Paula Cristina de Almeida Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4977987783920682
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Doutora (2010) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais onde também realizou sua graduação em Pedagogia com ênfase em Alfabetização, Leitura e Escrita (2003). É pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/ CEALE/FAE/UFMG. Atualmente, é professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte na área de Conteúdos, Métodos e Técnicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do curso de Pedagogia. Nessa mesma instituição, também, atua como coordenadora do curso de especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Os principais temas de interesse de pesquisa são: ensino e aprendizagem,alfabetização, letramento, formação de leitores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Cristina de Almeida Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, P. C. A

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.
Rua Erê, n. 207
Prado
30411052 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32985200
URL da Homepage: www.estacio.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Lúcia Castanheira.
Coorientador: Maria Zélia Versiani Machado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Alfabetização e Letramento; Escolarização da literatura; Formação do leitor literário; Literatura infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Aparecida Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Livro didático; Escolarização da literatura; Literatura infantil; Formação do leitor literário.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Integrante da pesquisa intitulada "Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso longitudinal" , coordenada pela professora Daniela Freitas Brito Montuani.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Integrante do programa de extensão Bebeteca, coordenado pela professora Célia Abicalil, financiado pela Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Integrante do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) que é parte do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale, órgão complementar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Esse grupo de pesquisa, tem se dedicado a pesquisas voltadas para a formação de leitores literários e realiza análise de livros de literatura infatojuvenil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Além de realizar o evento O Jogo do Livro Infantil e Juvenil, que acontece de dois em dois anos.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista - Estágio Doutorado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Atuei no Programa de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica (LASEB), um convênio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte/MG (SMED-PBH) com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Nesse program de Pós-Graduação, ministrei a disciplina Educação Infantil e Letramentos.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG sob orientação da Prof. Dra. Maria Lúcia Castanheira e co-orientação da Prof. Dra. Maria Zélia Versiani Machado. Por meio de pesquisa etnográfica buscou-se compreender como aconteceu a construção coletiva de letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Aluna pós-graduação, Enquadramento Funcional: Monitora de pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora de pós graduação com regência seguinte disciplina: Alfabetização e Letramento I, primeiro período do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação / UFMG

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Monitora de pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor de pós graduação com regência na disciplina Estágio Curricular, no curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG sob orientação da Prof. Dra. Aparecida Paiva. Por meio da pesquisa quantitativa e qualitativa buscou-se investigar a escolarização da literatura nos livros didáticos de Língua Portuguesa, partindo da análise de duas coleções didáticas de língua portuguesa que foram as mais escolhidas pelo primeiro segmento do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal de Betim/MG.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Monitora de pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora da professora da disciplina Leitura: teoria e prática no curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora de Pedagogia do Projeto de Extensão de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - PROEF - 2, da Faculdade de Educação da UFMG.

Atividades

3/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Orientadora de monografia, Carga horária: 10
Outras informações
Orientadora de monografias no curso de especialização em Alfabetização e Letramento, ministrado como pós-graduação Lato Sensu.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Coontrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrei a disciplina "Oficina de Texto Literário: como formar o sujeito leitor de literatura desde as primeiras aprendizagens" no curso de especialização em Alfabetização e Letramento, ministrado como pós-graduação Lato Sensu.


Centro Pedagógico UFMG, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora orientadora
Outras informações
Orientação de trabalhos de conclusão de curso de especialização em INFÂNCIA, CULTURA E PRÁTICAS FORMATIVAS, ministrado como pós-graduação Lato Sensu.


