Cláudia Maria Bokel Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0711143623938196
  • Última atualização do currículo em 06/06/2018


Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Teaching English As a Second Language - Northern Arizona University (1993) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professora Associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua com formação de professores de Letras - português/inglês da Faculdade de Educação, ministrando as disciplinas de Didática Especial de Inglês I e II, Didática Especial de Português /literaturas I e II e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Português-Inglês. Faz pesquisa em Formação Inicial de Professores de Português-Inglês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês como língua estrangeira, construção de identidades profissionais, análise do discurso e identidade, sociolinguística interacional, narrativas de experiência profissional, inglês para fins específicos; formação de professores de línguas, teoria do posicionamento e evidencialidade, história do ensino de língua estrangeira no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Cláudia Maria Bokel Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, C. M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Av. Pasteur 250 - Fundos
Praia Vermelha
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22953246
URL da Homepage: http://www.educacao.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de professor: A construção da coerência dos 'selves'em narrativas de experiência, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Maria das Graças Dias Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estudos da Linguagem - Sociolingüística; identidade - posicionamentos; evidencialidade; narrativas de experiência profissional; comunidades de prática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Narrativa de Identidade Profissional.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Pragmática Evidencialidade.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1993
Mestrado em Teaching English As a Second Language.
Northern Arizona University, NAU, Estados Unidos.
Título: Ensino de Inglês como Segunda Língua,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: William Grabe.
Bolsista do(a): Northern Arizona University, NAU, Estados Unidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1986 - 1990
Graduação em Licenciatura Português Inglês.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Parecerista do Comitê Cientifíco do VII JEL (Jornada de Estudos da Linguagem), UERJ, dezembro 2012.
10/2013 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica do Programa Inglês sem Fronteiras - MEC/SESU/CAPES.
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

06/2011 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Didática.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Didática e Prática de Ensino Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial de Inglês I
Didática Especial de Inglês II
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Letras Português - Inglês
Educação e comunicação I
09/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Membro da Comissão Editorial dos Anais do I Colóquio Internacional de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (I CIFLE).
08/2010 - 08/2010
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Especialização (CESPEB) - Alfabetização, Leitura e Escrita.
01/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Editorial da Revista Contemporãnea de Educação (FE/UFRJ).
03/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação de Formação de Professores para atuação nas Oliimpíadas de Língua Portuguesa.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Professor agregado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

8/1993 - 12/2000
Ensino, Licenciatura Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para Leitura
Inglês Instrumental para Informática
Inglês I
Inglês 4
Inglês 5
Inglês 6
Text grammar

Centro Universítario da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2004
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Profesor Assistente, Carga horária: 34

Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Professor Agregado, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 10

Atividades

8/2000 - 7/2004
Direção e administração, Escola de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/1995 - 7/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Morfologia da Língua Inglesa

Friedrich-Alexander Universität - Erlangen, FAU, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0


Pädagogische Hochschule ? Schwäbisch Gmünd, PH-SG, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Intercâmbio Cietífico Brasil-Alemanha
Outras informações
Pesquisa interinstitucional ?Challenges and perspectives for teacher education in Brazil for the teaching and learning for infants and Young elementary school Children"


Britannia Comercial, BRITANNIA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Professora de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Inglesa, Carga horária: 12

Atividades

8/1993 - 7/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
EFL

Auding Idiomas, AUDING, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professora de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

1/1991 - 8/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - EFL


Linhas de pesquisa


1.
A Construção da identidade profissional de alunos em situação de pré-serviço de ensino de língua portuguesa e língua inglesa
2.
A construção da identidade profissional em narrativas de memórias educacionais em memoriais de formação de estágio de licenciandos em letras português-inglês
3.
Challenges and perspectives for the teaching and learning of English as a Foreign language for infants and young elementary school children


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Experiências de ensino de língua estrangeira em contextos populares

Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar práticas que envolvem o ensino e o aprendizado de línguas estrangeiras em ambientes populares no perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa envolve múltiplos aspectos, privilegiando compreensões advindas do estudo das narrativas e do estudo da construção de identidades dos envolvidos (alunos, professores e demais membros da comunidade). O projeto focaliza as relações entre discurso e construção da identidade social de envolvidos no processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira, através de abordagens de pesquisas de cunho etnográfico que se alinhem a perspectivas interdisciplinares a fim de possibilitar a compreensão e, se necessário, o desenvolvimento de propostas de intervenção nos múltiplos espaços de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. A abordagem de pesquisa de cunho etnográfico possibilita o estudo de diferentes processos de interação e de produção de significado (por meio da oralidade, escrita, imagem, música, etc.) em contextos culturais atravessados, cada vez mais, por uma variedade de sistemas semióticos tais como sala de aula (o caso da presente pesquisa), família, trabalho, mídia, clínica, conversas e situações sociais informais, e, também, em ambientes digitais e multimidiáticos. Esta pesquisa envolve estudo do discurso em contextos pedagógicos em língua estrangeira e materna e leva em consideração, entre outros aspectos, suas dimensões linguísticas e paralinguísticas, interacional, sócio-cognitiva e sócio-cultural, a construção/performances identitárias, o estudo de narrativas e a reflexão a respeito da profissão docente. Além de poder confrontar questões de letramento, gêneros, gêneros discursivos e representações interculturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador / William Soares dos Santos - Integrante.
2012 - Atual
Challenges and perspectives for teacher education in Brazil for the teaching and learning of English as a language for infants and young elementary shool children

