Fernanda Nobre Amaral Villani

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  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela UFMG, Mestrado em Biologia Celular e Doutorado em Ciências também pela UFMG. Possui experiência em Pesquisa e Desenvolvimento Científico como pós-doutoranda nas áreas de Imunologia e Microbiologia. Professora da FAE/UFMG e da UEMG, Unidade Divinópolis. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da FaE/UEMG. Sócia efetiva da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC). Atua na temática de Educação em Saúde e Educação Ambiental, coordenando projetos de Pesquisa e Extensão nos dois contextos. Possui trabalhos relacionados às áreas de Biologia Celular, Patologia Geral e Virologia, com ênfase em Imunologia. Leciona disciplinas da área de Biológicas e de Educação, possuindo experiência em cursos de Graduação e Pós-graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Nobre Amaral Villani
Nome em citações bibliográficas
VILLANI, F. N. A.;Villani, F. N. A.;VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis.
Avenida Paraná, 3001
Jardim Belvedere
35501170 - Divinópolis, MG - Brasil
Telefone: (37) 32293500
Fax: (37) 32293516
URL da Homepage: http://www.uemg.br/unidade.php?id=17


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Biologia Celular.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Imunoregulação na doença de Chagas humana: estudo das células T CD4- CD8- e mecanismos de controle de expressão de citocinas, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Walderez Ornelas Dutra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Células T duplo-negativas; Trypanosoma cruzi; Doença de Chagas Humana; citocinas.
Grande área: Ciências Biológicas
2005 - 2007
Mestrado em Biologia Celular.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Caracterização fenotípica e funcional de células T CD4- CD8- em pacientes com cardiopatia chagásica crônica,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Walderez Ornelas Dutra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Células T duplo-negativas; Trypanosoma cruzi; cardiomiopatia chagásica.
Grande área: Ciências Biológicas
2013 - 2015
Graduação em Abi - Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Abi - Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Caracterização da Morfologia e da Expressão de TGFbeta e TNFalfa no Intestino de Camundongos Swiss/NIH Convencionais e Sem Germes.
Orientador: Leda Quercia Vieira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante em Patologia Clínica.
Colégio Técnico da UFMG, COLTEC-UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
2010 - 2013
Pós-Doutorado.
Centro de Pesquisas René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz, CPQRR/FIOCRUZ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Formação Complementar


2012 - 2012
Innate Immunity. (Carga horária: 16h).
Centro de Pesquisas René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz, CPQRR/FIOCRUZ, Brasil.
2012 - 2012
Curso BD de Citometria de Fluxo. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Imunologia, SBI, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos e Aplicações da Citometria de Fluxo. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Mecanismos de Modulação do Sistema Imune. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Manutenção Preventiva de Microscópio. (Carga horária: 2h).
Centro de Pesquisas René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz, CPQRR/FIOCRUZ, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Inserção de Novos Colaboradores. (Carga horária: 3h).
Centro de Pesquisas René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz, CPQRR/FIOCRUZ, Brasil.
2009 - 2009
Apoptose. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
1º Tópicos em Cancerologia Aplicada. (Carga horária: 40h).
Hospital das Clínicas da UFMG e Biocancer Pesquisa Clínica S/A, HCUFMG BIOCANCER, Brasil.
2001 - 2001
Biotecnologia. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1996 - 1996
Biologia Marinha. (Carga horária: 35h).
Fundação Ecossistemas do Espírito santo, FEES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Estou finalizando com o grupo de pesquisa os experimentos do pós-doutorado.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Equipe de Avaliação, Carga horária: 8
Outras informações
Organização e coordenação da equipe de avaliadores e dos processos de avaliação dos trabalhos apresentados na 18ª UFMG Jovem.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste pós-doutorado fiz toda a parte de escrita do projeto, execução dos experimentos desde o cultivo celular até a análise no citômetro de fluxo, análises estatísticas, preparo e finalização dos trabalhos a serem publicados. Também auxiliei nas orientações de alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório de Vírus.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática e Estágio Curricular em Ciências Biológicas I
Análise da Prática e Estágio Curricular em Ciências Biológicas II
Didática do Ensino de Ciências da Natureza e Biologia I
Didática do Ensino de Ciências da Natureza e Biologia II
07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, .

Linhas de pesquisa
Resposta imune antiviral
07/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Diretoria de Divulgação Científica, .

Atividade de extensão realizada
Organização e Coordenação de Avaliação da 18ª UFMG Jovem..

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Nível IV, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Fisioterapia na Unidade Divinópolis.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do NEMAS/FaE, Carga horária: 8
Outras informações
Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS), da FaE/UEMG. Atua como coordenadora e colaboradora de projetos de Pesquisa e Extensão do NEMAS.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora ad hoc de Projetos de Pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Participou da Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao EDITAL 01/2018 ? PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - PAPq/UEMG.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora ad hoc de Projetos de Extensão, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como Consultor(a) ad hoc da UEMG, avaliando projetos submetidos ao Edital PAEX 01/2018.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia - Disciplina ministrada: Desenvolvimento Neurológico.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia - Disciplina ministrada: Desenvolvimento Neurológico.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Nível IV, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Nível IV, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, da Unidade Ibirité.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 4
Outras informações
Integrou o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Ibirité, no período de janeiro a dezembro de 2016.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Reforma Curricular, Carga horária: 4
Outras informações
Integrou a Comissão de Reforma Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o ano de 2016.

Atividades

05/2018 - Atual
Extensão universitária , Unidade Divinópolis, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto de Extensão ATELIÊ PEDAGÓGICO DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS..
05/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Divinópolis, Unidade Divinópolis.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto de Pesquisa EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS E ALUNAS COM DOENÇA FALCIFORME: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DE SEUS FAMILIARES..
02/2018 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação e Ética em Biologia
Embriologia
Estágio Supervisionado II
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia de Ciências I
Estágio Supervisionado I
05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

04/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Divinópolis, .

Cargo ou função
Consultora ad hoc de projetos de Extensão.
03/2018 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Divinópolis, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Projetos de Iniciação Científica e Currículo Lattes.
05/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto de Pesquisa EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS E ALUNAS COM DOENÇA FALCIFORME: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DE SEUS FAMILIARES..
04/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto de Extensão A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: da alimentação da criança à alimentação da família..
02/2016 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A formação de pedagogos para educação ambiental
AIP: Atividade de Integração Pedagógica
Ciências da Natureza: conteúdos e metodologias na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Estudo dos conteúdos de Ciências da Natureza: desenvolvimento da criança na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
09/2017 - 10/2017
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento neurológico
09/2015 - 03/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Embriologia
Histologia
Parasitologia e Saúde Pública
Prática de Ensino I
09/2015 - 03/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Saúde
05/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto de Pesquisa ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PENSANDO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO NUMA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA EM BELO HORIZONTE-MG..
05/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Ibirité, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
04/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto de Extensão Promoção da Iniciação Científica na Educação Básica através de práticas laboratoriais alternativas de baixo-custo..
02/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Ibirité, .

Cargo ou função
Integrou a Comissão de Reforma Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas..

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou na orientação de três Trabalhos de Conclusão da Especialização.

Atividades

06/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino para a Saúde
06/2018 - 10/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação Continuada - IEC/PUC Minas, .

Linhas de pesquisa
Educação em Saúde

Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, AMPIC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Sócio Efetivo, Carga horária: 4

Atividades

04/2018 - Atual
Direção e administração, Diretoria de Incentivo à Ciência e Tecnologia, .

Cargo ou função
Diretora.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Revisão Científica, .

Cargo ou função
Coordenação.
08/2017 - Atual
Extensão universitária , Feira Mineira de Iniciação Científica, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Comitê Organizador da Feira Mineira de Iniciação Científica.