Centro de Estudos Supletivos, CESU, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Designação, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20


Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, ESTÁCIO BH, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora do curso de especialização de Docência e Gestão do Ensino Superior, ministrado como curso de pós-graduação Lato Sensu.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Regência no curso de especialização Docência e Gestão no Ensino Superior, ministrado como pós-graduação Lato Sensu, nas seguintes disciplinas: 1) Pesquisa e Docência do Ensino Superior 2) Aspectos da Linguagem e Produção Textual

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Própria de Avaliação CPA, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1) Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino nas Creches e Educação Infantil 2) Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento 3) Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino de Ciência e Educação Ambiental 4) Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino de Matemática 5) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil 6) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental 7) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas da Educação Profissional 8) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão Pedagógica 9) Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular 10) Didática 11) Pesquisa e Prática em Educação

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Integrante do Núcleo Estruturante - NDE, Carga horária: 4
Outras informações
Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Integrante do Colegiado, Carga horária: 4
Outras informações
Integrante do Colegiado, do curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Institucional de IC, Carga horária: 4
Outras informações
O papel dos integrantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica é: 1) Gerenciar, coordenar e acompanhar o Programa Institucional de Iniciação Científica da IES e se responsabilizar pelo cumprimento do Regulamento do Programa; 2) Emitir parecer sobre o mérito acadêmico das propostas de pesquisa e as adequações ao Edital de IC; 3) Emitir parecer sobre os relatórios parciais e finais dos projetos.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Núcleo de Educação e Linguagem


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso longitudinal
Descrição: Busca-se analisar a história de ensino que compõe as vivências de aprendizagem de uma turma desde a educação infantil até a conclusão do 1º ciclo de ensino fundamental numa rede de ensino que sistematicamente trabalha capacidades de alfabetização desde a educação infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula Cristina de Almeida Rodrigues - Integrante / Daniela Freitas Brito Montuani - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo de diferentes municípios do estado de Minas Gerais. O objetivo desta formação é auxiliar no cumprimento da meta nacional de que os estudantes dos sistemas públicos da educação básica estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Foram beneficiados cerca de 310 professores orientadores de estudo e 7.731 professores alfabetizadores em 103 municípios de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo de diferentes municípios do estado de Minas Gerais. O objetivo desta formação é auxiliar no cumprimento da meta nacional de que os estudantes dos sistemas públicos da educação básica estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Foram beneficiados cerca de 310 professores orientadores de estudo e 7.731 professores alfabetizadores em 103 municípios de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Bebeteca
Descrição: O programa de extensão Bebeteca é coordenado pela professora Célia Abicalil, financiado pela Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é analisar obras de literatura infantil a partir de pesquisas e publicações sobre essa campo de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Melhor trabalho da Regional Central, Centro de Conhecimento de Educação e Licenciatura, VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, P. C. A2014RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário: leitura dos textos literários fora dos seus suportes originais. Anima (Fortaleza), v. 14, p. 115-115, 2014.

2.
RODRIGUES, P. C. A2014RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário: leitura dos textos literários fora dos seus suportes originais. Anima (Fortaleza), v. 14, p. 115, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . Alfabetização e letramento na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 1. 122p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, P. C. A; FREITAS, A. ; GONCALVES, A. D. ; CASTRO, T. M. P. . O PNAIC e as novas práticas pedagógicas em linguagem e alfabetização matemática: uma experiência na perspectiva do letramento. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; GAZIRE, Eliane Sheid; ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; RESENDE, Valéria Barbosa. (Org.). Caderno de Experiências em Alfabetização e Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE, 2016, v. , p. 9-216.

2.
PAIVA, A. ; RODRIGUES, P. C. A . Letramento Literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Isabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. (Org.). Alfabetização e Letramento na sala de aula. 01ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. 01, p. 103-119.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, P. C. A. A história da alfabetização em três estados brasileiros. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, 01 fev. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. In: V1 Siget - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de programação e resumos do VI Siget. Natal: ALAB, 2011.

2.
RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. In: VI Simpósio Internacional de Estudos e Gêneros Textuais, 2011, Natal. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamentla, 2011. p. 1.

3.
RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Enisno Fundamental. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergência e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

4.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária. In: V Siget Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009.

5.
RODRIGUES, P. C. A. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário, 2007.

6.
RODRIGUES, P. C. A. A literatura no livro didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário. In: X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. A literatura no livro didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. In: VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014, Rio de Janeiro. VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UNESA, 2014.