Descrição: Comparative study of foreign language learning and teaching of young learners in the Brazil and Germany.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador / Gerhard W. Schnaitmann - Integrante.
2011 - Atual
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas (FORPROLI)

Descrição: Vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas (FORPROLI) tem por princípio o desenvolvimento de estudos sobre a formação de professores e o ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeira), bem como suas literaturas, com vistas a compreender melhor este campo de atuação profissional e apontar possíveis perspectivas de trabalho em diálogo com os saberes da prática docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador / Sérgio Luiz Baptista da Silva - Integrante / Antonio Francisco de Andrade Junior - Integrante / Danielle de Almeida Menezes - Integrante / William Soares dos Santos - Integrante.
2008 - Atual
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM NARRATIVAS DE MEMÓRIAS EDUCACIONAIS E MEMORIAIS DA FORMAÇÃO DE ESTÁGIO DE LICENCIANDOS EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por foco investigar a formação identitária inicial de futuros professores de Letras Licenciatura Português-Inglês, numa perspectiva que considera a produção escrita dos licenciandos em seu caráter formador e produtor de novos conhecimentos sobre a profissão docente. Durante o projeto, coletaremos, analisaremos e interpretaremos a produção discursiva memorialística dos licenciandos em Letras, observando a construção da identidade profissional por um viés discursivo que considera a escrita em seu caráter dialógico, polifônico (Bahktin, 2002; Reis, 2005). A escrita também é considerada em seu aspecto de reconstituição da memória de si, um aspecto que considera a constituição discursiva das identidades como posicionamentos discursivos (Davies & Harré, 1999). Interessa-nos, pois, investigar que posicionamentos podem ser constituídos em discurso e tornados salientes para a formação docente e consequente construção identitária dos licenciandos para a elaboração de um compromisso do self na formação inicial em relação à profissão de professor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador.
Número de orientações: 2
2007 - Atual
Construção de identidade profissional de alunos em situação de pré-serviço de ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Descrição: Estudo de narrativas de alunos de Prática de Ensino de Letras Português-Inglês da UFRJ, buscando observar e interpretar a construção identitária profissional em situação de estágio supervisionado e prática de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2017
Programa Ciências sem Fronteiras

Descrição: Programa do MEC - Ciências sem Fronteiras.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador / Christine Nicolaides - Integrante.
2014 - 2014
Projeto Seeduc/Formação Continuada Nova EJA da Fundação CECIERJ

Descrição: Projeto para produção de material didático e para-didático para formação de professores de língua inglesa para modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Cláudia Maria Bokel Reis - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2004 - 2004
Periódico: Revista Eletrônica do Curso de Letras, UniverCidade
2003 - 2003
Periódico: Caderno de Letras 1, UniverCidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores de Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
? Moção de Louvor da Colenda Congregação da Faculdade de Educação da UFRJ, Faculdade de Educação - UFRJ.
1993
AZ-TESOL Travel Grant, AZ-TESOL.
1993
Cheryl Walsh Professional Growth Award, Tesol International.
1992
AZ-TESOL Travel Assistance Grant, AZ-TESOL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, C. M. B.2012REIS, C. M. B.; SILVA, S. L. B. . UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS:. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, p. 1-8, 2012.

2.
REIS, C. M. B.2007REIS, C. M. B.; ANDRADE, L. T. . Faça o que eu digo e faça o que eu faço: a escrita como via dialógica formadora. Revista Contemporânea de Educação, v. 03, p. 3, 2007.

3.
REIS, C. M. B.2004REIS, C. M. B.. O 'rei' e o discurso: A expressão do poder e identidade no discurso de atendimento telefônico. Revista Eletrônica de Letras (R.E.L.), Centro Universitário da Cidade, 2004.

4.
REIS, C. M. B.2003REIS, C. M. B.. Construção, desconstrução e reconstrução de identidade: análise da narrativa de experiência de uma professora. Anais da Assel Rio, Rio de Janeiro, 2003.

5.
REIS, C. M. B.1996REIS, C. M. B.. Evaluating foreign language writing: Primary-trait criteria. Anais do IV Braz Tesol National Convention, 1996.

6.
REIS, C. M. B.1994REIS, C. M. B.; CAMPOS, Lilian Mary Higgins de Sá . Coesividade em redações em língua inglesa de alunos universitários brasileiros e americanos. Anais do III Congresso da Assel Rio, Instituto de Letras da UFF, p. 188-200, 1994.

7.
REIS, C. M. B.1994REIS, C. M. B.. The importance of contrastive rhetoric to teac hing writing to ESL students. Az Tesol Newsletter, v. 15, n.1, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. (Org.) . Formação de professores de ínguas em múltiplos contextos: construindo pontes de saberes e agenciamentos. 1. ed. Campinas: Editora Pontes, 2015. v. 1.

2.
REIS, C. M. B.. Linguagem, Evidencialidade e Posicionamentos de Professor: A construção da coerência dos "selves" em narrativas de experiência. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2012. v. 1. 321p .

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Inglês sem fronteiras como locus privilegiado de formação inicial de professores de línguas estrangeiras. In: SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; FILHO, Waldenor Barros Moraes.. (Org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. 1ed.Belo Horizonte: Edditora UFMG, 2016, v. 1, p. 173-192.

