Fabio Luiz Baldissera

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8325627328037086
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Tenho experiência acadêmica em Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, Sistemas a Eventos Discretos e Híbridos, Teoria de Controle Supervisório e Verificação Formal de Sistemas. De 2006 a 2010 atuei na Robert Bosch Ltda. nas áreas de desenvolvimento de sistemas de injeção eletrônica para veículos Diesel e coordenação de projetos. Atualmente, sou professor do magistério superior na Universidade Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Luiz Baldissera
Nome em citações bibliográficas
BALDISSERA, F. L.;BALDISSERA, FABIO L.;BALDISSERA, FABIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212600
URL da Homepage: www.das.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Technische Universität Berlin (Orientador: Jörg Raisch).
Título: Uma Abordagem Baseada na Teoria de Controle Supervisório para Controle de Redes de Regulação Gênica, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Eduardo Ribeiro Cury.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Aplicação de Backstepping para Controle da Emissão de Óxidos de Nitrogênio em Veículos Diesel,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Eugenio de Bona Castelan Neto.
Palavras-chave: sistemas SCR; pós-tratamento; backstepping; modelos reduzidos.
Grande área: Engenharias
1999 - 2004
Graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Application of the l-Complete Approximation Approach to the Swing-Up Problem of the Inverted Pendulum.
Orientador: José Eduardo Ribeiro Cury / Jörg Raisch.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Robert Bosch Limitada, BOSCH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhou com desenvolvimento de sistemas de injeção eletrônica Diesel, em projetos de prototipagem rápida de software, validação de hardware para sistemas flexíveis de injeção e calibração de software para pós-tratamento de gases de escape com tecnologia SCR (neste último projeto, na Bosch GmbH em Stuttgart, Alemanha). Coordenou projetos: a) de transferência de linhas de produção de injetores Diesel de plantas da Alemanha e Turquia para o Brasil; e b) de desenvolvimento de sistemas de injeção para fabricantes nacionais de motores Diesel e veículos comerciais.