2.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária. In: V Siget Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul / RS. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul: Educs, 2009. p. 62-63.

3.
RODRIGUES, P. C. A. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a escolarização da leitura literária. In: 16° InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a escolarização da leitura literária, 2007.

4.
RODRIGUES, P. C. A. A formação do leitor literário em duas coleções didáticas de língua portuguesa. In: 16° Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. A formação do leitor literário em duas coleções didáticas de língua portuguesa, 2007.

5.
RODRIGUES, P. C. A. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário. Vitória, 2007. p. 132-132.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, P. C. A. A leitura literária em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, P. C. A. Workshop Pesquisa Científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RODRIGUES, P. C. A. O Letramento Literário em uma turma do quarto ano do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES, P. C. A. Letramento literário e a obra infantil de Monteiro Lobato. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RODRIGUES, P. C. A. Formação de leitores literários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RODRIGUES, P. C. A. O PNBE nos municípios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RODRIGUES, P. C. A. Práticas de leitura literária na sala de aula: uma abordagem etnográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RODRIGUES, P. C. A. Alfabetização e Letramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RODRIGUES, P. C. A. A literatura no livro didático de língua portuguesa: a formação do leitor literário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RODRIGUES, P. C. A. A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RODRIGUES, P. C. A. A formação do leitor literário em duas coleções didáticas de língua portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RODRIGUES, P. C. A. Oficina - Escolhas de pesquisadores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RODRIGUES, P. C. A. A literatura no livro didático de língua portuguesa: a formação do leitor literário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RODRIGUES, P. C. A. Proposta de leitura literária no livro didático de língua portuguesa e suas implicações com os temas transversais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RODRIGUES, P. C. A. Oficina - Escolha literária para crianças e jovens: qualquer livro serve?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . Programa PNLD/PNAIC 2014. 2014.

2.
PAIVA, A. ; RODRIGUES, P. C. A . Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2014. 2013.

3.
PAIVA, A. ; RODRIGUES, P. C. A . Programa Nacional Biblioteca da Escola 2013. 2012.

4.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . Programa Nacional Biblioteca da Escola - 2012. 2011.

5.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2011. 2010.

6.
RODRIGUES, P. C. A. Avaliação da Alfabetização do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). 2010.

7.
RODRIGUES, P. C. A. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2010. 2009.

8.
RODRIGUES, P. C. A. Avaliação da Alfabetização do Centro de Alfabetização, leitura e Escrita (CEALE). 2009.

9.
RODRIGUES, P. C. A. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2008. 2007.

10.
RODRIGUES, P. C. A. Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE/2007. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, P. C. A. Dedo de Prosa. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTUANI, D. F. B. ; RESENDE, V. B. ; RODRIGUES, P. C. A . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - 2017/2018. 2017. .

2.
Isabel Frade ; RODRIGUES, P. C. A . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2014. .

3.
RODRIGUES, P. C. A. VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA. 2014. (Editoração/Anais).

4.
RODRIGUES, P. C. A; Versiani . Formação de professores e mediadores de leitura: o letramento literário e o uso dos acervos das bibliotecas escolares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da alfabetização. 2011. .

6.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da alfabetização. 2011. .

7.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da Alfabetização. 2009. .

8.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da Alfabetização. 2007. .

9.
RODRIGUES, P. C. A. Alfabetização e Letramento. 2007. .

10.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da Alfabetização. 2007. .

11.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da Alfabetização. 2006. .

12.
RODRIGUES, P. C. A. Alfabetização e Letramento. 2006. .

13.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da Alfabetização. 2006. .

14.
RODRIGUES, P. C. A. Alfabetização e Letramento. 2006. .

15.
RODRIGUES, P. C. A. Instrumentos da Alfabetização. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PAIVA, A.; Versiani; CASTANHEIRA, Maria Lúcia; CORRÊA, Hércules Tolêdo; RODRIGUES, P. C. A. Participação em banca de Cristiane Dias Martins da Costa. Faróis da Educação e os desafios da formação de leitores no Maranhão. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, P. C. A; MONTUANI, D. F. B.. Participação em banca de Edicássia Barbosa Evangelista.Inclusão de deficientes auditivos em escolas regulares: algumas considerações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.