2.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Uma tesitura de relaçõs: uma ponte entre o incidental do saber e a comunidade de prática. In: Cláudia Maria Bokel Reis; William Soares dos Santos. (Org.). Formação de professores de línguas em múltiplos contextos: construindo pontes de saberes e agenciamentos. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2015, v. 17, p. 15-26.

3.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Experiências marcantes no estágio supervisionado em uma narrativa de uma estudante de prática de ensino de português/línguas estrangeiras da Faculdade de Educação da UFRJ. In: Cláudia Maria Bokel Reis; William Soares dos Santos. (Org.). Formação de professores de línguas em múltiplos contextos: construindo pontes de saberes e agenciamentos. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2015, v. 17, p. 27-55.

4.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . "A depender da professora em sala de aula": amorisidade a falta de amorisidade em uma narrativa de formação d eprofessor. In: Pedro Amaro de Moura Brito ; João Rodrigo de Moura Brito. (Org.). Amorização: porque falar de amor é um ato revolucionário. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. 1, p. 414-427.

5.
REIS, C. M. B.. Evidencialidade como recurso analítico para posicionamentos profissionais em narrativas de experiência. In: Maria das Graças Dias Pereira; Clarissa Rollin Pinheiro Bastos; Tânia Conceição Pereira. (Org.). Discursos socio-culturais em interação: interfaces entre a narrativa, a conversação e a argumentação: navegando nos contextos da escola, saúde, empresa, mídia, política e migração. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda., 2009, v. 1, p. 67-99.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REIS, C. M. B.. O ´rei´ e o discurso: Expressão do poder e identidade no discurso de atendimento telefônico.. Revista Eletrônica de Letras (R.E.L.), Centro Universitário da Cidade, 20 abr. 2006.

2.
REIS, C. M. B.. The importance of contrastive rhetoric to teaching writing to ESL students. AZ-TESOL Newsletter, AZ, Estados Unidos, , v. 15(1), 01 abr. 1994.

3.
REIS, C. M. B.. I was amazed! A cheryl Walsh award winner convention report. AZ-TESOL Newsletter, AZ, Estados Unidos, , v. 14(3), p. 11 - 12, 01 maio 1993.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Remarkable Experiences in a Narrative Memoir of a Student of Portuguese/English Teaching Practicum from the School of Education at UFRJ. In: European Conference on Education, 2014, Brighton. The European Conference on Education 2014 Brighton, United Kingdom Official Conference Proceedings. Naka Ward, Nagoya, Aichi: The International Academic Forum (IAFOR), 2014. v. 1. p. 1-12.

2.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . EXPERIÊNCIAS MARCANTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA NARRATIVA DE UMA ESTUDANTE DE PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS / LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 2013, Uberlândia. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, EDUFU, 2013. v. 3. p. 1-15.

3.
REIS, C. M. B.; MENEZES, D. A. . A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: escolhas e dilemas de licenciandos em letras português-inglês. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia. Anais do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011.

4.
REIS, C. M. B.. A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: hibridização, polifonia e dialogia na escrita de professores em formação. In: V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul, RS. V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009.

5.
REIS, C. M. B.; PINHEIRO, M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES:ESCRITA DE MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS. In: II Seminário Leitura, EScrita e Educação: Cultura, Escrita na Educação Básica, 2008, Rio de Janeiro. II Seminário Leitura, Escrita e educação: Cultura escrita na Educação - anais, 2008. v. 2.

6.
REIS, C. M. B.. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA EXPERIÊNCIADE UMA PROFEESSORA: EVIDENCIALIDADE E POSICIONAMENTOSMÚLTIPLOS DE DUAS PROFESSORAS EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA. In: III Simpósio internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. anais do III Simpósio internacional sobre análise do discurso, 2008.

7.
REIS, C. M. B.. LINGUAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, POSICIONAMENTO E EVIDENCIALIDADE:POR UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ANÁLISE DO DISCURSONARRATIVO DE EXPERIÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (XI SILEL)., 2008, Uberlândia. Múltiplas Perspectivas em Linguística, 2008.

8.
REIS, C. M. B.. Evidentiality and teacher´s positioning: the construction of the coherence of selves in narratives of experience. In: III International conference on discourse, communication and the enterprise, 2005, Rio de Janeiro. III International conference on discourse, communication and the enterprise. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.

9.
REIS, C. M. B.. Construção, desconstrução e reconstrução de identidade: análise da narrativa de experiência de uma professora. In: ASSEL-RIO, 2001, Rio de Janeiro. Anais da Assel-Rio. Rio de Janeiro, 2001.

10.
REIS, C. M. B.. Construção, desconstrução e reconstrução de identidade: análise da narrativa de experiência de uma professora. In: ASSEL - Rio, 2001, Rio de Janeiro. Anais da Assel Rio. Rio de Janeiro, 2001.

11.
REIS, C. M. B.. Evaluating foreign language writing: Primary-trait criteria. In: IV BRAZ-TESOL National Convention, 1996, Ribeirao Preto. Anais do IV BRAZ-TESOL, 1996.

12.
REIS, C. M. B.; SÁCAMPOS, L. M. H. . Coesividade em redações em língua inglesa de alunos universitários brasileiros e americanos. In: ASSEL-RIO, 1994, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso da ASSEL-Rio, 1994. p. 188-200.