Robert Bosch Gmbh, Alemanha.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
BioControl: Rede para estudos de biologia de sistemas e métodos de controle (Biologia Computacional CAPES)
Descrição: O comportamento de sistemas biológicos, de células a organismos, é resultado da interação complexa de entidades (a) pertencentes a diferentes níveis hierárquicos (ex.: moléculas, células, tecidos) que (b) operam em escalas temporais variadas (ex.: microssegundos para reações metabólicas e minutos ou horas para expressão gênica). Para compreender, predizer e alterar o comportamento de tais sistemas, faz-se necessário o emprego de arcabouço teórico e suporte computacional advindos de diversas áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas, Matemática, Engenharias e Ciências da Computação. Portanto, a concretização exitosa de diversos projetos ligados à Biotecnologia - como o entendimento do mecanismo de ação de doenças para projeto de novas terapias, ou a otimização da biossíntese de metabólitos com importância econômica - depende do trabalho integrado de profissionais e grupos de pesquisa interdisciplinares com foco nas áreas citadas. Esses grupos devem ser capazes de abarcar uma gama variada de atividades, quais sejam: 1) Gerar, analisar e processar dados provenientes de equipamentos de medição de alto desempenho e/ou observações laboratoriais de sistemas biológicos; 2) Avaliar criticamente a adequação dos diversos formalismos matemáticos disponíveis, para integrar os dados gerados em (1), juntamente com conhecimentos biológicos qualitativos já disponíveis na literatura; 3) Simular e analisar propriedades dinâmicas e estáticas dos modelos obtidos em (2), relacionando tais propriedades a comportamentos biológicos observáveis; 4) Predizer comportamentos plausíveis sobre os sistemas biológicos analisados, por meio de ambientes de simulação e/ou abordagens formais das Ciências da Computação, e testar as hipóteses feitas; 5) Derivar estratégias de intervenção no comportamento do sistema biológico tratado, utilizando, para isso, métodos advindos das áreas da Teoria de Controle Automático e da Otimização; 6) Implementar as estratégias de intervenção in vivo e analisar resultados obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fabio Luiz Baldissera - Integrante / Daniel Santos Mansur - Coordenador / André Bafica - Integrante / Gustavo Menezes - Integrante / José E. R. Cury - Integrante.
2014 - Atual
Validação de sistemas de controle e automação na Indústria do Petróleo e Gás utilizando métodos de teste, verificação e síntese de programas
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a aplicabilidade de métodos que permitam validar sistemas de controle e automação em sistemas dinâmicos complexos, tipicamente encontrados na indústria de petróleo e gás, em especial os Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) de unidades de produção offshore, buscando a operação segura e em conformidade com as especificações de funcionamento desses sistemas. Nesse sentido, pretende-se atuar em três frentes de pesquisa: 1. desenvolver uma metodologia e um ambiente de testes de programas de controladores lógico-programáveis (CLP); 2. aplicar métodos de verificação formal em sistemas de controle por CLPs, especialmente na área de sistemas instrumentados de segurança; 3. pesquisar o uso de métodos formais de síntese de controle a eventos discretos para a indústria de petróleo e gás. Em resumo, a pesquisa a ser realizada neste projeto consiste em utilizar técnicas de teste e métodos formais de verificação e síntese em aplicações reais de petróleo e gás. Pretende-se inicialmente definir uma metodologia de geração de testes que permita aos engenheiros de unidades operacionais do Setor de Petróleo e Gás Natural certificar equipamentos e programas de fabricantes a partir da conformidade destes com o projeto básico fornecido. Para apoiar a aplicação desta metodologia será desenvolvido um protótipo de ferramenta que permite gerar de forma semi-automática os testes necessários para a certificação da programação de CLP. Além disso, pretende-se realizar uma pesquisa exploratória acerca das possíveis aplicações de métodos formais de verificação e síntese para validação de programas de CLP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
After-treatment Systems for Diesel Engines
Descrição: Projeto de avaliação de tecnologias de pós-tratamento de gases de escape para veículos de passeio, visando atender às normas de emissão européias EURO VI..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2007
Validação de Hardware para Sistemas de Injeção Diesel-Gas
Descrição: O projeto visou desenvolver bancada de validação de unidades de comando eletrônico (ECUs) para sistemas flexíveis de injeção Diesel-Gas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2006
Prototipagem Rápida de Software
Descrição: O projeto visou: a) disseminar na Bosch Ltda. produtos e metodologias de prototipagem rápida de software para sistemas automotivos; b) divulgar as inovações para os clientes nacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão de Projetos.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Diploma de Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BALDISSERA, FABIO2016 BALDISSERA, FABIO; CURY, JOSE ; RAISCH, JOERG . A Supervisory Control Theory Approach to Control Gene Regulatory Networks. IEEE Transactions on Automatic Control (Print), v. 61, p. 18-33, 2016.

2.
CURY, JOSÉ E.R.2013 CURY, JOSÉ E.R. ; BALDISSERA, FABIO L. . Systems Biology, Synthetic Biology and Control Theory: A promising golden braid. Annual Reviews in Control, v. 37, p. 57-67, 2013.

3.
BALDISSERA, F. L.;BALDISSERA, FABIO L.;BALDISSERA, FABIO2012 BALDISSERA, F. L.; CASTELAN, E. B. ; MORENO, U. F. ; PIERI, E. R. . Aplicação de backstepping para controle de óxidos de nitrogênio em veículos diesel. CONTROLE & AUTOMAÇÃO (IMPRESSO), v. 23, p. 374-385, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BALDISSERA, FABIO L.; CURY, JOSE E. R. . Computing continuous control laws for gene regulatory networks within a discrete-event systems approach. In: 2016 13th International Workshop on Discrete Event Systems (WODES), 2016, Xi'an. 2016 13th International Workshop on Discrete Event Systems (WODES), 2016. p. 36.

2.
BALDISSERA, FABIO L.; CURY, J. E. R. . Dealing with biological constraints in the synthesis of controllers for gene regulatory networks. In: 19th IFAC World Congress, 2014, Cape Town. IFAC Proceedings Volumes, 2014. v. 47. p. 2435-2441.

3.
BALDISSERA, F. L.; CURY, J. E. R. . Optimality in the Control of Gene Regulatory Networks. In: 53rd IEEE Conference on Decision and Control, 2014, Los Angeles. Proceedings of the 53rd IEEE Conference on Decision and Control, 2014.