2.
RODRIGUES, P. C. A; ALMEIDA, M. G.; CATAO, L. P.. Participação em banca de César Augusto Lourenço de Andrade.As manifestações externas para influências internas para a liberdade religiosa no Brasil de 1808 à 1824. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.

3.
RODRIGUES, P. C. A; ALMEIDA, M. G.; CATAO, L. P.. Participação em banca de Alexandre de Abreu.A Revista Veja e o terrorismo, uma interpretação dos anos 60. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.

4.
Silva; RODRIGUES, P. C. A. Participação em banca de Michelle Cristina Pires Silva.A ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RODRIGUES, P. C. A; CUNHA, A. C. S.; SOUZA, F. C.; MARTINS, J. A.; AZEVEDO, L. S.; MESQUITA, L. A.; CARNEIRO, M. F. G. L.; BARROS, R. F.. Edital de Concurso para Seleção de Projetos de Iniciação Científica e Quotas de Bolsas para o período agosto/2016 a julho/2017. 2016. Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

2.
CUNHA, A. C. S.; SOUZA, F. C.; AZEVEDO, L. S.; MESQUITA, L. A.; CARNEIRO, M. F. G. L.; RODRIGUES, P. C. A. Edital de Concurso para Seleção de Projetos de Iniciação Científica e Quotas de Bolsas para o período agosto/2016 a julho/2017. 2015. Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações s e. 2014. (Seminário).

2.
Seminário de Formação Continuada de Professores: parcerias, impactos e desafios. 2012. (Seminário).

3.
IX Jogo do Livro e III Fórum Ibero-americano de letramento e aprendizagens. Onde estão os textos literários? Onde estão os leitores?. 2011. (Congresso).

4.
VI Siget - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. 2011. (Simpósio).

5.
Seminário Programa Nacional Bibloteca da Escola PNBE.O PNBE nos municípios. 2010. (Seminário).

6.
XV ENIDPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental. 2010. (Congresso).

7.
V Siget Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária. 2009. (Simpósio).

8.
16° Congresso de Leitura do Brasil. A formação do leitor literário em duas coleções didáticas de língua portuguesa. 2007. (Congresso).

9.
16° InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a escolarização da leitura literária. 2007. (Congresso).

10.
Primeiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Congresso).

11.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Literatura no Livro Didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário. 2007. (Encontro).

12.
X Congresso Internacional da ABRALIC. A literatura no livro didático de Língua Portuguesa: a formação do leitor literário. 2006. (Congresso).

13.
15º Congresso de Leitura do Brasil. Proposta de leitura literária no livro didático de língua portuguesa e suas implicações com os temas transversais. 2005. (Congresso).

14.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Educação. 28ª Reunião Aunal da Associação Nacional de Pós-Gradução de Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

15.
Culturas, Conhecimentos, Linguagens: O Jogo do Livro VI.Escolha literária para crianças e jovens: qualquer livro serve?. 2005. (Simpósio).

16.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Regiâo Sudeste. 2005. (Encontro).

17.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).

18.
.O Jogo do Livro V: democratizando a leitura. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, P. C. A. II Seminário de Pesquisa e Extensão da Estácio de Belo Horizonte. 2016. (Congresso).

2.
RODRIGUES, P. C. A. I Encontro de Pesquisa e Extensão da Estácio de Belo Horizonte. 2015. (Outro).

3.
NOVAIS, Carlos Augusto ; Versiani ; RODRIGUES, P. C. A . X Jogo do Livro Infantil e Juvenil: qual literatura. 2013. (Congresso).

4.
PAIVA, A. ; NOVAIS, Carlos Augusto ; Belmiro ; CORRÊA, Hércules Tolêdo ; RODRIGUES, P. C. A ; Versiani . IX Jogo do Livro e III Fórum Ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens. 2011. (Congresso).