Instituto Mineiro de Educação e Cultura UNI-BH, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 12

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Geral (citologia, histologia e embriologia)
Fundamentos da Patologia

Centro de Pesquisas René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz, CPQRR/FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante esse pós-doutorado fui sub-coordenadora de Projeto de Pesquisa financiado pela Plataforma de Citometria de Fluxo do CPqRR/Fiocruz-Minas, executando toda a parte experimental (principalmente técnicas de citometria de fluxo) e intelectual do projeto, incluindo submissão de relatório para apreciação e aprovação pelo Comitê de Ética da FIOCRUZ. Também auxiliei na orientação de projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária V FIOCRUZ MINAS PARA VOCÊ, Carga horária: 8
Outras informações
Organização do stand e apresentação dos trabalhos do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do CPQRR-FIOCRUZ.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária IV FIOCRUZ MINAS PARA VOCÊ, Carga horária: 8
Outras informações
Organização do stand e apresentação dos trabalhos do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do CPQRR-FIOCRUZ.

Atividades

08/2010 - 01/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Imunologia Celular e Molecular, .


Colégio Técnico da UFMG, COLTEC/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Curricular Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária de Licenciatura, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio das disciplinas "Análise da Prática e Estágio Curricular em Ciências Biológicas II e III", obrigatórias para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Atividades

02/2014 - 12/2014
Estágios , Setor de Biologia, .

Estágio realizado
Disciplina de Biologia para o Ensino Médio.

Centro Pedagógico da UFMG, CP-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Estagiou junto ao Núcleo de Ciências do CP/UFMG, acompanhando dois professores durante as aulas.

Atividades

02/2014 - 04/2014
Estágios , Núcleo de Ciências, .

Estágio realizado
Estagiou junto ao Núcleo de Ciências do CP/UFMG, acompanhando dois professores durante as aulas..

Fundação Hemominas, HEMOMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiou no Setor de Hematologia e Coagulação da Fundação Hemominas, em cumprimento à carga horária obrigatória de integralização do curso técnico de Patologia Clínica.



Linhas de pesquisa


1.
Resposta imune antiviral

Objetivo: Caracterizar populações de células do sistema imunológico humano na resposta in vitro induzida por arbovírus..
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Resposta imune; vírus; citocinas.
2.
Resposta imune celular e humoral em humanos

Objetivo: Avaliar a contribuição de diferentes populações linfocitárias humanas na resposta a diversos vírus..
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Linfócitos; citocinas; vírus.
3.
Educação em Saúde

Objetivo: Promover uma compreensão do ensino de saúde de forma abrangente para que as pessoas sejam capazes de refletir sobre atitudes de vida saudável, como também sobre a melhoria das condições de vida no mundo..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino de Ciências; Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Educação Ambiental

Objetivo: Promover a discussão sobre os problemas ambientais e as alternativas sustentáveis de manutenção da vida no planeta..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Atividades lúdicas.
5.
Ensino de Ciências

Objetivo: Contribuir para o enriquecimento da formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Ensino por experimentação; Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Educação em Saúde