4.
BALDISSERA, F. L.; CURY, J. E. R. . Application of Supervisory Control Theory to Guide Cellular Dynamics. In: 11th International Workshop on Discrete Event Systems, 2012, Guadalajara. Proceedings of the 11th WODES. -: -, 2012. v. 1. p. 384-389.

5.
BALDISSERA, F. L.; CASTELAN, E. B. . Aplicação de Backstepping para Controle de Óxidos de Nitrogênio Gerados por Veículos Diesel. In: CBA2010 - XVIII Congresso Brasileiro de Automática, 2010, Bonito. Anais, SBA, 2010. v. 1. p. 2047-2052.

6.
BALDISSERA, F. L.; SCHIMPF, S.F. ; RUARO, F.M. . The Benefits of Software Rapid Prototyping and Automatic Production Code Generation. In: Congresso SAE Brasil, 2006, São Paulo. Congresso SAE Brasil, 2006.

7.
BALDISSERA, F. L.. Uma Alternativa para a Análise Frequencial de Sinais: Transformada Wavelet - conceitos e comparações com Fourier. In: Simpósio Catarinense de Processamento Digital de Imagens, 2001, Florianópolis. SCPDI - Simpósio Catarinense de Processamento Digital de Imagens. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CURY, J.E.R. ; BALDISSERA, F. L. . Some Perspectives and Challenges in the (Discrete) Control of Cellular Systems. In: 11th Workshop on Discrete Event Systems, 2012, Guadalajara. Proceedings of the 11th WODES, 2012. v. 1. p. 1-3.

Apresentações de Trabalho
1.
BALDISSERA, F. L.. A Control Theory Approach to Intervene in Biological Networks. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CASTRO, Júlia V. ; BALDISSERA, F. L. ; PERTILE, R. ; FURIGO, Agenor ; PORTO, L. M. . Regulated metabolic model of bacterial hydrogen production from glycerol using the proton flux state concept. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BALDISSERA, F. L.; OLIVEIRA, I.L. ; SIMÃO, E. ; CURY, J.E.R. ; PORTO, L.M. . Applying and Creating Process and Control Engineering Tools to Develop Integrative Systems Biology. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUEIROZ, M. H.; LIMA, M. L.; SAAD, R. T.; BALDISSERA, FABIO L.. Participação em banca de Luiz Paulo Enádio dos Reis. Verificação Formal de Sistemas Instrumentados de Segurança na Indústria de Petróleo e Gás Natural. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
QUEIROZ, M. H.; LEAL, A. B.; NEGRI, V. J.; BALDISSERA, FABIO L.. Participação em banca de Otávio Polonio Muler. Síntese e Implementação de Controle Supervisório de Processos Industriais com Malha de Válvulas. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
QUEIROZ, M. H.; MELO JUNIOR, R. R.; BECKER, L. B.; BALDISSERA, FABIO L.. Participação em banca de Felipe da Silva Lázaro. Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas de Controle e Monitoração de Navios assistido por Model Checking. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
TROFINO NETO, A.; SILVEIRA, H. B.; BALDISSERA, FABIO L.; OLIVEIRA, M. L. C.. Participação em banca de Eduardo Fensterseifer Schmidt. A State Estimation Strategy for Monitoring, Control and Optimization of Ariborne Wind Energy Systems. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
QUEIROZ, M. H.; LETTNIN, D. V.; BALDISSERA, F. L.; BECKER, L. B.; SOUZA, C. L.. Participação em banca de Luis Gustavo Perpetuo Costa Marques. Metodologia de Desenvolvimento de VHDL Sintetizável com Uso de Model-Checking. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
QUEIROZ, M. H.; PENA, P. N.; OLIVEIRA, R. S.; CAMPONOGARA, E.; BALDISSERA, F. L.. Participação em banca de Germano Schafaschek. Uma Abordagem Local para o Controle Supervisório Modular de Sistemas a Eventos Discretos Temporizados. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
FARINES, J. M.; CAMPOS, M. C.; BALDISSERA, F. L.; PLUCENIO, A.. Participação em banca de Thiago Javaroni Prati. Desenvolvimento de uma metodologia para realização de testes em programas de CLP na indústria de petróleo e gás. 2014.