13.
REIS, C. M. B.. The importance of contrastive rhetoric to teaching writing to ESL studnets. In: AZ-TESOL, 1994, Yuma, AZ, EUA. AZ-TESOL Newsletter, 1994. v. 15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
REIS, C. M. B.. Evidencialidade, posicionamento e identidade narrativa de professor. In: Construções Discursivas e Identidades Sociais - II Seminário da Linha de PesquisaMemória e Identidade, 2005, Rio de Janeiro. Construções Discursivas e Identidades Sociais - II Seminário da Linha de PesquisaMemória e Identidade. Rio de Janeiro: Unirio, 2005.

2.
REIS, C. M. B.. Developing primary-trait scoring criteria to assess EAP students´ expository writing. In: Arizona TESOL Conference, 1993, Yuma, AZ. Arizona TESOL Conference. Yuma: Arizona TESOL, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REIS, C. M. B.; MENEZES, D. A. . A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: escolhas e dilemas de licenciandos em letras português-inglês. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia. Anais do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011.

2.
REIS, C. M. B.. A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: hibridização, polifonia e dialogia na escrita de professores em formação. In: V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul, RS. V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, C. M. B.; SANTOS, W. S. dos . ?The teacher losing control?: Ill-preparedness and violence in school in a student-teacher narrative of internship. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
REIS, C. M. B.; SANTOS, W. S. dos . Memoirs of teachers' apprenticeship as a way of constructing the dialogical narrative of becoming. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Critical acts of becoming in teacher practicum: evidence from student-teacher memoir of intership in public schools in Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . 'Por diversas vezes pude presenciar a professora completamente aos berros': o despreparo e a violência na escola em uma narrativa de formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . 'A questão é simples, (...) licenciando é um estorvo' - a construção da memória e críticas ao estágio supervisionado em uma narrativa de formação de professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
REIS, C. M. B.. Inglês sem Fronteiras como lócus privilegiado de formação inicial de professores de línguas estrangeiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Remarkable Experiences in a Narrative Memoir of a Student of Portuguese/English Teaching Practicum from the School of Education at UFRJ.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
REIS, C. M. B.. The historical and systematic development of learning and teaching of foreign languages in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
REIS, C. M. B.; SILVA, S. L. B. ; ANDRADE JUNIOR, A. F. ; MENEZES, D. A. ; Santos, W. S. . Mesa Redonda: Formação dos Futuros Professores de Línguas Estrangeiras: Proposições do FORPROLI/UFRJ (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
REIS, C. M. B.. The historical and systematic development of English learning and teaching of English as a foreign language in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
REIS, C. M. B.; MENEZES, D. A. . A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: escolhas e dilemas de licenciandos em letras português-inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REIS, C. M. B.. Perspectivas discursivas na formação do professor de línguas e literaturas: do estágio à prática docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
REIS, C. M. B.. A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: hibridização, polifonia e dialogia na escrita de professores em formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
REIS, C. M. B.. Construção do Conhecimento e da experiência de uma professora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
REIS, C. M. B.. A Contrução da identidade profissional em narrativas de memórias educacionais de licenciandos em letras- inglês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
REIS, C. M. B.. Mesa redonda: Ensino de leitura: educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
REIS, C. M. B.. Narrativas de identidade profissional sob a ótica da teoria da evidencialidade e dos posicionamentos: o que os dizem os professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
REIS, C. M. B.. A prática de ensino pra alunos de português-inglês e português/alemão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
REIS, C. M. B.. Linguagem, contextualização, posicionamento e evidencialidade: por uma proposta alternativa de análise do discurso narrativo de experiência para construção de identidades. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
REIS, C. M. B.. Evidencialidade, posicionamento e identidade em narrativa de professor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
REIS, C. M. B.. Evidentiality and teacher's positioning: the construction of the coherence of selves in narratives of experience. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
REIS, C. M. B.. Construção, desconstrução e reconstrução de identidade: análise da narrativa de experiência de uma professora. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
REIS, C. M. B.. A case-study of a cognitive-impaired student: language learning and socialization. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
REIS, C. M. B.. Mesa Redonda Perspectivas no ensino de leitura em língua estrangeira: Divergências ou complementaridade?. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
REIS, C. M. B.. Assessing layers in L2 expository writing: primary-trait criteria. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
REIS, C. M. B.. Criteria for evaluating foreign language academic writing. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
REIS, C. M. B.. Multiple-trait scoring: evaluating L2 writing. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
REIS, C. M. B.. Evaluating foreign language writing: primary-trait criteria. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
REIS, C. M. B.. Recipes for a successful writing cake: come and find out about the ingredients. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
REIS, C. M. B.; SÁCAMPOS, L. M. H. . Coesividade em redações em língua inglesa de alunos universitário brasileiros e americanos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
REIS, C. M. B.. Developing primary-trait scoring criteria to assess EAP students' expository writing. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
REIS, C. M. B.. Cursos de Mestrado nos Estados Unidos: prós e contras. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, C. M. B.; DOMINGUES, E. L. V. S. ; CARVALHO, V. ; SANTOS, W. S. dos . Nova EJA - Língua Estrangeira. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2015 (Material Didático).

2.
REIS, C. M. B.; DOMINGUES, E. L. V. S. ; CARVALHO, V. ; SANTOS, W. S. dos . Nova EJA - Língua Estrangeira. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2015 (Material Didático).