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino de Parasitologia no Ensino Médio
Descrição: A Educação em Saúde é importante em todas as idades e deve acontecer em espaços escolares e não escolares. O ensino de Parasitologia deve instrumentalizar o educando para o autocuidado e a vida coletiva, buscando a preservação da saúde e bem-estar. E para estreitar o diálogo com alunos do Ensino Médio de hoje em dia, uma boa estratégia é o uso de novas tecnologias de informação e comunicação, conhecidas como TIC. O desenvolvimento dessas tecnologias para serem utilizadas no estudo de diversos conteúdos os tornam mais atrativos aos alunos e, possivelmente, podem promover uma aprendizagem mais efetiva. Sendo assim, o desenvolvimento de TIC para o ensino Parasitologia no Ensino Médio pode melhorar a qualidade da Educação em Saúde e, consequentemente, a qualidade de vida desses estudantes e suas famílias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / LORENA CAROLINE RODRIGUES - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
2017 - Atual
Educação Inclusiva de alunos com Doença Falciforme: um estudo da percepção de estudantes portadores da doença e de seus familiares.
Descrição: As altas taxas de evasão escolar e baixo índice de escolaridade das crianças brasileiras que necessitam de Educação Especial são considerados grandes desafios. Para superar essas dificuldades, é necessário um aprimoramento de inúmeros fatores dentro e fora do ambiente escolar. A Doença Falciforme (DF) é uma hemoglobinopatia que resulta em manifestações clínicas variadas. Os estudantes com DF podem não apresentar sintomas (assintomáticos) ou terem sintomas característicos que são bem debilitantes. Os alunos com DF enfrentam dificuldades rotineiras que são, muitas vezes, desconhecidas pelos profissionais da educação. Portanto a DF é considerada uma condição de Educação Especial. O presente trabalho busca compreender as necessidades de estudantes portadores de DF, a partir da percepção deles e de seus familiares, para promover ações de inclusão desses alunos nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Aline Yasko Marinho Suzuki - Integrante / LORENA CAROLINE RODRIGUES - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2017 - Atual
Educação Inclusiva de alunos e alunas com Doença Falciforme: um estudo da percepção de estudantes e de seus familiares.
Descrição: Compreender as necessidades de estudantes com Doença Falciforme, a partir da percepção deles/delas e de seus familiares, para promover ações de inclusão dessas pessoas nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / LORENA CAROLINE RODRIGUES - Integrante / Roberta Cristina Cardoso da Silva - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
2016 - 2016
Abordagem interdisciplinar da Educação em Saúde: pensando novas metodologias de ensino numa parceria Universidade-escola em Belo Horizonte-MG
Descrição: A Educação em Saúde que culmina em uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida ainda configura-se uma meta a ser alcançada. Na prática, o que se observa é uma maneira normatizada, fragmentada, dogmática e moralista de abordar os conteúdos sobre saúde nas escolas, ficando, na maior parte das vezes, a cargo apenas das disciplinas de Ciências e Biologia. Esse panorama está longe de cumprir com as ideias descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tratando-se de um dos Temas Transversais dos PCN, a Educação em Saúde deve permear todas as áreas do currículo escolar. Porém, a ausência de educadores que consigam trabalhar a saúde de forma integrada é, entre outras questões, fruto do problema da formação inicial e continuada dos professores. Muitos afirmam que os temas da Educação em Saúde têm um grande potencial mobilizador do interesse dos alunos, porém sentem-se incapazes de conduzir atividades desses temas por não conterem instrumental metodológico, pela falta de condições de planejamento e ação adequada na escola. Nesse sentido, trabalhos que vislumbrem auxiliar a prática pedagógica dos professores no ensino de Saúde, a fim de romper com o caráter informativo praticado atualmente e concretizar o caráter formativo dos alunos nesse tema, são de grande relevância no âmbito da educação brasileira. A presente proposta visa esclarecer aos professores de uma escola da rede pública de Belo Horizonte-MG a característica interdisciplinar do tema transversal Saúde do PCN propondo, conjuntamente com os educadores, os estudantes e a comunidade, diferentes ações para a Educação em Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Thaís Ferreira de Oliveira - Integrante / José Raimundo de Araújo - Integrante / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Aline Yasko Marinho Suzuki - Integrante.
Financiador(es): Programa Institucional de Apoio à Pesquisa UEMG - Bolsa.Número de orientações: 1
2016 - 2016
Percepção ambiental de professores e estudantes de uma escola de educação infantil sobre os impactos ambientais no ambiente urbano
Descrição: Investigação sobre a percepção ambiental dos impactos ambientais urbanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / José Raimundo de Araújo - Integrante / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Coordenador / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Poliane Tamara de Souza - Integrante / Simone Aparecida da Costa - Integrante / Thaís Cruz Quintão - Integrante.
2016 - 2016
Formação docente em educação ambiental: uma parceria entre a universidade e a escola pública
Descrição: Atividades de formação inicial e continuada de professores da educação básica para a educação ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Coordenador / Priscila Monteiro Souza Santos - Integrante.
2013 - Atual
RESPOSTA IMUNE DE LINFÓCITOS T PERIFÉRICOS HUMANOS FRENTE ESTIMULAÇÃO IN VITRO PELOS VÍRUS APEU E CARAPARU (ORTHOBUNYAVIRUS DO GRUPO C)
Descrição: A análise da resposta imune frente à infecção pelos Orhobunyavirus do grupo C se faz necessária para o avanço das estratégias de controle dessas doenças. O nosso grupo tem estudado os Orthobunyavirus do grupo C, (Apeu, Caraparu, Itaqui, Marituba, Murutucu e Oriboca) pelo fato desses vírus demonstrarem diferentes graus de sensibilidade a importantes citocinas, como os interferons humanos. O descontrole da disseminação destes vírus na população pode levar a consequências como acontece atualmente com a Dengue. Ambos os vírus, Dengue e Orthobunyavirus, têm o mosquito como vetor, porém este último é segmentado, podendo trazer a dificuldade de controle e gravidade de doença como o vírus Influenza, também segmentado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / Rodrigo Correa Oliveira - Integrante / Jaqueline Germano de Oliveira - Integrante / Paulo César Peregrino Ferreira - Coordenador / João Rodrigues dos Santos - Integrante.
2010 - Atual
Caracterização das células T duplo negativas (CD4-CD8-) na resposta humana contra infecção por vírus emergentes (Orthobunyavirus) e re-emergentes (Orthopoxvirus)
Descrição: A importância das doenças infecciosas é, muitas vezes, desconsiderada como fator de sobrevivência e é lembrada somente nos casos dos surtos epidêmicos. Estudos preventivos, na maioria das vezes, são feitos em caso de doenças já estabelecidas, como no caso da gripe (vírus Influenza) e sua possível pandemia. Contudo, a importância desses estudos cresce na medida em que o risco do aparecimento de doenças virais emergentes torna-se cada vez mais evidente. Há a expectativa de que, no futuro, os vírus encontrados em equilíbrio natural em florestas tropicais, como os Arbovírus, possam ser os candidatos para o aparecimento de novas doenças virais. Pesquisadores do Laboratório de Vírus da UFMG têm estudado alguns desses Arbovírus, isolados em 1960 pelo Instituto Evandro Chagas, entre esses, os Arbovírus do grupo C, (Apeu, Caraparu, Marituba, Murutucu e Oriboca). Esses vírus demonstraram diferentes graus de sensibilidade a importantes citocinas humanas como os interferons. Por isso, a caracterização da resposta imune humana frente à infecção com os Arbovírus do grupo C se faz necessária para o avanço das estratégias de controle dessas doenças. O descontrole da disseminação desses vírus na população pode levar a consequências graves, como acontece atualmente com a Dengue, ambos tendo o mosquito como vetor. Além dos vírus emergentes o reaparecimento de vírus patogênicos e de alta disseminação como os Poxvírus é uma realidade. A adaptação de Orthopoxvirus (OPXV) como Monkeypox virus, Cowpox virus e Vaccinia virus (VACV) ao hospedeiro humano, após a erradicação da varíola e a interrupção da vacinação, é provavelmente devida à diminuição da imunidade adquirida na população. Infecções zoonóticas humanas causadas pelo VACV no Brasil alcançaram projeção mundial e tem sido estudadas por pesquisadores do Laboratório de Vírus da UFMG desde meados da década de 1980. Mas a maioria dos estudos da resposta imune antiviral tem como foco as populações celulares clássicas, como os linfócitos T CD4+, as células NK, e, principalmente, os linfócitos T CD8+ (citotóxicos). Embora essas células certamente desempenhem um papel de destaque na imunidade em resposta às infecções virais, outras populações celulares também podem ter um papel importante. Recentemente foi demostrado que macacos infectados com o vírus da imunodeficiência SIV, similar ao HIV, não desenvolveram doença clínica (AIDS) e que a população de células T DN foi a responsável por compensar, pelo menos parcialmente, a função dos linfócitos T CD4+ depletados nesta imundeficiência. Esse resultado sugere que as células T DN possam ter uma função importante na resposta imune antiviral. Entretanto, o papel das células T DN nas doenças infecciosas humanas causadas por Vaccinia virus e Arbovírus do grupo C ainda não foi explorado. Logo, buscar determinar a magnitude da contribuição de cada população celular para o estabelecimento da resposta imune é altamente relevante. Assim, acreditamos que a análise de linfócitos menos caracterizados, como as células duplo negativas (CD4-CD8-), seja essencial para um melhor entendimento das doenças infecciosas como um todo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Rodrigo Correa Oliveira - Integrante / Jaqueline Germano de Oliveira - Integrante / Paulo César Peregrino Ferreira - Integrante / Thaís Eloi da Silva - Integrante / Ana Thereza Chaves - Integrante / Luciana Lisboa Mota e Castro - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
ATELIÊ PEDAGÓGICO DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS
Descrição: O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da ciência e tecnologia foi criado para elaborar e tornar acessível recursos educacionais voltadas para a formação, incentivo e aprimoramento de estudantes e professores envolvidos com ações de iniciação científica e tecnológica nas escolas de Educação Básica que participam de feiras de Ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Coordenador / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Fernando Cesar Silva - Integrante / Letícia Batista Chagas - Integrante / Bruna da Conceição Solano - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2017 - Atual
Estratégias lúdicas de ensino e aprendizagem sobre Educação Ambiental: brincar e aprender para a vida favorecer
Descrição: A crise do nosso meio ambiente é prova de que o ser humano ultrapassou os limites da natureza. A educação ambiental (EA) é nossa maior arma na modificação dos hábitos e transformação das condições precárias que encontramos no planeta. O presente projeto vem discutir sobre problemas e alternativas sustentáveis através de jogos lúdicos que geram conscientização e discussão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Aline Yasko Marinho Suzuki - Integrante / KARENINE AGOSTINHO TEIXEIRA DE OLIVEIRA - Integrante / KARLA REGINA MOREIRA BALDASSINI - Integrante / ALBELENE MARIA SANTOS - Integrante / LUISA FERREIRA PRIMO - Integrante / Tamara Silva Romanos da Matta - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - 2016
Promoção da Iniciação Científica na Educação Básica através de práticas laboratoriais alternativas de baixo-custo
Descrição: A proposta deste projeto relaciona-se ao incentivo de metodologias pedagógicas prático-experimentais de Ciências por investigação em escolas de Educação Básica através da construção de laboratórios de Ciências de baixo-custo com materiais e equipamentos construídos com materiais alternativos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Coordenador / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Francisca Pedro dos Santos - Integrante / Joice Fagundes de Faria - Integrante / Thaís Soares da Silva - Integrante / Natália Murta de Lima Dornelas - Integrante.
2016 - 2016
Além dos Muros da Universidade: Práticas Educativas no contexto da Educação Ambiental como Espaço de Atuação do Pedagogo.
Descrição: A preocupação com a conservação dos recursos naturais e com a degradação ambiental pelo homem tem aumentado muito. Segundo estudos recentes esta preocupação não é moda ou oportunismo, mas uma questão de sobrevivência. Com isso um dos grandes desafios da atualidade é conciliar a viabilidade econômica e a conservação ambiental, em busca do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, para isso, a ação educativa formal e não formal deve levá-lo a se questionar sobre si e sobre a realidade social em que se encontra, fazendo com que descubra ser capaz de transformá-la. A Educação Ambiental (EA) destaca-se por ser processo de formação social orientado para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, sendo instrumento de melhoria da qualidade de vida a partir da formação de cidadãos conscientes de sua participação local no contexto de conservação ambiental global, além de preparar cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza, sendo também um processo dinâmico, permanente e participativo. Vê-se nas universidades uma força potencial para despertar em seus acadêmicos o espírito de cidadania voltado para as questões sociais e ambientais, pois o saber transmitido e o conhecimento construído no meio acadêmico devem ser levados para a comunidade, daí emergir a grande responsabilidade social e ambiental das universidades, de extrapolar seus limites físicos deixando de ser apenas geradoras de profissionais em várias áreas, mas prepará-los para enfrentar cada vez mais os desafios do mundo moderno, como as problemáticas socioambientais. Esta interferência da universidade nos diferentes segmentos tem sido muito bem vista nas discussões dos anseios, dos problemas e das possíveis soluções para as questões socioambientais local, regional e global. Assim por oferecer a Faculdade de Educação (FAE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, o Curso de Pedagogia vê-se neste projeto uma grande oportunidade de destacar o papel social e ambiental do pedagogo enquanto educador ambiental pois em sua formação recebe o compromisso para com a formação de seres pensantes no interior das escolas e fora dela. O educador deve ter a capacidade de articular a temática ambiental aos conteúdos a serem ministrados, através do tratamento didático metodológico em espaços escolares ou não escolares, tendo como objetivo a formação do pensamento crítico dos sujeitos com os quais convive. Tudo associado a certeza de que formação do pedagogo abre caminhos diversos, para que este busque novos espaços de atuação, no caso apresentado aqui, a Educação Ambiental. Justifica-se assim este trabalho que se orienta no intento de promover novas abordagens de percepção e relação com o meio ambiente, tratando especificamente das questões de uso adequado, da conservação e destinação correta, de questões relacionadas a água, ao solo, ao consumismo, a sustentabilidade e os resíduos sólidos, sendo estes temas abordados de forma prática e lúdica objetivando atender os diferentes segmentos da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Coordenador / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Integrante / Aline Yasko Marinho Suzuki - Integrante / Abigail da Conceição Gomes - Integrante / Alessandra Amorim do Amaral - Integrante / Paula Scotini Maia - Integrante.
2016 - 2016
Educação ambiental com crianças do Ensino Fundamental: é possível refletir sobre o conceito e a gestão da bacia do Rio das Velhas?
Descrição: Com o intuito de realizar uma educação ambiental voltada para o entendimento da questão da crise hídrica com alunos das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, o projeto contará com três etapas: 1) Formação da equipe; 2) Seleção e observação das escolas; 3) Ações educativas nas escolas e 4) Produção de relatório e trabalho científico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante / Eliane Aparecida de Souza Oliveira - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Gláucia Soares Barbosa - Coordenador / Aline Yasko Marinho Suzuki - Integrante / Juliana Reis Silva - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
CAPACITAÇÃO PARA AVALIAÇÃO EM FEIRAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Descrição: Esse curso é voltado para a formação de recursos humanos com qualificação específica para a função de avaliador(a) em feiras de ciências e tecnologia, realizadas nos diferentes níveis da educação básica: Educação Infantil (EI), Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio/Técnico (EM/T). Nele serão abordados os princípios gerais do trabalho científico e as estratégias de interpretação e avaliação dessas pesquisas, de acordo com a escolaridade dos pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Letícia Batista Chagas - Integrante / Bruna da Conceição Solano - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Programa Institucional de Apoio à Pesquisa UEMG
2018 - 2018
Agência de fomento: Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Imunologia.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Premiação edital PAEx/UEMG 01/2017, Universidade do Estado de Minas Gerais.
2017
3º Lugar Geral na categoria Ensino Superior da FEMIC, Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC).
2015
Winner of oral presentation, Brazilian Society for Virology.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASSOS, LÍVIA SILVA ARAÚJO2016PASSOS, LÍVIA SILVA ARAÚJO ; VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL ; MAGALHÃES, LUÍSA MOURÃO DIAS ; GOLLOB, KENNETH J. ; ANTONELLI, LIS RIBEIRO DO VALE ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; DUTRA, Walderez Ornelas . Blocking of CD1d decreases Trypanosoma cruzi -induced activation of CD4-CD8- T cells and modulates the inflammatory response in Chagas heart disease patients. The Journal of Infectious Diseases, v. 214, p. jiw266-944, 2016.

