas. 2016. (Outro).

3.
LIMA, S. ; Paes, L. S. . 4º Congresso de diversidade microbiana da Amazônia. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Henrique Oliveira Lima. PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINAR BOTÂNICA COM O USO DE PLANTAS MEDICINAIS.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Ampara a Pesquisa no Amazonas. (Orientador).

2.
Cilene Maria Melado Alvim Ribeiro. Atividades Interdisciplinares para o ensino ciências e biologia em ENFs como contribuição a Educação Ambiental. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional em Ensino Tecnologico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bianca da Cunha Matos. Estudo estrutural de vegetais amazônicos com potencial medicinal e alimentício. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
PAULINO PINHEIRO GAIA. TRILHAS ECOLÓGICAS : UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ALTERNATIVA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Orientador: Lucilene da Silva Paes.

2.
JÂNIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA. Música Integrando Conhecimentos Botânicos e Ambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Orientador: Lucilene da Silva Paes.

3.
Lana Barros de Matos. O Ensino de Botânica : Uma proposta nos cursos de nivel médio de meio ambientedo IFAM CMC. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Ampara a Pesquisa no Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

4.
Marciléa Silva Freitas. Estratégia didática sobre os conhecimentos relacionados as Mudanças Climáticas Globais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Coorientador: Lucilene da Silva Paes.

5.
Terezinha Jesus Vilas Boas. ENSINO DE BOTÂNICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO AMBIENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Orientador: Lucilene da Silva Paes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberto Gomes de Araújo Andrade. Parametros de Qualidade de Fitoterápicos.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

2.
Etelvina Barbosa Soares. Caracterização da microbiota fungica em plantas medicinais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Meire Gonçalves Pinheiro. A horta como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

2.
Maria Reis da Silva. Levantamento das plantas Medicinais na Vila do Abacaxi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

3.
Sandra Mara de Almeida Lorensoni. Sequencia didática par ao estudo de Plantas: Uma aula de Ciências no Parque Senador Jefesson Peres. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

4.
Maria Claudia Mendes. Horta para uma alimentação saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

5.
Delaine Chaves França de lima. Proposta de atividade didática para o conteúdo classificação das plantas desenvolvidas no sétimo ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

6.
Masseo Edigio P Sales. PRATICA DE ENSINO DE ECOLOGIA AMAZONICA USANDO O MODELO CONCEITUAL EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE AULA COM ALUNOS SO 3º DO ENSINO MEDIO DE MANAUS-AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

7.
Lya Manoele Soares de Assis. Caracterização estrutural das pétalas e folhas de Pereskia bleo (ora-pro-nobis). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

8.
DELAINE CHAVES FRANÇA DE LIMA. PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O CONTEÚDO CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

9.
Marina Alves Freitas Neto. Estratégia didática para o ensino da fotossíntese para o ensino da zona norte de Manaus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

10.
Jany Fábia ferreira Praia. Estratégias diáticas para o ensino de morfologia foliar na nodalidade de ensino técnico, tecnológico no campus do IFAM -Centro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

11.
Rodolfo Araújo Pereira de Souza. Fatores associados ao tabagismo entre estudantes de diferentes níveis de ensino médio/IFAM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

12.
Evandro Rocha de Monteiro. Abordagem téorica-lúdica quanto a importânica dos microrganimos frente ao ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

13.
Maria da Glória Paiva de Assis. Abordagem sobre o conhecimento repassado nas escolas sobre abelhas e seu papel na sustentabilidade dos ecossitemas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO AMAZONAS. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

14.
Luiz Felipe Licurgo Leal. A abordagem didática da morfologia vegetal nos livros de biologia em escolas de Manaus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

15.
Germano Rodrigo Paiva de Assis. Desenvolvimento de Sistema de banco de dados para o herbário do CEFETAM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

16.
LUANA JOYCE GOMES JOYCE DE ASSIS. A concepção dos alunos do 3 ano do ensino médio quanto aos fungos microscópicos e suas associações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

17.
RINA FÁTIMA MARANHÃO DE OLIVEIRA. Ensino de Botânica associado a Prática de Educação Ambiental utilizando estratégias didáticas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

18.
EDUARDO ALEX CARVALHO. A interaçãoda teoria com a prática no estudo da biologia no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

19.
Rafaelle Maria Paz Nepomucena. Reino Fungi: Uma contribuição de aprendizado para o ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

20.
ÉRIKA DANIELA C. M. MARTELET. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

21.
Ângela Maria Rodrigues de Oliveira. uma proposta educativa para o ensino fundamental acerca do metabolismo dos vegetais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

22.
Graciela Nascimento Lima. A microscopia Optica como Instrumento do Ensino de Citologia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