3.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Aprendendo a ensinar com vídeo conferência em salas de aula do ensino primário. Campinas: Editora Pontes, 2015. (Tradução/Outra).

4.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. . Construindo pontes entre a escola e a universidade na educação tecnológica de futuros professores de línguas. Campinas: Editora Pontes, 2015. (Tradução/Outra).

5.
MEC ; REIS, C. M. B. ; diversos autores . ? Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 ? Língua Estrangeira/Ensino Médio. MEC/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Brasília. Brasília: MEC, 2011 (Avaliação de Material Didático conforme Edital PNLD - Ensino Médio - Línguas Estrangeiras).

6.
REIS, C. M. B.. ? Produção de material didático para o Programa de Formação Inicial da Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL), Janeiro de 2011. Rio de Janeiro 2011 (Material didático).

7.
REIS, C. M. B.; Tutiaux, Nicole . O Paradoxo francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta Nicole Tutiaux-Guillon. Porto Alegre: Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. (Tradução/Artigo).

8.
REIS, C. M. B.. ? Produção de material didático para o Programa de Formação Inicial da Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL),. Rio de Janeiro 2010 (Material Didático).

9.
REIS, C. M. B.. ? Produção de material didático para o Programa de Formação Inicial da Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL), Junho de 2010. Rio de Janeiro 2010 (Material Didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. ; DOMINGUES, E. L. V. S. ; CARVALHO, V. . Nova Eja - língua inglesa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento e organização de material didático para a formação de tutores e de professores formador).

2.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. ; DOMINGUES, E. L. V. S. ; CARVALHO, V. . Língua Estrangeira - Módulo 4 - Inglês e Espanhol. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para alunos do Nova Eja - Língua Inglesa).

3.
REIS, C. M. B.. Currículo Mínimo 2012 Língua Estrangeira - Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Articuladora na elaboração do Currículo Mínimo 2012 Língua Estrangeira).

4.
REIS, C. M. B.. Caderno de Resumos do I Colóqui Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino. 2012. (Editoração/Outra).

5.
REIS, C. M. B.. Anais do I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino. 2012. (Editoração/Anais).

6.
REIS, C. M. B.; SILVA, S. L. B. . Revista Contemporãnea de Educação - Dossiê Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. 2012. (Editoração/Periódico).

7.
REIS, C. M. B.. Programa de Formação Inicial de Professores em Exercício na Educação Infantil. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento e organização de material didático para a formação de tutores e de professores formador).

8.
REIS, C. M. B.. Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 - Língua Estrangeira/Ensino Médio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformadores).

9.
REIS, C. M. B.. Inglês Instrumental para o Programa ProInfantil. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformadores).

10.
REIS, C. M. B.. Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 - Língua Estrangeira/Ensino Médio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamentoeorganizaçãodematerialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformador).

11.
REIS, C. M. B.. Anais do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Editoração/Anais).

12.
REIS, C. M. B.. Formação de professores e de professores tutores no II Encontro Estadual do Proinfantil no Rio de Janeiro. 2010. .

13.
REIS, C. M. B.. Formação dos professores de Inglês do Proinfantil no Rio de Janeiro. 2010. .

14.
REIS, C. M. B.. Programa de Formação Inicial de Professores em Exercício na Educação Infantil. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para a formação de tutores e de professores formadores).

15.
REIS, C. M. B.. Inglês Instrumental para o Programa ProInfantil. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformadores).

16.
REIS, C. M. B.. Elaborou o relatório de avaliação do processo de formação de tutores e de professores formadores. 2010. (Relatório de avaliação do processo de formação de tutores e de professores formadores).

17.
REIS, C. M. B.. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2010. (Parecerista - XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural).

18.
REIS, C. M. B.. Disciplina Construindo o projeto individual de pesquisa no CESPEB. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
REIS, C. M. B.. Disciplina Concepções de linguagem no CESPEB. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
REIS, C. M. B.. Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2009. .

21.
REIS, C. M. B.. Coordena o Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB). 2009. (Coordenação de Graduação Lato Sensu).

22.
REIS, C. M. B.. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2009. (Coordenadora de Sessão - XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural).

23.
REIS, C. M. B.; PINHEIRO, M. . Ministrou a oficina Formação Continuada de Professores: escrita de memórias e experiência. 2009. (Oficina).

24.
REIS, C. M. B.. Coordenou o GT Estágio e Prática de ensino no Seminário Faculdade de Educação 40 ano. 2008. (Coordenação de Grupo de trabalho).

25.
REIS, C. M. B.. Comissão Interdisciplinar da FE/ UFRJ. 2008. (Comissão Interdisciplinar).

26.
REIS, C. M. B.. Comissão de elaborar normas para concurso público de Povimento e acesso a cargos de Magistério da FE/ UFRJ. 2008. (Comissão de elaborar normas para concurso público).

Demais trabalhos
1.
REIS, C. M. B.. Apostila de Inglês Instrumental para Comunicação Social. 1998 (Apostilas de Inglês para Leitura Instrumental) .

2.
REIS, C. M. B.. Apostila de Inglês Instrumental para Letras. 1998 (Apostilas de Inglês para Leitura Instrumental) .

3.
REIS, C. M. B.. Apostila de Inglês Instrumental para Dança. 1998 (Apostilas de Inglês para Leitura Instrumental) .

4.
REIS, C. M. B.. Apostila de Inglês para Leitura em Informática. 1997 (Apostilas de Inglês para Leitura Instrumental) .