2.
Magalhaes, L. M. D.2013Magalhaes, L. M. D. ; VILLANI, F. N. A. ; Nunes, M. d. C. P. ; Gollob, K. J. ; ROCHA, M. O. C. ; DUTRA, W. O. ; DUTRA, Walderez Ornelas . High Interleukin 17 Expression Is Correlated With Better Cardiac Function in Human Chagas Disease. The Journal of Infectious Diseases, v. 207, p. 661-665, 2013.

3.
VILLANI, F. N. A.;Villani, F. N. A.;VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL2010 VILLANI, F. N. A.; Rocha, M. O. d. C. ; Nunes, M. d. C. P. ; Antonelli, L. R. d. V. ; Magalhaes, L. M. D. ; Santos, J. S. C. d. ; Gollob, K. J. ; Dutra, W. O. . Trypanosoma cruzi-induced activation of functionally distinct    and    CD4-CD8- (double negative) T cells in individuals with polar forms of Chagas disease. Infection and Immunity (Print), p. aceito-aceito, 2010.

4.
SANTOS, J.S.C.2010SANTOS, J.S.C. ; MENEZES, C. A. S. ; VILLANI, F. N. A. ; MAGALHAES, L. M. D. ; SCHARFSTEIN, J. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Captopril increases the intensity of monocyte infection by Trypanosoma cruzi and induces human T helper type 17 cells. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 162, p. 528-536, 2010.

5.
DUTRA, W.O.2009DUTRA, W.O. ; MENEZES, C. A. S. ; VILLANI, F. N. A. ; COSTA, G.C. ; SILVEIRA, A. B. M. ; REIS, D. ; GOLLOB, K.J. . Cellular and genetic mechanisms involved in the generation of protective and pathogenic immune responses in human Chagas disease. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, v. 104, p. 208-218, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VILLANI, F. N. A.; BARBOSA, G. S. (Org.) ; FERREIRA, F. A. G. (Org.) ; OLIVEIRA, E. A. S. (Org.) ; SUZUKI, A. Y. M. (Org.) . Anais do II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS. 1. ed. Belo Horizonte: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. 46p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. C. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, G. S. ; VILLANI, F. N. A. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DOENÇA FALCIFORME: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DA DOENÇA E DE SEUS FAMILIARES. In: 19º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2017. v. 19.

2.
BALDASSINI, K. R. M. ; PRIMO, L. F. ; SANTOS, A. M. ; OLIVEIRA, K. A. T. ; MATTA, T. S. R. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, G. S. ; VILLANI, F. N. A. . PEGADA ECOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2017. v. 19.

3.
MARTINS, M. G. ; LIMA, M. E. G. P. ; TROIAN, D. A. L. ; ASSUNCAO, E. O. M. ; TOLEDO, J. S. R. ; VILLANI, F. N. A. . ANIMACORPO: PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINOAPRENDIZADO DA ANATOMIA HUMANA E OS CINCO SENTIDOS. In: II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-46.

4.
ANASTACIO, B. L. P. ; NASCIMENTO, A. P. S. ; MORAIS JUNIOR, G. ; MENEZES, M. C. ; VILLANI, F. N. A. . FENÔMENOS NATURAIS: VULCÕES E PANGEIA UMA ERUPÇÃO PEDAGÓGICA DA LUDICIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM. In: II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-46.