23.
Roberto Amaro Bianco. Avaliação de aula de Ciências quanto à abordagem da malária em duas escolas de Ensino Fundamental de Manaus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

Iniciação científica
1.
Daniella de Vasconcelos da Silva. PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: Estudo anatômico de Piper peltatum L. e Solanum atramoniifolium Jacq. como contribuição ao ensino de Biologia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

2.
José de Lima Dantas. ESTUDO MORFOLÓGICO E ESTRUTURAL DE Piper callosum Ruiz & Pav. e Turnera subulata Sm, UTILIZADO NA MEDICINA POPULAR.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

3.
Maria Matilde da Silva Carvalho. Identificação de Estruturas Secretoras em Plantas Medicinais com fins de ensino e aprendizagem de biologia. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

4.
Nathalia Reis Litaiff. Identificação e catalogação de gêneros fúngicos colonizadores de plantas numa perspectiva didática. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Ampara a Pesquisa no Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

5.
Gueviston Lima da Silva. Identificação micológica de fungos endofíticos de plantas medicinais numa perspectiva de ensino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Ampara a Pesquisa no Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

6.
Taynara Barros de Oliveira. Título: Plantas Medicinais ;Estratégias para o ensino e pesquisa numa abordagem anatômica ,micológica e etnobotânica.. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

7.
Lourian Almeida Tavares. Recursos didáticos para o Ensino de Botânica. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

8.
Aliny Bezerra de Almeida. Plantas Medicinais: estudo estrutural (anatômico e micológico) numa perspectiva de construção de recursos didáticos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia e Processamentos Químicos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

9.
Maria Matilde da Silva Carvalho. Caracterização de Estruturas Secretoras identificação dos principais metabolitos secundários de folhas de plantas Medicinais com fins didáticos e de pesquisa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

10.
Iarima Naama Ferreira Lopes. Caracterização Estrutural e Análise Micológica e Histoquímica em Plantas Medicinais Amazônicas.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

11.
Hannah Karoline Andrade Pinheiro. Isolamento, Identificação e Catalogação de fungos microscópicos numa perspectiva de col. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

12.
Luana Lopes Casas. Identificação de gêneros fúngicos colonizadoresde plantas de ocorrencia regional numa perspectiva de como=. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

13.
Paulicéa Alves dos Santos. ESTRUTURAS SECRETORAS COM FINS DIDÁTICOS E CIENTÍFICOS EM PLANTAS MEDICINAIS. 2012. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

14.
Jean Ricardo de Oliveira Hernandes. Microbiota fúngica endofítica em folhas de plantas medicinais em diferentes estágios de desenvolvimento. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

15.
Luana Lopes Casas. Identificação taxonômica de fungos isolados da flora Amazônica. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

16.
Suzana Rita Alves Beleza. O uso da informática como ferramenta para divulgação, manutenção e catalogação das coleções botânicas do IFAM. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Tecnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

17.
Luana Lopes Casas. Plantas herbáceas ultra estruturas e suas interações fúngicas numa perspectiva farmacognóstica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

18.
Fernando Ernane Lopes Xaud. Caracterização Farmacognóstica de Plantas utilizadas pela medicina popular. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

19.
Rafael Rocha Izackson. Catalogação e Identificação de Plantas Regionais no CEFET-Am. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

20.
Rafael Isakson. Plantas Ornamantais do CEFETAM ao longo de dez anos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

21.
Luana Joyce. Avaliação da qualidade microbiológica da Farinha de Mandioca comercializada nos mercados de Manaus (CEFET - FAPEAM). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

22.
Isaura Amaral. Aspectos Morfológicos e Anatômicos de Plantas Medicinais. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucilene da Silva Paes.

Orientações de outra natureza
1.
Naylana Melo de Souza. Estratégias de Ensino para a comunidade quanto as Plantas Alimentícias não convencionais da região Amazônica.. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Biologicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia doAmazonas, IFAM. Orientador: Lucilene da Silva Paes.



Inovação



Produto tecnológico
1.
Vilas Boas, T.J. ; PAES, L.S. ; MARQUES, J. D. O. . Ensino de Botânica e Meio Ambiente. 2016.

2.
FREITAS, M.S. de ; MARQUES, J. D. O. ; PAES, L.S. . Mudanças Climáticas Globais: Ensino de conceitos correlacionados as MCGs em Ambientes Amazônicos. 2016.

3.
MATOS, L. B. ; Paes, L. S. . Experiências no Ensino de Botânica. 2016.

4.
GAIA, P. P. ; Paes, L. S. . Trilhas Bioedifísica- Integrando Biologia e Educação Física. 2016.




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