5.
RODRIGUES, P. C. A; Versiani . O Jogo do Livro VIII: A tela e o livro. 2009. (Congresso).

6.
RODRIGUES, P. C. A. O Jogo do Livro VII: As Escolhas em Jogo. 2007. (Congresso).

7.
RODRIGUES, P. C. A. O Jogo do Livro VI: Culturas, Conhecimentos, Linguagens. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Patrícia Fernandes de Carvalho. Provinha Brasil: uma análise sobre a concepção de letramento. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidad de El Salvador, . Coorientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Maria Godinho Gonçalves. Métodos e teorias envolvidos nos processos de alfabetização e letramento. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, Cultura e Práticas Formativas) - Universidade FUMEC. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

2.
Lorena Wanderley Oliveira. O papel do educador no processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, Cultura e Práticas Formativas) - Universidade FUMEC. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

3.
Roberta Cristiane Machado. Literatura: o que encontramos dentro do livro infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, Cultura e Práticas Formativas) - Universidade FUMEC. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

4.
Carmélia Cândida da Silva Delfino. A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAME) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

5.
Inês Maura de Oliveira Santos. A IMPORTÂNCIA DO CONTATO DA CRIANÇA COM OS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAME) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

6.
Maria Luzia de Oliveira Santos. Ensino de leitura: da sutileza da alfabetização à complexidade da formação de leitores competentes. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAME) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

7.
Vânia Aparecida Batista Lemos Oliveira. MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA: PANACÉIA OU NEGAÇÃO?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAME) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

8.
Walkiria Salgueiro Moreira Viana. A LITERATURA COMO FACILITADORA DAS HABILIDADES DE LEITURA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAME) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

9.
Márcia Ferreira. Leitura de imagens, afinal o que é?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAME) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Santos de Arimathea. O dia a dia em sala de aula com uma criança autista: reflexões sobre a intervenção docente na Educação Infanitl. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

2.
Ana Paula Rodrigues Melo. Sexualidade Infantil: desafios e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

3.
Sarah Lombello Nogueira de Castro. As Tiras de Mafalda: uma análise da alfabetização e do letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

4.
Taisa Vieira Martins Ramos. Inclusão: a pessoa com autismo no mercado de trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

5.
Cristina da Sliva Rezende. O brincar na sala de aula de educação infantil: a mediação para o lúdico acontece?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

6.
Patrícia Ramos Soares. Educação ambiental: uma perspectiva educacional para alunos do primeiro segmento do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

7.
Cibele Scarpelli de Souza. Alfabetização e letramento na educação infantil: o ensino e aprendizagem em turmas da pré-escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

8.
Flávia Cristina Fontoura. A importância da literatura infantil na formação de futuros leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

9.
Priscila Simão de Oliveira. Educação inclusiva: a formação de professores no curso de Pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

10.
Jeniffer Lázara Rodrigues Dias. O livro didático de alfabetização e letramento: a escolarização da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

11.
Marjoly Hellen Ribeiro de Souza. A construção da Língua Escrita na Educação Infantil: uma perspectiva construtivista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

12.
Nathália Duarte Teixeira. Brinquedos e brincadeiras para crianças de 0 a 5 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.

Iniciação científica
1.
Jeniffer Lázara Rodrigues Dias. O livro didático de alfabetização e letramento: a escolarização da literatura. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte. Orientador: Paula Cristina de Almeida Rodrigues.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RODRIGUES, P. C. A2014RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário: leitura dos textos literários fora dos seus suportes originais. Anima (Fortaleza), v. 14, p. 115-115, 2014.


Livros e capítulos
1.
RODRIGUES, P. C. A; PAIVA, A. . Alfabetização e letramento na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 1. 122p .


Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, P. C. A. O Letramento Literário em uma turma do quarto ano do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, P. C. A. Workshop Pesquisa Científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, P. C. A. Dedo de Prosa. 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 15:00:28