5.
SANTOS, A.L.M. ; RIBEIRO, P.F.N. ; VILLANI, F. N. A. . ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HIGIENIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE PARASITOSES NA ESCOLA. In: II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-46.

6.
DIAS, M.C.O.G. ; VILLANI, F. N. A. . O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-46.

7.
LEME, C. A. ; MARCIANO, G. M. ; MOURAO, I. C. ; NASCIMENTO, R. A. ; VILLANI, F. N. A. . REPRESENTAÇÃO LÚDICA DO CICLO DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2017, Mateus Leme. Anais da 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-130.

8.
RODRIGUES, L. C. ; VILLANI, F. N. A. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, G. S. . PESQUISA E ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ANEMIA FALCIFORME. In: I Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2017, Mateus Leme. Anais da 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-130.

9.
AGUIAR, B. C. M. ; SILVA, D. M. M. ; ANDRADE, I. J. C. ; PEREIRA, P. C. ; VILLANI, F. N. A. . LITERATURA E OFICINA COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2017, Mateus Leme. Anais da 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, 2017. v. 1. p. 1-130.

10.
SANTOS, F. P. ; FARIA, J. F. ; SILVA, T. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; DORNELAS, N. M. L. ; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; Villani, F. N. A. ; SUZUKI, A. Y. M. . Promoção da iniciação científica na educação básica através de práticas laboratoriais alternativas de baixo-custo. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

11.
OLIVEIRA, T. F. ; GUIMARAES, G. P. ; VILLANI, F. N. A. . ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PENSANDO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO NUMA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA EM BELO HORIZONTE-MG. In: 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2016. v. 18.

12.
MATOS, A. C. D. ; VILLANI, F. N. A. ; GALINARI, G. C. F. ; REHFELD, I.S. ; COSTA, A. G. ; ROSA, J. C. C. ; COSTA, E. A. ; SILVA, N. L. ; RODRIGUES, T. V. ; LAGE, A. P. ; GUEDES, M. I. M. C. ; LOBATO, Z. I. P. . BOVINE VACCINIA: TESTING AN INACTIVATED VACCINE IN CATTLE. In: XXVI Brazilian Congress of Virology & X Mercosur Meeting of Virology, 2015, Florianópolis. Virus Reviews and Research. Novo Hamburgo: Journal of the Brazilian Society for Virology, 2015. v. 20. p. 41-42.

13.
Villani, F. N. A.; SILVA, T.E. ; KROON, E. G. ; OLIVEIRA, J. G. ; FERREIRA, P.C.P. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Double-negative T cells during Vaccinia and Apeu virus infection in vitro. In: XXIII Brazilian Congress of Virology VII Mercosur Meeting of Virology, 2012, Foz do Iguaçu. Virus Reviews and Research. Belo Horizonte: Brazilian Society for Virology, 2012. v. 17. p. 17-132.

14.
GUEDES, M. I. M. C. ; VILLANI, F. N. A. ; GERBER, P. F. ; BOZZI, A. ; MATOS, A. C. D. ; REHFELD, I.S. ; DAMASIO, M. P. S. ; DORNELES, E. ; CARVALHO, A. T. ; CORREA-OLIVEIRA, R. ; KROON, E. G. ; LOBATO, Z. I. P. . Cellular immune response in cows experimetally infected with Vaccinia virus. In: XXIII Brazilian Congress of Virology VII Mercosur Meeting of Virology, 2012, Foz do Iguaçu. Virus Reviews and Research. Belo Horizonte: Brazilian Society for Virology, 2012. v. 17. p. 17-132.

15.
VILLANI, F. N. A.; SILVA, T.E. ; KROON, E. G. ; OLIVEIRA, J. G. ; FERREIRA, P.C.P. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Activation profile of human double-negative T cells stimulated in vitro by Vaccinia virus and Apeu virus. In: XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012, Campos do Jordão. ANAIS IMMUNO 2012, 2012.

16.
VILLANI, F. N. A.; GUEDES, M. I. M. C. ; DORNELES, E. ; GERBER, P. F. ; DAMASIO, M. P. S. ; BOZZI, A. ; CARVALHO, A. T. ; CORREA-OLIVEIRA, R. ; KROON, E. G. ; LOBATO, Z. I. P. . MODULATION OF IMMUNE RESPONSE INDUCED BY VACCINIA VIRUS IN EXPERIMENTALLY INFECTED COWS. In: XXII Encontro Nacional de Virologia VI Encontro de Virologia do Mercosul, 2011, Atibaia. XXII Encontro Nacional de Virologia VI Encontro de Virologia do Mercosul, 2011.

17.
VILLANI, F. N. A.; MAGALHAES, L. M. D. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M.O.C. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Double-negative T cells are differently activated in cardiac chagasic patients with distinct levels of cardiomiopathy. In: Simpósio Internacional Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009.

18.
VILLANI, F. N. A.; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M.O.C. ; SANTOS, J.S.C. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Double-negative T cells from cardiac patients display an activated profile and are a major source of IFN-gamma. In: 13th International Congress of Immunology, 2007, Rio de Janeiro. 13th International Congress of Immunology, 2007.

19.
VILLANI, F. N. A.; SANTOS, J.S.C. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M.O.C. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Double-negative T cells display a distinct functional profile between chagasic patients with different levels of cardiomiopathy. In: XXIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology and XXXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2007, Caxambú. XXIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology and XXXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2007.

20.
VILLANI, F. N. A.; RIBEIRO,V.M. ; MICHALICK, M.S.M. ; TAFURI, W. L. ; TAFURI, Wg. L. . CANINE VISCERAL LEISHMANIASIS: HISTOPATOLOGICAL AND IMMUNOHISTOCHEMICAL STUDY OF EAR SKIN BIOPSIES. In: XIX Reunião da SBPZ XXX Reunião para Pesquisa básica de Doença de Chagas, 2003, Caxambú. Revista do Isntituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2003. v. 45.