5.
REIS, C. M. B.. Apostila de Inglês Instrumental para Administração e Contabilidade. 1997 (Apostilas de Inglês para Leitura Instrumental) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, M. G. D.; NOBREGA, A. N. A.; Santos, W. S.; REIS, C. M. B.. Participação em banca de Valdir Pereira Lima. Construções identitárias em uma Nova Comunidade Carismática: relações de aproximação, envolvimento e conflito. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SANCHEZ, S. B.; ABRANTES, E. L.; REIS, C. M. B.. Participação em banca de Lísia Vencatto Lourenzoni. Inglês instrumental na educação agrícola: possibilidades de um currículo integrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
SALGADO, M. G. S.; ABRANTES, E. L.; REIS, C. M. B.. Participação em banca de Manoel Santos da Silva. Aspectos coesivos na produção de artigos acadêmicos nos cursos tecnológicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
MILLER, I. K.; COSTA, S. B. A. B.; REIS, C. M. B.. Participação em banca de Tainá Silva Barbosa. Caminhando na busca por entendimentos: pedras, tropeços e recomeços. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Santos, W. S.; REIS, C. M. B.; AMORIM, M. A.. Participação em banca de Letícia da Costa Grisolia. Leitura em sala de aula: uma experiência com Shakespeare no 8o. ano. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
REIS, C. M. B.. Participação em banca de Lilian Ceciliano da Costa Repossi. As conjunções subordinativas adverbiais e construção do sentido do texto dissertativo-argumentativo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na EB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
REIS, C. M. B.. Participação em banca de Mirtes de Lima Trevenzolli. Ensinar ou não gramática na escola: funcionalidade para o sujeito do aprendizado e possíveis implicações de seu uso em situações sociais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na EB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
REIS, C. M. B.; LUCIO, E. O.; ANDRADE, L. T.. Participação em banca de Daniela M. Vieira, Gisele da S. Morais, Juliana de O. Borges. "". 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Alfabetização, Leitura e Escrita) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S.. Participação em banca de Ana Karoline Delgado dos Santos.Uma contribuição da psicanálise freudiana para a Educação; a agressividade e a sexualidade na criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Italiano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
REIS, C. M. B.; SANTOS, W. S. dos. Participação em banca de Rafaela dos Santos Ribeiro.A atuação intelectual de professores que lecionam em cursos de língua estrangeira: aspectos sobre o significado da atividade docente e reflexões sobre o cotidiano de professores do século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VITTORIA, P.; REIS, C. M. B.; SANTOS, W. S. dos. Participação em banca de Natalia Freitas de Mello Silva.Mídia e Educação: A experiência da Multirio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
REIS, C. M. B.; Corsino,P.. Participação em banca de Alana Sineiro de Souza.Creches comunitárias no Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedaagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
REIS, C. M. B.; Corsino,P.. Participação em banca de Elaine Cristina Teixeira Fernandes.Infância, linguagem e literatura: o que dizem as práticas de uma turma de Educação Infantil de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedaagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BALLOCO, A. E.; Hemais, B. J. W.; REIS, C. M. B.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto de língua Inglesa. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
SOUZA, R. C.; REIS, C. M. B.; FRANCO, C. P.. Banca de Concurso Público Carreira EBTT - CAp/UFRJ - Inglês. 2018. Colégio de Aplicação/UFRJ.

2.
REIS, C. M. B.; JANDRE, J.; NOGUEIRA, M. A.. Processo Seletivo Porfessor Substituto de Didática Especial e Prática de Ensino de Porutguês-Inglês. 2018. Faculdade de Educação - UFRJ.

3.
REIS, C. M. B.; NOGUEIRA, M. A.; SANTOS, W. S. dos. Processo Seletivo de Professor Substituto Didática Especial e Prática de Ensino Português-Inglês. 2018. Faculdade de Educação - UFRJ.

4.
REIS, C. M. B.; SEBOLD, M. M. R. Q.; ROCHA, D. O. S.; DIEZ, X. C. L.; SANTANNA, V. L. A.. Concurso Público de Provas e T´tulos para Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ABRANTES, E. L.; REIS, C. M. B.; GOMES, A. S.; CARVALHO, G.; MARTINS, A. L.. Professor Assistente de língua inglesa. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
REIS, C. M. B.; MENEZES, D. A.; Santos, W. S.. Professor Substituto de Didática e Prática de Ensino de Português/Inglês. 2016. Faculdade de Educação - UFRJ.

7.
BEZERRA, I. C. R. M.; REIS, C. M. B.; Hemais, B. J. W.. Professor Adjunto de Métodos e Técnicas de Ensino de língua Ingesa. 2015. Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

8.
Santos, D. V.; Silva, I. R.; Rocha, S. M.; REIS, C. M. B.; Rezende, P. L. F.. Comissão Julgadora para provimento de vaga de concurso público do Magistério superior. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
REIS, C. M. B.; Giambiagi, I.; SOUZA, E. C. P.. Presidente da comissão de pertinência do concurso público para professor substituto do departamento de Didática/Didática Especial de Matemática. 2012. Faculdade de Educação - UFRJ.