Teses de doutorado
1.
Rodrigo C. Carlson; Claudio B. da Cunha; BALDISSERA, F. L.; Rômulo S. de Oliveira; Eduardo Camponogara. Participação em banca de Eduardo Rauh Muller. Optimal Arrival Time Scheduling of Automated Vehicles at Intersections. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCHIOZER, D. J.; ROMEU, R. K.; FINARDI, E. C.; MORENO, U. F.; FRANCISCO, J. B.; BALDISSERA, F. L.. Participação em banca de Thiago Lima Silva. Contributions to Modeling and Optimization of Oil Production Systems. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PINHEIRO, H.; ISAAC JUNIOR, S.; SILVA, A. S. E.; KIRSTEN, A. L.; BALDISSERA, F. L.. Participação em banca de Eduardo Lenz Cesar. Modelagem e Análise de Microrredes de Distribuição de Energia Elétrica. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
FARINES, J.; CHAIMOWICZ, L.; LEAL, A. B.; MORENO, U. F.; BALDISSERA, F. L.; PIERI, E. R.; MARTINEZ, C.. Participação em banca de José Gilmar Nunes de Carvalho Filho. Multi-robot Exploration with Constrained Communication. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cyber-Physical Systems Week 2018. 2018. (Congresso).

2.
19th IFAC World Congress. Dealing with biological constraints in the synthesis of controllers for gene regulatory networks. 2014. (Congresso).

3.
HYCON2 - Workshop on Medical and Biological Systems.A Control Theory Approach to Intervene in Biological Networks. 2013. (Simpósio).

4.
11th WODES, International Workshop on Discrete Event Systems. Application of Supervisory Control Theory to Guide Cellular Dynamics. 2012. (Congresso).

5.
12th International Conference on Systems Biology. 2011. (Congresso).

6.
SB-Meeting.Applying and Creating Process and Control Engineering Tools to Develop Integrative Systems Biology. 2010. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Rutili de Lima. Métodos Formais para Síntese de Estratégias de Coordenação de Sistemas Multi-Robôs. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Gunther Klusener. Estudo de Técnicas de Aprendizagem de Modelos para Validação de Códigos de CLP na Indústria de Petróleo e Gás. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Afonso Costa Ferraz Leite. Síntese de Controladores de Redes Biológicas sujeitos a Restrições. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Fabio Luiz Baldissera.

2.
Helena Martins. Exploração do Uso de Redes de Petri para o Estudo do Desenvolvimento da vulva do C. Elegans. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fabio Luiz Baldissera.

3.
Ana Mainhardt. Um Estudo Comparativo de Modelos Matemáticos para Análise de Redes de Regulação Gênica. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fabio Luiz Baldissera.

Orientações de outra natureza
1.
Henrique Hamisch. Monitoria da Disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Luiz Baldissera.

2.
Mateus Bonet. Monitoria da Disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Fabio Luiz Baldissera.

3.
Héloïse Donzeau. Design of a Computational Model for the Infection Dynamics of Viral Spread in Monolayer Cell Cultures. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Fabio Luiz Baldissera.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CURY, JOSÉ E.R.2013 CURY, JOSÉ E.R. ; BALDISSERA, FABIO L. . Systems Biology, Synthetic Biology and Control Theory: A promising golden braid. Annual Reviews in Control, v. 37, p. 57-67, 2013.



Outras informações relevantes


Integrou o grupo "Synthetic Biology and Control Theory" da Imperial College London, coordenado pelo pesquisador Guy-Bart Stan, no mês de junho de 2013, visando cooperação para desenvolvimento de técnicas de intervenção em sistemas biológicos intracelulares.
Durante o período de doutorado sanduíche na TU-Berlin, cooperou também com o grupo "Theoretical Biophysics" da Humboldt Universität zu Berlin, coordenado pela prof. Edda Klipp, visando cooperação para desenvolvimento de técnicas de modelagem, análise e controle de sistemas biológicos intracelulares.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:35:14