21.
VILLANI, F. N. A.; MARTINS, T. ; TAFURI, Wg. L. ; MELO, M. N. ; TAFURI, W. L. . Histopathological Aspects of the Inflamatory Reaction Induced by Leishmania major after the Inplanting of Paraffin-Tablets in Mice. In: XXIX Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2002, Caxambú. XXIX Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, L. C. ; VILLANI, F. N. A. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, G. S. . Pesquisa e elaboração de roteiro de entrevista visando a inclusão de alunos com anemia falciforme. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VILLANI, F. N. A.. Metodologia do Ensino em Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, M. G. ; LIMA, M. E. G. P. ; TROIAN, D. A. L. ; ASSUNCAO, E. O. M. ; TOLEDO, J. S. R. ; VILLANI, F. N. A. . ANIMACORPO: PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO-APRENDIZADO DA ANATOMIA HUMANA E OS CINCO SENTIDOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEME, C. A. ; MARCIANO, G. M. ; MOURAO, I. C. ; NASCIMENTO, R. A. ; Villani, F. N. A. . REPRESENTAÇÃO LÚDICA DO CICLO DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANASTACIO, B. L. P. ; NASCIMENTO, A. P. S. ; MENEZES, M. C. ; MORAIS JUNIOR, G. ; Villani, F. N. A. . FENÔMENOS NATURAIS: VULCÕES E PANGEIA UMA ERUPÇÃO PEDAGÓGICA DA LUDICIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
AGUIAR, B. C. M. ; SILVA, D. M. M. ; ANDRADE, I. J. C. ; PEREIRA, P. C. ; Villani, F. N. A. . LITERATURA E OFICINA COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, T. F. ; GUIMARAES, G. P. ; Villani, F. N. A. . Abordagem interdisciplinar da Educação em Saúde: pensando novas metodologias de ensino numa parceria Universidade-escola em Belo Horizonte-MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, F. P. ; FARIA, J. F. ; SILVA, T. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; DORNELAS, N. M. L. ; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; Villani, F. N. A. ; SUZUKI, A. Y. M. . Promoção da iniciação científica na educação básica através de práticas laboratoriais alternativas de baixo-custo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARDOSO, L. L. ; SANTOS, G. C. S. ; VILLANI, F. N. A. . Protozooses nos livros didáticos de ciências: uma proposta de adequação dos estudos sobre leishmaniose para regiões endêmicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MATOS, A. C. D. ; Villani, F. N. A. ; GALINARI, G. C. F. ; REHFELD, I.S. ; COSTA, A. G. ; ROSA, J. C. C. ; COSTA, E. A. ; SILVA, N. L. ; RODRIGUES, T. V. ; LAGE, A. P. ; GUEDES, M. I. M. C. ; LOBATO, Z. I. P. . Bovine vaccinia: testing an inactivated vaccine in catle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VILLANI, F. N. A.. Apeu vírus versus células T duplo-negativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VILLANI, F. N. A.; SILVA, T.E. ; KROON, E. G. ; OLIVEIRA, J. G. ; FERREIRA, P.C.P. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Double-negative T cells during Vaccinia virus and Apeu virus infection in vitro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VILLANI, F. N. A.; SILVA, T.E. ; KROON, E. G. ; OLIVEIRA, J. G. ; FERREIRA, P.C.P. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Activation profile of human double-negative T cells stimulated in vitro by Vaccinia virus and Apeu virus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VILLANI, F. N. A.; GUEDES, M. I. M. C. ; DORNELES, E. ; GERBER, P. F. ; DAMASIO, M. P. S. ; BOZZI, A. ; CARVALHO, A. T. ; CORREA-OLIVEIRA, R. ; KROON, E. G. ; LOBATO, Z. I. P. . Modulation of Immune Response Induced by Vaccinia Virus in Experimentally Infected Cows. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SILVA, D. C. M. ; SILVA, E. A. S. M. ; FERREIRA, J. G. G. ; ESTANISLAU, J. A. S. G. ; OLIVEIRA, J. G. ; FONSECA, F. G. ; VILLANI, F. N. A. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Profile of CD4 Memory T Cells Following A Vaccinia Virus Natural Infection. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VILLANI, F. N. A.; MAGALHAES, L. M. D. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M.O.C. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Double-negative T cells are differently activated in cardiac chagasic patients with distinct levels of cardiomiopathy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VILLANI, F. N. A.; SANTOS, J.S.C. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M.O.C. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Double-negative T cells from cardiac patients display an activated profile and are a major source of IFN-gamma. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
VILLANI, F. N. A.; SANTOS, J.S.C. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M. O. C. ; GOLLOB, K.J. ; Dutra, W.O. . Double-negative T cells from cardiac patients display an activated profile and are a major source of IFN-gamma. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
VILLANI, F. N. A.; SANTOS, J.S.C. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M.O.C. ; GOLLOB, K.J. ; DUTRA, W.O. . Double-negative T cells display a distinct functional profile between chagasic patients with different levels of cardiomiopathy. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
VILLANI, F. N. A.; SANTOS, J.S.C. ; ANTONELLI, L.R.V. ; ROCHA, M. O. C. ; GOLLOB, K.J. ; Dutra, W.O. . Double-negative T cells display a distinct functional profile between chagasic patients with different levels of cardiomiopathy. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
VILLANI, F. N. A.; RIBEIRO,V.M. ; MICHALICK, M.S.M. ; TAFURI, W. L. ; TAFURI, Wg. L. . CANINE VISCERAL LEISHMANIASIS: HISTOPATOLOGICAL AND IMMUNOHISTOCHEMICAL STUDY OF EAR SKIN BIOPSIES. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
VILLANI, F. N. A.; MARTINS, T. ; TAFURI, Wg. L. ; MELO, M. N. ; TAFURI, W. L. . Histopathological Aspects of the Inflamatory Reaction Induced by Leishmania major after the Inplanting of Paraffin-Tablets in Mice. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VILLANI, F. N. A.; NASCIMENTO, S. S. . Coordenadora da Equipe de Avaliação da 18ª UFMG Jovem. 2017.

Processos ou técnicas
1.
VILLANI, F. N. A.; NASCIMENTO, S. S. . Coordenação da avaliação dos trabalhos selecionados para a XVIII UFMG jovem - Transformações e Maioridade. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
VILLANI, F. N. A.; FERREIRA, F. A. G. ; CARVALHO, C. M. ; COSTA, M. C. ; COSTA, J. C. ; FERREIRA, J. M. R. ; SILVA, S. H. . Plataforma AMPIC de Iniciação Científica para a Educação Básica. 2018.

2.
VILLANI, F. N. A.. Consultora ad hoc de projetos de extensão da UEMG. 2018.

3.
VILLANI, F. N. A.. Consultora ad hoc de projetos de pesquisa da UEMG. 2018.

4.
NASCIMENTO, S. S. ; VILLANI, F. N. A. . Relatório Final da Avaliação dos Trabalhos da 18ª UFMG Jovem. 2017.

5.
ALMADA, E. D. ; MENDES, R. S. M. ; SANTOS FILHO, A. F. ; JUNQUEIRA, C. M. M. ; SOBRAL, C. R. S. ; ALMEIDA, C. P. ; MARTINS, E. M. ; KERR, F. T. O. ; COSTA, F. J. ; VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL ; LIMA, J. C. ; BARBOSA, J. N. ; NICACIO, L. M. F. ; RODRIGUES, M. N. S. ; CASTELUBER, M. C. F. ; DORNELAS, N. M. L. ; TORRES, P. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2016.

6.
VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . V FIOCRUZ MINAS PARA VOCÊ. 2012.

7.
VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . IV FIOCRUZ MINAS PARA VOCÊ. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STARLING, C. ; RIBEIRO, N. A. ; NASCIMENTO, S. S. ; Villani, F. N. A. . Fazer ciências com crianças: proposições e reflexões. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, F. A. G. ; Villani, F. N. A. ; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; SUZUKI, A. Y. M. . Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2016; Tema: Divulgação dos componentes e trabalhos do NEMAS/UEMG. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILLANI, F. N. A.. Biodiversidade de parasitos que acomentem o ser humano. 2017. .

2.
VILLANI, F. N. A.; BARBOSA, G. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; SUZUKI, A. Y. M. . Anais do II seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS. 2017. (Editoração/Anais).

3.
VILLANI, F. N. A.. Educação em Saúde: conceitos, objetivos e reflexões. 2016. .

4.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL. MAPAS CONCEITUAIS: características e aplicações. A construção de mapas conceituais como estratégia de ensino/aprendizagem. 2016. .

5.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL; MAGALHAES, M. . Primeiros socorros no ambiente escolar. Orientações para prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. 2016. .

6.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL. Captação de recursos para implementação de projetos pedagógicos, visando a melhoria da qualidade do ensino. 2016. .

7.
SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. ; BARBOSA, G. S. . A formação de Pedagogos para a Educação Ambiental: conceitos e práticas em espaços formais e não formais. 2016. .

8.
VILLANI, F. N. A.; FERREIRA, P.C.P. . Relatório Técnico ? Científico e Projeto de Renovação. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . V Fiocruz Minas para você. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exposição de trabalhos científicos para a comunidade).