10.
SALGADO, M. G. S.; MARTINS, A. L.; REIS, C. M. B.; BALOCCO, A. E.; CARVALHO, G.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Assistente, na área de Língua Inglesa. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
DOMINGUES, E. L. V. S.; NICOLAIDES, C.; REIS, C. M. B.. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Vaga de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Setor Curricular Inglês. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
REIS, C. M. B.; Feres, O. C.; Aguiar, D. B. A.. Comissão Julgadora para provimento de vaga de concurso público do Magistério superior~para Didática Especial e Prática de Ensino de Português-Italiano. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
REIS, C. M. B.; SILVA, V. L. T.; DAHER, M. C. F. G.. Comissão Julgadora para provimento de vaga de concurso público do Magistério superior~para Didática Especial e Prática de Ensino de Português-IEspanhol. 2010. Faculdade de Educação - UFRJ.

14.
SALGADO, M. G. S.; MARTINS, A. L.; Zyngier, S.; Hemais, B. J. W.; REIS, C. M. B.; Frade, C. C.. Comissão Julgadora para provimento de vaga de concurso público do Magistério superior para professor assistente de Letras/ língua/literatura de língua inglesa. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15.
REIS, C. M. B.; SILVA, V. L. T.; DAHER, M. C. F. G.. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente do Departamento de Didática, Setor Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
REIS, C. M. B.. presidente da comissão da seleção para prof. substituto de didática geral especial e prática de ensino Português- inglês. 2008.

17.
REIS, C. M. B.. Comissão da seleção para prof. substituto de didática geral especial e prática de ensino de francês.. 2008.

18.
REIS, C. M. B.. Comissão para seleção de prof. substituto de didática geral especial e prática de ensino de ciências Biológicas.. 2008.

19.
REIS, C. M. B.. Comissão de Seleção de Professor Substituto de Prática de Ensino de Protuguês-Francêss. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
REIS, C. M. B.. Comissão de Seleção de Professor Substituto de Prática de Ensino de Português-Línguas Estrangeiras. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
REIS, C. M. B.. Comissão para seleção de prof. substituto de prática de ensino de port. e línguas estrangeiras modernas. 2007.

Outras participações
1.
AMARAL, D. P.; REIS, C. M. B.; GONCALVES, J. R. S.. Comissão eleitoral à representação de professor associado à colenda congregação. 2011. Faculdade de Educação - UFRJ.

2.
REIS, C. M. B.. Banca de Defesa de Monografia de Especialização (CESPEB - Língua Portuguesa). 2011. Faculdade de Educação - UFRJ.

3.
REIS, C. M. B.. Banca de Defesa de Monografia de Especialização (CESPEB - Língua Portuguesa). 2011. Faculdade de Educação - UFRJ.

4.
REIS, C. M. B.; SALGADO, M. G. S.. Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
REIS, C. M. B.; SALGADO, M. G. S.. Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
REIS, C. M. B.; SILVA, S. L. B.; ANDRADE JUNIOR, A. F.. Presidente da comissão da seleção para prof. substituto de didática geral especial e prática de ensino Português- Inglês. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
REIS, C. M. B.; GENS FILHO, A. F.; SILVA, S. L. B.. Comissão da seleção para prof. substituto de didática geral especial e prática de ensino de Português e Línguas Estrangeiras Modernas. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
REIS, C. M. B.; FARIA, F. C. C. E.; SILVA, S. L. B.. Presidente da comissão da seleção para prof. substituto de didática geral especial e prática de ensino de Português e Inglês. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
REIS, C. M. B.; MAGALHAES, L. K. C.; MENEZES, A. P.. Comissão de pertinência do concurso público de provas e títulos para professor assistente de didática especial e prática de ensino em dança. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
REIS, C. M. B.; SILVA, S. L. B.; ANDRADE JUNIOR, A. F.. Comissão de pertinência do concurso público de provas e títulos para professor adjunto de didática especial e prática de ensino em Português-Inglês. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
REIS, C. M. B.; MAGALHAES, L. K. C.; MENEZES, A. P.. Comissão de pertinência do concurso público de provas e títulos para professor assistente de didática especial e prática de ensino em dança. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
REIS, C. M. B.; MAGALHAES, L. K. C.; MENEZES, A. P.. Comissão de pertinência do concurso público de provas e títulos para professor auxiliar de Educação e Comunicação II - LIBRAS. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
REIS, C. M. B.; Corsino,P.; ANDRADE, L. T.. Banca examinadora para o CESPEB - Alfabetização, Leitura e Escrita. 2008. Faculdade de Educação - UFRJ.

14.
REIS, C. M. B.. Comissão Julgadora Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. 2008. Ministério da Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Nacional de Coordenadores Programa Inglês sem Fronteiras.Inglês sem Fronteiras como lócus privilegiado de formação inicial de professores de línguas estrangeiras. 2014. (Encontro).

2.
The Second European Conference on Education. Remarkable experiences in a narrative memoir of a student of Portuguese/English TEaching Practicum from the School of Education at UFRJ. 2014. (Congresso).

3.
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio INnternacional de Letras ae Linguísticaao. EXPERIÊNCIAS MARCANTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA NARRATIVA DE UMA ESTUDANTE DE PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS / LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ. 2013. (Exposição).

4.
"Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes"."Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes". 2011. (Seminário).

5.
34a Reunião Anual da ANPEd: Educação e Justiça Social. 2011. (Congresso).

6.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: escolhas e dilemas de licenciandos em letras português-inglês. 2011. (Simpósio).