10.
VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . IV Fiocruz Minas para você. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exposição de trabalhos científicos para a comunidade).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TRINDADE, G. S.; KROON, E. G.; VILLANI, F. N. A.; MOTA, B. E. F.. Participação em banca de Galileu Barbosa Costa. Avaliação dos fatores de exposição ao Vaccinia virus em diferentes populações do Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LOBATO, Z. I. P.; VILLANI, F. N. A.; LAGE, A. P.. Participação em banca de Ana Carolina Diniz Matos. Vaccinia virus: Padronização de técnica para imunodiagnóstico e estudo da resposta imune humoral de bovinos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
DUTRA, W.O.; GOLLOB, K.J.; ESTANISLAU, J. A. S. G.; ANDRADE, L. O.; VILLANI, F. N. A.. Participação em banca de Daniela Valente Andrade. Aspectos imunorregulatórios nas fases aguda e crônica recente da doença de Chagas: expressão de citocinas e análise de potencial citotóxico. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
LAGE, A. P.; VILLANI, F. N. A.; MARTINS, N. R. S.. Participação em banca de Ana Carolina Diniz Matos. Desenvolvimento, potencial e teste de eficácia de uma vacina inativada utilizando a cepa GP2 do Vaccinia Virus. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VILLANI, F. N. A.; REZENDE, J. L. P.. Participação em banca de Maria Nazaré Silva Mayrink Pimentel de Mello. Organografia para o Ensino Médio: a utilização das plantas em nosso dia a dia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VILLANI, F. N. A.; ANDRADE, D. M.; FONSECA, A. L.. Participação em banca de Débora Moreira Pinto.Jogos didáticos na percepção dos professores no ensino de ciências e biologia em Divinópolis-MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
VILLANI, F. N. A.; LAGE, R. C.; CRUZ, I. R.. Participação em banca de Paloma Pires do Amaral Graças.Análise do conteúdo de parasitoses intestinais em livros didáticos do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
Villani, F. N. A.; CASTELUBER, M. C. F.. Participação em banca de Alessandra Suriani, Débora de Oliveira e Fernanda Gracia.Material didático alternativo de aula prática para o Ensino de Microbiologia nas escolas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
VILLANI, F. N. A.; MENDES, R. M.; CASTELUBER, M. C. F.; ALMADA, E. D.. Participação em banca de Carine Silva Gonçalves e Geisa Gabriela da Silva.ASPECTOS DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ETNOBOTÂNICOS DE ROSMARINUS OFFICINALIS (ALECRIM) E OCIMUM GRATISSIMUM (ALFAVACA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
Azevedo, A.C.C.; VILLANI, F. N. A.; Stroppa, C.T.. Participação em banca de Patrícia Virgínia Borba Pereira.DENGUE VIRUS: implementação e padronização de técnicas de cultivo celular, multiplicação e titulação viral no Laboratório de Imunologia Celular e Molecular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

6.
DUTRA, W.O.; ESTANISLAU, J. A. S. G.; VILLANI, F. N. A.. Participação em banca de Luisa Mourão Dias Magalhães.Avaliação dos efeitos da infecção com diferentes cepas de Trypanosoma cruzi na expressão de moléculas de ativação e citocinas por monócitos humanos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
DUTRA, W.O.; ESTANISLAU, J. A. S. G.; VILLANI, F. N. A.. Participação em banca de Carolina Cattoni Koh.Avaliação do uso da N-acetilcisteína como adjuvante no tratamento com benzonidazol na infecção, in vitro, por T. cruzi, de sangue de indivíduos não infectados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VILLANI, F. N. A.. 18ª UFMG Jovem. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
COSTA, V. V.; VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G.; ABRAHAO, J. S.. Subversão de células de hospedeiros vertebrados e invertebrados por vírus grandes de DNA: uma análise de fatores virais e imunes durante coinfecções. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
VILLANI, F. N. A.. XXII Encontro Nacional de Virologia & VI Encontro de Virologia do Mercosul. 2011. Sociedade Brasileira de Virologia.

4.
VILLANI, F. N. A.. Segunda Semana de Biologia Celular. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde.Memória Biocultural e Educação Ambiental. 2018. (Seminário).

2.
19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Pegada Ecológica: uma estratégia lúdica de ensino e aprendizagem sobre Educação Ambiental. 2017. (Seminário).

3.
I Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. PESQUISA E ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ANEMIA FALCIFORME. 2017. (Feira).

4.
II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde.Metodologia do Ensino em Saúde. 2017. (Seminário).

5.
II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde.PEGADA ECOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Seminário).

6.
IV Semana das Ciências Biológicas.Biodiversidade de parasitos que acometem o ser humano. 2017. (Oficina).

7.
18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Abordagem interdisciplinar da Educação em Saúde: pensando novas metodologias de ensino numa parceria Universidade-Escola em Belo Horizonte- MG. 2016. (Seminário).

8.
Encontros de Formação em Educação, Meio Ambiente e Saúde.Educação em Saúde: conceitos, objetivos e reflexões. 2016. (Encontro).

9.
I Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde.Fazer ciências com crianças: proposições e reflexões. 2016. (Seminário).

10.
Biologia de Verão.Catação de recursos para implementação de projetos pedagógicos, visando a melhoria da qualidade do ensino. 2015. (Oficina).

11.
V Fiocruz Minas para você. Trabalhos realizados no Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do CPqRR. 2012. (Exposição).

12.
XXIII Congresso Brasileiro de Virologia VII Encontro de Virologia do Mercosul. DOUBLE-NEGATIVE T CELLS DURING VACCINIA AND APEU VIRUS INFECTION IN VITRO. 2012. (Congresso).

13.
XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology V Extra Section of Clinical Immunology. ACTIVATION PROFILE OF HUMAN DOUBLE-NEGATIVE T CELLS STIMULATED IN VITRO BY VACCINIA VIRUS AND APEU VIRUS. 2012. (Congresso).

14.
IV FIOCRUZ MINAS PARA VOCÊ. O que o LICM faz pela sociedade?. 2011. (Exposição).

15.
IV Simpósio de Biologia Celular. 2011. (Simpósio).

16.
XXII Encontro Nacional de Virologia & VI Encontro de Virologia do Mercosul. Modulation of Immune Response Induced by Vaccinia Virus in Experimentally Infected Cows. 2011. (Congresso).

17.
Segunda Semana de Biologia Celular da UFMG. 2009. (Simpósio).

18.
Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.Double-negative T cells are differently activated in cardiac chagasic patients with distinct levels of cardiomiopathy. 2009. (Simpósio).

19.
I Semana de Biologia Celular - Profª Conceição Ribeiro da Silva Machado.Double-negative T cells from cardiac patients display an activated profile and are a major source of IFN-gamma. 2008. (Simpósio).

20.
XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia/XXXV Reunião Anual sobre Pesquisa Básica em Doença de Chagas. Double-negative T cells from cardiac patients display an activated profile and are a major source of IFN-gamma. 2008. (Congresso).

21.
13th International Congress of Immunology. Double-negative T cells from cardiac patients display an activated profile and are a major source of IFN-gamma. 2007. (Congresso).

22.
Seminário de Avaliação do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular.Double-negative T cells display a distinct functional profile between chagasic patients with different levels of cardiomiopathy. 2007. (Seminário).

23.
XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia/XXXIV Reunião Anual sobre Pesquisa Básica em Doença de Chagas. Double-negative T cells display a distinct functional profile between chagasic patients with different levels of cardiomiopathy. 2007. (Congresso).

24.
1º Encontro Anual de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia. 2003. (Encontro).

25.
XIX Reunião da SBPZ XXX Reunião para Pesquisa básica de Doença de Chagas. Canine Visceral Leishmaniasis: Histopathological and Immunohistochemical study of ear skin biopsies. 2003. (Congresso).

26.
XXIX Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. Histopathological Aspects of the Inflamatory Reaction Induced by Leishmania major after the Inplanting of Paraffin-Tablets in Mice. 2002. (Congresso).

27.
5ª SBPC JOVEM e 49ª Reunião Anual da SBPC.Alunos do COLTEC UFMG. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILLANI, F. N. A.; BARBOSA, G. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. . III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2018. (Outro).

2.
VILLANI, F. N. A.; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, G. S. . 2a Feira Mineira de Iniciação Científica. 2018. .

3.
FERREIRA, F. A. G. ; SUZUKI, A. Y. M. ; VILLANI, F. N. A. ; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. . Feira Mineira de Iniciação Científica. 2017. .

4.
VILLANI, F. N. A.; NASCIMENTO, S. S. . 18ª UFMG Jovem - Transformações e Maioridade. 2017. .

5.
VILLANI, F. N. A.; BARBOSA, G. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; SUZUKI, A. Y. M. . II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2017. (Outro).

6.
Villani, F. N. A.; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, T. F. . Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2016. (Outro).

7.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL. Biologia de Verão. 2016. (Outro).

8.
VILLANI, F. N. A.. V Fiocruz Minas para você. 2012. (Exposição).

9.
VILLANI, F. N. A.. IV Fiocruz Minas Pra Você. 2011. (Exposição).

10.
André Gustavo de Oliveira ; Andrea Morais Torres Pinto ; Cecília de Almeida Marques ; VILLANI, F. N. A. ; Germano Carneiro da Costa ; SANTOS, J.S.C. ; Jaqueline Melo Soares ; Letícia Alberti ; Paula Cristiane Motta Sales ; Rafael Henrique Nobrega ; Raquel Alves Costa . I Semana de Biologia Celular - Profª Conceição Ribeiro da Silva Machado. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Júlia Silva Dimas. A contribuição do serviço de pedagogia hospitalar durante a internação de crianças em idade escolar. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Elismara Letícia. A brinquedoteca como ferramenta para o trabalho do Pedagogo Hospitalar. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Lorena Caroline Rodrigues. Novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino de Parasitologia no Ensino Médio. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Roberta Cristina Cardoso da Silva. Educação Inclusiva de alunos e alunas com Doença Falciforme: um estudo da percepção de estudantes e de seus familiares.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa UEMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jorge Gomes Goulart Ferreira. Estudo de alterações na expressão de genes envolvidos com a imunidade inata humana, induzidas por Apeu virus. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Centro de Pesquisas René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
José Vicente Paula Gomes Filho. CONTEÚDOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

2.
Kênia de Araújo. GUIA DO EDUCADOR PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS COM FOCO EM SAÚDE UTILIZANDO A ANIMAÇÃO ?O ÔNIBUS MÁGICO DECOLA NOVAMENTE?. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

3.
Raquel Michelle Batista. Iniciativa Vingadores para o Ensino de Imunologia. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA LUIZA MENDES SANTOS e PAOLLA F DO NASCIMENTO RIBEIRO. Abordagem pedagógica para conscientização sobre higienização e prevenção das parasitoses entre alunos do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

2.
Maria Clara Oliveira Goulart Dias. A educação em saúde como instrumento na prevenção de parasitoses intestinais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

3.
Letícia Lorena Cardoso e Gláucia Clementino da Silva Santos. Protozooses nos livros didáticos de ciências: uma proposta de adequação dos estudos sobre leishmaniose para regiões endêmicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

4.
Poliana F. Valhuch, Rodrigo D. Damasceno e Silvia A.C. Silva. Potencial educativo na prevenção da dengue de atividades elaboradas nas escolas, sobre Aedes aegypti, com base nos PCN de ciências e biologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

5.
Gisele Saturnino Silva Braga e Marianne Cecília dos Santos. A diferença da percepção, entre os gêneros, sobre candidíase e tricomoníase. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

Iniciação científica
1.
Lorena Caroline Rodrigues. Educação Inclusiva de alunos e alunas com Doença Falciforme: um estudo da percepção de estudantes e de seus familiares. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa UEMG. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

2.
Karla Regina Moreira Baldassini e Luísa Ferreira Primo. Estratégias lúdicas de ensino e aprendizagem sobre Educação Ambiental: brincar e aprender para a vida favorecer. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.

3.
Thaís Ferreira de Oliveira. Abordagem interdisciplinar da Educação em Saúde: pensando novas metodologias de ensino numa parceria Universidade-escola em Belo Horizonte-MG. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa UEMG. Orientador: Fernanda Nobre Amaral Villani.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, A. C. D. ; Villani, F. N. A. ; GALINARI, G. C. F. ; REHFELD, I.S. ; COSTA, A. G. ; ROSA, J. C. C. ; COSTA, E. A. ; SILVA, N. L. ; RODRIGUES, T. V. ; LAGE, A. P. ; GUEDES, M. I. M. C. ; LOBATO, Z. I. P. . Bovine vaccinia: testing an inactivated vaccine in catle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, T. F. ; GUIMARAES, G. P. ; Villani, F. N. A. . Abordagem interdisciplinar da Educação em Saúde: pensando novas metodologias de ensino numa parceria Universidade-escola em Belo Horizonte-MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VILLANI, F. N. A.. Educação em Saúde: conceitos, objetivos e reflexões. 2016. .

2.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL. MAPAS CONCEITUAIS: características e aplicações. A construção de mapas conceituais como estratégia de ensino/aprendizagem. 2016. .

3.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL; MAGALHAES, M. . Primeiros socorros no ambiente escolar. Orientações para prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. 2016. .

4.
SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. ; BARBOSA, G. S. . A formação de Pedagogos para a Educação Ambiental: conceitos e práticas em espaços formais e não formais. 2016. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . V Fiocruz Minas para você. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exposição de trabalhos científicos para a comunidade).

2.
VILLANI, F. N. A.; OLIVEIRA, J. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . IV Fiocruz Minas para você. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exposição de trabalhos científicos para a comunidade).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STARLING, C. ; RIBEIRO, N. A. ; NASCIMENTO, S. S. ; Villani, F. N. A. . Fazer ciências com crianças: proposições e reflexões. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILLANI, F. N. A.. IV Fiocruz Minas Pra Você. 2011. (Exposição).

2.
Villani, F. N. A.; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; SUZUKI, A. Y. M. ; OLIVEIRA, T. F. . Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2016. (Outro).

3.
VILLANI, FERNANDA NOBRE AMARAL. Biologia de Verão. 2016. (Outro).

4.
FERREIRA, F. A. G. ; SUZUKI, A. Y. M. ; VILLANI, F. N. A. ; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. . Feira Mineira de Iniciação Científica. 2017. .

5.
VILLANI, F. N. A.; NASCIMENTO, S. S. . 18ª UFMG Jovem - Transformações e Maioridade. 2017. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, F. A. G. ; Villani, F. N. A. ; BARBOSA, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; SUZUKI, A. Y. M. . Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2016; Tema: Divulgação dos componentes e trabalhos do NEMAS/UEMG. (Blog).



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos

1º lugar para Professor Substituto de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG - Edital 261/2018.

1º lugar para Professor de Educação Básica - PEB - Nível I - Grau A - Biologia/Ciências em Vespasiano, no Concurso Público da Secretaria de Estado de Educação - SEE - de Minas Gerais - Edital 07/2017.

3º, 3º e 5º lugares para Professor de Educação Superior, Nível VI, Grau A, da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, Edital 19/2018.
4º lugar para Professor de Educação Superior, Nível VI, Grau A, da Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Edital 07/2016.
3º lugar para Professor de Educação Superior, Nível VI, Grau A, da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Edital 10/2015.



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