7.
Lançamento da 2a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2010. (Outra).

8.
O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais: teoria e prática. 2009. (Seminário).

9.
V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A construção de identidades pessoais e profissionais em memoriais de formação: hibridização, polifonia e dialogia na escrita de professores em formação. 2009. (Simpósio).

10.
II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. A Contrução da identidade profissional em narratrivas de memórias educacionais de licenciandois em letras português-inglês.. 2008. (Congresso).

11.
30ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação. 2007. (Outra).

12.
I Seminário de Leitura, escrita e educação: perspectiva da educação básica.Mesa Redonda: Ensino de leitura: educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio. 2007. (Seminário).

13.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.Narrativas de identidade profissional sob a ótica da teoria da evidencialidade e dos posicionamentos: o que dizem os professores. 2006. (Simpósio).

14.
XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Linguagem, contextualização, posicionamento e evidencialidade: por uma proposta alternativa de análise do discurso narrativo de experiência para construção de identidade. 2006. (Simpósio).

15.
XIV Semana Interdisciplinar de estudos Anglo-Germânicos.A Prática de ensino para alunos de português/inglês e português/alemão. 2006. (Simpósio).

16.
DICOEN. Evidentiality and teacher's positioning: the construction of the coherence of selves in narratives of experience. 2005. (Congresso).

17.
II Seminário da Linha de Pesquisa Memória e Linguagem.Evidenicalidade, posicionamento e identidade em narrativas de professor. 2005. (Seminário).

18.
ASSEL - Rio. Construção, desconstrução e reconstrução de identidade: análise da narrativa de experiência de uma professora. 2001. (Congresso).

19.
TESOL Conference. 1997. (Congresso).

20.
TESOL Conference. 1996. (Congresso).

21.
TESOL Conference. TESOL Conference. 1995. (Congresso).

22.
TESOL Conference. 1994. (Congresso).

23.
Arizona TESOL Conference. Developing primary-trait scoring criteria to assess EAP students' expository writing. 1993. (Congresso).

24.
Tesol Conference. 1993. (Congresso).

25.
Rocky MOuntain Regional TESOL. 1992. (Congresso).

26.
Tesol Conference. 1992. (Congresso).

27.
Rocky Mountain Regional TESOL. 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, C. M. B.; Santos, W. S. ; VITTORIA, P. . Ciclo Forproli Debate "Espaço do diálogo na educação popular: Danilo Dolci e a narrativa maiêutica". 2015. (Outro).

2.
REIS, C. M. B.; AMORIM, R. . Forproli Debate "A transição entre ciclos: escuta docente e a mudança do aluno". 2014. (Outro).

3.
REIS, C. M. B.; SILVA, L. R. ; PINHO, A. M. . XXXV Jornada Guilio Massarani de Iniciação Científica e Tecnológica, Artística e Cultural - JICTAC. 2013. (Congresso).

4.
REIS, C. M. B.. I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino - I CIFLE. 2012. (Congresso).

5.
REIS, C. M. B.. VI Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade?. 2012. (Congresso).

6.
REIS, C. M. B.; ANDRADE, L. T. ; Corsino,P. ; Lima, M.B.Q. ; Castro, M.C. . II Seminário Leitura, Escrita e Educação: Cultura escrita na Educação Básica. 2008. (Outro).

7.
REIS, C. M. B.; Lima, M.B.Q. ; Corsino,P. ; Castro, M.C. ; ANDRADE, L. T. . I Seminário de Leitura, escrita e educação: perspectivas da educação Básica. 2007. (Outro).

8.
REIS, C. M. B.; Corsino,P. ; Giambiagi, I. . II Diálogo com a escola: os ciclos em questão. 2007. (Outro).

9.
REIS, C. M. B.. Diálogos com a Escola: um fio para debate. 2006. (Congresso).

10.
REIS, C. M. B.. XIII ENPULI. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafaela dos Santos Ribeiro. Tornar-se professor de inglês em tempos de mudança (título provisório). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Guilherme Marques de Oliveira. aprendizado de inglês como língua estrangeira por meio de jogos eletrônicos (título provisório). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedaagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafaela dos Santos Ribeiro. A atuação intelectual de professores que lecionam em cursos de língua estrangeira: aspectos sobre o significado da atividade docente e reflexões sobre o cotidiano de professores do século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cláudia Maria Bokel Reis.

2.
Mariana Felix Crespo Ribeiro. "". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedaagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cláudia Maria Bokel Reis.

3.
Mariana Crespo. Concepções sobre alfabetização e letramento a partir de uma entrevista com uma professora do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedaagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cláudia Maria Bokel Reis.

Iniciação científica
1.
Marcelle Cristina Pontes Machado. A construção da identidade profissional em narrativas de memórias educacionais e memoriais da formação de estágio de licenciandos em letras português-inglês. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cláudia Maria Bokel Reis.

2.
Leonardo Ferreira Alves de Lima. Escrita do memorial na formação docente inicial: um caminho para a reflexão na formação de identidades profissionais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedaagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cláudia Maria Bokel Reis.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
REIS, C. M. B.. Inglês Instrumental para o Programa ProInfantil. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformadores).

2.
REIS, C. M. B.. Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 - Língua Estrangeira/Ensino Médio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamentoeorganizaçãodematerialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformador).

3.
REIS, C. M. B.. Inglês Instrumental para o Programa ProInfantil. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoparaaformaçãodetutoresedeprofessoresformadores).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 3:27:29